Infanrix pertence a um grupo de medicamentos denominados Vacinas (simples e conjugadas).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Infanrix pertence a um grupo de medicamentos denominados Vacinas (simples e conjugadas)."

Transcrição

1 Folheto informativo: Informação para o utilizador Infanrix suspensão injetável Vacina contra a difteria, tétano e tosse convulsa acelular (DTPa). Leia com atenção todo este folheto antes de esta vacina ser administrada à criança. - Conserve este folheto até a criança terminar o esquema de vacinação. Pode ter necessidade de o ler novamente - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro - Esta vacina foi receitada para a criança. Não deve dá-la a outros. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4.. O que contém este folheto: 1. O que é Infanrix e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de Infanrix ser administrado 3. Como é administrado Infanrix 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Infanrix 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Infanrix e para que é utilizado Infanrix pertence a um grupo de medicamentos denominados Vacinas (simples e conjugadas). Infanrix está indicado na imunização primária ativa de crianças a partir dos 2 meses de idade contra a difteria, tétano e tosse convulsa. Infanrix está também indicado como dose de reforço para as crianças que tenham sido previamente imunizadas com três ou quatro doses da vacina DTPa, ou da vacina contra a difteria, tétano e tosse convulsa de célula completa (DTPw). Infanrix é uma vacina usada em crianças para prevenir três doenças: difteria, tétano e tosse convulsa. A vacina atua levando o organismo a produzir as suas próprias defesas (anticorpos) contra estas doenças. - Difteria: a difteria afeta principalmente as vias aéreas e, por vezes, a pele. Geralmente as vias aéreas ficam inflamadas (e inchadas), provocando dificuldades respiratórias e, por vezes, asfixia. A bactéria também liberta uma toxina (veneno) que causa lesões nervosas, problemas cardíacos e mesmo a morte. - Tétano: a bactéria do tétano entra no organismo através de cortes, arranhões ou feridas na pele. As feridas que infetam mais facilmente são as queimaduras, fraturas, feridas profundas ou feridas contaminadas com terra, pó, excrementos de cavalo ou farpas de madeira. A bactéria liberta uma toxina (veneno), que pode causar rigidez muscular, espasmos musculares dolorosos, convulsões e até a morte. Os espasmos musculares podem ser suficientemente fortes para causar fraturas dos ossos da coluna vertebral.

2 - Tosse convulsa (pertussis): a tosse convulsa é uma doença altamente infeciosa. A doença afeta as vias aéreas causando graves períodos de tosse que podem interferir com a respiração normal. Normalmente a tosse é acompanhada por ruído e é conhecida por tosse de cão. A tosse pode durar 1-2 meses ou mais. A tosse convulsa também pode causar otites, bronquites que podem ser prolongadas, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e até a morte. A vacinação é a melhor forma de proteção contra estas doenças. Nenhum dos componentes da vacina é infecioso. 2. O que precisa de saber antes de Infanrix ser administrado Infanrix não deve ser administrado: - se a criança já teve uma reação alérgica (hipersensibilidade) a Infanrix ou a qualquer componente desta vacina. No final deste Folheto Informativo, existe uma lista das substâncias ativas e dos outros componentes de Infanrix. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir erupção cutânea com comichão, dificuldade em respirar e inchaço da face ou da língua; - se a criança teve uma reação alérgica (hipersensibilidade) a qualquer vacina contra as doenças da difteria, tétano ou tosse convulsa; - se a criança manifestou problemas neurológicos nos 7 dias seguintes à administração anterior de uma vacina contra a tosse convulsa (pertussis); - se a criança tiver uma infeção grave com temperatura elevada (acima de 38 C). Uma infeção ligeira, tal como uma constipação, não deve ser um problema, mas fale primeiro com o médico. Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes da administração de Infanrix: - se qualquer um dos seguintes eventos ocorreu em uma administração prévia de uma vacina com o componente da tosse convulsa o médico assistente deverá ser previamente consultado para decidir se a criança deve ser novamente vacinada com uma vacina contendo o componente da tosse convulsa, tendo em atenção a relação risco benefício da prevenção desta doença: Temperatura elevada (acima de 40,5ºC) nas 48 horas seguintes à vacinação; Colapso ou estado semelhante ao estado de choque nas 48 horas seguintes à vacinação; Choro persistente com duração superior a 3 horas, nas 48 horas seguintes à vacinação; Convulsões/espasmos, com ou sem temperatura elevada, nos 3 dias seguintes à vacinação; - se a criança sofre uma doença não diagnosticada ou progressiva do cérebro ou de epilepsia não controlada. Após o controlo da doença a vacina deve ser administrada; - se a criança tem tendência a fazer convulsões/espasmos devido a febre ou se existe história familiar desta ocorrência; - se a criança tem problemas hemorrágicos ou faz nódoas negras com facilidade. Pode ocorrer desmaio após ou mesmo antes de qualquer injeção por agulhas, portanto informe o seu médico ou enfermeiro se já desmaiou ou se a criança já desmaiou com uma injeção anterior.

3 Ao administrar Infanrix com outros medicamentos ou vacinas Informe o seu médico se a criança estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica ou se administrou recentemente outra vacina. Infanrix pode ser administrado em qualquer relação temporal com outras vacinas pediátricas. Infanrix pode ser misturado na mesma seringa com Hiberix ou com outras vacinas contendo o conjugado PRP-T de Hib (isto é, vacina contra a infeção pelo Haemophilus influenzae tipo b). Infanrix poderá ser administrado ao mesmo tempo que outras vacinas desde que administrados em locais de injeção diferentes. Nas crianças que estejam a fazer terapêutica imunossupressora ou nas crianças com imunodeficiência, pode não ser possível obter uma resposta adequada. Gravidez e amamentação Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Uma vez que Infanrix não se destina a ser administrado em adultos, não existe informação adequada disponível sobre a sua utilização durante a gravidez ou aleitamento. Infanrix contém sódio Esta vacina contém menos de 1 mmol (23 mg) de sódio por dose, ou seja, é praticamente isenta de sódio. 3. Como é administrado Infanrix O médico ou o enfermeiro irá administrar a dose de vacina recomendada (0,5 ml). Infanrix será administrado por via intramuscular profunda, como uma injeção no músculo e não deverá ser administrado numa veia. Se a criança tem trombocitopenia ou problemas de coagulação do sangue, informe o médico ou o enfermeiro antes da vacina ser administrada, uma vez que podem ser necessários cuidados especiais. Em condições normais, a criança irá receber três doses (injeções) de vacina. Cada dose será administrada em diferentes ocasiões. É importante seguir as instruções fornecidas pelo médico, de modo a que a criança complete o esquema de vacinação. Caso contrário, poderá não ficar completamente protegido contra as doenças. Se forem necessárias doses (injeções) adicionais ou doses de reforço (normalmente no segundo e sexto ano de vida), o médico informá-lo-á. Se se esquecer de ir ao médico/enfermeiro na altura correta, consulte o seu médico/enfermeiro sobre qual a atitude a tomar. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

4 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, esta vacina pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Os efeitos secundários que podem ocorrer são os seguintes: Muito frequentes (mais de 1 em 10 doses de vacina): - irritabilidade - sonolência - vermelhidão e inchaço no local da injeção - febre ( 38,0ºC) Frequentes (até 1 em 10 doses de vacinas): - perda de apetite - irrequietude, choro anormal - diarreia, vómitos - comichão - dor no local da injeção Pouco frequentes (até 1 em 100 doses de vacina): - dores de cabeça - tosse, bronquite - erupções cutâneas - nódulo duro no local da injeção - fadiga, febre ( 39,1ºC) Raros (até 1 em doses de vacina): - urticária Muito raros (menos de 1 em doses de vacina): Os efeitos secundários que ocorreram muito raramente durante os ensaios clínicos ou na utilização de rotina da vacina ou com outras vacinas contendo difteria, tétano incluem: - Tal como com todas as vacinas injetáveis, existe um risco extremamente pequeno de ocorrerem reações alérgicas graves. Estas podem ser reconhecias por: - erupção cutânea com comichão nas mãos e pés - inchaço dos olhos e face - dificuldade em respirar ou engolir Estas reações ocorrem normalmente antes de sair do consultório médico. Contudo, se a criança apresentar algum destes sintomas, deve contactar o médico com urgência. - inchaço das glândulas do pescoço, axilas ou virilhas - hemorragias ou fazer nódoas negras com maior facilidade que o normal - colapso ou períodos de inconsciência, falta de conhecimento, convulsões ou crises (com ou sem febre) que normalmente ocorrem nos 2 a 3 dias seguintes - nos bebés que nasceram muito prematuramente (em ou antes de 28 semanas de gestação) podem ocorrer longas falhas entre as respirações, 2-3 dias após a vacinação - paragens respiratórias temporárias (apneia) - inchaço de todo o membro injetado.

5 Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento., I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Fax: Sítio da internet: farmacovigilancia@infarmed.pt. 5. Como conservar Infanrix Manter esta vacina fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize esta vacina após o prazo de validade impresso no rótulo e embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Conservar no frigorífico (2ºC 8ºC). Não congelar. A congelação destrói a vacina. Se isso acontecer a vacina deverá ser rejeitada. A vacina deve ser administrada de imediato após abertura. Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Infanrix - As substâncias ativas são: substâncias não infeciosas retiradas das bactérias causadoras da difteria (toxoide da difteria) e do tétano (toxoide do tétano), e proteínas purificadas da bactéria Bordetella pertussis causadora da tosse convulsa [toxoide da tosse convulsa (PT), hemaglutinina filamentosa (FHA) e pertactina (proteína da membrana externa de 69 kilodalton)], adsorvidos em sais de alumínio. Infanrix satisfaz os requisitos da O.M.S. para a produção de substâncias biológicas e de vacinas contra a difteria e tétano. No seu fabrico não são utilizadas substâncias de origem humana. Uma dose de 0,5 ml de vacina contém pelo menos 30 Unidades Internacionais (UI) de toxoide da difteria, 40 UI de toxoide do tétano, 25 microgramas de PT, 25 microgramas de FHA e 8 microgramas de pertactina.

6 - Os outros componentes são: hidróxido de alumínio (0,5 mg de alumínio (Al3+)), cloreto de sódio, água para preparações injetáveis. Qual o aspeto de Infanrix e conteúdo da embalagem Infanrix apresenta-se sob a forma farmacêutica de suspensão injetável. A suspensão é branca e turva. Durante o armazenamento pode formar-se um depósito branco e um sobrenadante transparente. A vacina está disponível em embalagens de uma dose (0,5 ml) em seringa pré-cheia. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado Smith Kline & French Portuguesa - Produtos Farmacêuticos, Lda. Rua Dr. António Loureiro Borges, 3 Arquiparque, Miraflores Algés Tel: Fax: FI.PT@gsk.com Fabricantes GlaxoSmithKline Biologicals, S.A. Rue de l'institute, 89 B-1330 Rixensart Bélgica GlaxoSmithkline Biologicals, S.A. Parc de la Noire Epine - Rue Flemming, 20 B-1300 Wavre Bélgica Este folheto foi revisto pela última vez em A informação que se segue destina-se apenas aos profissionais de saúde: A vacina deve ser bem agitada de modo a obter uma suspensão branca e turva e inspecionada visualmente a fim de se detetarem quaisquer partículas estranhas e/ou qualquer variação do aspeto físico, antes da sua administração. A vacina deverá ser rejeitada se algum destes factos for constatado. Infanrix não deve ser misturado com outras vacinas na mesma seringa, exceto no caso de Hiberix ou outras vacinas contendo o conjugado PRP-T de Hib. Neste caso, o solvente fornecido na embalagem de Hiberix é substituído por Infanrix.

7 O recipiente contendo o solvente da embalagem de Hiberix deverá ser inutilizado. A vacina combinada deverá ser reconstituída adicionando todo o conteúdo do recipiente que é fornecido com a vacina Infanrix ao frasco para injetáveis que contém o grânulo liofilizado. A mistura extemporânea deve ser manipulada do mesmo modo que a vacina Infanrix. As outras vacinas injetáveis devem ser sempre administradas em locais de injeção diferentes. Qualquer medicamento não utilizado ou resíduos devem ser eliminados de acordo com as exigências locais. Infanrix destina-se a injeção intramuscular profunda e, de preferência, em lados alternados. Infanrix não deverá, em circunstância alguma, ser administrada por via intravenosa. Tal como com todas as vacinas injetáveis, deve ter-se disponível de imediato tratamento médico adequado e supervisão médica para os raros casos de reação anafilática que possam ocorrer após a administração da vacina. Por esta razão, o indivíduo vacinado deverá permanecer em observação durante os primeiros 30 minutos após a administração da vacina.

HIBERIX 10 µg/0,5 ml Pó e solvente para solução injetável Vacina contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib)

HIBERIX 10 µg/0,5 ml Pó e solvente para solução injetável Vacina contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) Folheto informativo: Informação para o utilizador HIBERIX 10 µg/0,5 ml Pó e solvente para solução injetável Vacina contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

Infanrix Hib pertence a um grupo de medicamentos denominados Vacinas (simples e conjugadas)

Infanrix Hib pertence a um grupo de medicamentos denominados Vacinas (simples e conjugadas) Folheto informativo: Informação para o utilizador INFANRIX Hib Pó e suspensão para suspensão injetável Vacina (adsorvida) contra a difteria (D), tétano (T), tosse convulsa (componente acelular) (Pa) e

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Infanrix IPV+Hib Pó e suspensão para suspensão injetável Vacina (adsorvida) contra a difteria, tétano, tosse convulsa (componente acelular), poliomielite

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Infanrix Tetra, suspensão injetável em seringa pré-cheia Vacina (adsorvida) contra a difteria, tétano, tosse convulsa (componente acelular) e poliomielite

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ditebooster Suspensão injectável, seringa pré-cheia Vacina para difteria e tétano (adsorvida, reduzido conteúdo antigénico) Leia atentamente este folheto

Leia mais

Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) DTPa (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL

Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) DTPa (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL LEIA ESTA BULA ATENTAMENTE ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Poliovaccine SSI Solução injectável, seringa pré-cheia Vacina da Poliomielite (inactivada) Leia atentamente este folheto antes de ser vacinado. Conserve

Leia mais

Priorix-Tetra, pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia Vacina (viva) contra sarampo, papeira, rubéola e varicela

Priorix-Tetra, pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia Vacina (viva) contra sarampo, papeira, rubéola e varicela Folheto informativo: Informação para o utilizador Priorix-Tetra, pó e solvente para solução injetável em seringa pré-cheia Vacina (viva) contra sarampo, papeira, rubéola e varicela Leia com atenção todo

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Folheto informativo: Informação para o utilizador Ceretec 0,5 mg Pó para solução injetável Exametazima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

1. O que é Kanakion MM Pediátrico e para que é utilizado. Kanakion MM Pediátrico é uma vitamina lipossolúvel com propriedades antihemorrágicas.

1. O que é Kanakion MM Pediátrico e para que é utilizado. Kanakion MM Pediátrico é uma vitamina lipossolúvel com propriedades antihemorrágicas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Kanakion MM Pediátrico 2mg/0,2 ml solução injetável Fitomenadiona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

qualquer outra doença, como febre paratifoide ou envenenamento por alimentos. Esta vacina não provoca febre tifoide.

qualquer outra doença, como febre paratifoide ou envenenamento por alimentos. Esta vacina não provoca febre tifoide. Folheto informativo: Informação para o utilizador Typhim Vi 25 microgramas/0,5 ml Solução injetável Vacina polissacarídica contra a febre tifoide Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630)

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Folheto informativo: Informação para o doente Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Boostrix Polio Suspensão injectável em seringa pré-cheia Vacina contra a difteria, tétano e tosse convulsa (componente acelular) e poliomielite

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Também pode ser utilizado para tratar uma sobredosagem destes medicamentos.

Também pode ser utilizado para tratar uma sobredosagem destes medicamentos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folinovo 10 mg/ml solução injetável Ácido folínico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) DTPa (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL

Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) DTPa (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) (Infanrix) GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL LEIA ESTA BULA ATENTAMENTE ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em Unidose Cromoglicato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Folheto informativo: Informação para o utilizador Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)..

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).. Folheto informativo: Informação para o utilizador Azep 1 mg/ml solução para pulverização nasal Cloridrato de azelastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Folheto informativo: Informação para o utilizador TUBERCULINA PPD RT 23 SSI 0.0004 mg/ml, solução injetável Tuberculina PPD RT 23 SSI 0.002 mg/ml, solução injetável Tuberculina Leia com atenção todo este

Leia mais

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal

1. O que é Noradrenalina Labesfal e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Noradrenalina Labesfal Folheto informativo: Informação para o utilizador Noradrenalina-Labesfal 1 mg/ml solução injetável Noradrenalina, tartarato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, pois pode agravá-los:

Para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, pois pode agravá-los: Folheto informativo: Informação para o utilizador Tarmed 40 mg/g Champô Solução de coaltar Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Bescil 10 mg/g Creme vaginal Nitrato de Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizadornformação PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: Informação para o utilizadornformação PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: Informação para o utilizadornformação PARA O UTILIZADOR Act-Hib 10 µg/0,5 ml pó e solvente para solução injectável Vacina conjugada de Haemophilus influenzae tipo b (conjugada com

Leia mais

VACINA ADSORVIDA DIFTERIA, TÉTANO, PERTUSSIS E HAEMOPHILUS INFLUENZAE B (CONJUGADA)

VACINA ADSORVIDA DIFTERIA, TÉTANO, PERTUSSIS E HAEMOPHILUS INFLUENZAE B (CONJUGADA) VACINA ADSORVIDA DIFTERIA, TÉTANO, PERTUSSIS E HAEMOPHILUS INFLUENZAE B (CONJUGADA) INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS BIO- MANGUINHOS / FIOCRUZ PÓ LIOFILIZADO INJETÁVEL+ SUSPENSÃO INJETÁVEL 5

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o

Se algumas das situações referidas se aplica a si ou se não tem a certeza fale com o Folheto Informativo: Informação para o utilizador Topotecano Generis 1 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Generis 4 mg Pó para solução para perfusão Topotecano Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação

Leia mais

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Folheto Informativo: Informação para o utilizador Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Folheto Informativo: informação para o utilizador Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

O seu médico efetuará uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos e terá em consideração a disponibilidade de outros tratamentos alternativos.

O seu médico efetuará uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos e terá em consideração a disponibilidade de outros tratamentos alternativos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Trasylol 500 000 U.I.C/50 ml solução para perfusão Trasylol 1 000 000 U.I.C/100 ml solução para perfusão Trasylol 2 000 000 U.I.C/200 ml solução para perfusão

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de utilizar Virgan Gele Oftálmico

2. O que precisa de saber antes de utilizar Virgan Gele Oftálmico Folheto informativo: Informação para o utilizador Virgan Gele Oftálmico 1,5 mg/g Ganciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico: Vacinas e imunoglobulinas. Lisados bacterianos.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico: Vacinas e imunoglobulinas. Lisados bacterianos. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lantigen B Suspensão oral Lisados polibacterianos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador INFLOC 2% pomada Fusidato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio Folheto informativo: Informação para o utilizador Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico.

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico. Folheto Informativo: Informação para o doente Mycoster 10 mg/ml Solução cutânea Ciclopirox olamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O que é Tantum Verde, solução para lavagem da boca e para que é utilizado

1. O que é Tantum Verde, solução para lavagem da boca e para que é utilizado Folheto Informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 1,5 mg/ml solução para lavagem da boca Cloridrato de benzidamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

Nizoral creme é um medicamento para o tratamento de infeções da pele por fungos ou leveduras.

Nizoral creme é um medicamento para o tratamento de infeções da pele por fungos ou leveduras. Folheto informativo: Informação para o utilizador Nizoral 20 mg/g creme Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pneumo 23 associação solução injectável em seringa pré-cheia Vacina antipneumocócica polissacarídica polivalente APROVADO EM Leia com atenção todo este

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Lacryvisc 3 mg/g gel oftálmico Carbómero 974P Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Folheto Informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Meningitec* Vacina meningocócica oligossacárida conjugada do grupo C (adsorvida) Suspensão Injectável Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bronchodual 0,12 g + 0,83 g Solução Oral Extrato seco de tomilho, extrato líquido de raiz de alteia Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

A solução injetável destina-se a utilização em adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.

A solução injetável destina-se a utilização em adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Generis 3 mg/3 ml solução injetável Granissetrom Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

D.T.Vax Adulto 2 U.I./0,5 ml + 20 U.I./0,5 ml suspensão injectável

D.T.Vax Adulto 2 U.I./0,5 ml + 20 U.I./0,5 ml suspensão injectável Folheto informativo: Informação para o utilizador D.T.Vax Adulto 2 U.I./0,5 ml + 20 U.I./0,5 ml suspensão injectável Vacina contra a difteria e tétano, adsorvida Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária.

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 0,55 mg, comprimidos Zymafluor, 2,2 mg, comprimidos Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada)

Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada) Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada) I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Nimenrix Nome genérico: vacina meningocócica ACWY (conjugada) APRESENTAÇÕES Pó liofilizado para reconstituição

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

A vacina dtpa-r é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 4 anos de idade.

A vacina dtpa-r é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 4 anos de idade. I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular) reforço dtpa-r APRESENTAÇÕES A vacina dtpa-r é apresentada em 1 ou 10 seringas monodose (0,5 ml). USO INTRAMUSCULAR.

Leia mais

MENJUGATE KIT 10 microgramas de pó e veículo para suspensão injectável Vacina meningocócica conjugada do grupo C

MENJUGATE KIT 10 microgramas de pó e veículo para suspensão injectável Vacina meningocócica conjugada do grupo C Folheto informativo: Informação para o utilizador MENJUGATE KIT 10 microgramas de pó e veículo para suspensão injectável Vacina meningocócica conjugada do grupo C Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto

Leia mais

tedol Folheto informativo: Informação para o utilizador

tedol Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador tedol 20 mg/ml champô Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

O Polytar champô também pode ser utilizado para remover pomadas e pastas utilizadas no tratamento da psoríase.

O Polytar champô também pode ser utilizado para remover pomadas e pastas utilizadas no tratamento da psoríase. Folheto informativo: Informação para o utilizador Polytar 10 mg/g Champô Alcatrão Mineral Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Lamisil 10 mg/g, creme

Folheto informativo: Informação para o doente. Lamisil 10 mg/g, creme Folheto informativo: Informação para o doente Lamisil 10 mg/g, creme Leia com atenção todo este folheto antes de começar a usar este medicamento pois contém informação importante para si. Utilize este

Leia mais

vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular), poliomielite 1, 2, 3 (inativada) e Haemophilus influenzae b (conjugada) - DTPa-IPV+Hib

vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular), poliomielite 1, 2, 3 (inativada) e Haemophilus influenzae b (conjugada) - DTPa-IPV+Hib LEIA ESTA BULA ATENTAMENTE ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular), poliomielite 1, 2, 3 (inativada) e Haemophilus influenzae

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Relmus 4 mg cápsulas Relmus 8 mg cápsulas.

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Relmus 4 mg cápsulas Relmus 8 mg cápsulas. Folheto Informativo: Informação para o doente Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar,

Leia mais

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto.

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Struxart 625 mg cápsulas Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Refortrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL

Refortrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL Refortrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Suspensão injetável 0,5mL I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Refortrix vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular) reforço dtpa-r APRESENTAÇÕES Refortrix

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

Pentavac é uma vacina. As vacinas são utilizadas para proteger contra doenças infecciosas.

Pentavac é uma vacina. As vacinas são utilizadas para proteger contra doenças infecciosas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Pentavac, pó e suspensão injetável Vacina adsorvida contra a difteria, o tétano, a tosse convulsa (componente acelular), a poliomielite (inativada) e conjugada

Leia mais

Este medicamento é um verniz que contém a substância ativa ciclopirox, um agente antifúngico.

Este medicamento é um verniz que contém a substância ativa ciclopirox, um agente antifúngico. Folheto informativo: informação para o utilizador Mycoster, 80 mg/g, Verniz para as unhas medicamentoso Ciclopirox Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Betadine 100mg/ml Solução para Gargarejar Iodopovidona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pulmiben Lisina 2700 mg Pó para solução oral Carbocisteina, lisinato mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Cisatracúrio Accordpharma 5 mg/ml Solução injetável ou para perfusão

Cisatracúrio Accordpharma 5 mg/ml Solução injetável ou para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cisatracúrio Accordpharma 5 mg/ml Solução injetável ou para perfusão Cisatracúrio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento.

Leia mais

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml.

A Fluoresceína SERB 100 mg/ml é uma solução injectável contida numa ampola de 5 ml. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluoresceína SERB 100 mg/ml solução injectável Fluoresceína sódica Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Folcare é um medicamento de USO EXTERNO destinando-se apenas à aplicação no couro cabeludo

Folcare é um medicamento de USO EXTERNO destinando-se apenas à aplicação no couro cabeludo Folheto Informativo: Informação para o utilizador Folcare (Minoxidil 50 mg/ml Solução Cutânea) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NEOBEFOL 0.4 mg + 0.002 mg comprimidos Ácido fólico e vitamina B12 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de lhe ser administrado APROKAM

2. O que precisa de saber antes de lhe ser administrado APROKAM Folheto informativo: Informação para o utilizador APROKAM 50 mg pó para solução injetável Cefuroxima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula).

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula). Folheto informativo: Informação para o utilizador Aciclosina 50 mg/g Creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Teva 35 mg Comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar o

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluotest Multidose, 2,5 mg/ml + 4 mg/ml, Colírio, solução

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluotest Multidose, 2,5 mg/ml + 4 mg/ml, Colírio, solução Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluotest Multidose, 2,5 mg/ml + 4 mg/ml, Colírio, solução Fluoresceína sódica, Cloridrato de Oxibuprocaína Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Daktarin 20 mg/g creme. Nitrato de miconazol

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Daktarin 20 mg/g creme. Nitrato de miconazol Folheto informativo: Informação para o utilizador Daktarin 20 mg/g creme Nitrato de miconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Coglapix suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose (2 ml) contém:

Leia mais

Este medicamento é apenas para uso em diagnóstico. É somente utilizado para ajudar a identificar doenças.

Este medicamento é apenas para uso em diagnóstico. É somente utilizado para ajudar a identificar doenças. Folheto informativo: Informação para o doente Macrotec 2 mg/frasco Kit para Preparação de Injeção de Macroagregados de Albumina Humana 99m Tc, Pó para Suspensão Injectável Macroagregados de Albumina Humana

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Collu-Hextril 2mg/ml Solução para pulverização bucal. Hexetidina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Collu-Hextril 2mg/ml Solução para pulverização bucal. Hexetidina Folheto informativo: Informação para o utilizador Collu-Hextril 2mg/ml Solução para pulverização bucal Hexetidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. APROKAM 50 mg pó para solução injetável Cefuroxima

Folheto informativo: Informação para o utilizador. APROKAM 50 mg pó para solução injetável Cefuroxima Folheto informativo: Informação para o utilizador APROKAM 50 mg pó para solução injetável Cefuroxima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

NIX Creme é um agente antiparasitário que contém permetrina a 1% p/p.

NIX Creme é um agente antiparasitário que contém permetrina a 1% p/p. Folheto informativo: Informação para o utilizador NIX 10 mg/g Creme Permetrina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Folheto informativo: Informação para o utilizador CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em frasco conta-gotas multidose Cromoglicato de sódio

Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em frasco conta-gotas multidose Cromoglicato de sódio Folheto informativo: Informação para o utilizador Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em frasco conta-gotas multidose Cromoglicato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Folheto informativo: Informação para o utilizador Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras.

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras. FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Folheto informativo: Informação para o utilizador Bridion 100 mg/ml solução injetável sugamadex Leia com atenção todo este folheto antes de lhe ser administrado este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Nimenrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pó liofilizado 0,5mL

Nimenrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pó liofilizado 0,5mL Nimenrix GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pó liofilizado 0,5mL LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nimenrix APRESENTAÇÕES Pó liofilizado para reconstituição

Leia mais

Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada)

Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada) Nimenrix vacina meningocócica ACWY (conjugada) I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Nimenrix Nome genérico: vacina meningocócica ACWY (conjugada) APRESENTAÇÕES Pó liofilizado para reconstituição

Leia mais

Não tome Bisolvon: se tem alergia à bromexina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6);

Não tome Bisolvon: se tem alergia à bromexina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6); Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon 2 mg/ml solução oral Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais