Planos de Ensino Geografia 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planos de Ensino Geografia 2015"

Transcrição

1 Planos de Ensino Geografia 2015 Organização Direção de Ensino: Marina Guazzelli Soligo Bolsista: Kelly de Borba

2 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 6º ano 2. CONTEÚDO I. Geografia 1.1. conceito 1.2. importância 1.3. relações com a Integração Social e demais Ciências PLANO DE ENSINO II. Natureza e Sociedade 2.1. paisagem natural/espaço geográfico 2.2. elementos naturais 2.3. elementos culturais/humanos 2.4. mudanças e permanências 2. O aluno, nesta unidade, deverá perceber os aspectos naturais e culturais do espaço geográfico, desenvolvendo sua capacidade de apreensão do conteúdo espacial que está a sua volta, isto é, a paisagem que o cerca. A partida sempre será daquilo já vivenciado anteriormente. A partir da observação, orientada, ele deverá ser capaz de conceituar a paisagem como espaço de relações dos homens e desses com a natureza, através do destaque dos elementos culturais e naturais, suas mudanças e permanências, entendendo que o espaço geográfico é construído historicamente. III. Cartografia e Orientação 3.1. conceito 3.2. importância 3.3. atlas 3.4. mapas símbolos/legenda escala 3.5. globo terrestre 3.6. orientação 3. A cartografia é conteúdo novo, com linguagem nova e é recurso importante à geografia, pois ela ao representar a paisagem traz informações diversas. "(...) O aluno precisa se apropriar da linguagem cartográfica. Ele já lê e escreve letras, números e, agora, deve ser alfabetizado paulatinamente para ler e escrever mapas" (Diamantino Pereira et alli) e começar a interpretá-los. As noções de orientação devem possibilitar o entendimento dos sistemas de referências espaciais que o levem à correta localização. IV Localização do Brasil e de Santa Catarina - divisão regional 4.1. Localização astronômica e geográfica 4.2. Características gerais 4.3. Divisão regional Divisão do IBGE Divisão geo-econômica. 4. Introduzir informações/conceitos sobre Brasil e Santa Catarina, aplicando conceitos trabalhados nas unidades anteriores preparando os alunos para a série seguinte, sem grandes rupturas na formação dos conhecimentos geográficos.

3 3. BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987.

4 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 7º ano PLANO DE ENSINO 2. CONTEÚDO 1. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO ANTES DA INVENÇÃO DESSE ESPAÇO Os Domínios Morfoclimáticos 1.2 -Noções sobre organização do espaço e região; As sociedades indígenas na América: natureza e estágios de desenvolvimento. 2. FORMAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DO ESPAÇO BRASILEIRO Europeus X Ameríndios: o confronto. - produção lucrativa. - meios de produção: escravidão. - genocídio e etnocídio A construção do espaço colonial brasileiro. - a exploração da Mata Atlântica: pau - brasil. - a fuga do índio para o interior. - os núcleos de ocupação e produção colonial: cana - de - açúcar; pecuária; mineração; drogas no sertão; algodão; café. - do Brasil colonial para o Brasil urbano industrial: a transição O Brasil urbano industrial: a consolidação. - o que é tornar-se um país urbano industrial? - características e dilemas econômicos e ambientais de um país industrial, com passado colonial de exploração. 3. A DIVERSIDADE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO: A cidade: - O crescimento urbano no Brasil e seus problemas O campo: - A estrutura fundiária brasileira e seus problemas. - Agricultura e pecuária brasileira: condições naturais, produção e ecologia. 4. BRASIL - ESPAÇOS REGIONAIS Divisão regional do IBGE Regiões Geo-econômicas. 3. BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d.

5 FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987.

6 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 8º ano PLANO DE ENSINO GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO: O MUNDO DESENVOLVIDO Os programas da 7ª e da 8ª estão interligados pelo fato de participarem de um mesmo processo: o de formação do modo de produção capitalista. 2. CONTEÚDO UNIDADE I - A regionalização da industrialização do mundo desenvolvido. 1. Unidade e diversidade do mundo atual - Os critérios e as diferentes regionalizações - A unidade da diversidade: os mundos 2. A industrialização clássica: os países desenvolvidos - A revolução industrial - A expansão da revolução industrial UNIDADE II - A Europa 1. A Paisagem natural européia: características gerais 2. A industrialização européia 2.1. características industriais dos países europeus 2.2. os países de industrialização recente na Europa 3. A formação da Europa Unificada 4. Os conflitos regionais e o fim do socialismo real 5. crise européia UNIDADE III - Estados Unidos e Canadá 1. Paisagem natural: características naturais 5. A formação territorial dos EUA e Canadá 6. O espaço geográfico da América Anglo-Saxônica 7. O NAFTA: um pólo da nova ordem mundial 8. ALCA UNIDADE IV - O Japão, Austrália e Nova Zelândia 1. Paisagem natural: características gerais 2. O desenvolvimento industrial 3. A importância econômica 4. APEC 5. O crescimento tecnológico e o expansionismo no sudeste da Ásia 6. O terceiro pólo da economia mundial: nova potência.

7 3. BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987.

8 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 9º ano PLANO DE ENSINO 2. CONTEÚDO UNIDADE I - O mundo subdesenvolvido 1. Conceito de subdesenvolvimento: um mito a ser derrubado 1.1. o subdesenvolvimento no desenvolvimento 2. As diferenças econômicas no mundo subdesenvolvido 2.1. os países industrializados 2.2. os países não industrializados 3. Uma nova regionalização do subdesenvolvimento: o norte e o sul 4. As diferenças culturais do mundo subdesenvolvido UNIDADE II - A América Latina: unidade e diversidade 1. A paisagem natural 2. A divisão natural e histórica deste continente 3. A formação histórica da América Latina 4. O subdesenvolvimento latino-americano 5. A economia dos países da América Latina 6. As tentativas de integração: ALALC, ALADI, MCCA, PACTO ANDINO, MERCOSUL 7. Os principais países latino-americanos: suas economias UNIDADE III - A África: neocolonialismo e descolonização 1. A paisagem natural 2. O neocolonialismo: suas conseqüências 2.1. a formação dos Estados africanos 2.2. um caso particular: África do Sul 3. Regionalização: população e situação geográfica 4. A economia africana: seu subdesenvolvimento UNIDADE IV - A Ásia: tradição e modernidade 1. A paisagem natural 2. Os conflitos asiáticos: geografia das guerras asiáticas 3. O Oriente Médio: o posto de combustível do mundo 4. O Sul da Ásia: pobreza e religião 5. O Sudeste asiático 6. O Extremo Oriente: industrialização e modernidade

9 3. BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987.

10 DISCIPLINA:GEOGRAFIA TURMA: 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO OBJETIVO DA SÉRIE: Desenvolver no aluno o interesse pela pesquisa, para que possa construir o conhecimento a partir da busca, da procura e da descoberta. Iª UNIDADE. OBJETIVOS: 1.Instrumentalizar o educando com recursos que lhe permitam o conhecimento do espaço e; 2. Possibilitar subsídios para a leitura, interpretação e análise da realidade que os cerca. Recursos Geográficos: 1. Cartografia: 1.1 convenções, escala (gráfica e numérica). 1.2 mapas (político, físico, humano e econômico) 1.3 plantas 1.4 croquis 1.5 maquetes 2. Gráficos e tabelas: 1.1 gráfico linear 1.2 gráfico de barra 1.3 gráfico circular IIª UNIDADE. OBJETIVOS: 1. Identificar os diversos aspectos da paisagem natural catarinense; 2. Caracterizar os diversos grupos que formam a população catarinense bem como as atividades econômicas por eles dinamizadas na sua relação com o meio ambiente; 3. Analisar as mudanças ocorridas no espaço geográfico catarinense a partir das atividades econômicas; 4. Proporcionar, com as áreas afins, a discussão dos problemas da realidade catarinense; 5. Efetuar entrevistas com especialistas que tragam respostas a questionamentos sobre a realidade catarinense; 6. Aprofundar um estudo bibliográfico que dê embasamento o qual permita posteriormente a realização de uma viagem de estudos. Estudo da Paisagem Geográfica Catarinense 1. A paisagem natural modificada pelo homem 1.1 o quadro natural original 2. A organização do espaço catarinense 2.1 as diferentes paisagens geográficas 3. O espaço catarinense no contexto nacional IIIª UNIDADE. OBJETIVOS: 1. Listar os aspectos que caracterizem o que entra e o que sai da cidade; 2. Levantar dados em órgãos públicos sobre o objeto em estudo; 3. Efetuar entrevistas com políticos, especialistas e pessoas idosas sobre a problemática em questão; 4. Elaborar um trabalho conclusivo sobre o metabolismo urbano de Florianópolis. Estudo de Caso: A Ilha de Santa Catarina 1. o metabolismo urbano de Florianópolis 1.1. o que entra na cidade 1.2. o que sai da cidade 2. a questão ambiental e o turismo Metodologia: Esta unidade será estudada no último bimestre na forma de Estudo de Caso como explicitado abaixo:

11 Casan trazer palestrantes em diferentes áreas 2. os alunos deverão visitar as seguintes instituições para levantamento de dados: Secretaria de desenvolvimento e meio ambiente, IPUF, de Finanças... Instituições estaduais e federais que disponham de publicações sobre Florianópolis, Prefeitura, Setur, Comcap Outras instituições: TV's, jornais os alunos deverão elaborar e realizar entrevistas: com especialistas na área da Geografia e História BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR 1.1. Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, Contexto, A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de com políticos, pessoas idosas (Geografia Histórica Oral)

12 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO OBJETIVO DA SÉRIE: Compreender as mudanças recentes ocorridas no mundo como a crise do capitalismo e do socialismo real e as alterações decorrentes, em escala mundial, com o surgimento de uma "nova ordem internacional". UNIDADE I - O mundo do pós-2ª guerra 1. Antecedentes: as conferências do pós-guerra 1.1. a OTAN e o PACTO DE VARSÓVIA 1.2. o mapa do mundo do pós-segunda guerra 2. A bipolaridade: as potências emergentes do pós-guerra 2.0. os planos de reconstrução: o plano Marshall e Colombo 2.1. as instituições do pós-guerra: ONU, GATT e FMI 2.2. a Guerra Fria e suas conseqüências no mundo 2.3. O stalinismo e o Machartismo 3. A bipolaridade no mundo: as conseqüências no mundo subdesenvolvido. UNIDADE II - A crise do capitalismo e do socialismo. 4. A crise do mundo capitalista: disputas pela hegemonia 5. Os antecedentes da crise do socialismo: as crises da Hungria, Tchecoslováquia e Polônia 6. Perestroika e Glasnost. 7. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo 8. O socialismo no mundo: China e Cuba 9. China: nova potência 10. A multipolaridade: globalização e regionalização do mundo contemporâneo. UNIDADE III - O novo reordenamento econômico mundial. 11. A ascensão do neoliberalismo 12. Os pólos da economia mundial: os blocos econômicos 13. As pequenas uniões: Mercosul os Brics UNIDADE IV - Uma nova Geografia: os novos conflitos. 16. O novo mapa do reordenamento mundial 17. O islamismo e sua expansão: a expansão religiosa 18. Os conflitos regionais 19.Crise de 2008 aos nossos dias.

13 BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, Contexto, A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987

14 DISCIPLINA: GEOGRAFIA TURMA: 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO OBJETIVO DA SÉRIE: Compreender a formação do espaço geográfico brasileiro, a partir dos diversos momentos da produção do espaço, nas suas manifestações econômicas, político-territorial, cultural e ambiental. Desenvolver a capacidade de análise articulando o processo histórico e a realidade atual. EMENTA O Programa de Geografia dos Terceiros Anos do Ensino Médio visa compreender a formação do espaço geográfico brasileiro, os "momentos" da produção deste espaço, bem como suas diversas manifestações nos planos político, territorial, econômico, social, cultural e ambiental, com foco na dinâmica espacial recentel (séculos XX e XXI), articulando a compreensão do espaço brasileiro com a dinâmica local, nacional e global (escala geográfica). UNIDADE I - A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. 1. O território colonial: formação e sentido da colonização 1.1. O Tratado de Tordesilhas 1.2. Capitanias Hereditárias e Sesmarias 1.3. O fracasso das Capitanias: poder central e poder local 2. Expansão territorial e Economia O espaço ocupado do século XVI ao XVIII 2.2. A mudança do centro dinâmico do Nordeste para o Sudeste 3. A formação territorial colonial A economia cafeeira: as fazendas tradicionais e modernas de café 3.2. A moderna colonização do sul do Brasil: o caso catarinense A Imigração estrangeira 3.4. A economia cafeeira e as atividades industriais: o nascimenos das fábricas. UNIDADE II - O ESPAÇO INDUSTRIAL BRASILEIRO. 1. A segunda fase da industrialização do Brasil: o Brasil na Revolução Industrial 1.2. as condições internacionais: crise de 29 e 2ª guerra mundial 1.3. as mudanças políticas: 30 e a queda da economia cafeicultora 1.4. da economia de arquipélago ao mercado nacional: formação das regiões Vargas e o estado intervencionista 1.6. JK e a abertura ao capital internacional 1.7. as teorias sobre a industrialização brasileira 2. O modelo de desenvolvimento brasileiro 2.1. a estrutura industrial 2.2. a tríplice aliança 2.3. a crise econômica dos anos 80: a dívida externa 2.4. crise de 80: falência do Estado e a questão da privatização (neoliberalismo) 2.5. o centro dinâmico da economia e as periferias industriais 2.6. industrialização e fontes de energia UNIDADE III - URBANIZAÇÃO E QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL. 1. A modernização da agropecuária brasileira: a modernização dolorosa 1.1. sobre o conceito de modernização 1.2. a questão agrária: os movimentos sociais no campo 1.3. as migrações

15 1.4. êxodo rural e urbanização 1.5. a estrutura fundiária catarinense: sua particularidade UNIDADE IV - O ESPAÇO NATURAL BRASILEIRO E CATARINENSE E A QUESTÃO AMBIENTAL. 1. O espaço natural brasileiro: passado e presente 1.1. o espaço natural brasileiro 1.2. o espaço natural catarinense OBSERVAÇÃO: No conjunto estes são os conteúdos programáticos trabalhados no Colégio de Aplicação. Porém, alterações estão sendo realizadas pelos professores das séries e que posteriormente, quando da discussão no grupo, serão incorporadas aos mesmos. BIBLIOGRAFIA PARA O PROFESSOR Livros. ALMEIDA, Rosângela D. de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação, São Paulo, Ed ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução a análise do pensamento geográfico, São Paulo, Atlas, Uma geografia para o século XXI, Campinas, Papirus, Caminhos e descaminhos da Geografia, Campinas, Papirus, Elisée Reclus, Col. Grandes Pensadores, São Paulo, Ática, BRABANT, Jean-Michel. Crise da Geografia, crise da escola. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores, Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. Crise na renovação da Geografia: angústia e a relação teoria/prática. IN: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, AGB, s/d. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Edições Graal, 3ª ed, LACOSTE, Ives. A Geografia serve, antes, para fazer a guerra, Campinas, São Paulo, Papirus, MORAES, Antonio Carlos Robert. Renovação da Geografia e filosifia da educação. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo,. Geografia: pequena história crítica, 2ª ed, São Paulo, HUCITEC, A gênese da Geografia moderna, HUCITEC/Edusp, São Paulo, MOREIRA, Rui. Assim se passaram dez anos ( a renovação da Geografia no Brasil ). IN: Caderno Prudentino de Geografia, nº 14, AGB, Presidente Prudente, São Paulo, s/d. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico, São Paulo, Scipione, s/d. PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da Geografia que se ensina à gênese da Geografia moderna, Florianópolis, Santa Catarina, Ed da UFSC, RESENDE, Marcia Spier. A Geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino, São Paulo, Edições Loyola, RUA, João. Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático, São Paulo, FFLCH, USP, Departamento de Geografia, Dissertação de Mestrado, VESENTINI, José William et alli. Geografia e ensino: textos críticos, Campinas, Papirus, VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola, São Paulo, Ed Ática, Geografia: natureza e sociedade, São Paulo, VLACH, Vânia. Geografia em construção, Belo Horizonte, Ed Lê, Ideologia e nacionalismo patriótico. IN: Para onde vai o ensino de Geografia?, São Paulo, Contexto, A propósito do ensino de Geografia: em questão o nacionalismo patriótico, São Paulo, Periódicos. Terra Livre nº 8, Prática de ensino em Geografia, São Paulo, AGB/Marco Zero, Terra Livre, Geografia e lutas sociais, São Paulo, Ed Marco Zero, Terra Livre, Pesquisa e prática social, São Paulo, Ed Marco Zero, Cadernos de Geografia, AGB-Uberlândia, nº 3, junho de Anais do III Encontro Local de Professores de Geografia, AGB-São Paulo, abril de 1987.

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Nova Ordem Mundial. Página 1 com Prof. Giba

Nova Ordem Mundial. Página 1 com Prof. Giba Nova Ordem Mundial Ao final da Segunda Guerra Mundial (1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos, uma potência capitalista;

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA BIBLIOGRAFIA ALVES, R. Filosofia da Ciência. Introdução ao Jogo e a suas Regras. 7ª edição. São Paulo. Edições Loyola, 2003. ANDRADE, C. de Caminhos e Descaminhos da Geografia,

Leia mais

Pág. 1. Caracterização. Pré-requisitos. Ementa. Objetivo da disciplina. Descrição do conteúdo Objetivos Conteúdo Data Aulas Estratégias de Ensino

Pág. 1. Caracterização. Pré-requisitos. Ementa. Objetivo da disciplina. Descrição do conteúdo Objetivos Conteúdo Data Aulas Estratégias de Ensino Pág. 1 Caracterização Curso: Curso Superior de Tecnologia em Planejamento Turístico Período/Série: 6 Turno: Ano/Semestre letivo: 2010/2 ( X ) Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno Carga horária semanal:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 82, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino

Leia mais

FILOSOFIA Prof.: Ênio Mendes FILOSOFIA QUESTÕES Prof.: Ênio Mendes

FILOSOFIA Prof.: Ênio Mendes FILOSOFIA QUESTÕES Prof.: Ênio Mendes FILOSOFIA Prof.: Ênio Mendes 1. Origem da filosofia e suas primeiras questões 2. Platão e Sócrates 3. Aristóteles e a gênese das ciências 4. Ética 5. Filosofia cristã: Patrística e Escolástica 6. O caminho

Leia mais

A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO

A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO Jônatas Lima Candido Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED PR jonataslimacandido@seed.pr.gov.br A GEOGRAFIA DO PROFESSOR E A EMANCIPAÇÃO DO CIDADÃO INTRODUÇÃO Embora o Ensino de Geografia tenha

Leia mais

ABORDAGEM METODOLÓGICA EM GEOGRAFIA: A PESQUISA DE CAMPO*

ABORDAGEM METODOLÓGICA EM GEOGRAFIA: A PESQUISA DE CAMPO* ABORDAGEM METODOLÓGICA EM GEOGRAFIA: A PESQUISA DE CAMPO* Agostinho Paula Brito CAVALCANTI Pós-Doutor, Departamento de Geografia (UFPI) agos@ufpi.br RESUMO O presente trabalho tem por objetivo uma abordagem

Leia mais

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado Professor (a): Tsália Kaliny Gomes de Sousa Disciplina: LEM- Inglês Ano 2014 Período: Integral CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS / ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS

Leia mais

GEOGRAFIA ESCOLAR E O LÚDICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL II

GEOGRAFIA ESCOLAR E O LÚDICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA ESCOLAR E O LÚDICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL II Aluno: Jhonata da Silva de Jesus Matricula: 005805/06. Professor (Orientador/Preponente): Daniel Luiz Poio Roberti Matricula

Leia mais

ÁREA: TURISMO AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO FLUXO DE TURISTAS PARA A ILHA GRANDE EM ANGRA DOS REIS - RJ

ÁREA: TURISMO AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO FLUXO DE TURISTAS PARA A ILHA GRANDE EM ANGRA DOS REIS - RJ ÁREA: TURISMO AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO FLUXO DE TURISTAS PARA A ILHA GRANDE EM ANGRA DOS REIS - RJ LOPES JÚNIOR, Wilson Martins 1 FONSECA, Tiago Boruchovitch 2 Introdução O presente projeto de pesquisa

Leia mais

CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE

CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE FORUM DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO CARTA DA PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DE PERNAMBUCO AO MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E À SOCIEDADE Recife,

Leia mais

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Departamento de Tecnologia da Informação Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Professoras. Neide Aquemi e Vania Franciscon Auxiliares: André S. G. Santos

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 7. Referências Bibliográficas ABRANCHES, S.H. e outros. Política Social e Combate à Pobreza. RJ: Ed. Zahar, 1997. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade no Mundo

Leia mais

GT 3. Classes sociais e transformações no mundo do trabalho - Painel. Ana Lúcia Kraiewski Ana Patrícia Nalesso **

GT 3. Classes sociais e transformações no mundo do trabalho - Painel. Ana Lúcia Kraiewski Ana Patrícia Nalesso ** Anais do IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina ISSN: 2177-9503 Imperialismo, nacionalismo e militarismo no Século XXI 14 a 17 de setembro de 2010, Londrina, UEL GT 3. Classes sociais e transformações

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa PRIMEIRO SEMESTRE Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa Professor: Dr. Reginaldo Santana Figueiredo Créditos: 2 Carga Horária: 30h Ementa Introdução à Estatística. Regras de Somatório.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Jaiana Cirino dos Santos Graduanda de Pedagogia CFP / UFCG jaianacz@hotmail.com Alzenira Cândida Alves Graduanda de Pedagogia CFP /UFCG

Leia mais

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAERJINHO GEOGRAFIA 5 ANO HABILIDADE Descrição Identificar a posição de objetos em relação a outros objetos utilizando as referências de esquerda, direita,

Leia mais

ANUALIZAÇÃO 2015/2016

ANUALIZAÇÃO 2015/2016 ESCOLA EB 3,3/S DE VILA FLOR HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º ANO ANUALIZAÇÃO 2015/2016 OBJETIVOS CONTEÚDOS AVALIAÇÃO GESTÃO LETIVA (POR PERÍODO) - Conhecer a sociedade portuguesa no século XVIII -

Leia mais

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educação Integral dos Trabalhadores

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Educação Integral dos Trabalhadores Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Educação Integral dos Trabalhadores ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA - CUT Projeto Político Pedagógico da Escola de Turismo

Leia mais

Objetivo da aula: Origens da ciência econômica. A Economia Política e sua critica (aula 1 Adam Smith)

Objetivo da aula: Origens da ciência econômica. A Economia Política e sua critica (aula 1 Adam Smith) Ciências Sociais (P.I) A Economia Política e sua critica (aula 1 Adam Smith) Temática: Economia e funcionamento social: fundamentos Adam Smith. Profa. Luci Praun Objetivo da aula: Conhecer as formulações

Leia mais

O MEIO AMBIENTE: TEMA TRANSVERSAL

O MEIO AMBIENTE: TEMA TRANSVERSAL O MEIO AMBIENTE: TEMA TRANSVERSAL Lucas, Rosa Elane Antória; 1 Timm, Cari Rejane Fiss; 2 Gomes, Mario Conill. 3 PALAVRA-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL e TRANSVERSALIDADE. INTRODUÇÃO A Educação Ambiental (EA)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa PLANO DE ENSINO MODALIDADE PRESENCIAL 1 Ano 2016 1º Semestre Curso: Marketing Digital e E-commerce Disciplina: Fundamentos do Ambiente Digital

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P.

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. VITORINO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OS POLIEDROS DE PLATÃO TAQUARUSSU = MS AGOSTO

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2012 1. EMENTA Visão histórica das teorias de ensinoaprendizagem de línguas. Teoria sociocultural em sua relação com a Linguística Aplicada. Definições de língua, ensino, cultura, sociedade e suas implicações

Leia mais

Formação da Economia Global

Formação da Economia Global Formação da Economia Global *Capitalismo Comercial Séculos XV e XVI Expansão Comercial Renascimento (arte, cultura, filosofia e ciências, século XIII a XVI) Matéria- prima MercanGlismo metais preciosos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DE PESQUISA E CÓDIGO: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS Currículo:

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade

Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social na Contemporaneidade Código: SSO- Semestre: 2013.1 Créditos: 04 - Carga Horária: 60 hs Horário 6ª feira 08:20 11:50hs. Professores: Hélder

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

Geografia: ROCHA Globalização A globalização é a mundialização da economia capitalista que forma o aumento do processo de interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais. Globalização Origens

Leia mais

paulinhaven@hotmail.com Introdução

paulinhaven@hotmail.com Introdução DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÃO A PARTIR DE SUBSTRATOS TEÓRICOS E PESQUISAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA/PI 1 Ana Paula Costa do Nascimento 1 Nailton de Souza

Leia mais

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO.

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. Lucineide Machado Pinheiro Universidade Federal de São Paulo / Campus Guarulhos Eixo Temático: Formação

Leia mais

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS . - ; - -1,- - MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala B, 1 andar, sala 176 - CEP: 70056-900 - Brasilia/DF sitgmte

Leia mais

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA

REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA OBJETIVOS Objetivo Geral Oportunizar ao licenciando a compreensão da realidade educacional brasileira princípios, fins, objetivos e formas de organização, relacionando-a

Leia mais

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem.

Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Os recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos: um diferencial no processo ensino aprendizagem. Fátima Aparecida Machado dos Santos Centro Educacional de Jovens e Adultos /Secretaria Municipal

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

Anexo II Resolução nº 133/2003-CEPE

Anexo II Resolução nº 133/2003-CEPE 1 Anexo II Resolução nº 133/2003-CEPE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO - PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação Stricto Sensu em

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Componente Curricular: Sociologia Código: ADM 110 Pré-requisito: --- Período Letivo: 2013.1 Professor: Josselito dos santos Titulação: Doutor CH Total: 60 horas Turma: 1º Semestre

Leia mais

Designação da Disciplina: Seminários em Práticas Educativas e Processos Cognitivo-Comportamentais no Ensino e na Aprendizagem I.

Designação da Disciplina: Seminários em Práticas Educativas e Processos Cognitivo-Comportamentais no Ensino e na Aprendizagem I. Designação da Disciplina: Seminários em Práticas Educativas e Processos Cognitivo-Comportamentais no Ensino e na Aprendizagem I. Domínio Específico ( x ) Domínio Conexo ( ) Natureza: Específica da Área

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

O QUE ORIENTA O PROGRAMA

O QUE ORIENTA O PROGRAMA O QUE ORIENTA O PROGRAMA A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres estabeleceu um diálogo permanente com as mulheres brasileiras por meio de conferências nacionais que constituíram um marco na

Leia mais

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2011/1 CÓDIGO: C.H. TOTAL:

Leia mais

NOVO MAPA NO BRASIL?

NOVO MAPA NO BRASIL? NOVO MAPA NO BRASIL? Como pode acontecer A reconfiguração do mapa do Brasil com os novos Estados e Territórios só será possível após a aprovação em plebiscitos, pelos poderes constituídos dos respectivos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS *

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * Estela Regina Garlet 1 José Luís Guedes dos Santos 2 Maria Alice Dias da Silva

Leia mais

Leônidas Siqueira Duarte 1 Universidade Estadual da Paraíba UEPB / leonidas.duarte@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO

Leônidas Siqueira Duarte 1 Universidade Estadual da Paraíba UEPB / leonidas.duarte@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA PRATICADO POR PROFESSORES CURSISTAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO UEPB 2013/2014 Leônidas Siqueira Duarte 1 Universidade

Leia mais

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA

CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA 203 CIBERESPAÇO E O ENSINO: ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VIANA INTRODUÇÃO ¹ Elias Barbosa de Lima filho ² Dr. Flamarion Dutra Alves ¹ eliasbarbosalima141@gmail.com

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO NÃO FINALIZADO Dados de Identificação Componente Curricular:

Leia mais

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial.

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. II Chamada para Seleção de Redes Visitantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0055-SOCIOLOGIA

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 970 GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO 80 HORAS (40h teóricas e 40h práticas) 4º QUARTA-FEIRA 19:00-20:40 e 20:50 22:30

Leia mais

China. A história da China é marcada por ciclos econômicos cuja crise provocava a ascensão de uma nova dinastia.

China. A história da China é marcada por ciclos econômicos cuja crise provocava a ascensão de uma nova dinastia. China à Antes de 1949 A história da China é marcada por ciclos econômicos cuja crise provocava a ascensão de uma nova dinastia. Durante a última dinastia, a Qing, a China sofreu muita pressão dos países

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003739A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V: Habitação de Interesse Social Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Código: CONSPROC 2010 Prestação de serviço técnico especializado, modalidade de consultoria

Leia mais

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira

Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Curso de Especialização Tecnológica Técnicas de Gestão Hoteleira Unidade Curricular: Gestão de Alimentos e Bebidas Docente: Ana Filipa Ferreira Ano Letivo 2014-2015 TRABALHO PRÁTICO OBJECTIVOS: Pretende-

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social. Período: 2º/2013 1. UNIDADE TEMÁTICA:

PLANO DE DISCIPLINA. Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social. Período: 2º/2013 1. UNIDADE TEMÁTICA: PLANO DE DISCIPLINA Faculdade Internacional do Delta Curso: Serviço Social Coordenação: Naiara Magalhães Professor (a): Adriana Barros Disciplina: Pesquisa Social I Carga horária: 60h Período: 2º/2013

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PROFESSOR: ADEMIR REMPEL SÉRIE: 8º

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão

Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão IP/07/721 Bruxelas, 30 de Maio de 2007 Comissão avalia o impacto do financiamento para as regiões e lança um debate sobre a próxima ronda da política de coesão A política de coesão teve um efeito comprovado

Leia mais

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú Catalogação: Cleide de Albuquerque Moreira Bibliotecária/CRB 1100 Revisão: Elias Januário Revisão Final: Karla Bento de Carvalho Consultor: Luís Donisete Benzi Grupioni Projeto Gráfico/Diagramação: Fernando

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Código: CDH -EC- 009 A presente Consultoria visa contratar serviços profissionais especializados

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Geografia Regional do Mundo I Carga horária total: 90H PLANO DE CURSO I EMENTA Formas de agrupamento dos países segundo a lógica econômica; Globalização e geopolítica internacional; Questões

Leia mais

Universidade Federal do Ceará 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA. Data: 14.12.2009 Duração: 04 horas CORRETOR 1

Universidade Federal do Ceará 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA. Data: 14.12.2009 Duração: 04 horas CORRETOR 1 1ª AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL CORRETOR 1 01 02 03 04 05 06 07 08 Reservado à CCV Universidade Federal do Ceará Coordenadoria de Concursos - CCV Comissão do Vestibular Reservado à CCV 2ª ETAPA PROVA ESPECÍFICA

Leia mais

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Programa de Pós-Graduação PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO DISCIPLINA Seminário de Pesquisa Código: Carga

Leia mais

O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES

O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DE GARANTIAS DE DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS APAES Renata Alves da Silva Farias* Marisa Aparecida Simões Freitas** JUSTIFICATIVA Segundo pesquisa

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 25 PERÍODO: 6 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Segurança

Leia mais

2 PLANEJAMENTO AMBIENTAL. 2.2 Conceito de Planejamento Ambiental

2 PLANEJAMENTO AMBIENTAL. 2.2 Conceito de Planejamento Ambiental 2 PLANEJAMENTO AMBIENTAL A crescente degradação das bacias hidrográficas evidencia a necessidade de se viabilizar um planejamento ambiental que garanta efetivamente a resolução dos problemas e conflitos

Leia mais

ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS

ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS ENADE: OS RESULTADOS INFLUENCIAM NA GESTÃO ACADÊMICA E NA QUALIDADE DOS CURSOS Maria Luiza Miranda Ribeiro ¹,Nalzilene Raposo ² Universidade Estadual do Maranhão 1, Universidade Estadual do Maranhão 2

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias Disciplina: Princípios de Administração COD.: ACH-113 Área: Administração e meio ambiente Semestre do curso: 1º de 2013 Carga horária semanal: 2 horas PLANO DE DISCIPLINA Nome do professor: Profa. Dra.

Leia mais

O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação

O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação O pequeno agricultor e o uso de Tecnologias da Informação Anderson Rodrigo dos Santos 1 Cássia Isabel Costa Mendes 2 Incluir os pequenos agricultores no uso da Tecnologia da Informação (TI) é um dos grandes

Leia mais

UNIAO VITORIOSA PLANO DE GOVERNO SAUDE

UNIAO VITORIOSA PLANO DE GOVERNO SAUDE UNIAO VITORIOSA PLANO DE GOVERNO 2013 2016 SAUDE A saúde publica centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e politica das

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONHECIMENTO DOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SANTA CRUZ, NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONHECIMENTO DOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SANTA CRUZ, NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE - PB DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONHECIMENTO DOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO SANTA CRUZ, NO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE - PB Autor: Josué Souza Martins Universidade Federal da Paraíba josué.mart@hotmail.com;

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTO SILVA, Cármen Cássia Velloso eprofessora do Departamento de Geociências/ UNIMONTES. Mestre em Educação. Integrante da equipe técnica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CAMPO LARGO, 15 DE ABRIL DE 2013 Cartografia Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado

Leia mais

A Orientação Educacional no novo milênio

A Orientação Educacional no novo milênio 15 1 A Orientação Educacional no novo milênio O presente estudo consiste na descrição e análise da experiência do Curso de Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, realizado na Faculdade

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Empresarial. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer a doutrina,

Leia mais

POLÍTICAS SOCIAIS DE COMBATE A POBREZA, NA GARANTIA DE DIREITOS: UM BREVE RELATO

POLÍTICAS SOCIAIS DE COMBATE A POBREZA, NA GARANTIA DE DIREITOS: UM BREVE RELATO POLÍTICAS SOCIAIS DE COMBATE A POBREZA, NA GARANTIA DE DIREITOS: UM BREVE RELATO Clarice Ana Ruedieger Jaqueline Fernanda Machado Jaqueline Nadir da Silva Rosiléia Cavalli Weber INTRODUÇÃO: Com o desenvolvimento

Leia mais

Mercados emergentes precisam fazer mais para continuar a ser os motores do crescimento global

Mercados emergentes precisam fazer mais para continuar a ser os motores do crescimento global Mercados emergentes precisam fazer mais para continuar a ser os motores do crescimento global de janeiro de 1 Por Min Zhu Em nossa Reunião Anual de outubro de 13, travamos um longo debate sobre as perspectivas

Leia mais

A Fotografia como complemento pedagógico nas escolas integrais: Uma Atividade extensionista na cidade de Caruaru - PE

A Fotografia como complemento pedagógico nas escolas integrais: Uma Atividade extensionista na cidade de Caruaru - PE A Fotografia como complemento pedagógico nas escolas integrais: Uma Atividade extensionista na cidade de Caruaru - PE Márcio Cleyton Vasconcelos Barbosa², Pedro Brandão da Costa Neto 1, Letícia Azevedo

Leia mais

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho: implicações da baixa escolarização Suelen Moraes de Lorenzo 1 e-mail: suelen.lorenzo@gmail.com Amabriane da Silva Oliveira e-mail: amabriane@r7.com

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Responsabilidade Social e Terceiro Setor

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Responsabilidade Social e Terceiro Setor UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CT&I PARA O NORDESTE

ESTRATÉGIAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CT&I PARA O NORDESTE ESTRATÉGIAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CT&I PARA O NORDESTE - Articulação Nacional em Tecnologia Social - Grupo de Trabalho do Terceiro Setor - Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inclusão

Leia mais

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007

Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste. Antonio R. Magalhães Agosto 2007 Mudanças Climáticas e Desertificação: Implicações para o Nordeste Antonio R. Magalhães Agosto 2007 ROTEIRO Introdução Definições Cenários Impactos Adaptação e Mitigação Vulnerabilidade Desenvolvimento

Leia mais