MELHORAMENTO GENÉTICO EM PÊSSEGO. Eng. Agra. MSc. Mayra Cristina Teixeira Caetano RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MELHORAMENTO GENÉTICO EM PÊSSEGO. Eng. Agra. MSc. Mayra Cristina Teixeira Caetano RESUMO"

Transcrição

1 1 MELHORAMENTO GENÉTICO EM PÊSSEGO Eng. Agra. MSc. Mayra Cristina Teixeira Caetano RESUMO O programa de Melhoramento Genético de Pessegueiros no Brasil tem, entre seus objetivos, a obtenção de cultivares produtoras de frutas para consumo in natura, com características que façam às exigências dos consumidores. Melhorar a qualidade do fruto é um dos principais objetivos dos programas de melhoramento genético, buscando obter plantas produtivas, com frutos grandes e firmes, com ótimo sabor e coloração. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os caracteres avaliados e melhorados nestes programas. Os atributos qualidade do fruto, resistência à doença, maturação precoce e redução da necessidade de horas de frio, são os mais utilizados pelos pesquisadores, entretanto ainda é necessário a obtenção de cultivares adaptadas às regiões mais quentes do Brasil, para que assim possa ter expansão da cultura nestas áreas. INTRODUÇÃO A cultura do pessegueiro (Prunus persica L. Batsch) vem crescendo em todo o mundo pelo aumento no consumo de frutos in natura e pela sua utilidade para industrialização e comercialização sob forma de sucos e enlatados. O grande número de cultivares disponível garante uma produção qualitativa, além de adaptar-se para o cultivo em regiões de clima temperado e subtropical. Os programas de melhoramento do pessegueiro desenvolvidas no Brasil são responsáveis por cerca de 90% das cultivares plantadas no país; sendo que os primeiros

2 2 programas desenvolvidos no Brasil foram criados pelo Instituto Agronômico, em Campinas (SP), e pela Embrapa - Centro de Pesquisa Agropecuário de Clima Temperado, em Pelotas (RS), com início em 1947 e 1953, respectivamente. Estes programas são até hoje considerados de maior importância nacional, pois trouxeram as maiores contribuições ao cultivo desta espécie no país. A contribuição da pesquisa até o presente foi da mais alta relevância, pois, além de modernizar as técnicas de cultivo, estendeu de 20 para cerca de 100 dias a época de colheita, através da criação de diversas cultivares, principalmente de maturação precoce. Contudo, o pêssego aqui produzido, embora de ótimo sabor, não raro deixa a desejar em tamanho, aparência, firmeza e conservação, quando comparado aos padrões internacionais. Entre as mais variadas características, a resistência à doença, sabor e firmeza e cultivares com menor necessidade de frio, possuem prioridades nos programas de melhoramento genético para o pessegueiro. OBJETIVO Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo, revisar sobre o melhoramento genético da cultura do pêssego, apresentando os caracteres de maior importância para o melhoramento. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - Cultivares com menor necessidade de frio Existem dois fatores principais que determinam a adaptação de fruteiras de clima temperado em regiões quentes, sendo o primeiro a capacidade de uma

3 3 determinada cultivar brotar, florescer, produzir frutos, crescer satisfatoriamente, naturalmente ou sob práticas especiais, e, segundo, a habilidade de produzir frutos de qualidade em temperaturas, na maioria das vezes, superiores à ótima. O primeiro fator é determinado, principalmente, pela necessidade de frio da espécie/cultivar. Em ambos os casos, geralmente, existe variabilidade que pode ser recombinada através do melhoramento genético (RASEIRA, LEGUA & HERNANDOZ; 2012). A existência de variabilidade genética para a necessidade de frio é fator determinante para o sucesso dos programas de melhoramento que visam a criar cultivares adaptadas às condições de inverno subtropical. Neste sentido, o conhecimento da necessidade de frio de determinado genótipo, juntamente com informações da temperatura da região onde o mesmo será implantado, são fundamentais para o sucesso do cultivo do pessegueiro. Corroborando com este fato, Wagner Júnior et al. (2009), após trabalhar com 180 genótipos pertencentes a 25 populações de pessegueiro, concluíram que a cultivar Real mostrou-se eficiente na obtenção de pessegueiros com baixa necessidade de frio hibernal, quando utilizada como genitor feminino, podendo ser usada nos programas de melhoramento. As cultivares BRS Libra, Bonão, BRS kampai e Rubimel, obtidas em programas de melhoramento genético, evidenciaram que a expressão de um dado caráter é uma interação do genótipo com o meio ambiente, pois este exerce influencia sobre as características empregadas no código genético da planta (RASEIRA, LEGUA & HERNANDOZ; 2012). A cultivar BRS Kampai, obtida de um cruzamento entre Chimarrita e Flordaprince, alia a baixa necessidade de frio, em torno de 200 horas, o que é uma vantagem em regiões subtropicais, à boa aparência dos frutos e com sabor superior a qualquer um dos parentais (RASEIRA et al., 2010).

4 4 - Porta-enxerto e qualidade dos frutos A identificação de cultivares de frutíferas tem sido baseada em características morfológicas e agronômicas dos genótipos. Tratando-se de porta-enxertos, a identificação de caracteres morfológicos é ainda mais difícil após a enxertia, além do que estes caracteres são geralmente influenciados por fatores ambientais e pelo estádio de crescimento da planta. O conhecimento da distância genética entre porta-enxerto (genótipos de umezeiro) e a cultivar-copa (cv. Aurora-1 de pessegueiro) pode auxiliar nos estudos sobre compatibilidade de enxertia e ausência de sintomas de incompatibilidade; esta similaridade genética foi observada entre o porta-enxerto Okinawa e Aurora-1 (MAYER et al; 2008). A cultivar Nagano Wild, apresenta similaridade genética de 55% com a cultivar Aldrighi, que tem como característica de interesse a boa adaptação às condições climáticas da região Sul do Brasil (PAULA, BIANCHI, FACHINELLO, 2012). Outro item de suma importância nos programas de melhoramento genético é a qualidade do fruto. Diante disso, após 20 anos de pesquisas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma variedade de pêssego chamada BRS Fascínio, no qual foi obtida através do cruzamento do pessegueiro chimarrita com a nectarina. Do pessegueiro veio a polpa branca, o caroço pequeno e o doce da fruta. A nectarina conferiu ao Fascínio o tamanho e a firmeza de polpa (RASEIRA & NAKASU, 2012). - Maturação precoce Recentemente, os programas de melhoramento genético, tem dado ênfase ao desenvolvimento de frutos de maturação precoce e qualidade dos frutos. Por isso, a Embrapa lançou, a cultivar BRS Âmbar, sendo o tempo de maturação começando até

5 5 o final de novembro ou os primeiros dias de dezembro; e também lançou a cultivar BRS Libra que amadurece muito cedo e foi testado sob a Conservação seleção 1125 (RASEIRA & NAKASU, 2012). - Resistência à doença A podridão parda, causada por Monilinia fructicola, é a mais importante doença fúngica do pessegueiro, principalmente em áreas quentes e úmidas, como a região produtora de pêssegos no Sul do Brasil. A resistência genética é a forma mais eficiente de controle da doença, além de reduzir o custo de produção e o impacto ambiental. A seleção Conserva 930 e a cultivar Jubileu foram as que tiveram maior nível de resistência nas flores (SANTOS, RASEIRA, ZANANDREA, 2012). As características de Okinawa, Seleção UFPel e Montclar são destacadas quando analisados seus genótipos; o primeiro genótipo apresenta resistência a Meloidogyne spp., o segundo é bem adaptado as condições climáticas da região sul do país, e o terceiro apresenta boa uniformidade de plantas e elevado vigor de sementes, características desejáveis para o melhoramento de porta-enxertos de pessegueiro (PAULA, BIANCHI, FACHINELLO, 2012). CONSIDERAÇÕES FINAIS Os programas de melhoramento genético para a cultura do pêssego, embora já tenha lançado cultivares com características agronômicas superiores como, resistência à doença, cor e sabor da fruta, maturação precoce, entre outras, ainda torna-se necessário cultivares para utilização como porta-enxerto, e também cultivares adaptados para as regiões quentes do Brasil, pois só assim poderá ter expansão desta cultura nestes locais.

6 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MAYER, N.A; LEMOS, E.G.M; PEREIRA, F.M; WICKERT, E. Caracterização de três genótipos de umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.) por marcadores RAPD. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal-SP. v.30, n.4, p , PAULA, L.A; BIANCHI, V.J; FACHINELLO, J.C. Caracterização molecular e variabilidade genética entre porta-enxertos de pessegueiro com base em marcadores codominantes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília. v.47, n.2, p , RASEIRA, M.C.B; NAKASU, B.H. Breeding peaches for mild winters: Recent results of the non-melting peach breeding program of Embrapa, in southern Brazil. Acta Horticulturae. n. 962, p , RASEIRA, M.C.B; NAKASU, B.H; UENO, B; SCARANARI, C. Pessegueiro: Cultivar BRS Kampai. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal-SP. v.32, n.4, p , RASEIRA, M.C.B; LEGUA, M.P; HERNANDOZ, G.F. Brazilian peach cultivars growing on the site of origin and in Spain: a comparative study. International Journal of Agrocultural Sciences. vol. 2, p , SANTOS, J; RASEIRA, M.C.B; ZANANDREA, I. Resistência à podridão parda em pessegueiro. Bragantia, Campinas. vol.71, n.2, p , 2012.

7 7 WAGNER JÚNIOR, A; BRUCKNER, C.H; CANTÍN, C.M; SÁNCHEZ, M.A.M; SANTOS, C.E.M. Seleção de progênies e genitores de pessegueiro com base nas características dos frutos. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal SP. v.33, n.1, p , 2011.

MELHORAMENTO DE FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO

MELHORAMENTO DE FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO UFPR MELHORAMENTO DE PLANTAS ANO 2010 MELHORAMENTO DE FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO Prof. Moeses Andrigo Danner Características gerais de espécies de propagação vegetativa Genótipos (potenciais genitores)

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGO EM FUNÇÃO DO SISTEMA DE CONDUÇÃO E DOSES DE FERTILIZANTES VIA FERTIRRIGAÇÃO NA SERRA GAÚCHA

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGO EM FUNÇÃO DO SISTEMA DE CONDUÇÃO E DOSES DE FERTILIZANTES VIA FERTIRRIGAÇÃO NA SERRA GAÚCHA AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGO EM FUNÇÃO DO SISTEMA DE CONDUÇÃO E DOSES DE FERTILIZANTES VIA FERTIRRIGAÇÃO NA SERRA GAÚCHA M. MARCO 1 ; S. R. SILVA 2 ; J. LERIN 2 ; G. L. PUTTI 3 ; R. O. C. MONTEIRO

Leia mais

Comunicado Técnico. ¹ Engenheiro-agrônomo, M.Sc. em Horticultura, doutorando na Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Botucatu, SP.

Comunicado Técnico. ¹ Engenheiro-agrônomo, M.Sc. em Horticultura, doutorando na Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, Botucatu, SP. Comunicado Técnico 321 ISSN 1516-8654 Outubro, 2015 Pelotas, RS Diferentes Épocas de Poda de Frutificação para o Pessegueiro em Região de Clima Subtropical Rafael Augusto Ferraz 1 Sarita Leonel 2 Luís

Leia mais

Circular. Técnica. Avaliação da cultivar de pessegueiro BRS Regalo, em Vacaria, RS. Introdução. Autores. Origem e principais características

Circular. Técnica. Avaliação da cultivar de pessegueiro BRS Regalo, em Vacaria, RS. Introdução. Autores. Origem e principais características ISSN 1808-6810 138 Avaliação da cultivar de pessegueiro BRS Regalo, em Vacaria, RS Circular Técnica Bento Gonçalves, RS Outubro, 2017 Autores Introdução A avaliação de cultivares é uma atividade de pesquisa

Leia mais

Exigência térmica para colheita de frutos de pessegueiro BRS Kampai sobre diferentes porta-enxertos clonais

Exigência térmica para colheita de frutos de pessegueiro BRS Kampai sobre diferentes porta-enxertos clonais https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Exigência térmica para colheita de frutos de pessegueiro BRS Kampai sobre diferentes porta-enxertos clonais RESUMO Alan Kenedy Perufo perufo@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

'DOURADO-1' E 'DOURADO-2': NOVOS CULTIVARES DE PÊSSEGO AMARELO PARA MESA O

'DOURADO-1' E 'DOURADO-2': NOVOS CULTIVARES DE PÊSSEGO AMARELO PARA MESA O 'DOURADO-1' E 'DOURADO-2': NOVOS CULTIVARES DE PÊSSEGO AMARELO PARA MESA O MÁRIO OJIMA ( 2 ), FERNANDO ANTÓNIO CAMPO DALL'ORTO ( 2 ' 6 ), WILSON BARBOSA ( 2 ' 7 ), ANTÓNIO FERNANDO CAETANO TOMBOLATO (

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGUEIRO E NECTARINEIRA APTAS ÀS REGIÕES SUBTROPICAIS E TROPICAIS DE SÃO PAULO. Introdução

CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGUEIRO E NECTARINEIRA APTAS ÀS REGIÕES SUBTROPICAIS E TROPICAIS DE SÃO PAULO. Introdução CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES DE PÊSSEGUEIRO E NECTARINEIRA APTAS ÀS REGIÕES SUBTROPICAIS E TROPICAIS DE SÃO PAULO Edvan Alves Chagas 1, Erivaldo Scaloppi Júnior 2, José Antônio Alberto da Silva 2, Juliana

Leia mais

ÉPOCA E CICLO DE MATURAÇÃO DE PÊSSEGOS E NECTARINAS NO ESTADO DE SÃO PAULO( 1 )

ÉPOCA E CICLO DE MATURAÇÃO DE PÊSSEGOS E NECTARINAS NO ESTADO DE SÃO PAULO( 1 ) NOTA ÉPOCA E CICLO DE MATURAÇÃO DE PÊSSEGOS E NECTARINAS NO ESTADO DE SÃO PAULO( 1 ) WILSON BARBOSA ( 2,4 ), MARIO OJIMA ( 2 ), FERNANDO ANTONIO CAMPO DALL'ORTO ( 2,4 ) e FERNANDO PICARELLI MARTINS ( 3

Leia mais

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras

Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Pesquisa, conhecimento e tecnologias da Embrapa em frutas nativas brasileiras Rodrigo Cezar Franzon Maria do Carmo Bassols Raseira Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS Fábio Gelape Faleiro Embrapa Cerrados,

Leia mais

Anexo I. Área do Conhecimento: Fitomelhoramento: Programa:

Anexo I. Área do Conhecimento: Fitomelhoramento: Programa: Área do Conhecimento: Fitomelhoramento: Programa: Anexo I I-Leis de Mendel; II-Sistemas Reprodutivos; III-Seleção Assistida por Marcadores; IV-Princípios de Genética Quantitativa (ação gênica, herdabilidade);

Leia mais

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução

Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem. Sementes no Vale do São Francisco [1] Introdução Caracterização Fenológica de Cinco Variedades de Uvas Sem Sementes no Vale do São Francisco [1] Emanuel Elder Gomes da Silva [2] Patricia Coelho de Souza Leão [3] Introdução No estudo de novas variedades,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGROTÓXICOS PELOS AGRICULTORES NA CULTURA DO PESSEGUEIRO NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA 1

DIAGNÓSTICO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGROTÓXICOS PELOS AGRICULTORES NA CULTURA DO PESSEGUEIRO NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA 1 DIAGNÓSTICO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGROTÓXICOS PELOS AGRICULTORES NA CULTURA DO PESSEGUEIRO NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA 1 Eduardo Brancaleoni de Almeida 2 ; Gilson Ribeiro Nachtigall 3 INTRODUÇÃO A área

Leia mais

Fenologia e Produção de Seleções e Cultivares de Amoreira-Preta em Pelotas-RS

Fenologia e Produção de Seleções e Cultivares de Amoreira-Preta em Pelotas-RS Fenologia e Produção de Seleções e Cultivares de Amoreira-Preta em Pelotas-RS Gerson Kleinick Vignolo 1 ; Juliano Dutra Schmitz 2 ; Roberta Jeske Kunde 1 ; Savana Irribarem Costa 3 ; Patricia Graosque

Leia mais

Cultivar de Amora-preta BRS Xingu: Alternativa à Cultivar Brazos para o Sudeste do Brasil COMUNICADO TÉCNICO

Cultivar de Amora-preta BRS Xingu: Alternativa à Cultivar Brazos para o Sudeste do Brasil COMUNICADO TÉCNICO ISSN 1516-8654 Foto: Paulo Lanzetta COMUNICADO TÉCNICO 362 Pelotas, RS Dezembro, 2018 Cultivar de Amora-preta BRS Xingu: Alternativa à Cultivar Brazos para o Sudeste do Brasil Maria do Carmo Bassols Raseira

Leia mais

Produção de mudas de frutíferas de caroço em recipientes

Produção de mudas de frutíferas de caroço em recipientes Produção de mudas de frutíferas de caroço em recipientes Newton Alex Mayer 1, Bernardo Ueno 1 e Nelson Pires Feldberg 2 1 Eng. Agrônomo, Dr., Pesquisador da Embrapa Clima Temperado, BR 392, Km 78, Caixa

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO F 1 COM BAIXA NECESSIDADE DE FRIO HIBERNAL 1

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO F 1 COM BAIXA NECESSIDADE DE FRIO HIBERNAL 1 1122 SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO F 1 COM BAIXA NECESSIDADE DE FRIO HIBERNAL 1 AMÉRICO WAGNER JÚNIOR 2, CLAUDIO HORST BRUCKNER 3, LUIZ CARLOS CHAMHUM SALOMÃO 4, LEONARDO DUARTE PIMENTEL 5, JOSÉ

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE LINHAGENS DE ARROZ HÍBRIDO EM ENSAIOS DE VCU DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA EMBRAPA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE LINHAGENS DE ARROZ HÍBRIDO EM ENSAIOS DE VCU DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA EMBRAPA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE LINHAGENS DE ARROZ HÍBRIDO EM ENSAIOS DE VCU DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA EMBRAPA HAUSEN 1, Leandro José de Oliveira von; FONSECA 2, Gabriela de Magalhães da; MAGALHÃES

Leia mais

CORRELAÇÃO DO ACÚMULO DE HORAS DE FRIO ENTRE DUAS ESTAÇÕES AGROCLIMATOLÓGICAS SITUADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES GEOGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS

CORRELAÇÃO DO ACÚMULO DE HORAS DE FRIO ENTRE DUAS ESTAÇÕES AGROCLIMATOLÓGICAS SITUADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES GEOGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS CORRELAÇÃO DO ACÚMULO DE HORAS DE FRIO ENTRE DUAS ESTAÇÕES AGROCLIMATOLÓGICAS SITUADAS EM DIFERENTES POSIÇÕES GEOGRÁFICAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS Reisser Júnior, C. 1 ; Chavarria, G. 2 ; Wrege, M. S.

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

06/06/2017. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento

06/06/2017. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Aula 08 MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

Aula 08. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento

Aula 08. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Aula 08 Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma 137 Giberela em trigo Maria Imaculada Pontes Moreira Lima Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma doença de espigas de trigo de expressão econômica mundial para a cultura. É causada, principalmente,

Leia mais

Melhoramento de espécies. Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT)

Melhoramento de espécies. Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Aula 08 MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS BRS RUBIMEL E SELEÇÃO CASCATA 805 SUBMETIDOS A DIFERENTES ÉPOCAS DE PODA

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS BRS RUBIMEL E SELEÇÃO CASCATA 805 SUBMETIDOS A DIFERENTES ÉPOCAS DE PODA QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS BRS RUBIMEL E SELEÇÃO CASCATA 805 SUBMETIDOS A DIFERENTES ÉPOCAS DE PODA QUALITY OF POST-HARVEST PEACHES 'BRS KAMPAI' SUBJECT TO DIFFERENT TIMES OF PRUNING Priscila Monalisa

Leia mais

Compatibilidade de pessegueiros Chimarrita enxertados em diferentes porta-enxertos. Compatibility of Chimarrita peach grafted on different rootstocks

Compatibilidade de pessegueiros Chimarrita enxertados em diferentes porta-enxertos. Compatibility of Chimarrita peach grafted on different rootstocks Compatibilidade de pessegueiros Chimarrita enxertados em diferentes porta-enxertos Compatibility of Chimarrita peach grafted on different rootstocks Caroline Farias Barreto 1, Pricila Santos da Silva 2,

Leia mais

ENSAIO DE ALGODÃO COLORIDO NO NORDESTE. Aldo Arnaldo de Medeiros¹; José Expedito Pereira Filho²; Marcelo Gurgel Medeiros³

ENSAIO DE ALGODÃO COLORIDO NO NORDESTE. Aldo Arnaldo de Medeiros¹; José Expedito Pereira Filho²; Marcelo Gurgel Medeiros³ Página 1371 ENSAIO DE ALGODÃO COLORIDO NO NORDESTE Aldo Arnaldo de Medeiros¹; José Expedito Pereira Filho²; Marcelo Gurgel Medeiros³ ¹ (EMBRAPA/EMPARN) - aldoarnaldomedeiros@gmail.com; ² EMPARN; ³ EMPARN

Leia mais

Eng. Agr., Dr., Prof. Voluntário do Depto. de Produção Vegetal da FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal-SP.

Eng. Agr., Dr., Prof. Voluntário do Depto. de Produção Vegetal da FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal-SP. 2 PEGAMENTO E CRESCIMENTO INICIAL DE ENXERTOS DO PESSEGUEIRO AURORA-1 EM CLONES DE UMEZEIRO (Prunus mume Sieb. et Zucc.) E OKINAWA [Prunus persica (L.) Batsch] PROPAGADOS POR ESTACAS HERBÁCEAS 1 NEWTON

Leia mais

Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas

Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas 1) Métodos para explorar a variabilidade genética existente nas populações 1.1. Introdução de linhagens 1.2. Seleção massal - caracteres de alta h 2 1.3.Seleção

Leia mais

unesp Sarita Leonel UNESP/Faculdade de Ciências Agronômicas Botucatu/SP

unesp Sarita Leonel UNESP/Faculdade de Ciências Agronômicas Botucatu/SP unesp Sarita Leonel UNESP/Faculdade de Ciências Agronômicas Botucatu/SP ADRIANO, 2011 ADRIANO, 2011 Brasil cultivos iniciais década de 1950 descoberto o alto teor de Vitamina C Brasil é o maior produtor,

Leia mais

Biotecnologia Melhoramento Genético

Biotecnologia Melhoramento Genético 5 Biotecnologia e Melhoramento Genético Fábio Gelape Faleiro Nilton Tadeu Vilela Junqueira Eder Jorge de Oliveira Onildo Nunes de Jesus 71 O que é biotecnologia e quais as principais aplicações na cultura

Leia mais

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO Orlando Maciel Rodrigues Junior 1 ; Walnice Maria Oliveira do Nascimento 2, Olivia Domingues Ribeiro 1, Juliana

Leia mais

CENTENÁRIO': NOVA SELEÇÃO DE PÊSSEGO AMARELO ( 1 )

CENTENÁRIO': NOVA SELEÇÃO DE PÊSSEGO AMARELO ( 1 ) CENTENÁRIO': NOVA SELEÇÃO DE PÊSSEGO AMARELO ( 1 ) FERNANDO ANTONIO CAMPO-DALL'ORTO ( 2 ' 4 ), MÁRIO OJIMA ( 2 ), WILSON BARBOSA ( 2. 4 )., FERNANDO PICARELLI MARTINS ( 3 ' 4 ) e ORLANDO RIGITANO ( 4 )

Leia mais

Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa

Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa Opções de Cultivares de Uva para Processamento desenvolvidas pela Embrapa Moscato Embrapa A cultivar Moscato Embrapa foi lançada em 1997 a partir do cruzamento entre Couderc 13 e July Muscat. Caracteriza-se

Leia mais

Produção e qualidade dos frutos de cultivares e seleções de pessegueiro na Serra da Mantiqueira

Produção e qualidade dos frutos de cultivares e seleções de pessegueiro na Serra da Mantiqueira Produção e qualidade dos frutos de cultivares e seleções de pessegueiro na Serra da Mantiqueira Filipe Bittencourt Machado de Souza ( 1 ); Ângelo Albérico Alvarenga ( 2 ); Rafael Pio ( 1 *); Emerson Dias

Leia mais

( ) Recebida para publicação em 3 de maio de 1968.

( ) Recebida para publicação em 3 de maio de 1968. ESTUDO DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PÊSSEGO (PRUNUS PÉRSICA BATSCH) DE DIVERSAS VARIEDA DES ( 1 ). MARIO OJIMA e ORLANDO RIGITANO. O conhecimento do poder germinativo das sementes de diferentes variedades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Programa de Pós-Graduação em Agronomia Dissertação VARIABILIDADE DE CARACTERES BIOAGRONÔMICOS NA SELEÇÃO DE PORTA-ENXERTOS DE PESSEGUEIRO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2 AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR ; NELSON FONSECA INTRODUÇÃO A seleção de variedades de mangueira para consumo de frutas frescas depende de

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DAS MUDAS DE PRUNUS PERSICA CV. OKINAWA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

ANÁLISE DA QUALIDADE DAS MUDAS DE PRUNUS PERSICA CV. OKINAWA EM DIFERENTES SUBSTRATOS ANÁLISE DA QUALIDADE DAS MUDAS DE PRUNUS PERSICA CV. OKINAWA EM DIFERENTES SUBSTRATOS Suzana da C. ROMARO 1 ; Lilian V. A. PINTO 2 RESUMO O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de mudas

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Agronomia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Agronomia CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE SOJA SOB DANOS SIMULADOS DE BROCA-DAS- AXILAS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO Cesar Augusto Volpato 1, Edson Roberto Silveira 2, Wilson Wagner Ribeiro Teixeira 1,

Leia mais

COMPATIBILIDADE ENTRE DIFERENTES COMBINAÇÕES DE CVS. COPAS E PORTA-ENXERTOS DE Prunus sp. 1

COMPATIBILIDADE ENTRE DIFERENTES COMBINAÇÕES DE CVS. COPAS E PORTA-ENXERTOS DE Prunus sp. 1 COMPATIBILIDADE ENTRE DIFERENTES COMBINAÇÕES DE CVS. COPAS E PORTA-ENXERTOS DE Prunus sp. 1 COMPATIBILITY AMONG DIFFERENT COMBINATIONS OF SCIONS AND ROOTSTOCKS IN Prunus sp. RODRIGUES, Alexandre C. 1 ;

Leia mais

DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANGUEIRA BASEADA EM CARACTERES QUALITATIVOS DO FRUTO

DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANGUEIRA BASEADA EM CARACTERES QUALITATIVOS DO FRUTO DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANGUEIRA BASEADA EM CARACTERES QUALITATIVOS DO FRUTO João Gomes da Costa 1 e Perciane Gonçalves de Sá 2 Palavras-chave: Mangifera indica L., distância genética,

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE CULTIVARES DE PESSEGUEIRO, VIDEIRA E FIGUEIRA PARA O SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

RECOMENDAÇÕES DE CULTIVARES DE PESSEGUEIRO, VIDEIRA E FIGUEIRA PARA O SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS RECOMENDAÇÕES DE CULTIVARES DE PESSEGUEIRO, VIDEIRA E FIGUEIRA PARA O SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Nilton Nagib Jorge Chalfun 1 Luís Eduardo Corrêa Antunes 2 Rafael Pio 3 1 INTRODUÇÃO O Brasil possui

Leia mais

'PRECOCE DE ITUPEVA' E 'BRANCA DE GUAPIARA' NOVOS CULTIVARES IAC DE NECTARINA BRANCA (1 >

'PRECOCE DE ITUPEVA' E 'BRANCA DE GUAPIARA' NOVOS CULTIVARES IAC DE NECTARINA BRANCA (1 > 'PRECOCE DE ITUPEVA' E 'BRANCA DE GUAPIARA' NOVOS CULTIVARES IAC DE NECTARINA BRANCA (1 > MÁRIO OJIMA. FERNANDO ANTONIO CAMPO DALL'ORTO (2). ANTONIO FERNANDO CAETANO TOMBOLATO. WILSON BARBOSA (3), Seção

Leia mais

Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda

Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda Ciência 1334 Rural, Santa Maria, v.44, n.8, p.1334-1340, ago, 2014 Gonçalves et al. ISSN 0103-8478 http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20120617 Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FRUTOS E DE CARACTERES DE CACHO

Leia mais

Retrocruzamento. Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28

Retrocruzamento. Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28 Retrocruzamento Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28 Retrocruzamento Retrocruzamento (RC) Hibridação recorrente pela qual uma característica desejável é transferida para uma cultivar (que seja deficiente nesse

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Normais Climatológicas dos Locais de Proveniência dos Acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Milho da Embrapa Milho

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIROS ORNAMENTAIS VISANDO AO PAISAGISMO 1

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIROS ORNAMENTAIS VISANDO AO PAISAGISMO 1 624 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIROS ORNAMENTAIS VISANDO AO PAISAGISMO 1 TIAGO MADRUGA TELESCA DA SILVEIRA 2, MARIA DO CARMO BASSOLS RASEIRA 3, LEONARDO MILECH 4 RESUMO O pessegueiro

Leia mais

Equipe de Avaliação: Lírio José Reichert (líder) Maria do Carmo Bassols Raseira Ciro Scaranari

Equipe de Avaliação: Lírio José Reichert (líder) Maria do Carmo Bassols Raseira Ciro Scaranari RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA Nome da tecnologia: Pêssego BRS Kampai Ano base da avaliação: 2017 Equipe de Avaliação: Lírio José Reichert (líder) Maria do Carmo

Leia mais

TEMPO DE INCUBAÇÃO NA GERMINAÇÃO in vitro DE GRÃOS DE PÓLEN DE CULTIVARES COPA E SELEÇÕES DE PEREIRA

TEMPO DE INCUBAÇÃO NA GERMINAÇÃO in vitro DE GRÃOS DE PÓLEN DE CULTIVARES COPA E SELEÇÕES DE PEREIRA TEMPO DE INCUBAÇÃO NA GERMINAÇÃO in vitro DE GRÃOS DE PÓLEN DE CULTIVARES COPA E SELEÇÕES DE PEREIRA Ciane Xavier Gonçalves 1 ; Andrea de Rossi Rufato 2 ; Márcia Wulff Schuch 2 ; Juliana Degenhardt 3 1

Leia mais

Melhoramento de autógamas por hibridação. João Carlos Bespalhok Filho

Melhoramento de autógamas por hibridação. João Carlos Bespalhok Filho Melhoramento de autógamas por hibridação João Carlos Bespalhok Filho O que necessitamos para fazer melhoramento? Variabilidade genética Populações com diferentes genótipos Como criar variabilidade genética?

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA DA UERGS 2

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA DA UERGS 2 PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE BATATA-DOCE EM CONDIÇÕES NATURAIS DE CLIMA, SOLO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS 1 PRODUCTIVITY OF SWEET POTATO CULTIVARS IN NATURAL CONDITIONS OF CLIMATE, SOIL AND CONTROL

Leia mais

O cultivo do pessegueiro no Brasil: estudos sobre porta-enxertos e propagação clonal. Newton Alex Mayer

O cultivo do pessegueiro no Brasil: estudos sobre porta-enxertos e propagação clonal. Newton Alex Mayer O cultivo do pessegueiro no Brasil: estudos sobre porta-enxertos e propagação clonal Newton Alex Mayer 17 Unidades Centrais: Brasília 46 Unidades Descentralizadas: 24 estados + DF fundada em 26/abril/1973

Leia mais

DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE.

DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE. DIVERGÊNCIA GENÉTICA DA POPULAÇÃO DE TRABALHO DE PINHA DA EMBRAPA MEIO-NORTE. Resumo: Estudou-se a divergência genética da coleção de trabalho de pinha visando à obtenção de população-base para o seu programa

Leia mais

'ROSA MINEIRA' NOVO CULTIVAR IAC DE AMEIXA POUCO EXIGENTE DE FRIO ( 1 )

'ROSA MINEIRA' NOVO CULTIVAR IAC DE AMEIXA POUCO EXIGENTE DE FRIO ( 1 ) 'ROSA MINEIRA' NOVO CULTIVAR IAC DE AMEIXA POUCO EXIGENTE DE FRIO ( 1 ) MÁRIO OJIMA, Seção de Fruticultura de Clima Temperado, ORLANDO RIGITANO, Diretor da Divisão de Horticultura, FERNANDO ANTONIO CAMPO

Leia mais

Boletim de Pesquisa 216 e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa 216 e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa 216 e Desenvolvimento ISSN 1678-2518 Dezembro, 2015 Porta-enxertos Clonais na Produção de Mudas de Frutíferas de Caroço Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado

Leia mais

Mejora genética de frutas de carozo

Mejora genética de frutas de carozo Mejora genética de frutas de carozo - con énfasis em ciruelo Marco Antonio Dalbó Estação Experimental de Videira - Epagri Emp. De Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina - Pesquisa em Fruticultura

Leia mais

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos

Embrapa Uva e Vinho. Produtos & Serviços. Missão Institucional. Infra-Estrutura e Recursos Humanos Embrapa Uva e Vinho A vitivinicultura é uma atividade que apresenta grande importância sócio-econômica em vários Estados brasileiros, com especial destaque para o Rio Grande do Sul. Por esta razão, a Embrapa

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Zanandrea, Ilisandra; Bassols Raseira, Maria do Carmo; dos Santos, Juliano; Baptista da Silva, João Receptividade

Leia mais

Frutificação, características físicas de frutos e produtividade em cultivares e seleções de pessegueiro em Vista Alegre do Alto-SP

Frutificação, características físicas de frutos e produtividade em cultivares e seleções de pessegueiro em Vista Alegre do Alto-SP Ciência Rural, Frutificação, Santa Maria, características v.38, n.6, p.1547-1552, físicas de frutos set, e 2008 produtividade em cultivares e seleções de pessegueiro... ISSN 0103-8478 1547 Frutificação,

Leia mais

P. Lanzetta. Arione Pereira et al. Campinas 27/10/16

P. Lanzetta. Arione Pereira et al. Campinas 27/10/16 P. Lanzetta Arione Pereira et al. Campinas 27/10/16 CARÁTER Mesa PESO (%) Indústria Aparência do tubérculo 60 6 Produtividade 20 35 Resistência a doenças 5 3 Quebra da dormência 5 3 Esverdeamento (tubérculos)

Leia mais

Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite

Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite Identification of hybrids from cross of Haden x Tommy Atkins mango cultivars based

Leia mais

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB

ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB ENRAIZAMENTO DE ESTACAS SEMI-LENHOSAS DE CEREJEIRA-DO-RIO- GRANDE (EUGENIA INVOLUCRATA DC.) TRATADAS COM ANTIOXIDANTE, FLOROGLUCINOL E AIB Rafaelle da Silva Soares 1 ; Leonardo Cury da Silva 2 ; Paulo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO MATERIAL E MÉTODOS

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO MATERIAL E MÉTODOS CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DE ACEROLEIRA COM BASE EM DESCRITORES DO FRUTO CRISTINA DE FÁTIMA MACHADO 1 ; FÁBIO NASCIMENTO DE JESUS 2 ; ALANE OLIVEIRA PASSOS 3 ; LEANDRO QUEIROZ SANTOS NEVES 4 ; JAQUELINE

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1213

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1213 Página 1213 COMPORTAMENTO DA CULTIVAR DE MAMONA BRS ENERGIA CULTIVADA SOB DUAS DENSIDADES DE PLANTIO EM IRECÊ, BA Jalmi Guedes Freitas 1, José Carlos Aguiar da Silva 1, Jocelmo Ribeiro Mota 1 Gilvando

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO COM BASE NA NECESSIDADE DE FRIO PARA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES 1

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO COM BASE NA NECESSIDADE DE FRIO PARA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES 1 SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO COM BASE NA NECESSIDADE DE FRIO PARA GERMINAÇÃO DAS SEMENTES 1 ROSANA GONÇALVES PIRES MATIAS 2, CLAUDIO HORST BRUCKNER 3, CARLOS EDUARDO MAGALHÃES DOS SANTOS 4, DENISE

Leia mais

Produção e qualidade de frutos de pessegueiros 'Chimarrita' e 'Maciel' sobre diferentes porta enxertos

Produção e qualidade de frutos de pessegueiros 'Chimarrita' e 'Maciel' sobre diferentes porta enxertos Produção e qualidade de frutos de pessegueiros 'Chimarrita' e 'Maciel' sobre diferentes porta enxertos Simone Padilha Galarça, José Carlos Fachinello, Débora Leitzke Betemps, Nicácia Portella Machado,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO INDICADAS PARA SEMEIO NA SAFRA 2009/10 EM RORAIMA

CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO INDICADAS PARA SEMEIO NA SAFRA 2009/10 EM RORAIMA CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO INDICADAS PARA SEMEIO NA SAFRA 2009/10 EM RORAIMA Antonio Carlos Centeno Cordeiro Eng. Agr. Dr. Pesquisador da Embrapa Roraima Em Roraima, o agronegócio

Leia mais

ÁCIDO SALICÍLICO E VIDA DE PRATELEIRA DE PÊSSEGOS KAMPAI

ÁCIDO SALICÍLICO E VIDA DE PRATELEIRA DE PÊSSEGOS KAMPAI REVISTA DA JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ISSN:1982-2960 ÁCIDO SALICÍLICO E VIDA DE PRATELEIRA DE PÊSSEGOS KAMPAI Flávia Saraiva Loy 1 ; Andrio Copatti 1 ; Camila Schuartz Dias 2 ; Suelen Braga de

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA Nome da tecnologia: Pêssego BRS Rubimel Ano base da avaliação: 2013 Equipe de Avaliação: Lírio José Reichert (líder) Maria do Carmo

Leia mais

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos 118 Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes portaenxertos Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos Productive behavior of grapes

Leia mais

Desempenho de porta-enxertos em diferentes sistemas de cultivo na produção de mudas do pessegueiro Chimarrita 1

Desempenho de porta-enxertos em diferentes sistemas de cultivo na produção de mudas do pessegueiro Chimarrita 1 293 Comunicação Desempenho de porta-enxertos em diferentes sistemas de cultivo na produção de mudas do pessegueiro Chimarrita 1 Juliano Dutra Schmitz 1, Mateus da Silveira Pasa 2, Doralice Lobato de Oliveira

Leia mais

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL - 2011 Pedro Luiz Scheeren 1, Antônio Faganello 1, João Leonardo Fernandes Pires 1, Vanderlei da Rosa Caetano 2, Ricardo Lima de Castro 1, Eduardo Caierão

Leia mais

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Sumário Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Introdução... 35 Histórico das reuniões... 35 Objetivos da IV RTPM... 36 Estratégia e programação da IV RTPM... 36 Principais resultados...

Leia mais

Boletim de Pesquisa 257 e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa 257 e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa 257 e Desenvolvimento ISSN 1678-2518 Abril, 2017 Uso de Seedlings de Umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.) como Porta-enxerto de Pessegueiro [P. persica L. Batsch] em Local com Histórico

Leia mais

ANÁLISE CONJUNTA DOS ENSAIOS REGIONAL E BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDOS ENTRE 2008 E 2011

ANÁLISE CONJUNTA DOS ENSAIOS REGIONAL E BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDOS ENTRE 2008 E 2011 ANÁLISE CONJUNTA DOS ENSAIOS REGIONAL E BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDOS ENTRE 2008 E 2011 Marcelo T. Pacheco 1a ; Luiz C. Federizzi 1b ; Nadia C. Lângaro 2 ; Juliano L. de Almeida 3

Leia mais

CONDUZIDOS EM POMAR COM ALTA DENSIDADE DE PLANTIO 1

CONDUZIDOS EM POMAR COM ALTA DENSIDADE DE PLANTIO 1 INTENSIDADE DE RALEIO DE FRUTOS EM PESSEGUEIROS 1109 INTENSIDADE DE RALEIO DE FRUTOS EM PESSEGUEIROS FLORDAPRINCE CONDUZIDOS EM POMAR COM ALTA DENSIDADE DE PLANTIO 1 JOÃO ALEXIO SCARPARE FILHO 2, KEIGO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE PROGÊNIES DE MAMONA (Ricinus communis L.) PARA ARQUITETURA DE PLANTA EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO

CARACTERIZAÇÃO DE PROGÊNIES DE MAMONA (Ricinus communis L.) PARA ARQUITETURA DE PLANTA EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO CARACTERIZAÇÃO DE PROGÊNIES DE MAMONA (Ricinus communis L.) PARA ARQUITETURA DE PLANTA EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA NO ESTADO DE SÃO PAULO Amadeu Regitano Neto, Centro de Grãos e Fibras, IAC, regitano@iac.sp.gov.br

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DA PÊRA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DA PÊRA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DA PÊRA Embrapa Informação Tecnológica Brasília, DF 2007 Autores Bonifacio

Leia mais

Crescimento vegetativo, fenologia, produção e sazonalidade dos frutos de pessegueiros e nectarineira

Crescimento vegetativo, fenologia, produção e sazonalidade dos frutos de pessegueiros e nectarineira ISSN 2236-4420 Crescimento vegetativo, fenologia, produção e sazonalidade dos frutos de pessegueiros e nectarineira Joyce Helena Modesto; Bruna Thaís Ferracioli Vedoato; Sarita Leonel; Marco Antonio Tecchio

Leia mais

QUATRO NOVOS CULTIVARES IAC DE PÊSSEGOS AMARELOS PARA MESA ( 1 )

QUATRO NOVOS CULTIVARES IAC DE PÊSSEGOS AMARELOS PARA MESA ( 1 ) QUATRO NOVOS CULTIVARES IAC DE PÊSSEGOS AMARELOS PARA MESA ( 1 ) MARIO OJIMA, FERNANDO ANTONIO CAMPO DALLORTO (2), Seção de Fruticultura de Clima Temperado, ORLANDO RIGITANO, Divisão de Horticultura, HÉLIO

Leia mais

MANEJO DO SOLO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA COM PLANTAS DE COBERTURA PARA ADIÇÃO DE NUTRIENTES EM POMAR

MANEJO DO SOLO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA COM PLANTAS DE COBERTURA PARA ADIÇÃO DE NUTRIENTES EM POMAR MANEJO DO SOLO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA COM PLANTAS DE COBERTURA PARA ADIÇÃO DE NUTRIENTES EM POMAR Marciano Balbinot 1, Neuri Feldmann 1, Anderson Rhoden 1, Fabiana Muhl 1 Palavras-chave: leguminosas, pessegueiro,

Leia mais

ISBN: Citricultura. do Rio Grande do Sul. Indicações técnicas. Caio F. S. Efrom Paulo V. D. de Souza Organizadores

ISBN: Citricultura. do Rio Grande do Sul. Indicações técnicas. Caio F. S. Efrom Paulo V. D. de Souza Organizadores Citricultura do Rio Grande do Sul ISBN: 978-85-54129-00-2 Indicações técnicas Caio F. S. Efrom Paulo V. D. de Souza Organizadores 4. Características das variedades copa Sergio Francisco Schwarz Elisabeth

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE FRUTOS DE PÊSSEGOS CV AMETISTA PRODUZIDOS ORGANICAMENTE SOB DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO E COMPOSTOS ORGÂNICOS

CLASSIFICAÇÃO DE FRUTOS DE PÊSSEGOS CV AMETISTA PRODUZIDOS ORGANICAMENTE SOB DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO E COMPOSTOS ORGÂNICOS CLASSIFICAÇÃO DE FRUTOS DE PÊSSEGOS CV AMETISTA PRODUZIDOS ORGANICAMENTE SOB DIFERENTES COBERTURAS DE SOLO E COMPOSTOS ORGÂNICOS Autor(es): SILVA, Ana Celí Rodrigues; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo;

Leia mais

Resultados de pesquisa de portaenxertos da série G de Geneva e perspectivas futuras

Resultados de pesquisa de portaenxertos da série G de Geneva e perspectivas futuras Resultados de pesquisa de portaenxertos da série G de Geneva e perspectivas futuras Leo Rufato Professor Udesc Lages- SC Andrea De Rossi Rufato Pesquisadora Embrapa Uva e Vinho Vacaria-RS Tiago Afonso

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS GERADAS PELA EMBRAPA Nome da tecnologia: Pêssego BRS Rubimel Ano base da avaliação: 2014 Equipe de Avaliação: Lírio José Reichert (líder) Maria do Carmo

Leia mais

BRS REPONTE: CULTIVAR DE TRIGO DE ALTA PRODUTIVIDADE E AMPLA ADAPTAÇÃO

BRS REPONTE: CULTIVAR DE TRIGO DE ALTA PRODUTIVIDADE E AMPLA ADAPTAÇÃO BRS REPONTE: CULTIVAR DE TRIGO DE ALTA PRODUTIVIDADE E AMPLA ADAPTAÇÃO Pedro Luiz Scheeren¹, Vanderlei da Rosa Caetano 2, Eduardo Caierão¹, Márcio Só e Silva¹, Ricardo Lima de Castro¹, Manoel Carlos Bassoi

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA DE CLONES

Leia mais

A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em

A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em A variedade de macieira Eva apresenta grande potencial para a diversificação de cultivares e a possibilidade da expansão da pomicultura brasileira em regiões de baixo acúmulo de frio. Objetiva-se neste

Leia mais

OInstituto Agronômico do Paraná - Iapar começou,

OInstituto Agronômico do Paraná - Iapar começou, 81 Iapar,, pesquisando trigo para o Paraná Carlos Roberto Riede OInstituto Agronômico do Paraná - Iapar começou, em 1973, o Programa Trigo (atual PCI - Programa Cereais de Inverno). Inicialmente, foram

Leia mais

Resumo Expandido Título da Pesquisa Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari Palavras-chave

Resumo Expandido Título da Pesquisa Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari Palavras-chave Resumo Expandido Título da Pesquisa: Germinação e desenvolvimento de progênies de pimenta cumari Palavras-chave: Capsicum spp.,variabilidade genetica, pimenta cumari. Campus: Bambuí Tipo de Bolsa: Pibic

Leia mais

Hibridação. Hibridações naturais Hibridações artificiais ou dirigidas

Hibridação. Hibridações naturais Hibridações artificiais ou dirigidas Hibridação Hibridações naturais Hibridações artificiais ou dirigidas HIBRIDAÇÃO A x B P 1 x P 2 C F 1 x P 1 População Variabilidade genética Seleção Novas Linhagens Figura 1. Genealogia da cv. Joaquina

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS DE CULTIVARES E SELEÇÕES PRODUZIDOS NA MICRORREGIÃO DE JABOTICABAL-SP 1

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS DE CULTIVARES E SELEÇÕES PRODUZIDOS NA MICRORREGIÃO DE JABOTICABAL-SP 1 616 QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE PÊSSEGOS DE CULTIVARES E SELEÇÕES PRODUZIDOS NA MICRORREGIÃO DE JABOTICABAL-SP 1 NEWTON ALEX MAYER 2, BEN-HUR MATTIUZ 3, FERNANDO MENDES PEREIRA 4 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

Economia do Pêssego no Brasil João Carlos Medeiros Madail Pesquisador M.Sc. Embrapa Clima Temperado

Economia do Pêssego no Brasil João Carlos Medeiros Madail Pesquisador M.Sc. Embrapa Clima Temperado Economia do Pêssego no Brasil João Carlos Medeiros Madail Pesquisador M.Sc. Embrapa Clima Temperado História do Pêssego no Brasil O Pêssego chegou ao Brasil em 1532 Responsável vel: : Martin Afonso de

Leia mais

ANÁLISE CONJUNTA DO ENSAIO BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDO EM 2011

ANÁLISE CONJUNTA DO ENSAIO BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDO EM 2011 ANÁLISE CONJUNTA DO ENSAIO BRASILEIRO DE LINHAGENS DE AVEIA BRANCA CONDUZIDO EM 2011 Marcelo T. Pacheco 1a ; Luiz C. Federizzi 1b ; Nadia C. Lângaro 2 ; Juliano L. de Almeida 3 ; Antonio C. de Oliveira

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DA SOJA

MELHORAMENTO GENÉTICO DA SOJA MELHORAMENTO GENÉTICO DA SOJA TUNEO SEDIYAMA Eng. Agrônomo, M.S., Ph.D. EDITOR MELHORAMENTO GENÉTICO DA SOJA EDITORA MECENAS LTDA LONDRINA - PARANÁ - BRASIL 2015 MELHORAMENTO GENÉTICO DA SOJA Tuneo Sediyama

Leia mais

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA FRUTICULTURA ATRAVÉS DE PLANTAS DE COBERTURA NO MANEJO DO SOLO

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA FRUTICULTURA ATRAVÉS DE PLANTAS DE COBERTURA NO MANEJO DO SOLO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NA FRUTICULTURA ATRAVÉS DE PLANTAS DE COBERTURA NO MANEJO DO SOLO Marciano Balbinot 1, Neuri Feldmann 1, Anderson Rhoden 1, Fabiana Raquel Muhl 1 Palavras-chave: aveia, supressão,

Leia mais