Introdução Excel 2013 software

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução Excel 2013 software"

Transcrição

1 Introdução O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas, bem como representar as informações inseridas através de gráficos, proporcionando uma visão mais ampla dos valores contidos na planilha. É muito utilizado nos dias atuais, pois é um aplicativo que pode ser utilizado por todos os funcionários de uma empresa, independente do setor de trabalho. Um funcionário do estoque de uma loja, por exemplo, pode perfeitamente utilizar o Excel para controlar a entrada e saída dos produtos de um estoque. Até mesmo dentro de nossas casas podemos tirar proveito dos recursos do Excel, sendo possível controlar nossas despesas do dia-dia, elaborando um orçamento doméstico ou até um simples controle de conta corrente.

2 Vamos Iniciar o Excel 2013 para conhecermos suas atividades e principais características do software. Para iniciar o Excel, clique no Botão Iniciar, posicione o mouse ou clique sobre a opção Todos os Programas, clique em Microsoft Office 2013 e por fim selecione Excel 2013.

3 Em alguns instantes, a janela do Excel 2013 será aberta.

4 Dê um clique em Pasta de trabalho em branco. Vamos conhecer um pouco a área de trabalho do Excel e algumas funções de suas guias Botão de Arquivo: Através do botão Arquivo é possível criar um novo documento, abrir, salvar, imprimir, compartilhar e ainda opções gerais de trabalho do Excel.

5 Barra de ferramentas de acesso Rápido: Possui por padrão alguns comandos executados com frequência, como Salvar, Desfazer e Refazer. Você pode adicionar ou retirar comandos se Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, observe a imagem abaixo explicando como fazer.

6 Barra de Título: Mostra o nome do arquivo que está sendo utilizado seguido pelo nome do programa.

7 A faixa de Opções é composta por três componentes básicos: 1 - Guias: Cada guia apresenta uma Faixa De Opções. 2 - Grupos: As Faixas de Opções possuem grupos com as ferramentas de acesso rápido aos comandos e operações do programa. 3 - Comandos: Um comando é um botão, uma caixa para inserir informações ou um menu. Para acessar o menu de opções de cada grupo, basta clicar na seta na parte inferior deles. Barra de Fórmulas: nela podemos inserir fórmulas para realização de cálculos.

8 Área de Trabalho: através desta área, podemos elaborar nossas planilhas de cálculo, inserir gráficos e figuras. Barra de Zoom: pode-se arrastar o controle deslizante ou clicar nos botões Ampliar, para modo a ter uma melhor visualização, ou Reduzir o tamanho do conteúdo na folha de cálculo, de modo a visualizar mais conteúdo. Selecione a célula A1 e digite Orçamento Doméstico. Observe que enquanto você digita o texto, a Barra de Fórmulas vai exibindo o conteúdo da célula A1.

9 Pressione ENTER para finalizar. Texto digitado na célula A1. Selecione a célula A3. Com a célula selecionada, digite Renda Familiar e pressione ENTER.

10 Continuando. Digite os dados da coluna A, como mostra a imagem abaixo.

11 Quando uma nova planilha é iniciada no Excel todas as colunas possuem a mesma largura. Observe que o texto da célula A1 chega até a coluna B1. Posicione a seta do mouse entre as colunas A e B, Quando surgir duas setas, clique e segure o clique arrastando para o lado que desejar. Para completar a planilha, continue digitando os dados como mostra a figura a seguir.

12 Salve o arquivo com Nome de Orçamento Doméstico.

13 Após salvar a planilha, o Excel exibe na Barra de Título o nome da pasta de trabalho. Apenas na primeira vez que a pasta de trabalho está sendo salva é necessário esse procedimento, a partir de agora basta clicar em Salvar da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou pressionando as teclas CTRL + B.

14 Vamos somar a Renda Familiar, e isso requer uma fórmula que utilize os valores do Salário, 13 Salário e Outro, conforme mostra figura abaixo. Não podemos esquecer que toda e qualquer fórmula inserida no Excel deverá ser iniciada pelo sinal de igual "=". Selecione a célula B7 e digite a seguinte fórmula =B4+B5+B6.

15 Para finalizar pressione ENTER. Observe como irá ficar sua planilha após inserir a fórmula. Agora teríamos que fazer o mesmo cálculo para os outros meses. Existe outra maneira de fazer isso que é copiando a fórmula para as outras células. É um processo mais rápido, além de evitaria o risco de digitação errada da fórmula. Ao copiar as fórmulas, o próprio Excel faz o ajuste necessário das mesmas. Se estivermos copiando uma linha para baixo, todas as linhas que aparecem na fórmula também serão ajustadas, o mesmo ocorre para colunas.

16 Agora clique e segure no quadrado verde ao lado da célula e puxe ate a célula D7. Para calcular o total de um jeito mais fácil, utilizaremos uma formula, vamos aprender a utilizar o botão AutoSoma. Ative a célula B21, agora vá ate a guia FÓRMULAS e botão AutoSoma.

17 Pressiona agora a tecla ENTER.

18 Faça a mesma coisa para as células C21 e D21. Vamos colocar os valores das células B25 e B26, Rendimentos e Gastos.

19 Selecione a célula B25 e digite =b7 seguido de ENTER. Agora selecione a célula B26 e digite =b21 seguido de Enter.

20 Selecione a célula b27 e digite a fórmula mostrada seguida da tecla ENTER. =B25-B26 Copie a formula para as demais células c25, d25, c26, d26, c27 e d27. Deixei a planilha como abaixo:

21 Na célula B28 digite: =B27 Célula C28: =C27+B28 Célula D28: =D27+C28 Com auxílio da tecla CTRL, selecione o intervalo de células como mostra a imagem a seguir.

22 Com o intervalo de célula selecionado clique na setinha do botão Formato de Número da guia Página Inicial, do grupo número.

23 Em seguida, clique na opção Moeda.

24 Observe que o formato moeda foi aplicado aos valores da planilha. Com o Excel também é capaz de alterar a aparência dos textos inseridos em uma planilha através de ferramentas, para formatação do estilo de fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, entre outros.

25 Selecione a célula A1. Em seguida, selecione o tamanho 18.

26 Selecione o título e segure a tecla CTRL, e em seguida selecione o intervalo de células B2:D2. Texto com o estilo Negrito. Selecione as células que estão em destaque na imagem a seguir e coloque o estilo Negrito. Não esqueça de utilizar a tecla CTRL durante a seleção.

27 Planilha com nova aparência.

28 Selecione o intervalo de células B2:D2, cujo conteúdo são os meses do ano. Depois, dê um clique no botão Centralizar da guia Página Inicial, do grupo Alinhamento para que o texto fique no centro da coluna.

29 Observe como ficarão as células centralizadas. Sabemos que é possível centralizar o conteúdo de uma célula dentro de uma coluna. Vamos ver agora com centralizar um texto em relação à várias colunas.

30 Com a guia Página Inicial ativada, No grupo alinhamento clique na opção Mesclar e Centralizar. Com o auxilio da tecla CTRL, selecione os seguintes intervalos de células: B2:D2 e A3:D21, como mostra a imagem a seguir.

31 Com o intervalo de células selecionado, na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique na seta do botão Bordas. Nas opções que surgirem, escolha Todas as bordas. Clique em qualquer lugar para retirar a seleção e observe a planilha com as bordas.

32 Aplique todas as bordas no intervalo de A24:D28, e Centralize o intervalo B24:D24. Para destacar uma parte da planilha podemos alterar a cor de fundo das células. Este recurso além de deixar a planilha mais atraente, melhora a organização dos dados resultando em uma melhor visualização. Selecione o intervalo de células B2:D2. Na guia Página Inicial, no grupo Fonte, clique no botão drop-down da opção Cor de Preenchimento e escolha a cor Azul,Ênfase 1.

33 Altere também a cor da fonte para branco, Observe as mudanças.

34 Deixe sua planilha de orçamento conforme mostra a seguir. Obs: Aplique o negrito no intervalo B25:D28. Para exibir os dados na planilha de forma ideal, talvez seja necessário reposicionar o texto em uma célula. Além de alterar o alinhamento do conteúdo da célula, pode-se exibir os dados em um ângulo diferente, girandoos.

35 Após todas as formatações, sua planilha de orçamento doméstico deve estar com a seguinte aparência:

36 O diferencial de utilizar o Excel são as fórmulas. Fórmula no Excel é uma expressão que utiliza as operações e funções do Excel para calcular um resultado. De acordo com a documentação da Microsoft fórmulas também podem ser definidas como "equações que efetuam cálculos sobre valores na planilha". As fórmulas no Excel são sempre iniciadas com sinal de igual (=). Por exemplo: = Com o arquivo Orçamento aberto observe que as planilhas são identificadas por guias localizadas na parte inferior da tela do Excel. Podemos criar novas planilha na mesma pasta de trabalho.

37 No Excel podemos trabalhar com mais de uma planilha dentro de uma única pasta de trabalho. Mas imagine que em uma pasta de trabalho temos 20 planilhas. Ficaria difícil identificar cada uma delas, levando-se em conta que o Excel padroniza os nomes das guias (Plan1, Plan2, Plan3, etc). Planilha após as alterações. Para que uma planilha fique com uma aparência mais atraente, Vamos utilizar um recurso muito interessante: a inserção de imagens. Um exemplo de uma situação onde podemos utilizar esse recurso é quando uma determinada empresa resolve utilizar seu logotipo nas planilhas de orçamento emitidas aos seus clientes. Selecione a célula A2 da planilha referente aos meses de Janeiro à Março. Em seguida, na guia Inserir clique em Imagens Online.

38 Na janela que surgir, digite "dinheiro" na caixa do Clip-art e pressione ENTER. Escolha a imagem que desejar e clique duas vezes sobre ela.

39 Diminua sua imagem até ocupar o espaço mostrado a seguir. Vamos aprender agora com criar um gráfico, forma fácil de representar as informações e dados contidos em uma planilha. É um recurso muito funcional e proporciona uma melhor visualização da informações inseridas. O primeiro passo para criação de um gráfico e a seleção das informações que serão representadas e a escolha do gráfico é feita através da guia Inserir, grupo Gráficos. Nesta guia temos diversos tipos de gráficos. O primeiro passo para inserir gráfico é selecionar os dados, então selecione o intervalo como mostra abaixo.

40 Uma novidade do Excel 2013 é a opção "Gráficos Recomendados". Ela mostra para você os melhores gráficos para os dados selecionados. Clique na opção "Gráficos Recomendados". Escolha a terceira opção "Colunas Agrupadas" e clique no botão OK. De acordo com a informação selecionada o gráfico será gerado e temos como elementos o eixos Y que representa a faixa de valores, o eixo X com a representação dos nomes referente a cada valor, a Legenda e o título do gráfico. Vamos alterar nossa legenda, para isso, Clique com botão direto do mouse sobre a legenda do gráfico e em seguida "Selecionar Dados". Irá surgir uma janela para alterarmos os nomes da legenda.

41 Em "Nome de série" digite "Janeiro" e pressione OK. Agora selecione "Serie 2" e Clique em Editar, digite "Fevereiro" e depois OK. Para "Serie 3" digite "Março" e pressione OK. Para finalizar clique em OK. Vamos alterar o título do gráfico, para isso clique duas vezes sobre o "Titulo do Gráfico" para que possamos editá-lo, agora digite "Gráfico de Orçamento Doméstico". Formulas são equações que executam cálculos considerando-se valores de planilha. Todas as formulas se inicia com o igual (=). Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados Argumentos, em uma determinada ordem. Existe fórmulas de cálculos simples ou complexos. Funções de cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. Por exemplo, na função: =SOMA(A1:A10) a função soma todos os valores que estão entre A1 até A10.

42 Crie um novo arquivo no Excel. A função =HOJE() retornara o dia de hoje. A função AGORA retorna a data e hora atual do sistema. Selecione a célula A3. A função DIA retorna apenas o dia de uma data especificada. Selecione a célula C1 e digite 16/06/2014. Na célula C3 digite.

43 Na célula C1, apague a data digitada. E digite 05/08/2016. Observe que onde inserimos as funções DIA, MÊS e ANO são alterados automaticamente.

44 Fecha o documento. Faremos primeiro o cálculo do total de bilheterias por semana utilizando a função SOMA.

45 Ative a guia FÓRMULAS, botão AUTOSOMA. Repita a SOMA para a Semana 2, Semana 3.

46 Faremos agora passo para encontrar a média, se encontra no mesmo botão AUTOSOMA, encontrou a função MÉDIA. Repita a MÉDIA para a Semana 2 e Semana 3. Salve seu arquivo.

47 Função SE, iremos analisar a situação das bilheteiras, se a meta foi alcançada ou não. A função SE retorna um valor se uma condição que foi especificada avaliar como verdadeiro e outro valor se for avaliado como falso. Usa-se para efetuar testes condicionais com valores e fórmulas. Irá surgir a caixa de diálogo "Argumentos da função". Preencha como a imagem abaixo. A formatação condicional, trata-se de um formato como cor, estilo da fonte, borda ou preenchimento da célula, que o Excel aplica automaticamente, as células se a

48 condição por verdadeira. Na guia Página Inicial, clique no botão Formatação Condicional. Salve o seu arquivo. Abra um novo arquivo do Excel. Insira os dados na planilha (Plan1), como a imagem abaixo. De dois cliques na Plan1 e altere para "Vendas".

49 Crie uma nova planilha, clicando no botão "Nova planilha". Renomeia a planilha para "Comissão".

50 A palavra Comissão foi digitada na célula A3. Depois foi feita a mesclagem de células no intervalo A3:A10. Na guia Comissão, definimos uma tabela de valores que servirá para pesquisar as porcentagens de comissão a serem pagas de acordo com os valores vendidos. Como precisaremos pesquisar valores em outra pasta de trabalho, utilizamos a função PROCV, que efetua pesquisas de valores em tabelas verticais. Ative a planilha Vendas.

51 Ative a guia FÓRMULAS, depois clique no botão Inserir Função.

52 Digite os dados na janela de Argumentos da Função e deixe como a imagem abaixo. Clique no botão OK. Olhe na imagem abaixo como deve ficar sua planilha.

53 Agora copie a formula para as demais células até a D15. Utilize o botão AutoSoma para realizar a SOMA dos valores vendidos.

54 Faça as funções MÉDIA para calcular a célula C23, MÍNIMO para calcular a célula C24 e MÁXIMO para calcular a célula C25. Todas as funções utilizam como referência o intervalo C6:C20.

55 Ative a guia FÓRMULAS, e clique no botão AutoSoma. Copie as formulas para a coluna D calcule o Total, Média, Mínimo e Máximo. Formate também a coluna D com formatação de porcentagem. Deixe sua planilha com abaixo.

56 Agora vamos criar um arquivo utilizando algumas funções do Excel. Para isso, crie um novo arquivo. Digite os dados com as formatações necessárias, como mostra na imagem a seguir. Obs. As células em destaque são as que foram mescladas. A mesclagem das células foi feita linha por linha.

57 Para ajustar a largura das colunas das disciplinas (coluna B, C, D, E e F) e deixar todas do mesmo tamanho, como por exemplo: Largura: 12,00, faça como mostra na ilustração a seguir. Salve o arquivo na Sua Pasta com o nome de Boletim.

58 Agora vamso acrescentar na planilha estilos, bordas e cor de fundo para melhorar sua aparência. Utilizando os recursos aprendidos durante o curso e dicas,deixe sua planilha como a imagem a

59 seguir. Dicas para formatação da planilha: Na célula B6 onde se encontra o nome do aluno, além do estilo Negrito, foi alterado o tamanho para 12 e a cor da fonte para Vermelho. Título da planilha: Guia Página Inicial, grupo Estilo, em Estilos de Célula opção Ênfase5. Cor da fonte Branco.

60 Cores de preenchimento utilizadas na planilha: Nas áreas em destaque foram utilizada a Borda superior espessa. Salve as alterações do arquivo. O arquivo que acabamos de criar é um boletim escolar e terá o objetivo de mostra o quadro de avaliação do aluno, indicando se ele estará aprovado ou reprovado na respectiva matéria. Vamos iniciar os cálculos da planilha. Faremos o cálculo do total de pontos por matéria, que será encontrado com a soma dos pontos de cada uma, em todos os meses, de março a novembro. Utilizaremos a função SOMA(Num1;Num2;...), a qual retorna a soma de todos os números na lista de argumentos. Essa função já foi utilizada em exercícios anteriores. Na célula B18, digite: =SOMA(B9:B16). Poderíamos também utilizar o botão AutoSoma.

61 Utilize o recurso de cópia para copiar a fórmula para as demais células. O próximo passo será encontrar a média de pontos de cada matéria, ara isso, dividimos o total de pontos por matéria pela quantidade de meses. Utilizaremos a função MÉDIA(Num1;Num2;...). A média é calculada através da soma de um grupo de números e da divisão pela quantidade desses números. Selecione a célula B20. Na guia Fórmulas, no grupobiblioteca de Funções, clique no botão drop-down ao lado de AutoSoma e escolha a opção Média. Depois selecione o intervalo B9:B16, em seguida, pressione a tecla <Enter>. Realize o cálculo da média conforme a ilustração a seguir.

62 Não esqueça de utilizar o recurso de cópia para copiar a fórmula para as demais células. Através da função SE, iremos analisar a situação do aluno. Somente é aprovado o aluno que obtiver a média maior ou igual a 7, caso contrário, estará de exame. A função SE retorna um valor se uma condição que foi especificada avaliar como verdadeiro e outro valor se for avaliado como falso. Usa-se para efetuar testes condicionais com valores e fórmulas. Sintaxe: SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) Teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como verdadeiro ou falso. Valor_se_verdadeiro: é o valor retornado se o teste lógico for verdadeiro. Valor_se_falso: é o valor retornado se teste lógico for falso. Selecione a célula B22 e na guia Fórmulas, no grupo Biblioteca de Funções, clique no botão Lógica e escolha a opção SE.

63 Após o clique, será aberta a caixa de diálogo Argumentos da função. No campo SE, em Teste_lógico digite: B20>=7. Em Valor_se_verdadeiro digite a palavra APROVADO e em Valor_se_falso digite EXAME. Depois clique no botão OK. Ao terminar, utilize o recurso da cópia para encontrar a Situação deste aluno também nas outras disciplinas. Para que entenda melhor, informamos que o valor da média (B20) deverá ser maior ou igual a 7 para que o aluno seja aprovado, do contrário, estará de exame.

64 Não se preocupe se os seus resultados referente à Média estão com mais casas decimais do que os mostrados no curso. Centralize o intervalo da célula B22 até F22, onde é exibida a situação do aluno. Caso os valores da Média estajam com mais de duas casas decimais, altere o estilo dos números para o formato de Número. Depois salve as alterações do arquivo. Sua planilha deve estar com a seguinte aparência após as alterações:

65 Além da formatação utilizada nos exercícios anteriores, o Excel disponibiliza da Formatação Condicional, oou seja, trata-se de um formato como cor, estilo da fonte, borda ou preenchimento da célula, que o Excel aplica automaticamente às células, se uma condição especificada for verdadeira. Vamos utilizar esse tipo d formatação para diferenciar as notas do aluno. Selecione o intervalo de células B9:F16. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique no botão Formatação Condicional.

66 Em Regras de Primeiros/Últimos, escolha a opção Abaixo da Média... Selecionando a opção Abaixo da Média, o Excel vai localizar valores abaixo da média no intervalo de células selecionados. Na caixa de diálogo Abaixo da Média, vamos escolher um formato pré-definido pelo Excel para o intervalo selecionado. Então escolha a opção Preenchimento Vermelho Claro e Texto Vermelho Escuro. Em seguida, clique no botão OK.

67 Observe que todos os valores menores que 7, ou seja, abaixo da média, foram formatados. Agora vamos utilizar uma formatação mais avançada. Selecione o intervalo B22:F22. Na guia Página Inicial, no grupo Estilo, clique no botão drop-down ao lado de Formatação Condicional e, em seguida, clique em Gerenciar Regras...

68 Logo após, será exibida a caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional. Deixe selecionada a opção Seleção Atual na caixa de listagem Mostrar regras de formatação para e clique na opção Nova Regra.

69 Será exibida a caixa de diálogo Nova Regra de Formatação, na qual criaremos todas as formatações. Agora vamos criar o formato condicional. Em Selecione um Tipo de Regra, clique em Formatar apenas células que contenham.

70 Em Edite a Descrição da Regra, na caixa de listagem Formatar apenas células com, selecione as opções Texto Específico e contém, respectivamente e, em seguida, digite Exame. Depois, clique no botão Formatar. Será exibida a caixa de diálogo Formatar Células.

71 Na guia Fonte, selecione em Estilo da fonte a opção Negrito e aplique a cor vermelha, selecionando a opção Vermelho da caixa Cor.

72 Ative a guia Preenchimento e clique sobre a cor de plano de fundo Amarelo.

73 Confirme as alterações, clique sobre o botão OK dacaixa de diálogo Formatar Células. Observe o formato que acabamos de criar na caixa de Visualização. As células que contém a palavra Exame ficarão com o preenchimento amarelo, o estilo em negrito e a cor da fonte vermelha.

74 Agora, clique também sobre o botão OK da caixa de diálogo Editar Regra de Formatação para finalizar o processo de formatação. Após clicar no botão OK, é exibida a caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional. Observe que além da opção Nova Regra, é exibida agora a opção Editar Regra e Excluir Regra.

75 Pode-se criar mais um formato para o mesmo intervalo selecionado. Através das opções Editar Regra e Excluir Regra podemos alterar ou excluir o formato criado, respectivamente. Para finalizar a formtação condicional, clique no botão OK da caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional. Planilha após a Formatação Condicional.

76 Para excluir a Formatação Condicional, na guia Página Inicial, no grupo Estilos, clique no botão drop-down ao lado de Formatação Condicional e, em seguida, escolha uma das opções em Limpar Regras. E no menu, basta escolher a opção desejada. Qualquer dúvida, solicite a presença do seu orientador. Salve as alterações do arquivo e feche-o em seguida. Uma das grandes características do Excel é permitir a construção de planilhas que têm a capacidade de tomar decisões dentro de parâmetros preestabelecidos, tornando uma planilha inteligente através do uso das funções =SE e =PROCV. Crie um novo arquivo. Insira os dados na planilha (Plan1) deixando-a como mostra a imagem a seguir. Altere o noe da guia da planilha para Vendas.

77 Logo embaixo da planilha digite o seguinte: Salve o arquivo com o nome de Folha dentro da Sua Pasta. Agora insira os dados na Plan2,como mostra a imagem a seguir. Deixe os valores da coluna D no formato Estilo de Porcentagem. Altere o nome da guia da planilha para Comissão.

78 O nome da guia alterado. Só falta inserir os dados na Plan3. Então digite-os como mostra a seguir. Altere a guia da planilha para Folha. Salve as alterações do arquivo. Ative a guia Vendas. Vamos completar a planilha com os cálculos. Começaremos pela tabela porcentagem de comissão do funcionário. Vamos efetuar o cálculo de procentagem de comissão de cada vendedor com base no valor vendido.

79 Na guia Comissão, definimos uma tabela de valores que servirá para pesquisar as porcentagens de comissão a serem pagas de acordo com os valores vendidos. Como precisaremos pesquisar valores em outra pasta de trabalho, utilizaremos a função PROCV, que efetua pesquisas de valores em tabelas verticais. Sua sintaxe é a seguinte: PROCV (valor_procurado;matriz_tabela;num_índice_coluna;procurar_intervalo) Valor_procurado: é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz. Este valor pode ser um valor, uma referência ou um intervalo. Matriz_tabela: é a tabela de informações onde os dados são procurados. Num_índice_coluna: é o número da coluna em matriz_tabela, a partir do qual valor correspondente deve ser retornado. Um num_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela, 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela e assim sucessivamente. Procurar_intervalo: é um valor lógico que especifica se você que que PROCV encontre a correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Selecione a célula D6 e na guia Fórmulas, clique sobre o botão Inserir Função. Na caixa Inserir Função que é exibida, selecione a categoria Pesquisa e Referência. Utilizando a Barra de Rolagem, localize a função PROCV e clique sobre o botão OK.

80 Após o clique, será aberta a caixa de Argumentos da função, para que possamos fornecer os valores a serem utilizados. Na caixa Valor_procurado, digite o endereço de célula C6, que corresponde ao valor vendido. Você pode ainda clicar sobre a célula C6, ao invés de digitar. Alterne para a caixa Matriz_tabela, ou seja, posicione o cursor do mouse dentro da caixa Matriz_tabela e ative a gui de planilha Comissão.

81 Apague o texto Comissão! Inserido automaticamente na caixa Matriz_tabela, após alternar de planilha, para que não ocorra duplicidade de dados. Em seguida, clique no botão do lado direito da caixa Matriz_tabela. Caso a janela Argumentos da função fique na frente dos dados da planilha, arraste-a para baixo. Depois selecione o intervalo de células C4:D10 e pressione a tecla de função <F4> para fixar o endereço da busca. Clique no botão Recolher Caixa de Diálogo ou pressione a tecla <Enter> para que a janela volte ao tamanho normal. Clique na caixa Num_índice_coluna e digite o número 2. O número 2 foi informado porque desejamos buscar a porcentagem da comissão e ela se encontra na segunda coluna da área selecionada. Clique no botão OK para aplicar a função. Função aplicada.

82 Copie a fórmula para as demais células. Não se esqueça de mudar os valores dessa coluna para o formato Estilo de Porcentagem. Para calcular a comissão do vendedor, na célula E6 digite =C6*D6. Depois copie a fórmula para as demais células. Após calcular o valo da comissão, sua planilha deve estar com a seguinte aparência:

83 A fórmula =C6*D6 está calculando o Valor Vendido x Comissão. Uma das características mais importantes é o fato de um programa de planilha eletrônica poder tomar algumas decisões sobre uma determinada condição ou situação. Nessa planilha temos a coluna Bônus, que deverá exibir uma das seguintes mensagens: resultado do cálculo do bônus ou R$ 0,00, dependendo das vendas efetuadas por um vendedor em relação à previsão de vendas. Para que o vendedor possa ganhar um bônus extra de 12% a mais sobre o valor vendido, ele tem que vender acima de R$ 1.800,00 e o valor total das vendas do mês tem que ser superior a R$ ,00. Em nosso caso, vai existir uma situação onde estarão sendo analisadas mais de uma condição. Para tanto, será abordada a utilização da função SE juntamente com a função E. Função E retorna verdadeiro se todos os argumentos forem verdadeiros; retorna falso se um ou mais argumentos forem falsos. Sintaxe: E(lógico1;lógico2;...) Lógico1;Lógico2;...: são de 1 a 255 condições que você deseja testar e que podem ser verdadeiro ou falso. Antes de calcular o bônus, precisamos saber o total das vendas. Na célula C23, utilize o botão AutoSoma para saber o total do valor vendido.

84 Vamos fazer o cálculo do bônus, digite na célula F6 a fórmula a seguir. Depois pressione a tecla <Enter>. =SE(E(C6>$B$3;$C$23>15000);C6*12%; R$0,00 ) Observe que na célula F6 foi retornado o texto R$ 0,00, e isto se deu pelo fato da condição não ser verdadeira, pois só receberá bônus o vendedor que possuir vendas superiores a R$ 1.800,00 que não é o caso deste, apesar do total das vendas estar acima de R$ ,00.

85 Quando o argumento da função SE for verdadeiro, será retornado um número e quando for falso será retornado caracteres de texto, os quais devem ser colocados entre aspas duplas para que o Excel o reconheça. Poderíamos ter colocado o valor 0 (zero) como retorno da condição falsa, mas colocamos dessa maneira na fórmula porque depois no cálculo da função Média, precisaremos calcular a média somente das células que contenha os valores dos bônus. Efetue a cópia da função para as outras células da coluna, observando que quando as duas condições são verdadeiras, o valor do bônus é calculado. A coluna do bônus está no formato Moeda e com alinhameto à direita. Às vezes é dificil compreender como uma fórmula aninhada calcula o resultado final, porque há vários cálculos intermediários e testes lógicos. Entretanto, utilizando a caixa de diálogo Avaliar Fórmula, podemos avaliar a fórmula na ordem em que ela é calculada. Selecione a célula F6 e na guia Fórmulas, no grupo Auditoria de Fórmulas, clique em Avaliar Fórmula.

86 Será exibida a caixa de diálogo Avaliar fórmula. Clique no botão Avaliar para examinar o valor da referência sublinhada. O resultado da avaliação é exibido em itálico. Caso queira ver a avaliação novamente, basta clicar no botão Reiniciar. Ao término da avaliação, clique no botão Fechar. Explicando as etapas do cálculo.

87 Qualquer dúvida, solicite a presença do seu orientador. Utilize as funções: MÉDIA para calcular a célula C24, MÍNIMO para calcular a célula C25 e MÁXIMO para calcular a célula C26. Todas as funções utilizam como referênciao intervalo C6:C21. Faça a cópia da fórmula para as outras células, nas colunas D, E e F. Não esqueça de formatar os valores. Deixe sua planilha como mostra a imagem a seguir.

88 Agora é possível saver qual é a medida, o menor e o maior valor de vendas, comissão e bônus. Observação: Note que o menor valor mostrado é o de R$ 252,00 e não R$ 0,00 como deveria ser, pois na fórmula que criamos há alguns instantes, no momento em que definimos as condições =SE(E(C6>$B$3;$C$23>15000);C6*12%; R$0,00 ), ela retorna R$ 0,00 em formato de texto, pois o mesmo está entre aspas. Portanto, como as funções: MÉDIA, MÍNIMO E MÁXIMO só reconhecem caracteres numéricos, o valor R$ 0,00 que está em formato de texto, não será mostrado. Porém, se o mesmo for alterado apor qualquer outro caracter numérico, passará a ser exibido. Peça para seu orientador avaliar seu exercício e esclarecer possíveis dúvidas. Salve o arquivo. Abra o arquivo Folha caso o mesmo tenha sido fechado e ative a guia Folha para terminamos os cálculos que estão faltando. Vamos começar pela comissão do vendedor. O cálculo já foi feito, basta apenas buscarmos os valores na planilha Vendas. Selecione a célula E4 na guia Fórmulas, clique sobre o botão Inserir Função.

89 Na caixa Inserir Função que é exibida, selecione a categoria Pesquisa e Referência. Utilizando a Barra de Rolagem, localize a função PROCV e clique sobre o botão OK. Após o clique, será aberta a caixa Argumentos da função, para que possamos fornecer os valores a serem utilizados. Na caixa Valor_procurado, digite o endereço de célula A4, que corresponde ao código do vendedor. Posicione o cursor do mouse dentro da caixa Matriz_tabela e ative a guia de planilha Vendas. Apague o texto Vendas! Inserido automaticamente na caixa Matriz_tabela, após alternar planilha, para que não ocorra duplicidade de dados. Em seguida, selecione o intervalo de células A6:F21 e pressione a tecla de função <F4> para fixar o endereço da busca. Clique na caixa Num_índice_coluna e digite o número 5.

90 O número 5 foi informado porque desejamos buscar o valor da comissão do vendedor e ele se encontra na quinta coluna da área selecionada. Clique no botão OK para aplicação da função. Planilha com o vaor da comissão do vendedor. Copie a fórmula para as demais células da coluna. Não se esqueça de formatar os valores para o estilo Moeda.

91 Agora vamos buscar o valor do bônus na planilha Vendas. Vamos utilizar a mesma função do valor da comissão. A única alteração será na caixa Num_índice_coluna que iremos digitar o número 6. Copie a fórmula para as outras células. Coloque o alinhamento à direita e formate com o estilo Moeda. Sua planilha deve estar com a seguinte aparência:

92 Somam-se o Salário base + Comissão + Bônus para encontrar o valor do Salário Bruto. Digite na célula G4 a seguinte fórmula: =D4+E4+F4 e depois copie a fórmula para as demias células. Salário Bruto calculado.

93 Salve as alterações da planilha. O desconto do INSS é o produto entre o salário bruto e a alíquota. A alíquota é determinada por três faixas de valores. Como cada faixa é determinada por uma condição, podemos usar a função SE. Como essa função tem apenas duas saídas, para obter os três resultados possíveis, serão necessárias duas funções SE aninhadas. Então vamos criar três faixas da função SE e depois fazemos a junção das mesmas. Primeira faixa: caso o salário bruto seja menor ou igual a R$ 868,29, a alíquota será de 8%. SE(G4<=868,29;8%); Segunda faixa: o salário bruto que não se enquadrar na condição anterior deve ser atestado. Inclui-se, então, uma nova função SE: caso o salário bruto seja menor ou igual a R$ 1.447,14, a alíquota será de 9%. SE(G4<=868,29;8%;SE(G4<=1447,14;9%); Terceira-faixa: o salário bruto que não se enquadra nas condições anteriores terá alíquota de 11%. SE(G4<=868,29;8%;SE(G4<=1447,14;9%;11%))

94 Montamos a função para calcular a alíquota. Agora vamos multiplicar o valor do salário bruto pela função que calcula a alíquota. Na célula H4, digite a seguinte fórmula para encontrar o valor do INSS. =G4*SE(G4<=868,29;8%;SE(G4<=1447,14;9%;11%)) Não esqueça de copiar a fórmula para as demais células. Sua planilha após o cálculo do INSS. As alíquotas e faixa salarial citadas nesta planilha são exemplos, os valores e porcentagens são atualizadas constantemente. Para calcular o valor referente às faltas do funcionário, será dividido o Salário Base por 30 (total de dias no mês) para encontrar o valor recebido por dia, em seguida, é multiplicado esse resultado pela quantidade de dias em que o funcionário faltou.

95 Na célula I4 digit a seguinte fórmula: =(D4/30)*C4. Depois copie a fórmula para as outras células da coluna e formate-as com estilo Moeda. Para completar o cálculo da nossa planilha, só falta calacular o Salário Líquido, o qual será igual ao Salário Bruto menos o valor de desconto do INSS e o valor das faltas do funcionário. Na célula J4 digite: =G4-H4-I4.

96 Em seguida, copie a fórmula para as demais células. Caso queira visualizar o total e a média dos salários, sem efetuar nenhum cálculo. Basta personalizar a Barra de Status. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de Status e no menu que aparece, selecione as opções Média e Soma.

97 Em seguida, selecione o intervalo de células J4:J19 que são referentes aos salários dos funcionários e observe que na Barra de Status é exibida a média e a soma dos salários.

98 Qualquer dúvida, solicite a presença do seu orientador. Salve as alterações do arquivo e feche-o em seguida. Exist uma variedade de fuções financeiras disponíveis no Excel. Veremos algumas delas. Vamos criar uma planilha para calcular um investimento a longo prazo. Crie um novo arquivo e digite os dados mostra na imagem a seguir. Faça as formatações necessárias na planilha.

99 Na célula D5, D13, D14 e D15 formate em Formato Moeda, a célula D6 Formato Porcentagem e a célula D7 e D12 Formato Geral. Salve o arquivo com o nome de Investimento dentro da Sua Pasta.

100 Portanto, a primeira célula da planilha a ser calculada é a correspondente ao número de pagamentos, a qual vai informar quantos pagamentos mensais você vai fazer no período indicado. A fórmula vai calcular onúmero de períodos, em anos, multiplicado por 12 (quantidade de meses no ano). Então selecione a célula D12 e digite: =D7*D12. Vamos calcular os juros acumulados, o qual corresponde ao montante acumulado no período, menos o valor investido. Montante é o valor investido, mais os juros. A fórmula correspondente ao total acumulado menos o total investido. Na célula D13 digite: =D15-D14.

101 Agora vamos calcular o total investido, o qual será a soma de todos os pagamentos mensais. Então, a fórmula vai calcular o valor mensal multiplicado pelo número de pagamentos. Na célula D14 digite: =D5*D12. Para o total acumulado, vamos utilizar a função VP (Valor Presente), a qual retorna o valor presente de um investimento. O valor presente éo valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros. Por exemplo, quando você toma emprestada uma quantia de dinheiro, a quantia do empréstimo é o valor presente para o concessor do empréstimo.

102 Sintaxe da função: VP(taxa,per,pgto,vf,tipo) Taxa: é a taxa de juros por período. Per: pé o número total de períodos de pagamentos em uma anuidade. Pgto: é o pagamento feito em cada período e não pode mudar durante a vigência da anuidade. Geralmente, pgto contém o capital e os juros e nenhuma outra taxa ou tarifa. Se pgto for omitido, você deverá incluir o argumento vf. Vf: é o valor futuro, ou seja, o saldo que você deseja obter depois do último pagamento. Se vf for omitido, será considerado 0 (zero) e você deverá incluir o argumento pgto. Tipo: é o número 0 (fim do período) ou 1 (início do período) e indica as datas de vencimento dos pagamentos. A função VP deve ser usada na forma negativa, ou seja, deve ser procedida de um sinal menos. A taxa de juros também deve ser precedida de um sinal de menos. Selecione a célula D15 e, em seguida, clique no botão Inserir Função. Serpa exibida a caixa de diálogo Inserir Função. Clique no botão drop-down de Ou selecione uma categoria e escolha a opção Financeira. Em Selecione uma função, escolha a opção VP. Em seguida clique OK.

103 Abrirá a caixa de diálogo Argumentos da função. Observe que são exibidos três campos com seus nomes em negrito. São esses campos que você precisa preencher para montar a fórmula. Clique no botão à direita do campo Taxa. A janela se reduz deixando que seja vista a planilha. Clique na célula da taxa de juros (D6) e clique outra vez no botão da janela Argumentos da Função. A janela Argumentos da Função retorna ao tamanho normal. Vamos entrar com o valor do número de pagamentos. Clique no botão à direita do campo Per e selecione a célula D12. Clique novamente no botão da janela Argumentos da Função. Agora, clique no botão à direita do campo Pgto e selecione a célula D5, que é a célula referente ao valor a ser investido. Clique no botão da janela Argumentos da Função para exibir a janela no tamanho normal. Conclua a montage da fórmula clicando no botão OK.

104 Falta fazermos um pequeno ajuste na fórmula. Então vamos alterá-la. Selecione a célula D15 e depois dê um clique dentro da Barra de Fórmulas. Inclua um sinal de menos antes de VP e outro antes da taxa de juros (D6). Depois clique no botão Inserir. Caso tenha alguma dúvida, solicite a ajuda do seu orientador. A planilha está pronta. Então vamos fazer um teste. Suponha que você deseje investir mensalmente R$ 200,00 a uma taxa mensal de 1%, em um período de 7 anos. Digite os valores 200, 1 e 7 nas células D5, D6 e D7, respectivamente. E para o número de pagamentos digite 84 na célula D12. Se necessário, aumente a largura da coluna D.

105 Formate a célula D15 colocando o estilo Negrito; e na célula D6, diminua as casas decimais clicando duas vezes no botão Diminuir Casas Decimais.

106 Qualquer dúvida solicite a presença do seu orientador. Salve e depois feche o arquivo. Vamos criar uma planilha para calcular juros de financiamentos. Crie um novo arquivo e digite os dados a seguir. Faça as formatações necessárias na planilha.

107 Salve o arquivo com o nome de Financiamento dentro da Sua Pasta.

108 Criamos células na planilha para entrada do valor à vista, do valor da entrada, do número de parcelas e da taxa de juros. Vamos definir o funcionamento dessa planilha. Os quatro primeiros valores, citados anteriormente, são digitados pelo usuário. Portanto, a primeira célula da planilha a ser calculada é a correspondente ao valor das parcelas. Utilizaremos para o cálculo a função PGTO, a qual retorna o pagamento periódico de uma anuidade de acordo com pagamentos constantes e com uma taxa de juros constante. Sintaxe: PGTO (taxa;nper;vp;vf;tipo) Taxa: é a taxa de juros por período. Nper: é o número total de pagamentos pelo empréstimo. Vp: é o valor presente, ou seja, o valor total presente de uma série de pagamentos futuros. Vf: é o valor futuro, ou seja, o saldo que você deseja obter depois do último pagamento. Se vf for omitido, será considerado 0 (zero). Tipo: é o número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento. Então selecione a célula C10 e insira a função PGTO. Depois clique no botão OK. Campos da caixa de diálogo Argumentos da função.

109 Taxa: selecione a célula C8, que corresponde a taxa de juros. Nper: selecione a célula C7, que corresponde ao número de pagamentos de um empréstimo. Vp: selecione a célula C4, digite o sinal de menos e, em seguida, selecione a célula C6. Vp: é a quantia financiada, que em nosso caso, é o valor de compra à vista menos o que foi pago como entrada. Utilizando os recursos vistos, deixe a caixa de diálogo Argumentos da função como mostra a imagem a seguir. Depois clique no botão OK. Ao invés de utilizar o mouse para selecionar as células, digite o mouse da célula nos respectivos campos da caixa de diálogo Argumentos da função. A fórmula está pronta. Antes de informarmos qualquer valor, a sua planilha deve estar com a seguinte aparência.

110 A função PGTO trabalha com um valor constante para o pagamento e para a taxa de juros. Então o valor da parcela fixa. Vamos fazer um teste. Digite 5400, 400, 4 e 3 para a entrada dos dados: À Vista, Entrada, Parcelas e Juros, respectivamente. Formate as células com os estilos necessários e deixe como a imagem abaixo. Após digitar esses valores, observe que o valor da parcela aparece negativo. Para corrigir isso, selecione a célula C10 e na Barra de Fórmulas introduza um sinal de menos antes de PGTO.

111 Agora vamos calcular o total financiado que corresponde ao número de parcelas multiplicado pelo valor da parcela. Vamos calcular também o total da compra que é a soma da entrada como o total financiado. Na célula C13 digite: =C7*C10 e na célula C14 digite: =C6+C13. Sua planilha deve estar com a seguinte aparência:

112 Caso for utilizar essa planilha em uma loja, por exemplo, não é necessário digitar a taxa de juros com frequência, desde que se crie uma constante para a taxa de juros. Selecione a célula C8 e na guia Fórmulas, no grupo Nomes Definidos, clique em Definir Nome. Será exibida a caixa de diálogo Novo Nome, na caixa Nome, digite Juros. Os nomes podem ter até 255 caracteres. Na caixa de listagem Escopo, deixe selecionada a opção Pasta de Trabalho. Na caixa Refere-se a, digite =3%. Pode-se digitar uma constante ou uma fórmula, em nosso caso estamos entrando com o valor de uma constante. Para concluir e retornar à planilha, clique em OK.

113 Ainda com a célula C8 seleciona, digite =Juros. Observe que foi criada uma constante chamada Juros, cujo o valor é de 3%. Agora não precisamos mais digitar o valor da taxa de juros. Se o valor for alterado, basta atualizá-lo. Utilizamos esta solução quando na nossa planilha não tem muitos cálculos com taxas de juros diferentes. Para atualizar o valor constante, selecione a guia Fórmulas, no grupo Nomes Definidos, clique em Gerenciador de Nomes ou pressione as teclas <Ctrl>+<F3>. Em seguida, selecione a constante criada e clique no botão Editar para realizar a alteração.

114 Podemos aperfeiçoar nossa planilha. Que tal se o usuário só puder digitar nas células que precisam informar valores? Para isso, vamos proteger algumas partes da planilha para que o usuário não possa alterá-la. Clique no botão Selecionar Tudo para selecionar toda a planilha.

115 Na guia Página Inicial, no grupo Células, clique em Formatar e, em seguida, clique em Formatar Células... Ou pressione as teclas <Ctrl> + <1>.

116 Será aberta a caixa de diálogo Formatar Células. Ative a guia Proteção, marque as caixas de seleção Bloqueadas e Ocultas e clique no botão OK.

117 As opções Bloqueadas tem a função de bloquear a célula contra alterações e a opção Oculta, tem a função de ocultar (esconder) a fórmula na planilha. Agora vamos selecionar as células que ficarão desbloqueadas. Seriam quatro células se tivesse que digitar a taxa de juros, como não vamos digitar, são três células desbloqueadas (valor à vista, valor da entrada e número de parcelas). Com o auxílio da tecla <Ctrl> selecione as células C4, C6 e C7. Abra novamente a caixa de diálogo Formatar Células. Selecione a guia Proteção, desmarque a opção Bloqueadas e clique no botão OK.

118 Bloquear células e ocultar fórmulas não tem nenhum efeito se a planilha não estiver protegida. Então vamos protegê-la. Para proteger a planilha, na guia Página Inicial, no grupo Células, clique em Formatar e, em seguida, escolha a opção Proteger Planilha... Na caixa de diálogo Proteger planilha, no campo Senha para desbloquear a planilha, deixe-o em branco. Vamos configurar a senha em branco, pois se digitarmos algo e esquecermos, não conseguiremos desbloquear a planilha. Dentre as opções disponíveis no campo Permitir que todos os usuários desta planilha possam, deixe selecionadas as opções como mostra na imagem a seguir, as quais têm as seguintes funcionalidades: Selecionar células bloqueadas Desmarcando esta opção, o usuário só poderá navegar nas células que tiverem nas suas propriedades a opção Bloqueada desmarcada. Selecionar células desbloqueadas Desmarcando esta opção, o usuário estará incapacitado de navegar pela planilha.

119 Clique no botão OK. A senha é opcional. Contudo, se você não forneceu uma senha, qualquer usuário poderá desproteger a planilha e alterar os elementos protegidos. Quando for montar alguma planilha e protegê-la, certifique-se de escolher uma senha da qual consiga lembrar, pois, caso perca, você não poderá acessar os elementos protegidos na planilha. Após proteger a planilha, você não consegue digitar nela, a não ser nas células em que deixou desbloqueada. Não consegue também visualizar as fórmulas nas células em que foram digitadas. Tente alterar qualquer célula bloqueada. Surgirá uma mensagem informando que a célula está protegida. Para desproteger a planilha, basta clicar novamente na opção Formatar, após proteger a planilha, aparece a opção Desproteger planilha...

120 Pressione a tecla Tab várias vezes e observe que o cursor só se movimenta nas células desbloqueadas. Altere o valor da entrada para R$ 1.400,00 e observe a modificação nos valores da planilha. Qualquer dúvida solicite a presença do seu orientador.

121 Salve e feche seu arquivo. Nesta lição vamos fazer a impressão do conteúdo de uma planilha. Abra o arquivo Conta_Corrente que está gravado em sua pasta. Com a planilha aberta, clique na guia Arquivo e na opção Imprimir, e já verá as opções de impressão.

122 Propriedades de impressão.

123 1 - Botão Imprimir: deve ser pressionado para concluir as configurações e enviar a impressão. 2 Cópias: permite selecionar o número de cópias da impressão. 3 Impressora: usado para selecionar a impressora disponível e suas propriedades. 4 Configurações: podemos selecionar qual planilha queremos imprimir, ou seja, a planilha ativa, todas as pastas de trabalho ou definir uma área de impressão. É possível definir qual página será impressa ou intervalo de páginas, a orientação da impressão (Paisagem/horizontal ou Retrato/vertical); o tamanho do papel, margens e alinhamento da planilha.

124 Vamos manter as configurações padrão, confirme com seu orientador sobre a impressora disponível e pressione o botão Imprimir. Solicite sua impressão ao orientador e caso tenha alguma dúvida, aproveite para esclarecê-las. Feche o arquivo da sua planilha. Cenários fazem parte de um conjunto de comandos, algumas vezes chamados de ferramentas de análises hipotéticas. Um cenário é um conjunto de valores que o Excel salva e pode substituir automaticamente na sua planilha. Você pode usar cenários para prever o resultado de um modelo de planilha. Você pode criar e salvar diferentes grupos de valores em uma planilha e alternar para qualquer um desses novos cenários para exibir resultados diferentes. Análise hipotética: um processo de alteração dos valores em células para saber como essas alterações afetam o resultado das fórmulas na planilha. Por exemplo, variar a taxa de juros usada em uma tabela de amortização para determinar o valor dos pagamentos. No dia-a-dia, utilizamos o Excel para registrar fatos concretos, por exemplo, folha de pagamento, despesas domésticas, contas a pagar e receber, entre outros. Porém, vamos utilizar o Excel para trabalhar com hipóteses. É possível simular situações, alterando os valores de determinadas células e alcançando resultados diferentes na mesma planilha. Digite os dados como mostra a imagem a seguir e faça as formatações necessárias na planilha.

125 Digite na célula C4 a seguinte fórmula: =$C$1*B4 e na célula D4: =$C$1+C4. Aplique a fórmula para as demais células. Utilize para formatar os valores a opção Formato Moeda e para coluna porcentagem utilize a opção Estilo de Porcentagem. Salve o arquivo com o nome de Cenários dentro da Sua Pasta. O ponto inicial da planilha é o resultado das vendas de produtos no mês de Julho: R$ ,00. Com base neste dado real, podemos trabalhar com diferentes percentuais de vendas e visualizar diferentes cenários. Nesta 1ª simulação, espera-se que as vendas em Dezembro sejam 40% maiores do que as de Julho, ou seja, vamos utilizar os valores atuais da planilha para criar o cenário. Na coluna B, é registrado o possível crescimento (em relação a Julho) das vendas durante o 2º semestre de A coluna C exibe o resultado em moeda. A coluna D exibe o total das vendas: o valor inicial (Julho) mais o crescimento. Este é o cenário definido como mais provável para a empresa. Através do qual, podemos trabalhar com hipóteses (otimistas e pessimistas), com diferentes resultados utilizando a mesma planilha e trabalhando com o mesmo intervalo de células.

126 Na guia Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Teste de Hipóteses e, em seguida, escolha a opção Gerenciador de Cenários. A caixa de diálogo Gerenciador de cenários será exibida. Primeiro, devemos criar um cenário com os dados originais da planilha. Clique, então, no botão Adicionar. Na caixa de diálogo Adicionar cenário, digite Original no campo Nome do cenário, o qual é o nome para identificar os dados atuais da planilha. Na caixa Células variáveis, vamos indicar quais células poderão variar-nos diversos cenários que serão criados. Então, selecionaremos o intervalo B4:B8, para isso clique no botão dessa caixa, como mostra na imagem a seguir.

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Instruções para a atividade

Instruções para a atividade 1/13 Instruções para a atividade 1. Orientações gerais. Leia atentamente: a. Esta é uma atividade contínua, baseada nos recursos do MS Excel. Foi idealizada para que a ferramenta em questão possa ter seus

Leia mais

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas.

O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. O que é o Excel? O Excel é um programa de computador desenvolvido para gerenciar dados na forma de planilhas. Ele possibilita ao usuário desenvolver planilhas que efetuem cálculos, dos mais simples aos

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1

Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Cálculo de Juros Simples e Composto no Excel - Parte 1 Grau de Dificuldade: 5 Olá turma... Nos próximos artigos, estarei exemplificando diversas maneiras para trabalhar com Juros Simples e Composto no

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO EXCEL 2003 SUMÁRIO INICIANDO O EXCEL... 2 CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL... 4 OS COMPONETES DO EXCEL 2003... 7 ENTENDENDO FUNÇÕES... 8 BOLETIM ESCOLAR... 16 QUADRO DE RENDIMENTO DO ALUNO... 17 CHAMADA ESCOLAR...

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor ENSINO MÉDIO 16. O PRIMEIRO CARRO O custo real de um carro financiado SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT EXCEL 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER Guia do Professor RESUMO Esta atividade vai ensinar

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA

AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA Planilhas I Empregada doméstica AJUDA NO CONTROLE DA EMPREGADA CALCULE E EMITA RECIBOS E GUIAS DE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS Amelhor maneira de evitar dores de cabeça futuras em

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL

FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL FÓRMULAS DO MICROSOFT EXCEL 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios

Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel. Exercícios Informática Básica Módulo: Planilha Eletrônica Excel Exercícios Sumário INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA... 1 MÓDULO: PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL... 1 1 EXERCÍCIO 01 - BAZAR... 4 2 EXERCÍCIO 02 CONTROLE DE ESTOQUE...

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas

UNESP Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas CURSO DE EXCEL - 1 - ÍNDICE PLANILHAS, COLUNAS, LINHAS E CÉLULAS....3 PLANILHAS...3 COLUNAS...3 LINHAS...4 PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO...5 REFERÊNCIAS RELATIVAS...6 REFERÊNCIAS ABSOLUTAS...7 FORMATAÇÃO DE

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha

Caixa de Nome Barra de Fórmulas. Célula Ativa Cabeçalho Coluna Cabeçalho Linha O software Microsoft Excel97 é uma planilha de cálculos bastante aprimorada no que diz respeito a elaborar documentos fáceis de entendimento e formatação altamente sofisticada. Inicialmente vamos aprender

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Objetivos Explorar funções de procura e referência; Explorar ferramentas para controle de formulários em planilhas; Importar

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Módulo Faturamento INDICE

Módulo Faturamento INDICE Módulo Faturamento INDICE Como faturar contas... 3 Editando os dados de uma conta... 5 Como gerar o arquivo TISS... 7 Como cadastrar médicos... 10 Como cadastrar um convênio... 15 Como cadastrar um layout...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Índice: Caderno de Exercícios Microsoft Excel 2003

Índice: Caderno de Exercícios Microsoft Excel 2003 Índice: Lição 01 Iniciando Movimentar o Cursor na planilha - Inserir conteúdo da célula - Apagar conteúdo da célula - Alterar conteúdo das células - Fazer uma planilha simples... 03 Lição 02 Noções Básicas

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Exercício Excel Tabuada

Exercício Excel Tabuada Exercício Excel Tabuada 1) Crie um documento novo em branco no Excel. Digite os números 1 e 2 nas células C3 e C4 como mostra o exemplo da Figura A. 2) Selecione os números 1 e 2 e clique na alça da célula

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais