OnDemand3D Dental. Manual de Operação. Copyright Cybermed Inc. Ver

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OnDemand3D Dental. Manual de Operação. Copyright 2011. Cybermed Inc. Ver. 1.0.9.1138"

Transcrição

1 OnDemand3D Dental Manual de Operação Ver Copyright 2011 Cybermed Inc.

2 Índice 1. Visão geral Instalação Exigências do sistema Instalação Leaf Implant International OnDemand3D Dental Gerenciamento de dados DICOM DBM GUI Carregamento de dados DICOM Importação Visão geral do OnDemand3DDental Visão geral do OnDemand3D Dental Ferramenta geral Ferramenta de visualização Ferramenta de medição Ferramenta de saída Outras ferramentas Dental Aba MPR Visão geral da aba MPR Ferramenta de tarefas para a aba MPR Visão geral da aba Dental Ferramentas de tarefas para a aba Dental Aba ATM Visão geral da ATM Ferramenta de tarefas para a ATM Anexo 1. Saiba mais sobre as funções de ajuste fino

3 1. Visão geral O OnDemand3D Dental foi projetado para consultórios particulares com CBCT. O OnDemand3D Dental contém funções essenciais necessárias para visualizar Imagens DICOM, o que permite ao dentista realizar diagnósticos precisos. 2. Instalação 2.1. Exigências do sistema CPU Memória HDD Placa de vídeo SO Pentium IV 2.1GHz Core Duo 3GB ou mais 30GB de espaço livre 1280X1024, 32bit, Geforce Go 6600 ou maior A placa Intel GMA series não funciona adequadamente. Microsoft Windows XP(SP2), Vista(SP1), 7 Navegador Microsoft Internet Explorer 7.0 ou 8.0 ETC Info Porta USB, mouse, teclado, placa de rede, drive de CD-R/RW Verifique se o tamanho da fonte é o pequeno (100%) no Windows 7. O tamanho de fonte médio (125%) poderá danificar as imagens. Você pode usar o caminho : [Painel de controle] [Fontes] [Mudar tamanho da fonte]

4 2.2. Instalação Leaf Implant International Instale o Leaf Implant International para implantar uma simulação de planejamento OnDemand3D Dental Após instalar o Leaf Implant, instale o OnDemand3D Dental executando o arquivo "Setup.exe" na pasta Setup. Siga as etapas no Setup Wizard para concluir a instalação. Proceda como habitualmente, clicando no botão "Next".

5 Info Ao final da instalação, o programa pode parecer ficar pausado por um breve período. Trata-se de uma rotina para verificar a licença do software, portanto não cancele a instalação. Após a instalação, será criado um atalho para o Ondemand3D Dental na área de trabalho. Conecte a chave HASP USB ao PC antes de iniciar o OnDemand3D Dental.

6 3. Gerenciamento de dados DICOM 3.1. DBM GUI O módulo DBM consiste de Data Source, Search, Database Explorer, Thumbnail e Background Jobs. - Data Source: acesse os dados DICOM no OnDemand3D Server, Master Database, Remote PACS Servers e DICOM CDs. Você pode criar CDs DICOM. - Search: consulte o banco de dados através de palavras-chave. - Database Explorer: lista dos dados por estudos, nome do paciente ou data. - Thumbnail: miniaturas de pré-visualização da imagem DICOM. - Background Jobs: lista de processos abertos em segundo plano Carregamento de dados DICOM Você pode abrir uma ou mais séries no Database Explorer com o módulo Dental. Selecione Master Database ou OnDemand3D Server e o conteúdo do banco de dados selecionado será mostrado no Database Explorer. Você pode carregar os Dados DICOM abrindo um projeto. O projeto está em formato de arquivo para gravar seu trabalho no OnDemand3D Dental. Com um duplo clique no arquivo do projeto no Database Explorer, surgirá a caixa de diálogo Project Information. Clique no botão "Open" e os dados DICOM serão carregados juntamente com o seu trabalho.

7 3.3. Importação Há dois modos diferentes de importar imagens DICOM. 1> Arraste e abra o menu da pasta contendo as imagens DICOM no Master Database ou no OnDemand3D Server. 2> Clique na pasta contendo as imagens DICOM com o botão direito do mouse e selecione "Import" e então "Master database". O usuário pode configurar a extensão dos subdiretórios a ser importados selecionando "Import Depth".

8 4. Visão geral do OnDemand3D Dental 4.1. Visão geral do OnDemand3D Dental O módulo Dental fornece imagens volumétricas tridimensionais reconstruídas tais como MPR (axial, sagital, coronal), panorâmica, em seção transversal, ATM e 3D. Você pode realizar o planejamento do implante e dispor de ferramentas 3D especializadas para o diagnóstico a partir da visualização em 3D. A aba Functions e a ferramenta Task fornecem funções específicas para diversas finalidades. A Ferramenta geral é um conjunto de ferramentas comuns a todas as abas Ferramenta geral Ferramenta de visualização As ferramentas Pan, Zoom, In/Out, Windowing, Invert e Text Overlay encontram-se na seção "View" da barra geral de ferramentas. Cada ferramenta na barra geral de ferramentas possui suas próprias opções, em "Tool Options" na base da barra de ferramentas. Pan Mova o local da imagem selecionada. Selecione esta ferramenta e arraste a imagem com o botão esquerdo do mouse. Zoom Amplie ou reduza a imagem selecionada. Selecione esta ferramenta e arraste a imagem com o botão esquerdo do mouse. Arraste para cima/direita para ampliar e arraste para baixo/esquerda para reduzir. Windowing Ajuste a largura/nível da janela (WWL) da imagem selecionada. Selecione esta ferramenta e arraste a imagem com o botão esquerdo do mouse. Arraste para a esquerda/direita para controlar a largura da janela e arraste Para cima/para baixo para controlar o nível da janela. Invert Inverta as imagens na tela. Selecione esta ferramenta para inverter todas as imagens. Text Overlay Legenda. Selecione esta ferramenta para mostrar as informações DICOM em cada visualização.

9 Ferramenta de medição A ferramenta de medição consiste de Ruler, Tapeline Ruler, Angle, Profile, Area, ROI (Região de Interesse), Note e Delete All. Você pode utilizar estas ferramentas para medir a distância, ângulo, área e valor HU (unidade Hounsfield) médio na área selecionada. A ferramenta de medição é útil para analisar imagens DICOM. Ruler Meça a distância entre dois pontos na imagem em [mm]. Selecione esta ferramenta e trace uma linha clicando nos dois pontos da imagem onde você deseja medir a distância. Após traçar a linha, você pode editá-la arrastando um ponto final. Nas opções da ferramenta, você pode configurar o tipo de medição como "2-D Ruler" ou "3-D Ruler". Tapeline Meça a distância entre os múltiplos pontos ligados por linhas retas ou curvas em [mm]. Selecione esta ferramenta e clique nos múltiplos pontos dos quais você deseja medir a distância. Dê duplo clique ou clique com o botão direito do mouse para concluir o desenho. Nas opções da ferramenta, você pode configurar o tipo de linha como "Line Type", "Curve Type" ou "3D line Type". Angle Meça o ângulo entre duas linhas em [grau]. Selecione esta ferramenta e trace duas linhas clicando em três ou quatro pontos. Nas opções da ferramenta, você pode configurar a opção de medição do ângulo como "3-Point Click", "4-Point Click" ou "3D Angle". Profile Mostre um gráfico que representa valores HU numa linha traçada na imagem 2D. Selecione esta ferramenta e trace uma linha na imagem 2D. Você pode arrastar um ponto final no gráfico para ajustar a linha.

10 Area Meça a área dentro de uma região. Selecione esta ferramenta e desenhe uma região na imagem 2D. Nas opções da ferramenta, você pode configurar a opção de desenho como "Line pen", "Curve pen" ou "Smart pen". ROI (Região de Interesse) Meça o desvio mínimo, máximo, médio e padrão do valor HU dentro de uma região. Selecione esta ferramenta e desenhe uma região. Nas opções da ferramenta, você pode configurar o tipo de região como "Box", "Circle" ou "Polyline" Arrow Marque um ponto no local 2D com uma seta. Note Escreva um aviso no local 2D selecionado. Delete Apague as medições de todas as visualizações. Se quiser remover uma medição específica, clique na medição que deseja remover e pressione "Delete" no teclado. Configuração das anotações Esta ferramenta é usada para configurar o tamanho da fonte, a cor e ligar/desligar o plano de fundo.

11 Ferramenta de saída Capture Com a ferramenta de captura, você pode capturar a vista selecionada ou toda a tela. Você pode visualizar as imagens capturadas no módulo Report. Nas opções da ferramenta, você pode configurar as opções de captura. Ou Pane with overlay Pane original data Capture uma vista (pane) com legenda de informações da imagem Capture uma vista (pane) sem legenda de informações da imagem Region with overlay Capture uma região retangular desenhada pelo usuário com legenda de informações da imagem Region original data Capture uma região retangular desenhada pelo usuário sem legenda de informações da imagem Full Screen Capture toda a tela Project Save Grave o trabalho no módulo atual como arquivo de projeto. Os arquivos de projeto gravados serão listados no estudo atual no módulo DBM. Você pode abrir um arquivo de projeto dando duplo clique no mesmo. Print O trabalho atual, com tela cheia, é capturado e impresso.

12 Outras ferramentas Você pode verificar outras ferramentas no canto superior ou inferior à direita de cada vista. Rendering Mode Selection Há suporte para MPR, MIP, minip e VR em todas as janelas como métodos de interpretação. MPR Reformatação de múltiplas vistas MIP Máxima projeção de intensidade minip Mínima projeção de intensidade VR Interpretação do volume Apply to all Aplicar a todas as vistas. Thickness A densidade das imagens pode ser ajustada inserindo-se o valor manualmente ou selecionando um valor da caixa. O valor não é limitado. Obs.: A velocidade de interpretação pode ser afetada se o valor da densidade for muito alto. Windowing Width-Level e Zoom Os valores da largura-nível da janela e do zoom são mostrados no canto inferior à direita em cada vista. Você pode ajustar separadamente o valor em cada vista.

13 Filtering A ferramenta de filtração é usada para obter imagens mais nítidas. Pode ser ajustada com o botão na aba superior em todas os planos MPR de uma vez. < Filtro desligado > < Nitidez > < Mais nitidez >

14 5. Dental 5.1. Aba MPR Visão geral da aba MPR A aba MPR (Reformatação Multiplano) fornece vistas axiais, sagitais e coronais reconstruídas a partir das imagens em 3D Ferramenta de tarefas para a aba MPR Nome Marcar local do nervo Descrição Modificar marcação do nervo Retornar ao layout padrão Reconstruir a área selecionada em resolução mais alta em 3D Nerve A ferramenta Nervo é usada para marcar a linha do nervo. Modify A ferramenta modificar é usada para modificar o nervo marcado movendo os pontos de controle em cada plano (axial, em seção transversal, panorâmico e 3D). 3D MPR A ferramenta3d MPR é usada para a vista MPR inicial.

15 3D Zoom O 3D Zoom amplia a área selecionada em 3D. Esta função reconstrói a área selecionada numa imagem de alta qualidade para fazer a ampliação, o que é diferente da função Zoom na ferramenta geral. A função Zoom amplia sem reconstruir, o que borra a imagem Aba Visão geral do Dental Nesta aba, usando a imagem axial, podem ser criadas imagens panorâmicas e seccionais e ser realizado o planejamento do implante.

16 Ferramentas de tarefas para a aba Dental Nome Descrição Desenhar arco/curva para imagem panorâmica manualmente ou através do guia. Remarcar local do nervo. Modificar arco/curva e nervo. Planejamento do implante. Ajustar o local da imagem em seção transversal. Ajustar a posição e alcance do corte axial. Ajustar o eixo digitalizado e gravar clicando no botão "Reslice". Configurar as preferências do módulo Dental. Arch/Curve A ferramenta arco/curva é usada para traçar um arco manualmente, seguindo o caminho dos dentes. Arch Wizard A ferramenta guia do arco é usada para traçar um arco automaticamente.

17 Nerve Marque o caminho do nervo alveolar inferior, o que é vital para o diagnóstico. Trace uma linha através do caminho do nervo com pontos adequados a partir da vista axial, em seção transversal ou panorâmica. Você pode finalizar marcando com duplo clique. < Resultado no painel panorâmico> DICA INFO Um modo fácil de marcar o nervo alveolar inferior é traçar uma linha curva a partir da vista panorâmica. Com a densidade adequada da imagem, o canal do nervo será visível a partir da vista panorâmica. Um modo alternativo é marcar o nervo usando as três vistas (axial, em seção transversal e panorâmica). As linhas de referência azuis serão a referência do local das outras vistas. Consulte Modificar a linha do nervo marcado. Modify Arch/Curve Para modificar a linha, clique no ícone Modify e selecione Arch/Curve no submenu. A linha selecionada poderá ser modificada reposicionando ou apagando os pontos tal como mostra a figura. Os pontos marcados surgem enquanto o modo Modify está ativo. Ao mover o mouse, o cursor muda para o símbolo de mão e o ponto pode ser movido arrastando-o.

18 Nerve Para modificar a linha do nervo, clique em Modify e selecione Nerve no submenu. A linha do nervo pode ser modificada de modo semelhante ao do arco/curva. < Resultado no painel da seção transversal > No menu Preference, você pode mudar o diâmetro da linha do nervo e a cor da projeção e das linhas de segmento. Implant Você pode simular o implante. Selecione um implante a partir da biblioteca de implantes e o coloque na área desejada. Você pode verificar a densidade óssea em torno do implante. Pick& Place 1. Fabricantes e linhas de produtos 2. Linhas de produtos 3. Pré-visualização 4. Implantes A aba "All" mostra todos os fabricantes e a aba "Favorites" aqueles selecionados pelo usuário. Lista das linhas de produtos do fabricante selecionado. Pré-visualização do implante selecionado. As funções Zoom in/out, Rotation e Pan estão disponíveis para a pré-visualização. Desmarque a caixa Preview para ocultar a prévisualização. Lista dos implantes na linha de produtos selecionada. As propriedades do implante (diâmetro, extensão) são fornecidas pelas empresas de implantes. Info Você pode adicionar favoritos clicando com o botão direito no nome da linha de produtos e em Add Favorite.

19 O usuário pode criar uma biblioteca de implantes própria através da aba Custom. Place Você pode colocar o implante padrão a partir da biblioteca de implantes. Bone density A caixa de diálogo da densidade óssea fornece a densidade óssea dentro e fora da área onde é colocado o implante. A densidade óssea é mostrada em duas direções: uma que segue o eixo do implante (dois gráficos no lado superior) e a outra, perpendicular ao eixo do implante (gráfico único no lado inferior). Lekholm e Zarb Limite superior Limite inferior D1 Acima de 851 HU D2 701HU 850HU D3 501HU 700HU D4 1HU 500HU D5 Abaixo de 0HU A identificação do implante é mostrada numa caixa de combinação. A partir dela, você pode selecionar e visualizar a densidade óssea de outro implante. Você pode também mudar a densidade da concha em torno do implante para medir a densidade óssea fora do implante. List Ao concluir o planejamento do implante, você pode verificar a lista de implantes usada para o planejamento. A lista mostra os diâmetros apical e oclusal (coronal) e a extensão de cada implante.

20 Reference Referência é uma ferramenta que permite ver a área de referência a partir de outros ângulos. Com esta ferramenta, selecione um ponto na vista panorâmica. As vistas axial e em seção transversal mostrarão a área que você selecionou a partir da vista panorâmica. Você pode fazer o mesmo a partir das vistas axial e em seção transversal. Scout A imagem de reconhecimento aqui referida é uma imagem reconstruída pelo OnDemand3D Dental, não uma imagem de baixa digitalização por um aparelho de TC. A posição e o alcance do corte axial para a reconstrução de outras imagens podem ser ajustados com esta função.

21 Axis & Reslice A ferramenta de eixo e corte é usada para ajustar a posição do paciente. O eixo de oclusão e o eixo digitalizado devem estar paralelos a fim de obter uma imagem panorâmica ideal. Você pode ajustar o eixo girando as linhas cruzadas (azuis) na vista axial, em 3D e coronal. 1. Marque "Show Grid" para mostrar a grade, o que ajuda a ajustar o eixo. 2. O grau de giro a partir da posição original será mostrado no canto inferior esquerdo da vista axial. 3. Clique no botão "Reslice" para gerar um conjunto de imagens DICOM baseado no eixo ajustado. Você pode selecionar o local e nome deste novo conjunto de imagens DICOM.

22 Preference Você pode configurar a preferência deste módulo. View [aba] Linha Mostrar linha de controle Mostrar nº da linha de controle Mostrar linha de referência Nervo Mostra o segm. Do nervo Mostrar projeção do nervo Sempre mostrar nervo Mostra a linha de controle na vista panorâmica e a curva na vista axial. Mostra o número da linha de controle na curva de uma vista axial Mostra a linha de referência na imagem axial, panorâmica e em seção transversal. Mostra uma seção do nervo Mostra o nervo integralmente, inclusive a parte projetada. Sempre mostra o nervo. O nervo pode ser ocultado com a tecla "ENTER" se a caixa não estiver marcada. Implante Você pode configurar uma área segura para a parte externa do implante. Será mostrado o guia na imagem como conjunto. Legenda do sentido da imagem em seção transversal Você pode configurar o sentido da imagem em seção transversal como Esquerdo/Direito ou Lingual/Bucal. Intervalor transv e panor Curva a mediano axial Raio padrão do nervo Sentido do implante Define o intervalo das imagens em seção transversal e panorâmicas Traduz a curva para mediano axial Define o raio padrão do nervo Escolha o sentido no qual deseja colocar o implante

23 Color [aba] Configure a cor da curva (arco), linha do nervo e linha de referência. Clique numa cor para mudar para a cor de sua preferência. <Exemplo de configuração da cor> 5.3. Aba ATM Visão geral da ATM Trace uma curva da ATM para gerar imagens da ATM em seção transversal. Clique no botão Arch/Curve em Task Tools e trace uma linha sobre a seção da ATM a partir da vista axial. Para uma vista ideal, desenhe um suporte definindo no mínimo 4 pontos.

24 Ferramenta de tarefas para a ATM Arch / Curve Clique no botão Axis Def. em Task Tools para traçar uma linha da ATM em torno da cabeça do côndilo da mesma. Serão geradas vistas sagitais e coronais do entorno da ATM. Modify A ferramenta Modificar é usada para modificar a linha marcada movendo os pontos de controle no plano axial.

25 Anexo 1. Saiba mais sobre as funções de ajuste fino Fine Tuning Dê duplo clique na barra cinzenta "Fine Tuning" para controlar a opacidade. O modelo de volume em 3D pode ser ajustado com o ajuste fino controlando a opacidade, cor e densidade mostradas em 3D. Além disso, há suporte para pré-configurações do usuário. Para ver o ajuste fino, dê duplo clique na barra Fine Tuning. Controlar o modelo de volume não é fácil. Recomenda-se fortemente utilizar as pré-configurações. Clique em Load Preset. Inicialmente, escolha uma categoria na árvore do lado esquerdo e então selecione uma pré-configuração e clique em OK. A pré-configuração padrão para o VR em Ajuste dos eixos e para Esqueleto e Pele no Ortho3D pode ser realizada aqui. Clique com o botão direito do mouse numa pré-configuração e selecione "Set as Default." Você terá de ajustar cada préconfiguração padrão para Pele e Osso.

26 Barra de cores O âmbito de cores pode ser ajustado movendo o cursor e pode ser adicionada outra cor clicando com o botão direito do mouse. Use o mapa de cores se achar difícil adicionar ou controlar a cor. Clique em Load Color map. Clique com o botão direito do mouse no histograma trapezoidal e então em Load Color map no submenu. Surge a caixa de diálogo "Load Color-Map" tal como na figura. Função de mudança da opacidade O trapézio azul mostra a região de visualização juntamente com o valor da densidade. O eixo horizontal são as unidades da densidade e o eixo vertical, os valores da opacidade. Por exemplo, o trapézio acima mostra o aumento da opacidade do objeto de 721 para 1003 e a opacidade de 1003 a Você pode ajustar os valores arrastando-os para cima ou para baixo e para a direita ou esquerda. Clique no botão Auto-Fit se o trapézio não for mostrado integralmente.

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação de Ladibug... 3 4. Ligação ao hardware... 8 5. Iniciar

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA ORGANIZANDO SUA BIBLIOTECA Os livros da sua biblioteca são ordenados alfabeticamente pelo título. Clique em ORDENAR POR, na parte superior da página, para alterar a forma como

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client O Software HMS Client permite visualização de imagens de 3 maneiras diferentes: Imagens dos dispositivos (Mini Câmeras e NVRs) gravadas

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Manual de instalação e utilização para o celular

Manual de instalação e utilização para o celular Manual de instalação e utilização para o celular 1, definição de DVR-lado Acesso ao menu principal -> Network Settings> Serviços de Rede, dê um duplo clique na célula telefone monitorar> marque habilitado

Leia mais

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação

SOFTWARE DE INSTALAÇÃO. Instruções de Instalação SOFTWARE DE INSTALAÇÃO SOFTWARE Instruções de Instalação Manual de instruções para programa de gravação de dados (WS- 9010) Esta estação meteorológica juntamente com o programa de gravação de dados é um

Leia mais

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E

Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor. Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções de instalação do software de edição e conexão EmbroideryEditor Exclusivo para máquina de bordar MC500E Instruções para instalar o EmbroideryEditor Requisitos do sistema no computador: * Sistema

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software.

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. 1 - Instalar o Software que está no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: http://cameras.khronos.ind.br:1061/clientes/aplicativos/yokoprata/

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Manual do usuário. Midas Touch PISOINTERATIVO.COM.BR

Manual do usuário. Midas Touch PISOINTERATIVO.COM.BR Manual do usuário Midas Touch PISOINTERATIVO.COM.BR 1 INSTALAÇÃO 1.1 Requisitos de sistema 1.2 Conteúdos do CD de instalação 1.3 Instalação 2 CONFIGURAÇÃO 2.1 ENUTV setup 2.2 Midas Touch 1.1 REQUISITOS

Leia mais

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010

Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Utilitário de Ajuda do Software Registrador de Dados VB300 3-Axis G- Force Versão 1.0 Novembro 2010 Introdução ao Software O software do registrador de dados é um programa que coleta dados do registrador

Leia mais

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués

Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Podium View TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Portugués Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Podium View... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador - Português Europeu Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação ao Hardware...

Leia mais

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados.

6 - Apresentação do Painel de Controle do software DVR-Viewer. Itens Descrição 1 Lista do DVR: Adiciona/Modifica/Apaga a lista de DVRs conectados. Instrução de acesso ao DVR da Yoko modelo Pentaplex. Via Software. 1 - Instalar o Software que esta no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: ( caso o navegador

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7

5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para

Leia mais

BRASIL. Macro Key Manager Manual do Usuário

BRASIL. Macro Key Manager Manual do Usuário BRASIL Macro Key Manager Manual do Usuário Macro Introdução Gerenciador de Tecla Macro é um software aplicativo especial do tablet. Usando o Macro Key Manager, você pode configurar as funções do teclado

Leia mais

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone Manual do usuário isic 5 - Windows Phone 1. Informações para o usuário Este manual irá auxiliá-lo na instalação e utilização do software para visualização das imagens dos DVRs e Câmera Speed Dome IP da

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

3DVR. Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA

3DVR. Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA 3DVR Representação de Volume Tridimensional MANUAL DO OPERADOR IMAGING SCIENCES INTERNATIONAL, INC. 1910 North Penn Road, Hatfield, PA 19440, EUA Fone 215-997-5666 Fax 215-997-5665, 5667 Peça nº 990320

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.4

IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.4 IMPLANTVIEWER MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.4 Índice 1 Introdução... 4 2 Iniciando... 6 2.1 Instalação... 6 2.2 Requisitos de hardware... 7 2.3 Sistema operacional... 7 3 Convertendo um projeto... 8 3.1 Importando

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção.

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção. HDPV-C20CV Capítulo 2 >> Controles e funções Controles e funções Painel frontal 1 2 1 2 3 3 4 5 Botão Power ( ) Liga/desliga seu receptor. Botão MENU Exibe o menu. Sai do menu atual ou vai para o menu

Leia mais

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN O programa TabWin pode ser utilizado para calcular indicadores epidemiológicos e operacionais da tuberculose bem como para análise da qualidade da base de dados do Sinan. O usuário deve ter a versão atualizada

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços Web permite aos usuários do Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista

5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.3.6 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas

Leia mais

Menu. No ecrã principal, alem do MENU, existem três separadores: Corte ortogonal, Corte em Curva e Corte Oblíquo. Corte Ortogonal

Menu. No ecrã principal, alem do MENU, existem três separadores: Corte ortogonal, Corte em Curva e Corte Oblíquo. Corte Ortogonal Menu Menu No menu o operador tem acesso à barra dos Ajustes, onde pode definir o contraste e luminosidade, o tipo de tecidos que quer observar (osso, pele) ou a cor em que quer ver os diferentes tecidos

Leia mais

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone Manual do usuário isic 5 - Windows Phone isic 5 - Windows Phone Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. O novo aplicativo Intelbras isic 5 possui tecnologia capaz

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

2.Não use objetos de metal para tocar o aparelho, pode produzir um curto-circuito.

2.Não use objetos de metal para tocar o aparelho, pode produzir um curto-circuito. Manual em Portugues Introdução Obrigado pela sua compra! Por favor, leia estas instruções antes de usar o tablet. Nós não nos fazemos responsáveis pelas conseqüências do uso indevido. Para melhorar o serviço

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Pro 3 Cloud. Esse scanner é fornecido com os aplicativos de software Readiris Corporate 14 (PC e Mac), Cardiris Corporate 5 for

Leia mais

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad Manual do usuário Intelbras isic5 Tablet - ipad Intelbras isic5 Tablet - ipad Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual irá auxiliá-lo na instalação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Santa Cruz do Sul, outubro de 2015.

Santa Cruz do Sul, outubro de 2015. MANUAL DO USUÁRIO Santa Cruz do Sul, outubro de 2015. Adilson Ben da Costa & Ederson Luis Posselt Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC),

Leia mais

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Esta adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10 abrange novas funcionalidades e outras alterações específicas ao ZoomText 10.1. Para obter instruções

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Manual Rápido de Utilização

Manual Rápido de Utilização Brother MFC - 8912DW - Guia Rápido Manual Rápido de Utilização A- Usando o alimentador automático para cópia/digitalização de documentos 1- Desdobre o suporte de documentos do alimentador (1). Levante

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112

Brasil. Características da VideoCAM GF112. Instalação da VideoCAM GF112 Características da VideoCAM GF112 Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Lente 3 Base ajustável Instalação da VideoCAM GF112 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM GF112 à porta USB.

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais