EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DA HEPATITE B NO MINI PRESÍDIO EM PONTA GROSSA - PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DA HEPATITE B NO MINI PRESÍDIO EM PONTA GROSSA - PR"

Transcrição

1 Resumo EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO DA HEPATITE B NO MINI PRESÍDIO EM PONTA GROSSA - PR ZARPELLON, Lídia Dalgallo UEPG ldzarpellon@yahoo.com.br SILVA, Carla Luiza da UEPG clsilva21@hotmail.com ZIMMERMANN, Marlene Harger UEPG marlene_hzimmermann@yahoo.com.br OLIVEIRA, Maria Alina Lurdes UEPG maria_allina@hotmail.com RINALDI, Elaine Cristina UEPG ecrisrinaldi@yahoo.com.br SILVEIRA, Isabela Cristiba Pereira - UEPG belleta88@gmail.com GONÇALVES, Caroline dos Santos - UEPG carolgonc@hotmail.com Eixo Temático: Educação e Saúde Agência Financiadora: não contou com financiamento O Brasil encarcera mais pessoas do que qualquer outro país na América Latina. Em outubro de 2003, foi instituído o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, este plano prevê que toda a população carcerária possua assistência e inclusão ao SUS, garantindo direito à cidadania. Objetivou-se Identificar o conhecimento dos detentos sobre a patologia Hepatite B; Realizar educação em saúde com os detentos sobre Hepatite B; Avaliar os conhecimentos adquiridos após a educação em saúde na prevenção da Hepatite B. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com questões de caráter quali-quantitativo, onde foi selecionada a amostra por conveniência. A comparação entre as respostas e constatar que em todas houve um aumento no número de acertos, comprovando que a educação em saúde realizada foi aplicada em uma metodologia aceitável pelos detentos e conseguiu inserir conhecimentos, e com certeza, estarão aplicando esses conhecimentos em manutenção de sua saúde. Pode-se observar que em todas as questões houve aumento do percentual de acertos, com destaque para as questões 4 e 5. Esse aumento indica que os detentos conseguiram obter aprendizado com a educação em saúde sobre Hepatite B. Palavras-chave: Educação em Saúde. Enfermagem. Hepatite B.

2 13028 Introdução O Brasil encarcera mais pessoas do que qualquer outro país na América Latina. Infelizmente, os problemas desse sistema imenso e de difícil controle possuem proporções correspondentes. Abusos dos direitos humanos são cometidos diariamente nos estabelecimentos prisionais e afetam milhares de pessoas. As causas dessa situação são variadas e complexas, mas, certamente, fatores cruciais podem ser identificados. Entre eles, talvez o mais importante, seja a idéia do abuso de vítimas pelos presos e, por isso, criminosos não merecem a atenção pública. (HRW.ORG/PORTUGUESE, 2006). O relatório da organização não-governamental Human Rights Watch, O Brasil Atrás das Grades, 1998, afirma: "várias doenças infecto-contagiosas como a tuberculose e a aids atingiram níveis epidêmicos entre a população carcerária brasileira, descrevendo os presídios como "um território ideal para a transmissão do HIV", as autoridades prisionais devem trabalhar em prol da adoção de medidas preventivas que possam reduzir a infecção pelo HIV e outras DST. O elevado número de casos de aids encontrados nos presídios do Brasil sustentam este alerta do UNAIDS e lhe conferem urgência. Os esforços de promoção da saúde sexual e reprodutiva e a prevenção das DST/aids devem, progressivamente, se integrar a essas estruturas regulares do sistema prisional na perspectiva de diminuir a incidência dessas patologias (BRASIL, 2006). Em outubro de 2003, foi instituído o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, por meio da Portaria Interministerial nº 1777, de 09 de setembro de 2003 construído com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Este plano prevê que toda a população carcerária possua assistência e inclusão ao SUS, garantindo direito à cidadania. Os resultados esperados e metas para a assistência das DST/HIV/aids e hepatites são as seguintes: (1) 100% das pessoas presas na "porta de entrada" aconselhadas em DST/HIV/hepatites; (2) oferta de exame a 100% da população na "porta de entrada"; (3) diagnóstico do HIV em 100% de casos suspeitos, história de risco, manifestação clínica associada e presença de infecções oportunistas; (4) tratamento do HIV em 100% dos casos diagnosticados; (5) tratamento das DST em 100% dos casos diagnosticados segundo a abordagem sindrômica; (6) distribuição de preservativos a 100% das pessoas presas e 60% dos servidores prisionais; e (7) oferta de kit de redução de danos segundo a demanda. (BRASIL, 2003 p.37).

