CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas."

Transcrição

1 POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 1 PROF.: Célio Normando CA 5 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. OBJETO DO CONHECIMENTO: Ordem de Grandeza 1. A recuperação de informações no mundo contemporâneo O volume de informações produzido pela humanidade cresce a um ritmo cada vez mais acelerado. Segundo Hilbert & López (2011, p. 62), apenas em 2007, a quantidade total de informações produzida no mundo foi de 295 exabytes (ou 295 trilhões de megabytes) contra 2,6 exabytes em 1986; 15,8 em 1993; e 54,5 em Para se ter um parâmetro físico sobre o que corresponde a tal quantidade de informação, Hilbert &López (2011:62) apontam que se todas as informações produzidas em 2007 fossem armazenadas em CD-ROMs de 1,2mm de espessura e se esses CDs fossem empilhados, a pilha produzida teria 1,25 vezes a distância da terra à lua. (Daniel Alves; Stela Tagnin - Anais do X Encontro de Linguística de Corpus, p.15) Se a distância entre a Terra e a Lua é de km, então a ordem de grandeza do número de CD- ROMs empilhados, é: A) 10 5 B) 10 6 C) D) E) OBJETO DO CONHECIMENTO: Relações entre as Grandezas 2. (ENEM-2002) O excesso de peso pode prejudicar o desempenho de um atleta profissional em corridas de longa distância como a maratona (42,2km), a meia-maratona (21,1km) ou uma prova de 10km. Para saber uma aproximação do intervalo de tempo a mais perdido para completar uma corrida devido ao excesso de peso, muitos atletas utilizam os dados apresentados na tabela e no gráfico: Usando essas informações, um atleta de ossatura grande, pesando 63kg e com altura igual a 1,59m,que tenha corrido uma meia-maratona, pode estimar que, em condições de peso ideal, teria melhorado seu tempo na prova em A) 0,32 minuto. B) 0,67 minuto. C) 1,60 minuto. D) 2,68 minutos. E) 3,35 minutos. H21 Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e (ou) do eletromagnetismo. 3. Como funciona a Máquina de Xerox Quando se inicia a operação em uma máquina de Xerox, acende-se uma lâmpada, que varre todo o documento a ser copiado. A imagem é projetada por meio de espelhos e lentes sobre a superfície de um tambor fotossensível, que é um cilindro de alumínio revestido de um material fotocondutor.

2 Os fotocondutores são materiais com propriedade isolante no escuro. Mas, quando expostos à luz, são condutores. Assim, quando a imagem refletida nos espelhos chega ao tambor, as cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuras as preservam. Forma-se, então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido por uma fina tinta de pó, o tonalizador, ou toner, que adere à imagem latente formada sobre o tambor. Em seguida, toda a imagem passa para as fibras do papel, através de pressão e calor. E, assim, chega-se à cópia final. Fonte: Revista Globo Ciência, dez. 1996, p. 18. O texto acima se refere a uma aplicação do fenômeno de eletrização, pois é graças a ele que o toner adere ao cilindro metálico mencionado. O processo de eletrização pode ocorrer de três formas distintas: atrito, indução e contato, mas todos os processos têm algo em comum. É CORRETO afirmar que o comum destes processos é: A) Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas. B) Deixar o corpo eletrizado, com um equilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e negativas. C) Arrancar as cargas positivas do corpo eletrizado. D) Deixar o corpo eletrizado com uma corrente elétrica negativa. E) Deixar o corpo eletrizado com um campo magnético. OBJETO DO CONHECIMENTO: Lei Qualitativa que rege as Ações Elétricas 4. Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado, é o pêndulo eletrostático, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um bastão eletrizado do pêndulo, observou que ele foi repelido (etapa I). O aluno segurou a esfera do pêndulo com suas mãos, descarregando-a e, então, ao aproximar novamente o bastão, eletrizado com a mesma carga inicial, percebeu que o pêndulo foi atraído (etapa II). Após tocar o bastão, o pêndulo voltou a sofrer repulsão (etapa III). A partir dessas informações, considere as seguintes possibilidades para a carga elétrica presente na esfera do pêndulo: Possibilidade Etapa I Etapa II Etapa III 1 Neutra Negativa Neutra 2 Positiva Neutra Positiva 3 Negativa Positiva Negativa 4 Positiva Negativa Negativa 5 Negativa Neutra Negativa Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades A) 1 e 3. B) 1 e 2. C) 2 e 4. D) 4 e 5. E) 2 e 5. CA 5 Entender métodos e processos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. OBJETO DO CONHECIMENTO: Princípios da Óptica Geométrica Formação de Sombras

3 5. (ENEM-98) A sombra de uma pessoa que tem 1,80m de altura mede 60cm. No mesmo momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2,00m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminuiu 50cm, a sombra da pessoa passou a medir: A) 30cm B) 45cm C) 50cm D) 80cm E) 90cm OBJETO DO CONHECIMENTO: Processos de Eletrização Ligação à Terra 6. (ENEM 2012) No manual de uma máquina de lavar, o usuário vê o símbolo: Este símbolo orienta o consumidor sobre a necessidade de a máquina ser ligada a A) um fio terra para evitar sobrecarga elétrica. B) um fio neutro para evitar sobrecarga elétrica. C) um fio terra para aproveitar as cargas elétricas do solo. D) uma rede de coleta de água de chuva. E) uma rede de coleta de esgoto doméstico OBJETO DO CONHECIMENTO: Transferência de calor Convecção. 7. (ENEM-2002) Numa área de praia, a brisa marítima é uma conseqüência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar). À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira: A) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar. B) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.

4 C) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente. D) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental. E) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar. H 20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. OBJETO DO CONHECIMENTO: Grandezas Fundamentais da Mecânica 8. (ENEM-2001) SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984) Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o túnel Do tempo do seu olhar Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a A) tempo. B) aceleração. C) distância. D) velocidade. E) luminosidade. H21 Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e (ou) do eletromagnetismo. OBJETO DO CONHECIMENTO: Eletrização por Contato Lei que rege as Ações Elétricas 9. (UERJ 2013) Três pequenas esferas metálicas, E 1, E 2 e E 3, eletricamente carregadas e isoladas, estão alinhadas, em posições fixas, sendo E 2 equidistante de E 1 e E 3. Seus raios possuem o mesmo valor, que é muito menor que as distâncias entre elas, como mostra a figura: E1 E2 E3 As cargas elétricas das esferas têm, respectivamente, os seguintes valores: Q 1 = 20μC, Q 2 = - 4μC e Q 3 = 2μC Admita que, em um determinado instante, E 1 e E 2 são conectadas por um fio metálico; após alguns segundos, a conexão é desfeita. Nessa nova configuração, podemos afirmar que as cargas elétricas de E 1 e E 2 e a força resultante sobre E 3 serão: A) 8μC, 8μC, horizontal para direita. B) 4μC, 4μC, horizontal para esquerda.

5 C) 6μC, 6μC, horizontal para direita. D) 8μC, 4μC, horizontal para esquerda. E) 6μC, 8μC, horizontal para direita. OBJETO DO CONHECIMENTO: Eletrização por Contato Lei de Coulomb 10. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparecem. Três esferas metálicas idênticas, A, B e C, são montadas em suportes isolantes. A esfera A está positivamente carregada com carga Q, enquanto as esferas B e C estão eletricamente neutras. Colocam-se as esferas B e C em contato uma com a outra e, então, coloca-se a esfera A em contato com a esfera B, conforme representado na figura. Depois de assim permanecerem por alguns instantes, as três esferas são simultaneamente 9 separadas. Considerando-se que o experimento foi realizado no vácuo k N m / C e que a distância final (d) entre as esferas A e B é muito maior que seu raio, a força eletrostática entre essas duas esferas é e de intensidade igual a. A) repulsiva k0q / 9d B) atrativa k0q / 9d C) repulsiva k0q / 6d D) atrativa k0q / 4d E) repulsiva k0q / 4d GABARITO 1. D 2. E 3. A 4. E 5. B 6. A 7. A 8. C 9. A 10. A

POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. PROF.: Célio Normando

POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. PROF.: Célio Normando POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 1 PROF.: Célio Normando CA 5 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 Relacionar informações apresentadas

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE FÍSICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE FÍSICA ALUNO(a): Nº: TURMA: 2ª SÉRIE UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2019 OBS.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação. Valor:

Leia mais

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB 1. (FUVEST 2008) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos. Inicialmente

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE. 1. (Ufrgs 2013)

LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE. 1. (Ufrgs 2013) 1. (Ufrgs 013) Um dos grandes problemas ambientais decorrentes do aumento da produção industrial mundial é o aumento da poluição atmosférica. A fumaça, resultante da queima de combustíveis fósseis como

Leia mais

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. b) 1 e 2. c) 2 e 4. d) 4 e 5. e) 2 e 5.

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. b) 1 e 2. c) 2 e 4. d) 4 e 5. e) 2 e 5. 1. (Uepg 2011) Considere quatro esferas metálicas idênticas e isoladas uma da outra. Três esferas (a,b,c) estão, inicialmente, descarregadas e a quarta esfera (d) está eletrizada com carga igual a Q. A

Leia mais

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA

ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA ENEM 2002 QUESTÕES DE FÍSICA 01) Na comparação entre diferentes processos de geração de energia, devem ser considerados aspectos econômicos, sociais e ambientais. Um fator economicamente relevante nessa

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 2 trimestre

Sala de Estudos FÍSICA Evandro 2 trimestre Sala de Estudos FÍSICA Evandro 2 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.Evandro Nome: nº Sala de Estudos: Processos de eletrização e força elétrica 1) (FUVEST SP) A lei de conservação da carga elétrica

Leia mais

No primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife.

No primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. No primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na

Leia mais

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. MÓD. 1 ELETRIZAÇÃO 1. (G1 - cftmg 2014) Um corpo A fica eletrizado positivamente quando atritado em um corpo B e, em seguida, são colocados em suportes isolantes. Quando as barras metálicas C e D tocam,

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Processos de Eletrização 1. (G1 - ifsp 2013) Raios são descargas elétricas de grande intensidade

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 1 Carga e Força elétrica

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 1 Carga e Força elétrica Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 1 Carga e Força elétrica N2 Nota 1. Determine o número de elétrons perdidos por um corpo eletrizado

Leia mais

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS.

UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. UNIPAC- CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 VALOR: PONTOS. PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: / / TRABALHO AVALIATIVO DE FÍSICA I NOME: O SENHOR é a minha luz e a minha

Leia mais

1. (Enem 98) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade.

1. (Enem 98) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade. COLETÂNEA ENEM PROF. SAMUEL DEGTIAR 1. (Enem 98) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade. Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de

Leia mais

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio

Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Lista de Exercícios de Física 3º ano do Ensino Médio Cargas elétricas 1. Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5,0. 10 13 elétrons. Considerando a carga elementar e=1,6. 10-19, qual será a carga

Leia mais

Lei de Coulomb. Página 1 de 9

Lei de Coulomb. Página 1 de 9 1. (Unesp 2015) Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e 2Q, respectivamente. Utilizando

Leia mais

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura.

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura. AFA/EFOMM - Lista de exercícios - M2 Prof Xuxa Força elétrica Tarefa 01 (Unifesp) Uma estudante notou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, equidistantes entre

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Eletrostática e Campo Elétrico 1. (Pucrj 2010) O que acontece com a força entre duas cargas

Leia mais

Exercícios de Eletrização

Exercícios de Eletrização Exercícios de Eletrização 1-Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (e = 1,6. 10 19 C). a) 1,6. 10 12 C b) 1,6. 10 12 C c) 16. 10 10 C d) 16. 10 7 C

Leia mais

FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO

FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE PROF MSC WILDSON W DE ARAGÃO Usinas Hidroelétricas 1. (ENEM MEC) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira

Leia mais

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial.

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial. EETROSTÁTIC 01 Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela: a) só pode ser positiva b) não pode ser criada nem destruída c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) só pode existir como

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

Professor Alvaro Lemos Lista 1 Quantização da Carga Elétrica

Professor Alvaro Lemos Lista 1 Quantização da Carga Elétrica 1. (G1 - ifsp) Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade na atmosfera e o solo. A intensidade típica de um raio é de 30 mil amperes, cerca de mil vezes a

Leia mais

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons:

01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons: Arrastão 2 o EM sem resolução 01- (UPF-RS) Um corpo que tenha sido eletrizado com uma carga de 10μC deverá ter recebido, aproximadamente, em elétrons: 02-(UEPG-PR) Considere quatro esferas metálicas idênticas

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. Exemplo de condutores: cobre, alumínio, ferro, soluções de ácido, Terra, soluções de sal, etc.

FORÇA ELÉTRICA. Exemplo de condutores: cobre, alumínio, ferro, soluções de ácido, Terra, soluções de sal, etc. Prof(a) Stela Maria de Carvalho Fernandes 1 FORÇA ELÉTRICA 1 Carga Elétrica Exemplo: Passe um pente, várias vezes, no cabelo limpo e seco ou esfregue continuamente uma caneta esferográfica na roupa e,

Leia mais

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Conteúdos - MAGNETISMO, - CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO - FORÇA MAGNÉTICA COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Observação: O quadro abaixo informa quais

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre 9 ano DISCIPLINA: Física

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre 9 ano DISCIPLINA: Física ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre 9 ano DISCIPLINA: Física Observação: Antes de responder às atividades, releia o material de orientação de estudos O aluno deve estudar a matéria das provas

Leia mais

Eletricidade lista de exercícios

Eletricidade lista de exercícios Eletricidade lista de exercícios Requisito: leitura da seção 9.6 do livro B. Alvarenga (além do conhecimento da última lição: linhas de força e superfícies equipotenciais.) 1. (BA) Uma carga positiva Q

Leia mais

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton

Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton Imersão Total ITA ETAPA Cinemática, Eletrostática, Óptica Geométrica e Leis de Newton PROVA DIAGNÓSTICO 1. Três formigas estão localizadas nos vértices de um triângulo eqüilátero cujos lados medem a. Elas

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Propagação de Calor

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Propagação de Calor Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Propagação de Calor 1. (Enem 2013) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 2 Processos de Eletrização III - Força Elétrica I 1 (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um corpo B que inicialmente estava eletricamente

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso)

ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso) ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso) A carga elétrica Por volta de 600 A.C. os gregos observaram que após esfregar o âmbar (resina vegetal) e pele animal ambos passavam a atrair pequenos

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

CARGA ELÉTRICA. Unidade de medida no S.I.: Coulomb (C) 1 Coulomb é a carga elétrica de 6, prótons (ou elétrons).

CARGA ELÉTRICA. Unidade de medida no S.I.: Coulomb (C) 1 Coulomb é a carga elétrica de 6, prótons (ou elétrons). Introdução à Eletrostática DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: NOTA: ASS: INTRODUÇÃO Na Grécia antiga (séc. IV ac) algumas pessoas observaram que um pedaço de âmbar, atritado

Leia mais

Lista de Exercícios - Física 3º Ano

Lista de Exercícios - Física 3º Ano Lista de Exercícios - Física 3º Ano 1) Quais são as principais partículas elementares constituintes do átomo? 2) Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5,0 10 13 elétrons. Considerando a carga elementar

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV 2 Vídeo - Primeira Lei de Newton - Lei da Inércia 3 As três leis de Newton do movimento Sir Isaac Newton desenvolveu as três

Leia mais

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA Educando para a Modernidade desde 1967 DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO:

Leia mais

a) carga elétrica. b) campo elétrico. c) corrente elétrica. d) capacitância elétrica. e) condutividade elétrica.

a) carga elétrica. b) campo elétrico. c) corrente elétrica. d) capacitância elétrica. e) condutividade elétrica. fluorescente, por estar próxima a uma descarga elétrica, é o(a) Questão 01 - (ENEM) Em museus de ciências, é comum encontrar-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O

Leia mais

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N.

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N. ONGEP PRÉ-VESTIBULAR POPULAR FÍSICA EXTENSIVO 2005 Prof o Walescko ELETROSTÁTICA - Lista 2 01) Considerando-se a distribuição de cargas da figura a seguir e admitindo-se que as cargas Q sejam idênticas,

Leia mais

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 02 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico 1. (UFMG) Um isolante elétrico: a) não

Leia mais

Questão Questão 2

Questão Questão 2 Questão Três esferas A, B e C atraem-se mutuamente (todas ao mesmo tempo) entre si. Se a carga de A é negativa o que podemos afirmar em relação as possíveis cargas de B e C? Questão 2 Um aluno montou um

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 12.º Ano Turma A e B Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA O SIMULADO DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA O SIMULADO DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 1. (Cesgranrio 90) Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", é atraída por um pente plástico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga elétrica da esfera é: a)

Leia mais

Exercícios de Física I - 3º ANO

Exercícios de Física I - 3º ANO Nome: nº Professor(a): Série: 3ª EM. Turma: Data: / /013 Sem limite para crescer Exercícios de Física I - 3º ANO 1º Trimestre 1. (Epcar (Afa) 013) Uma partícula de massa m e carga elétrica negativa gira

Leia mais

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano? 2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:

Leia mais

LISTA ELETROSTATICA I

LISTA ELETROSTATICA I LISTA ELETROSTATICA I Professor: Werlley Tolêdo 1) ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA. a) Materiais que são bons condutores de eletricidade possuem elétrons livres que podem ser transportados com facilidade. b)

Leia mais

3º Série Turma: FG e ADM

3º Série Turma: FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Física Professor (a): Marcos Vinicius 3º Série Turma: FG e ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso!

Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso! Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso! Estrutura da Matéria: O átomo possui duas regiões distintas: núcleo e eletrosfera (região ao redor desse núcleo). São muitas as partículas que compõem

Leia mais

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo 1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo Questão 1: (PUC-SP) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prédio da escola que frequentava. O aluno, então, pensou em utilizar seus conhecimentos

Leia mais

Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA

Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA Capítulo 10 4º bimestre Colégio Contato Unidade Farol Professora Thaís Freitas 9º ano - 2015 A eletrostática, basicamente, é a parte da eletricidade que estuda as cargas

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Eletrização e Força Elétrica

Eletrização e Força Elétrica - INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS SALVADOR DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOCENTE:......... CIRLEI XAVIER......... DISCIPLINA:......... FÍSICA......... DISCENTE:.............................................................................

Leia mais

Introdução à Eletricidade

Introdução à Eletricidade G10CK/ALAMY/EASYPIX BRASIL Introdução à Eletricidade Eletricidade é uma palavra derivada do grego élektron, que significa âmbar. Resina vegetal fossilizada Ao ser atritado com um pedaço de pele de animal,

Leia mais

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica Eletricidade Básica * Eletrostática * Eletrodinâmica * Eletrostática A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente,

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA 1-(Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2. 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir

Leia mais

Na situação descrita, a resultante das forças que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por

Na situação descrita, a resultante das forças que atuam sobre a esfera tem intensidade dada por Questões de Eletrostática dos Últimos Vestibulares Prof. Rafael 1 (UNESP 2012) Uma pequena esfera de massa m, eletrizada com uma carga elétrica, está presa a um ponto fixo P por um fio isolante, numa região

Leia mais

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2

Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 2018/2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prof. V ictor Brasil Elementos de Física - Turma de 6 horas 018/ Exercícios L9 Gabarito: Resposta da questão 1: [C] Quando o pente é atritado

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F.

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. FORÇA ELÉTRICA 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação

Leia mais

Atividades Física 2ª série do Ensino Médio

Atividades Física 2ª série do Ensino Médio Atividades Física 2ª série do Ensino Médio 01 - (UFTM 2006) Ao nível do mar e sob temperatura de 27ºC, 450 L de gás hélio, puro, preenchem o espaço interno de um balão. Admitindo-se que a parede do balão

Leia mais

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano.

Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Valor do trabalho: 10 pontos NOTA: Nome do Aluno: Nº Ensino Médio 2º ano. Trabalho de recuperação paralela de Física Setor A Prof. Douglas Rizzi Data: / / INSTRUÇÕES GERAIS: Responda os testes com atenção

Leia mais

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Departamento de Física

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I Departamento de Física COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidade I - 2011 Departamento de Física CARGAS ELÉTRICAS A carga elétrica de um corpo eletrizado é quantizada: Q = n.e onde, n = 1,2,3,4,... Definimos o Coulomb (1C) como

Leia mais

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico)

Engenharia Ambiental 3ª lista (Campo elétrico e Linhas de Campo elétrico) 1. (G1) Defina Campo e cite 2 exemplos. 2. (G1) Defina "Campo elétrico". 3. (G1) Por que os prótons possuem carga positiva e os elétrons possuem carga negativa? 4. (Udesc 97) Na figura a seguir aparece

Leia mais

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio 1. (Pucsp) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola

Leia mais

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo.

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

UFRGS. Prova de Física. o da componente vertical, da velocidade do projétil, em função do tempo.

UFRGS. Prova de Física. o da componente vertical, da velocidade do projétil, em função do tempo. Prova de Física 1. Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trensbala. Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 = 3,0μC e q = 6,0μC são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde

Leia mais

Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) zero b) + Q/2 c) - Q/4 d) + Q/6 e) - Q/8

Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) zero b) + Q/2 c) - Q/4 d) + Q/6 e) - Q/8 1. A uma distância d uma da outra, encontram-se duas esferinhas metálicas idênticas, de dimensões desprezíveis, com cargas - Q e + 9 Q. Elas são postas em contacto e, em seguida, colocadas à distância

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. "Foco, Força e Fé

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. Foco, Força e Fé 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2019 Valor: Nota: "Foco, Força e Fé 1 - (Unifesp) Duas

Leia mais

CE01) Determine o número de elétrons existentes em uma carga de 1,0 C.

CE01) Determine o número de elétrons existentes em uma carga de 1,0 C. Lista 13 Carga elétrica e Eletrização CARGA ELÉTRICA http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carga-eletrica/carga-eletrica.php Q = n. e Q carga elétrica n números de carga em excesso e = 1,6.10-19 C

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NOS LOCAIS INDICADOS E ENTREGUES NESTA FOLHA. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 2ª Série 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Leandro Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Física Resultado / Rubrica

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 3ª Etapa 2013 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2013 Disciplina:Física Ano: 2º Professor (a): Marcos Vinicius Turma: 2º FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

ELETROSTÁTICA. Processos de eletrização e Lei de Coulomb

ELETROSTÁTICA. Processos de eletrização e Lei de Coulomb ELETROSTÁTICA Processos de eletrização e Lei de Coulomb Eletrização Eletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas do número de cargas negativas. O corpo que ganhar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE Tema Transversal 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA. ÁREA DE CONHECIMENTO: FÍSICA Física I Objeto de Estudo: Mecânica CONTEÚDOS: Cinemática Escalar Padrões de comprimento,

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo 2016 - Prof. Adson Filizzola 01. A figura ilustra dois pêndulos elétricos feitos com esferas condutoras de mesmo raio. Elas foram eletrizadas por contato com

Leia mais

Projeto Apoio Eter 2012

Projeto Apoio Eter 2012 Projeto Apoio Eter 2012 Disciplina: Física Ano: Ano: 3º 1º Ano Ano Comum Assunto: Processos de Eletrização 1) Dispomos de três esferas metálicas idênticas e isoladas uma das outras. A e B estão inicialmente

Leia mais

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb FÍSICA 2 LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb 1) Determine a carga elétrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 x 10 13 elétrons. Dado: carga elementar e = 1,6 x 10 19 C (Resposta:

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Um recipiente cilíndrico de vidro tem área da base relativamente pequena se comparada com sua altura. Ele contém água em temperatura

Leia mais

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico

Colégio de aplicação Dr. Alfredo José Balbi prof. Thomaz Barone Lista de exercícios campo elétrico 1. (Upf 01) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 1 10 N C, na direção vertical

Leia mais

Eletrização por atrito

Eletrização por atrito Eletrização por atrito Quando do atrito entre dois corpos, a energia aplicada é suficiente para que um corpo transfira elétrons para o outro, tornando um corpo carregado positivamente e o outro negativamente.

Leia mais

Apostila de Física 36 Capacitores

Apostila de Física 36 Capacitores Apostila de Física 36 Capacitores 1.0 Definições Na presença de um condutor neutro, um condutor eletrizado pode armazenar mais cargas elétricas com o mesmo potencial elétrico. Capacitor ou condensador

Leia mais

GOIÂNIA, 25_ / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, 25_ / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 25_ / 02 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB

ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB ELETRIZAÇÃO Aprofundamento 9º. EF II Profº. JB 1. (Ufrj 98) Três pequenas esferas metálicas idênticas, A, B e C, estão suspensas, por fios isolantes, a três suportes. Para testar se elas estão carregadas,

Leia mais

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B Questão 46 No interior de um ônibus que trafega em uma estrada retilínea e horizontal, com velocidade constante de 90 km/h, um passageiro sentado lança verticalmente para cima um pequeno objeto com velocidade

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio

OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio 01. A palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as

Leia mais

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A Questão 37 Segundo a lei da gravitação de Newton, o módulo F da força gravitacional exercida por uma partícula de massa m 1 sobre outra de massa m,àdistânciad da primeira, é dada por F = G mm 1, d onde

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA

CAMPO ELÉTRICO UNIFORME 2 LISTA 1. (Fatec 2008) Um elétron é colocado em repouso entre duas placas paralelas carregadas com cargas iguais e de sinais contrários. Considerando desprezível o peso do elétron, pode-se afirmar que este: a)

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais