Alinhamentos de Múltiplas Seqüências. Rogério T. Brito Orientador: José A. R. Soares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alinhamentos de Múltiplas Seqüências. Rogério T. Brito Orientador: José A. R. Soares"

Transcrição

1 1 Alinhamentos de Múltiplas Seqüências Rogério T. Brito Orientador: José A. R. Soares

2 2 Motivação Problema em Biologia: saber qual é o grau de parentesco entre um conjunto de espécies (construção de árvores evolucionárias ou filogenéticas). É necessário comparar as espécies, de alguma forma.

3 2 Motivação Problema em Biologia: saber qual é o grau de parentesco entre um conjunto de espécies (construção de árvores evolucionárias ou filogenéticas). É necessário comparar as espécies, de alguma forma. Um método: comparar características de cada espécie (número de asas, vertebrado ou não, número de patas etc). Foi um dos primeiros métodos para construir filogenias.

4 2 Motivação Problema em Biologia: saber qual é o grau de parentesco entre um conjunto de espécies (construção de árvores evolucionárias ou filogenéticas). É necessário comparar as espécies, de alguma forma. Um método: comparar características de cada espécie (número de asas, vertebrado ou não, número de patas etc). Foi um dos primeiros métodos para construir filogenias. Outro método: usar, de algum jeito, o código genético (DNA, RNA) das espécies.

5 3 Usando Código Genético Para o método de código genético, comparamos, na realidade, as seqüências das espécies em questão.

6 3 Usando Código Genético Para o método de código genético, comparamos, na realidade, as seqüências das espécies em questão. Grande quantidade de dados para análise (várias bases em cada código genético) significa bastante trabalho repetitivo.

7 3 Usando Código Genético Para o método de código genético, comparamos, na realidade, as seqüências das espécies em questão. Grande quantidade de dados para análise (várias bases em cada código genético) significa bastante trabalho repetitivo. É adequado um tratamento sistemático via computador.

8 3 Usando Código Genético Para o método de código genético, comparamos, na realidade, as seqüências das espécies em questão. Grande quantidade de dados para análise (várias bases em cada código genético) significa bastante trabalho repetitivo. É adequado um tratamento sistemático via computador. Vários modos de comparar uma coleção de seqüências; modo mais utilizado é fazer um alinhamento.

9 4 Aplicações Alinhamentos possuem conexões com vários outros problemas em Biologia Computacional. Aplicações importantes de alinhamentos: busca de fragmentos de DNA em bancos de dados de seqüências (BLAST, FASTA);

10 4 Aplicações Alinhamentos possuem conexões com vários outros problemas em Biologia Computacional. Aplicações importantes de alinhamentos: busca de fragmentos de DNA em bancos de dados de seqüências (BLAST, FASTA); comparação de seqüências;

11 4 Aplicações Alinhamentos possuem conexões com vários outros problemas em Biologia Computacional. Aplicações importantes de alinhamentos: busca de fragmentos de DNA em bancos de dados de seqüências (BLAST, FASTA); comparação de seqüências; predição de estrutura secundária (no plano) de RNA e de proteínas;

12 4 Aplicações Alinhamentos possuem conexões com vários outros problemas em Biologia Computacional. Aplicações importantes de alinhamentos: busca de fragmentos de DNA em bancos de dados de seqüências (BLAST, FASTA); comparação de seqüências; predição de estrutura secundária (no plano) de RNA e de proteínas; construção de árvores filogenéticas (via parcimônia máxima, máxima verossimilhança, Neighbor-Joining etc);

13 4 Aplicações Alinhamentos possuem conexões com vários outros problemas em Biologia Computacional. Aplicações importantes de alinhamentos: busca de fragmentos de DNA em bancos de dados de seqüências (BLAST, FASTA); comparação de seqüências; predição de estrutura secundária (no plano) de RNA e de proteínas; construção de árvores filogenéticas (via parcimônia máxima, máxima verossimilhança, Neighbor-Joining etc); aplicações diversas em Ciência da Computação.

14 5 Mas o que é um Alinhamento? É uma maneira de comparar várias seqüências, inserindo-se espaços em cada seqüência de modo que todas fiquem com mesmo comprimento.

15 5 Mas o que é um Alinhamento? É uma maneira de comparar várias seqüências, inserindo-se espaços em cada seqüência de modo que todas fiquem com mesmo comprimento. Exemplo de um alinhamento entre s = ACTATGC e t = ACTCTC (espaços representados por ): ACTATGC ACTCTC

16 5 Mas o que é um Alinhamento? É uma maneira de comparar várias seqüências, inserindo-se espaços em cada seqüência de modo que todas fiquem com mesmo comprimento. Exemplo de um alinhamento entre s = ACTATGC e t = ACTCTC (espaços representados por ): ACTATGC ACTCTC Alinhamento melhor entre s e t: ACTATGC ACTCT C

17 6 Qualidade dos Alinhamentos Os bons alinhamentos (de interesse biológico) evidenciam as diferenças e semelhanças entre as seqüências. Objetivo: escolher o melhor alinhamento dentre todos (ou um melhor, no caso de muitos igualmente bons ). Como decidir, via computador, a qualidade de um alinhamento (i.e., qual é melhor )?

18 6 Qualidade dos Alinhamentos Os bons alinhamentos (de interesse biológico) evidenciam as diferenças e semelhanças entre as seqüências. Objetivo: escolher o melhor alinhamento dentre todos (ou um melhor, no caso de muitos igualmente bons ). Como decidir, via computador, a qualidade de um alinhamento (i.e., qual é melhor )? Atribuindo pontuação a eles.

19 7 Pontuações Método usual atribui pontuação a cada coluna do alinhamento (dependendo dos caracteres alinhados). A pontuação do alinhamento é a soma das pontuações das colunas. Duas estratégias para escolha de pontuações: 1. dar pontuação alta a caracteres semelhantes pareados e baixa a caracteres diferentes ; 2. dar pontuação baixa a caracteres semelhantes pareados e alta a caracteres diferentes (ex.: distância de edição). Assume-se que a pontuação p escolhida é tal que p(, ) = 0. No exemplo anterior, as seqüências s e t possuem distância de edição igual a 2: uma substituição e uma remoção de caracteres.

20 8 Para estratégia 1, o problema é de maximização: se A é o conjunto de todos alinhamentos entre s e t, define-se sim(s, t) = max A A p(a); procura-se um alinhamento com pontuação igual a sim(s, t). Para a estratégia 2, o problema é de minimização: define-se d(s, t) = min A A p(a); procura-se um alinhamento com pontuação igual a d(s, t). Em geral, usam-se métricas (i.e., funções distâncias) para pontuação. No trabalho, fazemos uso de distâncias, embora quase todos algoritmos estudados funcionem com similaridades também.

21 9 Limitações do Trabalho Variantes do problema não consideradas no trabalho: alinhamentos semiglobais (espaços no início ou fim de uma seqüência não são penalizados ); alinhamentos locais (busca de quais regiões ou segmentos das seqüências de entrada possuem similaridade máxima); sistemas de pontuação com lacunas (brancos consecutivos) com pontuação afim (i.e., funções da forma h + g l, onde l 1 é o número de brancos consecutivos) ou funções mais complexas.

22 10 Encontrando Alinhamentos Ótimos Como encontrar alinhamentos ótimos? Como vários outros problemas combinatórios, o espaço de busca é grande : busca exaustiva é ruim!

23 10 Encontrando Alinhamentos Ótimos Como encontrar alinhamentos ótimos? Como vários outros problemas combinatórios, o espaço de busca é grande : busca exaustiva é ruim! Propriedades dos alinhamentos: existem apenas três possibilidades para última coluna: ( ) símbolo de s alinhado a espaço: s[m] ;

24 10 Encontrando Alinhamentos Ótimos Como encontrar alinhamentos ótimos? Como vários outros problemas combinatórios, o espaço de busca é grande : busca exaustiva é ruim! Propriedades dos alinhamentos: existem apenas três possibilidades para última coluna: ( ) símbolo de s alinhado a espaço: s[m] ; ( ) símbolo de s alinhado a símbolo de t: s[m] ; t[n]

25 10 Encontrando Alinhamentos Ótimos Como encontrar alinhamentos ótimos? Como vários outros problemas combinatórios, o espaço de busca é grande : busca exaustiva é ruim! Propriedades dos alinhamentos: existem apenas três possibilidades para última coluna: ( ) símbolo de s alinhado a espaço: s[m] ; ( ) símbolo de s alinhado a símbolo de t: s[m] ; t[n] ( ) símbolo de t alinhado a espaço: t[n].

26 10 Encontrando Alinhamentos Ótimos Como encontrar alinhamentos ótimos? Como vários outros problemas combinatórios, o espaço de busca é grande : busca exaustiva é ruim! Propriedades dos alinhamentos: existem apenas três possibilidades para última coluna: ( ) símbolo de s alinhado a espaço: s[m] ; ( ) símbolo de s alinhado a símbolo de t: s[m] ; t[n] ( ) símbolo de t alinhado a espaço: t[n]. Normalmente, não alinhamos com.

27 11 Algoritmo Básico Um algoritmo de programação dinâmica usando propriedade anterior data de 1970 (Needleman & Wunsch), bastante modificado e adaptado desde então, principalmente por Smith & Waterman (1981). Complexidade de tempo original: O(n 3 ); complexidade da melhor versão conhecida: O(n 2 ). O algoritmo opera em duas etapas: 1. Preenche uma tabela a com cálculos parciais da distância, de forma que a[i, j] = d(s[1..i], t[1..j]); 2. Constrói um alinhamento ótimo observando as entradas da tabela que levaram à pontuação do alinhamento (a[m, n]).

28 12 Pela propriedade dos alinhamentos, o cálculo de a[i, j] depende de, no máximo, 3 outras entradas: a[i 1, j 1] a[i 1, j] a[i, j 1] a[i, j]

29 12 Pela propriedade dos alinhamentos, o cálculo de a[i, j] depende de, no máximo, 3 outras entradas: a[i 1, j 1] a[i 1, j] a[i, j 1] a[i, j] O algoritmo roda em tempo O(mn) ou, para ambas seqüências de tamanho n, em tempo O(n 2 ). Cálculo do alinhamento propriamente dito (etapa 2 do algoritmo) é feito em tempo linear (O(m + n)). Observação: por meio de divisão e conquista, é possível usar espaço linear para ambas etapas do algoritmo, ainda mantendo o tempo quadrático.

30 13 Alinhamentos de Múltiplas Seqüências (AMS) Para as aplicações, desejamos comparar várias espécies. O que fazer? Alinhamento de Múltiplas Seqüências. Muitas semelhanças são sutis e pouco percebidas em alinhamentos de 2 seqüências, mas visíveis em alinhamentos múltiplos. One or two homologous sequences whisper... a full multiple sequence alignment shouts out loud. Arthur Lesk

31 13 Alinhamentos de Múltiplas Seqüências (AMS) Para as aplicações, desejamos comparar várias espécies. O que fazer? Alinhamento de Múltiplas Seqüências. Muitas semelhanças são sutis e pouco percebidas em alinhamentos de 2 seqüências, mas visíveis em alinhamentos múltiplos. One or two homologous sequences whisper... a full multiple sequence alignment shouts out loud. Arthur Lesk Problema (versão de minimização): Dadas k seqüências s 1,..., s k, encontrar um alinhamento A de s 1,..., s k com pontuação mínima.

32 14 A pontuação usada para o AMS geralmente é a pontuação SP ( ), SP (A) = i<j p(s i, s j), onde s i e s j são, respectivamente, as seqüências s i e s j após inserção de espaços. Cada par (s i, s j ), removidas colunas só com espaços, é uma projeção (ou restrição) de A ao par s i e s j. Problema é resolvido por generalização do algoritmo para 2 seqüências.

33 14 A pontuação usada para o AMS geralmente é a pontuação SP ( ), SP (A) = i<j p(s i, s j), onde s i e s j são, respectivamente, as seqüências s i e s j após inserção de espaços. Cada par (s i, s j ), removidas colunas só com espaços, é uma projeção (ou restrição) de A ao par s i e s j. Problema é resolvido por generalização do algoritmo para 2 seqüências. Não é prático. Para k seqüências de tamanho n, espaço usado Θ(n k ); tempo usado: Ω(2 k n k ). Não é polinomial, nem eficiente na prática.

34 15 Método de Carrillo-Lipman Interpreta a matriz k-dimensional de programação dinâmica como um reticulado ou grafo e observa que, possivelmente, nem todos os nós são necessários para calcular pontuação a[ n].

35 15 Método de Carrillo-Lipman Interpreta a matriz k-dimensional de programação dinâmica como um reticulado ou grafo e observa que, possivelmente, nem todos os nós são necessários para calcular pontuação a[ n]. Tenta limitar o número de nós considerados (i.e., visitados) no caminho do nó 0 ao nó n ( fim do reticulado). Usa um alinhamento qualquer como referência (para limitar a região considerada). Problema: ainda assim pode não ficar muito prático.

36 16 Complexidade do AMS Na realidade, algoritmos eficientes para o AMS são improváveis. Em 1994, Wang e Jiang mostraram redução para o problema de superseqüência de comprimento mínimo; AMS é NP-difícil. Demonstração usa matriz não realista. Em 2001, Bonizzoni e Vedova mostraram que o AMS é NP-difícil para a seguinte métrica: a b a b Um resultado posterior de Just (2001) generaliza o resultado de Bonizzoni e Vedova.

37 17 Usando Menos Recursos Obter alinhamento ótimo é provavelmente intrinsecamente difícil. O que fazer?

38 17 Usando Menos Recursos Obter alinhamento ótimo é provavelmente intrinsecamente difícil. O que fazer? Usar heurísticas: Divisão e Conquista

39 17 Usando Menos Recursos Obter alinhamento ótimo é provavelmente intrinsecamente difícil. O que fazer? Usar heurísticas: Divisão e Conquista Usar algoritmos de aproximação Algoritmo de Alinhamentos Estrela Algoritmo de Alinhamentos l-estrela

40 17 Usando Menos Recursos Obter alinhamento ótimo é provavelmente intrinsecamente difícil. O que fazer? Usar heurísticas: Divisão e Conquista Usar algoritmos de aproximação Algoritmo de Alinhamentos Estrela Algoritmo de Alinhamentos l-estrela Heurísticas Funcionam rápido em geral, são empregadas na prática, mas não garantem a qualidade da solução. Estudaremos a heurística de Divisão e Conquista.

41 18 Algoritmos de Aproximação Tempo polinomial no tamanho da entrada; Soluções com garantia de qualidade ; Limitação: Assumem que a função objetivo é métrica.

42 18 Algoritmos de Aproximação Tempo polinomial no tamanho da entrada; Soluções com garantia de qualidade ; Limitação: Assumem que a função objetivo é métrica. Algoritmo de Estrelas (Gusfield, 1993) Escolhe seqüência para centro da estrela; Alinha demais seqüências com o centro; Razão de aproximação: 2 2/k.

43 18 Algoritmos de Aproximação Tempo polinomial no tamanho da entrada; Soluções com garantia de qualidade ; Limitação: Assumem que a função objetivo é métrica. Algoritmo de Estrelas (Gusfield, 1993) Escolhe seqüência para centro da estrela; Alinha demais seqüências com o centro; Razão de aproximação: 2 2/k. Algoritmo de l-estrelas (Bafna et.al., 1996) Generaliza o algoritmo anterior; Em vez de estrelas, l-estrelas; Razão de aproximação: 2 l/k.

44 19 Alinhamentos na Prática ClustalW Um dos programas mais populares é o ClustalW, com diversas variantes, disponível via WWW em vários sites (uso on-line). Seu funcionamento é feito em 3 etapas: 1. alinha seqüências duas a duas; 2. constrói uma árvore guia ; 3. constrói o alinhamento múltiplo a partir da árvore.

45 20 MSA Em 1995, Gupta, Kececioglu e Schäffer implementaram segunda versão do programa MSA, de Lipman, Altschul e Kececioglu (1989, publicado sem muitos comentários sobre a implementação original). O MSA procura construir alinhamentos ótimos, embora nem sempre consiga. Versão 2.0 do programa bem documentada, com objetivo de melhorar tempo e espaço. Usa idéias do método de Carrilo-Lipman e variante do algoritmo de Dijkstra. Também disponível em sites da WWW.

46 21 Apêndice Algoritmo de Ukkonen (1983, 1985) Especializado para 2 seqüências; Calcula distância de edição d(s, t); Modifica algoritmo de programação dinâmica; Tempo O(d(s, t) min( s, t )); Espaço O(d 2 (s, t)).

47 21 Apêndice Algoritmo de Ukkonen (1983, 1985) Especializado para 2 seqüências; Calcula distância de edição d(s, t); Modifica algoritmo de programação dinâmica; Tempo O(d(s, t) min( s, t )); Espaço O(d 2 (s, t)). Alinhamentos de 3 seqüências (Powell et. al., 2000) Especializado para 3 seqüências; Tempo O(d 3 + n) (média), O(nd 2 ) (pior caso).

48 22 Proposta de Trabalho Estudar os artigos e livros relacionados a Alinhamentos de Múltiplas Seqüências listados na Bibliografia da Proposta de Exame de Qualificação. Escrever um texto em ĺıngua portuguesa, introdutório, acessível a alunos de graduação, descrevendo, de forma unificada, os principais algoritmos e resultados sobre o problema de Alinhamento de Múltiplas Seqüências.

Alinhamento de Seqüências Biológicas

Alinhamento de Seqüências Biológicas Alinhamento de Seqüências Biológicas Rogério Theodoro de Brito Orientador: Prof. Dr. José Augusto Ramos Soares http://www.ime.usp.br/~rbrito/mestrado/ 1 Alinhamento de Seqüências Biológicas Motivação:

Leia mais

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Uma Breve Introdução Mestrado em Engenharia Aeroespacial Marília Matos Nº 80889 2014/2015 - Professor Paulo

Leia mais

Bioinformática. Alinhamento de Sequências. Prof. Msc. Rommel Ramos

Bioinformática. Alinhamento de Sequências. Prof. Msc. Rommel Ramos Bioinformática Alinhamento de Sequências Prof. Msc. Rommel Ramos 2013 Sumário 1. Comparação de Sequências 2. O que é alinhamento? 3. Tipos de Alinhamento 4. Algoritmos 5. Métodos de Alinhamento Comparação

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

TESTES SOCIOMÉTRICOS

TESTES SOCIOMÉTRICOS TESTES SOCIOMÉTRICOS Docente: Mestre Mª João Marques da Silva Picão Oliveira TESTES SOCIOMÉTRICOS * O Teste Sociométrico ajuda-nos a avaliar o grau de integração duma criança/jovem no grupo; a descobrir

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como pesquisar na internet

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como pesquisar na internet Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como pesquisar na internet Antes de haver Internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

Bombons a Granel. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Introduzir e mostrar aplicações do produto de matrizes.

Bombons a Granel. Série Matemática na Escola. Objetivos 1. Introduzir e mostrar aplicações do produto de matrizes. Bombons a Granel Série Matemática na Escola Objetivos 1. Introduzir e mostrar aplicações do produto de matrizes. Bombons a granel Série Matemática na Escola Conteúdos Produto de matrizes. Duração Aprox.

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas

Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas Emparelhamentos Bilineares Sobre Curvas Eĺıpticas Leandro Aparecido Sangalli sangalli@dca.fee.unicamp.br Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Leia mais

MINERAÇÃO DE DADOS. Thiago Marzagão MINERAÇÃO DE TEXTOS. marzagao.1@osu.edu. Thiago Marzagão (UnB) MINERAÇÃO DE DADOS 1/2016 1 / 25

MINERAÇÃO DE DADOS. Thiago Marzagão MINERAÇÃO DE TEXTOS. marzagao.1@osu.edu. Thiago Marzagão (UnB) MINERAÇÃO DE DADOS 1/2016 1 / 25 MINERAÇÃO DE DADOS Thiago Marzagão marzagao.1@osu.edu MINERAÇÃO DE TEXTOS Thiago Marzagão (UnB) MINERAÇÃO DE DADOS 1/2016 1 / 25 transformando textos em dados Documento 1: "Não trabalho para ter clientes;

Leia mais

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia

ActivALEA. ative e atualize a sua literacia ActivALEA ative e atualize a sua literacia N.º 26 A FREQUÊNCIIA RELATIIVA PARA ESTIIMAR A PROBABIILIIDADE Por: Maria Eugénia Graça Martins Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

A matemática e o genoma. Resumo

A matemática e o genoma. Resumo I Coloquio Regional da Região Centro-Oeste, 3 a 6 de novembro de 2009 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Mini-curso A matemática e o genoma Nalvo F. Almeida Jr. Resumo Os avanços da biotecnologia

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp. Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Grafos e Algoritmos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro.

Leia mais

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Módulo de Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Equações do o grau: Resultados Básicos. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. A equação ax + bx + c = 0, com

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Walter Francisco HurtaresOrrala 1 Sílvio de Souza Lima 2 Resumo A determinação automatizada de diagramas

Leia mais

Computação Gráfica - 12

Computação Gráfica - 12 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 12 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav Realismo

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

Técnicas de Contagem I II III IV V VI

Técnicas de Contagem I II III IV V VI Técnicas de Contagem Exemplo Para a Copa do Mundo 24 países são divididos em seis grupos, com 4 países cada um. Supondo que a escolha do grupo de cada país é feita ao acaso, calcular a probabilidade de

Leia mais

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Função Trigonométrica II Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Resumo das Principais Relações I sen cos II tg sen cos III cotg tg IV sec cos V csc sen VI sec tg VII csc cotg cos sen Arcos e subtração

Leia mais

TIN0036 Bancos de Dados Distribuídos e Data Warehousing. PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS Individual GABARITO

TIN0036 Bancos de Dados Distribuídos e Data Warehousing. PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS Individual GABARITO TIN0036 Bancos de Dados Distribuídos e Data Warehousing PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS Individual GABARITO 1. Dada a relação EMP, sejam p 1 : TITLE < Programmer e p 2 : TITLE > Programmer dois predicados

Leia mais

Aula 01 Introdução Custo de um algoritmo, Funções de complexidad e Recursão

Aula 01 Introdução Custo de um algoritmo, Funções de complexidad e Recursão MC3305 Algoritmos e Estruturas de Dados II Aula 01 Introdução Custo de um algoritmo, Funções de complexidad e Recursão Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 2Q-2015 1 Custo de um algoritmo

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística TESTES DE HIPÓTESES (ou Testes de Significância) Estimação e Teste de Hipóteses Estimação e teste de hipóteses (ou significância) são os aspectos principais da Inferência Estatística

Leia mais

MÓDULO 2 Topologias de Redes

MÓDULO 2 Topologias de Redes MÓDULO 2 Topologias de Redes As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia adia, estamos tão acostumados a utilizá las que não nos damos conta da sofisticação e complexidade da estrutura,

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

Método de ordenação - objetivos:

Método de ordenação - objetivos: Método de ordenação - objetivos: Corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente. Facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. São

Leia mais

Resolução da Lista de Exercício 6

Resolução da Lista de Exercício 6 Teoria da Organização e Contratos - TOC / MFEE Professor: Jefferson Bertolai Fundação Getulio Vargas / EPGE Monitor: William Michon Jr 10 de novembro de 01 Exercícios referentes à aula 7 e 8. Resolução

Leia mais

Matemática Discreta - 08

Matemática Discreta - 08 Universidade Federal do Vale do São Francisco urso de Engenharia da omputação Matemática Discreta - 08 Prof. Jorge avalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

RELATÓRIO DEFINIÇÃO. Resumo

RELATÓRIO DEFINIÇÃO. Resumo RELATÓRIO DEFINIÇÃO Resumo Desenvolvimento em Web Services para Avaliação de Conhecimentos no Sapien flex. Desenvolver interface grafica para Integração no sistema Sapien Flex, Construção de exames auto-corrigidos

Leia mais

Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI)

Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI) UNIP Universidade Paulista Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI) Orientações para as Atividades Práticas Supervisionadas 1º/2º semestres de 2015. TEMA PROPOSTA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO

Leia mais

Prof. José Maurício S. Pinheiro - UGB - 2009

Prof. José Maurício S. Pinheiro - UGB - 2009 Auditoria e Análise de Segurança da Informação Forense Computacional Prof. José Maurício S. Pinheiro - UGB - 2009 Forense Computacional 2 Forense Computacional A forense computacional pode ser definida

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC Campinas Fevereiro 2014 2 opyleft Gildenir C. Santos, 2014. Biblioteca - Faculdade

Leia mais

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008

Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Enunciado de Projecto 2007 2008 1 Introdução Na primeira metade da década de 90 começaram a ser desenvolvidas as primeiras

Leia mais

Carlos de Salles Soares Neto csalles@deinf.ufma.br Segundas e Quartas, 17h40 às 19h10

Carlos de Salles Soares Neto csalles@deinf.ufma.br Segundas e Quartas, 17h40 às 19h10 Algoritmos I Variáveis, Entrada e Saída de Dados Carlos de Salles Soares Neto csalles@deinf.ufma.br Segundas e Quartas, 17h40 às 19h10 Variáveis Área de memória para o armazenamento de dados Variáveis

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos

Leia mais

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano Módulo de Princípios Básicos de Contagem Combinação Segundo ano Combinação 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Numa sala há 6 pessoas e cada uma cumprimenta todas as outras pessoas com um único aperto

Leia mais

Tipos de problemas de programação inteira (PI) Programação Inteira. Abordagem para solução de problemas de PI. Programação inteira

Tipos de problemas de programação inteira (PI) Programação Inteira. Abordagem para solução de problemas de PI. Programação inteira Tipos de problemas de programação inteira (PI) Programação Inteira Pesquisa Operacional I Flávio Fogliatto Puros - todas as variáveis de decisão são inteiras Mistos - algumas variáveis de decisão são inteiras

Leia mais

Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras

Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras Como fico sabendo se minha universidade assinou Entre em contato com o departamento responsável o acordo de adesão? pela graduação, ou órgão

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL

REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL REGIMENTO DA REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL Capítulo I Da Revista e sua Sede Art. 1º - A Revista Diálogo Educacional, criada em 2000, é uma publicação periódica do da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

MARCO TÚLIO NOGUEIRA SILVA

MARCO TÚLIO NOGUEIRA SILVA MARCO TÚLIO NOGUEIRA SILVA ALINHAMENTO MÚLTIPLO GLOBAL DE SEQÜÊNCIAS PELA REPRESENTAÇÃO DE PROFILE E CLUSTERIZAÇÃO: COMPARAÇÃO COM OS RESULTADOS DO CLUSTALW (EMBL-EBI) Monografia de graduação apresentada

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

Andrés Eduardo Coca Salazar Tutor: Prof. Dr. Zhao Liang

Andrés Eduardo Coca Salazar Tutor: Prof. Dr. Zhao Liang : Finding Structures in Bach s, Chopin s and Mozart s NOLTA 08, Hungary, 2008 Complex network structure of musical composition: Algoritmic generation of appealing music Physica A 389 (2010) 126-132 Chi

Leia mais

Educação a distância dissensos e consensos

Educação a distância dissensos e consensos Reunião Conjunta das Regiões Sul e Sudeste do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais Educação a distância dissensos e consensos Arthur José Pavan Torres Conselho Estadual de Educação-SP Histórico a partir

Leia mais

Árvores. ! utilizada em muitas aplicações. ! modela uma hierarquia entre elementos. ! O conceito de árvores está diretamente ligado à recursão

Árvores. ! utilizada em muitas aplicações. ! modela uma hierarquia entre elementos. ! O conceito de árvores está diretamente ligado à recursão Árvores 1 Árvores! utilizada em muitas aplicações! modela uma hierarquia entre elementos! árvore genealógica! diagrama hierárquico de uma organização! modelagem de algoritmos! O conceito de árvores está

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste

Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste Modelos de Regressão Linear Simples - Erro Puro e Falta de Ajuste Erica Castilho Rodrigues 2 de Setembro de 2014 Erro Puro 3 Existem dois motivos pelos quais os pontos observados podem não cair na reta

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES

FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES FACULDADE MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2º PERÍODO MARIANA DE OLIVEIRA BERGAMIN MONIQUE MATIELLO GOMES THANIELE ALMEIDA ALVES COMPUTAÇÃO EM NUVEM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2015 MARIANA DE OLIVEIRA

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Nível I Não Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Nível I Não Patrocinados (BDR NP) são valores mobiliários, emitidos no Brasil por instituições

Leia mais

1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia.

1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia. 3º Concurso de Fotografia Ajustes Água REGULAMENTO: 1. Ao realizar o 3º Concurso de Fotografia, a Ajustes objetiva promover o gosto pela fotografia. 2. O 3º Concurso de Fotografia da Ajustes tem por tema:

Leia mais

Probabilidade. Luiz Carlos Terra

Probabilidade. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Nesta aula, você conhecerá os conceitos básicos de probabilidade que é a base de toda inferência estatística, ou seja, a estimativa de parâmetros populacionais com base em dados amostrais.

Leia mais

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006.

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE. Extensão do Arquivo JUNHO2006. ISS Eletrônico Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados através do aplicativo OFFLINE Caro contribuinte. A transmissão de arquivos é uma facilidade fornecida pelo sistema de ISS Eletrônico

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Análise de Variância - ANOVA Cap. 12 - Pagano e Gauvreau (2004) - p.254 Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1 / 39 Introdução Existem

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução

Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas. Introdução Motantagem de Contigs de sequências de genomas e Transcriptomas Introdução As novas tecnologias de sequenciamento conseguem produzir uma quantidade de dados muito grande com custos baixos. A velocidade

Leia mais

Probabilidade e Estatística 2008/2. Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total.

Probabilidade e Estatística 2008/2. Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total. Probabilidade e Estatística 2008/2 Prof. Fernando Deeke Sasse Problemas Resolvidos Regras de adicão, probabilidade condicional, multiplicação e probabilidade total. 1. Um fabricante de lâmpadas para faróis

Leia mais

Impressora Latex série 300. Garantia limitada

Impressora Latex série 300. Garantia limitada Impressora Latex série 300 Garantia limitada 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 Avisos legais As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As únicas

Leia mais

Adição de probabilidades. O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e):

Adição de probabilidades. O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e): Adição de probabilidades O número de elementos da união dos conjuntos A e B n(aub) = n(a B) Dividindo os dois membros por n(e): Dois eventos A e B são ditos mutuamente exclusivos se, e somente se, A B

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar PROCESSO SELETIVO 2013/2014 MANUAL DO CANDIDATO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DATAS/INFORMAÇÕES 13 DE MAIO A 9 DE JUNHO, pelo site: www.cursinho.ufscar.br

Leia mais

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos, ou disjuntos, se os mesmos não podem ocorrer simultaneamente. Isto é, a ocorrência de um

Leia mais

Sistemática dos seres vivos

Sistemática dos seres vivos Sistemática dos seres vivos O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender tamanha variedade, idd foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas

Leia mais

Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro

Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro Data: 06 a 10 de Junho de 2016 Local: Rio de Janeiro Justificativas O Estado contemporâneo busca superar uma parte substantiva dos obstáculos que permeiam as políticas públicas e as ações privadas através

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores

Leia mais

Testes de Hipóteses Estatísticas

Testes de Hipóteses Estatísticas Capítulo 5 Slide 1 Testes de Hipóteses Estatísticas Resenha Hipótese nula e hipótese alternativa Erros de 1ª e 2ª espécie; potência do teste Teste a uma proporção; testes ao valor médio de uma v.a.: σ

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI SIMULADORES VIRTUAIS ALIADOS AO ENSINO DE FÍSICA GOIOERÊ

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital

Manual do usuário Certificado Digital Manual do usuário Certificado Digital Parabéns Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Importante 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalação

Leia mais

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005.1. Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005.

Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005.1. Jorge Figueiredo, DSC/UFCG. Análise e Técnicas de Algoritmos 2005. Agenda Análise e Técnicas de Algoritmos Jorge Figueiredo Conceitos básicos Classes de de Complexidade P NP Redução Problemas NPC NP-Completude Introdução Existem alguns problemas computacionais que são

Leia mais

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Apresentar a próxima etapa da modelagem de dados: o modelo lógico e os conceitos de tabelas, chaves primárias e estrangeiras e como o banco de dados

Leia mais

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael

Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael Programação Orientada a Objetos SANTOS, Rafael É parte do software, e deve atender os requisitos do usuário Controla o hardware, incluindo periféricos de entrada e saída Usa um conjunto de comandos e regras:

Leia mais

Nome da Empresa: Check-List preenchido por: Data: Check-List de Madeira Controlada Política da Empresa Comentários Conformidade Uma política de comprometimento público foi elaborada declarando que a empre-

Leia mais

Exemplos. Jogo dos oito :-) Mundo dos blocos (ex: torre de Hanoi) Poblema das rainhas. Criptoaritmética. Missionários e Canibais.

Exemplos. Jogo dos oito :-) Mundo dos blocos (ex: torre de Hanoi) Poblema das rainhas. Criptoaritmética. Missionários e Canibais. istemas Inteligentes, 10-11 1 Exemplos Jogo dos oito :-) Mundo dos blocos (ex: torre de Hanoi) Poblema das rainhas Criptoaritmética Missionários e Canibais Resta-um e muitos outros... istemas Inteligentes,

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática : ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Um conjunto estruturado

Leia mais

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas.

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas. Definição Uma matriz do tipo m n (lê-se m por n), com m e n, sendo m e n números inteiros, é uma tabela formada por m n elementos dispostos em m linhas e n colunas. Estes elementos podem estar entre parênteses

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan

BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan FACULDADE EVANGÉLICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL TURMA: 3º, 4º e 5º PERÍODOS BALANÇO PATRIMONIAL AMBIENTAL - EXERCÍCIO COMENTADO Prof Alan Considere os fatos contábeis

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014)

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. (Revisto em Setembro de 2014) REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL 2013 2017 (Revisto em Setembro de 2014) Índice 1. Introdução 2 2. Escalões etários 3 3. Constituição das Equipas 4 4. Regulamento Técnico Pedagógico 5 5. Classificação,

Leia mais

Princípios e Conceitos de Desenho de Software. Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro

Princípios e Conceitos de Desenho de Software. Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro Princípios e Conceitos de Desenho de Software Projeto de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro Revisando... Processo Unificado PRAXIS Processo unificado: Dividido em fases e fluxos Fases Concepção,

Leia mais

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009

INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 INICIADOS - 2ª Sessão ClubeMath 7-11-2009 Adivinhar o dia de aniversário de outra pessoa e o mês Temos uns cartões mágicos, que vão permitir adivinhar o dia de aniversário de qualquer pessoa e outros que

Leia mais

LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento

LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento LIXO ELETRÔNICO: origens e reaproveitamento Marcos Felipe Friske dos Santos 1 ; José Henrique Blenke de Almeida Lucena 2 ; Angelo Augusto Frozza 3 INTRODUÇÃO Segundo (MIGUEZ, 200-), "Lixo Eletrônico é

Leia mais

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa 1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

Definição de determinantes de primeira e segunda ordens. Seja A uma matriz quadrada. Representa-se o determinante de A por det(a) ou A.

Definição de determinantes de primeira e segunda ordens. Seja A uma matriz quadrada. Representa-se o determinante de A por det(a) ou A. Determinantes A cada matriz quadrada de números reais, pode associar-se um número real, que se designa por determinante da matriz Definição de determinantes de primeira e segunda ordens Seja A uma matriz

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Resumo: Estudo do Comportamento das Funções. 1º - Explicitar o domínio da função estudada

Resumo: Estudo do Comportamento das Funções. 1º - Explicitar o domínio da função estudada Resumo: Estudo do Comportamento das Funções O que fazer? 1º - Explicitar o domínio da função estudada 2º - Calcular a primeira derivada e estudar os sinais da primeira derivada 3º - Calcular a segunda

Leia mais

ALGORITMOS E COMPLEXIDADE PROBLEMAS E ALGORITMOS

ALGORITMOS E COMPLEXIDADE PROBLEMAS E ALGORITMOS ALGORITMOS E COMPLEXIDADE PROBLEMAS E ALGORITMOS Algoritmos e Complexidade 1 Plano Problemas e algoritmos. Estrutura de um algoritmo e dados manipulados. Métodos algorítmicos para resolução de problemas.

Leia mais

3 - Bacias Hidrográficas

3 - Bacias Hidrográficas 3 - Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica é uma região definida topograficamente, drenada por um curso d água ou um sistema interconectado por cursos d água tal qual toda vazão efluente seja descarregada

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Estrutura de Programas Variáveis, Constantes Operadores, Entrada e Saída de Dados Estruturas de Desvio Estrutura de Múltipla Escolha

Leia mais

Matriz de Sensibilidade Modal

Matriz de Sensibilidade Modal Introdução ao Controle Automático de Aeronaves Matriz de Sensibilidade Modal Leonardo Tôrres torres@cpdeeufmgbr Escola de Engenharia Universidade Federal de Minas Gerais/EEUFMG Dep Eng Eletrônica EEUFMG

Leia mais