3 13029 Como podemos ver, existe uma portaria visando a prevenção de aids, hepatite B e outras DST s nas populações carcerárias, o que é extremamente importante. Porém resta saber se essa portaria realmente está sendo aplicada. Em Ponta Grossa, a Cadeia Pública Municipal, Hildebrando de Souza, reúne cerca de 260 detentos, com poucas condições de higiene, assistência médica, jurídica, e de qualquer tipo de educação. Frente a este contexto, resolveu-se atuar em educação em saúde nesse seguimento da sociedade, que muitas vezes é abominado, porém não podemos esquecer que após a ressocialização, voltarão a conviver em nossa sociedade. Objetivos Identificar o conhecimento dos detentos sobre a patologia Hepatite B; Realizar educação em saúde com os detentos sobre Hepatite B; Avaliar os conhecimentos adquiridos após a educação em saúde na prevenção da Hepatite B. Metodologia Esta é uma pesquisa exploratória, descritiva, com questões de caráter qualiquantitativos, Foi trabalhado com os detentos da 4º e 5º galeria, onde foi solicitado que respondessem um questionário com questões abertas e fechadas, para identificação do conhecimento que tinham sobre a Hepatite B. O total de participantes foi de 31 detentos. Após a aplicação do primeiro questionário foi realizada educação em saúde sobre Hepatite B com os detentos. Ao término da educação em saúde, foi aplicado um segundo questionário com questões comparativas ao primeiro questionário a respeito dos conhecimentos adquiridos sobre Hepatite B. Os grupos de detentos receberam orientações sobre a pesquisa e dos seus objetivos. Foi fornecido o termo de consentimento livre e esclarecido e após os questionários para que eles respondessem, após o preenchimento e entrega foi realizada a Educação em Saúde sobre Hepatite B. Logo após foi aplicado um segundo questionário, com o objetivo de constatar as informações assimiladas pelos detentos. Resultado e Discussão

4 13030 No 1º questionário, para a avaliação do conhecimento dos detentos com relação ao risco de contrair Hepatite B, obteve-se dados, que serão apresentados e interpretados questão por questão. O número de detentos que concordaram em realizar o teste foram 31. Na questão 1, onde foi abordado se sabiam o que é Hepatite B, obtivemos 14 respostas corretas, o que equivale a 45% de acertos. Na questão 2, perguntou qual o órgão que a Hepatite B ataca, tendo 16 respostas certas (51%). A questão 3 foi uma questão aberta para que respondessem o que a Hepatite causa, em 13 questionários não foi respondido nada, ou seja deixado em branco ou com respostas totalmente erradas. Em 17 questionários obtivemos respostas que identificavam alguns sintomas que são próprios da doença. Essa questão mostra que os detentos em 58% conhecem pelo menos um sintoma da Hepatite B. Na questão 4 interrogou-se como se pode prevenir a doença, onde obteve-se um dado alarmante, 5 detentos (16%), somente apontaram como prevenção o uso de camisinha para prevenção da Hepatite B, quando outros 23 (74%), apontaram como forma de prevenção medidas de higiene, as quais lavar bem as mãos e cozinhar bem os alimentos, o que se conclui que os mesmos têm a Hepatite A como referência, pouco conhecendo sobre a transmissão da Hepatite B. Outros 3 detentos (10%), erraram a questão, relacionando Hepatite B com andar agasalhado. Na questão 5, foi perguntado como que não se pega Hepatite B, e obteve-se 9 respostas certas (29%). Na questão 6 foi abordado sobre quem pode transmitir Hepatite B, e os detentos em 23 questões (74%), responderam que pode ser transmitida de todas as formas, de homem para homem, de mulher para mulher, de homem para mulher, de mulher para homem. Na questão 7 perguntou se os detentos têm relações sexuais dentro do presídio, porém não foi especificado se essas relações eram com outros detentos ou com suas esposas, parceiras e namoradas durante a visita de domingo. Um total de 9 detentos respondeu que sim, tem relações sexuais dentro do presídio, 21 responderam que não tem relações sexuais, e dois optou pela questão não quer responder. E Destes que responderam que tem relações sexuais, na resposta 7.1, onde eram perguntados se usavam camisinha, 4 detentos (37%), responderam que não usavam porque não gostam de usar, outros 3 (27%), afirmaram que não usa porque nunca tem, 2 detentos (18%), responderam que usam quando tem e outros 2 (18%) afirmaram que sempre usam. Na questão 7.2, foi interrogado se os detentos tem camisinha disponível no presídio, 21 respostas (68%) foram que não tem camisinha disponível no presídio, outros 4 detentos (13%), responderam que têm camisinha disponível no presídio, 2 detentos (6%), responderam que tem as vezes e outro 4 (13%), não responderam essa questão.

