Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e"

Transcrição

1 Essa brincadeira possui descendência indígena, mas há estudos que colocam outras origens. Muitas aldeias indígenas no Brasil adotam essa prática, e assim possuem diversos nomes. Para os índios Kamaiurá, a brincadeira se chama Mojarutap Myrytsiowité, já para os Kaiapós é Kadjót. A cama-de-gato é uma brincadeira onde se usa o barbante.

2 Você deve trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir formando diferentes figuras. Então, você precisará apenas de barbante, e muita criatividade para que se possam fazer diversas figuras. Vale lembrar, que nessa brincadeira, os adultos também podem participar.

3 Você já brincou de Samba Lelê? Como se brinca? Essa é uma brincadeira de roda de origem afrobrasileira, muito conhecida por diferentes regiões do Brasil. Basta fazer um círculo com seus colegas e irem rodando e cantando a cantiga. A idéia é que todos participem e a animação seja contagiante. E você sabe o que quer dizer Samba Lelê? Samba quer dizer brincar ou divertir, e é uma palavra que tem origem em um país chamado Angola, que está localizado no continente africano. E Lelê é um nome de um pequeno tambor, chamado atabaque, utilizado para as cantigas de diversos povos africanos.

4 SAMBA-LELÊ TÁ DOENTE TÁ COM A CABEÇA QUEBRADA SAMBA-LELÊ PRECISAVA ERA DE UMA BOA LAMBADA PISA, PISA, PISA Ô MULATA PISA NA BARRA DA SAIA, Ô MULATA DIGA MULATA BONITA COMO É QUE SE NAMORA PÕE O LENCINHO NO BOLSO DEIXA A PONTINHA DE FORA, AI, AI, AI... PISA, PISA, PISA Ô MULATA PISA NA BARRA DA SAIA, Ô MULATA DIGA MULATA BONITA ONDE É QUE VOCÊ MORA MORO NA PRAIA FORMOSA E DE LÁ NÃO VOU EMBORA, AI, AI, AI... PISA, PISA, PISA Ô MULATA...

5 Essa brincadeira é encontrada entre os índios Macuxi, na floresta Amazônica, mas é conhecida entre várias aldeias da América do Sul. Para brincar, é interessante ter bastante criança.

6 Antes de a brincadeira começar, é preciso escolher quem será o Jaguar. Ele ficara em posição quadrúpede, mas com uma perna levantada, para fingir ser o rabo. Com seus amigos, forme uma fila e segure pela cintura quem está na sua frente. Assim, o objetivo é que o jaguar agarre a última criança da fila. Desse modo, a fila deve está sempre em movimento para impedir que o jaguar capture. Caso isso ocorra, o jaguar levará a criança para a sua toca. A brincadeira acaba, quando todas as crianças forem pegas.

7 Você já brincou de 5 Marias? Esse é um brinquedo que foi muito utilizado pelos africanos escravizados no Brasil, e é ainda brincado até hoje em diversos lugares. São cinco pacotinhos feitos de tecido, que podem ser preenchidos com areia, arroz, sal, pedrinhas ou feijão. Você vai precisar de ajuda para costurá-lo, e pode fazer em casa, ou na escola.

8 O primeiro passo é cortar 5 retângulos de tecidos, que podem ser de cores e estampas variadas. Depois é só costurá-los, deixando um espaço para preenchê-los. Coloque o material que você deseja (areia, arroz, sal ou feijão), e costure o restante. Veja a imagem abaixo!

9 De acordo com alguns registros a Peteca é uma recreação praticada pelos indígenas muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil; uma brincadeira herdada através das gerações fazendo chegar a todo o território brasileiro. Do Tupi, a palavra Peteca quer dizer batendo. Essa brincadeira também é conhecida como Tobdaé, Yó ou Mangá.

10 Uma das formas de brincar com peteca seria aquela em que os participantes ficam em círculo e passam a peteca de um lado para outro batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo. Outra forma seria aquela em que os participantes colocam um dos participantes no meio da roda. A peteca sempre deve partir dele para os outros jogadores e dos outros jogadores para ele.

11 A origem desta brincadeira ainda é desconhecida, mas segundo alguns pesquisadores a letra da música tem origem no continente africano. Acredita-se que a cultura Afro- Brasileira tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do-mato. O caxangá significa, segundo o dicionário Tupi-Guarani-Português, mata extensa e Jó é um personagem bíblico do antigo testamento que possuía uma grande paciência. Dai a expressão Paciência de Jó. Nada indica que Jó tinha escravos e muito menos que jogavam o tal caxangá.

12 Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música: Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só) Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos) põe, (colocam a pedra de novo no chão) deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão). Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita) fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam) zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente).

13 Esta brincadeira ainda vive firme e forte em algumas comunidades indígenas, mas é desconhecida entre crianças e adultos não indígenas. Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força. Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças Guarani a conhecem pelo nome de arranca mandioca, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas.

14 Todos devem se reunir perto de alguma coisa em que se possa segurar firmemente, como por exemplo, o tronco de uma árvore. Depois disso, em fila, todos devem sentar no chão. A primeira criança da fila se agarra no objeto e as de trás seguram umas nas outras pelos braços e pernas. Uma criança (precisa ser alguém forte) é encarregada de arrancar as mandiocas que são as próprias crianças. O primeiro da fila, aquele que está agarrado ao objeto, é o dono da roça de mandiocas, é ele quem dá permissão para que sejam retiradas uma a uma as criançasmandiocas da fila. E assim, começa o trabalho de soltar cada criança com toda a força. Entre os Guarani, são usadas várias estratégias para conseguir soltar as crianças, como, por exemplo, fazer cócegas, puxar pelas pernas, pedir ajuda para quem já saiu da fila.

15 A palavra Abayomi vem da língua falada pelos grupos africanos Iorubá e significa aquilo que traz felicidade. A boneca Abayomi surgiu dentro dos navios negreiros, no período em que as várias populações africanas começaram a ser escravizadas pelos europeus. As mães escravizadas, rasgando pequenos retalhos de pano das suas roupas, faziam a bonequinha para darem aos seus filhos, que também eram escravizados, para que assim eles pudessem se sentir melhor durante a viagem nos navios. Ainda nos dias de hoje a Abayomi é confeccionada, já que é muito simples de ser feita e que pode também ser produzida de várias formas diferentes utilizando-se variados tecidos e estampas.

16 Para começar a confeccionar a sua Abayomi você precisará de retalhos de tecido (da cor que você quiser) e uma tesoura. Comece cortando duas tiras finas de tecido e depois dê um nó unindo as tiras bem nas pontas (esse nó será a cabeça). Em seguida, dê um pequeno nó em cada uma das pontas das tiras que ficaram soltas (esses nós serão os pés). Para finalizar o corpo da Abayomi, amarre uma terceira tira de tecido em baixo do nó da cabeça de modo a formar os braços. Agora é só amarrar um outro retalho qualquer para fazer a roupinha que você pode fazer do jeito que preferir.

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

Coisas da Léia - Como jogar

Coisas da Léia -  Como jogar Como jogar É um jogo para a criança desenvolver a habilidade das mãos e a rapidez de raciocínio.o jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso,

Leia mais

Técnica: Jogo 5 Marias

Técnica: Jogo 5 Marias 1 Execução: Jeanete Bordin Honorato Como é o jogo: O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país. A idéia principal é jogar

Leia mais

Brincadeiras Infantis de Salão. Como é bom ser criança! Adriana Prates Buck

Brincadeiras Infantis de Salão. Como é bom ser criança! Adriana Prates Buck Brincadeiras Infantis de Salão Como é bom ser criança! Adriana Prates Buck Brincadeiras Infantis de Salão Como é bom ser criança! Dezembro/2014 2 1) PEGA RABO Divida os participantes em duas equipes ou

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

Velocidade equilíbrio

Velocidade equilíbrio Andas (ou chancas) Velocidade equilíbrio Manter o equilíbrio em cima das andas e chegar o mais rapidamente possível à meta. Terreno de jogo: Espaço amplo ou caminho largo, onde se marca uma linha de partida

Leia mais

historias de crianças

historias de crianças historias de crianças como e bom ser criança brinca se sujar faz parte da infãncia, mas essa nova geração esta destruindo o mundo e celular, tablets e etc. hoje em dia as crianças não brincam mais na rua

Leia mais

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva

BRINCADEIRAS. criativas. Para dias de chuva MÃES SEM ESTRESSE 7 BRINCADEIRAS criativas Para dias de chuva PÂMELA C. LOPES AcampaDentro > Lençol > Cadeiras > Gravetos > Lanterna > Coordenação Motora > Cooperação > Criatividade > Regras > Liderança

Leia mais

Cantigas de Roda Recreação Infantil

Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda Recreação Infantil Cantigas de Roda, Músicas para Brincadeiras Infantis, Recreação Infantil, escoteiras, paródias,músicas populares, rodas cantadas.

Leia mais

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214 EXPRESSÃO MOTORA 2012/2013 Cátia Lopes 53157 Nádia Silva 53236 Paulo Cunha 53159 Susana Leite 54214 JOGO 1 Garrafa Protegida Nome: Garrafa Protegida Material: garrafas de plástico (conforme o número de

Leia mais

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra.

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra. BONECA DE PANO Um dos brinquedos femininos mais antigos é a boneca de pano, que ao longo dos anos vem ganhando novos modelos, mas que nunca perdeu seu charme e delicadeza. Uma boneca representa muito mais

Leia mais

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim Brasileirinhos Projeto de Conclusão de curso Universidade de Brasília Supervisão e orientação Orlene Carvalho Autora Júlia Bigonha Alvim Ilustração Lucas Cardoso Índice Unidade 1 Unidade 6 Bem vindo! Esportes

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 Período Matutino e vespertino Dias da Semana Síntese do Calendário Semanal

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Como Darn um buraco em uma malha de

Como Darn um buraco em uma malha de Como Darn um buraco em uma malha de vestuário Reparar um buraco em uma sua camisola, peúga, ou vestuário de malha por cerzir. Redigido por: Brittany McCrigler ifixit CC BY-NC-SA /Www.ifixit.com Página

Leia mais

Criando com a. Mamae Noel

Criando com a. Mamae Noel Criando com a Mamae Noel - Execução da peça: Vivian Gaeta - Ateliê Las Chicas /apoio Estilotex Diagramação e execução da receita: Vivian Gaeta Material Usado: 12437 Patch Natal Cor 02 Palha; Feltro Sense

Leia mais

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA!

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! O importante é a criatividade!!! 1º pegue uma blusa confortável para servir de molde 2º Tecido (neste caso pode ser um lençol de cama ou cortina

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho

Espantalho. Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Espantalho 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de retalho de tecido e palha de milho Materiais 2 Linha de bordar Barbante Tesoura Agulha Cartolina Retalhos de tecido em cores, (estampas e tamanhos diversos)

Leia mais

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES TEXTO RENATA PALLOTTINI ILUSTRAÇÕES WALTER ONO O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES SUGESTÕES PARA O PROFESSOR USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA. ELABORAÇÃO: ANA PAULA DIAS TORRES NEUZA SANCHEZ GUELLI 1 ANTES

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

Passo a passo Coelho da páscoa

Passo a passo Coelho da páscoa Passo a passo Coelho da páscoa Criação e execução Liliana Quintero lilianac.q@hotmail.com Materiais Necessários: Soft Branco 30 x 40 cm feltro laranja 9 x 9 cm feltro verde 9 x 4 cm Tecido de algodão estampado

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés Colégio Madre Carmen Sallés Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília DF AV. L2 NORTE QUADRA 604 Bloco D Tel: 3223-2863 www.carmensalles.com.br

Leia mais

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 Neste PDF: De 11 a 23 de Maio Por Emiliano Gomide Os 4 Passos Para Solar Com Modos Gregos Todo mundo pode solar com Modos Gregos. Até mesmo quem ainda

Leia mais

Diverte-te com a tua Nova Capa para Telemóvel! Cortar os quatro cantos com cuidado para não cortar os pontos.

Diverte-te com a tua Nova Capa para Telemóvel! Cortar os quatro cantos com cuidado para não cortar os pontos. Instruções De que precisa: Máquina de costura Totally Me! 2 pedaços de tecido (4,5" x 13") (11,4 cm x 33 cm) 1 pedaço de enchimento adesivo 2,5" (6,4 cm) de elástico fino 1 botão colorido Tesoura Pinos

Leia mais

Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago / 1

Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago /  1 Bordado com Pedrarias Apostila de Flores / por Marcélia Paniago / www.marcelia.com 1 -BORDADO COM PEDRARIAS - Apostila de Flores - por Marcélia Paniago site: www.marcelia.com / e-mail: contato@marcelia.com

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pastor Rodrigo Moraes Igreja Nova Aliança Ministério Atraindo Vidas Para Deus - AVD 2015 Prefácio Esta é uma obra com o intuito de mostrar com

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Apostila digital. Passo a passo explicativo com fotos

Apostila digital. Passo a passo explicativo com fotos Apostila digital Passo a passo explicativo com fotos Olá! Seja bem vindo(a) ao nosso novo passo a passo de bonecos. Junto(a)s iremos ver de forma detalhada cada etapa de produção e também pequenos detalhes

Leia mais

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO Escala de Equilíbrio de Berg 1.SENTADO PARA EM PÉ INSTRUÇÕES: Por favor, fique de pé. Tente não usar suas mãos como suporte. ( ) 4 capaz de permanecer em pé sem o auxílio das mãos e estabilizar de maneira

Leia mais

Sequência Didática Interdisciplinar

Sequência Didática Interdisciplinar Sequência Didática Interdisciplinar SÉRIE: 3º Ano COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, História e Artes CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade, leitura e Escrita: Gênero Textual Parlendas, Trava-línguas,

Leia mais

Tutorial para modificar kit de móveis básico

Tutorial para modificar kit de móveis básico Tutorial para modificar kit de móveis básico (kit pode ser obtido em www.pequenasartes.com.br ) Material necessário: - estilete - lixa (é sempre bom ter um pouco a mais) de 240 ou mais fina. Quanto mais

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

Dicas Chá de Bebê ou Chá de Fraldas

Dicas Chá de Bebê ou Chá de Fraldas Dicas Chá de Bebê ou Chá de Fraldas Dicas para o seu Chá de fraldas ou Chá de Bebê Um Chá de Bebê é uma festa onde a futura Mamãe (os futuros pais) recebe presentes para seu Bebê que está chegando. Separei

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre VAMOS BRINCAR?

FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre VAMOS BRINCAR? FICHA DE INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA Lúdico 3 1º Trimestre - 2017 VAMOS BRINCAR? Nada melhor para se sonhar que contemplar uma criança a brincar. Rubens Alves Há alguns anos a educação estuda a importância

Leia mais

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Infans: o que não fala Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Introdução Esta obra baseou-se no livro de Javier Naranjo, Casa das estrelas o mundo contato pelas crianças. Foi realizada

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA ATIVIDADES SOBRE DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem

Leia mais

Como reparar um urso de pelúcia

Como reparar um urso de pelúcia Como reparar um urso de pelúcia Corrigir um brinquedo de pelúcia rasgado ou ursinho de pelúcia. Redigido por: William Fernandez INTRODUÇÃO Este guia irá mostrar-lhe como reparar / reformar um bicho de

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

Como Restring Sua Vara do Lacrosse

Como Restring Sua Vara do Lacrosse Este guia irá ensinar-lhe as noções básicas de como restring sua cabeça lacrosse. Redigido por: James Rockett INTRODUÇÃO O trabalho de corda em sua cabeça lacrosse os efeitos de sua jogar muito mais do

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

PLANEJAMENTO (MÚSICA) Desenvolver a expressão oral, corporal, escrita e a criatividade, através de música.

PLANEJAMENTO (MÚSICA) Desenvolver a expressão oral, corporal, escrita e a criatividade, através de música. PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): Leticia Julieta Vanni TRABALHANDO COM ÉTICA VERDADE X MENTIRA Leitura, oralidade, expressão corporal, produção textual e criatividade. Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

Atividades consciência negra colorir

Atividades consciência negra colorir Atividades consciência negra colorir Atividades infantil sobre zumbi dos palmares, são exercícios para imprimir colorir e pintar e o material pode ser aplicado em sala de aula, pois as atividades consciência

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

Técnica: Coelho de roupa amarela e branco em crochê

Técnica: Coelho de roupa amarela e branco em crochê BR /0 BR /0 Criação: Coats Corrente Execução: Vilma Maurer Medidas - aprox. cm de altura Material Linha Esterlina (nov. 0 m): nov. na cor 0 (azul). Linha Camila (nov. m): nov. na cor BC (branco), nov.

Leia mais

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA A DO CEMITÉRIO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RUA: ALAMEDA PEDRO II N 718 VENDA DA CRUZ SÃO GONÇALO E-MAIL: jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.PRAÇA.DIA Praça

Leia mais

"Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel

Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel "Aos meus amigos profissionais de Educação Física, apaixonados pela profissão como eu. Aos meus familiares e minha esposa minha grande e fiel companheira." Apresentação Este ebook tem como premissa ajudar

Leia mais

79 Dias. por. Ton Freitas

79 Dias. por. Ton Freitas 79 Dias por Ton Freitas Registro F.B.N.: 684988 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. HOSPITAL/QUARTO - DIA Letreiro: 3 de março de 1987. HELENA, branca, 28 anos, está grávida e deitada em uma cama em

