AGORA VAI? Cenários Macroeconômicos e para o Setor de Saúde 2016 e Análise Setorial e Inteligência de Mercado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGORA VAI? Cenários Macroeconômicos e para o Setor de Saúde 2016 e Análise Setorial e Inteligência de Mercado."

Transcrição

1 AGORA VAI? Cenários Macroeconômicos e para o Setor de Saúde 2016 e 2017 Outubro/2016 Análise Setorial e Inteligência de Mercado Adriano Pitoli pitoli@tendencias.com.br

2 Brasil - PIB Incipiente melhora dos índices de confiança reforçam expectativa de estabilização da atividade no segundo semestre. Embora movimento tenha que ser visto com cautela, melhora de ambiente em conjunto com maior ociosidade de fatores e base frágil compõem cenário esperado de retomada moderada do crescimento em 2017 e Dois elementos cruciais para manutenção da trajetória: (i) aprovação do teto de gastos e (ii) encaminhamento da reforma da previdência. Fonte: IBGE e FGV (Elaboração e projeções: Tendências)

3 Brasil - PIB Incipiente melhora dos índices de confiança reforçam expectativa de estabilização da atividade no segundo semestre. Embora movimento tenha que ser visto com cautela, melhora de ambiente em conjunto com maior ociosidade de fatores e base frágil compõem cenário esperado de retomada moderada do crescimento em 2017 e Dois elementos cruciais para manutenção da trajetória: (i) aprovação do teto de gastos e (ii) encaminhamento da reforma da previdência. PIB com ajuste sazonal Fonte: IBGE e FGV (Elaboração e projeções: Tendências)

4 Padrão de retomada pós-recessões Considerando a projeção do cenário básico, PIB voltaria para patamar pré-crise (1º tri/2014) apenas no final de 2020 Fonte: CODACE. Projeções Tendências

5 TURNING POINTS ACUMULAM MAIS ERROS DE PROJEÇÃO 5 8% Evolução do PIB 6% 4% 2% 0% -2% -4% % 2% 1% 0% -1% -2% -3% -4% -5% Desvio da Projeção Fonte: IBGE. Elaboração: Tendências

6 Política Fiscal Medida que impõe limite para expansão de gastos vai na direção correta. Entretanto, é incapaz de reverter quadro extremamente grave no curto prazo. Resultado primário deve continuar fortemente negativo ao menos até Ações adicionais são fundamentais para reverter situação crítica de forma mais rápida. Ainda assim, projeções para contas públicas nos próximos anos são amplamente adversas. Fonte: Banco Central (elaboração e projeções Tendências)

7 Inflação - IPCA Após atingir dois dígitos em 2015, inflação mantém trajetória de gradual desaceleração ao longo deste ano. Recuo lento, mesmo sob cenário recessivo e de aumento do desemprego, ilustra forte componente inercial da inflação brasileira. Taxa de câmbio e política fiscal agregam incertezas à dinâmica da inflação, estando relacionadas ao contexto político. (Q/Q-4) Fonte: IBGE (Elaboração e projeções: Tendências)

8 Política Monetária 8 BC tem exposto as condições para a flexibilização da taxa Selic, cuja cautela está relacionada aos riscos envolvidos na convergência da inflação para a meta. Copom deseja obter maior confiança no alcance da meta de 4,5% em Comitê destacou (i) incerteza com implementação dos ajustes; (ii) possibilidade de mecanismos inerciais retardarem a convergência à meta; (iii) sinais de pausa na desinflação em itens mais sensíveis ao ciclo e à política monetária. Neste contexto, ainda há dúvidas entre a manutenção ou intensificação do ritmo de queda da Selic nos próximos meses. Fonte: Banco Central (Elaboração e projeções: Tendências)

9 Taxa de câmbio Forte queda recente é justificada por expectativa de manutenção de quadro global expansionista e pela leitura positiva sobre a condução da economia doméstica, com destaque para a postura menos intervencionista do Banco Central. Porém, fundamentos não fornecem suporte para taxa de câmbio nos patamares mínimos alcançados. Além disso, incertezas persistem e risco fiscal segue presente. Posição de swaps do BC é outro fator limitante para a queda. Com isso, esperamos gradual volta do câmbio até final do ano, para níveis ao redor de R$ 3,40/US$. Fonte: Banco Central (elaboração e projeções Tendências)

10 Confiança do consumidor 10 Expectativa é que o governo de transição consiga restabelecer a funcionalidade do sistema político e gerar ambiente de maior previsibilidade em relação à gestão anterior. Tal condição é essencial para reversão da trajetória de queda da confiança ainda esse ano, principal driver para as projeções de vendas de veículos no curto prazo nesse sentido, principais riscos às projeções advêm justamente do encaminhamento da questão política. Mesmo com hipótese de recuperação robusta da confiança, níveis do indicador devem continuar na porção pessimista (inferior a 100) ainda por alguns anos. ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR VARIAÇÕES ANUAIS % % % % % % % % % % % Fonte: FGV. Projeção: Tendências.

11 Confiança do consumidor Recuperação sustentável da confiança é o principal driver para a retomada do consumo no curto prazo. Esboço de melhora da confiança nos últimos 3 meses já justificam uma reação não desprezível das vendas mas que ainda não se verificou. Expectativa é que o novo governo consiga restabelecer a funcionalidade do sistema político e gerar ambiente de maior previsibilidade em relação à gestão anterior. Nesse sentido, principais riscos às projeções advêm justamente do encaminhamento da questão política. Em 2017, redução da taxa Selic e queda da inflação alimentam continuidade de melhora da confiança. Por outro lado, mercado de trabalho ainda muito frouxo (taxa de desemprego ainda muito elevada e renda real média sem mostrar reação) deve impedir recuperação mais forte da confiança. 11 Fonte: PMC/IBGE, Fenabrave e FGV.

12 Vendas no Varejo índice restrito (PMC-IBGE) A ausência de impactos mais relevantes do aumento da confiança sobre o consumo e a consequente baixa evolução do varejo nos últimos meses motivou a redução das estimativas para o setor em Para o índice restrito, a projeção passou de -4,7% para -5,2%. Mesmo com a revisão, nossa cenário contempla melhores resultados para o consumo ainda este ano, promovido pelo aumento na confiança dos agentes por sua vez decorrido do quadro político. Para 2017, a projeção foi elevada, devido a base de comparação mais baixa e mudanças na massa de renda das famílias. A estimativa passou de +0,9% para +1,5%. VENDAS DO VAREJO RESTRITO (BASE 2011=100) Fonte: IBGE (Elaboração e projeções: Tendências). Dados realizados até jul/16

13 Comprometimento de renda* Espera-se que o indicador se mantenha pressionado no curto prazo, ainda afetado pela combinação de queda da massa de renda e forte aumento das taxas de juros apesar da retração da demanda e do volume de crédito. A partir de 2017, aos poucos, o indicador deve assumir certa estabilidade. Em um primeiro momento, devido à demanda por crédito ainda tímida e, posteriormente, em função da queda esperada para as taxas de juros. Embora não exista nenhum parâmetro claro de qual é o limite desse comprometimento, avaliamos que o avanço ocorrido recentemente merece atenção. Embora as taxas de inadimplência venham mostrando estabilização desde o fim do ano passado, elevações adicionais do comprometimento (via aumento mais forte de juros ou queda mais expressiva da massa de renda) podem ter potencial para gerar riscos para a situação financeira das famílias. Comprometimento 13 Diferença de Critérios Tendências x BCB Numerador :A Tendências inclui saldo de cartão de crédito sem juros, que não é considerado no cálculo do BC. Denominador: Massa Tendências = Massa_trabalho + Massa_bolsa família + Massa_previdencia (INSS) + Massa_outras (aluguel e juros). A definição de massa do BC é mais ampla, pois inclui massa da previdência de servidores públicos, seguro-desemprego, entre outras. * Razão entre os compromissos financeiros com o pagamento de dívidas bancárias e a renda familiar. Fonte: Banco Central. Projeções Tendências. Dados realizados até jun/16 para indicador Tendências e jun/16 para BC

14 Inadimplência à pessoa física crédito livre A taxa de inadimplência à pessoa física mostrou certa resiliência ao cenário adverso nos últimos resultados, atribuída ao aumento das renegociações de dívidas e à alta seletividade dos bancos. Mesmo assim, para 2016, os riscos de aumento persistem projeção de 6,5% em dez/16 e em dez/17. O principal condicionante é a continuidade de retração da massa de renda. INADIMPLÊNCIA PESSOA FÍSICA CRÉDITO COM RECURSOS LIVRES (% SALDO) 14 VARIAÇÕES ANUAIS (FIM DE PERÍODO, % DO SALDO) % % % % % % % % % Fonte: Banco Central. Dados realizados até ago/16.

15 Concessões de crédito à pessoa física 15 Projeções para as novas concessões de crédito livre à PF contemplam queda adicional de 11,7% em 2016 (termos reais) e crescimento de 2,5% em 2017 (após -10,2% em 2015) não considera cartão de crédito à vista. Concessões devem assumir trajetória de acomodação até o fim deste ano. A partir de 2017, com gradual melhora do cenário, crédito deve voltar a crescer, em ritmo modesto. VARIAÇÕES ANUAIS % % % % % % % % % % CONCESSÕES PF LIVRE SÉRIE CONCATENADA Fonte: Banco Central. Dados realizados até ago/16.

16 Inadimplência à pessoa jurídica crédito livre Para a inadimplência de crédito livre às empresas, a acomodação da trajetória de alta ocorre de forma mais modesta do que para as pessoas físicas, uma vez que a situação financeira das famílias continua muito adversa que vem se materializando na quantidade de pedidos de recuperação judicial. Nos próximos meses os riscos de aumento continuam, projeção de 5,7% em dez/16 e em dez/17. INADIMPLÊNCIA PESSOA JURÍDICA CRÉDITO COM RECURSOS LIVRES (% SALDO) VARIAÇÕES ANUAIS (FIM DE PERÍODO, % DO SALDO) % % % % % % % % % Fonte: Banco Central. Dados realizados até ago/16.

17 Inadimplência PJ porte da empresa Informações por porte da empresa seguem apontando inadimplência bem maior entre as pequenas e médias empresas Em 2015, aumento da inadimplência PJ foi de 0,7 p.p., com +1,5 p.p. na carteira das PMEs e de 0,2 p.p. na carteira de grandes empresas. No 1º semestre de 2016, dinâmica se repetiu: +0,9 p.p. em PMEs ante +0,4 p.p. no total Carteiras em posse dos bancos públicos mostram intensa deterioração desde Em 2016, dinâmica também se repete, mas evolução da inadimplência entre bancos públicos e privados tornou-se mais homogênea. Fonte: Banco Central

18 Taxa de desocupação 18 Retração do emprego e o retorno de pessoas à PEA devem manter elevação do desemprego nos próximos meses, expectativa é que o desemprego atinja 11,5% na média do ano em 2016 (após 8,5% em 2015). O cenário para o nível de atividade contempla certa estabilização do PIB a partir do terceiro trimestre e crescimento a partir do quarto trimestre e ao longo do próximo ano. Mas dada a defasagem do efeito sobre contratações e salários, a tendência de aumento da taxa de desemprego deve se estender, inclusive, para 2017 (proj. de 12,7% na média do ano). TAXA DE DESOCUPAÇÃO Fonte: IBGE. (Projeção: Tendências)

19 Renda das famílias 19 No curto prazo, a massa salarial deve sustentar trajetória de queda, pressionada especialmente pelo forte aumento do desemprego, manutenção de inflação, fraco desempenho do PIB e baixa capacidade de absorção de mão-de-obra da economia (proj. de -5,0% em 2016 e de -0,1% em 2017) Mesmo com expectativa de leve melhora da atividade no 2º semestre, a defasagem do efeito sobre contratações e salários não deve proporcionar uma ampla melhora do mercado de trabalho nos próximos meses. Ressaltamos que a massa salarial é o principal componente da massa de renda ampliada, que também inclui rendas provenientes da previdência, programas de transferências do governo e outras fontes (aluguel, juros, doação). Ano Total Massa do Trabalho Fonte: PNAD Contínua, projeção Tendências INSS Bolsa Família Outros % 3.3% 4.9% 13.0% -1.1% % 9.1% 8.2% 15.4% 29.6% % 4.4% 5.6% 11.1% -10.6% % 2.6% 2.2% 2.7% 18.7% % 1.4% 2.9% -6.6% -7.0% % -5.0% 4.5% -4.7% -4.5% % -0.1% 3.9% 4.3% 3.0% % 1.5% 4.0% 0.8% 3.0% % 2.3% 4.1% 0.2% 3.0% % 2.0% 3.5% 0.1% 3.0% % 2.0% 3.5% 0.2% 3.0% Méd % 5.7% 5.8% 10.1% 6.0% % -1.8% 3.7% -5.7% -5.8% % 2.0% 3.8% 0.3% 3.0% MASSA SALARIAL EFETIVA DO TRABALHO SÉRIE DESSAZONALIZADA

20 A super ressaca do consumo não acabou 1,6% ,2% ,1% ,7% ,5% ,4% ,0% ,0% ,0% ,3% ,3% ,1% ,7% ,9% ,1% ,3% ,6% Média histórica Termos de troca (2006=100) EVOLUÇÃO COMPARATIVA PIB X RENDA DAS FAMÍLIAS X VENDAS NO VAREJO 2,5% 1,8% 4,0% 5,6% 7,9% 0,1% 3,2% Projeção 2,5% 1,6% 2,9% ,0% -1,7% -3,5% -0,8% Conta Capital e Financeira - 12m (US$ milhões) -7,8% * * PIB Renda famílias Vendas varejo Conta corrente (%PIB) A forte bonança externa verificada entre 2004 e 2013, com aumento dos termos de troca (relação entre preços de exportação e importação) do Brasil e volume expressivo de entrada de fluxos estrangeiros, favoreceu o consumo e a renda do Brasil. No entanto, para os próximos anos, a perspectiva é de reversão desta tendência, o que deve limitar significativamente o espaço para consumo e renda crescerem muito acima do PIB.

21 Emprego Formal Segundo o Ministério do Trabalho, o saldo do emprego formal foi de -33,9 mil em agosto, demissões líquidas abaixo do esperado pela Tendências (-45 mil) e em linha com a mediana das projeções coletadas pela Agência Estado (-35 mil). O resultado negativo em um mês tipicamente favorável à geração de postos evidência a continuidade do processo de deterioração no mercado formal de trabalho. Entretanto, vale observar que pelo quinto mês consecutivo o corte de vagas é inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior (em agosto de 2015, o saldo foi de -86,5 mil), o que reforça a atual tendência de desaceleração do ritmo de demissões. Setorialmente, as principais contribuições negativas partiram de construção civil (-22,1 mil), agricultura (-15,4) e serviços (-3,0 mil). Por outro lado, favorecida pela sazonalidade positiva do período, a indústria de transformação apresentou admissões líquidas (6,2 mil), resultado pelo quinto mês sucessivo mais benéfico do que o observado no ano anterior (-48 mil em agosto de 2015). O ritmo menos intenso de demissões na indústria tem sido a principal contribuição para o arrefecimento do saldo total do Caged, na comparação interanual. Por fim, em termos dessazonalizados, o saldo de agosto foi de -107,8 mil, contribuindo para o quarto mês encadeado de queda da média móvel trimestral do saldo dessazonalizado. Emprego formal (mi) Var % ,1 3,5% ,0 4,4% ,6 1,5% ,6 4,6% ,5 4,1% ,6 2,5% ,3 1,4% ,9 1,1% méd ,1 2,9% ,0-1,7% ,4-3,4% ,1-0,5% ,0 1,8% ,9 1,8% ,7 1,7% ,6 1,7% méd ,9 1,7% Fonte: Caged (Projeção: Tendências) EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL - CAGED 21

22 Beneficiários de planos de saúde Em 2015, o número de beneficiários recuou 1,9%. Para 2016, a projeção é de -2,2%, que deve ser seguida por +0,8% em Para o período , esperamos avanço de 2,2% a.a. na média, alcançando 53,2 milhões de beneficiários no fim desse período. O resultado do segundo trimestre de 2016 indica 48,5 milhões de beneficiários. Até o fim do ano, projetamos que o número de beneficiários deve registrar ligeiro recuo. Nosso cenário para o curto prazo é baseado nas perspectivas para o mercado de trabalho, principalmente o emprego formal, e também para os reajustes dos preços dos planos de saúde. Para o emprego formal, nossa projeção é de -3,4% em Para o próximo ano, projetamos retração de 0,5% para o indicador. O cenário negativo tem impacto importante no indicador de beneficiários, haja vista que 75% dos beneficiários utilizam planos empresariais. Para o período entre 2018 e 2021, nosso cenário é baseado nas perspectivas para o crescimento doméstico, para a geração de emprego (principalmente formal) e para o setor industrial. Para o emprego formal, projetamos alta de 1,7% no período. Nesse contexto, a taxa de desemprego deve atingir 10,5% no fim do período. Como componentes positivos, destaca-se que ainda há potencial pouco explorado para a conquista de novos beneficiários, uma vez que apenas 25% da população brasileira tem acesso a algum plano de saúde. Além disso, a distribuição regional atual de beneficiários (4% no Norte, 13% no Nordeste e 6% no Centro-Oeste) indica maior potencial de penetração justamente nas regiões de destaque do crescimento econômico do País entre O processo de mudança da pirâmide etária e envelhecimento populacional também reforçará a demanda, cabendo lembrar que os gastos com saúde se elevam mais do que proporcionalmente com a idade. Segundo resultados da POF, entre 2003 e 2009 o percentual gasto com planos de saúde (com relação à renda destinada à assistência a saúde entre as famílias) se elevou de 26% para 30%. 22 BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE (MIL) CRESCIMENTO MÉDIO (a.a.) VARIAÇÕES ANUAIS Méd ,5% Méd.16-17* -0,7% Méd.18-21* 2,2% ,1% ,0% 2016* -2,2% 2017* 0,8% 2018* 1,9% 2019* 2,2% 2020* 2,4% 2021* 2,4% Fonte: ANS. (Projeção: Tendências)

23 Receita de mercado de saúde privada Em 2015, as receitas de saúde privada (seguradoras e outras operadoras) cresceram 4,6% (+14,1% nominais). Para 2016, a estimativa é de - 0,4% (+8,5% nominais), que deve ser seguida por +0,9% (+6,2% nominais) em Já para o período , esperamos avanço de +3,2% a.a. na média (+7,6% a.a. nominais). Para esse ano, o cenário é baseado na perspectiva para beneficiários, que contempla recuo de 2,2%. A queda dos indicadores é puxada pela deterioração do mercado de trabalho. Para o emprego formal projetamos -3,4% em Além disso, o cenário leva em conta ainda os reajustes dos planos de saúde, que tiveram alta real de 4,3% até setembro (set/16 x dez/15). Para o próximo ano, ainda esperamos trajetória fraca para os principais condicionantes. Projetamos -0,5% para o emprego formal e -0,1% para a massa de renda. Para o período entre 2018 e 2021, nosso cenário é baseado nas perspectivas para o crescimento doméstico, para a geração de emprego (principalmente formal) e o crescimento do numero de beneficiários. Nossa estimativa para o número de beneficiários é de alta de 2,2% a.a. na média no período. Já para o mercado de trabalho, nossa projeção é de alta de 2,0% para a massa de renda, com crescimento da taxa de desemprego, que deve atingir média de 11,1% no período. Como componentes positivos, destaca-se que ainda há potencial pouco explorado para o segmento, uma vez que apenas 25% da população brasileira tem acesso a algum plano de saúde. Além disso, a distribuição regional atual de beneficiários (4% no Norte, 13% no Nordeste e 6% no Centro-Oeste) indica maior potencial de penetração justamente nas regiões de destaque do crescimento econômico do País entre RECEITA DE MERCADO DE SAÚDE PRIVADA (R$ MI DEFLACIONADOS) CRESCIMENTO MÉDIO (a.a.) NOMINAL REAL Méd ,7% 6,9% Méd.16-17* 7,4% 0,2% Méd.18-21* 7,6% 3,2% VARIAÇÕES ANUAIS NOMINAL REAL ,5% 6,7% ,1% 4,6% 2016* 8,5% -0,4% 2017* 6,3% 0,9% 2018* 7,0% 2,2% 2019* 7,8% 3,3% 2020* 8,0% 3,7% 2021* 7,8% 3,5% Fonte: ANS. (Projeção: Tendências)

24 Preços de serv. Laboratoriais e hospitalares 24 Em 2015, os preços de serv. laboratoriais e hospitalares registraram -1,1% (+7,8% nominais). Para 2016, projetamos -0,9% (+8,0% nominais), que deve ser seguida por -0,2% (+5,0% nominais) em Para o período , projetamos +0,5% a.a. na média (+4,8% nominais). O índice de preços de serv. laboratoriais e hospitalares do IPCA é composto por custos com hospitalização e cirurgia (64%), exame de laboratório (19%) e exame de imagem (18%). Portanto, sua evolução está associada, por um lado, a custos com mão de obra de profissionais de saúde, tanto de nível superior quanto de nível técnico. Por outro, também responde à evolução de custos com equipamentos especializados (radiação e terapia) e instrumentos cirúrgicos. Historicamente, avança acima do IPCA (+6,5% a.a. x +5,4% a.a. entre ). No entanto, nesse período, evoluiu abaixo do custo com serv. médicos (+8,5% a.a.), devido (i) à relevância dos preços de equipamentos para o indicador, que avançaram abaixo da média (preços externos favoráveis e câmbio mais apreciado) e (ii) a ganhos de produtividade, propiciado pelas recorrentes inovações nos procedimentos médicos e ambulatoriais. No curto prazo, a deterioração das perspectivas para o mercado de trabalho e para a atividade deve impactar negativamente os preços dos serviços. Nossa projeção para o emprego formal contempla -3,4% em 2016 e -0,5% em Além disso, nossa expectativa para a taxa de câmbio aponta para 3,42/US$ em dez/16 e de 4,53/US$ em dez/17. Para o médio prazo, as projeções também refletem o cenário para a atividade e para a renda e emprego. Para os próximos anos, nossa estimativa para o PIB de serviços é de alta de 2,8% a.a. na média. Para a massa de renda total, projetamos +2,0% a.a. na média. Por fim, esperamos que a taxa de câmbio atinja 4,25/US$ em dez/21. PREÇOS REAIS DE SERV. LAB. E HOSP. (NUM. ÍND. JAN/12 = 100) CRESCIMENTO MÉDIO (a.a.) NOMINAL REAL Méd ,5% 1,0% Méd.16-17* 6,5% -0,5% Méd.18-21* 4,8% 0,5% VARIAÇÕES ANUAIS NOMINAL REAL ,6% 0,3% ,8% -1,1% 2016* 8,0% -0,9% 2017* 5,0% -0,2% 2018* 4,6% -0,1% 2019* 4,7% 0,3% 2020* 4,9% 0,7% 2021* 5,2% 1,0% Fonte: IPCA/IBGE. (Projeção: Tendências)

25 Preços de serviços médicos 25 Em 2015, o índice de serviços médicos registrou -0,2% (+8,8% nominais). Para 2016, a estimativa é de -1,6% (+7,2% nominais), que deve ser seguida por queda de 0,8% em Para o período , projetamos alta média de 0,8% a.a. (+4,5% nominais). A categoria tem peso de 48% no subitem do IPCA de serviços médicos e dentários. Em termos reais, sua evolução histórica mostra avanços mais acentuados entre (+4,2% a.a.) vis-à-vis (+1,8% a.a.), sendo que nesses últimos anos tem crescido acima do rendimento real médio do total de ocupados (que avançou 3,4% a.a. entre ). De fato, as categorias de profissionais voltados ao setor de serviços como um todo mostraram maior capacidade de elevação de rendimentos, seja porque o setor de serviços de modo geral tem mostrado crescimento acima da média da economia, seja porque são não comercializáveis (não sofrem a competição com importações), possuindo maior capacidade de repassar pressões de custos aos preços finais. No curto prazo, o cenário de desaceleração dos reajustes salariais e a deterioração do mercado de trabalho reduzem as pressões e balizam o cenário para os preços de serviços médicos bem menos pressionados que nos últimos anos (-1,2% a.a. na média de ). Desse modo, a projeção para o período reflete o cenário para a massa de renda do trabalho, para a qual esperamos -5,0% em 2016 e -0,1% em Para o médio prazo, as projeções também refletem o cenário para a atividade, renda e emprego. Para os próximos anos, nossa estimativa para o PIB de serviços é de alta de 2,8% a.a. na média, ao passo que para a massa de renda, projetamos +2,0% a.a. na média. Assim, com a desaceleração do mercado de trabalho, a evolução esperada considera que há pouco espaço para avanço no mesmo ritmo dos últimos anos, sendo que o diferencial entre o crescimento do rendimento geral dos ocupados e dos profissionais da saúde tende a convergir um pouco mais aceleradamente. PREÇOS REAIS DE SERVIÇOS MÉDICOS (NUM. ÍND. JAN/12 = 100) CRESCIMENTO MÉDIO (a.a.) NOMINAL REAL Méd ,1% 3,4% Méd.16-17* 5,8% -1,2% Méd.18-21* 5,1% 0,8% VARIAÇÕES ANUAIS NOMINAL REAL ,3% 3,8% ,8% -0,2% 2016* 7,1% -1,6% 2017* 4,5% -0,8% 2018* 4,5% -0,2% 2019* 5,2% 0,8% 2020* 5,4% 1,2% 2021* 5,5% 1,3% Fonte: IPCA/IBGE. (Projeção: Tendências)

26 Mobilidade social 26 Em virtude da crise econômica, a classe D/E deverá voltar a ser inflada em 3,5 milhões de famílias (de 2014 até 2016), mais do que anulando todo o processo de mobilidade social verificado entre 2006 e 2012, durante o qual a classe D/E mostrou uma redução de 3,3 milhões de famílias. Adição líquida acumulada do nº de famílias (em mil) Acum Acum Acum Nova classe C Ex-Nova classe C Classe D e E Classe C Classe B Classe A Classe D e E Classe C Classe B Classe A Classe D e E Classe C Classe B Classe A Fonte: IBGE *Elaboração e projeção Tendências

27 Critério de definição classes de renda 27 Faixa de renda por classe a preços de dez/15 Classe D e E Classe C Classe B Classe A Famílias com rendimento mensal de até R$ Famílias com renda entre R$ e R$ Famílias com renda entre R$ e R$ Famílias com rendimento superior a R$ Estratificação por classe de renda obedece um critério arbitrário, dada a ausência de um critério oficial ou usualmente aceito

28 Retomada vai começar pelas classes de maior renda Se, por um lado, a maior participação de empregadores na classe A propicia reações mais rápidas e agudas tanto em períodos de recessão quanto de recuperação, por outro lado, o elevado peso de trabalhadores do setor público neste estrato de renda tende a atenuar este efeito, uma vez que a renda destes trabalhadores é menos afetada pela dinâmica econômica em comparação às demais classes de ocupação. Quando comparamos a dinâmica da massa de renda real entre o 1º sem e o 1º sem. 2016, verificamos uma forte contração da massa dos empregadores (-9,2%) ante uma alta da massa dos ocupados do setor público. No entanto, quando observamos o volume da massa, a queda da massa dos empregadores mais do que compensa a alta do setor público. Assim, a expectativa é de que, até meados de 2017, a classe A siga com desempenho ruim. Entretanto, nosso cenário conta com uma retomada mais forte da massa de renda da classe A nos anos seguintes. Evolução da massa de renda real entre as ocupações Posição na ocupação S16 x 1S14 Empregador 7,2% 3,0% 2,9% -9,2% Trabalhadores - setor públ. -0,3% 4,2% 0,7% 2,8% Trabalhadores - setor priv. 5,4% 2,6% -0,6% -2,2% Conta própria 5,9% 3,5% 0,7% 2,5% Total 4,5% 3,2% 0,5% -0,7% Participação da ocupação dos chefes dos domicílios 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Classe A Classe B Classe C Classe D/E Outros 28 Conta própria Trabalhadores - setor privado Trabalhadores - setor público Empregador

29 Massa total** Taxa % anual Brasil 29 O desempenho muito fraco da massa de renda em 2015 e 2016 deverá implicar interrompimento temporário do processo de mobilidade social. A partir de meados de 2017, tal fenômeno deve ser retomado, porém em ritmo mais lento do que o observado antes de Com a mudança da dinâmica econômica menos atrelada ao consumo daqui para a frente, a classe C que já deixou de ser a mais dinâmica deve seguir com desempenhos modestos. As classes A e B deverão mostrar as taxas de crescimento mais elevadas nos próximos anos. Classe D/E apresentará desempenho modesto. Taxa anual média de crescimento 1,1% 7,8% 7,9% 7,1% 3,3% -1,4% 0,0% -2,6% 0,0% 0,4% 0,8% 2,7% 0,3% 2,6% 3,0% 3,3% linha vermelha: média Brasil Méd Méd Méd Méd Classe D e E Classe C Classe B Classe A Brasil * 2017* 2018* 2019* 2020* Méd. Méd Classe D e E 2,3% 1,2% 1,2% 1,5% 1,2% 0,9% 7,7% -1,1% 0,0% -0,5% 0,3% 0,4% 0,0% 0,3% Classe C 4,8% 7,8% 3,1% 12,0% 6,0% 2,7% -0,8% -2,0% -3,2% 1,3% 2,0% 1,8% 0,4% 2,6% Classe B 6,2% 8,8% 7,1% 12,0% 4,4% 1,3% 1,2% -1,2% -3,4% 2,0% 2,6% 2,4% 0,8% 3,0% Classe A 1,8% 11,2% 13,1% 2,2% 0,2% 5,8% -1,9% -3,2% 0,3% 3,4% 4,0% 3,2% 2,7% 3,3% Total 3,6% 8,0% 7,4% 6,5% 2,7% 3,2% 0,6% -2,1% -1,5% 1,9% 2,6% 2,2% 1,3% 2,6% Obs: Os resultados da massa do trabalho de 2010 e 2011 decorrem da distribuição do crescimento acumulado de 2009 a 2011 (em 2010 não houve PNAD), com base em estimação da Tendências que levou em conta as variações observadas na PME e na PMC. Fonte: IBGE *Projeção Tendências **Inclui renda trabalho, INSS e Bolsa Família

30 PIB total Cenário comparado à tendência de longo prazo (var. % ao ano) Média BR 06-14: 3,5% Média BR 96-05: 2,4% Média BR 86-95: 2,5% 5,5% 4,2% 4,8% 2,4% 3,8% 2,7% 4,0% 4,3% 4,1% 1,9% 1,9% 3,0% 3,2% 2,4% BR : -3,5% -2,3% 3,2% BR 2017: 1,5% 3,9% 1,9% -4,1% -2,5% 2,2% 1,8% -3,5% -4,2% Fonte: IBGE *Projeção Tendências 1,4% 1,1%

31 PIB Agropecuário Expectativa de retomada cíclica em 2017 Média anual de ,3% -4,6% Média anual de ,1% 6,6% 6,8% -9,5% 4,0% -14,4% -2,2% 2,5% -24,7% 4,1% 0,3% 1,5% -3,7% 3,3% -14,3% -3,3% -11,1% -10,8% -0,5% 2,9% -10,6% -0,3% MS 1,5% 7,0% 0,3% 2,5% 3,1% 2,2% 3,0% 6,9% -0,8% 5,3% 4,2% 1,7% -1,4% 5,4% 0,4% 4,2% 4,7% 2,2% 3,1% 6,4% 3,5% 5,2% MS 2,5% 0,3% 0,3% 3,9% 3,4% 8,7% 4,2% -4,6% Projeção: ,1% -0,8% -10,3% 21,7% 6,6% 18,7% 0,3% 2,1% 42,7% 2,8% -1,4% 5,5% 12,3% 1,7% -0,2% 9,7% 14,7% -6,2% 4,3% MS 3,1% -2,3% 10,0% -2,0% 15,2% 7,1% 1,4% 1,1% Fonte: IBGE, CONAB / Projeção: Tendências

32 Inadimplência PF (variação acumulada em p.p. de jan/15 a ago/16) 0,3% 0,9% 0,8% 0,6% 0,7% 0,5% 0,2% 0,3% 0,4% 0,0% 1,0% 1,0% 0,7% 0,9% MS 0,3% 0,3% 0,5% 0,4% 0,4% Fonte: Banco Central 0,5% 0,7% 0,2% 0,6% 0,6% 1,0% 1,1% 1,0% RO PI PB AC SP RR MS TO SC RS MA PR 19MG 20 AL PE 23 PA DF 26RN 27 CE AP 30AM GO SE MT RJ BA ES 0,03% 0,18% 0,20% 0,27% 0,28% 0,28% 0,34% 0,37% 0,41% 0,43% 0,45% 0,47% 0,54% 0,58% 0,62% 0,64% 0,65% 0,65% 0,73% 0,77% 0,87% 0,94% 0,97% 1,00% 1,02% 1,02% 1,14%

33 Taxa Desemprego (variação acumulada em p.p. 2T14 a 2T16 2,8% 5,8% 4,9% 3,8% 4,0% 4,7% 2,9% 1,3% 3,5% 3,7% 5,3% 5,9% 1,7% 4,8% MS 3,1% 5,1% 4,0% 3,9% 3,8% Fonte: PNAD - IBGE 4,1% 2,0% 1,9% 6,0% 4,2% 3,1% 5,0% 4,9% AC DF PB RN RR PI MS SE TO RO RS PA SC CE PR MG AL MA GO AM RJ ES SP BA AP MT PE ,3% 1,7% 1,9% 2,0% 2,8% 2,9% 3,1% 3,1% 3,5% 3,7% 3,8% 3,8% 3,9% 4,0% 4,0% 4,1% 4,2% 4,7% 4,8% 4,9% 4,9% 5,0% 5,1% 5,3% 5,8% 5,9% 6,0%

34 Inadimplência PJ (variação acumulada em p.p. de jan/15 a ago/16) 0,9% 1,2% 1,8% 5,3% 1,6% 1,9% 1,7% 1,2% 1,2% 2,1% 1,1% 2,3% 1,1% 3,4% 2,2% 3,6% 0,5% 2,1% MS 1,2% 0,6% 1,4% 1,8% 1,5% Fonte: Banco Central 1,2% -0,2% 2,1% 1,0% RN DF SP RR RJ PI TO AL MG AP MS PE PR RS CE PB SC AM MA ES GO SE BA AC RO MT PA -0,21% ,48% 0,63% 0,91% 1,01% 1,12% 1,13% 1,17% 1,19% 1,19% 1,24% 1,24% 1,37% 1,54% 1,61% 1,65% 1,77% 1,82% 1,88% 2,05% 2,06% 2,11% 2,22% 2,33% 3,42% 3,59% 5,34%

35 Estudos, projetos e pareceres Solução de problemas específicos sob demanda Economia do Direito Regulação Projeções de Mercado Análises Macroeconômicas Análises que servem de referência para todo o mercado Atendimento personalizado Relatórios periódicos Análise Setorial e Inteligência de Mercado Cenários e projeções para as principais cadeias produtivas da economia Atendimento personalizado Relatórios periódicos Investimentos e Negócios Assessoria financeira para investidores, acionistas e executivos das empresas Rua Estados Unidos, 498, , São Paulo, SP Tel , Fax tendencias@tendencias.com.br

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016 Maio/2017 2ª edição Maio/2017 2ª edição 1 - Introdução O Boletim Economia em Foco, em sua segunda edição, traça um panorama da economia brasileira e fluminense por meio da análise de indicadores econômicos

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Agosto de 2016

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Agosto de 2016 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 3-2016 Data base: Agosto de 2016 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (ago/16): 48.347.967; Variação do número de beneficiários

Leia mais

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 24 de julho e 28 de julho Crédito O estoque total de crédito do sistema financeiro nacional (incluindo recursos livres e direcionados) registrou variação

Leia mais

Perspectivas da Economia Brasileira. GUSTAVO LOYOLA

Perspectivas da Economia Brasileira. GUSTAVO LOYOLA Perspectivas da Economia Brasileira GUSTAVO LOYOLA gloyola@uol.com.br Índice 2 1. Cenário Internacional 2. Cenário Doméstico 3. Conclusões Cenário internacional 3 Há importantes fatores de incerteza globais

Leia mais

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira cresceu 0,1% no

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL Foz do Iguaçu (PR), abril de 2016 Estrutura 2 Cenário Internacional Cenário doméstico Conclusão Cenário

Leia mais

Nova queda do PIB não surpreende mercado

Nova queda do PIB não surpreende mercado Nova queda do PIB não surpreende mercado Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) nesta primeira semana de março mostram a tendência

Leia mais

ATIVIDADE ECONÔMICA. Junho de 2009

ATIVIDADE ECONÔMICA. Junho de 2009 Principais pontos Relatório de Inflação Banco Central ATIVIDADE ECONÔMICA As medidas anticíclicas vêm se traduzindo em melhoras recentes. A economia brasileira apresenta sinais de gradual recuperação.

Leia mais

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15.

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15. ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro Mercado de Trabalho (PNAD Contínua Mensal) 210.000 Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) 205.000 204.592

Leia mais

CENÁRIO ECONÔMICO 2017:

CENÁRIO ECONÔMICO 2017: CENÁRIO ECONÔMICO 2017: Lenta recuperação após um longo período de recessão Dezembro 2016 AVALIAÇÃO CORRENTE DA ATIVIDADE ECONÔMICA A RECUPERAÇÃO DA CONFIANÇA DO EMPRESARIADO E DO CONSUMIDOR MOSTRAM ACOMODAÇÃO

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Dezembro de 2017

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Dezembro de 2017 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 19-2018 Data base: Dezembro de 2017 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (dez/17): 47.304.945; Variação do número de

Leia mais

Economic Research São Paulo - SP - Brasil Apresentação Semanal. De 16 a 20 de Julho de Rodolfo Margato (11)

Economic Research São Paulo - SP - Brasil Apresentação Semanal. De 16 a 20 de Julho de Rodolfo Margato (11) Economic Research São Paulo - SP - Brasil 2018 Apresentação Semanal De 16 a 20 de Julho de 2018 Rodolfo Margato (11) 3553-1859 Indicadores e eventos da última semana set/12 jan/13 mai/13 set/13 jan/14

Leia mais

Retração do PIB apresenta tímida melhora

Retração do PIB apresenta tímida melhora Retração do PIB apresenta tímida melhora No boletim de Conjuntura Econômica do mês de Jun./16 os dados do Produto Interno Bruto (PIB) para o primeiro trimestre de 2016, divulgados pelo Instituto Brasileiro

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola Apresentação para a UNIMED NOROESTE PAULISTA Ribeirão Preto (SP), Novembro de 2016 Índice 2 1. Cenário Internacional 2. Cenário Doméstico 3. Conclusões

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015 ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA MAR/2015 O COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem como

Leia mais

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018

Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas. Jun/2018 Revisão do Cenário Econômico Doméstico: Navegando em Águas Turbulentas Jun/2018 Desempenho recente da atividade econômica Avaliação da atividade econômica e expectativa para os próximos meses O ritmo de

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA JAN/2015

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA JAN/2015 ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA JAN/015 COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL RECUPERA VENDAS EM JANEIRO A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos

Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos Superintendência de Planejamento, Orçamento e Custos Atividade Econômica PIB - Crescimento anual (%) 4, 4,1 4,5 3,2 3,1 3,5 2,1 1,7 2, 4,8 3,6 2, 2 211 212 213 214 215 216 217* 218* * Projeções do FMI

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples 14. Inadimplência 09. Síntese 03. Inflação 05 PIB 04. Crédito 10. Empreendedorismo. Juros 06. Expediente.

SUMÁRIO. Empresas no Simples 14. Inadimplência 09. Síntese 03. Inflação 05 PIB 04. Crédito 10. Empreendedorismo. Juros 06. Expediente. Março/2018 SUMÁRIO < > 02 Síntese 03 Inflação 05 Inadimplência 09 Empresas no Simples 14 PIB 04 Juros 06 Crédito 10 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência Institucional da Unidade de Gestão

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA. Gilberto Duarte de Abreu Filho Presidente. São Paulo, 25 de Julho de 2018

COLETIVA DE IMPRENSA. Gilberto Duarte de Abreu Filho Presidente. São Paulo, 25 de Julho de 2018 COLETIVA DE IMPRENSA Gilberto Duarte de Abreu Filho Presidente São Paulo, 25 de Julho de 2018 CENÁRIO MACROECONÔMICO IGMI-R AGENDA FUNDING INADIMPLÊNCIA FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO POTENCIAL DE MERCADO EXPECTATIVA

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio PIB e Performance do Agronegócio 15 16 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 MESMO COM A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTANDO PARA OS EIXOS EM 2017, O AGRONEGÓCIO NOVAMENTE DEVERÁ SER O SETOR COM MAIOR

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013

Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013 Evolução recente e desafios da economia brasileira Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013 A importância do crescimento Há vários anos, a economia brasileira tem

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN SN de Planejamento Financeiro

Leia mais

BOLETIM DE INDICADORES SETORIAIS EDIÇÃO ABRIL/2018

BOLETIM DE INDICADORES SETORIAIS EDIÇÃO ABRIL/2018 BOLETIM DE INDICADORES SETORIAIS EDIÇÃO ABRIL/2018 ÍNDICE Palavras do Presidente Um 2018 com certa instabilidade política já fazia parte das expectativas para um ano de eleições presidenciais e estaduais.

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Setembro de 2018

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Setembro de 2018 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 28-2018 Data base: Setembro de 2018 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (Set/18): 47.341.036; Variação do número de

Leia mais

Opinião ABC Brasil /10/2017

Opinião ABC Brasil /10/2017 13/10/2017 Nas últimas duas semanas foram divulgados os primeiros dados de atividade de agosto. Apesar de, no primeiro momento, os indicadores da indústria e do comércio parecerem negativos, já que vieram

Leia mais

Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015

Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015 Mercado de trabalho enfrentou cenário difícil durante todo o ano de 2015 Neste edição especial do boletim Mercado de trabalho do CEPER-FUNDACE, serão comparados dados do Cadastro Geral de Empregados e

Leia mais

Investimentos apresentam sinais de recuperação

Investimentos apresentam sinais de recuperação Investimentos apresentam sinais de recuperação No boletim de Conjuntura Econômica do mês de Set./16 os dados do Produto Interno Bruto (PIB) para o segundo trimestre de 2016, divulgados pelo Instituto Brasileiro

Leia mais

Nota de Crédito. Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016

Nota de Crédito. Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016 Nota de Crédito Setembro 2016 Fonte: BACEN Base: Julho de 2016 Sumário Executivo Índices de confiança menos desfavoráveis para o empresariado e para as famílias ainda não são refletidos na atividade real

Leia mais

Macroeconomia Fernando Honorato Barbosa. Economista-Chefe Diretor DEPEC

Macroeconomia Fernando Honorato Barbosa. Economista-Chefe Diretor DEPEC 11 Informação Esta apresentação pode conter informações sobre eventos futuros. Tais informações não seriam apenas fatos históricos, mas refletiriam os desejos e as expectativas da direção da companhia.

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Confiança. Síntese. Inflação PIB. Emprego. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Exportações

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Confiança. Síntese. Inflação PIB. Emprego. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Exportações Janeiro/2019 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação Confiança 03 05 08 PIB 04 Juros 06 Exportações 07 Emprego 11 Empresas no Simples 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência Institucional da Unidade

Leia mais

Boletim Macro IBRE. Seminário de Perspectivas para de Dezembro de 2017

Boletim Macro IBRE. Seminário de Perspectivas para de Dezembro de 2017 Seminário de Perspectivas para 2018 11 de Dezembro de 2017 1 APRESENTADORES PRINCIPAIS PONTOS De acordo com a datação do Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos), a atual recessão se iniciou no

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Sumário Executivo Com base nos dados disponibilizados pelo Banco Central acerca das operações do sistema financeiro nacional (SFN) e

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro

Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro Índice de Confiança do Empresário São Paulo Descontentamento do empresário industrial diminui em outubro Outubro/2014 O Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI SP) avançou para 40,3

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Abril/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Nota de Crédito PF Fevereiro 2015 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Incertezas para renda e inadimplência Em 2014, o aumento próximo de 2,7% da renda real e a redução do desemprego em dezembro para 4,8%,

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada de 11 a 16 de setembro/2015 Analistas consultados: 25 PROJEÇÕES E EXPECTATIVAS DE MERCADO Pesquisa de Projeções Macroeconômicas

Leia mais

SÍNTESE. Cenário externo. Cenário interno. Implicações do ambiente para o Sebrae

SÍNTESE. Cenário externo. Cenário interno. Implicações do ambiente para o Sebrae Junho/2017 1 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 PIB Juros 04 06 Confiança 07 Inadimplência 08 Empresas no Simples Empreendedorismo 12 14 Resultados do Sistema Sebrae Crédito 09 15 Emprego 10 Expediente

Leia mais

Agosto/ ª edição

Agosto/ ª edição Agosto/2017-53ª edição Agosto/2017-53ª Edição 1 ANÁLISE SETORIAL 1.1 Análise das atividades do segmento 1.2 Inflação do segmento A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, revela a evolução recente

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 13 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN 1 mai/8 ago/8 nov/8 fev/9 mai/9

Leia mais

A recessão avança. Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Novembro/2015

A recessão avança. Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Novembro/2015 A recessão avança Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Novembro/2015 Este não é o final de ano que queríamos O retrato da economia Tempo fechado Para o Brasil retomar o crescimento é urgente que a

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA Resultados de 2018 Perspectivas para 2019

COLETIVA DE IMPRENSA Resultados de 2018 Perspectivas para 2019 COLETIVA DE IMPRENSA Resultados de 2018 Perspectivas para 2019 Gilberto Duarte de Abreu Filho Presidente São Paulo 30 de Janeiro de 2019 AGENDA 1. Conjuntura Econômica 2. Construção Civil 3. Funding 4.

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Guilherme R. S. Souza e Silva * Introdução Este artigo pretende apresentar e discutir

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Fevereiro/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 15 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Maio/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

1. Atividade Econômica

1. Atividade Econômica Janeiro / 213 O Núcleo de Pesquisa da FECAPapresenta no seu Boletim Econômicouma compilação dos principais indicadores macroeconômicos nacionais que foram publicados ao longo do mês de referência deste

Leia mais

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012.

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012. 2008.I 2008.III 2009.I 2009.III 2010.I 2010.III 2011.I 2011.III 2012.I 2012.III 2013.I 2013.III 2014.I 2014.III 2015.I 2015.III 2016.I 2016.III 2017.I 2017.III 2018.I 2018.III 2019.I Contas Nacionais Trimestrais

Leia mais

CENÁRIO E PERSPECTIVAS

CENÁRIO E PERSPECTIVAS BRASIL E PERNAMBUCO E PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA ROTEIRO AMBIENTE ECONÔMICO NACIONAL AMBIENTE ECONÔMICO ESTADUAL PROJEÇÕES PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA: 2017-2018 2 AMBIENTE ECONÔMICO NACIONAL 3 AMBIENTE

Leia mais

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 Nota de Crédito PF Dezembro 2014 Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 ago/11 fev/12 ago/12 jan/11 jan/11 Desaceleração e comprometimento de renda Os efeitos da elevação da taxa de juros e as incertezas quanto

Leia mais

Nota Trimestral de Conjuntura

Nota Trimestral de Conjuntura Nota Trimestral de Conjuntura QUARTO TRIMESTRE 2017 Observatório de Políticas Econômicas 2018 FUNDAÇÃO DOM CABRAL NÚCLEO DE ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS Nota

Leia mais

Nota de Crédito PF. Outubro Fonte: BACEN

Nota de Crédito PF. Outubro Fonte: BACEN Nota de Crédito PF Outubro 2014 Fonte: BACEN fev/11 fev/11 Recursos livres mostram desaceleração para : é necessário aguardar os efeitos das medidas... Carteira de Crédito PF Como reflexo do cenário macroeconômico,

Leia mais

Retomada nas concessões para pessoas físicas?

Retomada nas concessões para pessoas físicas? Retomada nas concessões para pessoas físicas? O mercado de crédito continua a mostrar o processo de desalavancagem das famílias e empresas em um ambiente de recessão econômica. Em doze meses, a variação

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA E O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Gustavo Loyola. APeMEC São Paulo (SP), maio de 2016

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA E O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Gustavo Loyola. APeMEC São Paulo (SP), maio de 2016 PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA E O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL Gustavo Loyola APeMEC São Paulo (SP), maio de 2016 Estrutura 2 Cenário Internacional Cenário doméstico Cenário da Construção Civil Cenário

Leia mais

Workshop IBBA : Classe C

Workshop IBBA : Classe C (*) Veja última página para informações de investidor e completa listagem da equipe. Workshop IBBA : Classe C Ilan Goldfajn Economista-chefe Itaú Unibanco Roteiro Cenário internacional de ajuste de transações

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Sumário Executivo A equipe da Assessoria Econômica da ABBC prepara este relatório com base nas informações divulgadas pelo Banco Central

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Aguardando as condições A semana foi marcada pelas apostas acerca da queda da taxa Selic. Após a decisão de manutenção da meta em 14,25% a.a, houve a interpretação de que são boas as possibilidades de

Leia mais

Nota de Crédito. Fevereiro 2018 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2017

Nota de Crédito. Fevereiro 2018 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2017 Nota de Crédito Fevereiro 2018 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2017 dez/13 mar/14 jun/14 set/14 dez/14 mar/15 jun/15 set/15 dez/15 mar/16 jun/16 set/16 dez/16 mar/17 jun/17 set/17 dez/17 dez/13 abr/14 ago/14

Leia mais

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo Conforme apresentado na Figura 1, o PIB da economia brasileira vem apresentando queda desde o segundo trimestre de 2014. No quarto trimestre

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Recuperação da indústria Melhora gradual no mercado de trabalho Ganho de massa salarial real Inflação bem-comportada Setor externo benigno e alta das exportações

Leia mais

Consultoria. Conjuntura Econômica e Perspectivas Setembro/2016. Juan Jensen

Consultoria. Conjuntura Econômica e Perspectivas Setembro/2016. Juan Jensen Consultoria Conjuntura Econômica e Perspectivas 2017-22 Setembro/2016 Juan Jensen jensen@4econsultoria.com.br PIB Confiança segue mostrando recuperação na margem, ainda que nível ainda seja baixo Estamos

Leia mais

PIB. PIB Trimestral 3,9% 2,6% 2,3% 2,3%

PIB. PIB Trimestral 3,9% 2,6% 2,3% 2,3% PIB O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta última sextafeira, 29 de Maio, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao primeiro trimestre de 2015. Análise preliminar

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Outubro de 2018

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Outubro de 2018 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 29-2018 Data base: Outubro de 2018 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (Out/18): 47.314.120; Variação do número de

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA Resultados do 1º semestre de 2019

COLETIVA DE IMPRENSA Resultados do 1º semestre de 2019 COLETIVA DE IMPRENSA Resultados do 1º semestre de 2019 Gilberto Duarte de Abreu Filho Presidente São Paulo 25 de Julho de 2019 1. Conjuntura Econômica 2. Construção Civil 3. Financiamento Imobiliário 4.

Leia mais

Seminário na FGV/EPGE. Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto

Seminário na FGV/EPGE. Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto Seminário na FGV/EPGE Ajuste fiscal: o que significa para o Brasil? Felipe Salto Rio de Janeiro, 21 de junho de 2018 Hiato do produto PIB no curto prazo o As estimativas de mercado para o PIB de 2018 obtidas

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2016 Analistas consultados: 25 PROJEÇÕES E EXPECTATIVAS DE MERCADO FEBRABAN

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Julho/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 23 e 26 de Janeiro de 2017 Instituições participantes: 22 DESTAQUES DESTA EDIÇÃO Principais alterações nas

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA - JULHO/2015

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA - JULHO/2015 ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA - JULHO/2015 O COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL CONTINUA EM QUEDA A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

Perspectivas para a Inflação

Perspectivas para a Inflação Perspectivas para a Inflação Carlos Hamilton Araújo Junho de 2013 Índice I. Introdução II. Ambiente Internacional III. Condições Financeiras IV. Atividade V. Evolução da Inflação VI. Boxes 2 I. Introdução

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2014 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN Superintendência Nacional de

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 14 e 20 de setembro de 2016 Instituições respondentes: 22 DESTAQUES DESTA EDIÇÃO Principais alterações nas

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Junho de 2018

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Junho de 2018 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 25-2018 Data base: Junho de 2018 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (Jun/18): 47.236.348; Variação do número de beneficiários

Leia mais

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco

Perspectivas Econômicas. Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Perspectivas Econômicas Pesquisa Macroeconômica Itaú Unibanco Setembro 2016 Roteiro Internacional Ambiente externo ainda favorável para os mercados emergentes O Fed, o banco central americano, deve voltar

Leia mais

Conjuntura - Saúde Suplementar

Conjuntura - Saúde Suplementar Conjuntura - Saúde Suplementar 28º Edição - Setembro 2015 Sumário Conjuntura - Saúde Suplementar Seção Especial 3 Nível de Atividade 4 Emprego 5 Emprego direto em planos de saúde 6 Renda 6 Inflação 7 Câmbio

Leia mais

INFORME ECONÔMICO 28 de outubro de 2016

INFORME ECONÔMICO 28 de outubro de 2016 RESENHA SEMANAL E PERSPECTIVAS No Brasil, Banco Central sinalizou a manutenção do ritmo de corte para a próxima reunião. Nos Estados Unidos, o crescimento do PIB acelerou no terceiro trimestre. No Brasil,

Leia mais

Março/2012. NEPOM Núcleo de Estudos de Política Monetária do IBMEC/MG

Março/2012. NEPOM Núcleo de Estudos de Política Monetária do IBMEC/MG Análise de Conjuntura Março/2012 NEPOM Núcleo de Estudos de Política Monetária do IBMEC/MG Coordenação: Prof. Dr. Cláudio D. Shikida Alunos Integrantes Isadora Figueiredo Guilherme Leite Rafael Byrro Raphael

Leia mais

Cenários para a economia brasileira Set/2018

Cenários para a economia brasileira Set/2018 Cenários para a economia brasileira Set/2018 Alessandra Ribeiro Índice 2 1. Cenário internacional 2. Cenário Doméstico 3. Conclusões Cenário Internacional 3 Expansão consistente da economia global marca

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Novembro de 2018

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Novembro de 2018 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 30-2019 Data base: Novembro de 2018 Sumário Executivo Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (Nov/18): 47.228.069; Variação do número de

Leia mais

Boletim de Inteligência Estratégica

Boletim de Inteligência Estratégica Boletim de Inteligência Estratégica SUMÁRIO Receitas do Sistema Sebrae 11 Atividade Econômica Sequência de declínios do PIB reforçam a continuidade da recessão. 03 Emprego 04 Indústria 05 Comércio 06 Desemprego

Leia mais

Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros

Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros Selic e Cartão Rotativo reduzem taxa de juros Em abril, o saldo das operações do mercado de crédito voltou a mostrar retração na comparação mensal (0,2%). Entretanto, em termos anuais, novamente desacelerou-se

Leia mais

a.a. Pessoa Física Pessoa Jurídica 20% 15% 10% 5% 0% 15,0% 10,0% 5,0% -5% 0,0% a.a. 10% 5,4% -5% -3,1% -10% -11,3%

a.a. Pessoa Física Pessoa Jurídica 20% 15% 10% 5% 0% 15,0% 10,0% 5,0% -5% 0,0% a.a. 10% 5,4% -5% -3,1% -10% -11,3% 60, 50, 40, 30, 20, 10, 0, 15, 10, 5, 0, -5, Estoque de Crédito SFN Evolução por tipo de tomador 14,4% 11, Crédito/PIB Variação do crédito em 12 meses 5,2% 50,2% 52,1% 52,8% 48,6% 46,4% -0,3% -3, Recursos

Leia mais

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado

Serviços puxam criação de vagas formais e Comércio registra o pior resultado Brasil inicia o ano de 2019 com criação de empregos formais Os dados de janeiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no Estado

Leia mais

Brasília (DF), 15 de agosto de Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Jantar Poder360 - ideias

Brasília (DF), 15 de agosto de Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Jantar Poder360 - ideias Brasília (DF), 15 de agosto de 2017. Apontamentos do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn Jantar Poder360 - ideias Introdução Boa noite a todos. Muito obrigado pelo convite e pela oportunidade de

Leia mais

Os sérios desafios da economia. Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Maio/2016

Os sérios desafios da economia. Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Maio/2016 Os sérios desafios da economia Econ. Ieda Vasconcelos Reunião CIC/FIEMG Maio/2016 1 Os números da economia brasileira que o novo governo precisa enfrentar 11,089 milhões Número de desempregados no Brasil,

Leia mais

Cenário Econômico para Dezembro / Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Cenário Econômico para Dezembro / Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico para 2010 Dezembro / 2009 Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos 1 O Crescimento do PIB em 2009 2 PIB no 3º Tri/2009 : Crescimento trimestral de 1,3% O PIB do 3º Tri/09 registrou

Leia mais

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre Resultado da atividade industrial paulista em março Em março com relação a fevereiro a atividade da indústria paulista, mensurada pelo

Leia mais

Elevação na taxa de juros média

Elevação na taxa de juros média Elevação na taxa de juros média Carteira de Crédito no SFN Apesar da projeção de um crescimento nominal de 2,0% em 2017 pelo Banco Central, o ritmo de queda do estoque de crédito intensificou-se em janeiro.

Leia mais

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O

Leia mais

9 Ver em especial o site:

9 Ver em especial o site: O desempenho recente dos principais indicadores da economia brasileira Lucas Lautert Dezordi * Guilherme R. S. Souza e Silva ** Introdução Esta seção do boletim Economia & Tecnologia irá discutir cinco

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Novembro/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

A economia do Rio de Janeiro Estado e Capital

A economia do Rio de Janeiro Estado e Capital A economia do Rio de Janeiro Estado e Capital William Figueiredo Divisão de Estudo Econômicos do Rio de Janeiro (DIERJ) Gerência de Estudos Econômicos (GEE) Rio de Janeiro, 27 de junho de 2017 Estado do

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Setembro/2017 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 15 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

a.a. 15,0% 20% 15% 10,0% 10% 5,0% 1,3% 0,0% -5% -10% -5,0% a.a. Pessoa Física 9% 7% Pessoa Jurídica 3% 1% -1% -3% 4,6% -5% -3,5% -7% -9% -11,7%

a.a. 15,0% 20% 15% 10,0% 10% 5,0% 1,3% 0,0% -5% -10% -5,0% a.a. Pessoa Física 9% 7% Pessoa Jurídica 3% 1% -1% -3% 4,6% -5% -3,5% -7% -9% -11,7% 53, 52, 51, 50, 49, 48, 47, 46, 45, 44, 43, 15, 10, 5, 0, -5, Estoque de Crédito SFN 12, Crédito/PIB Variação do crédito em 12 meses 10,2% 52, 51,8% 50,4% 2,1% Recursos Direcionados 47,9% 46,6% -2,6% 1,3%

Leia mais

2017: a vida depois dos ajustes

2017: a vida depois dos ajustes Departamento Econômico, Brasil Setembro 2016 2017: a vida depois dos ajustes Luciano Sobral, Economista lusobral@santander.com.br www.santander.com.br/economia 2017: a vida depois dos ajustes Inflação:

Leia mais

Nota Trimestral de Conjuntura

Nota Trimestral de Conjuntura Nota Trimestral de Conjuntura PRIMEIRO TRIMESTRE 2017 Observatório de Políticas Econômicas 2017 FUNDAÇÃO DOM CABRAL NÚCLEO DE ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS Nota

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015)

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015) Variação (%) ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA RECEITA DE SERVIÇOS (DEZEMBRO- 2015) BRASIL: Volume de Negócios do Setor de Serviços Fecha o ano em Queda Em dezembro de 2015, o setor de Serviços recuou 5,0% no

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO abr/17 jun/17 jul/17 set/17 out/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 abr/16 jun/16 Commodities impulsionam as exportações A semana pós-carnaval foi marcada por uma nova redução nos

Leia mais