A exploração de textos em classes de português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A exploração de textos em classes de português"

Transcrição

1 A exploração de textos em classes de português MARIA ZELY DE SOUZA MUNIZ * I - INTRODUÇÃO Em números anteriores de CURRICULUM, publicamos artigos nos quais ressaltamos a importância da escolha dos textos e a necessidade de explorá-los com o intuito de levar os educandos à reflexão e a tirar conclusões próprias, favorecendo, dessa forma, a "mudança de atitude para melhor ajustamento ao meio social e adaptação ao meio físico" - característica da boa aprendizagem. Nesse número trouxemos dois textos apresentados, em aula, com os exercícios que os acompanharam, para exemplificar e complementar o que temos comentado nos artigos precedentes. Escolhemos "O lavrador e seus filhos" e "Um apólogo", explorados numa turma de 1. a série ginasial "O LAVRADOR E SEUS FILHOS" Unidade: "Virtudes cívicas e morais inspiraram escritores célebres". Serei capaz de compreendê-los? Assunto gramatical tratado mais intensamente: Flexionismo. Recomendamos a leitura silenciosa do texto e, em seguida, um exercício para ampliação de vocabulário. É necessá- * MARIA ZELY DE SOUZA MUNIZ - Professôra de Português e Chefe do,departamento de Línguas do Colégio Nova Friburgo.

2 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 59 rio providenciar-se dicionários antes do início da leitura para garantir maior eficiência e evitar tumultos - se posúvel, um para cada aluno. O exercício seguinte, item li, tem por objetivo levar o educando à compreensão do texto pela comparação com outra fábula já estudada e, ao mesmo tempo, obrigá-lo a emitir uma opinião e defender seus pontos de vista na justificativa. Em nossa turma obtivemos respostas magníficas. Um aluno, definindo-se por "O lavrador e seus filhos" explicou: - "Esta fábula relaciona o trabalho com a felicidade, enquanto que a outra com a parte material da vida". Isto, em uma criança de 11 anos é notável! Êste trabalho durou uma aula, sendo que parte do período foi ocupado em sessão de Estudo Dirigido, parte em comentários sôbre as respostas ao item II e discussão dirigida. A aula seguinte foi iniciada com a leitura do texto em voz alta. Em seguida passamos a uma sessão de Estudo Dirigido para resolução de exercícios gramaticais organizados com base no texto. O assunto dessa subunidade - formação do imperativo - foi mais amplamente focalizado nos primeiros exercíci<?s; os outros visaram a recapitular as subunidades anteriores. Um trabalho de redação encerrou o estudo de "O lavrador e seus filhos". li) a - Leia atentamente o texto abaixo. O LAVRADOR E SEUS FILHOS Barão de Paranapiacaba Não vos poupeis ao trabalho, Vivei sempre a labutar; Forma o trabalho a riqueza, Que menos pode falhar.

3 60 CURRICULUM VII/65 Um lavrador abastado Vendo próximo seu fim. Aos filhos, sem testemunhos, Do leito falou assim: "Não vendais o campo herdado De avós a pais transmitido; Pois nêle (não sei o sítio) Jaz um tesouro escondido. Com valor e persistência Conseguireis descobri,.lo; Cavando o chão, revolvendo-o, Lhe arrancareis o sigilo. Não haja um palmo de campo Que escape ao corte da enxada; Fique a paterna courela 1 De fundos sulcos rasgada." Morto o velho, eis, presto, os filhos Procedam à escavação; Crivam de covas o solo, Solapando todo o chão. E tanto a terra mexeram Daqui, d'além, d'acolá, Que, ao cabo de um ano, o campo Maior colheita lhes dá. Tesouro oculto? Nem sombra; Mas o pai mostrar-lhes quis Ser o trabalho o tesouro Que torna a gente feliz. (Fábula de La-Fontaine) 1) courela - propriedade rural.

4 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 61 EXERCÍCIOS I - l.a parte Substitua a palavra grifada por um sinônimo, escrevendo-a na linha pontilhada. Ex.: No campo havia um tesouro escondido (oculto) 1) vivei sempre a labutar 2) Um lavrador abastado chamou os seus filhos. 3) Quase a morrer, do leito lhes falou assim: 4) "Cavando o chão, arrancareis o sigilo e des C"obrireis o tesouro". 5) Morto o velho, os filhos resolvem procurar o tesouro. 6) Ei-Ios, presto, procedendo à escavação. 7) Crivam o chão de covas. 8) Não acham o sítio onde está enterrado o tesouro. 9) Mas haviam cavado tanto que, ao cabo de um ano, a colheita foi maior. 10) Não descobriram o tesouro, mas viram que o trabalho os deixou mais felizes.

5 62 CURRICULUM VIl/65 II - A fábula de La Fontaine "A cigarra e a formiga, já conhecida", também procura ressaltar o valor do trabalho. Comparando as duas fábulas responda: a) Em sua opinião qual delas consegue seu intento com mais felicidade? b) Justifique, em poucas palavras, sua resposta. 2. a parte I - Nas frases abaixo aparece sempre uma forma verbal no imperativo negativo. Escreva, na linha abaixo, o mesmo verbo passando-o para o imperativo afirmativo (conserve a mesma pessoa em que o verbo está na frase precedente). Ex.: Não sejas preguiçoso (tu) Sê aplicado (tu) 1) Não vos poupeis ao trabalho à preguiça. 2) Não vendais o campo herdado. 3) Não caveis a terra. " " " " " 4) Não arranqueis as flôres da courela ervas daninhas. 5) Não vos torneis inconstantes. persistentes. * * *

6 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 63 II - Faça nesta questão o contrário do que você fêz na questão anterior. Os verbos dados estão no imperativo afirmativo. Passe-os para o imperativo negativo, conservando-os na mesma pessoa em que estão na frase dada. 1) Vivei sempre a labutar. Não... a vadiar. 2) Procedei à escavação da terra. Não... agora à escavação. 3) Fiquem todos aqui. Não... lá fora. esperando aqui, mas 4) Dê uma esmola ao pobre. Não... esmola com o dinheiro dos outros. 5) Mostra-me o tewuro oculto. Não... a nqueza encontrada. III - Passe para o plural as palavras grifadas, fazendo a necessária concordância. 1) O personagem principal desta história é um lavrador. 2) O trabalho torna o homem feliz. 3) Não havia tesouro escondido.

7 64 CURRICULUM VII/65 4) Mas o filho deixou o campo cheio de escavação. IV - Complete as seguintes frases: 1) "Maior" é o grau... de "grande". 2) O superlativo absoluto sintético de "feliz" é 3) "Menos" é o grau comparativo do advérbio.... 4) O superlativo absoluto analítico de "oculto" é.... 5) O superlativo relativo de "escondido" é 3. a parte Reproduza numa redação a poesia que você leu. Note que não se trata apenas de passar para a prosa, mas de contar, com suas palavras, o que você entendeu.

8 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO "Um apólogo" da unidade "Aspecto do sentimento humano". Assunto gramatical tratado especialmente: Classe de palavras. Após a leitura silenciosa e do exercício de vocabulário, passamos à interpretação de pequenos trechos do texto, obrigando, dessa forma, o aluno a retornar à leitura e facilitar sua compreensão. O exercício IV procura revelar a intenção do autor enquanto que o V busca conduzir a atenção dos educandos para um aspecto educativo. Ê importante ressaltar que não impusemos nossa opinião, muito ao contrário, estimulamos a que todos dessem sua própria - o que evitou omissões, pois opinião todos têm, seja ela qual fôr. Tomamos o cuidado de fazer com que os alunos sentissem que tôdas as opiniões seriam acatadas. A 2. a parte foi precedida de leitura dramatizada do texto. Como no "O lavrador e seus filhos", foi objeto de uma sessão de Estudo Dirigido. LEITURA DRAMATIZADA UM APÓLOGO (Machado de Assis) Era uma vez uma agulha, que disse a um novêlo de linha: - Por que está você com êsse ar, tôda cheia de si, tôda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo? - Deixe-me, senhora. - Que a deixe? Que a deixe, por quê? Por que lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e fa~ larei sempre que me der na cabeça.

9 66 CURRICULUM VII/65 - Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinête, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros. ~as você é orgulhosa. Decerto que sou. ~as por quê? É boa. Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu? - Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu, e muito eu? - Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados... - Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás, obedecendo ao que eu faço e mando... Também os batedores vão adiante do imperador. Você, imperador? Não digo isso. ~as a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto... Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sêdas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana - para dar a isto uma côr poética. E dizia a agulha:

10 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 67 - Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a êles, furando abaixo e acima... A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais do que o plic-plicplic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou uutro; arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe: - Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá. Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinête, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha: - Anda, aprende, tôla. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico. Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeeça: - Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

11 68 CURRICULUM VII/65 EXERCÍCIOS l.a parte I - Você deve ter notado que, no texto, algumas palavras estão grifadas. Estão com maiúsculas, no início da linha e vêm seguidas de várias outras em minúsculas. Você deve sublinhar, dentre as minúsculas, aquela que é sinônima da primeira, de acôrdo com o sentido do texto. Exemplo: APÓLOGO - diálogo - fábula - apóstolo - resumo. AR - vento - clima - fisionomia - ambiente. FINGIR - aparentar - descobrir - mostrar - encobrir. ORGULHOSA - soberba - modesta - suspeita - ambiciosa. IGNORA - imagina - sabe - desconhece - conhece. SUBAL TERNO - subordinado - superior - principal - conhece. OBSCURO - claro - ignorado - principal raro. ÍNFIMO - supremo - sumo - infinito - inferior. GALGO perdiz. cão de caça - delgado - lebre - DIANA - mulher - divina - deusa da caça. II - Explique a expressão do texto:... "para dar a isto uma côr poética".

12 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 69 lu - Interprete, em poucas palavras, o trecho: "- Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária". IV - Machado de Assis observava as pessoas e analisava profundamente seus caracteres; sua obra é rica de aspectos do sentimento humano e de sátiras aos defeitos e vícios do homem. Neste seu "Apólogo", por exemplo, procurou: (Marque a melhor resposta). ( ) Dizer-nos que não devemos ajudar aos outros. ( ) Contar a história de uma agulha e de um novêlo de linha. ( ) Ironizar os tolos que trabalham pelos espertalhões. ( ) Dizer-nos que não devemos zombar dos outros. V - Escolha, dentre as frases abaixo, a que encerra o melhor ensinamento do texto em sua opinião, ou acrescente uma que traduza o seu pensamento sôbre o assunto. ( ) Não devemos vangloriar-nos, sobretudo, com as pessoas que nos ajudam. ( ) A soberba pode levar-nos a maus resultados.

13 70 CURRICULUM VIIj65 ( ) Todo trabalho resulta de esforços conjugados. Têm valor todos os que executam bem a tarefa que lhes cabe. ( )... " ",'.... VI - Justifique, em poucas palavras, a sua escolha. 2. a parte I - Escreva o infinitivo de cada um dos verbos grifados nas frases abaixo e analise cada um dêles segundo o Modo, Tempo e Pessoa. O primeiro serve de exemplo: a) Anda, aprende, tôla b) Falarei sempre que me der na cabeça c) Cada qual com o ar que Deus lhe deu. d) E dizia a agulha: e) Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Infinitivo Modo Tempo Pessoa Aprende aprender imperativo presente 2. a sing. falarei deu dizia faze..,,,,.,.,...

14 A EXPLORAÇÃO DE TEXTO 71 II - Passe para o plural: a) A agulha faz papel subalterno, obscuro e Ínfimo. b) Anda, aprende, tôla. III - Classifique a palavra sublinhada em cada frase, colocando nos parênteses o número correspondente à classe (categoria gramatical) a que pertence. 1 substantivo 2 adjetivo 3 pronome possessivo 4 artigo 5 pronome pessoal caso reto 6 pronome pessoal caso oblíquo 7 pronome indefinido 8 pronome relativo 9 advérbio 10 preposição ( ) Mas você"é orgulhosa. ( ) Que cabeça, senhora? ( ) Era uma baronesa que tinha a modista ao pé de si. ( ) Era uma vez uma agulha. ( ) Que lhe importa meu ar? ( ) Também eu tenho servido a muita linha ordinária. ( ) Cada qual tem o ar que} Peus lhe deu.

15 72 CURRICULUM VIIj65 ( ) Agulha não tem cabeça. ( ) Onde me espetam, fico. ( ) Você fura o pano, nada mais; eu é que coso. IV - CONCLUSÕES 1 - Para favorecer a "mudança de atitude" dos educandos, melhorando sua maneira de pensar e sentir, é de grande importância a escolha e forma de exploração do texto. 2 - Achamos eficiente seguir-se a seqüência dos textos apresentados: leitura silenciosa, exercícios de vocabulário, exercícios de interpretação, exercícios gramaticais e exercício de redação. 3 - As técnicas usadas devem ser variadas e, sempre que possível, programadas sessões de Estudos Dirigidos. 4 - O ensino de gramática deve ser feito com base nos textos.

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto a seguir e responda: Um apólogo Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar, toda cheia

Leia mais

Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns.

Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns. O Conto Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns. Diante de um texto desconhecido, a pergunta o que é? leva-nos a uma primeira resposta que se fundamenta, muitas vezes, em uma

Leia mais

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto a seguir e responda: Um apólogo Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar, toda cheia

Leia mais

Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns.

Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns. O Conto Os textos podem ser agrupados segundo algumas características comuns. Diante de um texto desconhecido, a pergunta o que é? leva-nos a uma primeira resposta que se fundamenta, muitas vezes, em uma

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 2º BIMESTRE AUTORIA KELLY CHRISTINE DUARTE DE ALMEIDA CARDOSO Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I UM APÓLOGO Era uma vez uma agulha,

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado 2007 Prefeitura Municipal de Pitangui/ MG LÍNGUA PORTUGUESA. UM APÓLOGO Machado de Assis

Processo Seletivo Simplificado 2007 Prefeitura Municipal de Pitangui/ MG LÍNGUA PORTUGUESA. UM APÓLOGO Machado de Assis LÍNGUA PORTUGUESA UM APÓLOGO Machado de Assis Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: -Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LíNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LíNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LíNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8 ºano Data / / Professor: Nota: (Valor: 2,0) A - Introdução Neste bimestre, revisamos alguns de nossos estudos de gramática, como os conceitos de sujeito,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º ano Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 1,0) 2º bimestre A - Introdução Neste bimestre, revisamos alguns estudos de gramática, além de termos

Leia mais

Narrativa e seus elementos. Prof. Caio Castro

Narrativa e seus elementos. Prof. Caio Castro Narrativa e seus elementos Prof. Caio Castro Elementos A narrativa deve tentar responder às seguintes perguntas essenciais: QUEM? - a personagem ou personagens; O QUÊ? - o enredo, ou seja, os acontecimentos;

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: conto; discurso direto e indireto; elementos da narrativa; figuras de linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: conto; discurso direto e indireto; elementos da narrativa; figuras de linguagem. EIXO BIMESTRAL: CONTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º Ano do Ensino Fundamental/ 2º Bimestre/ 2º Ciclo PALAVRAS-CHAVE: conto; discurso direto e indireto; elementos da narrativa; figuras de linguagem. TEXTO GERADOR

Leia mais

SIMULADO NÍVEL MÉDIO ESCOLAR

SIMULADO NÍVEL MÉDIO ESCOLAR UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS SIMULADO NÍVEL MÉDIO ESCOLAR PROVA 1 Compreensão leitora e aspectos linguísticos INSTRUÇÕES: As questões de 1

Leia mais

Médio Escolar Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos. As questões de 1 a 15 referem-se ao texto 1. Texto 1 Um apólogo

Médio Escolar Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos. As questões de 1 a 15 referem-se ao texto 1. Texto 1 Um apólogo Médio Escolar Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos As questões de 1 a 15 referem-se ao texto 1. Texto 1 Um apólogo 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 AUXILIAR DE BIBLIOTECA Código 201 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1 - Este

Leia mais

MÓDULO 9 PORTUGUÊS. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

MÓDULO 9 PORTUGUÊS. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias PORTUGUÊS MÓDULO 9 as questões de n os. 1 a 11 referem-se ao seguinte texto: A FLAUTA E O SABIÁ Em rico estojo de veludo, pousado sobre uma mesa de charão, jazia

Leia mais

MÓDULO 9 PORTUGUÊS. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

MÓDULO 9 PORTUGUÊS. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias PORTUGUÊS MÓDULO 9 as questões de n os. 1 a 11 referem-se ao seguinte texto: A FLAUTA E O SABIÁ Em rico estojo de veludo, pousado sobre uma mesa de charão, jazia

Leia mais

Análise do percurso gerativo de sentido no conto Um Apólogo de Machado de Assis

Análise do percurso gerativo de sentido no conto Um Apólogo de Machado de Assis Análise do percurso gerativo de sentido no conto Um Apólogo de Machado de Assis Maíra Aparecida Pedroso de Moraes Benedito A ciência semiótica é inserida no parâmetro de uma teoria que se preocupa com

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 DIAGRAMADOR Código 302

CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 DIAGRAMADOR Código 302 CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 DIAGRAMADOR Código 302 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1 - Este caderno

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO O GÊNERO CONTO POR MEIO DA MULTIMODALIDADE Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) chaves.adri@hotmail.com Natalina Sierra Assencio Costa (UEMS) natysierra2011@hotmail.com

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL VERÃO, LONDRINA, DE. NOME: ANO: TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: LITERATURA GÊNEROS

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL VERÃO, LONDRINA, DE. NOME: ANO: TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: LITERATURA GÊNEROS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL VERÃO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: ANO: TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: LITERATURA GÊNEROS Semelhanças e Diferenças Leia o texto abaixo, retirado do site Brasil Escola,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 2º BIMESTRE AUTORIA BRUNA NOVOA CERRI DOS SANTOS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador é um conto chamado Um

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO Código 202 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1

Leia mais

Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2

Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Cristiane Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

0204 AUXILIAR ADMINISTRATIVO

0204 AUXILIAR ADMINISTRATIVO PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO Código 301 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 2º BIMESTRE AUTORIA JENIFFER MOLNAR CORREA DE OLIVEIRA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I UM APÓLOGO Machado de Assis Era uma vez

Leia mais

0321 PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS

0321 PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto.

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. PORTUGUÊS Para a resolução das questões de 01 a 05, considere o Texto I. TEXTO I III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. A) I,

Leia mais

0210 MOTORISTA AB PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0210 MOTORISTA AB PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

0324 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

0324 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA Código 303 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1 -

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CADERNO DE QUESTÕES OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS 2016 MODALIDADE CURSOS SUBSEQUENTES Edital Nº 111/2015 de 04 de setembro de 2015 Resolução nº 121, de 31 de julho de 2015 CADERNO DE QUESTÕES OBSERVAÇÕES

Leia mais

* Programada pela Prof.a MARIA ZELY DE MUNIZ para a 2. a série de Português SUGESTÕES 1. LEITURA DRAMATIZADA *

* Programada pela Prof.a MARIA ZELY DE MUNIZ para a 2. a série de Português SUGESTÕES 1. LEITURA DRAMATIZADA * SUGESTÕES 1. LEITURA DRAMATIZADA * UM APÓLOGO Machado de Assis Era uma vez uma agulha, que disse a um novêlo de linha: - Por que está você com êsse ar, tôda cheia de si, tôda enrolada, para fingir que

Leia mais

0315 JORNALISTA PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0315 JORNALISTA PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES TERAPEUTA OCUPACIONAL NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES TERAPEUTA OCUPACIONAL NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES FISIOTERAPEUTA NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES FISIOTERAPEUTA NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas

Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas (Eds.) Mª João Marçalo & Mª Célia Lima Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana LuísaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES BIOQUÍMICO / FARMACÊUTICO NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES BIOQUÍMICO / FARMACÊUTICO NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

0205 AUXILIAR BIBLIOTECÁRIO

0205 AUXILIAR BIBLIOTECÁRIO PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES MÉDICO CIRURGIÃO NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES MÉDICO CIRURGIÃO NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTA SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para provimento de cargos de TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS em Educação Edital nº 11/2014 ASSISTENTE DE ALUNO Código 203 LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1 - Este

Leia mais

0330 PSICOPEDAGOGO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0330 PSICOPEDAGOGO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

Leia atentamente os textos abaixo e responda as questões que a eles se referem:

Leia atentamente os textos abaixo e responda as questões que a eles se referem: LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DE 01 A 10 Leia atentamente os textos abaixo e responda as questões que a eles se referem: Um Apólogo 1 Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você

Leia mais

0328 PROJETISTA / CADISTA

0328 PROJETISTA / CADISTA PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto.

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. PORTUGUÊS Para a resolução das questões de 01 a 05, considere o Texto I. TEXTO I III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. A) I,

Leia mais

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto.

PORTUGUÊS. III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. PORTUGUÊS Para a resolução das questões de 01 a 05, considere o Texto I. TEXTO I III. É marcado pela presença de ironia, que é responsável pelo processo de construção de sentido(s) para o texto. A) I,

Leia mais

0329 PSICÓLOGO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0329 PSICÓLOGO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

PROCESSO SELETIVO IFSP - 2º SEM/11 PROVA DO ENSINO TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO IFSP - 2º SEM/11 PROVA DO ENSINO TÉCNICO PROCESSO SELETIVO IFSP - 2º SEM/11 PROVA DO ENSINO TÉCNICO Exame: 31/07/11 (domingo), às 13h SIMPLIFICADO CADERNO DE QUESTÕES Nome do(a) candidato(a): Nº de inscrição: Caro candidato, Antes de iniciar

Leia mais

ONG Práxis Processo Seletivo OPTE 2014 UM APÓLOGO Machado de Assis

ONG Práxis Processo Seletivo OPTE 2014 UM APÓLOGO Machado de Assis ONG Práxis Processo Seletivo OPTE 014 UM APÓLOGO Machado de Assis Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: - Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que

Leia mais

0307 CONTADOR PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0307 CONTADOR PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

0331 RECURSOS HUMANOS

0331 RECURSOS HUMANOS PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

literatura Um universo a ser descoberto

literatura Um universo a ser descoberto literatura Um universo a ser descoberto o Poder de transformar A literatura amplia o repertório cultural e emocional, promovendo o desenvolvimento integral do aluno Ahistória começa com o diálogo entre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ODONTÓLOGO NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ODONTÓLOGO NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

Técnico de Laboratório / Acessibilidade. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções

Técnico de Laboratório / Acessibilidade. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções Concurso Público - Edital nº 455/2017 Técnico de Laboratório / Acessibilidade B-214 prova objetiva Leia com atenção as Instruções 1. Você recebeu do fi scal um cartão de respostas da prova objetiva e este

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES PROFESSOR DOCENTE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO

Leia mais

0207 INSPETOR SANITÁRIO

0207 INSPETOR SANITÁRIO PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

Análise do conto Um Apólogo, de Machado de Assis

Análise do conto Um Apólogo, de Machado de Assis Análise do conto Um Apólogo, de Machado de Assis Mariana Barbieri Mantoanelli Este artigo tem por objetivo a analise do conto Um Apólogo, de Machado de Assis, utilizando a metodologia semiótica de linha

Leia mais

0304 BIBLIOTECONOMISTA

0304 BIBLIOTECONOMISTA PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

Técnico em Contabilidade / Geral. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções

Técnico em Contabilidade / Geral. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções Concurso Público - Edital nº 455/2017 Técnico em Contabilidade / Geral B-223 prova objetiva Leia com atenção as Instruções 1. Você recebeu do fi scal um cartão de respostas da prova objetiva e este caderno

Leia mais

I. LÍNGUA PORTUGUESA (1 A 10) Um Apólogo Machado de Assis Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar, toda

I. LÍNGUA PORTUGUESA (1 A 10) Um Apólogo Machado de Assis Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar, toda CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DA PARAÍBA CARGO: CONTADOR INSTRUÇÕES: VERIFIQUE SE ESTE CADERNO: Corresponde a sua opção de cargo. Contém 50 (cinquenta) questões, numeradas de 01 a 50, caso contrário,

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Um Apólogo Análise através da semiótica

Um Apólogo Análise através da semiótica Um Apólogo Análise através da semiótica Rosangela Pereira de Souza 1 Introdução Alguns estudos sobre teoria de análise de texto focam apenas na análise interna enquanto outros centram-se apenas na análise

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

Técnico de Laboratório / Edificações - Mobilidade. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções

Técnico de Laboratório / Edificações - Mobilidade. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções Concurso Público - Edital nº 455/2017 Técnico de Laboratório / B-219 prova objetiva Leia com atenção as Instruções 1. Você recebeu do fi scal um cartão de respostas da prova objetiva e este caderno de

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

0206 AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

0206 AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

UM APÓLOGO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA TEORIA SEMIÓTICA GREIMASIANA

UM APÓLOGO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA TEORIA SEMIÓTICA GREIMASIANA UM APÓLOGO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA TEORIA SEMIÓTICA GREIMASIANA Camila de Araújo Beraldo LUDOVICE (UNIFRAN) 1 Juliana Spirlandeli BATISTA (UNIFRAN) 2 Ruth Maria de Freitas BECKER (UNIFRAN)

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Escrita espetacular, pedagogia do teatro, improvisação.

PALAVRAS-CHAVE: Escrita espetacular, pedagogia do teatro, improvisação. FARIA, Alessandra Ancona de. A escrita espetacular como aproximação para fazer e ensinar teatro. São Paulo: MASP Museu de Arte de São Paulo. Pósdoutoranda da Faculdade de Educação da UNICAMP com supervisão

Leia mais

0213 SECRETÁRIO ESCOLAR

0213 SECRETÁRIO ESCOLAR PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

Técnico de Laboratório / Atenção Psicossocial. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções

Técnico de Laboratório / Atenção Psicossocial. prova objetiva. Leia com atenção as Instruções Concurso Público - Edital nº 455/2017 Técnico de Laboratório / Atenção Psicossocial B-217 prova objetiva Leia com atenção as Instruções 1. Você recebeu do fi scal um cartão de respostas da prova objetiva

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Alunos suspendem duas ocupações em SC para realização do Enem

Alunos suspendem duas ocupações em SC para realização do Enem LÍNGUA PORTUGUESA Leia os dois textos abaixo e responda as questões 01, 02 e 03. TEXTO 1 Alunos suspendem duas ocupações em SC para realização do Enem IFC de Concórdia foi ocupado nesta segunda e será

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ENFERMEIRO NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ENFERMEIRO NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VAGAS RESIDUAIS 2016 UFBA

PROCESSO SELETIVO VAGAS RESIDUAIS 2016 UFBA PROCESSO SELETIVO VAGAS RESIDUAIS 2016 UFBA 23 PORTUGUÊS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS REDAÇÃO INSTRUÇÕES Para a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

NÍVEL SUPERIOR ENFERMEIRO LÍNGUA PORTUGUESA Leia os dois textos abaixo e responda as questões 01, 02 e 03. TEXTO 1 Alunos suspendem duas ocupações em

NÍVEL SUPERIOR ENFERMEIRO LÍNGUA PORTUGUESA Leia os dois textos abaixo e responda as questões 01, 02 e 03. TEXTO 1 Alunos suspendem duas ocupações em LÍNGUA PORTUGUESA Leia os dois textos abaixo e responda as questões 01, 02 e 03. TEXTO 1 Alunos suspendem duas ocupações em SC para realização do Enem IFC de Concórdia foi ocupado nesta segunda e será

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal.

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - POR QUE O PINHEIRO É A ÁRVORE DE NATAL? Quando o Menino

Leia mais

Linguagens UECEVEST TD LINGUAGENS, LITERATURA E REDAÇÃO. Prof. Teófilo Beviláqua. 15/março/2014

Linguagens UECEVEST TD LINGUAGENS, LITERATURA E REDAÇÃO. Prof. Teófilo Beviláqua. 15/março/2014 UECEVEST TD LINGUAGENS, LITERATURA E REDAÇÃO. Prof. Teófilo Beviláqua 15/março/2014 Estudo de Linguagens, Literatura e Redação através de textos Linguagens 1. Verbos VERBO NO INFINITO Ser criado, gerar-se,

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ANALISTA AMBIENTAL NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES ANALISTA AMBIENTAL NÍVEL SUPERIOR PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2016 CADERNO DE QUESTÕES NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 QUESTÕES de múltipla

Leia mais

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas.

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Classes Gramaticais Adjetivos SIMPLES grande, belo, manso, leal. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. PRIMITIVOS bom, humano, fácil. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Gêneros

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

0301 ADVOGADO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo

0301 ADVOGADO PORTUGUÊS. O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07: Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: Um Apólogo PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

ARTIGO. PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra)

ARTIGO. PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra) ARTIGO PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra) ARTIGO Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificá-lo quanto ao gênero e ao número. O artigo

Leia mais

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula.

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Nome: Nº: Turma: Português 2º ano Adjetivo Mérope Abr/09 Adjetivo Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Se o substantivo é definido pelas gramáticas como a

Leia mais

0214 TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

0214 TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL PORTUGUÊS Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02: QUESTÃO 01 Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal COLOCAÇÃO PRONOMINAL Vejamos como se devem colocar os pronomes oblíquos átonos ( os clíticos ) Pro + clítico = o pronome

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais