Laboratório de Tecnologia Internet Construção Aplicativos para a Web

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório de Tecnologia Internet Construção Aplicativos para a Web"

Transcrição

1 1 Laboratório de Tecnologia Internet Construção Aplicativos para a Web Utilizando o Microsoft Visual Studio.NET (C#, ADO.NET e ASP.NET) Introdução Neste laboratório vamos criar Formulários Web (WebForms) que permitam manipular uma tabela de um banco de dados, elementos fundamentais para a construção de Aplicativos Web. Para isso, você deve ter instalado no seu equipamento os seguintes recursos: Internet Information Server do Windows 2000 ou XP Professional Microsoft Visual Studio.NET o Projeto de Aplicação Web o Linguagem de programação orientada para objetos C# o Classes de acesso a dados do ADO.NET o Classes de controles visuais do ASP.NET Gerenciador de Banco de Dados Microsoft SQL 2000 DeskTop Engine o Banco de dados exemplo Northwind Microsoft Internet Explorer 6.0 O objetivo será construir Formulários Web (WebForms) que permitam simultaneamente consultar e atualizar dados contidos em um banco de dados. Estão propostos 5 exercícios: 1. No primeiro apresentamos um modelo de formulário que permite a consulta e a atualização de registros da tabela Customers (Clientes) do banco de dados NorthWind, com todos os passos necessários para construí-lo. Basta segui-los com atenção e precisão. 2. No segundo, você deverá completá-lo, implementando as operações de validação de dados digitados, inclusão e exclusão de registros na tabela Customers do banco de dados NorthWind. 3. No terceiro, baseando-se nos dois anteriores, você deverá construir um WebForm mais sofisticado que permita, simultaneamente, a consulta, atualização, validação de dados, inclusão e exclusão de registros da tabela Products do banco de dados NorthWind. 4. No quarto, você deverá completar o terceiro, permitindo a visualização e escolha do nome do fornecedor (Suppliers - SupplierID) e da categoria do produto (Categories - CategoryID) a partir das respectivas tabelas e chaves estrangeiras. 5. No quinto e último, você deverá construir um formulário Web que permita, utilizando um único DataGrid, consultar, inserir, excluir e atualizar registros em uma tabela do banco de dados que possua no máximo três ou quatro colunas. Isto é, através de um controle DataGrid é possível realizar todas as operações básicas que vimos nos exercícios anteriores.

2 2 Exercício 1 Neste exercício vamos criar um WebForm para consultar e atualizar a tabela de clientes, denominada Customer, do banco de dados Northwind. Caso você já tenha um projeto Web poderá utilizá-lo, abrindo-o através da opção Open Project apresentada na página inicial do Visual Studio. Caso você ainda não possua um projeto Web, execute os passos a seguir para criar um. 1. Clique a opção New Project apresentada na página inicial do Visual Studio.NET. 2. Na janela apresentada escolha Visual C# Projects em Project Types e ASP.NET Web Application em Templates. Em seguida, conforme ilustrado na figura a seguir, dê um nome para a sua nova Aplicação Web em Location; por exemplo, WebNW, uma vez que vamos utilizar o banco de dados NorthWind. Finalmente clique o botão OK. 3. Aguarde alguns segundos para que o Visual Studio crie o seu projeto e o seu primeiro WebForm. A figura a seguir ilustra o resultado desse processo. Verifique os componentes do projeto na janela Solution Explorer, as propriedades do formulário na janela Properties e os controles que podem ser utilizados ou inseridos no formulário na janela Toolbox. Esta visualização poderá variar dependendo da configuração do Visual Studio. Utilize a opção View do menu para ativar alguma destas janelas caso não esteja sendo apresentada. Para configurar a visualização de cada uma destas janelas dê um clique direito na sua barra de título e escolha a opção desejada; depois arraste-a e a posicione de forma conveniente na janela do Visual Studio. O arranjo final deve ficar como apresentado na figura a seguir.

3 3 4. Antes de iniciarmos, vamos configurar a edição do WebForm para o modo FlowLayout, que é mais conveniente para formulários Web e aproveitar para dar um título para o formulário. Para isso, posicione o apontador do mouse sobre o formulário e dê um clique direito e no menu volante apresentado escolha a opção Properties para que seja apresentada a janela ilustrada a seguir.

4 4 5. Nesta janela escolha FlowLayout em Page Layout e defina o título do formulário em Page Title. Em seguida, clique o botão OK para finalizar. 6. Nosso modelo de WebForm para atualização de tabela de banco de dados trabalhará com dois painéis. No superior, que denominaremos PainelConsulta, apresentaremos a lista dos registros contidos na tabela para consulta. No inferior, que denominaremos PainelEdita, apresentaremos para edição ou atualização os dados do registro ou linha selecionada no PainelConsulta. Para inserir estes dois painéis no seu WebForm execute os seguintes passos: a. Localize o controle Panel na janela Toolbox/WebForms do Visual Sdutio e arraste-o e solte-o dentro do seu formulário. b. Na janela Properties troque a identificação do painel (propriedade ID) de Panel1 para PainelConsulta. c. Na propriedade Width (largura) digite 100% para que o painel ocupe 100% da largura do seu formulário e depois clique sobre o painel e apague o título Panel. d. Repita estes passos para inserir o PainelEdita logo abaixo do PainelConsulta. e. Localize a propriedade Visible do PainelEdita na janela de Propriedades e altere-a para false, pois ele só deve aparecer durante a edição de registros. 7. Agora vamos inserir um controle DataGrid (grade de dados) no PainelConsulta para que possamos através dele consultar os dados da tabela Customers do banco de dados NorthWind. Para isso Localize o controle DataGrid na janela Toolbox/WebForms e arraste-o e solte-o dentro do PainelConsulta (capriche na pontaria!). 8. Agora vamos inserir uma tabela no PainelEdita para que possamos através dela posicionar os títulos e dados da tabela a serem editados. Para isso clique sobre o PainelEdita de forma a selecioná-lo e, no menu Table escolha a opção Insert Table, de forma que seja apresentada a janela apresentada a seguir. Nesta janela configure Width (largura) da tabela para 100% (percent) e Border Size (largura da borda) para 0 (zero).

5 5 9. O resultado das operações anteriores é ilustrado na figura a seguir. Caso você não tenha obtido este resultado, simplesmente selecione e exclua (tecla Del) cada item inserido no formulário e repita novamente os executados passos até aqui. 10. Bem, agora já é hora de começar a programar! Para isso, dê um clique direito sobre o seu WebForm e no menu volante escolha View Code, para visualizar o Code Behind, ou seja, o programa (ou melhor classe) em C# que controlará por trás todas as operações do seu WebForm. 11. Neste código, localize logo nas primeiras linhas a diretiva using System.Data;. Insira uma nova logo abaixo dela com a seguinte instrução: using System.Data.SqlClient; Esta diretiva dirá para o compilador utilizar a classe Systema.Data.SqlClient do ADO.NET, necessária para realizarmos o acesso e o processamento da tabela do banco de dados. 12. Agora localize o método Page_Load que é executado quando a página do WebForm é carregada no navegador. Onde está escrito // Put user code to initialize the page here digite as instruções a seguir. Elas realizarão a conexão ao banco de dados, a leitura dos dados da tabela Customers e sua anexação ao controle DataGrid, conforme comentado no próprio código.

6 6 // Verifica se é a primeira carga da página if (! IsPostBack) // Cria o objeto de conexão com o banco de dados SqlConnection sqlcon = new SqlConnection("server=(local)\\NetSDK;database=northwind;Trusted_Connecti on=yes"); // Cria um objeto DataAdapter para ler os dados da tabela Customers SqlDataAdapter sqladp = new SqlDataAdapter("SELECT CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers", sqlcon); // Cria um objeto DataSet para receber os dados da tabela Customers DataSet sqldata = new DataSet(); // Abre a conexão com o banco de dados sqlcon.open(); // Preenche o DataSet com os dados dos Clientes sqladp.fill(sqldata, "Customers"); // Define o DataSet como fonte de dados para o DataGrid DataGrid1.DataSource=sqlData; // Anexa os dados do DataSet no DataGrid DataGrid1.DataBind(); // Esconde o PainelEdita e apresenta o PainelConsulta this.paineledita.visible=false; this.painelconsulta.visible=true; 13. Agora já é hora de fazer o primeiro teste do seu WebForm para ver se ele já funciona. Para isso execute os seguintes passos: a. Feche o WebForm1 salvando o formulário (WebForm1.aspx) e o código C# associado (WebForm1.aspx.cs) quando solicitado. b. Na janela Solution Explorer dê um clique direito sobre o seu formulário (WebForm1.aspx) e no menu volante apresentado defina-o como página inicial do seu projeto escolhendo a opção Set As Start Page. c. Agora (than, than, than!) clique o botão Start (que pe uma seta > logo abaixo do menu Help) e torça para que o seu formulário funcione...confirme se o Visual Studio solicitar que você salve o arquivo de projeto novamente. Você perceberá facilmente se o formulário funcionou ou não. Em caso negativo, feche a eventual janela de erro que será apresentada, verifique o código digitado e tente novamente. Peça auxílio do professor ou do monitor caso não consiga fazê-lo funcionar após algumas tentativas. 14. O DataGrid ficou bom? Mas dá par melhorar muito o visual...para isso, feche a janela do navegador onde o formulário foi exibido e execute os passos abaixo: a. Na janela Solution Explorer dê um duplo-clique sobre o WebForm1 para que ele seja novamente editado. b. Agora dê um clique-direito sobre o DataGrid e no menu volante que será apresentado escolha a opção AutoFormat. c. Na janela que será apresentada, escolha um padrão de esquema visual baseandose no exemplo apresentado à direita e depois clique o botão OK.

7 7 d. Feche e salve o seu formulário e em seguida clique o botão Start > para novamente compilar e executar a sua aplicação Web para ver os resultados. 15. Melhorou não? Mas os títulos das colunas continuam em inglês, pois correspondem aos nomes das colunas da tabela Customers do banco de dados. Vamos adequá-los. Além disso, a lista de clientes ficou muito longa para ser visualizada. Vamos também usar o recurso de paginação do DataGrid para visualizá-la aos poucos, isto é, página por página. Vamos lá então, pare de admirar sua obra, feche a janela do navegador e dê um duplo-clique no WebForm1 na janela Solution Explorer para editá-lo novamente. 16. Dê um clique-direito sobre o DataGrid e no menu volante escolha a opção Property Builder. Na janela que será apresentada selecione a opção Columns (a esquerda) e desmarque a opção Create columns automatically at run time. 17. Em seguida, clique na opção Bound Column na lista Avaible Columns e clique na seta > para passá-la para o lado direito. Cada coluna do seu DataGrid deverá possuir uma Bound Column associada. Verifique, conforme ilustra a figura a seguir, os campos que agora são apresentados na janela. Para essa primeira coluna preencha-os com os seguintes dados: a. Header Text (cabeçalho da coluna): Código b. Sort Expression (expressão para ordenação): CustomerID c. Data Field (campo de dados): CustomerID

8 8 18. Clique o botão Apply e repita o passo 17 para definir as demais colunas do seu DataGrid com os dados a seguir: a. Header Text: Empresa Sort Expression: CompanyName Data Field: CompanyName b. Header Text: Nome do Contato Sort Expression: ContactName Data Field: ContactName c. Header Text: Telefone Sort Expression: Phone Data Field: Phone 19. Agora vamos ativar a paginação. Clique a opção Paging da janela DataGrid1 Properties e marque a opção Allow Paging. Opcionalmente altere o número de linhas em cada página (Page Size) e a apresentação dos controles de paginação (Page navigation: Position e Mode). Vamos ver os resultados? Feche e salve o seu WebForm e novamente compile e execute a sua aplicação. Gostou? Por que a paginação não funcionou? O que há de errado? 20. Precisamos um pouquinho mais de código para que a paginação funcione...vamos lá! Edite novamente o seu formulário, selecione o DataGrid e, na janela Properties clique o botão de eventos (aquele em cima com um raiozinho). Localize a propriedade PageIndexChanged e de um duplo-clique sobre o campo à direita para que a janela de

9 9 código seja aberta de forma que possamos digitar as instruções necessárias para realizar a paginação. 21. Você deverá ser posicionado na janela de código dentro do método DataGrid1_PageIndexChanged a ser executado quando o índice ou número da página visualizada for alterado. Ele deve dizer ao WebForm o que deve ser feito para mostrar uma nova página. Digite o código abaixo observando os comentários explicativos. private void DataGrid1_PageIndexChanged(object source, System.Web.UI.WebControls.DataGridPageChangedEventArgs e) // Vai para a página de acordo com o número solicitado DataGrid1.CurrentPageIndex = e.newpageindex; // Cria o objeto de conexão com o banco de dados SqlConnection sqlcon = new SqlConnection("server=(local)\\NetSDK;database=northwind;Trusted_Connecti on=yes"); // Cria um objeto DataAdapter para ler os dados da tabela Customers SqlDataAdapter sqladp = new SqlDataAdapter("SELECT CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers", sqlcon); // Cria um objeto DataSet para receber os dados da tabela Customers DataSet sqldata = new DataSet(); // Abre a conexão com o banco de dados sqlcon.open(); // Preenche o DataSet com os dados dos Clientes sqladp.fill(sqldata, "Customers"); // Define o DataSet como fonte de dados para o DataGrid DataGrid1.DataSource=sqlData; // Anexa os dados do DataSet no DataGrid DataGrid1.DataBind(); 22. Agora novamente feche, salve e execute o seu WebForm para verificar se a paginação está funcionando. Gostou? Para ficar ainda melhor, altere a propriedade Width do DataGrid1 para 100% e verifique o resultado. 23. Vamos fazer pesquisas para facilitar a consulta aos Clientes pelo usuário? Devemos poder pesquisar os clientes por Código, Empresa ou Nome. Para isso, vamos incluir acima do DataGrid um menu em cascata (DropDowList) para que o usuário possa selecionar a opção de busca desejada. Execute os seguintes passos: a. Edite o seu formulário WebForm1 e posicione o cursor no canto inferior esquerdo do DataGrid, dentro do PainelConsulta, e tecle Enter. Isso fará que seja inserido um parágrafo antes do DataGrid, justamente onde colocaremos o nosso menu de opções. b. Na primeira posição da nova linha aberta acima do DataGrid digite: Campo a ser Pesquisado:. c. A seguir, na janela ToolBox/WebForms selecione o controle DropDowList e arraste-o para o seu formulário soltando-o bem na frente do texto digitado. Capriche na pontaria! d. Agora selecione o DropDowList e, na janela de Propriedades do controle, localize a propriedade Items. Dê um clique no botão com [... ] para que seja

10 10 aberta a janela de especificação dos itens do menu, conforme ilustrado na figura a seguir. Agora clique o botão Add para adicionar cada uma das opções a serem apresentadas, ou seja: 1- Text Código, Value CustomerID; 2- Text Empresa, Value CompanyName; e 3- Text Nome, Value ContactName. Clique OK para finalizar. O campo Text se refere ao texto que será apresentado em cada opção e o campo Value ao correspondente valor que será selecionado quando uma opção for escolhida pelo usuário. e. Se desejar, feche, salve e execute novamente o seu formulário para verificar o funcionamento do menu. 24. Bem agora precisamos inserir ao lado do menu uma caixa de texto para que o usuário possa digitar o dado a ser pesquisado. Para isso, execute os seguintes passos: a. Posicione o cursor logo depois do menu DropDowList1, dê alguns espaços e digite o seguinte texto: Dado a ser Pesquisado:. b. Em seguida, na janela Toolbox/WebForms, selecione e arraste para o seu formulário um controle Textbox (caixa de texto), soltando-o logo depois do texto digitado. c. Na janela de Propriedades deste controle especifique a sua largura para 250px ou 300px (pixels). 25. Falta ainda incluir um botão de comando para o usuário possa clicar após ter definido suas opções de busca e realizar a pesquisa. Para isso execute os seguintes passos: a. Na janela Toolbox/WebForms, selecione e arraste para o seu formulário um controle Button (botão de comando), soltando-o logo depois da caixa de texto.

11 11 b. Selecione o botão e na janela de Propriedades altere a propriedade Text do botão de Button para Pesquisar. 26. Se você tiver feito tudo direitinho, a janela Design do Visual Studio deverá estar como ilustrada na figura a seguir. 27. Vamos inserir o código necessário para que o usuário possa pesquisar e consultar os seus Clientes prediletos. Basicamente o que precisaremos fazer é, de acordo com a opção de pesquisa escolhida pelo usuário, alterar o comando SQL SELECT, que alimenta o DataSet que é fonte de dados para o DataGrid, incluindo uma cláusula WHERE. Para isso execute os seguintes passos: a. Para facilitar, vamos criar uma variável denominada sqlconsulta para armazenar o texto do comando SQL a ser executado para alimentar o DataSet e o DataGrid. Para isso, mude para a visualização do código C# do seu formulário (botão direito e opção View Code). b. No início, logo abaixo da definição dos controles, cujo código de definição foi gerado automaticamente pelo Visual Studio, defina a variável string sqlconsulta como sendo: protected string sqlconsulta = "SELECT CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers"; c. Em seguida, na definição do DataAdapter, substitua o commando SQL digitado pelo nome da variável, ou seja, sqlconsulta. Não se esqueça que você precisa

12 12 fazer duas substituições (no método do evento Page_Load e do evento PageIndex_Changed do DataGrid). Se desejar, feche, salve e teste o formulário para ver se ele continua funcionando. d. Agora vamos alterar o comando SQL de consulta de acordo com a opção de busca que o usuário escolher. Para isso, vamos inserir o código necessário no evento OnClick do botão Pesquisar. Selecione-o e na janela de Propriedades clique o botão de eventos (aquele com o raiozinho) e dê um duplo-clique sobre o evento Click do botão. e. Finamente, você deve digitar o abaixo, necessário para definir e realizar a pesquisa desejada pelo usuário. Observe bem os comentários, pois as explicações de cada linha do código estão neles. private void Button1_Click(object sender, System.EventArgs e) // Pesquisa dados do Cliente de acordo com as opções do usuário if (this.textbox1.text!=null) // Se o dado a pesquisar não estiver vazio // Define o comando SQL de acordo com as opções do usuário this.sqlconsulta="select CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers WHERE "+this.dropdownlist1.selecteditem.value+" LIKE '%'+'"+this.textbox1.text+"'+'%'"; else // Define o comando SQL padrão para listar os Clientes this.sqlconsulta="select CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers"; // Atualiza o DataGrid // Define a página atual como igual a 0 (primeira) DataGrid1.CurrentPageIndex=0; // Cria um objeto para conexão com o banco de dados SqlConnection sqlcon = new SqlConnection("server=(local)\\NetSDK;database=northwind;Trusted_Connecti on=yes"); // Cria um objeto DataAdapter para ler os dados da tabela Customers SqlDataAdapter sqladp = new SqlDataAdapter(sqlConsulta, sqlcon); // Cria um objeto DataSet para receber os dados da tabela Customers DataSet sqldata = new DataSet(); // Abre a conexão com o banco de dados sqlcon.open(); // Preenche o DataSet com os dados dos Clientes sqladp.fill(sqldata, "Customers"); // Define o DataSet como fonte de dados para o DataGrid DataGrid1.DataSource=sqlData; // Anexa os dados do DataSet no DataGrid DataGrid1.DataBind(); 28. Pronto! Agora feche, salve e execute o seu formulário e teste as pesquisas...deu certo? Sim; parabéns! Não, então revise e tente novamente...ainda não? Consulte o professor. 29. Agora vamos construir o Painel de Edição dos clientes. Para isso vamos adicionar mais uma coluna do DataGrid que permitirá selecionar o registro ou cliente a ser editado e outra para excluir. Para isso, siga as instruções abaixo:

13 13 a. Dê um clique-direito sobre o DataGrid, escolha no menu volante a opção Property Builder e na janela apresentada escolha a opção Columns a esquerda. b. Vamos agora incluir mais duas colunas. A primeira para selecionar o registro a ser editado e a segunda para excluir um registro. Para isso, na lista Avaiable Columns dê um clique no + da opção Button Column de forma que sejam apresentadas as opções Select; Edit, Update and Cancel; e Delete. c. Selecione a opção Edit, Update and Cancel e clique a seta > para transferi-la para a lista da direita, que apresenta as colunas já presentes no DataGrid. Em seguida, selecione a opção Delete e repita a mesma operação. d. Verifique que as novas colunas foram posicionadas no final da lista da direita. Usando a setinha para cima, selecione cada uma destas colunas e posicione-as no início da lista, primeiro a Edit e depois a Delete. e. Agora vamos melhorar o visual destas colunas. Selecione Edit e nos campos Header Text digite Ação, Edit Text digite Editar, Cancel Text digite Cancelar, Update Text digite Atualizar ; opcionalmente troque o Button type para PushButton. Execute a mesma operação para a coluna Delete digitando nos campos Text e Command Name a palavra Excluir. A figura abaixo ilustra estas operações. f. Feche, salve e execute novamente o seu formulário. A figura a seguir ilustra o seu novo layout. Não! Ainda não adianta clicar os botões inseridos pois eles não são mágicos ; precisaremos construir algum código para que eles funcionem...

14 Porém, antes de fazermos os botões funcionarem, vamos construir o formulário para edição dos clientes, pois precisaremos dele. Para isso, siga os passos abaixo: a. Na primeira coluna da tabela inserida no PainelEdita digitaremos os títulos dos dados a serem editados. Na segunda coluna colocaremos os controles que conterão os dados a serem editados. Finalmente na terceira, os controles de validação destes dados. b. Pressupondo que você já sabe digitar textos e inserir controles em WebForms, a figura a seguir ilustra o aspecto que terá o seu formulário após a definição de todos os dados a serem editados. Cada dado será editado em uma caixa de texto. c. Você terá que inserir tantas linhas quantas forem necessárias para completar a tabela; para isso utilize a opção Table do menu do Visual Studio e escolha Insert Row Below (inserir linha abaixo da posição atual do cursor). d. Será conveniente também redimensionar as colunas da tabela e os controles para adequar o seu visual. Para isso simplesmente selecione o objeto desejado e, clicando e arrastando de forma apropriada com o mouse faça o redimensionamento desejado. e. Opcionalmente você também pode definir a propriedade Width de cada controle na janela de Propriedades para conseguir que todos fiquem do mesmo tamanho. Por exemplo, especifique 400px para os dados maiores e 100 ou 200px para os dados menores. 31. Agora vamos inserir o código necessário para selecionar o registro a ser editado na tabela do PainelEdita que acabamos de construir. Para isso, siga os passos abaixo: a. Selecione o DataGrid e, na janela de Propriedades, localize a propriedade DataKeyField. Digite no campo ao lado CustomerID, pois este é o código-chave que identifica cada registro de cliente a ser editado. b. Ainda na janela de Propriedades, clique o botão de eventos (aquele famoso do raiozinho) e localize o evento EditCommand.

15 15 c. Dê um duplo-clique no campo ao lado dele para criar na janela de código do C# o método que selecionará o registro para edição. d. Agora precisaremos fazer algum trabalho manual, pois teremos que digitar todo o código necessário para ler o registro selecionado e alimentar todos os controles com seus respectivos dados. O código a ser digitado é listado a seguir; observe os comentários, pois eles explicam o que cada linha de instrução significa. private void DataGrid1_EditCommand(object source, System.Web.UI.WebControls.DataGridCommandEventArgs e) // Determina código o registro a ser editado string codregistro = (string) DataGrid1.DataKeys[(int)e.Item.ItemIndex]; // Obtém os dados do banco e preenche as caixas de texto SqlConnection sqlcon = new SqlConnection("server=(local)\\NetSDK;database=northwind;Trusted_Connecti on=yes"); // Cria o comando SQL de consulta para selecionar o registro sqlconsulta = "SELECT CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Address,City,Region,Posta lcode,country,phone,fax FROM Customers WHERE CustomerID = '"+codregistro+"'"; // Cria o objeto comando SQL a ser executado na conexão SqlCommand sqlcmd = new SqlCommand(sqlConsulta,sqlCon); // Abre a conexão sqlcon.open(); // Executa um DataReader para ler os dados do registro selecionado SqlDataReader sqldr = sqlcmd.executereader(); // Lê e os dados do DataReader sqldr.read(); // Com eles alimenta os controles (caixas de texto) de edição this.textbox2.text = sqldr["customerid"].tostring(); this.textbox3.text = sqldr["companyname"].tostring(); this.textbox4.text = sqldr["contactname"].tostring(); this.textbox5.text = sqldr["contacttitle"].tostring(); this.textbox6.text = sqldr["address"].tostring(); this.textbox7.text = sqldr["city"].tostring(); this.textbox8.text = sqldr["region"].tostring(); this.textbox9.text = sqldr["postalcode"].tostring(); this.textbox10.text = sqldr["country"].tostring(); this.textbox11.text = sqldr["phone"].tostring(); this.textbox12.text = sqldr["fax"].tostring(); // Fecha o DataReader sqldr.close(); // Fecha a conexão sqlcon.close(); // Esconde o PainelConsulta e apresenta o PainelEdita this.painelconsulta.visible=false; this.paineledita.visible=true; 32. Depois de tanto trabalho é conveniente fechar, salvar e executar seu WebForm para verificar se ele está funcionando (eu estou torcendo para que esteja!). Ele deve ser apresentado na janela do navegador como ilustrado na figura a seguir. Experimente

16 16 clicar em diferentes linhas o botão Editar e verifique o resultado. Legal não? Você pode até alterar os dados, mas como gravá-los no banco de dados? Teremos que inserir um botão para Salvar as alterações o criar o método correspondente. Vamos lá? 33. Inicialmente, vamos inserir dois botões de comando ao lado do campo do código do cliente. Um será utilizado para atualizar (gravar) os dados alterados e o outro para cancelar a alteração e retornar ao PainelConsulta. Para isso siga os passos abaixo: a. Na janela Toolbox/WebForms selecione e arraste um Button para o seu WebForm, soltando-o ao lado do campo do código do cliente. b. Na janela de Propriedades, altere a propriedade Text para Atualizar. c. Repita o mesmo procedimento para inserir um outro botão ao lado do primeiro e altere sua propriedade Text para Cancelar. d. Em seguida, dê um duplo-clique sobre o botão Atualizar para que o Visual Studio gere na janela de código C# o método que responderá ao evento Click do botão. 34. Para variar um pouco vamos utilizar uma Stored Procedure (procedimento armazenado) do banco de dados para realizar a atualização dos dados do registro editado no banco de dados. Para isso, siga as instruções abaixo: a. Inicialmente vamos criar a StoredProcedure selecionando a janela Server Explorer (normalmente do lado esquerdo). Procure na árvore de servidores o

17 17 ícone SQL Servers e continue expandindo a árvore até encontrar o banco de dados NorthWind. b. Sobre o ícone Stored Produres do banco de dados NorthWind dê um cliquedireito e no menu volante escolha a opção New Stored Procedure. c. Na janela que será apresentada digite o seguinte código para a sua Stored Procedure atualizar o registro do cliente editado. Como sempre observe os comentários do código, pois eles procuram explicar cada linha de instrução, CREATE PROCEDURE MICROXX\ASPNET.AtualizaCliente -- MICROXX corresponde ao nome do seu computador, verifique! -- Parâmetros nvarchar(24) ) AS BEGIN -- Atualização do registro UPDATE Customers SET WHERE CustomerID END d. Após digitá-la, feche a janela de edição e confirme a gravação quando o Visual Sdutio solicitar. Aproveite para verificar na árvore da janela dos Servidores se a sua nova StoredProcedure está aparecendo. 35. Agora (calma, ainda falta um pouco) vamos retornar para a janela de código C# do nosso formulário para criar o código para atualização dos dados do registro editado. Obviamente, este código chamará e utilizará a StoredProcedure para realizar este trabalho. Execute os seguintes passos: a. Localize o método Button2_Click que corresponde á reação ao evento Click do botão Atualizar. Digite dentro dele o seguinte código, observando bem os comandos e comentários.

18 18 private void Button2_Click(object sender, System.EventArgs e) // Cria uma instância do objeto conexão com o banco de dados SqlConnection sqlcon = new SqlConnection("server=(local)\\NetSDK;database=northwind;Trusted_Connecti on=yes"); // Cria uma instância do objeto de comando para executar a StoredProcedure SqlCommand sqlcmd = new SqlCommand("AtualizaCliente", sqlcon); // Define o comando como sendo uma StoredProcedure sqlcmd.commandtype = CommandType.StoredProcedure; // Adiciona Parâmetros à StoredProcedure // Coluna da chave-primária (CustomerID ou codcliente) SqlParameter pcodcliente = new pcodcliente.value = this.textbox2.text; sqlcmd.parameters.add(pcodcliente); // Demais colunas da tabela SqlParameter pcompanyname = new SqlParameter pcontactname = new SqlParameter pcontacttitle = new SqlParameter paddress = new SqlParameter pcity = new SqlParameter pregion = new SqlParameter ppostalcode = new SqlParameter pcountry = new SqlParameter pphone = new SqlParameter pfax = new // Atribui os dados pcompanyname.value = this.textbox3.text; pcontactname.value = this.textbox4.text; pcontacttitle.value = this.textbox5.text; paddress.value = this.textbox6.text; pcity.value = this.textbox7.text; pregion.value = this.textbox8.text; ppostalcode.value = this.textbox9.text; pcountry.value = this.textbox10.text; pphone.value = this.textbox11.text; pfax.value = this.textbox12.text; // Adiciona os parâmetros ao comando sqlcmd.parameters.add(pcompanyname); sqlcmd.parameters.add(pcontactname); sqlcmd.parameters.add(pcontacttitle); sqlcmd.parameters.add(paddress); sqlcmd.parameters.add(pcity); sqlcmd.parameters.add(pregion); sqlcmd.parameters.add(ppostalcode); sqlcmd.parameters.add(pcountry);

19 19 sqlcmd.parameters.add(pphone); sqlcmd.parameters.add(pfax); // Abre a conexão com o banco de dados sqlcon.open(); // Executa o comando de atualização sqlcmd.executenonquery(); // Atualiza o DataGrid // Pesquisa dados do Cliente de acordo com as opções do usuário if (this.textbox1.text!=null) // Se o dado a pesquisar não estiver vazio // Define o comando SQL de acordo com as opções do usuário this.sqlconsulta="select CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers WHERE "+this.dropdownlist1.selecteditem.value+" LIKE '%'+'"+this.textbox1.text+"'+'%'"; else // Define o comando SQL padrão para listar os Clientes this.sqlconsulta="select CustomerID,CompanyName,ContactName,ContactTitle,Phone FROM Customers"; // Atualiza o DataGrid // Cria um objeto DataAdapter para ler os dados da tabela Customers SqlDataAdapter sqladp = new SqlDataAdapter(sqlConsulta, sqlcon); // Cria um objeto DataSet para receber os dados da tabela Customers DataSet sqldata = new DataSet(); // Preenche o DataSet com os dados dos Clientes sqladp.fill(sqldata, "Customers"); // Define o DataSet como fonte de dados para o DataGrid DataGrid1.DataSource=sqlData; // Anexa os dados do DataSet no DataGrid DataGrid1.DataBind(); // Fecha a conexão com o banco de dados sqlcon.close(); // Esconde o PainelEdita e reapresenta o PainelConsulta this.paineledita.visible=false; this.painelconsulta.visible=true; 36. Agora, finalmente, vamos criar o código associado ao botão Cancelar: a. Dê um duplo-clique sobre o botão Cancelar para que o Visual Studio gere na janela de código C# o método que responderá ao evento Click deste botão. b. Em seguida, na posição indicada pelo Visual Studio digite o código associado ao método Click do botão Cancelar: private void Button3_Click(object sender, System.EventArgs e) // Esconde o PainelEdita e reapresenta o PainelConsulta this.paineledita.visible=false; this.painelconsulta.visible=true; 37. Pronto! Finalmente, feche, salve e execute o formulário. Espero que funcione... Boa sorte!!! Se funcionar você concluiu o Exercício 1. Parabéns!!!. Teste bastante o seu primeiro WebForm! Reveja o arquivo WebForm.aspx na janela Designer. Veja o código HTML/ASP.NET na janela HTML. Reveja e analise o código em C# na janela de código. Prepare-se para os próximos...!!!!.

20 20 Exercício 2 Baseando-se no exemplo do primeiro, complete-o implementando as operações de validação dos dados digitados, inclusão e exclusão de registros na tabela Customers do banco de dados NorthWind. Para isso, utilize os componentes de validação de dados disponíveis no ASP.NET, consultando o professor. Exercício 3 Analise bem os dois primeiros exercícios e, baseando-se neles, construa um WebForm mais sofisticado que permita, simultaneamente, a consulta, validação de dados, inclusão, atualização e exclusão de registros da tabela Products do banco de dados NorthWind. Neste exercício procure otimizar o código dos exercícios anteriores, pois há uma boa parte que é idêntica. Além disso, em vez de aceitar os nomes padrões que o Visual Studio fornece para cada controle ou componente, identifique-os de forma mais adequada através da propriedade ID na janela de Propriedades. Exercício 4 Finalmente, complete o terceiro exercício, de forma a permitir a visualização e escolha do nome do fornecedor (Suppliers - SupplierID) e da categoria do produto (Categories - CategoryID), a partir das respectivas tabelas e chaves estrangeiras. Neste exercício você deve, portanto, trabalhar com várias tabelas do banco de dados. Exercício 5 Neste exercício vamos construir um formulário Web (WebForm) que permita, utilizando um único DataGrid, consultar, inserir, excluir e atualizar registros em uma tabela do banco de dados que possua no máximo três ou quatro colunas. Isto é, através de um controle DataGrid é possível realizar todas as operações básicas vimos nos exercícios anteriores. Para iniciar, se ainda não estiver aberto, abra o projeto criado para os exercícios anteriores através dos seguintes passos: 1. Na janela inicial do Visual Studio.NET clique o botão Open Project ou então escolha no menu File as opções Open e Project. 2. Localize o seu projeto no disco do seu computador. O arquivo que corresponde ao projeto possui a extensão CSPROJ, indicando que é um projeto em C#. No nosso exemplo vamos escolher o projeto WebNW.csproj, conforme ilustra a figura a seguir.

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Conhecer o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) do Delphi 7, Desenvolver a primeira aplicação no Delphi 7, Aprender

Leia mais

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II

Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Microsoft Visual Studio 2010 C# Volume II Apostila desenvolvida pelos Professores Ricardo Santos de Jesus e Rovilson de Freitas, para as Disciplinas de Desenvolvimento de Software I e II, nas Etecs de

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

1- ASP.NET - HTML Server Controls

1- ASP.NET - HTML Server Controls 1- ASP.NET - HTML Server Controls Os controles de servidor - Server Controls - HTML são tags HTML padrão, com exceção de possuirem o atributo : runat="server". Vejamos um código que ilustra isto: O atributo

Leia mais

Seguindo o modelo descrito nas Tabelas 1 e 2, crie os arquivos utilizando a versão doo Excel que você tiver disponível.

Seguindo o modelo descrito nas Tabelas 1 e 2, crie os arquivos utilizando a versão doo Excel que você tiver disponível. Atividade 4 2013 SSIS Atenção! A atividade 4 será apresentada para toda a turma. Cada aluno terá 10 minutos para apresentação. O dia da apresentação será posteriormente marcado. Montando o cenário Para

Leia mais

LAB12: Componentes ASP.NET

LAB12: Componentes ASP.NET LAB12: Componentes ASP.NET Neste laboratório vamos criar uma aplicação ASP.NET que utiliza o componente DropDownList, diversas opções de associação de conteúdo ao componente visual, bem como o uso dos

Leia mais

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Fazer uma breve introdução a respeito do MS SQL Server 7.0; Criar uma pequena base de dados no MS SQL Server 7.0; Elaborar

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA INTERNET LABORATÓRIO 1 PROF. EMILIO PARMEGIANI Exercício 1 Neste exercício trabalharemos com alguns web controls básicos e praticaremos os tipos de dados do C#. Vamos criar

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Dando um passeio no ASP.NET

Dando um passeio no ASP.NET Dando um passeio no ASP.NET Por Mauro Sant Anna (mas_mauro@hotmail.com). Mauro é um MSDN Regional Director, consultor e instrutor. O principal objetivo da arquitetura.net é permitir ao usuário o fácil

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET

PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET PROGRAMAÇÃO EM C# COM VISUAL STUDIO.NET Professor Leo Larback Esta apresentação é parte de um material desenvolvido pelo Prof. Alessandro Brawerman disponível em http://docb.gratix.com.br/csharp TRABALHANDO

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Aplicação ReadWriteData

Aplicação ReadWriteData Aplicação ReadWriteData Aplicação com 1 página, que mostra num controlo DataGrid uma tabela de uma base de dados. O controlo DataGrid permite editar os valores mostrados nas células, e efectuar as correspondentes

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Apresentação da ferramenta Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Introdução Visual

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Revisando sintaxes SQL e criando programa de pesquisa. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 5 SELECT * FROM Minha_memoria Revisando Sintaxes SQL e Criando programa de Pesquisa Ano:

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos aplicar os temas e os skins.

NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web no qual iremos aplicar os temas e os skins. TUTORIAL 01 USANDO THEMES E SKINS EM UMA APLICAÇÃO ASP.NET ETAPA 1: Criando um novo Web Site usando o Visual Studio 2010 NOTA: Neste tutorial foi utilizado o Visual Studio 2010 para criar o Projeto Web

Leia mais

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Seguem abaixo as novas funcionalidades e melhorias do MyABCM e um resumo de como utilizar essas funcionalidades. 1. Nova funcionalidade para aplicação de fatores de

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 Na aula anterior, vimos sobre: a) Janela de comando b) Gerenciador de Projetos c) Database Designer e Table Designer Prosseguiremos então a conhecer as ferramentas

Leia mais

Ajuda do Sistema Aquarius.

Ajuda do Sistema Aquarius. Ajuda do Sistema Aquarius. Esta ajuda é diferenciada da maioria encontrada nos sistemas de computador do mercado. O objetivo desta ajuda é literalmente ajudar o usuário a entender e conduzir de forma clara

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

TUTORIAL 01. Conteúdo. Figura 1. Figura 2

TUTORIAL 01. Conteúdo. Figura 1. Figura 2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus João Câmara Avenida Antônio Severiano da Câmara / BR 406, Km 101, s/n Zona Rural. Bairro Amarelão João Câmara/RN - CEP:

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho. DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 AULA 01. 1 Perguntas e Respostas

Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 AULA 01. 1 Perguntas e Respostas Gabarito - Programação C# com Visual Studio - Intermediário - 05/08/2013 1 Perguntas e s AULA 01 1- A ferramenta responsável pelo auto incremento chama- se Identity. (Sim) 2- A ferramenta responsável pelo

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Ave: Manual do usuário

Ave: Manual do usuário As iniciais no canto superior esquerdo indicam a atual lista de espécies em uso. Clique neste campo para abrir uma grade com todas Ave: Manual do usuário Introdução A Janela Inicial O botão Listas Sobre

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Introdução ao MIT App Inventor

Introdução ao MIT App Inventor Introdução ao MIT App Inventor Definição É uma ferramenta desenvolvida pelo Google e, atualmente, mantida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); que permite a criação de aplicativos para

Leia mais

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição A CNP desenvolveu o programa Pré-Inscrição que objetiva registrar as informações da Ficha de Inscrição dos professores cursistas que participarão do Proformação II. As instruções

Leia mais

Iniciando no Visual Basic.NET

Iniciando no Visual Basic.NET Iniciando no Visual Basic.NET A Microsoft disponibiliza duas versões das suas ferramentas de desenvolvimento, a versão profissional, que integra, em um único ambiente, todas as ferramentas de desenvolvimento

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer

ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer 1 de 5 26/8/2010 18:07 ASP.NET 2.0 - Gerando relatórios com o ReportViewer Este artigo vai mostrar como você pode gerar relatórios em suas páginas ASP.NET 2.0 usando o add-in ReportViewer para o Visual

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Apresentar o processo de criação em uma interface gráfica para a Internet; Fornecer subsídios para que o aluno possa compreender onde aplicar Applets; Demonstrar a criação de uma Applet

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Instalação, configuração e manual 1 Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Laboratório de Programação I

Laboratório de Programação I Laboratório de Programação I Introdução Visual Studio Fabricio Breve O que é o Visual Studio? Conjunto de ferramentas de desenvolvimento para construir: Aplicativos Web ASP.NET XML Web Services Aplicativos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de...

Impressão de Relatórios com Data Report Professor Sérgio Furgeri. A figura seguinte ilustra a geração de um relatório a partir de uma tabela de... OBJETIVOS DA AULA: Demonstrar a utilização da ferramenta Data Report do Visual Basic para a geração de relatórios. Apresentar os procedimentos para a criação de um relatório simples a partir dos dados

Leia mais

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato Introdução ao X3 Exercício 1: Criando um registro de Contato Inicie por adicionar um novo registro de Contato. Navegue para a tabela de Contato clicando na aba de Contato no alto da página. Existem duas

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO

ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO ETEC DR. EMÍLIO HENRNANDEZ AGUILAR PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II PROFESSOR RAFAEL BARRETO DELPHI CRIANDO UMA AUTENTICAÇÃO DE USUÁRIO UTILIZANDO O COMPONENTE QUERY A autenticação de usuários serve para

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais