Estradas e Arruamentos. Highways and Streets. Semestre do plano de estudos 2

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estradas e Arruamentos. Highways and Streets. Semestre do plano de estudos 2"

Transcrição

1 Nome UC Estradas e Arruamentos CU Name Código UC 712 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5; TP - 22,5 Observações n.a. Docente responsável pela UC Luísa Maria Conceição Ferreira Cardoso Teles Fortes

2 Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) Aquisição pelos estudantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de trabalhos de projeto e cálculo de Estradas Nacionais e Arruamentos. Esta unidade curricular permitirá que o estudante adquira as competências necessárias ao desenvolvimento do projeto de traçado da secção corrente de estradas de âmbito nacional e de arruamentos, associadas a uma visão global que garanta a adequada compatibilização dos restantes projetos específicos que compõem o projeto global da infraestrutura (em especial os projetos de obras de arte e de drenagem), assim como a necessária compatibilização edificaçõesarruamentos. Learning outcomes of the curricular unit Acquisition of knowledge needed by students to further work design and calculation of national roads and streets. This course unit allows the student to acquire the skills needed to develop the design of national roads and streets, combined with a global vision to ensure proper compatibility of other specific projects that make up the overall project (particularly the structures and drainage), as well as the necessary compatibility buildings streets.

3 Conteúdos programáticos Revisão dos conceitos de cálculo em planta e perfil longitudinal. As curvas de transição e sua função, cálculo da clotóide. Sobreelevação e sobrelargura (metodologias de cálculo). Vias suplementares para veículos lentos e traçado de estradas em terreno difícil. Critérios específicos para estradas com 2 vias ou com faixas unidireccionais. Rotundas e cruzamentos de nível. Nós de ligação (normas de projeto e concepção). Vias de aceleração e de abrandamento. Terraplenagem, Drenagem e Pavimentação. Metodologias de cálculo e casos práticos. Projetos Complementares: guardas de segurança, sinalização, vedações, integração paisagística, iluminação e telecomunicações. Obras de Arte (tipos de obras e interligação com os restantes projetos). Estradas Inteligentes (conceitos gerais). Syllabus Revision of calculation concepts in plan and longitudinal profile. Transition curves and its function, clothoid calculation. Superelevation and overwidening (calculation methodologies). Lanes for slow vehicles and road geometric characteristics in difficult ground. Specific criteria for roads with dual carriageway or unidirectional lanes. Roundabouts and junctions. Interchanges (design rules and conception). Acceleration and deceleration lanes. Earthworks, drainage and pavement. Calculation methodologies and practical cases. Complementary designs: Safety guards, road signs, fences, landscaping, lightning and telecommunications. Structures (type and connection with other specific designs). Intelligent highways (general notions).

4 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da UC Os estudantes tiveram apenas uma unidade curricular anterior a esta dedicada às infraestruturas de transportes em geral (Vias de Comunicação), na qual, entre os conhecimentos que lhes foram transmitidos, obtiveram competências no âmbito do projeto de traçado de infraestruturas rodoviárias de importância local (caminhos e estradas de carácter municipal). A unidade curricular de Estradas e Arruamentos tem o objetivo de aumentar os seus conhecimentos e competências nesta área, abordando alguns aspectos mais evoluídos do cálculo (através da introdução de curvas de transição em planimetria). Por outro lado, a abordagem de outras componentes do projeto, como a drenagem e as obras de arte, por exemplo, permitem que os estudantes compreendam a necessidade de compatibilização entre as várias especialidades da engenharia civil no âmbito de um projeto de estradas global e coerente. O conteúdo programático está portanto organizado de modo a serem atingidos os objetivos da unidade curricular. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives Students had only one course unit prior to this dedicated to transportation infrastructures in general, in which, between the knowledge they received, they obtained competences under geometric design of road infrastructures with local importance (municipality roads). The unit of aims to increase their knowledge and skills in this area, including some more advanced aspects of the calculation (by the introduction of transition curves in planimetry). On the other hand, the approach of other project components, such as drainage and structures, for example, allow students to understand the need to reconcile the various specialties of civil engineering in the context of a road design comprehensive and coherent. The syllabus is so organized to be achieved the course objectives.

5 Metodologias de ensino (avaliação incluída): As aulas teóricas são alternadas com as aulas práticas, com a finalidade de utilização sequencial dos conhecimentos obtidos. Os estudantes podem realizar avaliação contínua ou exame final. O exame final (época normal e de recurso) consta de uma parte sem consulta (mais teórica) que vale 8 valores e de uma parte com consulta (mais prática) que vale 12 valores, necessitando de um total de pelo menos 10 valores para passar. Na avaliação contínua, o resultado é obtido através da média entre um trabalho prático de grupo (com discussão e avaliação individual) e um teste individual (com as mesmas características do exame, mas abrangendo apenas a parte da matéria não avaliada no trabalho de grupo). Na avaliação contínua cada estudante terá que obter pelo menos a classificação de 10 valores tanto no trabalho como no teste, havendo a possibilidade de repetição do teste na primeira data de exame. Teaching methodologies (including evaluation) Lectures are alternated with the theoretical and practical lessons, for the purpose of sequential use of knowledge gained. Students can carry out continuous assessment or final examination. The final exam (regular season and appeal) consists of a part without consultation of any documentation (more theoretical) worth 8 points and a part with consultation (more practical) worth 12 points, requiring a total of at least 10 points to be approved. The result of continuous assessment is obtained by the arithmetic mean between a practical work on group (with discussion and individual evaluation) and an individual test (with the same characteristics of the final examination but only about the matters not evaluated on group work). In continuous assessment each student must obtain at least the classification of 10 values both at work and in the test, with the possibility of repeating the test on the first date of examination.

6 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular A unidade curricular de Estradas e Arruamentos é opcional no âmbito da licenciatura em engenharia civil, mas é obrigatória no âmbito do mestrado em engenharia civil, qualquer que seja o perfil escolhido pelo estudante. Havendo o objectivo de garantir a aquisição pelos estudantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de trabalhos de cálculo e de projeto de Estradas Nacionais e Arruamentos, tal matéria é abordada nas aulas teóricas e tem a sua execução nas aulas práticas. Com a finalidade de colocar os estudantes perante situações reais em termos de decisão de projeto e de vocacionar os trabalhos a desenvolver para o perfil que estes pretendem seguir no âmbito da engenharia civil, foram estabelecidos enunciados de trabalho diferentes consoante a área pretendida (Vias de Comunicação, Hidráulica, Edificações e Estruturas). A título de exemplo refere-se que o trabalho a desenvolver pelos estudantes que optam pelo perfil de Vias de Comunicação poderá incidir na realização do Estudo Prévio de um Nó de Ligação entre uma via principal (faixa dupla) e uma via secundária (faixa simples), tendo em consideração os traçados de ambas, os condicionamentos existentes, as normas em vigor e os tráfegos expectáveis. São estudadas três soluções alternativas para a seleção da solução mais adequada, que é apresentada com as respetivas peças escritas e desenhadas. No entanto, no caso do perfil de Edificações o trabalho pode recair no traçado de um arruamento condicionado pelas cotas de soleira das edificações que o enquadram, no caso do perfil de Estruturas na determinação da altura livre (gabarit) associada a cada ponto de uma passagem superior a uma via de comunicação importante, tendo em conta os traçados das duas vias que se cruzam desniveladamente naquela zona, ou, no caso do perfil de Hidráulica, o trabalho poderá envolver não só o traçado como também a drenagem associada a uma zona determinada. Desta forma, são transmitidos não só os conhecimentos pretendidos como também se adequam os trabalhos à vocação dos estudantes no âmbito da área que pretendem vir a desenvolver enquanto engenheiros civis. Com esta metodologia garante-se não só que adquirem as competências necessárias ao desenvolvimento do projeto de traçado da secção corrente de estradas de âmbito nacional e de arruamentos, como também que obtêm uma visão global que garanta a adequada compatibilização dos restantes projetos específicos que compõem o projeto global da infraestrutura (em especial os projetos de obras de arte e de drenagem), assim como a necessária compatibilização edificaçõesarruamentos.

7 Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes The course unit of is optional in the bachelor's degree in civil engineering, but is required under the master's degree in civil engineering, whatever the profile chosen by the student. As the aim is to ensure students acquire the knowledge necessary to develop the work of calculation and design of State Highways and Roads, this is covered in lectures and has its application in practical classes. In order to place students in situations of real design decision and organize the work on group for the profile that they want to follow in civil engineering, statements of work were established according to different target area (Roads, Hydraulics, Buildings and Structures). For example, the work done by students who choose the profile of Roads will focus the Previous Study of an interchange between a main road (dual carriageway) and a secondary road (single track) taking into account the geometry of both, the existing constraints, the rules in force and the expected traffic. Are studied three alternatives for selecting the most appropriate solution, which is presented with the respective written and drawn pieces. However, in the case of the profile of Building the work can be anchored in the design of a street conditioned by the level of the constructions doorway, in the case of the profile of Structures in determining the free height (gabarit) associated with each point of a passage over an important road, taking into account the geometry of the two infrastructures which intersect in different levels, or, in the case of the profile of Hydraulic, the work can involve not only the geometry as well as drainage associated with a given area. Thus, are transmitted the knowledge intended with appropriated projects according the vocation of students within the area that aspire to develop as civil engineers. This methodology ensures not only that they acquire the skills needed to develop the project design of current section of national roads and streets, as well as to obtain a global view of ensuring the proper compatibility of other specific projects that make up the overall design of the infrastructure (particularly the structural projects and drainage), as well as the necessary compatibility "buildingstreet".

8 Bibliografia principal A Clotóide como elemento de traçado (tradução do original alemão); Norma de Intersecções (JAE, 1993); Norma de Nós de Ligação (JAE, 1993); Norma de Traçado (JAE, 1994); Norma de Traçado em revisão (InIR, Nov 2010) A Policy on Geometric Design of (AASHTO, 1990); Publicações recentes do SETRA (Service d Etudes Techniques des Routes et Autoroutes); Folhas e slides da unidade curricular de Estradas e Arruamentos.

Operação e Manutenção de Vias. Road operation and Maintenance. Semestre do plano de estudos 3

Operação e Manutenção de Vias. Road operation and Maintenance. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Operação e Manutenção de Vias CU Name Código UC 747 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 136 ECTS 5 Horas de contacto T

Leia mais

Cartografia e Topografia. Cartography and Topography. Semestre do plano de estudos 4

Cartografia e Topografia. Cartography and Topography. Semestre do plano de estudos 4 Nome UC Cartografia e Topografia CU Name Código UC 19 Curso LEC Semestre do plano de estudos 4 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 149 ECTS 5.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

Transportes. Transportation. Semestre do plano de estudos 1

Transportes. Transportation. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Transportes CU Name Código UC 706 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 120 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5; TP - 22,5

Leia mais

Road Construction. Semestre do plano de estudos 3

Road Construction. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Construção de Vias de Comunicação Rodoviárias CU Name Código UC 740 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 122 ECTS 4.5 Horas

Leia mais

Semestre do plano de estudos 1

Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Inglês CU Name Código UC 6 Curso LEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Gestão Duração Semestral Horas de trabalho 54 ECTS 2 Horas de contacto TP - 22,5 Observações n.a. Docente responsável

Leia mais

Construções Metálicas e Mistas. Steel and Mixed Constructions. Semestre do plano de estudos 2

Construções Metálicas e Mistas. Steel and Mixed Constructions. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Construções Metálicas e Mistas CU Name Código UC 715 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto

Leia mais

Hidráulica Urbana. Urban Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2

Hidráulica Urbana. Urban Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Hidráulica Urbana CU Name Código UC 725 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 164 ECTS 6 Horas de contacto T - 22,5; PL -

Leia mais

Topografia Aplicada. Applied Topography. Semestre do plano de estudos 1

Topografia Aplicada. Applied Topography. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Topografia Aplicada CU Name Código UC 736 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

Construção, Território e Ambiente. Construction, Planning and Environment. Semestre do plano de estudos 2

Construção, Território e Ambiente. Construction, Planning and Environment. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Construção, Território e Ambiente CU Name Código UC 11 Curso LEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 95 ECTS 3.5 Horas de contacto

Leia mais

PROGRAMA DAS UNIDADES CURRICULARES

PROGRAMA DAS UNIDADES CURRICULARES 1. Unidade Curricular (máx. 100 caracteres) Pós-produção de Vídeo Curricular Unit (máx. 100 caracteres) Video Post-production 2. Ciclo de Estudos (máx. 100 caracteres) CS - Comunicação Social (Licenciatura

Leia mais

Informática e Programação. Computer Science and Programming. Semestre do plano de estudos 1

Informática e Programação. Computer Science and Programming. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Informática e Programação CU Name Código UC 4 Curso LEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Informática Duração Semestral Horas de trabalho 135 ECTS 5 Horas de contacto TP - 67,5 Observações

Leia mais

FICHAS DE UNIDADES CURRICULARES

FICHAS DE UNIDADES CURRICULARES FICHAS DE UNIDADES CURRICULARES a. Unidade curricular Course unit title: Construção da Imagem Fílmica Construction of the Filmic Image Código: 01343927 Code: 01343927 b. ECTS: 5.0 c. Horas de contacto

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado Unidade curricular Mercados Financeiros I Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Rute Neto Cabrita

Leia mais

Estações de Tratamento de Água. Water Treatment Plants. Semestre do plano de estudos 2

Estações de Tratamento de Água. Water Treatment Plants. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Estações de Tratamento de Água CU Name Código UC 724 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 90 ECTS 3.5 Horas de contacto

Leia mais

Qualidade, Saúde e Segurança. Quality, Health and Safety. Semestre do plano de estudos 3

Qualidade, Saúde e Segurança. Quality, Health and Safety. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Qualidade, Saúde e Segurança CU Name Código UC 718 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 82 ECTS 3 Horas de contacto T -

Leia mais

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO)

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO) SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO) 1 Principal(ais) área(s) de estudo da qualificação: Engenharia Civil - Planeamento Urbanístico Engenharia Civil

Leia mais

Inválido para efeitos de certificação

Inválido para efeitos de certificação UNIDADE CURRICULAR: Blended Marketing CURRICULAR UNIT: Blended Marketing Ficha de Unidade Curricular DOCENTE RESPONSÁVEL E RESPETIVAS HORAS DE CONTATO NA UNIDADE CURRICULAR (PREENCHER O NOME COMPLETO):

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS Curricular Unit Plan ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. GESTÃO DE PROJECTOS INFORMÁTICOS Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010

Leia mais

Circulação e Tráfego. Semestre do plano de estudos 3

Circulação e Tráfego. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Circulação e Tráfego CU Name Código UC 739 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 133 ECTS 5 Horas de contacto T - 22,5; TP

Leia mais

Course Computer Science Academic year 2012/2013 Subject Social Aspects of Computers ECTS 5

Course Computer Science Academic year 2012/2013 Subject Social Aspects of Computers ECTS 5 Course Computer Science Academic year 2012/2013 Subject Social Aspects of Computers ECTS 5 Type of course Compulsory Year 2º Semester 2nd sem Student Workload: Professor(s) Natalia Gomes, Ascensão Maria

Leia mais

Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016

Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016 Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016 Instruções aos candidatos: (1) Preencher somente o número de inscrição em todas as folhas. (2) Usar caneta preta ou azul. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Leia mais

Estruturas de Suporte e Fundações I. Retaining Structures and Foundations I. Semestre do plano de estudos 1

Estruturas de Suporte e Fundações I. Retaining Structures and Foundations I. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Estruturas de Suporte e Fundações I CU Name Código UC 705 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 120 ECTS 4.5 Horas de contacto

Leia mais

Caminhos de Ferro. Semestre do plano de estudos 2

Caminhos de Ferro. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Caminhos de Ferro CU Name Código UC 737 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 121 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5; TP

Leia mais

Desenho e Computação Gráfica. Drawing and Computer-aided Design. Semestre do plano de estudos 2

Desenho e Computação Gráfica. Drawing and Computer-aided Design. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Desenho e Computação Gráfica CU Name Código UC 12 Curso LEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Informática Duração Semestral Horas de trabalho 163 ECTS 6 Horas de contacto TP - 67,5

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular 6.2.1.1. Unidade curricular: Curricular Unit: Ficha de Unidade Curricular Comunicação Multimédia (Desenvolvimento) Multimedia Communication (Development) 6.2.1.2. Docente responsável e respectivas horas

Leia mais

Ontology Building Process: The Wine Domain

Ontology Building Process: The Wine Domain Ontology Building Process: The Wine Domain João Graça, Márcio Mourão, Orlando Anunciação, Pedro Monteiro, H. Sofia Pinto, and Virgílio Loureiro Summary Context Ontology Wine Domain Existing Wine Ontologies

Leia mais

GLAURA NÍSYA DE OLIVEIRA CRUZ O NEFRON COMO UNIDADE PEDAGÓGICA

GLAURA NÍSYA DE OLIVEIRA CRUZ O NEFRON COMO UNIDADE PEDAGÓGICA GLAURA NÍSYA DE OLIVEIRA CRUZ O NEFRON COMO UNIDADE PEDAGÓGICA Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do Certificado do Curso de Especialização em Formação Docente em Medicina e Ciências

Leia mais

Ficha de unidade curricular Curso de Doutoramento

Ficha de unidade curricular Curso de Doutoramento Ficha de unidade curricular Curso de Doutoramento Unidade curricular História do Direito Português I (Doutoramento - 1º semestre) Docente responsável e respectiva carga lectiva na unidade curricular Prof.

Leia mais

Mestrado em Ciências Jurídicas Especialização em História do Direito 2015-16

Mestrado em Ciências Jurídicas Especialização em História do Direito 2015-16 Mestrado em Ciências Jurídicas Especialização em História do Direito Unidade curricular História do Direito Português I (1º sem). Docente responsável e respectiva carga lectiva na unidade curricular Prof.

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. FÍSICA APLICADA Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010 / 2011 Horas

Leia mais

Mecânica dos Sólidos III. Solid Mechanics III. Semestre do plano de estudos 3

Mecânica dos Sólidos III. Solid Mechanics III. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Mecânica dos Sólidos III CU Name Código UC 721 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 130 ECTS 5 Horas de contacto TP 45 Observações

Leia mais

Jornalismo Económico / Business and Economics Journalism

Jornalismo Económico / Business and Economics Journalism Ficha de Unidade Curricular [FUC] 1. Unidade curricular / Curricular Unit Jornalismo Económico / Business and Economics Journalism 2. Designação do Ciclo de Estudos em que se insere a Unidade Curricular

Leia mais

Inválido para efeitos de certificação

Inválido para efeitos de certificação Ficha de Unidade Curricular UNIDADE CURRICULAR: COMUNICAÇÃO MARKETING EM LíNGUA INGLESA CURRICULAR UNIT: ENGLISH FOR MARKETING COMMUNICATION DOCENTE RESPONSÁVEL E RESPETIVAS HORAS DE CONTATO NA UNIDADE

Leia mais

Gestão e Análise Financeira. Managment and Financial Analysis. Semestre do plano de estudos 5

Gestão e Análise Financeira. Managment and Financial Analysis. Semestre do plano de estudos 5 Nome UC Gestão e Análise Financeira CU Name Código UC 28 Curso LEC Semestre do plano de estudos 5 Área científica Gestão Duração Semestral Horas de trabalho 106 ECTS 4 Horas de contacto T - 22,5; TP -

Leia mais

2. Conhecer a diversidade e complexidade de temáticas que podem ser abrangidas por esta área de conhecimento.

2. Conhecer a diversidade e complexidade de temáticas que podem ser abrangidas por esta área de conhecimento. Ficha de Unidade Curricular 1. Unidade curricular / Curricular Unit Psicologia Geral / General Psychology 2. Designação do Ciclo de Estudos em que se insere a Unidade Curricular (com semestre e ano lectivo)

Leia mais

Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção. Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo

Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção. Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração 2012 Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo 1 Universidade de Aveiro Instituto

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação Ferramentas Digitais/Gráficas II Área Científica Design Gráfico e Multimédia Ciclo de Estudos Obrigatório Carácter: Obrigatório Semestre

Leia mais

Programa de Mobilidade Estudantil na Fatih University. Edital GCUB nº 001/2016. Acerca das iniciativas da Fatih e do GCUB

Programa de Mobilidade Estudantil na Fatih University. Edital GCUB nº 001/2016. Acerca das iniciativas da Fatih e do GCUB Programa de Mobilidade Estudantil na Fatih University Edital GCUB nº 001/2016 A Fatih University (Fatih) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no âmbito do Protocolo de Cooperação Internacional

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15

Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15 Ficha de Unidade Curricular Ano letivo 2014/15 Unidade curricular: / Curricular Unit: Sociologia da Comunicação Sociology of Communication Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 84 Ano Lectivo 2010

Leia mais

Design de Multimédia e Interacção

Design de Multimédia e Interacção índice 1. Interacção 1.1 Definições 2.1 Definições 2.2 Definições - diagrama 1 2.3 Definições - sumário 2.4 Princípios - diagrama 2 2.5 So, What is Interaction Design? Bibliografia 1. Interacção 1.1 Definições

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. COMPUTAÇÃO MÓVEL E UBÍQUA Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010

Leia mais

Hidráulica Aplicada. Applied Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2

Hidráulica Aplicada. Applied Hydraulics. Semestre do plano de estudos 2 Nome UC Hidráulica Aplicada CU Name Código UC 714 Curso MEC Semestre do plano de estudos 2 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO SUSTENTÁVEIS (2º CICLO)

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO SUSTENTÁVEIS (2º CICLO) SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO MESTRADO EM CONSTRUÇÃO E REABILITAÇÃO SUSTENTÁVEIS (2º CICLO) 1 Principal(ais) área(s) de estudo da qualificação: Engenharia Civil 2 Língua(s) de aprendizagem/avaliação:

Leia mais

Mecânica Aplicada. Applied Mechanics. Semestre do plano de estudos 3

Mecânica Aplicada. Applied Mechanics. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Mecânica Aplicada CU Name Código UC 18 Curso LEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 174 ECTS 6.5 Horas de contacto T - 45; TP -

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO UniversityofMinho 1974 (39 years) 2 Campi Campus de Gualtar (380.000 m 2 ) Braga Campus de Azurém (270.000 m 2 ) Guimarães Teaching 53 graduate courses 130 masters courses 22 PhD courses 18.500 students

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Direito - Profissionalizante

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Direito - Profissionalizante Unidade curricular Direito das Sociedades Comerciais Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito - Profissionalizante Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS Ficha da Unidade Curricular CURSO Mestrado em U.C. SISTEMAS INTEGRADOS DE Gestão Integrada da Qualidade,Ambiente e Segurança GESTÃO Horas presenciais

Leia mais

USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 USPTO No. 15143095 WORK PLAN FOR IMPLEMENTATION OF THE UNITED STATES PATENT AND

Leia mais

Ficha de Unidade de Formação Departamento: DCTI Área: Sistemas de Informação Activa nos Planos Curriculares: CET em TPSI

Ficha de Unidade de Formação Departamento: DCTI Área: Sistemas de Informação Activa nos Planos Curriculares: CET em TPSI Ficha de Unidade de Formação Departamento: DCTI Área: Sistemas de Informação Activa nos Planos Curriculares: CET em TPSI Estado: Aprovado Código: 00292 Nome (pt): Projecto de Sistemas de Informação Name

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. ENGENHARIA DE SOFTWARE I Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010 /

Leia mais

Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado Científico

Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado Científico Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado Científico Unidade curricular Direito Constitucional I Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular José Alberto de Melo Alexandrino

Leia mais

NCE/09/02327 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/02327 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/02327 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UNL + UCP 1.a. Descrição da Instituição

Leia mais

Banca examinadora: Professor Paulo N. Figueiredo, Professora Fátima Bayma de Oliveira e Professor Joaquim Rubens Fontes Filho

Banca examinadora: Professor Paulo N. Figueiredo, Professora Fátima Bayma de Oliveira e Professor Joaquim Rubens Fontes Filho Título: Direção e Taxa (Velocidade) de Acumulação de Capacidades Tecnológicas: Evidências de uma Pequena Amostra de Empresas de Software no Rio de Janeiro, 2004 Autor(a): Eduardo Coelho da Paz Miranda

Leia mais

Unidade curricular: Sistemas de Informação para a Gestão Nº horas: 75 ECTS: 7 1.º ano

Unidade curricular: Sistemas de Informação para a Gestão Nº horas: 75 ECTS: 7 1.º ano Licenciatura em Gestão (1º ciclo) First Cycle Degree in Management Unidade curricular: Sistemas de Informação para a Gestão Nº horas: 75 ECTS: 7 1.º ano Curricular Unit: Information Systems for Management

Leia mais

Estudar o Inglês Quando a Língua Materna é o Português/ Studying English as a Portuguese Native Speaker

Estudar o Inglês Quando a Língua Materna é o Português/ Studying English as a Portuguese Native Speaker Ficha de Unidade Curricular [FUC] 1 1. Unidade curricular / Curricular Unit Estudar o Inglês Quando a Língua Materna é o Português/ Studying English as a Portuguese Native Speaker 2. Designação do Ciclo

Leia mais

Gestão de Obras e Estaleiros. Semestre do plano de estudos 6

Gestão de Obras e Estaleiros. Semestre do plano de estudos 6 Nome UC Gestão de Obras e Estaleiros CU Name Código UC 32 Curso LEC Semestre do plano de estudos 6 Área científica Gestão Duração Semestral Horas de trabalho 136 ECTS 5 Horas de contacto T - 45; TP - 22,5

Leia mais

Inglês. Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Teste Intermédio de Inglês. Parte III Compreensão do oral. Entrelinha 1,5.

Inglês. Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Teste Intermédio de Inglês. Parte III Compreensão do oral. Entrelinha 1,5. Teste Intermédio de Inglês Parte III Compreensão do oral Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Inglês Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 15 minutos 22.02.2013 9.º Ano de Escolaridade

Leia mais

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012 Universidade do Minho Escola de Engenharia UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13 11 de outubro 2012 1 2 2 courses offered in the first semestre: Métodos de Investigação em Engenharia

Leia mais

Addition of Fields in Line Item Display Report Output for TCode FBL1N/FBL5N

Addition of Fields in Line Item Display Report Output for TCode FBL1N/FBL5N Addition of Fields in Line Item Display Report Output for TCode FBL1N/FBL5N Applies to: Any business user who uses the transactions FBL1N and FBL5N to display line item reports for vendors and customers.

Leia mais

Descritor ISCSP Subject File

Descritor ISCSP Subject File Unidade Orgânica Plano de Estudos Study Plan Tipo Type (Diurno ou Pós-laboral) Área Disciplinar/Científica Scientific Area Unidade Curricular Subject Docente(s) Lecturer(s) School of Social and Political

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010 / 2011

Leia mais

Ficha das Unidades Curriculares (UC)

Ficha das Unidades Curriculares (UC) Ficha das Unidades Curriculares (UC) Ano letivo/ Semestre: 1º ano, 2º semestre Programa Doutoral em: Sociologia 1. Unidade Curricular: Ciência na sociedade optatitva 2. Docente Responsável Horas de contato

Leia mais

Avaliação Imobiliária. Property Appraisal. Semestre do plano de estudos 3

Avaliação Imobiliária. Property Appraisal. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Avaliação Imobiliária CU Name Código UC 732 Curso MEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 125 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2014/2015

Ficha de Unidade Curricular 2014/2015 6.2.1.1. Unidade curricular: Curricular Unit: Ficha de Unidade Curricular 2014/2015 Gestão de Projetos Audiovisuais e Multimédia Audiovisual and Multimedia Project Management 6.2.1.2. Docente responsável

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática São Paulo 2010 JOÃO FÁBIO PORTO Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática

Leia mais

Water Quality and Pollution Control. Semestre do plano de estudos 1

Water Quality and Pollution Control. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Qualidade da Água e Controlo da Poluição CU Name Código UC 723 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de

Leia mais

Consultoria em Direito do Trabalho

Consultoria em Direito do Trabalho Consultoria em Direito do Trabalho A Consultoria em Direito do Trabalho desenvolvida pelo Escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados compreende dois serviços distintos: consultoria preventiva (o

Leia mais

PROGRAMA DAS UNIDADES CURRICULARES

PROGRAMA DAS UNIDADES CURRICULARES 1. Unidade Curricular (máx. 100 caracteres) Modelação de Dados Curricular Unit (máx. 100 caracteres) Data Modelling 2. Ciclo de Estudos (máx. 100 caracteres) Comunicação e Design Multimédia Study Cycle

Leia mais

PROPRIEDADE INDUSTRIAL E CONCORRÊNCIA DESLEAL

PROPRIEDADE INDUSTRIAL E CONCORRÊNCIA DESLEAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL E CONCORRÊNCIA DESLEAL / INDUSTRIAL PROPERTY AND UNFAIR COMPETITION provisório ELEMENTOS DA DISCIPLINA / COURSE DETAILS Docência/ Faculty Evaristo Mendes Ano Lectivo / Academic year:

Leia mais

Educação Vocacional e Técnica nos Estados Unidos. Érica Amorim Simon Schwartzman IETS

Educação Vocacional e Técnica nos Estados Unidos. Érica Amorim Simon Schwartzman IETS Educação Vocacional e Técnica nos Estados Unidos Érica Amorim Simon Schwartzman IETS Os principais modelos Modelo europeu tradicional: diferenciação no secundário entre vertentes acadêmicas e técnico-profissionais

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Controlo de Gestão de Projectos

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Controlo de Gestão de Projectos INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

Propriedade industrial e Concorrência Desleal

Propriedade industrial e Concorrência Desleal Propriedade industrial e Concorrência Desleal / industrial property and Unfair Competition ELEMENTOS DA DISCIPLINA / COURSE DETAILS Docência/ Faculty Evaristo Mendes Ano Lectivo / Academic year: 2015/2016

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 2º ano/3º semestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de

Leia mais

ADVOGADO-GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA: UM ESTUDO SOBRE A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOB A SUA PERSPECTIVA

ADVOGADO-GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA: UM ESTUDO SOBRE A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOB A SUA PERSPECTIVA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

Leia mais

Curricular Unit: Multivariate Statistic No. hours: 60 ECTS: 5 2nd. year

Curricular Unit: Multivariate Statistic No. hours: 60 ECTS: 5 2nd. year Licenciatura em Gestão (1º ciclo) First Cycle Degree in Management Unidade curricular: Estatística Multivariada Nº horas: 60 ECTS: 5 2.º ano Curricular Unit: Multivariate Statistic No. hours: 60 ECTS:

Leia mais

Erasmus Student Work Placement

Erasmus Student Work Placement Erasmus Student Work Placement EMPLOYER INFORMATION Name of organisation Address Post code Country SPORT LISBOA E BENFICA AV. GENERAL NORTON DE MATOS, 1500-313 LISBOA PORTUGAL Telephone 21 721 95 09 Fax

Leia mais

SAÚDE GLOBAL, SAÚDE DAS POPULAÇÕES E DETERMINANTES SOCIAIS / GLOBAL HEALTH, POPULATION HEALTH AND SOCIAL DETERMINANTS

SAÚDE GLOBAL, SAÚDE DAS POPULAÇÕES E DETERMINANTES SOCIAIS / GLOBAL HEALTH, POPULATION HEALTH AND SOCIAL DETERMINANTS SAÚDE GLOBAL, SAÚDE DAS POPULAÇÕES E DETERMINANTES SOCIAIS / GLOBAL HEALTH, POPULATION HEALTH AND SOCIAL DETERMINANTS 1. Unidade curricular: Saúde global, saúde das populações e determinantes sociais /

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular

Ficha da Unidade Curricular ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS CURSO Licenciatura em Engenharia Informática U.C. SISTEMAS DE BASES DE DADOS Ficha da Unidade Curricular Horas presenciais / Ano 56 Ano Lectivo 2010

Leia mais

Interoperability through Web Services: Evaluating OGC Standards in Client Development for Spatial Data Infrastructures

Interoperability through Web Services: Evaluating OGC Standards in Client Development for Spatial Data Infrastructures GeoInfo - 2006 Interoperability through Web Services: Evaluating OGC Standards in Client Development for Spatial Data Infrastructures Leonardo Lacerda Alves Clodoveu A. Davis Jr. Information Systems Lab

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Economia Digital / Digital Economy

Economia Digital / Digital Economy Ficha de Unidade Curricular [FUC] 1. Unidade curricular / Curricular Unit Economia Digital / Digital Economy 2. Designação do Ciclo de Estudos em que se insere a Unidade Curricular (com semestre e ano

Leia mais

學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表. Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura. Academic Research Grant Application Form

學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表. Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura. Academic Research Grant Application Form 澳 門 特 別 行 政 區 政 府 Governo da Região Administrativa Especial de Macau 文 化 局 Instituto Cultural 學 術 研 究 獎 學 金 申 請 表 ( 根 據 學 術 研 究 獎 學 金 規 章 第 九 條 第 一 款 ) Bolsas de Investigação Académica Boletim de Candidatura

Leia mais

e-lab: a didactic interactive experiment An approach to the Boyle-Mariotte law

e-lab: a didactic interactive experiment An approach to the Boyle-Mariotte law Sérgio Leal a,b, João Paulo Leal a,c Horácio Fernandes d a Departamento de Química e Bioquímica, FCUL, Lisboa, Portugal b Escola Secundária com 3.º ciclo Padre António Vieira, Lisboa, Portugal c Unidade

Leia mais

ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ANATEL AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES GERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E NUMERAÇÃO www.anatel.gov.br Visão geral do processo de certificação e homologação de produtos para telecomunicações no Brasil Lei

Leia mais

NCE/10/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/00806 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

Educação a Distância nas Universidades Corporativas:

Educação a Distância nas Universidades Corporativas: 1 Bruno Taranto Malheiros Educação a Distância nas Universidades Corporativas: Uma análise do desenvolvimento de Competências Individuais Comportamentais Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada

Leia mais

Quero agradecer à minha família e amigos, por todo o apoio, incentivo e compreensão ao longo desta etapa, marcada por muitos sacrifícios e angústias.

Quero agradecer à minha família e amigos, por todo o apoio, incentivo e compreensão ao longo desta etapa, marcada por muitos sacrifícios e angústias. Agradecimentos Quero agradecer à minha família e amigos, por todo o apoio, incentivo e compreensão ao longo desta etapa, marcada por muitos sacrifícios e angústias. Um agradecimento muito especial à minha

Leia mais

NCE/11/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/11/01206 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

Serviço Social VII: Administração e gestão de serviços sociais. 6 ECTS Social work VII: Social services administration and management

Serviço Social VII: Administração e gestão de serviços sociais. 6 ECTS Social work VII: Social services administration and management Ficha de Unidade Curricular [FUC] 1. Unidade curricular / Curricular Unit (com ECTS) Serviço Social VII: Administração e gestão de serviços sociais 6 ECTS Social work VII: Social services administration

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular Ano lectivo 2014/15

Ficha de Unidade Curricular Ano lectivo 2014/15 Ficha de Unidade Curricular Ano lectivo 2014/15 Unidade curricular: Curricular Unit: Laboratório de Aplicações Interactivas Interactive Application Lab Docente responsável e respectivas horas de contacto

Leia mais

Lucyana Vergara Ferreira Portugal. O trabalho infantil e o PETI na área urbana do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado

Lucyana Vergara Ferreira Portugal. O trabalho infantil e o PETI na área urbana do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado Lucyana Vergara Ferreira Portugal O trabalho infantil e o PETI na área urbana do Rio de Janeiro Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo

Leia mais

Física Aplicada à Engenharia Civil. Physics Applied to Civil Engineering. Semestre do plano de estudos 3

Física Aplicada à Engenharia Civil. Physics Applied to Civil Engineering. Semestre do plano de estudos 3 Nome UC Física Aplicada à Engenharia Civil CU Name Código UC 15 Curso LEC Semestre do plano de estudos 3 Área científica Física e Química Duração Semestral Horas de trabalho 110 ECTS 4 Horas de contacto

Leia mais

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. SAMPLE SIZE DETERMINATION FOR CLINICAL RESEARCH

UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Dr Carlos Isaia Filho Ltda. SAMPLE SIZE DETERMINATION FOR CLINICAL RESEARCH SAMPLE SIZE DETERMINATION FOR CLINICAL RESEARCH Duolao Wang; Ameet Bakhai; Angelo Del Buono; Nicola Maffulli Muscle, Tendons and Ligaments Journal, 2013 Santiago A. Tobar L., Dsc. Why to determine the

Leia mais

COMITÊ DO ESPECTRO PARA RADIODIFUSÃO - CER SPECTRUM DAY 16.08.2011 A REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO USO DA FAIXA DE 3,5 GHZ UMA NECESSIDADE COMPROVADA.

COMITÊ DO ESPECTRO PARA RADIODIFUSÃO - CER SPECTRUM DAY 16.08.2011 A REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO USO DA FAIXA DE 3,5 GHZ UMA NECESSIDADE COMPROVADA. COMITÊ DO ESPECTRO PARA RADIODIFUSÃO - CER SPECTRUM DAY 16.08.2011 A REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO USO DA FAIXA DE 3,5 GHZ UMA NECESSIDADE COMPROVADA. PAULO RICARDO H. BALDUINO 0 Conteúdo 1. Introdução

Leia mais

Betão Estrutural II. Structural Concrete II. Semestre do plano de estudos 1

Betão Estrutural II. Structural Concrete II. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Betão Estrutural II CU Name Código UC 707 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 124 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MEDIAÇÃO, ARBITRAGEM E INDISPONIBILIDADE DE DIREITOS Aplicação da Lei nº 9.307/96:

Leia mais

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 1. Parte 1 Objectivos, valor e designação das bolsas 1.1. O programa PARSUK Xperience pretende dar a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado em Portugal

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2014/2015

Ficha de Unidade Curricular 2014/2015 6.2.1.1. Unidade curricular: Curricular Unit: Ficha de Unidade Curricular 2014/2015 Design de Identidade Identity design 6.2.1.2. Docente responsável e respetivas horas de contacto na unidade curricular

Leia mais