ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE SR. BOTECO AUTÊNTICO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE SR. BOTECO AUTÊNTICO 1"

Transcrição

1 Autêntico 134 ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE SR. BOTECO AUTÊNTICO 1 Larissa Crepaldi Trindade (Planejamento) Marcela Regina G.B. Marino (Marketing) Mariangela B. Fazano Amendola (Redação e ABNT) Fabíola Moreira Silva (Atendimento e Mídia) Alex Sandro Roberto Natsume (Criação) Anderson Cirilo de Paula Souza (Pesquisa de Mercado) Amanda Custódio de Almeida Daianne Caroline Pessoa Stecca Daniela Helena Barbosa Lariane Ap. Palópoli Moura Faculdade de Comunicação Social Jornalista Roberto Marinho de Presidente Prudente Universidade do Oeste Paulista Resumo Este artigo pretende mostrar como foi realizada uma proposta de projeto experimental em Presidente Prudente, para a empresa Sr. Boteco, desenvolvida pela agência experimental ACTA Comunicação da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, com intuito de possibilitar melhores ações vinculadas a um planejamento de comunicação adequado. Esta empresa atua no mercado de bares e restaurantes, com um público formado por jovens das classes A e B. A agência ACTA elaborou um briefing contendo informações relevantes sobre o cliente, sua concorrência e as tendências do mercado de bares e restaurantes do Brasil e no mundo. A pesquisa de mercado foi feita com o público frequentador, que já possui contato com a marca, e o público geral, na qual muitos ainda não conheciam o cliente Sr. Boteco. Através da pesquisa, pudemos descobrir informações relevantes para o desenvolvimento do projeto experimental, como seus hábitos de mídia, preferência musical, horários que costumam sair e até mesmo uma avaliação dos serviços oferecidos pelo bar, no caso dos frequentadores. O marketing sugeriu estratégias a serem aplicadas, aumentando assim o fluxo do bar durante os dias de menor movimento, além de traçar uma análise importante sobre o mercado e a marca Sr. Boteco. Foi feito um planejamento anual de comunicação e mídia, trazendo ações que dessem continuidade às estratégias estabelecidas. Por fim, a criação traduziu todos os processos anteriores através de peças jovens que atrai a atenção do público do cliente. Palavras-chave: projeto experimental; comunicação; cliente; bar; autenticidade. Abstract This article intends to show how was accomplished a propose of about an experimental project in Presidente Prudente, for the company Sr. Boteco, developed by the experimental agency ACTA Comunicação da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, with the intention of provide better actions linked with an appropriate communication planning. This company operates in the market of bars and restaurants, with a public formed by young people of A and B classes. The agency ACTA prepared a briefing containing relevant information about the custumer, it s 1 Este estudo de caso apresenta os resultados do Projeto Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, desenvolvido no segundo semestre de 2010.

2 Autêntico 135 competition and the trends of the market of bars and restaurants in Brazil and worldwilde. The marked research was done with the regular public, that already have contact with the brand, and general public, where many still didn t know the Sr. Boteco costumer. Through the research, we discovered relevant information to the development of the experimental project, like their media habits, musical preferences, times that they use to go out and even an evaluation of the services offered by the bar, for the regular public. The marketing suggested strategies to be implemented, so increasing the flow of the bar during the days of less activity, besides to outline an important analysis about the market and the brand Sr. Boteco. Was made an annual plan of communication and media, bringing actions to give continuity to the established strategies. By the end, the creation translate all the previous process through young events that attracts the attention of the costumer s client. Key-words: experimental project; communication; costumer; bar; authenticity. Introdução O presente artigo pretende apresentar o projeto experimental do ano de 2011 realizado para a empresa Sr. Boteco, do ramo de bares e restaurantes, elaborado pela Agência experimental ACTA Comunicação do curso de Comunicação Social da UNOESTE, na habilitação em Publicidade e Propaganda da FACOPP. Foram desenvolvidas estratégias de comunicação que abrangem o público frequentador e o geral. Entre alguns pontos trabalhados, destacamos a força da comunicação dentro do ponto-de-venda, ferramentas comunicativas utilizadas pelo público-alvo como a internet, através das redes sociais (Twitter e Orkut), entre outras. Foram criadas duas campanhas; Institucional e de Sustentação. A primeira, tem como objetivo divulgar o novo posicionamento da marca Sr. Boteco, através de um conceito de autenticidade, que é traduzido em todas as demais áreas do projeto, além de uma linha de comunicação padronizada que aproxime a marca do consumidor por meio de promoções e ações. A segunda campanha proposta, trabalha com a divulgação de ações e serviços que o bar realizará, além claro, de firmar o novo posicionamento e ampliar o conhecimento da marca. O projeto apresenta a construção do briefing, que aponta detalhadamente informações relevantes sobre o cliente, como as condições do mercado de bares e restaurantes, os fatores externos que influenciam na sua projeção, além das tendências da área no Brasil e do mundo. Foi desenvolvido também a pesquisa de mercado obtida através de dois diferentes públicos, os frequentadores do bar e o público geral, na qual alguns não possuíam contato com a marca.

3 Autêntico 136 No marketing, elaboramos estratégias que fazem a marca Sr. Boteco se fortalecer através de ações que atraiam o público-alvo e destaque a marca da concorrência. Apresentado também, os planejamentos de campanha, comunicação, mídia e criação, que pretendem traçar uma linha de comunicação para a marca. Métodos O projeto experimental do Sr. Boteco, se inicia com o atendimento do cliente, a área na qual trabalha diretamente com o cliente e que através dele, coleta todas as informações relevantes para a elaboração do briefing. Segundo Sampaio (2003, p ) pode-se entender por atendimento, o estudo das características de assistência ao cliente, seus problemas, oportunidades e as tarefas que poderão ser realizadas aproveitando oportunidades comunicativas do mesmo. O profissional de atendimento tem como responsabilidade a rentabilidade e controle das contas dentro de uma agência de publicidade. O profissional funciona como um gerente que visa a conquista de novas contas, além de ser a imagem da empresa, representando a filosofia de trabalho da agência. Um bom profissional desta área precisa estar bem informado sobre o mercado de seus clientes e prospects, levando a ele soluções inovadoras que esteja de acordo com o que o segmento está pedindo. O Sr. Boteco é uma empresa de pequeno porte (EPP) que atua no segmento de bares e restaurantes e trabalha com um público jovem, na maioria universitários de Presidente Prudente. Seu principal serviço é o alimentício, através da venda de porções, com mais de quarenta sabores e o rodízio de porções sendo o mais diversificado da cidade, oferecendo desde saladas, grelhados e salgados até anéis de cebola e carnes nobres, na qual foi contratado um cozinheiro especialista em rodízios. O tempo de espera é em média de 15 minutos para a primeira porção, já as demais do rodízio são servidas assim que o prato do cliente se encontra vazio. O bar também trabalha com bebidas, servindo diversas marcas de cerveja e demais bebidas alcoólicas. O Sr. Boteco oferece também lazer aos consumidores, através das suas atrações musicais e promoções. Hoje, a marca alia cultura, lazer e diversão através de patrocínios de eventos culturais como teatros, stand`up comedy 2 e festas. 2 Stand`up Comedy s.m.: é uma expressão que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante.

4 Autêntico 137 São realizadas promoções como "Terça em Dobro" e o "Rodízio de Porções" de terça a domingo, a partir das 18 horas. Atualmente a empresa se encontra em constante crescimento, já que seus produtos comercializados se expandem rapidamente, havendo assim, o crescimento dos lucros e grande participação de mercado. Kotler (1998, p.226) diz que "Se um novo produto satisfaz o mercado, passará para o estágio de crescimento, no qual as vendas passam a aumentar rapidamente. Seus concorrentes diretos são bares e restaurantes que oferecem o mesmo produtos e serviços, estão na mesma área geográfica e dividem o mesmo público. Já os indiretos, são todos os estabelecimentos que oferecem entretenimento e alimentação, pois disputam a verba dos clientes, já que disponibilizam produtos e serviços que possam atrair o mesmo público. A marca Sr. Boteco pretende ser vista pelo público como um lugar autêntico e único, assim como quem frequenta o bar. Seja com os amigos, namorado, ou no aniversário de alguém, a intenção principal é fazer com que o frequentador se sinta a vontade. Na sequência, a agência realizou a pesquisa de mercado para verificar informações e problemas fornecidos pelo cliente e através dela, encontrar soluções adequadas para a tomada de decisões. Todo serviço precisa de conhecimento sobre a sua área e seu público-alvo para obter a chance de sucesso e domínio das suas atividades. Dentro da sua área, é importante ter conhecimento sobre o seu produto ou serviço, sua imagem perante o público sobre as atuações de seus concorrentes e sobre as tendências do mercado que podem ser aplicadas para melhorias da empresa. A pesquisa de mercado é fundamental para dar sequência às demais áreas desenvolver estratégias que desempenham o papel desejado. Segundo Pinheiro (2006, p.63-64), a Pesquisa de Mercado define-se como: [...] A obtenção sistematizada, armazenamento e análise de dados sobre situações de marketing de produtos e serviços. Faz-se pesquisa quando há necessidade da busca de dados e fatos que forneçam respostas a respeito de um problema ou momento específico de marketing. A pesquisa faz o diagnóstico de uma determinada situação mercadológica mediante esforço planejado e organizado para a obtenção de fatos e novos conhecimentos de mercado. Todo esse esforço é realizado para minimizar os riscos de uma tomada de decisão.

5 Autêntico 138 Através do resultado da pesquisa, buscamos encontrar um caminho mais eficaz para a comunicação e maximizar os resultados da marca. Foram realizadas três pesquisas, sendo uma exploratória e duas quantitativas, estruturadas e não-disfarçadas, sendo uma para os frequentadores do Sr. Boteco e outra para o público geral. O planejamento de marketing foi elaborado de acordo com os resultados da pesquisa de marca e tem como objetivo o desenvolvimento de uma linha de comunicação mais padronizada, e trazer soluções através de promoções e ações. De acordo com Kotler (2005, p. 6): Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Lidar com o processo de trocas parte dessa definição requer uma quantidade considerável de trabalho e técnicas. O posicionamento de uma empresa é fundamental para a relação da marca com o consumidor, pois somente assim os clientes conseguem diferenciar e agregar valor à marca, o que é de extrema importância para a empresa nesse mercado competitivo. Kotler (2005, p.220) afirma que O posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na mente do mercado-alvo. De acordo com as pesquisas e análises consideradas, foi constatado que muitos dos entrevistados definiram o Sr. Boteco como alternativo", "diferente" e "jovem". Muitos dos frequentadores são fiéis ao Sr. Boteco pois se sentem a vontade com o ambiente e serviços oferecidos, além das atrações musicais serem diferentes dos demais bares de Presidente Prudente. Diante disso, o posicionamento proposto pela agência ACTA é autêntico, pois o Sr. Boteco se destaca da concorrência através da sua autenticidade, valorizada pelos frequentadores. A agência ACTA enumerou os objetivos de marketing a serem realizados: a) Promover constantes mudanças no PDV para manter o posicionamento; b) Trabalhar a sazonalidade para aumentar em 15% o fluxo nas terças, quartas e domingos; c) Aumentar em 20% o ticket médio; d) Expandir a área de atuação; e) Trabalhar a comunicação de forma inovadora na linguagem e nas ferramentas, reforçando o posicionamento de autenticidade.

6 Autêntico 139 Resultados O marketing também apresenta sugestões que poderiam ser aplicadas futuramente para o crescimento da empresa. A reformulação da fachada do bar foi proposta, utilizando um Toten com a logomarca, com o objetivo de aumentar a identificação do local em todas as vias. A proposta consiste na plotagem da parede esquerda do Sr. Boteco, com artes seguindo a nova linha de comunicação do bar. Para que não ocorra uma poluição visual, serão retirados os demais elementos que compõem a decoração do ambiente como prateleiras e objetos artesanais expostos. FIGURA 01 Fachada atual do bar FIGURA 02 Fachada proposta para o bar. Na proposta de reformulação do cardápio, os produtos que o compõem não sofrerão alterações, somente o layout do material como diagramação e elementos visuais mais despojados, que traduzem características relacionadas à marca.

7 Autêntico 140 A arte será baseada no ambiente do bar, retratando algumas situações corriqueiras do Sr. Boteco. A diagramação do material será estratégica, pois, segundo Grepp Rapp, em uma entrevista para Veja online, o primeiro passo para uma venda igualitária dos produtos é tentar focar ao máximo os produtos e o mínimo o preço. A diagramação atual do cardápio do Sr.Boteco, com os preços e cifrões enfileirados na coluna da direita, facilita a comparação e pode levar a pessoa a fazer uma escolha mais econômica. Segundo Grepp, um cardápio eficiente é justamente aquele que embaralha os itens. FIGURA 03 Página 01 do cardápio proposto para o bar.

8 Autêntico 141 FIGURA 04 Páginas 02 e 03 do cardápio proposto para o bar. Serão desenvolvidos cardápios sazonais de verão e inverno. Para essa composição serão utilizados produtos já oferecidos pela casa além de novos produtos relacionados ao clima. Para o cardápio de verão, serão sugeridas bebidas refrescantes como a caipirinha de picolé - Caipilé ; o drinque Pepita, à base de pimenta e o coquetel Céu Azul, feito com a combinação de sorvete de limão, vodka e curaçau blue, além das bebidas já existentes no cardápio fixo como a Caipirinha, Tequila Sunrise, Marguerita, Mojito, Frozen Margarita, Sr. Peach e os sucos. O cardápio também oferecerá pratos relacionados à estação, como casquinha de siri e porção de camarão, e pratos leves já oferecidos pelo bar como a Salada Ibiza, Salada-porção e Salada do Chef, com sugestões de acompanhamento como o Filé de Tilápia grelhado ao molho de laranja e o Filé de Frango grelhado ao molho de ervas. FIGURA 05 Cardápio de Verão.

9 Autêntico 142 Para o cardápio de inverno, serão comercializados caldos quentes de diversos sabores, como o Caldinho de Feijão, Caldo de Mandioca, Creme de Carne Seca, que serão servidos em cumbucas, ou se preferir, por um valor de R$10,00 o cliente adquire canecas promocionais em três versões colecionáveis. Como bebidas, serão sugeridos drinques a base de conhaque e café. Será utilizado papel bandeja no ponto de venda para reforçar a comunicação das duas sazonalidades. FIGURA 06 Cardápio de Inverno Alguns problemas relacionados ao serviço e atendimento precisam ser trabalhados, com o objetivo de melhorar sua qualidade e com isso, a satisfação do frequentador. O fechamento das contas das mesas, por exemplo, exige grande cuidado, seu erro pode causar desgaste aos clientes que costumam conferir a conta entregue pelo caixa. Os pratos da casa também precisam de mais cuidados e melhorias na forma como são servidos. Com a intenção de fortalecer e integrar a marca com seus frequentadores, será criado o Armazém do Boteco. Através de um espaço no site, serão vendidos produtos relacionados ao bar que tragam a assinatura Sr. Boteco como canecas, copos, chaveiros, abridores de garrafa e camisetas estampadas com a composição Frases de Boteco.

10 Autêntico 143 FIGURA 07 Arte da camiseta Para promover o aumento do ticket médio do bar, será realizada a venda casada composta por uma porção que tenha bastante saída e uma torre de chopp. O objetivo da estratégia é aumentar o consumo voltado à comida. A venda de porções é oportuna, pois o prato costuma ser consumido por mais de uma pessoa, estimulando os frequentadores a estarem com seus círculos de amigos e que juntos, consumam as vendas casadas, além de oferecer até 20% de desconto para o consumidor. Para que a marca se torne conhecida e aumente sua participação de mercado será necessário um planejamento de comunicação adequado. Segundo Lupetti apud Ackoff (2007, p. 32): Planejamento é um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados, que não deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. O planejamento se preocupa tanto em evitar ações incorretas quanto em reduzir a frequência dos fracassos ao se explorar oportunidades. É algo que fazemos antes de agir; isto é, antes da tomada de decisão. É um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, antes que se requeira uma ação. Os objetivos do planejamento de comunicação são: a) Traduzir o posicionamento de autêntico para a marca Sr. Boteco através de ações de comunicação; b) Aumentar o fluxo dos consumidores através de promoções e serviços. A estratégia de comunicação foi elaborada a partir dos objetivos de marketing e tem a intenção de atingir o público final da marca para que ela possa ter seu posicionamento definido e divulgado para estes públicos. O tempo total da comunicação será de 12 meses em Presidente Prudente, com duração de janeiro a dezembro de Estes 12 meses serão divididos em Campanha Institucional, com a divulgação de produtos e promoções do bar e ações de interação. Segundo Lupetti (2007, p.101), A campanha institucional empresarial deve ser entendida como aquela que divulga a organização como um todo. Caracteriza-se por

11 Autêntico 144 conceituar a empresa, fixar sua imagem e informar seu segmento de atuação, com a finalidade de estabelecer e reconhecer sua marca. O período da campanha institucional será de 2 meses, divulgando a marca e sua nova linha de comunicação. Seu período será Fevereiro a Março de 2011, utilizando as seguintes ferramentas: a) Promoção; b) Publicidade; c) Marketing digital; d) Merchandising em PDV. A segunda campanha será de sustentação, com cunho institucional, divulgará a marca e seus produtos e novidades aos consumidores. Terá duração de 10 meses, ocorrendo de Abril de 2011 a Janeiro de Para alcançar o perfil do público-alvo, acreditamos nas seguintes ferramentas durante o período de sustentação: a) Publicidade; b) Ação promocional; c) Marketing digital; d) Merchandising em PDV; Para que o Planejamento de Campanha se concretize e seja colocado em prática de forma eficiente, é necessário o Planejamento de Mídia, que vem para implantar esta etapa de modo eficaz. Segundo os autores Barban e Cristol (2005, p.15), A função do planejamento de mídia não opera num vácuo. O plano de mídia é um dos muito componentes do plano de marketing geral, e como tal, interage com outros elementos desse plano em sua totalidade. Na campanha institucional, as ferramentas utilizadas serão o hotsite, merchandising de PDV, outdoor, rádio e marketing digital. O objetivo é promover os novos conceito e posicionamento do bar. Na estratégia de mídia da campanha de sustentação, serão utilizados os seguintes meios de comunicação: marketing digital, rádio, outdoor e merchandising de PDV. As ferramentas de verificação avaliarão se os objetivos traçados pela agência estão sendo cumpridos de forma satisfatória e também possibilita traçar novas ações para obter melhores resultados. As ferramentas para a campanha de lançamento da marca são:

12 Autêntico 145 a) Realizar uma pesquisa no ponto de venda com o público final através de um questionário, após o lançamento da campanha institucional, para verificar se a visibilidade da marca e se os consumidores tomaram conhecimento das ações promocionais e o novo posicionamento. A pesquisa também vai mostrar se surgiram novos clientes para a empresa; b) Analisar o número de acessos ao site e Twitter depois do seu lançamento e após cada ação inserida no site, para verificar se o número de acessos diários aumentou, caso este número não tenha aumentado, serão realizadas novas ações para atrair o interesse do público; c) Verificar o número de pessoas inscritas no concurso cultural realizado, para analisar se houve grande participação do público. Por sua vez, as ferramentas para a campanha de sustentação são: a) Após a campanha de sustentação será necessário fazer uma pesquisa com o público final no ponto de venda através de um questionário para verificar se aumentou a lembrança de marca e a visibilidade no mercado; promocionais; b) Analisar o número de acessos diários ao site e Twitter após as ações c) Após o lançamento dos cardápios de inverno e verão, verificar se houve um aumento nas vendas e lembrança da marca; d) Verificar o número de pessoas inscritas nas ações promocionais realizadas, para analisar se houve grande participação do público. O departamento de criação de uma agência geralmente é formando por uma dupla de criação, diretor de arte e redator. Esta área é responsável pela tradução dos esforços da agência, ou seja, é ela que transmite de maneira criativa a mensagem da marca, materializa as soluções e ideias apontadas pelos departamentos de Pesquisa, Marketing, Planejamento e Mídia. Sendo assim, trata-se da etapa onde, o que é produzido, deve resolver com eficácia o problema apresentado pelo cliente. Para a criação das peças, a agência optou por trabalhar com ilustrações, que representam situações corriqueiras e que tem como cenário o ambiente do Sr. Boteco. Tal escolha se deve a procura da autenticidade na comunicação, além disso alia a marca à cultura, fugindo dos padrões de anúncios para este segmento e se diferenciando dos demais bares. As ilustrações também dão um ar mais descontraído e jovem para as campanhas, aproximando-se ainda mais do público.

13 Autêntico 146 Os traços utilizados nas ilustrações têm como inspiração a arte contemporânea popular, apresenta traços semelhantes aos personagens do quadrinho Radical Chic de Miguel Paiva. Paiva, cartunista brasileiro, embasa a sua criação no momento histórico da redemocratização pela qual passou o Brasil, no início dos anos FIGURA 08 Comparação da arte de Miguel Paiva e ilustrações utilizadas na campanha As cores utilizadas nas peças são baseadas nas sensações e simbolismo que elas remetem. Segundo Farina (1990, p. 2), As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensórias de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos. O vermelho e o amarelo são as cores mais exploradas nas peças. De acordo com texto de Farina (1990) o vermelho é uma cor quente e faz referência a alimentação, remete à festividade, amor e paixão. Além disso, é uma das cores institucionais da marca. Já o amarelo, explorado no fundo das peças, apresenta forte contrate com várias cores e remete à alegria, espontaneidade e dinamismo. Características da marca exploradas na comunicação. FIGURA 09 Outdoor para a campanha de lançamento.

14 Autêntico 147 Figueiredo (2005, p.1) diz que a imagem gera o impacto, mas o poder de persuasão está na palavra, assim como a condução do raciocínio do receptor. Baseandose nisto o aspecto verbal nas peças, transmite a essência da marca de uma maneira descontraída, utilizando o humor, retratando cenas cotidianas com diálogos e frases de impacto, não deixando de lado o caráter informativo. Os textos criados para os spots de rádio mostram situações corriqueiras que se passam no bar, fazendo com que o consumidor possa se projetar ou, se imaginar em situações que ele viveu em, sentimentos ou sensações. A campanha institucional trabalha em seu conteúdo o novo posicionamento da marca, utilizando o mote criativo : Cada mesa, uma história. Já na campanha de sustentação, as peças trazem serviços já oferecidos pelo bar, mais informativo, mas sem perder sua identidade criativa. FIGURA 10 Outdoor para a campanha de lançamento FIGURA 11 Outdoor para a campanha de sustentação FIGURA 12 Outdoor para a campanha de sustentação

15 Autêntico 148 FIGURA 13 Outdoor para a campanha de sustentação FIGURA 14 Outdoor para a campanha de sustentação Discussão Através de um cuidadoso trabalho realizado em cada área do projeto, pudemos solucionar o problema do cliente Sr. Boteco de maneira eficiente e criativa. O briefing foi a primeira ferramenta que traçou pontos muito importantes que fizeram toda a diferença no decorrer do projeto, como a falta de uma linha de comunicação a ser seguida e de um posicionamento da marca. Em seguida, a pesquisa revelou informações relevantes, como os dias de menores movimentos, a importância que os entrevistados dão para os momentos com os amigos, além dos seus estilos musicais. Tais dados foram cruciais para dar continuidade ao projeto. O marketing foi responsável por desenvolver o posicionamento da marca, o de autenticidade. Tal definição reflete-se não só na linha de comunicação da marca e sua identidade, mas como característica principal dos frequentadores do Sr. Boteco. Após o marketing, foi desenvolvido o planejamento de comunicação, que abrange os planejamentos de campanha, mídia e criação. Nesta parte, juntamos todas as informações e as traduzimos em estratégias que possivelmente podem alcançar o público-alvo através da nova linha de comunicação da marca. Para as peças, foram escolhidas ilustrações que carregam um estilo artístico e descontraído, a fim de influenciar o público do Sr. Boteco, a associar a identidade da marca com a descontração e o estilo artístico.

16 Autêntico 149 A posição de autenticidade deve gerar no público-alvo o sentido de que as pessoas são únicas em suas escolhas e atitudes. O autêntico é ser único, é exercer sua função de uma maneira tão marcante, que possa ser memorável. Referências CRISTOL, Steven M.; BARBAN Arnold M.; KOPEC, Frank J. A essência do Planejamento de Mídia. Brasil: Nobel, CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 7. ed. São Paulo: Futura, KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, KOTLER, Philip. Marketing Essencial conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, LUPETTI, Marcélia. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thonsom Learning, MAZOTTI, Celso H. Base de concepção para a identidade institucional. Disponível em: < Acesso em: 20 Ago PINHEIRO, Roberto M. et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão.

Cerveja Heineken 1. PALAVRAS-CHAVE: Heineken; Fotografia; Latinhas; Festa; Diversão. Cerveja Heineken 1 Lais Eloara Nunes 2 Camila Roberta Fernandes 3 Paulo Oliveira 4 Mérsia Alvarinho Casimiro 5 Thayne Cristina dos Santos 6 Cristiane Peixoto Nabarretti. 7 Faculdade Anhanguera de Limeira,

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1 Segunda paixão 150 ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE GRÊMIO PRUDENTE SEGUNDA PAIXÃO 1 Larissa Crepaldi Trindade (Planejamento) Marcela Regina G.B. Marino (Marketing) Mariangela B. Fazano Amendola (Redação

Leia mais

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO. Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA CONTEXTO Professora Rosicler Bettarelli rbettarelli@cidadesp.edu.br A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA...... deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor alvo COMUNICAÇÃO

Leia mais

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1

Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Outdoor: Cantinho do Chocolate 1 Krislaine KUCHENBECKER 2 Nathália V. da SILVA 3 Gabriela Alexander ZABOENCO 4 Venilton REINERT 5 Cynthia Morgana Boos de QUADROS 6 Universidade Regional de Blumenau, FURB,

Leia mais

PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING CONCEITOS É a busca de informação, a investigação do fenômeno que ocorre no processo de transferência de bens ao consumidor Trata da coleta de qualquer tipo de dados que possam ser

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Facebook Por que curtir marcas e empresas?

Facebook Por que curtir marcas e empresas? Por que curtir marcas e empresas? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A sondagem foi realizada com 341 mulheres com idade entre 18 e 60 anos

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO

UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO SAIR DO LUGAR-COMUM PÃO DE AÇÚCAR UM SUPERMERCADO E UM DESAFIO Só em São Paulo, a associação que reúne os supermercados tem mais de 50 empresas cadastradas. As lojas se espalham com um volume impressionante.

Leia mais

MARKETING l COMUNICAÇÃO

MARKETING l COMUNICAÇÃO MARKETING l COMUNICAÇÃO A MMNIETO A MM NIETO é uma empresa especializada no desenvolvimento projetos voltados para a área de marketing e comunicação. Cada projeto é realizado conforme a oportunidade do

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA Gabarito Verifique se este caderno contém: INSTRUÇÕES

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI TÍTULO: EMBALAGEM - DELIVERY ESFIHA VARANDA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA AUTOR(ES): RENAN HENRIQUE

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA

ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA ESTUDO DE CASO: BRAHMA: NOVA LATA VERMELHA Carlos Eduardo Carvalho Cruz Eduardo Borges Ferreira Rudiney Cordeiro Cardoso 1 Resumo: O presente trabalho trata de um estudo de caso com foco na campanha da

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

MARKETING: PRINCIPAL FERRAMENTA PARA A EFETIVAÇÃO DAS VENDAS

MARKETING: PRINCIPAL FERRAMENTA PARA A EFETIVAÇÃO DAS VENDAS MARKETING: PRINCIPAL FERRAMENTA PARA A EFETIVAÇÃO DAS VENDAS CAUÊ SAMUEL SCHIMIDT 1 FERNANDO GRANADIER 1 Resumo O mercado atual está cada vez mais competitivo e para sobreviver nesse meio, é necessário

Leia mais

Objetivos da comunicação

Objetivos da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Use palavras simples, que todos compreendam, assim todos irão entendê-lo. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Estude algumas pesquisas e ouça pessoas experts, pois nada é mais importante

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE LE FILET: SE É FILET, É COM A GENTE! 1

ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE LE FILET: SE É FILET, É COM A GENTE! 1 Se é filet, é com a gente! 244 ESTUDO DE CASO PARA O CLIENTE LE FILET: SE É FILET, É COM A GENTE! 1 Adriano Rocha Costa da Silva Franciele Aguiar Gabriel Albino Lucas Prette Honório Marcelo Gomes Faculdade

Leia mais

Po r t f o l i o. Web / Graphic Designer / PDF Portfolio

Po r t f o l i o. Web / Graphic Designer / PDF Portfolio Po r t f o l i o Quem é quem? A Codiworks é uma empresa criativa, dinâmica e jovem, buscando sempre estar antenada com as últimas tendências e tecnologias nas áreas de web, design e Identidade Visual.

Leia mais

Procurando o novo? Pense Diferente

Procurando o novo? Pense Diferente Procurando o novo? Pense Diferente CRE - fficina di Creatività A aptidão para desenvolver novas ideias nada mais é do que organizar o caos. Somos apaixonados pela confusão imaginária, o exótico, o pedacinho

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ponto de Venda para Vender FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Como marca, fachada e merchandising podem se ajudar O DESAFIO Competindo com Competência Todos sabem que a competitividade do mercado

Leia mais

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral Estratégias de marketing para serviços de alimentação Prof. Dr. Raul Amaral 1) Estratégias de produtos e serviços. 2) Estratégias de preços. 3) Estratégias de promoção e vendas. 1) Estratégias de produtos

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho

GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO. Prof. Marcopolo Marinho GESTÃO DE MARKETING RECAPITULANDO Prof. Marcopolo Marinho Marketing: É a área do conhecimento que engloba todas as atividades referente às relações de troca de bens entre pessoas ou instituições, buscando

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb

QuEm SomoS missão 5 DESIGN & ComuNICação PublICIDaDE EvENtoS PromoçõES WEb QUEM SOMOS MISSÃO DESIGN & Comunicação Publicidade Eventos Promoções Web 5 9 11 13 15 17 Quem Somos 5 Somos uma agência de Design e Comunicação, criada para disponibilizar um vasto leque de soluções na

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:

Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período: Encontro 30 Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing Unidade V: O Plano de Marketing Prof.: Mario Filho E-mail: pro@mariofilho.com.br Período: 4º. ADM Planejamento é tudo... Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwt9ufbxluk

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

Campanha ONG Animais 1

Campanha ONG Animais 1 Campanha ONG Animais 1 Bruna CARVALHO 2 Carlos VALÉRIO 3 Mayara BARBOSA 4 Rafaela ALVES 5 Renan MADEIRA 6 Romulo SOUZA 7 Marcelo PRADA 8 Paulo César D ELBOUX 9 Faculdade Anhanguera Santa Bárbara, Santa

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional.

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Empresa MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Nossa filosofia e oferecer ferramentas de gestão focadas na

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca

Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca Espaços Culturais como estratégia de comunicação de marca Casos: Oi, Vivo, Citibank e HSBC Objetivos a. Analisar as estratégias de comunicação das empresas que utilizam os espaços culturais do Rio de Janeiro

Leia mais

Projeto Experimental em Comunicação Mercadológica Lançamento de Extensão de Linha. Larissa de Souza Matheus. São Paulo, SP

Projeto Experimental em Comunicação Mercadológica Lançamento de Extensão de Linha. Larissa de Souza Matheus. São Paulo, SP Projeto Experimental em Comunicação Mercadológica Lançamento de Extensão de Linha Larissa de Souza Matheus Universidade Metodista de São Paulo Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo Curso de Comunicação

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

Como criar um novo negócio

Como criar um novo negócio Processos Gerenciais Profª. Silvia Cristina da Silva Okabayashi Como Criar um Novo Negócio Plano de Negócios Laboratório de Administração Tema 1 Como criar um novo negócio Como criar um novo negócio Primeiramente

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL APRESENTAÇÃO Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial A Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial nasceu

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização Empresa Cliente Razão Social: Barraco Resto Bar LTDA. Fantasia: (Barraco) Ramo de Atividade Comércio de Bebidas e Petiscaria Logomarca Localização Avenida das Esmeraldas 609 Marília/SP Cidade de Marília

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

Como criar um novo negócio

Como criar um novo negócio Processos Gerenciais Profª. Silvia Cristina da Silva Okabayashi Como Criar um Novo Negócio Plano de Negócios Laboratório de Administração Tema 1 Como criar um novo negócio Como criar um novo negócio Primeiramente

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação A Redcube Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação Sobre a Agência Gostamos de fazer propaganda. Seja na web, na TV, no celular, na revista ou juntando tudo pra contar uma

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

CONCURSO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA CAMPANHA INSTITUCIONAL DE DIVULGAÇÃO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2011

CONCURSO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA CAMPANHA INSTITUCIONAL DE DIVULGAÇÃO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2011 CONCURSO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA CAMPANHA INSTITUCIONAL DE DIVULGAÇÃO DA FESTA DE SÃO BENEDITO 2011 R E G U L A M E N T O I DO CONCURSO II DO OBJETIVO III DOS PARTICIPANTES IV DAS INSCRIÇÕES E TRABALHOS

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL

NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL NOTÍCIA INSTITUCIONAL: IMAGEM INSTITUCIONAL RESUMO Caroline Ferreira 1 O objetivo deste artigo é falar sobre Noticia institucional e o interesse cada vez maior das empresas em cuidar da sua imagem institucional.

Leia mais

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1

2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 2º Jantar Italiano do Circolo Trentino di Ascurra 1 Filipe FREIBERGER 2 Rafaello Furlani DESTÉFANI 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial, SC RESUMO A presença

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

Guia de Entretenimento da cidade de São Paulo

Guia de Entretenimento da cidade de São Paulo O Aplicativo VEJA SP O aplicativo VEJA São Paulo foi lançado em maio de 2010, com o objetivo de ser o melhor e mais completo Guia de Entretenimento da cidade de São Paulo. Para isso, seu conteúdo reune

Leia mais