PROCESSO DE COBRANÇA DO RATEIO CONDOMINIAL PELA VIA EXECUTIVA DO NOVO CPC OAB SUBSEÇÃO MOGI DAS CRUZES. Paulo Caldas Paes. OAB/SP nº 220.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DE COBRANÇA DO RATEIO CONDOMINIAL PELA VIA EXECUTIVA DO NOVO CPC OAB SUBSEÇÃO MOGI DAS CRUZES. Paulo Caldas Paes. OAB/SP nº 220."

Transcrição

1 PROCESSO DE COBRANÇA DO RATEIO CONDOMINIAL PELA VIA EXECUTIVA DO NOVO CPC OAB SUBSEÇÃO MOGI DAS CRUZES. Paulo Caldas Paes. OAB/SP nº

2 Destinado a atender os princípios da economia e da celeridade processual, o atual Código de Processo Civil conferiu, às despesas condominiais, natureza de dívida exequível. Art São títulos executivos extrajudiciais: X - o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas.

3 Requisitos necessários a propositura da ação de execução: As ações executivas possuem 3 requisitos basilares delineados pelo artigo 783 do CPC. Art A execução para cobrança de crédito fundar-se-á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível. - Obrigação certa: Dívida existente ou seja, baseada em documentos ou títulos. - Líquida: Quantia determinada. - - Exigível: Vencida.

4 Procedimento comum: É possível optar pela ação de conhecimento na cobrança de débitos condominiais? A cobrança via executiva, impossibilita a distribuição de ação de conhecimento prevista nos artigos 319 e seguintes do Código de Processo Civil?

5 Tribunal de Justiça de São Paulo: Ação de Cobrança. Rateio condominial. SENTENÇA de procedência para condenar os condôminos demandados ao pagamento das despesas condominiais, inclusive aquelas vencidas no curso do processo, tudo com correção monetária e juros de mora a contar de cada vencimento, além da multa de 2% e das verbas sucumbenciais, arbitrada a honorária em 20% do valor da condenação. APELAÇÃO dos demandados, que insistem na arguição de carência da Ação por necessidade de ajuizamento de Execução de Título Executivo Extrajudicial e ainda ausência de documentação essencial à causa, pugnando quanto ao mérito pela exclusão da condenação em verbas adicionais cobradas pelo Condomínio e também da multa moratória de 2% a pretexto de abusividade. Continua... Próximo slide.

6 REJEIÇÃO. Rateio Condominial passível de cobrança por Ação de conhecimento. Carência não configurada. Ausência de prova do pagamento que confirma a presunção de inadimplência que fundamenta a cobrança. Encargos moratórios corretamente cobrados. Multa de mora incidente pela taxa de 2% que não se configura abusiva, "ex vi" do artigo 1.336, 1º, do Código Civil, além da previsão na Convenção Condominial. Sentença mantida. RECURSO NÃO PROVIDO. Apelação Relator: Daise Fajardo Nogueira Jacot. 27ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 18/07/2017

7 Limitação da cobrança: Despesas de rateio de condominio: O artigo 784, X, do CPC, restringiu a cobrança, as despesas ordinárias e extraordinárias não abrangendo débitos originados em multas impostas por desrespeito à Lei, Convenção ou Regimento Interno.

8 Previsão de rateio: As despesas devem restar previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral além, de estar documentalmente comprovada. Segundo Cristiano De Souza Oliveira, uma das barreiras à celeridade no uso do novo instrumento está na dificuldade de alguns condomínios reunirem toda documentação e informação necessária à distribuição das ações de execução, especialmente o cadastro atualizado dos condôminos. É imprescindível ainda estar atento à legalidade das cotas através de Atas de aprovação das despesas e da Convenção Condominial, que são os documentos legais do condomínio Matéria publicada na edição de mar/2017 da Revista Direcional Condomínios.

9 Relação de documentos: - Título de propriedade, - Ata de eleição do sindico, - Planilha da dívida constando, Juros, multa e correção monetária, - Ata contendo a previsão orçamentária com a devida fração e valor, - Segunda via dos boletos

10 Celeridade, agilidade e eficácia. Será? A inclusão das despesas condominiais no rol de dívidas executivas, se enquadra nos conceitos de agilidade e eficácia. Porém, algumas informações precisam ser bem analisadas a fim de não causar dúvidas quanto ao novo procedimento de cobrança das cotas em atraso, como por exemplo o a informação que tem sido divulgada que em 3 dias o devedor será executado e perderá o seu imóvel, o que não condiz com o que de fato ocorrerá. Rodrigo Karpat. Título: O novo CPC e os condomínios. Publicado em o Sonho do primeiro imóvel

11 Polêmica: É possível incluir as parcelas vincendas nas cobranças? A principal polêmica envolvendo a cobrança das despesas de condomínio via processo de execução, se refere a possibilidade de incluir as despesas de rateio não vencidas.

12 Já analisamos os 3 requisitos essenciais e, necessários à execução dentre eles, a exigibilidade. Neste ponto, apesar da liquidez e, da certeza, inexiste o vencimento da parcela. Baseados na falta de exigibilidade, grande parte dos juízes de primeiro grau, não aceitam a inclusão das parcelas vincendas motivando, inúmeras interposições de Agravos na 2ª instância.

13 Análise do Código de Processo Civil: Aplicação subsidiária do procedimento comum: Art Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. Parágrafo único. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução.

14 Prestações sucessivas: Art Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las. Processo de Execução: Art Este Livro regula o procedimento da execução fundada em título extrajudicial, e suas disposições aplicam-se, também, no que couber, aos procedimentos especiais de execução, aos atos executivos realizados no procedimento de cumprimento de sentença, bem como aos efeitos de atos ou fatos processuais a que a lei atribuir força executiva. Parágrafo único. Aplicam-se subsidiariamente à execução as disposições do Livro I da Parte Especial.

15 Como o Tribunal de Justiça de São Paulo vem se posicionando sobre a questão? Inicialmente, importante mencionar, a Súmula 13 deste Tribunal a qual, fazia clara menção ao artigo 290 do CPC de Súmula 13: Na ação de cobrança de rateio de despesas condominiais, consideram-se incluídas na condenação as parcelas vencidas e não pagas no curso do processo até a satisfação da obrigação. (Art. 290, do C.P.C.). *Correspondência com o artigo 323 da atual legislação processual.

16 25ª a 36ª Câmaras, são os responsáveis pelo julgamento de causas relacionadas aos condomínios edilícios. Podemos verificar, através da análise jurisprudencial que, apesar da maioria dos julgados possibilitar a inclusão das parcelas vincendas, este entendimento não é unânime.

17 Agravo de Instrumento/Despesas Condominiais. Ementa: Agravo de Instrumento. Condomínio. Execução de Título Extrajudicial. Determinação para pagamento do débito. Inclusão do crédito referente às cotas condominiais vencidas durante o processo, até a satisfação da obrigação. Possibilidade. Prestações periódicas e de trato sucessivo, exigíveis enquanto durar a obrigação. Medida que não descaracteriza a certeza, liquidez e exigibilidade do débito. Art. 323 que tem aplicação subsidiária aos processos de execução de despesas condominiais, nos termos do art. 771, parágrafo único, do aludido Código. Primazia dos princípios da economia e celeridade processual, bem como da efetividade da prestação jurisdicional. Decisão mantida. Recurso não provido. A.I. nº Relator: Bonilha Filho. 26ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 27/07/2017.

18 Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. DESPESAS CONDOMINIAIS. EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. À execução aplicam-se subsidiariamente as regras do processo de conhecimento (art. 771, único, CPC/2015), consequentemente, as cotas condominiais vencidas e não pagas até o cumprimento da obrigação devem ser incluídas no valor da dívida, por força do art. 323, do CPC/2015. Decisão reformada. Recurso provido. A.I Relator - Felipe Ferreira. 26ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 27/07/2017

19 AGRAVO DE INSTRUMENTO. DESPESAS CONDOMINIAIS. Ação de execução de título executivo extrajudicial. Dúvida acerca da inclusão das parcelas vincendas no curso da ação no montante devido. Obrigação de trato sucessivo. Inclusão das prestações vincendas no curso do processo. Possibilidade. Princípios da celeridade, economia processual e efetividade. Art. 323 c. c. art. 711, ambos do Novo Código de Processo Civil. Prestações sucessivas que se vencerem durante o curso do processo serão incluídas na execução. RECURSO PROVIDO. A.I Órgão julgador: 25ª Câmara de Direito Privado. Relator: Azuma Nishi. Data do julgamento: 27/07/2017

20 AGRAVO DE INSTRUMENTO. DESPESAS CONDOMINIAIS. Ação de execução de título executivo extrajudicial. Dúvida acerca da inclusão das parcelas vincendas, no curso da ação, no montante devido, não sanada obrigação de trato sucessivo. Inclusão das prestações vincendas no curso do processo. Possibilidade. Princípios da celeridade, economia processual e efetividade. Art. 323 c. c. art. 711, ambos do Novo Código de Processo Civil. Prestações sucessivas que se vencerem durante o curso do processo serão incluídas na execução. A.I Relator: Azuma Nishi. 25ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 27/07/2017

21 Agravo de Instrumento. Insurgência contra decisão que não admitiu a inclusão de prestações condominiais vincendas no cálculo a ser apresentado pelo credor. Acolhimento das razões recursais em homenagem aos princípios da efetividade da prestação jurisdicional e celeridade processual. Recurso provido. A.I Relator: Nestor Duarte. 34ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 27/07/2017

22 ?Citação postal do executado? Art O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação. 1 o Do mandado de citação constarão, também, a ordem de penhora e a avaliação a serem cumpridas pelo oficial de justiça tão logo verificado o não pagamento no prazo assinalado, de tudo lavrando-se auto, com intimação do executado.

23 Analisando a redação do parágrafo primeiro do artigo 829 do CPC, a citação do executado deve se proceder via mandado. Entretanto, segundo a regra geral prevista no artigo 246, a citação deve, inicialmente, ser realizada via postal. Este critério, segue o principal objetivo perseguido pela atual legislação processual sendo este, o da CELERIDADE.

24 Jurisprudência Tribunal de Justiça de São Paulo: AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO. CITAÇÃO POR CORREIO. Possibilidade. Ausência de vedação legal quanto à adoção de referida modalidade citatória. Citação postal que não é incompatível com o rito da execução, sendo facultado ao credor, dentro das hipóteses legais, requerer o meio que melhor lhe aprouver. Inteligência do art. 247 do CPC. Reforma parcial da r. decisão interlocutória. RECURSO DO EXEQUENTE PROVIDO. A.I Relator: Berenice Marcondes Cesar. 28ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 18/07/2017.

25 Execução de título extrajudicial fundado em cobrança de despesas condominiais. Citação postal. Possibilidade. Vedação revogada pelo CPC/2015. Recurso provido. A.I Relator: Pedro Baccarat. 36ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 11/07/2017.

26 Agravo de instrumento. Execução de título extrajudicial. Contribuições condominiais. Exceção de pré-executividade. Citação pelo correio. Admissibilidade. Pagamento demonstrado documentalmente. Recurso provido. A.I Relator: Pedro Baccarat. 36ª Câmara de Direito Privado. Data do julgamento: 28/07/2017.

27 Citação entregue na portaria de edifícios e associação de proprietários, considerada válida e eficaz. Art Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz e comunicará o prazo para resposta, o endereço do juízo e o respectivo cartório. 4 o Nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a entrega do mandado a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência, que, entretanto, poderá recusar o recebimento, se declarar, por escrito, sob as penas da lei, que o destinatário da correspondência está ausente.

28 Obrigado. Facebook/ Linkedin Paulo Caldas Paes.

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira

MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS. Ministrante:Luciane Lopes Silveira MEDIDAS PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA DE COTAS CONDOMINIAIS Ministrante:Luciane Lopes Silveira Agilidade no cadastramento para assessoria jurídica intervir na cobrança Bom senso na autorização para acordos

Leia mais

Novo Código do Processo Cívil: Cobrança de condomínio

Novo Código do Processo Cívil: Cobrança de condomínio Novo Código do Processo Cívil: Cobrança de condomínio Novo Código do Processo Cívil Processos Judiciais O Novo Código do Processo Civil foi aprovado pelo congresso nacional no final de 2014, mas passou

Leia mais

Cobrança Condominial e o Novo Código de Processo Civil: Viabilidade do Procedimento

Cobrança Condominial e o Novo Código de Processo Civil: Viabilidade do Procedimento Cobrança Condominial e o Novo Código de Processo Civil: Viabilidade do Procedimento 19º Encontro Gaúcho de Condomínios Palestrante: Cristiane Carvalho Vargas Da Cobrança Condominial pelas Vias Judiciais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 154 7 REGISTRADO(A) SOB N {r\ ACÓRDÃO!! 1 *03498880* Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n 0110976-27.2007.8.26.0003,

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 14 Professor : Mauro Lopes Monitor : Virgilio Frederich Aula 14 PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL 1. Petição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000767691 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0034804-68.2011.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante RECADE CONSTRUTORA LTDA (ASSISTÊNCIA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/04/2018). Comunicação. A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

MANDADO FOLHA DE ROSTO

MANDADO FOLHA DE ROSTO fls. 72 Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por CECILIA MARQUES MENDES MACHADO e Tribunal de Justica Sao Paulo, protocolado em 12/11/2014 às 16:28, sob o número WPIN14400727203. Para

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA APELAÇÃO SEM REVISÃO N 0 612.124-0/9 SANTOS Apelante: Antonia de Souza Apelado: Residencial Villa Orquízia AÇÃO DE COBRANÇA. DESPESAS DE CONDOMÍNIO. COMODATO. A existência do contrato de comodato é res

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 4 Prof(a). Bethania Senra - A citação constitui em mora o devedor, então, no caso de cobrança de dívidas negociais sem termo certo de pagamento, em relação as quais

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA SUMÁRIO I - EVOlUÇÃO HISTÓRICA E GENERALIDADES DA DÍVIDA ATIVA DA FAZENDA PÚBLICA 1. Introdução.................... 19 2. A dívida ativa da Fazenda Pública................ 25 3. Espécies de dívida ativa

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE RECURSOS EM ESPÉCIE Apelação Conceito Interposição Efeitos Juízo de retratação Ação rescisória Conceito Cabimento Requisitos Ação rescisória Diferenças - Recursos Processamento Considerações

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Pedido Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO PEDIDO Art. 322. O pedido deve ser certo. 1º Compreendem-se no principal os juros

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Público

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Público Registro: 2012.0000060532 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0225507-92.2008.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO sendo apelado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Federal Parte 10 Prof(a). Bethania Senra Mandado de segurança: Enunciado 88 do FONAJEF - É admissível Mandado de Segurança para Turma Recursal de ato jurisdicional

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 307 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 10396XX-58.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Andreia A. B. Even Sp 46/10

Leia mais

: : : Órgão Classe N. Processo

: : : Órgão Classe N. Processo Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Órgão Classe N. Processo Apelante(s) Apelado(s) Relator Acórdão N. 8ª TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL 20160111053646APC (0037104-44.2016.8.07.0018)

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo

]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da São Bernardo do Campo. ]tvöâxá ZtááÅtÇÇ ]ØÇ ÉÜ OAB-São Paulo 83.944 ª Vara Cível da Comarca de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOP LIFE, inscrita sob o CNPJ nº 10.965.072/0001-27,

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 06/12/2017. ALIMENTOS Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Da sentença de alimentos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE SOROCABA ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE SOROCABA ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE SOROCABA ESTADO DE SÃO PAULO PAVERTECH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA - EPP., pessoa jurídica de direito

Leia mais

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Prof. Darlan Barroso Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Antoninho, menor, propôs ação de alimentos em face de Antonio, que tramitou perante a 2ª Vara de Família de Campo Grande/MS. Na ação, foi preferida

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO CONDOMÍNIO EDIFÍCIO MEDITERRANEE, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

Direito Processual Civil III

Direito Processual Civil III Direito Processual Civil III»Aula 8 Petição Inicial Pedido parte 2 Petição Inicial Pedido Alteração da Petição Inicial e estabilização do processo VI Petição inicial Pedido 5 Pedido cominatório -dois meios

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 192 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000561646 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1004129-65.2016.8.26.0068, da Comarca de Santana de Parnaíba, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO CÓDIGO CIVIL ARTS. 334 A 354 REFERÊNCIA LEGISLATIVA NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ARTS. 539 A 549 OBJETO DA CONSIGNAÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Nova execução de título extrajudicial: possibilidade de parcelamento da dívida e a extensão do benefício ao devedor de título judicial Sandra Aparecida Sá dos Santos NOVA EXECUÇÃO

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

(3) - 10ª Câmara Cível AI nº /2014 decisão - fl. 1

(3) - 10ª Câmara Cível AI nº /2014 decisão - fl. 1 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento n.º 0011871-37.2014.8.19.0000 Agravante: VITTORIO E EMANUELLE BAR RESTAURANTE E PIZZARIA LTDA (executado) Agravados: NANCY CLEA KNUPP CASTRO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO

ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO ANTONIO FULCO JUNIOR ADVOGADO EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 8ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SP. Processo n.º 1013014-06.2014.8.26.0564 CONDOMÍNIO EDIFÍCIO AMÁLIA, por seu advogado,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 14/09/2018 Número: 0827429-96.2018.8.15.2001 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 3ª Vara Cível

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO CONDOMINIAL PRESIDENTE OTÁVIO CELSO FURTADO NUCCI

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO CONDOMINIAL PRESIDENTE OTÁVIO CELSO FURTADO NUCCI São Paulo, 05 de maio de 2017. Ilmo. Sr. Dr. Otávio Nucci Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP Ref.: Cumulação das parcelas vincendas na execução forçada das despesas condominiais. Possibilidade.

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus GABINETE DO PREFEITO

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus GABINETE DO PREFEITO LEI MUNICIPAL N. º 1466 DE 15 DE AGOSTO DE 2018 Institui o Programa de Recuperação Fiscal REFIS - do Município de Santo Antônio de Jesus, na forma que indica e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO 1. EXECUÇÃO FISCAL 1.1. Natureza jurídica da execução fiscal A fase judicial de cobrança do débito tributário começa quando da sua inscrição regular, tendo em vista que, a

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO AULA 21 - CONTINUAÇÃO DA AULA 20 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Prática Processual do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica CAPÍTULO IV DO INCIDENTE

Leia mais

DECISÃO TERMO SERVINDO COMO CERTIDÃO DÍVIDA DE CARÁTER PROPTER REM

DECISÃO TERMO SERVINDO COMO CERTIDÃO DÍVIDA DE CARÁTER PROPTER REM fls. 39 Processo nº: Valor do débito Imóvel Classe Assunto Exeqüente Executado DECISÃO TERMO SERVINDO COMO CERTIDÃO DÍVIDA DE CARÁTER PROPTER REM 1043181-43.2014.8.26.0002/01 R$ 130.721,75 Matrícula nº

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Especial Conceito Cabimento Pressupostos Especial Prequestionamento Efeitos Prazo Especial Preparo Agravo Considerações AÇÃO RESCISÓRIA Conceito Cabimento Requisitos Diferença de

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2014.0000638904 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 4010718-83.2013.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ALVARO JACO KICE (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado

Leia mais

Da Aplicabilidade da Multa Prevista no Art.475-J do CPC Necessidade de Intimação Para Cumprimento da Condenação

Da Aplicabilidade da Multa Prevista no Art.475-J do CPC Necessidade de Intimação Para Cumprimento da Condenação Da Aplicabilidade da Multa Prevista no Art.475-J do CPC Necessidade de Intimação Para Cumprimento da Condenação Com o advento da Lei nº 11.232/2005 várias alterações foram feitas no Código de Processo

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO NO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

AGRAVO DE INSTRUMENTO NO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AULA 53 AGRAVO DE INSTRUMENTO NO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 06/09/2018 Número: 0800980-80.2017.8.15.0241 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 1ª Vara Mista

Leia mais

Vistos lauda 1

Vistos lauda 1 fls. 187 SENTENÇA Processo Digital nº: 1136959-93.2016.8.26.0100 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Gilson Queiroz da Silva e outro Requerido:

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento

Voto nº Apelação n Comarca: Mauá Apelante/Apelado: F.A.D.P.L.; Crefisa S/A Crédito Financiamento e Investimento fls. 38 Registro: 2019.0000218503 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1007669-86.2018.8.26.0348, da Comarca de Mauá, em que é apelante/apelada F.A.P.L., é apelado/apelante

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do art. 46 do CPC/73), já se admite no sistema atual, institui-se a possibilidade de limitação do litisconsórcio na fase

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/12/2018) Processo de execução extrajudicial. No código de processo civil de 1973, em seu artigo

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal Enunciado nº 1 A presunção de liquidez e certeza conferida à certidão de dívida ativa pelo art. 3º da LEF e pelo art. 204, caput, do CTN ilide a aplicação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000017445 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1012334-50.2016.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante BIG TOP 2 INCORPORADORA LTDA.,

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei, e

DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei, e DECRETO Nº. 922 DE 07DE MAIO DE 2010. Dispõe sobre os critérios para o parcelamento dos créditos tributários ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, e dá outras providências. A PREFEITA DO MUNICÍPIO

Leia mais

27/02/2019. Professor Hugo Penna

27/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000764140 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1007553-80.2015.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que é apelante NILCE RIBEIRO DA ROCHA (JUSTIÇA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 223 Registro: 2017.0000139094 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1044990-94.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante LUISA MARIA BEZERRA REOVATO, é apelado PARTIFIB

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 16 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 85, 13. As verbas de sucumbência arbitradas em embargos à execução rejeitados ou julgados improcedentes

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

Número do processo: /001(1) Númeração Única: Processos associados: clique para pesquisar Relator:

Número do processo: /001(1) Númeração Única: Processos associados: clique para pesquisar Relator: Número do processo: 1.0145.09.551119-5/001(1) Númeração Única: 5511195-38.2009.8.13.0145 Processos associados: clique para pesquisar Relator: Des.(a) VERSIANI PENNA Relator do Acórdão: Des.(a) VERSIANI

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Ano Nº 5038 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 1466 de - Institui o Programa de Recuperação Fiscal REFIS - do Município de, na forma que indica e dá outras providências. Lei Municipal

Leia mais