SIGADOC. Perfil Trâmite de Portarias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIGADOC. Perfil Trâmite de Portarias"

Transcrição

1 SIGADOC Perfil Trâmite de Portarias

2 Índice Recebimento Digital Conferência da Portaria Despachar/Transferir Transferido (Digital) Transferência Cancelada Outras Ações Anexar Arquivos Edição de Portaria Exclusão de Portaria Exibição de Informações Completas Vinculação de Portarias Visualização Dossiê Visualizar Impressão Contatos

3 Recebimento Digital Considere que a portaria foi transferida para a sua lotação. Nesse caso, esse documento se encontrará na situação Caixa de Entrada (Digital). Essa situação representa todos os documentos que foram enviados a você ou a sua lotação. No contexto de portarias, convencionamos que o envio sempre será feito para uma lotação. Logo, note na figura abaixo que não há documentos enviados diretamente a você (valor 0 na coluna Atendente) e há um ou mais documentos enviados para sua lotação (coluna Lotação). Dessa forma, para você achar a portaria que você criou, você terá que clicar sob o número que se encontra na coluna Lotação, na situação Caixa de Entrada (Digital).

4 Recebimento Digital Feito o passo anterior, apresenta-se uma listagem de documentos. Clique no Número de identificação da portaria para visualizar o conteúdo e realizar o recebimento digital.

5 Recebimento Digital Uma vez escolhido o documento, clique em Receber.

6 Conferência da Portaria Faça a conferência da Portaria e seus anexos. 1) Para conferir o anexo clique no link para visualizá-lo. 2) Para visualizar a portaria, clique em Visualizar Impressão. Verifique: 1) se o documento está com texto correto. 2) se a portaria não ficou em 2 páginas, onde a segunda página contém somente a assinatura do subscritor, no caso, o Reitor.

7 Conferência da Portaria Em caso de qualquer erro notado, faça uma anotação, clicando no botão Fazer Anotação. os campos e clique em Ok. Preencha

8 Conferência da Portaria Clique no botão Exibir Informações Completas. Observe abaixo que a anotação é exibida na linha de trâmite do documento.

9 Conferência da Portaria Feito isso, transfira a portaria para lotação criadora da mesma, a fim de que o responsável por ela possa fazer a correção ou entrar em contato com a equipe de Suporte SIGADOC para fazer a correção.

10 Despachar/Transferir Feito o recebimento da Portaria e não precisando de correções, proceda com a transferência desta portaria, clicando em Despachar/Transferir.

11 Despachar/Transferir Será apresentada a página para realizar a transferência. No campo Atendente, escolha entre as opções IdUFF ou Setor para definir o tipo do destinatário. Uma vez escolhida a opção, clique no botão para buscar uma pessoa ou um setor. No contexto de portarias, ficou definido que o envio sempre será feito para um setor, uma vez que todos os colaboradores lotados no setor destinatário terão acesso ao documento. Entretanto, somente o colaborador que receber o documento é quem poderá dar trâmite a ele.

12 Despachar/Transferir Uma vez tendo clicado em o setor desejado., será apresentada uma página de busca para que possa selecionar

13 Despachar/Transferir Clique na sigla do setor e você será redirecionado para a página anterior com o setor preenchido. Após a escolha do Setor, clique no botão Ok para realizar a transferência.

14 Transferido (Digital) Clique no botão SIGA e escolha a opção Página Inicial. Note que há um documento que se encontra na situação Transferido(Digital), na seção Documentos Avulsos. A situação Transferido(Digital) representa documentos que foram transferidos para diversos destinatários (setor ou pessoa) e que ainda não foram recebidos por estes.

15 Transferido (Digital) Importante: Quando o destinatário receber o documento, este não estará mais na listagem de documentos do remetente. Logo, não ache que você perdeu o documento, que o mesmo sumiu ou até mesmo foi deletado. Se ele não se encontra mais na situação Transferido(Digital), significa que o destinatário já o recebeu e está com a posse do mesmo.

16 Transferido (Digital) O valor 1 para a coluna Atendente significa que há um documento que você transferiu e que ainda não foi recebido. O valor 1 para a coluna Lotação significa que há um documento que foi transferido por você ou alguém que está na mesma lotação que você. Observe que o valor para coluna lotação poderia ser 10 e isso indicaria que outras pessoas da sua lotação também transferiram documentos.

17 Transferido (Digital) Para continuar no documento que você acabou de transferir, clique no número 1 presente na coluna Atendente, na situação Transferido (Digital). Identifique o documento na listagem apresentada e clique sobre o seu número de identificação. Uma nova tela será exibida.

18 Transferido (Digital) Ao lado é possível verificar a tramitação da Portaria. Desfazer Transferência: Caso necessite realizar alguma correção na portaria ou anexar novos documentos, é possível desfazer a Transferência enquanto o destinatário não tiver realizado o recebimento digital.

19 Transferência Cancelada É possível verificar o cancelamento de transferência ao clicar em Exibir Informações Completas.

20 Outras Ações Abaixo se encontra uma imagem com as ações que podem ser feitas sobre o documento antes de ser transferido digitalmente.

21 Anexar Arquivos No Menu, clique em Anexar Arquivo para integrar um arquivo PDF na Portaria. Ao anexar um PDF qualquer ao documento A, este passa a tramitar junto a ele, como se fossem um único documento. Apenas arquivos em formato PDF e de tamanho inferior a 10 mb (megabytes) podem ser anexados.

22 Anexar Arquivos Informe a data, o responsável (deve ser quem assinará digitalmente o anexo), coloque uma breve descrição e anexe o arquivo, clicando no botão Selecionar arquivo... Após selecionar o arquivo clique no botão Ok para finalizar.

23 Anexar Arquivos Abaixo se encontra uma lista de anexos pendentes de assinatura, tendo a opção de Visualização, Excluir e Assinar/Conferir cópia. 1 Visualizar Anexo: Antes de assinar, deve verificar o anexo. 2 Excluir: O anexo pode ser excluído. 3 Assinar/Conferir cópia: Assina ou realiza a conferência de um documento.

24 Anexar Arquivos O botão Conferir Cópia deve ser utilizado por profissionais atuantes no protocolo para dar valor legal a um documento entregue pelo servidor. No contexto de Portarias, somente o Reitor, Vice-Reitor ou Decano podem assinar os anexos. Esse conteúdo é somente informativo, uma vez que você, criador da portaria, não deverá executar nenhuma das duas operações.

25 Edição de Portaria No Menu, clique em Editar. O documento mesmo encerrado também poderá ser editado. Além disso, a edição do conteúdo do documento só poderá ser feita pelo criador do mesmo.

26 Exclusão de Portaria A exclusão de um documento temporário do sistema torna impossível sua recuperação. É importante saber que essa opção só é possível pelo fato dele ainda ser temporário. Após clicar em Excluir, será apresentada uma mensagem de confirmação de exclusão, clique no botão Ok.

27 Exibição de Informações Completas No Menu, clique em Exibir Informações Completas para exibir todas as informações relacionadas ao trâmite do documento.

28 Vinculação de Portarias No Menu, clique em Vincular para realizar a vinculação de portarias. A vinculação é somente como uma referência a outra portaria dentro do SIGA. IMPORTANTE: Sempre vincule Portarias de Dispensa/Exoneração às de Nomeação/Designação, pois isso ajudará os assessores do reitor a ficarem atentos no momento de numeração das portarias. Para realizar a vinculação, clique em e selecione a Portaria que deseja vincular.

29 Vinculação de Portarias Selecione a Portaria que deseja realizar a vinculação, clicando no seu Número de identificação. Obs: As portarias que se encontram Em Elaboração não podem ser vinculadas.

30 Vinculação de Portarias Feita a seleção da Portaria a ser vinculada, você será redirecionado a tela anterior com o preenchimento da identificação e sua descrição. Clique no botão Ok para concluir a vinculação.

31 Vinculação de Portarias A partir desse momento, os documentos passam ser relacionados, podendo ser visualizados, conforme exibido na imagem abaixo.

32 Vinculação de Portarias Caso necessário é possível desfazer a vinculação, bastando acessar o documento e clicar em Desfazer Vinculação. Será exibida uma mensagem de confirmação. Clique no botão Ok e você será redirecionado para a página de exibição da Portaria.

33 Visualização Dossiê É a visualização de todo o conteúdo do documento (despachos, anexos e documentos vinculados). Permite a exibição no navegador, em PDF e em tela cheia. Em Visualização de Dossiê é exibida a listagem de documentos pertencentes a portaria em questão. Note que há a possibilidade de exibição do documento no navegador no formato PDF e em tela cheia.

34 Visualizar Impressão Confira as informações do documento, clicando no botão Visualizar Impressão. Dessa forma, você verá como o documento ficaria impresso no papel. Obs: Ao clicar no botão Visualizar Impressão, somente será exibida a portaria que está sendo criada. Não serão exibidos nem anexos nem portarias vinculadas.

35 Contatos Em caso de dúvidas ou problemas, favor entrar em contato através do Sistema de Atendimentos ou através do telefone Opção 3 ou atendimento@id.uff.br

SIGADOC. Perfil Criador/Trâmite de Documentos

SIGADOC. Perfil Criador/Trâmite de Documentos SIGADOC Perfil Criador/Trâmite de Documentos Índice Portaria Criada Encerramento de Portaria Pendente de Finalização Transferência de Portaria Anexar Arquivos Edição de Portaria Exclusão de Portaria Exibição

Leia mais

SIGADOC. Perfil Assessor

SIGADOC. Perfil Assessor SIGADOC Perfil Assessor Índice Pendente de Finalização Conferência da Portaria Edição de Portaria Alteração de Subscritor Finalização de Portaria Pendente de Assinatura Portaria Assinada Contatos Pendente

Leia mais

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos SIGADOC Perfil Criador de Documentos SIGADOC Acesso ao SIGADOC Página Inicial Página de Criação de Portaria Data Acesso Subscritor Visualização de Documentação(Minuta) Função; Lotação; Localidade Tipo

Leia mais

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018)

MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS. DTI Dezembro 2017 (Atualizado em Março 2018) MANUAL SUAP PROCESSOS ELETRÔNICOS DTI Dezembro 207 (Atualizado em Março 208) Sumário Introdução...3. Criar processo eletrônico...4 2. Adicionar documento no processo eletrônico...7 3. Encaminhar o processo

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES Essa aplicação possibilita cadastrar e manter os diversos tipos de produções (bibliográfica, técnica, artística, culturais, entre outras) desenvolvidas

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

SIE Módulo de Protocolo

SIE Módulo de Protocolo SIE Módulo de Protocolo 1 1. ACESSO AO SISTEMA A tela de abertura do sistema apresenta uma solicitação de identificação e senha. Na primeira vez que esse sistema for processado, a identificação padrão

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA CONTROLE DE PROCESSOS (SCP) UFABC MANUAL DO USUÁRIO Divisão de Arquivo e Protocolo Novembro 2011 1. Introdução: O presente manual tem por objetivo orientar a operação do novo sistema Controle de

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência

Sistema NetConta I - Guia de Referência Sistema NetConta I - Guia de Referência Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I

Universidade Federal de Roraima Diretoria de Tecnologia da Informação SIG Software e Consultoria em T.I SIPAC - PROTOCOLO Manual de Processos Cadastros (Novo e Antigo); Receber, Enviar e Devolver Processos 1 Perfis Envolvidos Cadastrar Protocolo: Servidores da Instituição habilitados a realizar o cadastro

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Solicitação de Diárias utilizando. documentos eletrônicos do SUAP. DTI Junho/2018

Solicitação de Diárias utilizando. documentos eletrônicos do SUAP. DTI Junho/2018 Solicitação de Diárias utilizando documentos eletrônicos do SUAP DTI Junho/208 Sumário Introdução... 3. Criar Documento eletrônico: Formulários PROAP/SCDP PCDP... 4 2. Assinatura Formulário Chefia Imediata...

Leia mais

MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO /07/2017

MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO /07/2017 MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO 1.0 05/07/2017 MEMORANDO Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os memorandos servem

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Cartório) Versão 2017.1 Índice 1. CADASTRO NO SISTEMA... 4 2. ACESSO SIMPLES AO SISTEMA... 5 3. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 6 4. ESQUECI MINHA

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Petição Eletrônica Intercorrente

Petição Eletrônica Intercorrente Manual do Usuário Petição Eletrônica Intercorrente PETELET Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 3 2. Protocolizando uma petição intercorrente... 6 2.1 Através do menu Protocolizar... 6 2.1.1

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?

I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)? Procedimentos para Requisição de materiais, bens e serviços Sumário I Como fica a requisição com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações)?... 1 II Roteiro 1 - Criando o processo no SEI

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DE JUSTIÇA OFICIAL DE JUSTIÇA Sumário 1 Acesso ao Sistema...4 1.1 Configurações do Sistema...5

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ÍNDICE 1. Objetivos do Documento... 3 2. Introdução... 4 3. Inscrição... 5 3.1. Passo 1 Selecionar o edital que deseja se inscrever... 5 3.2. Passo

Leia mais

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE Índice ÍNDICE Nova cotação... 01 Editar / Reenviar... 08 Verificar andamento... 09 Interrompidos... 12 Visulizar Pedidos... 13 Ver Responsáveis... 16 Exibir Relatórios... 17 Mensagens... 20 Alterar login

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1 TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1. APRESENTAÇÃO SEI Clique no link a seguir para acessar o SEI: https://sei.ufg.br/sei/ Login e senha são os mesmos utilizados

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI!

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! 1 - Iniciando o processo 1) Clique na opção Iniciar Processo no menu lateral. 2) Clique no + verde para listar todos os processos disponíveis no SEI. 3) Selecione

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT Monografia Dissertação Tese JULHO DE 2017 ROTEIRO

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB Belo Horizonte, 2015 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO PROAD OE.CGARQ.IFRJ.01/2018

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO PROAD OE.CGARQ.IFRJ.01/2018 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO PROAD OE.CGARQ.IFRJ.01/2018 CGARQ Orientação Específica: uso do SIPAC (Módulo Protocolo) para todos os usuários Versão 01 30/01/2018 Elaborado por: Andréia

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO *Imagem ilustrativa Prezado Estampador, Seu credenciamento para atuação como estampador de placas no padrão

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Protocolo Versão 1.18.0 Última revisão: 04/01/2017 2017 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício Aires

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX.

SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIEX Sistema de Extensão. [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SIEX UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIEX Sistema de Extensão [SISTEMA DE EXTENSÃO] Manual de Funcionalidades do Sistema SIEX. SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 5 1. Primeiros passos... 6 1.1 Acessar

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade...

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade... 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 2 4. TIPOS DE SENHA...3 4.1 Senha de unidade...3 4.2 Senha Administrativa...3 4.3 Senha Master...4 5. EXAMES

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT Monografia Dissertação Tese AGOSTO DE 2012

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS Manual do Portal do Prestador Envio de arquivos XML do Padrão TISS 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Envio de arquivos XML 4 2 Histórico de envio de arquivos XML 8 3 Impressão do

Leia mais

DOCENTE (Sem cargo de direção) 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF.

DOCENTE (Sem cargo de direção) 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF. DOCENTE (Sem cargo de direção) Como se faz?: 1. Acesse o sistema SEI em https://sei.uff.br/sei 2. Preencha o campo login com seu CPF e o campo senha com a senha do IdUFF. 3. Crie um processo do tipo: Pessoal:

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO)

MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO) MANUAL DO USUÁRIO (PASSO A PASSO) CADASTRANDO UM USUÁRIO (PASSO A PASSO) Clique em Entrar e em seguida clique em Cadastre-se Informe o nome completo do Usuário, CPF, celular e e-mail Selecione um perfil

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO E HABILITAÇÃO DE ESTAMPADORES DE PLACAS JUNTO AO SERPRO Versão 1.02 06/12/2018 *Imagem ilustrativa Prezado Estampador, Seu credenciamento para atuação como estampador

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO

TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO TUTORIAL PARA ACESSO 1. PRIMEIRO ACESSO 2. REALIZAÇÃO DE INSCRIÇÕES 3. COMPROVANTES DE INSCRIÇÕES 4. ACOMPANHAMENTO DE INSCRIÇÕES REALIZADAS NO SITE/DETALHAMENTO DE COBRANÇAS 5. CENTRAL

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES 1 Iniciando o processo É recomendado que antes de criar o processo e ata de reunião no SEI. Escreva a ata e passe por e-mail para que todos possam verificar e

Leia mais

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas

Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas Manual do Módulo Protocolo Portal do Sistema de Informações para o Ensino da Universidade Federal de Alagoas 1 Módulo Protocolo Este módulo foi idealizado para atender à rotina dinâmica de tramitações

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.1 2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe

Leia mais

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação SUMÁRIO. Apresentação... 04 2. Acesso AO PORTAL CASSI... 05 2. Login... 08 3. Acompanhamento de propostas de adesão... 09 3. Selecionar proposta... 0 3.2

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio

Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Manual Como importar contatos e fazer seu primeiro envio Siga estes passos para realizar a sua primeira campanha de email marketing com o Mail2Easy PRO Sumário Este é o Mail2Easy PRO...3 Criando uma lista

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Requerimento de Movimentação Interna

Requerimento de Movimentação Interna SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Requerimento de Movimentação Interna Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os usuários do Sistema de

Leia mais

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Sumário 1 Menu Professor... 03 1.1 Tela de apresentação das disciplinas... 03 2 Preenchimento de plano de ensino... 04 2.1 Tela de preenchimento de plano de ensino...

Leia mais