Modelos Estocásticos para a Previsão Mensal da Insolação no Município de Natal RN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelos Estocásticos para a Previsão Mensal da Insolação no Município de Natal RN"

Transcrição

1 Modelos Estocásticos para a Previsão Mensal da Insolação no Município de Natal RN Joacineide A. do Nascimento 1, Maria Helena C. Spyrides 2, Micheline S. S. Coelho-Zanotti 3, Fabrício D. dos Santos Silva 4, Paulo S. Lucio 2, 1 Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2 Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN; 3 Laboratório de Poluição Atmosférica e Experimental da Faculdade de Medicina da USP; 4 Instituto Nacional de Meteorologia INMET. RESUMO O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo da aplicação de modelos de séries temporais na análise da insolação para o município de Natal-RN, utilizando-se a descrição, o ajuste de modelo e a previsão da série. Foram utilizados dados de insolação média mensal expressa em hora abrangendo o período de janeiro de 1990 a dezembro de 2008, totalizando 228 observações. Utilizou-se análise de séries temporais aplicando o método de Box-Jenkins e Holt-Winters para realização de previsões. Constatou-se a presença da componente sazonal e o modelo que melhor descreveu o comportamento desse atributo foi o SARIMA (1, 0, 1) x (0, 1, 1) 12. Observando-se a série ao longo do tempo, percebe-se que o mês de menor insolação é o mês de Junho com mínima de 4,90 e máxima de 8,50 (h/dia) e o de maior insolação é o mês de outubro com mínima de 7,96 e máxima de 9,74. Palavras-Chaves: Séries temporais, ajustamento sazonal, Box-Jenkins, Holt-Winters. ABSTRACT Stochastic Models for Monthly Insolation Forecast in Natal -RN The aim of this work is to study the application of time series models, analyzing the behavior of insolation for the city of Natal-RN, comparing models adjusted and making forecast series. Data of the monthly average insolation expressed in hours covering the period from January 1990 to December 2008, totaling 228 monthly observations. We used time series analysis using Box-Jenkins and Holt-Winters methods for making forecasts. There was evidence of the presence of the seasonal component and the model that best described the behavior of this attribute was SARIMA (1, 0, 1) x (0, 1, 1) 12. Looking at the series over time, it is noticed that the month of lowest insolation is June varying from a minimum of 4.90 to a maximum of 8.50 (h/day) and the most higher level of insolation is October recording a minimum of 7.96 and a maximum of Key-Words: Time series, seasonal adjustment, Box-Jenkins, Holt-Winters. 1. INTRODUÇÃO O estudo do comportamento das variáveis climáticas tem recebido especial atenção dos pesquisadores devido às previsões de alterações no clima do planeta. O estudo da insolação é de extrema importância no Brasil, pois auxiliam no desenvolvimento de pesquisas na área da

2 saúde com relação às doenças de pele, considerando que no Brasil a neoplasia de maior incidência é o câncer de pele. Desta forma, as previsões auxiliarão nas políticas de saúde pública de prevenção às doenças causadas pelo sol de forma a alertar a população, por meio de campanhas educativas, sobre as precauções quanto à exposição ao sol. O objetivo deste trabalho é realizar previsões de insolação para o município de Natal para o ano de 2009, com base nas informações da série histórica de 1990 a 2008, utilizando-se os métodos de Box- Jenkins e Holt-Winters, verificando o comportamento da série histórica de insolação destacando os períodos de maiores e menores índices; 2. MÉTODOS Os dados avaliados fazem parte do Banco de Dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Natal-RN, período de janeiro de 1990 a dezembro de Os dados fornecidos eram diários e foram transformados em médias mensais totalizando 228 observações. Uma série temporal é definida como sendo um conjunto de observações de uma determinada variável avaliada ao longo do tempo (MORETTIN ; TOLOI, 2004) e modelos de previsão podem ser ajustados às séries quando estas são decompostas em componentes explicáveis (tendência, sazonalidade, ciclicidade) e na componente aleatória. Utilizou-se para a modelagem da série de insolação dois métodos para realização de previsões: Box-Jenkins SARIMA (p, d, q) x (P, D, Q)S e Holt -Winters. O método de Holt- Winters é um método que também utiliza a média móvel, porém transformada de simples em exponencial, visando representar melhorar a tendência e a sazonalidade dos dados, o que geralmente produz previsões muito mais acuradas do que as realizadas através de médias móveis simples como é o caso da decomposição clássica, e por isso é conceituado e conhecido como um método de suavização exponencial (SOUZA et al 2003, p. 5). O método de Holt-Winters é um dos mais utilizados para a previsão de curto prazo, devido à sua simplicidade, baixo custo de operação, boa precisão e capacidade de ajustamento automático e rápido a mudanças na série (SOUTO et al., 2006). O modelo desenvolvido por Holt e Winters para descrever as técnicas de previsão para séries temporais, isola na série até quatro fatores: nível, tendência linear, fator sazonal e um elemento residual não previsível, às vezes chamado erro aleatório. Na estimação desses fatores, usa-se o método de ajustamento exponencial, também chamado suavização exponencial. As previsões foram desenvolvidas no programa R.(SHUMWAY, Robert H; STOFFER, David S, 2006).

3 3. RESULTADOS Na análise de séries temporais a representação gráfica dos dados seqüencialmente ao longo do tempo deve ser o primeiro passo, pois através dessa análise pode-se verificar o comportamento da série com relação a padrões de comportamento importantes: tendências de crescimento (ou decres cimento), padrões cíclicos, alterações estruturais, observações aberrantes, etc. são muitas vezes facilmente identificados. Na Figura 1, observa-se que, em média, o ano de menor insolação foi o ano de 1992 (7,38 h\dia) e os de maiores insolação foram 1993 (8,69 h\dia) e 1997 (8,72 h\dia). Ao longo do período estudado, verificou-se menor índice de insolação no mês de Junho, 6,62 h/dia em média, com mínima de 4,90 e máxima de 8,50 (h/dia) e maior índice no mês de outubro, 9,49 h/dia em média, com mínima de 7,96 e máxima de 9,74 (h/dia). Os meses de agosto e setembro apresentaram menor variação de insolação para o município de Natal e os meses de janeiro e novembro a maior variação. Figura 1 - Boxplot para insolação média anual e mensal em Natal/RN ( ). A insolação em Natal revelou um comportamento cíclico com periodicidade de 12 meses. A partir do mês de março a insolação começa a declinar com a maior baixa no mês de junho, aumentando novamente a partir de julho até dezembro. Houve valores atípicos de insolação média mensal registrados em alguns anos: valores com registros médios abaixo do esperado no mês de janeiro para os anos de 1992, 2002 e 2004 e superior para Já no mês de maio, houve um ponto atípico superior para o ano de 2001, também houve valores atípicos abaixo do esperado para o mês de outubro de 1991, novembro de 1992 e dezembro de 1999.

4 Figura 2 - Série das previsões de insolação pelo método de Box-Jenkins para o período de janeiro a dezembro de 2009, Natal/RN ( ). Figura 3 - Série das previsões de insolação pelo método multiplicativo de Holt-Winters para janeiro a dezembro de 2009, Natal/RN ( ). Figura 4 - Série das previsões de insolação pelo método aditivo de Holt-Winters para janeiro a dezembro de 2009, Natal/RN ( ).

5 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS As previsões de insolação foram feitas pelos métodos Box-Jenkins e Holt-Winters (multiplicativo e aditivo). Para o método de Box-Jenkins optou-se pelo modelo SARIMA (1, 0, 1) x (0, 1, 1) 12 por apresentar menor critério de informação. Visualizando os comparativos das Figuras 2, 3 e 4, conclui-se que o método de Holt-Winters multiplicativo apresenta intervalos de confiança mais estreitos, comparando-se aos métodos Holt-Winters aditivo e Box-Jenkins. O método Holt-Winters multiplicativo apresentou melhor precisão em suas previsões, no entanto, como é um método cujas variâncias não são constantes, forneceu previsões de curto prazo. Neste caso, o mais indicado seria o uso do modelo aditivo de Holt- Winters para a realização das previsões. Comparando-se os dois métodos abordados neste trabalho, Holt-Winters e Box-Jenkins, o mais indicado para fazer previsões da insolação em Natal é o método de Box-Jenkins, pois forneceu o menor erro quadrático médio. Os resultados apresentados neste trabalho poderão desencadear estudos futuros sobre insolação para o município de Natal, tendo em vista que este município é conhecido como a Cidade do Sol, recebendo muitos turistas durante o ano inteiro que querem desfrutar das belíssimas praias que aqui existe. O estudo do comportamento da insolação pode contribuir para a saúde pública, possibilitando uma melhor orientação para a prevenção de doenças de pele ou relacionadas com a exposição ao sol. Além de informação para doenças, este estudo poderá ajudar na área de energia, informando a disponibilidade solar local, neste momento em que a matriz energética do país deve ser modernizada. AGRADECIMENTOS Paulo Sérgio Lucio é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2) do CNPq (Proc /2007-7). Os dados das estações climatológicas do NEB foram gentilmente cedidos pelo INMET. REFERÊNCIAS MORETTIN, Pedro A; TOLOI, Clélia M C. Análise de séries temporais. São Paulo: Edigard Bluche, p. R Development Core Team (2008). R: A language and envir onment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN , URL SHUMWAY, Robert H; STOFFER, David S. Time serie analises and Its Applications with R Examples. 2. ed. New York: Springer, SOUTO, Daisi Pereira; BALDEÓN, Roberto Amaro; RUSSO, Suzana Leitão. Estudo dos modelos exponenciais na previsão. Disponível em: < Acesso em: 10 jun SOUZA, Francisca Mendonça. Modelos Box & Jenkins aplicados a previsão de demanda de leitos hospitalares: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO. Disponível em: <w3.ufsm.br/adriano/mon/fm.pdf>. Acesso em: 18 jul

Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real

Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real Análise de previsão da inflação no período pós-plano Real Marina Rodrigues Maestre 1 Jayane Pereira de Oliveira 2 Raquel Castellucci Caruso Sachs 3 Vitor Augusto Ozaki 4 1 Introdução Durante a década de

Leia mais

Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais

Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais Análise do volume útil do reservatório de Furnas via modelos de séries temporais Cristina Henriques Nogueira 1 3 Thelma Sáfadi 2 1 Introdução A energia elétrica é, sem dúvida, um recurso indispensável

Leia mais

Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013

Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013 Modelagem de séries temporais de demanda de energia elétrica da Universidade Federal de Lavras, correspondentes ao período de 1995 a 2013 Jair Rocha do Prado 1 Thelma Sáfadi 2 Joaquim Paulo da Silva 3

Leia mais

Ajuste de modelos de séries temporais para pressão atmosférica de Uberlândia

Ajuste de modelos de séries temporais para pressão atmosférica de Uberlândia Ajuste de modelos de séries temporais para pressão atmosférica de Uberlândia Valiana Alves Teodoro Mirian Fernandes Carvalho Araújo Lúcio Borges de Araújo Introdução Na comercialização de produtos originados

Leia mais

Análise do consumo de energia elétrica da cidade de Uberlândia MG, utilizando modelos de séries temporais

Análise do consumo de energia elétrica da cidade de Uberlândia MG, utilizando modelos de séries temporais Análise do consumo de energia elétrica da cidade de Uberlândia MG, utilizando modelos de séries temporais Guilherme Alvarenga Laia 1 Maria Imaculada de Sousa Silva 2 Nádia Giaretta Biase 3 1 Introdução

Leia mais

PREVISÃO SAZONAL DA PRECIPITAÇÃO VIA MODELOS ESTOCÁSTICOS

PREVISÃO SAZONAL DA PRECIPITAÇÃO VIA MODELOS ESTOCÁSTICOS PREVISÃO SAZONAL DA PRECIPITAÇÃO VIA MODELOS ESTOCÁSTICOS Alessandro Renê Souza do Espírito Santo (1); Cássia Monalisa dos Santos Silva (1) (1) Pós-Graduação em Ciências Climáticas, UFRN, Natal, RN. alessandro_rene@yahoo.com.br

Leia mais

Análise da série temporal do desemprego em regiões metropolitanas do Brasil

Análise da série temporal do desemprego em regiões metropolitanas do Brasil Análise da série temporal do desemprego em regiões metropolitanas do Brasil Érica Fernanda da Cruz 1 3 Tamara Aparecida Nogueira dos Anjos 2 Thelma Sáfadi 2 1 Introdução O desemprego no Brasil é uma constante

Leia mais

s:

s: Impacto de variáveis climáticas sobre a notificação de casos de dengue: modelo de efeitos mistos Marisa Jaciara Rocha Cardoso 1, Paulo Sérgio Lucio 2, Lara de Melo Barbosa2, Maria Helena Constantino Spyrides

Leia mais

Uso de séries temporais na análise da temperatura média mensal da cidade de Mossoró, RN

Uso de séries temporais na análise da temperatura média mensal da cidade de Mossoró, RN Uso de séries temporais na análise da temperatura média mensal da cidade de Mossoró, RN Ben Dêivide de Oliveira Batista 1 2 Tales Jesus Fernandes 2 Thelma Sáfadi 2 Wesley de Oliveira Santos 3 1 Introdução

Leia mais

AJUSTE DE UM MODELO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA DO AR PARA LAVRAS/MG EM 2011

AJUSTE DE UM MODELO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA DO AR PARA LAVRAS/MG EM 2011 AJUSTE DE UM MODELO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA DO AR PARA LAVRAS/MG EM 2011 LUIZ G. CARVALHO 1, CAMILA C. ALVARENGA 2 DANIELA C. RODRIGUES 3 1 Eng. Agrícola, Prof. Adjunto,

Leia mais

Análise de Séries Temporais

Análise de Séries Temporais Análise de Séries Temporais Análise de Séries Temporais Definições Uma série temporal é qualquer conjunto de observações ordenadas no tempo. Por exemplo: Valores diários de poluição na cidade de São Paulo;

Leia mais

Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES

Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES Probabilidade de Ocorrência de Dias Chuvosos e Precipitação Mensal e Anual para o Município de Domingos Martins-ES Gizella Carneiro Igreja 1,5, José Geraldo Ferreira da Silva 2,6, Eduardo Morgan Uliana

Leia mais

A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004).

A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004). 3 Séries temporais A análise de séries temporais é uma área da estatística dedicada ao estudo de dados orientados no tempo (MONTGOMERY, 2004). 3.1. Princípios fundamentais Conforme Box et al. (1994), uma

Leia mais

Análise e previsão das taxas da população ocupada em Fortaleza, Ceará, de setembro de 1991 a dezembro de 2008

Análise e previsão das taxas da população ocupada em Fortaleza, Ceará, de setembro de 1991 a dezembro de 2008 Análise e previsão das taxas da população ocupada em Fortaleza, Ceará, de setembro de 1991 a dezembro de 2008 Daniela Bandeira, Paulo Germano, Filipe Formiga e Jeremias Leão Universidade Federal do Piauí

Leia mais

Utilização do modelo Holt-Winters para previsão das vendas de leite em um laticínio no oeste paranaense

Utilização do modelo Holt-Winters para previsão das vendas de leite em um laticínio no oeste paranaense Utilização do modelo Holt-Winters para previsão das vendas de leitm um laticínio no oeste paranaense Anariele Maria Minosso 1 Silvana Lígia Vincenzi Bortolotti 2 Katiane de Oliveira 3 1 Introdução A cadeia

Leia mais

QUALIDADE DO AR UTILIZAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DO MATERIAL PARTICULADO (MP 10 ) NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP)

QUALIDADE DO AR UTILIZAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DO MATERIAL PARTICULADO (MP 10 ) NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP) QUALIDADE DO AR UTILIZAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DO MATERIAL PARTICULADO (MP 10 ) NA CIDADE DE PAULÍNIA (SP) Nathália Morgana Rissi rissi.nathalia@gmail.com Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

Aplicação da metodologia Box & Jenkins para previsão de vendas de emulsificante

Aplicação da metodologia Box & Jenkins para previsão de vendas de emulsificante Aplicação da metodologia Box & Jenkins para previsão de vendas de emulsificante Eduardo Campana Barbosa1 Carlos Henrique Osório Silva2 Resumo: Utilizou-se a metodologia Box & Jenkins para previsão da demanda

Leia mais

TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS.

TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS. TEORIA DE VALORES EXTREMOS APLICADA NA ANÁLISE DE TEMPERATURA MÁXIMA EM URUGUAIANA, RS. 1. INTRODUÇÃO Nosso planeta seguiu uma evolução desde sua origem, passando por transformações significativas em sua

Leia mais

Aplicação da Metodologia Box & Jenkins a dados de produção de leite cru do estado do Paraná (PR)

Aplicação da Metodologia Box & Jenkins a dados de produção de leite cru do estado do Paraná (PR) Aplicação da Metodologia Box & Jenkins a dados de produção de leite cru do estado do Paraná (PR) Eduardo Campana Barbosa 12 Carlos Henrique Osório Silva 3 Rômulo César Ricardo Gonçalves Tavares 4 Tiago

Leia mais

Utilizando a função auto.arima em modelos de séries temporais

Utilizando a função auto.arima em modelos de séries temporais Utilizando a função auto.arima em modelos de séries temporais Erasnilson Vieira Camilo 1 2 Marina Rodrigues Maestre 1 Rick Anderson Freire Mangueira 1 Elias Silva de Medeiros 1 Cristian Villegas 1 1 Introdução

Leia mais

Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais

Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais Avaliação da produção de cana-de-açúcar no Brasil através do estudo de séries temporais 1 Introdução Micherlania da Silva Nascimento 1 Leila Maria Ferreira 2 Tatiane Carvalho Alvarenga 3 4 O Brasil é o

Leia mais

Aplicação de modelos de previsão estocástica para séries mensais de vazões médias na região hidrográfica do Paraná

Aplicação de modelos de previsão estocástica para séries mensais de vazões médias na região hidrográfica do Paraná Aplicação de modelos de previsão estocástica para séries mensais de vazões médias na região hidrográfica do Paraná Edmundo W. M. Lucas 1 ; Fabrício D. S. Silva 1 ; Gabriel F. Sarmanho 1,3 e Andrea M. Ramos

Leia mais

Análise da série do custo da cesta básica de Belo Horizonte, MG.

Análise da série do custo da cesta básica de Belo Horizonte, MG. Análise da série do custo da cesta básica de Belo Horizonte, MG. Tamara Aparecida Nogueira dos Anjos 12 Érica Fernanda da Cruz 3 Thelma Sáfadi 3 1 Introdução Em nosso dia-a-dia é comum fenômenos que evoluem

Leia mais

Análise do custo médio por metro quadrado da construção civil no estado de Minas Gerais usando modelos de séries temporais

Análise do custo médio por metro quadrado da construção civil no estado de Minas Gerais usando modelos de séries temporais Análise do custo médio por metro quadrado da construção civil no estado de Minas Gerais usando modelos de séries temporais 1 Introdução Charles Shalimar Felippe da Silva 1 Ricardo Vitor Ribeiro dos Santos

Leia mais

MODELO ESTOCÁSTICO DE PREVISÃO E ANÁLISE DE TENDENCIA DA PRECIPITAÇÃO NA MICRORREGIÃO DO BAIXO JAGUARIBE-CE

MODELO ESTOCÁSTICO DE PREVISÃO E ANÁLISE DE TENDENCIA DA PRECIPITAÇÃO NA MICRORREGIÃO DO BAIXO JAGUARIBE-CE MODELO ESTOCÁSTICO DE PREVISÃO E ANÁLISE DE TENDENCIA DA PRECIPITAÇÃO NA MICRORREGIÃO DO BAIXO JAGUARIBE-CE Alanderson Firmino de Lucas (1); Moniki Dara de Melo Ferreira (1); Ilana Carla Alexandrino da

Leia mais

Análise de Séries Temporais

Análise de Séries Temporais Análise de Séries Temporais Definições Uma série temporal é qualquer conjunto de observações ordenadas no tempo. Por exemplo: Valores diários de poluição na cidade de São Paulo; Valores mansais de temperatura

Leia mais

Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GVE): Um estudo aplicado a valores de temperatura mínima da Cidade de Viçosa-MG

Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GVE): Um estudo aplicado a valores de temperatura mínima da Cidade de Viçosa-MG Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GVE): Um estudo aplicado a valores de temperatura mínima da Cidade de Viçosa-MG Eduardo Campana Barbosa 12 Carlos Henrique Osório Silva 3 Rômulo César Ricardo

Leia mais

Month series statistical modelling of aeronautical accidents: an automated algorithm to select forecast models for short-term events

Month series statistical modelling of aeronautical accidents: an automated algorithm to select forecast models for short-term events Modelagem estatística da série mensal de acidentes aéreos: um algoritmo automatizado para a seleção de modelos de previsão do número de ocorrências em curto prazo Démerson André Polli 1,3, Nara Núbia Vieira

Leia mais

Modelagem do preço da soja utilizando a metodologia de análise de séries temporais 1

Modelagem do preço da soja utilizando a metodologia de análise de séries temporais 1 Modelagem do preço da soja utilizando a metodologia de análise de séries temporais 1 Jair Wyzykowski 2 Maíra Rodrigues Villamagna 3 Thelma Sáfadi 4 Augusto Ramalho de Morais 5 1 Introdução Uma série é

Leia mais

EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)

EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) EFEITOS DE FRENTES FRIAS NO COMPORTAMENTO CLIMÁTICO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) ANDERSON DA SILVA. SIMÕES 1, WESLEY SOUZA CAMPOS CORREA 2, EBERVAL MARCHIORO 3. 1 Graduando de Geografia, Universidade Federal

Leia mais

Jorge Caiado CEMAPRE/ISEG, Universidade Técnica de Lisboa Web:

Jorge Caiado CEMAPRE/ISEG, Universidade Técnica de Lisboa   Web: CEMAPRE/ISEG, Universidade Técnica de Lisboa Email: jcaiado@iseg.utl.pt Web: http://pascal.iseg.utl.pt/~jcaiado/ 1 Uma série temporal (time series) consiste num conjunto de observações de uma variável,

Leia mais

Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação

Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação Sensibilidade do método de adaptabilidade e estabilidade de Lin & Binns: um estudo via simulação Rafael Lédo Rocha de Oliveira DET, UFV 1 Anderson Rodrigo da Silva DET, UFV Cosme Damião Cruz DBG, UFV Paulo

Leia mais

RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES. São Paulo, 10 de janeiro de 2013

RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES. São Paulo, 10 de janeiro de 2013 XLII PROGRAMA DE VERÃO Uma Introdução à Análise Exploratória de Dados e Métodos Estatísticos RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - USP São Paulo, 10 de janeiro de

Leia mais

RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES. São Paulo, 13 de janeiro de 2014

RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES. São Paulo, 13 de janeiro de 2014 XLIII PROGRAMA DE VERÃO Uma Introdução à Análise Exploratória de Dados e Métodos Estatísticos RECURSOS GRÁFICOS TIAGO M. MAGALHÃES INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - USP São Paulo, 13 de janeiro de

Leia mais

CADERNOS DO IME Série Estatística

CADERNOS DO IME Série Estatística CADERNOS DO IME Série Estatística USO DOS MODELOS PREVIVAZM E PREVIVAZ PARA PREVISÃO DE AFLUÊNCIAS MENSAIS AOS APROVEITAMENTOS HIDROELÉTRICOS TUCURUÍ E CURUÁ-UNA Maria Teresa Chico Rivera Quintão ELETRONORTE

Leia mais

Previsão de Séries Temporais utilizando Métodos Estatísticos

Previsão de Séries Temporais utilizando Métodos Estatísticos Previsão de Séries Temporais utilizando Métodos Estatísticos Elisângela Lopes de Faria (a) Marcelo Portes Albuquerque (a) Jorge Luis González Alfonso (b) Márcio Portes Albuquerque (a) José Thadeu Pinto

Leia mais

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE Adriana de Souza COSTA 1, Glaucia Amorim FARIA 2, Ana Patricia Bastos PEIXOTO 1 1 Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB,

Leia mais

Análise de dados em Geociências

Análise de dados em Geociências Análise de dados em Geociências Decomposição de séries temporais Susana Barbosa Mestrado em Ciências Geofísicas 2014-2015 Resumo Motivação Métodos de decomposição de séries temporais Decomposição clássica

Leia mais

MODELOS LINEARES DINÂMICOS APLICADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DE CAPTAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL POR POUPANÇA

MODELOS LINEARES DINÂMICOS APLICADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DE CAPTAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL POR POUPANÇA MODELOS LINEARES DINÂMICOS APLICADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DE CAPTAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL POR POUPANÇA Lucas Lopes dos Santos Haine Brasília - DF 2014 Lucas Lopes dos Santos Haine MODELOS LINEARES

Leia mais

Gheisa Roberta Telles Esteves. Modelos de Previsão de Carga de Curto Prazo. Dissertação de Mestrado

Gheisa Roberta Telles Esteves. Modelos de Previsão de Carga de Curto Prazo. Dissertação de Mestrado Gheisa Roberta Telles Esteves Modelos de Previsão de Carga de Curto Prazo Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação

Leia mais

Combinação Geométrica de Métodos Preditivos; Aplicação à Previsão de Consumo Residencial Mensal de Energia Elétrica

Combinação Geométrica de Métodos Preditivos; Aplicação à Previsão de Consumo Residencial Mensal de Energia Elétrica Luiz Albino Teixeira Júnior Combinação Geométrica de Métodos Preditivos; Aplicação à Previsão de Consumo Residencial Mensal de Energia Elétrica Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito

Leia mais

Previsão da produção de energia hidrelétrica no Brasil via séries temporais.

Previsão da produção de energia hidrelétrica no Brasil via séries temporais. Previsão da produção de energia hidrelétrica no Brasil via séries temporais. Sílvio de Castro Silveira. Introdução Joel Augusto Muniz Thelma Sáfadi Tadeu Vilela de Souza Recentemente ascendeu-se a discussão

Leia mais

Previsão da inflação do indicador IGP-M através de um modelo ARIMA

Previsão da inflação do indicador IGP-M através de um modelo ARIMA Previsão da inflação do indicador IGP-M através de um modelo ARIMA Mauricio Mattos Junho de 2014 Resumo Esse trabalho visa identificar um modelo ARIMA que seja efetivo na descrição e predição dos valores

Leia mais

MODELAGEM DE SÉRIES TEMPORAIS FOCADA NA PRECIFICAÇÃO DE DERIVATIVOS CLIMÁTICOS

MODELAGEM DE SÉRIES TEMPORAIS FOCADA NA PRECIFICAÇÃO DE DERIVATIVOS CLIMÁTICOS Bruno Dore Rodrigues MODELAGEM DE SÉRIES TEMPORAIS FOCADA NA PRECIFICAÇÃO DE DERIVATIVOS CLIMÁTICOS Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Departamento de Engenharia Elétrica da PUC/RJ como

Leia mais

ANÁLISES E PREVISÕES DE VAZÕES DO RIO GRANDE UTILIZANDO MODELOS DE BOX & JENKINS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

ANÁLISES E PREVISÕES DE VAZÕES DO RIO GRANDE UTILIZANDO MODELOS DE BOX & JENKINS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS ANÁLISES E PREVISÕES DE VAZÕES DO RIO GRANDE UTILIZANDO MODELOS DE BOX & JENKINS E REDES NEURAIS ARTIFICIAIS André L. F. Batista 1 1 Departamento de Informática Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Análise e Previsão de Séries Temporais Aula 2: Introdução às séries temporais. Eraylson Galdino

Análise e Previsão de Séries Temporais Aula 2: Introdução às séries temporais. Eraylson Galdino Análise e Previsão de Séries Temporais Aula 2: Introdução às séries temporais egs@cin.ufpe.br Análise e Previsão de Séries Temporais Aula 1 Agenda Resumo da Aula anterior; Estimação e eliminação dos componentes

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR DURANTE 1977 A 2012 Eridiany Ferreira da Silva 1, Rosiberto Salustiano da Silva Júnior 2, Maurílio Neemias dos Santos

Leia mais

Modelação de séries temporais não estacionárias

Modelação de séries temporais não estacionárias Modelação de séries temporais não estacionárias Susana Barbosa Mestrado em Ciências Geofísicas 2013-2014 Motivação - exemplo I Motivação - exemplo I Motivação - exemplo II Motivação - exemplo II Decomposição

Leia mais

Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do

Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do Aplicação dos modelos lineares generalizados na análise do número de ácaros Ana Paula Coelho Madeira Silva 12 Fabrício Oliveira Fernandes 12 Marcos Antonio Matiello Fadini 12 1 Introdução O estudo das

Leia mais

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ÁGUA NA GRANDE GOIÂNIA UTILIZANDO O MÉTODO ESTATÍSTICO DE PREVISÃO DE HOLT-WINTERS

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ÁGUA NA GRANDE GOIÂNIA UTILIZANDO O MÉTODO ESTATÍSTICO DE PREVISÃO DE HOLT-WINTERS 1272 ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ÁGUA NA GRANDE GOIÂNIA UTILIZANDO O MÉTODO ESTATÍSTICO DE PREVISÃO DE HOLT-WINTERS Victor Freitas de Azeredo Barros 1, José Elmo de Menezes² 1 Instituto

Leia mais

Modelo híbrido de previsão de séries temporais para possíveis aplicações no setor de geração eólica

Modelo híbrido de previsão de séries temporais para possíveis aplicações no setor de geração eólica Artigo Original Ciência e Natura, Santa Maria v.40, Edição Especial: X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia 2018, p. 01 06 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM ISSN impressa: 0100-8307

Leia mais

Avaliação de modelos de densidade de probabilidade em séries de dados meteorológicos

Avaliação de modelos de densidade de probabilidade em séries de dados meteorológicos Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... 21 Avaliação de modelos de densidade de probabilidade em séries de dados meteorológicos Luana Osaka Ohashi¹ José Eduardo Boffino de Almeida

Leia mais

MODELO APLICADO À PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA DO CAMPUS I DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG).

MODELO APLICADO À PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA DO CAMPUS I DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG). MODELO APLICADO À PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA DO CAMPUS I DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Introdução TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG). Luciane Teixeira Passos Giarola Fátima Oliveira Takenaka

Leia mais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais João Eduardo da Silva Pereira (UFSM) jesp@smail.ufsm.br Tânia Maria Frighetto (UFSM) jesp@smail.ufsm.br

Leia mais

Revista ISSN

Revista ISSN 72 OPERADORES DO COMÉRCIO: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DE MODELOS UNIVARIADOS À PREVISÃO DE ADMISSÕES. Jeronymo Marcondes Pinto 1 Vinicius Gomes Lobo 2 Viviani Renata Anzer Greer 3 RESUMO: O objetivo do presente

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, M.; SOUZA, R.C. Regressão Dinâmica. Núcleo de Estatística Computacional. PUC-Rio, 1995. BARROS, M. Processos Estocásticos. Rio de Janeiro. Papel Virtual, 2004. BROCKWELL,

Leia mais

Séries Temporais by Estevam Martins

Séries Temporais by Estevam Martins Séries Temporais by Estevam Martins stvm@uol.com.br "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" Albert Einstein Introdução Série Temporal é um conjunto de observações sobre uma

Leia mais

Capítulo 1. ˆ Observações correlacionadas são mais difíceis de analisar e requerem técnicas

Capítulo 1. ˆ Observações correlacionadas são mais difíceis de analisar e requerem técnicas Capítulo 1 Introdução Uma série temporal é uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. A característica mais importante deste tipo de dados é que as observações vizinhas são dependentes

Leia mais

ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS DO ESTADO DO PIAUÍ UTILIZANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PARETO GENERALIZADA (GPD)

ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS DO ESTADO DO PIAUÍ UTILIZANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PARETO GENERALIZADA (GPD) ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS DO ESTADO DO PIAUÍ UTILIZANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PARETO GENERALIZADA (GPD) Stênio R. Lima (bolsista do ICV-UFPI), Fernando F. Nascimento (orientador, Dept. de Estatística - UFPI)

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DE BOVINOS ABATIDOS NO MATO GROSSO DO SUL

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DE BOVINOS ABATIDOS NO MATO GROSSO DO SUL Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS

Leia mais

Hegláucio Barros - ICICT/FIOCRUZ. Vitória - ES, 02 de junho de 2014

Hegláucio Barros - ICICT/FIOCRUZ. Vitória - ES, 02 de junho de 2014 Exploração e Interpretação de séries Temporais e Bancos de Dados Noções Introdutórias para análises Da Matriz OIAPSS Diego Ricardo Xavier ICICT/FIOCRUZ Vitória - ES, 02 de junho de 2014 Hegláucio Barros

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 INFLUÊNCIA DA LA NIÑA NAS TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS MENSAIS PARA VIÇOSA-MG

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 INFLUÊNCIA DA LA NIÑA NAS TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS MENSAIS PARA VIÇOSA-MG INFLUÊNCIA DA LA NIÑA NAS TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS MENSAIS PARA VIÇOSA-MG Rosandro Boligon Minuzzi Universidade Federal de Viçosa Dep. de Engenharia Agrícola Av. P.H. Rolfs, s/n Campus Universitário

Leia mais

Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem

Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem Influencia de Distribuições a priori na Analise Bayesiana em dados de contagem Olinda Fátima dos Santos 1 Carla Regina Guimarães Brighenti 1 1-Introdução A utilização de informação a priori em inferência

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MODELO AUTOREGRESSIVO PARA ANÁLISE DE VARIEDADES DE TRIGO (Triticum aestivum L.) DIOGO FRANCISCO ROSSONI¹, MARIELE VILELA BERNARDES PRADO², JAIR ROCHA

Leia mais

Perspectiva de Produção Agrícola para a Região de Instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) para o Ano de 2015

Perspectiva de Produção Agrícola para a Região de Instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) para o Ano de 2015 Niterói, RJ, Brasil, 19-22 de outubro de 29 Perspectiva de Produção Agrícola para a Região de Instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) para o de 215 1 Diogo da Rocha Vargas,

Leia mais

VARIABILIDADE CLIMÁTICA DA TEMPERATURA DO AR NA REGIÃO DE NATAL/RN

VARIABILIDADE CLIMÁTICA DA TEMPERATURA DO AR NA REGIÃO DE NATAL/RN VARIABILIDADE CLIMÁTICA DA TEMPERATURA DO AR NA REGIÃO DE NATAL/RN Cati Elisa de Avila Valadão Meteorologista, Aluna de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas, Universidade Federal

Leia mais

MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADOS A PREVISÃO DE RADIAÇÃO SOLAR

MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADOS A PREVISÃO DE RADIAÇÃO SOLAR MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADOS A PREVISÃO DE RADIAÇÃO SOLAR MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS APLICADOS A PREVISÃO DE RADIAÇÃO SOLAR Time series models applied to solar radiation forecasting Eliezer José

Leia mais

METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL

METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL METÓDOS DE REGRESSÃO KERNEL George Cavalcanti de Albuquerque Júnior 1; Getúlio José Amorim do Amaral 2 1 Estudante do Curso de Estatística - CCEN UFPE; E-mail: gcdaj1@de.ufpe.br, 2 Docente/pesquisador

Leia mais

Previsão da temperatura média mensal de Uberlândia, MG, com modelos de séries temporais

Previsão da temperatura média mensal de Uberlândia, MG, com modelos de séries temporais Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.1, n.5, p.480 485, 008 Campina Grande, PB, UAEAg/UFCG http://www.agriambi.com.br Protocolo 159.06 05/1/006 Aprovado em 30/01/008 Previsão da temperatura

Leia mais

Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo

Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo Marcela Costa Rocha 1 Maria de Lourdes Lima Bragion 1 1 Introdução A perda de

Leia mais

Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores ANÁLISE DOS EXTREMOS DE TEMPERATURA PARA PORTO ALEGRE-RS

Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores ANÁLISE DOS EXTREMOS DE TEMPERATURA PARA PORTO ALEGRE-RS Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade em Diferentes Setores ANÁLISE DOS EXTREMOS DE TEMPERATURA PARA PORTO ALEGRE-RS RESUMO ANALYSIS OF TEMPERATURE EXTREMES TO PORTO ALEGRE-RS Jéssica Stobienia Gonçalves,

Leia mais

Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo

Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo Perfil geoestatístico de taxas de infiltração do solo João Vitor Teodoro¹ Jefferson Vieira José² 1 Doutorando em Estatística e Experimentação Agronômica (ESALQ/USP). 2 Doutorando em Irrigação e Drenagem

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio OUTONO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio OUTONO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - Março-Abril-Maio 2014 - - OUTONO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

QUALIDADE DO AR USO DE ACP PARA EXPLICAR A RELAÇÃO DE FATORES METEOROLÓGICOS E MATERIAL PARTICULADO NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ (SP)

QUALIDADE DO AR USO DE ACP PARA EXPLICAR A RELAÇÃO DE FATORES METEOROLÓGICOS E MATERIAL PARTICULADO NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ (SP) QUALIDADE DO AR USO DE ACP PARA EXPLICAR A RELAÇÃO DE FATORES METEOROLÓGICOS E MATERIAL PARTICULADO NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ (SP) Marla Rubia Garcia de Lima marla_rubia@hotmail.com Nathália Morgana Rissi

Leia mais

Ajuste sazonal das séries trimestrais. Diretoria de Pesquisa Coordenação de Contas Nacionais

Ajuste sazonal das séries trimestrais. Diretoria de Pesquisa Coordenação de Contas Nacionais Ajuste sazonal das séries trimestrais Diretoria de Pesquisa Coordenação de Contas Nacionais A série encadeada original O componente sazonal A tendência (trend cycle) A série encadeada com ajuste sazonal

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MODELO HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DAS VENDAS DE LEITE EM UM LATICÍNIO NO OESTE PARANAENSE

UTILIZAÇÃO DO MODELO HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DAS VENDAS DE LEITE EM UM LATICÍNIO NO OESTE PARANAENSE UTILIZAÇÃO DO MODELO HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DAS VENDAS DE LEITE EM UM LATICÍNIO NO OESTE PARANAENSE Katiane de OLIVEIRA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR katiane.d.o@hotmail.com Silvana

Leia mais

Transformação logarítmica na análise de trilha em experimentos com cana-de-açúcar

Transformação logarítmica na análise de trilha em experimentos com cana-de-açúcar Transformação logarítmica na análise de trilha em experimentos com cana-de-açúcar Bruno Portela Brasileiro 1 Luiz Alexandre Peternelli 1 Márcio Henrique Pereira Barbosa 1 Introdução Em estudos genéticos,

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de Setembro a 01 de Outubro COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE VERIFICAÇÃO DO AJUSTE DA DISTRIBUIÇÃO GUMBEL A DADOS EXTREMOS CARLOS JOSÉ DOS REIS 1, LUIZ ALBERTO BEIJO 2,GILBERTO RODRIGUES LISKA 3 RESUMO A distribuição Gumbel é muito aplicada

Leia mais

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA MENSAL E ANUAL DO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS NO MUNICÍPIO DE VIANA-ES.

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA MENSAL E ANUAL DO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS NO MUNICÍPIO DE VIANA-ES. ANÁLISE DA FREQUÊNCIA MENSAL E ANUAL DO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS NO MUNICÍPIO DE VIANA-ES. Gizella Carneiro Igreja 1 ; Aline Oliveira da Silva 2 ; José Geraldo Ferreira da Silva 3 ; Hugo Ely dos Anjos Ramos

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA INVERNO - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - JJA 2011 - - INVERNO - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade

Leia mais

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno -

BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP. - junho a agosto de Inverno - BOLETIM CLIMATOLÓGICO TRIMESTRAL DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO IAG/USP - junho a agosto de 2015 - Inverno - Seção Técnica de Serviços Meteorológicos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Leia mais

Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão

Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão Comparação dos modelos de Gompertz e Verhulst no ajuste de dados de uma variedade de feijão 1 Introdução Laís Mesquita Silva 1 Allan Alves Fernandes 2 Filipe Rizzo 3 Augusto Ramalho de Morais 4 O feijoeiro-comum

Leia mais

ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR DIFUSA EM FUNÇÃO DO ÍNDICE DE CLARIDADE RESUMO

ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR DIFUSA EM FUNÇÃO DO ÍNDICE DE CLARIDADE RESUMO ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR DIFUSA EM FUNÇÃO DO ÍNDICE DE CLARIDADE Reinaldo P. RICIERI 1, Reginaldo F. SANTOS 2, Suedêmio L. SILVA 3, João F. ESCOBEDO 4 RESUMO O presente trabalho mostra as relações

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DO REGIME PLUVIOMÉTRICO E DE SUA TENDÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS DE PORTO DE PEDRAS, PALMEIRA DOS ÍNDIOS E ÁGUA BRANCA

ANÁLISE ESTATÍSTICA DO REGIME PLUVIOMÉTRICO E DE SUA TENDÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS DE PORTO DE PEDRAS, PALMEIRA DOS ÍNDIOS E ÁGUA BRANCA ANÁLISE ESTATÍSTICA DO REGIME PLUVIOMÉTRICO E DE SUA TENDÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS DE PORTO DE PEDRAS, PALMEIRA DOS ÍNDIOS E ÁGUA BRANCA Alaerte da Silva Germano 1, Rosiberto Salustino da Silva Júnior,

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA. Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES²

ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA. Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES² ESTUDO PRELIMINAR DA TEMPERATURA DO AR NA CIDADE DE PELOTAS: VARIAÇÃO CLIMÁTICA Edeon Sandmann DE DEUS¹, André Becker NUNES² 1,2 Faculdade de Meteorologia UFPEL,, RS. ¹sandmann.edeon@gmail.com RESUMO:

Leia mais

Sistema de Modelagem Estocástica para Previsão Climática Sazonal

Sistema de Modelagem Estocástica para Previsão Climática Sazonal Sistema de Modelagem Estocástica para Previsão Climática Sazonal Prof. Paulo Sergio Lucio Prof. David Mendes Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas PPGCC Bacharelado em Meteorologia BM Universidade

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO MENSAL E TRIMESTRAL DAS CHUVAS NO BRASIL NA PÁGINA DO CPTEC/INPE

INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO MENSAL E TRIMESTRAL DAS CHUVAS NO BRASIL NA PÁGINA DO CPTEC/INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC Rodovia Pres. Dutra, km 40, Cachoeira Paulista, SP, CEP: 12630-000 www.cptec.inpe.br INFORMAÇÕES

Leia mais

Metodologia de Box-Jenkins. Metodologia de Box-Jenkins. Metodologia de Box-Jenkins

Metodologia de Box-Jenkins. Metodologia de Box-Jenkins. Metodologia de Box-Jenkins Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Análise de séries temporais: Modelos de Box-Jenkins Profa. Dra. Liane Werner Metodologia de Box-Jenkins Para os modelos de decomposição e os modelos

Leia mais

Análise de modelos lineares mistos com dois fatores longitudinais: um fator quantitativo e um qualitativo ordinal.

Análise de modelos lineares mistos com dois fatores longitudinais: um fator quantitativo e um qualitativo ordinal. Anais do XII Encontro Mineiro de Estatística - MGEST 013. Uberlândia - 0 e 06 de setembro de 013. Revista Matemática e Estatística em Foco - ISSN:318-0 Análise de modelos lineares mistos com dois fatores

Leia mais

Previsão de Demanda: Estudo de caso na Cadeia de Suprimentos

Previsão de Demanda: Estudo de caso na Cadeia de Suprimentos Achiles Ramos Ribeiro Previsão de Demanda: Estudo de caso na Cadeia de Suprimentos Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa

Leia mais

Análise do preço da saca de 60 kg do café arábica utilizando séries temporais.

Análise do preço da saca de 60 kg do café arábica utilizando séries temporais. Análise do preço da saca de 60 kg do café arábica utilizando séries temporais. Tales Jesus Fernandes 12 Adriele Aparecida Pereira 2 Joel Augusto Muniz 2 Thelma Sáfadi 2 1 Introdução O solo e as condições

Leia mais

Métodos k-vizinhos aplicados à taxa de suicídio no Distrito Federal. Monique Lohane Xavier Silva

Métodos k-vizinhos aplicados à taxa de suicídio no Distrito Federal. Monique Lohane Xavier Silva Universidade de Brasília IE - Departamento de Estatística Métodos k-vizinhos aplicados à taxa de suicídio no Distrito Federal Monique Lohane Xavier Silva Projeto apresentado para obtenção do título de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA Relatório da aula prática nº 1, da disciplina LCE602 - Estatística

Leia mais

UNIDADE PRESIDÊNCIA/PROCC INSTITUIÇÃO FIOCRUZ/RJ SUBPROJETO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) ALGUNS DESAFIOS METODOLÓGICOS DO ELSA-BRASIL

UNIDADE PRESIDÊNCIA/PROCC INSTITUIÇÃO FIOCRUZ/RJ SUBPROJETO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) ALGUNS DESAFIOS METODOLÓGICOS DO ELSA-BRASIL UNIDADE PRESIDÊNCIA/PROCC INSTITUIÇÃO FIOCRUZ/RJ SUBPROJETO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) ALGUNS DESAFIOS METODOLÓGICOS DO ELSA-BRASIL Aluno: Adriana dos Santos Lima Orientador: Aline Araújo Nobre Co-orientador:

Leia mais

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Fábio Hideto Oki 1 1 Introdução O câncer é uma doença de proporção mundial, atingindo só no Brasil cerca de 350 mil pessoas por ano e é caracterizado pela mutação

Leia mais

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS 1 Definição e representação ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS Uma série temporal é um conjunto de observações tomadas em intervalos de tempo comumente iguais (ano a ano, mês a mês, semana a semana, etc.). Exemplos:

Leia mais

Métodos de Previsão João Carlos Lourenço

Métodos de Previsão João Carlos Lourenço Métodos de Previsão João Carlos Lourenço joao.lourenco@tecnico.ulisboa.pt Ano lectivo 2015/2016 Leituras recomendadas: Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E., 2010. Multivariate Data Analysis,

Leia mais

Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho

Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho Aplicação da análise de regressão na contabilidade do custo de produção do milho Janser Moura Pereira 1 Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini 1 Andréa Clélia da Rocha Moura 2 Nathane Eva dos Santos Peixoto

Leia mais

O cálculo das Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego divulgadas em 2014

O cálculo das Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego divulgadas em 2014 O cálculo das Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego divulgadas em 2014 XXII Jornadas de Classificação e Análise de Dados 2015 Estatísticas Oficiais, Instituto Nacional de Estatística Sónia Torres

Leia mais

Relatório do Seminário Data Mining em Séries Temporais

Relatório do Seminário Data Mining em Séries Temporais Universidade Federal de Santa Catarina Disciplina: INE5644 - Data Mining Professor: Luiz Otavio Alvares Alunos: Anderson Zapello Giovani Milanez Jean Pacher João Paulo Raittes Relatório do Seminário Data

Leia mais