5 13031 Na questão 8, perguntou-se se fazem uso de droga injetável, obtivemos 24 respostas (77%), afirmando que não fazem uso de drogas injetáveis, 4 (13%) respostas que fazem uso deste tipo de droga, 3 detentos (10%) optaram por não responder.na questão 8.1, quando perguntado se usava outras drogas, tivemos 24 respostas (77%), que não usavam outras drogas, 5 detentos (16%) responderam que usavam outras drogas e 2 detentos (7%) não quiseram responder. Na questão 9 apenas 1 detento respondeu que já teve Hepatite B, coincidentemente ou não, foi o mesmo que respondeu na questão 3, que a pessoa ficava com os olhos amarelados e pálida. Na questão 10 perguntou se o detento conhecia alguém com Hepatite B, onde a grande maioria 26 responderam que não conheciam, e outros 5 que sim, afirmando que conheciam, apontando para compadre, sobrinho, parceira, parente e amigo. O mesmo detento que respondeu que já teve Hepatite B foi o que respondeu que a pessoa que conhecia que tinha a doença era a parceira. Na questão 11, perguntou-se se existe vacina para Hepatite B, onde 23 detentos (74%), responderam que sim, há vacina para Hepatite B, 4 detentos (13%), responderam que não, e outros 4 (13%), não responderam essa questão. A questão12 perguntou se descobrisse que tem a doença, faria tratamento, 26 (84%) responderam que fariam tratamento, 1 respondeu que não faria e 4 não responderam a questão. Na questão 13 perguntou-se se gostaria de saber mais sobre Hepatite B, onde 26 (84%) responderam que sim, outros 2 responderam que não e outros 3 não responderam a questão. Na questão 14 perguntou se já tiveram contato de risco, como compartilhar agulhas e seringas e transar sem camisinha. Do total, 13 detentos (42%) responderam que sim, 14 detentos (45%), responderam que não tiveram contato de risco, e 4 (13%), não responderam a questão. Finalmente a questão 15, que perguntou se o detento é vacinado contra Hepatite B, onde 9 detentos (29%), responderam que sim, 18 (58%), responderam que não, e 4 (13%) não responderam essa questão. No segundo questionário foi realizada apenas perguntas com relação e Hepatite B, A primeira questão foi perguntado o que é Hepatite B, tendo como acerto 27 questões (87%). A segunda questão foi abordada onde a Hepatite B ataca, e 23 detentos (74 %) responderam que atacava o fígado. A terceira questão foi uma questão aberta perguntando o que a Hepatite B causa, onde 17 detentos (54%) responderam sinais e sintomas como diarréia, vômitos, fraqueza, dor abdominal e morte, e 5 detentos (16 %), responderam os sintomas clássicos, ou seja a icterícia e a colúria. Essa questão apresentou um total de acertos de 22 acertos (71 %). Na quarta questão foi perguntado como prevenir a Hepatite B, onde obtivemos 25 questões

6 13032 certas (83%). A questão 5 perguntou-se como se pega Hepatite B, e tivemos 27 respostas corretas ( 87%). A questão 6, perguntou quem é susceptível (homens ou mulheres ou ambos) à transmitir e contrair a doença, e 26 detentos ( 84 %) responderam que todos são susceptíveis a contrair e a transmitir. A questão 7 perguntou se existe vacina para Hepatite B, e 27 detentos ( 87 %) respondeu que sim, que há vacina para Hepatite B. A questão 8, perguntou se o detento descobrisse que está com a doença, iria procurar tratamento, e 100% das respostas foram que sim, ou seja compreenderam o perigo da doença e a importância do tratamento. A questão 9 perguntou se gostariam de saber mais sobre Hepatite B e também 100 % se mostraram interessados em aprender mais sobre o assunto. A questão 10 foi uma questão aberta, onde foi perguntado o que mais importante aprendeu durante a educação, com o objetivo de poder identificar nas próprias palavras dos detentos o que eles entenderam dessa educação em saúde. As respostas foram: Que prevenção é tudo. O mais importante é agente saber sobre Hepatite. Todas as informações foram importantes. Aprendi que nós devemos cuidar não importa o lugar, mesmo estando preso como em nosso caso. Quase tudo sobre Hepatite se não tratar ela pode matar. Aprendi que é bom se previnir contra Hepatite e procurar tratamento. Devemos todos usar as suas próprias siringas, usar camisinha. Hoje aprendi que Deus é bom porque envio pessoas preocupadas com a nossa saúde mesmo estando aqui na cadeia. Agradecido. Que essa doença corre risco de vida e transmite pelo sangue. Não fazer sexo sem camisinha, não compartilhar seringas com os outros. Aprendi como se previnir e cuidar da saúde e também ajudar a outras pessoas que não tem conhecimento sobre essas prevenções. Como se pega a doença e como se proteger e os sintomas. Eu aprendi que a Hepatite B é perigoso igual a aids. Aprendi como se pega e os sintomas. Aprendi que tem que se prevenir porque é pelo bem da saúde da gente mesmo. Que também pega na relação sexual sem preservativo. Como se pega e os sintomas. Que devemos se cuidar contra a hepatite B usando preservativo e não compartilhar as siringas. Fazer sexo seguro usar camisinha sempre e nunca compartilhar agulhas e seringas Como pudemos acompanhar nas respostas colocadas pelos detentos, foram bem esclarecedoras como quando afirmam que tem que fazer sexo com preservativo e não compartilhar seringas, que hepatite pega pelo sangue e que tem que se prevenir, mesmo estando preso. Dos 31 questionários, 23 voltaram respondidos e destes 23, 21 (equivalente a 68 % do total de pesquisados), colocam respostas que mostram que a educação em saúde foi bem aceita e que os mesmos assimilaram algumas informações sobre a Hepatite B, causas, transmissão e prevenção.

7 13033 Após a aplicação do 1º e do 2º questionário, foi feita a comparação entre suas respostas para analisar se a educação em saúde realizada com os detentos sobre Hepatite B tinha sido efetiva e se os detentos conseguiram assimilar as informações. Na primeira questão pode-se ver que houve um aumento significativo de respostas corretas, tendo em vista que antes da educação 45 % dos detentos sabia o que era Hepatite B e após a mesma esse numero subiu para 87 %. Quando perguntados na questão 2, onde a Hepatite ataca, o número de respostas corretas após a educação subiu de 51% para 74 %. Na questão 3, que era uma questão aberta para responderem o que a Hepatite causa, o número de respostas que apresentavam sinais e sintomas da Hepatite B aumentou de 17 respostas certas (58%), para 22 respostas corretas (71%). Porém, um ponto importante que deve ser considerado, é que no primeiro questionário somente 1 detento (3%) respondeu como sintomas apontando a icterícia, que é um sintoma clássico, e no segundo questionário, já pudemos identificar 5 respostas (16%) apontando icterícia como sintoma presente na Hepatite. A questão 4 investigou como prevenir a Hepatite B e esta apresentou o maior aumento no número de respostas certas, sendo que antes da educação esse percentual de acertos era de 5 respostas certas (16%), e passou para 25 respostas certas (83%). Um dado interessante é que no primeiro questionário, os detentos apontavam que a forma de transmissão da Hepatite B se dava por ingestão de alimentos contaminados e por não lavar as mãos, e após a educação já conseguem entender em sua grande maioria que a transmissão da Hepatite B se dá principalmente por sexo sem camisinha e por compartilhar agulhas e seringas. Na questão 5, quando perguntou-se a forma que poderia contrair Hepatite B, as respostas aumentaram de 9 (29%), para 27 respostas corretas (87%). Quando perguntados na questão 6, quem é susceptível a contrair a doença (homens, mulheres ou ambos), as respostas corretas passaram de 23 (4%) de corretas para 26 (84%) de respostas corretas. Na questão 7, foi perguntado sobre a existência da vacina, e o numero de respostas passou de 23 (74%) para 27 (87%) de respostas corretas. A questão 8 perguntou se descobrisse que está com a doença iria procurar tratamento, e as respostas de sim, que iriam procurar tratamento passou de 26 respostas (84%) para 31 respostas (100%). Podemos ver com esse percentual que todos compreenderam o perigo que a Hepatite B representa e a importância do tratamento. E finalmente na questão 9 perguntou-se se gostariam de saber mais sobre Hepatite B, no intuito de constatar se os participante da pesquisa aprovaram a educação que foi feita, tendo em vista que se ocorresse a não aprovação, colocariam que não queriam aprender mais sobre a doença,

8 13034 ou seja, não queriam nosso retorno, mas as respostas que apontavam antes da educação que tinham interesse em aprender mais, que eram de 26 respostas (84%), passou para 31 respostas, ou seja 100% de participantes que queriam aprender mais sobre Hepatite B, ou seja todos compreenderam a importância do aprendizado. Conclusão Constatou-se que era realmente necessário realizar educação em saúde sobre a Hepatite B, pois os detentos possuíam poucas informações específicas da doença e, após a educação, pudemos constatar o aumento significativo no número de respostas corretas no 2º questionário, mostrando que conseguiram aprender sobre a doença. A educação na população carcerária é interessante, pois é uma população extremamente heterogênea, com todas as suas particularidades, e nas condições que se encontram, estão aquém de um ambiente saudável, então o processo educativo em saúde procura orientar para que estes possam melhorar as condições que se encontram, buscando preservar sua saúde. REFERÊNCIAS BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Educação em Saúde. Disponível em Consulta em 25 de setembro de BRASIL. MINISTÉRIO DA SAUDE. Hepatite B. Disponível em Consulta em 17/07/2006. FREIRE, Paulo. Educação Como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, GRANOVSKI, Nikolai; IOSHIMOTO, Luzia Mitie. Situação Atual e Perspectivas Para o Controle de Hepatites B no Brasil. Disponível em Consulta em 24 de setembro de O BRASIL ATRÁS DAS GRADES. Disponível em Consulta em 24 de setembro de PHILLIPI, Maria Lucia dos Santos. Enfermagem em Doenças Transmissíveis. São Paulo: Editora Senac, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Manual de Normalização Bibliográfica Para Trabalhos Científicos. Ponta Grossa: Biblioteca Central Profº Faris Michaele, 2005.

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

INTERVENÇÃO JOGO SEXUALIDADE PLANO DA INTERVENÇÃO

INTERVENÇÃO JOGO SEXUALIDADE PLANO DA INTERVENÇÃO INTERVENÇÃO JOGO SEXUALIDADE Suelen Mattoso PLANO DA INTERVENÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO Como educadores, muito temos a trabalhar para que nossos jovens aprendam a se proteger da infecção pelo HIV e outras doenças

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que estava em tratamento para tuberculose. A mulher informa que

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL Kelvy Fellipe Gomes de Lima 1 ; Lucas Silva Leite 1 ; Anna Fernanda Beatriz Amorim

Leia mais

A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS. SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR

A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS. SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR A POLÍTICA DE DST/AIDS NA VISÃO DE UM TRABALHADOR DO SUS SORAIA REDA GILBER Farmacêutica Bioquímica LACEN PR BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA AIDS NO BRASIL Desde o início de 1980 até junho de 2012 foram registrados

Leia mais

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Gabriela Calazans FCMSCSP, FMUSP II Seminário Nacional sobre Vacinas e novas Tecnologias de Prevenção

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

HELOISA MARIA LESSA MARA REGINA PALANDI COMPREENDENDO A AIDS: DÚVIDAS E CERTEZAS PROVISÓRIAS. Orientadora: Fernanda Bertoldo

HELOISA MARIA LESSA MARA REGINA PALANDI COMPREENDENDO A AIDS: DÚVIDAS E CERTEZAS PROVISÓRIAS. Orientadora: Fernanda Bertoldo HELOISA MARIA LESSA MARA REGINA PALANDI COMPREENDENDO A AIDS: DÚVIDAS E CERTEZAS PROVISÓRIAS Orientadora: Fernanda Bertoldo Caxias do Sul 2008 2 HELOISA MARIA LESSA MARA REGINA PALANDI COMPREENDENDO A

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: PRÁTICAS E ATITUDES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA RELACIONADOS AS DSTS/AIDS AUTORES: Aline Salmito Frota, Luciana Soares Borba, Débora Silva Melo, José Ueides Fechine Júnior, Viviane Chave

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO CIRCUNCISÃO MÉDICA MASCULINA

NOVAS TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO CIRCUNCISÃO MÉDICA MASCULINA NOVAS TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO CIRCUNCISÃO MÉDICA MASCULINA Dr. Robinson Fernandes de Camargo Interlocução de DST/Aids da Coordenadoria Regional de Saúde - Sudeste CIRCUNCISÃO MÉDICA MASCULINA No início

Leia mais

Por que esses números são inaceitáveis?

Por que esses números são inaceitáveis? MANIFESTO DAS ONGS AIDS DE SÃO PAULO - 19/11/2014 AIDS: MAIS DE 12.000 MORTOS POR ANO NO BRASIL! É DESUMANO, É INADMISSÍVEL, É INACEITÁVEL. PRESIDENTE DILMA, NÃO DEIXE O PROGRAMA DE AIDS MORRER! Atualmente,

Leia mais

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de transmissão... 6 Acidentes ocupacionais com materiais

Leia mais

Novas e velhas epidemias: os vírus

Novas e velhas epidemias: os vírus Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Novas e velhas epidemias: os vírus A UU L AL A - Maria, veja só o que eu descobri nesta revista velha que eu estava quase jogando fora! - Aí vem coisa. O que é, Alberto?

Leia mais

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal O que é Transmissão Vertical HIV e Sífilis? A transmissão vertical do

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA

E R BO SRA AL F S s O TS M D + A S V DIA VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

Gtp+ PROGRAMAS E PROJETOS Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) Fundação em 2000, Recife-PE O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo é a única ONG da Região Nordeste do Brasil coordenada

Leia mais

PROJETO: MATEMÁTICA NA SAÚDE GRUPO C

PROJETO: MATEMÁTICA NA SAÚDE GRUPO C EE JUVENTINO NOGUEIRA RAMOS PROJETO: MATEMÁTICA NA SAÚDE TEMA : AIDS GRUPO C ADRIANO OSVALDO DA S. PORTO Nº 01 ANDERSON LUIZ DA S.PORTO Nº 05 CÍNTIA DIAS AVELINO Nº 11 CLAUDINEI MOREIRA L. JUNIOR Nº 12

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, transcorreram já mais de duas décadas desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Leia mais

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae.

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae. A Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional da UDESC lembra: Dia 01 de dezembro é dia mundial de prevenção à Aids! Este material foi desenvolvido por alunos do Departamento de Enfermagem da Universidade

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2.1 A Avaliação de risco e possibilidades de mudança de comportamento A vulnerabilidade ao HIV depende do estilo de vida, género e das condições socioeconómicas. Isso

Leia mais

ESSA CAMPANHA VAI COLAR!

ESSA CAMPANHA VAI COLAR! ESSA CAMPANHA VAI COLAR! O selo postal é um importante veículo de comunicação dos valores de uma sociedade. Com a emissão dos 8 (oito) selos apresentados nesta Cartilha, os Correios, por meio da Filatelia,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Renata de Barros Oliveira (UFPE/CAV) José Phillipe Joanou Santos (UFPE/CAV) Janaina Patrícia Dos Santos (Escola Estadual

Leia mais

1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de...

1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de... 1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de... Resposta: Informações assimétricas caracterizam uma situação na qual um comprador e

Leia mais

Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela

Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela Unidade de Saúde Para se quebrar a cadeia de sequência

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África

Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT. Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD. Fundação Portugal - África Instituto de Higiene e Medicina Tropical/IHMT APOIO: Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento/FLAD Casa de Cultura da Beira/CCB CERjovem ATENÇAÕ MULHER MENINA! Fundação Portugal - África RESPOSTAS

Leia mais

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Versão 1- Atualizado em 18/Nov/2011 1. O que é o Protocolo HVTN 910? O Protocolo HVTN 910 é um estudo clínico que avaliará por quanto tempo vacinas experimentais

Leia mais

Acesso Público a Informação de Saúde

Acesso Público a Informação de Saúde Acesso Público a Informação de Saúde O que as bibliotecas podem fazer para disseminar informação de saúde Como as bibliotecas podem ajudar As bibliotecas podem ajudar às pessoas a obter informações importantes

Leia mais

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento. 10 Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Veja algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos. por Rabino Dov Heller, Mestre em

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Campanha DST 1 Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO: Este trabalho foi realizado na disciplina de Criação II do curso de Comunicação Social

Leia mais

Projeto Prevenção Também se Ensina

Projeto Prevenção Também se Ensina Projeto Prevenção Também se Ensina Vera Lúcia Amorim Guimarães e-mail veramorim@ig.com.br Escola Estadual Padre Juca Cachoeira Paulista, SP Dezembro de 2007 Disciplina: Ciências Séries: EF todas da 5ª

Leia mais

6A Aids e a tuberculose são as principais

6A Aids e a tuberculose são as principais objetivo 6. Combater Hiv/aids, malária e outras doenças O Estado da Amazônia: Indicadores A Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010 causas de mortes por infecção no mundo. Em 2008, 33,4 milhões de pessoas

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE MARIA BEATRIZ DREYER PACHECO Membro do MOVIMENTO NACIONAL DAS CIDADÃS POSITHIVAS Membro do MOVIMENTO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MULHERES

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS Professores responsáveis: Luiz Arcúrio Júnior Leiri Valentin Isabela Custódio

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Lição 3. Instrução Programada

Lição 3. Instrução Programada Lição 3 É IMPORTANTE A ATENTA LEITURA DAS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS LIÇÕES 1 e 2. NOSSO CURSO NÃO SE TRATA DE UM CURSO POR COR RESPONDENCIA; NÃO NOS DEVERÃO SER MAN- DADAS FOLHAS COM AS QUESTÕES PARA SEREM

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GEFIS Nº 29 / 2010 Abordagem Sindrômica. Participação Legal do Enfermeiro. Programa de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Programa de Atenção Integral em Doenças Prevalentes

Leia mais

METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO

METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM A SAÚDE DO HOMEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira Enfermeira Mestranda em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri-URCA ingrid_lattes@hotmail.com

Leia mais

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo.

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo. Informação ao participante e consentimento informado para o parceiro VIH positivo Estudo PARTNER O estudo PARTNER é um estudo levado a cabo com casais em que: (i) um parceiro é VIH positivo e o outro é

Leia mais

Pensando nisso, e cumprindo meu papel de educador, fiz uma lista de perguntas e respostas, um FAQ, sobre gripe suína (H1N1).

Pensando nisso, e cumprindo meu papel de educador, fiz uma lista de perguntas e respostas, um FAQ, sobre gripe suína (H1N1). Quem tem medo da gripe suína (H1N1)? Eu tenho, tu tens, ele(a) tem, você tem, nós temos, vos tendes e eles têem. Mas ter medo de doença é natural e saudável, o que não ajuda é o pânico, o pavor e o desespero.

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR Carolina REMLINGER 1, karorem@hotmail.com, Raphaéli Siqueira BAHLS Raphabahls@hotmail.com 1 Felipe Lopes CAMPOS², campos.79@gmail.com

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Responsabilidade Social não é apenas adotar um sorriso. Não é trabalhar uma única vez em algum projeto social e ficar

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 INTRODUÇÃO No mundo em que a tecnologia chega à demasia para todos, é importante

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO SATO, Camila Massae 1 Palavras-chave: Idoso, AIDS, conhecimento Introdução A população idosa brasileira

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho

A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho A-3 Modelos de formulários para pesquisa com os trabalhadores sobre a exposição a sangue ou outros materiais biológicos no ambiente de trabalho Esta pesquisa ajuda a avaliar os aspectos relativos à notificação

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV/AIDS: CONHECIMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO DE IDOSOS DE UMA COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA-PB Nívea Maria Izidro de Brito (UFPB). E-mail: niveabrito@hotmail.com Simone

Leia mais

Quando crescer, vou ser... estatístico!

Quando crescer, vou ser... estatístico! Page 1 of 7 Ferramentas Pessoais Acessar Registrar Ir para o conteúdo. Ir para a navegação Busca Buscar na On-line Buscar Busca Avançada Seções On-line Revista Voltar à página principal Revista Edição

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais