Novo FP e Manual de Preenchimento do Novo FP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novo FP e Manual de Preenchimento do Novo FP"

Transcrição

1 Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) Novo FP e Manual de Preenchimento do Novo FP Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Brasília 10 de Abril de 2017

2 Considerações gerais Para petições mais simples, alguns campos solicitados no formulário não seriam necessários de preenchimento. Para esses casos sugere-se identificar apenas os itens obrigatórios. ANVISA: consideração aceita. Será feita lista por petição de quais campos devem ser preenchidos.

3 Considerações gerais Como será dada a publicidade quando houver atualização do formulário de petição? ANVISA: As novas versões, tanto do Manual quanto do FP, serão disponibilizadas no Portal. Todas as mudanças realizadas nos dois documentos ficam registradas no histórico de revisões do Manual.

4 Considerações gerais Os campos que não permitem a digitação são de vocabulário controlado. A empresa deve entrar em contato com a Anvisa pelo SAT endereço a CBREM solicitando a inclusão de termos não localizados. Esta informação será incluída no Manual.

5 Considerações gerais Nas situações de concorrência/ licitação, o formulário de petição é um dos itens que devem ser apresentados após uma empresa ter sido aprovada. Esta é uma grande preocupação dos nossos associados com a exposição das informações sobre os fabricantes dos IFAs. Anvisa: FP não é documento comprobatório da situação registrada. Desta forma, o fornecimento do deste documento é uma ação de escolha da empresa.

6 Considerações gerais Pode-se utilizar 2 códigos de assuntos que geram taxas (GRU) diferentes? Anvisa: Sim, da forma como já ocorria na versão anterior.

7 Considerações gerais Em alguns campos de preenchimento, não há a possibilidade da última linha ser removida, apenas a primeira. Sugere-se a opção de escolher as linhas que precisar ser excluídas/incluídas. Anvisa: Esta situação será alterada na versão 02 do FP.

8 Considerações gerais Colocar a lista do dropdown em ordem alfabética para facilitar a visualização e identificação por parte do setor regulado. Anvisa: Esta situação será alterada na versão 02 do FP.

9 Considerações gerais O que fazer quando não houver uma informação no dropdown e também não há a possibilidade de inserir uma nova? Anvisa: Os campos que não permitem a digitação são de vocabulário controlado. A empresa deve entrar em contato com a Anvisa pelo SAT direcionado à CBREM solicitando a inclusão de termos não localizados.

10 Complemento Preencher com o nome do medicamento registrado ou proposto sem com o complemento diferencial, de acordo com a RDC nº 59/2014. A identificação da DCB será feita pelo campo 5. Dados da fórmula. O campo não deve ser preenchido quando o medicamento não tiver nome de marca, como nos casos de medicamentos genéricos e, em geral, para imunoterápicos e soluções parenterais. Justificativa: O nome do medicamento deve ser preenchido com o complemento diferencial de marca, para distinguir um determinado produto farmacêutico de outro já registrado pela mesma empresa, conforme parágrafo 4 do art. 16 da seção II da RDC 59/14. Anvisa: Tendo em vista que um mesmo FP será preenchido para mais de uma apresentação, neste campo deve ser preenchido SEM o complemento diferencial.

11 ATC Qual o procedimento para solicitar a inclusão de códigos ATC inexistentes na lista dropdown? Anvisa: SAT endereçado à CBREM Como as empresas de medicamentos dinamizados e fitoterápicos, devem proceder para casos que não há campo aplicável para a classificação ATC? Anvisa: de acordo com o Manual, a empresa deve escolher o 4º nível mais adequado ao produto.

12 ATC A lista ATC da OMS não é compatível com a lista ATC da CMED. A lista da CMED classifica até o nível 4. Haverá harmonização? Anvisa: O nível 5 foi retirado da versão 02 do FP. A classificação ATC deve ser baseada na indicação terapêutica do produto ou do ativo? Anvisa: Do produto.

13 ATC O Manual cita que para medicamentos genéricos e similares, a Classificação ATC deve seguir a mesma categoria do medicamento referência. Como é possível verificar a classificação do medicamento referência? Seria através da indicação da Bula e também da Classe terapêutica citada na consulta de banco de dados do produto no site da Anvisa? Anvisa: Sim.

14 ATC No site da OMS diz-se que "The classification of a substance in the ATC/DDD system is not a recommendation for use, nor does it imply any judgements about efficacy or relative efficacy of drugs and groups of drugs", a Anvisa também tem esse entendimento? A Anvisa vai aceitar adaptações uma vez que nem todos os códigos de classes terapêuticas utilizados atualmente estão descritos nos códigos ATC? Anvisa: Sim.

15 DCB Em casos de eletrólitos que não tem DCB, como podemos incluir a formulação desse eletrólito? Ex: cloreto ou iodo. Anvisa: solicitar DCB.

16 2 fabricantes de cápsulas Questionamento: No caso de 2 fabricantes diferentes de cápsulas, como declarar diferentes composições? Se forem diferentes, qual seria o impacto? Como informar a Anvisa quando há alteração da composição? Anvisa: A alteração de cápsula não pode ter impacto no desempenho do produto, para tal a empresa deverá peticionar Alteração de excipiente de acordo com a normativa vigente. Não é possível ter, para um mesmo produto, duas cápsulas de composições diferentes. No caso de diferentes fornecedores, não é necessário informar.

17 Cápsulas O Manual cita que a função dos componentes de cápsulas deve ser selecionada no dropdown como componentes de cápsula. Também é necessário detalhar a função de cada componente da cápsula no relatório de produção, conforme é solicitado para os componentes de revestimento? Anvisa: Sim.

18 Cápsulas não ingeridas Questionamento: Deve-se informar a composição da cápsula nos casos em que não é ingerida? Ex: produtos inalatórios. Anvisa: Sim, pois a alteração pode ter impacto na performance do medicamento.

19 Unidades de medida O que fazer nos casos que não estão previstos nas unidades? Deve-se adequar ou outras unidades serão incluídas? Anvisa: elaborar documento com as unidades que faltam e os exemplos de produtos registrados QS e QSP serão incluídos na versão 02.

20 Campo Função na fórmula No caso de um mesmo excipiente ser utilizado em momentos diferentes (revestimento e mistura), como deve ser informado? Em momentos separados ou uma única vez e colocar o somatório? Anvisa: momentos separados; informação será complementada no Manual.

21 IFA - DCB Nos casos de insumos que não possuem DCB, o Manual informa que a empresa deve proceder com a solicitação da lista de DCB. No entanto a publicação tarda a acontecer. Como a empresa deve proceder nos casos em que tem urgência em alguma petição (que necessita apresentação de formulário e petição) e não tiver ainda a publicação da nova DCB solicitada? (Lembrando que esta ponderação já foi realizada durante a discussão da consulta pública que gerou a RDC nº 60/2014) Anvisa: será incluído após aprovação do CTT-DCB.

22 IFA de dinamizado Referente à IFA, em se tratando de Medicamentos Dinamizados (insumos homeopáticos/dinamizados não precisam ser cadastrados), temos mais de 1 fornecedor, será necessário declarar sempre o mesmo fornecedor? Posso declarar mais de 1 fornecedor? Anvisa: informar todos, assim como é feito para medicamentos sintéticos.

23 Campo Código (internacionais) Comentário. Segundo alguns associados, a lista COINS está desatualizada. Para a entrada em vigor deste formulário é necessário sua atualização. Anvisa: de acordo com o Manual, este campo deve ser preenchido quando esta informação existir.

24 Diluente As empresas que possuem apresentações com diluentes, os quais não são fabricados pela empresa devem ser mencionados nos FP s? Se sim, em quais itens devem ser descritos as informações do fabricante do diluente? Anvisa: existe a opção fabricante do diluente na lista de etapas de fabricação; utilizá-la.

25 Diluente Como ser o preenchimento das apresentações com diluentes? Anvisa: de acordo com o Manual, devem ser inseridas duas fórmulas no mesmo FP (em caráter de exceção, detalhados no item Campo 5. Dados da fórmula ) e existe item específico na etapa de fabricação fabricação de diluente.

26 Embalagens diferentes Existe a possibilidade de incluir embalagens diferentes para uma mesma apresentação? Anvisa: não. De acordo com a RDC 71/2009, a única diferença podem ser as diferentes frases obrigatórias para as diferentes destinações.

27 Campo destinação do produto O campo Destinação do produto não está harmonizado com a proposta de revisão da RDC nº 71/09. Anvisa: está harmonizado com a norma vigente.

28 FP de clone O vencimento do medicamento clone não é igual ao do matriz e não há campo para preenchimento sobre o processo matriz. Anvisa: será atualizado na próxima versão do FP.

29 FP de clone Como preencher em caso de mais de uma concentração? Anvisa: não há necessidade desta diferenciação.

30 FP de clone Os associados têm como procedimento enviar as FP2 para todas as sugestões de marcas. As empresas precisarão enviar um formulário para cada proposta de marca comercial ou deve-se somente colocar XXXX no local da marca? Anvisa: as empresas devem enviar o FP com a primeira opção de nome.

31 Campo Identificação A orientação do Manual é para o preenchimento na ordem NOME + FF + DOSAGEM. Nos casos de medicamentos genéricos com mais de um princípio ativo, como a empresa deve proceder com a ordem de preenchimento, Nome 1 + FF 1 + Dosagem 1 + Nome 2 + FF 2 + Dosagem 2, OU Nome 1 + Nome 2 + FF 1 + FF 2 + Dosagem 1 + Dosagem 2? Anvisa: Nome 1 + FF 1 + Dosagem 1 + Nome 2 + FF 2 + Dosagem 2

32 Campo Identificação Já no caso de produto com Marca Comercial, como deve ser o preenchimento? Deve ser descrita apenas a Marca comercial ou será necessário acrescentar entre parênteses o nome do princípio ativo? Por exemplo Nome/Marca (princípio ativo) (seguido da FF + Dosagem)? Anvisa: Resposta no Manual

33 Campo Identificação Já no caso de produto com Marca Comercial, como deve ser o preenchimento? Deve ser descrita apenas a Marca comercial ou será necessário acrescentar entre parênteses o nome do princípio ativo? Por exemplo Nome/Marca (princípio ativo) (seguido da FF + Dosagem)? Anvisa: Resposta no Manual

34 Campo Identificação E no caso de produto com complemento diferencial, como deve ser o preenchimento? Por exemplo Nome/Marca (princípio ativo) + Complemento diferencial (seguido da FF + Dosagem)? Anvisa: Resposta no Manual

35 Campo Nome do Medicamento : Quando tratar-se de medicamentos genéricos com mais de um princípio ativo, o preenchimento seria: ativo 1 + ativo 2? Quando tratar-se de produto com Marca, o preenchimento seria: Nome/Marca (ativo)? Anvisa: Resposta no Manual

36 EMB MULT e EMB HOSP Nos formulários antigos (FP2) era possível acrescentar a informação EMB HOSP / EMB MULT / EMB FRAC ao fim da descrição da apresentação. Com este novo formulário o Manual não permite a inserção destas informações, conforme item k) Complemento do Anexo II do Manual. A empresa gostaria de saber como deverá ser a diferenciação nos casos em que há apresentações (HOSP / MULTI / FRAC) com a mesma quantidade e mesma destinação. O Anexo II do Manual cita k) Complemento, cita para incluir EMB FRAC. Este complemento seria um adicional ao fim da apresentação no Dados da apresentação? Anvisa: Na consulta de produto, há campo específico (sim ou não) para embalagem múltipla e a embalagem hospitalar é reconhecida pela destinação (hospitalar)

37 Atualização A Anvisa irá disponibilizar um novo Manual de preenchimento do formulário de petição de medicamentos e/ou Perguntas e Respostas, esclarecendo as dúvidas das empresas? Anvisa: O Manual estará em constante revisão, atualização e complementação, incluindo exemplos para facilitar o entendimento.

38 Retificação de publicação e correção de dados Conforme informado no Manual, NÃO devem ser solicitadas em decorrência do novo FP ou Manual. A empresa entende que nos casos de necessidade de Correção de Dados na Base ou Retificação de Publicação por outros motivos que não sejam em decorrência deste Manual ou do novo FP, a empresa deve continuar peticionando a solicitação de Correção de Dados na Base ou Retificação de Publicação. Esta Anvisa compartilha do mesmo entendimento? Anvisa: Sim.

39 OBRIGADO Contato Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa SIA Trecho 5 - Área especial 57 - Lote 200 CEP: Brasília - DF Telefone: Anvisa Atende: ggmed.bulas@anvisa.gov.br Agência Nacional de Vigilância Sanitária

MEDICAMENTOS PERGUNTAS E RESPOSTAS EQUIVALÊNCIA SAL/BASE

MEDICAMENTOS PERGUNTAS E RESPOSTAS EQUIVALÊNCIA SAL/BASE MEDICAMENTOS PERGUNTAS E RESPOSTAS EQUIVALÊNCIA SAL/BASE Agência Nacional de Vigilância Sanitária Perguntas e respostas frequentes sobre descrição da equivalência sal/base na bula na rotulagem de medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004.

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. O Adjunto da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição, que lhe confere a Portaria n.º 13, de 16 de janeiro de 2004,

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Nova Regra para Bulas de Medicamentos

Nova Regra para Bulas de Medicamentos XV ENCONTRO TÉCNICO E XI ENCONTRO EMPRESARIAL - ABRASP Nova Regra para Bulas de Medicamentos RESOLUÇÃO-RDC Nº 47/2009 Carolina K. Rodrigues 21/09/2010 RESOLUÇÃO-RDC Nº 47/2009 DOU de 19/01/2010 (republicação)

Leia mais

Estrutura da GGMED e Perspectivas Regulatórias para Registro e Pós-registro de Medicamentos

Estrutura da GGMED e Perspectivas Regulatórias para Registro e Pós-registro de Medicamentos Estrutura da GGMED e Perspectivas Regulatórias para Registro e Pós-registro de Medicamentos Patrícia Ferrari Andreotti Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos GGMED/DIARE/ANVISA Brasília,

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 Dispõe sobre o procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos genéricos, similares, específicos,

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 31 de dezembro de 2012 [Página ]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 31 de dezembro de 2012 [Página ] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 31 de dezembro de 2012 [Página 249-250] INSTRUÇÃO NORMATIVA N 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA CONSULTA PÚBLICA Nº 528, DE 17 DE MAIO DE 2018 DOU de 22/05/2018 [Página 119]

Leia mais

Peticionamento eletrônico de cosméticos

Peticionamento eletrônico de cosméticos Cosméticos Manual do Usuário Peticionamento eletrônico de cosméticos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Manual do Usuário Peticionamento eletrônico de cosméticos Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência.

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15/06/2012 DOU 19/06/2012 Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Patrícia Ferrari Andreotti Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos - COPEC Superintendência

Leia mais

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 22, de 25 de junho de 2013 D.O.U de 26/06/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 372, de 02 de agosto de 2017 D.O.U de 03/08/2017 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

ÍNDICE. Sistema de Senha via WEB

ÍNDICE. Sistema de Senha via WEB ÍNDICE Índice... 1 Introdução... 2 Acesso ao Sistema... 3 Solicitação de SP/SADT e Reenvio de SP/ SADT... 6 Solicitações de Internação e Quimioterápicos... 6 Prorrogação de Internação, Consultas e Reenvio

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

Gerência de Medicamentos Específicos, Fitoterápicos, Dinamizados, Notificados e Gases Medicinais (GMESP)

Gerência de Medicamentos Específicos, Fitoterápicos, Dinamizados, Notificados e Gases Medicinais (GMESP) Gerência de Medicamentos Específicos, Fitoterápicos, Dinamizados, Notificados e Gases Medicinais (GMESP) GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS BIOLÓGICOS GERÊNCIA DE MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS, FITOTERÁPICOS,

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Consultas Públicas da Anvisa: saiba como participar!

Consultas Públicas da Anvisa: saiba como participar! Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Gerência de Processos Regulatórios GPROR/GGREG/DIREG/ANVISA Consultas Públicas da Anvisa: saiba como participar! Atualizado em 02/08/2016 TUTORIAL CONSULTAS

Leia mais

Implementação do CTD no Brasil

Implementação do CTD no Brasil Implementação do CTD no Brasil Brasília, 14 de Março de 2018 Auditório da ANVISA Ana Carolina Moreira Marino Araujo Diretoria de Autorização e Registo - ANVISA Coordenadora ICH ANVISA Implementação do

Leia mais

CRITÉRIOS DE INDICAÇÃO DE MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Diário Oficial da União Nº 18, Seção 1, quarta-feira, 2 de janeiro de 2012

CRITÉRIOS DE INDICAÇÃO DE MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Diário Oficial da União Nº 18, Seção 1, quarta-feira, 2 de janeiro de 2012 Circular 050/2012 São Paulo, 27 de Janeiro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) CRITÉRIOS DE INDICAÇÃO DE MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Diário Oficial da União Nº 18, Seção 1, quarta-feira, 2 de janeiro de

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.U de 16/02/2017 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento aprovado pelo

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018 Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED Março 2018 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação

Leia mais

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos MEDICAMENTOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos 2ª edição Brasília, 18 de setembro de 2017 Gerência de Medicamentos Específicos,

Leia mais

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade June/2015 / Larissa Engel / v.1 Page 1 Agenda História Tipos de submissões eletrônicas Estrutura do CTD Módule 3 Qualidade Exemplo de

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 66, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 66, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 66, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2014 Altera o Anexo IV da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 26, de 13 de maio de 2014, que dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos e o

Leia mais

Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização.

Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização. Perguntas e Respostas sobre as alterações realizadas no processo de autorização. O que muda no processo de autorização? R: O processo de autorização ficará ainda mais fácil. O médico cooperado realizará

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Março 2017 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação para o setor farmacêutico, cria a Câmara de Regulação do

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Bulas de Medicamentos no Brasil Resolução RDC N. 3 ENIFarMed Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos 14 e15 de Setembro de 2009 Bulas de Medicamento

Leia mais

Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância

Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância Revisão dos regulamentos em Farmacovigilância Gerência de Farmacovigilância GFARM São Paulo Abril/2019 Compromissos Anvisa - ICH 3 Guias do ICH (Farmacovigilância) Implementação até 2021 E2B: elementos

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA

Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA Cannabis: um olhar do regulador (ANVISA) Fórum sobre Machonha Brasília, 29/03/2019 GMESP/GGMED/ANVISA Interfaces no registro GGFIS DICOL COPEC COREC GMESP SCMED GGMON GPCON *Priorização GGMED COOPI COREC

Leia mais

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 205, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 DOU de 29/12/2017 [Página

Leia mais

Avanços regulatórios na área de fármacos e medicamentos

Avanços regulatórios na área de fármacos e medicamentos Avanços regulatórios na área de fármacos e medicamentos Varley Dias Sousa, Ph.D Gerente Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos/ GGMED Estrutura organizacional- DIARE/GGMED GGMED COOPI COREC COFAR

Leia mais

8, DE 27 DE JUNHO DE 2016

8, DE 27 DE JUNHO DE 2016 24 ISSN 1677-7042 "12. Os produtos abrangidos por este regulamento devem ser submetidos aos processos de acidificação e tratamento térmico suficientes para destruir as células vegetativas de microrganismos

Leia mais

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR MÓDULO ALUNO 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PÁGINA PRINCIPAL... 4 Informações... 4 Minhas Atividades... 4 Minhas Solicitações... 4 Solicitar Atividade... 4 SOLICITAR ATIVIDADE

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos no âmbito da ANVISA para acompanhamento, instrução e análise dos

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO

ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO Conferência Nacional Governança e Gestão Pública Brasília, 28 de maio de 2018 AGENDA SOBRE A ANVISA ÁREA DE ATUAÇÃO

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0

ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO. CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 ADENDO AO EDITAL DE LICITAÇÃO IDENTIFICAÇÃO: Adendo O do Edital de Licitação DATA DA VERSÃO: 28/05/2018 CONTROLE DE REVISÕES REVISÃO nº DATA (mm/aaaa) 31/01/2018 Revisão 0 Versão original. HISTÓRICO DAS

Leia mais

RDC Nº 73, de 07 de Abril de 2016(*)

RDC Nº 73, de 07 de Abril de 2016(*) Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 73, de 07 de Abril de 2016(*)

Leia mais

MANUAL PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DE NOTIFICAÇÃO DE DESCONTINUAÇÃO DEFINITIVA OU TEMPORÁRIA DE FABRICAÇÃO OU IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS

MANUAL PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DE NOTIFICAÇÃO DE DESCONTINUAÇÃO DEFINITIVA OU TEMPORÁRIA DE FABRICAÇÃO OU IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS www.anvisa.gov.br MANUAL PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO DE NOTIFICAÇÃO DE DESCONTINUAÇÃO DEFINITIVA OU TEMPORÁRIA DE FABRICAÇÃO OU IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS INTRODUÇÃO A Resolução da Diretoria Colegiada

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

12 de abril de Proposta que Altera Resolução RDC Nº 44, de 17 de Agosto de 2009 e

12 de abril de Proposta que Altera Resolução RDC Nº 44, de 17 de Agosto de 2009 e Consulta Pública nº 27 12 de abril de 2012 Proposta que Altera Resolução RDC Nº 44, de 17 de Agosto de 2009 e revoga a Instrução Normativa IN nº 10, de 17 de Agosto de 2009. Art. 1º. O parágrafo 2º do

Leia mais

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA AVISO DE CHAMADA PÚBLICA CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2018 PARA PROSPECÇÃO DE MERCADO, EM RELAÇÃO AOS IFAS CORRESPONDENTE AO MEDICAMENTO RESULTANTE DA ASSOCIAÇÃO DE RIFAMPICINA, ISONIAZIDA, ETAMBUTOL E PIRAZINAMIDA,

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência

Sistema NetConta I - Guia de Referência Sistema NetConta I - Guia de Referência Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

Elaboração de DDCM: A experiência das CROs. Comissão Regulatória

Elaboração de DDCM: A experiência das CROs. Comissão Regulatória Elaboração de DDCM: A experiência das CROs Comissão Regulatória Objetivos Dividir experiências das CROs participantes da ABRACRO Compartilhar dicas práticas para a montagem do DDCM/Dossiê de Ensaio Clínico

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos

SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos SAMMED Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos São Paulo, 17/05/19 Funcionalidades do SAMMED (novo) 1. Registro de Documento Informativo de Preço (DIP) 2. Consulta e acompanhamento da situação

Leia mais

1- Liberação de Guias

1- Liberação de Guias Manual Autorizador ÍNDICE 1- Liberação de Guias-------------------------------1 1.1 Guia de Consulta--------------------------------1-3 1.2 Guia de SP/SADT--------------------------------3-7 1.3 Guia de

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações

Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Manual do Usuário SCH Solicitante Declaração de Conformidade para Produtos de Telecomunicações ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações Versão 1.2 Histórico do

Leia mais

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 204, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 DOU de 28/12/2017 [Página

Leia mais

FLUXOGRAMA PARA PETICIONAMENTO DE DOCUMENTOS JUNTO À CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS - CMED

FLUXOGRAMA PARA PETICIONAMENTO DE DOCUMENTOS JUNTO À CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS - CMED FLUXOGRAMA PARA PETICIONAMENTO DE DOCUMENTOS JUNTO À CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS - CMED 1º Passo: Acessar o sítio eletrônico da ANVISA (www.anvisa.gov.br), buscar o item Peticionamento

Leia mais

REUNIÃO PLENÁRIA ASSUNTOS REGULATÓRIOS 31/01/2018 8h30-12h00

REUNIÃO PLENÁRIA ASSUNTOS REGULATÓRIOS 31/01/2018 8h30-12h00 *ATENÇÃO: Este documento poderá sofrer complementações até a data de realização da plenária* TEMAS DE DESTAQUE DO PERÍODO: REUNIÃO PLENÁRIA ASSUNTOS REGULATÓRIOS 31/01/2018 8h30-12h00 DIRETORIA DE ASSUNTOS

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC Nº 73, DE 7 DE ABRIL DE 2016

RESOLUÇÃO RDC Nº 73, DE 7 DE ABRIL DE 2016 RESOLUÇÃO RDC Nº 73, DE 7 DE ABRIL DE 2016 Dispõe sobre mudanças pós-registro, cancelamento de registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos e dá outras providências. A Diretoria

Leia mais

Esta Resolução entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação.

Esta Resolução entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação. página 1/5 Esta Resolução entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação. RESOLUÇÃO - RDC Nº 14, DE 5 DE ABRIL DE 2011 Institui o Regulamento Técnico com os requisitos para agrupamento

Leia mais

Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização

Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização Outubro 2013 1. Relatório Semestral de comercialização Problema: Dados de comercialização defasados em até 15

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 01, de 16 de janeiro de 2014

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 01, de 16 de janeiro de 2014 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 01, de 16 de janeiro de 2014 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 Estabelece regras para elaboração, harmonização, atualização, publicação e disponibilização de bulas de medicamentos para pacientes e para profissionais de

Leia mais

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2

DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 DADOS CADASTRAIS DE TERCEIROS 2 Definição 2 Funções 2 Comunicação Integrada 2 Menu do Sistema para Solicitantes 3 Acompanhamento de Solicitações pendentes 4 Solicitação Inicial de Dados Cadastrais de Terceiros

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a realização de petições pós registro de medicamentos fitoterápicos e produtos tradicionais fitoterápicos e dá outras providências.

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 83, de 03 de maio de 2016)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 83, de 03 de maio de 2016) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 76, DE 02 DE MAIO DE 2016 (Publicada em DOU nº 83, de 03 de maio de 2016) Dispõe sobre realização de alteração, inclusão, e cancelamento pós-registro de medicamentos

Leia mais

MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS

MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS Prefeitura Municipal Pg. 2/15 MATERIAL DE TREINAMENTO 1. Introdução Este manual tem como objetivo orientar as ações necessárias para que os munícipes possam realizar

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR

PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR Pela Norma 001/2017, publicada no Site da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, ficam estabelecidos os seguintes

Leia mais

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE ENSAIO CLÍNICO (FAEC) Versão 3 CNPJ. País

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE ENSAIO CLÍNICO (FAEC) Versão 3 CNPJ. País FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE ENSAIO CLÍNICO (FAEC) Versão Agência Nacional de Vigilância Sanitária Formulário de Apresentação de Ensaio Clínico (FAEC) Versão Identificação do Documento Nome / Razão Social

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO

GUIA DE PREENCHIMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) PRODUTOS RECICLADOS VERSÃO 3 IBAMA JANEIRO, 2016 Pr odut os Rec ic lados 2 Índice

Leia mais

Dossiê Técnico RDC nº 36/15

Dossiê Técnico RDC nº 36/15 Dossiê Técnico RDC nº 36/15 Marcella Melo Vergne de Abreu GERÊNCIA DE PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO Itens relacionados no formulário do peticionamento Apresentação comercial Composição Amostra Informações

Leia mais

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993 Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977 - Decreto 793 de 05/4/1993 Ementa: Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977, que regulamentam, respectivamente,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL SESC/AR/DF CONSULTA PÚBLICA. Protocolo n 0314/2017

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL SESC/AR/DF CONSULTA PÚBLICA. Protocolo n 0314/2017 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL SESC/AR/DF CONSULTA PÚBLICA Protocolo n 0314/2017 CONSULTA PÚBLICA PARA CADASTRO E HOMOLOGAÇÃO DE MARCAS DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E

Leia mais

Solicitação de registro dos novos medicamentos

Solicitação de registro dos novos medicamentos Terceiro Congresso das Hepatites Virais Solicitação de registro dos novos medicamentos Ricardo Borges Gerente Geral de Medicamentos Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA João Pessoa, 18 de novembro

Leia mais

Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente

Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente Manual do Docente PAAD Plano Anual do Docente e RAAD Relatório Anual do Docente ÍNDICE 1. Introdução... 4 1.1 Problemas com o acesso ao SIG@... 4 1.2 Acessando a funcionalidade Preencher PAAD e Raad no

Leia mais

Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2

Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2 Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2 Pré requisito: O sistema WebPlan está homologado para os seguintes navegadores de internet: - Microsoft Internet Explorer Versão 9 ou superior. - Google

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO - RDC Nº 21, DE 28

Leia mais

Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2

Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2 Manual de emissão e impressão guias Padrão TISS 3.0.2 Pré requisito: O sistema WebPlan está homologado para os seguintes navegadores de internet: - Microsoft Internet Explorer Versão 9 ou superior. - Google

Leia mais

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Estabelece critérios para embalagem, rotulagem, dispensação e controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição,

Leia mais

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011.

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) A/C: Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Substituto em exercício Ref.: Resolução nº

Leia mais

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Lei 9782/1999 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art 7º [...] VII - autorizar o funcionamento de empresas de fabricação,

Leia mais

Medicamentos Fracionados

Medicamentos Fracionados Medicamentos Fracionados [Guia para e Drogarias] 1 2 Medicamentos Fracionados [Guia para e Drogarias] 3 4 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Diretor-Presidente Dirceu Raposo de Mello Diretores Cláudio

Leia mais

ANEXO PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA

ANEXO PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 52, de 03 de dezembro de 2013 D.O.U de 04/12/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

- ANVISA GABINETE DO DIRETOR PRESIDENTE GADIP SECRETARIA-EXECUTIVA DA CÂMARA DE REGULAÇÃO DO

- ANVISA GABINETE DO DIRETOR PRESIDENTE GADIP SECRETARIA-EXECUTIVA DA CÂMARA DE REGULAÇÃO DO Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA GABINETE DO DIRETOR PRESIDENTE GADIP SECRETARIA-EXECUTIVA DA CÂMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS - SCMED JUSTIFICATIVA Brasília, 02 de dezembro

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia Passo a Passo para Solicitação de Página 1 Introdução Os empregados da Petrobras poderão utilizar o sistema Botão Compartilhado Web para registrar a sua solicitação de reembolso do benefício farmácia.

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

Integração da ANVISA ao Portal Único de Comércio Exterior Gestão de Risco na importação

Integração da ANVISA ao Portal Único de Comércio Exterior Gestão de Risco na importação Integração da ANVISA ao Portal Único de Comércio Exterior Gestão de Risco na importação 01 de agosto de 2018 Gerência de Controle Sanitário de Produtos e Empresas em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos

Leia mais

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos Manual UPLOAD FORNECEDOR Carregamento online de documentos SOLICITAÇÃO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO DOCUMENTOS DE EMPRESA MONITORAMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS Para upload de documentos, acessar: http://servicelayer.destra.net.br/destra/

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Manual de uso do SSM Pessoa Natural. Classificação da informação: externa. Data: 03/09/18

Manual de uso do SSM Pessoa Natural. Classificação da informação: externa. Data: 03/09/18 Manual de uso do SSM Pessoa Natural Classificação da informação: externa Data: 03/09/8 Manual do usuário Objetivo Este manual auxilia no pedido de habilitação no SSM (Sistema de Supervisão de Mercados).

Leia mais