PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA"

Transcrição

1 PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA Verônica de Melo Sacramento * 1 (PQ), Francine Souza Alves da Fonseca 2 (PQ), Gliciane Ramos Azevedo Oliveira 1 (PQ), Ernane Ronnie Martins (PQ) 2, Júlio César Rodrigues Lopes Silva (IC) 2, Isabella Barbosa Marques (IC) 2, Amanda Maia e Silva (IC) 2, Afrânio Adailton Araújo (IC) 2, Aline Martins Ferreira Barroso (IC) 2, Amanda Maia e Silva (IC) 2. 1 Faculdades Prisma; 2 Universidade Federal De Minas Gerais * verônica.sacramento.2014@gmail.com Linha Temática: Ensino e apredizagem. Resumo: A Química é vista, na maioria dos casos, como uma disciplina complicada, comumente gera preconceito e receio em tentar aprendê-la. O objetivo do trabalho foi despertar o interesse dos jovens da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos (Montes Claros -MG) pelo ensino de Química utilizando as plantas medicinais como fator motivador. Este trabalho exibe os resultados de um projeto que permitiu a aplicação de um questionário diagnóstico com perguntas sobre a visão do aluno em relação à química e sobre as plantas medicinais, incluindo uma visita ao horto medicinal e aos laboratórios de pesquisas com plantas medicinais do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Após a visita, os alunos participantes visualizaram uso da química na prática e se interessaram pela química das plantas medicinais, por ser uma área atraente e promissora. Palavras- Chave: Ensino de química, Plantas medicinais, Contextualização, Interdisciplinaridade. Introdução O ensino de química, conforme é apontado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve propiciar ao educando a compreensão de processos químicos e, além disso, permitir a construção de um conhecimento científico relacionado a aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas (BRASIL,2000). Dessa forma, a contextualização no ensino é uma alternativa de não somente aproximar os conteúdos químicos da realidade, como também motivar o estudante pelo estudo da química, além de permitir o desenvolvimento de um pensamento crítico.

2 O uso de plantas medicinais para fins terapêuticos é uma prática comum adotada pelas primeiras civilizações e ocorre até os tempos atuais. É uma ferramenta de cura muito utilizada devido à grande acessibilidade, fácil aquisição de plantas presentes na natureza, grande diversidade, rápida produtividade, além de apresentar baixo custo em relação aos medicamentos alopáticos (CAVAGLIER, MESSEDER, 2014). No ensino de química associado ao estudo de plantas medicinais é possível relacionar a estrutura química dos princípios ativos com ação terapêutica esperada, conhecer a química das plantas para que as espécies sejam corretamente utilizadas cultivadas e preservadas, bem como conhecer técnicas de isolamento, purificação e caracterização de princípios ativos. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi despertar o interesse pelo estudo da química por meio da valorização dos saberes escolares e populares, no que se refere às plantas medicinais, mediado pelo conhecimento científico e prático compreendidos como facilitadores da aprendizagem. Metodologia O projeto foi realizado em seis estágios, e teve como participantes os estudantes do ensino médio, dos turnos matutino e noturno da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos- Montes Claros- MG. O trabalho teve caráter investigativo, qualitativo e quantitativo. Na aula inaugural foi apresentada a proposta do projeto que fez parte do estágio de uma das pesquisadoras. Fez-se uma coleta de dados a partir de um questionário que envolvia conhecimentos gerais a respeito de plantas medicinais, análise e tabulação dos resultados para intervenção. Posteriormente os estudantes realizaram uma pesquisa em que foram privilegiados os conhecimentos. Foi realizada uma visita ao Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal e Minas Gerais, no Horto Medicinal e nos laboratórios de plantas medicinais, botânica e fisiologia vegetal e também no Horto. Como encerramento, fez-se uma nova avaliação com os estudantes possibilitando a verificação do êxito do projeto que culminou com a importância de relacionar o ensino de Química às atividades cotidianas. Resultados e Discussão

3 O questionário foi aplicado inicialmente a 109 estudantes, permitiu constatar que a busca pela motivação no ensino deve ser uma prática constante, tendo em vista que, 55,77% consideram que a química apresenta nível médio de compreensão e 28,85% apontam que é difícil compreender a disciplina. Por outro lado, quase totalidade dos alunos (97,2%) acredita que o processo ensino aprendizagem pode ser favorecido fazendo relação do conteúdo com o cotidiano. Esse dado é confirmado por Oliveira (2005), pois afirma que a contextualização é um recurso para promover inter-relações entre conhecimentos escolares e situações presentes no dia-a-dia dos alunos, e constitui uma maneira de dar significado aos conteúdos escolares, fazendo com que os alunos aprendam de forma expressiva. Pode-se inferir a partir deste dado diagnóstico que os alunos tinham conhecimento da relação entre plantas medicinais e a química. Para Silva, Aguiar, Medeiros (2000) muitos conceitos químicos podem ser abordados usando o tema plantas medicinais e seus processos extrativos, como por exemplo a difusão, diluição, fatores cinéticos de reação (temperatura, tempo de aquecimento, superfície de contato, natureza do reagente), pressão de vapor, pressão osmótica, entre outros. Durante o debate abordou-se o consumo responsável de plantas medicinais e dos medicamentos que são produzidos a partir delas, e as conseqüências de usos incorretos. Em diversas intervenções dos professores foi possível esclarecer a importância do conhecimento tradicional compartilhado ao longo dos anos pelas famílias o uso é de fato, especialmente sob a forma de chás. A necessidade manter a motivação e mobilização no ensino aprendizagem envolvem questões de co participação de toda a comunidade escolar. Para a realização dessa fase do projeto houve sobretudo a cooperação dos profissionais na Escola Estadual Benjamin Versiani, professores e estudantes da UFMG, alunos e suas famílias. Durante a visitação, 35 estudantes foram recebidos no auditório do Instituto de Ciencias Agrárias da UFMG (Campus Montes Claros), onde foram repassadas as primeiras informações sobre o que aconteceria durante a manhã de aprendizagens práticas foram repassadas e os mesmos foram divididos em dois grupos sendo um deles para o Horto Medicinal e o outro para os Laboratórios de pesquisas sobre plantas medicinais.

4 Ao longo da visitação (Figura 1), no Horto medicinal, fez-se uma abordagem científica. Os estudantes puderam aprender sobre: cerrado, a biodiversidade, metabólitos secundários, nomes oficiais de espécies de plantas medicinais comuns, fórmulas e estruturas químicas de compostos presentes nas plantas apresentadas, importância do conhecimento químico e também biológico. Figura 1: Estudantes no Horto Medicinal - Campus ICA - UFMG Após a visita ao Horto, os estudantes foram direcionados ao laboratório de pesquisa, onde observaram as estruturas secretoras de óleo essencial, métodos de extração de óleos essenciais, e os equipamentos utilizados no cotidiano de um laboratório de plantas medicinais. As plantas medicinais demonstradas durante a visita foram coletadas e lavadas, sendo repassadas aos alunos a importância no cuidado da coleta, limpeza do material e conservação das plantas. Na ocasião, também foram abordados alguns compostos produzidos pelas plantas, além dos óleos essenciais, tais como flavonóides, taninos e cumarinas, relacionando-os a sua importância para a indústria farmacêutica, de alimentos, cosméticos e afins. Por fim, verificou-se alguns relatos da experiência vivenciada que reforçam a necessidade de demonstrar a teoria associada à prática, de forma contextualizada, tornando-se relevante por aproximar a química da realidade, promovendo maior aprendizagem não limitada apenas aos livros ou as aulas expositivas do professor. Na avaliação do projeto também foi relatado o interesse de alguns por estudarem e trabalharem com plantas medicinais no futuro.

5 Conclusão A diversidade de opções metodológicas desenvolvidas nas salas de aula e no ambiente extra-classe a partir deste projeto forneceram suporte para que os estudantes pudessem explorar melhor o conteúdo. Intervenções como este projeto, auxiliam a apropriação de conteúdos a partir de situações concretas, tornando a Química mais significativa e atraente. O tratamento de temas como plantas medicinais possibilita a integração com conteúdos de outras disciplinas. Na oportunidade, a Química foi entendida de forma contextualizada e interdisciplinar envolvendo conhecimentos do senso comum e científico facilitando a aprendizagem sobre plantas medicinais e proporcionando melhor aproveitamento do conteúdo em Química Orgânica. Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF,2000. CAVAGLIER, M.C.S.; MESSEDER, J.C. Plantas Medicinais no Ensino de Química e Biologia: Propostas Interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v 14, n. 1, p.55-71, OLIVEIRA, A.M.C. A química no ensino médio e a contextualização: A fabricação do sabão como tema gerador do ensino aprendizagem. (120f). Dissertação. Unoversidade Federal d Rio Grande do Norte. Natal, SILVA, P.B.; AGUIAR, L.H.; Medeiros, C.F. O Papel do Professor na Produção de Medicamentos Fitoterápicos. Revista Química Nova na Escola, n.11, p.19-23, 2000.

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA Flávia Monique Sales Nobrega (1), Suetônio Júnior Ferreira de Sousa (2)

Leia mais

JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1. Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes

JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1. Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes JOGO MEMÓRIA DAS INTEGRAIS COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL 1 Wélida Neves Martins; Thiago Beirigo Lopes Graduanda em Licenciatura em Biologia; Mestre em Matemática welidaneves12@gmail.com;

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

ABORDAGEM POSITIVA DA BIOLOGIA COM UMA PERSPECTIVA NA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ABORDAGEM POSITIVA DA BIOLOGIA COM UMA PERSPECTIVA NA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ABORDAGEM POSITIVA DA BIOLOGIA COM UMA PERSPECTIVA NA CULTURA AFRO-BRASILEIRA Autor (1) Jean Carlos da Costa; Co-autor (1) Luís Fernando Gomes Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais

O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais O ESTÁGIO EM ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: fitoterapia e chás naturais Gabriela Gomes da Silva 1, 3 ; Brenda Winne da Cunha Silva 1 ; Thaynan Larissa Rodrigues de Melo 1 ; Maria da

Leia mais

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LIGA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA E ENFERMEIRO

A IMPORTÂNCIA DA LIGA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA E ENFERMEIRO A IMPORTÂNCIA DA LIGA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA E ENFERMEIRO GT25 Interdisciplinaridade em CTS Klismam Marques dos Santos Maria Laura Martins Paulo Vitor de Sousa Silva Lúcia Helena Almeida

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA

RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA RELAÇÃO ENTRE A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO ACERCA DAS QUESTÕES DO ENEM EM QUÍMICA José Geovane Jorge de Matos 1 ; Lillyane Raissa Barbosa da Silva 2 ; Magadã Marinho Rocha de Lira 3. 1 Bolsista

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental

Eixo Temático ET Educação Ambiental 572 Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Vol. 1: Congestas 2013 Eixo Temático ET-13-030 - Educação Ambiental A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE

Leia mais

AUTOMEDICAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE DISCENTES DA E.E.E.M. JOEL PEREIRA DA SILVA EM CARRAPATEIRA - PB

AUTOMEDICAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE DISCENTES DA E.E.E.M. JOEL PEREIRA DA SILVA EM CARRAPATEIRA - PB AUTOMEDICAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE DISCENTES DA E.E.E.M. JOEL PEREIRA DA SILVA EM CARRAPATEIRA - PB Patrícia Prudêncio Alves de Lima (1); Luciano Leal de Moraes Sales (2) (1)Universidade

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Paulo Roberto Alves 1 ; Juliana de Sá Menezes 2 ; Karoline Santos

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus de Florestal Projeto Novos Talentos-2012 Capes: Educação Científica para o Ensino Básico IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus de Florestal Projeto Novos Talentos-2012 Capes: Educação Científica para o Ensino Básico IDENTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Atividade/Curso: Química no Cotidiano Local utilizado: Laboratório de Química Subprojeto: Ciências da Natureza Público Alvo (no. Máximo): 20 Carga Horária Presencial 16 Carga Horária Total:

Leia mais

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS: CONTRIBUIÇÃO DA HORTA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS: CONTRIBUIÇÃO DA HORTA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS: CONTRIBUIÇÃO DA HORTA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Irany Genuíno da Rocha 1 ; Lidiane Gomes de Araújo 2 ; Letícia

Leia mais

ESTUDO DA ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL RECICLÁVEL

ESTUDO DA ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL RECICLÁVEL ESTUDO DA ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL RECICLÁVEL Anely Maciel de Melo (UFPB) anely-maciel@live.com Max Rocha Quirino (UFPB) maxrochaq@gmail.com

Leia mais

AULAS PRÁTICAS DE FARMACOGNOSIA: o aluno inserido no contexto real das plantas medicinais

AULAS PRÁTICAS DE FARMACOGNOSIA: o aluno inserido no contexto real das plantas medicinais AULAS PRÁTICAS DE FARMACOGNOSIA: o aluno inserido no contexto real das plantas medicinais CAVALCANTI, T. S. 1 ; CUNHA, L. M. 2 ; DANTAS, F. R. A. 3 ; SILVEIRA, W. L. L. 4 ; LANGASSNER, S. M. Z. 5 ; GIORDANI,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA TEÓRICA E PRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS. Dayane Batista Lopes 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos Rodrigo

Leia mais

DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS

DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS DESVENDANDO AS DROGAS E AS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS Givanildo Freire da Costa (1); Cornélio Fernandes de Andrade (1); Renato do Nascimento (2); Lenilson

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Joseane Tavares Barbosa 1 ; Maria Janaína de Oliveira 1 (orientadora) Joseane Tavares Barbosa 1 (autora)

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça 1 ; Darling de Lira Pereira 2 1 Universidade Federal de Campina Grande. ana.duartemendonca@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB Vitória de Andrade Freire 1, Maria Betania Hermenegildo dos Santos 2 1 Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Cultivo e estudo de plantas medicinais. Introdução

Cultivo e estudo de plantas medicinais. Introdução 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Cultivo e estudo de plantas medicinais Braian Melo Rocha 1 ; Gabriel Lopes

Leia mais

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP Relato de Experiência RESUMO A Química é uma ciência que deve

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: UM PROJETO DO PIBID QUÍMICA UEG ANÁPOLIS DESENVOLVIDO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Sara Oliveira Ferreira 1 (IC)*; Joyna Damaris Vitor

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Mayky Francley Pereira de Lima 1 ; Diego Rabelo dos Santos 1 ; Josildo José Barbosa da Silva 2 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

PLANO DE ENSINO I. JUSTIFICATIVA:

PLANO DE ENSINO I. JUSTIFICATIVA: PLANO DE ENSINO CURSO: Agronomia MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Plantas Bioativas CÓDIGO: AG-98 PROFESSOR(A): Alexandra Goede de Souza CARGA HORÁRIA SEMANAL/SEMESTRAL: 2/30 SEMESTRE/ANO: 1º/2014 SEMESTRE

Leia mais

ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ABORDAGEM DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Joaldo Bezerra de Melo; Marconi Leal do Nascimento; Elaine Negromonte Brandão; Luciano Ferreira Gama; Aline Venâncio

Leia mais

SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS Luciano Bernardo Ramo (1); Gustavo do Nascimento (1); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (2) Universidade Federal

Leia mais

I. JUSTIFICATIVA: II. EMENTA:

I. JUSTIFICATIVA: II. EMENTA: PLANO DE ENSINO 2016 CURSO: Bacharelado em Agronomia DISCIPLINA: Plantas Bioativas (AG-98) TURMA: 9ª fase SEMESTRE LETIVO: 1º / 2016 MODALIDADE: Presencial CARGA HORARIA SEMESTRAL: 30 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

O BAFÔMETRO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DAS REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO E DA CONCIENTIZAÇÃO DOS DISCENTES

O BAFÔMETRO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DAS REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO E DA CONCIENTIZAÇÃO DOS DISCENTES O BAFÔMETRO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO DAS REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO E DA CONCIENTIZAÇÃO DOS DISCENTES Jaqueline dos Santos Fidelis; Círio Samuel Cardoso da Silva; Fabrícia Bezerra Vieira do Nascimento;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA Autor (1): Gabriella Helloyde de Morais; Orientador (2): Regina Célia Pereira Marques (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, reitoria@uern.br)

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA Nataly Roberta de Lima Santos 1 ; Ana Paula Freitas da Silva 2 1 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO USO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO. (*) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO USO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO. (*) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA INTRODUÇÃO AO USO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO Ivoneide Maria Menezes BARRA (*) Laís Conceição TAVARES (**) Karen Albuquerque Dias da COSTA (**) (*) Instituto Federal

Leia mais

O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Especificar a Área do trabalho (RELATO DE EXPERIÊNCIA - MD) O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Lucas Peres Guimarães 1, Denise Leal de Castro 2 1 Colégio

Leia mais

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA Amanda Glycia Silva Moreira da Costa, Ana Larissa Silva de Farias, Lívia Cristina dos Santos, Maria do Socorro S.

Leia mais

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Pollyanna Karollynne Barbosa da Silva; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, karollynne18@hotmail.com Resumo: O presente

Leia mais

Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Laboratório de Química; Conceitos Científicos; Experimentação. 1. INTRODUÇÃO

Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Laboratório de Química; Conceitos Científicos; Experimentação. 1. INTRODUÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA: UM AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO Márcia Valente de Brito Dantas 1* Lígia Maria

Leia mais

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA Rafaela Luna NASCIMENTO 1, Maria Roberta de Oliveira PINTO 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB.

Leia mais

A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT

A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT A EXPERIMENTAÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA PLENA DE TEMPO INTEGRAL NILO PÓVOAS EM CUIABÁ-MT Amanda Katiélly Souza Silva amandaquimica2014@gmail.com Isabela Camacho Silveira silveiraisabelacamacho@gmail.com

Leia mais

Pensamento estatístico e contextualização: uma estratégia de ensino

Pensamento estatístico e contextualização: uma estratégia de ensino Danieli Walichinski Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa Brasil danieliw@ig.com.br Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa Brasil

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE Luzanira de Souza Silva (1); Karoline Santos Venâncio (1); Eleneide Rodrigues de Moraes

Leia mais

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS 27 a 30 de agosto de 2014. APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS CALABREZ, Mayara Caetano Instituto Federal do Espírito Santo - Cachoeiro mayaracalabrez@hotmail.com MOREIRA, Michelli Rodrigues

Leia mais

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS Fábio Gomes Nunes (1), Fagner Cardoso do Nascimento (2) 1 Universidade Federal Rural de Pernambuco, professorfabiogomes@gmail.com,

Leia mais

EDTA: UM DESCONHECIDO NO COTIDIANO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

EDTA: UM DESCONHECIDO NO COTIDIANO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EDTA: UM DESCONHECIDO NO COTIDIANO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Ana Priscila Alves, Heloisa Cristina Rigatto, Prof. Dr. Ricardo Castro de Oliveira (orientador)

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação Eixo Temático 3-Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA Leandra Tamiris de Oliveira Lira-UFRPE Leonardo Barbosa

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES Autor: Natália Gabriela da Silva; Co-Autor: Jorge José A. da Silva Filho; Orientador:

Leia mais

O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriele OLIVEIRA¹, Hellen Regina Guimarães da SILVA¹, Aline Pereira RODRIGUES¹, Joanilma dos Santos SILVA¹, Sidinei

Leia mais

MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA

MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA Rachel Azevedo Maia (1); Edvaldo de Souza Silva (2); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (3); Dayse das Neves Moreira (4). Universidade Federal

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster

OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. Apresentação: Pôster OFICINA TEMÁTICA NO CAMPO DE ESTÁGIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE Danilo Oliveira de Souza 1 140; Richardson Apresentação: Pôster Robério da Silva 2141; Bruna Herculano

Leia mais

CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR

CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR 1 CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR Vinícius Biazotto Gomes Luis Eduardo de Barros 1 RESUMO: Este artigo tem como objetivo expor um trabalho no qual foram desenvolvidas ações

Leia mais

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME Christiane Marques Rodrigues (1); Wallison Fernando Bernardino da Silva (1); Jefferson Bonifácio Silva (2); Lenilson

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 241, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

OFICINA INTERATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA

OFICINA INTERATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA OFICINA INTERATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA Edna Ferreira Lira (1); Matheus Rodrigues da Silva Barbosa (1); Camila Gonçalves Rodrigues do Nascimento (2); Maria Betania Hermenegildo

Leia mais

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral ome da Disciplina ou Módulo: Farmacognosia Código da Disciplina ou Módulo: 6022009 CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA PROFESSOR: iege

Leia mais

USO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE BOTÂNICA

USO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE BOTÂNICA USO DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE BOTÂNICA Welesson Portela de Aguiar; Francisca Givanilda Rodrigues do Nascimento; Johnny Ferreira de Oliveira; Antônio Edinardo Araújo Lima; Lucilene

Leia mais

DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E. ESTADUAL LOURDES GUILHERME POR MEIO DE UMA MOSTRA EXPOSITIVA

DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E. ESTADUAL LOURDES GUILHERME POR MEIO DE UMA MOSTRA EXPOSITIVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia SOCIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID-BIOLOGIA-UFRN NA E.

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB

ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB ENSINO DE QUÍMICA: UMA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA DA UEPB Valmara Silva Araújo; Elituane Sousa da Silva; Karla Rafaelle Oliveira; Itainara Pinto

Leia mais

SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS NO MACIÇO DE BATURITÉ-CEARÁ

SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS NO MACIÇO DE BATURITÉ-CEARÁ SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS NO MACIÇO DE BATURITÉ-CEARÁ Luana Mateus de Sousa 1 ; Antônio Roberto Xavier 2 ; Sinara Mota Neves de Almeida 3. 1 Graduada em Ciências

Leia mais

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral Etapas Curriculares Créditos Carga horária 1. Núcleo Comum: - Ciências Biológicas 74 1.110 - Ciências Exatas

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA Maiane Sousa Pereira (1); Mairis Sousa Pereira (1); Adriely de Castro Silva (2); PEREIRA, Maiane S., SOUSA PEREIRA, Mairis,

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA

A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA Alessandra Monteiro Rosini¹, Marcos Martins da Costa², Iara Mora Longhini³ 1,2,3 Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM SOBRE DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS RESUMO

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM SOBRE DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS RESUMO 1 ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM SOBRE DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Rivanildo Barbosa da Silva, UFC Maria Danielle Araújo Mota, UFC Raquel Crosara Maia Leite, UFC RESUMO No ensino de Ciências

Leia mais

INTRODUÇÃO. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN

INTRODUÇÃO. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( x ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: RECONHECENDO E TRABALHANDO COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FUNÇÕES Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 José Jorge Casimiro Dos SANTOS jorge.cassimiro14@gmail.com

Leia mais

EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES

EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES EXPERIMENTO DE PLANTIO DE ALFACES Lara Naíne Rodrigues lararodrigueswja@hotmail.com (37) 99953 6741 Rua José Cardoso de Oliveira, 488 Bairro Esplanada Arcos - MG Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM Thamires Keila Silva Ferrari¹; Thais Adrianne Silva Reinaldo² ¹Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO Mauriane Nathalia dos Santos Vieira; Arlana Landara de Oliveira Santana; Edvania da Conceição Sarmento; Maria Veronica Meira de Andrade. (Pós-graduanda

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Jovanildo da Cruz Santana (1) ; Andrea Santos Mascarenhas (1) ; Rithelly Tavares da Silva (1); Daniel Silas Veras dos Santos (1)

Leia mais

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO

GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental RESUMO GINCANA AMBIENTAL: método de ensino-aprendizagem para o Ensino Fundamental 1 Bruna A. ARAÚJO; 2 Bruno L.R. MELO; 3 José N. NETO; 4 Elisa C. ROCHA; 5 Leda M.SILVA RESUMO Jogos educativos, como Gincanas,

Leia mais

AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO José Lucas de Araújo (1); José Jailson Lima Bezerra (1); Jakeline Moreira Da Silva (1); Vinnicius Duarte Nunes

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA POR MEIO DO TEMA BIODIGESTAÇÃO RESUMO

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA POR MEIO DO TEMA BIODIGESTAÇÃO RESUMO A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA POR MEIO DO TEMA BIODIGESTAÇÃO Tatiane de Oliveira Pereira 1 ; Ademir de Souza Pereira 2 ; José Evaristo Gonçalves 3 UFGD/FACET - Caixa

Leia mais

PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE ROCHAS: UMA INTERVENÇÃO EXPERIMENTAL COMO PROPOSTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE ROCHAS: UMA INTERVENÇÃO EXPERIMENTAL COMO PROPOSTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE ROCHAS: UMA INTERVENÇÃO EXPERIMENTAL COMO PROPOSTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Francisco de Assis Pereira da Silva 1 ; Fábio de Oliveira Silva

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA Yuri Miguel da Silva 1 ; Sebastião Lucas de Farias 2 ; Magadã Lira 3 ; 1 Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória

Leia mais

LABQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

LABQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO LABQUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO Introdução Ricardo Fidelis Dantas Universidade Estadual da Paraíba richarges@gmail.com

Leia mais

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS Diego Souza de Sena; Gevando Lopes Santos; André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado

Leia mais

INTERVENÇÃO. Misturas. Plano da Intervenção

INTERVENÇÃO. Misturas. Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Misturas Autores: Viviane Wallau e Carine Alves Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O conteúdo referente a misturas normalmente é abordado no ensino fundamental, e revisto no ensino médio.

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA:

Leia mais

Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho Seminários de Pós-Doutoramento CIEd 2016 Ensino de Ciências e Materiais Didáticos Penha Souza Silva Departamento de Métodos

Leia mais

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Autor: Cristine Nachari Moura de Almeida¹ Co-autor: Camila Batista de Oliveira¹, Maria da Penha Agra

Leia mais

A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA

A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA A EJA EM MINHA VIDA: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES EM APRENDER QUÍMICA Suzi Silva Ramalho (1); Elaine Karen Pereira da Silva (1); Nezilina dos Santos Maia; (2) Ester Dias da Silva; (3); Eliane de Sousa Almeida

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Química Geral II Código: FAR-203 Pré-requisito: Química geral e Inorgânica Período Letivo: 2016.1

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. Autoras: BARRETO, Raisa Queiroga. rsqueiroga92@gmail.com OLIVEIRA, KhomarTander sde. Khomartanders13@hotmail.com SIRINO,

Leia mais

RELATO DE OBSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CELSO RAMOS

RELATO DE OBSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CELSO RAMOS RELATO DE OBSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CELSO RAMOS Modalidade: (X ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio (X ) Superior ( ) Pós-graduação Área: (X) Química ( ) Informática ( ) Ciências

Leia mais

AULAS DE FÍSICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO CARLOS, BRASIL: DESDE UMA VISÃO DOS ALUNOS

AULAS DE FÍSICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO CARLOS, BRASIL: DESDE UMA VISÃO DOS ALUNOS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN AULAS DE FÍSICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO CARLOS, BRASIL: DESDE UMA VISÃO

Leia mais

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA

O PROEXT A SERVIÇO DA EJA O PROEXT A SERVIÇO DA EJA Thamiriz Martins Teixeira, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba Paula Reis de Miranda, IF Sudeste de MG Campus Rio Pomba RESUMO O presente trabalho apresenta atividades desenvolvidas

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão-Uema

Universidade Estadual do Maranhão-Uema COMO OS PROFESSORES DE QUÍMICA ESTÃO UTILIZANDO O LÚDICO EM SUAS SALAS DE AULA 1 Autora: Joversina Martins de Sousa Graduada em Ciências com habilitação em Química Coautora: Daisy Antônia Silva Lima Pedagoga

Leia mais

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral

Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral Cronograma das tividades Didáticas FCFRP/USP - 1 semestre de 2019 Integral Nome da Disciplina ou Módulo: Farmacognosia Código da Disciplina ou Módulo: 6022009 CRG HORÁRI TOTL DE CD PROFESSOR: Niege raçari

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira IMPLANTAÇÃO DO JARDIM VERTICAL E HORTA DE PLANTAS ORNAMENTAIS, MEDICINAIS E CONDIMENTARES NUMA ESCOLA EM ITUIUTABA-MG COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Arali Aparecida da Costa Araujo

Leia mais

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Autores: Ana Carolina Pereira Real Jonas de Albuquerque Barbosa Filho Vinícius Oliveira da Silva Pinto Coordenação:

Leia mais

ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE

ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE João Batista Rodrigues da Silva (1); Maurílio Nogueira dos Santos

Leia mais