Este Manual descreve a estrutura e o fluxo de atividades para nortear o desenvolvimento de consultorias de Design Gráfico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este Manual descreve a estrutura e o fluxo de atividades para nortear o desenvolvimento de consultorias de Design Gráfico."

Transcrição

1

2 Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) - Sebrae DF Outubro Revisão 03 Este Manual descreve a estrutura e o fluxo de atividades para nortear o desenvolvimento de consultorias de Design Gráfico.

3 2014 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal SEBRAE DF Todos dos direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n. 9610). Informações e contatos Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal SEBRAE no DF Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia - UAIT SIA Trecho 3 Lote CEP Brasília/DF Tel.: (61) José Luiz Diaz Fernandez Presidente do Conselho Deliberativo Antônio Valdir Oliveira Filho Diretor Superintendente do SEBRAE no DF Rodrigo de Oliveira Sá Diretor de Atendimento do SEBRAE no DF Maria Eulália Franco Diretora de Gestão e Produção do SEBRAE no DF Flavia Martins de B Firme Gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia Isabela Vieira Patrocínio de Araújo Coordenação Livio Lourenço de Sousa Lima Editoração

4 Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) Sebrae DF. Outubro de 2014 Revisão 03

5 SUMÁRIO Sumário Introdução Capítulo 1 Disposições Gerais 1.1. Visão geral do processo 1.2. Pontos relevantes ao longo do processo 1.3. Procedimentos, normas, legislação e estatutos aplicáveis Capítulo 2 - Premissas 2.1. Premissas relacionadas aos consultores 2.2. Premissas para a excelência no atendimento 2.3. Premissas relacionadas aos empresários clientes 2.4. Premissas relacionadas aos gestores do Sebrae DF demandantes da consultoria 2.5. Premissas relacionadas às não responsabilidades do consultor Capítulo 3 Objetivos da Consultoria 3.1. Principais objetivos a serem alcançados pela consultoria 3.2. Indicadores de impacto 3.3. Principais ações para o alcance dos objetivos Capítulo 4 Justificativa da Consultoria 4.1. A padronização desta Solução de Consultoria 4.2. Impacto estratégico para o empresário Capítulo 5 - Metodologia 5.1. O que é Design Gráfico 5.2. Etapas de Desenvolvimento do projeto de Design Gráfico 5.3. Como avaliar se os objetivos foram atingidos com a adoção do projeto de Design Gráfico 5.4. Forma de mensuração dos índices de impacto. Capítulo 6 Descrição dos Produtos Finais Capítulo 7 - Diagnóstico 7.1. Aspectos a serem avaliados antes da preparação da proposta comercial Capítulo 8 Política de Precificação e Cômputo de Horas 8.1. Variáveis que influenciam na formação do preço 8.2. Cômputo De Horas Observações Específicas Diferenciação dos preços / Custo de retrabalho Responsabilidade Técnica do Designer Tabelas Considerações Finais Referências Anexos

6 INTRODUÇÃO A padronização da Solução de Design Gráfico do Sebrae DF tem por objetivo uniformizar os procedimentos que devem ser observados no atendimento às demandas das consultorias de Design Gráfico, bem como criar um modelo-padrão que irá nortear o desenvolvimento das mesmas. Os padrões aqui estabelecidos deverão ser observados por todos os consultores credenciados nas áreas relacionadas ao Design Gráfico. A padronização é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho. Segundo Araújo (2001), padronizar não significa perder a flexibilidade para atender expectativas dos clientes nem sujeitar os trabalhadores a rotinas monótonas e normas rígidas, mas sim o estabelecimento de regras para que os produtos atendam às expectativas dos clientes de forma regular e ao menor custo possível. Considerando que as normas contidas neste documento foram estabelecidas de forma integrada, qualquer alteração conceitual ou formal, feita isoladamente, por menor que possa parecer, comprometerá o nível da qualidade final dos planos desenvolvidos. Em caso de necessidade de esclarecimentos de dúvidas, de informações adicionais sobre detalhes técnicos, ou ainda, de soluções não previstas neste documento, deverá ser consultada a Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT), área responsável pela publicação.

7 Capítulo 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS O Design Gráfico participa de toda a estratégia de uma empresa, agregando valor a marcas, produtos e serviços. Transmite profissionalismo, distingue uma empresa da outra, aumenta a competitividade e conquista a credibilidade do consumidor. Onde está o Design no cotidiano? Identidade Visual Corporativa MIV- Manual de Identidade Visual, contendo logotipo, símbolo (ícone), padrões cromáticos e tipográficos, versões de uso em negativo, em uma cor ou PB, papelaria (timbrado, cartão, envelopes, etiquetas, crachás, etc). Design de Tipografia Criação de fontes tipográficas. Design de Produtos Cadeiras, mesas, utensílios, carros, aviões, etc. Design de Embalagem Sacolas, rótulos, blister, cartelas, cartuchos, caixas, etc. Design Sinalização Fachadas de lojas, placas, totens, pictogramas, ambientação, etc. 3

8 Design de Superfícies Estamparia, bordados, texturas, etc. Design Editorial Criação e diagramação de livros, revistas, relatórios, catálogos, jornais, infográficos, etc. Design de Interação Interface gráfica para CD-ROM, DVD, terminais, jogos eletrônicos, softwares, aplicativos, etc. Design Online Interface gráfica para website, landing pages, blogs, redes sociais, s marketing, banners de internet, etc. Design Promocional Folder, folhetos, cartazes, display, banners, convites, brindes, etc.

9 1.1. Visão geral do processo 1. Reunião para coleta de briefing e apresentação de portfólio. 2. Formulação da proposta. 3. Envio da proposta acompanhada do briefing. 4. Validação da proposta SEBRAE/DF. 5. Aceite da proposta pelo cliente. 6. Assinatura do contrato pelo SEBRAE/DF, cliente e consultor. 7. Desenvolvimento do projeto. 8. Criação/Geração de alternativas. 9. Apresentação de até 03 alternativas. 10. Ajustes Necessários. Figura 1 Fluxograma do processo de criação de solução de consultoria 1.2. Pontos relevantes ao longo do processo Na reunião inicial é fundamental que o consultor identifique a real demanda e motive o cliente a expor os objetivos que a consultoria deverá alcançar. É importante ainda que o consultor esclareça os termos técnicos ao empresário para que ele tenha certeza sobre o que será inserido na proposta de serviços e explique sobre as formalidades exigidas pelo SEBRAE/DF. O cliente deve ser alertado que a proposta será enviada diretamente ao gestor do SEBRAE/DF responsável pelo atendimento de sua empresa e que os trâmites internos serão conduzidos pelo gestor. Nos casos de desenho ou redesenho de marca é essencial que o consultor questione o empresário sobre o nome da marca, em relação à busca prévia do nome no banco de dados do INPI, visando certificar que não existem marcas registradas nas classes em que a empresa atua ou visa atuar. 11. Finalização do Projeto. 12. Entrega do produto final e relatórios. Será necessário desenvolver um cronograma, de acordo com o Anexo 3, onde o empresário deverá ser notificado de suas responsabilidades, principalmente no que se refere às informações que serão prestadas ao consultor para utilização nas peças de Design Gráfico. 5

10 Em cada reunião de apresentação dos trabalhos criados, cabe ao consultor alertar ao cliente sobre a quantidade limite de alternativas que ele tem direito de solicitar. Por convenção não é permitido ultrapassar três versões, porém caso seja necessário, o consultor deverá justificar a necessidade ao gestor para a geração de um aditivo contratual. 1.3 Procedimentos, normas, legislação e estatutos aplicáveis O empresário será responsável por fornecer informações técnicas completas relacionadas à legislação, determinações e normas técnicas de órgãos como INMETRO, PROCON, ANVISA, ABNT, Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, dentre outros que regem o seu segmento. Todas as informações cedidas são de inteira responsabilidade do empresário no que se refere à geração de propostas e soluções por parte do consultor. No caso de criação de nome de marca (naming), mesmo depois de fazer uma busca no banco de dados do INPI, ainda que os resultados possam parecer satisfatórios, não se deve concluir que a marca poderá ser registrada. O INPI no momento do exame do pedido de registro realizará nova busca que será submetida ao exame técnico que decidirá a respeito da registrabilidade do sinal. Para adoção de qualquer nome para a marca, indica-se a contratação de uma assessoria jurídica especializada em registro de marca, que também é disponibilizada pelo SEBRAE/DF. Caso o empresário tome a decisão de não contratar uma assessoria jurídica especializada, antes de dar entrada no processo de registro da marca ou mesmo de escolher o nome da marca indica-se a leitura do Guia Básico de Marcas e Manual do Usuário Sistema e-marcas, disponível para download no site Ainda é necessário que o empresário conheça a Lei 9.279, de 14 de Maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à Propriedade Industrial, e tenha conhecimento sobre a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice.

11 Capítulo 2 - PREMISSAS 2.1. Premissas relacionadas aos consultores Apenas consultores devidamente credenciados no Sistema de Gestão de Credenciados (SGC), nas áreas relacionadas ao Design Gráfico, poderão realizar consultorias desta natureza via SEBRAE/DF. A partir do momento que a Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) qualifica o consultor como apto, entende-se que o mesmo cumpriu as exigências do edital de credenciamento, possuindo capacidade técnica e experiência de mercado necessárias para atender aos clientes do SEBRAE/DF de acordo com as regras e metodologias da instituição Premissas para a excelência no atendimento A excelência no atendimento está intrinsecamente ligada à percepção do cliente nos critérios: cumprimento da demanda no prazo contratado, organização e efetividade dos produtos de Design Gráfico entregues. O consultor deverá primar por conduzir a consultoria de forma transparente, utilizando sempre uma linguagem de fácil entendimento, mesmo quando necessária a exposição de termos técnicos, para garantir que as decisões sejam tomadas de forma consciente pelo empresário. O Gestor do SEBRAE/DF responsável por uma demanda também deverá tomar conhecimento dos termos técnicos relacionados à consultoria em questão, visando otimizar recursos, mediar debates entre as partes e até mesmo articular o desenvolvimento do empresário dentro de outras soluções e capacitações oferecidas pelo SEBRAE/DF. Visando ainda o cumprimento da excelência no atendimento, cabe ao cliente estar disponível para realizar reuniões presenciais previstas pelo consultor, bem como manter uma comunicação frequente e formal no período da consultoria, respondendo a s, atendendo aos telefonemas e assinando os documentos exigidos pelo SEBRAE/DF Premissas relacionadas aos clientes O cliente que solicitar uma consultoria de Design Gráfico deverá sempre expressar seus objetivos de mercado com transparência, tendo em mente os benefícios que o Design Gráfico poderá trazer para a sua empresa. Será ainda responsável por fornecer 7

12 informações que viabilizem o trabalho do consultor indicado desde a formulação da proposta de serviços à geração de soluções. É importante ressaltar que não poderá haver alteração de Briefing após aprovação do Projeto Gráfico. A decisão de aprovar e colocar em prática, bem como de revisar os produtos finais de uma consultoria de Design Gráfico, também são responsabilidades do empresário. Para a realização de uma consultoria de Design Gráfico, necessariamente, existe um levantamento inicial da demanda do cliente pelo gestor de atendimento e em seguida pelo consultor de Design Gráfico, que segue o modelo padrão de briefing estabelecido pela Unidade de Acesso em Inovação e Tecnologia (UAIT). O empresário confirma a demanda, revisa e aceita a proposta. Uma que vez este processo seja cumprido, com escopo de consultoria previamente acordado, apenas se torna viável adicionar serviços se houver um termo aditivo para atender às novas demandas Premissas relacionadas aos gestores do SEBRAE/DF demandantes da consultoria Dentre as principais responsabilidades do gestor do SEBRAE/DF neste processo, é importante destacar: - Compreender as especificidades da área de Design Gráfico visando articular os trabalhos dos consultores às demandas dos clientes com maestria. - Validar a proposta de consultoria. - Acompanhar a consultoria. - Mediar o relacionamento entre consultor, cliente e SEBRAE/DF. - Analisar e aprovar relatórios Premissas relacionadas às não responsabilidades do consultor Salvo propostas que contenham em seu escopo, não são responsabilidades do consultor de Design Gráfico: - Apresentar mais que 03 (três) alternativas de soluções criativas para cada peça de design contratada.

13 - Custear aquisição e/ou produção de fotografias, tipografias específicas, ilustrações, perspectivas ilustrativas, criações em 3D, locuções, filmagem, edições de vídeo ou qualquer outro serviço publicitário e/ou artístico de terceiros não englobados expressamente no escopo da consultoria contratada. - Custear serviços de produção gráfica, multimídia e veiculações de peças publicitárias. - Responsabilizar-se por taxas, regimentos, autorizações e documentos do governo, administrações, sindicatos, etc. - Responsabilizar-se pelo código de ética do segmento de atuação do cliente. - Responsabilizar-se por erros e prejuízos de fornecedores. - Responsabilizar-se por dar entrada no processo de Registro da Marca no INPI, bem acompanhar o processo e custear as taxas referentes ao processo de registro. - Responsabilizar-se pelo julgamento do INPI acera de nomes de marcas e de logotipos criados durante a consultoria. - Hospedagem de site e aquisição de domínio no Registro.br. - Armazenar arquivos após a finalização formal da consultoria. 9

14 Capítulo 3 OBJETIVOS DA CONSULTORIA 3.1. Principais objetivos a serem alcançados pela consultoria Uma consultoria de Design Gráfico visa levar mais competitividade para micro e pequenas empresas atendidas pelo SEBRAE/DF. O objetivo do Design Gráfico é traduzir a visão estratégica de uma empresa em soluções perceptíveis e funcionais ao consumidor. É por meio de estratégias de Design que o consumidor direciona sua atenção para marcas, produtos e serviços, distinguindo uma empresa da outra e atribuindo valores intangíveis. Dentre os valores tangíveis, o Design visa dotar marcas, produtos e serviços de coerência estética, gestão visual, organização informacional, ergonomia e funcionalidade Indicadores de impacto É fundamental que o cliente seja orientado a estabelecer indicadores de impacto para obter uma real análise do atingimento de objetivos. Os indicadores variam de acordo cada demanda, porém é expressiva a busca por consultorias de Design que influenciem no aumento das vendas de micro e pequenas empresas. Desta forma, os indicadores de impacto do Design devem estar diretamente relacionados aos indicadores administrativos, comerciais e de marketing da empresa. Para detectar mudanças na percepção dos clientes de uma empresa que adota estratégias de Design é importante realizar pesquisas quantitativas e qualitativas. A escolha de marcas, produtos e serviços pelos consumidores vai além de pressupostos econômicos, pois os classificam em diferentes graus de satisfação de suas necessidades, desejos, gostos ou conveniências, que estão cada vez mais complexos. Os conceitos de estética, valor, satisfação e utilidade são subjetivos e dependem da interpretação de cada pessoa e é verdadeiro que o design influencia nas emoções e atitudes. Porém, as constatações devem partir da observação do comportamento dos consumidores.

15 3.3. Principais ações para o alcance dos objetivos É impreterível que o cliente coordene a realização das ações propostas em uma consultoria de Design Gráfico com a realidade financeira, administrativa e comercial de sua empresa. Os objetivos devem ser definidos pelo cliente do SEBRAE/DF para que o consultor de Design Gráfico, dentro de sua expertise, proponha ações coerentes com a realidade da empresa. O cliente ainda deve demostrar comprometimento em todas as etapas da consultoria, estando disponível para a realização de reuniões presenciais sempre que solicitado, fornecendo devolutivas em tempo hábil e respeitando as condições exigidas pelo SEBRAE/DF. 11

16 Capítulo 4 JUSTIFICATIVA DA CONSULTORIA 4.1. A padronização desta Solução de Consultoria As unidades de atendimento do SEBRAE/DF detectaram a necessidade de criar um padrão técnico e sistematizado de previsão de horas e formatação de entrega dos projetos de consultoria na área de Design. A Solução Padrão de Consultoria em Design Gráfico foi criada com a finalidade de promover um maior esclarecimento aos clientes e aos gestores do sistema SEBRAE/DF sobre as atividades e produtos resultantes dessa prestação de serviços, padronizando e otimizando soluções no desenvolvimento dos projetos. Esta solução foi motivada a partir da identificação das demandas mais solicitadas por empresários do Distrito Federal. Foi desenvolvida com base na observação das melhores práticas do mercado e baseada na precificação sugerida por instituições reguladoras da área de Design Gráfico Impacto estratégico para o empresário Uma consultoria de Design Gráfico possibilita que a empresa aumente a sua competitividade no mercado. A consultoria quando iniciada desde a criação do nome da marca (naming), além de impactar diretamente de forma positiva na percepção do consumidor, visa tornar o nome da marca viável para ser registrada no INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O Design estratégico é um fator de atração, um importante aliado na formação de opinião e na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Para tal, a identidade visual da marca traz o benefício da identificação, do reconhecimento da empresa pelos consumidores, que passam a distingui-la dos concorrentes e atribuir valores intangíveis aos seus produtos e serviços. O PIV organiza as informações primordiais para a gestão da identidade visual a longo prazo, visando que a marca seja sempre aplicada dentro das regras que garantem unicidade e qualidade de aplicação gráfica. Visando atingir estes impactos, a padronização desta solução prevê disponibilizar os seguintes serviços:

17 1. Naming (Criação do nome da marca) 2. Projeto de Identidade Visual (PIV) 2.1. Identidade Visual / Logotipo 2.2. Design de Tipografia 2.3. Manual de Identidade Visual (MIV) 2.4. Papelaria Institucional 3. Design de Superfície 4. Design de Produto 5. Design de Embalagem 6. Design de Sinalização 7. Design Editorial 8. Design de Interação 9. Design Online 10. Design Promocional Promocional Naming Produto Online PIV Embalagem Interação Sinalização Editorial 13

18 Capítulo 5 - METODOLOGIA 5.1. O que é Design Gráfico A seguir estão conceituados os itens de Design Gráfico tratados nesta Solução Padronizada de Consultoria. Briefing: O início. Questionário onde o Consultor começa a entender o negócio do cliente, produto ou serviço. As perguntas vão desde o mercado, público alvo, concorrência, posicionamento, visão de futuro, conceito a ser passado, se há associação com outros grupos, planos de estar em outros mercados, até onde irá se manifestar a Identidade Visual e que peças gostariam de ver aplicadas. Projeto de Identidade Visual (PIV): É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, uma ideia, produto, serviço empresa ou instituição. São eles: Naming: É um termo da língua inglesa que significa nomeação. É o conjunto de atividades de definição do nome de uma marca, de acordo com a estratégia empresarial e a personalidade necessária para a marca. O nome da marca deve atender a critérios como originalidade, legibilidade, pronúncia, escrita, significado, atratividade de mercado, similaridade com outros nomes no mesmo segmento, dentre outros específicos de cada projeto. O estudo inclui pesquisa no INPI e domínio na internet. Identidade Visual: É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, uma ideia, produto, serviço, evento, empresa ou instituição. Esse conjunto pode ser composto por um nome somado a um ícone, símbolo ou mascote, a uma escala de cores, formas e texturas que tornam a composição distintiva, memorável e padronizada. Nem todas as marcas possuem símbolos gráficos, algumas se apresentam apenas na forma escrita, por uma tipografia estilizada. Esse conjunto visual é sintetizado pela assinatura visual: um logotipo (ou logomarca). Design de Tipografia: A criação de uma tipografia exclusiva é apropriada para apresentar a identidade visual de forma única e distintiva. Torna-se indispensável

19 especialmente para empresas que optam por não adotarem um símbolo ou ícone para representar visualmente suas marcas, produtos e serviços. MIV - Manual de Identidade Visual (MIV): É um caderno técnico onde se encontram as definições de uso da Identidade Visual criada, incluindo: introdução e conceito, assinaturas, área de não interferência, redução mínima, padrão cromático (cores padrões) e tipográfico (alfabeto padrão utilizado para escrever as informações complementares à Identidade criada), aplicações monocromáticas, em preto e branco (PB) e negativo, e suas especificações técnicas. Papelaria Institucional: É o conjunto de peças gráficas impressas onde se manifesta a Identidade Visual da empresa. Exemplo: papel timbrado, cartão de visitas, envelopes, pasta de propostas, crachá, etiquetas, dentre outros itens que variam com a necessidade de cada empresa. Design de Superfícies: Prevê a aplicação da identidade visual em superfícies, como uniformes, papéis de parede, tecidos, dentre outros. Design de Produto: Área do design que desenvolve layouts tridimensionais para produtos com foco em estética tridimensional, ergonomia, praticidade, armazenamento, transporte, dentre outros critérios que os tornam mais competitivos. Design de Embalagem: É uma poderosa ferramenta visual, onde são enaltecidas a estética e as informações relevantes para a venda de produtos e marcas. É importante destacar que em alguns segmentos de mercado uma embalagem deve atender às exigências de órgãos reguladores, como INMETRO e ANVISA. Design Sinalização: Projeto que propõe a sinalização ou ambientação do espaço, podendo ir de uma fachada, placas de informação e estandes até elementos de uma exposição ou local destinado a abrigar um evento, mantendo aqui um diálogo com a arquitetura do espaço. Design Editorial: Aplicado a projetos gráficos para publicações de distribuição impressa ou virtual, como livros, revistas, jornais, e-books e periódicos em geral. Design de Interação: Mantém o foco nas relações de interatividade da empresa com seus públicos, por meio de interfaces de multimídias e de novas tecnologias como softwares e aplicativos. 15

20 Design Online: É referente à adequação da identidade visual para o ambiente online: site, landing pages, redes sociais, dentre outros canais. Favorece a navegabilidade e usabilidade do internauta de forma atrativa, intuitiva reforçando a identidade da marca. Design Promocional: Área do design que engloba a criação de peças para promover marcas, produtos e serviços de uma empresa. Atende a diversos objetivos, como divulgação, informação e relacionamento por meio de peças como anúncios, panfletos e brindes corporativos. Abaixo estão as definições de atividades rotineiras nos processos relacionados ao Design Gráfico: Diagramação: É a edição, a distribuição gráfica do conteúdo de uma publicação (textos, títulos, fotos, ilustrações, etc). Editoração eletrônica: É a preparação técnica do material diagramado, com a utilização de programas de computador com características profissionais e nos padrões exigidos pela empresa gráfica responsável pela impressão. Tratamento de imagens: São os ajustes de resolução, cor, brilho, saturação, nitidez e outros aspectos fotográficos, para a melhoria da qualidade da imagem para impressão. Arte-finalização: É a atividade de fechar tecnicamente os arquivos criados após a revisão e aprovação final do cliente. Os arquivos finalizados devem ser entregues digitalmente e de forma editável, nos softwares Adobe Illustrator (AI) ou Corel Draw (CDR) e também em PDF (X-1a).

21 Papelaria Básica Manual de Identidade Visual (MIV) Projeto de Identidade visual (PIV) Logotipo Naming Briefing 5.2. Etapas de Desenvolvimento do projeto de Design Gráfico Etapa 1. Reunião para coleta de briefing e apresentação de portfólio. - O preenchimento do briefing deve ser presencial e ao final deve ser assinado pelo(s) tomador(es) de decisão. - A apresentação do portfólio é obrigatória. - Caso haja mais de um tomador de decisão, todos deverão estar obrigatoriamente presentes. Etapa 2. Formulação da proposta. Etapa 3. Envio da proposta acompanhada do briefing. Etapa 4. Validação da proposta pelo SEBRAE/DF. Etapa 5. Aceite da proposta pelo cliente. Etapa 6. Aceite da consultoria pelo consultor. Etapa 7. Assinatura do contrato pelo SEBRAE/DF, cliente e consultor. Etapa 8. Desenvolvimento do projeto. 17

22 - Pesquisa de referência, coleta de dados sobre o cenário, a concorrência, imagens de referência que podem auxiliar na criação. Etapa 9. Criação/Geração de alternativas. Etapa 10. Apresentação de até 03 alternativas. - A primeira apresentação para o cliente deve ser presencial. Etapa 11. Ajustes Necessários. - Os ajustes podem ser enviados por . Etapa 12. Finalização do Projeto. Etapa 13. Entrega do material. - Deve ser presencial e o cliente deve assinar o relatório Como avaliar se os objetivos foram atingidos com a adoção do projeto de Design Gráfico É fundamental que o empresário defina indicadores de impacto para que sejam avaliados antes, durante e ao longo da utilização das ações propostas pelo consultor de Design Gráfico. A partir do momento que a empresa cria a cultura de desenvolver um histórico de análises sistemáticas dos investimentos em ações de melhorias contínuas, a empresa terá condições de avaliar com mais assertividade o atingimento de objetivos. É importante ressaltar que o empresário deve apresentar os indicadores ao consultor no início do desenvolvimento do trabalho para que exista sinergia no trabalho. Dentre as métricas mais observadas por empresários, é oportuno destacar o monitoramento no aumento das vendas, o fluxo de clientes no Ponto de Vendas, indicações de clientes a terceiros das marcas e a margem de lucro por valor agregado a produtos ou serviços que foram impactados com as estratégias de Design Gráfico Forma de mensuração dos índices de impacto A utilização de pesquisas quantitativas e qualitativas é indispensável para a mensuração dos resultados de uma consultoria de Design Gráfico.

23 Capítulo 6 DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS FINAIS DA SOLUÇÃO O Manual de Identidade Visual (MIV) deverá ser entregue de forma impressa e digital nos softwares Adobe Illustrator (AI) ou Corel Draw (CDR) e também em PDF (X-1a), contendo os seguintes itens: Definição de Conceito - Explicação sobre o símbolo, ícone e logotipo; Especificação de tipografia e alfabeto utilizado; Especificação de padrão cromático utilizado (CMYK/Pantone/RGB); Área de não interferência e limite de redução máxima; Marca em monocromia, escala cinza, preto e branco (PB) e uso em negativo; Observação: Considera-se parte integrante do projeto gráfico todos os elementos necessários à sua efetiva execução/reprodução. 19

24 Capítulo 7 DIAGNÓSTICO 7.1. Aspectos a serem avaliados antes da preparação da proposta comercial 1. Qual o objetivo do projeto? 2. Qual o tipo de negócio da empresa? 3. O que vende ou que tipo de serviço presta? 4. Qual seu posicionamento mercadológico? Qual o tipo de conceito a ser passado ao seu público? 5. Que público é esse? 6. Qual o tamanho do negócio (Faturamento/Nº de funcionários)? 7. Está associado a algum grupo? Isso deverá ficar explícito no projeto? 8. Quem são os Influenciadores na tomada de decisão? 9. Qual a sua posição em relação à concorrência hoje? 10. Como pretende que seja essa posição em 03 anos? em 5 anos? Em 10 anos? 11. Pretende alguma alteração de mercado em termos de negócio? 12. E em termos geográficos? 13. Quais os itens prováveis em que a Identidade Visual irá se manifestar? 14. A sua marca já tem nome definido? Tem processo de registro no INPI? 15. Quais os meios prováveis de reprodução dos elementos institucionais? 16. Nível de Complexidade do Projeto: 1) Alcance (Visibilidade) : ( ) Local ( ) Regional ( ) Nacional 2) Porte: ( ) IE ( ) ME ( ) EPP 3) Nº de Influentes: ( ) 01 proprietário ( ) 02 proprietários ( ) 03 proprietários

25 Capítulo 8 POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO E CÔMPUTO DE HORAS 8.1. Variáveis que influenciam na formação do preço Fatores que podem justificar a variação de custo proposto na consultoria: A cultura organizacional e o número de influentes/tomadores de decisão. O alcance do projeto, visão de futuro, se o projeto terá desdobramentos, etc. Porte do cliente, faturamento (MEI, ME ou EPP), a responsabilidade do designer cresce proporcionalmente ao tamanho do cliente. Escopo: são os requisitos ou características do projeto. 1 Proprietário +1 < custo Número de Influentes 2 Proprietários +2 < custo 3 Proprietários +3 Alcance do Projeto Visibilidade Local Visibilidade Regional Visibilidade Nacional +1 < custo +2 < custo +3 21

26 Porte do Cliente MEI ME EPP +1 < custo +2 < custo +4 Porte da Empresa: MEI Microempreendedor Individual: R$ ,00 ME - Microempresa: R$ ,00 EPP - Pequena empresa: R$ ,00 Níveis de Complexidade e Especificações Técnicas: 1. Projeto baixa complexidade: 1 a 6 pontos Indicado para microempreendedores individuais, artesões, participantes de cooperativas e microempresas. 2. Projeto média complexidade: 7 a 9 pontos Indicado para empresas de pequeno porte que precisam de um grau maior de exigência com o cliente e peças mais elaboradas. 3. Projeto alta complexidade: 10 pontos Indicado para empresas com visão de futuro com pretensões de expansão e crescimento, como franquias, redes de lojas e indústrias. Nível de Complexidade do Projeto 1 Baixa 1 a 6 pontos 2 Média 7 a 9 pontos 3 Alta 10 pontos Exemplo: Uma empresa ME (+2), com 2 proprietários (+2) e visibilidade local (+1), na somatória de pontos (5) fica no Nível 1 considerada baixa complexidade.

27 8.2. Cômputo De Horas A tabela deve ser utilizada como uma referência de precificação em consultorias de Design Gráfico, que foi construída a partir da Tabela Referencial de Preços da ADEGRAF Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal, convertida em horas técnicas, com mesmo valor ou variação de 10% a 20%. Visando tornar os projetos com um maior número de peças acessíveis financeiramente aos clientes SEBRAE/DF, duas variáveis serão avaliadas para haver redução na quantidade de horas por peça. As variáveis definidas não são cumulativas e em caso de proposta que se enquadre nos dois critérios, prevalecerá a Variável II. Variável I Redução de 10% na quantidade de horas por peça. Critério: Quando o consultor for o responsável pela criação do Projeto de Identidade Visual (PIV) da marca haverá a redução de 10% na quantidade de horas, aplicado em cada peça de Papelaria Institucional, Design de Superfície e Design de Sinalização englobada na proposta. Variáveis para redução na quantidade de horas por peça. Variável II Redução de 50% na quantidade de horas por peça. Critério: Quando peças repetidas fizerem parte da proposta. Exemplo: Uma sequência de banners com informações diferentes, mas relativos ao mesmo projeto gráfico. Neste caso o primeiro banner será calculado com 100% do número de horas previsto na Tabela e a partir do segundo banner será aplicada a redução de 50% na quantidade de horas Observações Específicas Os preços apresentados nas propostas devem incluir todas as despesas com impostos e encargos sociais, conforme a legislação tributária em vigor, que possam incidir sobre o objeto da proposta. 23

28 Conforme Lei n 5.998/73 Lei do Direito de Autor, a consultoria permite a colocação de créditos, de forma discreta, no material desenvolvido. O consultor ainda tem o direito de utilizar as criações para divulgação de seu trabalho, como portfólio. A proposta e os relatórios devem ser sempre apresentados conforme anexos 1 e 2. Todo material deve ser entregue ao cliente pronto para produção, fotolitagem, execução ou gravação Diferenciação dos preços / Custo de retrabalho Peças aparentemente similares muitas vezes diferem no tamanho, na complexidade, digitalização ou manipulação de imagens, tempo de vida útil, etc. Caso ocorram mudanças de Briefing ou complexidade do trabalho, os custos de projeto podem ser reavaliados por meio de aditivo ao contrato Limitação de recursos disponibilizados pelo SEBRAE/DF MEI 100h R$ 8.000,00 ME 130h R$ ,00 EPP 160h R$ , Tabelas NAMING (Criação de nome da marca e verificação de existência no INPI) ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Nome de Marca para Instituições, Produtos ou Serviços. 40h 50h 60h Nome de Marca para Evento 32h 42h 52h Observação: Caso não haja contratação de naming, o consultor, em caso de criação de logomarca, deve fazer uma pesquisa no INPI e alertar ao cliente que o nome já está registrado, para que o cliente fique informado e tenha ciência do registro, assim poderá optar se continuará com o nome proposto ou se contratará naming;

29 PROJETO DE IDENTIDADE VISUAL (PIV) COMPLEXIDADE ITEM BAIXA MÉDIA ALTA Projeto de Identidade Visual 51h 62h 72h Observação: Contempla a criação do logotipo, do Manual de Identidade Visual (MIV), cartão de visita, papel timbrado e etiqueta. LOGOTIPO ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Logotipo para Instituições, Produtos ou Serviços. 35h 40h 45h Logotipo para Evento 27h 32h 37h Ilustração de Mascote / Personagem 35h 40h 45h Observação: Contempla a criação do logotipo. Não está incluso a criação de outros itens. PAPELARIA INSTITUCIONAL ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Bloco de Anotações 4h 5h 6h Cartão de Visitas 7h 8h 9h Crachá 4h 5h 6h Envelope Especial 12h 13h 14h Envelope Fechado 8h 10h 11h Etiqueta 3h 4h 5h Folha de Rosto para FAX 4h 5h 6h Formulário Simples 7h 8h 9h Papel Timbrado 9h 11h 13h Pasta A4 com Bolso 12h 13h 14h Pasta A4 Simples 9h 10h 11h DESIGN DE SUPERFÍCIE ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Uniforme Comercial (Conjunto de peças por posto de trabalho) 9h 10h 11h Uniforme Esportivo (Conjunto de peças para atividade) 11h 13h 15h Uniforme Evento (Conjunto de peças por posto de trabalho) 11h 13h 15h Estampa para Camiseta 9h 10h 11h 25

30 DESIGN DE PRODUTO ITEM Produto Artesanal (Layout tridimensional para produtos de produção individual ou familiar. Ex.: jóias, objetos de decoração, souvenir, móveis autorias, assessórios de moda etc) Produto Industrial (Layout tridimensional para produtos de produção em grande escala, Ex.: móveis, envoltório para eletroeletrônicos, carenagem de máquinas e equipamentos industriais, embalagens etc) COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Sob demanda. Sob demanda. Observações: Uma consultoria de Design de Produto engloba a entrega padrão do detalhamento executivo do produto desenvolvido, as ilustrações digitais ou manuais (renders) do projeto e o acompanhamento de prototipagem. Por sua vez, não engloba a fabricação de produtos, o depósito de patente no INPI e a certificação voluntária ou obrigatória. DESIGN DE EMBALAGEM ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Projeto Gráfico de Embalagem 12h 14h 16h Diagramação de Embalagem (Disposição das informações na embalagem seguindo o 6h 7h 8h Projeto Gráfico já aprovado) Blister (Ex.: Embalagem para pilhas) 12h 14h 16h Caixa Cartucho (Ex.: Caixa sabão em pó) 25h 30h 35h Caixa Flip Top (Ex.: Caixa de bombom) 25h 30h 35h Caixa Master (Ex.: Caixa barra de cereal) 14h 16h 19h Caixa Simples (Ex.: Caixa de camisa) 9h 10h 11h Cartela (Ex.: Embalagem de meia) 8h 9h 10h Embalagem Flow Pack (Ex.: Saco de feijão) 13h 15h 18h Estojo (Ex.: Caixa de lápis de cor) 23h 28h 32h Planificação de Embalagem (Determinar a área linear de uma caixa, estabelecendo 25h 30h 34h sua faca, dobras e encaixes) Rótulo Adesivado (Ex.: Pão de Mel) 12h 14h 16h Rótulo Manga ou Sleeve (Ex.: Garrafa PET) 12h 14h 16h Sachê (Ex.: Sopa em pó) 8h 9h 10h Observações: O cliente sempre deverá ser informado que o uso de faca de corte especial e quantidade de cores podem gerar custos mais altos de produção.

31 DESIGN DE SINALIZAÇÃO ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Caminhão 18h 20h 22h Carro de Passeio 14h 16h 19h Fachada Letreiro Elaborado 34h 40h 46h Fachada Letreiro Simples 18h 20h 23h Motocicleta 9h 10h 11h Ônibus 25h 30h 35h Painel Backlight ou Frontlight 18h 20h 23h Peça de Sinalização Média (Direcionamento) 15h 17h 20h Peça de Sinalização Pequena (Porta / Corredor) 7h 8h 9h Pictograma (Unidade) (Desenho simplificado de objetos e formas para entendimento universal, sem auxilio de texto. Ex.: Um 5h 6h 7h homem em pé, frontal, para representar banheiro masculino) Placa de Obra 7h 8h 9h Totem 20h 30h 40h Veículo Utilitário 18h 19h 20h DESIGN EDITORIAL ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Capa Simples 12h 14h 16h Capa para Coleção 18h 21h 25h Infográfico (Por página) (Combinação de desenhos e gráficos para a apresentação visual de dados e informações. Ex.: Linha do tempo e resultados de pesquisas) Sob demanda. CARTILHA OU LIVRETO (ATÉ 64 PÁGINAS) Projeto Gráfico 18h 19h 21h Editoração e Finalização (Por página) 0,7h 0,8h 0,9h CATÁLOGO Projeto Gráfico 43h 50h 60h Editoração e Finalização (Por página) 0,8h 1h 1,2h CD E DVD Projeto Gráfico (Capa e Contracapa) 17h 19h 21h Capa Simples para CD 11h 13h 15h Editoração e Finalização (Por página) 2,5h 2,8h 3,1h Label 8h 9h 10h E-BOOK Projeto Gráfico 52h 63h 73h Editoração e Finalização (Por página) 0,7h 0,8h 0,9h LIVRO DE ARTE Projeto Gráfico 80h 90h 105h Editoração e Finalização (Por página) 0,8h 1h 1,2h LIVRO DE TEXTO CORRIDO Projeto Gráfico 15h 18h 21h Editoração e Finalização (Por página) 0,3h 0,35h 0,41h LIVRO DE TEXTO COM TABELAS, GRÁFICOS, FIGURAS E FOTOGRAFIAS Projeto Gráfico 52h 63h 73h Editoração e Finalização (Por página) 0,7h 0,8h 0,9h PERFIL INSTITUCIONAL (Material gráfico para apresentação completa de uma empresa: história, missão, valores, produtos, serviços, etc. Pode ser em diversos formatos, como livro ou uma caixa com lâminas soltas, dentre outros.) 27

32 Projeto Gráfico 50h 60h 70h Editoração e Finalização (Por página) 1,6h 2h 2,2h PERIÓDICO INSTITUCIONAL (Publicação que se repete com intervalos regulares. Ex.: Revista, jornal interno, mural, etc.) Projeto Gráfico 34h 40h 46h Editoração e Finalização (Por página) 1,8h 2h 2,2h REVISTA DE TEXTO CORRIDO Projeto Gráfico 45h 55h 64h Editoração e Finalização (Por página) 0,7h 0,8h 0,9h REVISTA DE TEXTO COM TABELAS, GRÁFICOS, FIGURAS E FOTOGRAFIAS Projeto Gráfico 80h 90h 105h Editoração e Finalização (Por página) 0,8h 1h 1,2h Observações: O Cliente sempre deverá ser informado que o uso de recursos, tais como: faca de corte especial, papel especial, cores especiais, verniz e relevo seco podem gerar custos mais altos de produção do material. Os preços de editorial por página não podem gerar frações e devem ser arredondados conforme a convenção de arredondamento matemático: abaixo de 0.5 para baixo acima de 0.5 para cima. Caso haja necessidade de tratamento de fotos, será cobrado o custo de 1h por foto tratada. DESIGN DE INTERAÇÃO ITEM Layout para Display Eletrônico (Por tela. Ex.: TV de lojas, elevadores, etc.) Layout para Mobile (Por tela. Ex.: SMS e WhatsApp) Layout para Slides (Por tela. Ex.: Apresentação Power Point) DESIGN ONLINE ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA 6h 7h 8h 6h 7h 8h 6h 7h 8h COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Assinatura de 7h 8h 9h Marketing 12h 14h 16h Banner para Internet 12h 14h 16h HOTSITE (Tecnicamente idêntico ao site, o hotsite se diferencia por ter um prazo curto para sair do ar. É utilizado como apoio de campanhas publicitárias para divulgar pontualmente produtos, serviços e eventos, normalmente visando interação com o internauta: promoções, enquetes, concursos culturais, games, cadastro, etc.) Projeto Gráfico (Contempla a criação do layout de um hotsite com até 05 páginas, ou seja, 05 links no menu principal. Ex.: A Promoção, Regulamento, Prêmios, Cadastro e Resultados) 42h 50h 60h Página/link adicional 10h 12h 14h LANDING PAGE (Se trata de uma página virtual única, com foco em expor informações essenciais de uma empresa, produto, serviço ou evento. É muito utilizada por empresas que adotam estratégias de busca orgânica e/ou links patrocinados) Projeto Gráfico 18h 22h 26h (Contempla a criação do layout de página única) REDES SOCIAIS Avatar para Perfil em Redes Sociais 3h 4h 5h Capa para Perfil em Redes Sociais 3h 4h 5h

33 Post para Perfil em Redes Sociais 12h 14h 16h WEBSITE (Site no formato de Portal, Institucional, E-commerce ou Vitrine de Produtos) Projeto Gráfico (Contempla a criação do layout de um site com até 05 páginas, ou seja, 05 links no menu principal. Ex.: 42h 50h 60h Home, Quem somos, Produtos, Serviços e Contato) Página/link adicional 10h 12h 14h DESIGN PROMOCIONAL ITEM COMPLEXIDADE BAIXA MÉDIA ALTA Adesivo 8h 9h 10h Agenda Personalizada (Projeto Gráfico) 18h 20h 23h Bandeira ou Flâmula 4h 5h 6h Banner 13h 15h 16h Baralho Personalizado (Caixa e Cartas) 36h 43h 50h Boné 4h 5h 6h Botton / PIN 4h 5h 6h Calendário de Bolso 8h 9h 10h Calendário de Mesa (Lâmina) 4h 5h 6h Calendário de Parede (Lâmina) 6h 8h 10h Caneta 3h 4h 5h Canivete 3h 4h 5h Cartão Agradecimento/Comemorativo 6h 7h 8h Cartaz 16h 18h 20h Cartazete 8h 9h 10h Certificado 9h 10h 11h Chaveiro 3h 4h 5h Cinta para Livro 3h 4h 5h Convite com Dobra 14h 15h 17h Convite sem Dobra 9h 10h 11h Display 2D de Mesa 8h 9h 10h Display 3D de Mesa 14h 16h 19h Etiqueta Promocional 5h 6h 7h Faixa de Gôndola 10h 11h 12h Faixa de Rua 7h 8h 9h Folder* (Por página) 6h 7h 8h Folheto (10x20cm), Postal, Flyer ou Panfleto 12h 14h 16h Forração de Gôndola 9h 10h 11h Guardanapo 4h 5h 6h Mala Direta 12h 14h 16h Marcador de Página 4h 5h 6h Mouse Pad 9h 10h 11h Outdoor 18h 21h 24h Selo Comemorativo 9h 10h 11h Toalha / Jogo Americano 6h 7h 8h Cardápio (Até 04 páginas) 24h 28h 32h Apenas Aplicação da Marca 7h 8h 9h *O nº de páginas de um folder é determinado pela quantidade de dobras. Exemplo: Uma folha no tamanho A4, com uma dobra no meio, representa um folder com quatro páginas. Uma folha no tamanho A4, com duas dobras, representa um folder com seis páginas. Observações: Para aplicação apenas da marca em brindes, tais como boné, camiseta, chaveiro, caneta e botton será cobrado um valor único de 2h de consultoria para cada item. As imagens mostradas no layout serão meramente ilustrativas devendo ser redimensionadas na hora da reprodução. 29

34 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Projeto Lupa Soluções de Consultoria foi idealizado com o objetivo de uniformizar os procedimentos das consultorias de diversas áreas que são executadas junto aos pequenos negócios do Distrito Federal. Nesta edição, de Design Gráfico, estão detalhadas as especificidades que gestores e consultores lidam diariamente para atender às demandas dos clientes locais. O engajamento para a implementação dos novos padrões será indispensável para que o SEBRAE/DF atinja o objetivo de levar mais qualidade de trabalho para todos, impactando diretamente na satisfação e competitividade dos clientes.

35 REFERÊNCIAS Tabela Referencial Adegraf 2011/2012. Guia ADG Brasil de Prática Profissional - Editora Senac, Rio de Janeiro-RJ. STRUNCK, Gilberto - Viver de Design Editora 2AB, São Paulo-SP. STRUNCK, Gilberto - Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso - Riobooks, Rio de Janeiro RJ. 31

36 ANEXOS Anexo 1 - Modelo de Proposta de Prestação de Serviços Anexo 2 Relatório de Consultoria (RAC) Anexo 3 Modelo de Cronograma de Consultoria oria

profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos.

profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. 1 A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design gráfico do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. Procurou-se discriminar os trabalhos mais comumente

Leia mais

profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos.

profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. Procurou-se discriminar os trabalhos mais comumente realizados

Leia mais

profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos.

profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. A Tabela Referencial de Valores da Adegraf tem como objetivo auxiliar os profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. Procurou-se discriminar os trabalhos mais comumente realizados

Leia mais

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO.

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. PRIME MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. A Fusão O resultado da fusão entre as agências Solution e Maiscom é a SolutionMaiscom

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem.

A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem. A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem. Nossa missão é ser a primeira agência a ser lembrada por

Leia mais

Valor por hora... R$ 54,00. Por logotipo... R$ 126,00. Criação e finalização... R$ 900,00 Adaptação anúncio (40% do valor)...

Valor por hora... R$ 54,00. Por logotipo... R$ 126,00. Criação e finalização... R$ 900,00 Adaptação anúncio (40% do valor)... Tabelas, gráficos e mapas Mapa localização ilustrado... R$ 240,00 Mapa localização simples... R$ 180,00 Tabela / gráfico (mínimo)... R$ 120,00 Tabela / gráfico (máximo)... R$ 246,00 Retoque de imagens

Leia mais

catálogo digital português

catálogo digital português catálogo digital português *Catálogo atualizado em 06/06/2014 Click no assunto para percorrer o catálogo diretamente 3 4 5 5 6 6 7 7 Introdução Informações importantes Branding Programa de Identidade Visual

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014

11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014 11º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2014 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

tabela referencial de valore$ para freela$ em de$ign

tabela referencial de valore$ para freela$ em de$ign tabela referencial de valore$ para freela$ em de$ign 2013/2014 DESIGN imagem: rokas darulis EM EUFACO FREELA proposta a tabela referencial de valores para freelas em design do design & chimarrão surge

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA. PROJETO BRA/12/013 Fortalecimento do Acesso à Justiça no Brasil

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA. PROJETO BRA/12/013 Fortalecimento do Acesso à Justiça no Brasil ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO BRA/12/013 Fortalecimento do Acesso à Justiça no Brasil 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO O projeto BRA/12/13 Fortalecimento do Acesso à Justiça tem como

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA

Curso Relações Públicas. Material de Apoio. Manual de Identidade Visual. Produção Gráfica II UNISA Curso Relações Públicas Material de Apoio Manual de Identidade Visual Produção Gráfica II UNISA 1 Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO pacotes fee prime PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOLUTIONMAISCOM PLAN PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO A SolutionMaiscom utiliza metodologia de planejamento exclusiva que será customizada de acordo com a necessidade

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho PUBLICIDADE IT. 40 09 1 / 4 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para a execução das atividades de publicidade do Crea GO. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 08 Avaliação da satisfação do cliente 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais Sumário 1 -LANDING PAGE...2 1.1)Layout, texto e produção do HTML...2 2 -MÍDIA...2 2.1)Planejamento de mídia...2 2.2)Criação das Campanhas...2 2.3)Mensuração dos resultados...2 2.4)Criação e Produção das

Leia mais

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada.

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. COMUNICAÇÃO ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Ações isoladas de comunicação geralmente apagam o incêndio, mas não resolvem todos os problemas. E sabe por quê? Simples.

Leia mais

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão Pág.: 1/5 Elaboração Análise Crítica Aprovação Representante da Direção Gerente de Certificação Executivo Sênior Alterações - Revisão 06 Alteração do item 5 1. ESCOPO Este manual aplica-se às empresas

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois...

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... livro Comunicação Interpessoal Empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de pessoas e processos

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Proposta. Site em Flash (Ramo de Cosméticos) Versão: 01 Data: 09/08/2007 Validade: 30 dias. Para

Proposta. Site em Flash (Ramo de Cosméticos) Versão: 01 Data: 09/08/2007 Validade: 30 dias. Para Proposta Projeto: Site em Flash (Ramo de Cosméticos) Versão: 01 Data: 09/08/2007 Validade: 30 dias Para Contato: e-mail: enviapara@gmail.com Telefone: (21) 9657-2174 Escrita por Empresa: Swiss Web Ltda.

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O QUE É DESIGN APRESENTAÇÃO O design ocupa grande parte do cotidiano das pessoas e das empresas, representado por uma infinidade de produtos e serviços. Ele é o meio que as empresas utilizam para transformar

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000598 - DESIGN Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN Criar e desenvolver projetos

Leia mais

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações.

Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Somos uma agência de soluções online, especializada em marketing digital e inovações. Nós criamos marcas, desenvolvemos estratégias, produzimos conteúdo, além de cuidar do posicionamento estratégico da

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 03. Projeto Produção de Açaí: geração de renda e conservação da Mata Atlântica

TERMO DE REFERÊNCIA 03. Projeto Produção de Açaí: geração de renda e conservação da Mata Atlântica TERMO DE REFERÊNCIA 03 Projeto Produção de Açaí: geração de renda e conservação da Mata Atlântica OBJETO O Centro Ecológico torna público a todos interessados que realizará cotação para selecionar empresas

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Portaria MEC nº 1473 de 07 de Outubro de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV

FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV FACULDADE CÁSPER LÍBERO PROJETO CRIAR 2013 2 ANO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2º ANO DE RÁDIO E TV O Projeto Criar é um projeto transdisciplinar, que envolve os cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio

Leia mais

OFERTA DE CONSULTORIAS TÉCNICAS E DE GESTÃO PARA NEGÓCIOS

OFERTA DE CONSULTORIAS TÉCNICAS E DE GESTÃO PARA NEGÓCIOS OFERTA DE CONSULTORIAS TÉCNICAS E DE GESTÃO PARA NEGÓCIOS A Universidade do Estado do Pará (UEPA) através da (RITU) com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), disponibiliza ao

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA IMPRESSÃO DE PEÇAS GRÁFICAS PARA DIVULGAÇÃO E SINALIZAÇÃO DO LATINIDADES FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E CARIBENHA Prezadas (os) Senhoras

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Guia de boas práticas

Guia de boas práticas Guia de boas práticas Arte Online Apresentação Esse guia foi desenvolvido especialmente para nossos clientes internos e externos. Tem como principal objetivo otimizar processos e apresentar as melhores

Leia mais

Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Mapeamento de Processos Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Gerência de Sistemas/GGTIN Brasília, agosto de 2006. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do

Leia mais

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro 10 de setembro JCL Tecnologia 2009 Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website 1 Hamilton Junior Multimídia Designer APRESENTAÇÃO Meu trabalho consiste em criar conceitos e a partir

Leia mais

PLANO DE MARKETING JURÍDICO Soluções para seu escritório

PLANO DE MARKETING JURÍDICO Soluções para seu escritório Ações de Marketing Jurídico Marketing Ético O respeita integralmente o Estatuto da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, seu Código de Ética, e as diretrizes dos seus Tribunais de Ética e Disciplina. Departamento

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento (2013/01) Professor Responsável: Ms. Gerson Prando Santos, 17 de março de 2013. Versão

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem.

A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem. A WIBIX é fruto da união de profissionais com experiências complementares na área de marketing, vendas e tecnologia, e apaixonados pelo que fazem. Nossa missão é ser a primeira agência a ser lembrada por

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Guia-se Negócios pela Internet

Guia-se Negócios pela Internet PROPOSTA COMERCIAL Apresentação da empresa: Atua no mercado de Internet desde 1997 Mais de 4000 clientes atendidos Mais de 4500 projetos desenvolvidos Nossa Missão Desenvolver Projetos e Soluções de Internet

Leia mais

LISTA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS INTERNOS aprovada em reúnião, no dia 13/10/2014.

LISTA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS INTERNOS aprovada em reúnião, no dia 13/10/2014. LISTA DE REFERÊNCIA DE CUSTOS INTERNOS aprovada em reúnião, no dia 13/10/2014. empregados empregados CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS DE ACORDO COM O SEBRAE de até de até Microempresa 0 19 0 9 Pequena empresa

Leia mais

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados DIFERENCIAIS Acredito que o desenvolvimento de soluções para Internet não é um trabalho qualquer, deve-se ter certa experiência e conhecimento na área para projetar sistemas que diferenciem você de seu

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 30 anos em atividade, vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados

Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Centro de Cultura e Desporto Organização Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Oeiras e dos Serviços Municipalizados Concurso para criação de um novo logotipo para o CCD 447 Oeiras REGULAMENTO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Padrão N : 7.3 Estabelecido em: 28/06/2011 Revisado em: 28/06/2011 N da Revisão: 00 Setor: NCP (Núcleo de Controle de Produtos) Tarefa: Padronização de procedimentos internos

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Participação dos pequenos negócios na economia

Participação dos pequenos negócios na economia Sebraetec Participação dos pequenos negócios na economia Países Participação Empresas (%) Participação Emprego Participação Val. Adic. PIB Itália 99,4 68,50 55,60 Espanha 99 63,20 50,60 Portugal 99,3 65,20

Leia mais