2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor."

Transcrição

1 PROJETO ESCOLA SEGURA PROJETO Belo Horizonte VEREDA EDITORA 2013

2 2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor. Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Olavo Machado Júnior PRESIDENTE Serviço Social da Indústria- DR MG José Maria Meireles Junqueira GESTOR Superintendente Regional do SESIMG DR MG Cláudio Marcassa Gerência de Educação Básica do SESI MG DR MG Elaboração Cláudia Seixas Realização Eisberg Comunicação Ficha Catalográfica P964 Projeto escola segura / Serviço Social da Indústria - DR MG. - Belo Horizonte: SESI-MG, p.: il.; 21 cm. Na capa: Manual do aluno. 3.º ano Ensino fundamental. ISBN: Acidentes infantis Prevenção - Manuais, guias, etc. 2. Educação para segurança. I. SESI CDU: Elaborada por: Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos - CRB6: 2002 Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Serviço Social da Indústria- DR MG Av. Contorno, Funcionários Belo Horizonte MG Tel.: (31)

3 APRESENTAÇÃO Bem-vinda, querida criança! Dentro de alguns instantes, iniciaremos uma viagem rumo ao conhecimento. Desta vez, você terá oportunidade de estudar um assunto muito importante e que faz toda a diferença em nossas vidas... vamos falar sobre SEGURANÇA! Neste Manual, apresentaremos algumas situações que são típicas do dia a dia de todos e que, infelizmente, podem apresentar risco à vida das pessoas. É verdade!! Às vezes, mesmo quando estamos tranquilos dentro de nossas casas, existe a possibilidade de nos expormos a muitos perigos. E na hora de brincar? É a mesma coisa! Precisamos saber, por exemplo, se o lugar que escolhemos para nossos deliciosos momentos de brincadeira e diversão é adequado e, também, quais cuidados devemos ter na hora de comprar um brinquedo. E quanto à escola? Na escola corremos algum risco? A primeira resposta para essa pergunta deveria ser NÃO! A escola é um lugar muito seguro! Com este manual você aprenderá que também na escola precisamos pensar em riscos e em segurança. Como você pode ver, há muita coisa para aprender sobre segurança... Agora, é apertar o cinto e pegar o caminho rumo a novas descobertas. Boa aventura!

4 CAPÍTULO 1 Segurança em casa...7 CAPÍTULO 2 Segurança no lazer CAPÍTULO 3 Segurança na escola... 41

5 INTRODUÇÃO O tema segurança é fundamental! É preciso que todos tenhamos consciência de que, sem atenção a ela, corremos muitos riscos mesmo nas situações mais corriqueiras. Segurança é um tema tão importante que faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Veja: TODAS AS PESSOAS TÊM DIREITO À VIDA, À LIBERDADE E À SEGURANÇA PESSOAL. Além disso, os Direitos das Crianças também confirmam a importância de dar proteção e segurança a todas as crianças, independentemente de sua raça, sexo, cor, religião e nacionalidade. Leia estes dois artigos que tratam dos direitos da criança relacionados à segurança. TODA CRIANÇA TEM DIREITO A PROTEÇÃO ESPECIAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E SOCIAL.

6 TODA CRIANÇA TEM DIREITO DE SER SOCORRIDA, EM PRIMEIRO LUGAR, EM CASOS DE EMERGÊNCIA. Você deve estar se perguntando: afinal por que esse tema é citado até em documentos oficiais? Ele é tão importante assim? De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, mais de cem mil crianças são hospitalizadas, todos os anos, devido a acidentes domésticos ocorridos cotidianamente. A cada ano, mais de cinco mil crianças morrem devido a esses acidentes. Reflita sobre isso e responda: o tema segurança é ou não é muito sério? Além de ser criança, você convive com muitas outras crianças que podem ser vítimas da falta de segurança. Então, já é hora de saber que PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

7 CAPÍTULO 1 SEGURANÇA EM CASA PARA COMEÇO DE CONVERSA! MUITOS JEITOS DE MORAR... Pra minha casa quero voltar. Em que outro lugar, olhos amigos não me vigiam, acariciam a me aprovar? Pra minha casa quero voltar! TOLEDO, Alba de Castro. Poesia, casa e companhia. Belo Horizonte: Lê, (Fragmento) Poder voltar para casa é ter a chance de viver um dos melhores momentos do dia. Chegar a nossa casa, encontrar as pessoas com as quais convivemos, ver os objetos que fazem parte da nossa história, sentir de perto o cheiro e as sensações que fazem a nossa casa ser diferente de todas as outras.

8 8 Grande ou pequena, feita de tijolo, madeira, palha ou de gelo, com muitos ou poucos cômodos, com jardim ou sem jardim, com quintal ou sem quintal, a casa é o lugar onde as pessoas vivem e sentem segurança após um dia de estudo ou trabalho. Nossas casas servem como abrigo para nos proteger do frio, das chuvas, dos ventos e de perigos. Em nossa casa vivenciamos a alegria do encontro, o prazer do aconchego e o contentamento de ter um espaço para descansar e desfrutar de tudo o que a vida pode nos oferecer. Para garantir esse espaço de aconchego, qualquer casa deve ser mobiliada e organizada para acolher as pessoas que moram nela. Além disso, é fundamental pensar em aspectos relacionados à segurança. Neste capítulo, abordaremos justamente isso: a segurança em casa.

9 9 ACONTECEU! Analise a cena descrita a seguir. Bernardo entrou em casa a mil por hora. Passou pela porta da casa como um furacão, jogou a mochila no tapete da sala e correu em direção à cozinha porque estava morto de fome. Entrou gritando: Manhê... tô com uma fome de leão! Para que você possa entender bem o texto, discuta com seus colegas o sentido das expressões que foram destacadas de amarelo. Que novidade, filho, você está sempre com fome de leão! respondeu lá do quarto a mãe de Bernardo. Espero que o almoço esteja pronto porque não aguento mais esperar... Está pronto, sim! Já que você não aguenta esperar, pegue o seu prato dentro do armário e sirva-se no fogão porque estou aqui acabando de organizar um trabalho que devo entregar ainda hoje lá na indústria.

10 10 PROBLEMAS À VISTA! Lendo o texto, você percebeu que foi descrita uma situação corriqueira, que pode acontecer com qualquer pessoa: um menino chega a sua casa com fome e a mãe, ocupada com o trabalho, permite que ele se sirva da comida que está sobre o fogão. 1. Como estamos trabalhando com o tema SEGURANÇA, leia o texto novamente pensando nas consequências que alguns fatos descritos no texto poderiam acarretar para Bernardo. Depois, registre no espaço abaixo, suas conclusões.

11 2. De acordo com as conclusões que apresentou na atividade anterior, reescreva a mesma cena vivida por Bernardo naquele dia, de forma que as personagens ajam prevenindo-se de riscos, mostrando-se atentas a questões de segurança. 11

12 12 PARA VOCÊ SABER! Estudando a situação apresentada anteriormente, você viu que, em uma cozinha, são vários os perigos a que uma pessoa, e principalmente uma criança, está exposta. Além dos riscos pelos quais Bernardo passou, que outros perigos uma cozinha pode oferecer para a integridade física e a vida das pessoas? Encontre, no desenho da próxima página, os sete erros que representam esses perigos. Depois de marcá-los, liste-os no espaço a seguir.

13 13

14 14 Além da cozinha, há outros lugares em uma casa que podem representar perigos. Observe o desenho a seguir. Ao lado de cada peça, você vê uma placa. Nessas placas, indique quais os cuidados você imagina serem necessários ao usar o banheiro. Veja um exemplo.

15 15 Na próxima página, você tem um quadro onde deverá desenhar uma área de serviço. Lembre-se de que esse é o espaço de uma casa em que as roupas são lavadas e passadas. Produtos de limpeza costumam ser guardados ali. Pensando nisso, desenhe uma área de serviço de forma que os seguintes aspectos de segurança sejam observados. Mantenha os produtos de limpeza em locais mais altos e de preferência trancados. Evite deixar baldes e bacias com água no chão. Um simples balde ou bacia com 5 cm de água pode ser suficiente para provocar o afogamento de um bebê. Tais recipientes devem ficar vazios e virados de boca para baixo. Mantenha o chão sempre seco. Piso molhado e escorregadio oferece perigo de escorregões e quedas. Cubra todas as tomadas que não estão em uso e não deixe fios desencapados. Deixe o ferro elétrico com o fio enrolado e fora do alcance de qualquer criança.

16 16

17 17 Chegou a hora de pensar no quarto. Para você, o que seria um quarto com segurança? Pense em todos os detalhes. A seguir, você tem algumas peças que compõem um quarto. Recorte cada peça e depois monte o seu quebra-cabeça na página 19. Você observará que a pessoa que organizou esse quarto pensou em todos os aspectos de segurança.

18 18

19 Agora que você montou o quarto, responda: quais aspectos de segurança você pôde observar? 19

20 20 FIQUE SABENDO! Você deve ter observado, quando montou o quebra-cabeça do quarto, que um dos aspectos que garante a segurança das crianças é colocar tampa nas tomadas. Por falar em tomadas... você sabia que, atualmente, as tomadas do Brasil devem seguir um padrão? É isso mesmo! Todas as tomadas devem ser iguais, isto é, devem ter três pinos. Você já parou para pensar em qual é a diferença de uma tomada com dois pinos para uma tomada de três pinos? Não? Então, aí vai uma pequena explicação. PARA QUE SERVE O TERCEIRO PINO? O terceiro pino aplica-se aos eletrodomésticos que demandam aterramento, ou seja, àqueles que em caso de curto-circuito podem provocar choques elétricos no usuário que esteja em contato com eles. Existindo aterramentos, a descarga elétrica, em caso de curto-circuito do aparelho, se dá pelo pino aterrado, eliminando a possibilidade de acidente com o usuário. Disponível em: < index.asp>. Acesso em: 6 de julho de 2013.

21 21 Agora, vamos analisar a sala típica de uma casa brasileira. Imagine que nessa casa vivam três crianças de idades diferentes: uma delas tem três anos, outra tem cinco anos e a mais velha, sete anos. O lugar predileto para suas brincadeiras é a sala porque na casa onde moram é o espaço mais amplo. Analise a imagem e responda: essa sala é um ambiente seguro para que as crianças possam brincar? Você mudaria alguma coisa nessa sala? Explique sua resposta.

22 22 FIQUE SABENDO! Algumas casas têm quintal e outras, além disso, têm piscina. A área externa é um ambiente que também deve ser monitorado pelos adultos porque pode ser bem perigosa. A seguir, veja algumas orientações retiradas do folheto Segurança Infantil, elaborado e publicado pelo Inmetro. BRINQUEDOS DE JARDIM Quedas representam a principal causa de hospitalização de crianças em razão de acidentes. O risco é quatro vezes maior se a criança cai de um brinquedo mais alto que 1,5m. Verifique se os equipamentos são apropriados para a idade de seu filho, se o piso é feito de material macio, como borracha ou areia. e fique atento aos perigos como ferrugem, pregos expostos, superfícies instáveis. PLANTAS Saiba quais plantas dentro e ao redor da sua casa são venenosas, remova-as ou deixe-as fora do alcance das crianças. INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É por meio desse Instituto que os produtos são certificados. Só recebem o selo do Inmetro os produtos que foram aprovados em termos de segurança e qualidade. PISCINAS Crianças devem ser sempre supervisionadas por um adulto, quando próximas a uma piscina. Instale cercas de isolamento em todos os lados da piscina, com no mínimo 1,5 m de altura, equipadas com portões e travas. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso, guardando-a virada para baixo e fora do alcance das crianças.

23 23 PARA CONCLUIR NOSSA CONVERSA Para finalizar este capítulo, você fará uma atividade de conclusão sobre tudo o que aprendeu até agora. Vamos em frente! Na próxima página, há o desenho de uma casa vista por dentro. Note que ela tem os principais cômodos que uma casa deve ter. Observe que, em alguns lugares, você encontrará um número, indicando que, ali, alguns cuidados em termos de segurança são necessários. Suas tarefas são as seguintes: 1.º- localize os números na ordem em que eles aparecem; 2.º- registre qual é a situação perigosa que você observou; 3.º- indique que providência deve ser tomada para evitar acidentes nessa situação. Veja um exemplo: NÚMERO SITUAÇÃO PROVIDÊNCIA 5 O cabo da panela está para fora do fogão. Os cabos devem sempre estar virados para dentro do fogão. O registro do seu trabalho deverá ser feito nas páginas 25 e 26.

24 24

25 25 REGISTRO FINAL NÚMERO SITUAÇÃO PROVIDÊNCIA O cabo da panela está para fora do fogão. Os cabos devem sempre estar virados para dentro do fogão.

26

27 CAPÍTULO 2 SEGURANÇA EM CASA 27 PARA COMEÇO DE CONVERSA! UM JEITO GOSTOSO DE BRINCAR Que coisa boa é gangorrar! Estou aqui, logo estou lá. Os pés no chão, os pés no ar. Se subo, desço, a gangorrar. TOLEDO, Alba de Castro. Poesia, casa e companhia. Belo Horizonte: Lê, (Fragmento) A alegria de poder brincar, participar de jogos e de atividades divertidas é uma das melhores sensações que podemos ter. Toda criança sabe que não existe nada mais gostoso! Durante muito tempo as principais brincadeiras das crianças aconteciam nas ruas. A criançada jogava bola, brincava de amarelinha, pulava corda e brincava de esconde-esconde. Hoje, as coisas mudaram bastante...

28 28 Os carros tomaram conta das ruas e muitas casas foram substituídas por prédios. Com isso, as famílias começaram a mudar o estilo de vida e foram morar em prédios, em busca de maior segurança para os filhos. Dessa forma, as brincadeiras nas ruas se tornaram mais raras; em compensação, outros tipos de brinquedos e brincadeiras surgiram, adequados ao novo ambiente. O lazer é tão importante na vida das crianças que é também considerado um direito que elas têm. Veja: TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO GRATUITA E AO LAZER. Você sabia que os momentos de lazer contribuem para que as crianças se desenvolvam, aprendam a conviver com outras pessoas e a descobrir o mundo? Pois é isso mesmo!! Acontece que, também em momentos de lazer, toda atenção e cuidado são fundamentais. Para entender por que esses cuidados são importantes, vamos estudar neste capítulo a segurança no lazer.

29 29 ACONTECEU! Reflita sobre a cena descrita a seguir. Ricardo chamou Maria Elisa para brincar de soltar as pipas que tinham acabado de ganhar dos pais, em uma praça em frente à sua casa. Maior delícia colocar aqueles brinquedos coloridos no ar enfeitando o céu. Ficaram os dois, por muito tempo, deslumbrando-se com os movimentos que as pipas faziam à medida que davam ou puxavam a linha: uma verdadeira dança no espaço... No meio daquela brincadeira cheia de alegria e encantamento, eles ouviram um grito. Correram para ver o que havia acontecido; logo descobriram que Rafael estava com uma das mãos sangrando. VOCÊ SABIA? Esse brinquedo tem nomes diferentes nas diversas regiões do Brasil: em São Paulo, Rio e Minas: pipa; no Rio grande do Norte: coruja; no Ceará: barril, bolacha e estrela; no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná: pandorga; em todo o Brasil: papagaio. Naquele momento não conseguiram entender nada! Como Rafael havia se machucado se estava simplesmente soltando pipa? A verdade apareceu quando o menino explicou que havia passado cerol na sua linha e que havia se esquecido. Quando foi puxar a linha de sua pipa, ela cortou dois de seus dedos.

30 30 PROBLEMAS À VISTA! Lendo o texto, você viu que uma criança acabou se machucando em uma simples brincadeira. 1. Para você entender direitinho o que aconteceu, procure saber o significado da seguinte frase do texto: o menino explicou que havia passado cerol na sua linha. 2. Além de cortar os dedos do menino, que outros problemas o uso do cerol poderia ter provocado?

31 31 PARA VOCÊ SABER! Além de não fazer uso de cerol, é fundamental que o local escolhido para soltar pipas seja adequado. Para garantir a segurança de quem quer participar de uma brincadeira assim, é preciso escolher um lugar calmo, longe da rede elétrica e que tenha bons ventos. O perigo que existe em soltar pipas perto de redes elétricas é o seguinte: os fios dos postes não são encapados e se a linha molhada, suja ou com cerol se encostar neles, poderá levar a energia elétrica a quem estiver segurando a pipa. O resultado disso é um tremendo choque! Há vários outros lugares que normalmente as crianças usam para seus momentos de lazer. Muitas vezes, esses lugares dependem de onde essas crianças moram. A seguir, você terá oportunidade de se imaginar em alguns lugares. Em cada um deles, pense nos cuidados que imagina serem necessários para que os momentos de lazer sejam os mais seguros possíveis.

32 32 Brincando no parque

33 Brincando na fazenda 33

34 34 Brincando na praia

35 35 FIQUE SABENDO! No dia 22 de maio de 2013, a reportagem de capa do Jornal Estado de Minas abordou a questão da segurança no lazer. A manchete desse dia foi: MAIS RIGOR PARA O LAZER Essa reportagem trazia as seguintes informações. Vinte e um brinquedos do Parque Municipal foram interditados até que se comprovem as condições de segurança das partes elétricas. Ainda no Parque Municipal, dois brinquedos os cisnes e as lanchas foram interditados por falta de aterramento elétrico. Os problemas apontados pela reportagem são alguns dos riscos a que crianças podem estar expostas em um parque de diversões. O aterramento elétrico, por exemplo, é uma maneira de desviar uma possível corrente elétrica para a terra e, por isso, é um importante mecanismo de segurança.

36 36 Além das brincadeiras, é também muito importante entender que os brinquedos devem ser fabricados de forma a dar segurança à criança que os utiliza. No texto a seguir, você observará que, nas etapas de construção de um brinquedo, muitos aspectos relacionados à segurança devem ser considerados. 1.ª ETAPA: No momento de fabricar um brinquedo, a primeira etapa é escolher algo que agrade às crianças. É preciso saber, também, para qual faixa de idade ele será produzido. Dependendo da faixa etária, alguns cuidados especiais devem ser tomados: peças pequenas, cortantes e pontiagudas não devem ser usadas. 2.ª ETAPA: Os engenheiros e designers criam os primeiros desenhos no computador e testam os possíveis tamanhos, cores e dimensões. 3.ª ETAPA: O brinquedo deve ser testado com algumas crianças. Nessa hora, devem ser observadas as normas de segurança. É fundamental que as tintas e os materiais utilizados na sua produção não sejam tóxicos. 4.ª ETAPA: Finalmente, cria-se o primeiro exemplar antes da produção. O molde é feito para que as máquinas possam reproduzi-lo em milhares de outros brinquedos.

37 37 1. Leia, mais uma vez, o texto anterior. Grife todas as partes que demonstram uma preocupação com a segurança na hora de criar um brinquedo. VOCÊ SABIA? A marca de conformidade quer dizer que o brinquedo é seguro e que está de acordo com as normas de segurança. VOCÊ SABIA? Para ter segurança em relação ao que você ou seus pais estão comprando, é fundamental que o brinquedo tenha a marca de conformidade do Inmetro. VOCÊ SABIA? Um brinquedo seguro é aquele que tem características que não colocam nenhuma criança em risco. VOCÊ SABIA? Todo brinquedo deve trazer recomendações de uso na embalagem, além de ter passado por testes em laboratórios para conferir a segurança.

38 38 PARA CONCLUIR NOSSA CONVERSA Neste capítulo, você aprendeu muita coisa sobre segurança no lazer. Agora, você terá a chance de pôr à prova seus conhecimentos. Para isso, faça a atividade proposta a seguir. 1. Você deverá se imaginar na seguinte situação: Você trabalha em uma fábrica de brinquedos e, agora, está responsável por produzir um brinquedo para crianças de cinco anos. Esse brinquedo, além de muito interessante, deverá ser criado de acordo com as normas de segurança. Uma das características desse brinquedo é ser próprio para brincar ao ar livre. Pense no brinquedo que você vai fabricar e responda: a) Como é esse brinquedo? O que ele tem de interessante?

39 b) Faça um desenho desse brinquedo imaginando que ele já esteja exposto em uma loja para venda. 39

40 40 c) Com quais materiais seria construído o brinquedo que você inventou? d) Na hora de criar um brinquedo para crianças de cinco anos, alguns cuidados devem ser tomados. Você teve essa preocupação? Justifique sua resposta citando características do brinquedo que você inventou.

41 CAPÍTULO 3 SEGURANÇA NA ESCOLA PARA COMEÇO DE CONVERSA! ESCOLA É COISA SÉRIA! Todo dia, na escola, a professora, o professor. A gente aprende, e brinca muito com desenho, tinta e cola. THEBAS, Cláudio. Amigos do peito. Belo Horizonte: Formato, 1996.(Fragmento) A escola é um espaço muito importante na vida de qualquer pessoa. Além de ser o lugar em que aprendemos muitas coisas e em que trocamos muitas ideias, é um ambiente em que fazemos muitas amizades. Muitas dessas amizades são para a vida toda! Quem não se lembra das aventuras vividas, dos desafios em sala de aula, dos momentos de descoberta e das emoções sentidas? Quem não guarda na memória lembranças de seus professores e do jeito que cada um tinha de ensinar e de ver a vida?

42 42 E a hora do recreio? Que momento de alegria e cumplicidade nas brincadeiras! Hora de se juntar aos amigos para compartilhar segredos e trocar experiências de vida. A escola é um dos lugares em que muitas crianças passam a maior parte do tempo e, por isso, ela deve ser bem cuidada e planejada de forma a garantir a segurança de todos. Também em uma escola há vários riscos que uma criança pode correr. Esses riscos podem estar tanto nos espaços fechados da sala de aula e dos laboratórios quanto nos espaços ao ar livre onde acontecem o recreio e as aulas de Educação Física, por exemplo. Para garantir que a escola seja vista como um lugar tranquilo e seguro, é preciso conhecer mais sobre esse assunto e, por isso, vamos estudar, neste capítulo, alguns aspectos relacionados à segurança na escola.

43 43 ACONTECEU! Analise a situação descrita a seguir. Um barulho ecoou na escola anunciando a hora do recreio. Pedro mal esperou o sinal terminar e já saiu correndo pelos corredores em direção ao pátio: queria ser o primeiro a chegar lá fora para aproveitar bem o tempo. Ao longo do percurso até o pátio, deu vários esbarrões nos colegas de escola e uma menina, a Débora, chegou até a cair no corredor, próximo à sua sala. Quando estava chegando ao campo de futebol, uma bola veio da quadra de vôlei e acertou, em cheio, a cabeça do menino. Em um primeiro momento, o susto fez com que ele parasse de correr; depois sentiu uma tontura e teve que se sentar próximo ao gramado. Algumas pessoas responsáveis pelo recreio da escola foram até o menino para ver o que havia ocorrido. Perceberam que Pedro realmente se encontrava muito tonto e o levaram à enfermaria da escola. Chegando lá, encontraram Débora, que também havia se machucado na queda que sofrera no corredor.

44 44 PROBLEMAS À VISTA! 1. De acordo com o texto, Pedro e Débora foram parar na enfermaria da escola. Quais fatos os levaram a se machucar? 2. Você acha que os fatos que ocorreram com as crianças poderiam ter sido evitados? Como?

45 45 3. Na sua opinião, em uma escola, quais os cuidados que as pessoas devem ter para que ela seja considerada um lugar seguro? Dê quatro sugestões, registrando-as nas fichas a seguir. Depois, recorte-as. Essas fichas farão parte de um painel que será montado na sua escola PARA VOCÊ SABER!

46 46

47 47 PARA VOCÊ SABER! A seguir, você tem a vista da parte interna de uma escola. Ela tem dois andares. Observe-a com atenção. Essa escola procura se manter de acordo com as regras de segurança. Sendo assim, marque com um X todos os aspectos que você considera serem importantes fatores de segurança. Escola 1. o andar

48 48 Escola 2. o andar

49 49 FIQUE SABENDO! São muitos os aspectos que devem ser observados na hora de pensar sobre a manutenção de uma escola. Essa manutenção é fundamental para garantir a segurança de todas as pessoas que circulam em seu interior e, por isso, de tempos em tempos, o administrador da escola deve conferir se tudo está de acordo com as normas de segurança. MANUTENÇÃO é a ação ou efeito de manter, isto é, uma escola deve ser administrada de forma a estar, todo o tempo, em perfeitas condições de funcionamento. É importante que você saiba quais são os principais aspectos a serem considerados nos momentos de manutenção. Na próxima página, você terá oportunidade de conhecer as principais atitudes para evitar incêndios. Depois de ler o texto, apresente, oralmente, suas conclusões a seu professor e seus colegas de turma.

50 50 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO * As instalações elétricas devem ser mantidas em perfeito estado de conservação. * A sobrecarga dos circuitos elétricos deve ser prevenida, evitando ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada. * O lixo, de preferência selecionado de acordo com o tipo, deve ser recolhido todos os dias. * O armazenamento de materiais inflamáveis deve ser feito em recipientes apropriados; todo material inflamável deve ser guardado em locais afastados de qualquer fonte de calor, chama ou faísca. * As torneiras de segurança do gás (usado na cozinha e em laboratórios) devem ser fechadas após cada utilização. Marcus Froes É FUNDAMENTAL QUE OS EXTINTORES DE INCÊNDIO ESTEJAM EM PERFEITO ESTADO DE FUNCIONAMENTO!

51 51 PARA CONCLUIR NOSSA CONVERSA Você viu, até aqui, que uma escola, por ser normalmente muito grande e ter muitos ambientes, pode ser um local onde há riscos de acidentes. Por isso, é essencial o respeito às normas de segurança. Que tal visitar, agora, certos espaços da sua própria escola, observando alguns aspectos relacionados à segurança? A tarefa é a seguinte: você deverá visitar três espaços, uma quadra, um dos banheiros e uma sala de aula onde estudam crianças bem pequenas. Use a lista da próxima página para anotar suas observações. Caso sua escola não tenha algum(ns) dos espaços cuja observação foi indicada, não se preocupe. Faça observação apenas dos demais ambientes indicados.

52 52 LISTA DE VERIFICAÇÃO ASPECTO A SER OBSERVADO SIM NÃO 1. A quadra está organizada e limpa? EM RELAÇÃO À QUADRA 2. O piso da quadra está bem conservado? 3. O piso está liso e sem nenhuma saliência? 4. A quadra está cercada? 5. A iluminação da quadra está adequada? 6. O espaço para entrada e saída da quadra está adequado? 1. O banheiro está limpo? 2. Todos os vasos possuem tampa? 3. Existe ventilação nesse banheiro? 4. As pias estão funcionando bem? EM RELAÇÃO AO BANHEIRO

53 53 5. Há papel higiênico, sabonete líquido e papel toalha disponíveis? 6. Há cesto para lixo, com tampa, em cada banheiro? 7. O piso está bem conservado? 8. O piso se encontra seco? 9. A iluminação está adequada? 1. A sala está organizada e limpa? EM RELAÇÃO À SALA DE AULA 2. Todos os objetos estão guardados em lugares adequados? 3. O mobiliário está de acordo com a idade das crianças? 4. As janelas têm altura adequada, de forma a não oferecer perigos às crianças? 5. Os armários estão fechados? 6. O piso está bem conservado? 7. O piso apresenta alguma saliência? 8. A porta está funcionando bem? 9. A iluminação está adequada?

54 54 APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS Estamos encerrando este manual e esperamos que você tenha aprendido muito sobre segurança, tendo entendido como é importante estudar esse assunto na escola. Nosso objetivo, agora, é que você consiga passar esses conhecimentos para as pessoas com as quais convive, fazendo com que essas informações sejam compartilhadas. Você já sabe: quanto mais as pessoas souberem sobre SEGURANÇA, mais chances têm de evitar alguns acidentes. Para finalizar nosso trabalho, você fará uma atividade voltada para a prática da cidadania: criará um folheto sobre segurança e primeiros socorros. Até agora, trabalhamos só com as questões relativas à prevenção, mas precisamos, também, saber como auxiliar as pessoas que foram vítimas de algum acidente. Para começar, leia o texto a seguir, que aborda alguns aspectos relativos aos acidentes domésticos.

55 55 ACIDENTES DOMÉSTICOS Você sabia que muitas crianças podem até perder a vida por causa de certos acidentes que acontecem dentro de suas próprias casas? E, às vezes, quando não perdem a vida, podem ficar marcadas de um jeito definitivo. É o que acontece, por exemplo, com alguns tipos de queimaduras. Uma criança que sofreu alguma queimadura poderá ter marcas para sempre! Segundo alguns especialistas e pediatras, a desatenção dos adultos e a falta de cuidados com riscos do dia a dia são as grandes causas dos principais acidentes, que, em sua maioria, são afogamentos, queimaduras, quedas e intoxicações. No caso das intoxicações, os remédios estão em primeiro lugar, com 44% dos casos. Há, também, as intoxicações por desinfetantes e venenos para insetos. Há maneiras simples de evitar os acidentes domésticos. Para isso, alguns cuidados são necessários. Lendo o texto, você obteve alguns dados sobre os acidentes domésticos. Para aprofundar-se nesse assunto, você deverá fazer uma entrevista com um pediatra ou com um especialista em primeiros socorros.

56 56 Primeiro, você deverá elaborar, junto com seus colegas, as perguntas que farão sobre segurança e primeiros socorros. Durante a entrevista, procure tirar todas as suas dúvidas e registrar as suas principais conclusões. Depois de feita a entrevista, você montará o seu folheto com as informações que conseguiu obter. Caso seja necessário, pesquise, também, em outras fontes. Quando o seu folheto e o de seus colegas estiverem prontos, vocês deverão entregá-los para os demais alunos de sua escola. Dessa maneira, outras crianças poderão aprender com vocês. A seguir, você tem um exemplo de como esse registro poderá ser feito e, nas próximas páginas, você terá outras fichas para poder criar seu folheto. QUEIMADURAS CUIDADOS: Evite que uma criança entre na cozinha quando alguém estiver usando o fogão. Os cabos das panelas deverão ficar para dentro, evitando que ela esbarre neles e se queime. O QUE FAZER: Caso aconteça de uma pessoa se queimar, a área atingida deve ser colocada sob uma torneira aberta. Não passe nenhuma pomada ou creme. Quando houver bolhas, elas não devem ser furadas. Depois, procure ajuda de um especialista em saúde.

57 57 Depois dos registros e dos desenhos, recorte todas as fichas e crie uma capa bem interessante. INTOXICAÇÃO CUIDADOS: O QUE FAZER: AFOGAMENTO CUIDADOS: O QUE FAZER:

58 58 QUEDA CUIDADOS: O QUE FAZER: PICADA DE INSETO CUIDADOS: O QUE FAZER:

59 59 AGRESSÃO CUIDADOS: O QUE FAZER: CORTE CUIDADOS: O QUE FAZER:

60

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu.

campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. campeao - da seguranca. pode empinar o nariz que esse premio ^ e seu. - - O poder de prevenir acidentes e seu. - Todo super-herói tem muita energia. Mas os verdadeiros heróis são aqueles que sabem usar

Leia mais

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis.

Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Prevenção de Acidentes na Infância. Cuidado e atenção são indispensáveis. Os principais acidentes na faixa etária de 1 a 3 anos são: Quedas Cortes Queimaduras Choques elétricos Afogamentos Ingestão de

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

EnErgia Elétrica Em tudo Ensino Fundamental I

EnErgia Elétrica Em tudo Ensino Fundamental I em tudo Energia elétrica Ensino Fundamental I Em tudo, energia elétrica. 1 Para chegar até nossas casas, ela passa pelos cabos elétricos instalados nas torres e nos postes e deve sempre percorrer seu caminho

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES

PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA CAUSAS E SOLUÇÕES Introdução As crianças pequenas não têm a capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram em casa pode transformar-se num brinquedo

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo A C I D E N T E S E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ACIDENTES E INCÊNDIOS CRIANÇAS As crianças sempre serão uma preocupação na questão SEGURANÇA dentro ou fora do lar. Por sua condição de fragilidade e pelo desconhecimento dos

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA

DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA SELO PROCEL Prefira equipamentos com SELO PROCEL, e/ou consumo A de consumo de energia. GELADEIRA Evitar abrir a porta toda hora. Regular o termostato

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA

OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2012. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição XIV MMXII fase 3 Grupo C OS ANOS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Questão 1 O balanço é um

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

energia Elétrica com segurança

energia Elétrica com segurança energia Elétrica com segurança Ensino Fundamental II e Ensino Médio A energia elétrica está em tudo! 1 O caminho da energia elétrica até sua casa No Brasil, a maior parte da energia elétrica vem das hidroelétricas.

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Cartilha de Segurança da Informação SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. ADOTE ESSA IDÉIA. Saiba como proteger as informações de trabalho.

Cartilha de Segurança da Informação SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. ADOTE ESSA IDÉIA. Saiba como proteger as informações de trabalho. Cartilha de Segurança da Informação SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. ADOTE ESSA IDÉIA. Saiba como proteger as informações de trabalho. ÍNDICE A - Educação e Conscientização 3 B - Ambiente de trabalho 4 C - Contas

Leia mais

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades.

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades. Relatório de Grupo Maternal B 2013 Neste relatório, desejamos compartilhar com vocês o início da história do nosso grupo, contando como foram os primeiros dias e as primeiras descobertas. A adaptação foi

Leia mais

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS

FÉRIAS ESCOLARES ACIDENTES DOMÉSTICOS FÉRIAS ESCOLARES X ACIDENTES DOMÉSTICOS As férias escolares exigem mais cuidados com os acidentes domésticos porque as crianças ficam mais tempo em casa e isso aumenta o risco de ocorrerem acidentes que

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 138 PONTO DE APOIO Edição 138 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 2 Liderança e Comunidade Organizando Voluntariado na Escola Aula 2 Liderança e Comunidade Objetivos 1 Entender o que é liderança. 2 Conhecer quais as características de um líder. 3 Compreender os conceitos de comunidade. 4 Aprender

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo

SENTIR 3. TEMPO 15-20 minutos TIPO DE TEMPO contínuo COMO USAR O MATERIAL NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ ENCONTRA UM PASSO A PASSO DE CADA ETAPA DO DESIGN FOR CHANGE, PARA FACILITAR SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS. VOCÊ VERÁ QUE OS 4 VERBOS (SENTIR, IMAGINAR, FAZER

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu.

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu. Bem vindo ao Edukatu! Para nós, do Instituto Akatu, é uma grande alegria contar com sua participação e engajamento no Edukatu Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente! Para participar, é fácil! Siga

Leia mais

Apostila de Atividades

Apostila de Atividades Apostila de Atividades IMAX A viagem pelo espaço continua aqui Transforme a sua sala de aula em uma divertida aventura pelo espaço. Assim que sua classe viver a experiência sem limites pelo universo com

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante Caro Estudante, O Projeto Avalie pretende conhecer melhor o perfil do estudante do Ensino Médio da Bahia, por isso a sua participação representa a garantia

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar!

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar! Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo Hora de brincar! Que tal dar um giro pela história e saber como eram as brincadeiras de antigamente? Brincar é muito bom. Concorda? Pois

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2

4 ESCOLHA O BOTIJÃO CERTO 2 1 COMPRE DE REVENDEDOR AUTORIZADO 3 CUIDADOS COM A ENTREGA EM CASA Só o comerciante que tiver autorização (em dia) da ANP pode vender gás de botijão (GLP, gás liquefeito de petróleo). O Código de Defesa

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros

Introdução. Esses acidentes são os mais variados possíveis. Ingestão de água sanitária ou outros Introdução Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Estatísticas de acidentes indicam que acidentes fatais

Leia mais

Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos?

Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos? Mistérios no banheiro: o que é isso entre os azulejos? Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Água e vida / o caminho cíclico dos materiais no ambiente / a reprodução e a ocupação de novos ambientes

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro Tema 2: Mercado Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor Unidade 1: Fornecedor é parceiro Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Viajar com Crianças. Sem Stress

Viajar com Crianças. Sem Stress Viajar com Crianças Sem Stress A escolha do DESTINO Nem sempre podemos escolher o local da viagem. Às vezes vamos visitar um parente, por exemplo, ou existe o sonho antigo dos pais de conhecer algum lugar,

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

CRIANÇAS e as férias de verão

CRIANÇAS e as férias de verão CRIANÇAS e as férias de verão Atenção. Diversão. Segurança. Brincadeiras. Cuidado. Confira um universo de recomendações para garantir dias tranquilos em uma das épocas mais esperadas do ano. Mês de dezembro

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Aula 4. Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço Confinado. META DA AULA OBJETIVOS

Aula 4. Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço Confinado. META DA AULA OBJETIVOS Aula 4 Noções de Prevenção de Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço META DA AULA Adquirir noções básicas sobre Trabalho em Altura, Eletricidade e Espaço OBJETIVOS Ao final desta aula, você deverá ser

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Unidades de volume. Com esta aula iniciamos uma nova unidade. Nossa aula. Volume ou capacidade

Unidades de volume. Com esta aula iniciamos uma nova unidade. Nossa aula. Volume ou capacidade A UA UL LA Unidades de volume Introdução Com esta aula iniciamos uma nova unidade do Telecurso 2000: a Geometria Espacial. Nesta unidade você estudará as propriedades de figuras espaciais, tais como: o

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais