Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2015."

Transcrição

1 Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA DISCIPLINA: Teoria Sociológica I PROFESSORES: Rosemary de Oliveira Almeida / Geovani Jacó de Freitas CARGA HORÁRIA: 60 Horas CRÉDITOS: 04 1 EMENTA O lugar da teoria e a objetividade do conhecimento científico-social. O Raciocínio sociológico. A objetividade do conhecimento em Max Weber. Georg Simmel e a modernidade. A questão moral em Durkheim. Fetichismo da mercadoria e o general intellect em Marx. A Escola Francesa e a questão da economia do dom e dom individualismo em Marcel Mauss e Louis Dumont. A escola de Frankfurt e a crítica à sociedade administrada em Adorno e Horkheimer. O pensamento na Escola de Chicago. 2 JUSTIFICATIVA Partimos do pressuposto de que há algo de imaginário no debate sobre a crise da sociologia nos dias de hoje e por uma razão muito simples. Se há impasses e controvérsias, estes dizem respeito às exigências da produção intelectual, com a singularidade de que a sociologia é uma ciência que sempre se pensa ao mesmo tempo em que se realiza, desenvolve, enfrenta impasses, reorienta. Talvez mais do que outras ciências sociais, ela se pensa de modo contínuo, criticamente. Há uma espécie de sociologia da sociologia em toda produção sociológica de maior envergadura. Além disso, toda produção sociológica aparece identificada com um nome, autor, escola, instituição, centro, instituto. Assim, dentre os argumentos que explicam a contínua ou periódica vocação de autocrítica, o que é evidente no caso da sociologia, logo sobressai o fato de que a realidade social é viva, complexa, intrincada, contraditória, em contínuo devir. Além das evidentes controvérsias metodológicas, teóricas ou epistemológicas cabe reconhecer que o seu objeto está em constante transformação. Mesmo quando parece estável, normal, funcional, sistêmico, harmônico ou eunômico, está germinando a modificação. Modifica-se todo o tempo, quantitativamente e qualitativamente, em termos sincrônicos e diacrônicos, recriando tempos e espaços sociais. A despeito das ortodoxias e dos ecletismos mais ou menos evidentes em muitos estudos, é inegável que essas teorias sociológicas fertilizam a maior parte de tudo o que se produz e discute sobre as configurações e os movimentos da sociedade global. Pode-se mesmo dizer que o interesse renovado por as teorias contemporâneas têm revelado pelo indivíduo, o mundo da vida, a diversidade, a reflexão sobre o que é novo, a reinterpretação do que parecia conhecido, ou seja, a reproblematização dos princípios do conhecimento e problematização daquilo que aparentava ser a solução, evidenciando um interesse renovado, é, em boa medida, provocado pelas produções e desafios das

2 outras teorias, razão pela qual não devemos hesitar em ler os clássicos. 3 OBJETIVOS. Conhecer o Raciocínio sociológico como um raciocínio misto, situado entre a contextualização histórica e o raciocínio experimental.. Destacar a posição teórica clássica da sociologia onde a teoria durkheimiana, marxiana, weberiana e simmeliana, representam as interpretações da modernidade em suas bases metodológicas e epistemológicas mais consistentes;. Identificar na análise teórica clássica da sociologia o mais generalizado tipo de reflexão sobre a vida social, o indivíduo, o mundo da vida espiritual e material etc.;. Refletir sobre a questão do lugar da teoria e da objetividade do conhecimento científico-social. 4 AVALIAÇÃO a) Apresentação de um (01) comentário por sessão, de livre escolha do aluno (a), em no máximo duas (02) laudas; b) Apresentação de um ensaio sobre quaisquer dos pensadores clássicos, ou, em análise comparativa, ou ainda, artigo que reflita a relevância e a atualidade da teoria sociológica para a análise da formação social brasileira, com vistas a publicação. 5 METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Aulas expositivas, seminários, comentário de textos e apresentação de ensaio temático. 6 HORÁRIOS DE AULAS (8 H ÀS 12 H). 1ª Sessão: Lugar de teoria e da "objetividade" científico-social: Discussão preliminar. A Defesa da Sociologia. Apresentação do programa, dinâmica da disciplina, avaliação e metodologia. Explicação sobre Seminários. Aula expositiva sobre o contexto de nascimento da disciplina 2ª Sessão: O Raciocínio Sociológico BOUDON, R.; BOURRICAUD, E. F. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo. Ed. Ática, CHAMPAGNE, Patrick et al. Iniciação à Prática Sociológica. Petrópolis, RJ: Vozes, GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, Em defesa da Sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo. Editora UNESP, PASSERON, Jean-Claude. O Raciocínio Sociológico: o espaço não-popperiano do raciocínio natural. Petrópolis, RJ: Vozes, ª e 4ª Sessões: Introdução ao Pensamento Social de Max Weber.

3 WEBER, Max. Sociologia. (org. Gabriel Cohn). São Paulo: Ática, 2000., Economia y Sociedad. Esbozo de Sociologia Compreensiva. México: Fondo de Cultura Econômica, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Livraria pioneira, Metodologia das Ciências Sociais, parte 1. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, Metodologia das Ciências Sociais, parte 2. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo: Editora Morais, ª e 6ª Sessões: Georg Simmel e a modernidade Boudon, Raymond e Bourricaud, F. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo: Ática, SIMMEL, George. Sociologia 1: estudios sobre las formas de socialización. Madrid: Biblioteca de la Revista de Occidente, Sociologia 2: estudios sobre las formas de socialización. Madrid: Biblioteca de la Revista de Occidente, Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais; Evaristo de Morais Filho (org.). São Paulo: Ática, Questões Fundamentais da Sociología: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge ZaharEd., SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold (orgs,). Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar, WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: USP, curso de Pós- Graduação em Sociologia : Ed. 34, ª e 8ª Sessões: A moral em Durkheim.. Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, A Divisão do Trabalho Social. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1977 (2 vols.)., O Suicídio: estudo sociológico. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, Lições de Sociologia: a moral, o Direito e o Estado. São Paulo: T. A. Queiroz, Sociologia. Org. José Albertino Rodrigues. São Paulo: Ática, As Formas Elementares da Vida Religiosa 9ª e 10ª. Sessões: Karl Marx e o pensamento sobre a mercadoria e o trabalho. MARX, Karl, Sociologia. Org. Octávio Ianni. São Paulo: Ática, 1992., Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1977., El Capital. Crítica de la Economia Política. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1973 (3 vols).

4 , Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (borrador) Volumen 1. Siglo veintiuno argentina editores, 1973., Miseria de la Filosofía. Resposta a la Filosofía de la Míseria del señor Proudhon. Moscú: Editorial Progreso, 1981., Manuscritos econômicos filosóficos de Lisboa; Editorial Avante, 1994., O 18 Brumário e Cartas a Kugelman. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1974., e ENGELS, Friedrich., Manifesto Comunista. (org.) Osvaldo Coggiola. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998., Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: Escriba, 1968., Textos. São Paulo: Edições Sociais, (3 vols.)., A Ideologia Alemã. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, (2 vols.). Filme: "Morango e Chocolate" (Fresa y Chocolate. Cuba/México/Espanha: 1993, 110 minutos, Centaurus Hiper Vídeo). Diretores: Tomás Gutierrez Alea, Juan Carlos Tabío. 11ª e 12ª. Sessões: A Escola Francesa: Marcel Mauss e Louis Dumont DUMONT, Louis. O individualismo. Rio de Janeiro: Rocco, Homo hierarchicus. São Paulo: Edusp, GODELIER, Maurice. O enigma do dom. São Paulo: Civilização Brasileira, MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, ª e 14ª. Sessões: A Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A dialética do esclarecimento. São Paulo: Zahar, Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, Introdução à sociologia. São Paulo: Unesp, Dialética negativa. São Paulo: Zahar, ª. Sessão: A Escola de Chicago COULON, Alain. A Escola de Chicago. Campinas: Papirus, VALLADARES, Lícia. A Escola de Chicago. Belo Horizonte: UFMG, REFERÊNCIAS ARON, Raymond, As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes; Brasília: Editora da UNB, BERGER, Peter I & LUCKMANN, D., A Construção Social da Realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, BOUDON, Raymond, Os Métodos em Sociologia. São Paulo: Ática, 1989.

5 , (coord.) Tratado de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., CHACON, Vamireh, Max Weber: a crise da ciência e da política. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, COELHO, Maria Francisca Pinheiro "et alli", Política, ciência e cultura em Max Weber. Brasília: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, COHN, Gabriel, Crítica e Resignação. Fundamentos da Sociologia de Max Weber. São Paulo; T.A. Queiroz., COLLIOT-THÉLÈNE, Catherine, Max Weber e a História. São Paulo: Brasiliense, COULLON, Alain, Etnometodologia. Campinas, SP: Papirus, DURKHEIM, Émile & WEBER, Max, Socialismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993., Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1970., A Divisão do Trabalho Social. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1977 (2 vols.)., Lições de Sociologia: a moral, o Direito e o Estado. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983., O Suicídio: estudo sociológico. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1977., Sociologia. Org. José Albertino Rodrigues. São Paulo: Ática, 1993., As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, FERNANDES, Florestan, Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, FLEISCHMANN, Eugéne, Weber e Nietzsche. In: Gabriel Cohn (org.). Sociologia. Para ler os clássicos. Rio de Janeiro/ São Paulo: LTC, FREUND, Julien, Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense-universitária, FREITAG, Barbara e PINHEIRO, Maria F. (orgs.), Marx morreu: viva Marx!. Campinas, SP: GIDDENS, Anthony, Política, Sociologia e Teoria Social. Encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998., As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, HOBSBAWM, Eric... [et al.], História do marxismo 1 - O Marxismo no tempo de Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra LÖWY, Michaël, Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1995., As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, MERTON, Robert K., Sociologia: Teoria e Estrutura. São Paulo: Mestre Jou, MILLS, Charles Wright, A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, MITZMAN, Arthur, La Jaula de Hierro: Una interpretación histórica de Max Weber. Madrid: Aliança Editoral, NUNES, Edson de Oliveira (org.)., A Aventura Sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978,

6 MITZMAN, Arthur, La Jaula de Hierro: Una interpretación histórica de Max Weber. Madrid: Aliança Editoral, QUINTANEIRO, Tânia et alii. Um Toque de Clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, SAINT-PIERRE, Héctor Luís. Max Weber. Entre a paixão e a Razão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, SCHORSKE, Carl E., Viena fin-de-siècle: política e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, TRAGTENBERG, Maurício, Administração, Poder e Ideologia. São Paulo: Moraes, 1980., Burocracia e Ideologia. São Paulo: Moraes, 1984 VINCENT, Jean Marie, Fetichismo y Sociedad. México: Ediciones Era, WEBER, Max, Ensaios de Sociologia. (org. e intr. de Hans Gerth e C. Wright Mills). Rio de Janeiro: Zahar editores, 1974., Economia y Sociedad. Esbozo de Sociologia Compreensiva. México: Fondo de Cultura Econômica, 1987., Ensaios de Sociologia e outros escritos. Coleção Os Pensadores XXXVII. São Paulo: Abril Cultural, maio de 1974., A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Livraria pioneira, 1985., Metodologia das Ciências Sociais, parte 1. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993., Metodologia das Ciências Sociais, parte 2. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1992., Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo: Editora Morais, MARX, Karl, Sociologia. Org. Octávio Ianni. São Paulo: Ática, , Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1977., El Capital. Crítica de la Economia Política. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1973 (3 vols)., Miseria de la Filosofía. Resposta a la Filosofía de la Míseria del señor Proudhon. Moscú: Editorial Progreso, 1981., Manuscritos econômicos filosóficos de Lisboa; Editorial Avante, 1994., O 18 Brumário e Cartas a Kugelman. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1974., e ENGELS, Friedrich., Manifesto Comunista. (org.) Osvaldo Coggiola. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998., Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: Escriba, 1968., Textos. São Paulo: Edições Sociais, (3 vols.)., A Ideologia Alemã. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Martins Fontes, (2 vols.)., Filosofia do Amor. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

Os precursores da Sociologia. Pressupostos teóricos e metodológicos do pensamento sociológico clássico.

Os precursores da Sociologia. Pressupostos teóricos e metodológicos do pensamento sociológico clássico. UFPE PROACAD DGA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PERÍODO LETIVO (ANO/ SEM): 2015/02 DEPARTAMENTO: SOCIOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CRÉD CÓDIGO NOME TEÓRICA PRÁTICA CS652 TEORIA SOCIOLÓGICA I 60h 0h TURMA

Leia mais

Ementa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano

Ementa. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2º Semestre 2006 ANO DO CURSO 1º ano Curso: Ciências Econômicas Modalidade: Bacharelado Turno: Noturno

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 PLANO DE CURSO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 PLANO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Autorizado pela Portaria nº 960 de 25/11/08 DOU Nº 165 de 26/11/08 Componente Curricular: Sociologia Código: ENG - 000 Pré-requisito: ---- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea.

Objetivos: Apresentar e debater a contribuição das obras de Marx, Durkheim e Weber para a sociologia moderna e contemporânea. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS Teoria Sociológica I Programa de Pós-Graduação em Sociologia Mestrado e Doutorado Professor: Cleito Pereira dos Santos endereço eletrônico: cleitops@ufg.br

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito TURMA: 1º Semestre DISCIPLINA: Antropologia e Sociologia

Leia mais

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I CÓDIGO: 134473 2º SEMESTRE/ 2016 TURMA A PROFESSORA: MARIA FRANCISCA PINHEIRO COELHO coelhofrancisca@gmail.com PROGRAMA

Leia mais

FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde

FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde Epistemologia Carla Martins / Marco Antonio C. Santos / Virgínia Fontes 1º semestre 2015 3ªs feiras

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. EMENTA Visão epistemológica do conhecimento científico. Ciência e método: positivismo, fenomenologia, dialética. Limites da ciência. Ciência e ética. Tipos de pesquisa e sua relação com os objetos de

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Sociologia Código: ENGP-191 Pré-requisito: - Período Letivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA PPGDIR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA PPGDIR Disciplina: METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Regente: Prof. Dr. Paulo Fernandes Keller Carga horária: 60 horas Número de créditos: Semestre letivo: 2013.2 1. EMENTA Epistemologia das Ciências Sociais.

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito TURMA: 1º Semestre/Noturno DISCIPLINA: Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: SOCIOLOGIA Código: CTB - 111 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 Professor: Elton

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DIVISÃO DE APOIO AO DOCENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DIVISÃO DE APOIO AO DOCENTE NORMAS COMPLEMENTARES EDITAL Nº. 003/2012 Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos da Universidade Federal de Uberlândia UFU. 1. Informações Gerais 1.1. Área: Serviço

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho. Aulas Regulares 02 18 12 18 14 08. Total Acumulado 02 20 32 50 64 72

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho. Aulas Regulares 02 18 12 18 14 08. Total Acumulado 02 20 32 50 64 72 Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Sociologia Geral e do Direito Ano/semestre: 2012/1 Carga horária: Total: 60 - Semanal: 4. Professor: Hiata Anderson Silva do Nascimento Período/turno:

Leia mais

SOCIOLOGIA OBJECTO E MÉTODO

SOCIOLOGIA OBJECTO E MÉTODO Ano Lectivo 2008/2009 SOCIOLOGIA OBJECTO E MÉTODO Cursos: Licenciatura em Sociologia e Licenciatura em Sociologia e Planeamento (1º ciclo) Unidade Curricular: Sociologia Objecto e Método Localização no

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.2 Professor: Ana Paula

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA Curso: Ensino Médio Integrado Prof. MSc. Manoel dos Passos da Silva Costa 1 POSITIVISMO Primeira corrente de pensamento sociológico; Sistematiza cientificamente alguns princípios

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências CARGA HORÁRIA 72h Sociais CURSO Sociologia e Política

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - FASSO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DESSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS SOCIAIS PPGSSDS Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2009 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

TEORIA SOCIAL CLÁSSICA E MODERNIDADE: REFLEXÃO À LUZ DE KARL MARX RESUMO

TEORIA SOCIAL CLÁSSICA E MODERNIDADE: REFLEXÃO À LUZ DE KARL MARX RESUMO TEORIA SOCIAL CLÁSSICA E MODERNIDADE: REFLEXÃO À LUZ DE KARL MARX Iara Barbosa de Sousa 1 RESUMO A presente reflexão tem enfoque no debate acerca de um clássico autor nas Ciências Sociais e sua relação

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I)

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I) 1 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I) 1º semestre de 2015 Disciplina: obrigatória Destinada: Alunos de Ciências Sociais Código: FSL0101 Pré-requisito: -- Carga horária: 4 horas semanais Créditos:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Período: 2014.1. Carga Horária: 60 h

PLANO DE DISCIPLINA. Período: 2014.1. Carga Horária: 60 h PLANO DE DISCIPLINA Curso: SERVIÇO SOCIAL Coordenação: Naiara C. Magalhães Professor (a): Robert Wagner Disciplina: Teoria Política Período: 2014.1 Carga Horária: 60 h 1. UNIDADE TEMÁTICA: 1.1 Ementa:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 26/2015 PROFESSOR SUBSTITUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 26/2015 PROFESSOR SUBSTITUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br

Leia mais

Faculdade de Economia Economia Política I 1º Semestre de 2011 (março/julho de 2011)

Faculdade de Economia Economia Política I 1º Semestre de 2011 (março/julho de 2011) Faculdade de Economia Economia Política I 1º Semestre de 2011 (março/julho de 2011) Professores: José Trindade/Gilberto Marques e-mail: jrtrindade@uol.com.br Aulas: seg-qua, 10:30-12:30hs Conhecimento

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx 42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 Professor(a):

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Análise das diferentes abordagens historiográficas acerca da transição das sociedades medievais européias ao capitalismo. Formação do Antigo Regime e surgimento do paradigma do homem moderno:

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO GRUPOS EXCLUÍDOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS PROFESSOR: MARCUS ORIONE GONÇALVES CORREIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

DISCIPLINA: Ciência Política. CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 1º SEMESTRE TURNO: Matutino/Noturno CÓDIGO: DIR103

DISCIPLINA: Ciência Política. CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 1º SEMESTRE TURNO: Matutino/Noturno CÓDIGO: DIR103 DISCIPLINA: Ciência Política CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 1º SEMESTRE TURNO: Matutino/Noturno CÓDIGO: DIR103 1. EMENTA: Conceito de Ciência Política. Ciência Política e Teoria do Estado. Evolução

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Ementa - DB432 Ter, 09 de Dezembro de 2008 11:52 - Última atualização Ter, 08 de Fevereiro de 2011 10:33

Ementa - DB432 Ter, 09 de Dezembro de 2008 11:52 - Última atualização Ter, 08 de Fevereiro de 2011 10:33 DB432 - DIREITO E SOCIEDADE A Código: DB432 Carga horária: 60 Créditos: 04 Resolução n0 01/96 - Currículo Pleno - Curso bacharelado em direito Sociologia geral. Sociologia do direito e sociologia jurídica.

Leia mais

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. História da Administração Pública no Brasil APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Disciplina: História da Administração Pública no Brasil Professor(es): Wallace Moraes Período: 2013/2 Horário: 3 e 5 feiras,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE SOCIOLOGIA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I)

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I) 1 INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA I) 1º semestre de 2018 Disciplina: obrigatória Destinada: Alunos de Ciências Sociais Código: FSL0101 Carga horária: 4 horas semanais Créditos: 4 Prof.: Ricardo

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Licenciatura em História Disciplina: Métodos e técnicas de pesquisa Histórica Carga Horária: 45h Teórica: 45h Prática: Semestre: 23.2 Professor: Reinaldo

Leia mais

Seminário I Carla Martins / Marco Antonio C. Santos / Virgínia Fontes/Cláudio Gomes/ Anakeila Stauffer Professora convidada: Tânia Camel

Seminário I Carla Martins / Marco Antonio C. Santos / Virgínia Fontes/Cláudio Gomes/ Anakeila Stauffer Professora convidada: Tânia Camel FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Curso de Mestrado em Educação Profissional em Saúde Seminário I Carla Martins / Marco Antonio C. Santos / Virgínia Fontes/Cláudio Gomes/ Anakeila Stauffer

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1 Ementa Visão epistemológica do conhecimento científico. Ciência e método: positivismo, fenomenologia, dialética. Limites da ciência e ética. Tipos de pesquisa e sua relação com os objetos de estudo da

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais CARGA HORÁRIA 72 CURSO Sociologia e Política

Leia mais

Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais

Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais INTRODUÇÃO À sociologia Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais introdução à S Maura Pardini Bicudo Véras O CIO LO GIA Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais Direção editorial Claudiano

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS Professor(es): WALLACE DOS SANTOS DE MORAES Disciplina: TÓPICO

Leia mais

Contextualizar alguns dos principais métodos científicos. Conhecer as tendências contemporâneas da pesquisa em educação

Contextualizar alguns dos principais métodos científicos. Conhecer as tendências contemporâneas da pesquisa em educação PLANO DE CURSO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Instituição: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB 1.2 Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd 1.3 Curso: Mestrado em Educação 1.4 Disciplina:

Leia mais

Carga horária total: 60 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa. Objetivos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Carga horária total: 60 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa. Objetivos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Introdução à Psicologia Social Código da Disciplina 0832306 Professor(es) e DRTs Andréia De Conto Garbin

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE Credenciada pela Portaria/MEC nº 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: 03.866.544/0001-29 e Inscrição Municipal nº 005.312-3

Leia mais

Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Diretoria de Ensino de Graduação e Extensão Assessoria Pedagógica

Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Diretoria de Ensino de Graduação e Extensão Assessoria Pedagógica PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Administração HABILITAÇÃO: DISCIPLINA: Sociologia Aplicada à Administração TURMA(S): 2 ADN1 SEMESTRE: 1º Semestre 2006 PRÉ-REQUISITO: C.H. SEMANAL: 3 Horas C.H

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

Exercícios de Revisão - 1

Exercícios de Revisão - 1 Exercícios de Revisão - 1 1. Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for incorreto. a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE JAGUARÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Pesquisa em Educação PROFESSOR: Ms. Everton Fêrrêr de Oliveira I IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU348 DISCIPLINA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Docência

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem 3º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: Antropologia Urbana Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Gestão Democrática da Escola JP0015 PROFESSOR: Ms. Claudemir Madeira I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA A disciplina

Leia mais

EMENTA UNIDADE I O MOMENTO SOCIO-HISTÓRICO DA INVENÇÃO DA SOCIOLOGIA

EMENTA UNIDADE I O MOMENTO SOCIO-HISTÓRICO DA INVENÇÃO DA SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA CURSO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA (Código da Disciplina: 134465) TURMA: E 2º SEMESTRE/2016 PROFESSOR: BRUNNO HOFFMANN VELLOSO

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso)

ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) Teoria Sociológica II CARGA HORÁRIA TEÓR: 60 PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTR

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade Universitária Cora Coralina CURSO DE HISTÓRIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade Universitária Cora Coralina CURSO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA - CIDADE DE GOIÁS Curso: HISTÓRIA Disciplina: História Moderna Habilitação: LICENCIATURA Carga Horária Total: 64 h/a anuais 2 h/a semanais Carga Horária

Leia mais

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues

Introdução a Sociologia. 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues Introdução a Sociologia 1º ano do EM Professor: Fabiano Rodrigues O que é a Sociedade? O que é a Sociologia? O que podemos aprender com a Sociologia? O que estudamos em Sociologia? Estudamos a nós mesmos.

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade

Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2014.1 DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais PROFESSORES:

Leia mais

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra. Mirley Luciene dos Santos Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 2008

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra. Mirley Luciene dos Santos Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA PROGRAMA DE MESTRADO MULTIDISCIPLINAR EM SOCIEDADE TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.Dr. Genilda D Arc Bernardes e Prof.Dra.

Leia mais

Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais

Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais Epistemologia do Conhecimento em Ciências Sociais Objetivos: Desenvolver uma concepção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico como base geral para a compreensão, entendimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FCS/FACE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FCS/FACE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FCS/FACE Curso: Ciências Econômicas Disciplina: Teoria Política Professor: Francisco Mata Machado Tavares 2o Semestre / 2012 PROGRAMA / PLANO DE ATIVIDADES 1) Ementa da Disciplina:

Leia mais

Sociologia I Émile Durkheim. Sociologia I Émile Durkheim

Sociologia I Émile Durkheim. Sociologia I Émile Durkheim Formulário de encaminhamento de propostas de estágio supervisionado PAD Campo PAD Comentários: Data do recebimento: / / Data da análise: / / Nova: ( ) Renovação: ( ) Profª Drª Iraní F. Gerab Presidente

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA REGULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO Responsável: CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JUNIOR Esta proposta insere-se no projeto de pesquisa

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Filosofia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Introdução à Filosofia, o estudo da filosofia;

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO UNIDADE UNIVERSITÁRIA Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP CURSO DE Geografia HABILITAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÂO Bacharelado 2009 OPÇÃO DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento de Geografia -

Leia mais

Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL. Pré-requisito: - Professora: Gabriel Azevedo Costa Lima Titulação: Mestre PLANO DE CURSO

Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL. Pré-requisito: - Professora: Gabriel Azevedo Costa Lima Titulação: Mestre PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL Código:

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Prof. Adeildo Oliveira E-mail: ad.historiatotal@gmail.com INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Ciências Naturais Física Química Biologia Ciências Sociais Economia Antropologia Sociologia 1 Socius

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE - 2016 ANEXO VI CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE - 2016 ANEXO VI CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO 1 Conteúdos conceituais ANEXO VI CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO Definição dos conceitos de conhecimento científico e de senso comum; Estudo do processo de obtenção

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO. Código: Série: 1º Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 70 CH Prática: 10 CH Total: 80 horas Período Letivo: 2015 Obs:

Leia mais

Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos: 4 Turno: Matutino

Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos: 4 Turno: Matutino Programa de Disciplina Nome: Atualidade e Crítica dos processos comunicacionais Profa. Marta R. Maia 2015.1 Atualidade e crítica dos processos comunicacionais Natureza: Obrigatória CH: 60 Horas Créditos:

Leia mais

Principais Sociólogos

Principais Sociólogos Principais Sociólogos 1. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância

Leia mais

MESTRADO EDITAL PPGAS 5/2014 I. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

MESTRADO EDITAL PPGAS 5/2014 I. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL PROCESSO SELETIVO 2014 INGRESSO 1º SEMESTRE 2015 MESTRADO EDITAL PPGAS 5/2014

Leia mais

UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDAD E FEDERAL DE L AVR AS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DISCIPLINA Código PAD816 Denominação Crédito(s) (*) Carga Horária Teórica

Leia mais

Apresentação do Plano. Conceito de Técnica e Tecnologia. Mapeamento Social e Cultura do Mundo. 03 04 20-02

Apresentação do Plano. Conceito de Técnica e Tecnologia. Mapeamento Social e Cultura do Mundo. 03 04 20-02 Faculdade de Tecnologia de Garça FATEC - Garça PLANO DE ENSINO Curso: Tecnologia em Informática Gestão de Negócios Disciplina: Sociedade e Tecnologia Ano: 2009 2º Semestre TURNO CARGA HORÁRIA II Termo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

Didática Especial de Filosofia

Didática Especial de Filosofia CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Prof.ª Rachel Nigro 2014-1 FIL1820 Didática Especial de Filosofia rachel.nigro@gmail.com CRÉDITOS: 4 / 60 horas 2 feira - L 516 4 feira -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO - 2016 1. ABERTURA A Comissão

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Questão Ambiental e Energética Código Semestre Ano Letivo 1º 2014 Área de Concentração Desenvolvimento Territorial Linha de Pesquisa: 1 Campesinato, capitalismo e tecnologias;

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina 0004117A - Didática da Matemática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1503 - Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina 0004117A - Didática da Matemática Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004117A - Didática da Matemática Docente(s) Marisa da Silva Dias Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

3- OBJETIVOS DA DISCIPLINA * Compreender o processo educativo brasileiro a partir de temas consubstanciais e seus desdobramentos históricos;

3- OBJETIVOS DA DISCIPLINA * Compreender o processo educativo brasileiro a partir de temas consubstanciais e seus desdobramentos históricos; Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação II Educador: João Nascimento Borges Filho 1- DISCIPLINA:

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS EDUCAÇÃO AGRÍCOLA E EXTENSÃO RURAL IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P )

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS EDUCAÇÃO AGRÍCOLA E EXTENSÃO RURAL IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS EDUCAÇÃO AGRÍCOLA E EXTENSÃO RURAL PÓS-GRADUAÇÃO: Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural Mestrado PROFESSOR: Joel Orlando Bevilaqua Marin

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCAEDHMT01-P A IMPORTÂNCIA EPISTEMOLÓGICA DA METODOLOGIA DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS Ozilma Freire dos Santos (1) Deyve Redyson (3). Centro de Ciências Aplicadas e Educação/Departamento de Hotelaria/MONITORIA

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Fundamentos da pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO ÁREA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Câmpus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO ÁREA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina METODOLOGIAS DE PESQUISA QUALITATIVA PARA GEOGRAFIA Semestre Código Ano Letivo ÁREA PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Área: CONCENTRAÇÃO ( ) Curso: MESTRADO (X) DOMÍNIO CONEXO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Sociologia da Educação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contribuições e interpretações

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: SOCIOLOGIA GERAL Código: DIR-110 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

(1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo

(1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo (1864-1920) Max Weber: a ética protestante e o espírito do capitalismo Contexto histórico: Alemanha: organização tardia do pensamento burguês e do Estado nacional. e Humanas na Alemanha: interesse pela

Leia mais

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico.

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Introdução à Sociologia Profa. Christiane Machado Coêlho Horário: Terças e Quintas das 08h00 as 09h50 Local: PJCBT061 Turma:

Leia mais