Gestão Tributária. Rotinas Tributarias YOUR LOGO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Tributária. Rotinas Tributarias YOUR LOGO"

Transcrição

1 Gestão Tributária Rotinas Tributarias YOUR LOGO

2 Poderes e Autarquias Esferas do poder tributário Federal Estadual Municipal

3 Distribuição dos Tributos 1 Federal IR Importo de Renda CSLL - Contribuição Social s/ Lucro Liquido PIS - Programas de Integração Social COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados ENCARGOS TRABALHISTAS (PREVID.) 2 Estadual ICMS - Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

4 Distribuição dos Tributos 3 Municipal ISSQN IMPOSTOS SOBRE SERVIÇOS IPTU- IMPOSTO SOBRE PROP.TERR.URB. OS IMPOSTOS PODEM SER POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OU POR APURAÇÃO.

5 Documentos Fiscais. Para acobertar as operações ou as prestações que realizar, o contribuinte do imposto utilizará, conforme o caso, os seguintes documentos fiscais: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55, (DANFE); Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, (pouco usada, substituída pela NF-e); Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NF-e Avulsa); Nota Fiscal Avulsa (substituída pela NF-e Avulsa); O Protocolo ICMS nº 44/2015 revogou o inciso II do 1º da cláusula segunda do Protocolo ICMS nº 42/2009, que dispensava da obrigatoriedade de emissão da NF-e ao estabelecimentos varejistas, nas operações com CFOP 6.201, 6.202, 6.208, 6.209, 6.210, 6.410, 6.411, 6.412, 6.413, 6.503, 6.553, 6.555, 6.556, 6.661, 6.903, 6.910, 6.911, 6.912, 6.913, 6.914, 6.915, 6.916, 6.918, 6.920,

6 Documentos Fiscais. Outros tipos de documentos fiscais: Conhecimento de Transporte Eletrônico, modelo 57; Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7; Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6; Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21; Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22; Cupom Fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF); Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2. Nota Fiscal de Serviço, modelo A; Nota Fiscal de Serviço, NFS-e.

7 Nota Fiscal de Serviço.

8 Nota Fiscal de Serviço. A Nota Fiscal de Serviços é um documento utilizado para documentar as operações de prestação de serviços. Não existe um modelo padrão. Ele varia de prefeitura para prefeitura.

9 Retenções NFS-e. Falaremos das retenções de impostos sobre as prestações de serviços pessoa jurídica para outras pessoas jurídicas, essas retenções podemos entender como "antecipações" de pagamentos e podem ser compensados desde que não haja impedimento nos preceitos legais.

10 Retenções NFS-e - IRRF. As importâncias pagas ou creditadas por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas, pela prestação de serviços caracterizadamente de natureza profissional estão sujeitas à incidência do Imposto de Renda na Fonte, que deve ser retido no momento do pagamento.

11 Retenções NFS-e - IRRF. Segue uma lista de empresas sujeitas as retenções tratadas neste documento tanto para Imposto de Renda quanto para a retenção dos demais tributos federais;

12 Retenções NFS-e - IRRF.

13 Retenções NFS-e - IRRF.

14 Retenções NFS-e - IRRF. Observações importantes: 1. A retenção somente é obrigatória quando os serviços forem prestados por pessoas jurídicas para outras pessoas jurídicas. 2. A retenção do IR fica dispensada quando resultar em valor igual ou inferior a R$ 10,00. Exemplo: Se o serviço for igual ou inferior a 1.000,00 para a alíquota de 1% e 667,00 para alíquota de 1,5% estão dispensados de retenção.

15 Retenções NFS-e PIS/COFINS/CSLL. Os Tributos e Contribuições abrangidos pela Lei de 2003 e suas respectivas alíquotas, foram os seguintes : CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 1,00% COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 3,00% PIS - Contribuição para o Programa de Integração Social 0,65% TOTAL - 4,65% Tais retenções deverão ocorrer sem prejuízo da retenção para o Imposto de Renda na Fonte das Pessoas Jurídicas sujeitas as alíquotas específicas previstas na legislação do Imposto de Renda (Decreto nº de 1999).

16 Retenções NFS-e PIS/COFINS/CSLL. Desta forma, toda Pessoa Jurídica, exceto as empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL, que contratarem outra Pessoa Jurídica para a prestação de um dos serviços relacionados anteriormente, estarão obrigadas a realizarem a retenção da CSLL, COFINS, PIS e IR.

17 Retenções NFS-e - INSS. Retenção do INSS: Podemos entender como Cessão de mão-de-obra, a colocação à disposição da contratante, em suas dependências ou nas de terceiros, de trabalhadores que realizem serviços contínuos, relacionados ou não com a sua atividade, independentemente da natureza e da forma de contratação, inclusive por meio de trabalho temporário.

18 Retenções NFS-e - INSS. Abaixo transcrevo um dos fundamentos legais para que possamos entender: DA RETENÇÃO Seção I Da Obrigação Principal da Retenção Art A empresa contratante de serviços prestados mediante cessão de mão-de-obra ou empreitada, inclusive em regime de trabalho temporário, a partir da competência fevereiro de 1999, deverá reter 11% (onze por cento) do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços e recolher à Previdência Social a importância retida, em documento de arrecadação identificado com a denominação social e o CNPJ da empresa contratada, observado o disposto no art. 79 e no art. 145.

19 Retenções NFS-e - ISS. A retenção está prevista no art. 6º, da Lei Complementar nº 116 de Para fins de retenção do ISS deve ser observado o seguinte: A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, em conformidade com incisos de I ao XXII, artigo 3º LC 116/03 (relação específica), nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório)...\lei complementar 116 de 2003.pdf

20 Retenções NFS-e.

21 Retenções NFS-e.

22 Retenções NFS-e.

23 Retenções NFS-e.

24 Retenções NFS-e. Veja que o valor da duplicata já esta deduzido dos valores dos impostos.

25 Conhecimento de transporte eletrônico CT-e.

26 Conhecimento de transporte eletrônico CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e é o documento emitido com o intuito de documentar prestações de serviços de transporte de cargas.

27 Nota Fiscal Eletrônica.

28 Nota Fiscal Eletrônica. Documento emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar operações e prestações.

29 Documentos Fiscais.

30 Tributo Federal - IPI. 1 IPI IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS A definição de alíquota de IPI é dada pela lei de acordo com a NCM do produto. Para saber a alíquota de um produto a fonte de consulta é a TIPI Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados. Fonte: A apuração do IPI somente ocorre na fábrica ou na importação, onde a empresa é equiparada a fabricante. VR.PRODUTO ICMS IPI VR.DA NF , , , ,00 Atenção! O valor destacado de IPI compõe o valor total da NF.

31 Tributo Estadual - ICMS. 2 ICMS Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. ICMS - é um imposto estadual brasileiro, ou seja, somente os governos dos Estados e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo (conforme o art. 155, II, da Constituição de 1988). O principal fato gerador para a incidência do ICMS é a circulação de mercadorias, mesmo que se tenha iniciado no exterior. Além disso, o ICMS incide sobre prestações onerosas de serviços de comunicação, prestações de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, e desembaraço aduaneiro de mercadoria ou bens importados do exterior.

32 Hierarquia das leis para arrecadaçao ICMS Constituição Federal Lei maior do país Lei Complementar ( Lei Kandir) CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária Estados e Autarquias com poderes sobre o ICMS

33 Tributo Estadual - ICMS. 2 ICMS Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. Tipos de ICMS dos documentos de entrada: ICMS - Normal; ICMS ST (Substituição Tributária) ICMS Diferencial de alíquota. (Compras interestaduais de Material de Consumo e Imobilizado)

34 Tributo Estadual. 2 ICMS Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. O ICMS é um imposto que integra a sua própria base de cálculo (imposto calculado por dentro), ou seja, no preço de compra ou de venda do bem ou do serviço já está embutido o valor do ICMS destacado.

35 Divisão de Alíquota no Brasil. 2 ICMS Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. Alíquotas 17% Alíquotas 18% Alíquota 18% Fundo de Pobreza 1%

36 Divisão de Alíquota no Brasil. 2 ICMS Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação.

37 ICMS - Substituição Tributária. Substituição Tributária consiste em OBRIGAR alguém a pagar, não apenas o imposto ref. à operação por ele praticada, mas também, o relativo à operação ou operações posteriores, ou seja, a lei altera a responsabilidade pelo cumprimento da obrigação tributária, conferindo a terceiro, que não aquele que praticou o fato gerador diretamente, mas que possui vinculação indireta com aquele que deu causa ao fato.

38 ICMS - Substituição Tributária. Substituição Tributária É a inversão da arrecadação do consumidor final ao fabricante. Onde o fabricante ou o importador são responsáveis pelo recolhimento do imposto até o final da cadeia consumidor final. O que muda? Com a ST ocorre a inserção da: MVA Margem de Valor agregado e/ou IVA Índice de Valor Ajustado ( O Estado presume uma margem de lucro para o produto ) Consumidor Final Indústria Distribuidora Comércio

39 ICMS - Substituição Tributária. O que define se a mercadoria tem ST é a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), juntamente com a descrição dada pelo Convenio/Protocolo e Decreto Estadual. Número de 8 posições que segue na Nota Fiscal: EX: CORRENTE 520ROX110L C/RET. CB300R Vários produtos estão fora conforme sua NCM e não tem substituição tributária!!!

40 NCM Nomenclatura Comum do Mercosul. Trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM na sua documentação legal (nota fiscal, livros legais, etc.). É possível encontrar tabelas com os códigos NCM. No Site da receita federal podemos baixar a TIPI Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.

41 Regimes Especiais. De acordo com o Regulamento do ICMS de Cada Estado é concedido um tipo de beneficio fiscal através de TARE Termo de Acordo de Regime Especial. No campo OBS das notas dos nossos fornecedores, deve vir a descrição do regime que a unidade possui.

42 Regimes Especiais. Destaque de ST e qual unidade tem Regime Especial. PEÇA DE MOTO PEÇAS E PNEUMATICO REG. ESPECIAL PARA MOTO REG. ESPECIAL PNEUMATICO PARA BIKE REG. ESPECIAL LM (MG) ST ST ST WSP (SP) ST ST ST MB (ES) ST RE ST RE ST RE WCO (GO) ST RE ST NÃO TEM ST WSUL (SC) ST RE ST RE ST RE Caso receba documento fiscal de fornecedor sem o destaque do ICMS ST, para uma mercadoria sujeita a ST, em uma unidade que não possua Regime Especial para esse produto; o imposto deverá ser recolhido em guia avulsa. Neste caso procure o analista fiscal.

43 Calculando a ST para Estado de SP. SUPONDO COMPRA DE R$ EM PEÇA DE MOTO COMPRA DENTRO DO ESTADO COMPRA FORA DO ESTADO 1 Valor dos produtos na NOTA FISCAL R$ 1.000,00 1 Valor dos produtos na NOTA FISCAL R$ 1.000,00 2 MVA de 71,78% (1x2) : R$ 717,80 2 MVA ajustada de 84,35% (1x2) : R$ 843,50 3 Total Base Calculo (1+2) : R$ 1.717,80 3 Total Base Calculo (1+2) : R$ 1.843,50 4 Alíquota interna SP (3x18%): R$ 309,20 4 Alíquota interna SP (3x18%): R$ 331,83 5 Crédito ICMS (1x18%): R$ 180,00 5 Crédito ICMS (1x12%): R$ 120,00 6 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (4-5) R$ 129,20 = 12,92% 6 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (4-5) R$ 211,83 = 21,18% DIFERENÇA DE: 8,26%

44 Calculando a ST para Estado de SP. SUPONDO COMPRA DE R$ EM PEÇA DE BIKE COMPRA DENTRO DO ESTADO COMPRA FORA DO ESTADO 1 Valor dos produtos na NOTA FISCAL R$ 1.000,00 1 Valor dos produtos na NOTA FISCAL R$ 1.000,00 2 MVA de 99,00% (1x2) : R$ 990,00 2 MVA ajustada de 113,56% (1x2) : R$ 1.135,60 3 Total Base Calculo (1+2) : R$ 1.990,00 3 Total Base Calculo (1+2) : R$ 2.135,60 4 Alíquota interna SP (3x18%): R$ 358,20 4 Alíquota interna SP (3x18%): R$ 384,41 5 Crédito ICMS (1x18%): R$ 180,00 5 Crédito ICMS (1x12%): R$ 120,00 6 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (4-5) R$ 178,20 = 17,82% 6 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (4-5) R$ 264,41 = 26,44% DIFERENÇA DE: 8,62%

45 Diferença de Alíquota para compras interestaduais.

46 Diferenças de Alíquota. Na Compras interestaduais de Material de Consumo e Imobilizado, fora do regime ST, temos a diferença de alíquota ou Difal. ALÍQUOTA INTERNA DO DESTINO ALÍQUOTA DO EMITENTE Exemplo: 17% - 12% = 5%

47 Diferenças de Alíquota. Compras interestaduais de material de consumo e imobilizado, fora do regime ST, de origem importada com Aliq de 4%. ALÍQUOTA INTERNA DO DESTINO ALÍQUOTA DO EMITENTE Exemplo: 17% - 4% = 13%

48 Documentos Fiscais. Por que precisamos entender o DANFE / Nota Fiscal? A Nota Fiscal é um documento que contém todas as informações necessárias para o correto registro na empresa, desta forma evita-se erros na entrada e retrabalho. O lançamento incorreto de um documento fiscal implica em diversos problemas que poderão gerar ônus para a empresa no prazo de até 5 anos após o seu registro. Qualquer documento fiscal, independente de gerar ou não financeiro deverá ser registrado. Pois o fato do não registro implica em multas e juros por documento não escriturado. O valor da multa varia de Estado para Estado. Recentemente tivemos uma multa no valor de mais 1 milhão de reais por não termos escriturados documentos fiscais na MB Filial. Já tivemos esse tipo de autuação também nas outras unidades do grupo.

49 CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes. É através do CFOP que é definido se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos. Cada código é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito é possível identificar qual o tipo de operação, se entrada ou saída de mercadorias.

50 CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações. Entradas Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Estado Entrada e/ou Aquisições de Serviços de outros Estados Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Exterior. Saídas Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior.

51 Tipos de Operações - Triangular. Onde nos enquadramos nessa operação? Aqui!

52 Tipos de Operações - Triangular. Todas duas notas, devem ser registradas.

53 Tipos de Operações - Garantia. Remessa em Garantia (cliente) CFOP 5949 / Retorno Garantia (cliente) movimentar o estoque. CFOP: 5949 / Entrada da NF sem movimentar o estoque. CFOP: 1949 / Entrada da NF movimentar o estoque. CFOP: 1949 / Remessa Garantia (fornecedor) sem movimentar o estoque. CFOP: 5949 / Retorno Garantia (fornecedor). CFOP: 5949 / 6949.

54 Tipos de Operações.

55 CST Código Situação Tributaria. Código de Situação Tributária é um código de três dígitos que determina a tributação (referente ao ICMS) do produto, onde são classificados, unindo 1 dígito da tabela A com 2 dígitos da tabela B: Tabela: A Tabela: B

56 CSOSN SIMPLES NACIONAL.

57 Conhecendo uma Nota Fiscal.

58 Informações complementares. Fornecedores optantes pelo Simples Nacional: As empresas optantes pelo Regime Simples Nacional, estão desobrigadas de destacar ICMS e IPI em suas notas fiscais. Mas devem informar os dispositivos legais conforme o regulamento do ICMS e do IPI e do ISS no campo informações complementares. Mesmo o ICMS não estando destacado no campo próprio podemos nos creditar do % ou valor informado no campo informações complementares da nota fiscal.

59 Informações complementares. Prazos: Para cancelamento de Nota Fiscal é de 24 horas a partir da emissão do documento. Para o registro de um documento o prazo interno do grupo é de 24 horas depois de conferido a mercadoria recebida. Para manifesto do destinatário o prazo é de 180 dias. Para retorno da Nota Fiscal de conserto / demonstração é de 180 dias. Para recusa de Nota Fiscal é no ato do recebimento com justificativa no verso.

60 Dúvidas Fiscais - O que fazer? 1) Enviar para o helpdesk do departamento Fiscal do Grupo Lagoa fiscal@grupolagoa.com.br 2) Sua demanda será encaminhada para os analistas abaixo: Empresa Fiscal Contábil Sistema/ Faturamento MB Simão Lucas Vinícius WSP Franciele Karina Vinícius WSUL Kellen Gabriel Vinícius WCO Franciele Karina Vinícius W Marcas Raphael Raphael Vinícius W Vendas Raphael Raphael Vinícius WMG Rodas Raphael Raphael Vinícius

61 Dúvidas Fiscais - O que fazer? Empresa Fiscal Contábil Sistema/ Faturamento Sense Misleide Consag (Cristiane) Vinícius LM Bike Aldevandir Aldevandir Eolo LM Moto Aldevandir Aldevandir Eolo Grotadas Aldevandir Aldevandir -

62

63

CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS

CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS Assuntos Propostos Documentos Fiscais Modelos de Documentos Fiscais Retenção de Impostos Tipos de Impostos INSS IRRF COFINS/PIS/CSLL ISSQN Documentos

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA Aquisições efetuadas em operação interestadual (compras fora do Estado da Bahia) e-book AQUISIÇÕES PARA REVENDA compra interestadual critérios do ICMS Estou com dúvidas

Leia mais

NCM. O que é NCM? Exemplo: Uma pesquisa pelo código NCM permite

NCM. O que é NCM? Exemplo: Uma pesquisa pelo código NCM permite ICMS O que é ICMS? O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ou ICMS é um imposto nacional sendo

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul 02/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Definição... 7 3.2. Previsão

Leia mais

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO Matéria Elaborada com base na legislação vigente em 02.08.2010. SUMÁRIO:

Leia mais

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa.

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. CARTILHA NACIONAL SIMPLES Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. O que é Simples Nacional? Como enquadro minha empresa no Nacional Simples? O Simples Nacional é um regime tributário

Leia mais

PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB

PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB PROGRAMA FUSIONTECH VISUAL CONTAB LEIAUTE - ESCRITA FISCAL v. 1.7 (02/08/2010) HIERARQUIA DOS REGISTROS Tipo do Situação Registro 00 Dados da Empresa (header do arquivo). Obrigatório. Dados da empresa

Leia mais

Nota Técnica

Nota Técnica Nota Técnica 2015.003 versão 1.80 Nessa versão da Nota Técnica, serão ativadas diversas regras de validação para recebimento de informações correspondentes ao ICMS devido para a Unidade da Federação de

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

ÍNDICE. Escrita Fiscal -4- CAPÍTULO 1

ÍNDICE. Escrita Fiscal -4- CAPÍTULO 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1 1.1 Sistema Tributário Brasileiro...8 1.2 Competência Tributária...9 1.3 Tributos...10 1.4 Notas Fiscais... 11 1.4.1 Nota Fiscal de Venda a Consumidor... 11 1.4.2 Nota Fiscal de Prestação

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis.

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis. Personal Soft Informática Ltda Me Personal E RP Módulo Fiscal Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis Celular: (19) 8133-0809 edcarlos@personalsoft.com.br (19) 3471-0001 Figura 1 Introdução Classificações

Leia mais

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18

CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 CURSO ANALISTA FISCAL FORTALEZA/CE - TURMA 18 A função de Analista Fiscal é uma das mais nobres na área fiscal de um estabelecimento, tendo em vista sua importância na verificação do processamento de todo

Leia mais

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 13 Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Protocolo ICMS 17/1985 Alterações: Protocolo 09/1986, 10/87, 51/91, 08/98, 26/01, 37/01, 42/08,

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais

Cadastro de Operação e CFOP

Cadastro de Operação e CFOP Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 1 / 11 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Conteúdo... 4 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 3 / 11 2. Revisão Revisão Data

Leia mais

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos Índice O que é a Substituição Tributária? 3 Convênio ICMS nº 52/2017: Introdução 4 Convênios Revogados 5 Pontos de Atenção 6 Mercadorias 7 Responsabilidade 8 Cálculo 9 Exemplificando o Cálculo (MVA) 10

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Parte 2 Tributação Normal versus Tributação por ST Indústria Distribuidor Varejista Consumidor Final Tributação Normal versus Tributação por ST Tributação Normal

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL A SEGUIR CLAUSULAS QUE ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS DE SUA APLICAÇÃO AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 Cláusula oitava O contribuinte

Leia mais

Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0

Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0 PASSO-A-PASSO Preenchimento do cadastro de produtos para adequação ao SAT ou NFC-e - Rev1.0 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Configurações Retaguarda Informações

Leia mais

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 12 Substituição Tributária das Operações com Lâmina de Barbear, Aparelho de Barbear Descartável, Isqueiro. Protocolo ICMS 16/1985 Alterações: Protocolo 09/1986,10/87,50/91,07/98,14/00,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF 12/09/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Guia Prático EFD Contribuições... 3 3.2 Perguntas

Leia mais

CADASTRO DE CLASSIFICAÇÃO FISCAL ETCAICF00

CADASTRO DE CLASSIFICAÇÃO FISCAL ETCAICF00 CADASTRO DE CLASSIFICAÇÃO FISCAL ETCAICF00 Explicação: O cadastro de classificação fiscal é de extrema importância, pois será com base nela que o sistema irá calcular os diversos tipos de impostos e situações

Leia mais

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída.

Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. Dados a serem levados em conta para a correta escrituração de uma nota fiscal de entrada ou saída. 0-Informe os Dados de Sua Empresa 0-1-Regime tributário de Sua Empresa 0-1-0-Simples Nacional CRT= 1-vCredICMSSN

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. JackelineF. Fares 19/04/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. JackelineF. Fares 19/04/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. JackelineF. Fares 19/04/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 47 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação da aula 46... Lei Kandir

Leia mais

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 SUMÁRIO LIVRO I - PARTE TEÓRICA CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 2. BASE LEGAL... 20 2.1. Substituição Tributária nas Operações Internas...

Leia mais

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações.

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014. Of. Circ. Nº 334/14 Referência: Decreto Estadual-RJ nº 44.989/14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Senhor(a) Presidente, Fazendo referência

Leia mais

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS 1 1. CONCEITOS - APOSTILA - PÁGINA 3 SUTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OPERAÇÃO INTERNA É o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido nas operações ou

Leia mais

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS Competência:Estados e DF Observando a LC 87/96 (Lei Kandir) Observando os convênios entre os Estados (CONFAZ) CONTRIBUINTE E FATO

Leia mais

Contabilidade Comercial Aula 3: Tributos Sobre Compras e Vendas. Professora Esp. Caroline Camera

Contabilidade Comercial Aula 3: Tributos Sobre Compras e Vendas. Professora Esp. Caroline Camera Contabilidade Comercial Aula 3: Tributos Sobre Compras e Vendas Professora Esp. Caroline Camera Tributos - Impostos; - Taxas; - Contribuições Sociais e de Melhoria. Impostos IPI (Imposto sobre Produtos

Leia mais

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA Guia de Tributação A tributação tem sido um campo não muito amigável de muitos empresários no Brasil, mas é preciso dominar o assunto, para que a saúde do negócio não fique comprometida. Veja a seguir

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS E TRATAMENTOS CONTÁBEIS PARA 2018 1. SIMPLES NACIONAL 2. DIFAL 3. ISS E SUAS MUDANÇAS 4. ICMS ST: SUSPENSÃO PARCIAL DO CONVÊNIO 52/2017 5.

Leia mais

Lei da Transparência nº /2012

Lei da Transparência nº /2012 PERGUNTE À CPA 3ª FEIRA 11 DE JUNHO DE 2013 Lei da Transparência nº 12.741/2012 Apresentação: Fernanda Silva LEI Nº 12.741, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2012 - DOU de 10.12.2012 Dispõe sobre as medidas de esclarecimento

Leia mais

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Josefina do Nascimento Pinto 23 de outubro de 2018 Conteúdo programático 1 Tributação Monofásica de PIS e Cofins 2 Lei

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

Padrão nº: 01 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP ÁREA EMITENTE: TRANSPORTES ASSUNTO: PROCEDIMENTOS E REGRAS DO TRANSPORTE

Padrão nº: 01 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP ÁREA EMITENTE: TRANSPORTES ASSUNTO: PROCEDIMENTOS E REGRAS DO TRANSPORTE Padrão nº: 01 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Estabelecido em: 01/10/2015 Revisado em: 01/10/2015 ÁREA EMITENTE: TRANSPORTES ASSUNTO: PROCEDIMENTOS E REGRAS DO TRANSPORTE Objetivo: Esse POP tem o

Leia mais

CURSO ANALISTA FISCAL-TIANGUÁ

CURSO ANALISTA FISCAL-TIANGUÁ CURSO ANALISTA FISCAL-TIANGUÁ A função de Analista Fiscal é uma das mais nobres na área fiscal de um estabelecimento, tendo em vista sua importância na verificação do processamento de todo o movimento

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO 06/09/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4

Leia mais

Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins

Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins CURSO Analista Fiscal ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins (O único curso da região ministrado por especialistas em cada área abordada) Orientadores Andréa Giungi Contadora; consultora da CPA; MBA em Controladoria

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Classificação Fiscal. Procedimentos para inserir uma nova classificação fiscal no SISGEM.

Classificação Fiscal. Procedimentos para inserir uma nova classificação fiscal no SISGEM. Procedimentos para inserir uma nova classificação fiscal no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 Para Inserir Uma Nova Classificação Fiscal

Leia mais

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências.

Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. Altera a Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências. O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe conferem a Lei

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 8ª Região Fiscal SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins TRIBUTAÇÃO CONCENTRADA. REGIME DE APURAÇÃO

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN

IPI ICMS - CE/MA/PB/PE/PI/RN LEGISLAÇÃO - CE LEGISLAÇÃO - PB LEGISLAÇÃO - PE LEGISLAÇÃO - RN ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Definição: A substituição tributária pode ser definida como sendo o regime que atribui a responsabilidade pelo ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - RJ LEGISLAÇÃO - RJ ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 ANO XXVIII - 2017 2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2017 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO... Pág. 06 ICMS - RS PREENCHIMENTO DA GNRE... Pág. 07 IPI IPI NA IMPORTAÇÃO Sumário 1. Introdução 2. Nacionalização

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás 10/02/2014 Orientações Consultoria Tributária de Segmentos Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Decreto Nº 20.686, De 28

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO A DRE é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstradas de forma a destacar o resultado líquido

Leia mais

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias Guia Prático de Cruzamento de Obrigações Acessórias Sumário Apresentação... 19 1 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 1.1. Conceito e Informações Gerais... 21 1.2. Manual de Integração - Contribuinte... 21 1.3.

Leia mais

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR 4. IRRF IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE 21 4.4. Memória de cálculo da Tributação 4.4.1. Serviço de colocação de pisos e azulejos:

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 3. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 3. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Parte 3 Hipóteses em que não cabe reter o ICMS por ST Bens de consumo, material de uso ou para o ativo fixo quando houver protocolo ou convênio entre ERJ e o estado

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353 Comunicado CAT 16, de 26-12-2018 (DOE 27-12-2018) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS, do mês de JANEIRO de 2019,

Leia mais

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ

NOÇÕES GERAIS SOBRE IMPOSTOS. NELSON ROCHA Presidente do CRC-RJ NELSON ROCHA TRIBUTOS CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO FISCAL CARGA TRIBUTÁRIA NACIONAL PIB em 2004 de R$ 1,769 trilhões; Carga Tributária de R$ 638 bilhões; De cada R$ 100 produzidos no país, cerca de

Leia mais

IPI ICMS - MG LEGISLAÇÃO - MG ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - MG LEGISLAÇÃO - MG ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

Número NF e. Dados da NF e. Hosp Universitario Ciencias Medicas Fund Educ Lucas Machado. Tipo de Emissão SAP GRC NFE Normal. Forma de Pagamento

Número NF e. Dados da NF e. Hosp Universitario Ciencias Medicas Fund Educ Lucas Machado. Tipo de Emissão SAP GRC NFE Normal. Forma de Pagamento Chave de Acesso 35 705 33.3.079/000 49 55 00 000.089.368 90.467.050 Número NF e 89368 Versão 3.0 Dados da NF e Modelo Série Número Data de Emissão Data Saída/Entrada Valor Total da Nota Fiscal 55 89368

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA DECRETO Nº 177/2015. Regulamenta a obrigatoriedade para emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, instituída pela lei complementar nº. 107, de 08 de junho de 2015, para o Município de Nova Erechim

Leia mais

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário

Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Curso Prático de: Formação de Analista Fiscal e Tributário Objetivo e Público É um curso completo, tanto para quem deseja reciclar seus conhecimentos, quanto para quem deseja conhecer as rotinas fiscais

Leia mais

Portaria CAT 53, de

Portaria CAT 53, de Publicado no D.O.E. (SP) de 25/05/2013 Portaria CAT 53, de 24-05-2013 Disciplina a atribuição, por regime especial, da condição de sujeito passivo por substituição tributária, conforme inciso VI do artigo

Leia mais

Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira

Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Tributária I 3ª Fase Professora: Lyss Paula de Oliveira 1 Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativa falsa: (F) O ISS é um tributo

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento:

4º O contribuinte deverá considerar, destacadamente, para fim de pagamento: Das Alíquotas e Base de Cálculo e dos Créditos Art. 18. O valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, optante do Simples Nacional, será determinado mediante aplicação da tabela

Leia mais

17/09/2016 QUESTÃO 1. Fatos. JP Consulting não possui CPOM em SP. Serv. consultoria. JP Consulting XPTO. $100k bruto. Pedra Clara ISS 2% SP ISS 5%

17/09/2016 QUESTÃO 1. Fatos. JP Consulting não possui CPOM em SP. Serv. consultoria. JP Consulting XPTO. $100k bruto. Pedra Clara ISS 2% SP ISS 5% QUESTÃO 1 Fatos JP Consulting não possui CPOM em JP Consulting Serv. consultoria $100k bruto XPTO Pedra Clara ISS 2% ISS 5% 1 Recolhimento em : discussão De acordo com a lei paulistana, a XPTO deve efetuar

Leia mais

IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009

IPI ICMS - RS LEGISLAÇÃO - RS ANO XX ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 IPI ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE JANEIRO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 02/2009 INFRAÇÕES E ACRÉSCIMOS MORATÓRIOS Infrações - Procedimentos do Contribuinte - Pagamento - Acréscimos Moratórios - Multa de Mora

Leia mais

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS EMPRESA : NOT KILLERS (TUDO MAIÚSCULO) FABRICAÇÃO TRANSPORTE EMPRESA ARMAZENAGEM IMPORTAÇÃO

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é um imposto de competência municipal e

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 ANO XXVII - 2016 1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 IPI IPI NA VENDA PARA ENTREGA FUTURA... Pág. 201 ICMS RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES DESTINADAS A NÃO CONTRIBUINTES... Pág.

Leia mais

Revisão Geral. Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG Revisão Geral

Revisão Geral. Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG Revisão Geral Revisão Geral Prof. Thiago S.Oliveira CRC-MG 093969 Revisão Geral Escrita Fiscal Escrita Fiscal são registros de documentos fiscais lançados em livros fiscais, obrigatórios pela legislação. Visa atender,

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Impostos. Introdução. Módulos que exibem a tela Telas relacionadas

Impostos. Introdução. Módulos que exibem a tela Telas relacionadas 009003 - Impostos Tópicos Introdução Módulos que exibem a tela 009003 Telas relacionadas Para consultar impostos: Campos da tela Relação dos Impostos por operação comercial Introdução A tela 009003 - Imposto,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca Zona Franca 16/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Microempreendedor Individual MEI: Constituição e Tributação

Microempreendedor Individual MEI: Constituição e Tributação Microempreendedor Individual MEI: Constituição e Tributação Quem é o Microempreendedor Individual? É a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 142/02

CONVÊNIO ICMS 142/02 CONVÊNIO ICMS 142/02 Altera o Convênio ICMS 57/95, de 28.06.95, que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e a escrituração de livros fiscais por contribuinte usuário de sistema eletrônico de processamento

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE

SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE SIMPLES NACIONAL PROF. DR. AMAURY JOSE REZENDE SIMPLES NACIONAL Tributo federal Lei Complementar 123/2006 e 128/2008 Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar:

+ SIMPLES Nacional. Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art Cabe à lei complementar: + SIMPLES Nacional Matriz constitucional: artigo 146, III, d Art. 146. Cabe à lei complementar: ( ) d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno

Leia mais

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1 OBJETIVO...3 2 INTRODUÇÃO...3 3 UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DISTINTAS...3 4 PREENCHIMENTO DA NOTA FISCAL...3 4.1 Quadro EMITENTE...3

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Considera-se Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura do Município de São Paulo,

Leia mais

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil

Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil Publicada em 18.07.2017-09:26 Previdenciária - Estabelecidas as normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso perante a Receita Federal do Brasil A Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia mais

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira Campina Grande Setembro/2016 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos dos

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015

ANO XXVII ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 IPI ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE JANEIRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2015 CÁLCULO DO IPI EM OPERAÇÕES COM BEBIDAS... Pág. 8 ICMS - BA DEFINIÇÃO DE CONTRIBUINTE PARA FINS DE DIFAL EC 87/15... Pág.

Leia mais