Edital versão 002 Publicado em 5/7/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital versão 002 Publicado em 5/7/2017"

Transcrição

1 Edital versão 002 Publicado em 5/7/2017 Durante as próximas semanas, o presente regulamento poderá receber melhorias pelos participantes. Toda sexta-feira será lançado um release com as modificações propostas. Essa iniciativa não tem a intenção de alterar as missões do desafio ou o escopo do evento, e sim, refinar a interpretação das regras propostas neste documento. Apresentação Lançado em 2017 pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, o Incubando Ideias é uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, contando com apoio de estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS. A partir da temática Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, as equipes serão estimuladas a resolver problemas em sua região, projetando, documentando e desenvolvendo soluções que envolvam a construção de aplicações através de conceitos de programação. ORIENTAÇÕES GERAIS As escolas constituirão equipes com no máximo 10 estudantes cada. Deverão ser assistidas por um mentor (professor ou instrutor) da escola. As inscrições serão realizadas entre os dias 26 de junho a 26 de julho, podendo escolher as seguintes modalidades: Programação por blocos (Scratch ou App Inventor) ou Programação Orientada a Objetos (Python). Durante os 2 meses, haverá tarefas disponibilizadas no ambiente virtual específico do evento. Essas tarefas deverão ser submetidas antes, durante e ao final do evento, conforme item [Entregas]. Além disso, durante os dias do evento, as equipes também receberão ajuda de grupos de apoio específicos constituídos por estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS das mais diferentes áreas de atuação. Não é necessário conhecimento prévio de nenhum desafio ou atividades propostas. A premiação acontecerá no segundo dia do evento, 22 de setembro, e contará com a participação de parceiros como MICROSOFT, PUCRS. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do seguinte endereço de fmr@maristas.org.br, com o nome da equipe precedendo o assunto. Exemplo: [NOME DA EQUIPE] Assunto.

2 INFORMAÇÕES GERAIS Período de inscrições: 26 de junho a 26 de julho. Endereço para inscrições: Público-alvo: Estudantes de Nono ano a Ensino Médio de escolas públicas e privadas. para dúvidas e informações: fmr@maristas.org.br Datas: 21 e 22 de setembro de Local: Prédio 41, PUCRS Credenciamento: 21 de setembro, das 8h às 9h, Prédio 41 PUCRS. Premiação: dias 21 e 22 de setembro, às 17h. Limite de vagas: 20 equipes Oficina de programação e empreendedorismo: 26, 27, 28 de julho, das 10h às 18h prédio 32 PUCRS VAGAS Serão disponibilizadas, ao todo, 20 vagas para as equipes, sendo preenchidas por ordem de inscrição. FORMAÇÃO DA EQUIPE As equipes poderão ter entre 6 e 10 integrantes. É obrigatória a inscrição de, no mínimo, um mentor por escola. É possível a organização de equipes mistas no quesito idade, desde que sejam seguidas as regras de faixa etária. Faixa etária dos estudantes: a partir de 14 anos de idade (cursando o nono ano do ensino fundamental), não podendo ter concluído o ensino médio. Mentor: professor ou instrutor da escola em qualquer área de atuação que acompanhará a equipe em todas as fases do processo. Necessita ter mais de 18 anos.

3 INSCRIÇÕES As inscrições serão realizadas de 26 de junho a 26 de julho de Não é necessário ter ideia do projeto que se pretende realizar, bem como prédesenvolvimento de algum aplicativo. A equipe deverá se inscrever em uma modalidade, podendo ser Programação por blocos (Scratch ou App Inventor) ou Programação Orientada a Objetos (Python). AMBIENTE VIRTUAL Será disponibilizado ambiente virtual específico do evento para unificação de informações, integração entre equipes e formações online tanto para o desenvolvimento de aplicações quanto para a jornada empreendedora. Cada equipe receberá pelo do mentor o seu acesso ao espaço virtual, após finalizada e confirmada sua inscrição. O acesso se dará através de um único nome de usuário e senha, intransferível por equipe. ATIVIDADES PROPOSTAS PARA ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DAS EQUIPES No ambiente virtual, serão disponibilizados, semanalmente, materiais para orientação e organização das equipes, tendo como objetivo auxílio para as entregas que deverão ser realizadas e que serão detalhadas no próximo item [Entregas]. Materiais de apoio que serão disponibilizados para orientação: Como engajar sua equipe: materiais para dinâmicas de engajamento e integração entre os membros da equipe. Pré-projeto: elementos norteadores de como realizar pesquisa científica. Cronograma: como construir um cronograma para organização de atividades. Definição do problema: modelo de como definir um problema, proposta de valor e stakeholders (personas). Lean canvas: modelo de como construir um plano de negócio. MockUp: planejamento para design conceitual da aplicação (como pensar o visual do programa). Aplicações: materiais com referências para as linguagens de programação: App inventor, Scratch, Python.

4 Especificação de software: como elaborar documentação do software. Pitch Elevator: técnicas para construção e apresentação de pitch elevator e como apresentar propostas de valor em público. ENTREGAS Todas as entregas antes, durante e ao final do evento serão publicadas no ambiente virtual. Cada entrega contará com explicação inicial, material de apoio, formação online (quando necessário) e data limite para submissão. Não há ordem para iniciar tarefas, sendo decisão de cada equipe a elaboração de estratégia para desenvolvimento e construção das Entregas. É extremamente importante acompanhar com frequência o ambiente virtual, pois será o nosso canal oficial de comunicação e onde datas serão informadas, aliado ao endereço de descrito no ato na inscrição. Todas as entregas precisam ser realizadas para que a equipe possa concorrer às premiações. Não será tolerada nenhuma forma de plágio. Caso alguma ocorrência seja constatada, será avaliada pela comissão organizadora, sendo passível de eliminação do Incubando Ideias. ANTES DO EVENTO Pré-projeto Definição do problema Lean canvas Funções de cada integrante da equipe Projeto de design do software (mockup) DURANTE O EVENTO Nome da Aplicação Logotipo Documentação do software Manual/Tutorial de usabilidade Software desenvolvido

5 AO FINAL DO EVENTO Pitch Elevator GRUPO DE APOIO O grupo de apoio será formado por estudantes de graduação e pós-graduação da PUCRS. O objetivo do grupo de apoio é auxiliar as equipes nos dias do evento, proporcionando subsídios para o desenvolvimento dos projetos e ajudando através de consultorias e reuniões, durante o evento. Serão constituídos dois grupos de apoio. No dia do evento, serão disponibilizados às equipes cronogramas com agendamento para contato com os grupos de apoio. COMO O GRUPO DE APOIO PODERÁ AJUDAR SUA EQUIPE Criação de Logomarca NO DIA DO EVENTO Nome da Aplicação Estratégias de divulgação Documentação do software Software desenvolvido Pitch Elevator CREDENCIAMENTO No primeiro dia do evento, as equipes deverão fazer o check-in no espaço de credenciamento para a retirada do seu kit de boas-vindas. COWORKING As equipes contarão com o espaço de Coworking para desenvolvimento de suas atividades. Os avaliadores e grupos de apoio passarão nas equipes durante os dias 21 e 22 para verificar se o trabalho em desenvolvimento atende às entregas necessárias. RECURSOS DISPONÍVEIS Acesso Wireless Tomadas no novo padrão (3 pinos)

6 Pontos de Rede Televisores com cabo HDMI Quadro branco com canetas Post-its Flipchart Observação: esses itens são de uso comum entre todas as equipes. RECURSOS DE RESPONSABILIDADE DAS EQUIPES Dispositivos eletrônicos, como: computador, notebook, tablet etc. Plataformas de desenvolvimento e qualquer outro software que estejam utilizando para realização das entregas. Adaptadores e réguas de tomadas, extensões etc. Esses recursos deverão ser mantidos sob a guarda da equipe. A comissão organizadora não se responsabilizará por eventuais danos. PITCH DAY O Pitch Day tem como objetivo a apresentação das soluções de cada equipe, através de um Pitch Elevator no segundo dia do evento. Todas as apresentações terão o envolvimento de uma banca examinadora e serão abertas ao público. Cada equipe terá até 5 minutos para apresentação de seu produto, seguindo as orientações do Pitch Elevator disponibilizado previamente no ambiente virtual, bem como data e horário de apresentação. A banca examinadora poderá realizar perguntas após a apresentação da equipe. AVALIAÇÃO BANCA EXAMINADORA Contará com a participação de investidores anjos, empreendedores, professores universitários e especialistas no ramo de desenvolvimento de software, bem como empresas de tecnologia. Organizadas em três momentos: programação, empreendedorismo e apresentação do Pitch Elevator. Cada equipe será avaliada por uma banca examinadora composta por membros com expertise nas áreas afins. A avaliação será feita de forma

7 individual por todos os membros da banca e a classificação final se dará através da soma das médias das pontuações obtidas nos critérios estabelecidos abaixo. A pontuação máxima neste evento é de 125 e está distribuída da seguinte forma: 40% Empreendedorismo, 20% Pitch Elevator e 40% Programação, conforme tabelas abaixo:

8 EMPREENDEDORISMO Critério Descrição Faixa de Pontuação Este item tem como objetivo analisar o material entregue pelas equipes: postagens nas datas correspondentes, Materiais compreensão e aprofundamento do material. solicitados via ambiente virtual Pré-projeto Entre 0 e 5 Definição do problema Entre 0 e 5 Lean Canvas Entre 0 e 5 É a capacidade de o projeto crescer em pouco tempo. Este critério está relacionado com o grau de inovação da ideia. Potencial Inovativo da Ideia no Mercado Pode estar em uma inovação, mercado ou processo. A proposta de ideia desenvolvida pela Entre 0 e 5 equipe já foi testada em algum cenário real. A ideia já acontece por meio de concorrentes: outras empresas ou ações. Entre 0 e 5 Projeto Elaborado Perfil Empreendedor Há outras alternativas para desenvolver essa proposta, além da construção de aplicações. Entre 0 e 5 Este critério avalia a capacidade da equipe de ter conhecimento, profundidade e ideia bem investigada. Serão analisados neste item: pré-projeto, definição do problema e lean canvas. Conhecimento sobre a temática pesquisada. Busca por elementos que subsidiam o problema proposto. Bom conhecimento e domínio do problema apresentado. Grau de inovação proposto pela ideia. Equipe madura, as competências se complementam com boa capacidade administrativa e financeira. Demonstram autoconfiança e forte compromisso em fazer a ideia acontecer. Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 PITCH ELEVATOR Critério Descrição Faixa de Pontuação

9 Clareza e Criatividade na Apresentação Respeito ao Tempo Argumentação perante a Banca Solução apresentada Capacidade de transmitir suas ideias, atrair a atenção do público e transmitir todas as informações necessárias e relevantes. Avalia a capacidade da equipe de se apresentar no tempo delimitado para a banca. Este item será relativo à percepção da banca sobre a qualidade, preparo e a capacidade da equipe em responder e esclarecer os questionamentos formulados pelos membros da banca. Este item será relativo à clareza da solução apresentada e se ela responde ao problema proposto pela equipe. Entre 0 e 10 Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 PROGRAMAÇÃO Critério Descrição Faixa de Pontuação Documentação Detalhamento da documentação da aplicação. Explicações das funções e procedimentos utilizados. PREMIAÇÃO Entre 0 e 10 Tutorial/Manual da usabilidade da aplicação Entre 0 e 10 Código Alinhamento com a Modelagem de Negócio Entre 0 e 5 Criatividade na solução Entre 0 e 5 Versionamento do Programa Entre 0 e 5 Organização do código Entre 0 e 5 Programação orientada a objetos Usabilidade e design Programação por Blocos Interatividade (recursos utilizados) Fator wow da solução (o quanto ela conseguiu impressionar os avaliadores) Entre 0 e 5 Entre 0 e 5 As equipes serão ranqueadas, conforme sua modalidade, nas três primeiras colocações no quesito Best Application. Também haverá três primeiras colocações sem

10 diferenciação por modalidade no quesito Pitch Day. Além destas classificações, teremos mais três formas de premiação: Equipe Empreendedora, Ideia Inovadora e Projeto de Impacto Social. Essas classificações adicionais não possuem vínculo específico com a pontuação em si, mas com o projeto como um todo. Por fim, haverá o grande campeão The Greatest Idea, ranqueado com o maior coeficiente, além de ser destaque entre todos os critérios de avaliação. Segue abaixo detalhamento das premiações: BEST APPLICATION Títulos concedidos às equipes que evidenciaram maior coeficiente de notas nos critérios de avaliação da programação. Este item é focado na qualidade técnica do desenvolvimento da aplicação. Será utilizado como critério de desempate o aprofundamento técnico que cada equipe conseguir realizar na programação entregue. Modalidade Programação por Blocos 1º Programação Orientada a Objetos 1º Colocação 2º 3º 2º 3º JORNADA EMPREENDEDORA Título Descrição Equipe Empreendedora Título concedido à equipe que demonstra, além da ideia desenvolvida, perfil empreendedor que a habilite a perseguir jornadas empreendedoras, tendo a capacidade de trabalhar com ideias e projetos distintos. Ideia Inovadora Título concedido à equipe que demonstra projeto inovador, evidenciando características singulares no formato de

11 como a resolução do problema foi desenvolvida. Projeto de Impacto Social Título concedido à equipe que desenvolveu melhor projeto de impacto social, visando a melhorias em sua comunidade de média a grande escala. PITCH DAY Título concedido à equipe destaque, com maior coeficiente de avaliação, nos quesitos do Pitch Elevator. Título Colocação Pitch Monster 1º THE GREATEST IDEA Título Master concedido à equipe destaque com maior média de coeficientes em todos os critérios de avaliação. Além disso, demonstrou grande perfil Empreendedor e potencial para dar seguimento a sua ideia de negócio.

Edital versão 003 Publicado em 8/8/2017

Edital versão 003 Publicado em 8/8/2017 Edital versão 003 Publicado em 8/8/2017 APRESENTAÇÃO Lançado em 2017 pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, o Incubando Ideias é uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes

Leia mais

INCUBANDO. Edital 2018

INCUBANDO. Edital 2018 INCUBANDO Edital 2018 Versão 001, atualizada em 25/6/2018 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1. O FESTIVAL MARISTA DE ROBÓTICA... 3 1.2. TEMA DO FESTIVAL... 3 1.3. INCUBANDO IDEIAS... 4 1.3.1. Temática do

Leia mais

Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental

Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2016, é organizada pela Fundação Escola Técnica

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/ SEMECT

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/ SEMECT SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL Nº 04/2016 - SEMECT SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA III FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NITERÓI 1.

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS Dispõe sobre as ações que regulamenta a disciplina de Seminários Técnicos Científicos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM (Nome do curso) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas)

CURSO TÉCNICO EM (Nome do curso) Nome completo do estagiário (Iniciais maiúsculas) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO IFMT PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

REGULAMENTO 3º CONCURSO DE FOTOGRAFIA MADRUGADÃO FEEVALE

REGULAMENTO 3º CONCURSO DE FOTOGRAFIA MADRUGADÃO FEEVALE REGULAMENTO 3º CONCURSO DE FOTOGRAFIA MADRUGADÃO FEEVALE O 11º MADRUGADÃO FEEVALE é um Concurso promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por meio dos cursos de Comunicação Social da Universidade

Leia mais

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N. 003/2011 PROJETO DE PESQUISA PIBIC/CNPQ/UNISALESIANO 2011/2012 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição

Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição Iam Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi Formulário de inscrição Preencha todas as informações solicitadas. Você poderá salvar as etapas do processo de inscrição a qualquer momento. Quando concluir o preenchimento

Leia mais

REQUISITOS DO SUPERVISOR REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

REQUISITOS DO SUPERVISOR REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES VINCULADO AO PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS PIPGCF ASSOCIAÇÃO AMPLA UFSCar/UNESP O Programa Interinstitucional

Leia mais

CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016. Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior

CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016. Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016 Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior Objetivo Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento

Leia mais

Comissão de Temas Livres. Presidente da Comissão Científica: Alberto Naoki Miyazaki. Membros da Comissão de Temas Livres:

Comissão de Temas Livres. Presidente da Comissão Científica: Alberto Naoki Miyazaki. Membros da Comissão de Temas Livres: Comissão de Temas Livres Presidente da Comissão Científica: Alberto Naoki Miyazaki Carlos Henrique Ramos Maria Isabel Pozzi Guerra Nicola Archetti Netto Paulo César Faiad Piluski Membros da Comissão de

Leia mais

EDITAL Nº 132/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 132/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, de acordo com a Resolução

Leia mais

EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI

EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI O Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em decorrência de Parceria Interinstitucional

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº 001 DE 02 DE JANEIRO DE 2017 Dispõe sobre as inscrições para oferta de atividades culturais e científicas na II Semana de Extensão do IFMG Campus Sabará. A DIRETORA-GERAL PRO-TEMPORE SUBSTITUTA

Leia mais

OFICINA: LÍDER EM CONFIABILIDADE BASEADA EM LUBRIFICAÇÃO

OFICINA: LÍDER EM CONFIABILIDADE BASEADA EM LUBRIFICAÇÃO OFICINA: LÍDER EM CONFIABILIDADE BASEADA EM LUBRIFICAÇÃO Com a implementação das melhores práticas de lubrificação, nossos técnicos foram capazes de analisar e evitar a falha de uma máquina. Se tivesse

Leia mais

EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA

EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA EDITAL CAMPUS PORTO ALEGRE Nº 02, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

Duplicidade de títulos na biblioteca universitária: avaliação do uso como subsídio para a tomada de decisão

Duplicidade de títulos na biblioteca universitária: avaliação do uso como subsídio para a tomada de decisão Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Duplicidade de títulos na biblioteca universitária: avaliação do uso como subsídio para a tomada de decisão Rubens da Costa Silva Filho (UFRGS) - rubens.silva@ufrgs.br

Leia mais

I CONCURSO DE ORATÓRIA PARA ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA

I CONCURSO DE ORATÓRIA PARA ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA I CONCURSO DE ORATÓRIA PARA ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA EDITAL Tendo como escopo o fomento da oratória e a integração da Comunidade Acadêmica do Bacharelado em Direito

Leia mais

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 05/2019 Seleção para bolsas

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL DRE n 059/17

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL DRE n 059/17 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU EDITAL n 059/17 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.035, DE 19 DE AGOSTO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DRE n 018/19 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara 1 EDITAL PIBID/CAPES/FACCAT Nº 02/2019 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PIBID/CAPES/FACCAT As, por meio de sua Direção-Geral e da Coordenação Institucional do Programa Institucional de Iniciação à

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DA PRÓ- REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DA PRÓ- REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DA PRÓ- REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Bolsas Aperfeiçoamento Agosto e Aperfeiçoamento Benefício Agosto INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS 2017 A Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA IFTO - Campus Porto Nacional EDITAL Nº 016/2016/CAMPUS PORTO NACIONAL/IFTO, DE 23 DE MAIO DE 2016

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA IFTO - Campus Porto Nacional EDITAL Nº 016/2016/CAMPUS PORTO NACIONAL/IFTO, DE 23 DE MAIO DE 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA IFTO - Campus Porto Nacional EDITAL Nº 016/2016//IFTO, DE 23 DE MAIO DE 2016 PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PNAES DO INSTITUTO FEDRAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Ensino 4 horas/aula semanais (3 horas e 20 minutos) Ano: 2015 Curso: Matemática Regime: anual (anual/semestral/outro) Série:

Leia mais

Plano de Gestão de Energia aplicado ao Prédio do Curso de Engenharia Ambiental EESC/USP Etapa 1 Cronograma de Trabalho

Plano de Gestão de Energia aplicado ao Prédio do Curso de Engenharia Ambiental EESC/USP Etapa 1 Cronograma de Trabalho UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO SHS - 382 SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Plano de Gestão de Energia aplicado ao Prédio do Curso

Leia mais

EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS AVANÇADO PECÉM

EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS AVANÇADO PECÉM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS AVANÇADO PECÉM EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista FAIP

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista FAIP Normas para Publicação da Revista Científica da FAIP II - Normas aprovadas pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão CEPE, da Faculdade de Ensino Superior Do Interior Paulista - FAIP, para aceite de

Leia mais

ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG

ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFSUDESTEMG Frase Lei 11.788/2008 a Lei do Estágio Conceito: conforme art. 1º, Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 11/2017 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Gestão e Conservação da Natureza A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Gestão e Conservação

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL Nº 16/2016

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL Nº 16/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL Nº 16/2016 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Petrolina,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Economia. Edital Regular de Seleção Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Economia. Edital Regular de Seleção Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Economia Edital Regular de Seleção 2018 - Mestrado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA E TUTORIA

EDITAL Nº 01/2019 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA E TUTORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS CONGONHAS DIRETORIA DE ENSINO Avenida Michael Pereira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 14/2018, DE 9 DE OUTUBRO DE 2018 Dispõe sobre o provimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFMG e revoga a Resolução n o 13/2014, de 23 de setembro de 2014. O CONSELHO DE

Leia mais

10ª SELETIVA ESTADUAL PARA O MÚSICA FENAE 2015

10ª SELETIVA ESTADUAL PARA O MÚSICA FENAE 2015 10ª SELETIVA ESTADUAL PARA O MÚSICA FENAE 2015 Regulamento I - DOS OBJETIVOS Artigo 1º A 10º SELETIVA ESTADUAL PARA O MÚSICA FENAE 2015 tem como objetivo promover, por meio da música a integração entre

Leia mais

b) As finalidades e as linhas de orientação estratégica que conferem sentido e coerência a cada um dos cursos;

b) As finalidades e as linhas de orientação estratégica que conferem sentido e coerência a cada um dos cursos; AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE PORTALEGRE Conselho Pedagógico (sujeito a ratificação) 02 08 2016 3 Preâmbulo Tendo por base a Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro

Leia mais

X PRÊMIO EPTC DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

X PRÊMIO EPTC DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO X PRÊMIO EPTC DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1 - PREÂMBULO A Empresa Pública de Transporte e Circulação S.A. - EPTC, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que receberá

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO Procedimento Operacional. Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO Procedimento Operacional. Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas Sistema de Desenvolvimento Institucional PO Procedimento Operacional 1 de 6 Glossário de Siglas e Termos CDH Coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 01/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 01/2016 EDITAL 01/2016 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis (CAPE) e o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PROAE/UFGD Nº67 DE 02 DE MAIO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TIME UFGD BOLSA ATLETA

EDITAL PROAE/UFGD Nº67 DE 02 DE MAIO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TIME UFGD BOLSA ATLETA EDITAL PROAE/UFGD Nº67 DE 02 DE MAIO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TIME UFGD BOLSA ATLETA O PRÓ-REITOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DA FUNDAÇÃO, no uso das competências que lhe foram

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA 2.0 CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA 2.0 CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA 1.0 APRESENTAÇÃO O CONCURSO DE FOTOGRAFIA é uma ação cultural do Curso de Comunicação Social da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), unidade Salvador, que integra

Leia mais

EDITAL N o 03 2º SEMESTRE 2012 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

EDITAL N o 03 2º SEMESTRE 2012 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA EDITAL N o 03 2º SEMESTRE 2012 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA Outubro de 2012 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 1/2017 DA ELEIÇÃO

EDITAL Nº 1/2017 DA ELEIÇÃO Comissão Eleitoral para a escolha de Representante na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes EDITAL Nº 1/2017 A Comissão Eleitoral, nomeada pela Portaria R. nº 185 de 05 de abril de 2017, torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS EDITAL 2016/02 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO O QUE

Leia mais

Condições de Participação

Condições de Participação Condições de Participação A Bienal na Escola 6ª EDIÇÃO Novembro de 2016 a Maio de 2017 1 A BIENAL NA ESCOLA Art.º 1 (Âmbito da iniciativa) 1.A 6.ª edição de A Bienal na Escola de Vila Verde é uma iniciativa

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2017

CHAMADA PÚBLICA 2017 CHAMADA PÚBLICA 2017 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MONITORIA DE ENSAIOS CLÍNICOS Coordenação: Maria Hermoso Cristóbal Vice-coordenação: Karla Regina Gram dos Santos O Instituto Nacional de Infectologia Evandro

Leia mais

ANEXO V EDITAL N.º 10/2017/REI/IFTO, DE 12 DE ABRIL DE 2017

ANEXO V EDITAL N.º 10/2017/REI/IFTO, DE 12 DE ABRIL DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA ANEXO V EDITAL N.º 10/2017/REI/IFTO, DE 12 DE ABRIL DE

Leia mais

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADE Art. 1. O presente Regulamento estabelece as atribuições e orienta o funcionamento do Colegiado dos cursos

Leia mais

EDITAL 01/2019 CDCP/IFAL

EDITAL 01/2019 CDCP/IFAL EDITAL 01/2019 CDCP/IFAL A Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas IFAL torna pública a abertura das inscrições em Curso

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 52 / 2013 ABRE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO, EM CARATER TEMPORÁRIO, DE EDUCADORES E TRADUTOR E INTERPRETE DE LIBRAS PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EDITAL N 001 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2017/1

EDITAL N 001 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2017/1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CÂMPUS AVANÇADO ARCOS GABINETE DA DIRETORA GERAL PRÓ TEMPORE

Leia mais

EDITAL Nº 46/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO/CONCESSÃO DE AUXÍLIO TRANSPORTE TERRESTRE COLETIVO

EDITAL Nº 46/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO/CONCESSÃO DE AUXÍLIO TRANSPORTE TERRESTRE COLETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS-PROEST PROGRAMA DE AUXÍLIO PARA EVENTOS EDITAL Nº 46/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO/CONCESSÃO DE AUXÍLIO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO De 06 a 08 de Agosto na Expo Chocolate 2017 no Centro de Convenções Frei Caneca.

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO De 06 a 08 de Agosto na Expo Chocolate 2017 no Centro de Convenções Frei Caneca. REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 2017 De 06 a 08 de Agosto na Expo Chocolate 2017 no Centro de Convenções Frei Caneca. O DESAFIO EXPO BRASIL CHOCOLATE é destinado à confeiteiros amadores e estudantes de gastronomia

Leia mais

Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT

Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco POLI/UPE Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil PEC Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT Diário de Bordo Como instrumento pedagógico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2015.1 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, tendo em vista o que dispõe o Decreto nº 5.622,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA DOCENTES CEEJA Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Piracicaba

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA DOCENTES CEEJA Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Piracicaba SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO DE PIRACICABA Rua João Sampaio, 666 - São Dimas - Piracicaba Cep: 13.416-383 - Fone: (19) 34373340 EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA

BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE MODA BACHARELADO EM MODA HABILITAÇÃO EM DESIGN DE MODA Autores: Elen Makara Cristina Hammes Orientador: Professora Especialista Balbinette

Leia mais

CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO

CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO MANUAL PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHAREIA DE PRODUÇÃO JANEIRO, 2016 1. INTRODUÇÃO O presente Manual

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE (PRODOC)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE (PRODOC) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CARREIRA E CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE () DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento refere-se ao processo de formação e capacitação docente regulamentando a promoção

Leia mais

EDITAL. 01 M04 Clarinete a) 1 Horário completo (22h) 02 M04 Clarinete a) 1 Horário completo (22h) 03 M08 Fagote a) 1 Horário completo (22h)

EDITAL. 01 M04 Clarinete a) 1 Horário completo (22h) 02 M04 Clarinete a) 1 Horário completo (22h) 03 M08 Fagote a) 1 Horário completo (22h) EDITAL Nos termos do Artigo 15º da Portaria n.º 942/2009 de 21 de agosto; do Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho, na redação que lhe é dada pelo Decreto-Lei 83-A/2014 de 23 de maio, o Conservatório

Leia mais

Edital 2. DAS ATRIBUIÇÕES

Edital 2. DAS ATRIBUIÇÕES Edital A FEDERAÇÃO CEARENSE DE TÊNIS (FCT) torna público o edital de seleção para os cargos de Professor e Estagiário do Projeto Educa Tênis (PET), aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte e

Leia mais

REGULAMENTO PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO OFERECIDOS PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO OFERECIDOS PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO OFERECIDOS PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1. 1 O presente Regulamento se aplica aos Cursos de Especialização oferecidos pelo Serviço de

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI DIREÇÃO GERAL DIREÇÃO DE ENSINO - PROEN SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ O

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DA FCG PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DA FCG PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO DA FCG PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito. CAPITULO

Leia mais

6. A inscrição da caminhada e corrida Terry Fox Brasil é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra.

6. A inscrição da caminhada e corrida Terry Fox Brasil é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra. 1. A caminhada e corrida Terry Fox Brasil será realizada no dia 16 de setembro de 2017 em homenagem à Terry Fox atleta canadense. 1.1 - De acordo com a política da Terry Fox Foundation, a Caminhada e a

Leia mais

EDITAL DAEM n. 02/2017

EDITAL DAEM n. 02/2017 EDITAL DAEM n. 02/2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS REMUNERADOS DO 2º E 3º ANO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO RELACIONADOS À ÁREA DE INFORMÁTICA, DESTINADOS ÀS ATIVIDADES INTERNAS DO DEPARTAMENTO.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 056/2016 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia de Produção currículo 1- Porto Alegre. O Diretor da, no uso

Leia mais

Gerenciamento de Crises Gerenciamento de Crises

Gerenciamento de Crises Gerenciamento de Crises Gerenciamento de Crises Início: 24 de junho de 2017 Valor do curso: R$ 480,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes o embasamento emocional e os conhecimentos

Leia mais

VAGAS REMANESCENTES CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.016 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017

VAGAS REMANESCENTES CURSINHO POPULAR DO IFSP CÂMPUS SÃO PAULO CAROLINA DE JESUS EDITAL Nº SPO.016 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017 O Cursinho Popular do IFSP Câmpus São Paulo Carolina Maria de Jesus torna público o edital para preenchimento das do processo seletivo para a turma de alunos do ano de 2017. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Resolução 011/2018. Aprova o Edital 002/2018 que dispõe sobre o processo seletivo para a concessão de

Resolução 011/2018. Aprova o Edital 002/2018 que dispõe sobre o processo seletivo para a concessão de Resolução 011/2018 Aprova o Edital 002/2018 que dispõe sobre o processo seletivo para a concessão de bolsas de estudos vinculadas à atividade de monitoria na ESMAFE/RS. A Diretoria da Escola Superior da

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL (PMI) PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA A GRADUAÇÃO DA UFPE EDITAL DE SELEÇÃO 02/2017

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL (PMI) PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA A GRADUAÇÃO DA UFPE EDITAL DE SELEÇÃO 02/2017 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL (PMI) PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA A GRADUAÇÃO DA UFPE EDITAL DE SELEÇÃO 02/2017 A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE CAPACITAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO DOS DOCENTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS

REGULAMENTO GERAL DE CAPACITAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO DOS DOCENTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS REGULAMENTO GERAL DE CAPACITAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO DOS DOCENTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS Regulamenta os processos de capacitação em nível de Pós-graduação dos docentes

Leia mais

Ano Letivo de 2013/2014

Ano Letivo de 2013/2014 Ano Letivo de 01/01 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina de MATEMÁTICA - 10º Ano Curso Profissional de Técnico de Comércio Turma K Lurdes Marques OBJECTIVOS GERAIS São finalidades da disciplina no ensino secundário:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (MAA) 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (MAA) 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (MAA) 2016 A Reitora da Universidade Potiguar torna pública a abertura do processo seletivo de candidatos ao Curso

Leia mais

EDITAL INTERNO 02/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE TUTORIA. Pré-requisitos

EDITAL INTERNO 02/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE TUTORIA. Pré-requisitos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VILA VELHA Avenida Ministro Salgado Filho, 1000 Soteco 29106-010 Vila Velha ES 27 3149-0700 EDITAL INTERNO 02/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA Pedido de Credenciamento de Programa Nome Completo da Instituição Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e Maternidade Climério de Oliveira

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a criação, organização, regime didático e atividades acadêmicas dos Programas e Cursos de Pósgraduação da UFRJ. Considerando: a) necessidade de unificar os procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO. 1.5 A cronometragem da 2ª Corrida Pela vida Dia de Saúde UNIS será COMPUTADORIZADA, NÃO teremos chips só números de peito.

REGULAMENTO. 1.5 A cronometragem da 2ª Corrida Pela vida Dia de Saúde UNIS será COMPUTADORIZADA, NÃO teremos chips só números de peito. REGULAMENTO O evento 2ª Corrida Pela Vida Dia de ESPORTE UNIS é uma iniciativa de caráter esportivo social e será dirigida ao público praticante de Atividade Esportiva de ambos os sexos para toda a família

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Regulamento do Prêmio Cinco Estrelas 2015

Regulamento do Prêmio Cinco Estrelas 2015 Regulamento do Prêmio Cinco Estrelas 2015 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1 A campanha promocional Cinco Estrelas será realizada pela Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-PREVCOM),

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA 2º SEMESTRE LETIVO 2018

EDITAL SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA 2º SEMESTRE LETIVO 2018 EDITAL SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA 2º SEMESTRE LETIVO 2018 O (PPGG), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - PPG-SP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA - PPG-SP A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) comunica a abertura de inscrições no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Saúde Pública - no primeiro semestre

Leia mais

QUADRO DE HORÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS 2º/2013 Divulgação 22 de agosto

QUADRO DE HORÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS 2º/2013 Divulgação 22 de agosto 1º Período QUADRO DE HORÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS 2º/2013 Divulgação 22 de agosto Estatística - 1P Marcilene- ICT RPS00001 Estatística - 1P Marcilene- ICT RPS00001 Recursos de Informática

Leia mais

1. DIÁRIO DE BORBO 1.1 CEREST

1. DIÁRIO DE BORBO 1.1 CEREST 1. DIÁRIO DE BORBO Baseando-se em uma pesquisa exploratória e qualitativa, o tema sobre ergonomia foi desenvolvido a partir de levantamento bibliográfico de revistas, livros, publicações e artigos científicos.

Leia mais

EDITAL Nº 012/2010/PROEAC/UNIFAP, de 10 de maio de 2010 Republicado com correções em 11 de maio de 2010

EDITAL Nº 012/2010/PROEAC/UNIFAP, de 10 de maio de 2010 Republicado com correções em 11 de maio de 2010 EDITAL Nº 012/2010/PROEAC/UNIFAP, de 10 de maio de 2010 Republicado com correções em 11 de maio de 2010 A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP),

Leia mais

Edital elaborado de acordo com a RN /CNPq que normatiza as bolsas financiadas por essa agência.

Edital elaborado de acordo com a RN /CNPq que normatiza as bolsas financiadas por essa agência. EDITAL Nº 77, DE 28/06/2017 - CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ PIBIC- CNPQ EM PARCERIA COM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL N 005/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

BI E MÉTRICAS NA PRÁTICA (LABORATÓRIO INTENSIVO)

BI E MÉTRICAS NA PRÁTICA (LABORATÓRIO INTENSIVO) BI E MÉTRICAS NA PRÁTICA (LABORATÓRIO INTENSIVO) Objetivos A atuação de um Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, consiste em coletar, organizar e analisar os dados para transformar em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Av. João Naves de Ávila, 2121 CEP: , Campus Santa Mônica Uberlândia-MG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Av. João Naves de Ávila, 2121 CEP: , Campus Santa Mônica Uberlândia-MG RESOLUÇÃO N o 001/2009 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACED/UFU Aprova normas para credenciamento, enquadramento e descredenciamento de docentes/orientadores de Mestrado e Doutorado

Leia mais

OBS: Os diplomas obtidos no exterior somente serão aceitos se possuírem reconhecimento consular.

OBS: Os diplomas obtidos no exterior somente serão aceitos se possuírem reconhecimento consular. EDITAL PPGEM N o 02/2013 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

PROPOSTA DE CANDIDATURA PARTE B (ANEXO TÉCNICO) SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (SI I&DT) AVISO Nº 05/SI/2017

PROPOSTA DE CANDIDATURA PARTE B (ANEXO TÉCNICO) SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (SI I&DT) AVISO Nº 05/SI/2017 PROPOSTA DE CANDIDATURA PARTE B (ANEXO TÉCNICO) SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (SI I&DT) AVISO Nº 05/SI/2017 PROJETOS DEMONSTRADORES INDIVIDUAIS Título do projeto /

Leia mais

MODELO DO CICLO DE VIDA DO DESENVOLVIMENTO DA SEGURANÇA

MODELO DO CICLO DE VIDA DO DESENVOLVIMENTO DA SEGURANÇA MODELO DO CICLO DE VIDA DO DESENVOLVIMENTO DA SEGURANÇA Incorporamos a segurança aos nossos produtos com um processo robusto de ciclo de vida do desenvolvimento da segurança. FOR As operações industriais

Leia mais

Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE Anexo I

Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE Anexo I 1. RESUMO DO PROJETO MODELO DE PLANO DE TRABALHO PLANO DE TRABALHO 1.1 Municípios de Desenvolvimento do Projeto (separar os municípios por UF) UF 1.2 Região de Desenvolvimento do Projeto: (indicar a de

Leia mais

Canvas LMS.

Canvas LMS. A Inova Business School é uma escola de negócios que nasceu em 2013 com a missão de preparar profissionais visionários, com olhos para o futuro, ousados e inovadores. A Inova Business School também tem

Leia mais

Normas para utilização do laboratório de informática do CCT/UFRR

Normas para utilização do laboratório de informática do CCT/UFRR Normas para utilização do laboratório de informática do CCT/UFRR A partir dessa data ficam definidas as seguintes regras para utilização dos laboratórios de informática do Centro de Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL nº 14, de 08/04/2015. DIREÇÃO GERAL IFMT - Campus Primavera do Leste

EDITAL nº 14, de 08/04/2015. DIREÇÃO GERAL IFMT - Campus Primavera do Leste EDITAL nº 14, de 08/04/2015 IFMT - Campus Primavera do Leste EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAL INTERNO E EXTERNO PARA ATUAR COMO PROFESSOR BOLSISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E

Leia mais