Gestão de Resíduos não Orgânicos Perigosos da Actividade Agrícola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Resíduos não Orgânicos Perigosos da Actividade Agrícola"

Transcrição

1 Gestão de Resíduos não Orgânicos Perigosos da Actividade Agrícola Helena Ramos Ribeiro; Pedro Rodrigues Sobral, CERNE Serviços AgroAmbientais, Lda No âmbito de uma sequência de conteúdos sobre a gestão de Resíduos não Orgânicos da Actividade Agrícola, é aqui discutida a gestão de resíduos agrícolas perigosos, uma componente particularmente importante duma actividade agrícola sustentável. Em sequência dos nossos anteriores artigos sobre a temática dos Resíduos Não Orgânicos da Agricultura (RNOA) onde se equacionaram, no 1º, as linhas gerais da problemática dos RNOA, e, no 2º, as directrizes de gestão dos RNOA banais, no presente texto discutem-se os princípios subjacentes à gestão dos RNOA classificados como perigosos de acordo com o actual CER em vigor - Decisão n.º 2000/532/CE, de 3 de Maio e subsequentes alterações. A tabela seguinte tipifica os RNOA perigosos produzidos ao nível da exploração agrícola. (1) Decisão n.º 2000/532/CE, de 3 de Maio e subsequentes alterações. (2) Percentagem mais significativa em plástico embora outros materiais, designadamente o vidro, também se encontrem representados

2 De entre os grupos de RNOA classificados como perigosos, destacam-se as Embalagens Residuais de Fitofármacos ou Embalagens Residuais de Pesticidas (ERP), designação mais correntemente utilizada para referir o grupo dos Fitofármacos, apesar de não serem rigorosamente coincidentes - as quais, em resultado das alterações verificadas na classificação europeia de resíduos, em vigor a partir de Janeiro de 2002 (Decisão n.º 2000/532/CE, de 3 de Maio e subsequentes alterações), deverão actualmente presumir-se resíduos perigosos. Este facto implica a reformulação dos respectivos procedimentos de gestão por forma a garantir a conformidade legal e eficácia ambiental das soluções a adoptar, as quais deverão verificar, simultaneamente, um nível satisfatório de exequibilidade operacional. Esta problemática foi recentemente discutida no âmbito do Projecto GERAQ Gestão de Embalagens Residuais de AgroQuímicos da responsabilidade da CERNE, cujo Relatório Final foi apresentado em sessão pública em Janeiro 2003, em S.Teotónio Odemira, podendo em breve ser consultado em permanência no site da Câmara Municipal local: O Projecto GERAQ propôs-se definir um Modelo técnico-operacional capaz de servir de quadro de referências ao nível nacional e de guia prático para a organização experimental, ao nível local, de um Sistema Integrado de Gestão das ERAQ (SIGERAQ). Em particular, preconiza-se a adopção, por parte dos Produtores Agrícolas, das Boas Práticas de manuseamento das ERAQ ao nível da exploração e na articulação com o Sistema de Gestão, contribuindo assim para a melhoria do desempenho ambiental da agricultura intensiva e para a promoção de formas de exploração compatíveis com a protecção do ambiente e conservação da paisagem.

3 A operacionalização deste Sistema a nível local contribuirá, por sua vez, a título de Modelo Experimental, para a resolução do problema a nível nacional. Actualmente, as práticas de gestão de ERP mais correntemente adoptadas pelo Agricultor, consistem, de um modo geral, em práticas clandestinas de encaminhamento e eliminação de resíduos, baseadas em procedimentos expeditos sem custos monetários para o Dono dos Resíduos (custos ambientais não internalizados), como a queima a céu aberto, o abandono e o enterramento - estas práticas implicam, no entanto, consideráveis impactes ambientais e são actualmente proibidas por lei (Decreto- Lei n.º 239/97, de 9 de Setembro e Despacho 25297/2002, de 27 de Novembro). Em paralelo, tem-se assistido a uma utilização crescente dos contentores camarários como destino de encaminhamento das ERP. Este procedimento, apesar de se constituir como uma alternativa preferível, do ponto de vista ambiental, às práticas anteriormente descritas, não decorre no entanto do estabelecimento de acordos formais entre os Donos de Resíduos e a Autarquia e subsequente regulação e controlo dos respectivos termos, mas antes da prática de descargas semi-clandestinas (a letra da lei permite alguma subjectividade na identificação dos limiares da legalidade que enquadram este tipo de procedimento). Para este panorama geral contribui a actual inexistência de soluções económica e ambientalmente eficientes para a gestão das ERP em Portugal, situação esta que resulta da conjunção de vários factores, de entre os quais se destaca a indefinição da estratégia nacional para gestão dos Resíduos Perigosos: actualmente em Portugal a única solução em termos de destino final para as ERP é a sua exportação para valorização energética ou para aterro de resíduos perigosos.

4 Importa no entanto referir a recente evolução (Comunicado do Governo datado de 03/02/2003) verificada na Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos Industriais Perigosos (ENGRIP) determinando importantes repercussões na gestão das ERP, nomeadamente ao nível dos destinos finais disponibilizados em território nacional. A ENGRIP preconiza, entre outras componentes, a implementação dos chamados Centros Integrados de Redução, Reutilização e Reciclagem de Resíduos Industriais (CI4R) equipados com várias unidades de processamento, donde se destacam as Unidades de Classificação e Transferência, de Recuperação de Embalagens Contaminadas e um Aterro de Resíduos Perigosos. As directrizes estratégicas e operacionais que norteiam a implementação dos CI4R apontam para a integração das ERP no leque de resíduos a abranger por estes centros. Com particular relevância para a gestão das ERP é a prévia triagem entre as ERP triplamente lavadas e ERP não triplamente lavadas a retomar pelo CI4R, permitindo a diferenciação da classificação interna destes dois sub-fluxos das ERP, reflectindo-se na diferenciação dos respectivos procedimentos de manuseamento e encaminhamento para destino final, assim como na diferenciação dos custos associados.

5 No contexto internacional, a procura de soluções para a efectivação das responsabilidades dos agricultores na gestão das ERP tem convergido, de um modo genérico, na estruturação de Sistemas Integrados de Gestão (ver na tabela seguinte alguns exemplos). * Associações nacionais de Fabricantes e Importadores de Fitofármacos Estes Sistemas Integrados de Gestão (SIG) adoptam o conceito Extended and Shared Producer Responsability, promovendo a partilha de responsabilidades da gestão dos resíduos pelos vários intervenientes no ciclo de vida do binómio produto/embalagem. Regra geral, os referidos Sistemas imputam a responsabilidade do financiamento e organização do SIG aos primeiros colocadores do binómio produto AQ/emblagem no mercado (fabricantes / formuladores / embaladores / importadores). A estruturação de um SIG para as ERP passa por uma tomada de posição, por parte das autoridades competentes na matéria, no que respeita às ERP triplamente lavadas, uma vez que o nível de perigosidade formalmente associado a estas embalagens e a eventual definição de um enquadramento regulamentar específico determinarão as opções de gestão a adoptar e os termos da respectiva operacionalização, desde a triagem na exploração, até ao tratamento final mais adequado, passando pela recolha, transporte e armazenamento temporário, com repercussões significativas ao nível dos custos de gestão respectivos.

6 No respeitante à gestão dos Pesticidas Obsoletos, existem diversas vantagens em proceder ao seu enquadramento no âmbito do SIG das ERP, nomeadamente decorrentes do facto de ambos os fluxos resultarem do mesmo sector e dinâmica de produção, permitindo potenciar o efeito de economia de escala na operacionalização do SIG. É no entanto recomendável a estruturação de um Programa de Gestão próprio que defina, entre outros, os procedimentos especificos prévios ao seu encaminhamento e os destinos finais mais adequados. - A gestão do fluxo de Acumuladores Usados encontra-se regulamentada pelo Decreto Lei n.º 62/2001, de 19 de Fevereiro, que determinou a estruturação do Sistema Integrado de Gestão deste fluxo Ecopilhas, sendo este financiado pelos primeiros colocadores de Pilhas e Acumuladores no mercado. Este SIG começou a funcionar no final de 2002 e permite aos detentores deste tipo de resíduos a respectiva entrega nos locais onde o produto foi adquirido sem custos directos associados. - No que respeita à gestão do fluxo dos Óleos Usados e decorrente da alteração da ENGRIP, importa referir a intenção do Governo em rever a legislação no sentido de criar um Sistema Integrado de Gestão específico para este fluxo, financiado pelos 1os colocadores de óleos no mercado, o qual promoveria a recolha adequada de óleos usados e o tratamento dos mesmos, de acordo com a hierarquia de princípios de gestão de resíduos. Actualmente existem operadores privados que promovem a gestão deste fluxo junto dos produtores de óleos usados (abrangendo a recolha e transporte do mesmo para valorização energética).

7 - Refira-se ainda a existência de uma fracção do fluxo das sucatas com perigosidade associada que também serão objecto de intervenção na ENRIP. Existem actualmente em Portugal operadores designados desmanteladores que promovem a separação das várias componentes deste fluxo para posterior reutilização e comercialização, responsabilizando-se pelo encaminhamento para destino final adequado da porção deste fluxo não passível de reutilização. * * * Como já foi referido no 2º artigo referente às directrizes de gestão dos RNOA banais é recomendável, para as explorações de maiores dimensões e/ou com dinâmicas produtivas complexas (p.ex. envolvendo as actividades de viveiro, produção, colheita e embalamento), a elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos (PGR) a título de instrumento de apoio à gestão dos mesmos, em particular quando os resíduos a gerir apresentam perigosidade associada. O PGR caracteriza os vários fluxos de resíduos produzidos na exploração, estabelece as directrizes estratégicas para a respectiva gestão e sistematiza os procedimentos de Boas Práticas a adoptar pelo agricultor, constituindo um instrumento estratégico e um incentivo para a internalização dos requisitos ambientais na lógica de gestão corrente da exploração agrícola.

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Novo Regime Geral de Resíduos (RGR) Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho 1. Quando vai entrar em vigor e modo de

Leia mais

População Aprox habitantes. Área Aprox. 650 Km 2. Obras Licenciadas 2007 Grande Porto Edificação Demolição

População Aprox habitantes. Área Aprox. 650 Km 2. Obras Licenciadas 2007 Grande Porto Edificação Demolição População Aprox. 969.036 habitantes Área Aprox. 650 Km 2 Obras Licenciadas 2007 Grande Porto 2354 2189 Edificação 165 - Demolição Obras Concluídas2007 Grande Porto 1853 1794 Edificação 59 - Demolição Resíduos

Leia mais

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor.

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor. Resíduos de construção e demolição O D.L. n.º 46/2008, de 12 de Março, alterado pelo D.L. n.º 73/2011, de 17 Junho, estabelece o regime das operações de gestão de resíduos resultantes de obras ou demolições

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS Enquadramento Legal

GESTÃO DE RESÍDUOS Enquadramento Legal GESTÃO DE RESÍDUOS Enquadramento Legal 2.º CONGRESSO NACIONAL DA PREFABRICAÇÃO EM BETÃO - ANIPB Anabela Borges Lisboa, 06 e 07 de Março de 2008 1 ENQUADRAMENTO LEGAL - Nacional Legislação Geral Lei n.º

Leia mais

Os sistemas de Gestão de Fluxos Especiais de Resíduos em Portugal

Os sistemas de Gestão de Fluxos Especiais de Resíduos em Portugal Os sistemas de Gestão de Fluxos Especiais de Resíduos em Portugal 3º Encontro Nacional de Estudantes de Materiais 12 de Novembro 2010, IST, Lisboa 1 3º Encontro Nacional de Estudantes de Materiais Estrutura

Leia mais

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO?

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO? 29 de Outubro de 2010 Projecto FEUP PRODUÇÃO DE RESÍDUOS NA FEUP ATITUDES DE REDUÇÃO? Supervisor: Joana Maia Dias Monitor: Gustavo Pizarro Equipa AMB106: Gonçalo Monteiro; Jorge Martins; Mafalda Tuna;

Leia mais

Melhoria da eficácia da triagem de resíduos

Melhoria da eficácia da triagem de resíduos 1966-2011 45 anos Melhoria da eficácia da triagem de resíduos hospitalares ao nível do produtor Fátima Gonçalves 15 de Abril de 2011 1 SUCH Associação de natureza privada sem fins lucrativos Mais de 40

Leia mais

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos 4 de dezembro de 2015 capeverde@vda.pt da Gestão de Manuel Gouveia Pereira mgp@vda.pt O Governo de Cabo Verde aprovou o Decreto-Lei n.º 56/2015, de 17 de outubro, que estabelece o novo. Objeto > Estabelece

Leia mais

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL

RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL as RECICLAGEM VERSUS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS: REVISÃO DA LITERATURA E POLÍTICAS EM PORTUGAL Porto, 25 Outubro 2011 Rui Cunha Marques Nuno Cruz Sandra Ferreira Tânia Correia Marta Cabral Enquadramento

Leia mais

Legislação temática Resíduos

Legislação temática Resíduos Diploma Resumo Data Alterações, revogações e normas complementares Portaria nº 1028/92 Estabelece normas de segurança e identificação para o transporte dos óleos usados 05-11-1992 Decreto-Lei nº 138/96

Leia mais

A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal. Dulce Álvaro Pássaro

A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal. Dulce Álvaro Pássaro A Evolução da Gestão de Resíduos Urbanos em Portugal Dulce Álvaro Pássaro (dulce.passaro@apambiente.pt) Mirandela, 7 de Junho de 2013 Índice Gestão de Resíduos Urbanos como estávamos em 1993/1995 Gestão

Leia mais

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM

III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos DA NOVA DIRECTIVA À SOCIEDADE EUROPEIA DE RECICLAGEM Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR Porto 23 e 24 de Outubro de 2008 Centro de

Leia mais

Projecto de Valorização de Resíduos de Construção e Demolição

Projecto de Valorização de Resíduos de Construção e Demolição 06 de Abril de 2006 Lipor Baguim do Monte Eng.º Paulo Rodrigues Lipor Departamento de Novos Projectos paulo.rodrigues@lipor.pt Área de Influência da LIPOR Lipor Portugal Continental Área: 0.7% 648 km 2

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS CENTRAL TERMOELÉCTRICA DE SINES ATERRO CONTROLADO DE CINZAS DE FUEL-ÓLEO E OUTROS RESÍDUOS CARACTERÍSTICOS DA PRODUÇÃO TERMOELÉCTRICA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME

Leia mais

Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional. Luís Figueiredo 17 Novembro

Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional. Luís Figueiredo 17 Novembro Relações da VALORMED com os embaladores e/ou responsáveis pela colocação de medicamentos no mercado nacional Luís Figueiredo 17 Novembro ENQUADRAMENTO O sistema de responsabilidade ambiental está estabelecido

Leia mais

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO - RCD CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO ADEQUADA

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO - RCD CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO ADEQUADA O CONTRIBUTO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RESÍDUOS DE E DEMOLIÇÃO - RCD CONTRIBUTOS GESTÃO ADEQUADA Hipólito de Sousa * FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto * Resultados associadas a

Leia mais

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A PREVENÇÃO (REDUÇÃO) NA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS A Estratégia de Prevenção no PERSU Luísa Pinheiro Lurdes Carreira Porto, 28 de Novembro de 2008 SUMÁRIO Enquadramento comunitário:

Leia mais

SINERGIAS SUSTENTÁVEIS

SINERGIAS SUSTENTÁVEIS SINERGIAS SUSTENTÁVEIS Juntos fazemos crescer! WWW.ECODEAL.PT 1º encontro Internacional de Amianto WWW.ECODEAL.PT IST, 16-11-2018 CIRVER ECODEAL DEFINIÇÃO E MOTIVO CIRVER - CENTRO INTEGRADO RECICLAGEM,

Leia mais

INFORMAÇÃO JULHO

INFORMAÇÃO JULHO INFORMAÇÃO JULHO 2016-4 ORIENTAÇÃO TÉCNICA - CONDICIONALIDADE (RLG 14) Requisitos das zonas classificadas como de protecção às captações de águas subterrâneas para abastecimento público O despacho normativo

Leia mais

Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do. modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de

Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do. modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de Propõe-se que esta Estratégia Regional assuma, como elemento estrutural do modelo de gestão a implementar, a prioridade à prevenção e à separação de resíduos no local de produção, visando a sua futura

Leia mais

Apresentação da empresa

Apresentação da empresa Apresentação da empresa Apresentação da empresa A Semural iniciou a sua actividade em 1974, tornando-se gestora de resíduos em 1985, o que lhe permitiu adquirir até à data, o Know how e equipamentos necessários

Leia mais

Responsabilidade Ambiental Contexto comunitário e nacional Actuação da autoridade competente nacional

Responsabilidade Ambiental Contexto comunitário e nacional Actuação da autoridade competente nacional Responsabilidade Ambiental Contexto comunitário e nacional Actuação da autoridade competente nacional Paula Simão, 30 de Maio 2011 Índice Decreto-Lei n.º 147/2008, de 29 de Julho Estratégia da APA para

Leia mais

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL

VALORMED. Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL VALORMED Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos, Lda. MISSÃO TÉCNICA FIEP A PORTUGAL LUIS FIGUEIREDO, Director Geral 20 de Outubro de 2014 CRIADA EM 1999 SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS

Leia mais

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos.

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Fontes: Proposta de Decreto-Lei sobre RC&D. Estrutura usual de um Regulamento Municipal. Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Contributos do

Leia mais

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS

A ECONOMIA CIRCULAR E O SETOR DOS RESÍDUOS URBANOS Paulo Praça Presidente da Direção Montalegre, 24 de setembro de 2016 BREVE APRESENTAÇÃO DA BREVE APRESENTAÇÃO DA ESGRA A ESGRA foi constituída em 2009, com o objetivo de assegurar a defesa dos interesses

Leia mais

Como funciona o sistema VALORFITO?

Como funciona o sistema VALORFITO? Como funciona o sistema VALORFITO? O Valorfito orgulha-se de ajudar os agricultores a encontrarem um destino adequado para os resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes que

Leia mais

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas.

Projecto de. Cadastro de Infra-Estruturas. Projecto de Cadastro de Infra-Estruturas mario.freitas@anacom.pt Introdução Proponente Vectores Estratégicos Visão Estratégica para o Projecto de Gestão de Cadastro de Infra-Estruturas de Comunicações

Leia mais

GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT)

GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT) GUIA TÉCNICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS PAY-AS-YOU-THROW (PAYT) PROPOSTA DE TERMOS DE REFERÊNCIA 9 DE JUNHO DE 2016 1. Enquadramento... 2 2. Objetivos... 3 3. Âmbito... 3 4. Metodologia de abordagem...

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE RESÍDUOS. Novembro Objectivos Acção Formação

CURSO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE RESÍDUOS. Novembro Objectivos Acção Formação CURSO DE FORMAÇÃO GESTÃO DE RESÍDUOS Novembro 2008 Objectivos Acção Formação Objectivos Gerais Dotar os formandos de conhecimentos necessários a uma correcta gestão de resíduos de forma a promover o cumprimento

Leia mais

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário -Sumário O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário 1.ª Convenção SOGILUB Porque o Óleo tem mais Vidas Enquadramento legal Comunitário nacional Mário Grácio 9 de Novembro de 2010 O sector

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DO AMBIENTE

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DO AMBIENTE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DO AMBIENTE Gestão de Resíduos Imagens de Valorsul, 2007 Eng. Ambiente 1º Ciclo, 1º Ano, 1º Semestre Ano Lectivo 2006/2007 Definição de Resíduos DL nº 178/06, de 5 de Setembro RESÍDUOS

Leia mais

Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal

Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal IRAR Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal Curso de Pós-graduação de Direito dos Resíduos Instituto de Ciências Jurídico-Políticas Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Lisboa,

Leia mais

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem Filomena Rodrigues Lobo 6-Mar-14 1 Estrutura da Apresentação 1. A ERSAR e a sua Missão 2. O Modelo Regulatório 3. Contributo específico para o fluxo

Leia mais

Procedimento NSHS 07/2011

Procedimento NSHS 07/2011 1. OBJECTIVO O presente procedimento tem como objectivo estabelecer regras para os aspectos de gestão dos resíduos produzidos nos campus do IST. 2. DESTINATÁRIOS Todos os trabalhadores e colaboradores

Leia mais

Francisco Nunes Correia

Francisco Nunes Correia Polí%cas de Ambiente Polí%cas de Ambiente em Portugal Polí%ca Nacional de Resíduos Francisco Nunes Correia IST, Ano Lec%vo 2010/2011 Palavras chave: Prevenção, Reu%lização, Reciclagem Prevenção: novos

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO RELATIVA AOS RC&D paula.correia@inresiduos.pt ÍNDICE TEMÁTICO TICO Quadro legislativo em vigor Quadro legislativo em preparação Quadro Legislativo em Vigor DL 239/97, de 9 de Setembro

Leia mais

P. P. Gestão de Resíduos de Construção e Demolição - Balneários

P. P. Gestão de Resíduos de Construção e Demolição - Balneários PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESIDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (Fase de Projecto) Requerente: Câmara Municipal da Amadora DOM Departamento de Obras Municipais Local: Moinhos da Funcheira - Falagueira

Leia mais

Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem

Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem Plano de Prevenção dos resíduos o Papel da compostagem Santino Eugénio Di Berardino Unidade de BIOENERGIA, LNEG, Est. do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, Portugal. (e-mail: santino.diberardino@mail.ineti.pt)

Leia mais

Planos de Gestão de Resíduos Hospitalares em UPCS

Planos de Gestão de Resíduos Hospitalares em UPCS Anabela Santiago Paulo Diegues Dezembro de 2007 Enquadramento Legislativo Principal Legislação aplicável aos Resíduos Hospitalares Despacho nº 242/96, de 13 de Agosto Portaria nº 174/97, de 10 de Março

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados Eng.ª Cristina Carrola Diretora do Departamento de Resíduos 27 de setembro

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S10774-201209) Nos termos do Artigo 32º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei

Leia mais

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013

A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós 2013 Apresentação pública do Documento elaborado pelo Grupo de Peritos criado pelo Despacho n.º 7164/2010 do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural

Leia mais

RESÍDUOS DE EMBALAGENS

RESÍDUOS DE EMBALAGENS TEMA 3 RESÍDUOS DE EMBALAGENS B. NÍVEL MAIS AVANÇADO Embalagem são todos e quaisquer produtos feitos de materiais de qualquer natureza utilizados para conter, proteger, movimentar, manusear, entregar e

Leia mais

É constituído por três tipos de acções:

É constituído por três tipos de acções: Programa Agricultores Guia Projecto de Requalificação Ambiental da Actividade Agrícola Projecto Referência a nível Nacional, no tema Ambiente / Sustentabilidade pela DGOTDU. Resulta de um protocolo de

Leia mais

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL 1 AUDITORIAS DE CONFORMIDADE por por CONFORMIDADE LEGAL SISTEMAS DE GESTÃO DO AMBIENTE por por Requisitos Legais por 1. Requisitos Legais 2. Classificação das Não Conformidades por AUDITORIAS DE CONFORMIDADE

Leia mais

Desenvolvimento de uma economia verde. A relevância dos sistemas de gestão de resíduos. Paulo Ribeiro

Desenvolvimento de uma economia verde. A relevância dos sistemas de gestão de resíduos. Paulo Ribeiro Desenvolvimento de uma economia verde A relevância dos sistemas de gestão de resíduos Paulo Ribeiro Conteúdos A importância da gestão de resíduos numa economia sustentável Internalização de custos ambientais

Leia mais

Workshop Boas Práticas na Gestão de Resíduos. Política de Resíduos em Portugal. Cristina Caldeira, 18 de Outubro de 2007 Lisboa

Workshop Boas Práticas na Gestão de Resíduos. Política de Resíduos em Portugal. Cristina Caldeira, 18 de Outubro de 2007 Lisboa Workshop Boas Práticas na Gestão de Resíduos Política de Resíduos em Portugal Cristina Caldeira, 18 de Outubro de 2007 Lisboa Sumário APA a Autoridade Nacional dos Resíduos Enquadramento legal SIRER -

Leia mais

Mod rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção da Frota Automóvel

Mod rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção da Frota Automóvel Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção da Frota Automóvel Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes

Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Espaços Verdes Mod 10-381 rev 0 Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação de

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2015 PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Castelo de Vide Gabinete Técnico Florestal Setembro de 2015 INDICE 1. Introdução... 2 1.1. Enquadramento geográfico e populacional... 3 1.2.

Leia mais

Resíduos Agrícolas. SERVIÇO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DAS FLORES E CORVO Alice Correia da Rocha - Eng.ª Zootécnica

Resíduos Agrícolas. SERVIÇO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DAS FLORES E CORVO Alice Correia da Rocha - Eng.ª Zootécnica Resíduos Agrícolas Explorações Agrícolas Actualmente existem: 330 explorações na Ilha das Flores; 50 explorações na Ilha do Corvo Os agricultores das Flores e do Corvo, têm vindo a consciencializar-se

Leia mais

Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE)

Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) _ Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) Mod. 502-A Planeamento e Engenharia DEPARTAMENTO DE PROJECTO SUBESTAÇÃO DE RIBEIRA DE PENA 400/60kV Instalação Inicial Obra 94.00,

Leia mais

A participação no capital social da SOGILUB é de 60% da APETRO e 40% da UNIOIL.

A participação no capital social da SOGILUB é de 60% da APETRO e 40% da UNIOIL. N º 3 4 - S e t e m b r o 2 0 0 5 Em cerimónia oficial realizada no passado dia 11 de Agosto, que teve lugar no Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, foi formalizada

Leia mais

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU 2015 Índice Introdução... 3 1. Enquadramento Legal... 4 2. Funcionamento do sistema SGPU... 5 3. Procedimentos para Adesão ao SGPU... 6 4. Obrigações a cumprir

Leia mais

BENCHMARKING INTERNACIONAL GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

BENCHMARKING INTERNACIONAL GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS WORKSHOP E VISITAS TÉCNICAS A INFRA ESTRUTURAS DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTUGAL 1ª Edição: 05/12 a 09/12/2016 2ª Edição: 06/02 a 10/02/2017 APRESENTAÇÃO

Leia mais

DECRETO-LEI N.º 147/2008, DE 29 DE JULHO Regime Responsabilidade Ambiental POSIÇÃO APETRO

DECRETO-LEI N.º 147/2008, DE 29 DE JULHO Regime Responsabilidade Ambiental POSIÇÃO APETRO DECRETO-LEI N.º 147/2008, DE 29 DE JULHO Regime Responsabilidade Ambiental POSIÇÃO APETRO Introdução A prevenção da ocorrência de situações que causem danos ao ambiente é reconhecida pela indústria petrolífera

Leia mais

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO 1 Enquadramento PortugaltemumadasmaioreszonaseconómicasdaEuropa,comumaáreade mais de 1.700.000 km2, correspondente a cerca de 18 vezes a sua área terrestre.

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n. 98/97

Resolução do Conselho de Ministros n. 98/97 Resolução do Conselho de Ministros n. 98/97 A dimensão e gravidade que assume no nosso país o problema dos resíduos industriais, em particular no que respeita às consequências ambientais da ausência de

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO REMODELAÇÃO DAS REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ÁGUAS RESIDUAIS DE LOURES RUA DA REPÚBLICA TROÇO 2 PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS

Leia mais

2010/2011 Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Índice

2010/2011 Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Índice 2010/2011 Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Elaborado por: Ana Gouveia Ana Silva Daniel Ferraz João Carvalho Miriam Sousa Nuno Ramos Pedro Queirós Supervisora: Eng.ª Joana Dias Monitor: Gustavo

Leia mais

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008

A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos Cristina Caldeira Lipor, 22 de Julho de 2008 Introdução Conceito Instrumento Descrição de instrumentos de mercado Instrumentos de mercado vs Instrumentos

Leia mais

Gestão e valorização de resíduos

Gestão e valorização de resíduos Gestão e valorização de resíduos Rita Teixeira d Azevedo A responsabilidade pelo destino final dos resíduos é de quem os produz, devendo ser sujeitos a uma gestão adequada seguindo uma hierarquia de prevenção

Leia mais

Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA. Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide

Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA. Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide Responsabilidade Ambiental Obrigações do operador no âmbito do Regime RA Vera Lopes, 27 de Junho, Alfragide Índice Decreto-Lei n.º 147/2008, de 29 de Julho Obrigações do operador Formulário de reporte

Leia mais

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores.

Resíduos de Construção e. Demolição. Acrescentar Valores. Resíduos de Construção e Objectivos Demolição. Acrescentar Valores. O projecto e a Gestão de Resíduos na Construção Um passado problemático - Com a urbanização portuguesa, da década de 1950 até 2010, em

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 238/VIII RECICLAGEM E REGENERAÇÃO DE ÓLEOS USADOS E DE SOLVENTES

PROJECTO DE LEI N.º 238/VIII RECICLAGEM E REGENERAÇÃO DE ÓLEOS USADOS E DE SOLVENTES PROJECTO DE LEI N.º 238/VIII RECICLAGEM E REGENERAÇÃO DE ÓLEOS USADOS E DE SOLVENTES A gestão dos resíduos industriais e, em especial, de entre estes, dos tóxicos e perigosos assume, indubitavelmente,

Leia mais

Intervenção Tribuna Sustentabilidade Energética e Ambiental

Intervenção Tribuna Sustentabilidade Energética e Ambiental Intervenção Tribuna Sustentabilidade Energética e Ambiental Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo Este é o primeiro

Leia mais

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos

Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Sessão de Apresentação dos Investimentos Financiados pelo PO SEUR na área dos Resíduos Urbanos Mário de Almeida Loureiro Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão José António

Leia mais

Orientação Técnica nº 3/2010 Funcionamento em regime de itinerância pelos Centros Novas Oportunidades

Orientação Técnica nº 3/2010 Funcionamento em regime de itinerância pelos Centros Novas Oportunidades Orientação Técnica nº 3/2010 Funcionamento em regime de itinerância pelos Centros Novas Oportunidades A. Enquadramento A importância dos Centros Novas Oportunidades enquanto actores privilegiados que garantem

Leia mais

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos

LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos SEMINÁRIO RESÍDUOS E SAÚDE LIPOR A Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Urbanos Susana Lopes Departamento Produção e Logística 29 de maio de 2013 1 Tópicos Sistema Integrado Gestão de Resíduos o caso

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III - 12 - 1. Geral Regulamento (CE) nº. 1681/1994 de 11 de Julho Relativo às irregularidades e à recuperação dos montantes pagos indevidamente

Leia mais

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos

Plano de Gestão de. Resíduos Sólidos Urbanos Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos I. INTRODUÇÃO Até meados do século passado, o lixo doméstico, praticamente, não constituía problema. A maioria dos materiais utilizados continha componentes

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 1 7 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 (S14202-201212) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

O desafio da reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

O desafio da reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos O desafio da reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos Objectivos Entender problemática ambiental associada aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Ficar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação

Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação Agrupamento de Escolas Terras de Larus Escola Básica 2,3 da Cruz de Pau Ciências Naturais 8º Ano Ficha de Avaliação Nome: n.º Turma: Data: Classificação: Prof: Enc. Edu. 1. As figuras seguintes ilustram

Leia mais

Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Centro de Receção / Triagem e Armazenamento Temporário de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Centro de Reciclagem

Leia mais

Regulamento dos Produtos de Construção

Regulamento dos Produtos de Construção Regulamento dos Produtos de Construção As novas exigências para a Marcação CE Directiva versus Regulamento Seminário APFAC / CTCV 20 de Outubro de 2011 Melo Arruda - DGAE Tópicos O Regulamento (UE) nº

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 115/XI SUSPENDE A CO-INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS

PROJECTO DE LEI N.º 115/XI SUSPENDE A CO-INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 115/XI SUSPENDE A CO-INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS Exposição de motivos Há mais de 10 anos que o tratamento dos resíduos industriais perigosos (RIP) através do

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA EXTRATIVA NA VALORIZAÇÃO DE RCD

CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA EXTRATIVA NA VALORIZAÇÃO DE RCD CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA EXTRATIVA NA VALORIZAÇÃO DE RCD ANA ALVES FERREIRA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE 17 de Junho de 2015 Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora Representa os

Leia mais

Pedro Fonseca Santos Núcleo Regional do Norte - APEA

Pedro Fonseca Santos Núcleo Regional do Norte - APEA Pedro Fonseca Santos Núcleo Regional do Norte - APEA Introdução Enquadramento Definições (exemplos) Adjudicatário Armazenagem de RCD Aterros Centros de Triagem Demolição selectiva Princípios Gerais nas

Leia mais

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente

Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Governo Regional dos Açores Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente Direção Regional do Ambiente Data de elaboração: Maio de 2016 Relatório Resíduos Urbanos Ilha de Santa Maria 2015 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº /2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº /2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -00085/2012 (S09631-201208) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO

A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS INES DIOGO A REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 2014-2020 INES DIOGO AGENDA ENQUADRAMENTO SITUAÇÃO DE REFERÊNCIA PERSU 2020: OBJETIVOS ESTRATÉGICOS REFLEXÕES E TEMAS A ABORDAR REFORMAS E REVISÕES

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS CIRVER

OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS CIRVER OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS CIRVER Janeiro de 2018 onservatoriocirver@apambiente.pt Tópicos 1. Observatório Nacional dos CIRVER 2. Linhas de ação do Observatório 3. Enquadramento dos CIRVER 4. Principais

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica

Avaliação Ambiental Estratégica Engenharia Civil, 5º ano / 9º semestre Engenharia do Território, 4º ano / 8º semestre Avaliação Ambiental Estratégica IMPACTE AMBIENTAL 13 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Âmbito dos Instrumentos

Leia mais

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES SUAS LIMITAÇÕES LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA A GESTÃO DE RCD EM PORTUGAL PORMENORES MUITO TÉCNICOS, POR VEZES DIFÍCEIS DE COMPREENDER E OU DE COLOCAR EM PRÁTICA: TRIAGEM EM OBRA

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO III PREVENÇÃO, GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS NATURAIS E TECNOLÓGICOS PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DO AVISO: POVT- 35-2010-35 14 de Junho

Leia mais

A Valorização Energética, desafios e oportunidades no universo ESGRA

A Valorização Energética, desafios e oportunidades no universo ESGRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO A Valorização Energética no quadro da Economia Circular A Valorização Energética, desafios e oportunidades Cátia Borges ESGRA 9 de março 2017 Hotel Sana Metropolitan, Lisboa

Leia mais

Resíduos Perigosos Situação de referência e avaliação da política implementada

Resíduos Perigosos Situação de referência e avaliação da política implementada Resíduos Perigosos Situação de referência e avaliação da política implementada Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente Agência Portuguesa do Ambiente Observatório CIRVER Enquadrame nto Legal EVOLUÇÃO

Leia mais

Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para

Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para - Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para 2013-2014 Introdução O Decreto-Lei n.º3/2004, de 3 de Janeiro, consagra o regime jurídico do licenciamento da instalação e exploração dos

Leia mais

REN, REDE ELÉTRICA NACIONAL, S.A. ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL Plano de Prevenção e Gestão de RCD

REN, REDE ELÉTRICA NACIONAL, S.A. ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL Plano de Prevenção e Gestão de RCD REN, REDE ELÉTRICA NACIONAL, S.A. SUBESTAÇÃO DE PEGÕES 400/60KV, SUBESTAÇÃO DE DIVOR 400/60KV E LINHA ASSOCIADA DIVOR PEGÕES, A 400KV ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL Plano de Prevenção e Gestão de RCD Lisboa,

Leia mais

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU NP.08 Versão 6 de 01 de Janeiro de 2019 Índice Introdução... 3 1. Enquadramento Legal... 4 2. Funcionamento do sistema SGPU... 5 3. Procedimentos para Adesão

Leia mais

Valorizamos o Ambiente

Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Valorizamos o Ambiente Empresa europeia de referência do setor do Ambiente e líder na valorização de resíduos em Portugal. EMPRESAS LÍDERES EM PORTUGAL Líder na valorização e tratamento

Leia mais

BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS PORTUGAL 3ª Edição

BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS PORTUGAL 3ª Edição 3ª Edição WORKSHOP E VISITAS TÉCNICAS A INFRAESTRUTURAS DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTUGAL De 14 a 19/05/2017 APRESENTAÇÃO LAVORO Consulting promove a criação de uma ponte de interação

Leia mais

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS N.º 11/2013/CCDR-ALENTEJO Nos termos do artigo 35.º Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, é emitido o presente

Leia mais

Taxa de gestão de resíduos

Taxa de gestão de resíduos Taxa de gestão de resíduos Inês Diogo Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. 30 de abril de 2013 Resumo 1. Enquadramento 2. Objetivo 3. Aplicação 4. Valores 5. Evolução 6. Destino

Leia mais

INSTITUTO DOS RESÍDUOS

INSTITUTO DOS RESÍDUOS INSTITUTO DOS RESÍDUOS Seminário LIPOR Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos A Política Nacional Relativa aos REEE Índice 1. Enquadramento Legal 2. Objectivos 3. Casos práticos do envolvimento

Leia mais

Seminário Internacional de Direito Ambiental Empresarial. Evolução da Política de Gestão de Resíduos em Portugal. José Eduardo Martins

Seminário Internacional de Direito Ambiental Empresarial. Evolução da Política de Gestão de Resíduos em Portugal. José Eduardo Martins Seminário Internacional de Direito Ambiental Empresarial Evolução da Política de Gestão de Resíduos em Portugal José Eduardo Martins Rio de Janeiro, 31 de Maio de 2012 1 Ambiente e Resíduos: Antecedentes

Leia mais

Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis. Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017

Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis. Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017 Reciclagem e reutilização de materiais recicláveis Mafalda Mota MATERIAIS RECICLADOS EM SEMINÁRIO QUERCUS, 30/03/2017 ÍNDICE APA: Factos e números Enquadramento legal Especificações técnicas Incorporação

Leia mais