Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho"

Transcrição

1 Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios Prof. Gustavo Baldi de Carvalho

2 Mineral Minério Jazida Mina Rocha

3 1. Minério é um mineral cuja prospecção e exploração industrial (mineração) é economicamente auto-sustentável. 2. Minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica.

4 Exemplo: hematita (Fe 2 O 3 ) Dizemos que a hematita é um minério de ferro, pois é dele que se extrai o ferro, que é um metal. Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfetos, silicatos ou por metais nativos como, por exemplo, cobre e ouro.

5 Exemplos de minérios: Argentita: Ag 2 S - para a extração de prata Barita: BaSO 4 - para a extração de bário Barita

6 Bauxita: Al 2 O 3 - para a extração de alumínio Berilo: Be 3 Al 2 (SiO 3 ) 6 - para a extração de berílio Água-marinha (azul) Impureza: Cromo ou Vanádio Esmeralda (verde) Impureza: Ferro

7 Blenda ou esfarelita: ZnS - para a extração de zinco Bornita: Cu 5 FeS 4 - para a extração de cobre Bornita

8 Calaverita: AuTe 2 - para a extração de ouro Calcopirita: CuFeS 2 - para a extração de cobre Calcopirita

9 Calcocita: Cu 2 S - para a extração de cobre Calcocita

10 Cassiterita: SnO 2 - para a extração de estanho Cromita: (Fe,Mg)Cr 2 O 4 - para a extração de cromo Galena: PbS - para a extração de chumbo Hematita: Fe 2 O 3 - para a extração de ferro Ilmenita: FeTiO 3 - para extração de dióxido de titânio Magnetita: Fe 3 O 4

11 Molibdenita: MoS 2 - para a extração de molibdênio Molibdenita no quartzo

12 Ouro: Au - associado ao quartzo (SiO 2 ) e à pirite (FeS 2 ) Rutilo: TiO 2 Pirolusita: MnO 2 - para a extração de manganês Uraninita: UO 2 - para a extração de urânio Uraninita

13 Jazida mineral é uma concentração local de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor econômico, seja na superfície ou no interior da Terra. Observação: Ainda que o termo seja mais associado a uma concentração de minerais, pode referir-se também à concentração de outras substâncias naturais, inclusive fósseis, tais como o carvão e o petróleo.

14 É uma escavação a céu aberto ou subterrânea, para extração de substâncias minerais.

15 É um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.

16 As rochas podem ser classificadas de acordo com sua: Composição química Forma estrutural Textura Mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação.

17 Pelo processo de formação, as rochas são classificadas como: Ígneas ou magmáticas: formadas a partir do resfriamento e da consolidação do magma. Sedimentares: formadas pela deposição de sedimentos (derivados da decomposição e desintegração de outras rochas) e posterior compressão destes. Metamórficas: formadas por qualquer uma das primeiras duas categorias, modificadas posteriormente pelos efeitos de temperatura e pressão.

18 Os minerais podem ser identificados pelas suas propriedades físicas macroscópicas determinadas através de ensaios simples. Uma identificação precisa, entretanto, requer o uso de equipamentos e técnicas sofisticadas. Microscopia ótica Difração de raios-x Microscopia eletrônica

19 1. Hábito cristalino 2. Transparência 3. Brilho 4. Cor 5. Traço 6. Dureza 7. Clivagem 8. Fratura 9. Densidade (peso específico) 10. Macla ou geminação

20 Forma habitual exibida pelos cristais, em decorrência de sua estrutura cristalina. Esta forma característica auxilia na identificação dos minerais. Entretanto, nem todos os minerais têm um hábito característico que possa ser usado em sua identificação.

21 Acicular Em forma de agulha, delgado e/ou pontiagudo. Exemplo: Rutilo (TiO 2 ) em quartzo Tufo de rutilo acicular encravado em quartzo (originário do Brasil, atualmente no Museu de História Natural de Londres)

22 Laminar Em forma de lâmina, delgado e achatado. Exemplo: Cianite (Al 2 SiO 5 )

23 Colunar Prismas compridos e delgados geralmente com crescimento paralelo. Exemplo: Calcite (CaCO 3 )

24 Enantiomórfico Hábito e características ópticas de imagem de espelho: cristais levógiros e dextrógiros. Exemplo: Quartzo (SiO 2 )

25 Dodecaédrico Dodecaedro, com 12 faces. Exemplo: Granada (Fe,Ca) 3 Al 2 (SiO 4 ) 3

26 Fibroso Prismas extremamente delgados. Exemplo: Serpentina - (Mg, Fe) 3 Si 2 O 5 (OH) 4

27 Laminar Estrutura em camadas, separação em folhas delgadas. Exemplo: Mica - K(Al,Mg,Fe) 3 Si 3 O 10 (OH,F) 2

28 Prismático Alongado, semelhante a um prisma: todas as faces do cristal são paralelas ao eixo-c. Exemplo: Turmalina - Na(Mg,Fe,Li,Mn,Al) 3 Al 6 (BO 3 ) 3 Si 6 O 18 (OH,F) 4 Turmalina sobre quartzo

29 Tabular Agregados compactos de cristais tabulares. Exemplo: Barite (BaSO 4 )

30 Capacidade de permitir a passagem da luz. Divide os minerais em translúcidos e opacos. O quartzo é translúcido. Os elementos nativos metálicos, óxidos e sulfetos são em sua maioria opacos.

31 Halita (NaCl) - translúcida Magnetita (Fe 3 O 4 ) - opaca

32 Depende da absorção, reflexão ou refração da luz pela superfície do mineral. O brilho de um mineral pode ser: Adamantino (diamante) Vítreo (quartzo) Metálico (galena, pirita) Sedoso (talco) Graxo, resinoso, nacarado, etc.

33 Diamante Pirita Quartzo Talco

34 A cor de um mineral resulta da absorção seletiva de comprimentos de onda da luz visível. Ocorre principalmente em virtude da presença de metais de transição (Fe, Cu, Ni, Cr, V). Ou devido à presença de defeitos cristalinos.

35 Alguns minerais possuem cores características, e são chamados idiocromáticos. Exemplo: malaquita CuCO 3 (verde)

36 Outros minerais apresentam cores variadas, em função da ocorrência de impurezas, e são chamados de alocromáticos. Exemplos: fluorita, quartzo, córindon Rubi lapidado Córindon (impureza: Cr) Safira azul lapidada Córindon (impureza: Fe ou Ti)

37 Cor do mineral em pó obtida ao riscá-lo contra uma placa de porcelana. Esta propriedade é útil para se identificar minerais opacos, que em geral apresentam traço colorido. A maioria dos minerais translúcidos ou transparentes têm traço incolor.

38 Hematita (Fe 2 O 3 ) Traço: vermelho Limonita (Fe 2 O 3 hidratado) Traço: marrom amarelado Magnetita (Fe 3 O 4 ) Traço: cinza

39 Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. Reflete a força de ligação dos átomos, íons ou moléculas da estrutura do material. Para os minerais, a escala de dureza comumente utilizada é a escala de Mohs, que se baseia na dureza relativa de 10 minerais utilizados como padrões.

40 Escala de dureza de Mohs OBS: a sequência dos minerais na escala de dureza de Mohs não se refere à magnitude absoluta desta propriedade, mas apenas indica que os minerais de maior dureza riscam os minerais de dureza menor.

41

42 É a forma com que muitos minerais fraturam, segundo planos de fraqueza relacionados à suas estruturas cristalinas. Os tipos de clivagem são descritos pelo número e direção dos planos de clivagem. A clivagem auxilia na identificação dos minerais.

43 Planos de clivagem Clivagem em 1 plano Ex: muscovita (mica) Clivagem em 2 planos Ex: feldspato Clivagem em 3 planos Ex: halita

44 Mica (muscovita) clivagem em 1 plano.

45 Feldspato clivagem em 2 planos que se cortam em ângulos retos (90 ).

46 Halita clivagem em 3 planos que se cortam em ângulos retos (90 ), próprias do sistema cristalino cúbico.

47 Calcita clivagem em 3 direções que não se cortam em ângulos retos.

48 Fluorita e diamante clivagem em 4 planos, formando um octaedro.

49 Forma com que um mineral se quebra além daqueles planos dados pela clivagem. Além disso, nem todos os minerais apresentam planos de clivagem. Muitos apresentam apenas fratura. Os principais tipos de fratura são: conchoidal, plana, irregular.

50 Fratura conchoidal Forma de concha, com ranhuras concêntricas. Quartzo

51 Fratura plana Calcita na forma de calcário

52 Fratura irregular Serpentina

53 É a relação entre o peso de um mineral comparado com o peso de um igual volume de água. Exemplo: um mineral de densidade 3,0 g/cm 3 pesa 3x mais que um igual volume de água (1,0 g/cm 3 ). Mineral Densidade (g/cm 3 ) Mineral Densidade (g/cm 3 ) Halita 2,16 Calcita 2,71 Gipsita 2,32 Dolomita 2,85 Feldspato 2,56 2,70 Clorita 2,6 3,3 Argilas 2,5 2,8 Pirita 5,01 Quartzo 2,65 Magnetita 5,2

54 Intercrescimento regular de dois ou mais cristais de um mesmo mineral. Macla de espinélio (muito comum também no diamante) Estrela de Kepler: composição em macla de 2 tetraedros regulares

55 Quartzo (SiO 2 ) Pirita (FeS 2 )

56 Bornita (Cu 5 FeS 4 ) Adulária (KALSi 3 O 8 )

57 Calcita (CaCO 3 ) Aragonita (CaCO 3 )

58 Estaurolita (Fe,Mg,Zn)2Al9(Si,Al)4O22OH2

59 Dos milhares de minerais conhecidos, apenas poucos são considerados minerais formadores de rochas, ou seja, são constituintes essenciais das rochas mais abundantes da crosta terrestre. Isto porque a crosta é composta quase que em sua totalidade por apenas 8 elementos químicos. O, Si, Al, Fe, Ca, Na, K, Mg

60 Mais de 70% da crosta terrestre é formada por oxigênio (46,6%) e silício (27,7%). Portanto, os silicatos formam a classe de minerais amplamente predominante na crosta terrestre, constituindo mais de 90% do seu volume. Dessa forma, torna-se conveniente dividir os minerais em silicatos e não-silicatos.

61 Os silicatos são os minerais mais abundantes na crosta terrestre. Seu radical iônico, a sílica (SiO 4 ) 4-, forma tetraedros que se unem entre si ou com cátions pelo compartilhamento dos átomos de oxigênio.

62 Tetraedro de sílica (SiO4)4-

63 Tetraedro de sílica (SiO4)4-

64 Olivinas Piroxênios Anfibólios Micas Feldspatos, plagioclases e feldspatóides Quartzo Minerais acessórios Minerais secundários Argilo-minerais

65 Os não-silicatos, apesar de representarem menos de 10% em volume da crosta terrestre, têm grande importância econômica. São aqueles cuja composição química é isenta de tetraedros de sílica (SiO 4 ) 4-.

66 Carbonatos Elementos nativos Fosfatos Sulfetos Sulfatos Haletos Óxidos e hidróxidos

67 Métodos macroscópicos Microscopia óptica Difração de raios-x Outras Microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDX)

68 Envolvem a caracterização dos minerais através de técnicas baseadas em suas propriedades físicas, tais como: Hábito cristalino Brilho Cor Traço Dureza relativa Clivagem e fratura Densidade Macla (geminação)

69 Microscopia óptica de luz polarizada Identificação dos minerais por suas características morfológicas e ópticas. As propriedades ópticas variam de acordo com a estrutura cristalina e com a composição química do mineral.

70 Os minerais são anisotrópicos; portanto, a propagação da luz em seu interior acontece de forma diferente de acordo com a direção da propagação. Isto acontece porque a luz encontra diferentes tipos de ligações químicas e densidades de ocupação atômica nas diferentes direções.

71 Entre as características ópticas dos minerais, o índice de refração e a birrefringência estão entre as mais importantes para a identificação de minerais.

72 Índice de refração (n): Razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz no mineral (v) Ou seja, n = c n = v

73 Birrefringência Efeito provocado pela anisotropia óptica de certos minerais, que consiste na divisão de um raio de luz em dois, com velocidades distintas e portanto com distintos ângulos de refração.

74 Birrefringência A birrefringência de um mineral é dada numericamente como sendo a diferença entre o seu maior (n max ) e o seu menor (n min ) índice de refração. δ = n max - n min Quanto maior esta diferença, mais birrefringente é o mineral.

75 Birrefringência Exemplos de minerais e suas birrefringências: Mineral Rutilo Calcita Titanita Zircão Peridoto Turmalina Coríndon δ = n max - n min 0,287 0,172 0,120 0,059 0,036 0,018 0,008 Alguns minerais, como o diamante, são monorrefringentes

76 Os raios-x são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Apresentam menor comprimento de onda (maior frequência) do que a luz visível. Portanto, possui maior poder de penetração no sólido do que a luz visível.

77 Princípio: incidência de um feixe de raios-x com comprimento de onda definido na amostra. Os elétrons dos átomos do retículo cristalino passam a vibrar na mesma frequência dos raios-x incidentes, reemitindo ondas em ângulos definidos pelas direções e planos da estrutura cristalina.

78 Assim, é possível medir as distâncias entre planos de átomos na estrutura cristalina e a densidade atômica nestes planos. Portanto, cada substância sólida cristalina possui seu padrão característico de difração de raios-x. A identificação de um mineral desconhecido é feita comparando seu espectro de difração com o de padrões disponíveis em bancos de dados.

79

Capítulo 3 - MINERAIS

Capítulo 3 - MINERAIS Capítulo 3 - MINERAIS CONCEITOS MINERAL é toda substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica que surge naturalmente na crosta terrestre. Normalmente com composição química definida e, se

Leia mais

CAPÍTULO 2 MINERAIS 1) CONCEITO

CAPÍTULO 2 MINERAIS 1) CONCEITO CAPÍTULO 2 MINERAIS 1) CONCEITO Os minerais são os elementos constituintes das rochas, logo o conhecimento dos minerais implica no conhecimento das rochas. Mineral é toda substância formada por processos

Leia mais

Geologia Noções básicas. Profa. Dra. Andrea Sell Dyminski UFPR 2010

Geologia Noções básicas. Profa. Dra. Andrea Sell Dyminski UFPR 2010 Geologia Noções básicas Profa. Dra. Andrea Sell Dyminski UFPR 2010 Estrutura do Planeta Terra Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/estruterra_4.html Eras Geológicas Evolução dos Continentes Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=hsdlq8x7cuk

Leia mais

Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano

Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano Geologia para Engenharia 1 Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender o que são minerais, suas propriedades e sua identificação e classificação. INTRODUÇÃO - "Pedras Preciosas"

Leia mais

Mineralogia fundamental

Mineralogia fundamental Mineralogia fundamental História! Textos bíblicos! Arqueologia paleolítico, neolítico, egípcios! Plínio, o velho Tratado das Pedras Preciosas! Idade média alquimistas! Século XVIII sistematização como

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ MINERAIS

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ MINERAIS UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ MINERAIS Prof. Carolina R. Duarte Maluche Baretta carolmaluche@unochapeco.edu.br Chapecó (SC), 2014. O QUE SÃO : MINERAIS? ROCHAS? Ametista MINÉRIOS?

Leia mais

Homogêneo: algo que não pode ser fisicamente dividido em componentes químicos mais simples.

Homogêneo: algo que não pode ser fisicamente dividido em componentes químicos mais simples. MINERAIS HALITA Um mineral é um sólido, homogêneo, natural, com uma composição química definida e um arranjo atômico altamente ordenado. É geralmente formado por processos inorgânicos. Sólido: as substâncias

Leia mais

Prof. Carlos Guedes Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro

Prof. Carlos Guedes Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro Minerais, rochas e ciclo das rochas Prof. Carlos Guedes Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro Minerais, rochas e ciclo das rochas Minerais, Rochas e Ciclo das Rochas Minerais, Rochas e Ciclo das Rochas Minerais,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» MINERAÇÃO E PETRÓLEO E GÁS «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» MINERAÇÃO E PETRÓLEO E GÁS « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» MINERAÇÃO E PETRÓLEO E GÁS «21. As rochas selantes devem mostrar propriedades como impermeabilidade e plasticidade para manter sua condição de selante mesmo após ser submetida

Leia mais

Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho

Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios. Prof. Gustavo Baldi de Carvalho Disciplina: Mineralogia e Tratamento de Minérios Prof. Gustavo Baldi de Carvalho Indústrias: Plásticos Cerâmica Metalúrgica Amplamente utilizado nas indústrias de plásticos, tintas, papel e cosméticos,

Leia mais

Mineralogia. Mineralogia. Definição de Mineral. As rochas são agregados de minerais

Mineralogia. Mineralogia. Definição de Mineral. As rochas são agregados de minerais Mineralogia 1. Talc 2. Gypsum 3. Calcite 4. Fluorite 5. Apatite 6. Orthoclase 7. Quartz 8. Topaz 9. Corundum 10. Diamond Mineralogia Susana Prada Estudam-se as unidades fundamentais das rochas, os minerais,

Leia mais

Antonio Liccardo Mineralogia de óxidos e sua aplicação na gemologia

Antonio Liccardo Mineralogia de óxidos e sua aplicação na gemologia Antonio Liccardo Mineralogia de óxidos e sua aplicação na gemologia Área de Mineralogia-Gemologia UFOP Programação O que são ÓXIDOS Classificação dos óxidos Propriedades físicas e químicas Gemas do grupo

Leia mais

Rochas e minerais. Professora Aline Dias

Rochas e minerais. Professora Aline Dias Rochas e minerais Professora Aline Dias Os minerais São substâncias químicas, geralmente sólida, encontradas naturalmente na Terra. São compostos pela união de vários tipos de elementos químicos (silício,

Leia mais

Antonio Liccardo Propriedades físicas dos minerais e sua aplicação na gemologia

Antonio Liccardo Propriedades físicas dos minerais e sua aplicação na gemologia Antonio Liccardo Propriedades físicas dos minerais e sua aplicação na gemologia Área de Mineralogia-Gemologia UFOP Programação Mineralogia física e gemologia Propriedades físicas (s.s) Propriedades ópticas

Leia mais

Apostila didática para a Disciplina Mineralogia e Petrografia. Akihisa Motoki. Mp3-2003 DMPI

Apostila didática para a Disciplina Mineralogia e Petrografia. Akihisa Motoki. Mp3-2003 DMPI Apostila didática para a Disciplina Mineralogia e Petrografia Akihisa Motoki Mp3-2003 DMPI Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea Edição 2003 Sumário 1. Mineralogia 1.1. Assuntos fundamentais 1.1.1.

Leia mais

Materiais cerâmicos e vítreos vítreos

Materiais cerâmicos e vítreos vítreos Materiais cerâmicos e vítreos Materiais inorgânicos e não-metálicos processados e / ou usados a elevadas temperaturas Cerâmicas / argilas / silicatos das mais velhas indústrias humanas (15000 AC) resistentes

Leia mais

SAIS. I) Ocorrência de sais na natureza : Os sais são encontrados na natureza constituindo jazidas minerais.dentre eles, destacam-se:

SAIS. I) Ocorrência de sais na natureza : Os sais são encontrados na natureza constituindo jazidas minerais.dentre eles, destacam-se: SAIS 1 I) Ocorrência de sais na natureza : Os sais são encontrados na natureza constituindo jazidas minerais.dentre eles, destacam-se: a) Carbonato de cálcio (CaCO 3 ) É um dos sais mais espalhados na

Leia mais

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano)

QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) QUÍMICA (2ºBimestre 1ºano) TABELA PERIÓDICA ATUAL Exemplo: Se o K (potássio) encontra-se no 4º período ele possui 4 camadas. Nº atômico = Z 19 K-2; L-8, M-8; N-1 Propriedades gerais dos elementos Metais:

Leia mais

Como o material responde quando exposto à radiação eletromagnética, e em particular, a luz visível.

Como o material responde quando exposto à radiação eletromagnética, e em particular, a luz visível. Como o material responde quando exposto à radiação eletromagnética, e em particular, a luz visível. Radiação eletromagnética componentes de campo elétrico e de campo magnético, os quais são perpendiculares

Leia mais

Sulfuretos. Relação de Minerais. Normal 0 21 false false false Nativos PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4. 1 Cobre. 2 Enxofre.

Sulfuretos. Relação de Minerais. Normal 0 21 false false false Nativos PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4. 1 Cobre. 2 Enxofre. Podem selecionar as amostras, estas são fornecidas individualmente em caixa de acrílico com a dimensão 10x10cm para as Rochas e 6x4x3cm para os minerais, ou em caixa de cartão com a dimensão 6x5cm. Relação

Leia mais

IPT IPT. Instituto de Pesquisas Tecnológicas

IPT IPT. Instituto de Pesquisas Tecnológicas Relatório Técnico Nº 85 176-205 - 121/192 Foto 39 - Ondulada refeitório. Perfil de alteração da BAS. Zona de corrosão, carbonatação e pouco carbonatada. Notar grãos de clínquer e fibras como inertes e

Leia mais

PROFESSOR : DOUGLAS CONSTANCIO

PROFESSOR : DOUGLAS CONSTANCIO PONTIFÍCIAUNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS ( PUC-CAMPINAS) FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA AMBIENTAL TÍTULO : MINERAIS E ROCHAS PROFESSOR

Leia mais

AULA 11a: MINERALIZAÇÃO PLACAS BORDAS TRANSFORMANTES

AULA 11a: MINERALIZAÇÃO PLACAS BORDAS TRANSFORMANTES GEOTECTÔNICA TECTÔNICA GLOBAL Prof. Eduardo Salamuni AULA 11a: MINERALIZAÇÃO ASSOCIADA A BORDAS DE PLACAS BORDAS DIVERGENTES E TRANSFORMANTES MINERALIZAÇÕES E TECTÔNICA DE PLACAS INTRODUÇÃO A Tectônica

Leia mais

OBJETIVOS Substituir por métodos científicos os métodos empíricos aplicados no passado.

OBJETIVOS Substituir por métodos científicos os métodos empíricos aplicados no passado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I PROFESSORA : AGDA C.T.GUIMARÃES AULA 1 1. INTRODUÇÃO AO CURSO 1.1 DEFINIÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE

CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE Definição CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE A Terra Esferóide achatado nos Pólos e dilatado no Equador. Diâmetro Polar: 12.712 Km. Diâmetro Equatorial: 12.756 Km. Maior elevação:

Leia mais

Estrutura de Sólidos Cristalinos. Profa. Dra Daniela Becker

Estrutura de Sólidos Cristalinos. Profa. Dra Daniela Becker Estrutura de Sólidos Cristalinos Profa. Dra Daniela Becker Bibliografia Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 3, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos Materiais,

Leia mais

ROCHAS E SOLO MINERAIS Propriedades Físicas

ROCHAS E SOLO MINERAIS Propriedades Físicas ROCHAS E SOLO MINERAIS Propriedades Físicas ENG1202- GEOTÉCNICA 13/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Introdução. Rochas por definição: Produtos consolidados, resultantes da união natural

Leia mais

As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.

As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo. QUÍMICA As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo. Em diversos países, o aproveitamento do lixo doméstico é quase 100%. Do lixo levado para as usinas de compostagem, após a reciclagem, obtém-se

Leia mais

IDENTIFICANDO MINERAIS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES MACROSCÓPICAS

IDENTIFICANDO MINERAIS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES MACROSCÓPICAS IDENTIFICANDO MINERAIS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES MACROSCÓPICAS 191 Edison Archela 1 INTRODUÇÃO Esta oficina pedagógica apresenta o conceito e algumas propriedades físicas, químicas e ópticas dos minerais;

Leia mais

Revisão de geologia e Pedogênese

Revisão de geologia e Pedogênese Revisão de geologia e Pedogênese Ricardo Gonçalves de Castro 1 Minerais Mineral é um sólido homogêneo, com composição química definida, podendo variar dentro de intervalos restritos, formados por processos

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ INTEMPERISMO

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ INTEMPERISMO UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ INTEMPERISMO Prof. Carolina R. Duarte Maluche Baretta Chapecó (SC), Abril de 2013. Intemperismo? Definição: Intemperismo: alterações físicas e

Leia mais

MINERALOGIA. Definição de Mineralogia. Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas. Tema 3: Introdução à Mineralogia -2010-

MINERALOGIA. Definição de Mineralogia. Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas. Tema 3: Introdução à Mineralogia -2010- Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas Tema 3: Introdução à Mineralogia -2010- MINERALOGIA Aula baseada nos slides da Profa. Dra Tamar M.B. Galembeck e Prof. Dr. Joaquim Silva Simão Definição

Leia mais

Tabel e a l P rió dica

Tabel e a l P rió dica Tabela Periódica Desenvolvimento histórico da Tabela Periódica Dmitri Mendeleev (1834-1907 ) Escreveu em fichas separadas as propriedades (estado físico, massa, etc) dos elementos químicos. Enquanto arruma

Leia mais

Nesta aula falaremos sobre os metais da família do Boro e do. Ocorrência, Estrutura, Métodos de Obtenção, Aplicações e Propriedades

Nesta aula falaremos sobre os metais da família do Boro e do. Ocorrência, Estrutura, Métodos de Obtenção, Aplicações e Propriedades Aula 11 Temática: Metais da Família do Boro e do Carbono Carbono. Boa aula! Nesta aula falaremos sobre os metais da família do Boro e do METAIS DA FAMÍLIA DO BORO Ocorrência, Estrutura, Métodos de Obtenção,

Leia mais

Intemperismo tópicos gerais

Intemperismo tópicos gerais Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ciências do Mar Curso de Bacharel em C&T Ciências do Mar Módulo: Geologia Geral Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro gilberto.unifesp@gmail.com Intemperismo

Leia mais

No âmbito da Didática das

No âmbito da Didática das RELATOS DE SALA DE AULA Vander Edier Ebling Samrsla, Juliano de Oliveira Guterres, Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino A utilização de assuntos ou de temas do cotidiano como elemento organizador

Leia mais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais Carlos Mauricio Lepienski Laboratório de Propriedades Nanomecânicas Universidade Federal do Paraná Aulas 7 1º sem.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias Faculdade de Química MINERALOGIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias Faculdade de Química MINERALOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias Faculdade de Química MINERALOGIA MATERIAL DE APOIO 1º semestre/ 2012 IDENTIFICAÇÃO DOS MINERAIS A identificação

Leia mais

Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015

Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015 GEOMETRIA Adriana da Silva Santi Coord. Pedagógica de Matemática SMED - Abril/2015 O MATERIAL COMO SUPORTE DO PENSAMENTO Muita gente usa o material na sala de aula como se a Geometria estivesse no material.

Leia mais

Capítulo 4 - ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS QUANTO À QUANTIDADE DE TIPOS DE MINERAL

Capítulo 4 - ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS QUANTO À QUANTIDADE DE TIPOS DE MINERAL Capítulo 4 - ROCHAS DEFINIÇÕES MINERAL: Toda substancia inorgânica natural, de composição química estrutura definidas. Quando adquire formas geométricas próprias, que correspondam à sua estrutura atômica,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Gemologia CCJE

Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Gemologia CCJE Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Gemologia CCJE RESUMO DAS PROPRIEDADES MINERAIS COR EM MINERAIS Mineralogia II Profª Drª Daniela Teixeira Carvalho de Newman Trata-se de umas das

Leia mais

Método de cálculo normativo

Método de cálculo normativo - 1 - Método de cálculo normativo 1. Generalidade Existe uma íntima relação entre a composição mineralógica e química de uma rocha ígnea. O conhecimento desta relação facilita a interpretação genética

Leia mais

Tópico Especial ITA CORES DE COMPOSTOS

Tópico Especial ITA CORES DE COMPOSTOS Autor: Eurico Dias (eurico@gmail.com) Professor de Química e Matemática, Membro Fundador do Projeto Futuro Militar e Projeto Medicina, Colaborador do Projeto Rumo ao ITA. Ex-aluno do ITA (Turma 06) Tópico

Leia mais

GEMOLOGIA. Principais gemas minerais

GEMOLOGIA. Principais gemas minerais UNIVERSIADE FEDERAL DO PARANÁ LABORATÓRIO DE GEMOLOGIA - LGem DISCIPLINA GEMOLOGIA Principais gemas minerais Prof. Dr. Nelson Chodur e Prof. Dr Antonio Liccardo 2008 Principais gemas Diamante Coríndon

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007. Nome: n.º aluno: Turma:

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007. Nome: n.º aluno: Turma: Ficha de Trabalho nº 3 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007 Nome: n.º aluno: Turma: 1. Considera a seguinte imagem: a) O que representa a parte

Leia mais

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3-

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- GEOLOGIA GERAL Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UACTA/UFCG Estrutura geral da Terra Nome Características químicas Características físicas Atmosfera

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo II 2 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Estrutura física e química da Terra

Estrutura física e química da Terra Estrutura física e química da Terra Os elementos químicos que estão globalmente presentes são os mesmos que constituem os minerais mais comuns. Existem atualmente cerca de 116 elementos químicos, incluindo

Leia mais

Jazigos Marinhos Tipo Placer

Jazigos Marinhos Tipo Placer Jazigos Marinhos Tipo Placer Placer Define-se como um depósito mineral de superfície, formado através da concentração das partículas minerais libertadas da rocha alterada O processo de concentração da-se

Leia mais

ESTRUTURAS CRISTALINAS - TEORIA

ESTRUTURAS CRISTALINAS - TEORIA ESTRUTURAS CRISTALINAS - TEORIA Introdução Sólidos são compostos que apresentam uma alta regularidade estrutural. Com exceção dos sólidos amorfos, nos quais essa regularidade só existe em um curto espaço,

Leia mais

Origem e Formação dos Solos

Origem e Formação dos Solos Origem e Formação dos Solos A origem dos solos. Todos os solos se originam da decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos.

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ESTRUTURA EM SÓLIDOS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini

PRINCÍPIOS DA ESTRUTURA EM SÓLIDOS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini PRINCÍPIOS DA ESTRUTURA EM SÓLIDOS Estrutura dos Sólidos Tipo Exemplo Unidades Natureza Estruturais da ligação Iônico NaCl, CaCl 2 Íons positivos Iônica - Atração e negativos Eletrostática forte Metálico

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA- UNAVIDA CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA- UNAVIDA CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA- UNAVIDA CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOLOGIA GERAL MINERAIS E ROCHAS TEXTO-BASE PARA A AVALIAÇÃO ESPECIAL OS MINERAIS MINERAIS

Leia mais

Os Recursos Minerais na nossa vida

Os Recursos Minerais na nossa vida Os Recursos Minerais na nossa vida Min. Volfrâmio Expl. Argilas Gesso Cobre nativo Calcário Granito Ouro Expl. Areias Min. Chumbo Min. Urânio Realizado por INETI, Área de Geologia Económica (Daniel Oliveira,

Leia mais

Utilize o cursor para seguir de forma interactiva a apresentação. Para obter informação, clique no que pretende.

Utilize o cursor para seguir de forma interactiva a apresentação. Para obter informação, clique no que pretende. Utilize o cursor para seguir de forma interactiva a apresentação. Para obter informação, clique no que pretende. Clique aqui para ver as variedades de minerais. Para obter informação, clique no que pretende.

Leia mais

Metais alcalinos - Grupo 1A

Metais alcalinos - Grupo 1A Metais alcalinos - Grupo 1A Li / Na / K / Rb / Cs / Fr Na e K são os mais abundantes ns 1 - aparecem normalmente como iões positivos ( +) Não se encontram isolados na natureza / reacção com não-metais

Leia mais

Extraído do livro: Geologia Geral, Viktor Leinz & Sérgio Estanislau do Amaral, Cia Editora Nacional, 6ª. Edição, 1975, cap. II.

Extraído do livro: Geologia Geral, Viktor Leinz & Sérgio Estanislau do Amaral, Cia Editora Nacional, 6ª. Edição, 1975, cap. II. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Unidade de Florianópolis Departamento Acadêmico da Construção Civil Curso Técnico de Geomensura Unidade Curricular: Extraído do livro: Geologia

Leia mais

Depósitos de enriquecimento supergênico

Depósitos de enriquecimento supergênico Depósitos de enriquecimento supergênico Depósitos de enriquecimento supergênico Os depósitos de enriquecimento supergênico ocorrem em sub-superfície na altura e abaixo do lençol freático. Pode haver uma

Leia mais

PROF. DR. REGES HEINRICHS

PROF. DR. REGES HEINRICHS Universidade Estadual Paulista Campus de Dracena Curso Zootecnia Disciplina: Solos COLÓIDES DO SOLO PROF. DR. REGES HEINRICHS 2010 Introdução Colóides são partículas menores que 1 (um) micrômetro de diâmetro.

Leia mais

A presente portaria revoga a de nº 82, de 24 de fevereiro de 1942, publicada no Diário Oficial de 31 de março do mesmo ano.

A presente portaria revoga a de nº 82, de 24 de fevereiro de 1942, publicada no Diário Oficial de 31 de março do mesmo ano. PORTARIA MA Nº 380, de 15/07/1943 "Estabelece que as quantidades dos produtos minerais extraídos pelo concessionário na fase de pesquisa sejam reguladas por meio de guias, ditas de utilização, expedidas

Leia mais

ESTRUTURA CRISTALINA DOS METAIS

ESTRUTURA CRISTALINA DOS METAIS ESTRUTURA CRISTALINA DOS METAIS Estrutura cristalina dos metais 1 DEFINIÇÃO DE CRISTAL - Sólidos cristalinos: Uma substância pode ser considerada cristalina quando os átomos (ou moléculas) que a constitui

Leia mais

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos muito utilizados na construção civil e indústria. PRISMAS base Os poliedros representados a seguir são denominados prismas. face lateral base Nesses prismas,

Leia mais

a) Isoeletrônicas e ligantes fortes. b) Isoeletrônicas e ligantes fracos. c) Homólogas e ligantes fracos. d) Homólogas e ligantes fortes.

a) Isoeletrônicas e ligantes fortes. b) Isoeletrônicas e ligantes fracos. c) Homólogas e ligantes fracos. d) Homólogas e ligantes fortes. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTES DO QUADRO EFETIVO EDITAL

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DO MINÉRIO DE OURO DA RIO PARACATU MINERAÇÃO (RPM), VISANDO A DETERMINAÇÃO DE MINERAIS PORTADORES DE TITÂNIO

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DO MINÉRIO DE OURO DA RIO PARACATU MINERAÇÃO (RPM), VISANDO A DETERMINAÇÃO DE MINERAIS PORTADORES DE TITÂNIO CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DO MINÉRIO DE OURO DA RIO PARACATU MINERAÇÃO (RPM), VISANDO A DETERMINAÇÃO DE MINERAIS PORTADORES DE TITÂNIO R. H. Rojas 1, M. L. Torem 1, L. C. Bertolino 2, M. B. M. Monte

Leia mais

PIROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

PIROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. Prof. Carlos Falcão Jr. 2Al(OH) 3 Al 2 O 3 + 3H 2 O(vapor) 1200ºC INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1.1) Ustulação Processo metalúrgico conduzido a altas temperaturas, mas não ocorrendo fusão parcial

Leia mais

Difração. Espectrometria por Raios X 28/10/2009. Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://ww.walmorgodoi.com

Difração. Espectrometria por Raios X 28/10/2009. Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://ww.walmorgodoi.com Difração Espectrometria por Raios X Fenômeno encontrado enquanto ondas (sísmicas, acústicas, ondas de água, ondas eletromagnéticos, luz visível, ondas de rádio, raios X) encontram um obstáculo teia de

Leia mais

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por moléculas quimicamente iguais. Substância simples: é constituída de uma molécula formada

Leia mais

Espectroscopia de Raios X

Espectroscopia de Raios X Espectroscopia de Raios X 1. Introdução Raios X O conhecimento da estrutura dos materiais, a maioria dos quais são cristalinos no estado sólido, s é fundamental para a caracterização das propriedades físicas

Leia mais

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC)

FILTRO DISCO CERÂMICO À VÁCUO (FDVC) APLICAÇÃO Mineração Indústria metalúrgica Desaguamento de concentrados de minérios ferrosos e não-ferrosos Desaguamento de rejeitos e lamas Filtragem de polpa fina de oxido de alumínio O uso do Filtro

Leia mais

Arranjos Atômicos 26/3/2006 CM I 1

Arranjos Atômicos 26/3/2006 CM I 1 Arranjos Atômicos 26/3/2006 CM I 1 26/3/2006 CM I 2 Arranjo Periódico de Átomos Sólido: constituído por átomos (ou grupo de átomos) que se distribuem de acordo com um ordenamento bem definido; Esta regularidade:»

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TÉCNICAS DE ANÁLISE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TÉCNICAS DE ANÁLISE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TÉCNICAS DE ANÁLISE CMA CIÊNCIA DOS MATERIAIS 2º Semestre de 2014 Prof. Júlio César Giubilei

Leia mais

INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA

INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA INBI INOVADOR ROLO FLEXIVEL PARA A SUA TELA TRANSPORTADORA Sede Porto Rua Antonio Silva Marinho, 66 100-063 Porto Portugal Email: vendasporto@juncor.pt Telefone: +31 6 197 360 Fax: +31 6 197 361 (Abertos

Leia mais

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho CONCEITOS Materiais e Processos de Produção ESTRUTURA DA MATÉRIA ÁTOMOS PRÓTONS NÊUTRONS ELÉTRONS MOLÉCULAS ESTADOS DA MATÉRIA TIPO DE LIGAÇÃO ESTRUTURA (ARRANJO) IÔNICA COVALENTE METÁLICA CRISTALINO AMORFO

Leia mais

Geologia geral da região do município de Formiga - MG; Aspectos petrográficos e mineralógicos

Geologia geral da região do município de Formiga - MG; Aspectos petrográficos e mineralógicos Geologia geral da região do município de Formiga - MG; Aspectos petrográficos e mineralógicos Por Anísio Cláudio Rios Fonseca Professor do UNIFOR- MG Especialista em Solos e Meio-Ambiente Coordenador do

Leia mais

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane. Exercícios Substâncias puras e misturas. Métodos de separação. Vídeos.

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane. Exercícios Substâncias puras e misturas. Métodos de separação. Vídeos. Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Josiane Exercícios Substâncias puras e misturas Métodos de separação Vídeos Gabaritos Pesquise Momento Sheldon Substância pura Substância pura

Leia mais

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS. Material G1

GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS. Material G1 Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP / ULBRA Departamento de Engenharia Civil - DEC Engenharia Civil GEOLOGIA APLICADA A OBRAS CIVIS Material G1 Prof. Msc. Roberta Mara Capitulo 1 Noções de Geologia

Leia mais

Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas. T6- Hábito, densidade e propriedades organolépticas (tato, sabor e odor).

Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas. T6- Hábito, densidade e propriedades organolépticas (tato, sabor e odor). Propriedades Morfológicas - Hábito Noções Básicas para a Classificação de Minerais e Rochas T6- Hábito, densidade e propriedades organolépticas (tato, sabor e odor). -00- HÁBITO Hábito é a aparência externa

Leia mais

Ligação Metálica Elétrons da última camada dão origem a nuvens eletrônicas Elétrons livres entre cátions de metais

Ligação Metálica Elétrons da última camada dão origem a nuvens eletrônicas Elétrons livres entre cátions de metais 1 2 3 Ligação Metálica Elétrons da última camada dão origem a nuvens eletrônicas Elétrons livres entre cátions de metais 4 Agregado de cátions mergulhados em um mar de elétrons livres Rede Cristalina Disposição

Leia mais

São partículas que atravessam o filtro, mas não são dissolvidas

São partículas que atravessam o filtro, mas não são dissolvidas O que existe na água do mar? 1. materiais sólidos ou particulados 2. colóides 3. materiais dissolvidos 1. materiais sólidos ou particulados A definição de particulado é operacional. Todo material com >

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

Caracterização dos Solos

Caracterização dos Solos Mecânica dos Solos Caracterização dos Solos Prof. Fernando A. M. Marinho Exemplos de obras de Engenharia Geotécnica Talude Natural Talude de corte Barragem de terra Aterro de estradas Construções em solos

Leia mais

Principais texturas e rochas metamórficas Os fenómenos metamórficos provocam modificações na textura das rochas iniciais. A textura depende da dimensão dos cristais, forma e arranjo dos diferentes minerais,

Leia mais

CAPÍTULO 28 MEDIDA DE ÂNGULO DE CONTATO

CAPÍTULO 28 MEDIDA DE ÂNGULO DE CONTATO CAPÍTULO 28 MEDIDA DE ÂNGULO DE CONTATO Rosa Malena Fernandes Lima Engenheira de Minas/UFOP, Mestre e Doutora em Tecnologia Mineral/UFMG Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Minas, Escola

Leia mais

Ciência de Materiais. LEGI. ESTRUTURA CRISTALINA. 1. I) Desenhe em cubos unitários os planos com os seguintes índices de Miller:

Ciência de Materiais. LEGI. ESTRUTURA CRISTALINA. 1. I) Desenhe em cubos unitários os planos com os seguintes índices de Miller: 1. I) Desenhe em cubos unitários os planos com os seguintes índices de Miller: a) ( 1 0 1) b) ( 0 3 1) c) ( 1 2 3) II) Desenhe em cubos unitários as direcções com os seguintes índices: a) [ 1 0 1] b) [

Leia mais

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE

PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE PRODUÇÃO E FUNDIÇÃO DO COBRE O tratamento de minério consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais de minérios (calcopirita e bornita) e minerais de ganga (não possuem

Leia mais

Matérias-primas cerâmicas

Matérias-primas cerâmicas Matérias-primas cerâmicas Matérias primas Grande quantidade de materiais podem ser utilizados como matériasprimas para a indústria cerâmica matérias-primas naturais matérias-primas sintéticas Matérias

Leia mais

Capítulo 21. Vidros. Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM

Capítulo 21. Vidros. Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM Capítulo 21 Vidros Eduvaldo Paulo Sichieri - USP São Carlos Rosana Caram - USP São Carlos Joaquim Pizzutti dos Santos -UFSM Definição de Vidro Por vidro entende-se um produto fisicamente homogêneo obtido

Leia mais

PROBLEMAS EM INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL SEM CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA

PROBLEMAS EM INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL SEM CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA PROBLEMAS EM INTERVENÇÕES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL SEM CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA 1 R.E.C. da Silva, 1 R. C. C. Ribeiro RESUMO - Temos assistido um grande interesse na investigação de materiais

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS O que são rochas? São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Diferente dos sedimentos, como por exemplo a areia da praia (um conjunto

Leia mais

Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899

Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899 Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899 Estrutura geológica é a base do território. Corresponde à sua composição rochosa. Já o relevo é a forma apresentada pelo território ao nossos olhos: montanhas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO TALCO DA REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL REI- MG

CARACTERIZAÇÃO DO TALCO DA REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL REI- MG CARACTERIZAÇÃO DO TALCO DA REGIÃO DE SÃO JOÃO DEL REI- MG Galéry R.\ Brandão, P.R.G\Salum, M.J.G 1 (I )Departamento de Engenharia de Minas Universidade Federal de Minas Gerais. Rua Espírito Santo n 35

Leia mais

ONDAS MECÂNICAS, ONDA ELETROMAGNETICA E ÓPTICA FÍSICA

ONDAS MECÂNICAS, ONDA ELETROMAGNETICA E ÓPTICA FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE JI-PARANÁ, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DE JI-PARANÁ DEFIJI 1 SEMESTRE 2013-2 ONDAS MECÂNICAS, ONDA ELETROMAGNETICA E ÓPTICA FÍSICA Prof. Robinson

Leia mais

Metais Alcalino-Terrosos

Metais Alcalino-Terrosos Metais Alcalino-Terrosos Produtos Químicos Produção nos EUA Classificação Produto Químico Milhões de toneladas 1 Ácido sulfúrico 36,64 2 Etileno 25,41 3 Cal 20,12 4 Propileno 16,17 5 Ácido fosfórico 11,00

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

OCEANOGRAFIA INTEMPERISMO

OCEANOGRAFIA INTEMPERISMO OCEANOGRAFIA INTEMPERISMO ANDRÉ LUIZ CARVALHO DA SILVA 2010 - I INTEMPERISMO Segundo BIGARELLA et al. (1994), trata-se de um conjunto de processos no qual as rochas expostas na superfície da Terra são

Leia mais

As amostras submetidas a esses ensaios foram designadas e agrupadas conforme mostrado na Tabela VI.4.

As amostras submetidas a esses ensaios foram designadas e agrupadas conforme mostrado na Tabela VI.4. VI.4 - PRESENTÇÃO E NÁLISE DOS RESULTDOS VI.4.1 Introdução Os resultados mostrados a seguir foram obtidos com base nos métodos apresentados nos itens anteriores. Os tópicos e aspectos abordados foram:

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA PROFESSOR: RENIR DAMASCENO

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA PROFESSOR: RENIR DAMASCENO 01. Ana, Lúcia, Renata e Fernanda participaram de uma olimpíada química. A vencedora foi a que apresentou o objeto com maior número de átomos. O resultado foi registrado na tabela a seguir. PARTICIPANTES

Leia mais

Química - Profa. GRAÇA PORTO

Química - Profa. GRAÇA PORTO Disciplina: Química Química - Profa. GRAÇA PORTO ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Você sabe caracterizar a quanto ao sabor, a cor e ao cheiro? E o sal? Quais são as características do açúcar? Agora, tente

Leia mais

8/29/2011. J. Miguel Reichert, PhD. Conceito de solos. Histórico. (Prof. Ricardo Dalmolin)

8/29/2011. J. Miguel Reichert, PhD. Conceito de solos. Histórico. (Prof. Ricardo Dalmolin) Fatores de formação do solo J. Miguel Reichert, PhD (Prof. Ricardo Dalmolin) 2. Solos florestais e desenvolvimento de vegetação O solo como corpo natural Fatores e processos de formação do solo Propriedades

Leia mais