IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO PARA OBTENÇÃO DE BEZERRAS SAUDÁVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO PARA OBTENÇÃO DE BEZERRAS SAUDÁVEIS"

Transcrição

1 IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO PARA OBTENÇÃO DE BEZERRAS SAUDÁVEIS Larisse PEREIRA 1, Daviane Martinele COSTA 1, Liziana Maria RODRIGUES 2,Priscila Barbosa PEREIRA 3, Lídia da Silva RODARTE 1, Angélica Campos MARTINS 1 1 Alunas do curso de graduação em Zootecnia IFMG campus Bambuí 2 Professora do IFMG campus Bambuí 3 Aluna do curso de Ciências Biológicas do UNI-BH RESUMO Colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto, rica em nutrientes e anticorpos. Em virtude do tipo de placenta da vaca, que impede a transferência de anticorpos para o feto, as bezerras nascem praticamente desprovidas de defesa contra os agentes causadores de doenças. Os anticorpos são transferidos ao recém-nascido através da ingestão do colostro. A principal função do colostro é transferência de anticorpos (imunoglobulinas), essenciais para a defesa do organismo contra infecções. No entanto, o colostro exerce outras funções. É a primeira fonte de nutrientes para o bezerro recém-nascido, sendo essencial para a geração de calor e manutenção da temperatura corporal, uma vez que o animal possui poucas reservas corporais. Possui também fatores de crescimento e hormônios que são responsáveis pelo direcionamento do desenvolvimento de vários tecidos e órgãos corporais. Tem efeito laxativo que ajuda o jovem animal eliminar o mecônio ou primeiras fezes. É importante que a bezerra ingira o colostro dentro das 3 primeiras horas de vida, já que logo após o nascimento o intestino começa a perder a capacidade de absorver os anticorpos, há a produção de enzimas digestivas e a qualidade do colostro diminui após a 1ª ordenha. Palavras-chave: colostro, imunidade passiva, manejo de bezerras INTRODUÇÃO O colostro bovino consiste em uma mistura de secreções lácteas e constituintes do soro sangüíneo, principalmente imunoglobulinas e outras proteínas séricas, que se acumulam na glândula mamária durante o período final de gestação. O produto da primeira ordenha após o parto é verdadeiramente denominado de colostro, em seguida do ponto de vista da qualidade de anticorpos,

2 o das ordenhas subseqüentes é denominado de leite de transição. Só a partir da 7ª ou 8ª ordenha que se obtém o leite inteiro (SANTOS et. al, 2002). Em virtude do tipo de placenta da vaca, que impede a transferência de anticorpos para o feto, os bezerros nascem desprovidos de defesa contra os agentes causadores de doenças. Os anticorpos são transferidos ao recém-nascido através da ingestão do colostro. Esse tipo de imunidade é denominada passiva e é essencial a ingestão e absorção de quantidades adequadas de imunoglobulinas do colostro nas primeiras horas de vida já que a integridade do sistema imune é componente crítico para a sobrevivência e crescimento das bezerras. A principal e mais conhecida função do colostro é transferência de anticorpos, no entanto, possui outras funções essenciais, assim, busca-se com este trabalho discorrer sobre as funções do colostro mostrando a importância do correto manejo para sobrevivência de bezerras. REFERENCIAL TEÓRICO Função Imunológica do colostro Existe uma variabilidade muito grande da concentração de anticorpos (imunoglobulinas) no colostro das vacas. Os principais são as IgG, IgA e IgM. (SANTOS et. al, 2002). A função da IgG e da IgM é a destruição de microrganismos que estão presentes no sangue (infecção sistêmica), IgA participa da proteção das membranas que cobrem a superfície de vários órgãos, especialmente o intestino, contra infecção e bloqueio da passagem de antígenos para o sangue (WATTIAUX, 2009). A qualidade do colostro quanto à quantidade de anticorpos pode ser estimada utilizando-se um hidrômetro (colostrômetro). Este equipamento classifica o colostro conforme a concentração de imunoglobulinas: pobre, com concentração de até 22 mg/ml; mediana, com concentração entre 22 a 50 mg/ml: boa, concentração maior que 50 mg/ml (COELHO, 2005). A ingestão do colostro de alta qualidade deve ser feita imediatamente após o nascimento. O aparelho digestivo dos bezerros é diferenciado nas primeiras horas de vida, não produzindo secreções e enzimas digestivas e o epitélio está apto a absorver moléculas grandes como as imunoglobulinas (CUNHA e MARTUSCELLO, 2009). Com a maturação do intestino delgado, que começa rapidamente após o nascimento a habilidade do intestino em absorver macromoléculas sem digestão é perdida (BESSI et al., 2002). Vinte e quatro horas após o parto, as paredes do intestino absorvem menos que 10% do que originalmente pode ser absorvido, além disso, a secreção de enzimas torna-se substancial por volta das 12 horas após o nascimento. Assim, o ideal é que a ingestão do colostro ocorra em até três horas de vida, visando maximizar as chances de sobrevivência (REHAGRO, 2003).

3 A concentração de proteína total no soro até sete dias de idade pode ser utilizada para indicar como foi feita a colostragem. Esta concentração pode ser obtida pelo exame realizado em laboratório ou pode ser realizada na fazenda com a utilização de um refratômetro. Concentrações maiores que 5,5 g/dl indicam sucesso na transferência de imunidade; de 5,0 a 5,4 g/dl, moderado sucesso; e menor de 5,0 g/dl, falha na transferência de imunidade passiva (COELHO, 2005). Função Nutricional do colostro O colostro possui duas vezes mais sólidos totais que o leite. As percentagens de proteína e gordura são altas. Os minerais e vitaminas consumidos através do colostro podem evitar que ocorram deficiências durante o período de aleitamento, já que o leite possui baixa concentração de alguns minerais como ferro, cobre e vitaminas E e A (CUNHA e MARTUSCELLO, 2009). Segundo Coelho et al. (2010) o corpo do animal recém-nascido possui pouca reserva de gorduras, e a maior parte dos lipídeos é de origem estrutural e não pode ser mobilizada. As reservas de gordura corporal e glicogênio que podem ser mobilizadas se esgotam em 18 horas após o nascimento se os animais não forem alimentados. Assim, a manutenção da homeostasia torna-se dependente da quantidade e da qualidade nutricional do colostro ingerido. Função somatogênica do colostro O colostro possui vários peptídeos biologicamente ativos (PBA) e a função exata de muitos deles ainda não esta determinada. Os peptídeos presentes no colostro mais estudados são o fator de crescimento epidérmico (EGF) e os fatores de crescimento semelhantes à insulina I e II (IGF I e IGFII). O EGF é um peptídeo ácido-estavél, que resiste à degradação protéica estomacal. Sua principal atividade no trato gastrointestinal é de estimular a proliferação e diferenciação de células intestinais e a maturação do trato digestivo. Os fatores de crescimento semelhante à insulina I e II são peptídeos que têm a capacidade de estimular a síntese de DNA e a mitose em vários tipos de células e são promotores de crescimento do intestino em bezerros neonatos (COELHO, 2005). Função Laxativa do colostro O efeito laxativo do colostro é responsável pela desobstrução do intestino através da eliminação do mecônio, chamado também de primeiras fezes (secreções, fluidos, células e bili), produzidas e acumuladas no intestino durante a vida intra-uterina (EMBRAPA, 2005).

4 Manejo de fornecimento Os fatores chave para o correto manejo do colostro são: volume ingerido, qualidade de imunoglobulinas e tempo decorrido após o nascimento para ingestão. Durante muito tempo a administração de 2 litros de colostro em 2 alimentações foi recomendada. No entanto, com o aumento da preocupação em relação à qualidade do colostro, muitos pesquisadores agora recomendam o fornecimento de 3,78 litros de colostro na primeira alimentação, que deve ocorrer até 6 horas após o nascimento. Para bezerros de raças de pequeno porte a recomendação tem sido de 3 litros de colostro para o mesmo período (COELLHO, 2005). Em trabalhos realizados por Wattiaux (2009) para verificar o efeito da quantidade de colostro ingerido nas primeiras 12 horas após o nascimento, a mortalidade média entre a 1ª e 6ª semana foi de 15,3% em rebanhos onde as bezerras receberam ate 4 Kg de colostro enquanto para rebanhos onde as bezerras receberam ate 10 Kg a mortalidade reduziu para 6,5%. Mais importante do que a quantidade de colostro é a riqueza de anticorpos no colostro. A concentração é bem maior na primeira ordenha pós-parto, estima-se que o animal teria que ingerir uma quantidade seis vezes maior de colostro após a terceira ordenha para receber a mesma proteção conferida pelo colostro produzido nos primeiros momentos após o parto (EMBRAPA, 2005). Quanto à forma de fornecimento de acordo com Santos e Grongnet (1990), pode ser feita de três maneiras: permanência da bezerra junto ao pé da vaca durante toda a fase de aleitamento, permanência da bezerra junto ao pé da vaca somente nas primeiras 24h; com isso, a bezerra mama, em média, de 8 a 10 vezes no primeiro dia de vida e separação das bezerras logo após o nascimento, recebendo o colostro da primeira ordenha, em balde ou mamadeira. Em qualquer método empregado, o importante é assegurar que a bezerra ingira o colostro nas primeiras horas de vida. Caso a bezerra não mame nas primeiras 6h do nascimento, deve-se intervir. A utilização de uma sonda esofágica é a melhor opção em casos extremos da não ingestão voluntária (SANTOS E GRONGNET,1990). CONSIDERAÇÕES FINAIS Além da importância para aquisição de imunidade através dos anticorpos, o colostro é a primeira fonte de nutrientes para o bezerro recém-nascido, possui fatores somatogênicos e efeito laxativo para eliminação do mecônio. Contudo, fornecer colostro rico em imunoglobulinas às bezerras o mais cedo possível após o nascimento é essencial para aquisição de animais saudáveis e resistentes para reposição de matrizes do rebanho.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BESSI, R.; PAULETTI, P.; d ARCE, R.D. et al. Absorção de anticorpos do colostro em bezerros. I. Estudo no intestino delgado proximal. Revista Brasileira de Zootecnia, v.31, n.6, p , COELHO, S. G. Alimentação da Bezerra In: Anais V Simpósio Mineiro de Nutrição de gado de Leite Belo Horizonte, MG: EV-UFMG, DZO, COELHO, S. G. Criação de Bezerros- In: II Simpósio Mineiro de Buiatria Belo Horizonte, MG: EV-UFMG, DZO, 2005 CUNHA, D. N. F. V. e MARTUSCELLO, J. A. Criação de Bezerras de Rebanhos Leiteiros em Fase de Aleitamento In Manejo e Administração em Bovinocultura Leiteira. Ed. : SILVA, J. C. P. et al. Viçosa MG, 2009, 482 p. EMBRAPA- Criação de Bezerras em Sistemas de Produção de Leite. Circular técnica n 38, Aracaju SE, p. REHAGRO A importância do horário de fornecimento de colostro a bezerros recém-nascidos, Disponível em SANTOS, G. T.; DAMASCENO J.C.; MASSUDA, E.M; CAVALIERI, F.L.B. Importância do manejo e considerações econômicas na criação de bezerras e novilhas In: Anais do II Sul- Leite: Maringá: UEM/CCA/DZO NUPEL, p SANTOS, G.T.; GRONGNET, J.F.Transmissão da imunidade passiva colostral em ruminantes. Revista do Gado Holandês, n.178, setembro, p , 1990 WATTIAX, M.A. Essenciais em Gado de Leite. 140p Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária- University of Wisconsin-Madison. Disponível em: Acesso em 12 de novembro de 2010.

Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos

Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos 1 Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos Guilherme Nunes Bolzan Graduando

Leia mais

Aleitamento de vitelos; o colostro como alimento lácteo substituto do leite materno

Aleitamento de vitelos; o colostro como alimento lácteo substituto do leite materno Concurso de provas públicas para recrutamento de um Professor coordenador para a área científica de Zootecnia, grupo disciplinar de Nutrição e Alimentação Animal, para a Escola Superior Agrária de Castelo

Leia mais

QUALIDADE DO COLOSTRO MEDIDA COM REFRATÔMETRO DIGITAL, LACTODENSÍMETRO E ANALISADOR AUTOMÁTICO 1. INTRODUÇÃO

QUALIDADE DO COLOSTRO MEDIDA COM REFRATÔMETRO DIGITAL, LACTODENSÍMETRO E ANALISADOR AUTOMÁTICO 1. INTRODUÇÃO QUALIDADE DO COLOSTRO MEDIDA COM REFRATÔMETRO DIGITAL, LACTODENSÍMETRO E ANALISADOR AUTOMÁTICO 1. INTRODUÇÃO O colostro é a secreção que sai das glândulas mamárias de fêmeas de mamíferos nas primeiras

Leia mais

Palavras-chave: concentrado, ruminante funcional, volumoso

Palavras-chave: concentrado, ruminante funcional, volumoso INFLUÊNCIA DE ALIMENTOS SÓLIDOS E DA ÁGUA NO DESENVOLVIMENTO RUMINAL DE BEZERROS Larisse PEREIRA 1, Liziana Maria RODRIGUES 2, Priscila Babosa PEREIRA 3, Lídia da Silva RODARTE 1, Angélica Campos MARTINS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ENTRE VOLUME E QUALIDADE DE COLOSTRO PRODUZIDO POR VACAS LEITEIRAS

ASSOCIAÇÃO ENTRE VOLUME E QUALIDADE DE COLOSTRO PRODUZIDO POR VACAS LEITEIRAS ANAIS IX SIMPAC 417 ASSOCIAÇÃO ENTRE VOLUME E QUALIDADE DE COLOSTRO PRODUZIDO POR VACAS LEITEIRAS Lucas Teixeira de Carvalho 2, Adriano França da Cunha 3, Kamila Soares Coelho 2, Paolo Antonio Dutra Vivenza

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite

Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Fatores que afetam a quantidade e a composição do leite Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL vbeloti@uel.br lipoa.uel@gmail.com 13 de Dezembro de 2016 Leite Produto

Leia mais

Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS

Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS CRIAÇÃO DE BEZERRAS ALEITAMENTO ARTIFICIAL ALEITAMENTO NATURAL CRIAÇÃO DE BEZERRAS Cuidados com a VACA GESTANTE: no terço final da gestação é que há

Leia mais

INTRODUÇÃO METABOLISMO DA ENERGIA BALANÇO ENERGÉTICO A ENERGIA ENERGIA DOS ALIMENTOS 19/06/2013 NUTRIENTES FORNECEDORES DE ENERGIA

INTRODUÇÃO METABOLISMO DA ENERGIA BALANÇO ENERGÉTICO A ENERGIA ENERGIA DOS ALIMENTOS 19/06/2013 NUTRIENTES FORNECEDORES DE ENERGIA METABOLISMO DA ENERGIA BALANÇO ENERGÉTICO MESTRANDA: JUPYRA DURÃES SATIRO DOS SANTOS. ORIENTADOR: ALEXANDRE LESEUR CO- ORIENTADOR: JOSÉ ANTONIO DE FREITAS LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO ANIMAL INTRODUÇÃO

Leia mais

Por que não toma o que necessita?

Por que não toma o que necessita? Por que não toma o que necessita? Mãe Idade (quantidade e qualidade) Primeiro parto 25% menos de colostro. Maior taxa de subrevivência 3-77 anos. Avaliar idade do rebanho (80% entre 1 e 7 anos)* Enfermidades

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

Comunicado Técnico. Importância do Colostro na Transmissão da Imunidade Passi em Caprinos. On-line. Introdução. Angela Maria Vieira Eloy 1

Comunicado Técnico. Importância do Colostro na Transmissão da Imunidade Passi em Caprinos. On-line. Introdução. Angela Maria Vieira Eloy 1 Comunicado 133 Técnico Técnico Dezembro, Importância do Colostro na Transmissão da Imunidade Passi assiva em Caprinos Angela Maria Vieira Eloy 1 On-line ISSN 1676-7675 Sobral, CE 2012 Introdução A exploração

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS

A IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS A IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS Márcia Saladini Vieira Salles PqC do Polo Centro Leste/APTA marciasalles@apta.sp.gov.br A oferta do colostro para as bezerras logo após o nascimento

Leia mais

Tecnologia de Leite e derivados

Tecnologia de Leite e derivados Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de Leite e derivados Prof. Wladimir Padilha da Silva 2018 Produção

Leia mais

Manejo alimentar de bezerras leiteiras

Manejo alimentar de bezerras leiteiras Diversitas Journal ISSN 2525-5215 DOI: 10.17648/diversitas-journal-v1i1.399 Volume 1, Número 1 (jan./abr. 2016) pp: 100-112. www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal Diversitas Journal Manejo

Leia mais

Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da recria de Novilhas Leiteiras nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES²; Marlon Moraes MARTINS 2 ; Joiciane Maria ALVES 3 ;

Leia mais

Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2

Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Desenvolvimento pós-natal dos suínos Eficiência alimentar do suíno é inversamente proporcional ao seu peso

Leia mais

31/07/2016 FALHA DE TRANSFERÊNCIA DE IMUNIDADE PASSIVA

31/07/2016 FALHA DE TRANSFERÊNCIA DE IMUNIDADE PASSIVA 1 2 FALHA DE TRANSFERÊNCIA DE IMUNIDADE PASSIVA Introdução Período neonatal 0 28 dias; Alta mortalidade; Perdas econômicas. Inviabilidade produção. 3 4 5 Estoque de gordura limitado! Rápida utilização

Leia mais

Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste. Prova de Resultado Lactance Terneira

Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste. Prova de Resultado Lactance Terneira Nome: Paulo Fortes Função: Gerente de Território Regional: Sudeste Prova de Resultado Lactance Terneira Desempenho de bezerros alimentados à base de ração peletizada x farelada Desempenho de bezerros alimentados

Leia mais

Alimentação das Crias: Aleitamento

Alimentação das Crias: Aleitamento Alimentação das Crias: Aleitamento Profa. Dra. Aurora M. G. Gouveia Médica Veterinária Sanitarista. Professora da Escola de Veterinária da UFMG aurora@vet.ufmg.br Dra. Heloisa H. Magalhães Médica Veterinária.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO FERREIRA, F.O.B. 1 ; BARBOSA, K.A. 1 ; SENE, G.A. 1 ; JAYME, D.G.

Leia mais

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute

CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE CRESCIMENTO Michel A. Wattiaux Babcock Institute Instituto Babcock para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional University of Wisconsin-Madison Essenciais em Gado de Leite CRIAÇÃO DE NOVILHAS DESMAMA AO PRIMEIRO PARTO 34) TAXA DE

Leia mais

IMUNIDADE CONFERIDA PELO LEITE MATERNO. Rita de Cássia Santos Soares¹, João Paulo Machado²

IMUNIDADE CONFERIDA PELO LEITE MATERNO. Rita de Cássia Santos Soares¹, João Paulo Machado² 205 IMUNIDADE CONFERIDA PELO LEITE MATERNO Rita de Cássia Santos Soares¹, João Paulo Machado² Resumo: O leite materno (LM) é, indiscutivelmente, a melhor e mais adequada fonte de nutrientes para proteção

Leia mais

Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento

Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento Influência da qualidade do leite no desempenho de bezerras durante a fase de aleitamento Vinícius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria Silva 2, Renison Teles Vargas 3, Cássia Maria

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO

IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO Com o desenvolvimento constante da suinocultura, a produção de leitões desmamados das 10 melhores granjas inscritas no programa Agriness S2 atingiu em 2013, 32,29 leitões/fêmea/ano

Leia mais

Antígenos e Imunoglobulinas

Antígenos e Imunoglobulinas Curso: farmácia Componente curricular: Imunologia Antígenos e Imunoglobulinas DEYSIANE OLIVEIRA BRANDÃO Antígenos (Ag) São estruturas solúveis ou particuladas reconhecidas pelo organismo como estranha

Leia mais

Água. A importância da água para a vida.

Água. A importância da água para a vida. Bioquímica Celular Água A importância da água para a vida. A água é principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

(1) Qual a proporção kg de ração por litro leite produzido? (2) Qual a quantidade de volumoso por peso de vaca leiteira? (3) Existe diferença na quantidade de alimentação em relação às raças leiteiras,

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 SISTEMA DIGESTIVO DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS BOCA: - Mastigação reduz tamanho das partículas - Secreções

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

Metabolismo e produção de calor

Metabolismo e produção de calor Fisiologia 5 Metabolismo e produção de calor Iniciando a conversa Apenas comer não é suficiente: o alimento precisa ser transformado (metabolizado) para ser aproveitado por nosso organismo. Açúcares (carboidratos),

Leia mais

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo energético: vias metabólicas de fornecimento de energia

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento e função imunológica de bezerros leiteiros

Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento e função imunológica de bezerros leiteiros Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Efeito do estresse térmico no final da gestação materna sobre o crescimento

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

IMUNIDADE PASSIVA COLOSTRAL EM BOVINOS GERALDO TADEU DOS SANTOS 1

IMUNIDADE PASSIVA COLOSTRAL EM BOVINOS GERALDO TADEU DOS SANTOS 1 IMUNIDADE PASSIVA COLOSTRAL EM BOVINOS GERALDO TADEU DOS SANTOS 1 I. INTRODUÇÃO As duas primeiras semanas representam a fase mais critica na vida dos recémnascidos. A mortalidade perinatal é caracterizada

Leia mais

Desempenho de bezerras leiteiras com crescentes consumos de leite

Desempenho de bezerras leiteiras com crescentes consumos de leite UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Victor Luiz Paiva Lima dos Anjos Desempenho de bezerras leiteiras com crescentes consumos de leite VIÇOSA MINAS GERAIS 2017 Victor Luiz Paiva Lima dos Anjos Desempenho de

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 FUNÇÕES DOS NUTRIENTES Nutrientes Energéticos Plásticos Reguladores Funções

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

5Cs. Criação de Bezerras. do sucesso para AGRIPOINT. por: Carla Maris Machado Bittar. agripoint.com.br/curso CURSOS ONLINE

5Cs. Criação de Bezerras. do sucesso para AGRIPOINT. por: Carla Maris Machado Bittar. agripoint.com.br/curso CURSOS ONLINE 5Cs do sucesso para por: Carla Maris Machado Bittar agripoint.com.br/curso Você sabia que muitas propriedades de sucesso na criação de bezerras utilizam protocolos baseados nos 5 Cs da criação? Para auxiliar

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Relação entre os níveis séricos de ácidos graxos não esterificados ao parto e a incidência de doenças periparturientes

Leia mais

Nutrição de cães e gatos neonatos

Nutrição de cães e gatos neonatos 1 Nutrição de cães e gatos neonatos Leite Funções fisiológicas nutrição Compostos bioativos Imunidade Digestão de lípides Facilitadores de absorção Maturação do intestino Volemia 2 Funções da secreção

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Doutoranda: Thaís Casarin da Silva Orientador: Marcio Nunes Corrêa

Doutoranda: Thaís Casarin da Silva Orientador: Marcio Nunes Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.brnupeec 2014 Doutoranda: Thaís Casarin da Silva Orientador: Marcio Nunes Corrêa

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Multidisciplinar 1/22 Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Antonio Ferriani Branco 2/22»» Quelato metal aminoácido são minerais que são ligados com um ou até três aminoácidos

Leia mais

TEMA: A influência do metabolismo na ingestão de matéria seca e na ocorrência de doenças em vacas leiteiras no periparto

TEMA: A influência do metabolismo na ingestão de matéria seca e na ocorrência de doenças em vacas leiteiras no periparto Universidade Federal De Pelotas Faculdade De Veterinária Departamento De Clínicas Veterinária Núcleo De Pesquisa, Ensino E Extensão Em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec TEMA: A influência do metabolismo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária PAINEL TEMÁTICO Efeito da suplementação oral de sais de cálcio no pósparto de vacas leiteiras e seu efeito na incidência

Leia mais

Lactogênio Placentário Bovino: Endógeno e Recombinante

Lactogênio Placentário Bovino: Endógeno e Recombinante Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Lactogênio Placentário Bovino: Endógeno e Recombinante Apresentadores:

Leia mais

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa Produção e Bem Estar Animal, da UNIJUÍ 2

Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento de Estudos Agrários, pertencente ao Grupo de Pesquisa Produção e Bem Estar Animal, da UNIJUÍ 2 QUALIDADE E COMPOSIÇÃO DE COLOSTRO BOVINO DE PROPRIEDADES RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL 1 QUALITY AND COMPOSITION OF BOVINE COLOSTRUM OF RURAL PROPERTIES OF THE RIO GRANDE DO SUL Camila Frantz Heck 2, Denize

Leia mais

Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento

Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento Comparação do ganho de peso de bezerras alimentadas com leite de descarte e de leite normal durante a fase de aleitamento Vinicius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria Silva 2,

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

Imunidade Humoral. Células efectoras: Linfócitos B. (Imunoglobulinas)

Imunidade Humoral. Células efectoras: Linfócitos B. (Imunoglobulinas) Imunidade Humoral Células efectoras: Linfócitos B (Imunoglobulinas) Determinantes antigénicos Também conhecidos como epítopos, são porções do antigénio que reúnem aspectos físicos e químicos que favorecem

Leia mais

Criação e Manejo de Bezerras. Leovegildo Lopes de Matos Embrapa Gado de Leite

Criação e Manejo de Bezerras. Leovegildo Lopes de Matos Embrapa Gado de Leite Criação e Manejo de Bezerras Leovegildo Lopes de Matos Embrapa Gado de Leite Mortalidade de Bezerros Deficiências pré-natais Fornecimento de colostro Exigências nutricionais peculiares Regime alimentar

Leia mais

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping.

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Gian Carlos Nascimento 1 ; Jéssica Alana Coutinho de Andrade Bolina 1; Thaís Matos

Leia mais

Tecnologia de Leite e derivados

Tecnologia de Leite e derivados Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de Leite e derivados Prof. Wladimir Padilha da Silva 2017 Tabela 1 Comparação

Leia mais

Q U E S T Ã O 4 6. É INCORRETO afirmar:

Q U E S T Ã O 4 6. É INCORRETO afirmar: 27 Q U E S T Ã O 4 6 Uma encruzilhada metabólica celular interessante, que leva à liberação de energia química para diversos metabolismos celulares, está representada abaixo. Aminoácidos Monossacarídeos

Leia mais

O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE

O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE O QUE É O RUTER? É UM SISTEMA INOVADOR DE CRIAÇÃO DE BEZERROS, PRESENTE NO MERCADO DESDE OUTUBRO DE 2002. A CHAVE DO

Leia mais

SISTEMA DIGESTIVO. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia

SISTEMA DIGESTIVO. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia Disciplina: Anatomia e Fisiologia SISTEMA DIGESTIVO Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Sistema Digestivo O sistema digestivo é formado pelo tubo digestivo: Cavidade oral, Esôfago,

Leia mais

CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO

CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO JANEIRO / 0 / /0 / 0 FEVEREIRO / /0 / 0 / MARÇO / /0 / 0 / 0/ ABRIL / 0 / 0/ / 0 MAIO / 0 / / 0 / 0 JUNHO / / 0 / 0 / /0 JULHO / 0 / 0/ / 0 AGOSTO

Leia mais

Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes

Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes Tema Zootecnia Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes Por: Teresa Rangel-Figueiredo, Ângela Martins, Paulo Russo, João Mateus e Victor Pinheiro Nota para o Professor Construir um

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código: VET244 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 7 p Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO MANEJO ADEQUADO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS DE RAÇAS LEITEIRAS NO OESTE CATARINENSE

IMPORTÂNCIA DO MANEJO ADEQUADO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS DE RAÇAS LEITEIRAS NO OESTE CATARINENSE IMPORTÂNCIA DO MANEJO ADEQUADO NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS DE RAÇAS LEITEIRAS NO OESTE CATARINENSE Talia Talini¹; Ramiro Bonotto¹ Unidade central de educação Fai Faculdades (UCEFF) Itapiranga (SC) Brasil. RESUMO

Leia mais

Programa Boi Verde Inovação tecnológica e qualidade para maior eficiência produtiva.

Programa Boi Verde Inovação tecnológica e qualidade para maior eficiência produtiva. Programa Boi Verde Inovação tecnológica e qualidade para maior eficiência produtiva. Um programa tão completo que acompanha sua criação em todas as fases: do nascimento ao abate. A lucratividade na pecuária

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária REGULAÇÃO NUTRICIONAL DO CRESCIMENTO FETAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A VIDA PRODUTIVA EM RUMINANTES

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO DE METIONINA EM BOVINOS DE CORTE. Leonardo Marins

SUPLEMENTAÇÃO DE METIONINA EM BOVINOS DE CORTE. Leonardo Marins SUPLEMENTAÇÃO DE METIONINA EM BOVINOS DE CORTE Leonardo Marins Painel Temático Apresentador: Leonardo Marins Orientação: Jéssica Halfen e José Dominguez Data/Horário: 14/04/2018 12:30 Local: Prédio do

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Curso de Residência Multiprofissional em Saúde

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Curso de Residência Multiprofissional em Saúde RESPOSTAS FISIOLÓGICAS, DE SAÚDE E DE PRODUÇÃO, DE VACAS LEITEIRAS SUPLEMENTADAS COM IMUNOMODULADOR

Leia mais

Manejo e Alimentação da Vaca em Lactação

Manejo e Alimentação da Vaca em Lactação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ZOOTECNIA DE BOVINOS Manejo e Alimentação da Vaca em Lactação Flávia Plucani Amaral Médica Veterinária Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE DOM PEDRITO CURSO ZOOTECNIA. Aula - Período seco

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE DOM PEDRITO CURSO ZOOTECNIA. Aula - Período seco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE DOM PEDRITO CURSO ZOOTECNIA Aula - Período seco Prof. Luciane Rumpel Segabinazzi Bovinocultura de Leite II 1º sem. 2016 Secagem da vaca 1. O que é o secar a vaca??

Leia mais

TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg

TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg TECNOCALL Plus Bovinos de Leite NUTRACÊUTICO Composição: G/kg Fontes Minerais Orgânicos...69,5 g/kg Selênio Orgânico... 0,5 g/kg Levedura Viva... 10 g/kg Fosfato Monoamônico... 20 g/kg O Brasil é o sexto

Leia mais

Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras.

Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras. Influências da primiparidade no tamanho ao nascimento, crescimento, eixo somatotrófico e fertilidade em novilhas leiteiras. Apresentadores: Guilherme Nunes Bolzan Igor Santa Bárbara Araújo Orientação:

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

Interação do Metabolismo e Regulação da Ingestão

Interação do Metabolismo e Regulação da Ingestão Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Interação do Metabolismo e Regulação da Ingestão Maikel Alan Goulart Ingvartsen and Andersen, 2000 Journal of Dairy Science Por

Leia mais

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Os lipídeos são armazenados em grandes quantidades como triglicerídeos neutros altamente insolúveis, tanto nos vegetais como nos animais. Eles podem

Leia mais

FATOR DE IMPACTO : 1,651. Apresentadores: Dante Ferrari Frigotto, Nathanael Ramos Montanez. Orientação: Viviane Rohrig Rabassa

FATOR DE IMPACTO : 1,651. Apresentadores: Dante Ferrari Frigotto, Nathanael Ramos Montanez. Orientação: Viviane Rohrig Rabassa EFEITOS DA NUTRIÇÃO MATERNA E TRATAMENTO COM HORMÔNIO DO CRESCIMENTO DURANTE A GESTAÇÃO SOBRE FATORES ENDÓCRINOS E METABÓLICOS EM FÊMEAS, FETOS E SOBRE O CRESCIMENTO PÓS-NATAL Apresentadores: Dante Ferrari

Leia mais

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Ruminantes Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição 2015, Hugo Novo e Laura Moura Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo Bovinos Ovinos Caprinos Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Anatomia

Leia mais

Efeito de uma alimentação intensiva sobre o crescimento de bezerras, idade da puberdade, idade ao parto, produção de leite e economia

Efeito de uma alimentação intensiva sobre o crescimento de bezerras, idade da puberdade, idade ao parto, produção de leite e economia Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Efeito de uma alimentação intensiva sobre o crescimento de bezerras, idade

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL Código da Disciplina: VET214 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Faculdade de Medicina

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Proteínas de Fase Aguda em Ruminantes

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Proteínas de Fase Aguda em Ruminantes Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Proteínas de Fase Aguda em Ruminantes Apresentação: Gabriela Bueno Luz e Marília Lucena Orientação:

Leia mais

Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso

Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso Nova Estratégia de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso Marcos Carvalho Analista de pecuária AGROtic gado de corte Cuiabá 24 de maio de 2018 pecuaria@famato.org.br CARTILHA DO PRODUTOR 1 INFORMAÇÕES

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas. Confira!

Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas. Confira! Iogurte x Câncer - Conheça os tipos e os principais benefícios dos iogurtes. Alimento produz anticorpos, hormônios e enzimas Confira! Você se considera uma pessoa apaixonada por iogurte? É daquelas que

Leia mais

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância

Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância Ovos Além de poucas calorias, os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprezível de proteínas, substância essencial para a intensa produção de células que acontece no

Leia mais

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo Digestão Comparada Digestão Humana Digestão do tipo extracelular Ações mecânicas e químicas-enzimáticas; O aparelho digestório humano é formado pelo tubo digestivo - Boca, faringe, esôfago,, intestino

Leia mais

ZINCO. Papel no organismo

ZINCO. Papel no organismo ZINCO Ter uma alimentação rica em minerais é essencial para manter a saúde em dia. Mas, entre tantos nutrientes, um deles assume papel de destaque: o zinco. "Esse mineral é essencial para que nosso corpo

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Pelotas, outubro de 2013 Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Uma avaliação do efeito da idade e do período periparto no metabolismo ósseo em vacas leiteiras

Leia mais

Efeitos dos sais de cálcio de ácidos graxos poliinsaturados nos parâmetros produtivos e reprodutivos de vacas holandesas em lactação

Efeitos dos sais de cálcio de ácidos graxos poliinsaturados nos parâmetros produtivos e reprodutivos de vacas holandesas em lactação Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Efeitos dos sais de cálcio de ácidos graxos poliinsaturados nos parâmetros produtivos e reprodutivos de vacas holandesas

Leia mais

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco.

PROTEÍNAS. São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. PROTEÍNAS São compostos que fazem parte de nosso corpo e também nos alimentamos delas. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco. Classificação: Proteínas simples e Proteínas conjugadas. - Proteínas simples

Leia mais

Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais Manejo de vacas em lactação Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia Escola de Veterinária i Universidade Federal de Minas Gerais Curvas de: lactação, ingestão de matéria seca, ganho de peso

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS

ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS Artigo publicada na Revista Balde Branco em Maio de 2001, p.56-60. ALGUNS ASPECTOS ECONÔMICOS E DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE NOVILHAS LEITEIRAS Geraldo Tadeu dos Santos 1, Fábio Luiz Bim Cavalieri 2, Ely Mitie

Leia mais