CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO (PIBIC)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO (PIBIC)"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO XVI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) Edital n 01/2014 CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O XVI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) MÓDULO PRÓPRIO A INICIAR-SE EM MARÇO DE 2015 A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, para abertura de inscrições, visando à seleção de projetos e candidatos para as bolsas do XVI Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Módulo Próprio com vigência a partir de 02 de março de DO PÚBLICO E DOS OBJETIVOS A bolsa de Iniciação Científica (IC) é um auxílio financeiro concedido a acadêmicos de graduação, com o objetivo de: a) contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa; b) estimular o professor pesquisador/orientador a elaborar projetos de pesquisa e a formar grupos de pesquisa; c) propiciar ao UNIPAM um instrumento para a formação de uma política de pesquisa; d) promover uma integração ativa entre a graduação e a pós-graduação com vistas à docência e à pesquisa. O PIBIC foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (âmbito nacional) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (âmbito estadual) com o objetivo de incentivar a iniciação científica nos meios acadêmicos. Nas instituições estaduais e federais, as bolsas são fomentadas pelos fundos governamentais para pesquisa. O PIBIC teve seu início no ano de 2000 e já está em sua décima sexta edição. No Centro Universitário de

2 Patos de Minas (UNIPAM), esse programa é mantido pela própria instituição, que financia a concessão de bolsas. O Programa de Iniciação Científica tem como princípio despertar vocações científicas e talentos potenciais entre alunos de graduação, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos norteadores da produção crítica do conhecimento. O professor que tiver seu projeto selecionado pelo comitê julgador indicará um aluno para desenvolvê-lo e este aluno assinará com a Fundação Educacional de Patos de Minas um termo de concessão e aceite de bolsa de iniciação científica por um período de um ano e, no caso de ser formando, por um período de nove meses. Neste termo, figuram os deveres do bolsista e de seu respectivo orientador. 2 DAS BOLSAS DISPONÍVEIS E DOS BENEFÍCIOS Para o exercício 2015/2016, o XVI Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas disponibilizará 85 bolsas. O valor do benefício referente à bolsa será de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais), concedido sob forma de abatimento nas mensalidades referentes ao curso em que estiver matriculado o bolsista. Caso o projeto seja aprovado, mas não obtenha pontuação necessária para receber uma das 85 bolsas, o orientador poderá indicar um aluno para juntos desenvolvê-lo de forma voluntária, para o qual também receberão certificado. A Iniciação Científica, documentada com certificado e apresentação de relatórios, conta como horas de extensão curricular, sendo a carga-horária avaliada conforme portaria aprovada para cada curso. Os alunos formandos em 2015 receberão bolsa somente até o mês de dezembro. Esses deverão cumprir com o cronograma especificado no projeto e entregar relatório final até a data de 11/12/ DAS INSCRIÇÕES DOS PROJETOS 3.1 Período de inscrição: 04/02/2015 a 13/03/ Horários: Segunda-feira a sexta-feira: 7h às 21h. 3.3 Local: Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, localizado no segundo piso do Bloco A - Centro Administrativo.

3 3.4 Contatos: (34) nipe@unipam.edu.br 3.5 As inscrições NÃO poderão ser feitas via Internet. Apenas o formulário de inscrição (Anexo I) deverá ser acessado, preenchido, impresso e entregue na Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, juntamente com a documentação exigida (item 4 deste edital). Após a aprovação do projeto, o Anexo II e o Anexo III deverão ser acessados, preenchidos, impressos e entregues na Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão juntamente com a documentação exigida (item 5 deste edital). 3.6 Os projetos de pesquisa que envolverem seres humanos e animais deverão ser analisados e aprovados pelo Comitê de Ética da instituição, antes da inscrição. 3.7 Os projetos de pesquisa que despenderem gastos deverão ser apresentados a Coordenadoria da Pósgraduação, Pesquisa e Extensão até 15 dias antes do término do período de inscrição (27/02/15) juntamente com planilha de orçamento para prévia aprovação da viabilidade financeira. 4 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA APROVAÇÃO DO PROJETO a) Formulário de inscrição (Anexo I); b) Currículo Lattes do orientador (distribuição de pontos conforme Anexo II não há necessidade de ser documentado); c) CPF do orientador (cópia legível); d) 2 cópias impressas do projeto de pesquisa (elaborado conforme orientações do anexo VII); e) OBSERVAÇÃO 1: O Currículo Lattes do orientador será avaliado nos últimos cinco anos. Portanto, a partir de Assim, deverá ser gerado na plataforma lattes, delimitada essa data ( f) OBSERVAÇÃO 2: A comprovação das informações do Currículo Lattes do orientador será feita conforme documentação entregue na Assessoria Educacional do UNIPAM g) OBSERVAÇÃO 3: Para os projetos que envolverem seres humanos ou animais, deverá também ser apresentada cópia da folha de aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Uso de Animais.

4 4.1 Não será recebida inscrição pendente de quaisquer um dos documentos elencados acima. 5 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO ALUNO SELECIONADO a) Formulário de inscrição (Anexo II); b) Aceite do aluno, do orientador e da Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (Anexo III); c) Carteira de identidade do aluno (cópia legível); d) CPF do aluno (cópia legível); e) Notas finais do último semestre, disponível no portal acadêmico (cópia legível); 5.1 Não será recebida inscrição pendente de quaisquer um dos documentos elencados acima. 6 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO 6.1 Condições gerais: a) É expressamente vedada a inscrição para a seleção no PIBIC de projetos já anteriormente contemplados em outros programas. b) Cada orientador pode candidatar-se com mais de um projeto. No entanto, dentre esses, somente 01 (um) poderá ser contemplado com bolsa, escolhido de acordo com a ordem de classificação. Os demais poderão ser desenvolvidos como voluntários. Caso não seja preenchido o número de bolsas de acordo com esta classificação, será feito uma nova classificação de acordo com a pontuação. c) Somente serão aceitos os pedidos de bolsa de Iniciação Científica cuja documentação tenha sido encaminhada de forma correta e completa no ato da inscrição. d) Ficam impedidos de se inscrever para seleção no PIBIC os orientadores e ex-bolsistas que não cumpriram os dispositivos constantes do Termo de Concessão assinado em anos anteriores. Também ficam impedidos orientadores e ex-bolsistas que tiveram suas bolsas suspensas por questões julgadas pela Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. e) Não serão aceitas duas ou mais inscrições com um mesmo título. f) Cada projeto poderá ter somente 1 bolsista.

5 g) Cada projeto poderá ter somente 1 coorientador e 1 colaborador, além do autor. Eles deverão entregar a mesma documentação do orientador e aluno, conforme itens 4 e 5 deste edital, juntamente com o Anexo I e II. h) O colaborador receberá uma declaração de colaboração. 6.2 Quanto ao aluno: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação do UNIPAM. b) Ter cursado no mínimo um período do curso de graduação. c) Os alunos regularmente matriculados que não forem prosseguir em seus estudos no período subsequente deverão ser substituídos por seu orientador em tempo hábil e, para tanto, deverão apresentar relatório conforme cronograma de execução do projeto original. d) Os alunos formandos deverão concluir o cronograma especificado no projeto até o mês de dezembro. Caso o projeto seja contemplado com bolsa, esta se extingue com o término do curso de graduação. e) Dispor de, pelo menos, 12 horas semanais para dedicar-se à pesquisa. f) O aluno poderá fazer acúmulo de bolsas, no que se refere a Bolsa Social, PROUNI, PIBEX, bolsas de monitoria, estágio no UNIPAM ou qualquer outra modalidade de bolsa e também menor aprendiz e funcionário do UNIPAM, bem como FIES ou Pravaler. No entanto, o aluno não poderá acumular bolsas do PIBIC. g) Possuir, no máximo, uma reprovação no último semestre letivo. h) Comprometer-se a apresentar o trabalho resultante do projeto de pesquisa no VI Fórum de Iniciação Científica do UNIPAM que acontecerá do dia 21/03/2016 à 25/03/2016, em forma de pôster, sendo essa apresentação obrigatória. 6.3 Quanto ao orientador: a) Ser professor da instituição, em pleno exercício de suas atividades docentes, e dispor de tempo para orientar. b) Apresentar projeto de pesquisa original, de viabilidade técnica/financeira. c) Comprometer-se a orientar o aluno em todas as fases de desenvolvimento do trabalho e da execução da pesquisa até a apresentação dos relatórios.

6 d) Comprometer-se a acompanhar e a auxiliar os alunos sob sua orientação nas exposições dos relatórios, em datas e condições definidas pela Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, assim como em seminários e reuniões científicas. e) Selecionar o aluno que desenvolverá o projeto de pesquisa. f) Prezar por princípios éticos no desenvolvimento de sua pesquisa que estão relacionados à reprodução de pesquisas já elaboradas por outros autores, ou mesmo cópias de materiais sem a citação dos devidos autores (Plágio). 6.4 Quanto ao projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa do orientador, elaborado conforme orientações constantes no anexo VII deste edital deverá conter as seguintes informações: capa, folha de rosto, sumário, introdução (apresentação e delimitação do tema, problematização e/ou hipóteses), objetivos, justificativa, revisão da literatura, metodologia, cronograma de execução, orçamento (se for o caso) e referências. O Professor/Coorientador não pode ser identificado no projeto/favor não colocar o nome. Os projetos financiados pelo Centro Universitário de Patos de Minas pertencem a este, resguardados os direitos autorais do orientador/orientando. 6.5 Quanto à pontuação distribuída: Titulação do Orientador...6,0 Currículo do Orientador...8,0 Projeto de Pesquisa do Orientador...18,0 TOTAL...32,0 A quantificação da pontuação dos itens elencados será feita conforme quadros de distribuição constantes dos anexos IV e VI, respectivamente. 7 DO PROCESSO DE SELEÇÃO a) A Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão fará o recebimento, o protocolo, a conferência e a triagem da documentação na ordem exigida pelo edital.

7 b) O Comitê Interno de Avaliação verificará a apresentação gráfica do projeto de pesquisa, que deverá obedecer às normas do Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIPAM, e avaliará o projeto de pesquisa, para verificar o atendimento aos termos do presente edital conforme os critérios de avaliação estabelecidos pela Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão com aprovação do Colegiado da Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. c) A classificação dos projetos, após a computação de todos os pontos referentes à subseção 6.5 deste edital, seguirá o seguinte critério, aprovado pelo colegiado da Coordenadoria da Pósgraduação, Pesquisa e Extensão: 1 Para ser aprovado o projeto de pesquisa deverá obter no mínimo 20 pontos, do total de 32 distribuídos. 2 Serão contemplados, inicialmente, o primeiro projeto referente a cada curso do UNIPAM. 3 As bolsas restantes serão disputadas pelos demais projetos em igualdade de condições; 4 Em caso de empate, será concedida a bolsa para o orientador com maior pontuação no Currículo Lattes. 8 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS a) O resultado da classificação geral dos projetos será comunicado via aos professores e também será divulgado na Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e no site do UNIPAM a lista de classificação dos projetos. b) A divulgação da classificação dos projetos será feita até o dia 15/04/2014. c) Até 05 dias úteis após a divulgação dos resultados, orientadores terão acesso à pasta contendo as notas atribuídas pelos examinadores, assegurado o sigilo do nome desses. d) Do processo de seleção, das notas e da divulgação dos resultados não cabem recursos de qualquer espécie. 9 DOS PROCEDIMENTOS POSTERIORES À DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS a) Depois de divulgado o resultado de classificação, o orientador deverá indicar o aluno que desenvolverá o projeto.

8 b) Para implementação dos projetos aprovados, o orientador e o aluno indicado deverão comparecer à Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão munidos da documentação exigida no item 5 deste edital, em até 7 (sete) dias úteis após a divulgação dos resultados. c) Para implementação dos projetos aprovados, mas não contemplados com a bolsa, o orientador e o aluno indicado que tenham interesse em desenvolvê-los voluntariamente deverão comparecer à Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão munidos da documentação exigida no item 5 deste edital, em até 7 (sete) dias úteis após a divulgação dos resultados. 10 DO ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS a) É obrigação de todo aluno bolsista ou voluntário entregar à Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, após seis meses do encerramento das inscrições, ou seja, até 11/09/2015, o relatório parcial em cópia impressa e ao findar dos doze meses, até 18/03/2016, o relatório final (uma cópia impressa, uma cópia em CD e o pôster). b) Os alunos formandos em 2015 receberão bolsa somente até o mês de dezembro. Esses deverão cumprir com o cronograma especificado no projeto e entregar relatório final até a data de 11/12/2015. c) Os relatórios parciais e finais devem ser entregues na Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão devidamente assinados pelo (a) orientador (a) e pelo (a)(s) aluno(a)(s). d) A não entrega do relatório parcial na data supracitada culminará no cancelamento da bolsa, no caso de alunos bolsistas, e no cancelamento do projeto, no caso de voluntários. e) A não entrega do relatório final, tanto pelos bolsistas quanto pelos voluntários, implicará na não emissão de certificação de desenvolvimento da pesquisa. f) A não entrega dos devidos relatórios pelos alunos bolsistas implicará ainda na obrigação de restituir o valor recebido referente à bolsa, no período de execução do projeto, à Instituição. 11 DA PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL (ARTIGO) a) A Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, após receber os relatórios finais das pesquisas desenvolvidas na XVI edição do PIBIC, poderá encaminhá-los para publicação na revista eletrônica Perquirere.

9 b) Se for de interesse do professor e do aluno que o trabalho seja encaminhado para publicação na revista Perquirere, os mesmos devem entregar, juntamente com o relatório final, o termo de autorização para publicação (anexo VI) devidamente assinado pelo (a) orientador (a) e pelo(a)(s) aluno(a)(s) em que afirmem interesse pela publicação e ciência de autoria do trabalho. c) Aqueles que tiverem interesse em publicar o trabalho na revista eletrônica Perquirere deverão entregar o relatório final já nas normas exigidas por esta, disponíveis no endereço perquirere.unipam.edu.br. d) Os trabalhos encaminhados para a revista Perquirere serão avaliados pelo Conselho Editorial da mesma, o qual aprovará ou não o trabalho para a publicação. 12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS As omissões deste Edital serão avaliadas pela Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, nos casos cabíveis a esta, e ouvida a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Patos de Minas, 03 de dezembro Fagner Oliveira de Deus Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

10 ANEXO I: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ORIENTADOR (IMPRIMIR AS 2 PÁGINAS). OS CAMPOS COM * SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. O FORMULÁRIO DEVE SER DIGITADO, NÃO SENDO ACEITO O PREENCHIMENTO MANUAL. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ( ) ORIENTADOR ( ) COORIENTADOR *NOME: INSCRIÇÃO NÚMERO: (PREENCHIDO PELA COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO) *CPF: *IDENT. *EXPEDIÇÃO: / / *ÓRGÃO: *TITULAÇÃO: ( ) ESPECIALIZAÇÃO ( ) MESTRADO ( ) DOUTORADO *ENDEREÇO: *BAIRRO: *CEP: TEL. RESIDENCIAL: ( ) *TEL. CELULAR: ( ) * * ASSINATURA: * TÍTULO DO PROJETO: * OBJETIVO GERAL: * PALAVRAS CHAVES (3): *ÁREA DE CONHECIMENTO: * CURSO:

11 PROTOCOLO PARA CONFERÊNCIA DA DOCUMENTAÇÃO ( ) Formulário de inscrição ( ) Currículo lattes do orientador ( ) CPF do orientador (cópia legível) ( ) Projeto de Pesquisa * ( ) Folha de aprovação do CEP (só para trabalhos que envolverem pesquisa com animais ou seres humanos) Responsável pelo recebimento:...data.../.../ (RECORTE AQUI) COMPROVANTE DE PROTOCOLO *NOME DO ORIENTADOR: *CURSO: *TÍTULO DO PROJETO: Responsável pelo recebimento:... Data:... /.../...

12 ANEXO II: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ALUNO (IMPRIMIR AS 2 PÁGINAS). OS CAMPOS COM * SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO. O FORMULÁRIO DEVE SER DIGITADO, NÃO SENDO ACEITO O PREENCHIMENTO MANUAL. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ( ) ALUNO ( ) COLABORADOR *NOME: INSCRIÇÃO NÚMERO: (PREENCHIDO PELA COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO) *CPF: *IDENT. *EXPEDIÇÃO: / / *ÓRGÃO: *CURSO: *PERÍODO: *ANO/INGRESSO: *ANO/CONCLUSÃO: *ENDEREÇO: *BAIRRO: *CEP: TEL. RESIDENCIAL: ( ) *TEL. CELULAR: ( ) * * ASSINATURA: *TÍTULO DO PROJETO: *OBJETIVO GERAL: *PALAVRAS CHAVES (3): *ÁREA DE CONHECIMENTO: * CURSO:

13 PROTOCOLO PARA CONFERÊNCIA DA DOCUMENTAÇÃO ( ) Formulário de inscrição do aluno ( ) CPF do aluno (cópia legível) ( ) Carteira de identidade do aluno (cópia legível) ( ) Notas finais do último semestre, disponível no Portal Acadêmico (cópia legível) Responsável pelo recebimento:...data.../.../ (RECORTE AQUI) COMPROVANTE DE PROTOCOLO *NOME DO ALUNO: *CURSO: * ORIENTADOR: *TÍTULO DO PROJETO: * PERÍODO: Responsável pelo recebimento:... Data:... /.../...

14 ANEXO III: ACEITE DO ALUNO, DO ORIENTADOR E DA COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO ACEITE DO ALUNO Declaro conhecer as normas do Edital e concordar, para todos os fins e consequências de direito, com as condições estabelecidas para a concessão de bolsas fixadas pelo PIBIC/UNIPAM e também para o desenvolvimento do projeto como voluntário. *Patos De Minas, de de *Assinatura do aluno: ACEITE DO ORIENTADOR Declaro que aceito orientar o(a) aluno(a) acima referido(a), no XVI Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e concordo com os termos da inscrição. Declaro ainda que o projeto ora apresentado é viável técnica e financeiramente. *Patos de Minas, de de. *Assinatura do Orientador: ACEITE DA COORDENADORIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Declaro ter conhecimento da inscrição, no XVI PIBIC, do projeto acima discriminado e concordar com o desenvolvimento do mesmo no âmbito desta instituição em caso de sua aprovação pelas instâncias competentes. Patos de Minas, de de. Assinatura da Coordenadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

15 ANEXO IV INDICADORES DA TITULAÇÃO E DA PRODUÇÃO DO ORIENTADOR TITULAÇÃO: Máximo 6,0 pontos Título/Condição Acadêmica Pontuação Especialista 2,0 Mestre 4,0 Doutor 6,0 PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ORIENTADOR: quantificar o total de cada categoria, apenas nos últimos 5 anos (2010 a 2014). Valor máximo de 8 pontos. QUANTIFICADORES ITENS PONTUAÇÃO 1 Artigos publicados em periódicos científicos especializados nacionais 1,0 2 Artigos publicados em periódicos científicos especializados estrangeiros 3,2 3 Comunicações em congressos científicos: 4 Trabalhos apresentados em eventos científicos com publicação de resumos 0,1 4.1 Trabalhos completos publicados em anais (impresso ou CD) 0,3 5 Desenvolvimento ou geração de trabalhos com ou sem patente obtida: 5.1. Produtos com patente 0, Processos em julgamento 0,3 6 Livros: 6.1 Livros publicados 1,5 6.2 Capítulos de livros publicados 0,5 6.3 Tradução de livro 0,3 6.4 Tradução de capítulo 0,1 7 Teses/ Dissertações e Monografias defendidas e aprovadas: 7.1 Monografia ou TCC de especialização 0,2 7.2 Dissertação 0,6

16 7.3 Tese: 1,0 8.Teses/Dissertações, Trabalhos de Iniciação Científica e Monografias orientadas e aprovadas *: 8.1 Iniciação científica 0,3 8.2 Monografia de graduação 0,3 8.3 Monografias de especialização 0,5 8.4 Dissertação 1,0 8.5 Tese 1,5 9 Participação em bancas examinadoras/avaliadoras: 9.1 Concursos para admissão de docentes 0,1 9.2 Monografia ou TCC 0,1 9.3 Pós-graduação 0,6 10 Filmes, vídeos ou áudio-visuais de divulgação científica realizados 0,4 11 Filmes, vídeos ou áudio-visuais artísticos realizados 0,4 12 Participação em exposições ou apresentações artísticas 0,1 13 Participação em congressos 0,1 14 Minicursos ministrados 0,8 15 Palestras ministradas 0,2 16 Participação em atividades de projetos sociais do UNIPAM 0,1 17 Comissão organizadora 0,1 * Pontuação para cada trabalho. Para cada trabalho, deverá ser indicada referência bibliográfica completa, de acordo com a NBR 6023/2000 da ABNT.

17 ANEXO V - ENDEREÇO PARA ELABORAÇÃO DO CURRICULUM LATTES E ENDEREÇO PARA ACESSO AO MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Endereço: Em caso de dúvidas para preenchimento e envio do Currículo lattes, favor entrar em contato gratuitamente com a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone , de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar um para este endereço: atendimento@cnpq.br. OBS: Além dos itens incluídos no Currículo lattes, pode-se adicionar um anexo contendo os outros itens que serão computados na avaliação, conforme anexo IV (documentado). Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIPAM: disponível na área do aluno, no site do UNIPAM.

18 ANEXO VI PONTUAÇÕES PARA O PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE PESQUISA: máximo de 18,0 pontos A ser avaliado pelo Comitê Interno de Avaliação: ITENS PONTUAÇÃO INTRODUÇÃO 2,0 OBJETIVOS 2,0 JUSTIFICATIVA 2,0 REVISÃO DA LITERATURA 3,0 METODOLOGIA 3,0 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2,0 REFERÊNCIAS 2,0 FORMATAÇÃO (NORMAS ABNT) 2,0 TOTAL 18,0 Cada item é avaliado por dois examinadores integrantes do Comitê Interno de Avaliação.

19 ANEXO VII ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE PESQUISA Todo projeto a ser encaminhado ao PIBIC deve conter: 1) Capa Sugerimos o seguinte modelo, o qual deve conter: título, local e data. TÍTULO DO TRABALHO PATOS DE MINAS ) Folha de Rosto Esta página deve conter todos os elementos necessários para identificação do projeto: título, subtítulo (se houver), a finalidade, a instituição a qual se destina, local e data.

20 TÍTULO DO TRABALHO Projeto de pesquisa apresentado a Coordenadoria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas para concorrer a uma bolsa de I.C. do XVI PIBIC. PATOS DE MINAS ) Sumário Compreende a enumeração dos principais itens do projeto, na ordem em que nele se sucedem. Pode ser indicada a página ou o intervalo de páginas que permita a localização imediata do item procurado. 4) Introdução Aqui, deve-se apresentar o tema, delimitando-o e problematizando-o. 5) Objetivos Os objetivos são parte importante do projeto e podem ser geral e específicos. O objetivo geral indica, de forma abrangente, o que se pretende fazer em tal estudo. Já os objetivos específicos definem os aspectos particulares do projeto.

21 Ambos os objetivos devem responder à seguinte pergunta: Para que desenvolver a pesquisa?. 6) Justificativa A justificativa deve responder à pergunta: Por que desenvolver a pesquisa? Deve mostrar a importância social, científica ou acadêmica que justifique investir no projeto, que benefícios trarão os resultados para a sociedade ou para o progresso da ciência. Assim, cabe aqui deixar claro o estágio de desenvolvimento, no mundo, de tal tema ou estudo, como embasamento teórico. Para tanto, deve-se buscar e ler os principais e mais recentes trabalhos e tratados. 7) Revisão da Literatura Deve constituir o mapa para o debate teórico com os resultados obtidos nos experimentos. Para a organização do projeto, não é necessário um levantamento bibliográfico profundo, já que o pesquisador terá tempo para fazê-lo no início do desenvolvimento do projeto, mas precisa ser suficiente para mostrar o envolvimento do pesquisador com o tema. 8) Metodologia Este capítulo é a parte fundamental do projeto, pois da metodologia depende o sucesso do experimento. A metodologia deverá ser adequadamente escolhida conforme o objetivo do projeto. Deverá ser indicado o tipo de pesquisa (bibliográfica, documental, de campo, experimental etc) e, depois disso, todos os passos minuciosamente descritos, de tal forma que se alguém precisar ou quiser repeti-los, terá condições para fazê-lo. 9) Cronograma de atividades

22 Tem por objetivo mostrar o tempo necessário e o ritmo de desenvolvimento do projeto. Deverá ser subdividido em etapas e as atividades de cada etapa claramente explicitadas, a fim de facilitar uma eventual fiscalização. Exemplo: MESES ETAPAS Revisão da literatura X X Fichamento de material X X Aplicação da pesquisa de X X campo Descrição e análise dos resultados X X obtidos Orientação na elaboração do X relatório parcial Entrega do relatório parcial X Revisão do trabalho e dos resultados X X obtidos Orientação na elaboração do X X relatório final Entrega do relatório final X

23 10) Referências São o conjunto padronizado de elementos literários que foram utilizados para a montagem do projeto. Estas deverão ser organizadas de acordo com as normas da ABNT e com o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIPAM, para as quais chamamos a atenção, pois, este é, também, um importante item para julgamento pelo comitê. A organização inadequada das referências poderá prejudicar a pontuação do projeto. 11) Opcional: Apêndices e Anexos Embora opcional, este material adicional, às vezes, é necessário, pois podem conter protocolos, roteiros etc, importantes no experimento. Deverão ser anexados separadamente no final do projeto, precedidos da informação que os identifique. Profª. Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini Coordenadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

24 ANEXO VIII: MODELO DE TERMO AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO REVISTA ELETRÔNICA PERQUIRERE Título do Artigo: Autor(es): Documento de Identidade: Endereço: Telefone (s): O(s) autor(es) deste trabalho na qualidade de titular(es) de direitos morais e patrimoniais de autor que recaem sobre esta produção (escrita, imagem, som, intelectual) e em consonância com as disposições da Lei no de 19/02/1998, autoriza(m) a publicação do supracitado trabalho através do veículo Revista Eletrônica Perquirere ISSN O(s) autor(es) do presente trabalho concordam com as regras a seguir: 1) Todos os autores são responsáveis pelos conceitos e ideias nele emitidos conforme os princípios éticos vigentes. Declaram que a obra a ser publicada não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros. 2) O Autor (es) declara (m) que a obra entregue é original e inédita e de e de sua autoria. 3) A Revista Eletrônica Perquirere reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação e fará reformulação da linguagem, se necessária.,, 20. Nome e Assinatura do orientador Nome e Assinatura do aluno

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/FUCAMP 2015/2016 Edital Nº 01/2015 - Convocação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica O Núcleo de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2014 Convocação de Projetos de Pesquisa para Programa de Iniciação Científica Unitri A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPPGE) torna público o presente Edital de âmbito

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2015

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2015 COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL PIBIC / FAPEMIG / FTM-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PIBIC/ FAPEMIG/FTM- 2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação e

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015

EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI EDITAL 016/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015 O Diretor do câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2015/2

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2015/2 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2015/2 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica do Universitário Módulo A Reitoria do Universitário

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora

Leia mais

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC

1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1.1 Definição de Iniciação Científica A iniciação cientifica é uma atividade acadêmica que permite introduzir os discentes de graduação na pesquisa cientifica.

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2015/2016

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2015/2016 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2015/2016 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o

Leia mais

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA

EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX-Vitória,

Leia mais

2 DA ETAPA DE SELEÇÃO DOS ORIENTADORES

2 DA ETAPA DE SELEÇÃO DOS ORIENTADORES EDITAL 2014 Estabelece inscrições para o Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI. O Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI, Prof. Clauder Ciarlini

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2009-DPPG

EDITAL Nº 01/2009-DPPG EDITAL Nº 01/2009-DPPG A Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 Altera a Instrução Normativa PROPPGE 001/06 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO EDITAL UNIVERSAL DE PESQUISA 1º /2010 AS FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 013/15

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 013/15 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 013/15 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2015 2016) PIBIC/CNPq/FAI 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I - DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Art. 1 - A atividade de Iniciação Científica integra o processo de ensinoaprendizagem

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPEE/UFJF EDITAL 001/2015

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPEE/UFJF EDITAL 001/2015 EDITAL 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPEE-UFJF) EDITAL Nº 001/2015 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/URCA

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/URCA Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/URCA Chamada Pública PRPGP-URCA 07/2014 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna público

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 03, DE, DE FEVEREIRO DE 2007.

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 03, DE, DE FEVEREIRO DE 2007. FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 03, DE, DE FEVEREIRO DE 2007. O DIRETOR GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ESCS, no uso das

Leia mais

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015 PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015 A Pró-Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

EDITAL N 016/2014. 2.1 Para a realização da presente seleção obedecer-se-á ao seguinte cronograma:

EDITAL N 016/2014. 2.1 Para a realização da presente seleção obedecer-se-á ao seguinte cronograma: EDITAL N 016/2014 CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PICV) DA FACULDADE SENAI 2014/2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia SENAI

Leia mais

EDITAL N. 03/2014 Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL N. 03/2014 Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL N. 03/2014 Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA De forma a atender o que preconiza a RESOLUÇÃO Nº. 13/2012 CEPE, a Coordenação de Pesquisa e Iniciação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL 06/2015 PROPGPI

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL 06/2015 PROPGPI PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL 06/2015 PROPGPI EDITAL DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O XIX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROBIC/FAPEMIG/UFJF

Leia mais

Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB

Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB INTRODUÇÃO A atividade de pesquisa científica é parte da tríade das funções das Instituições

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1 - As normas que seguem visam orientar pesquisadores e bolsistas vinculados a projetos

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

1 Orientações 1.1 Inscrições: As inscrições poderão ser realizadas até 13 de fevereiro de 2015.

1 Orientações 1.1 Inscrições: As inscrições poderão ser realizadas até 13 de fevereiro de 2015. UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA UNISC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2/2015 - PUIC Inovação Tecnológica A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

Leia mais

NORMAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

NORMAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC NORMAS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL Capítulo I Da Natureza e das Finalidades Art. 1º Por Iniciação Científica

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2ª CHAMADA PARA ATRIBUIÇÕES DE BOLSAS DE PESQUISA O PPGA da Universidade

Leia mais

EDITAL 003/2015. Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPPE da FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS- FMSJC.

EDITAL 003/2015. Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPPE da FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS- FMSJC. EDITAL 003/2015 Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CPPE da FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS- FMSJC. SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE MARANHENSE

Leia mais

EDITAL N º 62/2015 PIBIC E PIBIC/VOLUNTÁRIO - 2015

EDITAL N º 62/2015 PIBIC E PIBIC/VOLUNTÁRIO - 2015 EDITAL N º 62/2015 PIBIC E PIBIC/VOLUNTÁRIO - 2015 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí PROPPES/Univás, desempenhando suas funções de apoiar a Pesquisa Científica

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTARIO 2014-2015

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTARIO 2014-2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTARIO 2014-2015 A Coordenação de Pesquisa convida professores orientadores com títulos de especialista, mestre ou doutor e estudantes de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE NILTON LINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE NILTON LINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA/2015-2016 Programa de Iniciação Científica PROIC/NILTON LINS A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade NILTON LINS, por meio da Coordenação de Iniciação Científica,

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2015/2016

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2015/2016 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2015/2016 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

FACULDADE METODISTA GRANBERY FMG NÚCLEO DE PESQUISA - NPq EDITAL 02/10. Edital de Chamada de Projetos de Iniciação Científica

FACULDADE METODISTA GRANBERY FMG NÚCLEO DE PESQUISA - NPq EDITAL 02/10. Edital de Chamada de Projetos de Iniciação Científica FACULDADE METODISTA GRANBERY FMG NÚCLEO DE PESQUISA - NPq EDITAL 02/10 Edital de Chamada de Projetos de Iniciação Científica O Diretor da Faculdade Metodista Granbery, nos termos da legislação vigente,

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, EXTENSÃO E CANCELAMENTO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, EXTENSÃO E CANCELAMENTO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, EXTENSÃO E CANCELAMENTO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (Em conformidade com a Portaria CAPES n. 181, de 18 de dezembro de 2012 e

Leia mais

APRESENTAÇÃO 1 OBJETIVOS. 1.1 Objetivo Geral

APRESENTAÇÃO 1 OBJETIVOS. 1.1 Objetivo Geral APRESENTAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica O Instituto de Pós-Graduação e Graduação IPOG, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, convocando os docentes

Leia mais

EDITAL PARA CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq 2015-2016

EDITAL PARA CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq 2015-2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESP DIRETORIA DE PESQUISA-DIPESQ Av. Itália, km 8 - Bairro Carreiros,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL PROIC BOLSA 1º/2012

COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL PROIC BOLSA 1º/2012 FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE - ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

Leia mais

EDITAL 02/2015 PPG IELA

EDITAL 02/2015 PPG IELA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2015 PPG IELA SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr.

Leia mais

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2013/CAPES)

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2013/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL Edital 01/2015

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC

Leia mais

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO A coordenação do Programa

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq 2015/2016.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq 2015/2016. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq 2015/2016. Edital de nº 003/IC de 10 de junho de 2015. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP)

Leia mais

EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014

EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014 EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014 O Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA PIBIC-CNPq/UEMA/FAPEMA EDITAL UEMA/PPG Nº 03/2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão - PPG UEMA em conjunto

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL PROIC VOLUNTARIO 1º/2012

COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL PROIC VOLUNTARIO 1º/2012 FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE - ICS FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC VOLUNTARIO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE RESOLUÇÃO CONSUP Nº 010/2005 PAULO AFONSO-BA Setembro de 2015 1 APRESENTAÇÃO A

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 Seleção de bolsistas e voluntários para Projetos de Extensão Universitária O Reitor do

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA DO ARTIGO 170 DO GOVERNO ESTADUAL DE SANTA CATARINA

EDITAL Nº 01/2014 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA DO ARTIGO 170 DO GOVERNO ESTADUAL DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 01/2014 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA DO ARTIGO 170 DO GOVERNO ESTADUAL DE SANTA CATARINA A Faculdade de Tecnologia Assessoritec FTA, no uso de suas

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 52/2011, DE 13 DE SETEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando

Leia mais

Edital PIICT / CNPq / Fucapi 2015-2016

Edital PIICT / CNPq / Fucapi 2015-2016 Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica FUCAPI Faculdade Fucapi Instituto de Ensino Superior Fucapi Coordenação de Pesquisa CPESQ Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

Leia mais

Regulamento Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Sênior do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Regulamento Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Sênior do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá Regulamento Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Sênior do I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação, tramitação, aprovação, execução,

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe

Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe Iniciação Científica - Ações afirmativas - UNESP Edital 15/ 2015 PROPe 1 INTRODUÇÃO A avaliação das principais ações afirmativas da UNESP tem sido altamente positiva e mostra a preocupação da universidade

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES SOBRE O PROGRAMA Em 2012 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº.03/2008

RESOLUÇÃO Nº.03/2008 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.03/2008 Dispõe sobre o Regulamento do Programa de Iniciação Científica. O Conselho

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA BOLSA PIBIC E BOLSA INSTITUCIONAL PROCESSO SELETIVO 2015-2016

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa de Iniciação Científica da USP na Faculdade de Medicina da USP baseia-se no edital 2011/

Leia mais

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação O programa Ciência sem Fronteiras, CNPq, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade

Leia mais

EDITAL Nº. 68/2015. Seleção de candidatos à bolsa PROSUP/CAPES Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação

EDITAL Nº. 68/2015. Seleção de candidatos à bolsa PROSUP/CAPES Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação EDITAL Nº. 68/2015 Seleção de candidatos à bolsa PROSUP/CAPES Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação No período de 19 a 24 de junho de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo

Leia mais

Programa de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq 2015/2016 CHAMADA PÚBLICA PRPGP - URCA 04/2015 - PIBIC-CNPq

Programa de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq 2015/2016 CHAMADA PÚBLICA PRPGP - URCA 04/2015 - PIBIC-CNPq Programa de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq 2015/2016 CHAMADA PÚBLICA PRPGP - URCA 04/2015 - PIBIC-CNPq A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri URCA, no uso

Leia mais

Centro Institucional de Pesquisa

Centro Institucional de Pesquisa Centro Institucional de Pesquisa Edital do Programa de Iniciação Científica (PIC UNISANTA) 01/2014 Dispõe sobre as normas contidas no Edital processo de chamada de propostas de projetos de iniciação científica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Edital nº 03, de 13 de outubro de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado para a função de PROFESSOR BOLSISTA

Leia mais

Critérios para a concessão de diárias a servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em eventos e cursos de capacitação

Critérios para a concessão de diárias a servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em eventos e cursos de capacitação 1 Critérios para a concessão de diárias a servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em eventos e cursos de capacitação OBJETIVO O presente documento visa regulamentar a participação de servidores

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC)

REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC) REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACAR CURSO DE ENFERMAGEM (PIC) CAPÍTULO FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar os docentes e discentes do curso de Enfermagem

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão A Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2015 e comunica aos interessados que

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS E AUXÍLIO INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA IFRS

REGIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS E AUXÍLIO INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA IFRS REGIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS E AUXÍLIO INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA IFRS Aprovado pela Resolução nº 096, de 25 de agosto de 2010 e retificado pela Resolução nº 016, de 23 de fevereiro de 2011.

Leia mais

EDITAL Nº 73/2013. Público-alvo: alunos de cursos de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso.

EDITAL Nº 73/2013. Público-alvo: alunos de cursos de graduação, exceto aqueles matriculados no último semestre do curso. EDITAL Nº 73/2013 Programa Institucional de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proiti) Bolsas de Iniciação Científica Proiti/CNPq/UNISANTOS A Universidade Católica de Santos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC / UNIPAR)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC / UNIPAR) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC / UNIPAR) Agosto/2006 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/UNIPAR Artigo 1º - Artigo 2º - O Programa de Iniciação Científica (PIC/UNIPAR)

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015. SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA SEM FINANCIAMENTO EXTERNO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PRPPG/DPI, Campus ITABIRA

EDITAL Nº 001/2015. SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA SEM FINANCIAMENTO EXTERNO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PRPPG/DPI, Campus ITABIRA EDITAL Nº 001/2015 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA SEM FINANCIAMENTO EXTERNO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PRPPG/DPI, Campus ITABIRA 1. OBJETIVO: O presente Edital tem por objetivo selecionar

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2015/2

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2015/2 EDITAL 2015/2 Abertura do Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica da Faculdade das Américas Artigo 1 o A Diretoria Acadêmica da Faculdade das Américas informa que estarão abertas as inscrições

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR CAPÍTULO FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar a comunidade acadêmica quanto aos procedimentos que devem ser observados

Leia mais

EDITAL N 003/2015. 2.1 Para a realização da presente seleção obedecer-se-á ao seguinte cronograma:

EDITAL N 003/2015. 2.1 Para a realização da presente seleção obedecer-se-á ao seguinte cronograma: EDITAL N 003/2015 CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PROBIT/FAPERGS/FACSENAI 2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO São Paulo, 27 de abril de 2015. EDITAL 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015-2016 A

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR PROPI Nº 001/2011 PROBITI/FAPERGS

EDITAL COMPLEMENTAR PROPI Nº 001/2011 PROBITI/FAPERGS EDITAL COMPLEMENTAR PROPI Nº 001/2011 PROBITI/FAPERGS A do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) juntamente com a Comissão Interna de Seleção e Avaliação (CISA),

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO E LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS ARTIGO 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um instrumento de iniciação científica

Leia mais

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO O Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, divulga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS DA UFES - 2014 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 03 DE 30 DE ABRIL DE 2015. A COORDENADORA DO da da, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, para a abertura de inscrições visando a seleção de candidato

Leia mais

Universidade Federal de Rondônia. Núcleo de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais

Universidade Federal de Rondônia. Núcleo de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais EDITAL Nº 05/NCH/2014 CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO O Colegiado do Mestrado em História

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) tem por objetivo geral o desenvolvimento

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO São Paulo, 15 de junho de 2015. EDITAL 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais