Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento (Hb.6:17).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento (Hb.6:17)."

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO Esta apostila foi originalmente elaborada e planejada pelo presbitério de Salvador-BA. Com a autorização dos referidos irmãos, tomamos a liberdade de aperfeiçoar a didática desta de acordo com a nossa necessidade. 1) Dividimos os pontos dos tópicos e os textos da catequese por lições; 2) Agrupamos os textos da leitura complementar dentro dos referidos pontos; 3) Acrescentamos o questionário de fundamentos. Achamos estas melhorias importantes para a localidade, podendo ser usadas por todas as demais que assim necessitarem. Queremos ainda agradecer ao JAN GOTTFRIDSON (Presbítero em Porto Alegre), ao MÁRIO ROBERTO (Presbítero em Salvador), bem como aos outros presbíteros que trabalharam com eles, por nos ensinarem como fazer a obra nesta cidade. No amor do Senhor, Edmar e Estanislau Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento (Hb.6:17).

3 INTRODUÇÃO O objetivo desta apostila é levar todos os discípulos a conhecerem o Propósito Eterno de Deus e viverem neste propósito. A igreja hoje tem vivido perdida em muitos propósitos sem saber ao certo em que caminho andar e que alvo alcançar; mas Deus pela sua graça e misericórdia tem revelado qual é o seu propósito para a vida de todos os seus discípulos. Temos aprendido que se o alvo de um homem está errado, todo o seu estilo de vida também estará; daí a importância de conhecermos o alvo de Deus para nossas vidas, pois é para alcançá-lo que vivemos. Que essa apostila possa ajudá-lo a alcançar o Propósito Eterno de Deus para a sua vida e, você possa ser mais um dos que estarão em pé diante d Ele no grande dia, na mesma medida da ESTATURA de CRISTO. Não esqueça que o Propósito Eterno, é de Deus e não uma invenção dos homens. Por isso, todos que amarem o Propósito Eterno, bem como os que lutarem para alcançá-lo, estarão buscando o realizar do Sonho de Deus para a humanidade Que Deus lhe abençoe ricamente no nome de JESUS. PRESBITÉRIO DE JI-PARANÁ. Estanislau Alves de Oliveira Júnior; Edmar Gomes Ferreira. COMO USAR ESTA APOSTILA Com este material, não queremos trazer todo o ensino já mastigado para você. Queremos sim, que você tenha contato com Deus e a sua palavra e que receba revelação e conhecimento de Jesus Cristo pela oração. Divide-se esta apostila em 07 (sete ) tópicos: 1º. Tópico: O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS; 2º. Tópico: O SERVIÇO DA IGREJA PARA CUMPRIR O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS; 3º. Tópico:O MINISTÉRIO DE SER TESTEMUNHAS; 4º. Tópico:O MINISTÉRIO DE EDIFICAR NAS JUNTAS E LIGAMENTOS; 5º. Tópico: JUNTAS E LIGAMENTOS DE DISCIPULADO; 6º. Tópico: JUNTAS E LIGAMENTO DE COMPANHEIRISMO; 7º. Tópico: FRUTIFICAÇÃO E A IGREJA NAS CASAS. Cada tópico tem 04 (quatro) etapas diferentes de trabalho(a,b,c e D). Você deve executar cada etapa conforme as orientações abaixo: A - LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO.

4 Nesta etapa você deve ler cada um dos textos indicados na ordem em que eles aparecem na apostila. Memorize, medite e ore ao Senhor para que você tenha revelação e anote em seu caderno o que você aprendeu em cada texto. Os textos desta apostila foram escolhidos cada um da melhor tradução bíblica. Você deve MEMORIZÁ-LOS COMO ESTÃO NA APOSTILA E NÃO COMO ESTÃO EM SUA BÍBLIA. Assim, todos terão memorizado os textos iguais e pela melhor tradução. OBS.: Somente passe para a próxima etapa depois que mostrar, ao seu discipulador, o que você aprendeu e anotou em seu caderno. B - ESTUDO DIRIGIDO. Agora você vai estudar completando as frases, preenchendo no lugar dos traços ( ). IMPORTANTE: CADA TRAÇO CORRESPONDE A UMA LETRA. Se aparecer, por exemplo, a frase: Jesus Cristo é o Aparecem 06 (seis) traços. A frase portanto, deve ser preenchida com uma palavra de seis letras, nem mais nem menos. A resposta seria: Jesus Cristo é o S E N H O R. LEITURA COMPLEMENTAR. Aqui você terá mais alguns textos para ler e meditar, enriquecendo assim o estudo de cada ponto. Para cada ponto estudado dentro da lição, haverá uma referência bíblicas ou mais de uma. C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE). Esta etapa tem um resumo do tópico que você está estudando. Esta é catequese. Contém algumas perguntas e respostas e, os textos bíblicos que você deve memorizar correspondentes a cada lição no tópico. D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS Esta etapa contém perguntas para serem respondidas, cada uma delas, referentes ao respectivo ponto dentro de cada lição. I TÓPICO: O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS LIÇÃO 01 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO. (Leia, ore, medite e anote no seu caderno). Textos: Gn 1.26; Rm 3.12; Hb 6:17; II Co.5.17; Cl.1:27. SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU NO SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO 1. QUAL O PROPÓSITO DE DEUS AO CRIAR O HOMEM? (Gn.l:26) Gn 1.26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. a. Quando Deus fez o homem ele o criou a sua e semelhança.

5 b. Quando Deus fez o homem ele queria ter filhos com a sua, com a sua natureza e com a sua vida. Ele queria uma FAMÍLIA. Este era o seu PROPÓSITO e seu desejo. Era o seu objetivo e sua determinação. c. LEITURA COMPLEMENTAR: Gn.1: COMO O PECADO INTERFERIU NO PROPÓSITO DE DEUS? (Rm.3:12) Rm 3.12 Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. a. Por causa do pecado o homem tornou-se para o propósito de Deu s. b. Leia Rm Através de Adão o entrou no mundo e, pelo pecado, a _. Esta morte passou a todos os homens. c. Como aconteceu esta morte? Esta morte aconteceu quando Adão perdeu a vida de Deus por causa do. d. Leia Gn 5.3. Depois que Adão perdeu a vida e a imagem de Deus ele gerou filhos à sua própria. e. Como Adão estava morto para Deus, seus filhos também nasceram. f. LEITURA COMPLEMENTAR: Rm3:23; 6:23; Gn:3 :5. 3. DEUS DESISTIU DO SEU PROPÓSITO OU MUDOU DE PLANO? (Hb.6:17) Hb.6:17 Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento. a. Deus não desistiu do seu _. Ele nunca mudou seu _. inicial. b. Leia Hb.6:17. O propósito de Deus é, pois Deus não tem diversos planos nem criou diversos alvos. c. LEITURA COMPLEMENTAR: Is.46:10: Ml 3:6. 4. A SALVAÇÃO É UM MEIO E NÃO UM FIM.(II Co.5:17; Cl.1:27) 4.1. II Co E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. a. Quando nascemos neste mundo recebemos a natureza de Adão estragada e inú til. Quando somos batizados em, nascemos de novo e recebemos uma vida. Tornamo-nos novas _. b. Leia 1 Co. 15: Os descendentes de Adão têm a natureza terrena. Os que nasceram de novo em, têm a natureza _. c. A redenção efetuada por _ Cristo e encarnada pela, é o meio para Deus restaurar todas as coisas e assim concluir seu _. d. LEITURA COMPLEMENTAR: Ef.4:22-24; Gl.2: Cl. 1:27...Cristo em vós, a esperança da glória. a. Esta é a esperança que Deus tem para poder cumprir o seu propósito. A esperança de Deus é a vida de em nós. b. LEITURA COMPLEMENTAR: Ef.1:4-5; II Co.3:18; Col.1:28 C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 1- QUAL ERA O PROPÓSITO DE DEUS AO CRIAR O HOMEM? Deus queria uma família de homens semelhantes a Ele. Gn. 1:26 2- O QUE ACONTECEU QUANDO O HOMEM PECOU? O homem tornou-se inútil para o propósito de Deus. Rm. 3:12 3- DEUS DESISTIU DO SEU PROPÓSITO POR CAUSA DO PECADO?

6 Não. Deus não desistiu do seu propósito. Hb.6:17 4- SE O HOMEM TORNOU-SE INÚTIL, COMO DEUS TEM ESPERANÇA DE REALIZAR O SEU PROPÓSITO? Ele dá-nos uma nova vida em Cristo. II Co.5.17 A esperança de Deus é a vida de Cristo em nós. Cl. 1:27 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS 1) O QUE VOCÊ DIRIA PARA ALGUÉM QUE PENSA QUE O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS É A SALVAÇÃO DO HOMEM? R LICÃO 02 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( leia, memorize, ore, medite e anote no seu caderno ). Textos: Rm 8:28-29; Ef. 4.13; I Jo 2:6; I Co.3:9. SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU NO SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO 5. COMO SE DEFINE O PROPÓSITO DE DEUS HOJE? (Rm.8:28-29; Ef.4:13; I Jo.2:6) 5.1. Rm 8:28-29 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. a. Este texto nos mostra o cumprimento do propósito de Deus: O Pai, o Filho e seus muitos irmãos. Esta é sua _. b. Estes filhos não são a imagem de Adão, mas são conformes a de seu _. c. A família não é pequena, pois ela tem irmãos. d. RESUMINDO: O Propósito de Deus é ter UMA _ de MUITOS SEMELHANTES a _ para a glória de Deus Pai. e. UMA _ significa que Deus quer UNIDADE. Deus não tem muitas famílias. Ele tem uma só. f. MUITOS significa que Deus quer QUANTIDADE. Deus quer a multiplicação de Seus Filhos. g. SEMELHANTES a _ significa que Deus quer QUALIDADE. Deus não quer qualquer tipo de filhos, mas filhos com a qualidade da vida de Jesus e tudo para a glória de Deus Pai. h. LEITURA COMPLEMENTAR: Jo.17:20-22; I Co.1: Ef.4:13...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a ser homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. a. Todos devemos chegar à _ da fé. b. Todos devemos chegar a ser perfeitos. Devemos chegar à estatura(altura espiritual) de.

7 c. Portanto, este texto confirma que a família é _ só e que os filhos devem ser a de Jesus Cristo. d. LEITURA COMPLEMENTAR: I Pe.2: I Jo.2:6... aquele que diz que está nele, deve andar como ele andou. a. O texto acima diz que devemos _ como Jesus isto quer dizer que devemos em tudo ser como _. b. Vimos que devemos em tudo ser como Jesus, logo precisamos assimilar a cada dia todas as características da pessoa de Jesus Cristo em nossas vidas. Por exemplo: c. Leia Mt.11:29. Este texto diz que devemos ser e como Jesus. d. Leia I Pe.1:15. Este texto diz que devemos ser como Jesus. e. Leia Jo.13:14. Este texto diz que devemos como Jesus. f. Leia Jo.17:18. Este texto diz que fomos enviados ao mundo para pre _ como Jesus. g. Leia Cl.3:13. Este texto diz que devemos _ como Jesus. h. Leia Jo.13:34. Este texto diz que devemos como Jesus. i. Leia Lc.5:16. Este texto diz que Jesus era um homem de oração, se queremos ser como Ele, devemos também com a mesma intensidade que ele orava. j. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.14:22-23; Hb.5:7-8; 7:25. d. LEITURA COMPLEMENTAR: II Co.6:1; 8:23; Fp.2:25; 3:12,14; 4:3; II Pe.1:10 C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 5- QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS HOJE? Deus quer uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Rm. 8: Por que uma família? porque Deus quer unidade 7- Por que muitos filhos? Porque Deus quer quantidade 8- POR QUE SEMELHANTES A JESUS? Porque Deus quer qualidade Ef.4:13 9- MAS O PROPÓSITO DE DEUS NÃO É A SALVAÇÃO DO HOMEM? Não. A salvação é o meio para alcançar o propósito. E o seu propósito é que sejamos em tudo semelhantes a Jesus. I Jo.2:6 10- QUAL É A NOSSA POSIÇÃO DENTRO DO PROPÓSITO DE DEUS? Fomos chamados para sermos cooperadores I Co.3:9 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS 2) O QUE VOCÊ ENTENDE POR VOCAÇÃO? R:... 3) CITE PELO MENOS SETE ÁREAS EM QUE DEVEMOS SER COMO JESUS. R:... 4) EM QUAIS DESTAS ÁREAS VOCÊ NÃO É COMO JESUS? EM QUAIS DELAS VOCÊ PRECISA MELHORAR? R:......

8 II. TÓPICO: O SERVIÇO DA IGREJA PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS. LIÇÃO 03 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO. (Leia, memorize, ore, medite e anote no seu caderno). Textos: I Pe. 2: 9; Ef. 4:11-12 SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO. l. NO POVO DE DEUS, TODOS SÃO SACERDOTES(I Pe.2:9) I Pe. 2: 9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. a. Esta é a palavra dada a todo o povo de Deus. Deus diz que o seu povo é uma - eleita, um real, uma _ santa e um - de propriedade exclusiva de Deus. b. Este povo tem uma missão sacerdotal e foi chamado para _. c. Deus não tem dois tipos de filhos: os sace rdotes e os demais. Todos são -. Todos devem _ as grandezas de Deus. d. LEITURA COMPLEMENTAR: Ex.19:6; Apoc.1:6; 5:10; 20:6 2. OS MINISTÉRIOS ESPECÍFICOS(Ef.4:11) Ef. 4: 11" E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres... a. No versículo 11, vemos que Jesus colocou na Igreja: A, P _, E _, P _ e M. b. Para que Jesus colocou estas funções na Igreja? A resposta está no versículo 12 onde mostra qual é o ministério da Igreja para cumprir o propósito de Deus. c. O versículo 12 diz 03 (três) coisas: 1º com vistas ao dos santos; 2º Para o desempenho do ; 3º Para a do _ de Cristo. d. São três coisas que os apóstolos, os pastores e os outros do versículo 11 devem esforçar-se para que haja na igreja: 1º Que os sejam ordenados; e todos sejam colocados em seu devido lugar de funcionamento. 2º Que os santos desempenhem o seu _ ; que cada um dos santos e todos os santos cumpram com o seu sacerdócio. 3º Para que o corpo de Cristo seja _ ; para que todos sejamos transformados à de Jesus e o propósito de Deus seja alcançad o. e. O versículo 13 nós já estudamos no ponto 5 do 1º tópico. Ele nos fala do propósito de Deus, que a Igreja seja uma só e que todos sejamos semelhantes a Jesus. Mas agora nós vimos o versículo anterior, o versículo 12. Ele nos mostra como isto será alcançado. Logo, o propósito de Deus que está no versículo 13, só será alcançado se a Igreja praticar o ministério do versículo 12. f. LEITURA COMPLEMENTAR: I Co.12: OS MINISTÉRIOS COMUNS (Ef.4:12)

9 Ef.4:12...com vistas ao correto ordenamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. a. Não são os ministérios do versículo 11 (Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres), que vão promover a edi _ do corpo para alcançar o propósito de Deus. O próprio corpo, onde os santos são ord e desempenham o seu _, é que vai produzir a _ - _. O CORPO DE CRISTO É QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO b. Isto significa que todos nós devemos cooperar com a edificação para que o propósito de Deus seja alcançado. c. Na igreja há alguns serviços (ou ministérios ) que Deus deu para pessoas específicas. Isto é, cada um tem um dom ou ma função diferente. Confirme isto com a leitura de Rm 12:4-8 e I Co.12: d. Entretanto, existem alguns serviços e ministérios que Deus deu para todos. Isto é, cada santo da igreja deve desempenhar estes ministérios que são comuns a todos. Este é o assunto do restante desta apostila. e. LEITURA COMPLEMENTAR: Mc.16:15 C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE). 1- QUEM SÃO OS SACERDOTES NA IGREJA? Todos os santos são sacerdotes 2- QUAIS SÃO OS 5 MINISTÉRIOS ESPECÍFICOS? Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mest res I Pe.2:9 Ef.4:11 3- QUEM EDIFICA O CORPO DE CRISTO? O corpo de Cristo edifica o corpo de Cristo Ef.4:12 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS 1) POR QUE HOUVE SEPARAÇÃO ENTRE O POVO E OS SACERDOTES(TRIBO DOS LEVITAS)? R: ) A PARTIR DE QUANDO DEUS INSTITUIU TODO O POVO COMO SACERDOTE? R:... 3) O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO CASTA SACERDOTAL? R: ) QUAL A FUNÇÃO DOS 5 MINISTÉRIOS DE EF.4:11: APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES E MESTRES? R: III. TÓPICO: O MINISTÉRIO DE SER TESTEMUNHAS. LIÇÃO 04 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO (leia, memorize, ore, medite e anote em seu caderno). Textos: At.1:8; I Pe.2:9; Lc.8:1; At.2:46

10 SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. AO SEU B. ESTUDO DIRIGIDO. 1. COMO COMEÇAR. COMO ABORDAR AS PESSOAS?(At.1:8) At.1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. a. Quando o Espírito Santo desce sobre nós recebemos _ b. Recebemos este poder para sermos _. c. Se o Espírito Santo é para todos, o poder para ser _, é para _, logo, este é um ministério para todos nós. d. Leia novamente I Pe.2:9. O principal papel que nós temos como sacerdotes é o de as virtudes de nosso Senhor Jesus Cristo. Proclamar as é falar das qualidades, é anunciar a grandeza da vida e da obra de Jesus. e. Leia Mt.28: O mandamento aqui é fazer f. O versículo 19 começa com o mandamento _. Este mandamento não é para irmos para algum lugar. É para que, onde estivermos, falemos com as pessoas que nos cercam e sejamos T para fazermos _ - _. g. O fazer discípulos começa quando exercitamos o nosso ministério de sermos _ -. h. Jo.16:7-8. Este texto nos diz que o Espírito Santo seria enviado a nós e Ele convenceria o mundo de, _ e _. i. Conforme vimos no texto acima, quem faz a obra é o Esp _ Santo, nós somos apenas coo _. j. Leia Jo Jesus aborda a mulher samaritana com um simples gancho(frase): dá - me de _. Mas, não tão simples por se tratar de uma abordagem de um judeu para uma samaritana. Esse gancho, levou a mulher a uma indagação. k. Leia novamente o v.9. Jesus estimula a samaritana a um diálogo e completa o seu. l. No v.39, lemos que o resultado deste foi que muitos cidadãos samaritanos creram por causa do testemunho da mulher. m.vemos aqui no texto da mulher samaritana, o homem Jesus cooperando com o Espírito _ na obra de fazer discípulo através de abordagens simples. Isto é um. n. LEITURA COMPLEMENTAR: II Co.5:20; Apoc.5: DANDO O TESTEMUNHO PESSOAL(I Pe.2:9) I Pe. 2: 9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. a. No texto acima, fala que fomos chamados para _ as virtudes daquele que nos chamou das p ara a sua maravilhosa luz. Aqui Deus nos indica a necessidade de dar o testemunho pessoal após o gancho. b. Mc.5:19. Jesus fala para quão grandes coisas o Senhor nos _. c. I Pe.1:23. Aqui fala que todos fomos gerados pela _ de Deus. d. Por isso todos nós devemos dar o nosso pessoal; como eu era e como sou agora com Cristo. 3. ANUNCIANDO O EVANGELHO DO REINO (Lc.8:1)

11 Lc.8:1 Depois disso andava Jesus de cidade em cidad e e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus, e levava consigo seus doze discípulos. a. Quando as pessoas se abrem para ouvir a palavra do Senhor costumamos chamar estas pessoas de _. b. Então quando formos a casa desta pessoa devemos ministrar -lhe o - _ do _. c. Mt.4:17. Jesus começa a pregar e a dizer -vos porque é chegado o _ dos Céus. d. Mt.4:23. Fala que Jesus andava por toda a Galiléia pregando o - _ do _. e. Então chegamos a conclusão que a única pregação que forma um _ - é o Evangelho do Reino. f. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.9:35; 24:14; Lc.4:43 4. A ESTRATÉGIA DE JESUS E DA IGREJA PRIMITIVA (Lc.8:1, At.2:46) 4.1. Lc.8:1 Depois disso andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o Evangelho do Reino de Deus, e levava consigo seus doze discípulos. a. O texto de Lc.8:1 e Mt.4:23 nos mostra Jesus nas juntamente com seus. b. Neste mesmo texto, lemos que a estra _ de Jesus era, ao mesmo tempo que anunciava o _ do _ de Deus, aproveitava para en _ os seus discípulos. c. A sala de aula de Jesus era a _ e as _ estavam lá. d. Assim, ele edi os seus. e. Devemos estar na _ com os, no meio do povo. f. LEITURA COMPLEMENTAR:Mt.4:23; 9:35; 24:14; Lc.4:43; 4.2. At.2:46 Diariamente perseveravam unânimes no pátio do templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. a. A fim de seguirem o exemplo ensinado por _, os discípulos sempre estavam juntos. b. Onde eles sempre estavam? No templo judaico, onde havia muitas pe _ e nas ca _, onde partiam o pão. c. Leia At.5:12. O Pórtico de Salomão, era um lugar pú _. Alí os discípulos proclamavam para as _ e faziam e _ -. d. Leia At.5:15.Assim como Jesus, seus, sempre estavam também nas anunciando o _ do _ de Deus e fazendo outros. e. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.5:1,2; 7:28; Lc.7:11; 13:26; At.3:11; 5:28,42. C. MEMORIZAÇÃO CATEQUESE 1- COMO INICIAMOS O SERVIÇO DE FAZER DISCÍPULOS? Sendo testemunhas e proclamadores At.1:8 2- QUAL ERA A ESTRATÉGIA DE JESUS E DA IGREJA PRIMITIVA AO ESTAR NAS RUAS? Ao mesmo tempo que anunciava o Evangelho do Reino, ensinava os Seus Discípulos e os edificava. Lc.8:1; At.2:46

12 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS: 1) LEIA JO.16:7,8. SE QUEM CONVENCE AS PESSOAS É O ESPÍRITO SANTO, QUAL É O NOSSO PAPEL NA CONVERSÃO DELAS? R... 2) COMO ABORDAMOS UMA PESSOA? E O QUE BUSCAMOS NESSA ABORDAGEM? R: ) O QUE É TESTEMUNHO PESSSOAL? R: ) QUANTO TEMPO DEVEMOS GASTAR PREGANDO P ARA UMA PESSOA? R: IV.TÓPICO: O MINISTÉRIO DE EDIFICAR NAS JUNTAS E LIGAMENTOS. LIÇÃO 05 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO (leia, memorize, ore, medite e anote em seu caderno). Textos: Ef. 4:15-16; Cl.2:19 SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO. 1. O QUE SÃO JUNTAS E LIGAMENTOS NO CORPO DE CRISTO?(Ef.4:15-16) Ef. 4:15-16 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio -aumento para a edificação de si mesmo em amor. a. No corpo humano as juntas que fazem a ligação entre os ossos e os ligamentos são tecidos fibrosos e resistentes que prendem os ossos ou outros órgãos do corpo uns aos outros. b. Porque o Espírito Santo usou esta linguagem? c. Porque os membros do _ de Cristo também devem estar assim; bem unidos uns aos d. Juntas e ligamentos no corpo de são relações muito fortes entr e os membros do corpo. e. Todos nós devemos estar assim; _ e relacionados fortemente a alguns irmãos no corpo. f. O texto acima está falando de como o corpo deve crescer em Cristo. Assim como em Ef. 4:12, fala de 3 coisas, aqui no verso 16, também: 1º Todo corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as ; 2º Segundo a justa cooperação de _ (isto é, a cooperação de cada membro); 3º Efetua o seu próprio _ para a de si mesmo em amor; g. Note como a última parte do versículo 16 reforça a verdade que já vimos, que o _ DE É QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO; h. Mas para que o corpo edifique a si mesmo, primeiro é necessário que haja a justa de cada parte. Cada um de nós deve cooperar. 2. PARA QUE SERVEM AS JUNTAS E LIGAMENTOS(Cl.2:19)

13 Cl todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. a. O corpo todo estará suprido (alimentado) e bem vinculado através das e b. Somente quando o corpo está assim organizado, é que ele pode crescer o - _ que procede de. c. Sem estas relações: e, os membros não darão a sua justa cooperação e o _ não vai produzir a edificação de si mesmo em amor. d. Como deve ser isto na prática? e. Na prática nós aprendemos como são estas e como elas devem funcionar, observando como _ e os apóstolos faziam no seu ministério para produzir isto na vida dos seus. f. LEITURA COMPLEMENTAR: Ef.5:24; I Ts.5:11; Cl.3:16. C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 1- O QUE SÃO JUNTAS E LIGAMENTOS NO CORPO DE CRISTO? São relações fortes e resistentes entre os seus membros. Ef..4: PARA QUE SERVEM AS JUNTAS E LIGAMENTOS? Para unir, dar crescimento e edificar o corpo de Cristo. Cl.2:19 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS: 1) O QUE SÃO JUNTAS E LIGAMENTOS NO CORPO HUMANO? R:... V. TÓPICO: JUNTAS E LIGAMENTOS DE DISCIPULADO. LIÇÃO 06 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO. (Leia, memorize, ore, medite e anote no seu caderno). Textos: Mc.3:14; Ef.5:21; II Co.4:5; Mt.28:18-20 SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO 1. FAZER DISCÍPULOS NÃO É UMA REUNIÃO DE DISCIPULADO Mc.3:14) Mc.3:14 Jesus chamou os doze para estarem com ele e os enviou a pregar. a. Leia Mc.3:14. Jesus designou os doze para _ com ele. Isto não era uma reunião. Era um relacionamento. b. Em Mt.28:19-20 Fazer discípulos não é só trazer as pessoas e batizá-las. Depois de batizá-las é necessário - _ a _ todas as coisas que Jesus ordenou.

14 c. Leia Jo. 20: 21. Os discípulos entenderam que Jesus estava dizendo: O que eu fiz com vocês, agora façam com outros. d. Discipular é relacionar e ensinar pelo exemplo e pela palavra. e. O que Jesus quer não é um disci formal como uma aulinha ou um cursinho ou estudo de uma apostila. f. O que Jesus nos ordena é fazer como ele fez. Isto implica numa relação de juntas e ligamentos onde há: - Responsabilidade pela vida de um irmão mais novo; - Compromisso dos dois; - Sujeição daquele que é discipulado. - Relacionamento de amizade; - Exemplo de vida do discipulador. - Ensino prático e simples para todas as áreas da vida. g. Em II Tm. 2: 2. Vemos quatro gerações de discípulos. E o que de minha parte...(paulo). Ouviste...(Timóteo). Transmite a...(homens fiéis e idôneos). Para transmitirem a outros...(outros). h. Então chegamos a conclusão que formar é mais que informar. 2. O QUE É NECESSÁRIO PARA SER DISCIPULADO?(Ef.5:21) Ef.5:21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor a. Leia Ef.5:21. Paulo aos efésios orienta que eles deveriam ser uns aos outros. b O texto de Hb.13:17, propõe que os discípulos devem aos seus pastores e se a eles. c. Leia I Co 16: 16. Paulo informa aos irmãos em Corinto que a família de Estéfanas foi a primeira a ser conquistada na Ásia e que os irmãos deveriam ser _ - _ a ela. d. Leia Mt.11: 29: Cada discípulo a exemplo de Jesus deve ser _ e - _. e. Leia Pv.12:15: Sábio é todo aquele que dá ouvidos aos _. f. I Sm. 15: 23 O discípulo deve renunciar a e a _- _. g. É impossível edificar a quem não se submete. h. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.4:18-22; 9:9 3. COMO DEVE SER AQUELE QUE DISCIPULA?(II Co.4:5) II Co.4:5 Pois não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e somos vossos servos por amor de Jesus. a. O texto acima, mostra Paulo dizendo aos corintos que eles, os apóstolos, eram seus por amor de Jesus. b. Leia Mc.10: Veja como Jesus ensinou, Ele mostra a qui, que aquele que quer ser o primeiro ou o maior, deve primeiramente c. Há três coisas que o discipulador deve discernir bem: pal de Deus, con _ e opi. d. O dis _ deve sempre estar disposto a se gastar pêlos discípulos, isto significa dar-se a si mesmo. e. Em Jo.1:39. Fala: Vinde e vede e não vinde e ouvi. Isto significa que o discipulador precisa dar o _. f. Nos textos Jo.15:3 e Mc.10:1, Jesus i nstrui seus discípulos ensinando-nos que os discipuladores devem dar a _ de Deus. g. O discipulador deve Ter o cuidado de levar o _ sempre a depender de e da sua _. h. Mt.28: Fala que devemos ensinar o discípulo a _ todas as coisas que Jesus _.

15 i. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.20:26 C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 1- O QUE É FAZER DISCÍPULO? É relacionar e ensinar com fidelidade aquilo que se aprendeu através do exemplo e da palavra Mc. 3:14 2- O QUE É NECESSÁRIO PARA SER DISCIPULADO? Devemos ser mansos, humildes e submissos. Ef. 5:21 3- COMO DEVE SER AQUELE QUE DISCIPULA? Deve ser servo II Co. 4:5 4- QUAL A FUNÇÃO DO DISCIPULADOR? Ensinar a guardar todas as coisas que Jesus ordenou Mt. 28:18-20 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS 1) O QUE VOCÊ ENTENDE POR ENSINAR TODAS AS COISAS QUE JESUS ORDENOU? R: ) FAZER DISCÍPULO É APENAS PREGAR O EVANGELHO DO REINO? POR QUÊ? R:... 3) QUAL A ESTRATÉGIA DE JESUS QUE É REVELADA EM Mc.3:14 e Jo.1:38-39? R: ) COMO VOCÊ DEFINE O DISCIPULADO? R: VI. TÓPICO: JUNTAS E LIGAMENTOS DE COMPANHEIRISMO. LIÇÃO 07 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO (leia, memorize, ore, medite e anote em seu caderno). Textos: Mc.6:7; I Sm.18:3; Jo13:34; Cl.3:16. SOMENTE PASSE PARA A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO 1. POR QUE DEVEMOS ESTAR EM COMPANHEIRISMO? (Mc.6:7) Mc.6:7 Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. a. Leia Mc.6:7 e Lc.10:1. Jesus nunca enviava alguém sozinho. Ele sempre enviava de em. b. Jesus não formou juntas e ligamentos somente entre Ele e os discípulos (discipulado), mas também entre discípulo e discípulo (companheirismo). c. Em Lc.24:13. Vemos que havia discípulos a caminho de Emaús. d. Em Mt.21:1-3. Fala que Jesus mandou discípulos para pegarem o jumentinho. e. E em Mc.14:12-16, Jesus mandou discípulos para prepararem a mesa da ceia porque para Jesus os homens não devem andar sozinhos na vida cristã.

16 f. Vimos Jesus enviando a pregar, pegar o jumentinho, preparar a ceia, no caminho para Emaús, tudo de dois a dois, por isso devemos nos espelhar em Cristo. g. LEITURA COMPLEMENTAR: At.3:1; 13:2-3; 15:27,32; 16:25 II Co.2:12-13; Ec.4: COMO INICIAR O RELACIONAMENTO (I Sm.18:3) I Sm.18:3 Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. a. Um grande exemplo de companheirismo vemos entre Davi e Jônatas, por isso, vamos usá-lo para mostrar que é possível desenvolver um relacionamento dentro do padrão de Deus. b. Leia I Sm.17: Jônatas já lutava na guerra, era capitão do exército do rei Saul(seu pai) enquanto Davi era ainda visto como um. c. Davi era filho de um camponês, um homem comum, Jônatas era um príncipe, filho do _. d. Leia I Sm.18:3. Jônatas e Davi fizeram _ ; porque Jônatas o _ como à sua própria. e. Observe que essas diferenças não os impediram de terem uma _. f. Leia I Sm.20:8 e 23:18. Eles fizeram aliança tendo por testemunha. g. Os discípulos devem começar o companheirismo orando e fazend o entre si diante de Deus uma _ em amor. h. Aliança esta onde devem comprometer suas próprias _. Isto leva -os a lealdade. i. Estes homens fizeram uma aliança por que tinham o mesmo objetivo: fazer a vontade de Deus. j. LEITURA COMPLEMENTAR: I Sm.20:42 3.COMO DEVE SER O RELACIONAMENTO DE COMPANHEIRISMO?(Jo.13:34) Jo.13;34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. a. A base para esse relacionamento é o A _. b. Como deve ser o relacionamento? - Cl. 3: 12-15: Suportai-vos e _ - _ mutuamente; - Tg. 5: 16: Confessai vossos _ uns aos outros (transparência) ; - Ef. 5: 21: SUJ _ - _ uns aos outros (submissão); - Rm. 12: 10; Jo.13: 34 - _ uns aos outros; - Rm. 12:10; Preferindo-vos em _ uns aos outros; 4. O QUE DEVEM FAZER QUANDO ESTÃO JUNTOS? (Cl.3:16) Cl.3:16 Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria. a. O texto de Cl.3:16, diz que os discípulos quando estiverem juntos, devem instruir -se e - se mutuamente. b. Cl..3:16. Este é um texto muito rico, pois fala sobre o que deve ser praticado nas juntas. Há muitos outros textos que nos ensinam sobre estes relacionamentos e nos orientam sobre coisas práticas que devem acontecer. Vejamos: c. Mt.18:9. Mostra que ao estarem juntos os discípulos devem uns pelos outros. d. Leia Lc.10:1-9. Jesus envia os setenta de dois em dois e manda-os curar os e o Reino de Deus. e. Mc.6:7-12. Os companheiros devem sair para aos incrédulos (visitar contatos juntos). f. Leia Hb.10:24. Os discípulos devem uns aos outros a fim de estimularem uns aos outros ao e as boas _. g. Gl.5:13. Paulo manda os discípulos uns aos outros pelo amor. CONCLUSÃO DO TÓPICO

17 1. Não é necessário buscar afinidade. Não se deve idealizar um relacionamento que não terá problema; 2. Não é necessário um longo período de observação(não é casamento). 3. Pode se relacionar com pessoas de idade bem diferente; 4. Pode ser alguém mais novo ou mais antigo na fé; 5. Deve ser entre pessoas que buscam fazer a vontade de Deus e não a própria vontade; 6. Deve ser funcional(o objetivo é orar, pregar, edificarem -se etc.); se morarem perto é bom; 7. Discípulos improdutivos não entram neste relacionamento(seria um estrago na vida da pessoa produtiva). 8. É necessário que sejam do mesmo sexo; 9. Orar e buscar conselho antes do relacionamento; 10. As autoridades são responsáveis por definirem e aconselharem as juntas de companheirismo. C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 1- POR QUE O DISCIPULADO E COMPANHEIRISMO SÃO TÃO IMPORTANTES? Porque unem o corpo por juntas e ligamentos. 2- POR QUE DEVEMOS ESTAR EM COMPANHEIRISMO? Porque Jesus nos ensinou Mc.6:7 3- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATITUDES NO COMPANHEIRISMO? Amor, submissão, transparência e perdão. Jo.13:34 4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES NO COMPANHEIRISMO? Orar, aconselhar, servir e fazer discípulos. Cl COMO INICIAMOS O RELACIONAMENTO DE COMPANHEIRISMO? Fazendo uma aliança. I Sm.18:3 6- QUAL É O FRUTO DE TUDO ISTO? A edificação do corpo em amor. D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS 1) O QUE VOCÊ ENTENDE POR COMPANHEIRISMO? R: ) SE UM DISCÍPULO JÁ FUNCIONA BEM NO RELACIONAMENTO COM SEU DISCIPULADOR, POR QUE ELE AINDA PRECISA DE UM COMPANHEIRO? R: VII TÓPICO: FRUTIFICAÇÃO E A IGREJA NA CASA LIÇÃO 08 A. LEITURA, MEMORIZAÇÃO, MEDITAÇÃO E ANOTAÇÃO ( leia, ore, medite e anote em seu caderno). Textos: Jo. 15:16; At.2:46 SOMENTE PASSE PAR A PRÓXIMA ETAPA DEPOIS DE MOSTRAR, AO SEU DISCIPULADOR, O QUE APRENDEU E ANOTOU EM SEU CADERNO. B. ESTUDO DIRIGIDO 1. A NECESSIDADE DE DAR FRUTO (Jo.15:16)

