Carta de Serviço ao Cidadão. Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carta de Serviço ao Cidadão. Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)"

Transcrição

1 Carta de Serviço ao Cidadão Reitoria Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) A Reitoria da Ufam é composta pelo Gabinete (Reitor e Vice-reitor), Diretoria Executiva, Secretaria Geral dos Conselhos, Representação em Brasília, Assessoria de Comunicação, Procuradoria Federal e Auditoria Interna. É responsável por gerenciar, com o apoio das Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares, o funcionamento acadêmicoadministrativo da Universidade. Horário de funcionamento (92) s: gabinete@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM.

2 Pró-reitorias Pró-Reitoria de Administração e Finanças Proadm A Pró-reitoria de Administração e Finanças é responsável por gerenciar o funcionamento administrativo, bem como gerenciar os recursos financeiros e assuntos relacionados ao patrimônio e pessoal. Horário de funcionamento (92) s: proadm@ufam.edu.br Av. Gal. Rodrigo Otávio, 6200 Coroado, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, setor norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários Procomun A Procomun é responsável por Assessorar a Reitoria na definição das linhas básicas da política de ação comunitária, planejando, supervisionando, coordenando e executando programas resultantes dessa definição, visando o bem estar da comunidade universitária e contribuir para a instituição de um serviço público profissionalizado, responsável, eficiente, eficaz e democrático, capaz de atender a missão da universidade e as expectativas de seus servidores. Serviços prestados Assistência ao servidor Assistência ao aluno Recursos Humanos

3 Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (92) s: procomun@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Proeg A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é responsável por coordenar as ações de ensino de graduação, acompanhando a vida acadêmica do aluno, desde a classificação em um dos processos de seleção (Processo Seletivo Contínuo, Enem, Processo Seletivo Extramacro) até a conclusão do respectivo curso e a colação de grau. Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h Telefone (92) proeg@ufam.edu.br Endereço Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM. Pró-reitoria de Extensão e Interiorização - Proexti Por meio dos departamentos de Programas Integrados Ensino Comunidade, Articulação e Planejamento de Extensão e da diretoria de Apoio e Fomento às Ações

4 Curriculares de Extensão, a Pró-Reitoria de Extensão é responsável por gerenciar a política de extensão instrumento crucial para a consolidação da extensão como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade (FORPROEX, 1987). Horário de funcionamento Telefone: (92) proexti_gabinete@ufam.edu.br Endereço Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesp A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é responsável pela organização e tramitação institucional dos processos pertinentes à pesquisa (da Iniciação Científica ao Doutorado), à pós-graduação lato sensu e stricto sensu, no que tange à oferta de atividades e de cursos. Organiza ainda, o planejamento institucional para viabilizar a capacitação dos servidores da Ufam. Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17h Telefone (92) secretariapropesp@ufam.edu.br Endereço Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM.

5 Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - Proplan Tem como finalidade gerenciar as atividades pertinentes à elaboração, ao acompanhamento e à avaliação do planejamento, do orçamento, da modernização administrativa e da produção de estatísticas da Universidade Federal do Amazonas. Horário de funcionamento. (92) E- mails: proplan@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM. Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica PROTEC A missão da Pró Reitoria de Inovação é gerir os instrumentos da Política Institucional de Inovação Tecnológica na UFAM, para fomentar, apoiar, promover e acompanhar as ações que tenham por finalidade a inovação tecnológica, proteção e valorização dos saberes dos povos tradicionais, bem como das tecnologias sociais, na busca de transferir e comercializar os ativos intelectuais produzidos para o setor produtivo, fornecendo subsídios qualificados para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico da região. Serviços prestados ao público interno Articulação e transferência ao setor produtivo dos produtos gerados a partir das patentes; Orientação para os pesquisadores dos processos de pedidos de patentes e registro de marcas; Orientação para os pesquisadores da UFAM para as pesquisas que envolvem patrimônio genético e conhecimento tradicional;

6 Promoção de eventos, fóruns, redes sobre biodiversidade, patrimônio genético e conhecimentos tradicionais, Inovação, Ciência e Tecnologia; Gestão do projeto Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social, orientado os gestores dos projetos; Proposição de temáticas para a qualificação da equipe técnica e para a comunidade acadêmica nas áreas da biodiversidade, patrimônio genético, agroecologia, dentre outros. Serviços prestados ao público externo Promoção de eventos, fóruns, redes sobre biodiversidade, patrimônio genético e conhecimentos tradicionais, Inovação, Ciência e Tecnologia; Parceria e apoio a outras instituições na organização e promoção de eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Parceria com Organizações Não Governamentais; Orientação jurídica no que concerne aos procedimentos para Assinatura de Contratos e Convênios; Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (92) Celular: (92) E- mails: intellectus@ufam.edu.br (Secretaria Executiva PROTEC); pctis@ufam.edu.br (Assessoria de Projetos Especiais); dct_protec@ufam.edu.br (Dpto. de Conhecimentos Tradicionais); depi_protec@ufam.edu.br (Dpto. de Propriedade Intelectual); proreitoriadeinovacao@gmail.com ( opcional Secretaria Executiva). Redes Sociais Protec Ufam (Facebook); Protecufam (Skype). Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM.

7 Unidades Acadêmicas Escola de Enfermagem de Manaus des/faculdade-de-enfermagem A Escola de Enfermagem de Manaus é uma unidade acadêmica que oferece cursos de graduação e de pós-graduação, cursos de especialização em Enfermagem/Saúde e mestrado em Enfermagem O curso de graduação é oferecido ao público portador do certificado de ensino médio e pós-graduação aos portadores de diploma em Enfermagem ou outro curso de nível superior. A biblioteca está aberta à comunidade universitária e à sociedade em geral. Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 17h (92) / (92) E- mails: eem@ufam.edu.br Rua Terezina, 495 Adrianópolis, CEP Manaus AM. Faculdade de Educação Faced A Faculdade de Educação é uma unidade acadêmica que abriga o curso de Pedagogia, Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas e o Programa de Pós- Graduação em Educação. Além disso, presta atendimento ao público interno e externo por meio dos diversos projetos, programas e núcleos da Faculdade. (92)

8 E- mail: Filho, Setor Norte, Bloco Rio Coari, CEP Manaus-AM. Faculdade de Direito - FD des/faculdade-de-direito A Faculdade de Direito abriga o curso de Direito, nos horários diurno e noturno, atendendo ao público interno e externo por meio de seu funcionamento acadêmicoadministrativo e presta serviço direto ao cidadão por meio do Núcleo de Prática Jurídica e do Programa Institucional do Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família. Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 22h (92) E- mails: fd@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, CEP Manaus-AM.

9 Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia oferece os cursos de: Bacharelado em Fisioterapia; Bacharelado em Educação Física; Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Educação Física a Distância (EAD), presentes em 16 municípios do estado do Amazonas. Além disso, atende ao público interno e externo por meio dos projetos e programas de extensão, e de pesquisa, que incentivam a manutenção, o aperfeiçoamento e reabilitação da saúde física. Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 7 às 22h. (92) s: fef@ufam.edu.br Filho, Setor Sul, CEP Manaus-AM. Faculdade de Tecnologia - FT des/faculdade-de-tecnologia Responsável por oferecer os cursos graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Gás e Petróleo, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Além disso, oferece à sociedade os Programas de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Recursos da Amazônia e Engenharia Elétrica. Horário de Atendimento Telefone (92)

10 Filho, Setor Norte, CEP Manaus-AM. Faculdade de Psicologia - FAPSI A FAPSI abriga o curso de Psicologia (Bacharelado), no horário noturno. Presta atendimento acadêmico, administrativo e a públicos específicos por meio dos projetos de extensão, de pesquisa e do Centro de Serviços de Psicologia Aplicada. Segunda a sexta-feira, das 8 às 21h (92) e s: fapsi.ufam@gmail.com Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, CEP Manaus-AM. Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF des/faculdade-de-ciencias-farmaceuticas A Faculdade de Ciências Farmacêuticas é uma unidade acadêmica que atende à sociedade por meio do oferecimento do curso de graduação em Farmácia; dos Programas de Pós-Graduação em Ciências de Alimento, Ciências Farmacêuticas e Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia; de Programas e Projetos de Extensão e de Pesquisa. Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h

11 Telefone (92) Rua Comendador Alexandre Amorim, 330, Aparecida CEP Faculdade de Ciências Agrárias FCA des/faculdade-de-ciencias-agrarias A Faculdade de Ciências Agrárias oferece os curso de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Zootecnia e os Programas de Pós-Graduação em Agronomia Tropical, Ciências Florestais e Ambientais e em Ciências Pesqueiras nos Trópicos. Além disso, atende o público em geral por meio de seus diversos projetos de extensão e de pesquisa. Horário de Atendimento. (92) s: fca@ufam.edu.br Filho, Setor Sul, CEP Manaus-AM.

12 Faculdade de Estudos Sociais FES A Faculdade de Estudos Sociais FES oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, atendendo alunos nos horários da manhã, tarde e noite. Por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e o Mestrado Profissionalizante em Contabilidade e Controladoria. Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 8 às 20h Telefone (92) diretoriafes@gmailcom Filho, Setor Norte, CEP Manaus-AM. Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL os/instituto-de-ciencias-humanas-e-letras Compete à Unidade a gestão do patrimônio, dos recursos financeiros e do pessoal da Ufam, além da gestão administrativa e acadêmica dos Departamentos, Programas e gerência dos cursos de licenciatura e bacharelado, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Filosofia; de Pós- Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pela Universidade. Horário de Atendimento Telefone (92) / 4575

13 Endereço Filho, Setor Norte, Pavilhão Eulálio Chaves - CEP Manaus-AM. Instituto de Computação Icomp O Instituto de Computação (IComp) é o mais novo instituto da Ufam, tendo sido formado a partir do antigo Departamento de Ciência da Comptação (DCC). Como toda unidade acadêmica, o IComp atua no ensino, oferecendo o curso de Engenharia da Computação, na pesquisa e na extensão, além de desempenhar atividades administrativas. Horário de Atendimento Telefone (92) /2808/ secretaria@icomp.ufam.edu.br Filho, Setor Norte, CEP Manaus-AM. Instituto de Ciências Exatas - ICE O ICE abriga seis áreas do conhecimento: Computação, Estatística, Física, Geociências, Matemática e Química. Possui 13 cursos de graduação, sendo seis bacharelados e sete Licenciaturas em: Sistemas da Informação, Física, Matemática e Química. Oferece cinco Programas de Pós-Graduação e desenvolve projetos de extensão e de pesquisa atendendo por meio desses projetos ao público interno e externo.

14 Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 22h. Telefone (92) ice@ufam.edu.br Endereço Filho, Setor Norte, CEP Manaus-AM. Instituto de Ciências Biológicas ICB os/instituto-de-ciencias-biologicas O Instituto de Ciências Biológicas é uma Unidade Acadêmica com atividades relacionada ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, com área de abrangência e competências diversificada, tais como: Ecologia, Zoologia, Licenciaturas em Ciências Naturais e Biologia, Cultura de Tecidos Vegetais, Botânica, Parasitologia, Micologia, Microbiologia, Imunologia, Genética e Biologia Celular e Molecular, Engenharia Genética, Bioquímica, Farmacologia, Histologia, Embriologia, Anatomia, Fermentações, entre outras. Horário de Atendimento Telefone (92) icb.ufam@gmail.com Filho, Setor Sul, Bloco H, CEP Manaus-AM.

15 Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel, localizado no município de Itacoatiara atende a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara, oferecendo os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Software, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Farmácia, Química Industrial, Licenciatura (Química e Biologia), Licenciatura (Matemática e Física) e Sistemas de Informação. Horário de Atendimento Telefone (92) icb.ufam@gmail.com Rua Nª Srª do Rosário, Bairro Tiradentes. Cep: Itacoatiara-AM Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente Localizado no Campus do Polo Vale do Rio Madeira, no município de Humaitá, o Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente oferece os curso de graduação em Agronomia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras: Literatura e Língua Portuguesa e Inglesa, Pedagogia, atendendo aos municípios de: Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba. Horário de Atendimento Telefone (97)

16 Rua 29 de Agosto, 786 Bairro do Espírito Santo, Humaitá-AM Instituto de Natureza e Cultura O Instituto de Natureza e Cultura, localizado no Campus do Polo Alto Solimões, no município de Benjamin Constant, oferece os cursos de Administração em Gestão Organizacional; Pedagogia; Antropologia; Ciências Agrárias e do Ambiente; Letras (Língua e Lit. Portuguesa e Espanhola) e Ciências (Biologia e Química). Horário de Atendimento Telefone (97) incbc.ufam@gmail.com Rua 1 de Maio, Nº 5 Colônia Benjamin Constant CEP Benjamin Constant Instituto de Saúde e Biotecnologia O Campus Universitário do Médio Solimões, com sede no município de Coari foi instituído no dia 25 de novembro de 2005 visando atender, além de Coari, os municípios de Anamã, Anori, Alvarães, Beruri, Codajás, Maraã, Tefé e Uarini. Os cursos oferecidos são: Nutrição, Biotecnologia, Fisioterapia, Enfermagem, Ciências (Matemática e Física) e Ciências (Biologia e Química). A escolha dos cursos foi justificada pela carência de profissionais nas áreas da saúde e da tecnologia nessa região, assim como a implementação do polo petrolífero-gasoduto de Coari, polo de bioindústria de Manaus e de outras regiões da Amazônia.

17 Horário de Atendimento Telefone (97) Críticas e sugestões envie para: ediane@ufam.edu.br adam@ufam.edu.br Informações acadêmicas envie para: cacadem.isb@gmail.com Estrada Coari Mamiá, Bairro do Espirito Santo. Cep: Coari-AM Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, instalado no Campus Universitário Dorval Varela Moura, no município de Parintins, oferece os cursos de graduação em: Administração, Artes Plásticas, Comunicação Social/Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social, Zootecnia. Por estar localizada na mesorregião do Baixo Amazonas, o Instituto atende aos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, S. Sebastião do Uatumã e Urucará. Horário de Atendimento Telefone (92) / acatalaojr@gmail.com Rua Paraíba, Bairro Palmares. Cep: Parintins-AM

18 Faculdade de Medicina Para cumprir com suas funções acadêmicas, a Faculdade de Medicina possui cinco departamentos: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Saúde Coletiva, Saúde Materno Infantil e Patologia e Medicina Legal, além de uma coordenação do Internato Rural (estágio dos alunos no interior do Estado do Amazonas). Além da graduação em Medicina, a Faculdade oferece o mestrado em Ciências da Saúde. Horário de Atendimento Telefone (92) fmedicinadiretoria@hotmail.com Rua Afonso Pena, 1053, Praça 14 de Janeiro, CEP: Faculdade de Odontologia FAO A Faculdade de Odontologia atende ao público interno e externo por meio do seu funcionamento acadêmico-administrativo, oferecendo o curso de Odontologia, Pós- Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e oferecendo serviços de consultas odontológicas realizadas pelos alunos sob a orientação e supervisão dos professores. Além disso, atende públicos específicos por meio dos projetos de extensão e de pesquisa. (92) E- mails: Administração admfao@ufam.edu.br Graduação coordfao@ufam.edu.br

19 Pós-Graduação Av. Ministro Waldemar Pedrosa, nº 1539, Praça 14 de janeiro, CEP.: Órgãos Suplementares Biblioteca Central Responsável pelo gerenciamento da programação orçamentária, relativa ao acervo bibliográfico, bem como de todo o material informacional pertencente ao acervo da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), de forma que todo material recebido por meio de doação pelas Bibliotecas Setoriais sejam remetidos à Biblioteca Central para seleção, registro e processamento técnico. Serviços prestados Público interno e externo: Consulta local de livros; Levantamento bibliográfico; Catálogo on-line; Guarda-volumes: Empréstimo e devolução de chaves dos armários. Organização e Recuperação da informação no acervo; Sinalização do acervo. Público interno: Treinamento de usuário Sistema Pergamum versão on line; Empréstimo domiciliar; Renovação do Empréstimo Domiciliar; Reserva; Normalização de trabalhos acadêmicos; Nada Consta Expedição do documento nas Bibliotecas Setoriais somente para contagem de crédito (válido por 10 dias). Cadastramento na Biblioteca Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 8 às 18h (92) /53

20 s: Av. Ayrão, 1033 A (Esquina com a Rua Apurinã) Praça 14 de Janeiro CEP Biotério Central O Biotério Central é um órgão suplementar e tem por finalidade fornecer animais com elevado estado genético e sanitário para a experimentação animal das ciências biomédicas. Para solicitar animais ao Biotério Central o projeto de pesquisa deverá ter sido previamente submetido ao Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFAM CEEA/UFAM, gerando assim um protocolo. Serviços prestados Atualmente o Biotério Central dá apoio a projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, que envolvam a experimentação animal mediante fornecimento de animais (ratos e camundongos), de orientação técnica, e eventualmente, de ração e maravalha para as Unidades Acadêmicas da UFAM. Prazo de atendimento Os pedidos são fornecidos de acordo com a ordem em que são submetidos ao Biotério Central, bem como de acordo com o número de animais disponíveis em estoque. Critérios para atendimento Será atendido somente projeto de pesquisa que tenha sido submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFAM CEEA/UFAM, gerando assim um protocolo referente ao projeto que será utilizado pelo Biotério Central. Horário de funcionamento Atendimento ao público e à comunidade acadêmica segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O trabalho técnico interno de manutenção de animais é das 13h às 17h. (92)

21 E- mails: e Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Campus Universitário Filho, Setor Sul, Bloco C, CEP Manaus-AM. Senador Arthur Virgílio Centro de Apoio Multidisciplinar - CAM Tem como objetivo oferecer instrumentos para o desenvolvimento de estudos multi e interdisciplinares, ampliando as vias para a criação, a aquisição e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, viabilizando e otimizando o uso de equipamentos científicos avançados e software das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e correlatas, visando desenvolver e dar apoio às atividades de pesquisa, de ensino, de extensão e de prestação de serviço à comunidade. Serviços prestados Extração de ácidos nucleicos; Amplificação de DNA por PCR; Sequenciamento de DNA; Confecção e análise de bibliotecas de DNA; Prazo de atendimento Para sequenciamento de DNA há necessidade de acúmulo de certo número de amostras a serem sequenciadas, normalmente a periodicidade é quinzenal. Horário de funcionamento (92) Filho, Setor Sul, Bloco G, CEP Manaus-AM.

22 Centro de Ciências do Ambiente - CCA O Centro de Ciências do Ambiente, organismo de caráter multidisciplinar, organiza e coordena ações, atividades e programas ambientais da Universidade Federal do Amazonas através do ensino, da pesquisa e da extensão, particularmente no que se refere à utilização dos recursos naturais, à conservação e/ou preservação de ecossistemas regionais e à qualidade de vida das populações humanas da região. Serviços prestados Atendimento ao público interno e externo; Assessorias na área ambiental; Curso de pós-graduação stricto sensu; Escola de Educação Ambiental; Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h (92) s: cca@ufam.edu.br Filho, Setor Sul, CEP Manaus-AM. Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico - CDTECH O CDTECH é um órgão da Faculdade de Estudos Sociais FES vinculado à Universidade Federal do Amazonas - UFAM, dedicado à promoção do empreendedorismo para a comunidade universitária e a sociedade em geral. O CDTECH promove a criação e o desenvolvimento de empresas que possam aproveitar a formação e o conhecimento gerados nas unidades acadêmicas da Universidade, visando à geração de bens e serviços com valor agregado. Além disso, o Centro dá suporte às empresas incubadas com o fim de ajudá-las a se inserirem no mercado.

23 Serviços prestados - Assessoria para elaboração do plano de negócios das empresas; - Acesso à informação e a serviços tecnológicos; - Consultorias especializadas de acordo com as necessidades das empresas; Incubadas. Essas consultorias serão realizadas com a contratação externa da incubadora e de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros; - Captação e intermediação da negociação com investidores; - Orientação administrativa, jurídica, tributária, marketing e tecnológica às empresas incubadas; - Curso de capacitação técnica e gerencial para os empreendedores; - Serviços de limpeza e vigilância; - Serviços de telefone, fax, correio e Internet; - Facilidades de contatos com alunos universitários para estágios; - Organização e participação em eventos, tais como feiras e rodas de negócios; - Divulgação das empresas incubadas nos informativos da UFAM; - Compartilhamento de laboratórios especializados da UFAM. (92) / (92) E- mails: luizroberto@ufam.edu.br, saint_louis@uol.com.br Filho, Setor Norte, Faculdade de Estudos Sociais, CEP Manaus-AM. Centro de Educação a Distância CED O Centro de Educação a Distância CED é responsável pela oferta de cursos de nível superior na modalidade a distância cujo escopo é fazer da EaD a modalidade central/estratégica para o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão. Está credenciado pela Súmula de Parecer do Conselho Nacional de Educação (DOU-26/11/2010), amparado pela Resolução n.º 010/2004/CONSUNI, que aprova as ações de EaD no âmbito da UFAM, e pelo Regimento aprovado pela Resolução 010/2007/CONSAD.

24 Segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 14 às 18h (92) E- mails: ced@ufam.edu.br Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Campus Universitário Filho, Setor Sul, Bloco N, CEP Manaus-AM. Senador Arthur Virgílio Centro de Artes O Centro de Artes da Universidade do Amazonas CAUA caracteriza-se como um setor de ensino destinado à formação e difusão nas áreas de Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. O foco de seu projeto pedagógico é oferecer formação integral para crianças, jovens e adultos. Oferece, ainda, na área de Formação Musical e Artísticas, cursos regulares de aprimoramento, profissionalização e cursos livres, cada qual com durações específicas e de acordo com a grade curricular estabelecida no Projeto Pedagógico do CAUA. Serviços prestados O Centro de Artes oferece atividades de ensino, pesquisa, e extensão de forma sistemática, organizada e significativa no âmbito das Artes por meio de ações na produção de eventos, atividades contínuas e atividades pedagógicas. Contribui para o desenvolvimento e a conscientização do cidadão por meio de práticas crítico-reflexivo sobre a importância da arte como área de conhecimento. As áreas de atuação são: Canto Coral Infantil e Adulto; Regência, Técnica Vocal; Teoria e Percepção Musical; Musicalização; Infantil; Bateria; Clarinete; Flauta Doce; Flauta Transversal; Piano; Trompete, Trombone; Teclado; Violino; Violão; Guitarra; Dança Cênica, Dança Infantil, Dança e Qualidade de Vida; Dança do Ventre; Expressão Corporal; Pintura e Desenho; Lutheria (professor voluntário). Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h (092) /

25 E- mails: CAUA Rua Monsenhor Coutinho, 724 Centro (Secretaria Geral) Divisão de Cursos: Rua Simão Bolívar, nº 215, Praça da Saudade Centro CEP Manaus/AM Centro de Pesquisa e Produção de Medicamentos do Amazonas - CEPRAM O CEPRAM realiza pesquisas diversificadas na área de medicamento, além de treinamentos de pessoal na área de indústria farmacêutica para o funcionamento da fábrica de medicamentos. Segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 14 às 18h (92) E- mail: neilasp@ufam.edu.br Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Campus Universitário Filho, Setor Sul, CEP Manaus-AM. Senador Arthur Virgílio Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica e Informação O Centro de Tecnologia e da Informação tem como missão "Promover a pesquisa, o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos na Amazônia, buscando a excelência nas áreas de Tecnologia Eletrônica, Tecnologia da

26 Informação, Automação e Engenharia Biomédica". Para o cumprimento dessa missão, o Centro capta recursos de órgãos de fomento estaduais, municipais e de empresas privadas, na forma de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. (92) s: cffcfilho@gmail.com cicero.costa@uol.com.br ccosta@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, Faculdade de Tecnologia Pavilhão Rio Japurá, CEP Manaus-AM. Comissão Permanente de Concursos Comvest A Comvest tem como objetivo elaborar e executar processos seletivos para os cursos de graduação e provimentos de cargos da Instituição, bem como prestar serviços a qualquer órgão público ou empresa privada que necessite de trabalhos especializados referentes a processos seletivos. Serviços prestados Executar todo o processo de seleção para a admissão de candidatos à condição de aluno regular da Universidade Federal do Amazonas; Executar todo o processo de seleção para a admissão de candidatos a cargos ou empregos de técnico-administrativos do Quadro de Pessoal da Fundação Universidade do Amazonas; Realizar serviços de seleção, em tema de recursos humanos, por solicitação de organizações públicas e privadas, mediante contrato específico celebrado com a Universidade Federal do Amazonas. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. (92) /4213/4199

27 s: Endereço Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Campus Universitário Filho, Setor Sul, CEP Manaus-AM. Senador Arthur Virgílio Centro de Processamento de Dados CPD O Centro de Processamento de Dados tem como missão desenvolver e aplicar tecnologia de informação, de forma racional e compartilhada, congregando os recursos humanos na área, a fim de viabilizar o cumprimento das metas institucionais, utilizando políticas específicas para dar suporte às atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e administrativas. Serviços prestados Serviço de internet; Serviços de ; Hospedagem de Home Pages; Projetos de T.I.; Acompanhamento de chamados do público interno; Telefonia IP; Segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 14 às 18h (92) E- mails: cpd@ufam.edu.br Filho, Setor Norte, Bloco C, CEP Manaus-AM.

28 Editora da Universidade EDUA A Editora da Ufam é responsável por estimular a produção intelectual de docentes, com função acadêmica direcionada ao ensino e à pesquisa, a fim de colocar ao alcance da sociedade edições a respeito da Amazônia e de suas interfaces. Segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 14 às 18h (92) E- mails: edua@ufam.edu.br Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Campus Universitário Filho, Setor Sul, Bloco L, CEP Manaus-AM. Senador Arthur Virgílio Fazenda Experimental Apoia as ações de campo em projetos de pesquisa e de extensão, oferecendo alojamentos, casas de vegetação, laboratórios e atividades físicas. Promove o treinamento de produtores rurais e dá suporte aos setores primário, secundário e terciário do Estado do Amazonas. Telefones (92) s: mendon@ufam.edu.br Rodovia BR-174 (Manaus-Presidente Figueiredo), Km 38

29 Hospital Universitário Getúlio Vargas HUGV O HUGV é um hospital-escola que presta serviços de assistência a saúde à população da Região Norte com excelência e qualidade, além de desenvolver atividades de Ensino e Pesquisa no âmbito multiprofissional. Serviços prestados Recepção Ambulatorial e Hospitalar Ouvidoria Atendimento Médico Ambulatorial e Hospitalar Ensino e Pesquisa Residências em Saúde: Médica (COREME) e Multiprofissional (COREMU) Farmácia Ambulatorial e Hospitalar Social Ambulatorial e Hospitalar Enfermagem Clínica e Ambulatorial Ergodesign Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT Psicologia Clínica e Organizacional Fisioterapia - Clínica e Ambulatorial PROAMDE Laboratório de Análises Clinica LAC Gerência de Risco Sanitário e Hospitalar/ NATS Nutrição e Dietética Imagenologia Exames Especiais (92) s hugv@ufam.edu.br Avenida Apurinã, nº 4, Praça 14 de Janeiro CEP: Manaus / AM Museu Amazônico O Museu Amazônico tem como finalidade proporcionar uma maior integração com a Universidade e a sociedade. Para isso possui as seguintes divisões: Divisão de Antropologia integra o Museu com a Pós-Graduação em Antropologia;

30 Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica disponibiliza seu acervo para os usuários, busca promover mais parcerias com os cursos diretamente ligados à parte de arquivo e documentação, auxiliando assim na formação dos alunos de graduação e pós-graduação; Divisão de Arqueologia desenvolve pesquisas que possam agregar mais estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo um maior conhecimento acerca dessa área no Amazonas; Divisão de Difusão Cultural divulga e organiza as atividades do Museu, dando visibilidade às pesquisas, à cultura e a memória histórica prementes nas atividades da instituição. Serviços prestados Museologia: tem como atribuição o monitoramento de grupos de visitantes nacionais e estrangeiros, a manutenção das peças em exposição, a recuperação de livros, higienização de peças na Reserva técnica e atendimento a pesquisadores e instituições. Também tem a responsabilidade de montar as exposições. Antropologia: assessora a divisão de Museologia na identificação e catalogação de artefatos etnográficos pertencentes ao Museu Amazônico; realiza o levantamento bibliográfico e indica os livros que deverão ser incorporados à biblioteca do Museu, bem como estabelece intercâmbio com pesquisadores e com instituições que envolvem as áreas de Antropologia e Linguística Antropológica. Pesquisa e Documentação Histórica: higieniza, classifica e identifica a documentação histórica que forma os fundos que compõem a divisão. Auxilia os pesquisadores em suas investigações; auxilia professores nos projetos de estágios com alunos; promove conjuntamente com outras divisões exposições e eventos. Divisão de Difusão Cultural: organiza as visitas de Escolas ao museu, promove as exposições, coordena os programas exibidos pela TV UFAM. Critérios de atendimento Para visitação de escolas, o pedido de agendamento deve ser feito através de Ofício. Para pesquisa no Setor de Pesquisa e Documentação Histórica, o agendamento deve ser feito por ou telefone. Pesquisas na biblioteca, atendimento ao público e demais visitações comparecer nos horários de funcionamento. Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14 às 17h Biblioteca das 8h às 18h, ininterruptamente. (92) Fax: (92) E- mails: Secretaria: museuamazonico@ufam.edu.br

31 Divisão de Antropologia: Divisão de Difusão Cultural: Divisão de Arqueologia: Divisão de Museologia: Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica: dpdh_museu@ufam.edu.br Endereço Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro, Cep: Manaus AM Prefeitura do Campus Universitário PCU Responsável pela fiscalização e pelo acompanhamento das obras contratadas, recuperação da infraestrutura, manutenção de equipamentos, serviço de limpeza dos espaços institucionais e pelo oferecimento dos serviços de segurança. (92) s: pcu@ufam.edu.br Filho, Setor Sul, Bloco P, CEP Manaus-AM.

Votam na Urna (01) FCF/Museu Amazônico/Arquivo Central/Centro de Artes. Discentes

Votam na Urna (01) FCF/Museu Amazônico/Arquivo Central/Centro de Artes. Discentes Votam na Urna (01) FCF/Museu Amazônico/Arquivo Central/Centro de Artes DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS FS01 FARMÁCIA MESTRADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL MESTRADO EM CIÊNCIA

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - SiSU Termo de Participação - 3º edição de 2011 1 - Dados Cadastrais da Instituição de Ensino Superior

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

PLANO DE GESTÃO 2015-2017

PLANO DE GESTÃO 2015-2017 UNIFAL-MG FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PLANO DE GESTÃO 2015-2017 Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula Candidata a Diretora Profa. Cássia Carneiro Avelino Candidata a Vice Diretora Índice Apresentação...

Leia mais

Projetos de Extensão. Prof. Msc. Marcílio Meira <marcilio.meira@ifrn.edu.br> Informátic ca

Projetos de Extensão. Prof. Msc. Marcílio Meira <marcilio.meira@ifrn.edu.br> Informátic ca Extensão Projetos de Extensão Prof. Msc. Marcílio Meira Informátic ca Objetivos da aula a. Compreender o que é um Projeto de Extensão, e seus objetivos; b Aprender como se

Leia mais

plano de metas gestão 2013-2017

plano de metas gestão 2013-2017 plano de metas gestão 2013-2017 Reitora Miriam da Costa Oliveira Vice-Reitor Luís Henrique Telles da Rosa Pró-Reitora de Graduação Maria Terezinha Antunes Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Rodrigo

Leia mais

ANEXO I NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO PARA PREENCHIMENTO EM 2015-2 POR REGIONAL, CURSO E OPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

ANEXO I NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO PARA PREENCHIMENTO EM 2015-2 POR REGIONAL, CURSO E OPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA PRÉDIO DA REITORIA CÂMPUS II FONE: (62) 3521 1088 FAX: (62)3521-1074 CAIXA POSTAL 131 GOIÂNIA/GO. CEP: 74001 970 EDITAL

Leia mais

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR

ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR ANEXO 1 PERFIS DE PROFESSOR EDITAL 162/2013 Curso Sem. Disciplina Perfil do Docente Administração 1º Teoria Geral da Administração Administração 1º Empreendedorismo Administração 1º Sociologia das Organizações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2008 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 015/2008 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 015/2008 CONSUNI Aprova a Estrutura Organizacional da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI, da Universidade do Estado de Mato Grosso

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

UNI V ER SI DADE FEDER AL DO AM AZONAS. Ufam M ulticampi. Campus de Manaus. O Amazonas é o nosso Campus

UNI V ER SI DADE FEDER AL DO AM AZONAS. Ufam M ulticampi. Campus de Manaus. O Amazonas é o nosso Campus UNI V ER SI DADE FEDER AL DO AM AZONAS Campus de Manaus UNI V ER SI DADE FEDER AL DO AM AZONAS I nteriorização Interiorização da Graduação Período 986-2006 CURSO ALTO SOLIMÕES PÓLO CONCLUÍDAS CURSANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS Estabelece a política de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior

Leia mais

setores administrativos Barreiro

setores administrativos Barreiro setores administrativos Barreiro PUC Minas no atualização março de 2010 Pró-reitoria Adjunta Local: Prédio 4, sala 102 Telefone: 3328 9508 E-mail: proreitoriasec.bar@pucminas.br Diretoria Acadêmica Local:

Leia mais

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS POR DISCIPLINA / FORMAÇÃO. a) Administração

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS POR DISCIPLINA / FORMAÇÃO. a) Administração Anexo II a que se refere o artigo 2º da Lei nº xxxxx, de xx de xxxx de 2014 Quadro de Analistas da Administração Pública Municipal Atribuições Específicas DENOMINAÇÃO DO CARGO: DEFINIÇÃO: ABRANGÊNCIA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC Biblioteca Curso de Graduação Curso de Pós-Graduação Biblioteca de Ciências

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/09/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PARQUE DA JUVENTUDE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTES nº 159/02/2007 O Diretor da Escola Técnica Estadual

Leia mais

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Esta etapa do projeto contitue uma análise de algumas universidades do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Foi pesquisada a estrutura dessas universidades

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 13/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 135-Área de

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROP PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO Pesquisa e Pós-Graduação A Universidade Estadual

Leia mais

ANEXO I EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DISCIPLINAS/EIXO TECNOLÓGICO POR GERED

ANEXO I EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DISCIPLINAS/EIXO TECNOLÓGICO POR GERED ANEXO I EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /EIXO POR GERED DISCIPLINA/EIXO GERED ARARANGUÁ em Economia ou Administração ou Contabilidade ou Ciências Contábeis com Curso Emergencial de Complementação Pedagógica; ou,

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECRETARIA DOS CONSELHOS SUPERIORES CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECRETARIA DOS CONSELHOS SUPERIORES CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO REGIMENTO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Art 1º A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e o órgão da Reitoria que supervisiona, coordena e apóia a execução das atividades extensionistas, no cumprimento

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA 06/ 05/ INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO º SEMESTRE 05 ANEXO II EDITAL Nº 8/05 DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS PARA PROFESSOR E FORMAÇÃO NECESSÁRIA Técnico em Redes de Computadores

Leia mais

ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela UFG no Processo Seletivo 2014-1

ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela UFG no Processo Seletivo 2014-1 ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela no Processo Seletivo -1 CURSOS OFERECIDOS EM GOIÂNIA Em que: sm: salário-mínimo; PPI: estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; DC: Demais estudantes

Leia mais

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006.

PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. PORTARIA Nº 300, DE 30 DE JANEIRO DE 2006. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES O MINISTRO

Leia mais

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação do Ministério da Educação, as Atividades Complementares passaram a figurar como importante componente dos Cursos Superiores

Leia mais

Estrutura Acadêmica e Administrativa da PUC Goiás

Estrutura Acadêmica e Administrativa da PUC Goiás Estrutura Acadêmica e Administrativa da PUC Goiás Estruturas Organizacionais da Instituição: histórico 1950 1960 Universidade de Goiás Incorporadas: - Faculdade de Filosofia (1948) - Faculdade de Ciências

Leia mais

HIERARQUIA DE SETORES

HIERARQUIA DE SETORES SIGA - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA RELATÓRIO DE HIERARQUIA DE SETORES - 21/10/2014 REITORIA RET-GAB-GABINETE HIERARQUIA DE SETORES BJL-DG-DIRETORIA GERAL CAT-DG-DIRETORIA GERAL CSI-DG-DIRETORIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA A FAESA, com atuação na área de ensino há mais de 40 anos, fundou em 2004 a Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, que há 10 anos oferece graduações Tecnológicas de forma pioneira

Leia mais

Anexo C Cursos de capacitação que não sejam de educação formal

Anexo C Cursos de capacitação que não sejam de educação formal Anexo C Cursos de capacitação que não sejam de educação formal Para todos os ambientes organizacionais para todos os servidores, independentemente do ambiente organizacional: Administração pública Estado,

Leia mais

EDITAL N 003/2015 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE UNIDADES AUXILIARES DA UNESP

EDITAL N 003/2015 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE UNIDADES AUXILIARES DA UNESP EDITAL N 003/2015 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE UNIDADES AUXILIARES DA UNESP Seleção de propostas de extensão universitária de Unidades Auxiliares no âmbito da PROEX/UNESP para

Leia mais

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Ciências Sociais Graduação em Ciência Política, Sociologia, Filosofia ou Antropologia. Seminários Graduação em Administração Pública, Administração

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 23.09.13 19horas Fundamentos da Língua Portuguesa: Leitura e Produção de 23.09.13 21horas Textos Psicologia da Educação I 24.09.13

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS MORRINHOS CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG PROCESSO SELETIVO 2013-1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG PROCESSO SELETIVO 2013-1 A105 Agronomia (bacharelado) Goiânia 56 8,86 A110 Ciências da Computação (bacharelado) Goiânia 32 5,72 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) Goiânia 48 3,92 A120 Engenharia Civil (bacharelado) Goiânia

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná.

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2006 Referenda a aprovação do Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA /FCSES EDITAL Nº002/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2013 A Secretária Geral da Faculdade Católica

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município Estrutura Administrativa e Principais 01. Câmara Municipal - Lei Orgânica do Município de Teresina, de 05 de abril de 1991. - Votar o Orçamento Anual e o Plano Plurianual, bem como autorizar abertura de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO As ações de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas constituem um processo educativo

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 31/13, de 21/08/13. CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento dispõe especificamente do Núcleo de Informática

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Etec Trajano Camargo Limeira

Etec Trajano Camargo Limeira Etec Trajano Camargo Limeira Administração Gestão de Marketing I e II Administração (EII) Administração / Ciências Administrativas (qualquer modalidade) Comercialização e Mercadologia(EII) Comunicação

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO-FORMAÇÃO NUTRICIONISTA Coordenaçăo: Profª. MS. Mara Rosana dos Santos E-mail: nutricao@immes.com.br Telefone (96)3223-4244 ramal: 211 Ser Nutricionista É atuar em todas

Leia mais

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015

EDITAL DE LEVANTAMENTO DE DEMANDA PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA NUCLEAR IPEN/IFRO EDITAL Nº 6/IFRO/2015 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU TECNOLOGIA NUCLEAR EDITAL

Leia mais

CARREIRAS. Área de humanidades. CARREIRA 105 Arquitetura - FAU. CARREIRA 100 Administração - Ribeirão Preto. CARREIRA 110 Arquitetura - São Carlos

CARREIRAS. Área de humanidades. CARREIRA 105 Arquitetura - FAU. CARREIRA 100 Administração - Ribeirão Preto. CARREIRA 110 Arquitetura - São Carlos Área de humanidades CARREIRAS NOTA: A DURAÇÃO DOS CURSOS DA USP É COMPUTADA EM SEMESTRES. NA DURAÇÃO DOS CURSOS QUE ENVOLVEM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ESTÃO INCLUÍDAS TODAS AS ATIVIDADES NECESSÁ-

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES - 2012 a 2021 Instituição: ENSINO DE GRADUAÇÃO Programas/Projetos/Ações Ano Natureza Valores Fonte de Recursos Beneficiado Manutenção

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS APRESENTAÇÃO O Sistema de Bibliotecas do Unileste, em sua estrutura parcialmente centralizada aprovada pelo Conselho Interdepartamental,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL TEXTO BASE PARA UM POLÍTICA NACIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Documento final do II Encontro Nacional de Educação Patrimonial (Ouro Preto - MG, 17 a 21 de julho

Leia mais

Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC

Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC Contínuo: 3.7500 _2010 Cursos oferecidos pela faculdade:

Leia mais

GERED - ARARANGUÁ PROVA DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO CÓDIGO HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

GERED - ARARANGUÁ PROVA DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO CÓDIGO HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA GERED - ARARANGUÁ PROVA DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO CÓDIGO HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA CONTABILIDADE CONTABILIDADE 433 Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Curso Superior em Ciências Contábeis, Administração,

Leia mais

PORTARIA Nº 9, DE 29 DE JUNHO DE 2006

PORTARIA Nº 9, DE 29 DE JUNHO DE 2006 PORTARIA Nº 9, DE 29 DE JUNHO DE 2006 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de sua competência e em conformidade com o estabelecido no 1o- do art 10, da Lei no- 11.091, de 12 de janeiro de 2005, resolve:

Leia mais

Graduação Presencial 2010 - Matriculados 1º Semestre

Graduação Presencial 2010 - Matriculados 1º Semestre Catalão Administração Bacharelado Noturno 209 Catalão Ciências Biológicas Licenciatura Integral 179 Catalão Ciências Biológicas Bacharelado Integral 20 Catalão Ciências da Computação Bacharelado Integral

Leia mais

ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS

ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CRUZEIRO DO SUL CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS CEL

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares, as Atividades Complementares constituem-se, também, em um dos componentes dos Cursos Superiores. As Diretrizes Curriculares objetivam servir

Leia mais

CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L)

CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L) CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L) (VESTIBULAR EM DUAS FASES) São aqueles tradicionalmente oferecidos pela UFBA, acrescidos de 26 novas opções de curso, das quais 18 no noturno, nas modalidades Licenciatura,

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

SiMec Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação

SiMec Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação SiMec Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação O SiMec é uma ferramenta gerencial cuja função é instrumentalizar o processo de planejamento, auxiliar as equipes executoras de Programas

Leia mais

Farmácia Universitária

Farmácia Universitária Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG Faculdade de Ciências Farmacêuticas Farmácia Universitária Regimento Interno Título I Da Farmácia Universitária Art. 1o A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação.VESTIBULAR UFBA 2013 RLSV006.1 - CONCORRÊNCIA

Universidade Federal da Bahia Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação.VESTIBULAR UFBA 2013 RLSV006.1 - CONCORRÊNCIA Página 1 de 5 Campus: UFBA - Salvador 187140 Arquitetura e Urbanismo - Noturno - Salvador 327 36 9,08 101140 Arquitetura e Urbanismo - Salvador 987 96 10,28 189140 Bacharelado Interdisciplinar em Ciência

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Semestre 1 Semestre 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Cálculo I 40 Cálculo II 40 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos I 80 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos II 80 Matemática 40 Lógica Matemática 40 Probabilidade

Leia mais

ESTUDAR NA UFPE. A Universidade Informações. úteis. Bremen_Jan. 2009 1

ESTUDAR NA UFPE. A Universidade Informações. úteis. Bremen_Jan. 2009 1 ESTUDAR NA UFPE A Universidade Informações úteis Bremen_Jan. 2009 1 Apresentadora Profa. Glícia Maria Torres Calazans Cargo na UFPE : Professor Associado Bremen_Jan. 2009 2 Carreira docente (Professores):

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio)

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) 1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) Administração Administração (EII) Administração - Habilitação em Administração de Empresas Administração - Habilitação em Administração

Leia mais

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 METAS AÇÕES PRAZOS Expansão do número de vagas do curso de Engenharia de Produção. SITUAÇÃO MARÇO DE 2015 AVALIAÇÃO PROCEDIDA EM 12.03.2015 CPA E DIRETORIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO

QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO QUADRO I CURSO: ADMINISTRAÇÃO Lages Estrutura 3 Graduado em Ciências Contábeis com pós-graduação na área de Ciências 3º 4 CONTABILIDADE Sociais Aplicadas. 4º 4 PROJETO DE ESTÁGIO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA 1. DO OBJETO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO CRUZ DA SILVA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFISSIONAIS A Secretaria

Leia mais

COD Curso Inscritos Vagas Concorrência

COD Curso Inscritos Vagas Concorrência COD Curso Inscritos Vagas Concorrência A105 Agronomia (bacharelado) 496 56 8.8571 A110 Ciências da Computação (bacharelado) 183 32 5.7188 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) 188 48 3.9167 A120 Engenharia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA ANEXO II

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA ANEXO II ANEXO II CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE MEMORIAL CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE MEMORIAL 1.1 Aulas ATIVIDADES DE ENSINO PONTUAÇÃO REFERÊNCIA 1.1.1 Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014-1 Relação Candidato/Vagas (C/V)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014-1 Relação Candidato/Vagas (C/V) A105 Agronomia (bacharelado) integral Goiânia 35 588 16,8 A110 Ciências da Computação (bacharelado) integral Goiânia 20 210 10,5 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) integral Goiânia 30 180 6 A120

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Abertura A Pró-Reitora de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, no uso de suas atribuições, torna públicas as condições que regem o encaminhamento

Leia mais

GERED - ARARANGUÁ DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO PROVA HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

GERED - ARARANGUÁ DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO PROVA HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA GERED - ARARANGUÁ PROVA DISCIPLINA PARA INSCRIÇÃO CÓDIGO CONTABILIDADE CONTABILIDADE 433 DIREITO DIREITO E LEGISLAÇÃO 453 AGRONEGÓCIO ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO SISTEMAS AGROALIMENTARES GESTAO III-

Leia mais

EDITAL 05/2012 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 05/2012 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 05/2012 TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1. INSCRIÇÃO 1.1 Somente poderão inscrever-se no processo de transferência candidatos que tenham vinculação em Curso de Instituição de Ensino Superior. 1.1.1 O curso

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 12/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 1) Área de Conhecimento:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CADCAM/C/UNICENTRO, DE 04 DE MAIO DE 2015. Aprova o Regulamento da Farmácia Escola do Campus Cedeteg, UNICENTRO-PR. O PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DO CAMPUS CEDETEG, UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE NORMA DO PROGRAMA DE BOLSAS REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE As Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte 2010 Apresentação As Atividades de Extensão são ações desenvolvidas sob forma de programas, projetos, cursos,

Leia mais

EGRESSOS AGOSTO DE 2015 Levantamento de 2008 a 2014. Fonte CPD Agosto 2015

EGRESSOS AGOSTO DE 2015 Levantamento de 2008 a 2014. Fonte CPD Agosto 2015 EGRESSOS AGOSTO DE 2015 Levantamento de 2008 a 2014 Fonte CPD Agosto 2015 EGRESSOS 2015 (INGRESSANTES 2008) CURSO A B C D UNIVERSAL TOTAL Administração Diurno - - 6-26 32 Administração Noturno - - 3-7

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

Universidade Estadual de Maringá PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL N O 001/2011-PRH 2 - DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, N O DE VAGAS, REGIME E LOCAL DE TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS (01) Bioquímica Graduação em Química ou

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS INTRODUÇÃO Com base no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - REHUF, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados

Leia mais

Edital PROEX/IFRS nº 035/2015. Seleção de servidores do IFRS para composição da Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão

Edital PROEX/IFRS nº 035/2015. Seleção de servidores do IFRS para composição da Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão Edital PROEX/IFRS nº 035/2015 Seleção de servidores do IFRS para composição da Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão A Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 133/2014-CEPE, DE 22 DE MAIO DE 2014. Aprova o Regulamento do Programa Casulo Sócio-Tecnológico de Apoio e Desenvolvimento em Gestão Social, Inovação e sustentabilidade. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 04/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais