Classificação e Gerenciamento de Resíduos Químicos. Profª Loraine Jacobs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Classificação e Gerenciamento de Resíduos Químicos. Profª Loraine Jacobs"

Transcrição

1 Classificação e Gerenciamento de Resíduos Químicos Profª Loraine Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br

2 Conceitos Importantes Reuso: é o uso de um resíduo, sem que ele sofra qualquer tratamento prévio. Exemplo: um resíduo de ácido pode ser utilizado para neutralizar um resíduo de base. Reciclo: é a utilização de um resíduo após uma etapa prévia de tratamento. Exemplo: latinhas de refrigerante sofrem um tratamento para re-processar o alumínio. Tratamento: qualquer tipo de processo utilizado visando reciclar, neutralizar, inertizar ou preparar o resíduo para uma disposição final adequada. Inertização: processo que torna o resíduo menos perigoso. Disposição Final: é a última etapa do tratamento do resíduo, durante a qual ele pode ser destruído (exemplo: carbonização durante a incineração) ou inertizado (exemplo:uso de concreto para encapsular metais tóxicos que irão para aterro de produtos perigosos)

3 Classificação dos Resíduos Ativos: São aqueles gerados no decorrer das atividades do dia-a-dia. Sua composição é conhecida (ao menos qualitativamente) Passivos São aqueles armazenados de forma inadequada ao longo dos anos Frascos sem identificação, sem data e sem dono.

4 Questionamentos sobre o Resíduo Pode ser reciclado? Pode ser co-processado? Pode ser enviado para aterro de produtos perigosos (resíduo classe I)? Pode receber um prétratamento e ser descartado no lixo comum? Pode ser incinerado? Pode ser descartado em aterro sanitário (lixo comum)? Pode ser descartado na pia? Tem que ser tratado? Qual o tipo de tratamento necessário?

5 Questionamentos sobre o Resíduo A resposta vai depender muito das características de cada resíduo e empresa. Por exemplo é necessário saber: a classificação do resíduo Classe I, IIA ou IIB (NBR 10004); a quantidade a ser descartada; se está na forma sólida ou líquida (solução ou puro); se estiver em solução, qual o teor (concentração); se há presença de outros contaminantes e quais; e, se o resíduo/produto é empregado para outros fins e quais.

6 Reciclagem de Resíduos Químicos A reciclagem pode ser realizada para vários tipos de resíduos químicos, os mais comuns são: solventes - exemplos: tolueno, etanol, acetato de etila, clorofórmio, etc.; metais preciosos exemplos: prata, platina e ouro; e, metais tóxicos: mercúrio, chumbo e cádmio, dentre outros. Deve-se considerar que para que a reciclagem seja viável, o produto obtido após o processo de tratamento tem que ser empregado ou na mesma utilização ou em algum uso menos nobre. Ou seja, o etanol usado para reações químicas pode ser tratado, normalmente por destilação, e empregado para a lavagem de vidraria.

7 Incineração de Resíduos Químicos Somente resíduos orgânicos são incineráveis. Os resíduos orgânicos possuem uma cadeia de carbono (C) e não são carbonatos e derivados (CO 3 2- e HCO 3- ), sob aquecimento, sofrem reação de combustão. Exemplo de uma reação de Combustão: CH3CH2OH + 3O2 2CO2 + 3H2O etanol oxigênio gás carbônico água Para que sejam passíveis de incineração, os resíduos não podem possuir ph muito ácido (menor que 5) ou muito alcalino (maior que 9) e não podem possuir mercúrio e seus derivados.

8 Co-processamento de Resíduos O co-processamento consiste na utilização dos resíduos em fornos de cimento ou cal, seja como combustível ou como aditivo das matérias-primas básicas. O co-processamento pode ser realizado para vários tipos de resíduos químicos, nos mais comuns são: compostos orgânicos - exemplos: solventes, pneus (cortados em pequenos pedaços), etc.; soluções contendo sais que auxiliam nas características de desempenho do cimento e possuem baixa toxicidade; e, outros tipos de misturas de resíduos - exemplo: misturas de solventes orgânicos e soluções aquosas contendo os sais acima citados. Existem algumas restrições para o material que pode ser coprocessado, as quais dependem do tipo de licença obtida pela empresa que realizará o tratamento e estão relacionados com as características do forno de cimento e com o tipo de tratamento dado aos gases de exaustão do mesmo.

9 Descarte de Resíduos no Lixo Comum Os resíduos químicos, na forma sólida, que se assemelham aos resíduos domésticos podem ser descartados em lixo comum. Alguns exemplos são: compostos com DL mg/kg, não inflamáveis, não reativos, não corrosivos, não patogênicos e com toxicidade crônica baixa. Uma definição bem simplista de DL50 é: a dosagem necessária para causar a morte de 50% das cobaias testadas. A DL50 pode ser encontrada na FISPQ do produto; açúcares, amido, aminoácidos e sais de ocorrência natural, tais com: ácido cítrico e seus sais ( de sódio - Na +, potássio - K +, magnésio - Mg 2+, cálcio - Ca 2+, amônio -NH 4+ ), ácido lático e seus sais (Na +, K +, Mg 2+, Ca 2+, NH 4+ ), fosfato, nitrato e cloreto de Na +, K +, Mg 2+, Ca 2+, NH 4+ ; e, sólidos inertes sem contaminação com produtos perigosos, tais como: cloretos de sódio e cálcio, sulfato de cálcio, alumina, amido, e sílica gel.

10 Descarte de Resíduos Químicos em Aterro de Resíduos Classe I Este tipo de destinação final deve ser utilizado para os resíduos químicos perigosos (Classe I - segundo a NBR 10004), que estejam necessariamente no estado sólido, e para os quais não se dispõe de uma alternativa que cause menos impacto ambiental. São passíveis de disposição neste tipo de aterro os resíduos cujos poluentes podem sofrer algum tipo de atenuação no solo, seja por processos de degradação, seja por processos de retenção (filtração, adsorção, troca iônica, etc).

11 Descarte de Resíduos Químicos em Aterro de Resíduos Classe I Os resíduos inflamáveis, reativos e oleosos ou os que contêm poluentes orgânicos persistentes ou líquidos livres não podem ser dispostos em Aterro de Produtos Perigosos. Este tipo de disposição deve ser avaliado de forma bastante criteriosa, uma vez que, mesmo com toda as restrições construtivas (descritas em resolução CONAMA) o mesmo pode vir a causar impactos ambientais e a coresponsabilidade do gerador permanece, mesmo após o pagamento à empresa. É importante lembrar que a responsabilidade do gerador é permanente ou, conforme a definição mais popular: vai do berço ao túmulo.

12 Descarte de Resíduos em Rede de Esgoto Descartar na pia É POSSíVEL? É o mais barato e pode ser o mais adequado para certos tipos de resíduos ATENÇÃO: elevadas restrições (Vide - CONAMA 357/2005).

13 Resíduos que podem ser descartados diretamente na pia. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados em sistema de esgotos, provido de tratamento com capacidade e de tipo adequados, conforme previsto no 4 deste artigo se obedecerem às seguintes condições: I - ph entre 6,0 (seis inteiros) e 10,0 (dez inteiros); II - temperatura inferior a 40º C (quarenta graus Celsius); III - materiais sedimentáveis até 20 ml/l (vinte mililitros por litro) em teste de 1 (uma) hora em "cone Imhoff"; IV - ausência de óleo e graxas visíveis e concentração máxima de 150 mg/l (cento e cinqüenta miligramas por litro) de substâncias solúveis em hexano; V - ausência de solventes gasolina, óleos leves e substâncias explosivas ou inflamáveis em geral; Art. 19A (CETESB) Decreto 8468

14 Resíduos que podem ser descartados diretamente na pia. VI - ausência de despejos que causem ou possam causar obstrução das canalizações ou qualquer interferência na operação do sistema de esgotos; VII - ausência de qualquer substância em concentrações potencialmente tóxicas a processos biológicos de tratamento de esgotos; VIII - concentrações máximas dos seguintes elementos, conjuntos de elementos ou substâncias: Art. 19A (CETESB) Decreto 8468

15 Resíduos que podem ser descartados diretamente na pia. a) arsênico, cádmio, chumbo, cobre, cromo hexavalente, mercúrio, prata e selênio -1,5 mg/l (um e meio miligrama por litro) de cada elemento sujeitas à restrição da alínea e deste inciso; b) cromo total e zinco 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro) de cada elemento, sujeitas ainda à restrição da alínea e deste inciso; c) estanho - 4,0 mg/l (quatro miligramas por litro) sujeita ainda à restrição da alínea e deste inciso; d) níquel - 2,0 mg/l (dois miligramas por litro), sujeita ainda à restrição da alínea e deste inciso; e) todos os elementos constantes das alíneas "a" a "d" deste inciso, excetuando o cromo hexavalente - total de 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro); f) - cianeto - 0,2 mg/l (dois décimos de miligrama por litro); g) - fenol -5,0 mg/l (cinco miligramas por litro); h) - ferro solúvel - (Fe2+) -15,0 mg/l (quinze miligramas por litro); i) - fluoreto -10,0 mg/l (dez miligramas por litro); j) - sulfeto -1,0 mg/l (um miligrama por litro); I) - sulfato mg/l (mil miligramas por litro). Art. 19A (CETESB) Decreto 8468

16 Resíduos que podem ser descartados diretamente na pia. Resolução CONAMA 357

17 Resíduos que não podem ser descartados diretamente na pia. Compostos com ponto de ebulição menor que 50 o C não devem ser descartados na pia, mesmo que extremamente solúveis em água e pouco tóxicos; Resíduos corrosivos (ácido, base,...); Patogênicos; Inflamáveis; Reativos; Vide NBR 10004/2004 e CONAMA 357/2005

18 Segregação de Resíduos

19 Segregação dos Resíduos O que é? A separação de diferentes tipos de resíduos. Qual é a importância de fazê-la? Viabiliza o reuso ou o reciclo e facilita o tratamento ou destinação final. Quando devemos fazê-la? Quando há incompatibilidade entre os diferentes tipos de resíduos, possibilidade de reuso ou reciclo ou, ainda, quando o tratamento ou disposição final são diferentes para cada tipo de resíduo.

20 Regras gerais para segregação de resíduos Resíduos líquidos devem conter a descrição da natureza de solutos e solventes e concentrações. Também deve descrever a quantidade de água presente. Pode não ser um sistema muito rigoroso o importante é o qualitativo

21 Segregação de Resíduos na Fonte VANTAGENS: A separação traz muitas economias para a empresa e facilita a tarefa do responsável pelo gerenciamento de resíduos químicos, pois o descarte é mais fácil e mais seguro. DESVANTAGENS: Manter resíduos separados exige: atenção redobrada na separação erros são comuns; treinamento continuado dos usuários; e, fornecimento de frascos para coleta. A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA PODE COMEÇAR COM A ANÁLISE DO DESTINO FINAL DE CADA RESÍDUO

22 Segregação de Resíduos Orgânicos: solventes clorados acetatos e aldeídos ésteres e éteres Hidrocarbonetos Álcoois e cetonas

23 Segregação de Resíduos Inorgânicos: Soluções aquosas de metais pesados Ácidos Bases Sulfetos Cianetos Mercúrio metálico (recuperação) Sais de prata (recuperação)

24 Armazenamento de Resíduos

25 Armazenamento de Resíduos Vidro ou Polietileno: desde que não haja incompatibilidade com o resíduo. Frascos de Reagentes Usados: desde que o rótulo seja completamente retirado e o frasco seja adequadamente lavado.

26 Armazenamento de Resíduos Reuso de frascos de Hidrocarbonetos, Organo clorados, Aminas, Álcoois, Cetonas: Lavar o interior do frasco com etanol e depois com água. Recolher as lavagens como resíduo de solvente. Os frascos limpos podem ser reutilizados ou descartados no lixo reciclável.

27 Armazenamento de Resíduos O que não deve ser feito:

28 Como fazer???? Armazenamento de Resíduos O que deve ser feito:

29 Rótulo para Frascos de Resíduos Central de Reagentes e Resíduos Químicos Laboratório Responsável Nome da Empresa

30

31 Incompatibilidade de Resíduos

32 Incompatibilidade de Resíduos Substâncias Acetileno Ácido Acético Ácido Nítrico Ácido Oxálico Ácido Perclórico Amoníaco Anilina Carvão Ativo Cianetos Cloratos Hidrocarbonetos Líquidos inflamáveis Incompatível Cloro, Bromo, Flúor, Cobre, Prata, Mercúrio Óxido de Cromo VI, Ác. Nítrico, Ác. Perclórico, Peróxidos, Permanganato, Ác. Acético, Anilina, líquidos e gases combustíveis. Ác. Acético, Anilina, líquidos e gases combustíveis. Prata, sais de mercúrio. Anidrido acético, álcoois, papel, madeira, clorato de potássio, perclorato de potássio Mercúrio, cloro, hipoclorito de cálcio, iodo, bromo Ác. Nítrico, peróxido de hidrogênio Hipoclorito de cálcio, oxidantes Ácidos Sais de amônio, ácidos, metais em pó, enxofre Flúor, cloro, bromo, peróxido de sódio Nitrato de amônio, peróxido de hidrogênio, ácido nítrico, peróxido de sódio, halogênios.

33 Tratamento de Resíduos Existem métodos para destruir uma grande variedade de produtos químicos. De maneira geral os métodos visam a eliminação de 99% do material tóxico; Necessidades: Pequenas quantidades; Disponibilidade de infra-estrutura; Conhecimento detalhado da reação e do processo envolvidos.

34 Tratamento de Resíduos Resíduos Ácidos (clorídrico, sufúrico, fosfórico, nítrico, acético, perclórico, ácidos sólidos): Sólidos ou pastas: misturar com o mesmo volume de água. Ajustar o ph entre 6 e 8. Soluções concentradas: diluir até obtenção de solução com 50% de H 2 O. Ajustar o ph entre 6 e 8. Soluções diluídas: ajustar o ph entre 6 e 8. Resíduos Contendo Metais Pesados Não-Nobres (Cd, Cr, Tl, Pb, Hg,...): recolher os resíduos de cada metal em separado. Se possível, precipitar como sais insolúveis e guardar como sólido seco. Resíduos Contendo Metais Pesados Nobres (Ag, Au, Pt...): recolher os resíduos em separado para futura recuperação.

35 Tratamento de Resíduos Resíduos de Solventes (etanol, acetato de etila, xilenos...): recolher em separado para recuperação ou futura incineração. Resíduos com Substâncias Hidrolizáveis (sódio, potássio, cloretos de acila, pentóxido de fósforo, hidretos de sódio, pentacloreto de fósforo, anidridos ácidos, cloreto de alumínio anidro): reagir cuidadosamente com etanol. Ajustar o ph entre 6 e 8. Para pequenas quantidades pode também ser utilizado água (Cuidado!!!)

36 Tratamento de Resíduos Resíduos Básicos (aminas, soluções de hidróxidos, soda cáustica, amônia...) Sólidos ou pastas: misturar com o mesmo volume de água. Ajustar o ph entre 6 e 8. Soluções concentradas: diluir até obtenção de solução com 50% de H 2 O. Ajustar o ph entre 6 e 8. Soluções diluídas: Ajustar o ph entre 6 e 8. Pode-se usar algumas dessas soluções básicas na neutralização de ácidos!!!

37 Tratamento de Resíduos Resíduos Fortemente Oxidantes (soluções de dicromato, permanganato, hipoclorito, iodato, persulfato, Bi 3+, Br 2, I 2 ; Sólidos: bismutato de sódio, dióxido de chumbo, ácido crômico...): Sólidos ou pastas: misturar com o mesmo volume de água. Neutralizar com sulfito de sódio. Ajustar o ph entre 6 e 8. Soluções concentradas: diluir até obtenção de solução com 50% de H 2 O. Ajustar o ph Soluções diluídas: neutralizar com H 2 O 2 30% e ajustar o ph.

38 Vidrarias Contaminadas Frascos de Reagentes e Materiais Plásticos de Laboratório Neutralizar o resíduo impregnado no material, conforme sua classe. Descartar em um recipiente destinado exclusivamente a resíduos de vidro e plásticos de laboratório.

Comissão ICB SUSTENTÁVEL

Comissão ICB SUSTENTÁVEL Comissão ICB SUSTENTÁVEL 1 Metais Pesados 2 Organoalogenados 3 CNSF 4 Inflamáveis 5 Corrosivos 6 Resíduos de prata, ouro, platina e outros metais preciosos 2 A definição de metais pesados ainda é um assunto

Leia mais

- Descarte de Resíduos em Ambientes Laboratoriais -

- Descarte de Resíduos em Ambientes Laboratoriais - - Descarte de Resíduos em Ambientes Laboratoriais - 1 - Acondicionamento dos Resíduos Bombona plástica (5 litros e 20 litros) e/ou frasco de vidro âmbar (1litro); Verificar as condições do recipiente (vedação,

Leia mais

Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996.

Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996. Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996. Estabelece condições para lançamento dos efluentes líquidos gerados em qualquer fonte poluidora. O Superintendente

Leia mais

Reações inorgânicas Atividades 2

Reações inorgânicas Atividades 2 Reações inorgânicas Atividades 2 Introdução Os exercícios propostos abaixo abordam o conteúdo de reações inorgânicas, com os principais tipos dessas reações, dessa vez com os nomes das substâncias, para

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO... 01 2. DERRAMAMENTOS ACIDENTAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS... 01 3. DESCARTE DE RESÍDUOS

Leia mais

Parte IV. Gerenciamento de Resíduos Químicos

Parte IV. Gerenciamento de Resíduos Químicos Parte IV Gerenciamento de Resíduos Químicos Gerenciamento de resíduos em laboratório O que é? Conjunto de atividades que tem por finalidade dar aos resíduos perigosos o destino final mais adequado de acordo

Leia mais

Resistência aos Meios dos Produtos PRFV

Resistência aos Meios dos Produtos PRFV Resistência aos Meios dos Produtos PRFV 2 A Acetaldeído todos / não resistente não resistente não resistente Acetato de bário todos 60 resistente resistente resistente Acetato de bário todos 60-80 não

Leia mais

TIPOS DE RECIPIENTES ADEQUADOS PARA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS:

TIPOS DE RECIPIENTES ADEQUADOS PARA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS: TIPOS DE RECIPIENTES DEQUDOS PR RMZENGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS: VIDRO s embalagens de vidro podem ser aproveitadas dos próprios frascos de reagentes originais. Isto leva a uma economia e leva ao reaproveitamento

Leia mais

Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS

Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS Ácidos inorgânicos 1 1 Ácidos inorgânicos Ácidos orgânicos 2 X 2 Ácidos orgânicos Bases 3 X X 3 Bases Aminas 4 X X 4 Aminas Compostos halogenados 5

Leia mais

Normas para Coleta, Tratamento e Armazenagem de Resíduos Químicos da UFPR.

Normas para Coleta, Tratamento e Armazenagem de Resíduos Químicos da UFPR. Normas para Coleta, Tratamento e Armazenagem de Resíduos Químicos da UFPR. 1) Classifique o resíduo laboratorial de acordo com a Tabela 1. 2) As classes de resíduos químicos e os seus tratamentos estão

Leia mais

Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica.

Em meio aquoso sofrem dissociação liberando íons na água, o que torna o meio condutor de corrente elétrica. Aula 7 Funções Inorgânicas (sais e óxidos) Sal Os sais são compostos que possuem um cátion qualquer (só não pode ser exclusivamente o H +, senão será um ácido) e um ânion qualquer(só não pode ser exclusivamente

Leia mais

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18.

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18. ANEXO IV ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Ácido Fluossilícico 20% NE: 262055 Ácido fluossilícico a 20% para fluoretação de água para consumo humano, para prevenção de cárie dentária. O produto deverá apresentar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA Define as normas internas de

Leia mais

Prof. Me. Fábio Novaes

Prof. Me. Fábio Novaes Prof. Me. Fábio Novaes Código de Ética do Profissional da Química É fundamental que o serviço profissional seja prestado de modo fiel e honesto, tanto para os interessados como para a coletividade, e que

Leia mais

Depende do alimento. Depende do alimento. Método interno. Método interno. Depende do alimento. Depende do alimento. Método interno.

Depende do alimento. Depende do alimento. Método interno. Método interno. Depende do alimento. Depende do alimento. Método interno. analíticos - Matriz alimentar Acidez Volátil Ácido ascórbico (Vitamina C) Ácidos Gordos Saturados Ácidos Gordos Insaturados Açucares Redutores Açucares Totais Adulteração do Leite por Aguamento Alcalinidade

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

Conceito O processo de troca iônica consiste na remoção quase que total dos iôns presentes na água usando resinas seletivas. Consegue-se essa remoção

Conceito O processo de troca iônica consiste na remoção quase que total dos iôns presentes na água usando resinas seletivas. Consegue-se essa remoção Bem vindo a IKG Equipamentos SISTEMAS DE TROCAS IÔNICAS Conceito O processo de troca iônica consiste na remoção quase que total dos iôns presentes na água usando resinas seletivas. Consegue-se essa remoção

Leia mais

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Questão 16 Uma molécula de água, isolada, não apresenta certas propriedades físicas - como ponto de fusão e de ebulição - que dependem de interações entre moléculas. Em 1998, um grupo de pesquisadores

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

Escola Técnica Estadual GETÚLIO VARGAS. Tipo de Ensino: Médio: x 2 Módulo/Série: 1º 2º 3º 4º

Escola Técnica Estadual GETÚLIO VARGAS. Tipo de Ensino: Médio: x 2 Módulo/Série: 1º 2º 3º 4º Escola Técnica Estadual GETÚLIO VARGAS NOME: N.º Tipo de Ensino: Médio: x 2 Módulo/Série: 1º 2º 3º 4º Conteúdo disciplinar: Química Funções Inorgânicas : ácidos, bases, sais e óxidos. PROVA: Mensal: Bimestral:

Leia mais

AULA 10 EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE

AULA 10 EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE Fundamentos de Química Analítica (009) AULA 10 EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE OBJETIVOS Definir solubilidade do soluto. Definir solução saturada, não saturada e supersaturada. Conhecer as regras de solubilidade.

Leia mais

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha.

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha. L U V A S Trata-se de um dos equipamentos de proteção individual (EPI) mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Seu uso exige treinamento, assim como qualquer

Leia mais

INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS

INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS A INCINERAÇÃO É UM PROCESSO DE TRATAMENTO QUE EMPREGA A DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA VIA OXIDAÇÃO À ALTA TEMPERATURA (USUALMENTE > 900ºC), TENDO COMO OBJETIVO DESTRUIR A FRAÇÃO ORGÂNICA

Leia mais

GABARITO. Química B Extensivo V. 6. Exercícios 06) A. I. Adição ou síntese. Dois reagentes (N 2. ). III. Adição ou síntese. Dois reagentes (P 2 07) A

GABARITO. Química B Extensivo V. 6. Exercícios 06) A. I. Adição ou síntese. Dois reagentes (N 2. ). III. Adição ou síntese. Dois reagentes (P 2 07) A GABARIT Química B Extensivo V 6 Exercícios 01) A a) Certa S + 2 S 2 Na síntese total, os reagentes são substâncias simples + Ca(H) 2 Ca + 2 Reação de neutralização do solo b) Errada S 3 é óxido ácido,

Leia mais

Treinamento para os facilitadores dos LIMs

Treinamento para os facilitadores dos LIMs Treinamento para os facilitadores dos LIMs Resíduos grupo B - Químicos 23 de agosto de 2010 DEFINIÇÃO Plano de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde (PGRSS): conjunto de ações que visam identificar,

Leia mais

O b) SO 2. CaSO 3 + CO 2

O b) SO 2. CaSO 3 + CO 2 31 c QUÍMICA petróleo pode conter alto teor de enxofre, que deve ser removido nas refinarias de petróleo. Mesmo assim, na queima de combustíveis fósseis, forma-se dióxido de enxofre. Esse óxido liberado

Leia mais

Controle de Risco Químico. Profª Loraine Jacobs

Controle de Risco Químico. Profª Loraine Jacobs Controle de Risco Químico Profª Loraine Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Tipos de Exposição O indivíduo pode se expor, simultaneamente a mais de um agente

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Tel/Voice.: (21) 2493 9341; Fax: (21) 2493 9341 Disque 3/Extension 3 Folha/Sheet: 1 of 5 PPA - 220 -Filmes e tecidos de polipropileno. -Espirais de reforço interno e externo de aço carbono galvanizado

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017)

INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO. (fev / 2017) INFORMATIVO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PARA USO E CUIDADOS COM COPOS DE POLICARBONATO (fev / 2017) Introdução: Os copos de policarbonato transparentes têm alta resistência mecânica e são ideais para a aplicação

Leia mais

Estoque Declarado - EDPF. Diferença (ER-EDPF)

Estoque Declarado - EDPF. Diferença (ER-EDPF) UNESP - Câmpus de Ilha Solteira PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS PELA POLÍCIA FEDERAL Cod. Incorreto Situação em Junho de 2018 Código N. NCM Produto / Localização Unidade Estoque Real - ER Estoque Declarado

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 5 Íons e Introdução a Tabela Periódica Prof. Isac G. Rosset Prof. Isac G. Rosset - UFPR - Palotina - Ciências Exatas 2 1 d p s

Leia mais

ANEXO IV. II- um armário para armazenagem de solventes, com construção resistente ao fogo.

ANEXO IV. II- um armário para armazenagem de solventes, com construção resistente ao fogo. ANEXO IV ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS. No laboratório, almoxarifado e em locais em que se tenha que armazenar ou manipular substâncias químicas, deve-se ter em conta sua composição, pois muitas delas

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 9 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BASF S.A. Laboratorio Central de Controle de Qualidade

Leia mais

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa Aspectos Higiênicos da Água Prof. Jean Berg Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa na natureza

Leia mais

SECRETARIA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE PORTARIA N.º 05/89 - SSMA

SECRETARIA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE PORTARIA N.º 05/89 - SSMA SECRETARIA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE PORTARIA N.º 05/89 - SSMA APROVA A NORMA TÉCNICA SSMA N.º 01/89 DMA, QUE DISPÕE SOBRE CRITÉRIOS E PADRÕES DE EFLUENTES LÍQUIDOS A SEREM OBSERVADOS POR TODAS AS FONTES

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 RECUPERAÇÃO ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1º do Ensino Médio K L M N O P NOTURNO Professor: HUMBERTO Disciplina:

Leia mais

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono:

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono: EB: QUÍMICA GERAL/ EQB: QUÍMICA GERAL I Capítulo 4. Reacções químicas II Ficha de exercícios 1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol

Leia mais

Resistência Química do Polipropileno

Resistência Química do Polipropileno Resistência Química do Polipropileno Polipropileno é um termoplástico olefínico que combina boa resistência química, em temperaturas até 80ºC, com baixo custo de investimento. Bastante versátil é utilizado

Leia mais

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes)

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) OBJETIVO: é possível fazer generalizações a respeito da ocorrência

Leia mais

Considerar a letra A como ideal

Considerar a letra A como ideal Tabela de Resistência Química Tanque Rotomoldado do Conjunto FLEX TANK CÓDIGO: (A) Resistente, nenhuma indicação de que a utilidade seria prejudicada. (B) Resistência variável, dependendo das condições

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

Minimização de resíduos químicos de laboratórios de ensino e pesquisa

Minimização de resíduos químicos de laboratórios de ensino e pesquisa XIV SIMPÓSIO DE BIOSSEGURANÇA E DESCARTES DE PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS E ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIDFICADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA I SIMPÓSIO DE SEGURANÇA QUÍMICA E BIOLÓGICA Minimização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE Coordenação Geral de Laboratórios NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL Define as normas internas de utilização

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO REAÇÕES QUÍMICAS Os materiais podem sofrer transformações químicas ou transformações físicas. As transformações químicas são aquelas em que ocorre a formação de novas substâncias com propriedades diferentes

Leia mais

purificação de solventes

purificação de solventes purificação de solventes éter dietílico, tetraidrofurano, diclorometano, hexanos, etanol, acetona,acetato de etila e tolueno objetivos: grau de pureza adequado ao uso é diferente de recuperação de solventes

Leia mais

Catálogo do Grupo A

Catálogo do Grupo A Catálogo do Grupo 30.11 A CÓDIGO 3011A00001 Material químico sujeito a controle governamental Acetato de etila, aspecto físico líquido incolor, límpido, inflamável, pureza mínima pureza mínima de 99,5%,

Leia mais

Determinação de cinzas em alimentos

Determinação de cinzas em alimentos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL DISCIPLINA: BROMATOLOGIA BÁSICA (FBA-201) Determinação de cinzas em alimentos Elizabete W

Leia mais

Resistência Química do Polipropileno (PP)

Resistência Química do Polipropileno (PP) Resistência Química do Polipropileno (PP) Introdução O presente documento visa auxiliar o usuário na decisão de utilização do Lamipro/Lamipro+, produtos derivados do polipropileno. As informações aqui

Leia mais

EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DE EFLUENTES NÃO-DOMESTICOS EM SÃO PAULO / BRASIL

EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DE EFLUENTES NÃO-DOMESTICOS EM SÃO PAULO / BRASIL EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO DE EFLUENTES NÃO-DOMESTICOS EM SÃO PAULO / BRASIL EXPERIENCIAS EN LA GESTIÓN DE LAS DESCARGAS Y GASTOS RELACIONADOS DE OYM Flávio Machado, M. Sc. SABESP São Paulo Estado de São Paulo

Leia mais

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo

QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo QUÍMICA Professora Caroline Azevedo FUNÇÕES INORGÂNICAS Ácidos Segundo Arrhenius, toda substância que em solução aquosa sofre ionização produzindo como cátion, apenas o íon H +, é um ácido. Ex. H 2 O +

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

Limites para lançamento de efluente segundo indústria.

Limites para lançamento de efluente segundo indústria. Limites para lançamento de efluente segundo indústria. Tipo de Indústria Efluente Limite Produção de alumínio Base Metal e Mineração de Ferro Cervejarias Chlor-Alcalóide: Produção de Cloro e soda cáustica

Leia mais

DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS. Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Programa de Segurança Química

DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS. Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Programa de Segurança Química DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Programa de Segurança Química psq.ippn@nppn.ufr.br Março de 2017 Considerações Gerais Os resíduos químicos são substâncias que

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com:

1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente. Os compostos covalentes ocorrem com: Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor(a): Data: / /2013 EXERCÍCIOS QUÍMICA 1ª SÉRIE E.M. Turma: 1 - O elemento flúor forma compostos com hidrogênio, carbono, potássio e magnésio, respectivamente.

Leia mais

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUÍMICA UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUESTÕES DE 11 A 20 QUESTÕES DE 11 A 18 INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. Questão

Leia mais

ph, 25oC... Escala de Sorensen 6,5-8,5 5,5-9,0 5,5-9,0 Cor (após filtração simples)... mg/l, escala Pt-Co 10 O) (O) (O) 200

ph, 25oC... Escala de Sorensen 6,5-8,5 5,5-9,0 5,5-9,0 Cor (após filtração simples)... mg/l, escala Pt-Co 10 O) (O) (O) 200 ANEXO I - Qualidade das águas doces superficiais destinadas à produção de água para consumo humano Parâmetros Unidades A1 A2 A3 VMR VMA VMR VMA VMR VMA ph, 25oC.... Escala de Sorensen 6,5-8,5 5,5-9,0 5,5-9,0

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS. Instruções Específicas

Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS. Instruções Específicas Química Avaliação os anos Rodrigo mar/1 Nome: Nº: Turma: INSTRUÇÕES GERAIS 1. Nenhum material deve estar embaixo das carteiras. Livros e mochilas devem ficar guardados no armário. É proibido portar celular..

Leia mais

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS

FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS FUNÇÕES E REAÇÕES INORGÂNICAS 1-A Chuva ácida: SO 3 + H 2 O H 2 SO 4 2-B Neutralização: 2 H 3 PO 4 + 3 Ba(OH) 2 Ba 3 (PO 4 ) 2 + 6 H 2 O 3-E O NOX do enxofre no Na 2 SO 3 é +4, sendo o sulfito de sódio.

Leia mais

Força relativa de oxidantes e redutores

Força relativa de oxidantes e redutores Força relativa de oxidantes e redutores Os metais comportam-se como redutores nas reações de oxidação-redução e a sua oxidação está associada à sua corrosão. Reação ácido-metal Se colocarmos uma placa

Leia mais

1 Objetivo Estabelecer sistema adequado de separação de areia, água e óleos, visando atender as exigências da DAE S/A e dos órgãos ambientais.

1 Objetivo Estabelecer sistema adequado de separação de areia, água e óleos, visando atender as exigências da DAE S/A e dos órgãos ambientais. APLICAÇÃO: DAE ( DIM / GTE / SFE ) Página 1 de 7 1 Objetivo Estabelecer sistema adequado de separação de areia, água e óleos, visando atender as exigências da DAE S/A e dos órgãos ambientais. 2 Aplicação

Leia mais

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr.

HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA. Prof. Carlos Falcão Jr. HIDROMETALURGIA E ELETROMETALURGIA Prof. Carlos Falcão Jr. Definição de HIDROMETALURGIA parte da metalurgia que engloba os processos de extração de metais, nos quais a principal etapa de separação metal-ganga

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA LISTAGEM DE REAGENTES, SOLUÇÕES E INDICADORES FORMULADOS

APRESENTAÇÃO DA LISTAGEM DE REAGENTES, SOLUÇÕES E INDICADORES FORMULADOS APRESENTAÇÃO DA LISTAGEM DE REAGENTES, SOLUÇÕES E INDICADORES FORMULADOS 1. QUALIDADE DA ÁGUA E DOS SOLVENTES ORGÂNICOS A água usada na preparação de todas as Formulações e Padrões Primários é a Purificada,

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes das indústrias

Leia mais

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias.

Existem mais de uma centena de átomos conhecidos e a combinação entre esses, formam as milhões e milhões de substâncias. Símbolos e fórmulas químicas Figura 1 Representação de moléculas de água Fonte: Fundação Bradesco CONTEÚDOS Representação de elementos químicos símbolos Representação de substâncias químicas fórmulas Substâncias

Leia mais

FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1985 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 85. Qual o método de separação utilizado quanto se usa um coador de pano na preparação do café? a) destilação b) filtração c) decantação d)

Leia mais

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos

Luis Eduardo C. Aleotti. Química. Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Luis Eduardo C. Aleotti Química Aula 61 - Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos PROPRIEDADES FÍSICAS O que é? - Características da matéria, determinadas de forma experimental. - Não são alteradas,

Leia mais

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I 17 PROVA DE QUÍMICA I QUESTÃO 46 O alumínio metálico, obtido na indústria à alta temperatura na forma líquida, reage com vapor d`água da atmosfera, produzindo óxido de alumínio e gás hidrogênio, conforme

Leia mais

FUVEST 1980 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1980 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1980 Primeira fase e Segunda fase NEIMENTS GERAIS Dados para as questões de Química: Número de Avogadro = 1 6,0 10 mol nitrogênio = 14, 0 Massas atômicas : oxigênio = 16,0 As questões 85 e 86 referem-se

Leia mais

Tratamento e descarte de Resíduos Químicos dos laboratórios da Unipampa Itaqui

Tratamento e descarte de Resíduos Químicos dos laboratórios da Unipampa Itaqui Unipampa 1 OBJETIVO Fornecer informações acerca do armazenamento, tratamento e descarte final dos resíduos químicos gerados nas fontes gerados do campus. 2 APLICAÇÃO Procedimento operacional de estocagem

Leia mais

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS Tipos de Reações químicas 1 TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS Introdução Várias reações da química inorgânica podem ser classificadas em uma das quatro categorias: combinação, decomposição, deslocamento simples

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA Folha 01 João Roberto Mazzei

ESTEQUIOMETRIA Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (UFC 2009) O principal componente da cal, importante produto industrial fabricado no Ceará, é o óxido de cálcio (CaO). A produção de CaO se processa de acordo com a seguinte reação química: CaCO 3(s)

Leia mais

Química Analítica. Aula 3 Prof. Ms. Sérgio Henrique

Química Analítica. Aula 3 Prof. Ms. Sérgio Henrique Química Analítica Aula 3 Prof. Ms. Sérgio Henrique Identificação de cátions e ânions 1. Identificação de ânions alguns métodos Não é tão sistemática como a de cátions. Separação em grupos maiores é possível,

Leia mais

Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial

Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil ISSN: 1981-3686 / v. 02, n. 02: p. 82-86, 2008 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial 82 IMPLANTAÇÃO DO

Leia mais

As descrições acima têm, em comum, reações envolvendo

As descrições acima têm, em comum, reações envolvendo 31 d QUÍMICA Na plataforma de lançamento, uma chama imensa. A combustão do hidrogênio leva o foguete ao espaço. Nos seres vivos, a queima de açúcar fornece a energia necessária às atividades das células.

Leia mais

Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius

Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius Funções inorgânicas ácidos de Arrhenius Ácidos são substâncias que, em solução aquosa, sofrem ionização, liberando como cátion somente H +. Ex:. HNO 3 H + + NO 3 Se colocarmos a água como reagente podemos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5 Revisão: 02 Página: 1/5 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Descorante Gram Uso da substância/preparação: Dispositivo médico para diagnóstico in vitro Reagente para análise Empresa Fabricante

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMATICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PRIMEIRO RELATÓRIO DE RESÍDUOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora

GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS Departamento de Química Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora 2 INSTRUÇÕES GERAIS O trabalho que se realiza em um curso prático de

Leia mais

Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio Carbonato de Amônio. Fluoreto de Amônio. Cloreto de Hidroxilamônio

Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio Carbonato de Amônio. Fluoreto de Amônio. Cloreto de Hidroxilamônio S A I S D E A M Ô N I O I N D I C A D O R E S S O L V E N T E S Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio 0, Carbonato de Amônio 1, Cloreto de Amônio 6,4 Kg Cloreto de Hidroxilamônio

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final 2017

Trabalho de Recuperação Final 2017 Nome Nº Turma 1A3AC Nome do Professor Claudia Figueiredo /12/17 Nome da Disciplina: QUÍMICA Trabalho de Recuperação Final 2017 Valor do trabalho: de zero a dois pontos. Conteúdo: Estrutura da matéria,

Leia mais

Requerimento de Ligação de Águas Residuais Industriais aos Sistemas de Drenagem e Tratamento da AdG

Requerimento de Ligação de Águas Residuais Industriais aos Sistemas de Drenagem e Tratamento da AdG I Identificação do Utilizador Industrial Designação: Processo nº: N.º de Cliente AdG: Nº Contribuinte: Morada da Unidade Industrial: Código Postal: - Nome do Proprietário: Telefone: ; Fax: ; e-mail: II

Leia mais

Purificação de Solventes

Purificação de Solventes Purificação de Solventes Química Orgânica Experimental Ives A. Leonarczyk Matheus Gonçalves Alves Paulo Pessolato Jr. Tiago Varão Data: 21/08/2008 Principais casos onde a purificação é necessária. Solventes

Leia mais

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE SUMÁRIO Hoje em dia, as organizações enfrentam o enorme desafio para controlar, organizar e manipular um dos seus mais importantes assets: O Conhecimento. Diáriamente é gerada uma enorme quantidade de

Leia mais

Classificação Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio Carbonato de Amônio. Fluoreto de Amônio

Classificação Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio Carbonato de Amônio. Fluoreto de Amônio Classificação Reagente Quantidade Acetato de Amônio Brometo de Trimetil-amônio 0, Carbonato de Amônio 1, Cloreto de Amônio 9,4 Kg Cloreto de Hidroxilamônio Dihidrogenofosfato de Amônio 2,7 Kg Fluoreto

Leia mais

PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL

PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL 60CBC0549 PANORAMA DO COPROCESSAMENTO DE RESÍDUOS EM FORNOS DE CIMENTO NO BRASIL Autores: Arnaldo Forti Battagin Fernando Dalbon Cardoso Associação Brasileira de Cimento Portland Panorama do coprocessamento

Leia mais

Gabarito de Química Frente 2

Gabarito de Química Frente 2 Gabarito de Química Frente 2 Módulo 05 01. E Calculo do nox: 1) HNO 3 1 + X + 3 x (- 2) = 0 X= + 5 +1 2 X 2) HNO 2 1 + Y + 2 x (- 2) = 0 Y= + 3 +1 Y 2 3) NH 3 Z + 3 x (+1) = 0 Z = - 3 Z 02.A +1 Para calcular

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA. Lista IV complementar. 1. A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação nãobalanceada:

ESTEQUIOMETRIA. Lista IV complementar. 1. A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação nãobalanceada: 1. A combustão completa do metanol pode ser representada pela equação nãobalanceada: CH 3 OH (l) + O 2(g) = CO 2(g) + H 2 O (l) (A) 1,0 mol (B) 1,5 mols (C) 2,0 mols (D) 2,5 mols (E) 3,0 mols Quando se

Leia mais

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel

Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose. Celso Foelkel Minerais, Qualidade da Madeira e Novas Tecnologias de Produção de Celulose Celso Foelkel Celso Foelkel Características de fábricas modernas Alta capacidade de utilização da capacidade e com produção estável

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

DISPENSADORES BURETA ELETRÔNICA. Características EQUIPAMENTOS

DISPENSADORES BURETA ELETRÔNICA. Características EQUIPAMENTOS DISPENSADOES BUETA ELETÔNICA A Bureta Eletrônica é uma excelente opção para laboratórios que precisam dispensar e titular líquidos manualmente com rapidez e facilidade, garantindo resultados confiáveis

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção Ácidos e Bases Mayra Carvalho Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Na química inorgânica foram descobertos milhares de compostos que se combinam entre si por suas propriedades. Essa junção foi denominada

Leia mais

(D) NaCl2O, NaCl2 ecl2. (E) NaCl2O, Na2Cl e Cl2.

(D) NaCl2O, NaCl2 ecl2. (E) NaCl2O, Na2Cl e Cl2. UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIT. Vestibular 2006 / 1 Semestre / data 19/12/2005. Prova de Química. 1. O ar é uma mistura constituída por aproximadamente 78% de N2, 21% de O2 e 1 % de outros gases. A partir

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: EK-ALCA 01 PLUS Empresa: EUROTECHNIKER LTDA Endereço: Av. Deputado Emilio Carlos, 362 Telefone: (011) 2935-4180 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

Leia mais

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59

Experiência 1: Identificação de Amostras Sólidas por densidade 59 Sumário Prefácio da 2 a Edição 17 Prefácio da 1 a edição 21 Capítulo 1: EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO 25 Capítulo 2: SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 39 COMO MANTER UM AMBIENTE DE LABORATÓRIO SAUDÁVEL? 39

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais