EMPLAQUE O BEM. Passo a Passo para confecção de plaquinhas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPLAQUE O BEM. Passo a Passo para confecção de plaquinhas"

Transcrição

1 EMPLAQUE O BEM ESCOLHA DA MADEIRA Passo a Passo para confecção de plaquinhas - Dê preferência para madeiras originais - Por Helen Maria - Não utilize compensado ou MDF, caso vá colocar a placa em áreas externas, pois elas não resistem à ação do tempo. -Os Palets e caixotes de feira são as melhores opções, pois podem ser encontrados em lixos e estarão sendo reaproveitados de forma sustentável. Eles devem ser desmontados e preparados em ripas. As laterais podem ser mantidas, contendo duas ou três ripas. São melhores para frases. Qualquer madeira poderá ser reutilizada para confecção de plaquinhas, podendo ter diversos tipos e formatos de placa. - As madeiras devem ser preferencialmente quebradas e não serradas, dando a elas o aspecto mais rústico e remetendo-as às placas colocadas em estradas dos interiores. PREPARO DA MADEIRA - Se utilizar Palet ou caixotes de feira, o primeiro passo será desmontá-los em ripas, sem a preocupação de não quebrar as pontas. Deixe que quebre e fique irregular. Isso dá um efeito bonito. - Retire todos os pregos ou grampos, para evitar acidentes e danos nas lixas. - Se tiver acesso a uma furadeira, faça dois furos na parte superior da ripa, para amarrar o sisal, na hora de pendurar a placa. Caso não tenha uma furadeira, a fixação das placas nas árvores ou postes poderá ser feita com amarração nas extremidades. - Se a madeira estiver muito suja e mofada, passe uma escova e retire a sujidade. - Lixe a superfície escolhida para a colocação da palavra ou frase. - Para lixar, utilize lixa de ferro, número 80 (grossa) A lixa de ferro é um pouco mais cara do que a de madeira, porém muito mais resistente. Quando gasta, ela pode ser aproveitada como lixa fina, para trabalhos mais delicados.

2 - Lembre-se de furar a placa, antes de lixar. - Para facilitar o lixamento, utilize um toquinho de madeira, com a lixa enrolada nele. Isso dará mais firmeza e melhor rendimento Corte a lixa em quatro pedaços, para melhor aproveitamento. PINTURA DA PLACA - As palavras ou frases podem ser pintadas na madeira crua ou com um fundo pintado de várias formas. - Utilize trincha para pintura da base. O rolinho também pode ser utilizado, mas o efeito da trincha fica mais rústico. - Efeito pátina pinte a placa da cor que desejar e depois de seca, passe uma lixa, deixando a pintura com arranhões. A intensidade da pintura ficará a gosto do autor. Quanto mais lixar, menos tinta ficará aparecendo. -Efeito transparente Aplique a tinta bem diluída, deixando apenas a coloração na madeira, sem esconder os desenhos originais da madeira. - Efeito colorido - Pinte a madeira com uma camada de tinta, que cubra totalmente a madeira. - Efeito degradê Pinte a madeira com mais de um tom de tinta e ainda molhada, vá misturando as cores com um pincel, de preferência na mesma direção,

3 - Depois de pintada a base, espere secar totalmente para pintar a frase ou palavra. - O secador de cabelo pode ser utilizado, para acelerar a secagem. - Quando a base estiver totalmente seca, pode iniciar a pintura da palavra. - Caso não tenha segurança para escrever diretamente com o pincel, pode utilizar um lápis para esboçar a frase ou palavra. Se desejar fazer acertos, utilize uma borracha. - A palavra deve ser escrita de forma centralizada, para que sobre nas extremidades, um espaço para decoração e/ou fixação. - No caso de dúvida, se a palavra caberá no espaço da placa, tente fazer letras mais altas e estreitas, iniciando mais próximo da extremidade esquerda. ESCOLHA DA TINTA - Qualquer tinta pode ser aproveitada, - As tintas à base de água são mais fáceis de ser utilizadas, pois não necessitam de solvente (tipo água rás ou thiner), que são de alto custo e difícil manipulação. Já existe no mercado, todo tipo de tinta, resina e verniz, à base de água. - A tinta acrílica, da ACRILEX, para artesanato, é uma excelente escolha, pois tem bom rendimento e é diluída em água. São encontradas em papelarias ou lojas de artesanato. A variedade de cores é grande e existem potes de 250 ml. - O ideal é que sejam aproveitadas restos de tintas. - A tinta guache é de baixo custo, porém o poder de cobertura é menor e mancha com facilidade, ao passar algum impermeabilizante no final do trabalho. Ela é excelente para ser utilizada como fundo. A intensidade da diluição fica por conta da imaginação do autor. - No caso de utilização de tinta óleo, os pincéis poderão ser limpos com óleo de cozinha, já usado. O óleo permite a limpeza dos pincéis, esfregando um pano seco nas cerdas, após embebê-los no óleo. - A tinta PVA pode ser utilizada e aceita ser preparada (colorida) com qualquer outra tinta à base de água (guache, PVA, acrílica...) ou com corante XADRES.

4 -Importante é o aproveitamento. A PINTURA DA PALAVRA - Escolha pincéis mais finos e firmes. - Existem pincéis chatos (quadrados) e redondos de vários tamanhos. Ambos servem. A escolha ficará por conta do autor e do tamanho das letras que se deseja pintar. Procure segurar o pincel, como se fosse um lápis. Essa posição normalmente dá maior firmeza na grafia. Isso á apenas uma sugestão, mas cada um encontrará o seu próprio jeito de criar. - Procure utilizar cores que contrastem com a cor da pintura de fundo. - As letras poderão ser contornadas. Isso dá um efeito bonito e maior destaque. Os contornos deverão ser feitos após secas as letras, exceto se propositalmente quiser fazer algum efeito de mistura das tintas da palavra com os contornos. Também podem ser utilizados efeitos de iluminação. SOMBREAMENTO - Para esse efeito, basta imaginar que a palavra está recebendo iluminação do lado direito ou

5 esquerdo e assim, passar um risco em estruturas das letras, que estejam nas posições da direita para esquerda ou da esquerda para direita, como vemos na figura abaixo: Procure deixar espaço nas extremidades. Caso tenha dúvida se a palavra caberá no espaço da placa, procure alongar as letras (altura) e diminuir a largura. No caso de peças que tenham mais de uma ripa, sendo necessário, pode separar sílabas, Esse recurso também pode potencializar a atenção dos leitores, uma vez que terão que prestar mais atenção para leitura completa. Quando for pintar, mantenha sempre um pote com água, para a limpeza dos pincéis, um pano seco, para secar os pincéis, depois de lavados (se não forem secos, a tinta fica aguada ao ser colocada no pincel), pano úmido para limpar a mão. - Para melhor aproveitamento da tinta e facilidade de manipulação, não utilize as tintas, diretamente nos potes. Coloque uma pequena quantidade em uma superfície lisa (prato, bandeja de isopor...). Desta forma, fica fácil tirar o excesso de tinta do pincel e melhorar a qualidade da pintura. Nunca deixe os pincéis de molho Isso é desnecessário. Os pincéis devem ser bem lavados, imediatamente após o uso. O acumulo de tinta, danifica o pincel. Nunca os deixe com as cerdas para baixo. Guarde-os com as cerdas para cima ou deitados.

6 SÃO MUITAS POSSIBILIDADES E MUITA CRIATIVIDADE. - Preste atenção na posição dos furos, caso tenham sido feitos. Eles devem ficar na parte superior da placa, para que as palavras não fiquem de cabeça para baixo, na hora que forem penduradas. ] ENFEITANDO AS PLAQUINHAS Diversas técnicas poderão ser utilizadas, para enfeitar as plaquinhas. -Pintura com as mesmas tintas utilizadas, desenhos ou flores poderão ser feitos nas plaquinhas, para torna-las mais atraentes. Tenha cuidado para não colocar excesso de informações, que podem comprometer a leitura da mensagem, que é o objetivo principal. A ponta do cabo do pincel, pode ser utilizada para pintar efeitos como o da figura abaixo. Molhe apenas uma vez o cabo na tinta e faça bolinhas seguidas, sem colocar mais tinta. A quantidade de tinta vai diminuindo e o tamanho das bolinhas também.

7 Aplicação Poderão ser feitas aplicações de recortes de tecido ou figuras de revistas. Para os tecidos, utilize cola branca diluída e para papel, não dilua, pois causará rugas no papel. No caso de aplicação de pano, certifique-se de que as extremidades estão bem aderidas. A cola pode ser utilizada também por cima do pano, para melhor aderência. As flores artificiais também poderão ser aplicadas, porém a durabilidade será maior. - Qualquer outra técnica poderá ser utilizada, dependendo da criatividade do autor. FINALIZAÇÃO Para melhor apresentação e resistência das pinturas ao efeito do tempo, depois de concluído o trabalho de arte das plaquinhas, elas deverão ser impermeabilizadas. - Para impermeabilização, pode ser utilizado verniz, resina (Se possível à base de água). ou liquibrilho. - Para pendurar as plaquinhas, a melhor opção são os cadarços de sisal. São vendidos em rolos. Caso não tenha facilidade de encontrar, poderá ser utilizada corda de sisal, porém a espessura não será compatível com os furos ou com a amarração. Para isso, deve-se desfiar a corda nos seus três fios, fazendo cadarços mais finos. - A escolha do sisal é por conta do conceito rústico e por ser material ecológico e dentro do contexto rústico. - Na falta de sisal, podem ser utilizadas tranças de tecido (aproveitamento). Elas terão menor durabilidade, mas também tem um efeito visual positivo.

8 PRONTO! Agora que sua plaquinha está pronta, escolha um lugar e Emplaque o Bem!

Caixa de mdf. Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura.

Caixa de mdf. Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura. ARTESANATO MDF Como pintar mdf? Caixa de mdf Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura. Passo a passo da pintura

Leia mais

Caixa Craquelada e Textura Aplicada

Caixa Craquelada e Textura Aplicada Caixa Craquelada e Textura Aplicada Material: Tinta acrílica linha Nature Colors nas cores: - Sépia ref. 551 - Vermelho queimado ref. 588 - Verde pinheiro ref. 546 - Verde gris ref. 927 - Laranja ref.

Leia mais

Tutorial para modificar kit de móveis básico

Tutorial para modificar kit de móveis básico Tutorial para modificar kit de móveis básico (kit pode ser obtido em www.pequenasartes.com.br ) Material necessário: - estilete - lixa (é sempre bom ter um pouco a mais) de 240 ou mais fina. Quanto mais

Leia mais

IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal

IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal IDEIA DIY: Crie um quadro para giz artesanal Anuncie o menu que servirá ao almoço ou ao jantar com um quadro de ardósia artesanal. Emoldurado, este quadro inclui uma pequena prateleira para colocar objetos

Leia mais

Como Pintar as Paredes de uma Casa

Como Pintar as Paredes de uma Casa Como Pintar as Paredes de uma Casa 1. Lixar a superfície Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas

Leia mais

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Sousplat Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Sousplat 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo.

ARTIMANHA MODELISMO GALEÃO NUESTRA SEÑORA DE ATOCHA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo. Tomando como referencia os desenhos auxiliares confeccione com madeira de 6 mm x 2 mm as mesas de cavilhas que serão ao todo 5. Serão quatro semelhantes. A Quinta mesa será um pouco diferente por ter as

Leia mais

Do mar para o artesanato

Do mar para o artesanato Do mar para o artesanato Mergulhe nesta ideia e note que você terá dois peixes em uma única peça Por Elisabete Tonin / Fotos: Camila Cicolo Sousplat em MDF Tinta para Tecidos Acrilex nas cores: branco,

Leia mais

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal

Cachepô Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Cachepô 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de jornal Materiais 2 Folhas de jornais Cola branca Agulha de tricô n 8 Verniz acrílico à base de água Tinta látex branco neve Pincel tipo trincha ¾ polegada

Leia mais

EFEITOS DECORATIVOS. We create chemistry

EFEITOS DECORATIVOS. We create chemistry EFEITOS DECORATIVOS We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: PINTOR PROFISSIONAL Postura Fidelização de clientes Apresentação pessoal Colocando preço no serviço Como elaborar orçamentos Como valorizar

Leia mais

TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes

TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes TINTAS EUCATEX Como evitar os erros mais comuns na pintura de paredes Para obter uma boa cobertura na pintura de superfícies, além da utilização de materiais de qualidade, algumas etapas devem ser respeitadas

Leia mais

JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS.

JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS. JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS. Biobibliografia José vieira Cabral nasceu no dia 25 de agosto de 1.960 em Xambrê, Paraná. Viveu ali até os seus oito

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Caixa de Natal Fábia de Carvalho Contato: (11) e

Caixa de Natal Fábia de Carvalho Contato: (11) e Caixa de Natal Fábia de Carvalho Contato: (11) 7336-4400 e fabia_carvalho@yahoo.com.br Tempo de execução: 6 horas (sem secagem) Dificuldade: Média Material: Tinta Nature Colors Acrilex: branco(519), preto(520),

Leia mais

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres

Pendurador Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Pendurador 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagens de latas de folhas-de-flandres Materiais 2 Tinta esmalte verde ou na cor desejada à base de água Pincel de cerdas série 815 n 18 1 prego grande

Leia mais

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ TUTORIAL CORDÃO DE LUZ por MARINA TSUGE WWW.VIDADETSUGE.COM.BR MATERIAL NECESSÁRIO 90mt de linha de cotton (são aquelas linhas pra fazer crochê. Um rolo grande tem 500 mt OBS.: quanto mais linha, mais

Leia mais

Efeitos especiais para a cor

Efeitos especiais para a cor www.casa.com.br/curso-cores Aula 7 por Betina Gomes Nada mais prático para renovar um ambiente do que pintar as paredes. Mas você pode ir além, imprimindo personalidade ao espaço. Nesta aula, a arquiteta

Leia mais

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Fazendo Arte com PET Módulo I Corte e Dobradura 7 peças ATELIER ARTES, COISAS & TROÇOS Cláudia Gianini (5511) 3272-8111 contato@artesecoisas.com.br www.artesecoisas.com.br

Leia mais

Como fazer massa de biscuit: Passo a passo com fotos

Como fazer massa de biscuit: Passo a passo com fotos Como fazer massa de biscuit: Passo a passo com fotos Material necessário para você fazer a massa de biscuit: Panela antiaderente, amido de milho, cola para biscuit, óleo, vinagre branco, colher de pau,

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa

E-book. Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa E-book Passo-a-Passos Peças de Decoração para Casa 1 Pintura em Metal BALDE DECORADO/RECICLAGEM Material Necessário Rolinho de Espuma Condor ref. 989-4 cm Pincel Condor ref. 446 nº 18 Pincel Condor ref.

Leia mais

Espreguiçadeira de jardim de design

Espreguiçadeira de jardim de design Espreguiçaira jardim sign O projeto económico Espreguiçaira jardim sign Uma espreguiçaira teca é cara. Mas aqui tem uma alternativa que também é igualmente confortável. 1 Introdução É claro que é bom itarmo-nos

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

Carimbo. Sombreamento

Carimbo. Sombreamento Carimbo Você conhece a técnica de trabalho com carimbos em caixas de MDF? Se a sua resposta foi Não; você está perdendo a chance de utilizar uma forma de decoração muito simples e que gera um resultado

Leia mais

Baú-Cama. Lápis de Noiva

Baú-Cama. Lápis de Noiva Baú-Cama Lápis de Noiva Para fazer o baú, você vai precisar de tábuas para as laterais e tampa, uma prancha para o fundo, parafusos, porcas e arruelas, dobradiças e trinco. Fizemos o nosso baú com medidas

Leia mais

ARTIMANHA MODELISMO CARAVELA PORTUGUESA REDONDA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo

ARTIMANHA MODELISMO CARAVELA PORTUGUESA REDONDA - Escala 1/50 - Versão da Artimanha Modelismo Começaremos a preparar o aparelhamento do casco. Para tanto será necessário aplicar a pintura. Se quiser pintar com esmalte, poderá faze-lo. No caso eu preferi aplicar verniz associado a um corante. No

Leia mais

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br Por Eduardo Dias Nunes O conjunto da estrutura é formado por uma quilha, 4 balizas, dois espelhos e três vaus. Identificados por números, coloque cada baliza em seu devido local encaixando e colando as

Leia mais

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS

III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS III CONSTRUÇÃO DOS SUPORTES DAS BOBINAS Serão construídos dois suportes, um para a bobina transmissora, o qual será fixado na barra do detector de metal em posição vertical e outro, para a bobina receptora

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@ topeca. pt www.topeca.pt topeca floor in Pág. 2 liso ou anti

Leia mais

3 Bonecos de sal E3-1

3 Bonecos de sal E3-1 3 Bonecos de sal E3-1 o que necessitas INGREDIENTES BÁSICOS uma medida de farinha uma medida de sal fino meia medida de água da torneira MATERIAL recipientes para os ingredientes chávenas para servirem

Leia mais

Manual Técnico de Instalação e Montagem, de Manta em. Couro Natural Reciclado aplicados como revestimentos.

Manual Técnico de Instalação e Montagem, de Manta em. Couro Natural Reciclado aplicados como revestimentos. Manual Técnico de Instalação e Montagem, de Manta em Couro Natural Reciclado aplicados como revestimentos. Prezado Cliente, Você acaba de adquirir um produto de alta qualidade para revestimento, da Linha

Leia mais

MANUAL DE VERNIZ GEL

MANUAL DE VERNIZ GEL MANUAL DE VERNIZ GEL Manual para Profissionais ÍNDICE 1. Purple Professional Verniz Gel LED.....2 2. Linha Purple Professional Verniz Gel LED......2 3. Aplicação Verniz Gel LED Purple.....3 4. Remoção

Leia mais

Dicas Para Trabalhar com MDF

Dicas Para Trabalhar com MDF Dicas Para Trabalhar com MDF Sempre lixe a peça antes de pintar. Passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar. Se não tiver espátula, use um cartão de crédito velho. Lave bem os pincéis após

Leia mais

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE

PREPARAÇÃO DA SUPERFICIE GUIA TÉCNICO Oliveira & Câmara Tintas e Vernizes LTDA Tintas Aquarela CNPJ: 06.839.838/0001-50 End. BR 304, Km 301, Distrito Industrial, Macaíba/RN. www.tintasaquarela.com 1 SUMÁRIO DEFINIÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE

#02 PROJETO MESA DE IMPRESSÃO SIMPLES FIXA NA PAREDE Esse projeto é essencial para impressão na serigrafia em superfícies planas. Essa mesa simples ou berço é muito comum no uso de impressões de camisetas já costuradas. Vamos criar uma mesa com uma estrutura

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque

Leia mais

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais.

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais. www.tessela.com.br Materiais Necessários Nível, régua, prumo, trena e esquadro Reconhecimento e adequação da superfície, controle do assentamento. Serra mármores munida de disco de diamante Efetuar recortes

Leia mais

COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus.

COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus. ESCOVA PROGRESSIVA COMO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA Para obter um bom resultado usar um secador de 2100 watts e prancha de 230 graus. Passo 1 - Os cabelos devem ser lavados 2 vezes normalmente com shampoo

Leia mais

Materiais Necessários:

Materiais Necessários: Materiais Necessários: Peça crua de madeira Pinceis chatos nos tamanhos 8 e 16 Pincel chanfrado tamanho 8 e 12 Pincel MOP Brochinha para stêncil Lixa para madeira 220 Rolinho Stêncil com motivo quadrados

Leia mais

Trincha Mista 710. Trinchas TIPOS DE CERDAS. Quem é craque na pintura e nas vendas só tem a ganhar.

Trincha Mista 710. Trinchas TIPOS DE CERDAS. Quem é craque na pintura e nas vendas só tem a ganhar. Trinchas Resistência, e fino acabamento, são atributos indispensáveis à toda a linha de trinchas e pincéis da Condor. Você tem à sua disposição diversos modelos, cada um especialista em uma superfície

Leia mais

manual produtos conservação e limpeza

manual produtos conservação e limpeza manual produtos conservação e limpeza indústria + arte índice 3 limpeza e conservação geral 4 ferragens puxadores dobradiças 5 oslo e cube alumínio 6 MDF 7 cezanne pintura gofratto italiano 8 madeira lâmina

Leia mais

Cesta de Decorativas

Cesta de Decorativas Cesta de Decorativas Esta cesta é muito versátil, pois serve para colocar frutas, revistas, flores e muito mais. Basta soltar a imaginação! Material - 1 lixeira média para servir de molde - tesoura - 1

Leia mais

DIY: Como construir um minibar

DIY: Como construir um minibar DIY: Como construir um minibar Impressione os seus convidados com a construção de um versátil minibar. Faça cocktails para a happy hour ou sirva a sobremesa no seu minibar! Este bar sobre rodas é simultaneamente

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Tortinha de Maçã 13008 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida.

Leia mais

Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira

Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira Dificuldade: media Tempo de execução: 4 horas sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco Cola Permanente Acrilex Lápis n.

Leia mais

Dia 7: Técnicas Básicas para a decoração De bolos com pasta americana. Pasta sobre Pasta

Dia 7: Técnicas Básicas para a decoração De bolos com pasta americana. Pasta sobre Pasta Dia 7: Técnicas Básicas para a decoração De bolos com pasta americana Pasta sobre Pasta Texturas na pasta americana Pasta americana estampada Pintura em fondant Pasta sobre Pasta É uma das técnicas mais

Leia mais

LISTA DE MATERIAL PARA INICIANTE NA PINTURA PINTURA EM TELA COM TINTA À ÓLEO

LISTA DE MATERIAL PARA INICIANTE NA PINTURA PINTURA EM TELA COM TINTA À ÓLEO LISTA DE MATERIAL PARA INICIANTE NA PINTURA PINTURA EM TELA COM TINTA À ÓLEO LISTA DE MATERIAL PARA INICIANTE NA PINTURA PINTURA EM TELA COM TINTA À ÓLEO A beleza dos quadros reside SUMÁRIO Maleta de Pintura...3

Leia mais

RECEITA DE MASSA FRESCA CASEIRA

RECEITA DE MASSA FRESCA CASEIRA RECEITA DE MASSA FRESCA CASEIRA Ingredientes RECEITA DE MASSA FRESCA CASEIRA Farinha de trigo Ovo Sal Observação: Para cada 100 g de farinha de trigo, use 1 ovo e 1/2 colher (de chá) rasa de sal. Exemplo

Leia mais

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves

Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Peça: Porta Recados Criação: Professora Dany Alves Inspiração: Peça feita para ser usada para decorar qualquer ambiente de sua casa. Com toque de carinho vamos organizar nossos compromissos e recados!

Leia mais

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe!

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! TEXTURA & CORES Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! Como fazer? 1 Forre todo piso com jornal para não sujar com os respingos. 2 Coloque fita crepe

Leia mais

Nº 2 Nº 4 Nº 6 Nº 23

Nº 2 Nº 4 Nº 6 Nº 23 KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 Nº 3 1022 001 Bandeja grande ref.1029. 01 Rolo de Espuma Pop 23cm com cabo ref.1005. 01 Rolo de Espuma Pop 09cm com cabo ref.1003. 01 Rolo de Espuma Pop 05cm cabo ref.1002. Código

Leia mais

APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola de Educação Especial Adagmar Ferreira Barcelos

APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola de Educação Especial Adagmar Ferreira Barcelos APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola de Educação Especial Adagmar Ferreira Barcelos Escola: Escola de Educação Especial Adagmar Ferreira Barcelos. Entidade Mantenedora: APAE. Presidente:

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) Educação Infantil CEP Uberaba-MG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Rua Edmundo Borges de Araújo, 50 - Telefax: (0xx34) Educação Infantil CEP Uberaba-MG Educação Infantil Maternal (3 anos) 02 caixas de giz de cera -ECO GIZ Faber Castell n 94 01 caderno brochurão capa dura sem pauta (96 folhas) 01 caderno de desenho grande (para música) 01 brilho cola ACRILEX

Leia mais

Manual de Produtos Cores

Manual de Produtos Cores Manual de Produtos Cores ASSIM COMO A TINTA NÃO SECA DE IMEDIATO, O RESULTADO DO SEU EMPENHO PODE DEPENDER DE TEMPO. TINTA DE TECIDO Tintas à base de água, e produzida, sempre que possível, com água da

Leia mais

Guia completo: Como decorar sua casa para o natal

Guia completo: Como decorar sua casa para o natal Guia completo: Como decorar sua casa para o natal LOGO Vai chegando esta época do ano, e a vontade de decorar toda a casa é inevitável. Porém, ao mesmo tempo, surgem também milhares de dúvidas relacionadas

Leia mais

Porta aliança em feltro

Porta aliança em feltro Porta aliança em feltro *Moldes *passo a passo simplificado Lista de materiais: *feltro nas cores: Branco, bege palha e amarelo canário; *linha de meada branca; *linha dourada ou linha invisível; *cola

Leia mais

KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2

KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 Nº 3 1022 01 Bandeja grande ref.1029. 01 Rolo de Espuma Pop 23cm com cabo ref.1005. 01 Rolo de Espuma Pop 09cm com cabo ref.1003. 01 Rolo de Espuma Pop 05cm com cabo ref.1002.

Leia mais

COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL GRUPO 3 ED. INFANTIL MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAIS

COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL GRUPO 3 ED. INFANTIL MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAL ESCOLAR 2015 MATERIAIS COLÉGIO SS.SACRAMENTO COLÉGIO SS.SACRAMENTO GRUPO 3 ED. INFANTIL criança ) 01 mochila / 1 lancheira 02 caixas de lenço de papel 02 fotos 3x4 Higiene (deverá vir na mochila ) 01 short / 01 camiseta / 01

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Cenário Sr. Brasil 10/12/2011 Célio Shioso Inada

MEMORIAL DESCRITIVO. Cenário Sr. Brasil 10/12/2011 Célio Shioso Inada MEMORIAL DESCRITIVO Cenário Sr. Brasil 10/12/2011 Célio Shioso Inada DETALHAMENTO DAS PEÇAS QUE COMPÕEM O CENÁRIO Praticável, Bastidores, Boca de cena, Display, Display menor Praticável -24 praticáveis

Leia mais

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro projetos Pássaro de Inverno Karen Jennings Wilson Esta bolsinha "Pássaro de Inverno" 13cm x 18cm (5" x 7") com zíper manterá você alegre e organizada durante o inverno! Tem espaço suficiente para celular

Leia mais

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium Quaisquer recomendações, informações, assistências ou serviços fornecidos pelas Indústrias Químicas Irajá sobre seus produtos ou sobre o uso e aplicação dos mesmos são dados de boa fé, acreditando serem

Leia mais

1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano

1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano 1 Representação Gráfica Aula 02/Prof. Luciano TÉCNICAS BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Algumas das principais técnicas básicas para representação gráfica à mão-livre, utilizadas como meio expressivo

Leia mais

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos)

MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável em altura por sistema de pinos) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO (Regulável

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Donut 13013 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida. Dicas e

Leia mais

Aplicar papel de parede

Aplicar papel de parede www.bricomat.com A forma mais fácil de fazer! Decoração Ajudamos a construir 1 Resumo de Ferramentas Mesa para papel de parede Escova para alisar o papel (forragem) Rolete para as juntas Trincha para aplicar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Minicurso: PRATICANDO SUSTENTABILIDADE:

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI. Manual de Instalação da Lousa DIGI III Simples s/ Kit

Centro de Serviços Compartilhados TI. Manual de Instalação da Lousa DIGI III Simples s/ Kit / 5 Versão. Pearson Sistemas do Brasil Departamento de Qualidade em TI Fone +55 (6) 3603 9272 Pág./5 2/ 5 Índice Analítico Lousa DIGI III... 3. O presente manual visa orientar a instalação da lousa DIGI

Leia mais

Escolha a sua técnica

Escolha a sua técnica Acervo da Professora Escolha a sua técnica O Guache, pode ser usada de muitas formas cabe a cada artista experimentar como funciona e utilizar a técnica de acordo com sua experiência particular. Técnica

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL. 1. Todo o material deverá vir com nome, ano e professora;

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2017 EDUCAÇÃO INFANTIL. 1. Todo o material deverá vir com nome, ano e professora; OBSERVAÇÕES: 1. Todo o material deverá vir com nome, ano e professora; 2. Etiquetar cadernos, livros e pastas (do lado de fora) 3. O material de uso individual deverá ser reposto sempre que necessário;

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Acrílico Premium Total Semibrilho É uma tinta com excelente poder de cobertura, boa resistência a intempéries e de fácil aplicação. É considerada sem cheiro após 3 horas

Leia mais

Não recomendamos a pintura em tecidos 100% sintéticos como nylon, poliéster.

Não recomendamos a pintura em tecidos 100% sintéticos como nylon, poliéster. Dicas para pintar em tecido: TECIDOS As tintas para tecido podem ser aplicadas em quase todos os tipos de tecido, ou seja: lona, brim, sarja, cambraia, juta, linho, popeline, tricoline, gorgurão, fustão,

Leia mais

Vidro líquido. Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies. Econômico e Durável!

Vidro líquido. Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies. Econômico e Durável! Vidro líquido Vidro líquido Conceito em impermeabilização e proteção de superfícies Econômico e Durável! Alta longevidade e alto rendimento Não altera a textura e a cor, e ainda mantém a respiração da

Leia mais

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010 002 2ª Edição 2010 1 Curso de Biscuit Tema: Porta Recado de Girafa Produzido por: Caroline Oliveira Para mais apostilas acesse: http://cursodebiscuit.blogspot.com 2 Porta Recado de Girafa Carta ao leitor

Leia mais

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1

Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 JUSTIFICATIVAS PARA O MATERIAL PEDAGÓGICO 2015 Justificativas para a Lista de Material Pedagógico Berçário 1 01-Tela de arte para pintura 30x40: usada no contexto do projeto de artes plásticas. O objetivo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CORTADOR DE CABELOS E BARBA RECARREGÁVEL AT-4071

MANUAL DE INSTRUÇÕES CORTADOR DE CABELOS E BARBA RECARREGÁVEL AT-4071 MANUAL DE INSTRUÇÕES CORTADOR DE CABELOS E BARBA RECARREGÁVEL AT-4071 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade.

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

(baseado em 11 avaliações)

(baseado em 11 avaliações) Experimento cadastrado por Xambim Baldez em 30/06/2008 Classificação Total de exibições: 9512 (até 16/11/2011) (baseado em 11 avaliações) Palavras-chave: física,fonte,heron,garrafa,pet,energia,potencial,pressão,atmosf

Leia mais

Escrito por JF Sáb, 05 de Fevereiro de :22 - Última atualização Sáb, 05 de Fevereiro de :20

Escrito por JF Sáb, 05 de Fevereiro de :22 - Última atualização Sáb, 05 de Fevereiro de :20 Neste artigo, vamos apresentar uma técnica simples para se confeccionar árvores para a maquete. O material básico é bucha vegetal, vendida em supermercados e farmácias, e arame/fio de cobre. O resultado

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Artigos Decorativos Fáceis de Fazer

E-book. Passo-a-Passos Artigos Decorativos Fáceis de Fazer E-book Passo-a-Passos Artigos Decorativos Fáceis de Fazer 1 Pintura em Madeira e Tecido ESTÊNCIL FLORAL Pintura em Madeira e Tecido - Técnica nº 701 Material necessário Pincel Condor ref. 456 número 14;

Leia mais

tratamento de juntas invisíveis

tratamento de juntas invisíveis tratamento de juntas invisíveis massa cimentícia BrasiMassa materiais necessários Massa cimentícia BrasiMassa. Fibatape AR (álcali-resistente) 5 cm de largura. Fibatape AR (álcali-resistente) 10 cm de

Leia mais

IDEIA DIY: Crie uma caixa com rodas

IDEIA DIY: Crie uma caixa com rodas IDEIA DIY: Crie uma caixa com rodas Construa uma caixa com rodas para guardar tudo aquilo que não sabe onde colocar, com a ajuda da BLACK+DECKER TM. Esta caixa pode dar imenso jeito para guardar os brinquedos

Leia mais

MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO

MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) MESA ESTABILIZADORA MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

NATURAMIA FAQ. O granito é uma pedra cinzenta e monótona, como muitas pessoas pensam?

NATURAMIA FAQ. O granito é uma pedra cinzenta e monótona, como muitas pessoas pensam? NATURAMIA FAQ O granito é uma pedra cinzenta e monótona, como muitas pessoas pensam? A colecção NATURAMIA, NÃO. Muito pelo contrário, a natureza ocupou-se de criar, durante milhares de anos, uma ampla

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

MCC Materiais de Construção I. Professora Carmeane Effting. Alunos: Edson, Neroci, Rafael, Sérgio e Vanesssa

MCC Materiais de Construção I. Professora Carmeane Effting. Alunos: Edson, Neroci, Rafael, Sérgio e Vanesssa MCC1001 - Materiais de Construção I Professora Carmeane Effting Alunos: Edson, Neroci, Rafael, Sérgio e Vanesssa O uso das tintas existe desde o tempo pré-histórico. Com tintas à base de gordura animal

Leia mais

..... Newton C. Braga

..... Newton C. Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Newton C Braga Alguns conselhos para soldagem de componentes

Leia mais

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD.

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. Tinta para pintura de CDs e DVDs: Alguns artesões usam tinta acrílica, outros usam até esmalte de unha;

Leia mais

Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF.

Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF. MOSAICO O mosaico pode ser feito em diversas superfícies, como madeira, placa cimentícea, vidro, ferro, entre outros. Começaremos nossos passo a passo com o mosaico feito em madeira, que é o mais comum

Leia mais

Aparador. Há sempre espaço para o design. Aparador Elemento atrativo e prática arrumação num só: O aparador numa moderna mistura de materiais.

Aparador. Há sempre espaço para o design. Aparador Elemento atrativo e prática arrumação num só: O aparador numa moderna mistura de materiais. Aparador Há sempre espaço para o design. Aparador Elemento atrativo e prática arrumação num só: O aparador numa moderna mistura de materiais. 1 Introdução Mistura de materiais num só! Este aparador irá

Leia mais

Pontos de Pedraria Organizado por Claudia Zak - BeadJuice

Pontos de Pedraria Organizado por Claudia Zak - BeadJuice Pontos de Pedraria Organizado por Claudia Zak - BeadJuice Indice Página *Como escolher as cores das pedras 2 *Como escolher os pontos dos riscos 2 *Como transferir riscos para as roupas 3 *Dicas de Pontos

Leia mais

_36. Actividades_. Ateliê JOGO Sons da natureza

_36. Actividades_. Ateliê JOGO Sons da natureza _36 Árvores do Concelho de Cascais Actividades_ HERBÁRIO Ateliê JOGO Sons da natureza o herbário_ O que é um herbário? Um herbário é uma colecção de várias e diferentes plantas prensadas e secas, ordenadas

Leia mais

Transferência de imagem para a argila. Leonor Lopes

Transferência de imagem para a argila. Leonor Lopes Transferência de imagem para a argila Leonor Lopes A transferência de imagem para a argila é uma técnica e não uma impressão litográfica, embora existam algumas semelhanças. É uma técnica que imprime a

Leia mais

Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1. Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo

Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1. Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.1 Exclusividade Nauticurso.com Produzido por Marcelo Matrangolo Manual Montagem Pesqueiro Artur pag.2 Ilustração de corte a laser e numeração de peças Manual Montagem

Leia mais

Criando com a. Mamae Noel

Criando com a. Mamae Noel Criando com a Mamae Noel - Execução da peça: Vivian Gaeta - Ateliê Las Chicas /apoio Estilotex Diagramação e execução da receita: Vivian Gaeta Material Usado: 12437 Patch Natal Cor 02 Palha; Feltro Sense

Leia mais

Lista de Materiais 2017 Maternal I - Educação Infantil

Lista de Materiais 2017 Maternal I - Educação Infantil 1 Maternal I - Educação Infantil 5 Botões coloridos grandes 2 Caixas de cola colorida 2 Caixas de fósforos (cheia) 2 Caixas de giz de cera curton com 12 cores 3 Caixas de massa de modelar com 12 cores

Leia mais

Lembranças para festas

Lembranças para festas Lembranças para festas MATERIAL - Massa básica na cor natural - Tinta a óleo nas cores sombra queimada e amarelo cádmio escuro - Arame encapado verde nº 22 -Tesoura -Pedaço de isopor para a secagem do

Leia mais

Textura modelada Elisabete Tonin

Textura modelada Elisabete Tonin Textura modelada Elisabete Tonin Tempo de execução: 2 horas sem contar os tempos de secagem Dificuldade: média Atenção: Adapte sua peça de maneira a técnica aplicada neste passo. Material: Nature Colors

Leia mais

Ref: CAPRERA. Ref: PELÁGIA. Ref: ÉGADI. Ref: LINOSA

Ref: CAPRERA. Ref: PELÁGIA. Ref: ÉGADI. Ref: LINOSA Ref: 002 - CAPRERA Ref: 001 - PELÁGIA Ref: 003 - ÉGADI Ref: 005 - LINOSA Ref: 005 -LAMPEDUSA Ref: 007 - MARETTIMO Ref: 006 -CAPRI Ref: 008 - ELBA Ref: 009 - GIANNUTRI Ref: 010 - TORCELO Ref: 011 - CRETACCIO

Leia mais

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos

Bracelete Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Bracelete 1 Técnica utilizada: reaproveitamento de embalagem de papelão de ovos Materiais 2 Embalagem de papelão de uma dúzia de ovos Caixa de papelão Fita adesiva Cola Verniz acrílico 02 pincéis Tesoura

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR INFANTIL I (1 ano)- 2017

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR INFANTIL I (1 ano)- 2017 LISTA DE MATERIAL ESCOLAR INFANTIL I (1 ano)- 2017 03 Placas de EVA (lisa - sem enrolar) 03 Placas de EVA (Glítter extra brilho - sem enrolar) 02 Cartolinas americanas 02 Pasta trilho de papel (tamanho

Leia mais

MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO

MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO MESA ADAPTÁVEL PARA CADEIRA DE RODAS MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO

Leia mais