Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Competência Objeto de aprendizagem Habilidade"

Transcrição

1 3ª Português 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa como instrumento para o acesso a diferentes formas de informação e de conhecimento. H2. Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. H3. Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. H4. Reconhecer como e onde o código escrito e o oral devem ser usados no universo social, compreendendo a importância de seu domínio na vida de qualquer pessoa. H5. Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral. H1. Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa, considerando as diferentes situações de comunicação. H2. Reconhecer as variedades linguísticas em situações específicas de uso social. H3. Expressar-se oralmente e por escrito em diferentes padrões da linguagem, especialmente o culto, adaptando-se às diversas situações discursivas A linguagem como espaço de interação. H1. Compreender e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva.

2 H2. Compreender que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, capazes de usar a língua materna para compreensão da realidade A linguagem e a formação para a cidadania. H1. Conhecer os usos e funções sociais da leitura e da escrita, como elemento importante ao exercício da cidadania. H2. Compreender que o domínio progressivo da língua materna promove a autonomia intelectual e maior capacidade de reflexão, contribuindo decisivamente para a formação cidadã. C2. Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita. 1. DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E OUTRAS FORMAS GRÁFICAS 1.1. As letras e outros símbolos gráficos O alfabeto Ordem alfabética. 2. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 2.1. Sons semelhantes (rimas) Sílabas. H1. Localizar palavras no dicionário. H2. Identificar quantas sílabas tem uma palavra, observando a mais forte. H3. Classificar palavras quanto ao número de sílabas. H4. Dominar as relações entre grafemas e fonemas, considerando as regularidades. H7. Escrever palavras, considerando a variação entre o modo de falar e o modo de escrever. C3. Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas. 1. TIPOS TEXTUAIS: 1.1. Narração 1.2. Argumentação 1.3. Exposição 1.4. Descrição H1. Identificar elementos que compõem uma narrativa.

3 2. DOMÍNIOS DISCURSIVOS/ GÊNEROS TEXTUAIS 2.1. JORNALÍSTICOS Notícia. H2. Localizar informações explícitas em textos jornalísticos. H4. Distinguir um fato da opinião relativa a este fato. H5. Identificar o assunto principal de textos jornalísticos, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos. H7. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H8. Identificar em textos jornalísticos o tema e as ideias principais. H9. Identificar a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio jornalístico. H10. Identificar informações presentes em textos do domínio jornalístico, considerando suas funções sociais. H11. Interpretar textos jornalísticos, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H12. Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos jornalísticos, entendendo sua importância para a comunicação dos fatos. H13. Identificar diferenças ou semelhanças em textos, considerando a estrutura de cada gênero. H14. Estabelecer relação entre informações de diferentes textos. H15. Estabelecer relações sobre o assunto principal em diferentes textos.

4 H16. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual. H17. Inferir, em textos jornalísticos, o público-alvo. H19. Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto. H20. Estabelecer a relação de causa e consequência entre fatos apresentados no texto Instrucionais: Informativo H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos instrucionais, identificando suas principais diferenças. H2. Localizar informações explícitas em textos instrucionais. H3. Inferir informações implícitas em textos instrucionais. H4. Associar os gêneros pertencentes ao domínio instrucional à sua finalidade e ao seu suporte. H5. Reconhecer as principais informações de textos instrucionais, tomando como referência os elementos constitutivos de cada gênero textual. H7. Identificar a finalidade dos textos instrucionais. H9. Estabelecer relações entre as informações verbais e os recursos gráficos de alguns gêneros de textos instrucionais.

5 H10. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H11. Interpretar textos instrucionais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H12. Identificar diferenças ou semelhanças em textos, considerando a estrutura de cada gênero. H13. Estabelecer relação entre informações de diferentes textos. 2.2 Publicitários: Propaganda. H14. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio instrucional. H1. Perceber que os gêneros pertencentes aos textos publicitários são apresentados de formas diferentes. H2. Localizar informações explícitas em textos publicitários. H3. Inferir informações implícitas em textos publicitários. H4. Identificar a finalidade dos textos publicitários. H5. Identificar o suporte de textos publicitários. H6. Identificar as principais informações de textos publicitários, tomando como referência a estrutura e as informações veiculadas em cada um deles. H7. Interpretar texto publicitário, com o auxílio de material gráfico diverso. H8. Identificar recursos verbais e não verbais na organização e construção de textos publicitários. H10. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio publicitário.

6 H11. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H13. Conhecer as estratégias persuasivas empregadas em textos publicitários. H14. Identificar as semelhanças ou diferenças em textos de diferentes gêneros. H15. Inferir, em textos publicitários, o público-alvo Entretenimento: Anedota. H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos de entretenimento, identificando suas principais diferenças. H2. Localizar informações explícitas em textos de entretenimento. H3. Inferir informações implícitas em textos de entretenimento. H4. Identificar as principais informações de textos de entretenimento, tomando como referência a estrutura e as pistas textuais presentes em cada um deles. H5. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada. H6. Interpretar textos de entretenimento, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio. H7. Identificar o sentido da ironia e do humor, em alguns gêneros pertencentes ao domínio entretenimento. H8. Associar os gêneros pertencentes ao domínio entretenimento à sua finalidade e ao seu suporte.

7 H9. Conhecer o tipo de linguagem utilizada em textos de entretenimento, percebendo sua importância para a comunicação das informações. H10. Identificar as semelhanças ou diferenças em textos de diferentes gêneros Ficcionais: Fábula. H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças. H2. Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho. H3. Identificar os efeitos de sentido produzidos no texto ficcional pelo uso intencional de palavras, expressões, recursos gráfico-visuais e pontuação. H4. Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura. H5. Localizar informações explícitas em textos ficcionais. H6. Inferir informações implícitas em textos ficcionais. H7. Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas. H8. Identificar as marcas principais de um texto que o fazem ser característico de um determinado gênero. H9. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

8 H10. Associar os gêneros pertencentes ao domínio ficcional à sua finalidade e ao seu suporte. H11. Conhecer o tipo de linguagem utilizada em textos ficcionais, percebendo sua importância para o deleite (encantamento) do leitor. H12. Reconhecer a presença de valores sociais em diversos textos do domínio ficcional. H13. Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas. H14. Comparar várias versões de alguns gêneros ficcionais, observando semelhanças e diferenças. H15. Conhecer principais autores da literatura infanto-juvenil e suas obras. H.16. Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto. H17. Estabelecer a relação de causa e consequência entre fatos apresentados no texto. H18. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual. C4. Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. 1. Produção de textos escritos 1.1. Tipos textuais 1.2. Domínios discursivos: Instrucional: relatório. Publicitário: propaganda. Ficcional: conto, poema. H1. Produzir textos de diferentes gêneros. H2. Planejar a escrita de um texto, considerando o tema, o gênero e o destinatário.

9 H3. Produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero/tipo proposto para cada ano escolar. H4. Observar, no momento da escrita, os aspectos próprios a cada gênero/tipo, considerando: tipo de argumentação, uso da norma-padrão, clareza de ideias e uso de recursos diversos. H5. Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados em textos de diversos gêneros/tipos. H6. Transformar um texto apresentado em um determinado gênero em um texto de outro gênero, mantendo o mesmo tema. H7. Utilizar elementos formais necessários à continuidade, progressão temática e articulação do texto. H8. Conhecer os elementos que conferem textualidade ao texto, aplicando-os de forma contextualizada nas produções de texto. 2. Revisão e edição do texto 2.1. Adequação discursiva e conceitual: Adequação ao tema e ao gênero proposto Coerência (unidade temática): * Relação título-texto * Continuidade * Progressão * Articulação Consistência argumentativa. H1. Adequar a escrita ao contexto de produção. H2. Adequar a escrita ao público-alvo. H3. Adequar a escrita ao tema proposto. H4. Adequar a escrita ao gênero textual proposto. H5. Verificar relação do título com o texto produzido.

10 H6. Verificar a progressão temática do texto. H7. Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero proposto Adequação formal: Coesão (recursos anafóricos, articuladores, correlação de tempos verbais, processos de coesão lexical, modalizadores, operadores argumentativos) Morfossintaxe (estruturação de períodos; concordância; regência; emprego de crase; colocação) Paragrafação e pontuação Ortografia e acentuação. H1. Aplicar os conhecimentos adquiridos na formação textual a serviço da comunicação assertiva. H2. Utilizar os conectivos como estratégia argumentativa. H3. Relacionar tempos, modos, vozes e aspectos verbais, observando suas implicações na construção textual. H4. Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal. H5. Utilizar adequadamente os mecanismos de coesão, utilizando pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico. H6. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à paragrafação dos textos. H7. Fazer uso de parágrafos quando esses forem necessários à melhor organização e compreensão do texto. H8. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à pontuação nos textos. H9. Usar as convenções da língua escrita relacionadas à escrita correta das palavras, considerando as formas ortográficas resultantes de padrões regulares e palavras de uso frequente.

11 H10. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à acentuação das palavras. H11. Revisar os textos produzidos, usando estratégias que garantam sua qualidade. H12. Participar de situações de revisão coletivas, com a ajuda do professor, para verificação de melhorias. 1. Linguagem oral 1.1. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado, apresentações, declamação de poemas, encenação de peças teatrais. H1. Usar a língua portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral. H2. Reconhecer os diferentes recursos que caracterizam a linguagem oral. H3. Conhecer principais características dos diversos gêneros do discurso oral. C5. Comunicar-se oralmente, adequando-se às diversas situações comunicativas. H4. Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H1. Identificar semelhanças e diferenças entre fala e escrita, observando características de cada código. H2. Reconhecer funções da fala, comparando-as com as funções do código escrito Código oral e código escrito. H3. Identificar as características típicas da linguagem oral em textos escritos. H4. Reconhecer as variantes linguísticas regionais e sociais em situações de interlocução oral e escrita.

12 1.3. Uso social. H1. Reconhecer a expressão oral como veículo para troca de ideias, experiências e sentimentos. H2. Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. H3. Adequar a fala ao contexto de comunicação. H4. Adequar a fala ao público-alvo. H5. Adequar a fala ao gênero do discurso oral. H6. Utilizar a linguagem oral para argumentar e defender seus pontos de vista sobre um assunto e/ou uma situação. H7. Praticar a linguagem oral, considerando os diversos contextos em que for usada. H8. Reconhecer a fala produzida por sua comunidade, respeitando a fala produzida por outras comunidades. H9. Planejar previamente a fala, em função da intencionalidade do locutor, das características do receptor, das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos. C6. Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos 1. Língua e linguagem 1.1. As variedades linguísticas Linguagem e adequação de uso A língua e suas variedades Língua oral e língua escrita Língua formal e língua informal. H1. Adequar a variedade linguística de um texto ao destinatário, ao gênero e às intenções comunicativas. H2. Distinguir as particularidades do discurso formal oral do escrito.

13 semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos. H3. Reconhecer as variantes linguísticas como manifestações legítimas e igualitárias de comunicação. H4. Avaliar o uso de variedades linguísticas em um texto, considerando a situação comunicativa e o gênero textual. H5. Identificar em um texto as variedades linguísticas, características do dialeto de uma determinada região. 2. Fonologia 2.1. Ortografia Trocas de uso frequente Trocas regulares Trocas irregulares. H1. Aplicar as principais convenções da escrita em palavras de uso frequente. H2. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção de textos diversos. H3. Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, aplicando-as em produções escritas e revisões de textos. H4. Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos Acentuação O acento gráfico Regras de acentuação gráfica. 3. Morfologia 3.1. Estrutura e formação das palavras Elementos mórficos Processos de formação de palavras. H1. Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso da acentuação, com base na vivência. H1. Reconhecer a estrutura e a formação das palavras. H2. Utilizar os processos de formação de palavras para melhor interpretá-las. H3. Utilizar os conhecimentos sobre os processos de formação de palavras para resolver dúvidas ortográficas.

14 Classes de palavras Substantivo: gênero, número e grau. - Adjetivo: gênero e número. - Verbo: tempos verbais: presente, pretérito, futuro; infinitivo. H1. Identificar cada classe de palavras, entendendo seus conceitos e funções. H2. Identificar a função das classes de palavras na construção de textos. H3. Identificar a função das classes de palavras na compreensão de textos diversos. H4. Perceber como as palavras podem se agrupar em classes, considerando a função que cada classe exerce na construção dos textos. H5. Empregar palavras com clareza e coerência, de acordo com suas respectivas classes, em contextos determinados. H6. Distinguir, pelo contexto de uso, os substantivos comuns dos próprios e os simples dos compostos. H7. Inferir, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em gênero. H8. Inferir, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em número. H9. Inferir, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em grau. H10. Identificar adjetivos em textos diversos, indicando os substantivos aos quais se referem. H11. Identificar as formas pronominais e/ou verbais decorrentes da mudança de foco narrativo (narrador observador e narrador personagem).

15 H12. Relacionar as ações, presentes em textos diversos, com o conceito de verbo. H13. Analisar o emprego dos verbos em textos, observando o tempo verbal. H14. Analisar o emprego de verbos em textos, observando o efeito de sentido produzido pelo uso de determinado tempo verbal. H15. Reconhecer que os diferentes modos verbais interferem na construção de sentido dos textos. H16. Compreender a importância da flexão verbal e nominal na construção e compreensão de um texto. H17. Empregar, observando a norma-padrão, as flexões, conjugações e concordâncias verbais e nominais das palavras, mantendo a coesão e coerência no texto. H18. Empregar os articuladores textuais, garantidores da organização e da progressão textual. H19. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelos conectores textuais. H20. Aplicar os diversos recursos da língua que contribuem para a coerência e coesão de um texto. 4. Sintaxe 4.1. Frases e oração Tipos de frases. H1. Identificar os tipos de frases existentes, observando a função de cada uma na construção de textos. H2. Selecionar, a partir da intenção comunicativa, a forma mais eficiente de elaboração de diferentes tipos de frases, contextualizando-as na construção de textos.

16 H3. Reconhecer os sinais de pontuação como fatores fundamentais para a produção e compreensão textual. H4. Utilizar corretamente a pontuação, a fim de garantir expressividade, coesão e coerência textual. H5. Identificar, em textos diversos, o sentido do uso dos sinais de pontuação Pontuação e paragrafação Os sinais de pontuação Funções dos sinais de pontuação Uso da vírgula. H6. Explicar o efeito de sentido produzido pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas). H7. Compreender a função dos parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. H8. Utilizar os parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros. H9. Compreender a importância dos parágrafos e dos travessões para a definição das falas de personagens em um diálogo. H1. Compreender que uma mesma palavra pode assumir diferentes sentidos, dependendo do contexto em que foi usada. 5. SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA 5.1. A palavra e seu significado Sinonímia e antonímia. H2. Entender que o sentido de uma palavra só pode ser definido se ela for analisada a partir do seu contexto de uso. H3. Identificar o sentido correto de uma palavra, a partir do contexto em que está sendo utilizada. H4. Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita, podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos.

17 H5. Identificar o sentido de palavras de mesmo som e/ou escrita, dependendo do contexto. H6. Identificar, entre os vários sentidos que uma palavra pode ter, aquele mais apropriado ao que se quer dizer. ORTOGRAFIA 1- Análise e reflexão sobre a língua Análise de regularidades da língua Análise e compreensão das regularidades contextuais Representações múltiplas: - Emprego r ou rr, s ou ss Compreender que uma mesma letra pode representar diferentes sons. Compreender que as letras r e s podem ser empregadas de forma diferente em função do contexto em que aparecem na palavra. Empregar as letras r e s corretamente, em função do contexto em que aparecem na palavra, principalmente entre duas vogais. Generalização por regras: - c ou ç Compreender que um único som pode ser representado por mais de uma letra. Perceber os sons que podem ser representados pelas letras c e ç. Identificar variações sonoras, dependendo da vogal que sucede a letra c ou ç. Inferir regra para uso do ç quando a dúvida for uso de c ou ç. Substituições - li/lh - Compreender que existem diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever e usar as letras correspondentes à forma escrita.

18 Apoio na oralidade: - Omissões de ditongos - Compreender que existem diferenças entre o modo de falar e o modo de escrever. - Perceber o som formado pelo encontro de vogais em final de sílabas e fazer a representação correspondente na escrita. 2- Autocorreção Revisar os próprios textos com o objetivo de aprimorá-los. - Compreender alguns critérios para a revisão e correção do texto escrito: Realizar a autocorreção direcionada, com apoio na segmentação da palavra. Localizar substituições nas situações de escrita em que ocorram representações múltiplas entre letras e sons. Identificar situações de inadequação semântica, sintática e/ou textual ao realizar a releitura de um texto escrito anteriormente. Desenvolver uma atitude de controle consciente do ato da escrita. Livros da Etapa O menino Maluquinho Ziraldo - Ed. Melhoramentos. Procurando firma - Ruth Rocha Ed. Salamandra. O segredo do águas virtuosas Lor Ed. Lê. Eu e mim mesmo Flávio de Souza Ed. Quinteto Editorial. Todo mundo tem medo Cláudia Ramos e Ana Raquel Ed. Formato. Da Vinci das crianças José Arrabal Paulinas Editora. A decisão do campeonato Ruth Rocha Ed. Salamandra. O piquenique de Catapimba Ruth Rocha Ed. Salamandra. Palavra de filho Jonas Ribeiro Ed. do Brasil. A galinha da vizinha chegou ao fim da linha Lylian Sipriano e Cláudio Martins Ed. Formato. Projetos: Colcha literária. Roda da notícia. Sacola da leitura.

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO Planificação Anual 2011/2012 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PORTUGUÊS 10º ANO Manual adotado: Página Seguinte - Texto Editora

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 17 de setembro a 17 de dezembro 1ª INTERRUPÇÃO 18 de dezembro a 3 de janeiro 2º PERÍODO 04 de janeiro a 18 de março 2ª INTERRUPÇÃO

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2014 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS PROVA ORAL Prova 06 201 2.º Ciclo do Ensino Básico!. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova oral de equivalência à frequência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Módulo 1- Eu e o Mundo Profissional Disciplina de Inglês- Cursos Profissionais 10º Ano Duração de Referência: 27horas (18 blocos) - diagnostica a sua situação

Leia mais

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades básicas de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de:

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Matriz da Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Prova 358 2016

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Conteúdos do Vestibulinho 2016

Conteúdos do Vestibulinho 2016 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Vogais e Consoantes; O Alfabeto incluindo as letras (K,W,Y); Sons nasais (o uso do til); Separação de Sílabas; Alfabeto maiúsculo e minúsculo; Substantivo próprio e comum; Interpretação

Leia mais

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua.

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua. INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS 2016 11º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Inglês, a realizar

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL

PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ESPANHOL SÉRIE: PROFESSORAS: Anna Cláudia

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 Previsão de aulas 8º B Aulas previstas 33 1º Período 14 2º Período 12 3º Período 7 Planificação anual resumida

Leia mais

Tipo de Prova: Escrita e Oral

Tipo de Prova: Escrita e Oral INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) 2016 Prova 367 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) Introdução O presente documento visa

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente Habilitação Técnica de Nível Médio Ensino Médio Os Planos de Trabalho Docente impressos e com os devidos pareceres encontram-se para consulta de toda comunidade escolar na Secretaria

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. HERNÂNI CIDADE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. HERNÂNI CIDADE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL) INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL) 1. INTRODUÇÃO INGLÊS - ENSINO BÁSICO - 3º CICLO - 2015/2016 CÓDIGO 21 O presente documento visa divulgar as características da Prova de

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO DE LETRAS/PORTUGUÊS Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa INTRODUÇÃO De acordo com os objetivos do programa, conforme portaria 096/2013 Capes, essa proposta de

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA 21 2016 2016 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

Colégio Monteiro Lobato

Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro Lobato Disciplina: Anual 2013 Redação Professor (a): Barbara Venturoso Série: 6º ano Turma: A PLANEJAMENTO ANUAL 2013 Plano de curso Conteúdos Procedimentos Objetivos Avaliações 1º Trimestre

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

EBSERH E D I I T T R A

EBSERH E D I I T T R A EBSERH E D I T R A APRESENTAÇÃO...3 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...5 1. Informações Literais e Inferências possíveis...6 2. Ponto de Vista do Autor...7 3. Significado de Palavras e Expressões...7 4. Relações

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa

Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa Gestão da Aprendizagem Escolar II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa (Entrada) Gabaritos e Ensino Fundamental 5 a à 8 a série (6 o ao 9 o ano) 5 a Série (6 o ano) - Ensino Fundamental Leitura e

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o que dispõem o artigo 44, inciso II, da

Leia mais

Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico

Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova escrita e oral 2016 Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Farmácia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA - SP Eixo Tecnológico: COMÉRCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES Atividade Extra - Fórum SIEPE (Compensação da carga horária do dia 08/09/2012) A atividade foi postada no módulo X Atividade Módulo X - Fórum Agenda O cursista

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

DISCIPLINA INGLÊS 2016

DISCIPLINA INGLÊS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA INGLÊS 206 Prova 06 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês Prova 21 2016 PROVA ESCRITA E ORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA INTRODUÇÃO CABRAL, Juliana da Silva. julianacabralletras@hotmail.com NASCIMENTO, Edna Ranielly do. niellyfersou@hotmail.com LUNA,

Leia mais

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado Professor (a): Tsália Kaliny Gomes de Sousa Disciplina: LEM- Inglês Ano 2014 Período: Integral CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS / ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA REGIMENTO PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE REDAÇÃO EDITAL N.º 002/2011 PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA,

Leia mais

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação Identificação do Estagiário: Sara Raquel Ramalho Pereira Ano letivo: 2013/ 2014 Identificação da Instituição: Jardim-de- Infância Adriano Correia de Oliveira Educador Cooperante: Graça Xavier Tema do PCT:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards

Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Complementando a Versão Muitas características excelentes Estrutura de tabela é muito útil Perspectiva

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA EXECUTADOS NA ESCOLA UFRN/PIBID PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ULISSES DE GÓIS Bolsistas: Jacqueline Ferreira/Jucélia Penha/Priscila

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA Informação da Prova de Equivalência à Frequência Prova 266 2015 CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA 1. Introdução O presente

Leia mais

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Profª. Ms. Maria Cecília Nobrega de Almeida Augusto 17 e 18/05/2011 Pensando a escrita para os pequenos e seus: Contextos Textos

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professor(a): Carolina Araújo e Kênia Pessoa Série: 9º ano Turmas: 91, 92, 93 e 94 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo

Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo *Apresentamosumareformataçãododocumento MetasdeAprendizagem paraaáreacurriculardalínguaportuguesado1. CiclodoEnsino Básico,elaboradopor:InêsSim-Sim(Coordenadora,EscolaSuperiordeEducação,InstitutoPolitécnicodeLisboa),CristinaDuarte,InêsDuarte,

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA Ariolino Neres Sousa Júnior * Devemos sempre realizar a hermenêutica jurídica? E para que? Essas são algumas das preocupações que permeiam o cotidiano da comunidade acadêmica

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

Relatório sobre as interpretações de Libras nas Audiências Públicas da Prefeitura de Salvador para discussão do PPDU

Relatório sobre as interpretações de Libras nas Audiências Públicas da Prefeitura de Salvador para discussão do PPDU Relatório sobre as interpretações de Libras nas Audiências Públicas da Prefeitura de Salvador para discussão do PPDU O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em seu espaço de atuação

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP. Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura)

4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP. Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) 4ª, 6ª e 8ª séries / 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio SARESP Escala de Proficiência de Língua Portuguesa (Leitura) ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA A

Leia mais

IBGE / FGV Gramática

IBGE / FGV Gramática GRAN ONLINE IBGE / FGV Gramática Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

Marcus Araújo e Rosinda Ramos

Marcus Araújo e Rosinda Ramos SARDINHA, T. B. et al (org.). Tecnologias e mídias no ensino de inglês: o corpus nas receitas. São Paulo: Macmillan, 2012. ISBN 978-85-7418-859-1. 136p. Resenhado por Marcus de Souza Araújo Universidade

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1. INTRODUÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º CICLO (PROVA 02) O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2015 pelos alunos que

Leia mais

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012 Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná HEMEPAR Farm. Elvira Rosa Folda DVGQB Jul/2012 ABNT NBR ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário A documentação permite a comunicação

Leia mais

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA 203 CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA INTRODUÇÃO ¹ Elias Barbosa de Lima filho ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ eliasbarbosalima141@gmail.com

Leia mais

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Amora DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Amora DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 DISCIPLINA: PORTUGUÊS Compreensão oral Identificar a intenção comunicativa do interlocutor; Saber escutar e compreender géneros formais e públicos do oral; Saber escutar criticamente discursos orais, identificando factos, opiniões

Leia mais

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MARA LÚCIA REIS MONTEIRO DA CRUZ mara.mcz@gmail.com INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAP-UERJ) 1 INTRODUÇÃO Alunos

Leia mais

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS

PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PROFESSOR DE ARTES CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Gestos que encantam O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras), recebe

Leia mais

APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO

APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO CAMPUS DE BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID - LETRAS APRESENTANDO O GÊNERO DIÁRIO Bolsista: Camila da Luz Peralta Kassandra dos Santos Pâmela Castro Melina Pereira Andréia Castro Coordenadora:

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU

GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU PRODUÇÃO b DE TEXTOS E GÊNEROS TEXTUAIS: O CARTEIRO CHEGOU Profª. Ms. Rafaela C. Beleboni Coordenação Pedagógica da Formação Continuada NAME http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/index.htm ROTEIRO DAS AULAS

Leia mais

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem.

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Fátima Aparecida Machado dos Santos Centro Educacional de Jovens e Adultos /Secretaria Municipal

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades.

1. Linguagens e Códigos; 2. Raciocínio Lógico e Matemática; 3. Leitura e Interpretação de Textos; 4. Atualidades. ANEXO I - PROGRAMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE REDAÇÃO Prova (Todos os Cursos) Trabalhando em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, o UNIFEMM entende que as avaliações do processo

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: Armanda Teixeira Ferreira Gonçalves COLÉGIO: Estadual Bairro Senhor Do Bonfim Turma:

Leia mais

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Sistema Terra-Lua-Sol / eclipses Usos / objetivos Retomada de conhecimentos / avaliação / problematização

Leia mais

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO O USO DO STOP MOTION COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TORNAR MAIS LÚDICO O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Hadassa Carolinny Soares de Oliveira (UFPE/CAV) Gabriel Henrique de Lima (UFPE/CAV) Josely Alves

Leia mais

Identificação. Escola Municipal: Professor colaborador: Professor regente: Outra informação:

Identificação. Escola Municipal: Professor colaborador: Professor regente: Outra informação: Identificação Escola Municipal: Professor colaborador: Professor regente: Disciplina: Ano/turma: Nível: Outra informação: Implementação do Projeto Introdução Prezado (a) professor (a) Este REGISTRO se

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Texto Narrativo Quadro Geral O que se entende

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

ESP-English for Specific Purpose. Reading Strategies

ESP-English for Specific Purpose. Reading Strategies ESP-English for Specific Purpose Reading Strategies Adaptated by: teacher Gleice From: http://br.geocities.com/leiturainstrumental/estrategias_de_leitura.htm 1. Skimming O skimming é uma estratégia de

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR - INFORMÁTICA

PLANIFICAÇÃO MODULAR - INFORMÁTICA Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Secundária Padre António Macedo PLANIFICAÇÃO MODULAR - INFORMÁTICA CURSO VOCACIONAL COMÉRCIO E ARTES Ciclo de Formação: 2014-2016 *** Ano Letivo: 2015-2016

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: Maria Lúcia Teixeira de Lima INGLÊS ANO/TURMAS: 7ºC, 7ºD, 7ºE 7º Ano 1º Bimestre 1

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas.

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas. 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 9º ANO DURAÇÃO DA PROVA ESCRITA: 90 minutos TOLERÂNCIA: 00 minutos DURAÇÃO DA PROVA ORAL: ± 15 MINUTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO - 1.ª e 2.ª

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

As Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática

As Novas Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática A UTILIZAÇÃO DE BLOGs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Maria Angela Oliveira Oliveira Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho matematicangela2007@yahoo.com.br Resumo: O Mini-Curso

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788 Relatório de Atividades Mensal Esse relatório tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Instituição Recanto Infantil Tia, de acordo com o Projeto Biblioteca e Cidadania Ativa.

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática : ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Um conjunto estruturado

Leia mais

Unidade temática. Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Áreas de Conteúdo Objectivos Aulas (de 45 )

Unidade temática. Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Áreas de Conteúdo Objectivos Aulas (de 45 ) PLANIFICAÇÃO ANUAL-ANO LECTIVO - 2014/2015 Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais DISCIPLINA: Oficina de Multimédia B 12.ºANO Unidade temática Áreas de Conteúdo Objectivos Aulas (de 45 ) Introdução

Leia mais

Testes em Laboratório - Análise

Testes em Laboratório - Análise Introdução à Interação Humano-Computador Testes com Usuários Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 8: 09/10 Testes em Laboratório - Análise Análise dos dados coletados

Leia mais