a) Pressuposto para a existência do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP) é a posse ou detenção legítima da coisa pelo agente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) Pressuposto para a existência do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP) é a posse ou detenção legítima da coisa pelo agente."

Transcrição

1 Os candidatos que já largaram na frente nos estudos para o concurso da Polícia Civil e estão se preparando contam com um teste da disciplina de Direito Penal e Direito Processual Penal. As questões foram elaboradas pelo professor Renan Araujo que leciona no curso Estratégias Concursos. 1) Um dos princípios basilares do Direito Penal moderno e fundamental no Estado Democrático de Direito é o princípio da legalidade ou da reserva legal, previsto no art. 5º, XXXIX, da Constituição da República. Como consequência da adoção desse princípio, pode-se dizer: a) que, se o legislador deixar de observar o princípio da taxatividade, a lei penal será considerada inconstitucional. b) que o tipo penal poderá ser criado por meio de lei (Congresso Nacional) e medida provisória (Presidência da República). c) que a lei penal não poderá retroagir para regular condutas praticadas antes de sua vigência. d) que está vedado ao legislador criar tipos penais cujo conteúdo seja complementado por outras leis ou atos normativos. COMENTÁRIOS: Do princípio da legalidade pode se extrair que, se o legislador deixar de observar o princípio da taxatividade, a lei penal será considerada inconstitucional, por não conter uma descrição minimamente razoável da conduta criminalizada, violando a segurança jurídica. As demais alternativas estão erradas, pois os tipos penais não poderão ser criados por meio de medida provisória. Além disso, a lei penal poderá retroagir para regular condutas praticadas antes de sua vigência, quando for favorável ao acusado. Por fim não está vedado ao legislador criar tipos penais cujo conteúdo seja complementado por outras leis ou atos normativos (as chamadas normas penais em branco). Gabarito: A 2) Em relação ao crime de peculato, assinale a afirmativa INCORRETA. (Considere que o nomen juris dos delitos e os tipos penais informados nas proposições são verdadeiros): a) Pressuposto para a existência do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP) é a posse ou detenção legítima da coisa pelo agente.

2 b) No peculato-furto, se o coautor, extraneus, não souber que o comparsa é servidor público, não responderá pelo delito de peculato (art. 312, 1o, CP), mas, sim, por furto (art. 155, CP). c) No peculato culposo, só estará extinta a punibilidade se a reparação do dano ocorrer antes da sentença condenatória em primeira instância, pois, se posterior, mas antes do trânsito em julgado dela, apenas haverá redução de pena. d) No peculato mediante erro de outrem (art. 313, CP), o servidor público não pode induzir ou manter outrem em erro para obter a coisa, pois, se assim agir, responderá por estelionato (art. 171, CP). COMENTÁRIOS: a) CORRETA: Item correto, nos termos do art. 312 do CP. b) CORRETA: Item correto, pois a comunicação da condição de funcionário público, na forma do art. 30 do CP, pressupõe que o agente (particular) conheça tal condição, sob pena de responsabilização objetiva do particular. c) ERRADA: A reparação do dano, no peculato culposo, gera a extinção da punibilidade quando ocorre antes da sentença IRRECORRÍVEL, nos termos do art. 312, 3º do CP. d) CORRETA: Item correto, pois esta é a posição da Doutrina sobre o tema, já que no peculato mediante erro de outrem o tipo penal exige que o erro não seja provocado pelo próprio funcionário. Gabarito: C 3) No que se refere aos crimes contra a Administração Pública, é CORRETO afirmar: a) Não são funcionários públicos para fins penais agentes de autarquias e de empresas privadas concessionárias de serviço público, ainda que no exercício de atividade tipicamente estatal. b) Não constitui crime contra a Administração Pública dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei. c) Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, apenas quem é titular de cargo público. d) A pena imposta pelo crime praticado por funcionário público contra a Administração em geral será aumentada da terça parte se o autor do crime for ocupante de cargo em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta.

3 COMENTÁRIOS: a) ERRADA: Os funcionários de autarquias são considerados funcionários públicos para fins penais, nos termos do art. 327 do CP. Por sua vez, os funcionários de empresas privadas concessionárias de serviço público, contratadas para o exercício de atividade tipicamente estatal, são considerados equiparados a funcionário público, nos termos do art. 327, 1º do CP. b) ERRADA: Trata-se de crime previsto no art. 315 do CP. c) ERRADA: Considera-se funcionário público, para fins penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública, nos termos do art. 327 do CP. d) CORRETA: Item correto, nos termos do art. 327, 2º do CP: Art. 327 (...) 2º - A pena será aumentada da terça parte quando os autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público. (Incluído pela Lei nº 6.799, de 1980) Gabarito: D 4) Em relação à classificação jurídica do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP), é CORRETO afirmar que se trata de crime: a) comum. b) formal. c) funcional próprio. d) material. COMENTÁRIOS: O crime de peculato é considerado próprio, só podendo ser praticado por funcionário público. Trata-se, ainda, de crime funcional IMPURO (ou impróprio), pois uma vez praticada a conduta por quem não seja funcionário público, teremos outro crime (não há atipicidade absoluta). Trata-se, ainda, de crime material, pois é necessário que o agente consiga, efetivamente, apropriar-se do bem ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio. Gabarito D 5) Concernente ao crime de concussão (art. 316, caput, CP), é correto o que se afirma, EXCETO em:

4 a) O crime de concussão não admite a modalidade culposa. b) O crime de concussão se consuma no momento em que o funcionário público recebe a vantagem indevida por ele exigida. c) O particular que cede à exigência financeira praticada pelo funcionário público e entrega-lhe a vantagem indevida não é responsabilizado pelo direito penal brasileiro. d) No caso de concurso de pessoas, o particular responderá pelo crime de concussão, desde que tenha conhecimento da condição de funcionário público do autor. COMENTÁRIOS: a) CORRETA: Item correto, pois tal delito só é punido na modalidade dolosa. b) ERRADA: O crime de concussão é formal, consumando-se no momento em que o agente pratica a conduta, sendo irrelevante, para fins de consumação, se a vantagem é efetivamente recebida. c) CORRETA: Item correto, pois a corrupção ativa (conduta do particular) só é punida quando a iniciativa parte do particular. d) CORRETA: Item correto, pois apesar de não ostentar a qualidade de funcionário público exigida pelo tipo penal do art. 312 do CP, tal qualidade se comunicará com o particular, por se tratar de uma elementar do delito, nos termos do art. 30 do CP. Gabarito: B 6) Em relação à classificação jurídica do crime de corrupção passiva (art. 317 do CP), é CORRETO afirmar: a) o objeto jurídico é o patrimônio público. b) na modalidade solicitar, trata-se de crime comum. c) na modalidade receber, trata-se de crime material. d) o sujeito passivo é o particular que aceita a solicitação. COMENTÁRIOS: O crime de corrupção passiva é sempre próprio, ou seja, exige a condição de funcionário público por parte do agente. Na modalidade de solicitar e aceitar promessa de vantagem, trata-se de crime FORMAL (dispensa a efetiva entrega da vantagem). Na modalidade de RECEBER o crime é material, pois a efetiva entrega da vantagem é necessária para a consumação. Gabarito: C

5 7) Particular que instiga pessoa, que sabe ser oficial do Cartório de Protesto de Títulos, a se utilizar de numerário correspondente aos títulos que lhe foram entregues, em razão do cargo, em benefício de ambos e em caráter não momentâneo, deve ser punido, caso praticado o desvio e constatada a relevância da instigação, por: a) furto. b) peculato. c) concussão. d) apropriação indébita. COMENTÁRIOS: O particular neste caso, responderá pelo mesmo crime do funcionário público (peculato), pois apesar de não ostentar a qualidade de funcionário público exigida pelo tipo penal do art. 312 do CP, tal qualidade se comunicará com o particular, por se tratar de uma elementar do delito, nos termos do art. 30 do CP. Gabarito: B 8) Funcionário público que pratica ato de ofício contra disposição expressa de lei, assim o fazendo para a satisfação de interesse pessoal, comete, caso presentes todos os elementos do conceito analítico de crime, a) prevaricação. b) corrupção passiva. c) abuso de autoridade. d) condescendência criminosa. COMENTÁRIOS: Tal funcionário estará praticando o crime de prevaricação, previsto no art. 319 do CP: Prevaricação Art Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Gabarito: A 9) Não se caracteriza como qualquer conduta tipificada pela lei penal a prática de algum dos atos abaixo relacionados. Assinale-a:

6 a) O ato de o funcionário público apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou proceder ao seu desvio, em proveito próprio ou de outra pessoa. b) O ato de apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem. c) O ato de beneficiar-se do uso de bem de propriedade do Estado, valendose da condição de funcionário público. d) O ato de modificar ou alterar, o funcionário público, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente. COMENTÁRIOS: Dentre as alternativas apresentadas, apenas a letra C não corresponde a crime, pois configura o chamado peculato de uso, majoritariamente considerado impunível (posição seguida pelo STF e pelo STJ). Tal conduta, porém, configura ato de improbidade administrativa. As demais condutas estão tipificadas nos arts. 312 (peculato), 313 (peculato mediante erro de outrem) e 313-B do CP (Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações). Gabarito: C 10) No que tange ao delito de prevaricação, é correto afirmar, EXCETO: a) O só fato de retardar ou deixar de praticar ato de ofício ou, ainda, praticá-lo contra disposição expressa de lei, com o propósito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal, natureza patrimonial, material ou moral. b) A denúncia que for apresentada ao Juízo Criminal contra o funcionário público, não necessita indicar qual foi o interesse ou sentimento pessoal do acusado que motivou a prática do delito, de modo a individuar os atos típicos praticados e que caracterizam o delito imputado; basta comprovar a sua condição de funcionário público e o ato de postergar a sua prática. c) O elemento subjetivo a autorizar a identificação e tipifcação do delito de prevaricação será sempre a vontade determinada de se alcançar o resultado pretendido em conseqüência da prática do ato descrito no tipo legal para efeito de se considerar a sua consumação. d) O núcleo do tipo penal prevaricação consiste na conduta omissiva ou comissiva do funcionário público, já que mediante uma ou outra prática restará configurada a respectiva tipificação.

7 COMENTÁRIOS: O crime de prevaricação exige, para sua configuração, o elemento subjetivo específico, ou especial fim de agir, consistente na intenção de praticar a conduta para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Assim, a denúncia contra o funcionário deverá indicar qual foi o sentimento ou interesse pessoal visado, sob pena de não apontar corretamente a conduta delituosa em sua plenitude. Gabarito: B 11) O crime de condescendência criminosa, para a sua configuração, exige alguns requisitos decorrentes do exercício do cargo e sem os quais jamais se tipificará. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a única que não corresponde ao tipo penal indicado: a) A existência de hierarquia entre o agente que cometeu a infração e aquele que tem o dever de promover a responsabilização administrativa do funcionário. b) Deixar de levar ao conhecimento da autoridade administrativa competente o fato de ter um funcionário adquirido livros didáticos para seu filho em idade escolar cujo cheque emitido em pagamento foi devolvido sem fundos. c) A comprovada existência de dolo como elemento subjetivo exigido pelo ilícito penal praticado em que se prevê o delito de condescendência criminosa, agindo, pois, deliberadamente com o propósito de se alcançar o resultado pretendido. d) A ação penal correspondente à apuração do ilícito penal em questão é pública incondicionada. COMENTÁRIOS: O crime de condescendência criminosa está previsto no art. 320 do CP: Condescendência criminosa Art Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. Trata-se, portanto, de crime que se caracteriza quando o agente deixa de levar ao conhecimento da autoridade administrativa competente o fato ilícito praticado no exercício da função (ilícito funcional). É necessário, ainda, que

8 haja relação de hierarquia entre o agente que cometeu a infração e aquele que tem o dever de promover a responsabilização administrativa do funcionário. Exige-se, ainda, o dolo específico de praticar a conduta por condescendência, ou seja, sentimento de tolerância, complacência. Por fim, a ação penal é pública incondicionada. Gabarito: B 12) Para que se configure o delito de violação de sigilo funcional, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO: a) É o delito que se caracteriza quando, em razão do cargo ocupado, o funcionário público revela o fato de que teve ciência, mesmo tendo recebido expressa recomendação no sentido de não o falar a qualquer outra pessoa, ainda que se refira a outro funcionário público. b) A prática desse delito por funcionário público, no que se refere à sua facilitação para efeito de ser praticado, tanto abriga a forma omissiva quanto comissiva. c) Constitui-se de delito cuja forma qualificada eleva sobremodo a pena in abstrato que se encontra prevista para a sua forma simples, admitindo, também, na sua capitulação, causa especial de aumento de pena. d) O delito em pauta exige que tanto a culpa como o dolo restem devidamente comprovados para efeito de se configurar a violação de sigilo funcional. COMENTÁRIOS: a) CORRETA: Item correto, pois tal conduta se amolda ao tipo do art. 325 do CP (violação de sigilo funcional). b) CORRETA: Item correto, pois esta é a previsão do art. 325, 1º, I do CP. c) CORRETA: De fato, a forma qualificada majora a pena em abstrato prevista para o delito, nos termos do art. 325, 2º do CP. Além disso, embora não haja nenhuma causa de aumento de pena prevista no art. 325 do CP, nada impede que seja aplicada ao agente alguma causa de aumento de pena prevista em outro dispositivo do CP (ex.: art. 327, 2º do CP). d) ERRADA: Item errado, pois tal delito só é punido na forma dolosa, não havendo possibilidade de punição a título de culpa. Gabarito: D

9 13) Para responder essa questão tenha como base o Código Penal. Marque a alternativa que indica o artigo do Código Penal cuja tipificação é intitulada como crime de concussão : a) Art. 314 do CP - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente. b) Art. 317 do CP - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. c) Art Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. d) Art Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. COMENTÁRIOS: O crime de concussão está previsto no art. 316 do CP: Concussão Art Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa. Gabarito: D 14) No crime de peculato culposo, a reparação do dano antes do trânsito em julgado da sentença, deve ser considerada como: a) Causa especial de diminuição de pena. b) Circunstância atenuante. c) Excludente de ilicitude. d) Excludente de imputabilidade. e) Causa de extinção de punibilidade. COMENTÁRIOS: No crime de peculato culposo a reparação do dano, desde que ocorra antes do trânsito em julgado, é causa de extinção da punibilidade, nos termos do art. 312, 3º do CP. Gabarito: E

10 15) Determinado diretor de um presídio, deixando de cumprir com os deveres de seu ofício, acabou por permitir que um preso, recolhido no estabelecimento prisional que dirige, tivesse em seu poder um aparelho celular que permitia a comunicação com outros presos e com o ambiente externo. Entretanto, no inquérito policial instaurado, restou evidenciado que o mencionado diretor não agiu para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Pergunta-se: como deve ser considerada a conduta do diretor deste presídio? a) Apenas como transgressão administrativa por ausência de dolo específico. b) Como crime de facilitação à fuga. c) Como crime de condescendência criminosa. d) Como uma espécie de crime de prevaricação. e) Como excesso ou desvio de execução. COMENTÁRIOS: A conduta do diretor do presídio, neste caso, configura o delito de prevaricação imprópria, previsto no art. 319-A do CP: Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo: (Incluído pela Lei nº , de 2007). Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano. Gabarito: D

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II).

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 27 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 27 CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). 1. Crimes

Leia mais

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos 01. Marque a alternativa incorreta: a) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de

Leia mais

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL 1) O Código Penal Brasileiro estabelece, em seu artigo 137, o crime de rixa, especificamente apresentando os elementos a seguir. Participar de rixa, salvo para separar os contendores:

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Desvio Art. 307. Desviar, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razão do cargo ou função,

Leia mais

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira Olá, amigos concurseiros. Com o objetivo de colaborar com os seus estudos, segue a resolução da prova de Direito Penal para o cargo Analista Administrativo do MPU, que foi aplicada pela Fundação Carlos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha todos os direitos reservados 1

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha  todos os direitos reservados 1 Autor: Professor Alison Rocha www.beabadoconcurso.com.br todos os direitos reservados 1 AGRADECIMENTOS Primeiramente, a Deus por me abençoar com essa vida maravilhosa. Aos meus filhos, João Victor Coutinho

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I.

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR CÓDIGO PENAL MILITAR EAP - 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em razão dela IMPROPRIAMENTE

Leia mais

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal.

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal. 2. PECULATO 2.1. Peculato Doloso Peculato-apropriação: art. 312, caput, primeira parte. Peculato-desvio: art. 312, caput, segunda parte. Peculato-furto: art. 312, 1.º. Peculato mediante erro de outrem:

Leia mais

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL Prova Objetiva (Extraído do Edital) 8.3 A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá

Leia mais

Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase Crimes praticados por funcionários públicos contra Administração em geral 1) CESPE Procurador - MPTCU (2004) Valendo-se do

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade.

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade. Maratona Fiscal ISS Direito penal 1. A regra que veda a interpretação extensiva das normas penais incriminadoras decorre do princípio constitucional da (A) culpabilidade. (B) igualdade. (C) legalidade.

Leia mais

Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase

Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase Iter Criminis Período 2004-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Penal. Concurso de Pessoas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Penal. Concurso de Pessoas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2007-2016 1) CESPE Juiz Estadual TJ/PI - 2012 Em relação ao concurso de pessoas, assinale a opção correta. a) Segundo a jurisprudência

Leia mais

Oficial São Paulo Lista de Exercícios

Oficial São Paulo Lista de Exercícios 1) O que são crimes funcionais: a) são aqueles praticados em prejuízo da administração Pública b) são os que só podem ser praticados por pessoas que exerçam funções públicas. c) é exatamente o oposto aos

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Penal... 3 Dolo, Culpa e Preterdolo... 3 Arrependimento Eficaz... 3 Tentativa

Leia mais

Direito Penal. Estelionato e Receptação

Direito Penal. Estelionato e Receptação Direito Penal Estelionato e Receptação Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível?

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível? 1- Maria de Souza devia R$ 500,00 (quinhentos reais) a José da Silva e vinha se recusando a fazer o pagamento havia meses. Cansado de cobrar a dívida de Maria pelos meios amistosos, José decide obter a

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Karina Jaques Impedimento ao alistamento (art. 293, CE) Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento: Pena - Detenção de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador DECRISA O DECRISA é uma Delegacia de Polícia que tem por atribuição operacionalizar as atividades inerentes à Polícia Judiciária na investigação de crimes praticados contra saúde pública e saúde do trabalhador.

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

11 a a a 28

11 a a a 28 Tabela de Correspondência de Questões: PROVA PROVA PROVA A B C 11 a 16 35 a 40 23 a 28 Olá queridos alunos prolaborianos, Fiquei muito feliz ao ver a prova do CFSD. O nível de dificuldade está de acordo

Leia mais

Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública

Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública Projeto Pós-graduação Curso MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Disciplina Crimes na Administração Pública Tema Direito Penal

Leia mais

Polícia Legislativa Senado Federal

Polícia Legislativa Senado Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Penal... 3 Princípios Modernos de Direito Penal... 3 Nexo de Causalidade... 3 Arrependimento

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS No ano de 2016 houve intenso debate na Casa sobre combate à Corrupção. Foram apresentados projetos pelo Ministério Público Federal que se convencionou chamar 10 Medidas Contra a Corrupção

Leia mais

OFICIAL ESCREVENTE. QUESTÕES RECURSO DIREITO E PROCESSO PENAL Prof. Joerberth Nunes RECURSO QUESTÃO 46

OFICIAL ESCREVENTE. QUESTÕES RECURSO DIREITO E PROCESSO PENAL Prof. Joerberth Nunes RECURSO QUESTÃO 46 OFICIAL ESCREVENTE QUESTÕES RECURSO DIREITO E PROCESSO PENAL Prof. Joerberth Nunes RECURSO QUESTÃO 46 A questão trata acerca do conhecimento do candidato sobre o tema de crimes contra a Administração Pública.

Leia mais

Direito Penal III 1º Bimestre

Direito Penal III 1º Bimestre Direito Penal III 1º Bimestre INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PENAL: Qual a função do direito penal? 1. Legitimar a ação do Estado 2. Restaurar a pacificação social 3. Prevenção geral (evitar que outras

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2009 11 Quanto à organização administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta. I. A administração pública federal

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Teoria Geral do Crime Militar Parte 6 Prof. Pablo Cruz Desistência voluntária e arrependimento eficaz Teoria Geral do Crime Militar Art. 31. O agente que, voluntariamente, desiste

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir).

CRIMES AMBIENTAIS. Conduta omissiva (deixar de impedir); Conduta comissiva (poderia agir para impedir). Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 04/12/2018 CRIMES AMBIENTAIS. Concurso de agentes: o crime ambiental poderá ser praticado em autoria, coautoria e participação, de modo mono subjetivo

Leia mais

Auditor Público Externo TCE 1

Auditor Público Externo TCE 1 QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA PRÁTICA DIREITO PENAL PROF. JOERBERTH NUNES 01- Pedro, policial rodoviário federal, solicitou a Maria, caminhoneira catarinense, determinada quantia em dinheiro como

Leia mais

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente LEGALE Reparação de Dano Reparação de Dano A reparação do dano sempre beneficia o agente Reparação de Dano Se o agente voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia

Leia mais

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO DESISTÊNCIA E ARREPENDIMENTO A tentativa é perfeita quando o agente fez tudo o que podia, praticando todos os atos executórios, mas não obteve o resultado por circunstâncias alheias a sua vontade. Aplica-se

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Aspectos Gerais André Stefani Bertuol Procurador da República Coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) na Procuradoria da República em Santa Catarina. Procurador Regional

Leia mais

CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP)

CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP) CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP) INTRODUÇÃO O delito de corrupção passiva é muito parecido com o crime de concussão. Na verdade, a diferença fundamental reside nos núcleos constantes das duas figuras

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA SUMÁRIO Notas do autor... 35 O livro e sua atualização... 37 PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Considerações iniciais... 41 01 MOEDA FALSA 45 1.1. Moeda falsa... 45 1.1.1. Introdução... 45 1.1.2.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento Especial dos Crimes praticados por Servidores Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 513 a 518 do CPP e artigos 312 a 327 do Código Penal

Leia mais

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58 PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL Professor: Felipe Leal QUESTÃO 58 COMENTÁRIOS: Houve coação moral irresistível (vis compulsiva), a excluir a culpa, em função

Leia mais

Snipers Concursos MINI DIREITO PENAL

Snipers Concursos MINI DIREITO PENAL MINI DIREITO PENAL De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código A, B, C, D ou E, caso julgue o item

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

Funcionário público.

Funcionário público. Funcionário público. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ APRESENTAR O PROCEDIMENTO ESPECIAL REFERENTE AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO PROCEDIMENTO E JULGAMENTO DOS CRIMES PRATICADOS POR

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Processual Penal... 3 Inquérito Policial... 3 Ação penal pública incondicionada...

Leia mais

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ELISA MOREIRA CAETANO Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Bacharela

Leia mais

CEM. Direito Penal Crimes Tributários

CEM. Direito Penal Crimes Tributários CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crimes Tributários CERT 19ª Fase Período: 1) VUNESP - JE TJRJ/TJ RJ/2012 Assinale a alternativa que retrata o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal. a) Não

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente LEGALE Reparação de Dano Reparação de Dano A reparação do dano sempre beneficia o agente Reparação de Dano Se o agente voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal Teoria do Crime. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal Teoria do Crime. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria do Crime Promotor de Justiça Período 2010 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA PROMOTOR DE JUSTIÇA MPE SP (2015) Após a leitura dos enunciados abaixo, assinale a alternativa

Leia mais

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita

Direito Penal. Dano e Apropriação Indébita Direito Penal Dano e Apropriação Indébita Dano Art. 163 do CP: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. - Infração penal de menor potencial

Leia mais

Direito Penal para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa TRF2 Dos Crimes Contra a Administração Pública: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral e dos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I LEI N. 8.429/1992 I Julgue os itens subsecutivos, com base nas disposições da Lei n. 8.429/1992: 1. Organização privada que não possua a maior parte do seu patrimônio formada

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

20/05/2013. Equiparação

20/05/2013. Equiparação DIREITO PENAL IV CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Hélio Ramos ESPÉCIES Crimes praticados por funcionários públicos (Art. 312-327) Crimes praticados por particulares (Art. 328-337-A) Crimes praticados

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Período 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF5 (2013) No que se refere aos delitos de natureza econômica, financeira, tributária e decorrentes

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 1) (Polícia Civil - Delegado\2013 Maranhão) Tem efeito retroativo a lei que: a) Elimina a circunstância atenuante

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar TEMA: Diversos 1. Uma patrulha motorizada, composta por um segundo tenente e um soldado, ao avistar, logo adiante, um aluno oficial fardado, em trânsito,

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

Lei n o /2009. Rogério Greco

Lei n o /2009. Rogério Greco Rogério Greco A d e n d o Lei n o 12.012/2009 Tipifica o ingresso de pessoa portando Aparelho telefônico de comunicação móvel, de radio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional Niterói,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Extorsão...2 Do Estelionato E Outras Fraudes...2 Da Receptação...2 Dos Crimes Contra A Administração Pública...3 1 Extorsão Art. 158 Constranger alguém, mediante violência

Leia mais

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 12ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 SUPRESSÃO OU ALTERAÇÃO DE MARCA EM ANIMAIS Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado

Leia mais

Justificativa. Conteúdo do edital no item Lei municipal nº 1079/1990- Estatuto dos servidores públicos do Município de Itapemirim.

Justificativa. Conteúdo do edital no item Lei municipal nº 1079/1990- Estatuto dos servidores públicos do Município de Itapemirim. Cargo: M01 - AGENTE ADMINISTRATIVO Questão Gabarito por extenso Justificativa Resposta Alterada para: Conteúdo do edital no item Lei municipal nº 1079/1990- Estatuto dos servidores públicos do Município

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei LEGALE Tipo Penal Tipo Penal Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei Tipo Penal Dessa forma, o tipo penal: - do homicídio é MATAR ALGUÉM - do furto é SUBTRAIR PARA SI OU PARA OUTREM COISA

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito Penal Militar Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Aplicação da Lei Penal Militar (arts. 1º a 28 do CPM) No que concerne ao

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

07/04/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

07/04/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL 1. (CESPE/ PRF/ 2013) Havendo conflito aparente de normas, aplica-se o princípio da subsidiariedade, que incide no caso de a norma descrever várias formas de realização da figura

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal REVISÃO AULA 02 1 (CESPE EMAP) A respeito da aplicação da lei penal, julgue o item a seguir.

Leia mais

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP Receptação Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1-CONCEITO Em sentido amplo, Improbidade Administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 15 DATA 21/08/15 DISCIPLINA DIREITO PENAL (NOITE) PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS

QUESTÃO 1 ASPECTOS MACROESTRUTURAIS QUESITOS AVALIADOS QUESTÃO Capacidade de expressão na modalidade escrita e do uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa 2. Responsabilidade do juiz, do Estado ou de ambos por ato jurisdicional doloso.00

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 Organiza a proteção do

Leia mais

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 - Cód. Barras: STJ00095441 (2013) Sumário Prefácio...... 15 Introdução... 19 PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... 25 1. Infração tributária

Leia mais