18 Jo.15:16... eu vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça. a. O Senhor não nos chamou apenas para abençoar, mas nos chamou para darmos. b. O nosso fruto não pode ser passageiro. Deve ser um fruto que _. c. Leia Jo. 15:1-8. Jesus aqui é EXIGENTE. Estas são palavras muito sérias que devem produzir temor em nós. Vs.5: O Senhor é a _ e nós os _. Vs.2: Todo ramo que não der fruto o pai o _.Todo ramo que dá fruto Ele para que produza mais _ ainda. Vs.4: Não podemos dar fruto se não _ em Cristo. Vs.5: Se permanecermos em Cristo daremos frutos. Vs.8: Quando damos muitos frutos o Pai é glo e nós somos confirmados como dis _. d. Leia Mt 13:23. Aqui podemos entender melhor de que fruto Jesus nos fala. Frutificar é produzir a _, a e a por um. e. Portanto, frutificar é multiplicar a vida de. f. Isto acontece quando as pessoas que entram em contato conosco, recebem a vida de Cristo que está em nós, e esta vida passa a habitar e a crescer nelas também. g. Todos na igreja devem. h. Todos na devem multiplicar a vida de. i. LEITURA COMPLEMENTAR: Mt.13:12; 25: DESENVOLVENDO O SERVIÇO NAS CASAS(At.2:46). At.2:46. Diariamente perseveravam unânimes no pátio do templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. a. De acordo com esse texto nós podemos ver que existiam doi s tipos de lugares onde a igreja se reunia: o pátio do e de casa em. b. Leia Jo.10:23 e At.3:11. O pátio do templo é chamado de pórtico de _. c. Leia At.5:12. A primitiva costumava reu nir-se no, que era o pá _ do templo, um lugar PÚBLICO. d. A igreja primitiva não tinha o costume de se reunir em TEMPLOS FECHADOS, mas em lugares pú e nas ca _, com grupos pequenos. e. O encontro nas _ não é para ouvir palestras, mas é para que cada santo aprenda a desempenhar bem o seu ser. f. Leia Rm.16:5; I Co.16:19. Nestes textos nós vemos Paulo saudando a Igreja de Roma que se reunia nas _ de vários irmãos. g. O encontro nas _ é para o desenvolvimento do ministério de todos os. h. LEITURA COMPLEMENTAR: Cl.4:15; Fp. 4:22; Fm.1:2 C. MEMORIZAÇÃO (CATEQUESE) 1- O QUE O AGRICULTOR EXIGE DO RAMO? Todo ramo deve dar fruto. 2- QUAL É O FRUTO QUE O RAMO DEVE DAR? A multiplicação da vida de Cristo. Jo. 15: EM QUAIS LUGARES A IGREJA PRIMITIVA COSTUMAVA SE REUNIR? No pátio do templo e de casa em ca sa At.2:46 4- PARA QUE SERVE O ENCONTRO DA IGREJA NA CASA? Para o desenvolvimento do serviço dos santos.

19 D. QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS: 1) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O FRUTO DE Gl.5:22-23 E O DE Jo.15? R ) COMO O DISCÍPULO FRUTIFICA? R: ) POR QUE O ESPÍRITO SANTO DIRIGIU A IGREJA A SE REUNIR NAS CASAS? R:......

OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES (Apostila do Discípulo)

OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES (Apostila do Discípulo) Série: Fundamentos da Fé OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES (Apostila do Discípulo) Compilado pelo Presbitério IGREJA EM JI-PARANÁ/RO APRESENTAÇÃO Esta apostila foi originalmente elaborada e planejada pelo presbitério

Leia mais

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS

PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS PRESENTES DO CÉU O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS ATROFIA SINTOMAS DE ATROFIA CAUSAS DE ATROFIA 1. ATROFIA POR IGNORÂNCIA Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

Leia mais

O Dom do Espírito Santo

O Dom do Espírito Santo Apostila Fundamentos O Dom do Espírito Santo... e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38 D o n s d o E s p í r i t o S a n t o P á g i n a 2 O Dom do Espírito Santo Este é outro ensino fundamental

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus CAPÍTULO 2 O Propósito Eterno de Deus Já falamos em novo nascimento e uma vida com Cristo. Mas, a menos que vejamos o objetivo que Deus tem em vista, nunca entenderemos claramente o porque de tudo isso.

Leia mais

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389

Deus nos dá amigos. Um lugar especial. 5anos. Edição do aluno. Estudos bíblicos Pré-escolar. Ano CIV Nº 389 Deus nos dá amigos Estudos bíblicos Pré-escolar 5anos e6 Ano CIV Nº 389 5107 Um lugar especial Edição do aluno Estamos de volta para mais um trimestre de alegria, aprendizado e muitas descobertas. Você

Leia mais

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

APRENDENDO COM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

O Propósito Eterno de Deus e como alcançá-lo Con-002

O Propósito Eterno de Deus e como alcançá-lo Con-002 1 O Propósito Eterno de Deus e como alcançá-lo Con-002 Igreja em Salvador 4 a Edição, Março de 2005 Este trabalho é uma nova edição da apostila O Propósito Eterno de Deus reestruturada em lições. O texto

Leia mais

Festa Sagrada Família

Festa Sagrada Família Festa Sagrada Família Homilia para a Família Salesiana (P. J. Rocha Monteiro) Sagrada Família de Jesus, Maria e José 1. No Domingo, dentro da oitava do Natal, celebra-se sempre a festa da Sagrada Família.

Leia mais

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014

Louvar a Deus. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César. Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Nº 35A 29º Domingo do Tempo Comum - 19.10.2014 Louvar a Deus 1. Dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César Tu és Amor. Tu és Trindade. Tu és Sabedoria. Tu és segurança. Tu és alegria e paz.

Leia mais

O Discipulado e a Vida da Igreja

O Discipulado e a Vida da Igreja Série Estudos Bíblicos Nº 2 O Discipulado e a Vida da Igreja Um Estudo Bíblico Essencial ao Crescimento e Maturidade Cristã Ademir Ifanger E s t u d o s B í b l i c o s P á g i n a 2 Índice Estudo Bíblico

Leia mais

O que há por trás do véu?

O que há por trás do véu? O que há por trás do véu? Ex 34:29-35 Ao lermos esses versículos, a primeira coisa que observamos é que Moisés era um homem, um líder muito próximo, muito íntimo de Deus! A ponto de ficar com o seu rosto

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

SUA SEGURANÇA COM DEUS

SUA SEGURANÇA COM DEUS SUA SEGURANÇA COM DEUS Deus deseja que você tenha convicções em sua vida espiritual. Seu pai celestial não quer que você viva com dúvidas e inseguranças acerca de sua condição espiritual e relacionamento

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014.

SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. SUGESTÃO DE LITURGIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E O DIA DO/A PASTOR/A 2014. Adoração Acolhida Leitura Bíblica: Zacarias 9.9; 16-17. Sugestões de Cânticos: - HE 105 - Louvemos ao Senhor [Ademar de Campos]-

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Alexandre Bastos Recebereis poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da

Leia mais

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer.

Koinonia, descobrindo a alegria de pertencer. ESTUDO 07 TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS Sinônimos: Cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros. Sejam solícitos uns para com os outros. Todas as partes tenham o mesmo interesse umas pelas

Leia mais

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 A trindade sempre existiu, mas se apresenta com maior clareza com vinda de Cristo e a redação do Novo Testamento. Por exemplo,

Leia mais

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT)

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) A FMT-Escola oferece este Curso para aqueles que tem um chamado para a obra de missões, mas que também queiram servir na igreja local. O CURSO A) CURSO

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015.

INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. INTRODUÇÃO À CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 10 de abril de 2015. Efésios 1.1-2: 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade

Leia mais

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger

Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Ademir Ifanger Saiamos pois, a Ele, fora do arraial... Introdução Almejamos uma nova compreensão da espiritualidade, que nos impulsione a realizar o projeto integral de Deus, expressando assim genuína adoração (Jo 4.23-24).

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. o amor se fez carne No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe

Leia mais

OS SACRAMENTOS. O que é um Sacramento?

OS SACRAMENTOS. O que é um Sacramento? OS SACRAMENTOS Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Crisma ou Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Uma oferta de Adoração

Uma oferta de Adoração Uma oferta de Adoração Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; e Abraão lhe deu o dízimo de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS 4. a EDIÇÃO 1 O CICLO ENSINO BASICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA PROGRAMA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À DESCOBERTA DE UM MUNDO DIFERENTE OBJECTIVOS GERAIS:

Leia mais

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br 1. INSPIRAÇÃO História da queda das Muralhas. Josué 6 PRÁTICA DO PLANO DE AULA 2. PESQUISAR 1 Planejamento a) Definição: Planejamento é o ato ou efeito de planejar, criar um plano para aperfeiçoar o alcance

Leia mais

A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins

A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins A TEOLOGIA DE GENESIS Márcio Martins O LIVRO DE GENESIS PODE SER CONSIDERADO COMO A BASE TEOLÓGICA DO NOVO TESTAMENTO. GENESIS DE CERTA FORMA ESTÁ MAIS PROXIMO DO NOVO TESTAMENTO DO QUE DO VELHO. VARIOS

Leia mais

Jesus e a Sua Mensagem de Saúde. Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós

Jesus e a Sua Mensagem de Saúde. Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós Jesus e a Sua Mensagem de Saúde Como criador do Universo, Ele sabe o que é melhor para nós Agosto de 2008 2 No Princípio, Jesus criou o Céu e a Terra (João 1:1-3, 10). Jesus criou os animais para servir

Leia mais

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos:

Prefácio. 2. As lições são programadas para pessoas que cumpram os seguintes requisitos: Prefácio 1. Este curso foi preparado pelo Seminário por Extensão às Nações (SEAN). Para que se obtenha o máximo benefício de um seminário por extensão, é recomendável estudar sob a direção de um orientador,

Leia mais

REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA

REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA AS CINCO FUNÇÕES ESSENCIAIS DA CÉLULA REVENDO A VISÃO E A NOSSA ESTRUTURA A célula tem muitas funções na igreja local, mas queremos ver o que na nossa opinião seriam as funções mais essenciais e indispensáveis.

Leia mais

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las.

c- Muitas vezes nos deparamos com situações em que nos sentimos tão pequenos e às vezes pensamos que não vamos dar conta de solucioná-las. FICHA DA SEMANA 5º ANO A e B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução.

A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha fala sobre a Torah A lei de IHVH, dado por ele desde a criação e mediada por anjos para todos os profetas, é a palavra hebraica Torah, que significa ensino ou instrução. A Brit Hadasha /

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério

Treinamento de Instrutores Bíblicos. DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos DONS ESPIRITUAIS: Chaves Para o Ministério Dons Espirituais: Chaves Para o Ministério I. Por que devemos aprender sobre os

Leia mais

COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA.

COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA. COMBINADOS 2016. O ANO DA ENTREGA. 2016 É O ANO DA ENTREGA. Temos o melhor time. Disparado! Somos excelentes em sonhos e vamos provar que somos bons também na entrega. Trabalhamos com pessoas de caráter

Leia mais

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ ADIVINHOS: O que a Bíblia diz sobre eles? Lv 19. 31; Dt 18. 10; Is 8. 19-20; At 16.16-19 CASAMENTO: Posso casar com uma pessoa desigual na fé? II Co 6. 14 18 CARNE DE PORCO: È proibido comer ou não? Col

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Meninos e Meninas Brincando

Meninos e Meninas Brincando Meninos e Meninas Brincando J. C. Ryle "As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." (Zc.8:5) Queridas crianças, o texto acima fala de coisas que acontecerão. Deus está nos

Leia mais

A Diferença entre DEUS e seu FILHO

A Diferença entre DEUS e seu FILHO A Diferença entre DEUS e seu FILHO João 4.22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mateus 15.9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos

Leia mais

Ansiedade. Ansiedade de alerta. Uma reação normal que nos permite enfrentar pressões externas. Ansiedade Traumática

Ansiedade. Ansiedade de alerta. Uma reação normal que nos permite enfrentar pressões externas. Ansiedade Traumática t O que é ansiedade? A ansiedade é a emoção que aparece quando você sente que se aproxima uma ameaça, quando visualiza o futuro de maneira negativa e, em consequência, tenta se preparar para enfrentá-lo.

Leia mais

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ

Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Jesus Missionário JESUS MISSIONÁRIO EM MARCOS A PRÁTICA DE JESUS DE NAZARÉ Como foi a missão de Jesus de Nazaré? Viveu o anúncio Anunciou o que viveu Para entender a missão de Jesus Entender o contexto

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

Vamos dar uma olhada nos Processos de Produção Musical mas, antes, começaremos com alguns Conceitos Básicos.

Vamos dar uma olhada nos Processos de Produção Musical mas, antes, começaremos com alguns Conceitos Básicos. Vamos dar uma olhada nos Processos de Produção Musical mas, antes, começaremos com alguns Conceitos Básicos. O processo da produção musical tem sete pontos bem distintos. Antes de entender melhor os sete

Leia mais

fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. ACESSO A DEUS Texto Base: Rm 5.2 =... pôr intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Introdução: Ter acesso

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução:

Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Seguindo a Verdade em Amor Gálatas 5:22-26 Introdução: Observações Preliminares: Fruto do Espírito aparece no singular porque na visão de Paulo ele é conjunto de qualidade morais que caracterizam o cristão.

Leia mais

ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus

ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus LEMA E VISÃO 2012.2015 ADORAÇÃO IRRESISTÍVEL Adoradores quebrantados movendo o coração de Deus Por Pr. Amadilson de Paula Diretor

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

Igreja Batista Renovada de Boituva www.igrejabatista.boituvasp.com.br

Igreja Batista Renovada de Boituva www.igrejabatista.boituvasp.com.br 34 Lição 5 A Quem deve ser batizado? Antes de subir ao céu, o Senhor Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crê e for batizado

Leia mais

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes

A utopia platônica. Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia. Educação e política: as três classes Ideias políticas Platão Pp. 311-312 A utopia platônica Perspectiva política da alegoria da caverna: a sofocracia Educação e política: as três classes A utopia platônica é elaborada na época da decadência,

Leia mais

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA

CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA CATEQUESE 10 JESUS ENTREGA A SUA VIDA Objectivos: 1. Descobrir na entrega da vida de Jesus a plenitude da Sua relação com Deus Pai. 2. Acolher a fidelidade de Jesus a esta relação como geradora de vida

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

Ademir Ifanger A COMUNIDADE VIVENDO EM DISCIPULADO

Ademir Ifanger A COMUNIDADE VIVENDO EM DISCIPULADO Ademir Ifanger A COMUNIDADE VIVENDO EM DISCIPULADO 2 C o m u n i d a d e V i v e n d o e m d i s c i p u l a d o A COMUNIDADE VIVENDO EM DISCIPULADO A d e m i r I f a n g e r 3 Índice I. Espiritualidade

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus?

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? C.S. Lewis Peso de Glória Se você perguntasse a vinte homens íntegros dos nossos dias qual acreditam ser a maior das virtudes, dezenove

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele:

O texto de hoje da UNESCO é simples mas deveria ser pensado por todos nós. Vamos a ele: COMUICAÇÃO ( 2.communication) Extraído de páginas 76 e 77 do guia para professores da U ESCO: (Understanding and responding to children s needs in Inclusive Classrooms) www.unesco.org.com; traduzido do

Leia mais

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos

Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos Classificação de hinos do HPD e cânones por assuntos 1 Advento e Natal 2 Ano Novo 3 Epifania 4 Entrada Triunfal 5 Paixão 6 Páscoa 7 Ascensão 8 Pentecostes 9 Trindade 10 Morte e Vida Eterna, Juízo Final

Leia mais

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso.

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. Evangelho de Lucas O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. A Dimensão Bíblica da Missão Verbita Brasil Norte SVD Referente: Benjamin Eber Barrios (Gigio) SVD Material

Leia mais

PROJETO EDUCARE. (Educação, Amor e. Reconhecimento)

PROJETO EDUCARE. (Educação, Amor e. Reconhecimento) EDUCAÇÃO DA VIDA PROJETO EDUCARE (Educação, Amor e Reconhecimento) DESEJOS FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO EDUCAÇÃO AMOR RECONHECIMENTO EDUCAÇÃO *Ser elogiado AMOR *Ser amado *Ser livre RECONHECIMENTO *Ser

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

Disciplinas Espirituais

Disciplinas Espirituais Disciplinas Espirituais A falta de disciplina na vida de qualquer ser humano é prejudicial e nociva! Antes de falarmos sobre disciplinas espirituais, é preciso compreendermos melhor o que a mesma significa.

Leia mais

Curso Bíblico. Lição 7 FAZEI DISCÍPULOS

Curso Bíblico. Lição 7 FAZEI DISCÍPULOS Curso Bíblico Lição 7 Lembre-se que é da vontade de Deus que todos os homens se salvem: Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao

Leia mais

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER INTRODUÇÃO: Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa. Se quisermos estudar a Bíblia,

Leia mais

CÉU, A BELA CASA DE DEUS

CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba

EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda ENTREVISTA. Carilissa Dall Alba EAA Editora ARARA AZUL Ltda Revista Virtual de Cultura Surda IDENTIFICAÇÃO Nome: Cidade: Estado: País: Formação: Profissão: Local de Trabalho: Local de Estudo: Contatos: Santa Maria RS Brasil Mestrado

Leia mais

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009 Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote 1 - MOTIVAÇÃO INICIAL: Dir.: Em comunhão

Leia mais

www.comunidadepedraviva.com.br TRILHO PEDRA VIVA

www.comunidadepedraviva.com.br TRILHO PEDRA VIVA TRILHO PEDRA VIVA ROTEIRO PARA PLANTAÇÃO DE VIDAS Um provérbio chinês nos lembra : se sua visão é para um ano, plante trigo; se sua visão é para uma década, plante árvores; se sua visão é para toda a vida,

Leia mais

Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os

Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os Não devemos ser levados a crer que as Disciplinas são para os gigantes espirituais e, por isso, estejam além de nosso alcance; ou para os contemplativos que devotam todo o tempo à oração e à meditação.

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Portanto, sempre existiu aqueles que eram de Deus, e aqueles que não eram de Deus, ou seja, os santos, e os pecadores.

Portanto, sempre existiu aqueles que eram de Deus, e aqueles que não eram de Deus, ou seja, os santos, e os pecadores. Santidade ao Senhor Antigo Testamento Ex 28:36 "Também farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao Senhor." Novo testamento 1 Pe 1:15 "mas, como é santo aquele

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

Amigo de Deus (Tg2.23)

Amigo de Deus (Tg2.23) Amigo de Deus (Tg2.23) Introdução: A Bíblia esta recheada de exemplos de verdadeiras amizades, destacamos as mais importantes e tiramos lições para escolhermos nossas amizades. 20 de julho dia do amigo.

Leia mais

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER?

ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? ANTES DA MORTE NA CRUZ JESUS SABIA O DIA QUE ELE PRÓPRIO VOLTARÁ? JESUS TEM O MESMO PODER DO PAI OU ESTÁ ABAIXO DELE? O QUE O DIABO NÃO PODE FAZER? Vez ou outra escuto algum cristão mencionar algo como:

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT)

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) 11-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Em que sentido toda a vida de Cristo é Mistério? Toda a vida

Leia mais

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan

EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan EU VIM PARA SERVIR? Autor: Tiago Ferro Pavan (Entra um jovem em cena e se depara com um cartaz da campanha da fraternidade (2015). O jovem lê o lema em voz alta): JOVEM: (Lendo) Eu vim para servir! JOVEM:

Leia mais

Os números têm um significado?

Os números têm um significado? Os números têm um significado? Em 600 a.c, aproximadamente, viveu Pitágoras de Samos, conhecido como pensador grego, Pai dos números, filósofo, místico, profeta, estudou e investigou astronomia, geometria,

Leia mais

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Como sabem nas próximas catequeses (9 e 16 de Fevereiro) vamos ter duas fichas de revisão sobre as catequeses anteriores. Para tal, este guião

Leia mais

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida)

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) Livrinho 2 Pàgina 60 Lição Oito Amando aos Outros (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) O amor fica ao centro real do Cristianismo. Ele resume numa só palavra a própria essência da fé cristã. Foi

Leia mais

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS TEMA CENTRAL da apostila DEUS E EU Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos

Leia mais

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA

7 - PENTECOSTES E NOSSA VIDA 7 - PENECOSES E NOSS VID I. COLHID mbiente: Vela acesa com uma fita em volta na base da vela, para destacar. Um livro grande simbolizando o conhecimento e a sabedoria. Bíblia,. Recepção pela Família família

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO

SER FORTALECIDO PELA ADORAÇÃO Texto Base: João 4:19 a 24 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais