Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 01 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 01 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas"

Transcrição

1 Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 01 Luiz Alberto Ferreira Gomes Ciência da Computação da PUC Minas

2 Microsoft Web Plataform 2 Código Dados IIS Express Hospedagem

3 Microsoft.NET 3 Plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Código.NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua o framework. Código escrito para a plataforma.net e não para um sistema ou dispositivo específico

4 Arquitetura.NET 4 Baseia-se no conceito de Just In Time Compiler (JIT) Programas são duplo-compilados Código fonte escrito em uma das linguagens de programação disponíveis para a plataforma compilado para código Microsoft Intermediate Language (MSIL). Compilador JIT compila o código em MSIL novamente no momento a execução. código é gerado de acordo com o tipo de projeto

5 Arquitetura.Net 5 Código Fonte em C# Código Fonte em Basic Código Fonte em ASP.Net Compilador C# Compilador Basic Compilador ASP.Net IL e Metadata IL e Metadata IL e Metadata

6 Arquitetura.NET 6 Um web site desenvolvido em ASP.NET, por exemplo: o JIT compilará o código de uma página somente na primeira vez que ela for acessada Outros usuários executarão o código compilado Ferramentas específicas podem "pré-compilar" o código Evitando o custo da compilação JIT durante a execução.

7 ASP.NET 7 Asynchronous Server Page.NET ou ASP.NET plataforma de desenvolvimento Web da Microsoft componente do Internet Information Services (IIS) Permite criar páginas dinâmicas para Web ASP.NET herda todas as características do.net Aplicações podem ser escritas em várias linguagens, como C# e Visual Basic.NET.

8 ASP.NET 8 Visual Studio.NET é o ambiente mais comum para desenvolvimento em ASP.NET Possui características que facilitam o trabalho do programador como os componentes visuais para criação de páginas Web. Uma aplicação ASP.NET pode reutilizar código de qualquer outro projeto escrito para a plataforma.net mesmo que tenha sido escrito em linguagem diferente. por exemplo, uma página ASP.NET escrita em VB.NET pode chamar componentes escritos em C# As aplicações ASP.NET são compiladas antes da execução trazendo sensível ganho de desempenho.

9 ASP.NET 9 As aplicações Web ASP.NET necessitam do Framework.NET e do servidor IIS para executar, pelo menos na plataforma Windows. Existe também o projeto mod_aspdotnet, módulo que permite o servidor Apache HTTP Server trabalhar em conjunto com o Framework.NET e rodar aplicações ASP.NET na plataforma Windows. O projeto Mono é um esforço para permitir que aplicações ASP.NET (na verdade toda a plataforma.net) possam executar em outras plataformas, como o Linux.

10 ASP.NET MVC 10 O ASP.NET MVC é um padrão de arquitetura que provê uma alternativa ao ASP.NET Web Forms baseado no padrão Model View Controller. O ASP.NET MVC é um padrão que muitos desenvolvedores estão acostumados, de separar em camadas o modelo, a visualização e os controles. Algumas aplicações Web vão se beneficiar do framework MVC outras continuarão a usar o padrão tradicional ASP.NET baseado em Web Forms. Nenhuma abordagem exclui a outra ASP.NET Web Forms e ASP.NET MVC podem ser utilizadas ao mesmo tempo.

11 Padrão Model-View-Controller Controller 3 Model 4 5 View

12 Padrão Model-View-Controller 12 View camada composta de páginas e formulários em html e javascript. Controller camada que coordena a interação da View com o Model. Model camada que engloba classes do domínio da aplicação. Em uma aplicação web real outras camadas existiram.

13 Internet Information Services 13 Internet Information Services ou IIS servidor web criado pela Microsoft. a versão mais atual é a versão 7.5. Uma das características é a geração de páginas HTML dinâmicas utiliza a tecnologia proprietária ASP. pode utilizar outras tecnologias com adição de módulos de terceiros. Após 2002 o IIS ganhou também a função de gerenciar a pilha ASP.NET. páginas Web tradicionais que contém a extensão ASPX. funções disponibilizadas via Web Services chamadas por aplicativos ASMX

14 A Aplicação Quote-O-Matic 14 A aplicação mostrará aleatoriamente ao visitante uma citação famosa a cada vez que a página for visitada. O mantenedor poderá criar citações e associá-las a um determinado autor. O mantenedor poderá modificar o texto e as citações criadas previamente. O mantenedor poderá remover uma citação quando desejar. Cada citação poderá ser avaliada pelo visitante que dará uma nota de 0 a 5. O mantenedor poderá extrair um relatório de citações avaliadas.

15 A Aplicação Quote-O-Matic 15 O primeiro caso de uso a ser desenvolvido é o Citar Autor. Descrição Resumida: Quando o visitante conectar à página de citações, o Quote-O- Matic deverá apresentar uma citação e o autor que a fez.

16 Criando a Aplicação Quote-O-Matic Execute o Visual Studio 2. Escolha o perfil de desenvolvim ento para Web.

17 Criando a Aplicação Quote-O-Matic Clique em File New Project para criar a aplicação QuoteOMati c.

18 Criando a Aplicação Quote-O-Matic Em Visual Studio Solutions selecione Blank Solution. 2. Escolha a versão 3.5 do.net Framework. 3. Em Name digite QuoteOMatic. 4. Em Location c:\dev.

19 Criando a Camada QuoteOMatic.Domínio Clique em File New Project para criar a camada QuoteOMati c.dominio.

20 Criando a Camada QuoteOMatic.Domínio Em Installed Template, escolha Visual C#. 2. Escolha a versão 3.5 do.net Framework 3.Escolha o tipo de projeto Class Library. 4. Em Name digite QuoteOMatic.Dom inio. 5. Em Location digite c:\dev\quoteom agic. 6. Em solution selecione Add to Solution.

21 Criando a Camada QuoteOMatic.Controladores Clique em File New Project para criar a camada QuoteOMati c.controlado res.

22 Criando a Camada QuoteOMatic.Controladores Em Installed Template, escolha Visual C#. 2. Escolha a versão 3.5 do.net Framework 3. Escolha o tipo de projeto Class Library. 3. Em Name digite QuoteOMatic.Con troladores. 4. Em Location digite c:\dev\quoteom agic. 5. Em solution selecione Add to Solution.

23 Criando a Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Clique em File New Project para criar a camada QuoteOMati c.visao.web. MVC.

24 Criando a Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Em Installed Template, escolha Visual C#. 2. Escolha a versão 3.5 do.net Framework. 3.Selecione o tipo de projeto ASP.NET MVC 2 Application. 3. Em Name digite QuoteOMatic.Visao. Web.MVC 4. Em Location digite c:\dev\quoteomagi c. 5. Em solution selecione Add to Solution.

25 A Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Escolha No, do not create a unit test project.

26 Escolhendo a Camada de Inicialização da Aplicação Selecione QuoteOMatic. Visao.Web.M VC. 2. Com o BDM escolha a opção Set as Startup Project.

27 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Selecione com o BDM em QuoteOMatic. Visao.Web.M VC.

28 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Na Aba Projects, selecione QuoteOMatic.C ontroladores. 2. Com o BDM escolha a opção Add Reference. 3. Na Aba Assemblies 2. Clique em Ok.

29 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Visao.Web.MVC Selecione com o BDM em QuoteOMatic. Controladores.

30 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Controladores Na Aba Projects, selecione QuoteOMatic.D ominio. 2. Com o BDM escolha a opção Add Reference. 2. Clique em Ok.

31 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Controladores Selecione com o BDM em QuoteOMatic. Controladores.

32 Criando as Referências da Camada QuoteOMatic.Controladores Na Aba Assemblies, selecione System.Web, System.Web.Mvc e System.Web.Rou ting 2. Com o BDM escolha a opção Add Reference. 2. Clique em Ok.

33 Executando a Aplicação QuoteOMatic Para executar a aplicação selecione a camada QuoteOMatic. Visao.Web.M VC e tecle CRTL+F5. 2. A tela ao lado deverá ser apresentada no navegador.

34 O Roteamento Entre As Camadas 34 Internet Information Service (IIS) ASP.NET Extension (aspnet_isapi.dll) HomeController Executa o processamento e direciona a apresentação para a visão. Global.asax Analisa o controlador, a ação e os parâmetros da URL. Cria uma nova instância do controlador. Index.aspx Renderiza a página HTML

35 35 Roteamento Entre As Camadas

36 Por Trás da Cena Ações são executadas de acordo com a URL informada pelo usuário. A ação Index é um valor Default, executado sempre que nenhuma outra ação é especificada.

37 Por Trás da Cena namespace QuoteOMatic.Visao.Web.MVC.Controllers 2. { 3. [HandleError] 4. public class HomeController : Controller 5. { 6. public ActionResult Index() 7. { 8. ViewData["Message"] = "Welcome to ASP.NET MVC!"; 9. return View(); 10. } 11. public ActionResult About() 12. { 13. return View(); 14. } 15. } 16. } Controlador padrão, definido no arquivo Global.asax. Ação executada quando o site digite a url do site. Redireciona a exibição da mensagem para página /Views/Home/Index.aspx.

38 Por Trás da Cena Page Language="C#" MasterPageFile="~/Views/Shared/Site.Master" Inherits="System.Web.Mvc.ViewPage" %> <asp:content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="TitleContent" runat="server"> Home Page </asp:content> <asp:content ID="Content2" ContentPlaceHolderID="MainContent" runat="server"> A ViewData contém a mensagem atribuída no controlador. <h2><%= Html.Encode(ViewData["Message"]) %></h2> Inclui código C# no código ASP. <p> To learn more about ASP.NET MVC visit <a href="http://asp.net/mvc" title="asp.net MVC Website">http://asp.net/mvc</a>. </p> </asp:content>

39 A Aplicação Quote-O-Matic 39 Diagrama de Classes 1 Baixa coesão 3 Está funcionando como um repositório. 2 Acoplada com a Classe Random desnecessaria mente. Qual é o problema com a modelagem acima?

40 Criando a Classe Quote Selecione a camada QuoteOMatic. Dominio. 2. Com o BDM escolha a Add Class. 3. Digite o nome da Classe Quote.cs 4. Digite o código que está no próximo slide.

41 Código a Classe Quote public class Quote 2. { 3. private static Random randomizer = new Random(); 4. private static List<Quote> FamousQuotes = new List<Quote> 5. { 6. new Quote {Author = "Guimarães Rosa 7., Contents = "Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo."}, 8. new Quote {Author = "Castro Alves 9., Contents = "Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar."} 10. }; 11. public string Contents { get; set; } 12. public string Author { get; set; } 13. public static Quote ChooseRandomQuote() 14. { 15. int randomindex = randomizer.next(famousquotes.count()); 16. return FamousQuotes[randomIndex]; 17. } 18. }

42 Criando o Controlador QuoteController Selecione a camada QuoteOMatic. Controladores. 2. Com o BDM escolha a Add Class. 3. Digite o nome da Classe QuoteControll er.cs 4. Digite o código que está no próximo slide.

43 Criando o Controlador QuoteController using System.Web.Mvc; 2. using QuoteOMatic.Dominio; 3. namespace QuoteOMatic.Controladores 4. { 5. public class QuoteController : Controller 6. { 7. public ActionResult Index() 8. { Um controlador dever descender da classe Controller. 9. ViewData["Contents"] = Quote.ChooseRandomQuote().Contents; 10. return View(); 11. } 12. } 13. }

44 Criando a Visão Quote/Index.aspx Selecione a camada QuoteOMatic.V isao.web.mvc. 2. Selecione a pasta Views. 3. Com o BDM escolha a opção Add New Folder. 4. Renomeie o folder criado para Quote.

45 Criando a Visão Quote/Index.aspx Selecione a pasta Views/Quote. 2. Com o BDM escolha a opção Add View. 3. Em View Name digite Index. 4. Altere o código gerado para o código do próximo slide.

46 Criando a Visão Quote/Index.aspx Page Title="" Language="C#" 2. MasterPageFile="~/Views/Shared/Site.Master" 3. Inherits="System.Web.Mvc.ViewPage" %> 4. <asp:content ID="Content1" ContentPlaceHolderID="TitleContent" runat="server"> 5. Index 6. </asp:content> 7. <asp:content ID="Content2" ContentPlaceHolderID="MainContent" runat="server"> 8. <h2>citação do Dia</h2> 9. <h3><%=html.encode(viewdata["contents"])%></h3> 10. </asp:content> Linhas alteradas

47 Alterando o Arquivo Site.Master 47 O arquivo Site.Master define o laioute padrão do site. Localiza-se na pasta Views/Shared/Site.Master Insira um link no menu para a apresentação de uma citação: <ul id="menu"> <li><%= Html.ActionLink("Home", "Index", "Home")%></li> texto do link, ação e controlador <li><%= Html.ActionLink("Quote", "Index", "Quote")%></li> /ul> <li><%= Html.ActionLink("About", "About", "Home")%></li>

Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 02 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas

Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 02 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 02 Luiz Alberto Ferreira Gomes Ciência da Computação da PUC Minas Refatorando a Aplicação Quote-O- 2 Matic Classe Quote 1 Baixa coesão 3 Está funcionando

Leia mais

Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 03 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas

Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 03 Luiz Alberto Ferreira Gomes. Ciência da Computação da PUC Minas Construindo Aplicações com ASP.NET MVC 2.0 Aula 03 Luiz Alberto Ferreira Gomes Ciência da Computação da PUC Minas 2 Camada responsável por armazenar em um repositório de dados e reconstituir objetos de

Leia mais

19/05/2009. Módulo 1

19/05/2009. Módulo 1 ASP.NET Módulo 1 Objetivo Mostrar os conceitos fundamentais da plataforma Microsoft.Net e suas ferramentas; Apresentar os conceitos fundamentais de aplicações web e seus elementos; Demonstrar de forma

Leia mais

A interface do Microsoft Visual Studio 2005

A interface do Microsoft Visual Studio 2005 Tarefa Orientada 1 A interface do Microsoft Visual Studio 2005 Objectivos: Introdução à framework.net Iniciar o Visual Studio 2005. Criar um novo projecto de Windows Forms em Visual Basic Introdução à

Leia mais

ASP.NET 2.0 e PHP. Autor: Glauber de Almeida e Juarez Fernandes

ASP.NET 2.0 e PHP. Autor: Glauber de Almeida e Juarez Fernandes ASP.NET 2.0 e PHP Autor: Glauber de Almeida e Juarez Fernandes Linguagens pesquisadas ASP.NET 2.0 e PHP. 1 - ASP.NET 2.0 ASP.NET não é nem uma linguagem de programação como VBScript, php, nem um servidor

Leia mais

Fundament n os s da platafo f rm r a. NE N T André Menegassi

Fundament n os s da platafo f rm r a. NE N T André Menegassi Fundamentos da plataforma.net André Menegassi O que é o.net Framework?.NET é uma plataforma de software para desenvolvimento de aplicações que conecta informações, sistemas, pessoas e dispositivos através

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 1 CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014 1 Características da Plataforma.NET A plataforma.net Framework 4.0 (.NET 4.0) é uma plataforma de softwares que fornece

Leia mais

Programando com ASP.NET MVC. Aprenda a desenvolver aplicações web utilizando a arquitetura MVC. Alfredo Lotar. Novatec

Programando com ASP.NET MVC. Aprenda a desenvolver aplicações web utilizando a arquitetura MVC. Alfredo Lotar. Novatec Programando com ASP.NET MVC Aprenda a desenvolver aplicações web utilizando a arquitetura MVC Alfredo Lotar Novatec Copyright 2011 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela

Leia mais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais ASP.NET > WebService herman_arais@yahoo.com.br Introdução Um WebService é um componente, ou unidade lógica de aplicação, acessível através de protocolos padrões de Internet. Como componentes, esses serviços

Leia mais

Framework.NET, Microsoft Visual C# 2010 Express e Elementos da Linguagem C#

Framework.NET, Microsoft Visual C# 2010 Express e Elementos da Linguagem C# Linguagem de Programação 3 Framework.NET, Microsoft Visual C# 2010 Express e Elementos da Linguagem C# Prof. Mauro Lopes 1-31 35 Objetivos Nesta aula iremos apresentar a tecnologia.net, o ambiente de desenvolvimento

Leia mais

ESUS SAMU V. 1.3 - INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO

ESUS SAMU V. 1.3 - INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO ESUS SAMU V. 1.3 - INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO O sistema Esus-SAMU, é o sistema que permite a regulação de solicitantes/pacientes, gravando históricos de procedimentos médicos tomados, veículos enviados

Leia mais

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes Ambiente de Programação Visual Framework.NET Prof. Mauro Lopes 1-31 13 Objetivos Nesta aula iremos apresentar a tecnologia.net. Ao final desta aula, o aluno terá compreendido a Arquitetura de uma aplicação.net.

Leia mais

1- ASP.NET - HTML Server Controls

1- ASP.NET - HTML Server Controls 1- ASP.NET - HTML Server Controls Os controles de servidor - Server Controls - HTML são tags HTML padrão, com exceção de possuirem o atributo : runat="server". Vejamos um código que ilustra isto: O atributo

Leia mais

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes

Ambiente de Programação Visual. Framework.NET. Prof. Mauro Lopes. Ambiente de Programação Visual Prof. Mauro Lopes Ambiente de Programação Visual Framework.NET Prof. Mauro Lopes 1-31 16 Objetivos Nesta aula iremos apresentar a tecnologia.net. Ao final desta aula, o aluno terá compreendido a Arquitetura de uma aplicação.net.

Leia mais

Implementar servidores de Web/FTP e DFS. Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc.

Implementar servidores de Web/FTP e DFS. Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc. Implementar servidores de Web/FTP e DFS Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc.br Conteúdo programático Introdução ao protocolo HTTP Serviço web

Leia mais

Linguagem de Programação Procedural (VB) Prof. MSc Eng Marcelo Bianchi AULA 01 - INTRODUÇÃO AO VB

Linguagem de Programação Procedural (VB) Prof. MSc Eng Marcelo Bianchi AULA 01 - INTRODUÇÃO AO VB Linguagem de Programação Procedural (VB) Prof. MSc Eng Marcelo Bianchi AULA 01 - INTRODUÇÃO AO VB Visão Geral do Visual Basic.NET Conceitos Básicos Antes de codificar um programa dentro do Visual Studio

Leia mais

Introdução ao C# . Visão geral do.net Framework

Introdução ao C# . Visão geral do.net Framework Introdução ao C# Microsoft.NET (comumente conhecido por.net Framework - em inglês: dotnet) é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Guia de Instalação SIAM Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 06/04/2007 Última modificação: 26/09/2008 Índice: 1. Introdução 2. Lista de

Leia mais

ASP.NET. Guia do Desenvolvedor. Felipe Cembranelli. Novatec Editora. www.novateceditora.com.br

ASP.NET. Guia do Desenvolvedor. Felipe Cembranelli. Novatec Editora. www.novateceditora.com.br ASP.NET Guia do Desenvolvedor Felipe Cembranelli Novatec Editora www.novateceditora.com.br 1 Introdução à plataforma.net A plataforma Microsoft.NET.NET é uma nova plataforma de software para desenvolvimento

Leia mais

Criando uma aplicação Web em C# usando o NHibernate

Criando uma aplicação Web em C# usando o NHibernate Criando uma aplicação Web em C# usando o NHibernate Apresento neste artigo como criar uma aplicação web totalmente orientada a objetos usando o framework NHibernate e a linguagem C#. Nossa meta é construir

Leia mais

Validação de formulário : CEP, Email e CPF

Validação de formulário : CEP, Email e CPF Validação de formulário : CEP, Email e CPF Publicado em: 14/09/2003 A ASP.NET veio para facilitar ainda mais o desenvolvimento para WEB, trazendo consigo todo um conjunto inovações que visam facilitar

Leia mais

Infracontrol versão 1.0

Infracontrol versão 1.0 Infracontrol versão 1.0 ¹Rafael Victória Chevarria ¹Tecnologia em Redes de Computadores - Faculdade de Tecnologia SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Rua Gonçalves Chaves 602-A Centro 96015-560

Leia mais

Construindo uma ASP.Net MVC 4 Web Application usando Bootstrap no front-end

Construindo uma ASP.Net MVC 4 Web Application usando Bootstrap no front-end Construindo uma ASP.Net MVC 4 Web Application usando Bootstrap no front-end A partir de uma ASP.Net MVC 4 Web Application com o Project Template Basic, aprenda a incluir, "configurar" e "usar" alguns dos

Leia mais

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Instalação, configuração e manual 1 Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS

Leia mais

Textos Legais. TL Internet. Legislativa. Manual de Implantação

Textos Legais. TL Internet. Legislativa. Manual de Implantação Textos Legais TL Internet Legislativa Manual de Implantação Copyright GOVERNANÇABRASIL 2012 PRONIM TL INTERNET SUMÁRIO 1. REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 4 2. INSTALAÇÃO... 4 2.1. INSTALAÇÃO DO IIS 7.0...

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI Exercício 1 Neste exercício trabalharemos com alguns web controls básicos e praticaremos os tipos de dados do C#. Vamos criar

Leia mais

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Objectivo Este guia acompanha-o através do processo de criação de uma aplicação C++ utilizando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 6.0. Passo 1: Criação de

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Criação de um Web Services em.net

Criação de um Web Services em.net Web Service em.net 1 Criação de um Web Services em.net 1. Criar um novo Web Site com template ASP.NET Web Service, de acordo com a figura seguinte. O Visual studio cria um directório com os ficheiros indicados

Leia mais

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração Desenvolvimento em PHP usando Frameworks Elton Luís Minetto Agenda Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração Ambiente Web É o ambiente formado

Leia mais

Produto: Webscan Relatório II Programas desenvolvidos, testados e documentados

Produto: Webscan Relatório II Programas desenvolvidos, testados e documentados Produto: Webscan Relatório II Programas desenvolvidos, testados e documentados Sérgio Oliveira Campos Contrato N : 2008/000514 Sumário 1 Introdução 1 2 Bibliotecas Utilizadas 2 2.1 Reconhecimento de Texto

Leia mais

ZEND F r a m e w o r k

ZEND F r a m e w o r k LOGO ZEND F r a m e w o r k Alexsander Muraro FRAMEWORK O que é? Um framework nada mais é do que uma arquitetura padrão que fornece várias ferramentas comuns a todo tipo de projeto; Utilizam os mais variados

Leia mais

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks Code::Blocks Conhecendo a IDE Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Conhecendo a IDE Code::Blocks Apresentação: 1) Abra a IDE (Integrated Development Environment), ou seja, o Ambiente

Leia mais

Laboratório de Programação I

Laboratório de Programação I Laboratório de Programação I Introdução Visual Studio Fabricio Breve O que é o Visual Studio? Conjunto de ferramentas de desenvolvimento para construir: Aplicativos Web ASP.NET XML Web Services Aplicativos

Leia mais

Programando em C# Orientado a Objetos. By: Maromo

Programando em C# Orientado a Objetos. By: Maromo Programando em C# Orientado a Objetos By: Maromo Agenda Módulo 1 Plataforma.Net. Linguagem de Programação C#. Tipos primitivos, comandos de controle. Exercícios de Fixação. Introdução O modelo de programação

Leia mais

PADI 2015/16. Aula 1 Introdução à Plataforma.NET

PADI 2015/16. Aula 1 Introdução à Plataforma.NET PADI 2015/16 Aula 1 Introdução à Plataforma.NET 1 Sumário 1. Framework.NET Arquitectura 2. Linguagem C# 2.0 Sintaxe C# vs. Java vs. C++ 3. IDE: MS Visual Studio 2005 ou superior Ferramentas Console/Win

Leia mais

Guia do Programador Joel Saade

Guia do Programador Joel Saade C# Guia do Programador Joel Saade Novatec Copyright 2011 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial,

Leia mais

Criação de uma aplicação Web ASP.NET MVC usando Code First

Criação de uma aplicação Web ASP.NET MVC usando Code First Criação de uma aplicação Web ASP.NET MVC usando Code First Visual Studio > File > New Project > (Visual C#, Web) ASP.NET MVC 4 Web Application Name: MvcApplication11 Project Template: View Engine: Internet

Leia mais

Dando um passeio no ASP.NET

Dando um passeio no ASP.NET Dando um passeio no ASP.NET Por Mauro Sant Anna (mas_mauro@hotmail.com). Mauro é um MSDN Regional Director, consultor e instrutor. O principal objetivo da arquitetura.net é permitir ao usuário o fácil

Leia mais

5 Detalhes da Implementação

5 Detalhes da Implementação Detalhes da Implementação 101 5 Detalhes da Implementação Neste capítulo descreveremos detalhes da implementação do Explorator que foi desenvolvido usando o paradigma MVC 45 e o paradigma de CoC 46 (Convention

Leia mais

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Conhecer o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) do Delphi 7, Desenvolver a primeira aplicação no Delphi 7, Aprender

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 1 CDI - Curso de Webdesign - Prof. Paulo Trentin Objetivos para esta aula Debater sobre

Leia mais

Protótipo de um sistema para licenciamento de aplicativos Microsoft.NET baseado em assinatura digital XML

Protótipo de um sistema para licenciamento de aplicativos Microsoft.NET baseado em assinatura digital XML Protótipo de um sistema para licenciamento de aplicativos Microsoft.NET baseado em assinatura digital XML Acadêmico: Leonardo Chagas D Ippolito Orientador: Prof. Marcel Hugo Blumenau, Dezembro de 2004

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

JSP trata-se de uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de páginas web dinâmicas utilizando todas as potencialidades do Java como linguagem

JSP trata-se de uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de páginas web dinâmicas utilizando todas as potencialidades do Java como linguagem 1 JSP trata-se de uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de páginas web dinâmicas utilizando todas as potencialidades do Java como linguagem orientada a objectos. Tal como em ASP e PHP, os ficheiros

Leia mais

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Apresentação da ferramenta Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Introdução Visual

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 1 Em qualquer profissão é importante que se conheça bem as ferramentas que serão usadas para executar o trabalho proposto. No desenvolvimento de software não é

Leia mais

Arquitetura da Aplicação Web (Comunicação Cliente/Servidor)

Arquitetura da Aplicação Web (Comunicação Cliente/Servidor) Desenvolvimento de Sistemas Web Arquitetura da Aplicação Web (Comunicação Cliente/Servidor) Prof. Mauro Lopes 1-31 25 Objetivos Iniciaremos aqui o estudo sobre o desenvolvimento de sistemas web usando

Leia mais

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes Microsoft.NET Lirisnei Gomes de Sousa lirisnei@hotmail.com Jair C Leite jair@dimap.ufrn.br Desenvolvimento Baseado em Componentes Resolução de problemas específicos, mas que podem ser re-utilizados em

Leia mais

Instalação, configuração e manual

Instalação, configuração e manual Cardápio Moura Instalação, configuração e manual Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS no WINDOWS 8... 15 Windows 7...

Leia mais

Introdução ao Veridis Biometrics SDK VERIDIS

Introdução ao Veridis Biometrics SDK VERIDIS Introdução ao Veridis Biometrics SDK Versão do SDK: 5.0 2013 Veridis Biometrics VERIDIS BIOMETRICS Versão do Documento Versão Data Modificações 1 2 3 4 5 23/mar/2011 17/mai/2011 29/jul/2011 3/out/2011

Leia mais

Construindo Aplicações Web com. PHPe MySQL. André Milani. Novatec

Construindo Aplicações Web com. PHPe MySQL. André Milani. Novatec Construindo Aplicações Web com PHPe MySQL André Milani Novatec Capítulo 1 Bem-vindo ao PHP Seja bem-vindo ao PHP! O primeiro capítulo deste livro aborda como obter, instalar e configurar corretamente o

Leia mais

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração O livro

Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração O livro Desenvolvimento em PHP usando Frameworks Elton Luís Minetto Agenda Ambiente Web PHP Problemas Frameworks CakePHP Symfony Zend Framework Prado CodeIgniter Demonstração O livro Ambiente Web É o ambiente

Leia mais

Pacote de desenvolvimento ASP.NET MVC

Pacote de desenvolvimento ASP.NET MVC Pacote de desenvolvimento ASP.NET MVC Guilherme Cardozo Pinto cardozogp@gmail.com Ijacson Nogueira Dionizio ijacson_dionizio@hotmail.com Leandro Duarte Valente Nunes son.leandro@yahoo.com.br RESUMO Com

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Extensão PHP para DarumaFrameWork

STK (Start Kit DARUMA) Extensão PHP para DarumaFrameWork STK (Start Kit DARUMA) Extensão PHP para DarumaFrameWork A DarumaFramework está com suas funções nativas ao programador PHP devido a extensão de aplicativo php_darumaframework. Para usar esta extensão,

Leia mais

Ambientes Visuais. Ambientes Visuais

Ambientes Visuais. Ambientes Visuais Ambientes Visuais Inicialmente, apenas especialistas utilizavam os computadores, sendo que os primeiros desenvolvidos ocupavam grandes áreas e tinham um poder de processamento reduzido. Porém, a contínua

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

ASP.NET 2.0 - Visual Studio 2005 (Whidbey) Ramon Durães

ASP.NET 2.0 - Visual Studio 2005 (Whidbey) Ramon Durães ASP.NET 2.0 - Visual Studio 2005 (Whidbey) Ramon Durães O ASP.NET que é a camada de desenvolvimento de aplicações web da plataforma.net vem agradando em muito os desenvolvedores de todo o mundo desde o

Leia mais

Como acompanhar a evolução dos aplicativos? Console >> Desktop >> Web >> Mobile >> Cloud. Como aproveitar o melhor de cada programador?

Como acompanhar a evolução dos aplicativos? Console >> Desktop >> Web >> Mobile >> Cloud. Como aproveitar o melhor de cada programador? Como acompanhar a evolução dos aplicativos? Console >> Desktop >> Web >> Mobile >> Cloud Como aproveitar o melhor de cada programador? Clientes querem tudo pra ontem. Como atender essa necessidade? Microsoft.NET

Leia mais

Agradecimentos. Fabrício Lopes Sanchez. Márcio Fabio Althmann

Agradecimentos. Fabrício Lopes Sanchez. Márcio Fabio Althmann Casa do Código Agradecimentos Uma obra como esta é sempre fruto do esforço direto ou indireto de muitas pessoas. Assim, nada mais justo que dedicar algumas poucas, mas expressivas, palavras a elas. Fabrício

Leia mais

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft

Leia mais

Para participar de um mapa colaborativo usando o Cmap Tools

Para participar de um mapa colaborativo usando o Cmap Tools Antes de trabalhar num mapa colaborativo, você deve instalar o software no seu computador. Pegue a sua cópia, gratuita, em http://cmap.ihmc.us/download/. Veja a versão compatível com o seu computador.

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III 2014 1 Partes para fixação retráteis 2 Terminais da alimentação 3 Display LCD 4 Terminais de entrada 5 Teclas A e B 6 Teclas de navegação 7 Cartucho para a colocação

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicação Windows Mobile Acessando um WebService

Desenvolvimento de Aplicação Windows Mobile Acessando um WebService Faculdade de Negócios e Administração de Sergipe Disciplina: Integração Web Banco de Dados Professor: Fábio Coriolano Desenvolvimento de Aplicação Windows Mobile Acessando um WebService Professor: Fabio

Leia mais

PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS

PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS PROGRAMANDO EM C# ORIENTADO A OBJETOS AGENDA MÓDULO 4 IDE Visual Studio e edições Exemplos IDE - INTEGRATED DEVELOPMENT ENVIRONMENT IDE, Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Uma IDE é uma ferramenta

Leia mais

Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS

Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS Certificado Servidor Web Importação por Microsoft IIS Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário Introdução... 3 Importação do Certificado Digital... 3 Proibida a reprodução

Leia mais

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server Windows 2003 Server Dezembro/2010 Proibida a reprodução total

Leia mais

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse.

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse. 3 Manual do Desenvolvedor 3.1 Introdução O site que disponibiliza o SIGATI utiliza o sistema de SVN que é um programa de controle de versão de softwares utilizado no Trac. Com ele o desenvolvedor pode

Leia mais

PROGRAMAÇÃODE COMPUTADORES I:C# LuizHenriqueC.Corêa

PROGRAMAÇÃODE COMPUTADORES I:C# LuizHenriqueC.Corêa PROGRAMAÇÃODE COMPUTADORES I:C# LuizHenriqueC.Corêa INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO PROGRAMAÇÃODE COMPUTADORES I:C# LuizHenriqueC.Corêa INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO Autor Luiz Henrique C. Corrêa Profissional com mais

Leia mais

Software Adobe DreamWeaver. Requisitos para criar aplicações Web

Software Adobe DreamWeaver. Requisitos para criar aplicações Web Software Adobe DreamWeaver O Dreamweaver é uma ferramenta de desenvolvimento de sites que suporta diversas linguagens de scritpting para construir sites dinâmicos. Suporta várias linguagens como por exemplo:

Leia mais

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 3

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 3 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 3 Continuando nossa saga pelas ferramentas do Visual FoxPro 8.0, hoje vamos conhecer mais algumas. A Ferramenta Class Designer A Class Designer é a ferramenta

Leia mais

Tutorial 1 o projeto em VB.net

Tutorial 1 o projeto em VB.net Tutorial 1 o projeto em VB.net Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional Minicursos GET Computacional 25 de junho, 2012 GET da Engenharia Computacional Tutorial - 1 o projeto em VB.net 1/57

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Aula 3 Cap. 4 Trabalhando com Banco de Dados Prof.: Marcelo Ferreira Ortega Introdução O trabalho com banco de dados utilizando o NetBeans se desenvolveu ao longo

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES WEB UTILIZANDO A FERRAMENTA WEBSCHARTS

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES WEB UTILIZANDO A FERRAMENTA WEBSCHARTS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA DESENVOLVENDO APLICAÇÕES WEB UTILIZANDO A FERRAMENTA WEBSCHARTS LÍCIO SÉRGIO FERRAZ DE BRITO MARCELO AUGUSTO SANTOS TURINE

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse

Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse programa será possível conectar-se ao Netduíno. Execute

Leia mais

É uma das linguagens de programação que fazem parte da Plataforma.NET (em inglês: dotnet) criada pela Microsoft (Microsoft.NET).

É uma das linguagens de programação que fazem parte da Plataforma.NET (em inglês: dotnet) criada pela Microsoft (Microsoft.NET). C ( C-Sharp ) LPI 1. A Plataforma.NET (em inglês: dotnet) Visão Geral C é uma linguagem de programação. É uma das linguagens de programação que fazem parte da Plataforma.NET (em inglês: dotnet) criada

Leia mais

Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000)

Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000) Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000) Para solicitar um certificado de aplicação para servidor Web: 1. Acessar https://icp.caixa > solicitação > Aplicação

Leia mais

Criação de um Web Services em.net

Criação de um Web Services em.net Web Service em.net 1 Criação de um Web Services em.net 1. Criar um novo projecto do tipo ASP.NET Web Service, de acordo com a figura seguinte. O.Net cria um directório virtual com os ficheiros indicados

Leia mais

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 -

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 - 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Manual da Ferramenta Metadata Editor

Manual da Ferramenta Metadata Editor 4 de março de 2010 Sumário 1 Introdução 3 2 Objetivos 3 3 Visão Geral 3 3.1 Instalação............................. 3 3.2 Legenda.............................. 4 3.3 Configuração Inicial........................

Leia mais

O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de recomendação).

O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de recomendação). Módulo Nota Fiscal Eletrônica Sispetro Roteiro de Instalação Módulo Autenticador NFE Pré-Requisitos O sistema operacional recomendado deve ser o Windows 2003, Windows 2000 ou Windows XP (nessa ordem de

Leia mais

ASP.NET MVC em Ação. Jeffrey Palermo Ben Scheirman Jimmy Bogard. Novatec. Prefácio de Phil Haack

ASP.NET MVC em Ação. Jeffrey Palermo Ben Scheirman Jimmy Bogard. Novatec. Prefácio de Phil Haack ASP.NET MVC em Ação Jeffrey Palermo Ben Scheirman Jimmy Bogard Prefácio de Phil Haack Novatec Sumário Prólogo...11 Prefácio...13 Agradecimentos...17 Sobre este livro...20 Sobre os autores...26 Sobre a

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos aplicar os temas e os skins.

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos aplicar os temas e os skins. TUTORIAL 01 USANDO THEMES E SKINS EM UMA APLICAÇÃO ASP.NET ETAPA 1: Criando um novo Web Site usando o Visual Studio 2010 NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web

Leia mais

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX?

AJAX no GASweb. Mas e afinal, para que usamos o AJAX? Nível - Avançado AJAX no GASweb Por: Pablo Hadler AJAX (Asynchronous Javascript and XML) foi criado com o princípio de ser uma maneira rápida e otimizada de podermos fazer requisições Web, sendo esta totalmente

Leia mais

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Apostila desenvolvida pelos Professores Ricardo Santos de Jesus e Rovilson de Freitas, para as Disciplinas de Desenvolvimento de Software I e II, nas Etecs de

Leia mais

1. Instalação do IIS Internet Information Services

1. Instalação do IIS Internet Information Services Objetivo: PIS. 002 02 1/7 Demonstrar o processo de instalação e configuração do IIS Internet Information Services no Windows XP e Windows 2000. Configuração para uso do SIGE em um único computador e em

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition

Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition 1 Integrando Eclipse e Websphere Application Server Community Edition Sobre o Autor Carlos Eduardo G. Tosin (carlos@tosin.com.br) é formado em Ciência da Computação pela PUC-PR, pós-graduado em Desenvolvimento

Leia mais

Informática para Gestão de Negócios Linguagem de Programação III. Prof. Me. Henrique Dezani dezani@fatecriopreto.edu.br. Agenda

Informática para Gestão de Negócios Linguagem de Programação III. Prof. Me. Henrique Dezani dezani@fatecriopreto.edu.br. Agenda Informática para Gestão de Negócios Linguagem de Programação III Prof. Me. Henrique Dezani dezani@fatecriopreto.edu.br Professor Apresentação Agenda Ementa, Objetivo, Conteúdo Programático, Bibliografia,

Leia mais