O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS ADJACENTES A PLANOS DE ÁGUA E TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS ADJACENTES A PLANOS DE ÁGUA E TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO"

Transcrição

1 O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS ADJACENTES A PLANOS DE ÁGUA E TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO Carlos Pina, Geógrafo, CCDR-LVT Paula Santana, Geógrafa, CCDR-LVT Subtema: A economia do território e a sustentabilidade A presente comunicação reflecte sobre as principais transformações do uso do solo ocorridas na primeira década do século XXI, nas áreas adjacentes aos planos de água. A Água desempenha um conjunto de funções-chave em termos ambientais/preservação da biodiversidade, sociais, culturais e económicos, motivando, pela sua escassez em algumas regiões, conflitos bélicos (vide o conflito Síria-Israel pelo controlo dos Montes Golã). Figura 1 - Serviços e Funções da Água 1 Formatada: Tipo de letra: Arial, Negrito Formatada: Tipo de letra: Arial, Negrito Formatada: Tipo de letra: 11 pt Formatada: Tipo de letra: 11 pt Fonte: Extraída de Ecossistemas e Bem-Estar Humano, 2009, p. 353 A Água, decorrente das suas funções, oferece um conjunto diversificado de serviços 1 - habitats para animais e plantas, suporte a actividades económicas e humanas (rega e 1 Serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Estes incluem serviços de produção, regulação e culturais, que afectam directamente as pessoas, e serviços de suporte necessários para manter os restantes serviços. Alterações nestes serviços afectam o bem-estar humano através de impactos na segurança, nos recursos materiais básicos para uma vida com qualidade, na saúde e nas relações sociais e culturais. (Ecossistemas e Bem-Estar Humano, 2009).

2 consumo humano, por exemplo), património e paisagem, e transporte de pessoas e bens. (referência à associação entre a água e a saúde/doença) A diversidade e a importância dos serviços prestados pela Água implicam uma gestão articulada e integrada em áreas alargadas que considerem os interfaces entre as águas de superfície e as águas de profundidade, procurando assegurar a conciliação entre os usos a instalar e/ou instalados, garantindo a sustentabilidade ambiental de todo o sistema. Figura 2 - Dimensões dos interfaces entre as massas de água de superfície e de profundidade 2 Fonte: Extraída de Ecossistemas e Bem-Estar Humano, 2009, p. 349 A Região de Lisboa e Vale do Tejo, abrangida pelas Bacias Hidrográficas do Tejo e das Ribeiras no Oeste, apresenta uma grande riqueza em termos de recursos hídricos nas suas diferentes dimensões interiores de superfície (cerca de duas dezenas de sub-bacias, dois Estuários e Albufeira de Castelo de Bode, por exemplo), interiores subterrâneos (o maior e mais importante sistema aquífero português - Sistema Aquífero do Tejo e Sado) e litoral.

3 O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT) 2 identifica os recursos hídricos como "... uma componente essencial do ordenamento do território..." por ser imprescindível a diversos usos humanos constituindo, como tal, "... uma condicionante estratégica das opções espaciais de desenvolvimento e da localização de usos e actividades...". Figura 3 - Articulação entre Gestão da Água e Ordenamento do Território num quadro de Desenvolvimento Sustentável Extraído: Articulação entre a Gestão da Água e o Ordenamento do Território, MAOTDR, 2008, p Segundo o Ministério do Ambiente Ordenamento do Território e Desenvolvimento Territorial MAOTDR (2008), a articulação entre ordenamento do território e gestão dos recursos hídricos, num sentido abrangente, deve ser entendida numa lógica de desenvolvimento sustentável considerando quatro dimensões que se repercutem sobre o território: ambiental, no que toca à protecção, recuperação e valorização dos recursos naturais e dos serviços ambientais dos ecossistemas, eliminação de tendência de perda de biodiversidade ( ); económico, no que se relaciona com desenvolvimento económico e a promoção da competitividade nos diversos sectores de actividade ( ); social, no que respeita à promoção da inclusão social, da qualidade de vida e do reforço da cidadania ( ); 2 Publicado pela Lei 58/2007, de 4 de Setembro.

4 institucional ( ), enquadramento legislativo, modelos organizacionais ( ) instrumentos de regulamentação (MAOTDR, 2008, p.). Formatada: Cor do tipo de letra: Preto A quinta dimensão, é suporte físico das anteriores, tendo funções de articulação entre elas. De facto, é no território que se podem observar - usos do solo, suas funções, dinâmicas, estruturas e objectivos de coesão territorial (MAOTDR, 2008). Tendo presente a importância do Território enquanto interface entre as várias dimensões, no âmbito da elaboração dos Planos Regionais de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa, foram desenvolvidos estudos sobre os padrões de ocupação do solo. Este, trabalho revelouse essencial para a identificação dos fenómenos territoriais que estão na génese do modelo de ocupação do solo actual, assim como para a identificação das principais dinâmicas, instaladas e emergentes. A metodologia seguida nas duas sub-regiões (cinco NUT III - Grande Lisboa, Península de Setúbal, Oeste, Lezíria, Médio Tejo) foi semelhante e assentou na produção de informação sintética que evidencia as características dominantes das principais tipologias de ocupação, com um grau de detalhe e rigor adaptados à escala do PROT. 4 Figura 4 - Padrões de Ocupação do Solo na Região Oeste e Vale do Tejo (2009) e na AML (2010), respectivamente Os padrões de ocupação do solo apresentam dinâmicas claramente distintas e, em certa medida, opostas: no Oeste e Vale do Tejo, predominância dos espaços

5 florestais (45,3%) e agrícolas (36,0%); na Área Metropolitana de Lisboa, com características fortemente urbanas, dominam as áreas edificadas (33,4%). Todavia, relativamente a esta última sub-região, apesar da importância das áreas construídas será de sublinhar que as áreas florestais e agrícolas representam, no conjunto, cerca de 48%. Relativamente aos padrões de ocupação do solo mais relacionados com os recursos hídricos foram considerados os seguintes Praias, Dunas, Sapais e Zonas Húmidas, Albufeiras e Cursos de Água -, por que apresentarem um peso maior na Área Metropolitana de Lisboa (6%), quando comparado com o Oeste e Vale do Tejo (2%). Figura 5 Padrões de Ocupação do Solo associados aos recursos hídricos na Região Oeste e Vale do Tejo (2009) e na AML (2010), respectivamente 5 Centrando-nos agora nas áreas edificadas face aos planos de água sobressai, desde logo, a forte concentração em torno do Estuário do Tejo, associada à cidade de Lisboa e às suas coroas de expansão mais imediatas, a norte e a sul. Na margem norte da Área Metropolitana de Lisboa registam-se alguns focos de concentração junto ao litoral na Ericeira (potenciado pela conclusão da Auto-estrada) e na área de Colares/Praia das Maçãs (estabilizada relativamente ao PROT-AML 2002). No que se refere à margem sul, concretamente no arco ribeirinho sul, existe um reforço da dimensão urbana, suportada na extensão dos núcleos ribeirinhos para o interior ao longo dos esteiros.

6 Figura 6 Padrões de Ocupação do Solo na AML (1995) 6 Fonte: PROT-AML, 2002 No Oeste e Vale do Tejo, onde as áreas edificadas não ultrapassam os 10% no quadro regional, à excepção das sedes de concelho o restante povoamento apresenta uma grande dispersão pelo território (4,3%). Relativamente à edificação junto ao litoral, apesar de já apresentar alguma relevância ainda não regista fenómenos de continuidade, mesmo considerando uma faixa alargada para o interior (entre os 3 e os 5 km). Todavia, importará salientar algumas concentrações associadas a núcleos urbanos (Peniche, por exemplo), ou dinâmicas territoriais recentes (Óbidos). No que respeita ao uso do solo junto ao Rio Tejo será de distinguir duas realidades a Lezíria, com as áreas edificadas mais afastadas do curso de água; e o Médio do Tejo, em virtude da orografia e da dinâmica territorial, permite uma maior aproximação ao Tejo (Abrantes e Constância, por exemplo).

7 Tabela 1 - PU e PP publicados entre 2001 e 2010 Total Próximo dos Planos de Água Fora de Planos de Água Oeste Médio Tejo Lezíria do Tejo AML-N AML-S Total Desempenhando os Planos de Urbanização e os Planos de Pormenor um papel fundamental em termos de "... regime de uso do solo, definindo modelos de evolução previsível da ocupação humana e da organização de redes e sistemas urbanos..." (número 2, Artigo 69 do RJIGT, na sua redacção actual), procedeu-se a um levantamento destes Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) publicados entre 2001 e 2010, de modo a aferir a dinâmica de planeamento ocorrida na primeira década deste século. Daqui resultou um universo de 96 Planos, maioritariamente concentrados na Área Metropolitana de Lisboa. Figura 7 - Planos de Urbanização publicados entre 2001 e

8 Figura 8 - Planos de Pormenor publicados entre 2001 e 2010 Tendo presente o objecto da reflexão - principais transformações do uso do solo nas áreas adjacentes aos planos de água -, foi definido um "Buffer" de 2 km em torno dos Planos de Água, dos Estuários e das Áreas Costeiras, tendo sido considerados dentro da área assim definida os Planos de Urbanização e os Planos de Pormenor publicados e as alterações em regime normal ocorridas. Deste levantamento resultou que dos 96 Planos totais, 47 incidem sobre áreas localizadas a menos de 2 km de Planos de Água, Estuários e Áreas Costeiras, ou seja, 49% dos PU e PP publicados. 8 Tabela 2 - Usos dominantes nos PU e PP publicados entre 2001 e 2010 Usos Dominantes Habitação Act. Económica Turismo Misto Outro Total Oeste Médio Tejo Lezíria do Tejo AML-N AML-S Total Formatada: Tipo de letra: 10 pt, Negrito, Cor do tipo de letra: Automática

9 No sentido de melhor aferir a dinâmica, ou o uso, a conferir aos territórios objecto de Planos de Urbanização ou de Planos de Pormenor, identificaram-se os usos dominantes nos Planos localizados no Buffer de 2 km, onde sobressai a habitação. Tendo sido considerado um grupo de usos mistos, importa também referir que todos os Planos com usos mistos consideram, igualmente, a habitação, o que transforma este, claramente, no uso mais presente nos IGT publicados na 1ª década do século XXI. Tabela 3 - Dinâmica da classificação do solo Reclassificação de solo/alteração do PDM ou concretização do PDM Alteração do PDM Alteração do PDM Alteração e Concretização com reclassificação sem reclassificação do concretização do do PDM do solo solo PDM Total Oeste Médio Tejo Lezíria do Tejo AML-N AML-S Total Formatada: Tipo de letra: 10 pt, Não Negrito Considerando as implicações sobre o regime de uso do solo dos PU e PP nas áreas próximas aos Planos de Água verifica-se que, num grande número de situações (18 em 46) existe uma concretização do Plano Director Municipal (PDM), ou seja, a estratégia municipal em matéria de ordenamento do território já passava por estas opções. Importa aqui relembrar que a maior parte dos PDM da Região de Lisboa e Vale do Tejo datam da década de 90, onde a articulação entre recursos hídricos e ordenamento do território era ainda efectuada de modo bastante incipiente. 9 Lições para o Futuro A gestão da água engloba o planeamento do aproveitamento dos recursos hídricos, da protecção, recuperação e melhoramento do estado das águas e dos ecossistemas associados, bem como a protecção de pessoas perante situações extremas, designadamente cheias e secas (MAOTDR, 2008). O planeamento de nível municipal, escala última que estabelece o uso a conferir ao solo, deve equacionar a Água nas suas várias dimensões suporte (ciclo de nutrientes), produção (água potável), regulação (controlo de doenças, purificação da

10 água, regulação das áreas de risco) e cultural (paisagem e recreio) -, evitando a repetição de erros cometidos no passado. Relativamente à Região de Lisboa e Vale do Tejo será importante destacar o exercício de Planeamento e de Ordenamento do Território desenvolvido na Região de Lisboa e Vale do Tejo através dos Planos de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa (alteração), onde a água é um elemento chave no sistema ambiental e na sustentabilidade do modelo territorial, não só pelos valores ecológicos que lhe estão associados mas também pela protecção do recurso. Recuperam-se aqui duas Normas Orientadoras do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo, a transpor para os Planos Municipais de Ordenamento do Território, que visam, essencialmente, ordenar o território numa lógica de redução da pressão sobre o recurso Água, nas dimensões solo e paisagem: - Qualificação do Solo Rural Directriz Interditar a construção de novas edificações nas áreas agrícolas de baixa aluvionar, à excepção de edificações relacionadas com o potencial agrícola e ecológico, Turismo em Espaço Rural e infra-estruturas públicas; - Sistema Ambiental - Litoral Directriz 2.1 Interditar, na orla costeira de 500 m, novas edificações fora de perímetros urbanos aferidos em função do POOC; Directriz 2.2 Restringir e condicionar a ocupação edificada na zona costeira de 2 km. 10 Agradecimentos Chefias e Técnicos da Direcção de Serviços de Ordenamento do Território, das Divisões Sub-Regionais e da Sala de Digitalização da CCDR-LVT.

Estrutura Regional de Protecção e Valorização Ambiental

Estrutura Regional de Protecção e Valorização Ambiental Documento de Trabalho Área sectorial Estrutura Regional de Protecção e Valorização Ambiental Designação do documento Diagnóstico Estratégico/Visão Contacto da equipa Data 03 07 Equipa: Hipólito Bettencourt,

Leia mais

Vital Rosário Licenciado em Urbanismo Adjunto da Coordenação do PROT OVT

Vital Rosário Licenciado em Urbanismo Adjunto da Coordenação do PROT OVT http://consulta-protovt.inescporto.pt/ Vital Rosário Licenciado em Urbanismo Adjunto da Coordenação do PROT OVT PENICHE * 06 DE NOVEMBRO DE 2008 PROT: O QUE É É um instrumento de desenvolvimento territorial

Leia mais

A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora. de Instrumentos de Gestão Territorial

A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora. de Instrumentos de Gestão Territorial Workshop Regulamentação da Cartografia a utilizar nos Instrumentos de Gestão Territorial A ARH do Tejo, I.P., enquanto Promotora de Instrumentos de Gestão Territorial Susana Firmo 15-04-1012/03/09 Administração

Leia mais

Planos Directores Municipais Enquadramento Jurídico

Planos Directores Municipais Enquadramento Jurídico Planos Directores Municipais Enquadramento Jurídico Lei de Bases de OT e Urbanismo Lei n.º 48/98 de 11 de Agosto - Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo Lei n.º 54/2007 de

Leia mais

O sistema de gestão territorial Âmbito territorial Tipos de Instrumentos de Gestão Territorial

O sistema de gestão territorial Âmbito territorial Tipos de Instrumentos de Gestão Territorial Sumário O sistema de gestão territorial Âmbito territorial Tipos de Instrumentos de Gestão Territorial Caracterização dos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) Objectivos e conteúdos Composição Exemplos

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL

GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS ESTRUTURA ECOLÓGICA DO MUNICIPIO DE SETÚBAL GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS Estrutura da apresentação: 1. Enquadramento 2. Objetivos 3. Metodologia 4. Estrutura Ecológica Municipal (EEM) 5. Compatibilização com o PROTAML 6. Corredores Ecológicos 7.

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance

Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance Revisão do PDM de Vila Real de Santo António Avaliação Ambiental Estratégica: Âmbito e Alcance Pedro Bettencourt 1 1 Geólogo, Director-Geral NEMUS, Gestão e Requalificação Ambiental Vila Real de Santo

Leia mais

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro

SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES. biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida. Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro SERVIÇO DOS ECOSSISTEMAS NAS CIDADES biodiversidade e adaptação climática o serviço da qualidade de vida Gestão da Estrutura Ecológica do Barreiro CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XIX a localização

Leia mais

Ordenamento do Espaço Rural

Ordenamento do Espaço Rural Ordenamento do Espaço Rural Ano lectivo 2005/2006 Capítulo 4 Ordenamento do Espaço Rural 1 4.1 A Política Nacional de Ordenamento do Território 2 Ordenamento do Território Assenta no sistema de gestão

Leia mais

Modelo n.º 1. Revisão do Plano Diretor Municipal do Seixal. Lisboa Península de Setúbal Seixal

Modelo n.º 1. Revisão do Plano Diretor Municipal do Seixal. Lisboa Península de Setúbal Seixal Designação Revisão do Plano Diretor Municipal do Seixal Localização Região/NUT II NUT III Município Lisboa Península de Setúbal Seixal Valores globais Área do município 9541,4 Ano de referencia do PDM

Leia mais

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território O Planeamento do Território em Portugal Gestão e ordenamento do território Henrique Miguel Pereira Enquadramento jurídico Constituição da República Lei de Bases do Ambiente (Lei 11/1987) Lei de Bases de

Leia mais

PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL

PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL P L A N O D I R E T O R M U N I C I P A L DO S E I X A L R E V I S Ã O PROTEÇÃO DO ESPAÇO NATURAL E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL 27 DE FEVEREIRO DE 2014 VISÃO ESTRATÉGICA PARA O MUNICÍPIO EIXOS ESTRUTURANTES

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALENQUER

MUNICÍPIO DE ALENQUER MUNICÍPIO DE ALENQUER IX Reunião da Comissão de Acompanhamento 3 de Novembro REVISÃO DO ponto de Situação Trabalhos / Estudos concluídos 1. Estudos de Caracterização (inclui rede natura, mapa de ruído

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA S e m i n á r i o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA IST 03 Nov 2004 Quaternaire Portugal http://www.quaternaire.pt Decreto-lei n.º 380/99: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PRELIMINAR. Óbidos, 2 Agosto 2006

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PRELIMINAR. Óbidos, 2 Agosto 2006 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PRELIMINAR Óbidos, 2 Agosto 2006 A Região 3 NUTS III 33 CONCELHOS 805 633 HABITANTES Dados base OESTE % face ao Total Região MÉDIO TEJO % face ao Total Região LEZÍRIA TEJO % face

Leia mais

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 1º semestre

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 1º semestre Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 1º semestre GESTÃO DE AMBIENTE E TERRITÓRIO Instrumentos de ordenamento do território 9ª aula Legislação fundamental OT Lei nº 48/98, de 11 de Agosto - Lei de

Leia mais

2. Termos de referência 2.1 Área de Intervenção 2.2 Enquadramento no PDM

2. Termos de referência 2.1 Área de Intervenção 2.2 Enquadramento no PDM Janeiro 2010 Fundamentação para a Elaboração do Plano de Pormenor do Conjunto das Azenhas do Boco Termos de Referência Índice 1. Introdução 2. Termos de referência 2.1 Área de Intervenção 2.2 Enquadramento

Leia mais

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso Laboratório Nacional de Engenharia Civil Recursos Naturais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Lisboa 26 de Março Gestão de Recursos Naturais e Competitividade: do conhecimento à geração do compromisso

Leia mais

DPGU DEPPC GAB.PLANEAMENTO

DPGU DEPPC GAB.PLANEAMENTO Proposta de Alteração por Adaptação 1 DPGU DEPPC GAB.PLANEAMENTO OS INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL PODEM SER OBJECTO DE: 1. ALTERAÇÃO (decorridos 3 anos após a entrada em vigor) Da evolução das condições

Leia mais

PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE MAGOS

PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE MAGOS INAG INSTITUTO DA ÁGUA PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE MAGOS RELATÓRIO DE PONDERAÇÃO DA DISCUSSÃO PÚBLICA DEZEMBRO 2006 Trabalho elaborado pela HIDROPROJECTO, Engenharia e Gestão, S.A., cujo sistema

Leia mais

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8 PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DO GROU TERMOS DE REFERÊNCIA 1/8 Índice 1. Introdução 2. Enquadramento legal do plano 3. Enquadramento territorial da área de intervenção 4. Oportunidade da elaboração do plano

Leia mais

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e Estratégia Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e estratégia A. O processo B. A síntese do diagnóstico C. A visão e

Leia mais

Termos de Referência do Plano de Pormenor da Costa de Lavos

Termos de Referência do Plano de Pormenor da Costa de Lavos MUNICIPIO DA FIGUEIRA DA FOZ CÂMARA MUNICIPAL Divisão de Ordenamento do Território Termos de Referência do Plano de Pormenor da Costa de Lavos Os Técnicos Superiores de Planeamento Regional e Urbano Victor

Leia mais

O Sistema Nacional de Indicadores de Ordenamento do Território e a sua articulação com outros sistemas de indicadores

O Sistema Nacional de Indicadores de Ordenamento do Território e a sua articulação com outros sistemas de indicadores O Sistema Nacional de Indicadores de Ordenamento do Território e a sua articulação com outros sistemas de indicadores Vitor Campos Director-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano Porquê

Leia mais

O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo

O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo Seminário Nacional Eco-Escolas Águeda 25 Janeiro 2013 O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo Fátima Lopes Alves Departamento de Ambiente e Ordenamento CESAM

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA JUSTIFICAÇÃO DA NÃO SUJEIÇÃO A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA Fevereiro de 2011 JUSTIFICAÇÃO DA NÃO SUJEIÇÃO

Leia mais

GESTÃO DE ÁREAS METROPOLITANAS E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

GESTÃO DE ÁREAS METROPOLITANAS E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO GESTÃO DE ÁREAS METROPOLITANAS E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Recursos Naturais e Áreas Metropolitanas - Zonas Ribeirinhas e Perspectivas de Requalificação Maria da

Leia mais

b) Planta de implantação do Plano de Pormenor da UNOP 8 de Tróia (desenho n.º 1 dos elementos de constituição do PP)

b) Planta de implantação do Plano de Pormenor da UNOP 8 de Tróia (desenho n.º 1 dos elementos de constituição do PP) O presente relatório diz respeito à Proposta de Alteração da Delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) na área de intervenção do Plano de Pormenor da UNOP 8 de Tróia (adiante designado por PP), no

Leia mais

Natureza e Biodiversidade

Natureza e Biodiversidade Estratégia e Desenvolvimento Oficina 7 de junho de 2016, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro População e Cidade 19 de Maio / 21:00 H Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro Modernização

Leia mais

primeira Revisão do Plano Diretor Municipal do Cartaxo Modelo preliminar de ordenamento [Guia Orientador para a Discussão]

primeira Revisão do Plano Diretor Municipal do Cartaxo Modelo preliminar de ordenamento [Guia Orientador para a Discussão] primeira Revisão do Plano Diretor Municipal do Cartaxo Modelo preliminar de ordenamento [Guia Orientador para a Discussão] março 2016 1 - Porque apresentamos e discutimos, nesta fase, a proposta de revisão

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL No âmbito da elaboração do Plano de Pormenor da UNOP7 de Tróia Câmara Municipal de Grândola Março de 2011 O presente relatório diz respeito

Leia mais

Ficha de Dados Estatísticos do Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Cerveira

Ficha de Dados Estatísticos do Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Cerveira Fic de Dados Estatísticos do Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Cerveira Designação Revisão Plano Diretor Municipal de Vila Nova de Cerveira Localização Região / NUT II Município Norte Vila Nova de

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR 5ª Sessão GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA Teresa Leonardo Instituto Superior Técnico, 3 Novembro de 2004 1 1 - A orla costeira caracteriza-se por:

Leia mais

REGIÃO NORTE ÁREA METROPOLITANA DO PORTO REDE DE ÁREAS CLASSIFICADAS REDE DE PARQUES METROPOLITANOS anos de povoamento intenso

REGIÃO NORTE ÁREA METROPOLITANA DO PORTO REDE DE ÁREAS CLASSIFICADAS REDE DE PARQUES METROPOLITANOS anos de povoamento intenso REGIÃO NORTE ÁREA METROPOLITANA DO PORTO REDE DE ÁREAS CLASSIFICADAS REDE DE PARQUES METROPOLITANOS 5000 anos de povoamento intenso 1 REGIÃO NORTE Uma região minoritariamente inserida na bacia hidrográfica

Leia mais

Avaliação da execução do sistema de gestão territorial

Avaliação da execução do sistema de gestão territorial Avaliação da execução do sistema de gestão territorial Instrumentos de gestão territorial em vigor Usos do solo e evolução do solo urbano Nos termos do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial

Leia mais

Municípios Sustentáveis

Municípios Sustentáveis Municípios Sustentáveis ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO AMBIENTE URBANO Lisboa 11 de fevereiro de 2014 ÍNDICE Descrição do Indicador Ordenamento do Território e Ambiente Urbano Metodologia: Sub indicadores A.

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 1ª Aula Prática Objectivos: Revisão de conceitos relacionados com o subsistema natural em Ordenamento do Território Metodologia do Sistema

Leia mais

Plano de Pormenor da Praia Grande. Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território

Plano de Pormenor da Praia Grande. Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território Índice 1. Localização e Termos de referência 2. Eixos Estratégicos e Objetivos 3. Enquadramento legal 4. Diagnóstico 5. Proposta 6. Concertação

Leia mais

Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território. Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL

Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território. Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL LEI CONSTITUCIONAL nº 1/2005 Artigo 9.º Tarefas fundamentais do Estado São tarefas fundamentais

Leia mais

Relatório de Avaliação de Execução do PDM de VRSA em vigor

Relatório de Avaliação de Execução do PDM de VRSA em vigor Processo de Revisão do PLANO DIRECTOR MUNICIPAL de VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO 1ª Reunião Plenária da Comissão de Acompanhamento 23 de Junho de 2009 Relatório de Avaliação de Execução do PDM de VRSA em

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO. Diário da República, 1.ª série N.º de Março de

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO. Diário da República, 1.ª série N.º de Março de Diário da República, 1.ª série N.º 56 21 de Março de 2011 1575 Nos termos do disposto no artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 93/90, de 19 de Março, aplicável por força do disposto no n.º 2 do artigo 41.º do

Leia mais

Câmara Municipal de Sesimbra DIVISÃO DE PLANEAMENTO URBANISTÍCO

Câmara Municipal de Sesimbra DIVISÃO DE PLANEAMENTO URBANISTÍCO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA RIBEIRA DO MARCHANTE VERSÃO FINAL REGULAMENTO Câmara Municipal de Sesimbra DIVISÃO DE PLANEAMENTO URBANISTÍCO ÍNDICE TÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Âmbito...3 Artigo

Leia mais

R e v i s ã o d o P R O T A L G A R V E (Aprovado no Conselho de Ministros de 24 de Maio de 2007)

R e v i s ã o d o P R O T A L G A R V E (Aprovado no Conselho de Ministros de 24 de Maio de 2007) R e v i s ã o d o P R O T A L G A R V E (Aprovado no Conselho de Ministros de 24 de Maio de 2007) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES.1. Como se deverá processar a adaptação dos Planos Directores Municipais (PDM)

Leia mais

15 e 16 de Dezembro de 2010

15 e 16 de Dezembro de 2010 Jornadas MOPT 15 e 16 de Dezembro de 2010 Conflitos e Políticas Territoriais: uma abordagem integrada aos processos de urbanização A estruturação da(s) periferia(s) alargada(s): princípios orientadores

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL PLANO DE URBANIZAÇÃO PARA O UP4 DE SANTARÉM - PROPOSTA DE PLANO

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL PLANO DE URBANIZAÇÃO PARA O UP4 DE SANTARÉM - PROPOSTA DE PLANO AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL PLANO DE URBANIZAÇÃO PARA O UP4 DE SANTARÉM - PROPOSTA DE PLANO OUTUBRO - 2010 2 AAE DO PLANO DE URBANIZAÇÃO UP4 SANTARÉM Índice 1. Introdução... 4

Leia mais

Estrutura da Apresentação

Estrutura da Apresentação Turismo, Planeamento e Ordenamento do Território no Algarve Dr. Sérgio Palma Brito sergiopalmabrito@gmail.com Faro, 09 de Novembro 1 Estrutura da Apresentação Proposta de Metodologia O Planeamento do Território

Leia mais

1. Matriz de compatibilização das classes de espaço dos Planos Directores Municipais com as Classes de Espaço propostas pelo POOC.

1. Matriz de compatibilização das classes de espaço dos Planos Directores Municipais com as Classes de Espaço propostas pelo POOC. Lista de quadros 1. Matriz de compatibilização das classes de espaço dos Planos Directores Municipais com as Classes de Espaço propostas pelo. 2. UOPG do : Correspondência entre classes de espaço (/PDM).

Leia mais

Plano de Ordenamento de Parque Arqueológico POPA

Plano de Ordenamento de Parque Arqueológico POPA V Encontro Nacional de Planeadores O planeador e a sua experiência profissional: Estudo de casos e balanço da actividade Plano de Ordenamento de Parque Arqueológico POPA Fernando Pau-Preto & Luís Luís

Leia mais

EDITAL Nº 39/X-2º/

EDITAL Nº 39/X-2º/ /X-2º/2010-11 (Sobre o Plano de Pormenor das Praias de Transição (PP5)) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA Torno público que na Reunião da Sessão

Leia mais

O SISTEMA DE PLANEAMENTO PORTUGUÊS Doutoramento em Arquitetura ULP

O SISTEMA DE PLANEAMENTO PORTUGUÊS Doutoramento em Arquitetura ULP Vítor Oliveira O SISTEMA DE PLANEAMENTO PORTUGUÊS Doutoramento em Arquitetura ULP Aulas de Planeamento Urbano Estrutura da apresentação 1. Introdução 1.1. A Lei de Bases Gerais da Politica Pública de Solos,

Leia mais

UMA VISÃO ACTUAL SOBRE OS PLANOS DE ORDENAMETO DA ORLA COSTEIRA

UMA VISÃO ACTUAL SOBRE OS PLANOS DE ORDENAMETO DA ORLA COSTEIRA Lei da Água - Lei n.º 58/2005,de 29 de Dezembro SESSÃO DE DEBATE PLANO DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA DA ÁREA TERRITORIAL DA ARH TEJO I.P. UMA VISÃO ACTUAL SOBRE OS PLANOS DE ORDENAMETO DA ORLA COSTEIRA

Leia mais

Conflitos de ordenamento

Conflitos de ordenamento Des. Designação 1 1 Quarteira nascente conflito Concelho Motivo de conflito Proposta do POOC Loulé Espaço Urbanizável em zona de risco e de enquadramento Alteração para Espaço de Enquadramento que implica

Leia mais

PLANOS DE ORDENAMENTO DE PARQUES ARQUEOLÓGICOS, OS PARENTES POBRES DOS PEOTs

PLANOS DE ORDENAMENTO DE PARQUES ARQUEOLÓGICOS, OS PARENTES POBRES DOS PEOTs 3.ª Sessão ÂMBITO NACIONAL PLANOS DE ORDENAMENTO DE PARQUES ARQUEOLÓGICOS, OS PARENTES POBRES DOS PEOTs Com base na dissertação de mestrado, defendida em 2005 Fernando Pau-Preto fernando@paupreto.net www.paupreto.net

Leia mais

Ordenamento e gestão do território Grandes empreendimentos obras públicas e construção sustentável

Ordenamento e gestão do território Grandes empreendimentos obras públicas e construção sustentável MEAmb, 2º ano, 2º sem, 2008-09 Valências Ambientais em Engenharia Ordenamento e gestão do território Grandes empreendimentos obras públicas e construção sustentável 9ª aula Maria do Rosário Partidário

Leia mais

2ª FASE - AVALIAÇÃO DOS POOC NA ÁREA DE JURISDIÇÃO DA ARH DO TEJO

2ª FASE - AVALIAÇÃO DOS POOC NA ÁREA DE JURISDIÇÃO DA ARH DO TEJO NOTA FINAL Todos os aspectos referidos são decorrentes das análises e reflexões efectuadas pela equipa da ARH do Tejo, pelas 13 Autarquias integradas naquela área de jurisdição, pela Biodesign enquanto

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 7ª Aula Prática Continuação do trabalho à escala 1:10000 8ª Aula Prática Apresentações dos trabalhos desenvolvidos à escala 1:10000. 9ª Aula

Leia mais

Utilização da COS no Município de LEIRIA. LUISA GONÇALVES

Utilização da COS no Município de LEIRIA. LUISA GONÇALVES Utilização da COS no Município de LEIRIA LUISA GONÇALVES lgoncalves@cm-leiria.pt abril 2018 I Revisão do Plano Diretor Municipal II Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios III- Análise das

Leia mais

Regadio, Paisagem Rural e Ordenamento do Território. Os Novos Oásis?...

Regadio, Paisagem Rural e Ordenamento do Território. Os Novos Oásis?... V Congresso Nacional do Milho Os Novos Oásis?... Maria da Graça Amaral Neto Saraiva Profª Associada da UTL MAOTDR gsaraiva@sapo.pt Culturas de Regadio Oportunidades desenvolvimento rural fixação das populações

Leia mais

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e 9 de Outubro de 2008 ISEP Recursos Geológicos: Pressupostos Instrumentos Programáticos de Instrumentos Programáticos de Ordenamento Sectorial Acção

Leia mais

PLANO DE PORMENOR PARA A UOPG 13 (DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA MEIA PRAIA)

PLANO DE PORMENOR PARA A UOPG 13 (DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA MEIA PRAIA) PLANO DE PORMENOR PARA A UOPG 13 (DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA MEIA PRAIA) TERMOS DE REFERÊNCIA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOS DEPARTAMENTO DE PLANEAMENTO E GESTÃO URBANÍSTICA 2010 1. ENQUADRAMENTO LEGAL DO PLANO

Leia mais

Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC)

Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) Sessão pública de apresentação dos resultados dos trabalhos da ENAAC - 1ª fase Ordenamento do Território e Cidades Marta Afonso Direção-Geral

Leia mais

A INTEGRAÇÃO DOS RISCOS NO PLANEAMENTO MUNICIPAL - O CASO DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE SETÚBAL

A INTEGRAÇÃO DOS RISCOS NO PLANEAMENTO MUNICIPAL - O CASO DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE SETÚBAL INTEGRATING RISKS IN MUNICIPAL PLANNING - THE CASE OF SETÚBAL S MASTER PLAN REVISION ESTRUTURA 1. Introdução 2. Planeamento Municipal e Riscos 3. Concelho de Setúbal Da Diversidade à Suscetibilidade Territorial

Leia mais

Regulamentação da Cartografia para os Instrumentos de Gestão do Território. rio. O caso do Município de Loures

Regulamentação da Cartografia para os Instrumentos de Gestão do Território. rio. O caso do Município de Loures Regulamentação da Cartografia para os Instrumentos de Gestão do Território rio O caso do Município de Loures Maio 2011 Sumário O Município de Loures os IGT existentes Nova regulamentação implicações sobre

Leia mais

DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão

DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão 1 DIA NACIONAL DA ÁGUA 2007 Água, um bem ambiental global António Eira Leitão GEOTA 1 de Outubro 2007 Dia Nacional da Água A função social e a importância económica e ambiental da água 2 A água é um dos

Leia mais

PENICHE: Um olhar sobre o Ordenamento do Território Concelhio Peniche 6 de Novembro de 2008

PENICHE: Um olhar sobre o Ordenamento do Território Concelhio Peniche 6 de Novembro de 2008 PENICHE: Um olhar sobre o Ordenamento do Território Concelhio - Pensa-se que durante última glaciação (Würm), tenha deixado de ser uma ilha, passando a estar ligada em permanência ao continente. Após este

Leia mais

Delimitação e normativa para a urbanização rural difusa em Mafra

Delimitação e normativa para a urbanização rural difusa em Mafra Delimitação e normativa para a urbanização rural difusa em Mafra Seminário: A Ocupação Dispersa no quadro dos PROT e dos PDM Universidade de Évora Évora 12 de Novembro de 2009 :00 Índice :01 :02 Definição

Leia mais

VOLUME II Introdução e enquadramento

VOLUME II Introdução e enquadramento #$ VOLUME I RELATÓRIO SÍNTESE VOLUME II Introdução e enquadramento Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 - Enquadramento das Políticas e Instrumentos de Ordenamento Territorial VOLUME III PATRIMÓNIO NATURAL

Leia mais

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014

Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 Ordenamento do Território Nível Municipal Ano lectivo 2013/2014 2ª Aula Prática 1ª Apresentação 3ª Aula Prática Apresentação da Metodologia Sistema-Paisagem. Aptidão ecológica às diferentes actividades

Leia mais

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal.

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Discussão para obtenção do grau de Mestre em Urbanismo e Ordenamento do Território Patrícia

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA. Relatório de Concertação

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA. Relatório de Concertação CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA Relatório de Concertação Março de 2011 A Câmara Municipal deliberou proceder à elaboração do Plano de Pormenor

Leia mais

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL PROPOSTA DE INCLUSÕES MEMÓRIA DESCRITIVA Junho de 2013 RAN BRUTA (VALIDADA) IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS A INCLUIR NA RAN BRUTA Índice I. Âmbito da RAN... 1 II. Delimitação das Áreas a Integrar a RAN bruta...

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Pllano Diirector Muniiciipall de Coiimbra 2.ª Alteração AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Janeiro 2010 A presente Declaração Ambiental (DA), que integra o procedimento de Avaliação Ambiental

Leia mais

Reserva Ecológica Nacional

Reserva Ecológica Nacional Ndu1 REN 1 Importância e Dfiiã Definição É uma estrutura biofísica É uma restrição de utilidade pública Objectivos Proteger recursos naturais (ênfase na água e solo) Prevenir riscos sustentabilidade ambiental

Leia mais

ORDENAMENTO DE TERRITÓRIO

ORDENAMENTO DE TERRITÓRIO F O R M A Ç Ã O ORDENAMENTO DE TERRITÓRIO ANTÓNIO PAIVA O Município percebe, estuda e regula o território concelhio com o apoio de um setor técnico, de uma área técnica, de uma divisão ou de um departamento

Leia mais

11ª aula - Caso de estudo de Tomar

11ª aula - Caso de estudo de Tomar 11ª aula - Caso de estudo de Tomar Plano Director Municipal Tomar Componente Ambiental Figura? Dispersão da Edificação em Tomar Objectivos gerais: Caracterizar os elementos ambientais fundamentais no

Leia mais

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro. Revisão do Plano Diretor Municipal

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro. Revisão do Plano Diretor Municipal Designação Revisão do Plano Diretor Municipal Localização Região/NUT II Município Lugar Região Autónoma da Madeira Funcl Il da Madeira Valores globais Área do município 7614,32 Ano de referencia do PDM

Leia mais

PLANO PORMENOR DA ÁREA DE INTERVENÇÃO ESPECIFICA DE EQUIPAMENTOS E USO TURÍSTICO A NORTE DE ALJEZUR TERMOS DE REFERÊNCIA

PLANO PORMENOR DA ÁREA DE INTERVENÇÃO ESPECIFICA DE EQUIPAMENTOS E USO TURÍSTICO A NORTE DE ALJEZUR TERMOS DE REFERÊNCIA PLANO PORMENOR DA ÁREA DE INTERVENÇÃO ESPECIFICA DE EQUIPAMENTOS E USO TURÍSTICO A NORTE DE ALJEZUR TERMOS DE REFERÊNCIA 1. ENQUADRAMENTO A Área de Intervenção Especifica de Equipamentos e Uso Turístico

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica

Avaliação Ambiental Estratégica Engenharia Civil, 5º ano / 9º semestre Engenharia do Território, 4º ano / 8º semestre Avaliação Ambiental Estratégica IMPACTE AMBIENTAL 13 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Âmbito dos Instrumentos

Leia mais

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA ECO XXI PERCURSO. O Município do Fundão iniciou a sua participação no programa ECO XXI no ano 2007.. Participou nos anos 2008, 2009,

Leia mais

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL

RESERVA AGRÍCOLA NACIONAL PROPOSTA DE EXCLUSÕES MEMÓRIA DESCRITIVA Junho de 2013 RAN Bruta (Validada) Identificação das Áreas a Excluir da RAN Bruta Índice I Âmbito da RAN... 2 II Delimitação das Áreas a Integrar a RAN bruta...

Leia mais

Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo

Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo Estrutura institucional de gestão dos recursos hídricos portugueses Modelo em estudo 7 de Setembro de 2011 AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE DIRECÇÃO DIRECTOR-GERAL SUBDIRECTORA-GERAL 1 SUBDIRECTORA-GERAL

Leia mais

2.ª REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE PENAFIEL TERMOS DE REFERÊNCIA

2.ª REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE PENAFIEL TERMOS DE REFERÊNCIA 2.ª REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE PENAFIEL TERMOS DE REFERÊNCIA 2.ª Revisão PDM fevereiro 2019 Termos de Referência 1 de 10 Í N D I C E INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS...

Leia mais

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro Designação Revisão do PDM de Alandroal Localização Região/NUT II Município Alentejo Alandroal Lugar Valores globais Área do município 54268 Ano de referencia do PDM 2011 Ano horizonte do PDM 2026 total

Leia mais

ANEXO I - Organização dos objetos nas plantas dos planos territoriais A - Planta de Ordenamento ou Planta de Zonamento

ANEXO I - Organização dos objetos nas plantas dos planos territoriais A - Planta de Ordenamento ou Planta de Zonamento SUB Área de Intervenção do Plano Área de Intervenção do Plano Área de Intervenção do Plano 1 Classificação e Qualificação do Solo Solo Urbano Espaço Central 2 Classificação e Qualificação do Solo Solo

Leia mais

O Ordenamento do Território no Âmbito do Novo Quadro Legal

O Ordenamento do Território no Âmbito do Novo Quadro Legal I as Jornadas Ambientais da Beira Interior Castelo Branco, 27 a 29 de Novembro de 2001 O Ordenamento do Território no Âmbito do Novo Quadro Legal Luís Quinta-Nova / Paulo Magalhães Escola Superior Agrária

Leia mais

1. Área a abranger pelo Plano de Pormenor

1. Área a abranger pelo Plano de Pormenor Presidente da Câmara Municipal do Porto Valongo, 5 de Novembro de 2010 Assunto: Proposta de celebração de contrato PAUPERVAL - INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, S.A., na qualidade de proprietária

Leia mais

As mais valias associadas à classificação do solo como urbano

As mais valias associadas à classificação do solo como urbano A LBSOTU perante as mais e menos valias originadas pelo Sistema de Planeamento As mais valias associadas à classificação do solo como urbano José António Lameiras - Urbanista ÍNDICE DESAFIOS NA ELABORAÇÃO

Leia mais

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre

Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre Mestrado em Engenharia do Ambiente 4º ano / 2º semestre GESTÃO DE AMBIENTE E TERRITÓRIO A dimensão territorial do DS Alterações climáticas, desertificação, biodiversidade e pobreza 3ª aula Dimensão territorial

Leia mais

PLANO de PORMENOR da ZONA INDUSTRIAL do CANHOSO Alteração TERMOS DE REFERÊNCIA

PLANO de PORMENOR da ZONA INDUSTRIAL do CANHOSO Alteração TERMOS DE REFERÊNCIA Alteração do Plano de Pormenor da Zona Industrial do Canhoso T E R M O S D E R E F E R Ê N C I A Pág. 1 de 5 PLANO de PORMENOR da ZONA INDUSTRIAL do CANHOSO Alteração TERMOS DE REFERÊNCIA JULHO DE 2016

Leia mais

Carta Municipal de Património Edificado

Carta Municipal de Património Edificado Município de Óbidos Introdução A presente proposta tem por objectivo a identificação e caracterização da e respectivo Inventário Municipal de Património Edificado na área do município de Óbidos, destinando-se

Leia mais

FOLHA INFORMATIVA N.º 6

FOLHA INFORMATIVA N.º 6 Alcobaça Abrantes Mafra Santarém Enquadramento Na Infodata n.º 9 dedicada à temática da Reabilitação Urbana na RLVT - elaborada em junho 216 e disponível no sítio da CCDR LVT (https://issuu.com/ccdr-lvt/docs/infodata_9_216713_reabilitacaourb/)

Leia mais

Censos Resultados Preliminares. Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE. Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001

Censos Resultados Preliminares. Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE. Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001 Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001 Censos 2001 Resultados Preliminares Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE A População Residente da Região de Lisboa e Vale do Tejo, cerca

Leia mais

Câmara Municipal de Oeiras. Reserva Agrícola Nacional. Memória Descritiva

Câmara Municipal de Oeiras. Reserva Agrícola Nacional. Memória Descritiva Câmara Municipal de Oeiras Reserva Agrícola Nacional Memória Descritiva GPDEIG/CMO, 30 de Abril de 2015 Reserva Agrícola Nacional Bruta para o Concelho de Oeiras GPDEIG/CMO, 30 de Abril de 2015 I- Enquadramento

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER PLANO DE PORMENOR DA BOA VISTA TERMOS DE REFERÊNCIA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER PLANO DE PORMENOR DA BOA VISTA TERMOS DE REFERÊNCIA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER PLANO DE PORMENOR DA BOA VISTA TERMOS DE REFERÊNCIA Março 2009 Índice 1. Introdução... 1 2. Localização e confrontações... 1 3. Enquadramento territorial da área de intervenção...

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA CÂMARA MUNICIPAL DE SINES DEPARTAMENTO DE AMBIENTE, PLANEAMENTO E URBANISMO

Leia mais

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DE BOI ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS/TERMOS DE REFERÊNCIA

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DE BOI ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS/TERMOS DE REFERÊNCIA Câmara Municipal de Vila do Bispo PLANO DE URBANIZAÇÃO DE VALE DE BOI ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS/TERMOS DE REFERÊNCIA JULHO 2008 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ENQUADRAMENTO TERRITORIAL DA ÁREA DE INTERVENÇÃO...

Leia mais

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 1.. REGULAMENTO 2.. PLANTA DE ORDENAMENTO 3.. RELATÓRIO 4.. PLANTA DE CONDICIONANTES

Leia mais

A DELIMITAÇÃO DOS AGLOMERADOS URBANOS E RURAIS NA REVISÃO DO PDM DE TOMAR

A DELIMITAÇÃO DOS AGLOMERADOS URBANOS E RURAIS NA REVISÃO DO PDM DE TOMAR Seminário: A Ocupação dispersa no quadro dos PROT e dos PDM Évora 12 de Novembro de 2009 A DELIMITAÇÃO DOS AGLOMERADOS URBANOS E RURAIS NA REVISÃO DO PDM DE TOMAR INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CESUR Centro

Leia mais

REVISÃO DO P L A N O D E U R B A N I Z A Ç Ã O D E M O N T E M O R - O - N O V O

REVISÃO DO P L A N O D E U R B A N I Z A Ç Ã O D E M O N T E M O R - O - N O V O REVISÃO DO P L A N O D E U R B A N I Z A Ç Ã O D E M O N T E M O R - O - N O V O DISPENSA DE PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA M u n i c í p i o d e M o n t e m o r - o - N o v o S e r v

Leia mais

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro

FICHA DE DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANO DIRECTOR MUNICIPAL N.º 5 da Portaria n.º 138/2005, de 2 de Fevereiro Designação Revisão do Plano Diretor Municipal de Vila Flor Localização Região/NUT II Município Região do Norte Vila Flor Valores globais Área do município 26582 ha Ano de referência do PDM 2017 Ano horizonte

Leia mais