- ESTATUTO DO DESARMAMENTO -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- ESTATUTO DO DESARMAMENTO -"

Transcrição

1 - ESTATUTO DO DESARMAMENTO - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 10 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

2 CONCEITOS INICIAIS

3 DIFERENÇAS E OBJETIVOS PARA O ESTATUTO FORÇAS ARMADAS FORÇAS AUXILIARES FORÇAS LEGISLATIVAS FEDERAIS

4 CF/88 ART FORÇAS ARMADAS As FORÇAS ARMADAS, constituídas pela MARINHA, pelo EXÉRCITO e pela AERONÁUTICA, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se À DEFESA DA PÁTRIA, À GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS e, por iniciativa de qualquer destes, DA LEI E DA ORDEM.

5 CF/88 ART. 144 ÓRGÃOS SEG. PÚBLICA A SEGURANÇA PÚBLICA, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA E DA INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO, através dos seguintes órgãos: I - POLÍCIA FEDERAL; II - POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL; III - POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL; IV - POLÍCIAS CIVIS; V - POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES (Forças Auxiliares).

6 CF/88 ART. 51, INC. IV POLÍCIA LEGISLATIVA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Art. 51. Compete privativamente à CÂMARA DOS DEPUTADOS: (...) IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, POLÍCIA, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;

7 CF/88 ART. 52, INC. XIII POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO FEDERAL Art. 52. Compete privativamente ao SENADO FEDERAL (...) XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, POLÍCIA, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;

8 DIFERENÇAS ARMAS DE FOGO USO PERMITIDO vs. USO RESTRITO

9 CONCEITOS INICIAIS DECRETO Nº 5.123/04 ARMAS DE FOGO DE USO PERMITIDO É aquela cuja utilização é autorizada a pessoas físicas, bem como a pessoas jurídicas, de acordo com as normas do COMANDO DO EXÉRCITO e nas condições previstas na Lei n o , de 2003.

10 CONCEITOS INICIAIS DECRETO Nº 5.123/04 ARMAS DE FOGO DE USO RESTRITO É aquela de uso exclusivo das Forças Armadas, de instituições de segurança pública e de pessoas físicas e jurídicas habilitadas, DEVIDAMENTE AUTORIZADAS PELO COMANDO DO EXÉRCITO, de acordo com legislação específica.

11 CONCEITOS INICIAIS DECRETO Nº 5.123/04 REGISTROS PRÓPRIOS Entende-se por registros próprios, os REGISTROS FEITOS pelas instituições, órgãos e corporações em DOCUMENTOS OFICIAIS DE CARÁTER PERMANENTE.

12 SINARM Sistema Nacional de Armas INSTITUÍDO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, NO ÂMBITO DA POLÍCIA FEDERAL, COM CIRCUNSCRIÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL TEM POR FINALIDADE MANTER CADASTRO GERAL, INTEGRADO E PERMANENTE DAS ARMAS DE FOGO IMPORTADAS, PRODUZIDAS E VENDIDAS NO PAÍS, DE SUA COMPETÊNCIA, E O CONTROLE DOS REGISTROS DESSAS ARMAS.

13 SIGMA INSTITUÍDO NO MINISTÉRIO DA DEFESA NO ÂMBITO DO COMANDO DO EXÉRCITO Com circunscrição em TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, tem por finalidade manter cadastro geral, permanente e integrado das armas de fogo importadas, produzidas e vendidas no país, DE COMPETÊNCIA DO SIGMA, e DAS ARMAS DE FOGO QUE CONSTEM DOS REGISTROS PRÓPRIOS.

14 SINARM X SIGMA SINARM instituído pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA e funciona no âmbito da POLICIA FEDERAL. SIGMA - instituído pelo MINISTÉRIO DA DEFESA e funciona no âmbito do COMANDO DO EXÉRCITO.

15 AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO USO PERMITIDO (art. 4º)

16 ART. 4º LEI Nº /03 Art. 4o Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, ALÉM DE DECLARAR A EFETIVA NECESSIDADE, atender aos seguintes requisitos: I - comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos; (Redação dada pela Lei nº , de 2008) II apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa; III comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei.

17 ART. 4º LEI Nº /03 REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO PELO CIDADÃO DECLARAR EFETIVA NECESSIDADE A declaração de efetiva necessidade é um DOCUMENTO no qual o interessado DEVERÁ EXPLICITAR OS FATOS E CIRCUNSTÂNCIAS JUSTIFICADORAS DO PEDIDO. Tais fatos e circunstâncias serão examinados pela POLÍCIA FEDERAL.

18 ART. 4º LEI Nº /03 REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO PELO CIDADÃO Ter, NO MÍNIMO, 25 anos apresentar ORIGINAL E CÓPIA, ou CÓPIA AUTENTICADA, de documento de identificação pessoal comprovar, em seu pedido de aquisição e em cada renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo, IDONEIDADE e INEXISTÊNCIA DE INQUÉRITO POLICIAL OU PROCESSO CRIMINAL, por meio de certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, que poderão ser fornecidas por meio eletrônico;

19 ART. 4º LEI Nº /03 REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO PELO CIDADÃO apresentar DOCUMENTO COMPROBATÓRIO de OCUPAÇÃO LÍCITA e de RESIDÊNCIA CERTA O comprovante de RESIDÊNCIA CERTA deverá ser OBRIGATORIAMENTE uma CORRESPONDÊNCIA OFICIAL, em NOME DO TITULAR REQUERENTE DA COMPRA DA ARMA DE FOGO, com data de no máximo 03 meses anteriores á data da solicitação de compra.

20 ART. 4º LEI Nº /03 REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO PELO CIDADÃO comprovar, em seu pedido de aquisição e em cada renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo, a CAPACIDADE TÉCNICA PARA O MANUSEIO DE ARMA DE FOGO. Expedido por INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO CREDENCIADO PELA POLÍCIA FEDERAL e deverá atestar, necessariamente: Conhecimento da CONCEITUAÇÃO E NORMAS DE SEGURANÇA pertinentes à arma de fogo; Conhecimento básico dos COMPONENTES E PARTES da arma de fogo; e Habilidade do uso da arma de fogo DEMONSTRADA, PELO INTERESSADO, EM ESTANDE DE TIRO credenciado pelo Comando do Exército.

