Com prazer, criatividade, podemos decorar nossa casa, presentear e até mesmo tornar uma fonte de renda, por este motivo o artesanato é mágico!

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com prazer, criatividade, podemos decorar nossa casa, presentear e até mesmo tornar uma fonte de renda, por este motivo o artesanato é mágico!"

Transcrição

1

2 SUMÁRIO: INTRODUÇÃO COURO MARROQUINO CRAQUELÊ NA MADEIRA CRAQUELÊ EM VIDRO CRAQUELÊ TRANSPARENTE NO VIDRO DECOUPAGE EM CAMISETA FALSA LATONAGEM FALSO MOSAICO OU JACARELADO IMITAÇÃO DE COURO LATINHAS RECICLADAS MÁRMORE LÍQUIDO MOSAICO DE REVISTA PÁTINA AGUADA LIXADA PATINA MOLHADA RUTILADO BRILHANTE TEXTURA CRAQUELÊ COM TINTA PVA EM MADEIRA OU TELA CRAQUELÊ COM TINTA PVA KIT CRAQUELÊ NA MADEIRA CRAQUELÊ EM VIDRO POR FORA CRAQUELÊ EM VIDRO POR DENTRO CRAQUELÊ EM TELA COM KIT CRAQUELÊ INCOLOR COM FOTO CRAQUELÊ NA LATINHA

3 INTRODUÇÃO: Este ebook apresenta técnicas diversificadas, de pintura, craquelê, découpagem entre outras, são apresentações escritas e com o material necessário para a execução, ideal para quem está começando e quer fazer alguns testes e verificar suas habilidades. O importante no artesanato é a coragem de se arriscar, e descobrir habilidades ocultas e não desenvolvidas, que afloram a partir da uma tentativa despretensiosa. RECADINHO AO LEITOR É com prazer que dedico estas técnicas a você! É muito bom trabalhar com artesanato, nos proporciona momentos deliciosos, trabalhando com tintas, várias cores, papéis e ainda reciclando os materiais que temos em nossa casa, reciclando-os. Com prazer, criatividade, podemos decorar nossa casa, presentear e até mesmo tornar uma fonte de renda, por este motivo o artesanato é mágico! TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! Lembre amiga(o) Acredite, não tenha medo de errar, pois é assim que criamos novas técnicas Obrigada a todos que acreditam em mim e no meu trabalho! Que Deus nos abençoe! VERA LÚCIA FRANCISCO

4 Para pintura em MDF use sempre pincel macio DICAS: Aplique sempre base acrílica para artesanato, na peça de MDF, e lixe-a Terá sempre um bom acabamento. Procure sempre trabalhar com produtos a base de água, a saúde e a natureza agradece. Procure sempre deixar um pincel macio, somente para aplicação de verniz. Existem diferentes peças de madeira, no mercado, procure escolher a peça que comprara para execução de seu trabalho, preste atenção no detalhes Para conservar melhor os pincéis, depois de bem limpo, deixe de molho no amaciante de roupas A hidro laca fosca deverá ser misturada antes de seu uso, pois os pigmentos que fosqueiam a peça são mais pesados e eles ficam no fundo do frasco. Produzir sempre, participar de aulas, workshops a fim de se aprender, pesquisar em sites, revistas e sua criatividade aparecera! Faça suas peças sempre com muito amor, o resultado é surpreendente! SUCESSO SEMPRE!

5 PARTE 1 COURO MARROQUINO MATERIAL - Peça de madeira - Lixa fina para madeira ( 220) - Base acrílica para artesanato - Cola permanente - Papel Kraft - Goma laca Indiana - Hidro vitral amarelo fumê - Hidro laca fosca... MODO DE FAZER 1-Passe uma demão de Base acrílica para artesanato e lixe toda a peça 2-Passe cola permanente em toda peça e deixe-a em ponto de mordência 3- Amasse o papel Kraft para quebrar suas partículas e cole na peça 4-Sobre o papel já colado na peça passe goma laca indiana e deixe secar 5-Pinte com hidro vitral amarelo e fumê mesclando as pinceladas e deixe secar 6- Aplique hidro laca fosca

6 CRAQUELÊ NA MADEIRA MATERIAL - Peça de madeira - Base acrílica para artesanato - Lixa fina madeira (220) - Tinta plástica ou acrílica metálica - Tinta Craquelê colorido - Hidro laca brilhante - Pincel macio... MODO DE FAZER De uma demão de base p/ artesanato em toda a peça Depois de seco lixe toda a peça De uma demão de tinta plástica e deixe secar Passe a tinta Craquelê cobrindo toda a tinta plástica (deixe secar) Finalize a peça com a hidro laca brilhante OBS: Misture com um palito a tinta Craquelê para ficar homogênea.

7 CRAQUELÊ EM VIDRO MATERIAL: - Um vidro - Tinta plástica colorida - Tinta Craquelê - Hidro laca brilhante... MODO DE FAZER Limpe bem o vidro com papel toalha umedecido no álcool. De uma demão de tinta plástica Depois de seco, misture bem a tinta Craquelê e passe cobrindo toda a tinta plástica. Quando estiver tudo craquelado finalize com a Hidro laca brilhante. OBS: Se quiser fazer uma découpage faça com guardanapo de papel decorado retirando as películas, e colando com a termolina leitosa antes de passar a Hidro laca brilhante.

8 CRAQUELÊ TRANSPARENTE NO VIDRO MATERIAL: - Cachepô de vidro - Max Craquelê transparente - Tinta acrílica de bisnaga ouro - Tecido de malha... MODE DE FAZER Lave o cachepô, com água e sabão, depois de bem seco, passe duas demão de verniz base ( n 1) intercalando secagem. Aplique um demão de verniz craquelador transparente (n 2), camada generosa, deixe secar e o vidro ficara todo craquelado. Aplique o tinta acrílica ouro, com pincel macio ou dedo e com o tecido de malha, tire o excesso. DICA: Esta mesma técnica, poderá ser realizada, na madeira (passando antes a base acrílica para artesanato), tela.

9 DECOUPAGE EM CAMISETA MATERIAL: - Uma camiseta - Cola p/ lantejoula - Cola pano - Pincel Nº Guardanapo de papel decorado - Dimensional (cola com gliter)... Modo de fazer: 1. Recorte o guardanapo e retire as películas brancas. 2. Passe a cola pano na camiseta e cole a figura com o pincel Depois de 12 horas, passe o ferro quente sobre a colagem com um pano embaixo do ferro. 4. Para finalizar contorne a figura colada com a dimensional. 5. Brinque colando as lantejoulas nas mangas e gola. Obs: Você pode usar tecido no lugar do guardanapo de papel.

10 FALSA LATONAGEM MATERIAL: - Peça de MDF/ Madeira sugestão: caixa de madeira com tampa de sapato - Base artesanato acrílica - Pasta de modelagem - Papel alumínio - Cola permanente - Stencil - Hidro vitral ( cor a escolher ) Sugestão fumê, verde oliva, vermelho carmim, alaranjado - PVA Sugestão perola verde escuro, café. - Hidro laca fosca... MODO DE FAZER Passe 1 demão de base para artesanato acrílica de deixe secar Centralize o stencil na peça de madeira, com auxilio de uma espátula aplique a pasta de modelagem sobre o desenho do stencil, retire o stencil segurando das duas pontas opostas do stencil e puxando para cima. Depois de seco lixe lentamente a peça levemente. Passe a cola permanente (no local onde será aplicado o papel alumínio ) e deixe secar em ponto de mordência. Coloque o papel alumínio com o brilho virado para baixo e com a ajuda do papel toalha pressione sobre a figura modelada Pinte sobre a colagem do papel alumínio, com hidro vitral (cor escolhida). Pinte a parte de baixo da caixa com a cor de PVA escolhida de duas demão. Passe hidro laca foca, para acabamento, na parte pintada com PVA.

11 FALSO MOSAICO OU JACARELADO MATERIAL - Peça de madeira. - Base acrílica para artesanato - Base Cristal p/ mosaico - Verniz Vitral colorido... MODO DE FAZER De uma demão de base para artesanato em toda a peça. Com a tinta colorida pinte as laterais da caixa, deixando a tampa só com a base. Preencha toda a tampa da caixa com a base cristal p/ mosaico. Com um palito de churrasco vá pingando o Verniz vitral de forma aleatória para fazer desenhos intercalando as cores. OBS: Com uma só cor de verniz vitral chama-se Jacarelado. - Aguarde secagem em superfície plana. - Não acelere a secagem.

12 IMITAÇÃO DE COURO MATERIAL - Peça de Madeira - Tecido de malha - Base acrílica para artesanato - PVA chocolate e Preto - Lixa fina para madeira (220) - Hidro laca brilhante... MODO DE FAZER 1- Passe uma demão de base acrílica para artesanato espere secar e lixe 2- Passe um demão de PVA chocolate 3- Dilua o PVA preto e em água na mesma proporção 4- Umedeça a malha na tinta diluída e bata na peça sempre da borda para dentro 5- Finalize a peça com hidro laca brilhante DICA: Para lembrar as costuras use caneta gel branca, ou PVA branco, pincel 00, pontilhe a peça.

13 LATINHAS RECICLADAS Material - Uma latinha - Quardanapo de papel decorado Primmer 7 em 1 - Base para artesanato acrílica Lixa Termolina leitosa Hidro laca brilhante... MODO DE FAZER Lixe a latinha para tirar o brilho. Passe uma demão de primmer 7 em 1 e deixe secar. Passe e demão de base para artesanato acrílica e deixe secar. Amasse bem o guardanapo de papel e passe a termolina leitosa na lateral da lata e cole o guardanapo, cobrindo toda a lateral sua lata deixe secar. Para finalizar e dar acabamento aplique uma demão generosa de hidro laca brilhante. ****** O primmer é para dar aderência na lata, não pode deixar de aplicar ******

14 MÁRMORE LÍQUIDO MATERIAL - Uma peça de madeira - Base acrílica para artesanato - Lixa fina nº Hidro vitral base perolada - Hidro vitral colorida... MODO DE FAZER Passe a base acrílica para artesanato em toda a caixa. Deixe secar. Lixe e de outra demão de base para artesanato. Deposite sobre a tampa da caixa a Hidro vitral base perolada. Com a Hidro vitral colorida. Com a ajuda de um palito de churrasco vá misturando um com o outro e nivelando. Depois sopre lentamente só para abrir pequenas gotas no Hidro vitral. Deixe secar e repita o processo lado a lado.

15 MOSAICO DE REVISTA MATERIAL - Caixa de madeira - Revista - Thinner - Cola - Hidro laca brilhante... MODO DE FAZER Rasgue as folhas da revista em tamanhos pequenos e irregulares. Passe cola no papel e cole um a um. Depois dos papeis colados e secos, passe o thinner. Finalize com a Hidro laca brilhante OBS: A caixa não deve ser pintada. Você pode brincar fazendo desenhos.

16 PÁTINA AGUADA LIXADA MATERIAL - Peça de madeira - Base acrílica para artesanato - PVA na cor escolhida - Lixa fina de madeira (220 ) - Esponja - Hidro laca fosca... MODO DE FAZER Com a esponja, passe base acrílica para artesanato, dando batidinhas, na caixa toda, intercale a secagem e repita, depois de seca, ficara cheia de bolinhas. Dilua o PVA na cor escolhida, em água e passe em toda a caixa. Deixe secar e lixe suavemente, vai parecer o branco de fundo, ficando assim com a peça mesclada. Tire bem o pó e aplique hidro laca fosca.

17 PÁTINA MOLHADA MATERIAL: - PEÇA DE MADEIRA - BASE ACRÍLICA PARA ARTESANATO - PVA NA COR CHOCOLATE AMARELO OURO - LIXA FINA PARA MADEIRA (220) - ESPONJA DE AÇO - HIDRO LACA FOSCA... MODO DE FAZER Passe um demão de base acrílica para artesanato em toda a peça Deixe secar e lixe toda a peça Passe 2 demão de tinta PVA chocolate em toda a peça intercalando secagem Com a peça ainda molhada, passe uma demão de PVA amarelo ouro e em seguida passe a esponja de aço para retirar o excesso da tinta e dar o efeito riscadinho aparecendo a tinta de baixo. Repita em toda a peça Depois de seco, aplique hidro laca fosca

18 RUTILADO BRILHANTE MATERIAL - Peça de madeira - Base acrílica par artesanato - Cola permanente - Papel Alumínio - Lixa fina para madeira - Hidro vitral, nas cores verde, amarelo, laranja... MODO DE FAZER De uma demão de base acrílica para artesanato, em toda a peça, deixe secar e lixe. Passe cola permanente em toda a peça e deixa-a secar em ponto de mordência. Amasse o papel alumínio e cole na peça com a parte brilhante para baixo. Pinte a peça coberta de papel alumínio, com hidro vitral intercalando as pinceladas com as cores verde, amarelo, laranja.

19 TEXTURA Material: - Uma peça de madeira - Lixa fina - Base para artesanato - Tinta PVA colorida - Pasta de modelagem - Espátula - Estêncil ou toalha plástica com desenhos vazados - Hidro laca brilhante... MODO DE FAZER 1. Passe a base para artesanato em toda a peça e deixe secar. Depois lixe. 2. Pinte com a PVA colorida da sua escolha. 3. Coloque sobre a parte pintada a toalha plástica vazada. 4. Com a espátula passe a pasta de modelagem sobre a toalha ou o estêncil. 5. Retire a toalha ou o estêncil em seguida. 6. Depois de seco, finalize com a Hidro laca brilhante.

20 PARTE 2 CRAQUELÊ COM TINTA PVA Material: - Peça de MDF - Tinta PVA coloridas (marrom e pele) - Base para Artesanato - Verniz Craquelê - Verniz a base de água para acabamento (fosco ou brilhante) - Lixa fina para madeira - Pincel... PASSO A PASSO 1º) Dê uma demão de base para artesanato. Deixe secar. 2º) Com lixa fina toda a peça. 3º) Dê uma demão de PVA marrom e deixe secar. 4º) Com o pincel macio passe o VERNIZ CRAQUELÊ, um lado de cda vez, pois é uma camada generosa e não pode escorrer. 5º) Aguarde por mais ou menos de 3 a 4 minutos e com a tinta PVA pele e passe sobre o verniz ainda úmido. 6º) Faça isso lado a lado na peça toda (nunca esquecendo do intervalo de secagem). 7º) Com a peça toda craquelada, finalize com verniz a base de água fosco ou brilhante.

21 CRAQUELÊ COM TINTA PVA EM MADEIRA OU TELA Material: - 01 Peça em MDF - Base para Artesanato - Tinta acrílica de bisnaga (ouro ou colorida) - Tinta Craquelê branca - Verniz a base de água (fosco ou brilhante) - Lixa fina para madeira - Pincel macio... PASSO A PASSO 1º) Dê uma demão de base para artesanato em toda a peça. Deixe secar e lixe. 2º) Passe a tinta acrílica de bisnaga ouro e deixe secar (uma demão generosa). 3º) Misture muito bem a tinta craquelê e passe sobre a tinta acrílica de bisnaga. Deixe secar. (NÃO PODE ACELERAR) 4º) Depois de seco e craquelado passe o verniz a base de água fosco ou brilhante.

22 KIT CRAQUELÊ NA MADEIRA Material: - 01 Peça de MDF - Base para Artesanato - PVA na cor Rosa Bebê - Kit craquelê Pink - Lixa fina para madeira - Pincel macio... PASSO A PASSO 1º) Dê uma demão de base para artesanato. Deixe secar e depois lixe. 2º) Passe PVA rosa bebê em toda a caixa e deixe secar. 3º) Passe o Verniz base do Kit Craquelê (passe uma demão generosa) e deixe secar. 4º) Depois do verniz base do Kit Craquelê seco, passe o verniz craquelador Pink do Kit craquelê. 5º) Essa etapa é feita em um lado de cada vez, com intervalo de secagem. Sempre a cor de cima cobrindo a de baixo. 6º) Feito lado a lado sua peça está pronta e craquelada.

23 CRAQUELÊ EM VIDRO POR FORA Material: - 01 vidro - Tinta acrílica de bisnaga - Verniz a base de água (fosco ou brilhante) - Pincel macio... PASSO A PASSO 1º) Dê duas demãos de tinta acrílica de bisnaga no vidro com intervalo de secagem. 2º) Misture bem a tinta craquelê e com o pincel macio passe de forma aleatória sobre o vidro (deixe secar). OBS: Lembrando que a tinta craquelê tem que cobrir a cor debaixo e nunca passar duas vezes no mesmo lugar. 3º) Depois de seco e craquelado passe o verniz a base de água fosco ou brilhante.

24 CRAQUELÊ EM VIDRO POR DENTRO Material: - 01 vidro de boca larga - Verniz vitral incolor - Tinta Craquelê - Goma laca incolor - Purpurina da cor desejada - Pincel macio - Thinner para limpeza do pincel - Esponja macia... PASSO A PASSO 1º) Dê duas demãos generosas do verniz vitral incolor com intervalo de secagem. 2º) Misture bem a tinta craquelê e com a esponja bata em todo o vidro de forma generosa e deixe secar naturalmente. 3º) Misture a purpurina com a goma laca incolor, tipo 3 tampas de goma laca para um sachê de purpurina. E passe dentro do vidro todo e deixe secar. E seu vidro estará pronto!

25 CRAQUELÊ EM TELA COM KIT CRAQUELÊ INCOLOR COM FOTO Material: - 01 tela - Kit craquelê incolor - Pasta concentrada ouro - PVA colorido - Xerox da foto colorida em papel comum a laser - Cola gel para découpage - Pincel macio... PASSO A PASSO 1º) Passe a tinta PVA colorida na tela e deixe secar. 2º) Com a cola gel passe no Xerox da sua foto e cole sobre a tela. Deixe secar. 3º) Dê uma demão generosa do verniz base do kit craquelê e deixe secar. 4º) Dê uma demão generosa do verniz craquelador incolor do kit craquelê e deixe secar naturalmente. 5º) Depois de seco e craquelado, passe levemente em pequenas partes a pasta concentrada ouro e em seguida limpe com um retalho de malha. Apenas para ficarem dourados os cracos. 6º) Com isso feito na tela toda você verá uma linda peça personalizada.

26 CRAQUELÊ NA LATINHA Material: - Latinhas (recicladas) - Primer - Tinta plástica colorida - Tinta Craquelê - Verniz a base de água fosco ou brilhante - Lixa fina - Pincel macio - Esponja macia... PASSO A PASSO 1º) Lixe toda a sua latinha. 2º) Com a esponja bata em toda a sua latinha o primer até cobrir toda a lata e deixe secar. 3º) Com a mesma esponja limpa e seca bata a tinta plástica e deixe secar naturalmente. 4º) Misture bem a tinta craquelê e bata com a esponja sobre a tinta plástica já seca. 5º) Deixe secar e finalize com o verniz a base de água (fosco ou brilhante). OBSERVAÇÕES A 1 Não confundir VERNIZ CRAQUELÊ com KIT CRAQUELÊ são produtos distintos. 2 Quando for fazer craquelê com tinta craquelê, você pode substituir a tinta acrílica de bisnaga pela tinta plástica. A tinta craquelê só craquela com a tinta acrílica de bisnaga ou tinta plástica. 3 Sempre usar cores contrastantes. 4 Se for fazer tinta craquelê na tela, você não vai precisar passar a base para artesanato e nem lixar. 5 A finalidade da base para artesanato é fechar os poros da madeira, para quando você vier com a tinta colorida não manche e absorva menos tinta. 6 Kit craquelê é a junção dos dois vernizes que vai obter o efeito craquelado.

27 7 Eu posso dar duas demãos do verniz base do Kit craquelê com intervalo de secagem. Mas apenas uma generosa do verniz craquelador. 8 O verniz base do kit craquelê eu posso acelerar a secagem, mas o verniz craquelador do kit craquelê eu não posso acelerar. 9 Quando for substituir a tinta acrílica de bisnaga pela tinta plástica no vidro antes você tem que passar o primer com a esponja. 10 O primer é um produto para dar aderência a tinta em vidro, plástico e metais. 11 Você pode substituir o Verniz Vitral incolor pelo verniz Duco quando for fazer craquelê. 12 Pode usar a tinta acrílica de bisnaga colorida no lugar da goma laca incolor com a purpurina no acabamento interno do craquelê no vidro. 13 Quando substituir a goma laca pela tinta acrílica de bisnaga, você terá depois que passar um verniz a base de água para selar o produto. 14 Lembrando sempre que toda pintura feita em vidro, dentro ou fora, se não for com tinta própria para ser queimada em forno ela se torna uma peça decorativa e não utilitária, ou seja, com o tempo vai sair. 15 Toda vez que você for usar foto, tem que ser a xerox em papel comum e colorida, isso porque o papel fotográfico é muito poroso e vai acabar manchando todo o trabalho. 16 Em todas as técnicas você pode colocar découpage depois do craquelê seco em alguns casos como: a) Craquelê na tela b) Vidro por fora c) Madeira E sendo craquelê com tinta craquelê 17 Com o Kit craquelê colorido você faz primeiro a découpage e depois craquela ao redor.

28 EDITORIAL MVACom DIRETOR EXECUTIVO Márcus Vinícius Arouca AUTOR Professora Vera Lúcia Francisco REVISÃO Frederick F. Muñoz EDITOR DE ARTE Rodrigo Rocha ESTE EBOOK É DE USO EXCLUSIVO DA MVACOM E SUAS PARCEIRAS. PORTANTO, FICA PROIBIDO A CÓPIA E DISTRIBUIÇÃO DO MESMO SEM A NOSSA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO. DISTRIBUIÇÃO E VENDA 2016 MVACom. Todos os direitos reservados.

Textura modelada Elisabete Tonin

Textura modelada Elisabete Tonin Textura modelada Elisabete Tonin Tempo de execução: 2 horas sem contar os tempos de secagem Dificuldade: média Atenção: Adapte sua peça de maneira a técnica aplicada neste passo. Material: Nature Colors

Leia mais

Apostila de Técnicas 2011

Apostila de Técnicas 2011 Apostila de Técnicas 2011 Apostila de Técnicas tinta ainda úmida, obtendo assim o efeito de couro, seque; 7. Aplique aleatoriamente uma demão generosa de Hidro Vitral Gato Preto Incolor. 8. Logo em seguida

Leia mais

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em:

Metal Colors. Disponível em: Frascos de 60ml (Ref. 03660) Disponível em: Metal Colors A tinta Metal Colors é ideal para ser aplicada em: madeira, cerâmica, gesso, papel, papelão, isopor, resina, cortiça, couro, vidro e plásticos jateados, alumínio, latão e zinco, sempre com

Leia mais

www.belezamodamulher.com.br 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!!

www.belezamodamulher.com.br 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!! 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!! http://www.belezamodamulher.com.br Olá Amiga! Celinha Queiroz aqui: Como estão as coisas? Espero que bem! É um enorme prazer ter você aqui. Parabéns pelo

Leia mais

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela:

Para começar esse passo a passo, temos que falar primeiramente sobre os materiais usados na produção dessa tela: Neste trabalho o objetivo é fazer uma apresentação de todas as fases da pintura espatulada do tema ARARA VERMELHA de uma forma descontraída para que os artistas participantes possa observar todos os recursos

Leia mais

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe!

Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! TEXTURA & CORES Viu só esses desenhos geométricos nas paredes? Eles são feitos simplesmente com fita crepe! Como fazer? 1 Forre todo piso com jornal para não sujar com os respingos. 2 Coloque fita crepe

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO ARMAZENAMENTO Os rolos de películas vinilo Teckwrap devem ser guardados em posição vertical nas suas embalagens de origem até à sua utilização efetiva. Se o rolo for colocado

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL EDUCAÇÃO INFANTIL adquiridos antes do início das aulas: 03/02/2014 A preferência por determinadas marcas se deve à constatação, em anos anteriores, de fatores como durabilidade, qualidade, entre

Leia mais

PAIF:4 PROJOVEM:4 PETI:4 IDOSO:4 10 20 Unid. TINTA RELEVO DIMENSIONAL frasco com 25g, na cor rosa. CREAS:4 PAIF:4 PROJOVEM:4 PETI:4 IDOSO:4 11 20

PAIF:4 PROJOVEM:4 PETI:4 IDOSO:4 10 20 Unid. TINTA RELEVO DIMENSIONAL frasco com 25g, na cor rosa. CREAS:4 PAIF:4 PROJOVEM:4 PETI:4 IDOSO:4 11 20 ANEXO II Aquisição de material de artesanato para uso nas atividades desenvolvidas nos projetos sociais junto ao CRAS, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Item Quant. Unidade

Leia mais

Mini-maletinha de desenho by Patricia Escanho

Mini-maletinha de desenho by Patricia Escanho Mini-maletinha de desenho by Patricia Escanho Material necessário 30 cm tecido 1 (neste projeto: estampado) 30 cm tecido 2 (neste projeto: xadrez) 20 cm tecido 3 (neste projeto: bolinhas) retalhos de entretela

Leia mais

Kit Microdermoabrasão TimeWise

Kit Microdermoabrasão TimeWise Kit Microdermoabrasão TimeWise 1 TimeWise Proporciona resultados imediatos no combate às linhas finas de expressão, limpando os poros e deixando a pele mais lisa e suave, em apenas dois passos. Passo 1:

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Pintura em Madeira

E-book. Passo-a-Passos Pintura em Madeira E-book Passo-a-Passos Pintura em Madeira 1 Pintura em Madeira CAIXA COM ROSA Material necessário Pincel ref. 427 nº 8 e 18 Rolo de espuma 988 5 cm Esponja Abrasiva Duplla Ref. 860 Carbono Verniz acrílico

Leia mais

Naked Cake / Bolo Pelado de Morango e Chocolate

Naked Cake / Bolo Pelado de Morango e Chocolate Naked Cake / Bolo Pelado de Morango e Chocolate Meu aniversário tá chegando!!! (Dia 08 de fevereiro, podem me dar parabéns adiantado! haha) Eu não gosto de deixar nenhuma data importante passar em branco,

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

Materiais Necessários:

Materiais Necessários: Materiais Necessários: Peça crua de madeira Pinceis chatos nos tamanhos 8 e 16 Pincel chanfrado tamanho 8 e 12 Pincel MOP Brochinha para stêncil Lixa para madeira 220 Rolinho Stêncil com motivo quadrados

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

pra você BEM VINDA LOFTGIRL!

pra você BEM VINDA LOFTGIRL! pra você BEM VINDA LOFTGIRL! Se você recebeu este manual, é porque se cadastrou para receber novidades da Loft747 online. Aqui vamos falar de produtos incríveis e de ferramentas úteis que serão seus aliados

Leia mais

Olá leitora, tudo bem?

Olá leitora, tudo bem? Olá leitora, tudo bem? Sabemos que a reciclagem de materiais é muito importante e uma tendência atual. Por isso, a Revista Artesanato resolveu lançar um curso exclusivo para você que adora reciclar materiais.

Leia mais

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br

BIANA. Escala 1/10. Por Eduardo Dias Nunes. www.artimanha.com.br Por Eduardo Dias Nunes O conjunto da estrutura é formado por uma quilha, 4 balizas, dois espelhos e três vaus. Identificados por números, coloque cada baliza em seu devido local encaixando e colando as

Leia mais

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano

Leia mais

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA

ADEGAS KitchenAid. KZB15ARANA e KZB16ARANA ADEGAS KitchenAid COMPROMISSO DE PRODUZIR AS MELHORES ADEGAS Versatilidade Organização Integração total com os outros eletrodomésticos CLAIMS CONHECENDO O PRODUTO Praticidade Combina a conveniência de

Leia mais

E-book. Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas

E-book. Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas E-book Passo-a-Passos Técnicas Exclusivas 1 Pintura em Madeira FLORAL DECORATIVO Materiais Necessários Pincel Condor ref. 601 nº 16 Pincel Condor ref. 606 nº 10 e 16 Pinta-Bolinhas Condor ref. 555 Bandeja

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

2-10. Espelho Banheiro. Iluminação e Desembaçador automáticos e indicadores de umidade do ar e temperatura. Criação:

2-10. Espelho Banheiro. Iluminação e Desembaçador automáticos e indicadores de umidade do ar e temperatura. Criação: Apresenta Espelho Banheiro 2-10 Iluminação e Desembaçador automáticos e indicadores de umidade do ar e temperatura Criação: Artesão/Engenheiro: Carlos Mury 3-10 Construção totalmente, tornando a peça única,

Leia mais

Instruções e Dicas Para o Atado

Instruções e Dicas Para o Atado GODDARD CADDIS (Tamanho #10 #18) Lista de Materiais: Anzol Anzol padrão para mosca seca #10-#18 Linha Cor: pele (tan) Corpo Pêlo de veado (deer), cor: natural Colar Hackle. Cor: Marrom Antenas 2 raques

Leia mais

O que você precisa saber sobre Pasta Americana!

O que você precisa saber sobre Pasta Americana! Receitas de Páscoa 2 NOVAS RECEITAS DE PÁSCOA - TUDO DE CAKE O que você precisa saber sobre Pasta Americana! Trabalhar com pasta americana não é nada complicado, e para ajudar vou passar algumas dicas

Leia mais

MINI KIT MARTELINHO DE OURO

MINI KIT MARTELINHO DE OURO *Imagens meramente ilustrativas MINI KIT MARTELINHO DE OURO Manual de Instruções Prezado Cliente Este Manual tem como objetivo orientá-lo na instalação, operação e informações gerais de seu Mini Kit Martelinho

Leia mais

Limpeza da tampa e do vidro de originais

Limpeza da tampa e do vidro de originais 11_chap11.fm Page 307 Thursday, March 3, 2005 12:53 PM 1. Limpe o exterior com um pano macio umedecido com água. 2. Retire o excesso de água do exterior com um pano macio. Limpeza da tampa e do vidro de

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 2013 JD. I (4 ANOS)

LISTA DE MATERIAL 2013 JD. I (4 ANOS) LISTA DE MATERIAL 2013 MATERNAL (3 ANOS) 03 caixas de lápis de cor (USO SOMENTE NA ESCOLA) 01 caderno 100 folhas pequeno 03 envelopes pardos 31x41 01 caderno tipo ata 100 folhas 03 lápis 01 caderno de

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS 2015

LISTA DE MATERIAIS 2015 MATERNAL I - EDUCAÇÃO INFANTIL 02 Vidros de brilho (cola) 01 Pacote de EVA (grande) 02 Pacotes de colheres descartáveis (pequena) 01 Caixa grande de gizão de cera (12 cores - meu primeiro giz) 02 Caixa

Leia mais

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER O QUE É UM CABELO EMBORRACHADO? O cabelo emborrachado, elástico ou chiclete é um cabelo em que a fibra perdeu a elasticidade natural, além da umidade, o que

Leia mais

PROCESSO CALCOGRÁFICO

PROCESSO CALCOGRÁFICO PROCESSO CALCOGRÁFICO ALUMÍNIO ZINCO COBRE ÁGUA-FORTE O processo baseia-se na protecção da chapa - que pode ser de alumínio, cobre, latão ou zinco - com um verniz de proteçção, seguido do desenho que se

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA O produto O Sistema de Acabamento Skania é composto por produtos específicos para cada etapa necessária à melhor conservação do piso de madeira: SELADORA

Leia mais

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389 Deus nos dá amigos Estudos bíblicos Pré-escolar 5anos e6 Ano CIV Nº 389 5107 Um lugar especial Edição do aluno Estamos de volta para mais um trimestre de alegria, aprendizado e muitas descobertas. Você

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL - I

EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL - I MATERNAL - I 40 sacos plásticos para sulfite grosso 1 bloco de canson 20 folhas A3 (140 g/m 2 branco) 6 folhas com 80 etiquetas cód. 6187 6 folhas com 20 etiquetas cód. 6181 6 folhas etiquetas tamanho

Leia mais

Manual de como eu fiz (Passo a passo)

Manual de como eu fiz (Passo a passo) Manual de como eu fiz (Passo a passo) 2014 - Ano I - Manual- VI Deixo um exemplo de como fazer. Assim como eu fiz, Façam vocês também Editorial Presados companheiros de hobby, Com estes manuais com pequenas

Leia mais

Receita de Geleia de Morango Caseira

Receita de Geleia de Morango Caseira Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente

Leia mais

Como fazer uma faca tanto.

Como fazer uma faca tanto. Como fazer uma faca tanto. Fotos passo a passo por André Sato O manual foi dividido em quatro partes. Lâmina. Bainha. Cabo. Habaki. Para fazer o desbaste irei usar um caibro de madeira com dois parafusos

Leia mais

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA

Ligue Grátis 210 461 786 Tel. 217 783 125 Fax: 217 783 364 E mail: c.miranda@mail.telepac.pt 1 LITRO. = 1200 grs. 04 LARANJA Venda exclusiva para instituições de ensino e carácter social Estimado Cliente, TOME NOTA PARA A SUA PRÓXIMA COMPRA DE GUACHE - TINTAS CENOGRÁFICAS LIQUIDAS PRONTAS A USAR (NÃO TÓXICA) Tinta de muito boa

Leia mais

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I

LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I Educar é uma obra de amor (Madre Clélia) LISTA DE MATERIA DIDÁTICO 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL I 02 livros paradidáticos (ver lista de sugestão) 04 fotos 3x4 (para atividades de sala de aula) 03 folhas

Leia mais

Liquid Repellent. Os tecidos com Liquid Repellent recebem uma aplicação de Fluorcarbono, que proporciona a repelência a manchas aquosas e oleosas.

Liquid Repellent. Os tecidos com Liquid Repellent recebem uma aplicação de Fluorcarbono, que proporciona a repelência a manchas aquosas e oleosas. Os tecidos com Liquid Repellent recebem uma aplicação de Fluorcarbono, que proporciona a repelência a manchas aquosas e oleosas. Tecido multifuncional com características de repelência às manchas aquosas

Leia mais

Manual de como eu fiz (Passo a passo)

Manual de como eu fiz (Passo a passo) Manual de como eu fiz (Passo a passo) 2015 - Ano II - Manual - II Deixo um exemplo de como fazer. Assim como eu fiz, Façam vocês também Editorial Presados companheiros de hobby, Com estes manuais com pequenas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9

Receitas criativas para esquentar o inverno. SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Receitas criativas para esquentar o inverno SUPLEMENTO ONLINE julho 2013 ano 3 nº 9 Sopa de Tomate com Trigo em Grãos e Berinjela Grelhada Berinjela Grelhada 1 berinjela média, com casca, picada em cubos

Leia mais

RELAÇÃO DE MATERIAL 2.016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

RELAÇÃO DE MATERIAL 2.016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MATERIAL DE USO PESSOAL 01 Ábaco escolar. 02 Apontadores com depósito, com identificação, com reposição durante o ano. 01 Avental de manga longa para as aulas de laboratório

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE PRODUTOS CORFIX

MANUAL TÉCNICO DE PRODUTOS CORFIX MANUAL TÉCNICO DE PRODUTOS CORFIX ELABORADO EM 2003 ATUALIZADO EM MAIO DE 2012 INDÚSTRIA DE TINTAS CORFIX LTDA. AV. PROFESSOR OSCAR PEREIRA, 3585 BAIRRO DA GLÓRIA PORTO ALEGRE RS CEP: 91710-000 FONE/FAX:

Leia mais

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08

Índice. Vidro Temperado Blindex 01. Linha de Boxes Blindex 04. Cuide bem do seu Blindex 08 CATÁLOGOS BLINDEX Índice Vidro Temperado Blindex 01 Linha de Boxes Blindex 04 Cuide bem do seu Blindex 08 01 Vidro Temperado Blindex O Vidro Temperado Blindex é um vidro de segurança, ou seja, em caso

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

A Acrilex foi fundada em 1964 na cidade de São Paulo e, em

A Acrilex foi fundada em 1964 na cidade de São Paulo e, em 1974 A Acrilex foi fundada em 1964 na cidade de São Paulo e, em 1972, teve suas instalações transferidas para São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista. 2003 Hoje, a Acrilex é considerada a maior fábrica

Leia mais

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Como construir renda estável em cada etapa 1. Etapas de Faturamento Para construir um rendimento estável, existe uma ordem a seguir. Na

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE PINTURA

PROCEDIMENTOS DE PINTURA 1 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 2 PROCEDIMENTOS DE PINTURA 01.00 SISTEMA DE PINTURA PARA ACABAMENTO FINAL EM LATEX PVA 01.01 - PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE 1. GESSO (PLACA/PASTA) - Aplicar fundo preparador de parede

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 2015 MINIMATERNAL

LISTA DE MATERIAL 2015 MINIMATERNAL LISTA DE MATERIAL 25 MINIMATERNAL Pasta larga plástica com elástico e alça tamanho A3 (cor opcional) 02 Colas bastão Camiseta (tamanho grande) para pintura ou avental 02 Livros de história infantil para

Leia mais

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA [M03 11052010] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções contidas neste manual antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança.

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR INFANTIL II (1 a 2 anos)- 2015

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR INFANTIL II (1 a 2 anos)- 2015 MATERIAL ESCOLAR: 02 Placas de EVA (lisa - sem enrolar) 02 Placas de EVA (Glítter extra brilho - sem enrolar) 02 Folhas de EVA (plush sem enrolar) 02 Folhas de EVA (estampado) 02 Cartolinas americanas

Leia mais

DIA 6 - Como montar, cortar, fazer uma pré-cobertura com ganache e cobrir um bolo com pasta americana

DIA 6 - Como montar, cortar, fazer uma pré-cobertura com ganache e cobrir um bolo com pasta americana DIA 6 - Como montar, cortar, fazer uma pré-cobertura com ganache e cobrir um bolo com pasta americana Uma recomendação da Cake Design, Elisa Strauss de Confetti Cakes é manter a seguinte proporção ao cortar

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO LIMPEZA, PINTURA E QUEIMA DE LÂMINA SERIGRAFADA. Histórico de Revisões

INSTRUÇÃO DE TRABALHO LIMPEZA, PINTURA E QUEIMA DE LÂMINA SERIGRAFADA. Histórico de Revisões Página: 1 de 7 Elaborado por: Josiane Soares Data: 03/03/25 Aprovado por: José Domingos Data: 04/03/25 Histórico de Revisões 0 Emissão do documento: 22//24 1 Revisão geral 1)Termos e Definições OP = Ordem

Leia mais

Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom

Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom 1 Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom # Código Descrição SUAP Imagem (meramente ilustrativa) 1 000334 ABRIDOR DE ENVELOPE, TIPO ESPATULA, MATERIAL METALICO 2 000197 ALFINETE

Leia mais

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA Processo de fabricação, características e principais tipos. PAPEL/História O processo de fabricação de papel, que conhecemos hoje, é baseado em um processo chinês, desenvolvido

Leia mais

Intensivão de produtos Linha corporal

Intensivão de produtos Linha corporal Intensivão de produtos Linha corporal Loção energizante A loção Energizante para os Pés e Pernas Mint Bliss hidrata e instantaneamente refresca, proporcionando uma sensação de alívio aos pés e pernas cansados.

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura IV - Varandas e Terraços As infiltrações de água são uma das maiores causas da degradação de algumas pinturas, e mesmo da estrutura de varandas e terraços. Para evitar este tipo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A CAPA LIFEPROOF FRÉ PARA IPHONE

INSTRUÇÕES PARA A CAPA LIFEPROOF FRÉ PARA IPHONE INSTRUÇÕES PARA A CAPA LIFEPROOF FRÉ PARA IPHONE A capa LifeProof é à prova d'água, à prova de queda e própria para quaisquer condições climáticas, permitindo utilizar o seu iphone dentro e debaixo d'água.

Leia mais

E-book Curso de Airless

E-book Curso de Airless E-book Curso de Airless www.azevedotintas.com (19) 3802-1723 Desenvolvido por Izabel Bordotti Pintura Airless Assim a pintura Airless é um método de pintura, em que a tinta é pulverizada através de um

Leia mais

Bife Wellington - Receita Especial para Dia dos Namorados

Bife Wellington - Receita Especial para Dia dos Namorados Bife Wellington - Receita Especial para Dia dos Namorados O cheiro de amor está no ar, corações nas vitrines, declarações de amor nas ruas, flores para todos os lados e restaurantes LOTADOS! Continua comigo

Leia mais

Aposte nas Fragrâncias

Aposte nas Fragrâncias Bem Vindas!!! Promoções de Abril Dobra de Pontos Aposte nas Fragrâncias Kit Fragrâncias Fearlessly De 507,00 por 399,00 25% - Pague 299,25 Lucro 207,75 30% - Pague 279,30 Lucro 227,70 35% - Pague 259,35

Leia mais

Manual do Proprietário

Manual do Proprietário Manual do Proprietário Produtos A Salapronta possui uma rigorosa seleção de seus móveis, começando pela qualidade de madeiras maciças, placas de madeira, laminados e outros acessórios. Escolhendo sempre

Leia mais

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA

ANEXO I - E TRT PLANILHA DE CUSTOS UNITÁRIOS DE MATERIAIS DE PINTURA PREÇO CÓDIGO MATERIAL UND UNITÁRIO R$ MÉDIA ANUAL PREÇO ANUAL TOTAL 1 Água raz, galão galão c/ 5 litros. Galão R$ 34,32 15 R$ 514,80 2 Arame Galvanizado nº 8 (1.25mm) Kg R$ 10,90 15 R$ 163,50 3 Fita adesiva,

Leia mais

(Senhores pais ou responsável, por favor, sigam as orientações para entrega do material.) MATERIAL PARA SER ENTREGUE NOS POSTOS DE RECEBIMENTO - IPE

(Senhores pais ou responsável, por favor, sigam as orientações para entrega do material.) MATERIAL PARA SER ENTREGUE NOS POSTOS DE RECEBIMENTO - IPE LISTA DE MATERIAL - EDUCAÇÃO INFANTIL 2016 INFANTIL 03 ANOS (Senhores pais ou responsável, por favor, sigam as orientações para entrega do material.) MATERIAL PARA SER ENTREGUE NOS POSTOS DE RECEBIMENTO

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA

MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA MANUAL DO PROPRIETÁRIO E CERTIFICADO DE GARANTIA sca.com.br Parabéns! Agora, a mudança faz parte da sua vida. Neste manual, você encontrará as principais informações para garantir que seu mobiliário S.C.A.

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2

Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2 Componentes básicos de Bijutaria em Arame Parte 2 Introdução Para além do arame, um dos materiais que dá mais interesse às peças de bijutaria são as contas. Podem ser de vidro, cristal, metal, madeira,

Leia mais

Limpa, revitaliza e Tonifica a pele

Limpa, revitaliza e Tonifica a pele Limpa, revitaliza e Tonifica a pele Esse produto de limpeza que contém pequenas esferas que esfoliam Suavemente a pele sem agredir. Deve ser usado manha e noite antes e com a pele bastante molhada para

Leia mais

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo

SUPER PRESS GRILL INSTRUÇÕES. Ari Jr. DATA. Diogo APROV. Nayana. Super Press Grill. Folheto de Instrução - User Manual 940-09-05. Liberação do Arquivo N MODIFICAÇÃO POR 0 Liberação do Arquivo Ari Jr 10-12-2012 1 Inclusão da informação sobe uso doméstico (certificação) Ari Jr 14-02-2013 PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

Leia mais

09/11 658-09-05 773987 REV.2. FRITADEIRA Frita-Fácil. Plus 3. www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES

09/11 658-09-05 773987 REV.2. FRITADEIRA Frita-Fácil. Plus 3. www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES 09/11 658-09-05 773987 REV.2 FRITADEIRA Frita-Fácil Plus 3 www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto da linha Britânia. Para garantir

Leia mais

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br

REPERSIL XN PRODUTO: www.rejuntabras.com.br INDICAÇÕES: Eficiente na restauração e preservação de monumentos históricos. Pode ser usado como primer para tinta imobiliária em paredes, fachadas e telhas. COMO UTILIZAR MELHOR O SEU PRODUTO: Ao hidrofugar

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO OPERACIONAL Título: EMENDA À FRIO EM CORREIA TRANSPORTADORA TEXTIL COM ACABAMENTO SOBREPOSTO. Responsabilidade: Vulcanizadores

INSTRUÇÃO DE TRABALHO OPERACIONAL Título: EMENDA À FRIO EM CORREIA TRANSPORTADORA TEXTIL COM ACABAMENTO SOBREPOSTO. Responsabilidade: Vulcanizadores 1- DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA: Manual Básico de Vulcanização 2- MATERIAIS E FERRAMENTAL: 2.1) Materiais: IT Quant Descrição 01 Tab. Solvente 02 Tab. Adesivo vulcanizante 03 Tab. Catalisador 04 Tab. Lâmina

Leia mais

líder mundial em polimentos.

líder mundial em polimentos. líder mundial em polimentos. 2 0 1 3 Menzerna FG400 FAST GLOSS Menzerna Fast Gloss FG400 é o mais recente polish da fábrica Menzerna na Alemanha. Menzerna Fast Gloss FG400 é um polish de corte de alta

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

Sistema De Gerenciamento Web UFFS

Sistema De Gerenciamento Web UFFS Sistema De Gerenciamento Web UFFS Acesso ao Sistema Link para acesso O acesso ao SGW UFFS é feito através de um link, que por segurança, poderá não ser permanente. Este mesmo link será modificado com uma

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POP: I 115 Página 1 de 6 1. Objetivo Estabelecer a sistemática para a produção de água reagente para o abastecimento do equipamento Architecti2000 (Abbott), dos demais equipamentos que utilizam esta água

Leia mais

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Feltro em decoração para bebês:

Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Feltro em decoração para bebês: Lista de materiais Caro aluno, Preparamos este material exclusivamente para a divulgação gratuita. Ele contém a lista de materiais do curso Feltro em decoração para bebês: Floresta encantada, com Fernanda

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche) (55) 3359 1543

MATERIAL ESCOLAR 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche) (55) 3359 1543 EDUCAÇÃO INFANTIL 2 anos (Creche) Material de uso coletivo 20 folhas de desenho A3 (140 g/m²) 20 folhas de desenho A4 (180 g/m²) 01 folha de E.V.A cor: 01 lixa grossa (para fogão) 20 folhas de Ofício A4

Leia mais

Cerâmicas e porcelanatos

Cerâmicas e porcelanatos Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira... De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos,

Leia mais

Lista de Materiais - 2015 Curso: Berçário I (04 meses a 01 ano e 03 meses)

Lista de Materiais - 2015 Curso: Berçário I (04 meses a 01 ano e 03 meses) 01 toalha de banho c/ nome bordado ou pintado; 01 mamadeira para água; 01 mamadeira para leite; 01 mamadeira para suco; 01 jogo de lençol (será trocado toda semana); 01 kit de berço; 01 escova para cabelo;

Leia mais

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO

CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO CARIOCA SHOPPING - EXPANSÃO ÍNDICE: Introdução...03 2. Impermeabilização A pisos e paredes em contato com o solo... 04 3. Impermeabilização B reservatórios... 06 4. Impermeabilização C pisos frios... 08

Leia mais

OFICIAL LIMPA E BRILHA

OFICIAL LIMPA E BRILHA OFICIAL LIMPA E BRILHA LIMPADOR UNIVERSAL Classificação: Detergente Propriedades É um produto para limpeza total, utilizado na manutenção de superfície em geral. Sua principal característica é manter a

Leia mais

Sofá Cama. manual de montagem. Flora. ou... 2 pessoas. montagem. ferramenta martelo de borracha. ferramenta martelo. chave philips.

Sofá Cama. manual de montagem. Flora. ou... 2 pessoas. montagem. ferramenta martelo de borracha. ferramenta martelo. chave philips. manual de montagem montagem 2 pessoas ferramenta martelo de borracha ferramenta martelo Sofá Cama lora ferramenta chave philips tempo 1:30 horas ou... ferramenta parafusadeira tempo 1 hora ICS E CONSERVÇÃO

Leia mais

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com

TOP 10 RECEITAS DETOX. www.detoxdecorpoealma.com TOP 10 RECEITAS DETOX 1. BRIGADEIRO DE TÂMARA -8 tâmaras sem caroço -1/2 xícara de amêndoas picadas -2 colheres de sobremesa de cacau em pó -suco de 1 laranja lima Modo de Preparo: Coloque as tâmaras,

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO

PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO PASTILHAS DE INOX, COMO REVESTIMENTO CONCEITO A linha de pastilhas de inox da Mozaik concretiza o sonho arquitetônico e artístico de se utilizar os metais e todas as suas possibilidades da mesma forma

Leia mais

PINTURA DE KITS Caros modelistas!

PINTURA DE KITS Caros modelistas! PINTURA DE KITS Caros modelistas! Buscamos sempre em nossos trabalhos a representação da realidade em miniatura, e independente de estarmos utilizando materiais de laser cut, plástico, resina ou metal,

Leia mais

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Disciplinas: Física III (DQF 06034) Fundamentos de Física III (DQF 10079) Departamento de Química e Física- CCA/UFES Objetivo:

Leia mais

Hoje revelo a vocês a minha paixão recente: a família de couros da Circulo.

Hoje revelo a vocês a minha paixão recente: a família de couros da Circulo. Olá gente linda e talentosa! Hoje revelo a vocês a minha paixão recente: a família de couros da Circulo. Tanto o Couro Tricô quanto o Couro Tricô Tiras são itens maravilhosos que possibilitam muitas criações

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais