NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos"

Transcrição

1 NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos NCE/14/01886 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do Conselho de Admnistração 1. Tendo recebido a decisão do Conselho de Administração relativamente ao pedido de acreditação prévia do novo ciclo de estudos Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Basico 2. conferente do grau de 3. a ser leccionado na(s) Unidade(s) Orgânica(s) (faculdade, escola, instituto, etc.) Escola Superior De Educação De Santarém 4. da(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s) Instituto Politécnico De Santarém 5. decide: Apresentar recurso 6. Recurso (Português): Ver ficheiro PDF abaixo 7. Documento anexo (Português e Inglês, PDF, máx. 150kB): (impresso na página seguinte) pág. 1 de 1

2 Anexos

3 PROCESSO NCE/14/01886 RECURSO SOBRE DECISÃO FINAL DA CA À ACREDITAÇÃO DE NOVO CICLO DE ESTUDOS DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BASICO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração e Exma. Sra. Presidente da Comissão de Avaliação Externa do Curso de Mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém: Tendo recebido a decisão final da C.A. sobre Acreditação do curso acima referido por 3 anos expomos alguns motivos que são considerados como medida obrigatória a cumprir nos próximos 3 anos mas que, como já referíamos no relatório de pronúncia já enviado são medidas que estão já a ser implementadas: A A B CDAEDFA ACA DCA C B C C DA C D B D A A C CE B C A C Vários docentes encontram-se em processo de doutoramento, estando, na sua maioria, inscritos em programas doutorais em Desde essa altura a Instituição, apesar dos atuais constrangimentos financeiros, tem procurado apoiar a realização dos doutoramentos. Vários docentes estão já numa fase final desse processo prevendo-se que durante o próximo ano letivo concluam o seu doutoramento. Sublinhamos ainda que apesar de alguns docentes ainda estarem a concluir o seu doutoramento a Instituição cumpre tal como se pode comprovar no quadro docente apresentado no processo de acreditação prévia do Curso (Anexo 1) - o estabelecido nos pontos 5 e 6 do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto relativamente ao corpo docente. A Instituição dispõe de um corpo docente próprio, academicamente qualificado e especializado na área ou áreas de formação fundamentais do ciclo de estudos cumprindo as percentagens previstas na legislação em vigor como de seguida se apresenta (total de 25 docentes): - Corpo Docente Próprio: 100% (mínimo de 75% de docentes Tempo Integral de acordo com artigo 16º da legislação referida); - Corpo Docente Academicamente qualificado: 64% doutorados (mínimo de 40% de docentes com o grau de doutor de acordo com artigo 16º da legislação referida); - Corpo Docente Especializado: - s de reconhecida experiência e competência profissional 1 na área ou áreas de formação fundamentais do ciclo de estudos na área ou áreas de formação fundamentais do ciclo de estudos ou doutores especializados nessa área ou áreas 2 68% (mínimo de 50% do corpo docente segundo legislação referida). 1 Artigo 3.º do Decreto-Lei 115/2013, de 7 de agosto, Republicação do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março. 2 Nesta alínea apenas estão a ser considerados docentes que realizaram provas como especialistas (IPS) ou solicitaram reconhecimento como especialistas (CTC/ ESE) na área do CE e/ou doutorados na área. No entanto tal como apresentámos no Relatório de Acreditação Prévia - 100% dos docentes do curso cumprem os requisitos básicos para serem considerados como especialistas na área do CE.

4 - es especializados na área ou áreas de formação fundamentais do ciclo de estudos: 52% (mínimo de 20% do corpo docente total, segundo artigo 16º da legislação referida). A A D A C DC EA DCA D B D D A A D C D CA B CD DCA A A D A A C C A B C DCA Na sequência do exposto no ponto anterior a qualificação e área de especialização tem vindo a ser uma preocupação na distribuição do serviço docente do CE, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionada e de Didáticas Especificas. Da análise do quadro que a seguir apresentamos todo/as docentes da Práticas de Ensino Supervisionada e de Didácticas Especificas têm formação e/ou experiência específica na área. De seguida apresentamos o Quadro 1 que explicita de forma mais detalhada a formação/experiência dos docentes do CE. Como referimos no relatório de Pronuncia o/as docentes são todo/as devidamente enquadrados pela coordenação do curso e pelos responsáveis das áreas científicas sendo dada uma particular atenção ao apoio aos docentes mais inexperientes. QUADRO 1 (A) Prática de Ensino Supervisionada Creche António Mesquita Guimarães Ciências da Educação Sistemas de Formação. Formação de base como docente do Helena Luís de reconhecida experiência e competência profissional com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Formação de base em educação de infância. Ana Margarida Togtema Ciências da Educação -Psicologia e Pedagogia da Música. A aguardar marcação de Provas para obtenção do área da Música (Reg. IPS/ a realizar em 2015). Teresa Sá Psicologia (Reg. IPS). Professores/Formadores e Ciências da Educação- Isabel Piscalho Educação Especial e Inclusiva- Necessidades Educativas Especiais (Reg. IPS/ terminado em maio 2015). Em doutoramento (a entregar durante ano 2015). Marta Uva Em doutoramento (a concluir em 2015/16). de reconhecida experiência e competência Profissional com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Provas de em Formação de Professores (Reg. IPS, a realizar em 2015). (B) Didáticas Específicas da Educação de Infância Creche António Mesquita Guimarães Ciências da Educação Sistemas de Formação Formação de base como docente do ensino básico Helena Luís de reconhecida experiência e competência profissional com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Formação de base em educação de infância. Ana Margarida Togtema Ciências da Educação -Psicologia e Pedagogia da Música.

5 Teresa Sá Teresa Cláudia Tavares Isabel Piscalho A aguardar marcação de Provas para obtenção do área da Música (Reg. IPS/ a realizar em 2015). Psicologia (Reg. IPS). Ciências da Literatura Estudos Portugueses. Professores/Formadores e Ciências da Educação- Educação Especial e Inclusiva- Necessidades Educativas Especiais (Reg. IPS/ terminado em maio 2015). Em doutoramento (a entregar durante ano 2015). (C) Prática de Ensino Supervisionada Jardim de Infância Maria João Cardona Ciências da Educação Formação de Professores. Susana Colaço Matemática Elisabete Linhares Ciências da Educação (Didática das Ciências) Marta Uva Em doutoramento (a concluir em 2015/16). de reconhecida experiência e competência Profissional com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Provas de em Formação de Professores (Reg. IPS, a realizar em 2015). Sónia Seixas Psicologia Pedagógica. Clara Martins Matemática - Matemática para o Ensino Em doutoramento (D) Didáticas Específicas da Educação de Infância Maria João Cardona Ciências da Educação Formação de Professores. Susana Colaço Matemática. Elisabete Linhares Ciências da Educação (Didática das Ciências). Célia Barroca Comunicação Educacional Multimédia. Em doutoramento (a concluir em 2015). Formação de base na Escola Superior de Teatro e Cinema. (E) Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico Maria João Cardona Ciências da Educação Formação de Professores. Elisabete Linhares Ciências da Educação (Didática das Ciências).

6 Clara Martins Cristina Novo Marisa Correia Susana Colaço Matemática - Matemática para o Ensino. Educação e Comunicação Multimédia. de reconhecida experiência com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores. Formação de base como docente do 1º ciclo do ensino básico. Ciências da Educação (Didática das Ciências). Matemática. (F) Didáticas Específicas do 1.º CEB 1.º e 2.º anos Maria João Cardona Ciências da Educação Formação de Professores. Elisabete Linhares Ciências da Educação (Didática das Ciências). Clara Martins Matemática - Matemática para o Ensino. Célia Barroca Comunicação Educacional Multimédia. Em doutoramento (a concluir em 2015). Formação de base na Escola Superior de Teatro e Cinema. (G) Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB 3.º e 4.º Ciências da Educação Sistemas de Formação António Mesquita Guimarães Formação de base como docente do ensino básico Educação e Comunicação Multimédia. de reconhecida experiência com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e Cristina Novo professores. Formação de base como docente do 1º ciclo do ensino básico. Madalena Teixeira Marisa Correia Clara Martins Nelson Mestrinho Linguística no ramo de Linguística Aplicada. em Educação-Didática. Educação (Didática das Ciências). Matemática - Matemática para o Ensino. Matemática A aguardar marcação de Provas para obtenção do em "Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos)" - CNAEF 144 (Reg. IPS, a realizar em 2015 ) de reconhecida experiência com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). (H) Didáticas Específicas do 1.º CEB 3.º e 4.º anos António Mesquita Guimarães Ciências da Educação Sistemas de Formação. Formação de base como docente do Madalena Teixeira Linguística no ramo de Linguística Aplicada. em Educação-Didática. Marisa Correia Educação (Didática das Ciências).

7 Ramiro Marques Neusa Branco Gestão Curricular Formação de base como docente do Educação (Didática da Matemática) C A A AC D D A CD DCA B EDCA B BA C D C Como foi já referenciado no relatório de Pronuncia existem vários projetos de investigação & desenvolvimento, nacionais e internacionais, que envolvem docentes do CE. Sublinhamos ainda que muitos dos docentes e das docentes do curso pertencem à Unidade de Investigação do IPS que recentemente estabeleceu protocolo com o CIPSE do Instituto Politécnico de Leiria e/ou colaboram com Centros de Investigação de outras instituições do ensino superior acreditadas pela FCT (salientamos a pertença ao CIEC/Universidade do Minho; ao CIDEF da Universidade de Lisboa, ao CIPTFF da Universidade de Aveiro, ao CEIED da Universidade Lusófona). Até dezembro de 2015 está já prevista a organização de um número temático da revista da Unidade de Investigação do IPS sobre a educação e formação na educação pré-escolar e na escola ( esta integrará textos de docentes e de formando/as deste CE). Está já prevista a realização de duas publicações (em colaboração com o Brasil) para estarem prontas até junho de 2016 sobre o trabalho a avaliação nas primeiras idades (crianças dos 3 aos 10 anos) nas diferentes áreas curriculares. Está prevista a colaboração nestas publicações de docentes de várias áreas do CE. A ESE iniciou já diligências para a organização de uma linha editorial de e-books (em parceria com uma editora nacional) para a realização de e-books sobre várias linhas temáticas. Será privilegiada a publicação de teses de docentes e de trabalhos de formando/as (orientados por docentes) na área da educação e formação para a educação de infância e educação básica. Este trabalho já em curso terá os primeiros produtos prontos durante o próximo ano letivo. Face ao exposto pensamos que estão reunidas as condições para a acreditação do curso poder ser dada por um período de 6 anos.

8 Anexo 1 Corpo Docente com Informações atualizadas Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Professor Grau Área Científica Observações Ana Margarida Togtema Ciências da Educação -Psicologia e Pedagogia da Música A aguardar marcação de Provas para obtenção do área da Música (Reg. IPS/ a realizar em 2015). António Mesquita Guimarães Ciências da Educação Sistemas de Formação Formação de base como docente do Bento Cavadas Ciências da Educação Célia Barroca Comunicação Educacional Multimédia Em doutoramento (a concluir em 2015). ESE na formação de educadores e professores do Formação de base na Escola Superior de Teatro e Cinema. Clara Martins Matemática - Matemática para o Ensino Cristina Novo de reconhecida experiência com mais de 10 anos de Educação e Comunicação Multimédia experiência na formação de educadores e professores. Formação de base como docente do 1º ciclo do Elisabete Linhares Ciências da Educação (Didática das Ciências) Helena Luís Ciências da Educação de reconhecida experiência e competência profissional com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Formação de base em educação de infância. José Bastos Soares Artes Visuais-Pintura Design Gráfico e Vídeo (Reg. IPS) Isabel Piscalho Professores/Formadores e Ciências da Educação- Educação Especial e Inclusiva- Necessido em maio 2015) dades Educativas Especiais (Reg. IPS/ termina- Em doutoramento (a entregar durante ano 2015). Ciências da Educação (Didática de Línguas) Lia Pappámikail Ciências Sociais - Sociologia Geral Linguística no ramo de Linguística Aplicada Madalena Teixeira em Educação-Didática em Educação-Didática.

9 Maria João Cardona Ciências da Educação Formação de Professores Marisa Correia Ciências da Educação (Didática das Ciências) Em doutoramento (a concluir em 2015/16). de reconhecida experiência e competência Profissional Marta Uva com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores (reconhecimento pelo CTC da Escola). Provas de em Formação de Professores (Reg. IPS, a realizar em 2015). A aguardar marcação de Provas para obtenção do em "Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Nelson Mestrinho Matemática ciclos)" - CNAEF 144 (Reg. IPS, a realizar em 2015 ) de reconhecida experiência com mais de 10 anos de experiência na formação de educadores e professores. Neusa Branco Educação (Didática da Matemática) Paulo Dias Sociologia da Educação Ramiro Marques Gestão Curricular Formação de base como docente do Raquel Santos Ensino e Currículo em Matemática Aguarda provas públicas para a obtenção do grau de doutor em Educação (Didática da Matemática) Sónia Seixas Psicologia Pedagógica ESE na formação de educadores e professores do Susana Colaço Matemática ESE na formação de educadores e professores do Teresa Cláudia Tavares Ciências da Literatura Estudos Portugueses ESE na formação de educadores e professores do Teresa Sá Psicologia (Reg. IPS)

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101091 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1101091 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/01271 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00631 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de presentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão

Leia mais

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Bragança

Leia mais

NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00256 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00221 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00876 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

NCE/17/00128 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00128 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00128 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Santarém A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00881 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00066 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: A.1.a. Descrição da Instituição

Leia mais

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01181 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia

PERA/1718/ Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1100426 Decisão de apresentação de pronúncia PERA/1718/1100426 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo

Leia mais

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00311 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

CEF/0910/27606 Parecer do RIES sobre Intenção de Decisão (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/27606 Parecer do RIES sobre Intenção de Decisão (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27606 Parecer do RIES sobre Intenção de Decisão (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/27606 Parecer do RIES sobre Intenção de Decisão (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento Apresentação

Leia mais

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

CEF/0910/26731 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/26731 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/26731 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/26731 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

NCE/17/00204 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00204 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00204 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Santarém A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/16/00035 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00035 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00035 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Leiria A.1.a.

Leia mais

NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/17/00120 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/16/00074 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00074 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00074 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00074 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1314/12287 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00811 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Beja A.1.a.

Leia mais

NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00711 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensilis - Educação E Formação

Leia mais

NCE/09/01232 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/09/01232 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/09/01232 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/09/01232 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/02236 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/00536 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa

Leia mais

NCE/14/02131 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/02131 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/02131 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/14682 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA

ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA ACEF/1112/16752 Decisão de apresentação de recurso da decisão do CA Decisão de Apresentação de Recurso da Decisão do Conselho de Admnistração

Leia mais

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/12127 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1516/01392 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01246 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/16/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00033 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação

Leia mais

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/11/01811 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01811 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01811 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Viseu

Leia mais

NCE/11/00336 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00336 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00336 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00336 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/14/01671 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01671 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01671 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/00881 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/13/01346 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01346 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/01346 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Algarve A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/14/02151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/02151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/02151 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Porto A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Santarém

Leia mais

NCE/17/00202 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00202 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00202 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Católica Portuguesa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01571 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Outra(s)

Leia mais

Guião para pedido de acreditação prévia de. Novo Ciclo de Estudos. (Ensino Universitário e Politécnico)

Guião para pedido de acreditação prévia de. Novo Ciclo de Estudos. (Ensino Universitário e Politécnico) Guião para pedido de acreditação prévia de Novo Ciclo de Estudos (Ensino Universitário e Politécnico) Guião PAPNCE 2018 PT Junho de 2018 (atualizado em 29.08.2018) Guião para instrução do pedido 1. Caracterização

Leia mais

ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14257 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/14/01051 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01051 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01051 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/01051 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1001801 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa A.1.a.

Leia mais

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00254 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/16/00122 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensinus-Estudos Superiores S.

Leia mais

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

NCE/13/01331 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01331 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/01331 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Castelo Branco

Leia mais

NCE/13/00061 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00061 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/00061 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01256 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: CVP + UNL A.1.a. Identificação

Leia mais

NCE/12/00621 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00621 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00621 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/00621 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

NCE/10/00791 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00791 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00791 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

NCE/15/00068 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00068 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00068 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a.

Leia mais

NCE/13/00676 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00676 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/00676 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/14/00661 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00661 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00661 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Leiria A.1.a.

Leia mais

Cursos de licenciatura Avaliação contínua, com limite de vagas

Cursos de licenciatura Avaliação contínua, com limite de vagas Ano Lectivo 2013-2014 2º semestre Seriação dos candidatos à frequência de unidades curriculares isoladas Cursos de licenciatura Avaliação contínua, com limite de vagas Unidade Curricular CréditosGrau Curso

Leia mais

NCE/13/00326 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/13/00326 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00326 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/13/00326 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de presentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão

Leia mais

CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/25926 Decisão de Apresentação de Pronúncia (Univ) - Ciclo de estudos em funcionamento Decisão de

Leia mais

NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01736 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

NCE/10/02406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02406 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a.

Leia mais

NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02701 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Cávado

Leia mais

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/13/01326 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Castelo Branco

Leia mais

NCE/16/00096 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00096 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00096 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s)

Leia mais

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

Relatório de Atividades Linha Educação & Investigação

Relatório de Atividades Linha Educação & Investigação Relatório de Atividades Linha Educação & Investigação 2015-2016 1 Relatório 2015-2016 Linha de pesquisa - Educação & Investigação Maria João Cardona e Susana Colaço (ESE) INTRODUÇÃO A linha de pesquisa

Leia mais

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE PERA/1718/0026626 Relatório preliminar da CAE Composição da CAE Composição da CAE A composição da CAE que avaliou o presente ciclo de estudos é a seguinte (os CV dos peritos podem ser consultados na página

Leia mais

NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01801 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UE + UBI A.1.a. Identificação

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO. Mestrado em Educação Pré-escolar. Ano letivo:

RELATÓRIO ANUAL DE CURSO. Mestrado em Educação Pré-escolar. Ano letivo: RELATÓRIO ANUAL E CURSO estrado em Educação Pré-escolar Ano letivo: 2016-2017 1. AVALIAÇÃO GLOBAL O FUNCIONAENTO O CICLO E ESTUOS As atividades letivas do EPE decorreram como previsto no plano de estudos.

Leia mais

ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1415/14747 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/01322 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Maiêutica Cooperativa De Ensino Superior,

Leia mais

NCE/14/00836 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00836 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00836 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/14/00836 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

ACEF/1516/19677 Relatório final da CAE

ACEF/1516/19677 Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições de Ensino Superior / Entidades Instituidoras:

Leia mais

NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00721 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensilis - Educação E Formação Sa A.1.a.

Leia mais

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Divulgação pública de horas para contratações por tempo determinado Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes Ano letivo 2015/2016

Leia mais

NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00511 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

NCE/16/00123 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00123 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00123 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s)

Leia mais

ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1213/21202 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

NCE/12/00486 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00486 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00486 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Piaget - Cooperativa Para

Leia mais

NCE/16/00172 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00172 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00172 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Portucalense Infante

Leia mais

NCE/16/00215 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00215 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00215 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensilis - Educação E Formação Sa A.1.a.

Leia mais

ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24572 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1718/ Relatório preliminar da CAE PERA/1718/0027906 Relatório preliminar da CAE Composição da CAE Composição da CAE A composição da CAE que avaliou o presente ciclo de estudos é a seguinte (os CV dos peritos podem ser consultados na página

Leia mais

NCE/12/01791 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/12/01791 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/01791 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/12/01791 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

PERA/1617/ Relatório final da CAE

PERA/1617/ Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Viana Do Castelo A.1.a. Outras Instituições de Ensino Superior

Leia mais

NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02921 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: AMEC + FundMinerva A.1.a. Descrição

Leia mais

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Ipam - Instituto Português De Administração De Marketing De

Leia mais