Justificativas Ponto Eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Justificativas Ponto Eletrônico"

Transcrição

1 Abono Ausência: Justificativa utilizada para abonar ausência do funcionário mediante acordo prévio com o gestor seja integral (1 dia completo) ou parcial (atraso do início da jornada ou saída antecipada).obs: Essa justificativa deve ser utilizada excepcionalmente para situações que não há justificativa prevista nessa política. Abono Estudante: Justificativa que deve ser utilizada nos dias em que o estudante estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior com comprovação mediante à apresentação da respectiva inscrição e do calendário dos referidos exames, publicados pela imprensa ou fornecidos pela própria escola. Pode ser utilizado também nos dias de prova escolar obrigatória, mediante aviso prévio de 48 (quarenta e oito) horas, desde que comprovada sua realização em dia e hora incompatíveis com a presença do empregado ao serviço. A comprovação da prova escolar obrigatória deverá ser efetuada por meio de declaração escrita do estabelecimento de ensino. Acompanhamento Médico (Familiar): 2 (dois) dias por ano para levar cada filho ou dependente menor de 14 (catorze) anos, ao médico, mediante comprovação que conste o nome do funcionário, em até 48 horas após.

2 Amamentação: para a funcionária com filho em idade de amamentação, até que este complete 9 (nove) meses de idade, terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um. Havendo expressa manifestação de interesse por parte da funcionária, os 2 (dois) períodos de 30 (trinta) minutos poderão ser transformados em um período de 1 (uma) hora. A redução de jornada, compreendida entre o início do 7º e o término do 9º mês de idade da criança poderá ser substituída na sequencia da licença maternidade pela fruição de 10 (dez) dias corridos e ininterruptos de amamentação, havendo manifestação expressa das partes interessadas. Os 10 (dez) dias corridos de licença amamentação poderão ser usufruídos pela mãe ou pelo pai. No caso em que ambos sejam empregados do Banco, mediante elaboração do Termo de Opção manuscrito e assinado por ambos, devendo ser exercido respeitando-se os seguintes prazos:. Se a opção for dada ao pai, a manifestação deverá ser exercida em até 03 (três) dias após o nascimento do filho(a);. Se a opção for dada a mãe, essa manifestação deverá ser exercida em até 15 (quinze) dias antes do término da licença maternidade, seja esta prorrogada por 06 (seis) meses ou não. Atestado Médico: Abona o dia do atestado ou período em que o funcionário estiver ausente (saída antecipada ou entrada em atraso). Para saber os procedimentos com o atestado médico acesse o MA Atestados Médicos.

3 Comparecimento a Juízo: pelo tempo que se fizer necessário quando da convocação para comparecer em juízo, mediante a devida comprovação. Consulta médica: esta justificativa deve ser utilizada pelo funcionário, mediante concordância prévia do gestor imediato, para fins de abono ausência (de horas) em decorrência do comparecimento em consulta médica ou exame laboratorial agendado, mediante a entrega da comprovação devida (declaração de comparecimento, contendo data e horário). Não é preciso encaminhar o comprovante para o RH, este deverá ser arquivado em pasta funcional no local de trabalho. Desconto de Atrasos: Deve ser utilizada quando o desconto das horas por entrada em atraso ou saída antecipada for devido. Desconto de Faltas: Deve ser utilizada quando o desconto de ausência do funcionário ao trabalho for devido. Vale lembrar que o desconto no holerite do funcionário será mantido para o funcionário em três situações: quando a justificativa "Desconto" for realizada, quando não houver nenhuma justificativa para a ocorrência ou quando o número de horas compensadas for superior às horas extras compensáveis realizadas no período. Doação de Sangue: 01 dia por ano para doação de sangue devidamente comprovada quando esta ocorrer em dia útil, gerando falta no ponto eletrônico. Evento Sindical: três ausências abonadas por ano, previstas em CCT, para dirigentes sindicais não beneficiados pela frequência livre.

4 Falecimento: 04 (quatro) dias úteis consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, comprovadamente, viva sob sua dependência econômica. Entende-se por ascendentes: pai, mãe, avós, bisavós, e por descendentes, filhos e netos, na conformidade da lei civil. Feriado Local: Quando a ausência ao trabalho se der por motivo de feriado regionalizado. Folga Aniversário: Ausência em virtude da folga anual pelo aniversário. Devida apenas para os funcionários da empresas: Banco Santander Brasil, ISBAN e PRODUBAN Horas Compensáveis: utilizar para justificar a redução da jornada de trabalho do funcionário que está compensando horas extras. A justificativa não é automática. Internação Hospitalar: 1 dia por ano para acompanhar a internação hospitalar, por motivo de doença do cônjuge, pai ou mãe e 2 dias por ano para acompanhar cada filho desde que comprovadamente, venha a internar menor de 18 (dezoito) anos, solteiro (a), ou seja, o dia da internação e o subsequente. Quando se tratar de internação de filho(a) com deficiência, fica dispensado o limite de idade máximo de 18 (dezoito) anos e a internação ocorrida após as 18 horas, será considerada como efetivada no dia subsequente. Licença Casamento: 5 (cinco) dias úteis consecutivos, em virtude de casamento. Licença Paternidade: 5 (cinco) dias consecutivos, ao pai, garantindo o mínimo de 3 (três) dias úteis, no decorrer da primeira semana de vida do filho.

5 Obrigações Eleitorais: trabalho em eleição garantindo ao funcionário se ausentar pelo dobro dos dias de convocação, mediante a devida comprovação de participação (treinamento e dia da eleição 1º e 2º turno). Obrigações Militares: pelo período de tempo que tiver que cumprir com as exigências do Serviço Militar e, anualmente, para exercícios de apresentação das reservas ou cerimônia cívica do Dia do Reservista bem como no caso de alistamento 02 (dois) dias consecutivos ou não. Relógio/sistema inoperante: Problema/falha no relógio ou sistema de RH - esta ocorrência deverá ser monitorada pelo gestor, lembrando que para ser caracterizada como eventual falha do equipamento e/ou sistema não poderá afetar apenas um empregado do local de trabalho. Sem crachá - admissão: Justificativa deverá ser utilizada apenas enquanto o empregado recém admitido não receber o crachá. Sem marcação - esquecimento: Quando o funcionário, excepcionalmente, esquecer de realizar a marcação. Essa prática, se reiterada, exigirá a adoção de medidas disciplinares cabíveis, mediante o acompanhamento do gestor.

6 Sem crachá - Perda/Roubo/Esquecimento: 5 dias consecutivos para a confecção de um novo crachá ou eventual esquecimento do crachá (Essa prática, se reiterada, exigirá a adoção de medidas disciplinares cabíveis, mediante o acompanhamento do gestor). Trabalho Externo: pelo tempo de ausência do funcionário que está realizando atividades fora das dependências da empresa. Não é necessário o envio de nenhum documento físico para área de Recursos Humanos. As saídas e retornos por motivo de visitas a clientes, sempre que superiores ao período de 1 hora devem ser registradas no ponto eletrônico. Nesta situação, em caso de realização de horas extras, estas deverão ser inseridas manualmente pelo funcionário. Trabalho Voluntário: Concessão de até 4 horas mensais de trabalho voluntário para que funcionários/estagiários participem do Programa Escola Brasil, programa de voluntariado corporativo do Santander. Cabe ao funcionário/estagiário voluntário e ao seu gestor definirem os critérios para acompanhamento e utilização dessas horas. As 4 horas mensais não são cumulativas, vencendo ao final de cada mês. Acesse a Política de Voluntariado ( ). Treinamento/Curso: Período em que o funcionário estiver fora das dependências da empresa para realizar treinamento/curso destinado às suas atividades. Unidade s/ relógio de ponto: para justificar a ausência da marcação de funcionários que estão em unidade sem relógio coletor (locais com até dois funcionários elegíveis as marcações de ponto).

NORMA REGULAMENTADORA Nº 001/2016 FREQUÊNCIA AO TRABALHO

NORMA REGULAMENTADORA Nº 001/2016 FREQUÊNCIA AO TRABALHO NORMA REGULAMENTADORA Nº 001/2016 FREQUÊNCIA AO TRABALHO 1 CONCEITO Corresponde às anotações de hora de entrada, saída e dos intervalos intrajornada (computáveis e não computáveis como tempo de serviço),

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de. Trabalho. Direito do. Trabalho

Suspensão e Interrupção do Contrato de. Trabalho. Direito do. Trabalho Direito do Trabalho Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho Suspensão e Interrupção A Suspensão e interrupção do contrato de trabalho são circunstâncias criadas pela lei que sustam, paralisam,

Leia mais

Política de Controle Jornada de Trabalho Cartão de ponto

Política de Controle Jornada de Trabalho Cartão de ponto Política de Controle Jornada de Trabalho Cartão de ponto Adotada na AGRO A jornada de trabalho é de 44 (quarenta e quatro) horas semanais Na Indústria: turno ininterrupto de revezamento com jornada diária

Leia mais

DAE Departamento de Água e Esgoto Santa Bárbara d Oeste

DAE Departamento de Água e Esgoto Santa Bárbara d Oeste DAE Departamento de Água e Esgoto Santa Bárbara d Oeste Autarquia criada pela Lei Municipal nº 1.649/85, de 30 de Dezembro de 1985, tem como meta três objetivo de trabalho: missão, visão e valores. Missão:

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PONTO E BANCO DE HORAS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PONTO E BANCO DE HORAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PONTO E BANCO DE HORAS #SomosInterligados 1 2A 3Q Caro colaborador, Esta cartilha foi elaborada para esclarecer as principais questões relacionadas ao registro de frequência e

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO

NORMA DE PROCEDIMENTO 1. Todos os empregados da Empresa deverão assinalar por meio eletrônico, mecânico ou manual, o horário de início e término do período de trabalho. 2. O registro manual do ponto somente é permitido aos

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

Ponto Eletrônico Gestor

Ponto Eletrônico Gestor Ponto Eletrônico Gestor Ponto Eletrônico O Sistema de Ponto Eletrônico é uma ferramenta utilizada para controle da jornada de trabalho dos funcionários elegíveis (funcionários que precisam efetuar a marcação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2 DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Parte 2 Profª. Eliane Conde G) Licença não remunerada H) Suspensão para Curso

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MINUTA... Estabelece critérios e procedimentos registro de assiduidade e pontualidade dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade

Leia mais

PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017.

PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017. PORTARIA Nº 27 DE 08 DE MAIO DE 2017. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Federal Nº. 5.517, de 23 de outubro

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite.

OCORRÊNCIAS. Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo de 1/6 à remuneração Requerimento protocolado no 1º dia Não há limite. OCORRÊNCIAS Adicional por tempo de serviço A cada 5 anos de serviço, tem um acréscimo de 5% ao salário. - - - Sexta Parte Convocação para júri Doação de Sangue Ao completar 20 anos de serviço, tem acréscimo

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA*

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA* * O lançamento de algumas ocorrências pela CHEFIA IMEDIATA não substitui os procedimentos adotados até a presente data para afastamentos. Por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PORTARIA N 37/2017, DE 20 DE JANEIRO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PORTARIA N 37/2017, DE 20 DE JANEIRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PORTARIA N 37/2017, DE 20 DE JANEIRO DE 2017. A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCI Nº 03/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCI Nº 03/2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA SCI Nº 03/2017 Estabelece normas e procedimentos para controle da carga horária e frequência dos servidores municipais no âmbito do Município de Braço do Norte. O Sistema de Controle

Leia mais

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA

Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Ocorrências que deverão ser lançadas pela CHEFIA IMEDIATA Descrição Pode especificar horas? Ação Utilização (são de caráter meramente exemplificativos) Exige documento legal? ACOMPANHAMENTO DEPENDENTE

Leia mais

Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017

Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017 RESOLVE: Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017 EMENTA: FIXA O REAJUSTE SALARIAL DOS EMPREGADOS DO CRMV-SC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária

Leia mais

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto Atualizado em 28/04/2017 Clique sobre a pergunta para acessar a resposta. Equipamento de Registro Eletrônico de Ponto (REP) 1. Como eu registro o ponto no equipamento?... 3 2. Qual a finalidade do comprovante

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/2017

RESOLUÇÃO Nº 04/2017 Resolução nº 4/2017-CADM Página 1 de 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2017 EMENTA: Estabelece critérios e procedimentos para o registro de assiduidade e pontualidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA PRG Nº 01 DE 2017- Aprovada pela Resolução PRG Nº21, de 27 de junho de 2017 Dispõe sobre procedimentos

Leia mais

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305

NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CONCESSÃO DE LICENÇAS A EMPREGADO APROVAÇÃO: Resolução DIREX 024, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 08/02/2013 NORMA DE DE CONCESSÃO DE LICENÇAS - NOR 305 1/9 ÍNDICE

Leia mais

Gestão de Frequência. Jan/2015

Gestão de Frequência. Jan/2015 Jan/015 LEADER Índice ÍNDICE 01 CONCEITO 0 HORA EXTRA 03 INTER JORNADA (DESCANSO ENTRE JORNADAS) 04 INTRA JORNADA (PAUSA PARA REFEIÇÃO) 05 FALTAS E ATRASOS 06 ACESSO AO SISTEMA 08 LANÇAMENTO DE JUSTIFICATIVAS

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE:PR004102/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/11/2010 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR059185/2010 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.016049/2010-70 DATA DO PROTOCOLO:

Leia mais

RESOLUÇÃO CRESS 12ª REGIÃO N 10/2014

RESOLUÇÃO CRESS 12ª REGIÃO N 10/2014 RESOLUÇÃO CRESS 12ª REGIÃO N 10/2014 O Conselho Regional de Serviço Social CRESS 12ª Região, em reunião de Conselho Pleno de 11 de abril de 2014, no uso de suas atribuições previstas em Leis, Decretos

Leia mais

EFETIVIDADE. Procedimentos para afastamentos

EFETIVIDADE. Procedimentos para afastamentos EFETIVIDADE Procedimentos para afastamentos PERÍODO DE TRANSIÇÃO Período de transição para adequação à sistemática do relógio ponto. Efetividade de 15/11/2017 a 14/12/2017 (entregue em 15/12/2017). Efetividade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEI INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/ SGP.UAP

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEI INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/ SGP.UAP esclarecimentos. 20 de 41 Documento assinado eletronicamente por Fabricio da Rosa, Gerente, em 06/02/2017, às 10:57, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal FREQUÊNCIA Cód.: FRQ Nº: 54 Versão: 4 Data: 05/06/2017 DEFINIÇÃO Assiduidade e pontualidade do servidor ao Órgão ou Unidade de exercício. REQUISITOS BÁSICOS Ser assíduo e pontual ao serviço. INFORMAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE CHEFIAS PROGESP MAPA DE OCORRÊNCIAS

MANUAL DE CHEFIAS PROGESP MAPA DE OCORRÊNCIAS MAPA DE OCORRÊNCIAS 1 Definição 1.1 O mapa de ocorrências é o formulário no qual devem ser informadas todas as ocorrências em que o servidor esteve ausente em seu horário de expediente. 2 Requisitos e

Leia mais

Aquisição. Férias dos Funcionários: O que Pode e não Pode. Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série

Aquisição. Férias dos Funcionários: O que Pode e não Pode. Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série As férias dos funcionários é um dos temas mais corriqueiros do mundo do trabalho, mas também dos mais complexos. Tentaremos

Leia mais

Jornada de Trabalho das Entidades do Sistema FIEMA JORNADA DE TRABALHO ENTIDADES DO SISTEMA FIEMA - FIEMA - SESI - SENAI - IEL -

Jornada de Trabalho das Entidades do Sistema FIEMA JORNADA DE TRABALHO ENTIDADES DO SISTEMA FIEMA - FIEMA - SESI - SENAI - IEL - Jornada de Trabalho das Entidades do Sistema FIEMA DC-GP-81 Rev.: 01 21/11/2013 ELABORAÇÃO COGEP APROVAÇÃO Comissão Gestora ENTIDADE TODAS JORNADA DE TRABALHO ENTIDADES DO SISTEMA FIEMA - FIEMA - SESI

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017 ESTABELECE CONTROLES INTERNOS E PROCEDIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA 2010

CONVENÇÃO COLETIVA 2010 CONVENÇÃO COLETIVA 2010 ITEM CONVENÇÃO COLETIVA 2009 PROPOSTA DO SECURITÁRIO PARA 2010 SUGESTÃO 2010 Cláusula Segunda - Salário de Ingresso Auxiliar Escritório/Administrativo Portaria, Limpeza, Continuo,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 59, DE 2014 Altera dispositivos do art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para permitir que o empregado possa deixar de comparecer ao trabalho, por até 8 (oito)

Leia mais

4.1 - A admissão de colaborador condiciona-se a exames de seleção técnica e médica; mediante apresentação dos documentos exigidos, em prazo fixado.

4.1 - A admissão de colaborador condiciona-se a exames de seleção técnica e médica; mediante apresentação dos documentos exigidos, em prazo fixado. POLÍTICAS DE RH DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA 1. FINALIDADE: Estabelecer políticas e procedimentos de trabalho concernentes a Pequena, como parte integrante ao contrato individual de trabalho. A obrigatoriedade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 21 DE MARÇO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 21 DE MARÇO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 007, DE 21 DE MARÇO DE 2013. Revoga ad referendum a Resolução nº 003/2011 que estabelece os procedimentos para justificativa, abono de faltas e exercícios domiciliares dos estudantes regularmente

Leia mais

Revogado pela Portaria n. 663 de 30 de outubro de 2012

Revogado pela Portaria n. 663 de 30 de outubro de 2012 Revogado pela Portaria n. 663 de 30 de outubro de 2012 PORTARIA N. 283 DE 28 DE MAIO DE 2012. Dispõe sobre a utilização do sistema informatizado de controle de frequência dos servidores da Secretaria do

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR

MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR MANUAL INFORMATIVO AO COLABORADOR Contrato de Trabalho É o contrato entre empregado e empregador, onde o empregado é a pessoa física que presta serviços de natureza contínua ao empregador, pessoalmente,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL RESOLUÇÃO DPGE Nº 893 DE 29 DE AGOSTO DE 2017. REGULAMENTA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Leia mais

PORTARIA GR Nº 261 DE 18 DE OUTUBRO DE 2016

PORTARIA GR Nº 261 DE 18 DE OUTUBRO DE 2016 PORTARIA GR Nº 261 DE 18 DE OUTUBRO DE 2016 O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS (UNCISAL) em exercício da REITORIA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EXECUTIVA DE APOIO À GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PEIXE VIVO AGB PEIXE VIVO

ASSOCIAÇÃO EXECUTIVA DE APOIO À GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PEIXE VIVO AGB PEIXE VIVO PORTARIA AGB PEIXE VIVO N 003/2012 Dispõe sobre o horário de funcionamento da AGB PEIXE VIVO, jornada de trabalho, controle da frequência dos empregados, ponto eletrônico, e dá outras providências. A Diretora

Leia mais

MANUAL DO eponto PARA ESTAGIÁRIO. Ministério Público do Estado de Minas Gerais

MANUAL DO eponto PARA ESTAGIÁRIO. Ministério Público do Estado de Minas Gerais MANUAL DO eponto PARA ESTAGIÁRIO Ministério Público do Estado de Minas Gerais Sumário Introdução... 02 O eponto... 04 Marcação do ponto... 05 Acerto do ponto... 07 Justificativas... 13 Consultas... 21

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ASSUNTO JORNADA DE TRABALHO E CONTROLE DE FREQÜÊNCIA RESPONSÁVEL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO (DA) SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO TRATAMENTO EXCEPCIONAL REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES 1 Art. 1º Atendendo ao Decreto-Lei 1.044/69 de 21/10/1969 e a Lei 6.202/75, de 17/04/1975 estabelece o Regime de Exercícios Domiciliares

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RH CONTROLE DE FREQUÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO DE RH CONTROLE DE FREQUÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RH CONTROLE DE FREQUÊNCIA Todos os estabelecimentos com mais de 10 empregados, estão obrigados a adotar sistemas de controle de frequência. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP

Leia mais

FALTAS (com base na LTFP e CT)

FALTAS (com base na LTFP e CT) FALTA (com base na LTFP e CT) Tipo de Falta Comunicação da falta Duração Lim.Máx Doc.Justificativo Desc. Vencimento Desc. ub. Refeição Enquadramento Legal Casamento 15 dias consecutivos Assento de casamento

Leia mais

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem Profa. Dra. Ana Maria Laus analaus@eerp.usp.br ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... cuidado de enfermagem prestado nas 24 horas elaboração de uma escala de trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto. Pró-Reitoria de Administração Coordenadoria de Gestão de Pessoas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto. Pró-Reitoria de Administração Coordenadoria de Gestão de Pessoas MANUAL DE ORIENTAÇÃO CONTROLE DE FREQUÊNCIA SISTEMA ELETRÔNICO DE REGISTRO DE PONTO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO AOS TAEs SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PESSOAS MINHA UFOP

Leia mais

SisRH. Módulo Ocorrências Novos Procedimentos. setembro.2015 ESU Otimização SisRH

SisRH. Módulo Ocorrências Novos Procedimentos. setembro.2015 ESU Otimização SisRH SisRH Módulo Ocorrências Novos Procedimentos STDARH FMVA - 25/09/2015 e 28/09/2015 Módulo ocorrências Implantação: 01/10/2015 Comparecimento a consulta / exame médico* Convocação para Justiça Eleitoral

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. Da vigência

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. Da vigência ACORDO COLETIVO DE TRABALHO AS PARTES Da vigência CLÁUSULA 1ª As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de XX/XX/2017 a 31/01/2019. Título I Das Disposições Gerais Capítulo

Leia mais

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS

INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS INFORMATIVO O QUE O SERVIDOR MUNICIPAL DEVE CONHECER SOBRE A ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS Decreto Municipal 4.729/2015 O QUE É ATESTADO MÉDICO? Considera-se Atestado Médico aquele emitido por profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 50/2017 Institui o sistema eletrônico de controle de assiduidade e pontualidade do servidor técnicoadministrativo em educação (TAE) e do trabalhador público de outros órgãos

Leia mais

1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO.

1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO. 1 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS LEGAIS PARA AS FALTAS DO EMPREGADO AO TRABALHO. 1.1- ART. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: I até 2 (dois) dias

Leia mais

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem Profa. Dra. Ana Maria Laus analaus@eerp.usp.br ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... cuidado de enfermagem prestado nas 24 horas faz-se necessário a elaboração de uma

Leia mais

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência

FOLHA PONTO. 1.1 Validade: Mensal. 1.2 Prazo de entrega na C.A.P.: Até o dia 05 (cinco) do mês seguinte ao do mês de abrangência FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de FREQÜÊNCIA DO SERVIDOR, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 A DEFENSORA-PÚBLICA GERAL, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo artigo 18, XII, da Lei Complementar Estadual nº. 136, de 19 de maio de 2011, tendo em vista

Leia mais

REGULAMENTO PARA JUSTIFICATIVA, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIOS DOMICILIARES

REGULAMENTO PARA JUSTIFICATIVA, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIOS DOMICILIARES REGULAMENTO PARA JUSTIFICATIVA, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIOS DOMICILIARES Estabelece os procedimentos para justificativa, abono de faltas e exercícios domiciliares dos estudantes regularmente matriculados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 007, DE 24 DE ABRIL DE 2013. Revoga a Resolução nº 003, de 18 de maio de 2011 que estabelece os procedimentos para justificativa e abono de faltas e exercícios domiciliares dos estudantes

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 Suspensa, em partes, pelo protocolo nº 14.153.830-6, de 04 de julho de 2016 Alterada, em partes, pela Instrução Normativa nº 13, de 08 de dezembro de 2016 A DEFENSORA-PÚBLICA

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho.

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Enviado por zé geraldo, sex, 02/25/2011-23:14 O contrato de trabalho traduz uma relação continuativa, de trato sucessivo ou de débito continuado. As três

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DA BAHIA REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO E MBA (MASTER BUSINESS ADMINISTRATION) Salvador DEZEMBRO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas FOLHA PONTO FOLHA PONTO Abrangência: Técnicos Administrativos É de responsabilidade da Chefia imediata, o acompanhamento através da folha ponto da situação de Frequência do Servidor, sobre o que estabelece a presente

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL. Compete ao Departamento de Administração de Recursos Humanos - DAREC a elaboração e atualização dos Capítulos deste módulo.

MANUAL DE PESSOAL. Compete ao Departamento de Administração de Recursos Humanos - DAREC a elaboração e atualização dos Capítulos deste módulo. Capítulo encaminhado para avaliação do gestor, identificado no Capítulo 1 deste Módulo. Consulte-o antes de utilizar este documento. 12.07.2005 EMI: 23.10.2002 30.01.97 1ª ROCA VIG: VIG: 14.10.2002 30.01.97

Leia mais

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de Á

Rio de Janeiro, 20 de janeiro de Á Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2016. Á FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES ATT: Cenise Monteiro Comissão Nacional de Negociação da Fenattel Ref: Formalização da Proposta

Leia mais

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO DO ACORDO

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO DO ACORDO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, que entre si fazem, de um lado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES, CNPJ 33.657.248/0001-89 e suas subsidiárias, a BNDES Participações S/A BNDESPAR,

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001603/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 11/05/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR020540/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005386/2012-01 DATA DO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA P N 23, de

INSTRUÇÃO NORMATIVA P N 23, de INSTRUÇÃO NORMATIVA P N 23, de 07.12.2011. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições, e considerando o disposto nos artigos 19, 44, 73 e 74 da Lei n.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITORORÓ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITORORÓ DECRETO 020/2019 Dispõe sobre o Programa de Estágio do Município de Itororó e, dá outras providencias. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE ITORORÓ, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, e de acordo

Leia mais

NORMATIVA INTERNA DE PROCEDIMENTOS PARA JUSTIFICATIVA DE FALTAS, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIO DOMICILIAR NO IFC CAMPUS LUZERNA

NORMATIVA INTERNA DE PROCEDIMENTOS PARA JUSTIFICATIVA DE FALTAS, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIO DOMICILIAR NO IFC CAMPUS LUZERNA Campus NORMATIVA INTERNA DE PROCEDIMENTOS PARA JUSTIFICATIVA DE FALTAS, ABONO DE FALTAS E EXERCÍCIO DOMICILIAR NO IFC CAMPUS LUZERNA CAPÍTULO I FALTAS JUSTIFICADAS Art. 1º Entende-se por justificativa

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor PORTARIA Nº 270/GR/UFFS/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor PORTARIA Nº 270/GR/UFFS/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor PORTARIA Nº 270/GR/UFFS/2010 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, no uso de suas atribuições conferidas pela

Leia mais

BOLETIM DE FREQUÊNCIA

BOLETIM DE FREQUÊNCIA BOLETIM DE FREQUÊNCIA 1. Disposições Gerais: Esta instrução é destinada aos Interfaces de Gestão de Pessoal responsáveis pelo preenchimento do Boletim de Freqüência de suas respectivas unidades. O controle

Leia mais

O que estudamos aula passada

O que estudamos aula passada O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3137 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 01, de 21 de fevereiro de 2019 - Dispõe sobre a carga horária de trabalho e o controle de frequência diária dos Servidores

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS Art.

Leia mais

PORTARIA N 06, de 1º de Abril de 2016.

PORTARIA N 06, de 1º de Abril de 2016. PORTARIA N 06, de 1º de Abril de 2016. Dispõe sobre o registro do ponto, jornada de trabalho e dá outras providências. O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás CAU/GO, no uso de suas

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 19 : JORNADA DE TRABALHO, FREQUÊNCIA, LICENÇAS E AFASTAMENTOS DOS EMPREGADOS

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 19 : JORNADA DE TRABALHO, FREQUÊNCIA, LICENÇAS E AFASTAMENTOS DOS EMPREGADOS 1 MÓDULO 19 : JORNADA DE TRABALHO, FREQUÊNCIA, LICENÇAS E AFASTAMENTOS DOS EMPREGADOS CAPÍTULO 2: REGISTRAR A FREQUÊNCIA DIARIAMENTE ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso Registrar a Frequência Diariamente

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS 1) FUNDAMENTO LEGAL: Lei Complementar 1.093 de 16, publ. no DOE de 17/07/2009. Decreto nº 54.682 de 13, publ. no DOE de 14/08/2009. Instrução Normativa UCRH 2 de 21, publ. no

Leia mais

Manual SREP. Registros que podem ser realizados pelo próprio servidor

Manual SREP. Registros que podem ser realizados pelo próprio servidor Manual SREP Registros que podem ser realizados pelo próprio servidor Contém informações sobre Ausências Horas Realizadas Ocorrência de Frequência Horas de capacitação Horas a serem compensadas Compensações

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL UNIFEI Procedimento: 47R2 Título: Licença por Motivo de Pessoa Doente na Família DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Padronizar o processo e instruir os servidores quanto

Leia mais

BOLETIM DE FREQUÊNCIA

BOLETIM DE FREQUÊNCIA BOLETIM DE FREQUÊNCIA 1. Disposições Gerais: Esta instrução é destinada aos Interfaces de Gestão de Pessoal responsáveis pelo preenchimento do Boletim de Freqüência de suas respectivas unidades. O controle

Leia mais

Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e. Declarações de Comparecimento

Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e. Declarações de Comparecimento Política de Atestados Médicos, Odontológicos, Atestados Médicos de Acompanhamento e Declarações de Comparecimento 1. Objetivo: Estabelecer a política interna e procedimentos referentes à: Atestados médicos;

Leia mais

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Laboratórios de Investigação Médica

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Laboratórios de Investigação Médica Resolução LIM/01/02 Horário Fixo 1. Definição de Horário fixo: jornada diária fixa com horários para entrada e saída, pré-fixados, com folga aos sábados, domingos e feriados. 2. Registro de ponto: O servidor

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: REGISTRO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA DE SERVIDORES DA DIRAD VERIFICADO EM: 07/12/2010 POR: GILVAN FERREIRA

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD. TíTULO: REGISTRO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA DE SERVIDORES DA DIRAD VERIFICADO EM: 07/12/2010 POR: GILVAN FERREIRA PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD CÓDIGO POP.020001001/001 TíTULO: REGISTRO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA DE SERVIDORES DA DIRAD ELABORADO EM: 07/12/2010 RESP.PELA UF: DEISE NEL PARADA DA SILVEIRA

Leia mais

NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO

NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO Finalidade 1. Da Finalidade 2. Da Admissão 3. Da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) 4. Dos Aspectos Éticos das Contratações 5. Da Duração do Trabalho 6. Da Prorrogação

Leia mais

Política de RH. 1. Finalidade: 2. Diretrizes de Gestão de Pessoas:

Política de RH. 1. Finalidade: 2. Diretrizes de Gestão de Pessoas: Política de RH 1. Finalidade: Disponibilizar princípios básicos de gestão de pessoas que devem orientar o quadro de funcionários, colaboradores e a área de Recursos Humanos no desempenho de suas funções.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

Da abrangência. Alteração proposta: de... abrangência territorial em SP para todos os locais onde a USP mantiver atividades.

Da abrangência. Alteração proposta: de... abrangência territorial em SP para todos os locais onde a USP mantiver atividades. Propostas de adendo ou supressão do texto atual Da abrangência CLÁUSULA 2ª O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) Trabalhadores

Leia mais

SEMINÁRIO RH 2014 MÓDULO I: PONTO E FREQUÊNCIA CRH GTPDRH Regionais

SEMINÁRIO RH 2014 MÓDULO I: PONTO E FREQUÊNCIA CRH GTPDRH Regionais SEMINÁRIO RH 2014 MÓDULO I: PONTO E FREQUÊNCIA OBJETIVO Exposição de temas específicos, fomentando debates relacionados, a fim de promover o desenvolvimento das competências necessárias e a ciência das

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS DURAÇÃO E HORÁRIO

JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS DURAÇÃO E HORÁRIO Instrumento Coletivo ainda não transmitido, passível de alteração. ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR031184/2018 SIND TRAB EMPRESA TELECOOPERAD MESAS TELEF EST CEARA, CNPJ

Leia mais

CURSO DE FÉRIAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL 20H. Baltasar Noronha Lucas CRA/SC

CURSO DE FÉRIAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL 20H. Baltasar Noronha Lucas CRA/SC CURSO DE FÉRIAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL 20H Baltasar Noronha Lucas CRA/SC 6-01495 -2009 OBJETIVO Capacitar os participantes para atuar como auxiliar e assistente de DP, através de conteúdos de registros

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho*

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho* 55 Capítulo 3 Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho* 3.1 APRESENTAÇÃO Suponhamos o caso de uma pessoa que se afasta do emprego por motivo de doença. Seu contrato de trabalho continua em vigor,

Leia mais

REGULAMENTO QUE DISCIPLINA CONTROLE ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA NO ÂMBITO DO IF SERTÃO-PE

REGULAMENTO QUE DISCIPLINA CONTROLE ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA NO ÂMBITO DO IF SERTÃO-PE REGULAMENTO QUE DISCIPLINA CONTROLE ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA NO ÂMBITO DO IF SERTÃO-PE Institui a política de uso do ponto eletrônico e o controle da jornada de trabalho diário dos servidores do Instituto

Leia mais

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RN000024/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 27/01/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR002432/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46217.000393/2015 10 DATA DO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná ORDEM DE SERVIÇO N º 3, DE 28 DE SETEMBRO DE 2006. O REITOR DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, usando das atribuições que lhe

Leia mais