21 ART. 4º LEI Nº /03 REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO PELO CIDADÃO Comprovar APTIDÃO PSICOLÓGICA PARA O MANUSEIO DE ARMA DE FOGO, atestada em laudo conclusivo fornecido por PSICÓLOGO DO QUADRO DA POLÍCIA FEDERAL ou por esta credenciado. A APTIDÃO PSICOLÓGICA deverá ser atestada, por meio de EXAMES PSICOTÉCNICOS.

22 ART. 4º LEI Nº /03

23 AUTORIZAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO PREEENCHIDO OS REQUISITOS, e havendo manifestação favorável da POLÍCIA FEDERAL, será expedida, pelo SINARM, no prazo máximo de 30 dias, em nome do interessado, a AUTORIZAÇÃO PARA A AQUISIÇÃO da arma de fogo indicada (art. 4, 1º e 6º).

24 AUTORIZAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE ARMA DE FOGO

25 O COMÉRCIO ESPECIALIZADO DE ARMAS E MUNIÇÕES

26 O ESTATUTO E O REFERENDO POPULAR DE 2005 A LEI Nº /03 Art. 35. É PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO DE ARMA DE FOGO E MUNIÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, salvo para determinadas entidades, cuja determinação dependerá de APROVAÇÃO MEDIANTE REFERENDO POPULAR a ser realizado em outubro de O REFERENDO POPULAR DE 2005 Por um Brasil sem armas = 36% Pela Legítima Defesa = 64%

27 AS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ARMA DE FOGO A empresa que comercializar arma de fogo em território nacional é obrigada a comunicar a venda à autoridade competente, como também a manter banco de dados com todas as características da arma e cópia dos documentos previstos (art. 4º, 3º). Enquanto essas mercadorias NÃO FOREM VENDIDAS, tais estabelecimentos responderão legalmente por elas as quais ficarão REGISTRADAS COMO DE SUA PROPRIEDADE (art. 4, 4º).

28 REGISTRO DE ARMA DE FOGO (art. 5º)

29 CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO O CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO expedido pela POLÍCIA FEDERAL, precedido de cadastro no SINARM, tem VALIDADE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL e autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo EXCLUSIVAMENTE no INTERIOR DE SUA RESIDÊNCIA ou dependência desta, ou, ainda, NO SEU LOCAL DE TRABALHO, desde que seja ele o TITULAR OU O RESPONSÁVEL LEGAL PELO ESTABELECIMENTO OU EMPRESA. TITULAR DO ESTABELECIMENTO OU EMPRESA é todo aquele assim definido em contrato social, RESPONSÁVEL LEGAL é aquele designado em contrato individual de trabalho, com poderes de gerência.

30 IMPORTANTE A aquisição de MUNIÇÃO somente poderá ser feita no calibre correspondente à arma registrada e na quantidade estabelecida em Lei.

31 IMPORTANTE RENOVAÇÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO de USO PERMITIDO Os requisitos para autorização de aquisição de arma de fogo DEVERÃO ser comprovados, periodicamente, A CADA 03 ANOS, junto à POLÍCIA FEDERAL, para fins de RENOVAÇÃO do Certificado de Registro.

32 IMPORTANTE RENOVAÇÃO DE CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO

33 PORTE DE ARMA DE FOGO (art. 6º)

34 REGRA FUNDAMENTAL É PROIBIDO O PORTE DE ARMA DE FOGO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, SALVO para os casos previstos em legislação própria e para:

35 O PORTE DE ARMA FORÇAS ARMADAS ** O Porte de Arma de Fogo é DEFERIDO (autorizado) aos militares das FORÇAS ARMADAS em razão do desempenho de suas funções institucionais. ** Os integrantes das FORÇAS ARMADAS terão também o direito de portar arma de fogo de PROPRIEDADE PARTICULAR ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, MESMO FORA DE SERVIÇO, com VALIDADE EM ÂMBITO NACIONAL.

36 O PORTE DE ARMA FORÇAS AUXILIARES ** O Porte de Arma de Fogo é DEFERIDO (autorizado) aos militares das FORÇAS AUXILLIARES em razão do desempenho de suas funções institucionais. ** Os integrantes das FORÇAS AUXILIARES terão também o direito de portar arma de fogo de PROPRIEDADE PARTICULAR ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, MESMO FORA DE SERVIÇO, com VALIDADE EM ÂMBITO NACIONAL.

37 O PORTE DE ARMA FORÇAS LEGISLATIVAS ** O Porte de Arma de Fogo é DEFERIDO (autorizado) aos Policiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em razão do desempenho de suas funções institucionais. ** Os integrantes destas POLICIAS terão também o direito de portar arma de fogo de PROPRIEDADE PARTICULAR ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, MESMO FORA DE SERVIÇO, com VALIDADE EM ÂMBITO NACIONAL.

38 O PORTE DE ARMA GUARDAS MUNICIPAIS Guardas Municipais de Municípios > habitantes = Porte de Arma dentro e fora de serviço. Guardas Municipais de Municípios > e < habitantes = Porte de Arma só quando em serviço. Guardas Municipais de Municípios < habitantes = integrantes não autorizados a ter o Porte de Arma.

39 O PORTE DE ARMA GUARDAS MUNICIPAIS A autorização para o porte de arma de fogo das GUARDAS MUNICIPAIS está CONDICIONADA À FORMAÇÃO FUNCIONAL DE SEUS INTEGRANTES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE ATIVIDADE POLICIAL, à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno, nas condições estabelecidas no Estatuto, observada a supervisão do Ministério da Justiça.

40 O CAÇADOR DE SUBSISTÊNCIA (art. 7º - A)

41 PORTE DE ARMA DE FOGO CATEGORIA CAÇADOR DE SUBSISTÊNCIA EXIGÊNCIAS PARA CONCESSÃO DO PORTE NA CATEGORIA: AOS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS + MAIORES DE 25 (VINTE E CINCO) ANOS + QUE COMPROVEM DEPENDER DO EMPREGO DE ARMA DE FOGO PARA PROVER SUA SUBSISTÊNCIA ALIMENTAR FAMILIAR + QUE COMPROVE A EFETIVA NECESSIDADE EM REQUERIMENTO

42 PORTE DE ARMA DE FOGO CATEGORIA CAÇADOR DE SUBSISTÊNCIA DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS AO REQUERIMENTO: DOCUMENTO COMPROBATÓRIO de residência em área rural ou CERTIDÃO EQUIVALENTE EXPEDIDA por órgão municipal; ORIGINAL E CÓPIA, ou CÓPIA AUTENTICADA, do documento de identificação pessoal; Atestado de BONS ANTECEDENTES. Aplicam-se ao portador do Porte de Arma de Fogo da categoria CAÇADOR DE SUBSISTÊNCIAS as demais OBRIGAÇÕES estabelecidas no ESTATUTO DO DESARMAMENTO E SEUS REGULAMENTOS.

43 PORTE DE ARMA DE FOGO CATEGORIA CAÇADOR DE SUBSISTÊNCIA

44 EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA E TRANSPORTE DE VALORES (art. 7º)

45 O PORTE DE ARMA SEG. PRIVADA E TRANSP. DE VALORES É DEFERIDO o porte de arma de fogo às EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA e de TRANSPORTE DE VALORES constituídas, nos termos desta Lei;

46 O PORTE DE ARMA SEG. PRIVADA E TRANSP. DE VALORES As armas de fogo utilizadas pelos EMPREGADOS das EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA e de TRANSPORTE DE VALORES, constituídas na forma da lei, serão de PROPRIEDADE, RESPONSABILIDADE E GUARDA DAS RESPECTIVAS EMPRESAS, SOMENTE PODENDO SER UTILIZADAS QUANDO EM SERVIÇO, devendo essas observar as condições de uso e de armazenagem estabelecidas pelo órgão competente, sendo O CERTIFICADO DE REGISTRO e a AUTORIZAÇÃO DE PORTE expedidos pela Polícia Federal EM NOME DA EMPRESA. A EMPRESA DE SEGURANÇA e de TRANSPORTE DE VALORES DEVERÁ apresentar documentação comprobatória do preenchimento dos requisitos ESTABELECIDOS PARA AQUISIÇÃO DE ARMAS DE FOGO quanto aos EMPREGADOS que portarão arma de fogo.

47 PERDA, EXTRAVIO, FURTO OU ROUBO DE ARMA DE FOGO MUITA ATENÇÃO!! O PROPRIETÁRIO ou DIRETOR RESPONSÁVEL de EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA e de TRANSPORTE DE VALORES responderá pelo CRIME DE OMISSÃO DE CAUTELA previsto no Estatuto, sem prejuízo das demais sanções administrativas e civis, se deixar de REGISTRAR OCORRÊNCIA POLICIAL e de comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessórios e munições que estejam sob sua guarda, NAS PRIMEIRAS 24 HORAS DEPOIS DE OCORRIDO O FATO.

48 DICA IMPORTANTE SEG. PRIVADA E TRANSP. DE VALORES A listagem dos EMPREGADOS das empresas de segurança privada e transporte de valores deverá ser atualizada SEMESTRALMENTE junto ao SINARM (art. 7º, 3º).

49 TÉCNICOS DE SEGURANÇA PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 7º - A)

50 TÉCNICOS DE SEGURANÇA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO (ART. 7º -A) As armas de fogo utilizadas pelos SERVIDORES dos Tribunais Federais e do Ministério Público da União e dos Estados: serão de PROPRIEDADE, RESPONSABILIDADE e GUARDA das respectivas instituições; SOMENTE podem ser utilizadas QUANDO EM SERVIÇO; devem observar as CONDIÇÕES DE USO E DE ARMAZENAGEM estabelecidas pelo órgão competente; e seu certificado de registro e a autorização de porte serão expedidos pela Polícia Federal em nome da instituição.

51 TÉCNICOS DE SEGURANÇA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO (ART. 7º -A) O porte de arma pelos servidores dessas instituições FICA CONDICIONADO à: apresentação de DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA do preenchimento dos requisitos por nós já estudados; à FORMAÇÃO FUNCIONAL em estabelecimentos de ensino de atividade policial e; à existência de MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO E DE CONTROLE INTERNO, nas condições estabelecidas no regulamento do Estatuto. A AUTORIZAÇÃO para esse porte de arma de fogo INDEPENDE DO PAGAMENTO DE TAXA.

52 TÉCNICOS DE SEGURANÇA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO (ART. 7º -A) O PRESIDENTE DO TRIBUNAL ou o CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO designará os servidores de seus quadros pessoais no exercício de funções de segurança que poderão portar arma de fogo, respeitado o limite máximo de 50% do número de servidores que exerçam funções de segurança. A listagem dos servidores das instituições dessa instituições deverá ser atualizada SEMESTRALMENTE no SINARM.

53 TÉCNICOS DE SEGURANÇA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO (ART. 7º -A) MUITA ATENÇÃO!! Essas instituições são obrigadas a REGISTRAR OCORRÊNCIA POLICIAL e a comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessórios e munições que estejam sob sua guarda, NAS PRIMEIRAS 24 HORAS DEPOIS DE OCORRIDO O FATO.

54 ENTIDADES DESPORTIVAS (art. 8º)

55 O PORTE DE ARMA ENTIDADES DESPORTIVAS As armas de fogo utilizadas em ENTIDADES DESPORTIVAS LEGALMENTE CONSTITUÍDAS devem obedecer às condições de uso e de armazenagem estabelecidas pelo órgão competente, respondendo o possuidor ou o autorizado a portar a arma pela sua guarda na forma do regulamento desta Lei. (art. 8º)

56 O PORTE DE ARMA SEGURANÇA DE CIDADÃOS ESTRANGEIROS E ENTIDADES DESPORTIVAS Compete ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA a autorização do porte de arma para os responsáveis pela segurança de cidadãos estrangeiros em visita ou sediados no Brasil e, ao COMANDO DO EXÉRCITO, nos termos do regulamento desta Lei, o registro e a concessão de porte de trânsito de arma de fogo para colecionadores, atiradores e caçadores e de representantes estrangeiros em competição internacional oficial de tiro realizada no território nacional.

57 CRIMES PREVISTOS NO ESTATUTO DO DESARMAMENTO (arts. 12 a 21)

58 IMPORTANTE

59 POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO Art. 12. POSSUIR OU MANTER SOB SUA GUARDA arma defogo, acessório ou munição, DE USO PERMITIDO, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena DETENÇÃO, de 01 (um) a 03 (três) anos, e multa.

60 OMISSÃO DE CAUTELA Art. 13. Deixar de observar as CAUTELAS NECESSÁRIAS PARA IMPEDIR que MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS OU PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA MENTAL se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade: Pena DETENÇÃO, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa. NAS MESMAS PENAS incorrem o PROPRIETÁRIO ou DIRETOR RESPONSÁVEL DE EMPRESA DE SEGURANÇA E TRANSPORTE DE VALORES que deixarem de registrar ocorrência policial e de comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de arma de fogo, acessório ou munição que estejam sob sua guarda, nas PRIMEIRAS 24 (VINTE QUATRO) HORAS depois de ocorrido o fato.

61 OMISSÃO DE CAUTELA POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO OMISSÃO DE CAUTELA

62 PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO Art. 14. PORTAR, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena RECLUSÃO, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

63 PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO

64 PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO

65 PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO Art. 14. (...) Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é INAFIANÇÁVEL (??), salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. (Vide Adin )

66 ADIN Nº AÇÃO DE DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE (...) IV - A PROIBIÇÃO DE ESTABELECIMENTO DE FIANÇA para os delitos de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de disparo de arma de fogo, mostra-se DESARRAZOADA, porquanto são crimes de mera conduta, que não se equiparam aos crimes que acarretam lesão ou ameaça de lesão à vida ou à propriedade. V - INSUSCEPTIBILIDADE DE LIBERDADE PROVISÓRIA quanto aos delitos elencados nos arts. 16, 17 e 18. INCONSTITUCIONALIDADE RECONHECIDA, visto que o texto magno não autoriza a prisão ex lege, em face dos princípios da presunção de inocência e da obrigatoriedade de fundamentação dos mandados de prisão pela autoridade judiciária competente. VI - Identificação das armas e munições, de modo a permitir o rastreamento dos respectivos fabricantes e adquirentes, medida que não se mostra irrazoável. IX - Ação julgada procedente, em parte, para DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DOS PARÁGRAFOS ÚNICOS DOS ARTIGOS 14 E 15 E DO ARTIGO 21 DA LEI , DE 22 DE DEZEMBRO DE STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (Med. Liminar) ACORDÃO DJ

67 PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO

68 DISPARO DE ARMA DE FOGO Art. 15. DISPARAR ARMA DE FOGO OU ACIONAR MUNIÇÃO EM LUGAR HABITADO OU EM SUAS ADJACÊNCIAS, EM VIA PÚBLICA OU EM DIREÇÃO A ELA, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime: Pena RECLUSÃO, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é INAFIANÇÁVEL??. (Vide Adin )

69 POSSE OU PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO Art. 16. POSSUIR, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena RECLUSÃO, de 03 (três) a 06 (seis) anos, e multa.

70 POSSE OU PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO Art. 16. (...) Pena RECLUSÃO, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa. NAS MESMAS PENAS incorre quem: I suprimir ou alterar marca, numeração ou qualquer sinal de identificação de arma de fogo ou artefato; II modificar as características de arma de fogo, de forma a torná-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou para fins de dificultar ou de qualquer modo induzir a erro autoridade policial, perito ou juiz; IV portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado; V vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente; e VI produzir, recarregar ou reciclar, sem autorização legal, ou adulterar, de qualquer forma, munição ou explosivo.

71 POSSE OU PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO (art. 21)

72 POSSE OU PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO

73 COMÉRCIO ILEGAL DE ARMA DE FOGO Art. 17. Adquirir, alugar, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, adulterar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, NO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL, arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena RECLUSÃO, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. Equipara-se à atividade comercial ou industrial, para efeito deste artigo, QUALQUER FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, FABRICAÇÃO OU COMÉRCIO IRREGULAR OU CLANDESTINO, INCLUSIVE O EXERCIDO EM RESIDÊNCIA.

74 COMÉRCIO ILEGAL DE ARMA DE FOGO

75 COMÉRCIO ILEGAL DE ARMA DE FOGO

76 TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMA DE FOGO Art. 18. IMPORTAR, EXPORTAR, FAVORECER A ENTRADA OU SAÍDA DO TERRITÓRIO NACIONAL, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização da autoridade competente: Pena RECLUSÃO de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

77 TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMA DE FOGO

78 TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMA DE FOGO

79 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO (art. 25)

80 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO As armas de fogo APREENDIDAS, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, QUANDO NÃO MAIS INTERESSAREM À PERSECUÇÃO PENAL serão encaminhadas pelo juiz competente ao COMANDO DO EXÉRCITO, no prazo máximo de 48 HORAS, para DESTRUIÇÃO ou DOAÇÃO aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

81 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO Destruição Armas Apreendidas Doação

82 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO As armas de fogo APREENDIDAS, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, QUANDO NÃO MAIS INTERESSAREM À PERSECUÇÃO PENAL serão encaminhadas pelo juiz competente ao COMANDO DO EXÉRCITO, no prazo máximo de 48 HORAS, para DESTRUIÇÃO ou DOAÇÃO aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

83 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO As armas de fogo encaminhadas ao COMANDO DO EXÉRCITO que receberem parecer favorável à DOAÇÃO, obedecidos o padrão e a dotação de cada Força Armada ou órgão de segurança pública, atendidos os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Justiça e ouvido o Comando do Exército, serão arroladas em relatório reservado trimestral a ser encaminhado àquelas instituições, abrindo-selhes prazo para manifestação de interesse. O COMANDO DO EXÉRCITO encaminhará a relação das armas a serem doadas ao juiz competente, que determinará o seu perdimento em favor da instituição beneficiada.

84 DESTINAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO O COMANDO DO EXÉRCITO encaminhará a relação das armas a serem doadas ao JUIZ COMPETENTE, que determinará o seu perdimento em favor da INSTITUIÇÃO BENEFICIADA.

85 DOAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO

86 DOADAS DAS ARMAS DE FOGO Encaminhará a relação das armas a serem doadas COMANDO DO EXÉRCITO JUIZ COMPETENTE Determina o perdimento em favor da instituição beneficiada Será responsável pelo transporte das armas a ela doadas Deve cadastrar as no SIGMA ou SINARM INSTITUIÇÃO BENEFICIADA

87 Obrigado Grande abraço e bons estudos! - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades.

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades. STJ00056864 SUMÁRIO Apresentação....... IX Capítulo I - Generalidades. I Capítulo 11 Princípios Fundamentais do Direito Penal 3 Capítulo III - Do Crime................. 7 Capítulo IV Conflito Aparente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.706, DE 19 JUNHO DE 2008. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 417, de 2008 Altera e acresce dispositivos à

Leia mais

LEI N /03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) AUTORIZAÇÃO PELO SINARM (EXPEDIDO PELA PF)

LEI N /03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) AUTORIZAÇÃO PELO SINARM (EXPEDIDO PELA PF) LEI N. 10.826/03 ESTATUTO DO DESAMAMENTO (CADASTRO ARCERVO PORTE APREENSÃO LICENÇA) SISTEMA NACIONAL DE ARMAS SINARM (INSTITUIDO PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NO ÂMBITO DA PF) I identificar as características

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 7 Professor: Rodrigo J. Capobianco ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras

Leia mais

LEI N o , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.

LEI N o , DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. DOU DE 23-12-03 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá outras

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº de 01 de julho de 2004)

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº de 01 de julho de 2004) ESTATUTO DO DESARMAMENTO (* regulamentado pelo decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004) LEI Nº 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

Estatuto do Desarmamento (Lei /03)

Estatuto do Desarmamento (Lei /03) Legislação Penal Extravagante Professor Samuel Silva Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) Olá futuro(a) Policial Militar do Estado de Goiás, tudo bem? Iniciamos hoje a nossa primeira Aula de Legislação

Leia mais

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Estatuto do desarmamento. Lei 10.826/2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Lei 10.826/2003 Dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional

Leia mais

Estatuto do Desarmamento wiltonmoreira.com.br

Estatuto do Desarmamento wiltonmoreira.com.br Estatuto do Desarmamento 2 Lei n. 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e

Leia mais

Lei nº , de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas

Lei nº , de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 14 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

Direito Penal. Lei do Desarmamento (Lei nº /03) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei do Desarmamento (Lei nº /03) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI DO DESARMAMENTO (LEI Nº 10.826/03) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 14 19/10/2009 13:53 Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

LEI /2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO

LEI /2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO LEI 10.826/2003 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Marcelo Fioravante Juiz Sumariante do I Tribunal do Júri 1 Comarca de Belo Horizonte - MG ART. 5º CAPUT DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Todos são iguais perante a lei,

Leia mais

Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes

Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes Agente Administrativo Legislação Aplicada à Polícia Federal Prof. Joerberth Nunes Legislação Aplicada à Polícia Federal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital LEGISLAÇÃO APLICADA

Leia mais

22/10/2018 ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESQUEMATIZADO LEI N DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 PROF. MARCOS GIRÃO

22/10/2018 ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESQUEMATIZADO LEI N DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 PROF. MARCOS GIRÃO ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESQUEMATIZADO LEI N 10.826 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 PROF. MARCOS GIRÃO 1 CONCEITOS INICIAIS ESTATUTO DO DESARMAMENTO Prof. Marcos Girão FORÇAS ARMADAS ORGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas)

PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas) PROJETO DE LEI Nº 041, DE 2018 (Do Sr. Isaac Simas) Dispõe sobre a permissão aos civis a posse e o porte de armas de fogo, mediante aprovação da Polícia Federal e outras condições e revoga a Lei nº 10.826,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Regulamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

Lei núm , de 22 de dezembro de 2003

Lei núm , de 22 de dezembro de 2003 LEI 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003 Lei núm. 10826, de 22 de dezembro de 2003 (DOU 23.12.2003) LGL\2003\663 Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Texto compilado Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição,

Leia mais

LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON 1

LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON   1 LEIS ESPECIAIS PROFº MARCELO DAEMON WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 LEI 10.826/03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Decreto - R105 Art. 3o Para os efeitos deste Regulamento e sua adequada aplicação, são adotadas as

Leia mais

Legislação sobre Porte de Armas REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA

Legislação sobre Porte de Armas REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA Legislação sobre Porte de Armas Aquisição de Porte de Arma Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2004. Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004. REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE PORTE FEDERAL DE ARMA 1. Idade

Leia mais

Concurso Público 2017

Concurso Público 2017 Concurso Público 2017 Conteúdo Lei nº 10.826/2003 e alterações (Estatuto do Desarmamento). Lei nº 7.716/1989 e alterações (crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor). Lei nº 5.553/1968 (apresentação

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS Estatuto do Desarmamento a 2 EDIÇÃO - BRASÍLIA - 2004 Lei n o 10.826 de 22 de dezembro de 2003 LEI N

Leia mais

Estatuto do DESARMAMENTO

Estatuto do DESARMAMENTO Legislação Câmara dos Deputados Estatuto do DESARMAMENTO 3 a edição Brasília 2009 Legislação Estatuto do Desarmamento 3ª edição Apresentação Ao publicar a 3ª edição do Estatuto do Desarmamento, a Câmara

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11. Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) 1. O agente encontrado portando arma de uso permitido com

Leia mais

Estatuto do Desarmamento. 4 a Edição

Estatuto do Desarmamento. 4 a Edição Estatuto do Desarmamento 4 a Edição Estatuto do Desarmamento Senado Federal MESA Biênio 2013/2014 Senador Renan Calheiros PRESIDENTE Senador Jorge Viana 1 o VICE-PRESIDENTE Senador Romero Jucá 2 o VICE-PRESIDENTE

Leia mais

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor Direito Penal Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor E. do Desarmamento Lei 10.826/03 Art 12: Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido,

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm e define crimes.

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo ADENDO A1-AM173 8/7/2009 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Analista Técnico-Administrativo Direito Penal Brasília 2009 2009 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESTATUTO DO DESARMAMENTO ATUALIZADO ATÉ A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 394 / 20.09.2007 ESTATUTO DO DESARMAMENTO www.soleis.adv.br DEC. Nº 5.123/1º.07.2004 (Regulamentação) LEI N 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003

Leia mais

III - apresentar original e cópia, ou cópia autenticada, de documento de identificação pessoal;

III - apresentar original e cópia, ou cópia autenticada, de documento de identificação pessoal; Decreto nº 6.715 (DOU de 29/12/08) Obs.: Ed.Extra Altera o Decreto nº 5.123, de 1º/07/04, que regulamenta a Lei nº 10.826, de 22/12/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI / 03)

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI / 03) ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI 10.826/ 03) 1. HISTÓRICO: Até 1997, as condutas envolvendo armas de fogo eram meras contravenções penais. A Lei n. 9.437/97 Lei de Arma de Fogo as contravenções tornaram-se

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS ESTATUTO DO DESARMAMENTO

CÂMARA DOS DEPUTADOS ESTATUTO DO DESARMAMENTO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESTATUTO DO DESARMAMENTO Brasília 2004 M E S A D A CÂMARA DOS DEPUTADOS 52 a Legislatura 2 a Sessão Legislativa 2004 Presidente: Primeiro-Vice-Presidente: Segundo-Vice-Presidente:

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESTATUTO DO DESARMAMENTO Principais reflexos para as Forças Armadas e seus integrantes, decorrentes da aprovação do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, regulamentada pelo

Leia mais

Lei /03 Desarmamento

Lei /03 Desarmamento 1. Ano: 2016 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina O tipo penal do art. 15 da Lei n. 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) prevê pena de reclusão e multa para a conduta de disparar

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO CARREIRAS POLICIAS LEI Nº /2003 CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

ESTATUTO DO DESARMAMENTO CARREIRAS POLICIAS LEI Nº /2003 CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS CARREIRAS POLICIAS LEI Nº 10.826/2003 CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS Professor Edvaldo Sampaio Email:edconcursos@hotmail.com.br Contato: 9 9669 9337 Av. Rio Branco, nº 109, 1º andar, ao lado

Leia mais

Direito Penal. Código de Trânsito

Direito Penal. Código de Trânsito Direito Penal Código de Trânsito Código de Trânsito Lei n. 9.503/97 CTB traz diversos dispositivos, na grande maioria, de natureza extrapenal. Regulamenta o trânsito, normas, infrações administrativas,

Leia mais

Prof. Marco Albuquerque SUMÁRIO. I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº /2003) Dec. nº 5.123/ Questões de Concurso da PF...

Prof. Marco Albuquerque SUMÁRIO. I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº /2003) Dec. nº 5.123/ Questões de Concurso da PF... SUMÁRIO I. ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Lei nº 10.826/2003)... 02 Dec. nº 5.123/2004... 13 Questões de Concurso da PF... 24 II. TORTURA (Lei nº 9.455/97)... 25 Questões de Concurso da PF... 26 III. DROGAS

Leia mais

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 Sumário Introdução, 1 1 Do Sistema Nacional de Armas, 3 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 2 Do Registro, 7 1 Requisitos legais para adquirir

Leia mais

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019

Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Decreto nº xxxxxxxxxx de xx de janeiro de 2019 Altera o Decreto n o 5.123, de 1 o de julho de 2004, que regulamenta a Lei n o 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO Nº 454/2010 MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL CLASSE 02100 PROCESSO Nº 55168-55.2010.4.01.3400 IMPTE: MARCELO DE CASTRO CHAVES IMPDO: GENERAL COMANDANTE DO DFPC DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO Competência: Justiça Estadual, salvo se o crime atingir interesse direto e específico da União. Observações: tráfico internacional de armas é crime de competência da Justiça Federal (STJ); porte ilegal

Leia mais

Estatuto do Desarmamento 2ª Edição

Estatuto do Desarmamento 2ª Edição Legislação Estatuto do Desarmamento 2ª Edição Apresentação O Estatuto do Desarmamento é fruto de debate no Congresso Nacional, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Aprovado no final de

Leia mais

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40 NORMAS DE SEGURANÇA: 1. Somente aponte sua arma, carregada ou não, para onde pretenda atirar;

Leia mais

BB +BACEN + CEF. Teoria e Noções de Segurança Estatuto do Desarmamento. Prof. Marco Albuquerque

BB +BACEN + CEF. Teoria e Noções de Segurança Estatuto do Desarmamento. Prof. Marco Albuquerque ESTATUTO DO DESARMAMENTO LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá

Leia mais

Leis Federais. Lei n º de 20 de junho (D.O.U de junho 1983).

