PANORAMA BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PANORAMA BÍBLICO ANTIGO TESTAMENTO"

Transcrição

1 Proféticos Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu PANORAMA BÍBLICO 5 Poéticos 12 Históricos ANTIGO TESTAMENTO I edição / 2014.

2 1. CAPÍTULO 1 - A BÍBLIA Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu 1.1. INTRODUÇÃO A Bíblia é o livro mais lido no mundo. Embora Deus seja o autor intelectual da Bíblia, ele usou homens, ao longo do tempo, inspirando-os a escreverem o que desejava comunicar, sobre sua personalidade Divina, suas Atribuições e seu Projeto para a humanidade. A Bíblia tem tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre o Homem, o pecado e suas consequências, o Plano de Salvação para o homem, a igreja, e a interação de todos estes elementos. Embora a Bíblia não seja um livro específico de história, traz inúmeros assuntos históricos, com datas e pessoas reais, comprovadas por outros documentos históricos. A Bíblia também não é um livro específico de ciência, mas traz várias descrições científicas interessantes sobre a vida e outros elementos científicos comprovados pelos pesquisadores. PODEMOS DIZER TRANQUILAMENTE QUE A BÍBLIA É A HISTÓRIA DE DEUS, E COMO CONHECÊ-LO QUAL A ORIGEM DO VOCÁBULO BÍBLIA Em parte alguma da Bíblia encontraremos o nome Bíblia. É um termo de origem grega, que é derivado do nome que os gregos davam á folha de papiro quando preparada para a escritura. O nome dado era Bíblos ; Um rolo já preparado era denominado bíblion ; quando juntavam vários bíblions, então chamavam de Bíblia. Portanto literalmente a palavra Bíblia quer dizer coleção de livros pequenos NOMES E TÍTULOS DADOS A BÍBLIA No Antigo Testamento: O LIVRO Um dos títulos mais singelos e objetivos. A partir de Moisés, a vida religiosa dos judeus foi organizada. Toda a vida do povo foi orientada por leis e ordenanças escrita num livro para memória e obediência, (Êx 17.14; Dt 28.58; 29.20,27). Ás vezes aparece como o livro do concerto (Êx 24.7); o livro da lei (Dt 28.61; 29.21; Is 1.8; 23.6; 1 Rs 22.8); o Rolo do livro (Sl 40.7); as palavras do livro (Is 29.18); livro do Senhor (Is 34.16); Os livros (Dn 9.2). ESCRITURAS- O termo escrituras não é meramente um título dado a bíblia, mas referese ao que está escrito, ao que está na bíblia (Êx 32.16; Dn 10.21). PALAVRA DO SENHOR ou PALAVRA DE DEUS - São títulos bem conhecidos e aparecem em várias partes da bíblia, sempre referindo-se ao que Deus falou (Jr 2.31; 22.29). A LEI DO SENHOR ou A LEI - Designação feita especialmente para referir-se a LEI dada ao povo de Israel através de Moisés (Js 1.7,8; 24.25,26; Sl 1.1-3; 1 Rs 2.3; 2 Cr ; Ne 8.3,4,18). No Novo Testamento:

3 A LEI E OS PROFETAS- esse título é citado no Novo Testamento em referência ao Antigo Testamento (Mt 7.12; ; Lc24. 44; Jo 12.34) A ORIGEM DA BIBLIA Antes de haver a revelação divina escrita, Deus revela-se verbalmente. Desde Adão até Moisés, passaram-se anos aproximadamente. A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos, e este passou as gerações seguintes até chegar a Moisés. Não há evidência de que houvesse alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: Escreve isto para memorial num livro (Êx 17.14). A bíblia foi escrita num período de anos aproximadamente por 40 autores distintos. Esses não formaram uma comissão especial para produzirem juntos uma bíblia. Pelo contrário a maioria dos autores nem ao menos se conheceu e nem planejou formar uma coleção de 66 livros, que mais tarde foi denominada bíblia. Um fato interessante acerca dos autores da bíblia é a diferença de cultura entre eles. Moisés, Lucas e Paulo eram homens cultos. Porem outros foram reis, pastores de ovelhas, fazendeiros, médicos, copeiros. Soldados, lavradores e viveram em épocas distantes uns dos outros, em ambientes variados OS IDIOMAS DE ESCRITA DA BIBLIA A Bíblia, por ser um livro de procedência israelita, foi escrita nas línguas faladas pelo povo israelita. Devido à sua história acidentada pelas guerras, exílios e submissões aos domínios de outros povos, o povo judeu, sem perder suas características essenciais, sofreu enormes mudanças no seu sistema de vida política e religiosa. As línguas originais da bíblia são o hebraico e o grego, com algumas partes, no Antigo Testamento, escritas em aramaico. Algumas pessoas não acreditam na Bíblia como Palavra de Deus e na sua autenticidade, e são chamados céticos. Durante anos, os céticos declararam que MOISÉS não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 A.C). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época. Como nos tempos antigos, não havia imprensa ou gráficas, os Escribas eram os profissionais responsáveis por copiar os livros bíblicos (Mt. 23.2). As cópias tinham que ser feitas à mão, fielmente escritas, utilizando os originais disponíveis. De tanto copiarem o Velho Testamento, eles acabaram se tornado grandes conhecedores dos escritos bíblicos, por isso também eram chamados de "doutores da Lei". Muitos escribas se converteram ao Senhor Jesus, mas a maioria era contra o Cristianismo e por isso foram duramente criticados por Jesus.

4 1.6. MATERIAIS DE ESCRITA DA BIBLIA Principais materiais de escrita PAPIRO - É o nome de uma planta aquática própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, especialmente, no Egito. Os antigos egípcios utilizavam o material dessa planta, entre outras coisas, para a fabricação de uma espécie de papel. PERGAMINHO - esse material foi usado pelos egípcios e pelos babilônicos. Era feito de peles curtidas e amaciadas de cabras, ovelhas e de bezerros. Os pergaminhos eram preparados de tal modo que podiam resistir muito mais que o papiro. Paulo usou pergaminhos para escrever suas cartas (2 Tm 4.13). A TINTA era feita de carvão vegetal, goma e água AS SEÇÕES DA BÍBLIA Duas partes formam a estrutura da Bíblia: O Antigo Testamento com 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros. Há um entrelaçamento entre os Testamentos que os tornam inseparáveis. Há mais de mil citações do Antigo Testamento no Novo Testamento. O antigo testamento foi assim chamado por representar a aliança entre Deus e a humanidade, compilado até aproximadamente 400 anos antes de Cristo. Esta era a Bíblia que Jesus usava ALGUNS FATOS INTERESANTES DA BÍBLIA A Bíblia foi escrita originalmente em forma de rolos, sendo cada livro um rolo. Com a invenção do papel no século II, pelos chineses e a do prelo de tipos móveis, em 1450, pelo alemão Gutemberg, foi possível ter em mãos todos os livros da Bíblia, o que antes era impossível, no tempo dos apóstolos, um crente conduzir os livro da Bíblia em sua totalidade. Os rolos chegavam a medir uns 10 metros de extensão, por 20 a 25 cm de largura. Hoje, por questões tradicionais, os rolos sagrados das escrituras hebraicas continuam em uso nas sinagogas judaicas. As bíblias mais antigas não eram divididas em capítulos e versículos. O intuito das divisões foi para facilitar a tarefa de citar as escrituras. No ano de 1227, um professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo da Cantuária, Stephen (Estêvão) dividiu a Bíblia em capítulos. Só em 1551, através de Robert, impressor parisiense, foi que a Bíblia teve a divisão em versículos. Robert publicou a primeira bíblia (Vulgata Latina). O AT tem 929 capítulos e versículos. O maior capítulo é o Salmo 119, e o menor o Salmo 117. O maior versículo está em Ester 8.9; o menor, em Êxodo (Isso, nas versões

5 portuguesas e com exceção da chamada "Tradução Brasileira", onde o menor é Lucas 20.30). Em certas línguas, o menor é João Os livros de Ester e Cantares não contêm a palavra Deus, porém a presença de Deus é evidente nos fatos neles desenrolados QUESTIONÁRIO 1 1. Qual a origem do vocábulo Bíblia? 2. Quais os Nomes e títulos dados à Bíblia? 3. Qual a origem da Bíblia? 4. Aproximadamente, quantos são os autores dos escritos da Bíblia? 5. Cite algumas das profissões dos autores dos escritos da Bíblia? 6. Quais foram as línguas ou idiomas originais de escrita da Bíblia? 7. Quais materiais foram utilizados para a escrita dos originais da Bíblia? 8. Quais as duas principais seções da Bíblia? Qual delas Jesus citava em suas pregações? ( Qual era a Bíblia que Jesus usava)? 9. O que são céticos? 10. Quem eram os escribas e o que faziam? RESPOSTAS:

6 2. CAPÍTULO 2 - A BÍBLIA - Antigo Testamento Muitos séculos antes de Cristo, os escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Esses registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas vezes, e passados de geração em geração. Com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em coleções conhecidas por: 2.1 A Lei Composta pelos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 2.2 Os Profetas Incluíam os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. 2.3 As Escrituras Reuniam o grande livro de poesia, os Salmos, além de Provérbios, Jó, Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas. 2.4 Cânon Indicação do Conjuntos de Livros Um cânon é uma indicação para formar um conjunto de livros aprovados por uma convenção, concílio ou organização, utilizando critérios pré-definidos. A palavra cânon vem de cana, medida ou padrão. Os conjuntos de Bíblias podem ser formados por diferentes cânones. Os principais são: judaicos, católicos e protestantes seguindo os demais, ortodoxa grega, ortodoxa eslava, apostólica armênia e igreja siríaca, alterando a ordem, a subdivisão, exclusão e inclusão de livros no conjunto. Os livros não incluídos no cânon protestante são chamados de apócrifos ou deuterocanônicos. A maioria dos Cristãos Protestantes, utilizam a canôn seguinte, formando 39 livros: 1º - A Lei (Torá ou Pentateuco) - 5 livros Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. 2º - Livros Históricos - 12 livros Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis,

7 I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. 3º - Livros Poéticos - 5 livros Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão. Livros Proféticos 4º - Profetas Maiores 5 livros Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel. 5º - Profetas Menores 12 livros Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. 2.5 Livros Apócrifos A palavra apócrifo significa literalmente escondido, oculto isto em referência a livros que tratavam de coisas secretas, misteriosas, ocultas. No sentido religioso, o termo significa não genuíno. Acredita-se que os livros apócrifos foram escritos no período entre Malaquias e Mateus, ou seja, numa época em que houve uma grande pausa na revelação divina, até os eventos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo e o surgimento de João Batista. Existem vários livros apócrifos, mas podemos destacar alguns constantes das bíblias de edição católica, tais como Tobias, Judite, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeu e 2 Macabeu. Existem também alterações em outros trechos em livros conhecidos, como O Cântico de Azarias, incluído entre Daniel 3:23-24, Susanna, é incluído como Daniel 13 e Bel e do Dragão que é incluído como Daniel 14, e a ordem de alguns Salmos. A igreja católica romana aprovou os apócrifos em 18 de abril de 1546, para combater o movimento da reforma protestante. O cardeal Pallavacini, em sua história eclesiástica, declara em pleno concílio, 40 bispos, dos 49 presentes, travavam uma batalha corporal, agarrados ás barbas e batinas uns dos outros. Foi nesse ambiente espiritual que os apócrifos foram aprovados! A primeira edição da Bíblia Romana com os apócrifos deu-se em 1592, com autorização do papa Clemente VIII. Há informação de que existem uns 50 evangelhos além de muitos atos e epístolas a grande parte desses escritos fez a igreja primitiva ver quanto era importante distinguir entre o falso e o verdadeiro. 2.6 As primeiras grandes Traduções Estima-se que a primeira tradução foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. Como os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus que viviam no estrangeiro que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico Septuaginta (ou Tradução dos Setenta)

8 Esta foi a primeira tradução largamente utilizada. Realizada por 70 sábios, ela contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica A Vulgata Com o objetivo de realizar uma tradução de qualidade e fiel aos originais, no ano 382 o grande exegeta Jerônimo foi nomeado para fazer uma tradução oficial das Escrituras. Jerônimo foi à Palestina, onde viveu durante 20 anos. Estudou hebraico com rabinos famosos, e examinou todos os manuscritos que conseguiu localizar. Sua tradução tornou-se conhecida como "Vulgata", ou seja, escrita na língua de pessoas comuns ("vulgus"). Embora não tenha sido imediatamente aceita, tornou-se o texto oficial do cristianismo ocidental. Neste formato, a Bíblia difundiu-se por todas as regiões do Mediterrâneo, alcançando até o Norte da Europa João Ferreira de Almeida A grande maioria dos evangélicos do Brasil associa o nome de João Ferreira de Almeida às Escrituras Sagradas. Afinal, é ele o autor (ainda que não o único) da tradução da Bíblia mais usada e apreciada pelos protestantes brasileiros. Disponível aqui em duas versões publicadas pela Sociedade Bíblica do Brasil a Edição Revista e Corrigida e a Edição Revista e Atualizada a tradução de Almeida é a preferida de mais de 60% dos leitores evangélicos das Escrituras no País. Almeida nasceu por volta de 1628, em Torre de Tavares, Portugal, e morreu em 1691, na cidade de Batávia (atual ilha de Java, Indonésia). João Ferreira de Almeida teria deixado Portugal para viver em Málaca (Malásia) e começou a traduzir para o português uma parte dos Evangelhos e das Cartas do Novo Testamento aos 16 anos de idade. A tradução, feita do espanhol, foi terminada em 1645, mas nunca foi publicada. A partir de 1663 (dos 35 anos de idade em diante, portanto), Almeida trabalhou na congregação de fala portuguesa da cidade de Batávia, onde ficou até o final da vida, em Nesta nova fase, teve uma intensa atividade como pastor. Ao mesmo tempo, retomou o trabalho de tradução da Bíblia, iniciado na juventude. Em 1676, Almeida comunicou ao presbitério que o Novo Testamento estava pronto. Em 1681, a primeira edição do Novo Testamento de Almeida finalmente saiu da gráfica. A tradução do Antigo Testamento Enquanto progredia a revisão do Novo Testamento, Almeida começou a traduzir o Antigo Testamento. Em 1683, ele completou a tradução do Pentateuco.

9 Em 1691, no mês de outubro, Almeida veio a falecer. Nessa ocasião, ele havia chegado até Ezequiel A tradução do Antigo Testamento foi completada em 1694 por Jacobus op den Akker, pastor holandês. O texto do Antigo Testamento completo só viria a ser impresso em A Bíblia completa em um único volume só foi publicada em Curiosidades: Hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de Isaías é o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico. Estima-se que foi escrito durante o século II a.c. e se assemelha muito ao pergaminho utilizado por Jesus na Sinagoga, em Nazaré. Foi descoberto em 1947, juntamente com outros documentos em uma caverna próxima ao Mar Morto. Tanakh: É Antigo Testamento Judaico A Bíblia Protestante apresenta mais livros porque subdivide o Livros dos Reis, Crônicas, os Licros Proféticos e os Poéticos, mais nãos acrescenta outros textos. A Septuaginta é mais utilizada pelos ortodoxos. Os católicos e ortodoxos incluem 103 versos não protestantes no Livro de Esther. A Vulgata é a base para as traduções Católicas A igrejas ortodoxas orientais incluem Salmo 151, que não está presente em todos os cânones. O Livro Oração de Manassés, não está presente no Antigo Testamento católico ou protestante. Em Bíblias católicas, Baruc inclui o sexto capítulo da chamada Epístola de Jeremias. Baruc não está na Bíblia protestante ou no Tanakh. Em Bíblias Católicas e Ortodoxas, Daniel inclui três seções não incluídas nas Bíblias protestantes. O Cântico de Azarias é incluídos entre Daniel 3: Susanna é incluído como Daniel 13. Bel e do Dragão é incluído como Daniel 14. Estas adicões não estão na versão protestante do Antigo Testamento. A Igreja Ortodoxa Etíope têm mais alguns livros em seu cânone: Livro dos Jubileus, Livro de Enoque, e o Resto do Ensino de Baruc (4 Baruc).

10 2.8 QUESTIONÁRIO 2 1. O que registra ou relata o Antigo Testamento? 2. Quais as 3 principais coleções do Antigo Testamento? 3. A Bíblia Judaica é idêntica a Bíblia Protestante? Por que? 4. Quantos livros formam a Bíblia no cânon Protestante? 5. Quais livros formam a porção da Lei? 6. Quais são os livros Poéticos? 7. O que é um livro apócrifo? 8. O que foi a Vulgata? 9. Quem foi João Ferreira de Almeida? Ele é autor de qual livro da Bíblia? 10. Você acha importante ter a Bíblia traduzida no seu idioma? O que podemos fazer para ajudar outros povos a ter a Bíblia traduzida? RESPOSTAS:

11 3. CAPÍTULO 3 Canon Cristão (Protestante) A partir de agora, vamos nos referir a bíblia como no cânon protestante. Vamos utilizar o método do EDIFÍCIO ou , para lembrar a quantidade de livros em cada coleção. Veja: LIVROS DA BÍBLIA SAGRADA ANTIGO TESTAMENTO MÉTODO DO EDIFÍCIO 5 PENTATEUCO 12 HISTÓRICOS 5 POÉTICOS 5 Livros do Pentateuco ou Livro da Lei para Israel. 12 Livros Históricos, sobre o povo de Israel e o Reinado. 5 Livros sobre poesia e cânticos do povo de Israel. 5 Livros Proféticos, para o povo de Israel e povos relacionados. 12 Livros Proféticos para o povo de Israel e povos relacionados. 5 PROFÉTICOS + 12 PROFÉTICOS -

12 LIVROS DA BÍBLIA SAGRADA ANTIGO TESTAMENTO MÉTODO DO EDIFÍCIO 5 PENTATÊUCO Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio 12 HISTÓRICOS Josué Juízes Rute 1º. Samuel 2º. Samuel 1º. Reis 2º. Reis 1º. Crônicas 2º. Crônicas Esdras Neemias Ester 5 POÉTICOS Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares 5 PROFÉTICOS + Isaías Jeremias Lamentações Ezequiel Daniel 12 PROFÉTICOS Oséias Joel Amós Obadias Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Malaquias Zacarias

13 3.1. O PENTATÊUCO: Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu Veja estas referências: Os cinco primeiros livros da bíblia também conhecidos como o Livro da Lei, Pentateuco ou Torah, compõe a primeira coleção da bíblia, sendo a única coleção que aparece em todos os conjuntos de cânones sem alteração, usada como a base para o Judaísmo, Cristianismo e outras religiões. O Pentateuco é formado pelos livros de Gênesis Êxodo Levítico Números e Deuteronômio. A autoria de todo este conjunto de livros se dá a Moisés, por este motivo é o personagem mais importante para o Judaísmo. ÊXODO 17:14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. II CRÔNICAS 35:12 E puseram à parte os holocaustos para os distribuírem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, a fim de que os oferecessem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés; e assim fizeram com os novilhos. NEEMIAS 13:1 Naquele dia leu-se o livro de Moisés, na presença do povo, e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na assembléias de Deus. JOÃO 1:17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém pode afirmar com absoluta certeza que sabe quem escreveu o livro de Gênesis ou os demais, mas visto que Gênesis é o alicerce necessário para os escritos de Êxodo a Deuteronômio, e visto que as evidências disponíveis indicam que Moisés escreveu esses quatro livros, é provável que Moisés tenha sido o autor do próprio livro de Gênesis. (Traduzido por João Bentes, da Holman Study Bible, publicada pela A. J. Holman Co. de Philadelphia, Pa (EUA), cfe. A Bíblia Vida Nova, S.R. Edições Vida Nova, São Paulo, Brasil, 1980.)

14 3.2. Gênesis O Princípio Igreja Cristã Apostólica Resgate Itu Gênesis Chave: Princípio Significado: Criação, origem. Autor: Moisés Abreviação: Gn. O livro de Gênesis traz o conhecimento dos inícios ou princípios, relacionados com Deus e a humanidade, até o capítulo 11, além de dar início a História do Povo de Israel, a partir do capítulo 12. Também é conhecido como livro da criação. O seu título hebraico Bereshit (, B'reishit, "No princípio") é tirado da primeira palavra de sua sentença inicial. Abaixo alguns temas importantes relacionados com início : O início da Terra (não habitável) o Gênesis: 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra. O início do sistema solar* (céus e Terra habitável) o Gênesis: 1:16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. O início da Criação - Mineral (juntamente com a transformação da Terra) - Vegetal - Animal o Gênesis: 1:10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. o Gênesis: 1:11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. o Gênesis: 1:20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. o Gênesis: 1:24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

15 - O início da Humanidade o Gênesis: 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. o Gênesis: 1:27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. o Gênesis: 3:20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes. - O início do Relacionamento com Deus o Gênesis: 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. o Gênesis: 2:16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; o Gênesis: 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. - O início da tentação na Terra o Gênesis: 3:1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? - O início do pecado na Terra o Gênesis: 3:6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento,

16 tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu - O início da maldição na Terra (Início do Evangelho) o Gênesis: 3:14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. o Gênesis 3:16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. o Gênesis: 3:17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. - O início do Plano da Salvação (Início do Evangelho) - O primeiro homicídio o Gênesis: 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. o Gênesis: 4:8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. - O início da invocação do nome do Senhor (culto) o Gênesis: 4:26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. - O início do juízo de Deus e condenação da humanidade - A primeira Aliança (Noé) o Gênesis: 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

17 o Gênesis: 9:8 Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele: o Gênesis: 9:9 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós. - O início dos Povos e línguas: o Gênesis: 11:7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. o Gênesis: 11: Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. o Gênesis: 11:9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.

18 3.3. Curiosidades Bíblicas *O início do sistema solar* (céus e Terra habitável) Gênesis: 1:16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. *Hipoteticamente, poderiam já existir elementos celestes, mas fica evidente que o sistema solar, com seus planetas e outros astros, foram organizados neste momento, da visão de quem está na Terra. Adão não teve sogra. A origem dos semitas, vem de Sem, filho de Noé, sobrevivente do dilúvio Gêneses 6:10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. Noé tinha 600 anos quando terminou a arca. A arca feita por Noé media 134 m de comprimento, 23 m de largura e 14 m de altura. Sua área total nos três pisos era de m2 e um volume total de m3 aproximadamente: o que a torna próxima das embarcações atuais. Gênesis 6: Noé passou 375 dias na arca com sua família e com os animais. Gênesis 7:11. 8: Quem foi o primeiro vaqueiro da história bíblica, pai dos que habitam em tendas e possuem gado? Jabal. Gênesis 4:20. Quantos andares tinha a arca de Noé? Três andares. Gênesis 6:16. Deus limita a idade do homem: Gênesis 6:3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Os judeus consideram como a idade perfeita para a vida completa de um homem. Acredita-se que o termo Hebreu vem de Eber, do qual Abrão foi descendente e é chamado Hebreu pela primeira vez na bíblia: Gênesis 14:13 Então veio um que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu.

19 3.4. QUESTIONÁRIO 3 1. Utilize o método do Edifício e tente lembrar as coleções de livros do Antigo Testamento. 2. Quais livros formam o Pentateuco? 3. Qual é o provável autor do Livro de Gênesis? Cite uma referência bíblica que evidencie: 4. Qual é a chave do livro de Gênesis? 5. Quem criou os Céus e a Terra? Cite a referência bíblica: 6. Cite o texto que afirma nossa, semelhança com Deus: 7. Qual texto de Gênesis pode ser reconhecido como esperança do Plano de Salvação para o homem? 8. Qual foi o resultado da corrupção da humanidade e qual foi a condenação dada por Deus? 9. Qual foi a primeira Aliança que Deus faz com a humanidade e qual o representante deste pacto? 10. Qual foi o evento que marca a dispersão da humanidade pela Terra? RESPOSTAS:

20

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

Os números têm um significado?

Os números têm um significado? Os números têm um significado? Em 600 a.c, aproximadamente, viveu Pitágoras de Samos, conhecido como pensador grego, Pai dos números, filósofo, místico, profeta, estudou e investigou astronomia, geometria,

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!!

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!! (3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras TEMA: OBJETIVO: MEMORIZAR: REFLEXÃO: ABORDAGEM DO ALUNO A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA Que o aluno se familiarize com as divisões

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se:

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se: INTRODUÇÃO O estudo do Antigo Testamento é essencial para a compreensão da revelação dos propósitos de Deus no decorrer da historia da humanidade, por isso, Síntese do Antigo Testamento é um material que

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Introdução à Bíblia Segundo a Igreja Católica Márcio Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) 1 AVISO!!! Deixe o celular com o bluetooth ligado! 2 Agenda Motivação Introdução

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação

Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação Introdução à Bíblia lição 7 VII. compilação Esta é uma "Introdução à Bíblia," por favor, saibam que estamos apenas brevemente mencionando várias áreas de estudo que poderiam ser desenvolvidas e investigadas.

Leia mais

OS LIVROS POÉTICOS CÂNTICO DOS CÂNTICOS

OS LIVROS POÉTICOS CÂNTICO DOS CÂNTICOS Lição 12 OS LIVROS POÉTICOS CÂNTICO DOS CÂNTICOS Introdução Se existe um livro da Bíblia que mais retrata, de maneira direta, o amor entre um homem e uma mulher, com certeza esse livro é Cântico dos Cânticos.

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21

SUMÁRIO. Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21 SUMÁRIO NARRATIVA TEXTOS PÁG Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21 Gráfico: A Integração dos Livros do Velho Testamento em Ordem Cronológica Gráfico:

Leia mais

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Jörg Garbres Ms. De Teologia O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Introdução ao AT e sua importância Introdução O AT faz parte do Cânon da cristandade! O AT abrange 4/5 da Bíblia! O AT é testemunho

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

www.autoresespiritasclassicos.com

www.autoresespiritasclassicos.com www.autoresespiritasclassicos.com A Importância da Bíblia para a Doutrina Espírita Astrid Sayegh Filósofa, é Diretora de Cursos Básicos da Federação Espírita do Estado de São Paulo A Humanidade já foi

Leia mais

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa A SAGRADA ESCRITURA Por Marcelo Rodolfo da Costa A palavra bíblia é de origem grega do termo "biblion" que no plural significa "livros". Logo a bíblia é uma coleção de livros. Ela surge no meio de um oriente,

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Festa Sagrada Família

Festa Sagrada Família Festa Sagrada Família Homilia para a Família Salesiana (P. J. Rocha Monteiro) Sagrada Família de Jesus, Maria e José 1. No Domingo, dentro da oitava do Natal, celebra-se sempre a festa da Sagrada Família.

Leia mais

O povo judeu e sua religião

O povo judeu e sua religião A Vida de JESUS O povo judeu e sua religião O POVO JUDEU Religião Deus e o relacionamento com o homem O Tabernáculo A Arca da Aliança O Templo As Escrituras As Sinagogas Grupos religiosos O POVO JUDEU

Leia mais

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de fonte Supervisão editorial: Pr. José Edson Cardoso Coordenação

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT CRONOLOGIA DO AT CRONOLOGIA DO AT 1. Da criação a Abraão (criação 2000

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Este plano de leitura foi planejado para a leitura completa da Palavra de Deus em um ano, entretanto, você pode ler no ritmo que desejar. Se tiver mais tempo diário, faça a leitura

Leia mais

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos muito utilizados na construção civil e indústria. PRISMAS base Os poliedros representados a seguir são denominados prismas. face lateral base Nesses prismas,

Leia mais

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos:

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos: Prefácio 1. Este curso foi preparado pelo Seminário por Extensão às Nações (SEAN). Para que se obtenha o máximo benefício de um seminário por extensão, é recomendável estudar sob a direção de um orientador,

Leia mais

Jesus e a Sua Mensagem de Saúde. Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós

Jesus e a Sua Mensagem de Saúde. Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós Jesus e a Sua Mensagem de Saúde Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós Agosto de 2008 2 No Princípio, Jesus criou o Céu e a Terra (João 1:1-3, 10). Jesus criou os animais para servir

Leia mais

CURSO DE BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO CHAMADO POR DEUS. Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP

CURSO DE BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO CHAMADO POR DEUS. Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP CURSO DE BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO A HISTÓRIA DE UM POVO CHAMADO POR DEUS Paróquia de São Benedito Santa Cruz do Rio Pardo SP APRESENTAÇÃO Vocês têm em suas mãos o Curso de Bíblia. Este curso já tem sua

Leia mais

O que há por trás do véu?

O que há por trás do véu? O que há por trás do véu? Ex 34:29-35 Ao lermos esses versículos, a primeira coisa que observamos é que Moisés era um homem, um líder muito próximo, muito íntimo de Deus! A ponto de ficar com o seu rosto

Leia mais

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07 CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 01 de 07 2 A Bíblia é a Palavra de Deus. É através dela que Deus fala aos nossos corações. A Bíblia também é conhecida como As Escrituras

Leia mais

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO 1 MANUSCRITOLOGIA BÍBLICA 2 Quem escreveu a Bíblia? O 2 Pedro 1:20-21 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque

Leia mais

PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO. Aula 1- Considerações Iniciais

PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO. Aula 1- Considerações Iniciais PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO Aula 1- Considerações Iniciais a) A importância de uma visão panorâmica Resumir grandes eventos da nossa vida é, por si só, um grande desafio. Esquecer detalhes importantes

Leia mais

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum.

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum. Curiosidades Bíblicas Gerais 1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas. 2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT)

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) A FMT-Escola oferece este Curso para aqueles que tem um chamado para a obra de missões, mas que também queiram servir na igreja local. O CURSO A) CURSO

Leia mais

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c.

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c. História 6 ano O Egito e o rio Nilo 1-Identifique os principais aspectos geográficos relacionados ao território do Egito Antigo. 2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos

Leia mais

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO...

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... O QUE ESTUDAREMOS? O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO... 1. A Fé em Jesus Cristo: Cristologia a partir do CIC 2. A Fé Anunciada: Missiologia a partir do Decreto Ad Gentes 3. A Nova Evangelização: Conceito e compreensão

Leia mais

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução.

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha fala sobre a Torah A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha /

Leia mais

Tomar nota das medidas abaixo utilizando régua ou a fita métrica:

Tomar nota das medidas abaixo utilizando régua ou a fita métrica: O NÚMERO DE OURO Introdução Certas formas capturam nosso olhar e mexem com nossos sentidos bem mais do que outras e, mesmo que não saibamos a princípio o que as diferenciam, temos uma sensação de harmonia,

Leia mais

O Livro dos Profetas

O Livro dos Profetas O Livro dos Profetas Os livros Proféticos são a parte da Bíblia que contém os escritos e a pregação de homens que desempenharam uma função fundamental no meio de seu povo:- os profetas. Os profetas não

Leia mais

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros LIÇÃO 4 Os Livros do Velho Testamento Ler o Velho Testamento é o mesmo que ler qualquer outro livro antigo, comentou um jovem que se juntara recentemente ao nosso grupo de estudo da Bíblia. No entanto,

Leia mais

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL

COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL COMO ESTUDAR A BIBLIA - PANORAMA GEAL A BÍBLIA O QUE É A BÍBLIA? A palavra Bíblia é de origem grega = "rolo pequeno de papiro", diminutivo de Biblos = "folha de papiro preparada para a escrita". A palavra

Leia mais

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS INTRODUÇÃO Culto é um serviço Espiritual oferecido a Deus. Expressão mais profunda do nossos sentimentos de adoração

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS 4. a EDIÇÃO 1 O CICLO ENSINO BASICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA PROGRAMA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À DESCOBERTA DE UM MUNDO DIFERENTE OBJECTIVOS GERAIS:

Leia mais

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389 Deus nos dá amigos Estudos bíblicos Pré-escolar 5anos e6 Ano CIV Nº 389 5107 Um lugar especial Edição do aluno Estamos de volta para mais um trimestre de alegria, aprendizado e muitas descobertas. Você

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

Islamismo. Roteiro 24

Islamismo. Roteiro 24 Islamismo Roteiro 24 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar uma linha histórica do Islamismo.

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Uma tradução inspirada?

Uma tradução inspirada? Septuaginta - Uma Tradução da Bíblia que Mudou o Mundo Quando o profeta de Deus, Moisés, começou a escrever a Bíblia há mais de 3.500 anos, apenas uma nação pequena podia lê-la. (Deuteronômio 7:7) Era

Leia mais

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é

Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse. A Bíblia é Apresentação relativa ao Novo Testamento Evangelhos, Atos, Cartas e Apocalipse A Bíblia é Pois é, após um longo percurso de descoberta do Antigo Testamento, chegou a vez de descobrir um pouco mais acerca

Leia mais

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE

ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE ATIVIDADE 02 O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA: UM CARTÃO-POSTAL DA CIDADE Antigamente, quando as pessoas viajavam, era comum elas enviarem um cartão com uma foto do lugar onde estavam para dar notícias

Leia mais

teologiaptodos@gmail.com

teologiaptodos@gmail.com teologiaptodos@gmail.com Atenção: O Ministério Teologia para Todos apoio a divulgação digital deste material sem fins lucrativos. Pirataria é crime, ajude a promover este trabalho comprando as apostilas

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 28 Objetivos Analisar a citação de Jesus: Há muitas moradas na casa do Pai, à luz da

Leia mais

Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB. Jacinto Mendes. www.jacinto-mendes.eti.br

Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB. Jacinto Mendes. www.jacinto-mendes.eti.br Bibliologia A Doutrina das Escrituras Sessão 2/3 - A Credibilidade da BíbliaB Jacinto Mendes www.jacinto-mendes.eti.br O Teste Bibliográfico Exame da transmissão textual pela qual os documentos chegam

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA. 46 no Antigo Testamento

Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA. 46 no Antigo Testamento Aprender para ir sempre mais alto Curso de formação TLC Avaré - 2007/2008 1 SAGRADA ESCRITURA Ta Bíblia = Os livros (em grego τ α β ι β λ ι α ) Cristo Palavra única da Sagrada Escritura. São 73 livros

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 Aula 8.1 Conteúdo Hebreus, Fenícios e Persas. 3 Habilidade Identificar as principais características físicas,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 CIÊNCIAS 4º período 10 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? OS FUNDAMENTOS Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? O justo é chamado a perseverar com fé, esperança e amor. Não importa quais sejam as crises, o justo não pode

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Como foi a missão de Jesus de Nazaré? Viveu o anúncio Anunciou o que viveu Para entender a missão de Jesus Entender o contexto

Leia mais

Livros Históricos. Recapitulação

Livros Históricos. Recapitulação Livros Históricos Recapitulação Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Autoria: São anônimos Compiladores:

Leia mais

Uma oferta de Adoração

Uma oferta de Adoração Uma oferta de Adoração Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; e Abraão lhe deu o dízimo de

Leia mais

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante.

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante. Aula 25 Creio na Igreja Católica.1 Frei Hipólito Martendal, OFM. 1. Leitura de At 2, 1-15. Ler e explicar... Dia de Pentecostes (=Quinquagésima) é o 50º dia depois da Páscoa. Os judeus celebravam a Aliança

Leia mais

ABORDAGEM DO ALUNO APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS

ABORDAGEM DO ALUNO APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS (8ª AULA) - O CÂNON DAS ESCRITURAS ABORDAGEM DO ALUNO TEMA: OBJETIVO: APRENDENDO A DEFENDER A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS Que o aluno compreenda o porque da diferença entre livros canônicos e livros apócrifos

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

O fascínio por histórias

O fascínio por histórias O fascínio por histórias Histórias que Jesus contou... Significado de Parábola: s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra uma verdade, um ensinamento. Trata-se de uma história curta,

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Podemos dividir este trimestre em cinco blocos. O primeiro, introdutório, veremos, na lição 1, em linhas gerais, o livro de Gênesis.

Podemos dividir este trimestre em cinco blocos. O primeiro, introdutório, veremos, na lição 1, em linhas gerais, o livro de Gênesis. PORTAL ESCOLA DOMINICAL 4º Trimestre de 2015 - CPAD O COMEÇO DE TODAS AS COISAS Estudos sobre o livro de Gênesis Comentários da revista da CPAD: Claudionor de Andrade A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Estamos

Leia mais

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico. Módulo I Introdução

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico. Módulo I Introdução qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg

Leia mais

CÉU, A BELA CASA DE DEUS

CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

PENTATEUCO. (Também conhecido por Lei ou Torá)

PENTATEUCO. (Também conhecido por Lei ou Torá) ANTIGO TESTAMENTO PENTATEUCO (Também conhecido por Lei ou Torá) Pentateuco Pentateuco significa cinco rolos, do grego penta, cinco, e teuchos, rolos. É formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento:

Leia mais

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Introdução Almejamos uma nova compreensão da espiritualidade, que nos impulsione a realizar o projeto integral de Deus, expressando assim genuína adoração (Jo 4.23-24).

Leia mais

PASSAGENS BÍBLICAS. O julgamento de Salomão Mar Vermelho

PASSAGENS BÍBLICAS. O julgamento de Salomão Mar Vermelho PASSAGENS BÍBLICAS O julgamento de Salomão Mar Vermelho ESPAÇO CATÓLICO Os espaços católicos têm diferentes denominações e cada uma tem significado próprio e um sentido para os fiéis. O mais comum é a

Leia mais

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento? O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo Conhecer melhor a Bíblia, saber como e de que forma foi escrita, como lê-la de forma correta, demonstram amor e respeito pela palavra de Deus. Vamos conhece-la um pouco mais?! 01) Qual o significado da

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºano CIÊNCIAS 1º período 1.5 30 de março de 2015 Cuide da organização da sua avaliação: escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA BÍBLICO Pr Jardel Roscamp Guarapuava PR POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? PANORAMA GERAL DA BÍBLIA A BÍBLIA É UM LIVRO OUSADO ETERNIDADE FINAL DO NT A BÍBLIA É O CAMINHO DE VOLTA À DEUS CRIAÇÃO GÊNESIS

Leia mais

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer.

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer. ESTUDO 07 TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS Sinônimos: Cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros. Sejam solícitos uns para com os outros. Todas as partes tenham o mesmo interesse umas pelas

Leia mais

Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado.

Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado. 1 Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado. Neste sentido a Carta aos Hebreus é uma releitura da lei,

Leia mais

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011

Leitura da Bíblia. Disciplina. Instituto de Ensino Bíblico Teológico Aliança 31/03/2011 Leitura da Bíblia Disciplina 31/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros da Igreja Aliança Evangélica Missionária.

Leia mais

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é:

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: Aula 1 18/02/2015 Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: No principio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1) O verbo hebraico bãrã, criou, denota o conceito de iniciar alguma coisa nova.

Leia mais

A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins

A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins O LIVRO DE GENESIS PODE SER CONSIDERADO COMO A BASE TEOLÓGICA DO NOVO TESTAMENTO. GENESIS DE CERTA FORMA ESTÁ MAIS PROXIMO DO NOVO TESTAMENTO DO QUE DO VELHO. VARIOS

Leia mais

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que a misericórdia

Leia mais

Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹

Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹ Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹ Lauro Rafael Lima² Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Resumo O trabalho apresenta uma análise

Leia mais

Os Tempos da Fotografia

Os Tempos da Fotografia Os Tempos da Fotografia No dia 13 de junho será o lançamento de um novo livro de Boris Kossoy intitulado Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. O evento será na cidade de São Paulo e a obra é

Leia mais

Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros

Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros Lição 6 Deus Age por Amor do Nome Dele: Sua Justiça e Misericórdia (Ezequiel 18:1-20:44) Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros pela tática perversa de

Leia mais