Falso Amor. De Débora Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Falso Amor. De Débora Costa"

Transcrição

1 Falso Amor De Débora Costa

2 Capítulo 9 Cena 1 Rio de Janeiro Favela Cativeiro de Flávio FLÁVIO: (olhando Henrique) Eu não tenho irmão e muito menos gêmeo. HENRIQUE: (vai até o banheiro, pega um espelho, se abaixa perto de Flávio, puxa o cabelo dele, coloca o espelho em frente ao rosto de Flávio) Olha bem! Agora olha pra mim e vê como somos idênticos! FLÁVIO: (se olhando no espelho) Minha mãe nunca falou de irmão nenhum... HENRIQUE: (olha Flávio nos olhos, está com raiva) Sabe por que ela nunca falou nada? Porque ela se desfez de mim... Ela só precisava de um filho para segurar o tal Régis Werneck, ela mentiu para ele que eu estava morto e me deu para o Gilberto que é ex-namorado dela... FLÁVIO: (olhando Henrique, as lagrimas escorrem) A minha mãe jamais faria isso. HENRIQUE: (grita) Mas fez! (solta Flávio se afasta, o olha) Agora ela vai pagar caro... Porque quem vai voltar para a sua casa, serei eu... Eu vou entrar naquela família e me vingar pelo que a sua mãe me fez, e vou ter tudo o que tenho direito, as coisas que ela deu para você e me negou. FLÁVIO: Eu acho melhor nós dois conversamos com ela e ver o que a mamãe tem a dizer sobre isso. HENRIQUE: (sorri) Não. (fica sério) Aqui quem dá as ordens sou eu, e você playboy, obedece. FLÁVIO: Como você se chama?... HENRIQUE: (olha Flávio) Henrique. FLÁVIO: Henrique me solta, e vamos juntos para a casa e falar com a mamãe. HENRIQUE: Eu não vou te soltar, então para de pedir e isso aqui não é uma reunião familiar, aqui é o seu cativeiro Flávio, e é melhor você se acostumar com esse muquifo porque você vai passar muitos dias aqui.

3 São Paulo Mansão Werneck Sala Cena 2 Janete, Cristina, Régis e Roberta estão sentados. ROBERTA: (se levanta aflita) Até quando nós vamos ficar aqui de braços cruzados? (fica com vontade de chorar) Flávio pode estar em perigo! JANETE: (está segurando a mão de Cristina, olha Roberta) Todos temos que manter a calma Roberta, ainda não podemos avisar a policia por não saber o tipo de gente que está com Flávio. CRISTINA: (deita a cabeça no ombro de Janete, chora) Eu quero meu filho de volta. RÉGIS: (segura a mão de Cristina) Nós vamos ter o Flávio de novo aqui Cris. O celular de Cristina toca. JANETE: (observa). CRISTINA: (atende rapidamente o telefone) Alô! PARCEIRO: Você é Cristina? CRISTINA: (aflita) Sou eu mesma, quem fala? RÉGIS: (olha para Cristina, fala baixo) Coloca no viva voz. CRISTINA: (liga o viva voz, olha Régis). PARCEIRO: Eu sou a pessoa que está com seu filho, se quer ver ele de novo vai ter que seguir as minhas ordens. CRISTINA: Eu vou fazer tudo que você mandar, mas me deixa falar com Flávio. PARCEIRO: Não, por enquanto não, a primeira ordem é não envolver a polícia. CRISTINA: (chora, desesperada) Tudo bem, mas me fala se Flávio está bem, por favor. PARCEIRO: Depois falo com a madame. (desliga).

4 CRISTINA: (desesperada, abraça Régis) Eu não vou aguentar. (chora). RÉGIS: (consolando Cristina, se controla para não chorar) Vai ficar tudo bem, ele vai pedir dinheiro e nós vamos ter nosso filho de volta. ROBERTA: (caminha pela sala, está triste, segura o pingente que ganhou de Flávio, chora). JANETE: (observa, sorri discretamente). Grupo Werneck Sala de Edgar Cena 3 GLAUCO: (entra) Edgar o que está acontecendo com Régis? Ele ainda não chegou e temos muito o que fazer aqui. EDGAR: Não sei muito bem, mas ele está tendo um problema pessoal, o Frederico está vindo para cá. GLAUCO: (olha Edgar) O que?... Esse velho aqui? EDGAR: Não sei qual é o espanto, esse velho como você diz, é o dono do grupo Werneck. GLAUCO: Não gosto desse cara, a antipatia que tenho por Régis não é nada comparada ao que sinto pelo Frederico. EDGAR: Por quê? GLAUCO: Ele deu um jeito para que o Régis ficasse á frente do grupo, enquanto eu que sou muito mais capacitado fiquei sendo o diretor. EDGAR: Glauco esse grupo pertence a família Werneck e não á nós. GLAUCO: Somos sócios, temos direitos, se Régis afundar isso aqui, todos iremos perder. EDGAR: Mas isso não vai acontecer, e é melhor começar a trabalhar, temos muitos pedidos da nova coleção de roupas femininas e também temos que lançar o novo produto. GLAUCO: Sim temos, mas quem vê isso do produto novo é a Janete, e ela veio? Não.

5 EDGAR: É... Isso é estranho, deve estar acontecendo uma coisa muito grave. Casa de Janete Quarto de Ágata Cena 4 ÁGATA: (está apenas de toalha, abre o closet, começa a procurar uma roupa, pega um vestido preto, curto com decote, sorri, se veste, se maquia, passa perfume, arruma o cabelo, se olha no espelho, sorri) Vou fazer uma visita para a tia Cris e o tio Régis... (dá risada, sai). Sala BRUNO: (está de saída). Cena 5 ÁGATA: (se aproxima) Bruno você vai onde? BRUNO: Visitar a Sueli. ÁGATA: Me dá uma carona até a casa da tia Cris? BRUNO: O que aconteceu com o seu carro? ÁGATA: Vendi, vou comprar outro, cansei dele. BRUNO: Tudo bem, te levo. (sai com Ágata). Cena 6 Rio de Janeiro Favela Cativeiro de Flávio FLÁVIO: (está sentado no chão, segurando o pingente com o símbolo do infinito que tem os nomes Roberta e Flávio gravados, fecha os olhos). HENRIQUE: (entra, olha Flávio, se senta em uma cadeira) Vamos conversar... Quero saber tudo sobre você, o que faz o que deixa de fazer, por exemplo, você fuma? FLÁVIO: Não. HENRIQUE: Bebe? FLÁVIO: Não.

6 HENRIQUE: Pratica alguma luta? FLÁVIO: Não. HENRIQUE: (olhando Flávio) Que tipo de babaca você é? Não faz nada? FLÁVIO: Eu quero sair daqui... HENRIQUE: Mas não vai e me fala o que quero saber. FLÁVIO: (olha Henrique) Não vou falar nada, você não vai enganar a minha família, seja lá o que você pretende não vai conseguir, não vou te ajudar em nada. HENRIQUE: (olha Flávio, está com raiva, pega o celular de Flávio, mostra uma foto de Roberta) Linda a sua noivinha, sabia que eu fui até o evento que a sua mamãe fez e essa coisa gostosa me confundiu com você? (sorri) É... Ela até me beijou. FLÁVIO: (com raiva, se levanta, tenta alcançar Henrique, mas não consegue porque a corrente que está presa em sua perna é curta, fica com vontade de chorar) Se você chegar perto da Roberta eu vou acabar com você! HENRIQUE: (se levanta, dá um soco em Flávio). FLÁVIO: (cai no chão). HENRIQUE: (se abaixa perto de Flávio, o encara) Você ainda não entendeu Flávio... Se você não fazer exatamente tudo que eu mandar eu posso machucar as pessoas que você ama. FLÁVIO: (as lagrimas escorrem, abaixa a cabeça, fecha os olhos) Você quer enganar á todos... Todos que eu amo por uma coisa que você não sabe se minha mãe fez ou não... Eu nem sabia que tinha um irmão gêmeo. HENRIQUE: Agora já sabe, e para de chorar porque não vou me comover e sim me irritar, agora me fala tudo o que quero saber! FLÁVIO: (se senta, olha Henrique) Eu falo...

7 Cena 7 Mais Tarde São Paulo Mansão Werneck Suíte de Cristina e Régis CRISTINA: (está sentada na cama, olhando uma foto de Flávio, chora). RÉGIS: (entra, se senta ao lado de Cristina, a olha muito) Vem comer alguma coisa Cris. CRISTINA: Não quero Régis... Eu estou com medo de perder o Flávio. (chora, abraça Régis). RÉGIS: (abraça Cristina) Não pensa assim Cris, quem pegou o Flávio quer dinheiro e sabem que se alguma coisa acontecer com ele não vai ter dinheiro nenhum. CRISTINA: (olha Régis) Não quero perder outro filho. (chora). RÉGIS: Meu amor não fica assim... (abraça Cristina). O celular de Régis toca RÉGIS: (atende) Alô. PARCEIRO: Cinco milhões e você tem seu filho de volta. RÉGIS: Eu vou pagar, mas me deixa falar com Flávio, eu só pago se tiver certeza que ele está vivo. PARCEIRO: Se liga, eu to garantindo que o playboy está vivo, depois te ligo para falar como você tem que fazer com o dinheiro. CRISTINA: (pega o telefone da mão de Régis, está desesperada) Fala pra mim como está meu filho? PARCEIRO: (desliga). CRISTINA: (chora muito). RÉGIS: Cris olha pra mim meu amor, eles já pediram o dinheiro eu vou dar, fica tranquila. CRISTINA: (abraça Régis) Eu preciso ouvir o Flávio.

8 Cena 8 Rio de Janeiro Favela Barraco de Gilberto GILBERTO: (olha Parceiro) E ai? O que ele falou? PARCEIRO: Ele disse que vai pagar o cara nem negociou agora a tal Cristina está me dando pena já, ela está desesperada por causa do playboy. GILBERTO: Isso é pouco pra ela. PARCEIRO: Régis quer falar com o Flávio, ele quer ter certeza que ele está vivo. GILBERTO: Na próxima ligação você faz perto dele e só deixa ele falar com o Régis, com a Cristina não entendeu? PARCEIRO: Por que você odeia tanto ela? GILBERTO: Não é da sua conta, faz o seu trabalho e cala a boca. HENRIQUE: (entra) Esse babaca não tem nada haver comigo, é um idiota, com tanta grana não aproveita. DANIELA: (entra, olha Gilberto) O Tico me disse que você queria falar comigo, o que é? GILBERTO: (pega uma jarra com água) Leva isso aqui onde você já sabe, e não fica de conversa com ele. DANIELA: Por que você mesmo não faz isso? GILBERTO: Porque eu sou o cara mau. HENRIQUE: Por mim não dava nem água pra ele. GILBERTO: Morto ele não serve de nada. DANIELA: (pega a jarra com água) Daqui isso. (sai). Cativeiro de Flávio Cena 9 FLÁVIO: (está sentado no chão, com frio, tem um corte na cabeça, o olho roxo).

9 DANIELA: (entra, olha Flávio). FLÁVIO: (olha Daniela) Quem é você? DANIELA: (coloca a jarra em cima da mesa, enche um copo com água, entrega á Flávio). FLÁVIO: (toma a água de uma vez). DANIELA: Quer mais? FLÁVIO: Por favor... DANIELA: (enche o copo de Flávio com água). FLÁVIO: (toma a água, entrega o copo á Daniela) Obrigado. DANIELA: (sorri) É... Já vi uma diferença entre você e o traste do Henrique, você tem educação. FLÁVIO: Eu estou com dor de cabeça... Você pode me trazer um remédio? DANIELA: Por mim eu traria, mas não depende de mim, vou tentar conseguir e também uns curativos... Não prometo. (sai). São Paulo Casa de Sueli Sala Bruno e Sueli estão sentados Cena 10 SUELI: Eu estou bem Bruno de verdade. BRUNO: (olhando Sueli) Mas se você precisar de qualquer coisa pode me pedir. SUELI: (sorri) Não preciso de nada, obrigada. LUCIANO: (entra, olha Bruno) Oi, ainda bem que te encontrei aqui, preciso de uma ajuda na fundação, Roberta e Cristina não foram e tem muita coisa pra fazer. SUELI: Aconteceu alguma coisa para elas não terem ido? LUCIANO: Não sei tia, mas preciso de ajuda. BRUNO: Eu vou com você.

10 SUELI: Eu também. LUCIANO: Não você fica aqui quietinha. SUELI: Que bobagem eu estou me sentindo ótima e vocês não vão saber resolver tudo sozinhos. BRUNO: (segura a mão de Sueli) Eu te ajudo então. SUELI: (solta a mão de Bruno) Não precisa Bruno. (sai). LUCIANO: (olha Bruno, sorri) Melhor você desistir. BRUNO: (sorri) Não tão fácil. (sai com Luciano). Mansão Werneck Sala Silvia e Ágata estão sentadas Cena 11 SILVIA: Essa falta de notícia do meu neto está acabando com meu filho. ÁGATA: A tia Cris está bem abalada também, e minha mãe então, nunca vi ela desse jeito. SILVIA: (se levanta) Claro, se Flávio não tivesse ido com ela ao teatro nada disso teria acontecido. RÉGIS: (desce as escadas). ÁGATA: Como está minha tia? RÉGIS: Não para de chorar, eu vou levar um pouco de água para ela e ver se ela come alguma coisa. (vai para a cozinha). SILVIA: (olha Ágata) Até agora meu filho não foi consolado, Cristina está tendo todas as atenções... Vá perguntar como ele está. ÁGATA: (se levanta, se aproxima de Silvia, a olha) Você é a mãe dele. SILVIA: Meu filho está chateado comigo.

11 Cena 12 Cozinha RÉGIS: (está colocando algumas frutas em uma bandeja, se apoia na mesa, chora). ÁGATA: (entra, se aproxima, acaricia as costas de Régis) Flávio vai estar de volta logo você vai ver... RÉGIS: (olha Ágata, está com o rosto molhado por causa das lágrimas) Não suporto essa situação, meu filho nas mãos sabe se lá de quem e minha mulher sofrendo e eu não posso fazer nada para o sofrimento dela acabar. (chora). ÁGATA: (abraça Régis) Desabafa é melhor, assim você volta forte para a tia Cris. RÉGIS: (abraçado com Ágata, chora). ÁGATA: (acariciando as costas de Régis). RÉGIS: (olha muito Ágata, se afasta) Obrigado... (enxuga as lágrimas). ÁGATA: (se aproxima de Régis, o olha nos olhos) Você pode contar comigo para o que precisar. RÉGIS: (pega a bandeja, olha Ágata) Preciso que você vá até o grupo Werneck e veja como estão as coisas. ÁGATA: Eu vou sim. RÉGIS: Edgar me disse que você é publicitária... ÁGATA: (sorri) Fiz faculdade, mas ainda não tive chance de trabalhar com publicidade. RÉGIS: Quando esse pesadelo acabar vamos falar disso. (sai). ÁGATA: (sorri) Pode apostar que vamos.

12 Cena 13 Quarto de Flávio ROBERTA: (está em pé, olhando as coisas de Flávio, chora) Eu te amo tanto Flávio... Meu amor preciso de você. Cena 14 Rio de Janeiro Favela Cativeiro de Flávio Entram Henrique, Parceiro e Gilberto. GILBERTO: (olha Flávio) Você vai falar com o seu pai, ele quer ter certeza que você está vivo, mas se você falar qualquer coisa sobre Henrique ele vai ouvir você morrendo com um tiro que vou te dar. FLÁVIO: (olha Gilberto) O que vou falar para ele? HENRIQUE: Qualquer coisa menos sobre mim. GILBERTO: (olha Parceiro) Tira uma foto dele, essa vai para Cristina. (sorri). FLÁVIO: Você conhece a minha mãe? GILBERTO: Claro que sim, ela foi minha antes de ser do seu papai, ela me traiu com ele por causa de grana, e quando engravidou de gêmeos me deu um menino, disse que só um bastava, ela não aguentaria duas crianças. FLÁVIO: (as lagrimas escorrem) Isso é mentira! Minha mãe não é assim. PARCEIRO: (tira uma foto de Flávio). GILBERTO: Liga para o Régis, mas só ele fala com o playboy, se Cristina pegar o telefone desliga. PARCEIRO: (pega o celular, disca uns números) Régis você vai falar com o seu filho, mas só você a madame não pode, se ela pegar o telefone o playboy vai sofrer. (passa o telefone para Flávio). FLÁVIO: (pega o telefone) Papai... RÉGIS: (sorri aliviado) Flavio como você está? CRISTINA: (olhando Régis) Eu quero falar com ele.

13 FLÁVIO: Eu estou bem... Só quero sair daqui... RÉGIS: Eu vou pagar quanto for Flávio. PARCEIRO: (tira o telefone da mão de Flávio, fala com Régis) Viu ele está vivo, agora pega os cinco milhões e aguarda a próxima ligação. (desliga). GILBERTO: (sorri) Perfeito. FLÁVIO: Eu estou com dor de cabeça... Por favor, preciso de um remédio. HENRIQUE: (olha Flávio, dá um tapa no rosto dele) Isso não é um hotel. GILBERTO: (sai com Parceiro). HENRIQUE: (se senta, olha Flávio, olha a corrente no pescoço dele, puxa) O que é isso? FLÁVIO: Me devolve... HENRIQUE: (sorri enquanto lê) Flávio e Roberta... Que coisa mais romântica... (dá risada) Uma mulher tão linda e você ainda não a levou para a cama, babaca... (coloca a corrente, olha Flávio) Mas eu vou fazer esse favor para a Roberta. FLÁVIO: (vai pra cima de Henrique, mas a corrente presa á perna dele não alcança). HENRIQUE: (dá um soco em Flávio, se levanta) Fica na sua ou você vai ficar irreconhecível. (sai). FLÁVIO: (caído no chão, coloca a mão na cabeça, se senta, encosta na parede, fica com vontade de chorar). Cena 15 Mansão Werneck Suíte de Régis e Cristina RÉGIS: Eu falei com ele Cris, ele está bem, eu vou pegar os cinco milhões e logo vamos ter nosso filho aqui. Chega uma mensagem para Cristina no celular

14 CRISTINA: (abre a mensagem, vê uma foto de Flávio, ele está com ferimentos no rosto, a perna acorrentada, começa a chorar olhando a foto) Eles estão maltratando Flávio. RÉGIS: (olha a foto, se contem para não chorar, abraça Cristina) Nós vamos cuidar dele Cris... Cena 16 Noite Rio de Janeiro Favela Cativeiro de Flávio FLÁVIO: (está deitado no chão, tremendo, encolhido). DANIELA: (entra, se aproxima de Flávio, o olha) Flávio... FLÁVIO: (tremendo) Está muito frio aqui. DANIELA: (coloca a mão na testa de Flávio) Você está ardendo em febre! Eu vou trazer alguma coisa pra você. FLÁVIO: (segura a mão de Daniela a olha muito) Me ajuda... Me deixa sair daqui... Por favor... DANIELA: Eu não posso... FLÁVIO: (fecha os olhos). DANIELA: (vai até o banheiro, molha uma toalha, se aproxima de Flávio, coloca a toalha molhada na testa dele) Eu já venho. FLÁVIO: (segura a mão de Daniela) Não me deixa aqui sozinho meu amor... Fica comigo Roberta. DANIELA: (fica com pena de Flávio) Já está até delirando... Flávio, eu me chamo Daniela, eu vou buscar um remédio para você. HENRIQUE: (entra) O que está acontecendo aqui? DANIELA: Ele está com febre Henrique, eu vou buscar um remédio pra ele e uns curativos. HENRIQUE: Você não vai fazer nada... Deixa ele ai. DANIELA: (olhando Henrique) Não posso vocês me chamaram para ficar cuidando dele não foi? Não vou deixar ele morrer por ruindade sua.

15 HENRIQUE: (olha Daniela) Ninguém teve piedade de mim... Agora eu não tenho piedade, por mim ele morre ai. DANIELA: Só o remédio para abaixar a febre Henrique... Por favor. FLÁVIO: (encolhido, tremendo). HENRIQUE: Tá... Mas só porque preciso desse babaca ainda, vai buscar o remédio. DANIELA: (sai). HENRIQUE: (se abaixa perto de Flávio, o olha muito) Você é fraco... Típico riquinho mimado... Já eu não, sou forte, a rua foi minha escola... (pega o celular, olha Flávio) Vamos mandar um vídeo para Cristina. (começa a filmar Flávio). Cena 17 São Paulo - Mansão Werneck Jardim CRISTINA: (está sentada, triste, pensativa). JANETE: (se aproxima, dá uma xícara de chá para Cristina) Para você Cris. CRISTINA: (pega a xícara) Obrigada... JANETE: Entra minha irmã, aqui fora está frio. Chega uma mensagem no celular de Cristina. JANETE: (observa). CRISTINA: (abre a mensagem, vê um vídeo com Flávio que está encolhido num canto, tremendo, com um corte na cabeça, o rosto inchado). JANETE: (sorri, disfarça). CRISTINA: (começa a chorar, se levanta) Flávio meu amor... JANETE: (pega o celular da mão de Cristina, a abraça) Eu não vou mais deixar isso com você Cris, vou dar o seu celular para o Regis, eles querem mexer com a sua cabeça.

16 CRISTINA: (chorando) Meu filho precisa de mim! Bateram nele... (cai de joelhos, sem força, chorando) Eu quero meu filho de volta. JANETE: (observa, está gostando de ver Cristina desesperada). RÉGIS: (se aproxima, preocupado) O que aconteceu? (levanta Cristina). JANETE: Mandaram um vídeo do Flávio no cativeiro e ela ficou assim... RÉGIS: Vamos entrar meu amor, calma... (entra com Cristina). JANETE: (começa a dar risada) Isso está ficando cada vez melhor! Não vejo a hora do Henrique chegar, ai vai ser muito mais interessante. (dá risada). Fim do Capítulo

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

Rio de Janeiro, Subúrbio.

Rio de Janeiro, Subúrbio. Rio de Janeiro, Subúrbio. No subúrbio, a correria era total, caixotes eram revirados, alimentos jogados por todos os lados. Um fugitivo corria da polícia com pressa, assustada estava Helena, que tinha

Leia mais

Imagine com Munhoz e Mariano. Feito por uma fã muito apaixonada, que estava afim de compartilhar com as outras fãs!

Imagine com Munhoz e Mariano. Feito por uma fã muito apaixonada, que estava afim de compartilhar com as outras fãs! Era só um sonho. Imagine com Munhoz e Mariano. Feito por uma fã muito apaixonada, que estava afim de compartilhar com as outras fãs! Já estava com muita saudades! No dia em que poderia ir em um show, aconteceu

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA?

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (VC): HUAHSUASHUAHSUAHSUA SEI LÁ (EU): ENTENDO TUDO NO REAL TA DESABANDO

Leia mais

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam PEÇA ESPÍRITA : Confusão de Natal Grupo de Teatro Espírita Sentimento do 20º CRE DA USEERJ Autores : Sidney Pinto Guedes Margareth Silva Rocha Cavalcante Autor Espiritual : Odilon Silva, psicografado por

Leia mais

Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009.

Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Copyright 2010 by Caeto Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Capa Elisa v. Randow Preparação Alexandre Boide Revisão Luciane

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt-

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- Era uma vez um menino chamado Miguel. Num dia sua mãe falou: - Olha, filho, hoje você vai para escola de ônibus. E o Miguel falou: - Mas eu não sou pequeno?

Leia mais

PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER

PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER \ As viagens podem ter objetivos diversos, estilos variados e orçamentos infinitamente distintos..você pode ir sozinho, com amigos, com marido ou namorado,

Leia mais

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan (Entra um jovem em cena e se depara com um cartaz da campanha da fraternidade (2015). O jovem lê o lema em voz alta): JOVEM: (Lendo) Eu vim para servir! JOVEM:

Leia mais

Leitura e Mediação Pedagógica

Leitura e Mediação Pedagógica Protocolo Colaborador: 23 Leitura e Mediação Pedagógica S. Pesquisador: Helen Danyane Soares Caetano de Souza 04-set-10 Dentro de casa tem Transcrição (1) P: Bom dia S.? (2) C: Bom dia. (3) P: Tudo bem?

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês...

Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Engraçadinha... Bem, nós vamos contar algumas histórias pra vocês... Duende, duende, duende, um príncipe diferente! NANA - Oi! Eu sou a Giovanna, a Nana! NINA - E eu sou a Nina! NANA - Ah, fala o teu nome inteiro, né, Marina! NINA - Ué, pra quê? Você acabou de dizer! NANA

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho.

Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. ÍTULO 1 Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da... autch! No terceiro ano, as pessoas adoram dar beliscões. Era o Zezinho-Nelinho-Betinho. Julinho sussurrou. Vou pensar no teu caso respondi -lhe,

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE

TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA INICIAR TESTE TERMÔMETRO DA INTENSIDADE SEXUAL FEMININA O ciclo da resposta sexual da mulher é composto por três fases: Desejo, excitação e orgasmo. Ao responder

Leia mais

CÉU, A BELA CASA DE DEUS

CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda IDENTIFICAÇÃO Nome: Cidade: Estado: País: Formação: Profissão: Local de Trabalho: Local de Estudo: Contatos: Santa Maria RS Brasil Mestrado

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

ALQUIMIA (Batista/Bousada/Córdova) Mesmo o coração mais fechado Possui algumas frestas Por essas pequenas passagens É que o amor inicia a festa

ALQUIMIA (Batista/Bousada/Córdova) Mesmo o coração mais fechado Possui algumas frestas Por essas pequenas passagens É que o amor inicia a festa ALQUIMIA Mesmo o coração mais fechado Possui algumas frestas Por essas pequenas passagens É que o amor inicia a festa Esse coração tão calado Vive escutando a voz da razão Aprenda com os erros passados

Leia mais

CRIE SEU CANTOR VIRTUAL

CRIE SEU CANTOR VIRTUAL CRIE SEU CANTOR VIRTUAL CRIE SEU CANTOR VIRTUAL Já pensou que ótimo seria se você pudesse ter um VOCALOID só seu para cantar junto com seu favorito? É possível você ter um cantor virtual com a sua voz

Leia mais

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas?

Êta bicho curioso! Sempre tentamos entender como funcionam as coisas? Êta bicho curioso! Oi! Tem uma coisa engraçada acontecendo comigo: estou super curioso sobre tudo. Minha mãe que anda louca comigo pois não paro de perguntar o porquê de tudo...mas olha só quanta coisa

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

WebNovela Ligadas pelo Coração Capítulo 21

WebNovela Ligadas pelo Coração Capítulo 21 WebNovela Ligadas pelo Coração Capítulo 21 Cena 17 Jardim da casa dos Di Biasi/ Dia/ Externa O noivo já está no altar junto com os padrinhos e seus pais. Eis que a marcha nupcial toca e lá do fundo do

Leia mais

Mini Curso Fé Espartana

Mini Curso Fé Espartana Mini Curso Fé Espartana Todos os Direitos Reservados à SegredosdaFe.com 2014 Este produto pode ser distribuído livremente, desde que não seja alterado. Autor José Fernando, 44 anos, servo do Senhor, casado,

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014;

SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014; SÃO PAULO, 6 DE MAIO DE 2014; Famílias 'expulsas' por aluguel alto no bairro da Copa engrossam invasões A maior parte dos 2,5 mil barracos erguidos desde sábado na ocupação 'Copa do Povo', em Itaquera,

Leia mais

Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções...

Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções... Como conduzir uma entrevista de início vencendo as objeções... Danielle Chaves Diretora de Vendas Independente Mary Kay 1 Faça uma visita ao você do futuro Se você não entende a importância de plantar,

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

A volta às aulas do Pequeno Nicolau

A volta às aulas do Pequeno Nicolau HISTÓRIAS INÉDITAS DO PEQUENO NICOLAU René Goscinny Jean-Jacques Sempé A volta às aulas do Pequeno Nicolau Tradução Pedro Karp Vasquez Volta às aulas MAMÃE DISSE QUE AMANHÃ iremos comprar coisas para a

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Meu Guia. Pamella Padilha

Meu Guia. Pamella Padilha Meu Guia Pamella Padilha Meu Guia Sentir se confiante (postura na coluna) para falar, pensar, agir, olhar. Posso olhar e falar com qualquer pessoa, desde o mendigo até a pessoa mais linda do mundo, ter

Leia mais

Pesquisa. Setembro 2014

Pesquisa. Setembro 2014 Pesquisa Setembro 2014 Perfil Quem é o nosso time? 66% está conosco há mais de 1 ano 69% são casadas 68% tem Filhos, 42% desses adolescentes Média de Idade 32 anos (20 a 56) 93% são mulheres 61% cursando

Leia mais

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli DIANA + 3 Roteiro de Henry Grazinoli EXT. CALÇADA DO PORTINHO DIA Sombra de Pablo e Dino caminhando pela calçada do portinho de Cabo Frio. A calçada típica da cidade, com suas ondinhas e peixes desenhados.

Leia mais

Meninos e Meninas Brincando

Meninos e Meninas Brincando Meninos e Meninas Brincando J. C. Ryle "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." (Zc.8:5) Queridas crianças, o texto acima fala de coisas que acontecerão. Deus está nos

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA

ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES Setor de Meio Ambiente DÊ PASSAGEM PARA A VIDA DÊ PASSAGEM PARA A VIDA 1 As estradas e rodovias, apesar de serem muitos úteis e trazerem progresso para as cidades, ocasionam alguns problemas como poluição sonora e luminosa, fragmentação de habitats,

Leia mais

De Débora Costa. Personagens:

De Débora Costa. Personagens: De Débora Costa Personagens: Giuseppe Gouveia Giane Gouveia Fernanda Gouveia Rayssa Gouveia Francisco Gouveia Amon Gouveia Camilla Gouveia Amelie Fontana Sérgio Ramos Marcos Rodrigues Vânia Rodrigues Roberto

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo.

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. 1. É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. O arco-íris pode parecer muito estranho se você não

Leia mais

Quem tem boca vai a Roma

Quem tem boca vai a Roma Quem tem boca vai a Roma AUUL AL A MÓDULO 14 Na aula passada, nós vimos como as informações constituem mapas que nos ajudam no dia-a-dia. É só saber buscá-las, isto é, quem tem boca vai a Roma. Hoje, nós

Leia mais

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde

Suas pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde Use-se Post (0043) No que se referem os adultos, todo mundo sabe mais ou menos onde está se metendo, ninguém é totalmente inocente. Se nos usam, algum consentimento a gente deu, mesmo sem termos assinado

Leia mais

Paulo. O sofrimento de Paulo

Paulo. O sofrimento de Paulo Paulo O sofrimento de Paulo Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados;

Leia mais

Maria Luiza Braga (UFRJ)

Maria Luiza Braga (UFRJ) Entrevista Maria Luiza Braga (UFRJ) André Felipe Cunha Vieira Gostaria( de( começar( esta( entrevista( agradecendo( por( você( aceitar( nosso( convite(e(nos(receber(em(sua(casa.(ler(seu(currículo(lattes(é(um(exercício(de(

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

NÃO ME CEGUE. Por Marcus Di Bello

NÃO ME CEGUE. Por Marcus Di Bello NÃO ME CEGUE Por Marcus Di Bello Que este amor não me cegue nem me siga. E de mim mesma nunca se aperceba. Que me exclua do estar sendo perseguida E do tormento De só por ele me saber estar sendo. Que

Leia mais

Hoje, dia 28 de Julho de 2013, estou a dar o Fim ao Regredir. Já Programei 9 vezes este Exercício, mas vou continuar a fazê-lo enquanto Eu Viver.

Hoje, dia 28 de Julho de 2013, estou a dar o Fim ao Regredir. Já Programei 9 vezes este Exercício, mas vou continuar a fazê-lo enquanto Eu Viver. Modelo Intermédio Após as 9 Regressões do Lado Direito O Passado Morre por Toda a Terra. Agora, vamos encontrar o Modelo das Origens. Quem somos e ficamos a Ter e a Ser a Força do Bom Viver. Hoje, dia

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas.

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas. SEQUÊNCIA 1 - EXTERIOR - DIA VILA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas.

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

HISTÓRIA DE SÃO PAULO. Alunos: Tatiana Santos Ferreira, Joyce Cruvello Barroso, Jennifer Cristine Silva Torres dos Santos, Sabrina Cruz. 8ª série.

HISTÓRIA DE SÃO PAULO. Alunos: Tatiana Santos Ferreira, Joyce Cruvello Barroso, Jennifer Cristine Silva Torres dos Santos, Sabrina Cruz. 8ª série. EE Bento Pereira da Rocha HISTÓRIA DE SÃO PAULO Alunos: Tatiana Santos Ferreira, Joyce Cruvello Barroso, Jennifer Cristine Silva Torres dos Santos, Sabrina Cruz. 8ª série. História 1 CENA1 Mônica chega

Leia mais

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER CABELO ELÁSTICO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER O QUE É UM CABELO EMBORRACHADO? O cabelo emborrachado, elástico ou chiclete é um cabelo em que a fibra perdeu a elasticidade natural, além da umidade, o que

Leia mais

Começa a cena com um homem de cabelos grisalhos, terno, em uma sala de escritório vendo a foto de dois jovens juntos, foto que pareçam de namorados,

Começa a cena com um homem de cabelos grisalhos, terno, em uma sala de escritório vendo a foto de dois jovens juntos, foto que pareçam de namorados, Começa a cena com um homem de cabelos grisalhos, terno, em uma sala de escritório vendo a foto de dois jovens juntos, foto que pareçam de namorados, a cena vai da foto até os olhos do homem se fechando

Leia mais

O QUE SABEMOS: O QUE QUEREMOS SABER: ONDE PODEMOS SABER: O QUE É O CINEMA? O QUE É PRECISO PARA FAZER FILMES? O QUE CONTAM OS FILMES?

O QUE SABEMOS: O QUE QUEREMOS SABER: ONDE PODEMOS SABER: O QUE É O CINEMA? O QUE É PRECISO PARA FAZER FILMES? O QUE CONTAM OS FILMES? SALA 4B Após a exploração de uma história em que a ilustração mostrava uma cidade toda cinzenta, as crianças levantaram hipóteses sobre a sua possível causa: - Parece o tempo antigo (Tiago F.) - Parece

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

Matthew Dicks. Memórias de Um Amigo Imaginário

Matthew Dicks. Memórias de Um Amigo Imaginário Matthew Dicks Memórias de Um Amigo Imaginário Tradução Victor Antunes Para a Clara Capítulo 1 Isto é o que eu sei: Chamo-me Budo. Existo há cinco anos. Cinco anos é muito tempo para alguém como eu. Foi

Leia mais

Treinando Tubarões. Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games

Treinando Tubarões. Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games Treinando Tubarões Fabiano Britto Co-Fundador da Ouro Moderno Professor de Cursos Avançados em Animação Pioneiro em Cursos de Desenvolvedor de Games Treinamento A ideia Do atendimento ao fechamento Sugestão

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador.

A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador. Módulo I Saúde dos indivíduos com 50 anos e mais A ser preenchido para todos os moradores do domicílio com 50 anos e mais de idade, pelos próprios ou pelo informante do domicílio ou pelo cuidador. Primeiramente,

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

7 SEGREDOS DE ESTILO DA MULHER EMPREENDEDORA P A U L A T A L M E L L I

7 SEGREDOS DE ESTILO DA MULHER EMPREENDEDORA P A U L A T A L M E L L I 7 SEGREDOS DE ESTILO DA MULHER EMPREENDEDORA P A U L A T A L M E L L I P O R P A U L A T A L M E L L I 01 Vista-se de acordo com a ocasião e/ou o cliente Muitas vezes confundimos o nosso estilo com a roupa

Leia mais

Por Quanto Posso Vender Meu Produto?

Por Quanto Posso Vender Meu Produto? Por Quanto Posso Vender Meu Produto? POR QUANTO POSSO VENDER MEU PRODUTO? Vejo muita gente, principalmente no Facebook, perguntando POR QUANTO vender seus produtos, sejam eles, bolos, doces, bombons, salgados

Leia mais

29/03/2006. Discurso do Presidente da República

29/03/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita às futuras instalações do campus da Universidade Federal do Estado de São Paulo Guarulhos-SP, 29 de março de 2006 Meus queridos e minhas queridas companheiras da

Leia mais

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa.

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. 1. Hipnose é causada pelo poder do hipnotizador Naturalmente o hipnotizador deve ter o devido conhecimento e a força mental

Leia mais

Vou votar em Marina Silva porque uso creme anti-rugas

Vou votar em Marina Silva porque uso creme anti-rugas Vou votar em Marina Silva porque uso creme anti-rugas Vou votar em Marina Silva porque uso creme anti-rugas, protetor solar e hidratante. Falácias Há um certo número de armadilhas a serem evitadas quando

Leia mais

Quando Acontece... A Intriga

Quando Acontece... A Intriga A Intriga A Intriga Marcia Pimentel 2 Marcia Pimentel Quando Acontece... A Intriga Marcia Pimentel 3 A Intriga Marcia Pimentel 4 Copyright 2010 By Marcia Pimentel Título: Quando Acontece... A Intriga Todos

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!!

RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!! RU Reunião de Unidade Tema: As 50 Melhores Dicas para uma Consultora de sucesso!!!!!! Conhecimento gera Crescimento!! Porque você pode! 1 - Dizer SIM ao convite da Oportunidade Perfeita 2 - Ter sempre

Leia mais

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA? E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento

Leia mais

História Para as Crianças. A menina que caçoou

História Para as Crianças. A menina que caçoou História Para as Crianças A menina que caçoou Bom dia crianças, feliz sábado! Uma vez, do outro lado do mundo, em um lugar chamado Austrália vivia uma menina. Ela não era tão alta como algumas meninas

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Por uma janela, vemos o sol nascendo ao fundo de uma série de casas

Leia mais

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora decomo Educar Meu Filho? (Publifolha) ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha) Bullying não é nada disso Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais Há muita

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 3 Bruno Monteiro INSTITUTO LIDERANÇA DE SUCESSO AAULA 3 APRENDENDO A ENCORAJAR OS LIDERADOSR O supervisor precisa saber encorajar os seus liderados

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

Carlos de Assumpção. Textos selecionados MÃE

Carlos de Assumpção. Textos selecionados MÃE Textos selecionados Carlos de Assumpção MÃE Os anos já pintaram de luar os teus cabelos, No entanto, tudo parece estar acontecendo agora, Neste instante. Após tantos anos, Neste momento, Vejo tudo diante

Leia mais

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de

Contratar um plano de saúde é uma decisão que vai além da pesquisa de preços. Antes de Planos de saúde: Sete perguntas para fazer antes de contratar Antes de aderir a um plano de saúde, o consumidor precisa se informar sobre todas as condições do contrato, para não correr o risco de ser

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção Brasília-DF, 09 de dezembro de 2009 Excelentíssimo senhor Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal,

Leia mais

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA...

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA... UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA... Angelo Amorim O barulho da chuva e dos trovões incomodam Rebeca. A noite fria e o silêncio fazem com que ela se aprofunde dentro de seus sentimentos. Não se sente muito

Leia mais

Pindura pra mim. A maior ninhada registrada até hoje, ocorreu em 1944. Foxhound teve 24 filhotes.

Pindura pra mim. A maior ninhada registrada até hoje, ocorreu em 1944. Foxhound teve 24 filhotes. Pindura pra mim A Cliente vem trazer o cachorro pra banho, me diz que trocou de carro com o marido e que a carteira dela ficou no outro carro. Pergunta se poderia passar aqui outro dia para pagar e até

Leia mais

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho alternativo, onde encontra com um sujeito estranho.

Leia mais

WebNovela Ligadas pelo coração Capítulo 6

WebNovela Ligadas pelo coração Capítulo 6 WebNovela Ligadas pelo coração Capítulo 6 Cena 1 Casa de Carolina/ Dia/ Interna Os tios de Carolina ainda estão na varanda junto com ela e o marido, o telefone toca e Carolina vai atender Carolina: Alô,

Leia mais

COMO LER UM TEXTO NÃO VERBAL? Nome: nº Série: 2º EM. Disciplina: REDAÇÃO

COMO LER UM TEXTO NÃO VERBAL? Nome: nº Série: 2º EM. Disciplina: REDAÇÃO COMO LER UM TEXTO NÃO VERBAL? Nome: nº Série: 2º EM Data: / / Disciplina: REDAÇÃO Prof.: Andréa Martins 1 (Platão e Fiorin Para entender o texto Leitura e redação páginas 373 até 375.) As questões a seguir

Leia mais

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!!

ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! ATENÇÃO PARA O BOLETIM DO SEU FILHO!! Denominação Abreviação Porcentagem Equivalente Ótimo OT 100% a 90% Muito bom MB 89% a 81% Bom B 80% a 70% Regular R 69% a 50% Insuficiente I menos de 50% Ficou com

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais