PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS"

Transcrição

1 PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS 1 ÁREA DE CREDENCIAMENTO/SUBÁREA Área Planejamento Empresarial; Subáreas Planejamento Estratégico. 2 PROJETO/AÇÃO Linha de Ação FAPESB: Programa de Apoio à Competitividade Empresarial - BAHIA INOVAÇÃO 3 - PERÍODO SUGERIDO DE REALIZAÇÃO DA OFICINA Início: Novembro/ Término: Abril/ Horas/Oficina: 380h 4 PÚBLICO-ALVO Representantes das 22 empresas contratadas no Edital 029/2013 TECNOVA (até 02 representantes por empresa), ou seja, 44 pessoas. 5 LOCAL DE REALIZAÇÃO A oficina com aula coletiva será realizado em Salvador, mas, os atendimentos individuais devem ser realizados nas cidades onde as empresas contratadas estão instaladas, como Salvador (17 empresas) Ilhéus (1 empresa), Itabuna (1 idades onde as empresas contratadas estão instaladas, como Salvador (17 empresas) Ilhéus (1 empresa), Feira de Santana (2 empresas) e Juazeiro (1 empresa). 6 OBJETIVO DA OFICINA Realizar mentoria que tem por objetivo fomentar o interesse, bem como contribuir para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico para o projeto apoiado da empresa no Edital 029/2013. Para o ano de, estão sendo previstas atividades de construção prévia de conhecimento sobre o assunto, além de consultoria especifica de pesquisa, mapeamento e tomada de decisão referentes a este tema, visando garantir que a etapa conclusiva do planejamento, em, seja exitosa e possa contribuir de forma efetiva para o sucesso dos negócios de cada empresa. 7 JUSTIFICATIVA DA OFICINA Executar as ações previstas de Contrapartida do Estado Bahia no Plano de Trabalho no Convênio n , celebrado entre FAPESB e FINEP cujo objetivo foi apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica de empresas baianas. Com a oferta da mentoria, com foco em planejamento estratégico, será potencializado o desenvolvimento dos negócios das empresas, bem como permitir um aprimoramento das ações de planejamento futuro das empresas.

2 8 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS a) Desenvolver a atividades coletivas de alinhamento com todas as empresas contratadas do Edital 029/2013, através de workshops que deve abordar os itens que serão trabalhados em atendimentos individuais futuros, de modo a possibilitar que eles criem um conteúdo para elaboração de seus próprios planejamentos estratégicos, mostrando a importância e com conteúdo descrito abaixo: 1 Diagnóstico Estratégico 1.1 Identificação da Visão 1.2 Análise Externa 1.3 Análise Interna 1.4 Análise dos Concorrentes 2 Missão da Empresa 2.1 Estabelecimento da Missão da Empresa 2.2 Estabelecimento dos Propósitos Atuais e Potenciais 2.3 Estruturação e Debate de Cenários 2.4 Estabelecimento da Postura Estratégica 2.5 Estabelecimento das Macroestratégias e Macropolíticas 3. Definição da Missão 3.1 Internalização e definição do Negócio core business da empresa 3.2 Missão 4. Análise do Ambiente Externo 4.1 Análise macroambiental 4.2 Os públicos 4.3 Análise do Ambiente Interno 5 Elaboração de Filosofias e Políticas 5.1 Filosofias 5.2 Políticas 6 Definição dos Objetivos 7 Seleção de Estratégias 8 Formulação de Metas e Ações Setoriais 9 Elaboração do Orçamento 10 Definição de Parâmetros de Avaliação 10.1 Formulação de um Sistema de Gerenciamento de Responsabilidades 11 Formas de Implantação b) Participar das reuniões individuais com os representantes das empresas, de modo a estabelecer metas e objetivos para os mesmos, nestes 6 meses de atividades; c) Analisar o negócio ou direcionamento de cada empresa, visando ajustar o foco para que o plano do negócio e o planejamento estratégico sejam convergentes; d) Orientar as empresas na busca e estruturação das informações necessárias para a construção do planejamento estratégico das mesmas, de forma que possam ser entregues ao final do período, como material prévio para (se for o caso), futuramente ser utilizado por um especialista para um desenvolvimento de um planejamento estratégico completo; e) Elaborar e estruturar um cronograma de encadeamento das prioridades e das etapas determinadas ao longo do processo, para ser desenvolvido com cada empresa, como subsequente material estruturante para empresa posicionar futuramente melhor o seu(s) negócio (s); f) Orientar e acompanhar a elaboração do planejamento estratégico pelas empresas apoiadas; g) Produzir relatórios mensais das atividades desenvolvidas com às empresas e pelas empresas (com base no cronograma proposto no item a desta lista de atividades a ser desenvolvidas), que deem suporte ao monitoramento pela FAPESB e FINEP.

3 9 ENTREGAS (RESULTADOS A SEREM APRESENTADOS PELO CREDENCIADO) NOVEMBRO - Relatório de Acompanhamento, contendo as atividades coletivas desenvolvidas e alinhamento com todas as empresas, através de workshop(s) que deve abordar os itens que serão trabalhados em atendimentos individuais futuros, como: Elaboração do cronograma do trabalho, com detalhamento das ações e apresentação do conteúdo que será trabalhado de forma coletiva ao longo de todo período da contratação. Realização de workshop, abordando conteúdo das atividades 1 à 11 (descritas no tópico 8 item a deste plano de trabalho). DEZEMBRO - Relatório de Acompanhamento Mensal, contendo as atividades desenvolvidas JANEIRO - Relatório de Acompanhamento Mensal, contendo as atividades desenvolvidas FEVEREIRO - Relatório de Acompanhamento Mensal, contendo as atividades desenvolvidas MARÇO - Relatório de Acompanhamento Mensal, contendo as atividades desenvolvidas com às empresas e que ABRIL - Relatório Final de Acompanhamento, contendo as atividades desenvolvidas junto às empresas, ao longo do período da consultoria. Entrega do planejamento estratégico elaborado por cada empresa de cada empresa, acrescido de nota técnics (elaborada pelo mentor) indicando as adequações necessárias. 10 RESULTADOS ESPERADOS E INDICADORES Um planejamento estratégico elaborado pelas próprias empresas com mentoria de especialista contratado para acompanhar a oficina, sendo este estruturado e definido para que se possa estabelecer com êxito as metas e os objetivos das empresas; Validação dos projetos e respectivamente a organização mais profissional dos modelos de negócios propostos por cada empresa; Relatórios mensais que embasem a construção do planejamento estratégico e que possam embasar e orientar a FAPESB e FINEP no acompanhamento das atividades. 11 CONSIDERAÇÕES Com intuito de facilitar o fluxo de informações atualizadas produzidas pelo especialista da oficina na empresa, será instituído um formato de comunicação onde este deverá prestar contas dos agendamentos realizados com as empresas, de forma que a FAPESB possa ter acesso facilitado as assessorias sempre que lhe convier. O consultor, também, deverá estabelecer uma dinâmica de feedback para a FAPESB, sempre que possível, ao final da assessorias realizadas.

4 12 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DETALHADAS/QUANTIDADE DE HORAS DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES/ MESES NOV DEZ JAN FEV MAR ABR 1. Elaboração do cronograma do trabalho, com detalhamento das ações e apresentação do conteúdo que será trabalhado de forma coletiva ao longo de todo período da contratação Realização de workshop, abordando conteúdo das atividades 1 à 11 (descritas no tópico 8 item "a" deste plano de trabalho) Fornecer mentoria as empresas de modo a desenvolver um planejamento estratégico, de forma a qualificar as empresas no desenvolvimento de suas ações de marketing e de forma estratégica. 4. Elaboração de Relatórios Mensais de Acompanhamento das atividades desenvolvidas com às empresas que permitam a FAPESB e FINEP compreender claramente o andamento dos trabalhos, dificuldades encontradas e aspectos relatados pela empresa. 5. Relatório Final de Acompanhamento, contendo as atividades desenvolvidas junto às empresas, ao longo do período da Oficina. 6. Entrega do relatório individual contendo os elementos do plano estratégico elaborado por cada empresa, acrescidos de nota técnica (elaborada pelo mentor) indicando as adequações necessárias TOTAL DE HORAS/MÊS CRONOGRAMA DE ENTREGAS/PRAZOS MÊS ENTREGAS NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO Relatório de Acompanhamento Mensal contendo as atividades desenvolvidas com às empresas e que Como: Elaboração do cronograma do trabalho, com detalhamento das ações e apresentação do conteúdo que será trabalhado de forma coletiva ao longo de todo período da contratação. Realização de workshop, abordando conteúdo das atividades 1 à 11 (descritas no tópico 8 item a deste plano de trabalho). Slides utilizados no workshop e roteiro do trabalho que será desenvolvido pelas empresas.. documentos técnicos elaborados (levantamentos, planos, planejamentos, projetos, súmulas, etc). Evidências: Registro de cada atendimento realizado por empresa com assinatura do(s) responsável parceiros,

5 ABRIL reuniões com a Gestão do projeto, empresários e demais reuniões necessárias e documentos técnicos elaborados (levantamentos, planos, planejamentos, projetos, súmulas, etc.). Relatório de Acompanhamento Mensal, contendo as atividades desenvolvidas junto às empresas, ao longo do período da consultoria. Entrega do relatório individual contendo os elementos do plano estratégico elaborado por cada empresa, acrescidos de nota técnica (elaborada pelo mentor) indicando as adequações necessárias. Evidências: Relatório Final da Oficina 14 PERFIL DO PROFISSIONAL Profissional com habilitação na Área: Planejamento Empresarial e Subárea: Planejamento Estratégico e experiência e atuação na construção, validação e desenvolvimento de planejamento estratégico de projetos inovadores. Será requerida deste consultor a visão sistêmica sobre funcionamento de uma empresa, cuja busca por um modelo de negócio repetível e escalável é a base da sua existência. Define-se como importante, também, que o consultor possua habilidade para realizar dinâmicas coletivas, articulação entre empresas, além de perfil dinâmico e proativo.

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR LOCAL PARA ATUAÇÃO NO PROJETO QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO A PARTIR DAS PORTAS DE ENTRADA DO SUS - POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) 1. TÍTULO DO PROJETO Qualificação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Processo seletivo simplificado de Consultores Locais para atuação no projeto Qualificação das práticas de cuidado a partir das 1. TÍTULO DO PROJETO: Qualificação das práticas de cuidado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado..

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado.. TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução do projeto Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização. A (O)

Leia mais

Para o turista chegar e querer voltar, o empresário tem que querer melhorar. MEDE - Turismo: inovação e competitividade com foco em resultados.

Para o turista chegar e querer voltar, o empresário tem que querer melhorar. MEDE - Turismo: inovação e competitividade com foco em resultados. Para o turista chegar e querer voltar, o empresário tem que querer melhorar. MEDE - Turismo: inovação e competitividade com foco em resultados. O MEDE é um plano de atendimento especializado do SEBRAE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades.

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades. TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado à partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA. 20 de junho de 2007 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR 1ª REUNIÃO COM OS GRUPOS DE COMPETÊNCIA 20 de junho de 2007 Pauta Síntese do processo de Planejamento Estratégico Plano Diretor 2007 2011 Fase II: Implementação do Plano

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 Regulamento IMPACTA RN O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte SEBRAE/RN torna pública a abertura

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

IMPLANTAÇÃO CERNE 2. Mensuração: T0 (X ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017

IMPLANTAÇÃO CERNE 2. Mensuração: T0 (X ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017 IMPLANTAÇÃO CERNE 2 Mensuração: T0 ( ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017 DADOS DA INCUBADORA NOME: INCUBADORA TECNOLÓGICA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ ENDEREÇO:

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 138.17 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 138.17 sob contratação em

Leia mais

Eliana Sá 10/04/2014

Eliana Sá 10/04/2014 Eliana Sá 10/04/2014 Sistema Indústria Federal CNI SESI DN Estadual Federações de Indústrias SESI DR SENAI DN SENAI DR IEL NC IEL NR Desenvolvimento Empresarial Fonte imagem: http://miyashita.com.br/?id=119&m=387.

Leia mais

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade Objetivo do programa Desenvolvimento competitivo e sustentável Produtividade Promoção de parcerias estratégicas Valor agregado Ganho de qualidade Contextualização Os 3 Pilares para o desenvolvimento da

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás

Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás Escopo de trabalho para elaboração de material e treinamento junto as OSCs do município de Catalão - Goiás 1. Antecedentes Global Communities está buscando empresas parceiras com experiência na elaboração

Leia mais

Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima

Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima 1. INTRODUÇÃO Este documento tem o propósito de estabelecer condições para a contratação

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CHAMADA PUBLICA SIMPLIFICADA - CDT/UnB nº4/03 O convênio de Cooperação Técnica e Financeira CDT/SEBRAE número 04/0 para Implantação

Leia mais

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Coaching Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO Termo de Referência (TR) para contratação da Consultoria para apoio à revisão e estruturação das Ferramentas Pedagógicas da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu: Revisão do Projeto Político Pedagógico;

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL InfoGOV Bases de Dados Governamentais Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante:

Leia mais

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos:

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: Programa CENTELHA Plano de Trabalho Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: a) Plano de estabelecimento de redes de atores, visando ampliar a divulgação, prospecção

Leia mais

2.1 Os Projetos de modelos de negócios inovadores deverão estar formalizados como empresas, na forma da Lei, em qualquer das modalidades a seguir:

2.1 Os Projetos de modelos de negócios inovadores deverão estar formalizados como empresas, na forma da Lei, em qualquer das modalidades a seguir: CHAMADA DE PROJETOS Modalidade STARTUPS DIGITAIS 2017 PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO SEBRAE EDS (Economia Digital Para Startups) DE APOIO AS SOLUÇÕES DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA JUNTO AOS POTENCIAIS EMPRESÁRIOS

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO TECNOLOGIA EM Gestão de Tecnologia da Informação. JUN/2012 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA...

Leia mais

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho

Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores. Plano de trabalho Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Subprograma de Empresas Juniores Plano de trabalho 2016-2017 1. JUSTIFICATIVA O Subprograma de Empresas Juniores, vinculado ao PDI PROGRAMA 10 PROGRAMA UNESP

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

Plano de Ação Setorial. Alimentos e Bebidas MAIO/2015. Realização Parceria

Plano de Ação Setorial. Alimentos e Bebidas MAIO/2015. Realização Parceria Plano de Ação Setorial Alimentos e Bebidas MAIO/2015 Realização Parceria Rede CIN Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios: Promove a internacionalização de empresas brasileiras por meio

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Resultados das ações do NIT-UESC (2016) Eventos e capacitações Eventos e capacitações 8 eventos do Programa Ideação e Empreendedorismo Oficina: Análise e Pesquisa

Leia mais

Segue abaixo Convocação para a Certificação da Capacidade Técnica referente à Equipe Técnica da empresa RCL Planejamento e Assessoria Ltda.

Segue abaixo Convocação para a Certificação da Capacidade Técnica referente à Equipe Técnica da empresa RCL Planejamento e Assessoria Ltda. SEBRAE/PR - Edital 01/2017 Credenciamento de Pessoas Jurídicas para Prestação de Serviços de Consultoria, Conteudista, Coaching, Mentoria, Instrutoria e/ou Tutoria CONVOCAÇÃO 2ª FASE: CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE

Leia mais

O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA)

O Processo de Elaboração Participativa do Termo de Referência (TR) do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB/BA) Mesa Redonda: Planejamento na área de Saneamento Básico: Plansab, o Plano Estadual de Saneamento Básico e os desafios para a universalização. 14h00 às 16h00 O Processo de Elaboração Participativa do Termo

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Assistente TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO Analista de Negócio OEI/TOR/FNDE/CGETI Nº /09 1. Número

Leia mais

PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019

PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019 PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019 CHAMADA PÚBLICA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE STARTUPS 1. APRESENTAÇÃO O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), através da Unidade de Cultura

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

PROPOSTA DE SERVIÇO PS-027/09

PROPOSTA DE SERVIÇO PS-027/09 PROPOSTA DE SERVIÇO PS-027/09 1. TÍTULO Implantação Coletiva de Sistema de Gestão da Qualidade das Empresas de Tecnologia da Informação SGQ-TEC. 2. CLIENTE Grupo de Empresas de Tecnologia da Informação.

Leia mais

ANEXO II DA RESOLUÇÃO CS nº 9/2019, que INSTITUI REGRAS PARA A INCUBADORA DO IFES (Referência: artigo 16º, 1º)

ANEXO II DA RESOLUÇÃO CS nº 9/2019, que INSTITUI REGRAS PARA A INCUBADORA DO IFES (Referência: artigo 16º, 1º) ITEM ANEXO II DA RESOLUÇÃO CS nº 9/2019, que INSTITUI REGRAS PARA A INCUBADORA DO IFES (Referência: artigo 16º, 1º) QUADRO DE COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS QUE FORMAM OS NÚCLEOS INCUBADORES COMPETÊNCIAS 01 DIRETRIZES

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Consultoria para otimização de documentos, materiais e publicações da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) Categoria: Sênior TERMOS DE

Leia mais

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):

NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ): NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:

Leia mais

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário Atividades - Ações que os executores realizam para alcançar os resultados. O gerenciamento deve garantir que as atividades gerem os resultados

Leia mais

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008 PROJETO START EXPORT/PAIIPME Florianópolis, 28/11/2008 Estrutura da Apresentação ü Histórico ü Fundamentos ü Público-alvo ü Descrição do produto ü Etapas de desenvolvimento na empresa ü Principais benefícios

Leia mais

META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA

META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA UFMT META 5 - PROGRAMA EM EXCELÊNCIA DE GESTÃO PÚBLICA NÚCLEO C - MELHORIA DE GESTÃO Alexandre Martins dos Anjos Débora E. Pedrotti Mansilla Cuiabá -MT 2017 Versão do Documento: 1.0 METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO,

Leia mais

Roniberto Morato do Amaral

Roniberto Morato do Amaral Roniberto Morato do Amaral Comitê Gestor Gestor do NIC/ENTIDADE NIC/POLO UTIC Demandas Diversidade de usuários Produtos de informação Biblioteca digital Fórum Rumores Indicadores Produtos de Inteligência

Leia mais

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES Programa Gestão Estratégica de Pessoas Projeto Corporativo BNDES CONTEXTO Desafios novos e crescentes Produtividade 1950 1960 Infraestrutura Econômica - Siderurgia Indústrias de Base - Bens de Consumo

Leia mais

Situação FABRICA ESPERANÇA / CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Março/Abril 2014 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES

Situação FABRICA ESPERANÇA / CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Março/Abril 2014 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES Consultor de Comunicação e Responsabilidade Social: Eden dos Santos Carvalho RESUMO DS TIVIDDES: Situação Nº tividade Objetivo - Em ndamento C- Concluído 1 Criação do certificado/selo de RS da fabrica

Leia mais

PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019

PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019 PROGRAMA STARTUP SP 1º SEMESTRE 2019 CHAMADA PÚBLICA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE STARTUPS 1. APRESENTAÇÃO O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), através da Unidade de Cultura

Leia mais

SEBRAE/PR Edital 01/2017 COMUNICADO 03

SEBRAE/PR Edital 01/2017 COMUNICADO 03 SEBRAE/PR Edital 01/2017 COMUNICADO 03 (Publicado em 23/05/2018) CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, CONTEUDISTA, COACHING, INSTRUTORIA, MENTORIA E/OU TUTORIA O

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR POR PRODUTOS OEI/BRA 09/005 - Desenvolvimento da Gestão Estratégica do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 2. JUSTIFICATIVA

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 2. JUSTIFICATIVA TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO O objeto deste Termo de Referência é a contratação de serviços de consultoria especializada para a implantação de processos de modernização do atendimento presencial ao cidadão,

Leia mais

INSTITUTO EUVALDO LODI

INSTITUTO EUVALDO LODI INSTITUTO EUVALDO LODI Integra o Sistema Indústria juntamente com CNI, SESI, SENAI e Federações Tem o compromisso com o aumento da competitividade da indústria brasileira Atua na Gestão Empresarial e capacitação

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - SMI Nº 002/2019 Serviços de Consultoria Individual

SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - SMI Nº 002/2019 Serviços de Consultoria Individual SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - SMI Nº 002/2019 Serviços de Consultoria Individual BRASIL Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CAR Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO 0 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ESCOLA DE NEGÓCIOS FACULDADES PROJEÇÃO MATRIZ CURRICULAR 2015/1 Brasília DF, 2015 1 CAPÍTULO

Leia mais

Solicitação de Manifestação de Interesse (MI) para Assessoria de Empresa de Engenharia Especializada. EOI Ref. No: (MI BRPC )

Solicitação de Manifestação de Interesse (MI) para Assessoria de Empresa de Engenharia Especializada. EOI Ref. No: (MI BRPC ) Solicitação de Manifestação de Interesse (MI) para Assessoria de Empresa de Engenharia Especializada EOI Ref. No: () Solicitação de Manifestação de Interesse Assessoria de Empresa de Engenharia Especializada

Leia mais

Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização e globalização

Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização e globalização Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização Eixos Estratégicos de Internacionalização Processos Internos Portfólio/Produtos e Serviços Mercado/

Leia mais

DIREÇÃO DE APOIO AO INVESTIMENTO

DIREÇÃO DE APOIO AO INVESTIMENTO DIREÇÃO DE APOIO AO INVESTIMENTO Turismo em Portugal Importância na economia portuguesa. Um setor competitivo e com relevância crescente na economia de Portugal. 11,4Mm Receitas Turísticas (2015, BdP)

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 2019

TERMO DE REFERÊNCIA 2019 TERMO DE REFERÊNCIA 2019 Projeto: GCF Valorizando as florestas de Mato Grosso Atividade: 3.1 Levantamento socioprodutivo e Ambiental em terras indígenas Código gerencial: 61987 1 CONTEXTO Mato Grosso é

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 1 Nome do Projeto 2 Código Projeto Fiscalização do Exercício e Atividade Profissional 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto João Augusto de Lima Estratégico 5 Gestor(a) 6 Programa Igor de Mendonça Fernandes

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL. Categoria: Pesquisador Sênior TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Censo (demográfico e de trajetória profissional) de servidores públicos federais membros das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Leia mais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais MBA Marketing Digital e Mídias Sociais Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais. Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2015

PLANO DE TRABALHO 2015 PLANO DE TRABALHO 2015 1 A ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA FADBA A (ASPED) da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) se configura como uma área comprometida prioritariamente com a execução do Projeto Pedagógico

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Assistente local 1.Projeto: FORTALECIMENTO DO PAPEL DO SETOR CULTURAL

Leia mais

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Diretoria Administrativo e Financeira Diretor: Vitor Bahia Apresentação

Leia mais

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI

EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI EDITAL GC Nº 001/2018 Seleção para Contratação de Consultoria Especializada em Gestão e Monitoramento do Projeto Pessoa Jurídica - MEI 1. PROJETO: Local. 2. OBJETO DA CONTRATAÇÃO: Contratação de consultoria

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO PROCESSO SELETIVO 00/0 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PERFIL DO CARGO Cargo: Coordenador

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 11/2019 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços especializados, através do Edital de Credenciamento nº 01/2018 do SEBRAE/RS,

Leia mais

PROJETOS APOIADOS SISTEMA CACB E PARCEIROS

PROJETOS APOIADOS SISTEMA CACB E PARCEIROS PROJETOS APOIADOS SISTEMA CACB E PARCEIROS AL INVEST 5.0 03 grandes blocos focados no empoderamento feminino: Mentoring para Mulheres AÇÃO FOCO META Desenvolvimento de negócio, mulheres na política e mulheres

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MODELO DE GESTÃO Estratégia de Governança Digital 1. OBJETIVO

Leia mais

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E

OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E OPORTUNIDADE Nº 009/2018 PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA PARA PROJETO DE CAPACITAÇÃO E PEQUENOS SUBSÍDIOS PARA APOIAR MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA FEVEREIRO-2018

Leia mais

PROGRAMA STARTUP SP 2º SEMESTRE 2019

PROGRAMA STARTUP SP 2º SEMESTRE 2019 PROGRAMA STARTUP SP 2º SEMESTRE 2019 CHAMADA PÚBLICA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE STARTUPS 1. APRESENTAÇÃO O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), através da Unidade de Cultura

Leia mais

Programa Ensino Integral

Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: GUIA DE APRENDIZAGEM Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO GUIA DE APRENDIZAGEM Definição: O Guia de Aprendizagem é um instrumento de gestão que se destina fundamentalmente

Leia mais

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012.

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012. Prospecção Tecnológica 30 de agosto de 2012. A ação será executada por: A Equipe O Projeto Prospecção Tecnológica Objetivo Possibilitar a implantação de novas tecnologias que permitam redução de custos,

Leia mais

SEBRAE/PR - Edital 01/2017

SEBRAE/PR - Edital 01/2017 SEBRAE/PR - Edital 01/2017 Credenciamento de Pessoas Jurídicas para Prestação de Serviços de Consultoria, Conteudista, Coaching, Mentoria, Instrutoria e/ou Tutoria HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final Prazo para envio de candidaturas: 05 de Julho 1. Unidade

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM DESIGN PARA POLO MOVELEIRO DE MARCO

OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM DESIGN PARA POLO MOVELEIRO DE MARCO OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM DESIGN PARA POLO MOVELEIRO DE MARCO 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECIFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas...

Leia mais

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP

EDITAL N 014/ Endereço: Dr Oswaldo Cruz Casa Oswaldo Cruz -São Luiz do Paraitinga - SP EDITAL N 014/18 Contratação de Serviços Especializados em Assessoria em Comunicação Projeto Nosso Paraitinga Diálogos Roda D Agua AKARUI FEHIDRO 2016 ps-361 - Contrato 032/2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO

Leia mais

EDITAL 01/ Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP InovaGrad-USP

EDITAL 01/ Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP InovaGrad-USP EDITAL 01/2018-2019 Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP InovaGrad-USP DISPÕE SOBRE O EDITAL 01/2018-2019 DO PROGRAMA INOVAGRAD-USP QUE VISA A ESTIMULAR A CAPACIDADE DE

Leia mais

CONSULTORIA SISTÊMICA & SENAI-CETIQT

CONSULTORIA SISTÊMICA & SENAI-CETIQT CONSULTORIA SISTÊMICA & SENAI-CETIQT DESENVOLVIMENTO DO CURSO DE CONSULTORIA SISTÊMICA FORMAÇÃO DO GRUPO DE CONSULTORIA SISTÊMICA REALIZAÇÃO DO CURSO PERÍODO : 7 semanas - 160 horas LOCAL : instalações

Leia mais

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Bahia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Bahia EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO ANEXO I CADERNO - PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO O Programa Negócio a Negócio (NAN) é um programa de âmbito nacional que tem por objetivo auxiliar microempreendedores individuais

Leia mais

SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE MOSE COMPETENCE QUER MELHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA?

SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE MOSE COMPETENCE QUER MELHORAR OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA? SELO DE QUALIDADE SINDRATAR-PE QUER MELHORAR OS MOSE COMPETENCE RESULTADOS DA SUA EMPRESA? O QUE É A MOSE 1º Certificação do mundo com foco em performance e pequenas organizações A certificação MOSE Competence

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Belém 3 de abril de 2012 Políticas Públicas de apoio ao desenvolvimento

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento

APLs como Estratégia de Desenvolvimento APLs como Estratégia de Desenvolvimento Os Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais: Estrutura, Parceiros e Compromissos com o Desenvolvimento Fabiany Made e Vellasco Coordenação Geral

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA PARA FORMAÇÃO DA REDE PARTICIPATIVA EM SAÚDE SILVESTRE 1. CONTEXTO O "Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Primeira reunião com os Grupos Temáticos 24 de maio de 2006 Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Depto. Política Científica e Tecnológica da

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN

ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN ANEXO III DA RESOLUÇÃO 009/09/DPR GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO - GPLAN 1.0 Objetivo Promover o planejamento físico-financeiro, acompanhamento e controle das ações de implantação, ampliação e melhoria

Leia mais