Relacionamento entre os Jornais de Bairro e Corporações na Cidade de São Paulo 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relacionamento entre os Jornais de Bairro e Corporações na Cidade de São Paulo 1"

Transcrição

1 Relacionamento entre os Jornais de Bairro e Corporações na Cidade de São Paulo 1 Introdução: Gleice De Divitiis 2 A revolução tecnológica e a globalização encurtaram as distâncias. Com relação à Comunicação, as fronteiras estão ainda mais imperceptíveis. Os aparatos tecnológicos oferecem a oportunidade do espectador ou internauta acompanhar em tempo real qualquer evento ocorrido no outro lado do planeta. Em contrapartida, o encurtamento de longas distâncias trouxe, também, uma significativa preocupação com os acontecimentos locais. Aquele buraco na rua; a falta de energia no bairro; o trabalho de um vereador, entre tantas outras questões denominadas locais ou regionais. Assim, a mídia local ou regional ocupa um importante papel na sociedade contemporânea, na chamada Sociedade da Informação. Apesar disso, até pouco tempo atrás, a mídia local (jornais de bairro, jornais interioranos, emissoras de TV e rádio locais e regionais) era vista como uma área repleta de amadorismo, e dominada por interesses meramente políticos. É óbvio que a mídia local não possui recursos financeiros como a grande mídia. No entanto, é certo que o amadorismo e a interferência política persistem em alguns veículos. Porém é imaturo afirmar que tais fatos estão restritos às empresas comunicacionais locais e regionais. Geralmente os veículos impressos locais, por exemplo, sobrevivem apenas da venda de anúncios, já que a sua distribuição é gratuita. Especificamente, em São Paulo, metrópole brasileira com mais de 11 milhões de habitantes, os jornais de bairro são uma fonte significativa de informação. É nessa modalidade de mídia local que o cidadão paulistano, geralmente, encontra informações sobre a região em que vive, já que cada bairro ou região da cidade pode ser considerado um pequeno ou médio município dentro de São Paulo. Além disso, pode-se afirmar que todos os bairros e/ou regiões de São Paulo possuem especificidades próprias e independentes entre si no que diz respeito ao comércio e estruturas básicas (segurança. Educação e saúde). Breve História dos Jornais de Bairro em São Paulo: O primeiro jornal de bairro da cidade de São Paulo surgiu em Chamava-se O Paulista. Com periodicidade quinzenal, sua sede funcionava na Rua São Bento Centro. O periódico era manuscrito, e apenas um exemplar era entregue para cada grupo de cinco assinantes. O veículo circulava em quase todos os bairros do município existentes na 1 Trabalho apresentado ao XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional Regiocom GT Comunicação Regional: Teoria e Pesquisa. 2 Licenciada em Letras Inglês/Português, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda em Comunicação Social (matriculada em regime especial) pela Universidade Metodista de São Paulo, e pós-graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou durante cerca de 10 anos na imprensa local de São Paulo. gleice@terra.com.mx.

2 época. No entanto, o veículo durou apenas 02 meses. E não se sabe ao certo qual foi o motivo da sua interrupção. Apesar do jornal de bairro surgir ainda no século XIX, é a partir da década de 30, do século passado, que o veículo começa a ouvir os interesses da população local. Hoje, acredita-se que circulam na cidade de São Paulo cerca de 200 periódicos considerados de bairro. Entretanto, é impossível precisar um número exato, pois muitos veículos não estão cadastrados em associações e/ou sindicatos de classe, ou não possuem uma periodicidade regular que permita contabilizar o jornal. Estrutura dos Jornais de Bairro: Abaixo seguem as principais características dos jornais de bairro que circulam na cidade de São Paulo: Formatos: Dependendo do jornal, e das características da localidade onde está inserido, o periódico pode ser standard ou tablóide. Entretanto, a maioria dos editores prefere utilizar o padrão standard. Tiragem: É muito variada. Vários fatores interferem na tiragem de um periódico de bairro, como por exemplo: número de habitantes do bairro, região de cobertura, questões financeiras, entre outros. Porém as tiragens sempre ultrapassam os 10 mil exemplares, visto o número de pessoas que vivem em cada bairro do município. Periodicidade: Semanal ou quinzenal. Geralmente, devido à exigência mercadológica, os editores preferem a periodicidade semanal. Departamentos: Redação, Diagramação e Comercial. Entretanto, o perfil do profissional desses veículos é múltiplo. Alguns veículos ainda enfrentam dificuldades financeiras, com isso, não é raro observar um diagramador exercendo funções de cobrança, por exemplo. Custo: 99,9% dos jornais distribuídos na cidade de São Paulo são gratuitos para os seus leitores. Alguns funcionam em esquema de assinatura anual, o leitor paga apenas os custos de Correios, e recebe os exemplares em sua residência. Entretanto, a estratégia de assinatura não funciona bem em São Paulo. Quem garante o funcionamento do jornal é o anunciante. Distribuição: Geralmente ocorre às sextas-feiras e /ou sábados. A distribuição é feita em residências e comércios das vias preferenciais, bancas de jornal e mala-direta. Tecnologia: Os jornais de bairro, em sua maioria, não apresentam mais o amadorismo de tempos atrás. São vistos pela maioria da população como veículos sérios. Uma das razões que mudaram a forma de pensamento das pessoas é o avanço tecnológico nas redações. Programas gráficos como Pagemaker, CorelDraw, Photoshop, e InDesign (os mesmos utilizados pelos grandes veículos) contribuíram decisivamente para essa transformação. Esteticamente falando, um jornal de bairro não deve nada para um grande veículo.

3 Gráfica: Diferentemente dos grandes veículos, 99% dos jornais de bairro não possuem gráficas próprias. Os jornais pequenos imprimem suas páginas em gráficas do próprio bairro, às vezes se utilizam de permuta. Já os periódicos mais estruturados fazem a impressão nas gráficas de grandes jornais, como por exemplo, Folha de São Paulo ou O Estado de São Paulo. Basicamente, os jornais de bairros em São Paulo estão distribuídos em dois grupos: Empresas Jornalísticas: São empresas dirigidas, principalmente, por profissionais da área de Comunicação. Funcionam ininterruptamente. Jornais com Objetivos Políticos ou Empresariais: Tem como intuito divulgar uma campanha política ou uma empresa. Funcionam enquanto a campanha ou o produto existir. São totalmente parciais. Corporações e os Jornais de Bairro: Até a década de 90, a mídia local era vista com desconfiança pelas grandes empresas. Algumas razões até eram legítimas naquele período, como por exemplo: amadorismo profissional, falta de periodicidade, falta de comprovante de tiragem, entre outras motivações. Mesmo com essa situação modificada, atualmente, muitas corporações acreditam que atrelar o seu nome (seja com a inserção de anúncios ou releases) à mídia local, não seja interessante pela curta abrangência desses veículos. Outra questão dentro do que se pode chamar de falta de identidade entre as corporações e a mídia local, ocorria há tempos atrás. Quando um leitor fazia uma reclamação ao jornal local sobre uma determinada empresa, dificilmente ocorria um retorno por parte do departamento de comunicação da corporação. Com a televisão e o rádio local, o relacionamento com as corporações sempre foi mais amistoso. Nesta primeira década do novo século, a revolução tecnológica e, obviamente, a globalização reverteram, em partes, essa situação. A concorrência entre as empresas também está mais acirrada e o consumidor, hoje, tem voz e vez nesse processo. Além disso, a mídia local se tornou uma alternativa para a divulgação de produtos e serviços das corporações, com o lema: Você não precisa ir tão longe para buscar o que precisa ou Entregamos em qualquer região, inclusive na sua. Isso pode ser comprovado com a expansão de emissoras de televisão locais e dos jornais de bairro e interioranos. Com relação aos jornais, aquele amadorismo e a falta de comprovantes (tiragem, circulação e periodicidade) não são mais evidentes como acontecia com mais frequência antigamente. Atualmente não é mais o governo (municipal, estadual ou federal) o único grande anunciante das mídias locais (embora ainda seja o mais assíduo). Os assessores de imprensa e as agências de publicidade, além dos departamentos de comunicação das corporações, já perceberam que a mídia local é uma alternativa expressiva para associar os seus clientes ou o nome de uma grande empresa.

4 Agências de Publicidade e Assessorias de Imprensa X Jornais de Bairro: A agência de publicidade tem como intuito oferecer aos seus clientes as melhores opções para a divulgação de produtos por meio de anúncios em jornais, revistas, TV, rádio, internet, etc. Para tanto, o publicitário realiza uma pesquisa do perfil do anunciante, do produto que será anunciado e dos veículos de comunicação que servirão como canal de divulgação. Entre os principais fatores observados pelas agências de publicidade nos veículos de comunicação, estão: perfil do leitor, ouvinte, internauta ou telespectador (isto é, se o público atingido por determinado meio de comunicação é um potencial comprador do produto que será anunciado); tiragem ( no caso de veículos impressos) ou audiência (TV e rádio); abrangência dos veículos, entre outros. Geralmente quem procura uma agência de publicidade são os médios e grandes anunciantes. Isto é, construtoras, grandes lojas, redes de lanchonete, etc. A mídia local (principalmente a impressa) classifica os seus anunciantes em três categorias: Pequeno Anunciante: Trata-se do pequeno empresário. Usualmente, não contrata agência de publicidade, e não dispõe de departamento de comunicação ou marketing. Possui algumas ou nenhuma filial. Utiliza a mídia local como prioridade devido ao preço do anúncio (inferior ao valor praticado na grande mídia). Esse empresário, também, acredita que a divulgação em grandes jornais ou revistas é desnecessária, já que a pulverização da publicidade prejudica o seu retorno, uma vez que a empresa está concentrada apenas em uma determinada região, e pelo seu tamanho não se compromete, por exemplo, a fazer entregas em outros bairros e/ou municípios. Médio Anunciante: Trata-se do médio empresário. Uma parcela dessas empresas contrata agência de publicidade ou possui departamento de comunicação. É um anunciante da grande mídia, no entanto, procura a mídia local como alternativa de retorno. São empresas que ainda não contam com uma substancial verba destinada à publicidade. Grande Anunciante: Trata-se do grande empresário. Todas as empresas contratam agência de publicidade ou possuem departamento de comunicação organizado. São assíduos anunciantes da grande mídia. Com esse anunciante, ainda persiste certa resistência ao veículo impresso local. Entretanto, nesta primeira década do século XXI, a inserção desses anunciantes na mídia local tem crescido consideravelmente. Já a assessoria de imprensa é responsável pela imagem de empresas e/ou personalidades na imprensa. Além disso, em momentos de crise. Isto é, quando a grande empresa enfrenta situações adversas que comprometam a sua imagem diante da opinião pública, o assessor de imprensa é o responsável pela tentativa de reversão dessa situação. Até a década de 80, as assessorias de imprensa foram bastante reprimidas devido ao regime militar. Como observou Garcia (2004, p. 22): O final da década de 1960 e a metade da de 1970, tiveram como marca empresarial o low profile, apoiado pelo militarismo. Nesse período, foram poucas as empresas que mantiveram suas áreas de comunicação em atividade. Com a censura imperando e tendo cassetetes como argumento de negociação com funcionários em greve, a cultura vigente não favorecia o diálogo e a transparência. Quando

5 uma empresa, nessa época, passava por uma crise era pouco provável que a notícia chegasse aos jornais. Caso chegasse, dependendo do poder dessa empresa ou de seu relacionamento com o militarismo, essa notícia era rapidamente abafada e, muitas vezes, com penalidades ainda ao jornal ou ao jornalista. Mas, o governo autoritário e repressor, da mesma forma que as empresas isoladas do mundo, não pôde sustentar-se perante as mudanças mundiais. Com relação à mídia local, as assessorias de imprensa adotam a mesma sistemática das agências de publicidade, ou seja, atualmente jornalistas que trabalham em jornais de bairro ou jornais interioranos já são convidados constantemente para participar de coletivas, recebem releases diariamente, etc. Porém, com relação à TV e ao rádio, o número de contatos das assessorias com os jornais locais ainda é bastante inferior. Relacionamento: Conforme o que foi visto nos tópicos anteriores, percebe-se que o relacionamento entre o departamento de comunicação das corporações, as agências de publicidades e as assessorias de imprensa com a mídia local evoluiu significativamente neste início de século XXI. Bueno (2003, p.63) salienta que: Todo empresário, executivo ou profissional de comunicação tem consciência de que um bom relacionamento com a mídia é essencial para o sucesso de sua organização. A imprensa potencializa a divulgação de fatos relevantes associados a uma empresa ou entidade, o que repercute positivamente entre os públicos de interesse e perante a opinião pública. Atualmente, manter um relacionamento ético em ambos os lados é essencial para a mídia e para as organizações, pois cada vez mais a população está ciente de seus direitos e deveres, e observando constantemente o papel que a imprensa e as corporações exercem na sociedade. Como se pode perceber, mesmo com esta análise superficial, o relacionamento com a mídia não é coisa para amadores, não só porque a indústria da comunicação está profissionalizada, exigindo a mesma contrapartida das organizações que com ela se relacionam, mas também pelo fato dos riscos envolvidos não admitirem nenhuma forma de improviso. (Bueno, 2003, p. 64) Garcia (2004, p.23) analisa que: O relacionamento entre empresa e imprensa torna-se mais aberto, mais franco e, via de regra, em base de mão dupla. As empresas passam a compreender que os veículos de comunicação e seus profissionais têm um papel de suma importância na sociedade: defender as causas públicas e vigiar os critérios de desmandos de empresas, empresários e políticos de poucos escrúpulos. A idéia de que os jornalistas têm como objetivo criar embaraços

6 à organização, por meio de perguntas insinuantes, paulatinamente foi sendo substituída por uma nova perspectiva: utilizar a onipresença dos meios de comunicação em potencial parceria. Os consumidores modernos aprenderam com a própria mídia: com a chamada aldeia global não adianta esconder fatos. Por isso, as mensagens atuais têm que ter por base a transparência e não ser herméticas, mas, sim, convidar ao diálogo. Quando procuradas em momentos de crise, muitas empresas optam por esclarecer os fatos, objetiva e claramente, sem tentar mascarar as ocorrências, já que as empresas, com tantas formas de comunicação, estão cada vez mais expostas ao mercado. Com relação à mídia local, Bueno (2003, p ) observou que: No que se refere à mídia impressa, aqui não há jornais de fato nacionais. A penetração da grande imprensa, fora das capitais onde se situa sua redação é inexpressiva, ainda que, por atingir formadores de opinião distribuídos em todos os cantos do país, ela adquira importância nacional. Os brasileiros que não estão nas capitais, e que constituem a maioria da população, para saberem, de fatos ligados à sua comunidade se nutrem dos veículos locais, que por essa razão se tornam absolutamente importantes e indispensáveis. Infelizmente, este fato óbvio não é reconhecido pelas agências de propaganda e por muitas assessorias de imprensa, bem como por executivos e empresários, que, ao programarem suas ações de comunicação e marketing, as relegam a segundo plano. Há empresas que tratam os veículos de modo diferenciado de acordo com seu porte, criando um tipo de discriminação que, do ponto de vista ético e estratégico, deve ser condenada. Além da influência dos veículos locais na comunidade jornais, rádios, produtores locais de TV etc. -, eles podem, por causa da circulação de informação, influenciar públicos e veículos situados fora da sua área normal de abrangência. Não esquecer que centenas deles já têm sua versão on-line e que, portanto, podem ser consultados na rede, de qualquer lugar. Muitas pautas da grande imprensa, bem como dos telejornais de prestígio, têm origem em matérias de jornais e jornalistas locais: a contaminação de propriedades em Paulínia, na região de Campinas, São Paulo, pela Shell, é um dos exemplos recentes a serem citados. Isso significa que a grande imprensa, sobretudo os veículos de grande tiragem e os programas de grande audiência na TV, recebe influência deste circuito de comunicação localizado. Embora seja, em nível nacional, a grande disseminadora de informações, não levanta ou garimpa, necessariamente, por conta própria, todas as informações que veicula. Conclusões: Está muito distante o tempo em que os jornais de bairro eram veículos desprezados pelos departamentos de comunicação das grandes empresas pelo amadorismo que supostamente apresentavam. Atualmente, atrelar a imagem da corporação com a de um jornal

7 local não é mais sinônimo de verba publicitária ou inexperiência da assessoria de imprensa em divulgar um produto em periódicos de baixa tiragem e curta abrangência. Evidentemente, ainda existem resistências, mas aos poucos, talvez, o preconceito é quebrado, já que a necessidade de expor um produto ou serviço em diversas mídias ao mesmo tempo e, principalmente, naquelas onde é possível atingir um público diversificado, é extremamente crescente. Com isso, relacionar-se com a mídia local e, mais especificamente, com os jornais de bairro é uma estratégia necessária em tempos de globalização, já que grande parcela da população se identifica com esses ditos pequenos veículos que oferecem informação de uma determinada localidade, onde realmente vive o cidadão. O indivíduo antes de morar em um país, em um município, ele é habitante de um bairro, onde, certamente, a sua cidadania é exercida. E isso precisa ser levado em conta pelas corporações, agências de publicidade e assessorias de imprensa. Bibliografia: BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial Teoria e Pesquisa. Barueri, SP: Editora Manole, DE DIVITIIS, Gleice. Relacionamento entre a mídia local e corporações. Curso de Extensão a Distância. São Paulo: Universidade São Marcos, Como funciona um jornal de bairro na metrópole paulistana. Oficina ministrada no XXXI Congresso Nacional de Ciências da Comunicação. Natal, RN: Intercom, GARCIA, Maria Tereza. A arte de se relacionar com a imprensa. São Paulo: Editora Novatec, Sites Consultados:

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Fabyanne Nabofarzan Rodrigues

Fabyanne Nabofarzan Rodrigues Fabyanne Nabofarzan Rodrigues A relação entre o Poder Legislativo e a imprensa O papel da assessoria de imprensa na relação entre o Legislativo e a imprensa Projeto de pesquisa apresentado ao Programa

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Dados de Mercado 2009/10

Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado Revolução na Mídia Fenômeno de mídia na Europa e Estados Unidos, os tablóides de distribuição gratuita chegaram ao Brasil para revolucionar o mercado de comunicação.

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

BREVE APRESENTACAO, ~

BREVE APRESENTACAO, ~ BREVE APRESENTACAO, ~ Jornal era considerado mídia obrigatória O principal diferencial costumava ser o volume de circulação, principalmente se o jornal era auditado pelo IVC. Os jornais eram procurados

Leia mais

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA http://www.administradores.com.br/artigos/ OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Somos uma agência de notícias gratuita, que produz e difunde conteúdo jornalístico sobre inovações em educação.

Somos uma agência de notícias gratuita, que produz e difunde conteúdo jornalístico sobre inovações em educação. Somos uma agência de notícias gratuita, que produz e difunde conteúdo jornalístico sobre inovações em educação. Nosso objetivo é colaborar com a mídia para disseminar informações originais, interessantes

Leia mais

Mídia Kit Jornal Correio

Mídia Kit Jornal Correio Mídia Kit Jornal Correio Com mais de 77 anos de tradição, o Jornal Correio faz parte da história de Uberlândia e não para de evoluir. De olho no que acontece no país e no mundo, é um jornal moderno, completo

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO

Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO Gestão Comercial de Mídias MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta-feira 9h às 21h Sábado

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Propaganda ideológica. Baseado no livro: O que é Propaganda Ideológica de Nelson Jahr Garcia

Propaganda ideológica. Baseado no livro: O que é Propaganda Ideológica de Nelson Jahr Garcia Propaganda ideológica Baseado no livro: O que é Propaganda Ideológica de Nelson Jahr Garcia Propagandas: comerciais e eleitorais Estão em todo parte: televisão, rádio, cartazes; veículos; objetos... As

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos w w w. d i a r i o d e c o n t a g e m. c o m. b r w w w. c o n t a g e m t v. c o m. b r O JORNAL DIÁRIO DE CONTAGEM ONLINE é um site de notícias atualizado diariamente e é o primeiro jornal da região

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO MANUAL DE PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO Conselho de Direção do Departamento de Psicanálise gestão 2012-2014 Articuladora: Gisela Haddad Da publicação de livros Com o objetivo de facilitar aos membros do Departamento

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO NIQUELÂNDIA/COCALZINHO Instituto Votorantim debate Educação Euclides Oliveira Criado em 2002 para identificar oportunidades de gerar valor para a sociedade brasileira, o Instituto Votorantim agora vai

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem

História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem História da propaganda brasileira: dos fatos à linguagem A trajetória A cada período da trajetória, em cada contexto social em que se inseriu, a publicidade encontrou a sua maneira de dizer, dialogando

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Planejamento de Campanha Publicitária

Planejamento de Campanha Publicitária Planejamento de Campanha Publicitária Prof. André Wander UCAM O briefing chegou. E agora? O profissional responsável pelo planejamento de campanha em uma agência de propaganda recebe o briefing, analisa

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

REVISTA NACIONAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - RNTI

REVISTA NACIONAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - RNTI - RNTI (publicação oficial do Setor de TIC) Atualização desde documento: 12.08.2015 Todos sabem e principalmente nós que a tecnologia da informação e comunicação está presente no dia a dia de praticamente

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Num mundo midiático e acelerado,

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos COMO TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM RESULTADO RESUMO EXECUTIVO O encalhe de exemplares

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

O Amarelinho mantém liderança

O Amarelinho mantém liderança Mídia Kit O CAMPEÃO DAS BANCAS! O melhor jornal de empregos mídia exclusiva Empregos, estágios, cursos e concursos Páginas 6, 7 e 8 perfil do leitor Instituto define quem é o leitor do Amarelinho Página

Leia mais

Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes COMO ATRAIR CLIENTES QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos sãos? Onde estão? Como fazer para falar com eles? DEFINIÇÃO SEGMENTO DE MERCADO Significa um grupo de consumidores com necessidades

Leia mais

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda professor Rafael Ho mann Campanha Conjunto de peças com o mesmo objetivo, conjunto de peças publicitárias

Leia mais

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Apresentação 1.Identificação do órgão:tribunal do Trabalho da Paraíba/ Assessoria de Comunicação Social 2.E-mail para contato:rdaguiar@trt13.jus.br, rosa.jp@terra.com.br

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Resultado e breve análise da primeira pesquisa

Resultado e breve análise da primeira pesquisa Resultado e breve análise da primeira pesquisa 1) Qual é o seu atual vínculo com a Udesc? O número de respostas à pesquisa superou a expectativa, mas o retorno por parte de alunos de pós-graduação e terceirizados

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2009 Acrescenta o art. 220-A à Constituição Federal, para dispor sobre a exigência do diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para

Leia mais

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples.

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Você sabe que precisa de publicitar mais o seu negócio para este crescer e sabe que a Internet é melhor aposta para publicitar o seu

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões.

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões. INTRODUÇÃO Interpretações, previsões, comparações, sentenças: tudo isso faz parte do cotidiano de qualquer setor. Na comunicação, não poderia ser diferente. Especialmente neste momento de mudanças constantes

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015.

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

APRESENTAÇÃO CIESP-CAMPINAS

APRESENTAÇÃO CIESP-CAMPINAS APRESENTAÇÃO CIESP-CAMPINAS O CIESP O CIESP, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, foi fundado em 1928 e reúne empresas indústriais, associações, bem como empresas que possuem atividades diretamente

Leia mais

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Apoio: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo FNPJ Associação Brasileira

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Relatório de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Metodologia Pesquisa de opinião pública tipo quantitativa Universo: Cadastro de pessoas do IBDD

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Política de Comunicação Institucional

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Política de Comunicação Institucional Política de Comunicação Institucional POLÍTICA PÚBLICA P DE COMUNICAÇÃO O homem é um ser social. O intercâmbio de suas experiências e de seus conhecimentos possibilitou que as pessoas se apropriassem dos

Leia mais

PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING CONCEITOS É a busca de informação, a investigação do fenômeno que ocorre no processo de transferência de bens ao consumidor Trata da coleta de qualquer tipo de dados que possam ser

Leia mais

Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing

Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing Big Data - Aplicado à TI e ao Marketing Um novo conceito para armazenamento e análise de dados criou uma inquietude no mercado de tecnologia nesses últimos meses. O 'Big Data', como foi definido o termo,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 5.409, DE 2013

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 5.409, DE 2013 COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA PROJETO DE LEI Nº 5.409, DE 2013 Altera o 5º do art. 32 da Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual

Leia mais

Definição dos. Stakeholders * Planejamento de Marketing. Plano de ações. danielchicote.wordpress.com *STAKEHOLDERS

Definição dos. Stakeholders * Planejamento de Marketing. Plano de ações. danielchicote.wordpress.com *STAKEHOLDERS Definição dos Plano de ações Stakeholders * Há uma tendência cada vez maior das empresas descobrirem, como atuar com eficiência e eficácia junto a seus diversos stakeholder, ator ou públicos de interesse.

Leia mais

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com

Mídia Kit. PortalCab.com. Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com Mídia Kit PortalCab.com Mídia Kit (Maio/2012) anuncie@portalcab.com O PortalCab Sobre o site O PortalCab é um verdadeiro vovô na internet. Ele foi criado em 2001 com nome, domínio e objetivos diferentes.

Leia mais

Clipping: medindo a presença da Embrapa Soja na mídia em 2008

Clipping: medindo a presença da Embrapa Soja na mídia em 2008 Clipping: medindo a presença da Embrapa Soja na mídia em 2008 CRUSIOL, P.H.T. 1 ; DINIZ, L.B.S. 1 ; NASCIMENTO, L.L. 2 1 Universidade Estadual de Londrina UEL, pedroc@ cnpso.embrapa.br, lilian@cnpso.embrapa.br;

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 08 1 / 6 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto a imprensa sediada na capital e no interior de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução Prof. João Carlos Firpe Penna Panorama da comunicação Até anos 1980 -Transformação lenta - Rádio, TV, jornais em

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

A REVISTA E SUA HISTÓRIA 5 DE OLHO NOS EVENTOS 7

A REVISTA E SUA HISTÓRIA 5 DE OLHO NOS EVENTOS 7 REFORMA VISUAL 3 PARCERIA ON-LINE 4 A REVISTA E SUA HISTÓRIA 5 DISTRIBUIÇÃO GARANTIDA 6 DE OLHO NOS EVENTOS 7 TABELA DE PREÇOS 8 REFORMA VISUAL Um projeto elegante e renovado como o setor de transporte

Leia mais

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard 10 Fatos que você deveria conhecer sobre a publicidade In-Stream A publicidade In-Stream representa uma enorme oportunidade para os publicitários. Na verdade, é um dos segmentos da publicidade online que

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais