As pessoas que investem nas bolsas de valores mudaram. E o Itaú mudou com elas_:-)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As pessoas que investem nas bolsas de valores mudaram. E o Itaú mudou com elas_:-)"

Transcrição

1 As pessoas que investem nas bolsas de valores mudaram. E o Itaú mudou com elas_:-) O mundo muda. O Itaú muda com você. Itaú. Feito para você :-) Itaú. Feito para você :-)

2 Introdução A relação das pessoas com o dinheiro mudou. O interesse em conhecer melhor bolsa de valores aumentou. E um banco feito para você tem que acompanhar de perto essas mudanças. Aliás, mais do que acompanhar, ele precisa entender e explicar para você. Por isso, o Itaú se preparou para ajudar todos os tipos de investidores. Pessoas que trabalham para ganhar dinheiro e também querem ver o dinheiro trabalhando para elas. O primeiro passo é entender o que você quer investindo no mercado de ações. Por exemplo, num mundo onde as pessoas vivem cada vez mais, como garantir dinheiro para você continuar fazendo o que gosta depois de se aposentar? Ou como planejar os investimentos para que seus filhos estejam assegurados do jardim de infância até bem depois da faculdade? Quanto você precisa para continuar estudando e se reciclando para acompanhar as oportunidades do mercado profissional? Para responder essas e outras perguntas, o Itaú criou este guia. Ele tem um jeito simples e direto de explicar passo a passo o mercado de ações e ajudar você a conhecer melhor essa forma de investimento. Boa leitura!

3 1. O que são Valores Mobiliários? Começando pelo começo_ Para começar, vamos falar em ações. Primeiro, é importante saber o que elas são e de onde vêm. As empresas que querem crescer e se expandir no mercado lançam ações em bolsas de valores para serem comercializadas. Quando você compra as ações de uma empresa, você vira sócio da empresa. Quanto mais pessoas comprarem ações, mais a empresa capta dinheiro para poder investir no seu próprio crescimento. O princípio básico é esse: quando um ganha, todos podem ganhar. Mas é importante você se familiarizar com alguns termos do mercado de ações. Comece entendendo o que são valores mobiliários. A definição de valores mobiliários é bastante genérica: qualquer título ou contrato de investimento de companhia aberta é considerado um valor mobiliário. Mas desde que registrado junto a um órgão de regulamentação do mercado, como, por exemplo, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil. Esses órgãos são os nossos guardiões e servem para ver se tudo está certo com a empresa que você está pensando em investir, ou já está investindo. São os fiscalizadores do mercado. São considerados valores mobiliários: Bônus de subscrição Debêntures Notas promissórias Ações

4 2. Próximo passo: entender o Mercado de Ações_ Existem dois tipos de mercado na bolsa de valores. Você pode comprar ações no mercado primário e no mercado secundário. Mercado Primário Mais voltado para a capitalização das empresas. Por exemplo: imagine uma empresa emitindo ações pela primeira vez. Ela capta recursos no mercado primário para, entre outras coisas, financiar seus projetos futuros e fazer novos investimentos. Esses recursos obtidos entram para o caixa da empresa, ajudando-a a crescer e a aumentar o seu valor de mercado. Mercado secundário Esse é o mercado mais conhecido. Nele é possível comprar e vender ações já emitidas e em circulação. Sua função básica é fornecer liquidez às ações emitidas no mercado primário. Ou seja: são as movimentações de compra e venda no mercado secundário que fazem o mercado primário funcionar bem.

5 3. Compra de ações. O mundo mudou e agora você é sócio de uma empresa_ Como funciona: Investir em ações pode mudar a sua vida. As companhias podem emitir dois tipos E essa mudança começa na hora de escolher de ações no mercado brasileiro: ações uma corretora de valores. Ela é que vai intermediar a compra e venda ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN). Investidor Comunicados e Extratos Companhia Aberta de ações entre você e a bolsa de valores. Ação ON: tem direito a voto, isto é, Quando um investidor, através de sua dá o direito de participar das decisões corretora de valores, compra ações na da companhia nas assembleias gerais. bolsa de valores, automaticamente se torna Ação PN: tem prioridade no recebimento um sócio da companhia, mesmo que seja em proporção pequena em relação ao controlador (sócio majoritário). As ações de dividendos e no reembolso de capital. Você pode escolher em qual tipo de ação Corretora Bolsa de Valores Central Depositária da BM&FBovespa Agente Escriturador refletem diretamente o valor da empresa, ou seja, se a empresa tiver bom desempenho (ON ou PN, ou ambos) deseja investir, determinando aquela que irá oferecer Custódia no mercado, o valor delas poderá crescer. mais vantagens para atingir seu objetivo Caso contrário, o valor poderá cair. de investimento. Não existe uma quantia mínima para investir, ou seja, a cotação (preço) de cada ação determina o limite mínimo.

6 4. Corretora de Valores_ Internet (Home Broker): É o sistema que permite a negociação de ações via internet enviando ordens de compra e venda de ações por meio do site da sua corretora. Nesse sistema, é você quem faz as operações e determina a estratégia de investimento. Telefone: As ordens de compra e venda são enviadas por telefone diretamente para a mesa de operações da corretora, quando então um operador irá realizar a negociação de suas ações. Investidor Comunicados e Extratos Companhia Aberta A corretora do Itaú possui dois segmentos de prestação de serviços no mercado: Itautrade e Investshop. Itautrade: para quem já tem conta no Itaú. Além da tecnologia de ponta, o Itautrade é diferenciado pela qualidade da informação oferecida. Possui uma equipe de analistas focada exclusivamente em elaborar e recomendar os melhores investimentos para os clientes do Corretora Bolsa de Valores Central Depositária da BM&FBovespa Agente Escriturador segmento de pessoa física através dos vários canais diários de informação, como a TV Itautrade, blogs, chats e relatórios de análises. As corretoras são a sua parceira para comprar e vender ações. Elas são membros das bolsas de valores, credenciadas pelo Banco Central (Bacen), pela CVM e pelas próprias bolsas. O primeiro passo é se cadastrar. Quando você desejar comprar ou vender ações, basta enviar a ordem para a sua corretora que ela irá executá-la. Custódia Além de executar ordens, as corretoras contam com profissionais especializados, que podem auxiliar no momento de compra e venda das ações. Até a forma de comprar e vender ações mudou: você pode fazer em casa pela internet ou pelo telefone. Investshop: para quem não tem conta no Itaú. Oferece a mesma comodidade do Itautrade (Home Broker) aos seus clientes. Nesse caso, você não precisa possuir qualquer vínculo com outros produtos do Itaú, basta criar uma conta no Investshop para realizar as transações de investimento. Mais informações consulte o site ou Lembre-se: inclua as taxas da corretora em seu custo de investimento. Além disso, não esqueça do imposto de renda recolhido.

7 5. Veja quanto custa investir em ações_ As corretoras cobram algumas taxas pelos serviços prestados na compra, venda e guarda de suas ações. Todas essas taxas são pagas à corretora, que irá repassá-las aos devidos prestadores de serviço. As taxas mais comuns estão divididas em três grupos: Taxa de corretagem Referente à operação de compra e venda. É paga para a corretora escolhida para realizar a operação. Essa taxa varia de corretora para corretora. Taxa sobre o valor movimentado no dia (EMOLUMENTO) É paga para a BM&FBovespa pela guarda das ações (custódia), caso você mantenha suas ações na central depositária da BM&FBovespa. O pagamento é realizado para a própria central depositária. Taxa pela guarda das ações (Custódia) Caso você mantenha suas ações na central depositária da BM&FBovespa. O pagamento é realizado para a própria central depositária. Lembre-se: inclua as taxas da corretora em seu custo de investimento. Além disso, não esqueça do imposto de renda recolhido.

8 Bolsas de Valores: o centro de negociação das ações_ Investidor Comunicados e Extratos Companhia Aberta 6. Entendendo a Conta de Custódia_ Toda ação tem um guardião. Depois de você normalmente em três dias úteis, você comprar ações na bolsa de valores, elas poderá pedir a sua corretora que transfira serão enviadas para uma conta de depósito essas ações da central depositária para em seu nome na central depositária, onde o agente escriturador da companhia ficam guardadas. A central depositária que você investiu. A central depositária é uma empresa da BM&FBovespa que foi ou o agente escriturador, dependendo criada para prestar o serviço de guarda de de onde suas ações estiverem guardadas, ações, a custódia. Ela não é a única empresa é responsável pela guarda, atualização prestadora desse serviço. Após a liquidação e coordenação de eventos corporativos, que das ações em bolsas de valores, que ocorre são pagamentos de proventos, bonificações, etc. Corretora Bolsa de Valores Central Depositária da BM&FBovespa Agente Escriturador Custódia Investidor Comunicados e Extratos Companhia Aberta As bolsas de valores são instituições que administram os mercados. No Brasil, a BM&FBovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros é a nossa principal bolsa. A BM&FBovespa é regulada e fiscalizada pela CVM e possui ampla autonomia para exercer seus poderes de autorregulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras estão registradas no Banco Central do Brasil (Bacen) e na CVM. Corretora Bolsa de Valores Central Depositária da BM&FBovespa Agente Escriturador Custódia

9 7. Ações custodiadas na Central Depositária da BM&FBovespa_ 8. Ações custodiadas no Agente Escriturador_ A central depositária da BM&FBovespa mantém uma estrutura de contas individualizadas em nome do investidor. Esse procedimento viabiliza a prestação do serviço de guarda de ações. Isso não implica em um relacionamento direto entre você e a instituição; quem cuida disso para você é o agente escriturador. Por tudo isso será cobrada uma taxa referente ao serviço de custódia prestado (citado no item 5). Você pode solicitar a sua corretora a retirada de suas ações da central depositária e transferi-las para seu agente escriturador. Nesse caso, essas ações serão mantidas no agente escriturador da companhia investida. Por exemplo: o agente escriturador das ações do Itaú é o próprio Itaú. É ele o responsável pela custódia das suas ações e responsável também por enviar extratos, avisos de pagamento e informes de rendimento sem a cobrança de qualquer taxa pela prestação do serviço de guarda de ações. Investidor Comunicados e Extratos Companhia Aberta Caso deseje realizar alguma transação com as suas ações, você deve ficar atento aos prazos exigidos. Para mais informações sobre outras vantagens e os serviços oferecidos pelo Itaú, acesse o site ou ligue para a central de atendimento ao acionista - INVESTFONE, através do telefone (0xx11) Corretora Bolsa de Valores Central Depositária da BM&FBovespa Custódia Agente Escriturador Lembre-se: os cadastros da corretora e do agente escriturador são diferentes. É importante manter os dois atualizados com as duas prestadoras de serviços para você receber corretamente os extratos, os informes mensais da posição de suas ações bem como pagamentos e comunicados.

10 O Itaú é um agente escriturador, presta serviços de escrituração e custódia de ações. Possui agências especializadas no atendimento aos investidores nos seguintes endereços: As formas de investir mudaram. E o Itaú acompanhou todas elas_ :-) AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS BRASÍLIA SCS Quadra 3 - Edif. D Angela, 30 - Bloco A, Sobreloja Centro - Brasília/DF CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS BELO HORIZONTE Av. João Pinheiro, Subsolo Centro - Belo Horizonte/MG CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS CURITIBA Rua João Negrão, 65 - Sobreloja Centro - Curitiba/PR CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS PORTO ALEGRE R. Sete de Setembro, Térreo Centro - Porto Alegre/RS CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS RIO DE JANEIRO R. Sete de Setembro, 99 - Subsolo Centro - Rio de Janeiro/RJ CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS SÃO PAULO R. Boa Vista, 176-1º Subsolo Centro - São Paulo/SP CEP AGÊNCIA ESPECIALIZADA VALORES MOBILIÁRIOS SALVADOR Av. Estados Unidos, 50-2º andar (Ed. Sesquicentenário) Comércio - Salvador/BA CEP Caso deseje utilizar os serviços de corretagem do Itaú Unibanco, entre em contato com a Itaú Corretora, através do telefone (0xx11) ou através dos sites e

11 9. Veja esse resumo das etapas que você precisa seguir para começar a investir em ações_ 1. Procurar uma corretora do mercado de ações. A corretora é uma intermediária do negócio, e conta com profissionais especializados para fornecer informações a respeito do mercado, ações, empresas e vários setores da economia, auxiliando na compra ou venda de ações. Após escolhida a corretora e realizado o cadastro, será criada uma conta nessa corretora na qual você depositará o montante necessário para a transação que irá realizar. Essa conta será utilizada em todas as transações de compra ou venda realizadas por você. Seu uso é simples e semelhante a uma conta corrente, porém só pode ser utilizada para as transações no mercado de ações. 2. O investidor opta pela ação de uma empresa que deseja comprar e, então, solicita a ordem para a corretora decidindo por comprar um lote-padrão, fixado pela BM&FBovespa, normalmente formado por 100 ações ou fracionário, numa quantidade inferior ao lote-padrão. 3. A corretora executa a ordem e realiza a compra da ação na bolsa de valores. Exemplo: o investidor X deseja comprar ações de uma determinada empresa; o investidor Y quer vender as ações dessa mesma empresa. Ambos enviam ordens de compra e venda, respectivamente, para suas corretoras que, por sua vez, transmitem os pedidos para a megabolsa. Se o valor oferecido pelo investidor X for o mesmo valor pedido pelo investidor Y, então o negócio é fechado no mesmo instante. 10. Ações podem mudar de uma hora para outra. É bom ter alguns cuidados na hora de investir_ O mercado de ações é muito dinâmico. Tudo pode mudar muito rápido. Por isso, é importante ser cauteloso. O nome técnico para ações ajuda a explicar essa rapidez. Ações são chamadas de ativos de renda variável. Elas são consideradas um investimento de risco, porque o seu valor está relacionado a muitas variáveis: desempenho da empresa, do mercado e da economia. É importante saber quais são as perspectivas da companhia em que você irá investir, bem como do setor em que ela atua. O investimento poderá ser de curto, médio ou longo prazo de acordo com a variação de preço e a liquidez do papel. A volatilidade é a frequência e intensidade de variação da cotação de uma ação. A liquidez é a facilidade de venda ou compra de um papel. É recomendável que o investidor não dependa do recurso que ele irá aplicar em ações para cobrir gastos recorrentes (aluguel, prestação da compra do seu veículo, etc.). O acionista poderá fazer a retirada de suas ações em custódia na BM&FBovespa para um agente escriturador, que é a instituição financeira autorizada pela CVM para o registro escritural dos ativos, que não a BM&FBovespa.

12 11. Traduzindo os resultados das suas ações: dividendo, JCP, bonif icação e subscrição_ Como investidor, é importante que você saiba que os resultados de uma empresa podem ser medidos de diferentes formas. Uma companhia aberta pode distribuir aos seus acionistas diversos benefícios denominados proventos. Os principais são: dividendo, juros sobre capital próprio (JCP), bonificação e direito de subscrição. O dividendo é a distribuição de parte dos lucros da companhia, sendo essa parte do lucro determinada pela legislação brasileira em pelo menos 25% dos lucros gerados pela companhia em um determinado período de tempo. Esse dividendo é distribuído a partir do lucro líquido, ou seja, após o pagamento de imposto de renda e outros impostos e contribuições. Portanto, os valores distribuídos aos acionistas são líquidos de imposto de renda. A periodicidade de sua distribuição varia de empresa para empresa. O JCP - juros sobre capital próprio é outra forma de pagamento de proventos ao acionista. A diferença entre o dividendo e o JCP, para o acionista, é que no caso do JCP o acionista tem que pagar 15% de imposto de renda na fonte. Para a companhia, o uso do JCP pode ser vantajoso, pois a empresa reduz o lucro tributável, pagando menos imposto de renda. A bonificação oferecida pelas empresas, na maioria das vezes, não é em forma de dinheiro, mas sim em quantidade de ações. Essas bonificações ocorrem, geralmente, em função de um aumento de capital ou incorporação de reservas, através de uma distribuição gratuita de novas ações aos acionistas. Nesse caso, o valor das ações já existentes se ajusta à nova quantidade de ações emitidas, pois não há alteração do valor total da empresa. O direito de subscrição é outro benefício que pode ser oferecido aos acionistas, sendo essa uma oportunidade de aquisição de novas ações a custo e preço determinados. Dessa forma os acionistas podem adquirir novas ações a preços inferiores aos praticados no mercado. O Itaú paga dividendos/juros sobre o capital próprio mensais (12 por ano) além de dois complementares.

13 12. O seu investimento e o Leão do Imposto de Renda (IR)_ No caso de ganho líquido por mês acima de R$ 20 mil, haverá tributação sobre o rendimento recebido, conforme tabela ao lado. Todavia o valor de 0,005% pago no ato da venda de ações será compensado no momento do pagamento de 15%. Conhecer a tributação de cada uma de suas aplicações é fundamental para você melhor planejar seus investimentos. A maior parte dos investimentos em Renda Variável tem alíquota de 15%, mas é importante entender os detalhes. O IR é um tributo cobrado das pessoas físicas e jurídicas, sobre o rendimento recebido, seja em uma aplicação financeira, seja em uma atividade comercial ou profissional. Nos investimentos em ações são cobradas as seguintes alíquotas: Operações / Ativos imposto de renda O imposto de renda deverá ser recolhido via DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) até o último dia útil do mês subsequente ao da venda das ações. Consulte um contador para obter mais detalhes sobre o pagamento desse imposto. 13. Programa de Reinvestimento de Dividendos (PRD)_ Venda de ações 15% sobre o rendimento líquido e 0,005% retido na fonte como antecipação Compra e venda de ações 20% sobre o rendimento líquido e 1% retido na fonte como antecipação no mesmo dia (day-trade) Recebimento de dividendos São isentos, pois o lucro que lhes deu origem já é tributado Recebimento de juros sobre 15% sobre o valor pago pela companhia acionista capital próprio (JCP) Base de cálculo de IR = preço de venda - (preço de compra + custos de transação*) IR = valor da base de cálculo x 15% Mais um serviço oferecido para o acionista do Itaú. Permite que você invista automaticamente, através da Itaú Corretora, seus Dividendos/JCP na compra de ações preferenciais ou ordinárias da companhia, aumentando assim a sua participação no capital da mesma. Esse serviço somente é disponibilizado para o acionista que tiver suas ações no agente escriturador e for correntista do Itaú, sendo ele pessoa física ou jurídica. Você pode escolher um percentual que varia de 10% a 100% (em múltiplos de 10) dos dividendos para realizar o reinvestimento, e essa opção pode ser alterada sempre que desejar. A inscrição no PRD pode ser feita através do Itaú Bankline, no site ou através do INVESTFONE: (0xx11) *Estão isentos das alíquotas do imposto de renda de 15% ou 20% os ganhos líquidos por pessoa física em operações no mercado de ações, cujo valor realizado em cada mês seja igual ou inferior a R$ 20 mil. As operações de compra de ações estão sujeitas às taxas de corretagem a serem cobradas pela Itaú Corretora e também às taxas obrigatórias cobradas pela BM&FBovespa.

14 Algumas das vantagens do PRD para os acionistas do Itaú: A Itaú Corretora oferece uma taxa de corretagem reduzida para a compra de ações. É uma alternativa segura, eficiente, sistemática e organizada de compra de ações da empresa. Combinar suas ofertas de compra de ações com as ofertas de todos os acionistas do Itaú Unibanco que aderiram ao PRD podendo, dessa forma, comprar ações a custos menores devido ao aumento de volume de investimento comparado a uma compra no mercado fracionário. Aumentar gradativamente sua participação no capital da empresa e, com isso, aumentar também o valor dos dividendos aos quais tem direito. 14. A relação dos bancos com os investidores mudou. E o Itaú mudou também_ O Itaú acredita no relacionamento. A gente sabe que para ser um banco feito para você tem que entender você. Comunicar-se com você. A área de Relações com Investidores é responsável por manter o relacionamento entre os acionistas e a companhia sendo transparente e precisa na divulgação das informações. Isso agrega valor à companhia e, consequentemente, a você, que é acionista. Para o Itaú ficar ainda mais próximo de você, conheça o que a área de RI faz: É a voz da companhia com o mercado, com os órgãos reguladores e seus públicos estratégicos; É responsável pelo entendimento dos negócios da companhia e divulgação dos mesmos ao mercado; Divulga informações obrigatórias e voluntárias; Acompanha a negociação dos valores mobiliários da empresa; Realiza pelo Brasil e exterior reuniões públicas e individuais com analistas de investimento, acionistas e investidores. Se você desejar comprar ações de uma companhia, é importante consultar a área de RI para esclarecer suas dúvidas. Caso deseje investir no Itaú Unibanco, você pode contatar a área de Relações com Investidores através dos seguintes meios: relacoes.investidores@itau-unibanco.com.br; telefone: pelo número (0xx11) ; Twitter: twitter.com/itauunibanco_ri; ou através do site: Fale com a gente, tire as suas dúvidas e conheça a performance da companhia. Cadastre o Alert do site de RI do Itaú Unibanco e receba trimestralmente informações sobre os resultados do banco, bem como comunicados e fatos relevantes. O Itaú Unibanco oferece também aos acionistas a oportunidade de participar de reuniões públicas (Apimec) com executivos do banco, apresentando os resultados e as estratégias futuras da companhia. O Itaú foi a primeira instituição financeira a criar um perfil no Twitter. Diariamente são disponibilizadas as cotações das ações, além de alguns assuntos temáticos relacionados às atividades de RI. Em 2004, foi lançado um informativo para os acionistas, o Ações Itaú em Foco, que além de trazer seções detalhando os resultados e o desempenho das ações no trimestre também informa ao acionista sobre as atividades da área de Relações com Investidores, tais como: reuniões com analistas, reconhecimentos, principais fatos relevantes, dentre outras.

15 15. Níveis de Governança Corporativa. Quando as mudanças são para melhor_ Como credenciar as companhias na Bolsa? A Bolsa de Valores de São Paulo criou um ranking, desde o ano Nele existem três níveis de governança corporativa que as empresas podem aderir voluntariamente: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado. Cada um desses níveis possui requisitos a serem cumpridos e que devem estar de acordo com as boas práticas de governança corporativa. Governança corporativa são as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria, a fim de minimizar os conflitos de interesses entre as partes. Em 2001, o Itaú Unibanco aderiu voluntariamente ao Nível 1 de governança corporativa da BM&FBovespa. Além das práticas exigidas nesse Nível, o Itaú Unibanco, visando maior transparência, prestação de contas e direitos aos acionistas minoritários adicionais à legislação em vigor, adota: Estrutura de Comitês ligada ao Conselho de Administração Código de Ética Corporativo Política própria de governança corporativa Programa de Reinvestimento de Dividendos Regras Operacionais para a Tesouraria Regimento Interno do Conselho de Administração Comitê de Auditoria TagAlong Outras. Mais detalhes podem ser vistos no site de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, no endereço > Governança Corporativa > Nossas Práticas. 16. As ações no Brasil e no exterior do Itaú Unibanco. O valor do Brasil mudou no mundo. E a gente acompanhou essas mudanças_ A importância do Brasil na economia mundial mudou. Hoje somos um país valorizado e temos um dos sistemas financeiros mais modernos e sólidos do planeta. Essa percepção é uma realidade nas bolsas, com empresas brasileiras presentes no mundo todo. O Itaú Unibanco é uma delas. Os tickers (nomes que representam as ações em bolsas de valores) do Itaú Unibanco que aparecem na BM&FBovespa são ITUB3 e ITUB4. O ticker ITUB3 é o indicador das ações ordinárias (ON). Caso você possua somente ações preferenciais (PN) da companhia, o ticker é ITUB4. Conforme a nova Lei das Sociedades Anônimas, o acionista minoritário que possuir ações ON deve receber no mínimo 80% do valor pago pelas ações do controlador que decidir pela venda do controle da empresa, sendo que o comprador do controle ficará automaticamente obrigado a comprar as ações dos demais acionistas caso estes optem pela venda de suas ações também. Esse mecanismo de proteção é chamado de TagAlong. Ou seja, quando há uma oferta de compra do controle da empresa, os demais acionistas têm o direito de optar pela venda de suas ações para esse mesmo comprador, ficando este obrigado a comprá-las. Esse mecanismo serve para proteger os acionistas minoritários de sócios controladores indesejáveis, por exemplo. O TagAlong pode variar de 80 a 100% do valor pago pelas ações do controlador, sendo que a empresa pode escolher quanto deve ser o TagAlong pago a seus acionistas, dentro dos limites legais, na definição de seu Estatuto.

16 O Itaú Unibanco também negocia suas ações no exterior, nos seguintes países: Argentina: Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA), através de Certificados de Depósito Argentino (CEDEARs), que representam ações de empresas estrangeiras que são negociadas na Argentina. Cada certificado equivale a uma ação preferencial do Itaú Unibanco (ITUB4); Estados Unidos: Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), via American Depositary Receipts (ADRs), que representam ações de empresas estrangeiras negociadas na NYSE, através do ticker ITUB. Um ADR equivale a uma ação preferencial do Itaú Unibanco (ITUB4). Em maio de 2009, o Itaú Unibanco decidiu unificar os tickers negociados nos três mercados em que atua (Brasil, Argentina e Estados Unidos) utilizando a denominação ITUB. Essa medida facilita a comparabilidade nesses mercados e reflete melhor a associação entre Itaú e Unibanco. Estes são os indicadores das ações do Itaú Unibanco: ITUB3 e ITUB4 ITUB ITUB4 Brasil Estados Unidos Argentina A Itaú Corretora também realiza operações de compra e venda no mercado externo. Para saber mais detalhes, entre em contato através do telefone (0xx11)

17 17. Os investimentos estão mudando a cara do Brasil. Conheça melhor os termos do Mercado de Ações_ Acionista majoritário: Aquele que detém o controle acionário de uma empresa. American Depositary Receipt (ADR): Papel emitido e negociado nos EUA, com lastro em ações (de determinada classe ON ou PN) de outros países. Assembleia Geral Extraordinária (AGE): Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário. Essa convocação não é obrigatória. Assembleia Geral Ordinária (AGO): Reunião dos acionistas de uma empresa, cuja convocação é obrigatória, para que haja verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios de diretoria e eleição do conselho fiscal da diretoria dessa sociedade anônima. Ativo: Títulos, valores mobiliários e outros instrumentos financeiros de emissor público ou privado. Bônus de subscrição: Título negociável que dá direito à subscrição de novas ações, emitido por uma empresa dentro do limite de aumento de capital autorizado em seu Estatuto. Debêntures: Título de crédito emitido pelas companhias que conferem a seu titular um direito de crédito contra a companhia emitente, nas condições especificadas na escritura de emissão e no certificado. Normalmente são títulos com características de renda fixa, podendo, no entanto, ser considerados como de renda variável desde que a remuneração oferecida seja com base na participação nos lucros da emitente. Empresa de capital aberto: Empresa que tem suas ações registradas na Comissão de Valores Mobiliários - CVM e distribuídas entre um determinado número de acionistas, que podem ser negociadas na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Lote fracionário: Lote que apresenta uma quantidade de ações inferior ao lote-padrão. Lote-padrão: Lote de títulos que apresentam características idênticas. Essa quantidade de títulos é prefixada pela bolsa de valores. Megabolsa: Novo sistema de negociação da BM&FBovespa, que engloba o pregão viva voz e os terminais remotos, e visa ampliar a capacidade de registro de ofertas e realização de negócio sem um ambiente tecnologicamente avançado. Mercado à vista: Mercado no qual a liquidação física (entrega dos títulos pelo vendedor) se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em pregão e a liquidação financeira (pagamento dos títulos pelo comprador) se dá no 3º dia útil posterior à negociação, somente mediante a efetiva liquidação física. Mercado de Ações: Segmento do mercado de capitais que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação. Mercado de Balcão: Mercado de títulos sem lugar físico determinado para as transações, as quais são realizadas por telefone entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em bolsas de valores e outras espécies de títulos. Mercado de Capitais: Conjunto de operações de transferência de recursos financeiros de prazo médio, longo ou indefinido, efetuadas entre agentes poupadores e investidores, por meio de intermediários financeiros.

18 Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazo médio, longo ou indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo. Notas promissórias: Título de crédito formal, nominativo, circulável mediante endosso e em que alguém (o emitente) se compromete a pagar a outrem (o beneficiário ou favorecido), em local e data previamente estipulados, uma determinada quantia. Ordem: Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora para a execução de compra ou venda de valores mobiliários. Proventos: Dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição distribuídos por uma empresa aos seus acionistas. Sociedade Anônima: Empresa que tem o capital dividido em ações, com a responsabilidade de seus acionistas limitada proporcionalmente ao valor de emissão das ações subscritas ou adquiridas. 18. Educação financeira. A melhor maneira de entender um cenário que muda é acompanhando de perto essas mudanças_ O Itaú sabe que este folheto é apenas uma introdução ao mercado de ações. Mas ele é também um primeiro passo para mostrar que qualquer um pode investir na compra e venda de ações. E mais do que isso: ele serve para mostrar que o Itaú é um grande parceiro para quem quer investir nesse mercado. Para você fazer o uso consciente do seu dinheiro na hora de investir em ações, o Itaú tem diversos canais de relacionamento com o investidor, que orientam o melhor para você. Veja qual o que você tem mais interesse e venha falar com a gente.

19 Itaú Corretora: Organiza palestras educativas buscando ter maior proximidade com as pessoas que desejam aprender a investir. Esses eventos se baseiam em apresentações sobre ações, bolsa de valores e os principais produtos e serviços oferecidos aos investidores. A Itaú Corretora disponibiliza a TV Itaú Corretora, realiza chats diários, além de oferecer ferramentas específicas para o investidor pessoa física. Participação em Feira Financeira: No ano de 2010 o Itaú Unibanco esteve presente em 10 edições da Expo Money (evento que promove a educação financeira para aqueles que querem se tornar investidores no mercado de ações) por diversas cidades. Nesses eventos, além de profissionais de Relações com Investidores, estão profissionais da Itaú Corretora do Investshop e da área de consultoria de investimentos para esclarecer questionamentos dos participantes. E, em 2011, o Itaú participará de todo o Circuito da Expo Money pelo Brasil. Reuniões Públicas: O Itaú Unibanco se apresenta em reuniões públicas Apimec pelo Brasil recebendo acionistas, analistas, interessados nos resultados e estratégias do banco além de associados da Apimec. No ano de 2010 foram 22 reuniões com a participação de mais de interessados. E, em 2011, o banco continuará se apresentando nessas 22 cidades.

20 A nossa conversa não para por aqui. Agora, queremos saber a sua opinião_ :-) Fale conosco_ A área de Relações com Investidores possui vários canais que facilitam a comunicação dos investidores com o banco, seja para criticar, seja para encaminhar dúvida ou sugestão ao Conselho de Administração: relacoes.investidores@itau-unibanco.com.br ou por meio da página do Fale Conosco no site de Relações com Investidores. Twitter: Acompanhe os principais eventos e notícias relacionadas, além de receber as cotações das ações PN e ON diariamente. Siga-nos Apimec: Reuniões em parceria com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Expo Money: Circuito de eventos focado na educação financeira e nos investimentos para a formação de investidores individuais pelo Brasil. O jeito de ouvir você mudou. Baixe um leitor de QR code em seu celular, fotografe o código e dê a sua opinião. Se preferir, acesse Teleconferência: Trimestral, em português e inglês, aberta a acionistas e analistas do mercado de capitais, na ocasião da divulgação dos resultados. É também transmitida via telefone e internet.

Manual de Ações para o Investidor Pessoa Física

Manual de Ações para o Investidor Pessoa Física Manual de Ações para o Investidor Pessoa Física Introdução A relação das pessoas com o dinheiro mudou. O interesse em conhecer melhor a bolsa de valores aumentou. E um banco feito para você tem que acompanhar

Leia mais

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa.

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. MERCADO À VISTA OPERAÇÃO À VISTA É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações. Quando há a realização do negócio, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação,

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br MERCADO DE CAPITAIS É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito

Leia mais

COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA

COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA ATENÇÃO Este texto não é uma recomendação de investimento. Para mais esclarecimentos, sugerimos a leitura de outros folhetos editados pela BOVESPA. Procure sua Corretora.

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS Como Investir no Mercado a Termo 1 2 Como Investir no Mercado a Termo O que é? uma OPERAÇÃO A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA

COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA COMPRAR E VENDER AÇÕES MERCADO A VISTA ATENÇÃO ESTE FOLHETO FAZ REFERÊNCIA AO PREGÃO À VIVA VOZ, FORMA DE NEGOCIAÇÃO UTILIZADA ATÉ 30/9/2005. A PARTIR DESSA DATA, TODAS AS OPERAÇÕES FORAM CENTRALIZADAS

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO SEGMENTO BOVESPA: AÇÕES, FUTUROS E DERIVATIVOS DE AÇÕES. Capítulo Revisão Data

MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO SEGMENTO BOVESPA: AÇÕES, FUTUROS E DERIVATIVOS DE AÇÕES. Capítulo Revisão Data 4 / 106 DEFINIÇÕES AFTER-MARKET período de negociação que ocorre fora do horário regular de Pregão. AGENTE DE COMPENSAÇÃO instituição habilitada pela CBLC a liquidar operações realizadas pelas Sociedades

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 3.5.4 - Mercado de Capitais

Conhecimentos Bancários. Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Conhecimentos Bancários Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Conhecimentos Bancários Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS O que é? uma operação A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado,

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA

Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento em Ações FIA Cotas de Fundos de Investimento em Ações - FIA Mais uma alternativa na diversificação da carteira de investimento em ações O produto O Fundo

Leia mais

Perguntas Frequentes. 1ª Fase: Otimização de Capital e Emissão de Instrumentos de Capital

Perguntas Frequentes. 1ª Fase: Otimização de Capital e Emissão de Instrumentos de Capital Perguntas Frequentes 1ª Fase: Otimização de Capital e Emissão de Instrumentos de Capital 1-) Qual é o objetivo do plano de Otimização de Capital e Emissão de Instrumentos de Capital? Esse plano visa incrementar

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

GUIA BDR SANTANDER GUIA BDR SANTANDER

GUIA BDR SANTANDER GUIA BDR SANTANDER GUIA BDR SANTANDER 1 PARA QUE SERVE ESSE GUIA? Este guia se propõe a trazer os principais conceitos relacionados aos Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e a explicar como funcionam. Ao término de sua

Leia mais

TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM Nº 168, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 252/96.

TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM Nº 168, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 252/96. TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM Nº 168, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 252/96. Dispõe sobre operações sujeitas a procedimentos especiais nas Bolsas de Valores.

Leia mais

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP Renda Fixa Privada Notas Promissórias - NP Uma alternativa para o financiamento do capital de giro das empresas O produto A Nota Promissória (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper,

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Apresentação. Apresentação. Adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa. Requisitos para Adesão ao Nível 1

Apresentação. Apresentação. Adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa. Requisitos para Adesão ao Nível 1 Apresentação Apresentação Implantados em dezembro de 2000 pela Bolsa de Valores de São Paulo BOVESPA, o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Nível 1 e Nível 2 são segmentos

Leia mais

Embratel Participações S.A. CNPJ/MF 02.558.124/0001-12 N.I.R.E. 3330026237-7 Companhia Aberta

Embratel Participações S.A. CNPJ/MF 02.558.124/0001-12 N.I.R.E. 3330026237-7 Companhia Aberta Embratel Participações S.A. CNPJ/MF 02.558.124/0001-12 N.I.R.E. 3330026237-7 Companhia Aberta NET Serviços de Comunicação S.A. CNPJ/MF nº 00.108.786/0001-65 N.I.RE nº 35.300.177.240 Companhia Aberta AVISO

Leia mais

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Ao comprar uma opção, o aplicador espera uma elevação do preço da ação, com a valorização do prêmio da opção. Veja o que você, como aplicador, pode fazer: Utilizar

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento em Participações - FIP

Cotas de Fundos de Investimento em Participações - FIP Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento em Participações - Fundo de Investimento em Participações Investimento estratégico com foco no resultado provocado pelo desenvolvimento das companhias O produto

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO. Mais uma maneira de investir no mercado de ações

CLUBE DE INVESTIMENTO. Mais uma maneira de investir no mercado de ações CLUBE DE INVESTIMENTO Mais uma maneira de investir no mercado de ações Clube de Investimento Clube de Investimento É uma associação de pessoas físicas, mínimo de 3 e máximo de 150, com objetivo em comum

Leia mais

AÇÕES CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012

AÇÕES CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 AÇÕES CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 Ações O que são ações? Uma ação é um título que representa uma fração do capital social de uma empresa, constituída sob a forma de uma

Leia mais

Para investir em ações, você precisa ser cadastrado em uma Corretora de Valores, Distribuidora ou em um Banco.

Para investir em ações, você precisa ser cadastrado em uma Corretora de Valores, Distribuidora ou em um Banco. PERGUNTAS FREQUENTES 1. Como investir no mercado de renda variável (ações)? 2. Como é feita a transferência de recursos? 3. Qual a diferença de ações ON (Ordinária) e PN (Preferencial)? 4. Quais são os

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; O QUE É A CVM? A CVM - Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade

Leia mais

São Paulo, Junho 2011 APRESENTAÇÃO BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO

São Paulo, Junho 2011 APRESENTAÇÃO BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO São Paulo, Junho 2011 APRESENTAÇÃO BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO Conteúdo Responsabilidades das corretoras; Procedimento emissão; Fluxo de emissão; Procedimento cancelamento;

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Tipos de ações As ações se diferenciam basicamente pelos direitos que concedem a seus acionistas. No Brasil, elas estão divididas em dois grandes

Tipos de ações As ações se diferenciam basicamente pelos direitos que concedem a seus acionistas. No Brasil, elas estão divididas em dois grandes Tipos de ações As ações se diferenciam basicamente pelos direitos que concedem a seus acionistas. No Brasil, elas estão divididas em dois grandes grupos: as ações ordinárias e as ações preferenciais. As

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

BANCO DO BRASIL. Profº Agenor paulino Trindade

BANCO DO BRASIL. Profº Agenor paulino Trindade BANCO DO BRASIL Profº Agenor paulino Trindade PREPARATÓRIO PARA O BANCO DO BRASIL Prof. AGENOR PAULINO TRINDADE CONCEITO DE AÇÃO: Ação É um título negociável, representativo de propriedade de UMA FRAÇÃO

Leia mais

renda fixa Certificado de Depósito Bancário

renda fixa Certificado de Depósito Bancário renda fixa Certificado de Depósito Bancário Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade e proteção em um único investimento O produto Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa,

Leia mais

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César Mercado de Capitais O Processo de Investir Professor: Roberto César PASSOS PARA INVESTIR NA BOLSA 1 - Defina um Objetivo 2 - Formas de Investir 3 - Encontre a melhor Corretora para você 4 - Abra sua conta

Leia mais

Mercado de Ações O que são ações? Ação é um pedacinho de uma empresa Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela Sendo mais formal, podemos definir ações como títulos nominativos negociáveis

Leia mais

Aos Fundos exclusivos ou restritos, que prevejam em seu regulamento cláusula que não obriga a adoção, pela TRIAR, de Política de Voto;

Aos Fundos exclusivos ou restritos, que prevejam em seu regulamento cláusula que não obriga a adoção, pela TRIAR, de Política de Voto; Política de Exercício de Direito de Voto em assembleias gerais de fundos de investimento e companhias emissoras de valores mobiliários que integrem as carteiras dos fundos de investimento geridos pela

Leia mais

Nível 1. Governança Corporativa

Nível 1. Governança Corporativa Nível 1 Governança Corporativa Apresentação Implantados em dezembro de 2000 pela antiga Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Nível

Leia mais

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco Tesouro Direto Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco TesouroDireto.indd 1 2/21/11 3:30 PM 1Conheça o Tesouro Direto Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA,

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

Investimentos em imóveis de forma moderna e inteligente.

Investimentos em imóveis de forma moderna e inteligente. Investimentos em imóveis de forma moderna e inteligente. A possibilidade de diversificar o investimento e se tornar sócio dos maiores empreendimentos imobiliários do Brasil. Este material tem o objetivo

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Iniciando. Bolsa de Valores. O que é uma ação?

Iniciando. Bolsa de Valores. O que é uma ação? O que é uma ação? Por definição é uma fração de uma empresa. Por isso, quem detém ações de uma companhia é dono de uma parte dela, ou melhor, é um dos seus sócios e por conseguinte passa a ganhar dinheiro

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTOS IMPACTO

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTOS IMPACTO ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTOS IMPACTO I Denominação e Objetivo Artigo 1º - O Clube de Investimento IMPACTO constituído por número limitado de membros que tem por objetivo a aplicação de recursos

Leia mais

$ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND $ $

$ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND $ $ ETF EXCHANGE TRADED FUND Investimento para quem busca a possibilidade de melhores retornos, através de uma carteira diversificada e com menor custo. Confira porque os fundos de índices são a nova opção

Leia mais

DESTAQUES DO DIA. Sua opção de Renda Fixa na Bolsa. Belo Horizonte, 05 de Janeiro de 2011 INFLAÇÃO

DESTAQUES DO DIA. Sua opção de Renda Fixa na Bolsa. Belo Horizonte, 05 de Janeiro de 2011 INFLAÇÃO Belo Horizonte, 05 de Janeiro de 2011 DESTAQUES DO DIA INFLAÇÃO A inflação de janeiro, medida pelo IPC- Fipe fechou com alta de 0,54%, acumulando 6,4% em 2010. Outros índices de inflação, o IGP- DI e o

Leia mais

AULA 10 Sociedade Anônima:

AULA 10 Sociedade Anônima: AULA 10 Sociedade Anônima: Conceito; características; nome empresarial; constituição; capital social; classificação. Capital aberto e capital fechado. Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Bolsa de Valores.

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Certificado de Recebíveis do Agronegócio Instrumento de captação de recursos e de investimento no agronegócio O produto O Certificado de

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO CAPITAL SEGURO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Introdução: Mercado Financeiro

Introdução: Mercado Financeiro Introdução: Mercado Financeiro Prof. Nilton TÓPICOS Sistema Financeiro Nacional Ativos Financeiros Mercado de Ações 1 Sistema Financeiro Brasileiro Intervém e distribui recursos no mercado Advindos de

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária I

Administração Financeira e Orçamentária I Administração Financeira e Orçamentária I Sistema Financeiro Brasileiro AFO 1 Conteúdo Instituições e Mercados Financeiros Principais Mercados Financeiros Sistema Financeiro Nacional Ações e Debêntures

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto

Política de Exercício de Direito de Voto Política de Exercício de Direito de Voto Setembro de 2012 Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 50 13º andar 04543-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Tel 55 11 3318-9400 - Fax 55 11 3318 9403 Esta Política estabelece

Leia mais

MERCADO DE OURO. Como investir no mercado a vista

MERCADO DE OURO. Como investir no mercado a vista MERCADO DE OURO Como investir no mercado a vista MERCADO DE OURO Como investir no mercado a vista 3 LIQUIDEZ INTERNACIONAL, DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTO E RETORNO Ativo internacionalmente aceito, o

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto. (Versão 3.0 - Julho/2014)

Política de Exercício de Direito de Voto. (Versão 3.0 - Julho/2014) Política de Exercício de Direito de Voto (Versão 3.0 - Julho/2014) 1. Objeto e Aplicação 1.1. Esta Política de Exercício de Direito de Voto ( Política de Voto ), em conformidade com as disposições do Código

Leia mais

TELEFÔNICA BRASIL S.A. Companhia Aberta CNPJ MF 02.558.157/0001-62 - NIRE 35.3.001.5881-4 F A TO RELEV A N TE

TELEFÔNICA BRASIL S.A. Companhia Aberta CNPJ MF 02.558.157/0001-62 - NIRE 35.3.001.5881-4 F A TO RELEV A N TE F A TO RELEV A N TE A Telefônica Brasil S.A. ("Companhia" ou Telefônica Brasil ), na forma e para os fins das Instruções CVM nºs 319/99 e 358/02, conforme alteradas e, em complementação aos Fatos Relevantes

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA. Em Parceria com:

NOSSA HISTÓRIA. Em Parceria com: Em Parceria com: NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo

Leia mais

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. (Companhia Aberta) C.N.P.J. n.º 06.164.253/0001-87 N.I.R.E. 35.300.314.441 AVISO AOS ACIONISTAS

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. (Companhia Aberta) C.N.P.J. n.º 06.164.253/0001-87 N.I.R.E. 35.300.314.441 AVISO AOS ACIONISTAS GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. (Companhia Aberta) C.N.P.J. n.º 06.164.253/0001-87 N.I.R.E. 35.300.314.441 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos da Instrução CVM nº 358/02, conforme alterada, a Gol Linhas

Leia mais

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente as operações financeiras

Leia mais

INTRODUÇÃO 3 MERCADO DE CAPITAIS 3 MERCADO DE BALCÃO 5 INTERMEDIÁRIOS 6 TÍTULOS NEGOCIADOS 7 MODALIDADES DE OPERAÇÕES E TIPOS DE ORDEM 9

INTRODUÇÃO 3 MERCADO DE CAPITAIS 3 MERCADO DE BALCÃO 5 INTERMEDIÁRIOS 6 TÍTULOS NEGOCIADOS 7 MODALIDADES DE OPERAÇÕES E TIPOS DE ORDEM 9 1 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 MERCADO DE CAPITAIS 3 MERCADO DE BALCÃO 5 INTERMEDIÁRIOS 6 TÍTULOS NEGOCIADOS 7 MODALIDADES DE OPERAÇÕES E TIPOS DE ORDEM 9 SISTEMAS DE NEGOCIAÇÃO 9 INFORMAÇÕES DIVULGADAS 10 CUSTÓDIA

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Fundo de Investimento Imobiliário Aplicação no mercado imobiliário sem investir diretamente em imóveis O produto O Fundo de Investimento

Leia mais

Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99

Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99 OFÍCIO CIRCULAR/CVM/SIN/Nº 003 /2000 Rio de Janeiro, 11 / 05 /2000 Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99 Prezados Senhores, O artigo 12 da Instrução

Leia mais

AULA 04. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Subsistema Operativo III

AULA 04. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Subsistema Operativo III AULA 04 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Subsistema Operativo III SCTVM As sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (SCTVM) são pessoas jurídicas auxiliares do Sistema Financeiro

Leia mais

atividade a prática de operações de arrendamento As sociedades de arrendamento mercantil são

atividade a prática de operações de arrendamento As sociedades de arrendamento mercantil são Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. No que concerne ao leasing,

Leia mais

Mercado de Capitais. Renda Variável. Mercado Primário de Ações. Mercado Primário - ETAPAS. Mercado Primário - ETAPAS

Mercado de Capitais. Renda Variável. Mercado Primário de Ações. Mercado Primário - ETAPAS. Mercado Primário - ETAPAS Mercado Primário de Ações Mercado de Capitais Renda Variável Mestrando: Paulo Jordão. 03/04/2012 Venda direta aos investidores através de ofertas públicas (IPOs) ou subscrição particular; Motivos: Expansão

Leia mais

Clube de Investimento

Clube de Investimento Clube de Investimento 1 2 Clube de Investimento Você acha que investir na Bolsa é difícil? Que precisa de muito dinheiro e conhecimento para conseguir bons resultados nesse tipo de aplicação? Engano seu!

Leia mais

Evento de Custódia - Atos da STN relativos ao resgate do principal, juros e/ou amortizações dos Títulos.

Evento de Custódia - Atos da STN relativos ao resgate do principal, juros e/ou amortizações dos Títulos. SANTANDER CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A., com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2235 e 2041-24º andar, inscrita no CNPJ/MF sob nº

Leia mais

Gestão Financeira de Organizações

Gestão Financeira de Organizações Gestão Financeira de Organizações Módulo 10 - Política de Dividendos e Relações com Investidores Prof. Luiz Antonio Campagnac e-mail: luiz.campagnac@gmail.com Livro Texto Administração Financeira: princípios,

Leia mais

Capital/Bolsa Capital/ Balcão. Mesmas informações para os 2 últimos exercícios

Capital/Bolsa Capital/ Balcão. Mesmas informações para os 2 últimos exercícios Identificação das pessoas responsáveis pelo formulário Capital/Bolsa Capital/ Balcão Declaração do Presidente e do Diretor de Relação com Investidores Dívida / Investimento Coletivo IAN Apenas informações

Leia mais

BANCO DO BRASIL. Profº Agenor paulino Trindade

BANCO DO BRASIL. Profº Agenor paulino Trindade BANCO DO BRASIL Profº Agenor paulino Trindade PREPARATÓRIO PARA O BANCO DO BRASIL Prof. AGENOR PAULINO TRINDADE MERCADO DE CAPITAIS DIRETITOS E PROVENTOS DAS AÇÕES: - Direito de Retirada Reembolso de Capital;

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS BB SEGURIDADE PARTICIPAÇÕES S.A. 28.03.2013 1. OBJETIVO 1.1 A presente Política de Transações com Partes Relacionadas da BB Seguridade Participações S.A.

Leia mais

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar.

Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. FUNDO REFERENCIADO DI Os fundos referenciados identificam em seu nome o indicador de desempenho que sua carteira tem por objetivo acompanhar. Para tal, investem no mínimo 80% em títulos públicos federais

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais 1. Objeto 1.1. Esta Política tem por objetivo estabelecer os princípios gerais, em matérias relevantes obrigatórias, os critérios e os procedimentos

Leia mais

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo.

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. Introdução Através deste Material Explicativo você toma conhecimento

Leia mais

Por que abrir o capital?

Por que abrir o capital? Por que abrir capital? Por que abrir o capital? Vantagens e desafios de abrir o capital Roberto Faldini Fortaleza - Agosto de 2015 - PERFIL ABRASCA Associação Brasileira de Companhias Abertas associação

Leia mais

Obrigações CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 1

Obrigações CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 1 CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 1 O que são obrigações As obrigações são instrumentos financeiros que representam um empréstimo contraído junto dos investidores pela entidade

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE)

Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) Depósito a Prazo com Garantia Especial do FGC (DPGE) 1. O depósito criado pela Resolução 3.692/09 do CMN é um RDB (Recibo de Depósito Bancário) ou um CDB (Certificado de Depósito Bancário)? R. É um Depósito

Leia mais

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil REMESSAS DO EXTERIOR Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO A OLIVEIRA FRANCO SOCIEDADE CORRETORA DE VALORES E CÂMBIO LTDA, em atenção ao quanto disposto na Instrução CVM n. 505, de 27/09/2011, define por este documento, suas regras e parâmetros relativos ao recebimento,

Leia mais

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco QUEM SOMOS 2 Conceitos básicos; 3 Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco Liquidez: Capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ex. Se você tem um carro ou uma casa e precisa vendê-lo, quanto tempo

Leia mais

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil 1 Guia Declaração Imposto de Renda 2012 Investimentos Março de 2012 Brasil Guia de Declaração IR 2012 - Investimentos 2 O dia 30/04/2012 é ultimo dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS PAINEIRAS INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS PAINEIRAS INVESTIMENTOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS PAINEIRAS INVESTIMENTOS I Aplicação e Objeto 1.1. A Paineiras Investimentos ( Gestor ), vem por meio desta, em conformidade com o Código de

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS. CAPÍTULO I Do Objetivo

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS. CAPÍTULO I Do Objetivo POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CAPÍTULO I Do Objetivo 1.1 Esta política tem por objetivo estabelecer os requisitos e os princípios que nortearão a Finacap Consultoria Financeira

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014 Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Março / 2014 1. OBJETIVO O objetivo da Política de Voto (ou simplesmente Política ) é determinar as regras que deverão ser observadas pelos Fundos

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

BM&FBOVESPA IGC. Página 1 de 8

BM&FBOVESPA IGC. Página 1 de 8 Página 1 de 8 Índice Aspectos Metodológicos...3 Apresentação...3 Ações Elegíveis para o Índice...3 Critérios para Inclusão na Carteira...3 Critério de Exclusão da Carteira...3 Reavaliações Periódicas...3

Leia mais