Leis Federais. Lei n º de 20 de junho (D.O.U de junho 1983). Lei n º 7.102 de 20 de junho 1983. (D.O.U. - 21 de junho 1983). Dispõe sobre segurança para estabelecimentos fi nanceiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO

EXERCÍCIOS AULA 03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO EXERCÍCIOS AULA 03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Prof. Marcos Girão [FCC TECNICO JUDIC. SEGURANÇA TRT/9ª 2010] Quanto aos requisitos para a aquisição de arma de fogo, conforme lei competente julgue os itens

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO Projeto de Lei n º 2.787, de 1.997 Dispõe sobre o porte de armas, venda e comercialização de material bélico, define crimes e dá outras providências. O CONGRESSO

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2005 Estabelece normas para o funcionamento de empresas privadas que exploram os serviços de vigilância comunitária de áreas residenciais. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI

PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI 1 F I C A AUTORIZADO O T R A N S P O R T E D E U M A A R M A D E P O R T E, D O A C E R V O DE T I R O D E S P O R T I V O, MUNICIADA P O R T A R I A N

Leia mais

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N 8.072 DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO 1 CRIMES HEDIONDOS Legislação Penal Especial Prof. Marcos Girão O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento

Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento Lei 10.826/03 Estatuto do Desarmamento Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas Sinarm, define crimes e dá outras providências. Link

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL. Agente da Polícia Federal

POLÍCIA FEDERAL. Agente da Polícia Federal POLÍCIA FEDERAL Agente da Polícia Federal Legislação Especial Prof. Guilherme Rittel Est. do Desarmamento 10826/03 ***Crimes (Arts. 12 a 21): Posse irregular de arma de fogo de uso permitido; Porte irregular

Leia mais

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Art. 241-C. Simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio

Leia mais

LEI Nº , DE 24 DE JULHO DE 2012.

LEI Nº , DE 24 DE JULHO DE 2012. LEI Nº 12.694, DE 24 DE JULHO DE 2012. Mensagem de veto Vigência Dispõe sobre o processo e o julgamento colegiado em primeiro grau de jurisdição de crimes praticados por organizações criminosas; altera

Leia mais

Saiba Mais. Perguntas frequentes 15/

Saiba Mais. Perguntas frequentes 15/ Saiba Mais Perguntas frequentes 15/08 2015 1) O que é o recadastramento das armas de fogo? A Lei 10.826/2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento, prevê em seu art. 5º, 3º que o proprietário de arma

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 2.222, DE 8 DE MAIO DE 1997. Regulamenta a Lei nº 9.437, de 20 de fevereiro de 1997, que "institui o Sistema Nacional de Armas -

Leia mais

SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE 1. Quem vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente, segundo o Estatuto do Desarmamento,

Leia mais

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO Atenção! ESTATUTO DO DESARMAMENTO A Lei n. 10.826/2003 revogou uma antiga lei de armas, a Lei n. 9.437/1997. Até 1997, o porte ilegal de arma e demais questões relativas ao disparo de arma de fogo, exposição

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Dos crimes praticados contra crianças e adolescentes Arts. 225 a 244-B, ECA. Atenção para os delitos dos arts. 240 a 241 (A, B, C, D e E), bem como 244-B. Est. do Desarmamento

Leia mais

PORTARIA COLOG Nº 40, DE

PORTARIA COLOG Nº 40, DE PORTARIA COLOG Nº 40, DE 28-03-2018 DOU 09-04-2018 Altera a Portaria nº 51 - COLOG, de 8 de setembro de 2015 que dispõe sobre normatização administrativa das atividades de colecionamento, tiro desportivo

Leia mais

1. Questões Prova - Escrivão PC PR

1. Questões Prova - Escrivão PC PR 1. Questões Prova - Escrivão PC PR 2018... 2 Questões de Legislação Específica para a PC PR/2018 1 1. QUESTÕES PROVA - ESCRIVÃO PC PR 2018 2. [COPS/UEL ESCRIVÃO DE POLÍCIA - PC PR - 2018] Assinale a alternativa

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes

Leia mais

A segurança pública e a incolumidade pública.

A segurança pública e a incolumidade pública. resumos GráFicOs De Leis penais especiais DOs crimes e Das penas posse irregular de arma de fogo de uso permitido art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido,

Leia mais

DECRETO 01, DE 2017.

DECRETO 01, DE 2017. DECRETO 01, DE 2017. Altera o Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, que regulamenta a Lei nº 10.826, de 2003, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas

Leia mais

Art. 1ºAlterar o art. 100 e o anexo A da portaria nº51-colog, de 8 de setembro de 2015, que passam a vigorar com as seguintes redações:

Art. 1ºAlterar o art. 100 e o anexo A da portaria nº51-colog, de 8 de setembro de 2015, que passam a vigorar com as seguintes redações: MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 40 COLOG, DE 8 DEMARÇO DE 08. EB: 64474.0049/08-77 Altera a Portaria nº 5 - COLOG, de 8 de setembro de 05 que dispõe sobre normatização

Leia mais

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro) 1- (PF/2013/Escrivão) Julgue o item abaixo, a respeito da deportação de estrangeiro prevista na Lei n.º 6.815/1980.

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 2.290, DE 2019

NOTA INFORMATIVA Nº 2.290, DE 2019 Consultoria Legislativa NOTA INFORMATIVA Nº 2.290, DE 2019 Referente à STC nº 2019-05425, do Gabinete da Liderança do Rede Sustentabilidade, que requer análise do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019,

Leia mais

Metodologia. 2008-2009 ISDP realiza pesquisa nacional sobre a implementação do Estatuto do Desarmamento e faz conjunto de recomendações;

Metodologia. 2008-2009 ISDP realiza pesquisa nacional sobre a implementação do Estatuto do Desarmamento e faz conjunto de recomendações; Metodologia 2008-2009 ISDP realiza pesquisa nacional sobre a implementação do Estatuto do Desarmamento e faz conjunto de recomendações; Análise de todos os artigos do Estatuto do Desarmamento (regulamentação,

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

CURSO PRF 2017 LEG. PENAL EXTRAVAGANTE. diferencialensino.com.br AULA 005 LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE

CURSO PRF 2017 LEG. PENAL EXTRAVAGANTE. diferencialensino.com.br AULA 005 LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE AULA 005 LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE 1 PROFESSOR CURSO PRF 2017 LEG. PENAL EXTRAVAGANTE MÁRCIO TADEU 2 AULA 05 Lei nº 10.826/03, Estatuto do Desarmamento Como de praxe, estudaremos a lei na sua integra,

Leia mais

PORTARIA Nº 28 - COLOG, DE 14 DE MARÇO DE EB: /

PORTARIA Nº 28 - COLOG, DE 14 DE MARÇO DE EB: / MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO DEPARTAMENTO MARECHAL FALCONIERI PORTARIA Nº 28 - COLOG, DE 14 DE MARÇO DE 2017. EB: 64474.001474/2017-31 Altera a Portaria nº 51- COLOG, de 8

Leia mais

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA N o 02 - COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o art. 26 da Lei nº 10.826/03 e do art. 50, IV, do Decreto nº 5.123/04, sobre réplicas e simulacros

Leia mais

2ª REGIÃO MILITAR "REGIÃO DAS BANDEIRAS"

2ª REGIÃO MILITAR REGIÃO DAS BANDEIRAS 2ª REGIÃO MILITAR "REGIÃO DAS BANDEIRAS" OBJETIVOS Apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Subseção de Armamento (S Seç Armt) do SFPC2; Nivelar conhecimento com integrantes da Rede FPC; Apresentar os

Leia mais

DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004.

DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004. DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004. Regulamenta a Lei n o 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional

Leia mais

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 20 19/10/2009 13:55 Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004. Regulamenta a Lei n o 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse

Leia mais

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 012 - COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009 Regulamenta os art. 2º e 4º da Portaria Normativa nº 1.811/MD, de 18 de dezembro de 2006, sobre

Leia mais

ASSUNTO: Encaminhamento de minuta de inclusão de cautela de arma de fogo aos AEVPs

ASSUNTO: Encaminhamento de minuta de inclusão de cautela de arma de fogo aos AEVPs OFÍCIO Nº 082/2014 Campinas, 12 de Agosto de 2014. AO EXMO. SENHOR DR. LOURIVAL GOMES SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO ASSUNTO: Encaminhamento de minuta de inclusão de cautela

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO STJ/GP N. 2 DE 3 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta o porte de arma de fogo para os servidores que exercem funções de segurança no Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 25/06/2019 Edição: 120-A Seção: 1 - Extra Página: 6 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.845, DE 25 DE JUNHO DE 2019 Regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Aplicada à PF p/ Polícia Federal (Agente Administrativo) Com videoaulas

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Aplicada à PF p/ Polícia Federal (Agente Administrativo) Com videoaulas Livro Eletrônico 00 Professores: Girão, Marcus Santos, Paulo Marcus Santos, Paulo 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/03)... 4 2.1 - Sistema Nacional de Armas (Sinarm)...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 de 18 de setembro de 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 de 18 de setembro de 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 de 18 de setembro de 2017 Regulamenta o porte de arma de fogo dos integrantes do quadro de pessoal ativo e inativo da Polícia Civil do Estado da Bahia, na forma do Decreto Federal

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Penal Especial p/ Promotor de Justiça 2018 (Curso Regular)

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Penal Especial p/ Promotor de Justiça 2018 (Curso Regular) Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Penal Especial p/ Promotor de Justiça 2018 (Curso Regular) Professor: Paulo Guimarães AULA 00 ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI N.º 10.826/03). Sumário Sumário... 1 1 -

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2010 Altera o art. 14 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para determinar como causa de aumento de pena do crime de porte ilegal de arma de fogo

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Extravagante p/ PM-PB e CBM-PB (Soldado e Bombeiro)

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Extravagante p/ PM-PB e CBM-PB (Soldado e Bombeiro) Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Extravagante p/ PM-PB e CBM-PB (Soldado e Bombeiro) Professor: Paulo Guimarães Aula 00 AULA 00 LEI Nº 10.826/03 (ESTATUTO DO DESARMAMENTO). Sumário Sumário... 1 1 -

Leia mais

CICT 1

CICT  1 CICT www.cictofficial.com 1 Porte Trânsito Arma Fogo Confederação Internacioal Cursos Táticos. C.I.C.T O Porte de Trânsito e o Porte de Arma dos Atiradores ( Revisto e atualizado em 31.dez.2010 ) Tema

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Especial p/ Polícia Federal (Papiloscopista) Com videoaulas

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Especial p/ Polícia Federal (Papiloscopista) Com videoaulas Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Especial p/ Polícia Federal (Papiloscopista) Com videoaulas Professor: Paulo Guimarães AULA 00 LEI Nº 10.826/2003: ESTATUTO DO DESARMAMENTO (APENAS ASPECTOS PENAIS E

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Penal Extravagante p/ PC-ES (Escrivão) Com videoaulas

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Penal Extravagante p/ PC-ES (Escrivão) Com videoaulas Livro Eletrônico Professores: 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/03)... 4 2.1 - Sistema Nacional de Armas (Sinarm)... 5 2.2 - Do Registro... 8 2.3 - Do Porte...10

Leia mais

NORMAS QUE REGULAM AS ATIVIDADES DOS ATIRADORES

NORMAS QUE REGULAM AS ATIVIDADES DOS ATIRADORES PORTARIA Nº 004 - D LOG, DE 08 DE MARÇO DE 2001 Aprova as Normas que Regulam as Atividades dos Atiradores. O CHEFE DO DEPARTAMENTO LOGÍSTICO, no uso das atribuições previstas no inciso XV do art. 27 e

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 22/05/2019 Edição: 97 Seção: 1 Página: 2 Órgão: Atos do Poder Executivo RETIFICAÇÃO DECRETO Nº 9.785, DE 7 DE MAIO DE 2019 Regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro

Leia mais