Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Os Novos Normativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Os Novos Normativos"

Transcrição

1 Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Os Novos Normativos Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Setembro de 2017

2 PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA MINERAL BRASILEIRA ünova conjuntura econômica no que tange ao mercado de commodities minerais. ürestabelecimento da credibilidade do setor mineral brasileiro. üatração de novos investimentos para o setor mineral. üretorno da estabilidade regulatória e a segurança jurídica. üretomada do crescimento da indústria mineral brasileira.

3 MEDIDAS PROVISÓRIAS DO SETOR MINERAL Modernização institucional e normativa do setor mineral brasileiro. Assinadas pelo Presidente da República, Michel Temer, em 25/07/2017. Vigentes até 29/09/2017, com prorrogação até 28/11/2017. MPV n 791/2017 Cria a Agência Nacional de Mineração. MPV n 790/2017 Moderniza o Código de Mineração. MPV n 789/2017 Altera a legislação que trata da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM).

4 CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ü O assunto vem sendo analisado e debatido no governo há mais de duas décadas, sem solução. ü Trata-se de componente indispensável ao novo modelo de gestão da indústria mineral brasileira. ü Não há dúvidas de ser este o mais ajustado modelo administrativo para a eficiente gestão do patrimônio mineral brasileiro ü Importante ressaltar que outros setores que desempenham funções assemelhadas encontraram, nesta modalidade, seu melhor perfil. PRINCIPAIS AVANÇOS ESPERADOS ü ü ü ü ü Maior neutralidade e independência do órgão regulador; Decisões mais equilibradas, democráticas, transparentes e legítimas; Corpo técnico mais valorizado, estimulado e capacitado; Maior especialização técnica; e Clareza das normas e menor ocorrência de judicialização.

5 CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO Aprimoramento do exercício do papéis de normatização, regulação outorga e fiscalização. O assunto vem sendo analisado e debatido no governo há mais de duas décadas, sem solução. É indispensável ao novo modelo de gestão da indústria mineral brasileira. É o modelo administrativo mais ajustado para a eficiente gestão do patrimônio mineral brasileiro Outros setores que desempenham funções assemelhadas encontraram, nesta modalidade, seu melhor perfil. Maior neutralidade e independência e decisões mais equilibradas, democráticas e transparentes. Maior especialização técnica, normas mais claras e menor judicialização.

6 CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO Vigência: ü A instalação da ANM está condicionada à aprovação da estrutura regimental em Decreto Presidencial, que está em elaboração. ü Neste ínterim fica mantida a estrutura regimental e organizacional do DNPM ü O dispositivo que cria a TFAM só entrará em vigor no próximo exercício financeiro. ü O objetivo é dar um prazo para as empresas se adequarem à nova taxa. ü Os demais dispositivos já se encontram em vigor.

7 MODERNIZAÇÃO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO O Código de Mineração vigente atende à estabilidade e segurança jurídica buscada pelos investidores. A modernização proposta assenta-se na alteração de 22 artigos e acréscimo de 4 artigos. Não foram alterados procedimentos já consolidados. Alterações: Prazo de vigência da autorização de pesquisa, que passará a variar de dois a quatro anos, admitida uma prorrogação; Admissão, em casos excepcionais de impedimento de acesso à área ou de falta de assentimento ou licença ambiental, de prorrogação sucessiva do prazo do alvará de pesquisa. Previsão de que em caso de indeferimento de requerimento ou em qualquer hipótese de extinção do direito minerário a área disponível para pesquisa ou lavra, o que eliminará as disputas no protocolo do DNPM. As áreas disponíveis serão ofertadas ao mercado por meio de procedimento mais célere e transparente do que o atualmente praticado (leilão eletrônico realizado pela Receita Federal do Brasil).

8 MODERNIZAÇÃO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO Possibilita a continuidade dos trabalhos de pesquisa após a apresentação do Relatório Final para fins de conversão de recursos em reservas; Introdução do conceito de recursos e reservas para se aproximar ao que se pratica internacionalmente. Atualização dos dispositivos que tratam das sanções administrativas aplicáveis em razão de descumprimento do Código. Estabelecimento de uma modelagem mais simplificada para a sistemática recursal. No caso do licenciamento mineral, elimina-se a exigência de expedição da licença mineral pelas prefeituras municipais (competência federal). Passa a ser obrigatório ao titular da concessão de lavra executar adequadamente, antes da extinção do título, o plano de fechamento de mina. Alteração da sistemática de cobrança da taxa anual por hectare visando desestimular ações especulativas. Eliminação do instituto da imissão de posse da jazida. Deixa expressa a responsabilização do minerador pela recuperação das áreas impactadas.

9 ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA CFEM ü Premissas: Simplificação e clareza: redução de custos administrativos para DNPM e empresas de mineração; Alíquotas sensíveis à flutuação de preço do minério de ferro: flexibilidade para as empresas de mineração enfrentarem períodos de baixa demanda; Incorporação de teses legais pacificadas: redução de controvérsias jurídicas; Previsão de sanções para os casos de inadimplemento: aumento da eficiência da arrecadação. Manutenção da partilha de receitas. ü Principais Mudanças: Base de cálculo: receita bruta de venda, tal como expressa em nota fiscal, deduzidos os impostos incidentes sobre a venda, simplificando a cobrança. Preço de mercado local, regional nacional ou internacional ou na falta destes sobre o preço de referência, a ser definido pela ANM: nas hipóteses de consumo do bem mineral. Alíquotas: mantém-se a definição em lei.

10 ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA CFEM Vigência ü Encontra-se vigente apenas o dispositivo que altera a base de cálculo da CFEM. ü As mudanças propostas para as alíquotas somente entrarão em vigor em 1 de janeiro de ü O dispositivo que trata da definição do preço a ser aplicado na hipótese de consumo somente entrará em vigor após a instalação da Agência, pois os mecanismos de definição deverão ser submetidos a consulta pública.

11 EMENDAS PARLAMENTARES APRESENTADAS ÀS MEDIDAS PROVISÓRIAS Agência Nacional de Mineração 104 emendas apresentadas EMENDAS À MPV N 791/2017 POR TEMA Outros* 23% Taxa de Fiscalização de Atividades Minerárias 19% Competências da ANM 18% Atos normativos e seus efeitos 12% Quadro de Pessoal da ANM 13% Diretoria Colegiada 15% *sede da ANM e unidades regionais administrativas, expedição de laudos e pareceres para cumprimentos de exigência e processos administrativos, etc. PRINCIPAIS PARTIDOS PT 23% PMDB 19% PSDB 14% PSOL 10% OUTROS 34% PRINCIPAIS UF's RJ 14% MG 13% PR 9% SP 9% CE 9% RS 8% ES 8% PA 7% Outros 24%

12 EMENDAS PARLAMENTARES APRESENTADAS ÀS MEDIDAS PROVISÓRIAS Código de Mineração 250 emendas apresentadas Os principais temas objeto de emenda foram: ü Processo de disponibilidade; ü Oferta de garantias financeiras e contratação de seguro (barragens/fechamento de mina); ü Questões ambientais; ü Responsabilidade do minerador; e ü Penalidades aplicadas em decorrência do descumprimento de algum dispositivo da legislação mineral.

13 EMENDAS PARLAMENTARES APRESENTADAS ÀS MEDIDAS PROVISÓRIAS Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) 138 emendas apresentadas EMENDAS À MPV N 789/2017 POR TEMA PRINCIPAIS PARTIDOS Base de Cálculo 25% Outros* 38% Alíquotas 20% Partilha das Receitas 17% *sanção e penalidades, fato gerador, conceitos, etc. PR 21% PMBD 20% PSDB 14% Outros 45% PRINCIPAIS UF's PA MG RJ CE ES GO Outros 25% 12% 9% 7% 7% 7% 31%

14 ANÁLISE DAS EMENDAS PELO MME Encontra-se em fase final a análise das 492 emendas pelo MME. O próximo passo será uma discussão conjunta com outros órgãos de governo, como o Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Casa Civil. O objetivo é firmar posicionamento técnico para discussão nas Comissões Mistas do Congresso Nacional que analisarão as Medidas Provisórias.

15 TRAMITAÇÃO DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS ü As MPVs tramitarão em regime de urgência a partir de 15/09/2017. Agência Nacional de Mineração MPV n 791/2017 Comissão Mista instalada. Relator: Deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG). Aguardando Audiência Pública. Código de Mineração MPV n 790/2017 Composição Mista Instalada. Relator: Senado Flexa Ribeiro (PSDB/PA). Aguardando Audiência Pública CFEM MPV n 789/2017 Comissão Mista Instalada. Relator: Deputado Marcus Pestana (PSDB/MG). Aguardando Audiência Pública. A composição das Comissões Mistas que analisarão cada matéria pode ser acessada no sítio eletrônico do Senado Federal.

16 PRÓXIMOS PASSOS A expectativa do Governo é de aprovação das MP s, com poucas alterações. Elaboração de regulamentos por Grupos de Trabalho Interministeriais com alto nível de expertise técnica. ü Decreto que define a Estrutura Regimental da ANM. ü Regulamento do Código de Mineração. ü Definição de metodologias para cálculo de preço de referência (CFEM), submetidas posteriormente a consulta pública.

17 MENSAGEM FINAL ü Reiteramos que essa gestão está comprometida com o crescimento da mineração brasileira. ü É papel de cada um que conhece e acredita nesse setor disseminar que a mineração organizada e racional, baseada em boas práticas, não apenas é possível e contribui para o desenvolvimento de um País, como é essencial. ü O mundo, tal como conhecemos hoje, não existiria sem a mineração. ü Reafirmamos o nosso compromisso com o diálogo aberto e transparente. ü Essa permanecerá sendo a nossa postura no andamento de nossas próximas ações.

18 Muito obrigado!

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Ministério de Minas e Energia Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Março de 2017 A Importância da Indústria Mineral Brasileira 2 Participação

Leia mais

Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Perspectivas e Desafios

Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Perspectivas e Desafios Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira: Perspectivas e Desafios Ministério de Minas e Energia Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Setembro de 2017 O BRASIL NO MERCADO MUNDIAL DE MINÉRIOS

Leia mais

Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018)

Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018) Atualização do Decreto-Lei nº 227/1967 (Código Minerário) Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018) Junho de 2018 DECRETO FEDERAL Nº 9.406/18 Novo Regulamento do Código Minerário

Leia mais

Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro

Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro VII Encontro de Executivos de Exploração Mineral Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Ministério de Minas

Leia mais

Reforma da Legislação Mineral

Reforma da Legislação Mineral Reforma da Legislação Mineral Medida Provisória 790, de 26 de julho de 2017 Carlos Vilhena Medida Provisória 790/2017 Código de Mineração Altera o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 - Código

Leia mais

Ministério de de Minas Minas e e Energia PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO

Ministério de de Minas Minas e e Energia PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO Ministério de de Minas Minas e PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO 18 de Junho de 2013 Sumário 1 1. OBJETIVOS DA PROPOSTA 2. MODIFICAÇÕES INSTITUCIONAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA MINERAL (CNPM) PODER

Leia mais

Nova Dinâmica para a Mineração Brasileira

Nova Dinâmica para a Mineração Brasileira 2º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais Nova Dinâmica para a Mineração Brasileira Ministério de Minas e Energia Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Junho de 2017 A Importância da

Leia mais

NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO. Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária

NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO. Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária Panorama Legislativo pré "Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira"

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM

AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM MP n. 791 de 25/07/2017 14 de Setembro 2017 Cronologia DNPM / ANM 1934 - Criação do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) (Decreto 23.9790); 1960 criação do

Leia mais

Agência Brasil Decretos assinados por Temer atualizam Código de Mineração

Agência Brasil Decretos assinados por Temer atualizam Código de Mineração As novas regras trazem exigências ambientais mais rígidas O presidente Michel Temer assinou hoje (12), em cerimônia no Palácio do Planalto, os decretos que atualizam o Código de Mineração e trazem novas

Leia mais

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?)

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) Marcos Antonio Cordeiro/ DNPM-PA Belém-PA maio de 2013 M I S S Ã O Gerir o patrimônio mineral brasileiro

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Departamento Nacional de Produção

Leia mais

SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas

SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas Sessão 3: Alterações na legislação: novos conceitos, procedimentos

Leia mais

Programa de Revitalização da Mineração

Programa de Revitalização da Mineração Programa de Revitalização da Mineração As Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas Realização São Paulo Setembro 2017 Extinção do DNPM e Criação da

Leia mais

CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017

CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017 Operação entre estabelecimentos da mesma empresa ou empresas coligadas ou pertencentes ao mesmo grupo econômico CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017 CFEM - DEFINIÇÕES TRAZIDAS

Leia mais

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art. 3 2º do Código de Mineração)

Leia mais

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 ENCONTRO DE DIRIGENTES DO DNPM Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 José Antonio Alves dos Santos Brasília, 26 de julho de 2017 MOTIVAÇÃO DA ALTERAÇÃO O atual Código de Mineração,

Leia mais

Transformação do DNPM em Agência Nacional de Mineração. Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM

Transformação do DNPM em Agência Nacional de Mineração. Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM Transformação do DNPM em Agência Nacional de Mineração Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM Belo Horizonte, 20 de setembro de 2017 SUMÁRIO 1. Natureza Jurídica da ANM; 2. Autonomia Político-administrativa;

Leia mais

Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal

Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal Painel 2 As reformas na mineração e as suas consequências Marcello Ribeiro Lima Filho Advogado Onde estamos e como chegamos aqui. Ínicio

Leia mais

Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM

Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM João Pessoa, 30 de Maio de 2018 Programa de Revitalização da Indústria Mineral (PRIM) MP 789/2017 PLV 38/2017 LEI 13.540/2017 Ajustes para compatibilização

Leia mais

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista MP 808/207 I Reforma Trabalhista Ementa: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de º de maio de 943. Autor: Poder Executivo Tramitação (CN): aguarda instalação

Leia mais

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Seminário Novo Marco Regulatório da Mineração Os interesses em jogo na hora da verdade POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação

Leia mais

1. Conforme quadro disponível na MP. 2. Novas alíquotas vigoram a partir de

1. Conforme quadro disponível na MP. 2. Novas alíquotas vigoram a partir de MP 789 ALTERAÇÕES: Leis 7.990/89 e 8.00/90 - CFEM CONCEITUAÇÃO E INCIDÊNCIA BASE DE CÁLCULO ALTERAÇÕES RELEVANTES. Conceituação do processo de beneficiamento: ampliado, com estabelecimento de fronteira

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE MINERAÇÃO: PL 5263/2016, DO DEPUTADO FEDERAL SARNEY FILHO, DE 12 DE MAIO DE CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

NOVO CÓDIGO DE MINERAÇÃO: PL 5263/2016, DO DEPUTADO FEDERAL SARNEY FILHO, DE 12 DE MAIO DE CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Rua Des. Jorge Fontana n º 50 Sala 804 Belvedere CEP 30320.670 Belo Horizonte, MG, Brasil Telefax: 55.31. 3297-2538 NOVO CÓDIGO DE MINERAÇÃO: PL 5263/2016, DO DEPUTADO FEDERAL SARNEY FILHO, DE 12 DE MAIO

Leia mais

Atribuições da ANM: Compatibilização DNPM/ANM. Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM

Atribuições da ANM: Compatibilização DNPM/ANM. Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM Atribuições da ANM: Compatibilização DNPM/ANM Victor Hugo Froner Bicca Diretor-Geral do DNPM Brasília, 29 de junho de 2017 SUMÁRIO 1. Natureza Jurídica da ANM; 2. Autonomia Político-administrativa; 3.

Leia mais

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Março/2018 Afinal por que uma nova Agência Reguladora? Departamento Nacional de Produção

Leia mais

Decreto nº 9.406/2018

Decreto nº 9.406/2018 Decreto nº 9.406/2018 O novo regulamento do Código de Mineração 1 Memorando nº 48/2018 Assunto: Novo Regulamento do Código de Mineração (Decreto nº 9.406, de 12 de junho de 2018). Foi publicado hoje, 13

Leia mais

DESAFIOS REGULATÓRIOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM São Paulo, 14 de setembro de 2017

DESAFIOS REGULATÓRIOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM São Paulo, 14 de setembro de 2017 DESAFIOS REGULATÓRIOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM São Paulo, 14 de setembro de 2017 O FUTURO QUE QUEREMOS Documento Final da RIO+20, Conferência Mundial :

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 790, de 25/07/2017 Altera o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 - Código de Mineração, e a Lei nº 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispõe sobre regime especial para

Leia mais

Visão Empresarial sobre o Novo Marco Regulatório. Maio/2010

Visão Empresarial sobre o Novo Marco Regulatório. Maio/2010 Visão Empresarial sobre o Novo Marco Regulatório Maio/2010 Introdução Precisamos começar do zero? Legislação atual é ultrapassada ou precisa de ajustes pontuais? Reforço na estrutura dos órgãos gestores

Leia mais

Decreto nº 9.406/2018

Decreto nº 9.406/2018 Decreto nº 9.406/2018 O novo Regulamento do Código de Mineração Memorando nº 115/2018 (atualização do Memo. nº 48/2018) Assunto: Novo Regulamento do Código de Mineração (Decreto nº 9.406, de 12 de junho

Leia mais

Clipping Sindiminério

Clipping Sindiminério Clipping Sindiminério Mineradores de MT participam de audiência com o ministro Edison Lobão Jornal Expressão http://www.expressaonoticias.com.br/?pg=noticia&idn=8329 Dia 08/10/3013 Mineradores de Mato

Leia mais

Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro

Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro Legislação Mineral DNPM/CPRM O Papel do DNPM/ANM para a retomada dos investimentos Victor Hugo Froner Bicca

Leia mais

Normas e Julgados do Setor de Mineração

Normas e Julgados do Setor de Mineração Normas e Julgados do Setor de Mineração - 2010 (p. 193-208) 193 Normas e Julgados do Setor de Mineração - 2010 2010 Statutes, Administrative Regulations and Judicial Decisions of the Mining Sector Organizadores

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais ROTEIRO 1. Problemática sobre o Licenciamento 2. Tendências sobre o licenciamento 3. Seguros ambientais: legislação 4. Conclusões

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Setembro/2014 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico

Leia mais

Todos os direitos reservados 2017 Sion Advogados. É vedada a reprodução total ou parcial desta obra, seus componentes e conteúdo.

Todos os direitos reservados 2017 Sion Advogados. É vedada a reprodução total ou parcial desta obra, seus componentes e conteúdo. Programa de Revitalização da Mineração Alterações Promovidas pela Medida Provisória n. 790/2017 SION Advogados Alexandre Sion 14 de setembro de 2017 NOVOS CONCEITOS E DIRETRIZES Áreas livres: A partir

Leia mais

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008.

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. Atualiza os valores dos emolumentos, da Taxa Anual por Hectare (TAH), das multas, os critérios e valores a serem cobrados pelas vistorias realizadas pelo DNPM

Leia mais

Alterações realizadas pela MP

Alterações realizadas pela MP Alterações realizadas pela MP 789 na CFEM Fernando Facury Scaff Sócio de Silveira, Athias, Soriano de Melo, Guimarães, Pinheiro & Scaff - Advogados Professor da Universidade de São Paulo USP Doutor e Livre

Leia mais

Análise e Considerações sobre as Principais Alterações Introduzidas pelo Novo Regulamento do Código de Mineração ao Regime de Exploração Mineral

Análise e Considerações sobre as Principais Alterações Introduzidas pelo Novo Regulamento do Código de Mineração ao Regime de Exploração Mineral Análise e Considerações sobre as Principais Alterações Introduzidas pelo Novo Regulamento do Código de Mineração ao Regime de Exploração Mineral Inicialmente, esclarecemos que o presente trabalho não tem

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008 Atualiza os valores dos emolumentos, da Taxa Anual por Hectare

Leia mais

RODOLFO GROPEN A D V O C A C I A

RODOLFO GROPEN A D V O C A C I A INTRODUÇÃO Sob a justificativa de modernizar, conferir transparência e aumentar os investimentos no setor de mineração, a Presidência da República apresentou ao Congresso Nacional projeto de lei (único),

Leia mais

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL HABILITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL -Atualmente,

Leia mais

NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO PL 5807/13 RELATOR: DEPUTADO LEONARDO QUINTÃO (PMDB/MG) PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL: DEPUTADO GABRIEL GUIMARÃES (PT/MG) COMISSÃO ESPECIAL - PROPOSTA DE TRABALHO

Leia mais

EEEXMIN ADIMB. Questões a Resolver para Tornar a ANM uma Agência Efetiva e Eficiente

EEEXMIN ADIMB. Questões a Resolver para Tornar a ANM uma Agência Efetiva e Eficiente EEEXMIN 2017 - ADIMB Questões a Resolver para Tornar a ANM uma Agência Efetiva e Eficiente Brasília, 29 de junho de 2017 Conteúdo 1. ABPM Quem somos. 2. Programa para a Revitalização da Indústria Mineral

Leia mais

Proposta de MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO: Regimes de Aproveitamento e Aspectos regulatórios

Proposta de MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO: Regimes de Aproveitamento e Aspectos regulatórios Proposta de MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO: Regimes de Aproveitamento e Aspectos regulatórios 29 de Outubro de 2009 Regimes de Aproveitamento 2 Legislação - Conceitos Básicos As jazidas, em lavra ou não,

Leia mais

Royalties do Petróleo: para além da mera disputa por recursos

Royalties do Petróleo: para além da mera disputa por recursos Royalties do Petróleo: para além da mera disputa por recursos Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional BNDES, 20/03/2012 As participações governamentais na nova proposta de rateio em

Leia mais

VISÃO DA ABPM SOBRE O NOVO ELMER PRATA SALOMÃO

VISÃO DA ABPM SOBRE O NOVO ELMER PRATA SALOMÃO VISÃO DA ABPM SOBRE O NOVO MARCO DA MINERAÇÃO ELMER PRATA SALOMÃO A PALAVRA OFICIAL Em 5 de agosto deste ano o Exmo. Sr. Ministro de Minas e Energia, em Audiência Pública na Comissão de Infra Estrutura

Leia mais

A MINERAÇÃO NO BRASIL, HOJE: COMO ESTÁ, O QUE ESPERAR, COM O QUE SONHAR

A MINERAÇÃO NO BRASIL, HOJE: COMO ESTÁ, O QUE ESPERAR, COM O QUE SONHAR http://www.jmendo.com.br J.Mendo Consultoria Empresarial Ltda A MINERAÇÃO NO BRASIL, HOJE: COMO ESTÁ, O QUE ESPERAR, COM O QUE SONHAR José Mendo Mizael de Souza Reunião Plenária Semanal de Diretores, Associados

Leia mais

A MINERAÇÃO BRASILEIRA HOJE E AMANHÃ: O QUE ESPERAR E COM O QUE CONTAR

A MINERAÇÃO BRASILEIRA HOJE E AMANHÃ: O QUE ESPERAR E COM O QUE CONTAR http://www.jmendo.com.br J.Mendo Consultoria Empresarial Ltda A MINERAÇÃO BRASILEIRA HOJE E AMANHÃ: O QUE ESPERAR E COM O QUE CONTAR José Mendo Mizael de Souza SEMOP - BH Belo Horizonte, MG, 18 de julho

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 6 A 10 DE NOVEMBRO DE 2017 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 06/11/2017

Leia mais

Gestão de Recursos Minerais como Fator de Desenvolvimento

Gestão de Recursos Minerais como Fator de Desenvolvimento Congresso Internacional de Direito Minerário Gestão de Recursos Minerais como Fator de Desenvolvimento Miguel Antonio Cedraz Nery, DSc Diretor-Geral do DNPM 9 de junho de 2010 1 Conceito Estratégico de

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Maio/2016 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico Conteúdo

Leia mais

Ministério de Minas e Energia. Marco. da mineração. Perguntas e Respostas. Perguntas mais frequentes sobre o marco regulatório da mineração

Ministério de Minas e Energia. Marco. da mineração. Perguntas e Respostas. Perguntas mais frequentes sobre o marco regulatório da mineração Ministério de Minas e Energia Marco da mineração Perguntas e Respostas Perguntas mais frequentes sobre o marco regulatório da mineração Apresentação Com o objetivo de promover o fortalecimento da economia

Leia mais

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração ANÁLISE DAS VARIÁVEIS _ APL CERÂMICA DO NORTE GOIANO Flexibilização do Código de Mineração ABRIL 2014 Flexibilização do Código de Mineração As pequenas mineradoras tem uma maior necessidade de flexibilização/simplificação

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Novembro/ 2018 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2016 SENADO FEDERAL

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2016 SENADO FEDERAL PRESTAÇÃO DE CONTAS 2016 SENADO FEDERAL Prestação de Contas ANEEL Comissão de Infraestrutura do Senado Federação (CI) 2016 Brasília - DF 15 de junho de 2016 Diretoria Colegiada da ANEEL ESTRUTURA INSTITUCIONAL

Leia mais

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM Junho/2010 Relevância da atividade mineral A atividade mineral apresenta-se como uma atividade

Leia mais

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Distribuição das Áreas Outorgadas pelo DNPM DNPM Órgão Gestor

Leia mais

Próximos Passos do Programa de Revitalização da Mineração

Próximos Passos do Programa de Revitalização da Mineração Próximos Passos do Programa de Revitalização da Mineração São Paulo, 14/09/2017 PROJETO CAÇAPAVA DO SUL 1 VISÃO EMPRESARIAL Ponto Focal das MP s : CFEM, ANM, TFAM, Multas, Pesquisa, Disponibilidade Desburocratizar

Leia mais

Página 1 de 5 LEGISLAÇÃO Informações da Legislação Portaria Nº 269, de 10/07/2008, DOU de 11/07/2008 Regulamenta o arrendamento de direitos minerários. Situação: Em vigor O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento

Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento Política Governamental Brasileira de Fomento à Exploração Mineral e Propostas de Aprimoramento Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral / MME 24 de Maio POLÍTICA MINERAL

Leia mais

CONVERSANDO COM A SET

CONVERSANDO COM A SET Departamento de Outorgas CONVERSANDO COM A SET Patrícia Ávila / William Ivo Brasília, agosto de 2012 REGULAMENTO DO SERVIÇOS DE RADIODIFUSÃO E RTV/RpTV Decreto nº 7.670, de 2012 Análise mais rigorosa da

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº, DE 2017 (Proveniente da Medida Provisória nº 774, de 2017)

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº, DE 2017 (Proveniente da Medida Provisória nº 774, de 2017) ERRATA Nº 2 Perante a COMISSÃO MISTA, ao relatório lido na 4ª Reunião, em 20 de junho de 2017, sobre a Medida Provisória nº 774, de 30 de março de 2017, que dispõe sobre a contribuição previdenciária sobre

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Janeiro/ 2019 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 790, DE 25 DE JULHO DE 2017

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 790, DE 25 DE JULHO DE 2017 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 790, DE 25 DE JULHO DE 2017 Altera o Decreto-Lei n o 227, de 28 de fevereiro de 1967 - Código de Mineração, e a Lei n o 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispõe sobre regime especial

Leia mais

Audiência Pública de Fiscalização ENERGIPE. O Papel da ANEEL. 6 de outubro de 2004 Aracaju-SE. Eduardo Ellery Diretor

Audiência Pública de Fiscalização ENERGIPE. O Papel da ANEEL. 6 de outubro de 2004 Aracaju-SE. Eduardo Ellery Diretor Audiência Pública de Fiscalização ENERGIPE O Papel da ANEEL 6 de outubro de 2004 Aracaju-SE Eduardo Ellery Diretor Sumário O Papel da ANEEL I. Competências II. Características III. Relacionamento e participação

Leia mais

Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art.

Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art. Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares

Leia mais

Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico. VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017

Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico. VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017 Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017 Tributos e royalties em alguns países da América Latina ARGENTINA BRASIL CHILE PERU ARGENTINA Imposto de Renda

Leia mais

DECRETO Nº 9.407, DE 12 DE JUNHO DE 2018

DECRETO Nº 9.407, DE 12 DE JUNHO DE 2018 Publicado em: 13/06/2018 Edição: 112 Seção: 1 Página: 6 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.407, DE 12 DE JUNHO DE 2018 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO HELENILSON PONTES Doutor em Direito Econômico e Financeiro (USP) Livre-Docente em Legislação Tributária (USP) Ex-Procurador da Fazenda Nacional Advogado

Leia mais

Projeto de Lei nº 5.807/2013 Marco Regulatório da Mineração

Projeto de Lei nº 5.807/2013 Marco Regulatório da Mineração V ENCONTRO de GERENTES e EXECUTIVOS de EXPLORAÇÃO MINERAL ADIMB Projeto de Lei nº 5.807/2013 Marco Regulatório da Mineração Brasília, 09 de agosto de 2013 Celebração de Contrato de Concessão (Até 40 anos,

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Março/2015 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico

Leia mais

O DNPM e o Incremento da Indústria de Produção Mineral no Brasil: Ações Planejadas e em Execução

O DNPM e o Incremento da Indústria de Produção Mineral no Brasil: Ações Planejadas e em Execução COMIN Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP O DNPM e o Incremento da Indústria de Produção Mineral no Brasil: Ações Planejadas e em Execução Victor

Leia mais

Alterações na Legislação sobre Mineração em Faixa de Fronteira: visão empresarial

Alterações na Legislação sobre Mineração em Faixa de Fronteira: visão empresarial Alterações na Legislação sobre Mineração em Faixa de Fronteira: visão empresarial VII Encontro de Executivos de Exploração Mineral Brasília, 29/06/2017 PROJETO CAÇAPAVA DO SUL 1 Jones Belther Dimensões

Leia mais

CLUBE DE ENGENHARIA DRM - Divisão Técnica de Recursos Minerais. Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira

CLUBE DE ENGENHARIA DRM - Divisão Técnica de Recursos Minerais. Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira CLUBE DE ENGENHARIA DRM - Divisão Técnica de Recursos Minerais Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira Gilberto D. Calaes, D.Sc. ConDet Ltda. Setembro/ 2017 Programa de Revitalização

Leia mais

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 O estudo do regime jurídico do aproveitamento das riquezas minerais no Brasil pode ser dividido em três grupos distintos de normas:

Leia mais

ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral

ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral ABPM Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Tributação e Estímulos a Investimentos na Indústria Mineral

Leia mais

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL Câmara dos Deputados Nº DE SESSÕES DELIBERATIVAS REALIZADAS (FEVEREIRO A ABRIL) TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS MICHEL TEMER (PMDB/SP) 43 MARCO MAIA

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

A Gestão nas Agências Reguladoras Fatos e Repercussões

A Gestão nas Agências Reguladoras Fatos e Repercussões Audiência Pública: Gestão Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal A Gestão nas Agências Reguladoras Fatos e Repercussões

Leia mais

A legislação mineral e o novo marco legal. II Curso Básico Nacional do MAM

A legislação mineral e o novo marco legal. II Curso Básico Nacional do MAM A legislação mineral e o novo marco legal II Curso Básico Nacional do MAM 1 Estrutura Alguns conceitos Aspectos institucionais O novo marco legal da mineração 2 ALGUNS CONCEITOS 3 Alguns conceitos Separação

Leia mais

BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS E CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DE MERCADO

BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS E CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DE MERCADO BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS E CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DE MERCADO 28/6/2017 Bancos e a nova regulação: empréstimos vedados, imóveis, compensação privada e liquidação MP 784 e sua constitucionalidade

Leia mais

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira IV Seminário da Indústria Mineral Paranaense Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM Curitiba, 22 de agosto de 2012 DNPM Órgão Gestor dos Bens Minerais

Leia mais

FIESP Workshop de Saneamento Básico Melhoria da Qualidade e Sustentabilidade dos Projetos. Leonardo Moreira C. de Souza

FIESP Workshop de Saneamento Básico Melhoria da Qualidade e Sustentabilidade dos Projetos. Leonardo Moreira C. de Souza FIESP Workshop de Saneamento Básico Melhoria da Qualidade e Sustentabilidade dos Projetos Leonardo Moreira C. de Souza Universalização ao Acesso? PREMISSAS 17% Aproximadamente 17% da população brasileira

Leia mais

Novo Marco Regulatório Brasileiro no Contexto Internacional

Novo Marco Regulatório Brasileiro no Contexto Internacional Novo Marco Regulatório Brasileiro no Contexto Internacional Miguel Antonio Cedraz Nery, DSc Diretor-Geral do DNPM 24 de maio de 2010 Ouro Preto - MG 1 Análise de Mercado London Metal Exchange LMEX C$ 3268.8

Leia mais

ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP)

ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP) AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação Pedro Henrique de Moraes Papastawridis ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP) Rio de Janeiro 2016 AVM Faculdade Integrada

Leia mais

Acompanhamento Parlamentar

Acompanhamento Parlamentar 27 de Março de 2019 Reunião Plenária ABRAGE Brasília PL 550/19 Segurança de Barragens Autoria: Senadora Leila Barros (PSB/DF) Relator: Senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) O PLS 550/2019, originado do Senado,

Leia mais

IX FÓRUM BRASILEIRO SOBRE AS AGÊNCIAS REGULADORAS Regulação Econômica e Controle Público

IX FÓRUM BRASILEIRO SOBRE AS AGÊNCIAS REGULADORAS Regulação Econômica e Controle Público IX FÓRUM BRASILEIRO SOBRE AS AGÊNCIAS REGULADORAS Regulação Econômica e Controle Público INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO Tema: Novo Marco Legal da Exploração Mineral No Brasil (Brasília-DF, 23 de Abril

Leia mais

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO REFORMA DO SETOR MINERÁRIO Agosto de 2017 MACHADO, MEYER, SENDACZ OPICE ADVOGADOS 1 CONTEÚDO O QUE MUDA NO MERCADO IMOBILIÁRIO COM A LEI Nº 13.465/17 pág. MEDIDA PROVISÓRIA 789/17 3 MEDIDA PROVISÓRIA 790/17

Leia mais

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO REFORMA DO SETOR MINERÁRIO Agosto de 20171 MACHADO, MEYER, SENDACZ OPICE ADVOGADOS CONTEÚDO pág. MEDIDA PROVISÓRIA 789/17 3 MEDIDA PROVISÓRIA 790/17 19 MEDIDA PROVISÓRIA 791/17 23 MACHADO, MEYER, SENDACZ

Leia mais

PAINEL 1 DESAFIOS A CONSOLIDACÃO DA ABERTURA DO MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL

PAINEL 1 DESAFIOS A CONSOLIDACÃO DA ABERTURA DO MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL PAINEL 1 DESAFIOS A CONSOLIDACÃO DA ABERTURA DO MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL SYMONE C. S. ARAUJO Diretora Departamento de Gás Natural Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis São Paulo,

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009. MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009. Publicada no DOU de 15 de Dezembro de 2009. Dispõe sobre os trabalhos de movimentação de

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera as Leis nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos

Leia mais

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 21 de março de 2018 MP 814/2017 setor elétrico Tema: Conhecida por alterar a Lei 10.848/2004, revogando o artigo que exclui a Eletrobras e suas subsidiárias do Programa

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais