Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº de outubro de 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº de outubro de 2016"

Transcrição

1 Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº de outubro de 2016 PERDAS NO SETOR DE CORTE DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA DO SEGMENTO DE ETIQUETAS E RÓTULOS: Estudo de caso Angélica Silva de Souza Cristiano de Jesus Reis RESUMO Este é um estudo de caso ocorrido no setor de corte de uma indústria gráfica do segmento de etiquetas e rótulos, onde são expostas a análise dos desperdícios e o funcionamento da atividade de fracionar bobinas de papel. O estudo contém indicadores que levam a conclusões consistentes para tomada de decisão. O objetivo macro é identificar os desperdícios no setor de corte decorrentes do fracionamento de papel. Para a redução destes desperdícios o trabalho dispõe de uma estratégia de agrupamento de larguras. Este agrupamento possibilitou uma redução de aproximadamente 37% das variações no processo trazendo, assim, uma melhora na qualidade de trabalho do operador de corte, uma vez que o mesmo teria seus esforços com movimentação e transporte reduzidos. Este trabalho pode ser aplicado em uma indústria de etiquetas e rótulos para atenuar os custos com as aparas de papel, absenteísmo por licença médica, melhoria de desempenho funcional. Palavras-chave: Redução de desperdícios. Produção enxuta. Etiquetas e rótulos.

2 2 1 INTRODUÇÃO A competitividade do sistema produtivo brasileiro vem sendo alterada ao longo dos últimos anos devido à abertura de mercado ocorrida nos anos 90 durante os governos Collor e Fernando Henrique. Segundo Averbug (1999), essa abertura se deu através de medidas governamentais, dentre elas a redução das tarifas de importação que propiciou maior facilidade na importação de máquinas e equipamentos, observando-se um aumento da concorrência em diversos setores produtivos. Nos últimos anos o país vem passando por uma grave crise econômica, levando os gestores a buscar formas de otimização de processos para redução de custos e desta forma poder manter ou se possível aumentar sua competitividade no mercado. A indústria gráfica brasileira acompanhou o mesmo movimento. Modificações ocorreram no setor para adaptar-se a essa realidade. Redução de custos, especialização dos colaboradores e aprimoramento do processo produtivo foram algumas medidas tomadas para alcançar esse objetivo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo auxiliar na identificação de desperdícios no setor de corte de matéria prima da XPTO Indústria Gráfica (nome fictício). 1.1 Objetivo geral Identificar as perdas no setor de corte decorrentes do fracionamento de bobinas de papel em uma indústria gráfica do segmento de etiquetas e rótulos. 1.2 Objetivos específicos Quantificar as perdas referentes ao fracionamento das bobinas de papel; Verificar demanda de largura x tipo de papel para trabalhar de forma puxada

3 3 1.3 Justificativa Cenário econômico instável, alta competitividade, custos elevados, são motivadores para a busca de otimização de processos de forma a manter a saúde financeira das empresas e poderem se destacar mantendo ou aumentando seu Market share. 2 REVISÃO DE LITERATURA 2.1 Produção Enxuta A produção enxuta surgiu nos anos 50 na Toyota Company, empresa japonesa do setor automobilístico e teve como principal idealizador um engenheiro da própria empresa Taiichi Ohno, levando inicialmente o nome de Sistema Toyota de Produção podendo ser chamada também pelo nome de Lean Manufacturing (ELIAS; MAGALHÃES, 2003) A produção enxuta tem como principal objetivo o combate aos desperdícios. Para Ohno (1997) desperdícios são todos os elementos de produção que só aumentam os custos sem agregar valor, contrapondo-se ao modelo Fordista chamado de Produção em Massa, onde o foco era a alta produtividade sem se preocupar com as perdas geradas no processo. Krajewski, Ritzman e Malhotra (2009) denominam a produção enxuta como sistema de operações que maximizam o valor adicionado por cada uma das atividades de uma empresa por meio da eliminação de recursos desnecessários e demoras excessivas, corroborando a definição de Ohno (1997) que discorre a Produção Enxuta como sendo um método para eliminar integralmente o desperdício e aumentar a produtividade. Para eliminar os desperdícios, primeiro devemos identificá-los. Com esse intuito, Ohno (1997) os classificam em sete categorias. São elas:

4 4 Superprodução produção maior do que o processamento do próximo posto de trabalho pode processar; Tempo disponível (espera) tempo de ociosidade de máquinas e mão de obra; Transporte movimentação desnecessária de materiais; Processamento em si operações desnecessárias ao processo produtivo; Movimentação movimentos de um operador que não agregam valor; Produção de produtos defeituosos produtos não conformes (refugos); Estoque disponível (estoque) material parado e não manufaturado. 2.2 Caracterização ABC Um conceito que é bastante relacionado à filosofia Lean e aos desperdícios citados por Ohno, é o relacionado a identificar e quantificar os estoques, sejam de matérias primas, produtos em processo e os produtos acabados. Para tanto, uma ferramenta a ser analisada e que é vinculada ao conceito de análise de Pareto é a caracterização dos níveis de estoque pela lógica ABC. O foco da gestão empresarial para buscar uma otimização de processo e redução de custos deve considerar o dimensionamento de estoque de matéria-prima (um dos formadores do custo direto da empresa), bem como o momento ideal de compra. Segundo Turci, (Endeavor 2016 (apud Carvalho, 2002, p.226) a curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (...) Existem outros nomes para a curva ABC como 80-20, (...), escritas por Vilfredo Pareto que classifica o estoque em forma de Pareto, ou seja, de maior importância econômica para a menor, onde 80% do capital empregado em estoque está em 20% dos itens. Segundo Bruni (2010, p.109, apud Martins 1998, p.125) a gestão de materiais diretos por uma determinada empresa costuma envolver problemas relacionados a três campos: avaliação (...) (destaca-se a existência de basicamente, dois sistemas de controles de estoque: inventário periódico, e inventário rotativo) (...), controle de consumo (...) e programação: quando e como comprar, (...) definição de estoques mínimos de segurança etc

5 5 Desta forma, uma adequada classificação e quantificação de estoque é ponto forte na gestão / redução de custos de processo. Incluindo, mas não se limitando, a quantidade a ser comprada, o local de armazenamento, forma de movimentação e inventário / acuracidade. 3 DESENVOLVIMENTO 3.1 Material e métodos (metodologia) Para realização deste estudo foi feita uma pesquisa de campo na indústria de etiquetas. A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados. A pesquisa foi realizada no período de março, abril e maio de Resultados e discussão O setor de corte está localizado no início do processo de manufatura de etiquetas. Uma média de mil e novecentas ordens de serviço / mês passam pelo setor para que a matéria prima (bobinas de papel) seja fracionada no equipamento ou retiradas do estoque (depósito de papel). A figura 1 apresenta o fluxograma do corte das bobinas de papel no setor onde os estudos foram realizados.

6 6 FIGURA 1 Fluxograma do Processo de Fracionamento de Papel Fonte: Elaborada pelos autores, A empresa processa, aproximadamente, 55 diferentes tipos de papel com 180 diferentes dimensionamentos de larguras. A relação entre as variáveis (tipos de papel X largura) possibilita combinações saindo do setor de corte. Cada ordem de serviço contém um tipo de papel e uma largura específica. O operador é responsável pela separação e fragmentação do material, verificando se há no estoque alguma bobina com largura e material apropriados para atender quaisquer das ordens de serviço recebidas. O gráfico 1 exibe a demanda de papel consumido por mês e a relação entre consumo e fracionamento. Observa-se que os papeis Couche Liso, Couchê Fosco e Bopp Fosco são os que mais sofrem processamento de corte, pois representam mais de 50% do volume total de papel consumido pela empresa.

7 7 GRÁFICO 1 Gráfico de Consumo de Papel/mês Fonte: Elaborado pelos autores, O gráfico 2 apresenta a curva ABC do custo das perdas no processo de fracionamento e estabelece a prioridade de análise para redução das perdas, indicando que os papeis Bopp Branco, Couche Liso e Couche Fosco requerem um cuidado maior, pois seus custos de aquisição são os mais altos. GRÁFICO 2 Curva ABC dos custos com as aparas no processo de fracionamento de papel Fonte: Elaborado pelos autores, Os gráficos a seguir indicam as chances de ocorrência das principais larguras dos papéis Couche Liso, Couche Fosco e Bopp Branco.

8 8 GRÁFICO 3 Probabilidade de ocorrência das larguras nos papéis Couche Liso / Fosco Fonte: Elaborado pelos autores, GRÁFICO 3 Probabilidade de ocorrência das larguras no papel Bopp Branco Fonte: Elaborado pelos autores, CONCLUSÃO O presente artigo demonstra que, tanto com relação ao consumo quanto ao custo de aquisição da matéria prima, a prioridade de ações a serem tomadas para redução de desperdícios devem ser nos papeis Bopp Branco, Couche Liso e Couche Fosco, uma vez que representam 52% do consumo e 50% dos custos de aquisição.

9 9 Esses papeis demandam um tempo elevado para setup devido a sua representatividade no consumo, já que há um grande número de ordens de serviço que, em sua maioria, são de trabalhos com baixas tiragens fazendo com que haja um número muito grande de setup s. Foi descoberto que um dos maiores fornecedores da empresa poderia abastecê-la com as matérias primas já fragmentadas nas principais larguras com um custo quase igual ao praticado atualmente (com um acréscimo de 5% aproximadamente), dessa forma reduzindo o desperdício com setup consideravelmente. A decisão pela troca do sistema convencional de corte pela matéria prima já fragmentada ficou pendente por parte da direção da empresa.

10 REFERÊNCIAS AVERBUG, André. Abertura e integração comercial brasileira na década de 90. Disponível em < sulta_expressa/tipo/livro/199910_7.html>. Acesso em 29 set BRUNI, Adriano Leal. A Administração de custos, preços e lucros. 4. ed. Editora Atlas, p. ELIAS, Sérgio José Barbosa; MAGALHÃES, Liciane Carneiro. Contribuição da produção enxuta para a produção mais limpa. Disponível em < Acesso em 29 set KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de produção e operações. 8. ed. Tradução de Mirian Santos Ribeiro de Oliveira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, OHNO, Taiichi. O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Tradução de Cristina Schumacher. Porto Alegre: Bookman, TURCI, Daniel. Como utilizar a curva ABC para gestão de estoque. Disponível em < 1&esvcrea= &esvplace=&esvd=c&esvaid=50078&gclid=Cj0KEQjw4fy_ BRCX7b6rq_WZgI0BEiQAl78nd-GQAtgMErkcYMgnKzq7wdSvjDSOobgCjTdNpsEDhMaArfC8P8HAQ>. Acesso em 13 out

Produção Enxuta SUMÁRIO 20/10/ Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção Enxuta;

Produção Enxuta SUMÁRIO 20/10/ Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção Enxuta; Produção Enxuta Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 8º período Setembro de 2010 SUMÁRIO 1. Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção

Leia mais

setor da construção civil Construção Civil, Cliente Final

setor da construção civil Construção Civil, Cliente Final O setor da construção civil está em um momento de transição com as empresas sofrendo crescentes pressões do mercado em busca de menores custos, melhorias em qualidade e flexibilidade no atendimento das

Leia mais

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping Por Rodrigo Valillo Pensar Lean pode significar um aumento da capacidade produtiva, fazendo com que a necessidade de se investir em novos equipamentos

Leia mais

DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT

DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO PELO CONCEITO DE TEMPO-TAKT Jessica Syrio Callefi Universidade Estadual de Maringá jeh_callefi@hotmail.com Daiane Maria De Genaro Chiroli Universidade Estadual de Maringá

Leia mais

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO Dalila Regina Fernandes 1, Sérgio Augusto Rodrigues 2 1 Discente do curso de Produção Industrial

Leia mais

Rogério Aparecido Braga (1) ; Ulisses Inácio Rodrigues (2) ; Paulo Henrique Paulista (3)

Rogério Aparecido Braga (1) ; Ulisses Inácio Rodrigues (2) ; Paulo Henrique Paulista (3) GANHOS DO PROCESSO PRODUTIVO: UMA ABORDAGEM DE MELHORIA NA MIGRAÇÃO DO SISTEMA EMPURRADO PARA O SISTEMA PUXADO DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO Rogério Aparecido Braga (1) ; Ulisses

Leia mais

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS AGENDA Apresentação da Empresa 2BLean Tempo de desenvolvimento de um Molde de Injeção O que é Lean Aplicações Desperdícios SMED para reduzir o tempo

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS.

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS. PROCESSOS OPERACIONAIS JIT JUST-IN-TIME O sistema Just in time, denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como método para aumentar a produtividade,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA Márcia Maria Teresa Baptistella (UNITOLEDO) marcia@toledo.br Resumo A produção enxuta (manufatura enxuta,

Leia mais

M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho

M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho M odelo J a ponês S istem a Toyota S egura nça do T ra ba lho P AR T E I M odelo J a ponês I ntroduçã o Do início do século XX até perto da metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais

PME 3463 Introdução à Qualidade - T4. Produção Enxuta Grupo - 04

PME 3463 Introdução à Qualidade - T4. Produção Enxuta Grupo - 04 Introdução à Qualidade - T4 Produção Enxuta Grupo - 04 Roteiro da Apresentação 1. Definição 2. Fundamentos 3. Mapeamento da Cadeia de Valor 4. Heijunka 5. KanBan 6. Poka-Yoke 7. Evento Kaizen 8. Gestão

Leia mais

DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Custos Gasto Despesas Perda Desperdício Desembolso Investimento GASTOS Conceito extremam

DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Custos Gasto Despesas Perda Desperdício Desembolso Investimento GASTOS Conceito extremam 10/06/2016 DEFINEM O ENTENDIMENTO E APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS Despesas com matéria prima ou custo com matéria prima? Despesa administrativa ou custo administrativo? Gastos com mão de obra ou

Leia mais

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO HISTÓRIA Toyoda Sakichi 1867/1930 fundador da Toyota Motor Company Toyoda Kiichiró 1894/1952 primeiro presidente da Toyota e pai do carro de passageiros japonês TaiichiOhno criadordosistemajustintime.

Leia mais

Mauro Osaki. Fone: Fax:

Mauro Osaki. Fone: Fax: Objetivos desta apresentação Conceito de JIT JIT, Kanban e Kaizen Aula 11 Mauro Osaki TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Cepea/ESALQ/USP Importância do JIT Origem

Leia mais

Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA 1 Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA RFID como ferramenta do Lean Manufacturing RFID como ferramenta do Lean Manufacturing 1 - sobre o CCM-ITA

Leia mais

APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA REDUÇÃO DE PERDDAS ASSOCIADAS À PRODUÇÃO DE MÓVEIS SOB ENCOMENDA

APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA REDUÇÃO DE PERDDAS ASSOCIADAS À PRODUÇÃO DE MÓVEIS SOB ENCOMENDA ISSN 1984-9354 APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA REDUÇÃO DE PERDDAS ASSOCIADAS À PRODUÇÃO DE MÓVEIS SOB ENCOMENDA Jônata Ferreira de Melo (UFPE) Maurilio José dos Santos (UFPE) Resumo Este artigo propõe

Leia mais

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02 Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade. TEMA: O que é o Lean? O que é o Lean? Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Se você nem imagina

Leia mais

Clovis Alvarenga-Netto

Clovis Alvarenga-Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 10 Planejamento, programação e controle da produção e estoques

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Mapeamento do fluxo de valor: aplicações e melhorias Cyro Augusto Gaspar

Mapeamento do fluxo de valor: aplicações e melhorias Cyro Augusto Gaspar Mapeamento do fluxo de valor: aplicações e melhorias Cyro Augusto Gaspar Resumo: Diante da necessidade de aplicar ferramentas para a melhoria de processos, o Mapeamento do Fluxo de Valor destaca-se como

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE LEAN MANUFACTURING NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO AMAZONAS 1 RESUMO

UTILIZAÇÃO DE LEAN MANUFACTURING NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO AMAZONAS 1 RESUMO UTILIZAÇÃO DE LEAN MANUFACTURING NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO AMAZONAS 1 Engenheiro Químico Engº de Segurança do Trabalho Professor do IFAM

Leia mais

Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade

Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade Art Smalley Tradução: Odier Araújo Introdução Em 2004 escrevi um manual para o Lean Enterprise

Leia mais

Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira

Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira Pós Guerra ORIGEM Japão País pequeno / superpovoado Escassez de recursos Dê importância a cada grão de arroz Toyota 1973

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

PRODUÇÃO ENXUTA. Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

PRODUÇÃO ENXUTA. Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Saiba mais em: www.sistemasprodutivos.wordpress.com Publicado em 1992 Popularizou o conceito

Leia mais

Desperdício, o mal das organizações: como identificá-lo e eliminá-lo

Desperdício, o mal das organizações: como identificá-lo e eliminá-lo Desperdício, o mal das organizações: como identificá-lo e eliminá-lo Porquefalardedesperdício?? Organização Definições Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção

TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção Turma - ETEG 06 17/11/2017 TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção Sander Aparecido de Araújo Chagas sanderchagas@hotmail.com Marcio Leandro

Leia mais

KANBAN. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

KANBAN. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos KANBAN Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Lean O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

PRODUÇÃO LEAN. Prof. Jéssica Galdino de Freitas M.Sc. Aula 1 24/11/2016

PRODUÇÃO LEAN. Prof. Jéssica Galdino de Freitas M.Sc. Aula 1 24/11/2016 PRODUÇÃO LEAN Prof. Jéssica Galdino de Freitas M.Sc. Aula 1 24/11/2016 Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deve ser feito de jeito nenhum. Peter Drucker Jéssica Galdino de Freitas

Leia mais

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor)

Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) . 1 Reflexões: O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) Não gerencie seus negócios no terceiro milênio com um sistema de contabilidade de custos dos

Leia mais

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Consultor Lean Printing Apresentação Pessoal Objetivo Conceituar a metodologia do OEE e identificar oportunidades de

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM ALUMÍNIO.

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM ALUMÍNIO. João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM ALUMÍNIO

Leia mais

SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas

SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas SISTEMA PRODUTTARE DE PRODUÇÃO Alavancando a produtividade das empresas PARA REFLEXÃO... Por que fazemos o que fazemos? Como treinamos um novo colaborador? Como funciona o processo de melhoria em nossas

Leia mais

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. 1 O just in time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios.

Leia mais

Produção com Qualidade e sem Perdas. sc.senai.br

Produção com Qualidade e sem Perdas. sc.senai.br Produção com Qualidade e sem Perdas sc.senai.br MAPA ESTRATÉGICO F I E S C 2 0 1 5-2022 PERDAS Aspectos gerais: Evolução do Índice de perdas. (faturamento líquido) Aspectos gerais: Tipos de Perdas Aspectos

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 Sumário Prefácio, xv Agradecimentos, xxi Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3 1.1 Introdução,

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 01: Gestão das Cadeias de Suprimentos Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Entender os principais conceitos de Cadeia de Suprimentos Conhecer a origem da Cadeia

Leia mais

Sistemas de Custos. Princípios e Métodos

Sistemas de Custos. Princípios e Métodos Sistemas de Custos Sistema = Princípio + Método A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. 1º Analisamos se o tipo de informação gerada é adequado às necessidades da

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA

AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA Caracterização O objetivo da filosofia just-in-time é aumentar o retorno sobre o investimento da empresa por meio do aumento da receita, da redução dos custos e

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS

Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS FEVEREIRO DE 2018 UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS A BUSCA DA FILOSOFIA LEAN PELO GRUPO WOLPAC A BUSCA DA FILOSOFIA LEAN PELO GRUPO WOLPAC NOSSA EMPRESA EM

Leia mais

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA Fernando Doriguel 1 1 Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Email: fdoriguel@yahoo.com.br 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

MRP - Material Requirement Planning

MRP - Material Requirement Planning MRP e MRP II Introdução MRP e MRP II são estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementados utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas

Leia mais

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César Atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Ex.:Operaçãodeumhoteldeluxo Antecipar-se às necessidades

Leia mais

Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha

Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha Tema 1 Definindo o Lean Manufacturing Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE ESTUDO DE CASO SOBRE CUSTOS PARA PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE Tais Viali 1 Gisele Carina Pistore 2 INTRODUÇÃO A contabilidade de custos é uma ferramenta, fundamental para

Leia mais

Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean

Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean UDESC/DEPS Sistema de Produção Lean Cap 4 Ferramentas Lean Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br UDESC/DEPS Cap 4 Fluxo Con9nuo Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br 2 Conteúdo do Capitulo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Os tipos de recursos de uma organização; Conceitos de administração e recurso; O conceito de recursos materiais e sua sequência de operações; O conceito

Leia mais

MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade

MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade MÓDULO 9 Custos e desperdícios de (não) ter Qualidade Quando se diz que um produto tem qualidade fica subentendido, muitas vezes, que se trata de um produto com alto valor agregado, ou seja, um produto

Leia mais

Níveis de Estoque e Reposição

Níveis de Estoque e Reposição Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente de Serra - relação entre o consumo do estoque e sua reposição (saída e entrada). Consumo, prazo e lotes constantes. 1 Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO ESTÁGIO LEAN DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL DE GRANDE PORTE

DIAGNÓSTICO DO ESTÁGIO LEAN DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL DE GRANDE PORTE XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. DIAGNÓSTICO DO ESTÁGIO LEAN DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL DE GRANDE PORTE Gilmar Santos Silva (UFC) gilmar.santos@vicunha.com.br Sérgio José Barbosa Elias (UFC)

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Curva ABC História Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387)

Plano de Ensino. Disciplina: Gestão de Operações II Código: ADM Pré-requisito:Gestão de Operações I (ADM 10387) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

Ferramentas da Qualidade UDESC/CCT

Ferramentas da Qualidade UDESC/CCT Ferramentas da Qualidade UDESC/CCT Ferramentas da Qualidade 1. Diagrama de Pareto 2. Diagrama de causa-efeito (Ishikawa) 3. Histogramas 4. Folhas de verificação 5. Gráficos de dispersão 6. Fluxogramas

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS EPIS.

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS EPIS. 16 TÍTULO: OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS EPIS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª Nome do Componente Curricular: Introdução à Logística Conhecimento dos conceitos básicos de logística. Entendimento das atividades logística e seus inter-relacionamentos com as demais atividades empresariais.

Leia mais

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii OBJETIVO DO CAPÍTULO Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3

Leia mais

Tempos, Métodos e Arranjos Físicos

Tempos, Métodos e Arranjos Físicos Tempos, Métodos e Arranjos Físicos Produtividade, capacidade e eficiência da produção Prof. Me. Fernando Santos de Oliveira Medidas de Desempenho Segundo Moreira (2008), a medida de desempenho é o processo

Leia mais

TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS

TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC

Leia mais

5 Dicas Infalíveis para Redução de Custos e

5 Dicas Infalíveis para Redução de Custos e Picking 5 Dicas Infalíveis para Redução de Custos e Aumento de Eficiência Apresentação Jasper William Perrú Gerente de Produtos Gestão Empresarial DB1 Global Software Linkedin: Jasper Perru - jasper@db1.com.br

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN Apostila de Treinamento UNIDADE IV ABRIL DE 2018 HISTÓRIA DO PRATICANDO CÁLCULO EXERCÍCIO UNIDADE 4 TREINAMENTO HISTÓRIA DO COMO SURGIU O Como lidar com esses problemas? (Taiichi Ohno) Compra somente o

Leia mais

PRODUÇÃO ENXUTA E A FERRAMENTA DE MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR

PRODUÇÃO ENXUTA E A FERRAMENTA DE MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PONTA GROSSA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO VIII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO INDUSTRIAL: PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO DANIELLA CARNEIRO PRODUÇÃO

Leia mais

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção Professor: Rodrigo da Rocha Ferramentas de Gerenciamento de Produção Perfil de um Engenheiro de Produção; Competências

Leia mais

Os ganhos com a implantação do SMED

Os ganhos com a implantação do SMED Os ganhos com a implantação do SMED A metodologia mostra que é possível alcançar bons resultados sem investimentos caros e vem se tornando uma decisão viável em muitas fábricas de embalagens de papelão

Leia mais

Aumento da Competitividade e

Aumento da Competitividade e data 2017-02-01 Aumento da Competitividade na Indústria Metal Mecânica na Região Metropolitana de Goiânia. Promover o aumento de produtividade com intervenções de baixo custo e foco na redução dos oito

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Luis Alberto Nascimento Lima Filho Companhia Energética do Maranhão

Luis Alberto Nascimento Lima Filho Companhia Energética do Maranhão XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétri SENDI 2016-07 a 10 de novembro Curitiba - PR - Brasil Luis Alberto Nascimento Lima Filho Companhia Energética do Maranhão luis.lima@cemar-ma.com.br

Leia mais

CARGA UNITÁRIA A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS

CARGA UNITÁRIA A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS TRANSELEVADORES A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS Um sistema de armazenamento de materiais é uma combinação de equipamentos e controles que movimentam, armazenam e retiram cargas com grande

Leia mais

APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA

APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA José Adilson Laurindo, Ludimila Aparecida Oliveira Lima, Aline Cristina Maciel Centro Universitário de Itajubá (FEPI), Itajubá-MG,

Leia mais

I Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG.

I Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR: UM ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE PINTURA DE UMA EMPRESA METALÚRGICA Robson Borges a, Karen Menger da Silva Guerreiro b, a

Leia mais

TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS: Objetivos e Implantação Amanda Santos Rodrigues Bárbara Martins Alcântara Bilhar

TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS: Objetivos e Implantação Amanda Santos Rodrigues Bárbara Martins Alcântara Bilhar TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS: Objetivos e Implantação Amanda Santos Rodrigues Bárbara Martins Alcântara Bilhar RESUMO Devido ao aumento da competitividade entre as empresas, torna-se imprescindível obter

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR PARA AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO 1

APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR PARA AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO 1 SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR 4º SEI-UTFPR 30 de Setembro de 2014 - Câmpus Cornélio Procópio - PR APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR PARA AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA

Leia mais

Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP ISSN:

Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP ISSN: O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO E SEUS PILARES DE SUSTENTAÇÃO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA Daniel Éder Vieira (FEPI) daniel.eder2010@gmail.com Pâmela Ferreira Coelho (ETEP) pamelacoelho29@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE CÉLULA DE MANUFATURA

PROJETO DE CÉLULA DE MANUFATURA XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

ANEXO I Conceitos importantes.

ANEXO I Conceitos importantes. ANEXO I Conceitos importantes. Dimensões Standard As dimensões standard a nível europeu são as seguintes (em milimetros): base (600x400, 400x 300 e 300x200) com as respetivas alturas (120,235 e 320). O

Leia mais

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO. Valor Agregado no Processo de Soldagem Sob a ótica de Taiichi Ohno MARCELO DOS SANTOS

FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO. Valor Agregado no Processo de Soldagem Sob a ótica de Taiichi Ohno MARCELO DOS SANTOS 0 FACULDADE MERIDIONAL IMED ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Valor Agregado no Processo de Soldagem Sob a ótica de Taiichi Ohno MARCELO DOS SANTOS Passo Fundo 2014 1 Marcelo dos Santos Valor Agregado no Processo

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção artesanal NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção em massa (Taylorismo) NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Sistema Ford SISTEMA

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Industrial

Pós-Graduação em Gestão Industrial Operacionalização: Pós graduação lato sensu da Universidade de São Paulo (USP) O Curso de Especialização em aborda, de maneira conceitual e prática, os processos de suprimento, produção, distribuição e

Leia mais

Lean manufacturing ou Toyotismo. Lean manufacturing

Lean manufacturing ou Toyotismo. Lean manufacturing ou Toyotismo Resultados impressionantes 1 Trimestre 2007 Toyota supera GM como líder mundial em vendas Vendas Mundiais 1º Trimestre Nº Carros Toyota 2.348.000 GM 2.260.000 2007 termina empatado tecnicamente

Leia mais

Workshops e Simulação

Workshops e Simulação Workshops e simulação Revisão 04 Sumário 1. DIRETRIZES 2 Workshops e Simulação 1.1. PESSOAL... 2 1.2. FÁBRICA... 2 1.3. EQUIPAMENTOS... 3 2. WORKSHOP 01: OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT... 4 2.1. META... 4 2.2. INFORMAÇÕES

Leia mais

ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston 20030917 Adm250 Administração da Produção 1 Planejamento e Controle Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação Consumidores AMBIENTE

Leia mais

Aula 1 Elder André Zuin

Aula 1 Elder André Zuin Desperdício: O Custo da Não Qualidade Aula 1 Elder André Zuin Objetivos Identificar a importância da Qualidade nas organizações; Apresentar a relação entre desperdício e custo. 2 Introdução ao Custo da

Leia mais

Dos fluxogramas aos mapas de fluxo de valor: uma análise das técnicas de registro em processos produtivos

Dos fluxogramas aos mapas de fluxo de valor: uma análise das técnicas de registro em processos produtivos Dos fluxogramas aos mapas de fluxo de valor: uma análise das técnicas de registro em processos produtivos NAIARA CATRIANA JUSTINO (PUC-MG) nayarajustino@gmail.com ANTÔNIO FELIPE DE PAIVA GENEROSO (PUC-MG)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Metodologia 5S Parte 2 Prof. Fábio Arruda A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo, de imediato, maior produtividade, segurança,

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques

Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques Resumo Aula-tema 08: Controle de Estoques Segundo Moura (2004), a administração de estoques ganhou força no cenário das empresas competitivas. O que no passado das organizações era considerado uma estratégia

Leia mais

1 Introdução Justificativa

1 Introdução Justificativa 14 1 Introdução 1.1. Justificativa O termo enxuto, em inglês lean, surgiu na literatura de negócios para adjetivar o Sistema Toyota de Produção. Tal sistema era lean por uma série de razões (WOMACK E JONES,

Leia mais

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO 6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Qualidade e eficiência são palavras que faziam parte do cotidiano no Japão. Como era um país privado de recursos naturais, a exportação de produtos manufaturados sempre

Leia mais

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ MANTOVANI, Fernando Lucas 1 LENS, Andres Lopez 2 RESUMO

Leia mais