Declínio Cognitivo Leve. José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Declínio Cognitivo Leve. José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina"

Transcrição

1 Declínio Cognitivo Leve José Mourão de Aquino Neto 6º semestre - Medicina

2 Introdução O Envelhecimento normal engloba um declínio gradual das funções cognitivas. A idade de início e a progressão desse declínio são extremamente variáveis, dependendo de fatores como: Fatores educacionais, de personalidade e de saúde. Nível intelectual global. Capacidades mentais específicas do indivíduo.

3 Conceitos Cognição É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Demência Empobrecimento e simplificação crônica e progressiva de todos os processos psíquicos, cognitivos e afetivos. Desorganização da capacidade tanto de pensar como de sentir. Em sua gênese, há alteração difusa no tecido nervoso de várias partes do cérebro.

4 Memória Atenção Seletiva Dividida

5 Quando a memória se extingue, a vida psicológica se torna precária, borram-se as lembranças e se desvanecem os acontecimentos que acrescentam transcendência à existência do indivíduo. Juan Betta, 1972

6 Quando a memória se extingue, a vida psicológica se torna precária, borram-se as lembranças e se desvanecem os acontecimentos que acrescentam transcendência à existência do indivíduo. Juan Betta, 1972 Síndrome Demencial Perda de múltiplas habilidades cognitivas, funcionais, e sociais, com curso insidioso e progressivo podendo haver poucos casos reversíveis. Estado de consciência mantém-se inalterado.

7 Síndrome Demencial - Estágios Dano de memória e distúrbios da orientação nos primeiros 2 a 3 anos. Afasia, Agnosia, Apraxia e Acalculia nos anos subsequentes. Incontinências e imobilidade total que geralmente levam ao acamamento em sua fase terminal.

8 Observação Estado Confusional Agudo O Delirium tem como evento inicial o rebaixamento da consciência, que altera as funções globais do psiquismo. Observar fáscies e atitude se está desperto ou sonolento; se está perplexo, com dificuldade em integrar estímulos. Verificar orientação. TESTE DA PAREDE OU DO PAPEL BRANCO: Pedir ao paciente que olhe atenta e fixamente para uma parede ou papel branco se houver rebaixamento leve do nível de consciência, podem ocorrer alucinações visuais simples ou complexas.

9

10 Declínio Cognitivo Leve Pródromo de Demência Demência Incipiente Distúrbio Neurocognitivo Menor

11 Declínio Cognitivo Leve Avaliações epidemiológicas identificaram três tipos de indivíduos em relação aos critérios para demência: Os demenciados Os não demenciados Os que não podem ser classificados nem como normais nem como demenciados, apesar de terem prejuízo cognitivo, principalmente na memória. Os demenciados passaram por um estado de perda cognitiva leve anteriormente. Pródromo de Demência Demência Incipiente Distúrbio Neurocognitivo Menor

12 Critérios diagnósticos de DCL 1. Queixa cognitiva, geralmente de memória, preferivelmente confirmada por um informante. 2. Testes cognitivos indicando déficit, com desempenho 1,5 desvio-padrão abaixo da média de controles normais para a idade e escolaridade. 3. Funções cognitivas gerais normais. 4. Atividades funcionais intactas. 5. Não fecha critérios de Demência.

13 Subtipos DCL subtipo amnésica DCL subtipo Múltiplos Domínios DCL subtipo alteração cognitiva única exceto memória

14

15 Epidemiologia Prevalência mundial = 17 a 85%. Incidência mundial = 8,5 a 76,8 Taxa de conversão para demência de 6 a 25%, podendo chegar a 80% em 10 anos de diagnóstico. A demência franca é precedida pelo DCL, sendo esta categoria um fator de risco para Demência, principalmente DA. DCL é reversível em 4,5 a 53% dos casos.

16 Fisiopatologia Estudos têm mostrado que o processo fisiopatológico do DCl se comporta como o mesmo dos diversos tipos de demência, porém de modo mais atenuado.

17 Subtipo de DCL Substrato etiológico Risco principal Amnésico Um único domínio cognitivo alterado, exceto memória Múltiplos domínios cognitivos alterados DCL Neurodegenerativo Vascular Depressão Condições clínicas gerais Vascular Condições clínicas gerais Neurodegenerativas Vascular Condições clínicas gerais Neurodegenerativo Demência tipo Alzheimer Demência Vascular Reversão Demência Vascular Demência Frontotemporal Demência com corpúsculos de Lewy Reversão Demência Vascular Demência tipo Alzheimer Demência frontotemporal Demência com corpúsculos de Lewy. Reversão Demência

18 DCL de origem vascular Origem: microinfartos cerebrais. Roockwd et al. (Canadá, 2000) estudou idosos. 1,45% de alteração cognitiva de origem vascular. 27% converteram para Demência em 02 anos. 45% converteram para Demência em 05 anos, seja DA, DV ou mista.

19 Características semiológicas Não costumam se iniciar pelas perdas de memória recente. Bradipsiquismo. Empobrecimento do pensamento abstrato. Comprometimento da linguagem. Alterações de funções executivas. Pode cursas com Parkinsonismo sem tremor de repouso. O sujeito mantém suas atividades cotidianas razoavelmente preservadas.

20 Fatores de risco para DCL vascular São os mesmos para Demência Vascular Hipertensão Arterial DM Hipercolesterolemia Arritmia cardíaca Hiper-homocisteinemia Tagabismo Obesidade Sedentarismo

21 Avaliação cognitiva e funcional MEEM; Teste do relógio; Baterias neuropsicológicas; Testes computadorizados. Medidas de retenção de informações e raciocínio abstrato parecem ser os maiores preditores de evolução negativa. Escores baixos em aprendizagem, retenção, raciocínio abstrato, memória lógica e discriminação visuoespacial parecem ser discriminativos com a normalidade. Realiza-se avaliação funcional com Índice de Katz e Escala de Lawton.

22 Ponto de corte do MEEM MEEM Corte Não alfabetizado 18 1 a 8 anos de escola 24 Mais de 8 anos de escola 28 Total 24

23 Exames auxiliares Hemograma completo Glicemia Perfil lipídico Dosagem da Vitamina B12 Estudo da função tireoideana Sorologia para sífilis Exames de neuroimagem Genotipagem EEG

24 Exames auxiliares Genótipo ApoE parece ser um dos melhores preditores de conversão. Proteína Tau e Peptídio Aβ Neuroimagem: TCC atrofia do lobo temporal esquerdo. RNM Atrofia hipocampal, para-hipocampal e do córtex entorrinal.

25 Sintomas neuropsiquiátricos Os mais prevalentes são: Depressão Apatia Irritabilidade Em indivíduos com DCL acompanhados de depressão ou apatia, o risco de conversão é maior, podendo abrir o quadro demencial. Sintomas psicóticos são bem menos comuns no DCL do que na DA em estágio leve. Os sintomas neuropsiquiátricos podem indicar precocemente a degeneração neuronal e desorganização nos sistemas de neurotransmissores.

26 Preditores de conversão para DA Idade avançada. Baixo nível de escolaridade. CCL subtipo amnéstico. Grau de alteração cognitiva medido por avaliação neuropsicológica. Comprometimento funcional auto declarado ou por informante. Presumível etiologia neurodegenerativa. Redução volumétrica do córtex entorrinal e do hipocampo na RMN. Presença do alelo ε4 da Apo E.

27 Tratamento / Prevenção da conversão DCL de origem vascular controle dos fatores de risco. Demais tipos de DCL Não há indicação de terapia farmacológica. Encorajar acompanhamento clínico. Prover suporte psicológico. Estimular programa de reabilitação e manutenção de habilidades cognitivas. Tratar depressão e comorbidades clínicas diversas que possam levar a um comprometimento cognitivo. Verificar medicamentos ou interações medicamentosas que possam gerar o quadro.

28 Referências Freitas, Py, Cançado, Doll, Gorzoni. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Dalgalarrondo P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. LAGG-CE. Abordagem Prática da Geriatria. Clemente RSG, Ribeiro Filho ST. Comprometimento cognitivo leve: aspectos conceituais, abordagem clínica e diagnóstica. Revista HUPE, 2008;7(1): Obrigado!

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem;

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; O QUE é APRESENTA DEMÊNCIA? O QUE É DEMÊNCIA? A demência é um distúrbio em um grupo de processos mentais que incluem: Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; Atenção; Linguagem; Percepção; Conduta.

Leia mais

Demência de Alzheimer. Dra. Célia Petrossi Gallo Garcia Médica Psiquiatra PAI-ZN

Demência de Alzheimer. Dra. Célia Petrossi Gallo Garcia Médica Psiquiatra PAI-ZN Demência de Alzheimer Dra. Célia Petrossi Gallo Garcia Médica Psiquiatra PAI-ZN Introdução Causa mais freqüente de demência (50% dos casos em > 65 anos) Neurotransmissores: diminuição de acetilcolina e

Leia mais

Aula Teórica Demência

Aula Teórica Demência Aula Teórica Demência FUNÇÕES NERVOSAS SUPERIORES DEMÊNCIA Perda de capacidades intelectuais(cognitivas) Defeito de memória E de outras funções cognitivas (linguagem, cálculo, orientação, capacidade executiva...

Leia mais

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS DEMÊNCIAS

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS DEMÊNCIAS DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS DEMÊNCIAS M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe

Leia mais

Doença de Alzheimer: o cuidado no diagnóstico

Doença de Alzheimer: o cuidado no diagnóstico 52 Reflexão Doença de Alzheimer: o cuidado no diagnóstico Maria Amélia Ximenes A o participar de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a Doença de Alzheimer (DA) e o impacto desta na vida do cuidador

Leia mais

SEÇÃO 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO

SEÇÃO 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO SEÇÃO 1 Capítulo 1 IMPORTÂNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DE SUA PREVENÇÃO 1 Epidemiologia da prevenção do acidente vascular cerebral e urgência do tratamento 2 Introdução / 2 Incidência e prevalência

Leia mais

1) Qual a frequência que ocorre, particularmente na doença de Alzheimer?

1) Qual a frequência que ocorre, particularmente na doença de Alzheimer? DEMÊNCIAS Importância do problema. O envelhecimento populacional aumentou o número de pacientes que vão exibir essa doença. Salienta-se a demência do tipo Alzheimer e a demência vascular. Etiopatogenia.

Leia mais

Neuropsicologia nas Demências. Tiago Pina Sequeira Foz do Arelho, Março 2016

Neuropsicologia nas Demências. Tiago Pina Sequeira Foz do Arelho, Março 2016 Neuropsicologia nas Demências Tiago Pina Sequeira Foz do Arelho, Março 2016 Neuropsicologia Disciplina fundamentalmente clínica que surge da convergência entre a Psicologia e a Neurologia e que estuda

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Figura 1: RM do encéfalo em corte axial em T2 Figura 2: RM do encéfalo em corte coronal em T2 Enunciado Paciente do sexo masculino, 73 anos, administrador

Leia mais

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NOS SINTOMAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NOS SINTOMAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NOS SINTOMAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER Marcelo Antônio de Souza Silva e Silva 1* ; Francielly Natanaelly Andrade dos Santos 1 ; Janiele dos Santos Oliveira 2 ; José Edimosio Costa

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Julho de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Julho de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Julho de 2010 Memória A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de

Leia mais

Resumo Clínico - Demência

Resumo Clínico - Demência Resumo Clínico - Demência Introdução A demência é caracterizada por declínio cognitivo ou modificações comportamentais (neuropsiquiátricas) em relação a um nível prévio de desempenho que causa perda da

Leia mais

PROPOSTA DA LINHA DE CUIDADO DA SAÚDE DO IDOSO. Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa

PROPOSTA DA LINHA DE CUIDADO DA SAÚDE DO IDOSO. Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa PROPOSTA DA LINHA DE CUIDADO DA SAÚDE DO IDOSO Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa OBJETIVOS GERAIS Orientar e potencializar a atenção primária para detecção precoce de situações de vulnerabilidade social

Leia mais

Doença de Huntington. Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos. quinta-feira, 29 de maio de 14

Doença de Huntington. Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos. quinta-feira, 29 de maio de 14 Doença de Huntington Aspectos Clínicos, Diagnósticos e Terapêuticos Doença de Huntington Doença neuro-degenerativa de causa genética Herança autossômica dominante Mutação genética no cromossomo 4 - região

Leia mais

Adultos com Trissomia 21

Adultos com Trissomia 21 Adultos com Trissomia 21 Caraterização e desafios no diagnóstico de demência Mendes, R., Gonçalves, M. J., Silvestre, A., Figueira, M. J., Bispo, R., & Breia, P. Projecto Alterações cognitivas e comportamentais

Leia mais

Doenças do Sistema Nervoso

Doenças do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO Doenças do Sistema Nervoso Alzheimer degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar,

Leia mais

Mal de Alzheimer. Disciplina: Gerontologia. Profª. Juliana Aquino

Mal de Alzheimer. Disciplina: Gerontologia. Profª. Juliana Aquino Mal de Alzheimer Disciplina: Gerontologia Profª. Juliana Aquino Mal de Alzheimer Histórico A base histopatológica da doença foi descrita pela primeira vez pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA JOÃO AUGUSTO DE VASCONCELOS DA SILVA RELAÇÃO ENTRE COMORBIDADES

Leia mais

29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. EnvelheSER: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER

29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. EnvelheSER: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER 29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul EnvelheSER: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO COM DOENÇA DE ALZHEIMER Área Temática: Saúde Karina Silveira de Almeida Hammerschimidt (coordenador da Ação de

Leia mais

Avaliação neuropsicológica. Medindo a mente através do comportamento

Avaliação neuropsicológica. Medindo a mente através do comportamento Avaliação neuropsicológica Medindo a mente através do comportamento Avaliação neuropsicológica Medindo a mente através do comportamento 2015/1 Felipe Costa Fernandes Finalidade da palestra Familiarizar

Leia mais

Distúrbios Neurodegenerativos

Distúrbios Neurodegenerativos Distúrbios Neurodegenerativos Mecanismos de Morte Neuronal Excitotoxicidade Apoptose Estresse oxidativo Excitotoxicidade Os aminoácidos excitatórios (EAA), por ex glutamato podem causar morte neuronal.

Leia mais

A Senilidade e suas consequências

A Senilidade e suas consequências A Senilidade e suas consequências Eduardo Ferriolli Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP O T 6T O PILOTO DO T 6T Como e quando a funcionalidade é interrompida?

Leia mais

FAURGS HCPA Edital 01/2012 PS 09 MÉDICO I (Neurologia: Cognitivas e Demências) Pág. 1

FAURGS HCPA Edital 01/2012 PS 09 MÉDICO I (Neurologia: Cognitivas e Demências) Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2012 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 09 MÉDICO I (Neurologia: Cognitivas e Demências) 01. A 11. E 21. E 02. C 12.

Leia mais

DEFÍCIT COGNITIVO DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER - DA

DEFÍCIT COGNITIVO DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER - DA DEFÍCIT COGNITIVO DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER - DA Stéphanie Geyse Dantas de Figueirêdo (1); Julyana Renata Fidelis Guerra (2); Valéria Ribeiro Nogueira Barbosa (3) Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Psicoestimulação Cognitiva

Psicoestimulação Cognitiva A tendência demográfica actual aponta para o progressivo aumento da percentagem da população idosa, em detrimento da população de faixas etárias mais jovens. De todas as patologias associadas ao envelhecimento,

Leia mais

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber Esquizofrenia O Que Você Precisa Saber O que é Esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que se manifesta na adolescência ou no início da idade adulta. Sua freqüência na população em

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

Saúde do Idoso. Quem é idoso? Nos países desenvolvidos, é o indivíduo a partir dos 65 anos e, nos países em desenvolvimento, a partir dos 60 anos.

Saúde do Idoso. Quem é idoso? Nos países desenvolvidos, é o indivíduo a partir dos 65 anos e, nos países em desenvolvimento, a partir dos 60 anos. Saúde do Idoso Quem é idoso? Nos países desenvolvidos, é o indivíduo a partir dos 65 anos e, nos países em desenvolvimento, a partir dos 60 anos. No Brasil, portanto, é classificado como idoso quem completa

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento Paula de Oliveira e Sousa Dados do Boletim de 2012 No Estado de São Paulo de 1980 a 2012 são 217.367 casos de AIDS Queda de 33,7% de 2000 a 2010 A taxa de incidência

Leia mais

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Yasmin Stefanny Batista de Oliveira¹; Gabriela Ingrid Ferreira do Nascimento²; Estefany Caroliny

Leia mais

O ENVELHECIMENTO CONCEITO. Expectativa de vida Natureza 30 anos. Senectude X senilidade

O ENVELHECIMENTO CONCEITO. Expectativa de vida Natureza 30 anos. Senectude X senilidade Prof. José Reinaldo do Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia PSICOPATOLOGIA CLÍNICA 2013 / 2 O ENVELHECIMENTO Expectativa de vida Natureza 30 anos Senectude X senilidade

Leia mais

Acidente Vascular Encefálico

Acidente Vascular Encefálico Acidente Vascular Encefálico Gabriela de Oliveira Vitor A04DBA0 Juliana Chaves 5921040 Laís Delfes A162062 Larissa Oliveira Markewicz A219455 Mayara Raquel Durães A255818 O que é o AVE? Comprometimento

Leia mais

Aspectos clínicos das demências

Aspectos clínicos das demências Aspectos clínicos das demências Sérgio Márcio Pacheco Paschoal Introdução N o processo de envelhecimento, a curva do declínio funcional psíquico também se comporta em certa medida - como a do declínio

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

DEMÊNCIAS. Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar

DEMÊNCIAS. Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar DEMÊNCIAS Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar Conceitos básicos Inteligência Cognição Memória Transtornos cognitivos Quadro confusional agudo Demência Inteligência Totalidade das funções cognitivas

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

Como atender um paciente com queixa de memória Prof Vitor Tumas

Como atender um paciente com queixa de memória Prof Vitor Tumas Como atender um paciente com queixa de memória Prof Vitor Tumas Pacientes com queixa de memória são comuns em ambulatórios clínicos. Estudos na comunidade mostram que a queixa é muito comum em todas as

Leia mais

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. Prof. Douglas Monteiro

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. Prof. Douglas Monteiro DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS Prof. Douglas Monteiro ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA ELA: Histórico 1830 (Mal que cursava com paralisia dos membros e da língua) Charles Bell; 1848 (natureza neurológica da patologia)

Leia mais

VI Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria Tema: Demências 22, 23 e 24 de setembro de 2010

VI Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria Tema: Demências 22, 23 e 24 de setembro de 2010 VI Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria Tema: Demências 22, 23 e 24 de setembro de 2010 Local: SESC Campinas fica à rua Dom José I, s/n, Bonfim, Campinas, SP. Informações: http://www.fcm.unicamp.br/seminario/geronto

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona

RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona RESPOSTA RÁPIDA 44/2014 Informações sobre carbamazepina, Gardenal,Rivotril e Risperidona SOLICITANTE Drª Sabrina da Cunha Peixoto Ladeira Juíza de Direito do Juizado Especial -Pirapora NÚMERO DO PROCESSO

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Estudar o estado de doença do indivíduo em sua fase adulta. Intervir adequadamente

Leia mais

IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA Cristina Marques de Almeida Holanda 1, Michele Alexandre da Silva 2 cristinamahd@gmail.com 1, michelebr@live.com 2 Universidade Federal

Leia mais

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Leia mais

Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer

Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer CURSO DE EXTENSÃO ABRAZ SUB-REGIONAL CAMPINAS 2012 Descritivo do Curso Capacitação Gerontológica para o cuidado de longa duração da pessoa com Doença de Alzheimer Parceria com a Sociedade de Medicina e

Leia mais

ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA

ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA Atendimento: +55 15 3326-6784 MENU E-mail atendimentoctes@gmail.com ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA O comprometimento neurológico com o uso de drogas requer atenção de profissionais especializados com abordagens

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS DA AERONÁUTICA (CAMAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

COMANDO DA AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS DA AERONÁUTICA (CAMAR 2013) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. COMANDO DA AERONÁUTICA VERSÃO B EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS DA AERONÁUTICA (CAMAR 2013) ESPECIALIDADE: PSIQUIATRIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Este caderno contém 01

Leia mais

Doenças Neurodegenerativas Relacionadas ao Envelhecimento

Doenças Neurodegenerativas Relacionadas ao Envelhecimento Doenças Neurodegenerativas Relacionadas ao Envelhecimento Apresentação: Ana Julia Rizatto (3º ano) Cinthia Procópio (2º ano) Orientação: Natalia Favoretto Data: 27/11/2014, às 13h Local: Anfiteatro da

Leia mais

Autores: COSTA,A.M.S.;SILVA,C.E.A.; SOBRINHO,C.E.; FÁVARO,M.M. Orientador: MUNHOZ, C.C. UNIVERSIDADE DE MARÍLIA UNIMAR

Autores: COSTA,A.M.S.;SILVA,C.E.A.; SOBRINHO,C.E.; FÁVARO,M.M. Orientador: MUNHOZ, C.C. UNIVERSIDADE DE MARÍLIA UNIMAR A busca por métodos e técnicas assistenciais que possam aliar o aprimoramento cientifico ao tratamento holístico das necessidades humanas, relacionada à doença de Alzheimer, tem sido tema de estudo pelos

Leia mais

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem tem sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura

Leia mais

Métodos de Limiarização Automática e Ressonância Magnética 2015 IC/UFF

Métodos de Limiarização Automática e Ressonância Magnética 2015 IC/UFF Métodos de Limiarização Automática e Ressonância Magnética 2015 IC/UFF Objetivo: Segmentar automaticamente estruturas importantes no prognóstico e acompanhamento de pacientes com doença de Alzheimer. Objetivo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40

MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina Epidemiologia Geral 4 40 MATRIZ CURRICULAR Curso Medicina 2012 Semestres Área Temática Módulo Sem CH CH Semestre Introdução ao Estudo da Medicina Ética da vida e da liberdade Introdução ao Estudo Semestre 1 da Medicina Introdução

Leia mais

Mexa o corpo AtivaMENTE. Cogite. no ACES

Mexa o corpo AtivaMENTE. Cogite. no ACES Mexa o corpo AtivaMENTE Cogite no ACES Desde a primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (1996), que se configuram a manutenção da capacidade funcional e a preservação da autonomia como

Leia mais

Demências. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron

Demências. Neurologia - FEPAR. Neurofepar Dr. Carlos Caron Demências Neurologia - FEPAR Neurofepar Dr. Carlos Caron Sistema Nervoso e Envelhecimento Mais da ½ dos pacientes com idade acima de 85 anos, requer ajuda nas A?vidades instrumentais da vida diária. A

Leia mais

A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO PODE ALIVIAR DÉFICITS COGNITIVOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO PODE ALIVIAR DÉFICITS COGNITIVOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO PODE ALIVIAR DÉFICITS COGNITIVOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER www.institutonanocell.org.br /a-pratica-de-meditacao-pode-aliviar-deficits-cognitivos-da-doenca-de-alzheimer/ A PRÁTICA DE

Leia mais

SÍNDROMES DEMENCIAIS EM IDOSOS

SÍNDROMES DEMENCIAIS EM IDOSOS SÍNDROMES DEMENCIAIS EM IDOSOS Raphael Diniz Ridolfi Neurologista CRM MT 7717 Cuiabá, dezembro de 2015 UFMT Introdução Como distúrbio cognitivo maior Síndrome demencial: condição adquirida, caracterizada

Leia mais

DEMÊNCIAS. Paulo Villas Boas Disciplina de Geriatria Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp

DEMÊNCIAS. Paulo Villas Boas Disciplina de Geriatria Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp DEMÊNCIAS Paulo Villas Boas Disciplina de Geriatria Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp 2010 funções executivas memória atenção orientação COGNIÇÃO praxias abstração

Leia mais

Doença de Alzheimer. Na Europa anualmente surgem novos pacientes (Diaz, 2005).

Doença de Alzheimer. Na Europa anualmente surgem novos pacientes (Diaz, 2005). Na Europa anualmente surgem 800.000 novos pacientes (Diaz, 2005). Portugal no ano 2010, segundo as estimativas terá cerca de 70 mil pessoas com DA (Leuschener, 2005). Grandi (2004, p. 275) afirma que «actualmente

Leia mais

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira

AGITAÇÃO PSICOMOTORA. Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira Orientador: Dr. Alexandre Pereira CONCEITO Estado de excitação mental e de atividade motora aumentada, associada a uma experiência subjetiva

Leia mais

APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV

APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV APRESENTAÇÃO E-PÔSTER DATA: 18/10/16 LOCAL: SALAS PRÉDIO IV TÍTULO E-PÔSTER SALA PRÉDIO IV HORÁRIO GESTAÇÃO ECTÓPICA TUBÁRIA AVANÇADA UM RELATO DE CASO 200 12:00 HIPOVITAMINOSE D E SUAS CONSEQUÊNCIAS CARDIOVASCULARES

Leia mais

Comprometimento Cognitivo

Comprometimento Cognitivo Comprometimento Cognitivo Leve: Aspectos Conceituais, Abordagem Clínica e Diagnóstica Rená S.G.Clemente Sergio T. Ribeiro-Filho Resumo Nos últimos anos, o conceito de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)

Leia mais

CRONORAMA DE AULAS

CRONORAMA DE AULAS CRONORAMA DE AULAS 2014.1 DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA I PROFESSOR (A): DALMIR PEREIRA LOPES PERÍODO: 5º NOTURNO DATA Nº DE AULA TEÓRICA/ PRÁTICA OBJETIVOS PREVISTOS 29/01 03 Familiarizar os alunos com a

Leia mais

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Distúrbios e doenças ligadas à obesidade Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Índice Introdução O que é a Obesidade? Doenças e distúrbios físicos

Leia mais

Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO

Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO Avaliação da glicemia e pressão arterial dos idosos da UNATI da UEG-GO Maira Ayumi Matsuoka 1 * (IC), Deborah Cunha da Silva 2 Freitas 3 (PQ) (IC), Jaqueline Gleice Aparecida de 1 Graduação, bolsista da

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1)

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1) D Deficiência Mental / Déficit Sensorial / Delírio / Depressão / Desenvolvimento / Diabetes Melitus / Diagnóstico / Distúrbio de Leitura / Doença / Doença de Moyamoya / Drogadição DEFICIÊNCIA MENTAL Uso

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

O trabalho do psicopedagogo domiciliar para a reabilitação cognitiva e neuroaprendizagem de pessoas com deficiências severas

O trabalho do psicopedagogo domiciliar para a reabilitação cognitiva e neuroaprendizagem de pessoas com deficiências severas O trabalho do psicopedagogo domiciliar para a reabilitação cognitiva e neuroaprendizagem de pessoas com deficiências severas Thaianny Cristine Salles da Silva Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista

Leia mais

DIABETES MELLITUS: PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB

DIABETES MELLITUS: PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB DIABETES MELLITUS: PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB Esmeraldina Ana Sousa e Silva-Faculdade de Enfermagem Nova Esperança Rosângela

Leia mais

INCIDÊNCIA DE DEMÊNCIA E COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES NUMA AMOSTRA DE BASE POPULACIONAL

INCIDÊNCIA DE DEMÊNCIA E COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES NUMA AMOSTRA DE BASE POPULACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS INCIDÊNCIA DE DEMÊNCIA E COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

SOBRECARGA DO CUIDADOR DE DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL E DOENÇA DE ALZHEIMER.

SOBRECARGA DO CUIDADOR DE DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL E DOENÇA DE ALZHEIMER. Introdução: A visão tradicional da demência é que as características mais importantes para acurácia do diagnóstico e conduta são o declínio cognitivo e o déficit funcional. Os sintomas comportamentais

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação: Técnico

Leia mais

Neuropsicologia Aplicada

Neuropsicologia Aplicada Neuropsicologia Aplicada Avaliação Neuropsicológica Reabilitação Cognitiva Participe de nossas em2016 ATIVIDADES A Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre cognição, comportamento e atividade

Leia mais

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL?

COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? COMO CONTROLAR HIPERTENSÃO ARTERIAL? Profa. Dra. Rosália Morais Torres VI Diretrizes Brasileiras de hipertensão arterial Arq Bras Cardiol 2010; 95 (1 supl.1): 1-51 HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)

Leia mais

EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA

EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA EPILEPSIA PÓS- TRAUMÁTICA 4º CONGRESSO NACIONAL DE MEDICINA LEGAL Marcos Barbosa Serviço de Neurocirurgia Hospitais da Universidade de Coimbra Coimbra, Portugal Covilhã, Novembro 2005 Epilepsia é uma perturbação

Leia mais

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos.

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos. ANÁLISE DAS REAÇÕES ADVERSAS OCORRIDAS DEVIDO AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA CRASPI DE GOIÂNIA Gislaine Rosa de SOUZA 1 ; Ana Elisa Bauer

Leia mais

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH

O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH O funcionamento cerebral da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO ABERTO DE DIFICULDADES

Leia mais

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Psiquiatria: Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e à prevenção de

Leia mais

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Caros estudantes, Apresentamos a seguir um roteiro que tem o objetivo de ajudá-los a se preparar para a elaboração, apresentação e discussão

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP Lages - SC - Cx. P Fone (0XX49) Fax

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP Lages - SC - Cx. P Fone (0XX49) Fax UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 EDITAL N.º 154/2005 Publica o sorteio dos ítens das ementas disciplinas

Leia mais

4 RESULTADOS. 4.1 Análise amostral Caracterização da amostra estudada. As características sociodemográficas da população estudada estão

4 RESULTADOS. 4.1 Análise amostral Caracterização da amostra estudada. As características sociodemográficas da população estudada estão 4 RESULTADOS 62 4 RESULTADOS 4.1 Análise amostral 4.1.1 Caracterização da amostra estudada As características sociodemográficas da população estudada estão sumarizadas na Tabela 4. As variáveis categóricas

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia

Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Centro Universitário Maurício de Nassau Curso de Psicologia Disciplina de Neurofisiologia Bases neurofisiológicas da atenção Profª Maria da Soledade Recife - 2015 Introdução Cérebro humano é confrontado

Leia mais

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma Ana Duarte Marco Correia CASTELO BRANCO julho, 2016 PORQUÊ FALAR DE ALIMENTAÇÃO? DADOS EPIDEMIOLÓGICOS Remissão após o primeiro

Leia mais

Anexo III. Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo

Anexo III. Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo Nota: Este Resumo das Características do Medicamento, rotulagem e folheto informativo é o resultado

Leia mais

Prevalência de transtornos mentais em pacientes com ulceração

Prevalência de transtornos mentais em pacientes com ulceração doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n1p24-28 24 ARTIGO ORIGINAL Prevalência de transtornos mentais em pacientes com ulceração Lisiane Pires Martins dos Santos 1. João Paulo Lima Santos 1. João Joaquim Freitas

Leia mais

23ª Imagem da Semana: Tomografia computadorizada de crânio

23ª Imagem da Semana: Tomografia computadorizada de crânio 23ª Imagem da Semana: Tomografia computadorizada de crânio Enunciado Paciente do sexo feminino, 86 anos, previamente hígida, há 4 meses com queixas de problemas de memória, déficit de atenção, lentificação

Leia mais

DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DE LITERATURA

DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DE LITERATURA Revista F@pciência, Apucarana-PR, ISSN 1984-2333, v.11, n. 7, p. 44 53, 2017. 44 DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO DE LITERATURA RAMOS, D. A 1 RUAS, E. A. 2 RESUMO Com o aumento da longevidade humana, a doença

Leia mais

Diagnóstico da Doença de Alzheimer na População Brasileira: um Levantamento Bibliográfico

Diagnóstico da Doença de Alzheimer na População Brasileira: um Levantamento Bibliográfico 170 Diagnóstico da Doença de Alzheimer na População Brasileira: um Levantamento Bibliográfico Diagnosis of Alzheimer s Disease type in Brazilian Population: a Bibliographical Survey Diagnóstico de la Enfermedad

Leia mais

DEMÊNCIAS. Medicina Abril 2007. Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP

DEMÊNCIAS. Medicina Abril 2007. Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP DEMÊNCIAS Medicina Abril 2007 Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP Queixa de memória, autocrítica excessiva depressão, ansiedade efeito de doença sistêmica ou medicação envelhecimento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

DECLÍNIO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

DECLÍNIO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER DECLÍNIO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER Rafaela Rodrigues Carvalho de Lima I, Sérgio Vandeglaucio de Sousa Veras Júnior II I Universidade Federal da Paraíba.

Leia mais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais

26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais 26ª Reunião, Extraordinária Comissão de Assuntos Sociais Dr. Sandro José Martins Coordenador Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Diretoria de Atenção Especializada e Temática Secretaria de

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM AVC Maria Gabriela Ramos Ferreira CRP12/01510 Especialista em Neuropsicologia Mestre em Saúde e Meio Ambiente Universidade da Região de Joinville UNIVILLE Definição de AVC

Leia mais