Leia mais

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO LAÇOS E NÓS LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO São várias ideias criativas e super fofinhas! Vamos aos passo a passos e escolha um lacinho bem legal para enfeitar teu presente. IDEIAS PARA FAZER LAÇOS PARA

Leia mais

EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano

EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES: MATEMÁTICA & GEOGRAFIA 4º ano O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial e ocupa quase a metade da área da América do Sul. Tem 26 estados e um Distrito

Leia mais

Cesta de Decorativas

Cesta de Decorativas Cesta de Decorativas Esta cesta é muito versátil, pois serve para colocar frutas, revistas, flores e muito mais. Basta soltar a imaginação! Material - 1 lixeira média para servir de molde - tesoura - 1

Leia mais

KIT KIDS CUPCAKE VOLTA ÀS AULAS

KIT KIDS CUPCAKE VOLTA ÀS AULAS KIT KIDS CUPCAKE VOLTA ÀS AULAS MOCHILA CUPCAKE LANCHEIRA ESTOJO ROLO PARA LÁPIS DE COR ARCO DE CABELO MOCHILA CUPCAKE Projeto: Vivi Castello Branco (Ophicina Panos e Traços Joinville-SC) Composê e execução:

Leia mais

Duração da Prova: 135 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXEMPLO

Duração da Prova: 135 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Artísticas Prova 27 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 135 minutos. Tolerância: 30 minutos. 5 Páginas Parte

Leia mais

COMO JOGAR TRUCO PAULISTA

COMO JOGAR TRUCO PAULISTA COMO JOGAR TRUCO PAULISTA Link: http://www.jogatina.com/como-jogar-truco.html Como começo a jogar? Para começar a jogar truco paulista clique em "JOGAR AGORA!" na página do seu perfil no Jogatina. Em seguida,

Leia mais

Trabalho elaborado por: -Marina Gomes 10ºD nº10

Trabalho elaborado por: -Marina Gomes 10ºD nº10 Trabalho elaborado por: -Marina Gomes 10ºD nº10 O que é? Rapel é uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações;

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. Texto: Coisas de índio

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. Texto: Coisas de índio Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eio temático Espaço histórico e o meio ambiente. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA A família tem papel central na proteção ao uso de drogas. Família é primeira referência. Pode estruturar ou desestruturar. A criança e o adolescente

Leia mais

O trenzinho do Nicolau

O trenzinho do Nicolau O trenzinho do Nicolau Texto: Ruth Rocha Ilustrações: Luiz Maia Elaboração Anna Flora Brincadeira 1: O livro do Nicolau Material necessário 1 tesoura sem ponta Para o professor: 1 grampeador Veja nos anexos

Leia mais

Apostila de Educação Musical 1ª Série Ensino Médio www.portaledumusicalcp2.mus.br Estrutura e Forma em Música Leia com atenção o texto abaixo: Maneiras de Ouvir Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir

Leia mais

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Vila Velha, de de 2012. Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Eixo Temático: Espaço histórico e meio Ambiente. Total de pontos Média Pontos obtidos Português 3,5 2,1 Matemática

Leia mais

Domingos. Mestre Alfaiate. trabalho para os homens da terra e os vestidos

Domingos. Mestre Alfaiate. trabalho para os homens da terra e os vestidos Domingos Fernandes Mestre Alfaiate A MEDIDA CERTA Aos 10 anos começou a trabalhar com o pai numa pequena vila do Baixo Alentejo e aos 16 rumou ao Montijo para se fazer homem e aprender o ofício. Hoje com

Leia mais

Filtro dos Sonhos. Como Fazer Passo a Passo. Ilustrado Outubro

Filtro dos Sonhos. Como Fazer Passo a Passo. Ilustrado Outubro Filtro dos Sonhos Como Fazer Passo a Passo Ilustrado Outubro - 2009 Parceria: Este Artigo é distribuído sob a licença E não é liberada para uso comercial. A lenda Os Filtros dos Sonhos são artefatos xamânicos

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar

Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Turmas: 61 e 62. Atividades complementar 6º Anos Ciências Descobrindo as características do ar Conteúdo Relacionado: Apostila 4, capítulo: O Ar. Objetivo: Complemento de estudo aos conteúdos trabalhados

Leia mais

História 4 o ano Unidade 8

História 4 o ano Unidade 8 História 4 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Associe as colunas. (A) Vila de São Vicente (B) Vila de São Paulo de Piratininga ( ) a produção de cana-de-açúcar não prosperou. ( ) tinha clima e solo

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 2ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professor essora: Data: 10

Leia mais

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola

Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Jogos e brincadeiras Jogos e caixa de regras para confeccionar para o recreio na escola Noêmia Lopes Para garantir que todos os alunos se divirtam e tenham oportunidades de interação na hora do intervalo,

Leia mais

DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA MUITO BEM.

DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA MUITO BEM. BOLSÃO 2010 2º Ano do Ensino Fundamental Nome: TEXTO O PATO DE EDU GRAÇA BOQUET DONA NIMA DEU UM PATO AO SEU NETO EDU. EDU VIU A AVE E DISSE: VOVÓ, O PATO É TÃO BONITO! ELE SABE NADAR? SIM, EDU, ELE NADA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA. Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Nome do Aluno: Carina Teixeira Cardoso Data: 3/Maio/2011 PLANIFICAÇÃO DIÁRIA Projectos /Temáticas (em que esta planificação se insere) Meios de transporte Tempo 08.30/ 09.00h Áreas de Conteúdos e conteúdos

Leia mais

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material)

Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) Número da fita: 0043 Título: Performance Folia de Reis de D. Mariana Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00:00 01:39 Imagem, com efeito (shutter

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

I A ADAPTAÇÃO. Equipe: Rose, Ilza e Bruna

I A ADAPTAÇÃO. Equipe: Rose, Ilza e Bruna I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades e diferenças de cada criança

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

BJ Harvey. Copyright 2014 por BJ Harvey Copyright da Tradução 2014 por Editora Charme

BJ Harvey. Copyright 2014 por BJ Harvey Copyright da Tradução 2014 por Editora Charme BJ Harvey Tradução: Andréia Barboza Copyright 2014 por BJ Harvey Copyright da Tradução 2014 por Editora Charme Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, digitalizada ou distribuída de qualquer forma,

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Nome: 2) Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza. Verdadeiro ou Falso.

Nome: 2) Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza. Verdadeiro ou Falso. Prova Acampamento I (Atividades Recreativas 01) Nome: 1) Ter pelo menos 10 anos, ou estar no mínimo na quinta série. 2) Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.

Leia mais

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.

Jogos Cooperativos. Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Jogos Cooperativos Guerra das bolas Objetivo do jogo: fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias. Local: utilizar a marcação da quadra de voleibol

Leia mais

Bonecas Abayomis. PROPOSTA Ementas: Bonecas de brincar, rezar e amar.

Bonecas Abayomis. PROPOSTA Ementas: Bonecas de brincar, rezar e amar. Bonecas Abayomis Um encontro precioso, este é o significado da palavra Abayomi. Naquele navio, de nó em nó, com pedacinhos de suas saias, nossas mães africanas criaram a encantadora boneca que traz alegria.

Leia mais

Ensino Fundamental Nível II

Ensino Fundamental Nível II Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Data: 2º Período Aluno (a): Nº Professor: Turma: DE OLHO NA IMAGEM QUESTÃO 01 No quadro, três crianças estão brincando. Campeão de bolinha de gude (1939),

Leia mais

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança

Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Sugestões de atividades e jogos para promover a construção do número pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a) professor(a), Apresento,

Leia mais

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo

Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo Receita de Pimentão Vermelho Agridoce Passo a Passo A receita de hoje é bem leve e ótima para quem quer variar os alimentos saudáveis, ou mesmo adiciona-los como acompanhamento para pratos um pouco mais

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

1. Você pode fazer cálculos financeiros complexos

1. Você pode fazer cálculos financeiros complexos Toda vez que conversamos com alguém que utiliza Excel ouvimos sempre o mesmo papo: Comprar uma planilha pra que? Eu consigo fazer as minhas. Bom, é bem verdade que qualquer um pode mexer no Excel e fazer

Leia mais

Estimulando a coordenação motora

Estimulando a coordenação motora É pelo movimento que a criança se relaciona com o mundo, transmite suas emoções e descobertas. O movimento proporciona prazer à criança e confere um sentido lúdico às atividades. Enquanto ela se diverte

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

Motricidade global. Realiza Com Ajuda. Sem Ajuda

Motricidade global. Realiza Com Ajuda. Sem Ajuda Motricidade global Com Total Parcial Segura a cabeça na linha do corpo (vertical) Segura somente por breves instantes Mantém a cabeça ereta durante alguns segundos Em decúbito ventral levanta a cabeça

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais