Professores ANAROSA ALVES FRANCO BRANDÃO ANDRÉ CURY MAIALI CELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO ELISETE DA CONCEIÇÃO QUINTANEIRO AUBIN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professores ANAROSA ALVES FRANCO BRANDÃO ANDRÉ CURY MAIALI CELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO ELISETE DA CONCEIÇÃO QUINTANEIRO AUBIN"

Transcrição

1 ALAN DE GENARO DARIO ALAN DE GENARO DÁRIO - Doutorando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP e Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo FEA /USP. Atualmente é chefe do Departamento de Sistemas de Risco e Análise Quantitativa da Bolsa de Mercadorias & Futuros BM&F. É professor de diversos cursos regulares da BM&F, incluindo o MBA de Derivativos BM&F, desde 2003 ANAROSA ALVES FRANCO BRANDÃO Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/ RJ) e mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Possui larga experiência docente, ministrando aulas nas áreas de Matemática, Estatística e Informática em instituições como Faculdades Tancredo Neves e Faculdades Integradas de São Paulo (Fisp). É professora do MBA em Derivativos desde ANDRÉ CURY MAIALI Doutor em Finanças Quantitativas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP), Departamento de Engenharia de Controle. Possui vasta experiência em áreas relacionadas a risco em empresas, como Prandini, Rabbat & Associates e MAPS Risk Management Solutions. É membro da International Advisory Board (IAB) e colaborador das revistas Physics & Technology Quest e Quantum The Magazine of Math and Science. Atualmente, é chefe dos departamentos de Risco e de Fundo de Fundos da Votorantim Asset Management. É professor do MBA em Derivativos desde CELMA DE OLIVEIRA RIBEIRO Pós-doutorada em Pesquisa Operacional pela Universidade do Porto e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Leciona na Universidade de São Paulo (USP) desde É professora do MBA em Derivativos desde ELISETE DA CONCEIÇÃO QUINTANEIRO AUBIN Doutora em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Possui vasta experiência como docente, ministrando aulas na área de Teoria e Métodos Estatísticos, na graduação e pós-graduação do IME/USP desde Possui diversos trabalhos apresentados em congressos, bem como publicados em periódicos nacionais e internacionais. É professora de Estatística no MBA em Derivativos desde 1998.

2 FERNANDO ANTONIO PINHO RAMOS Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Leciona na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos desde É professor de Matemática no MBA em Derivativos desde FERNANDO LOVISOTTO Mestre em Séries Temporais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP) e graduado em Engenharia de Eletricidade, com ênfase em Telecomunicações, na mesma instituição. Foi vencedor do Prêmio Motorola de 1997, destinado ao melhor trabalho de formatura da Engenharia de Eletricidade (Telecomunicações), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócio e coordenador operacional da Risk Office desde É professor no módulo Opções Exóticas do MBA em Derivativos desde GUILHERME RAFAEL ANTONELLI MOLINA BENITES Mestrando em Topologia e Análise Funcional pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É gerente de pesquisa e desenvolvimento da Risk Office desde É professor de Teoria de Carteiras do MBA em Derivativos desde GUSTAVO ALEIXO DE OLIVEIRA Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É superintendente de Estratégias Quantitativas do BankBoston Asset Management. É professor do curso de MBA em Derivativos desde IVANILDO DIAS DE LIMA Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Leciona nos cursos de pós-graduação e graduação em universidades como Ibmec, Escola de Engenharia de Mauá e Fundação Santo André. É professor das disciplinas sobre Equações Diferenciais e de Diferenças Finitas no MBA em Derivativos desde JANINE GOMES DE MOURA Mestranda em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É programadora e professora de Matemática e Informática do Colégio Lourenço Castanho desde 2003 e professora do curso de verão Construção de Cursos a Distância de Geometria, para Professores de Matemática do IME/USP desde janeiro de É monitora das disciplinas relacionadas à Matemática do MBA em Derivativos desde 2003.

3 JOSÉ CARLOS DE SOUZA SANTOS Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/IUSP). Foi chefe do Instituto Educacional da BM&F. É professor da FEA/USP desde 1981, onde já orientou mais de 250 trabalhos dissertações, teses e monografias. Publicou diversos trabalhos sobre Economia Aplicada, incluindo livros técnicos, artigos científicos e relatórios de pesquisa. Atualmente, é diretor de Risco e Compliance do Banco Fator, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e coordenador-adjunto do MBA em Derivativos. LEONEL MOLERO PEREIRA Mestre e doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Ministrou diversos cursos com foco em derivativos. É docente da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Instituto Mauá de Tecnologia, além de consultor associado da Alianti Consultoria Empresarial. Atuou em tesourarias de instituições como Merrill Lynch e General Motors. É professor do MBA em Derivativos desde MARCO AURÉLIO TEIXEIRA Mestre em Administração, com ênfase em Finanças, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec). Possui larga experiência no mercado financeiro e de derivativos, tendo ocupado cargos de chefia e direção na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) e Bolsa Brasileira de Futuros (BBF). Na BM&F, foi superintendente técnico de 1991 a 2000, diretor da Área Técnica e de Planejamento de 2000 a 2006 e, atualmente, é diretor executivo de Regulação e Risco diretoria à qual o Instituto Educacional está ligado. Foi responsável pelo desenvolvimento de vários contratos negociados na BM&F e pelo desenvolvimento de todos os cursos regulares oferecidos pela entidade desde É um dos coordenadores do MBA em Derivativos desde MARCOS EUGÊNIO DA SILVA Doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Possui larga experiência como docente de graduação e pós-graduação no Departamento de Economia da FEA/USP. Publicou diversos artigos sobre modelos de apreçamento de derivativos. É diretor de cursos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e coordenador do MBA em Derivativos desde 1996.

4 MARCOS ANTONIO VINCENZI Mestrando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É analista de planejamento de crédito do Banco Santander Banespa e monitor de disciplinas de Estatística do MBA em Derivativos desde OSWALDO LUIZ DO VALLE COSTA Ph.D. pela Universidade de Londres e pós-doutor pelo Imperial College London. Desde 1989, vem trabalhando no Laboratório de Automação e Controle do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP), lecionando diversos cursos de graduação, com ênfase em Automação e Controle, de pós-graduação na subárea de Engenharia de Sistemas e, mais recentemente, do mestrado profissionalizante em Modelagem Matemática em Finanças. É professor titular da EP/USP desde 1998 e pesquisador nível IA do CNPq. Publicou dezenas de trabalhos, incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos, e orientou 13 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado. É professor do MBA em Derivativos desde PATRÍCIA EMÍLIA BRAGA Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e graduada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É professora da Faculdade Tancredo Neves e do Centro Universitário São Camilo, onde ministra as disciplinas relacionadas à Estatística. Publicou trabalhos e participou de congressos e eventos na área da Saúde, como o Congresso Brasileiro de Epidemiologia e International Scientific Meeting of the International Epidemiological Association. É professora da disciplina de Matemática do MBA em Derivativos desde PATRÍCIA ROSA Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É analista de Estatística em risco de crédito do Banco ABN Amro Real. É professora nas disciplinas de Estatística do MBA em Derivativos desde PRISCILA ROSA Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). É professora das disciplinas do módulo de Estatística do MBA em Derivativos desde 2004.

5 RICARDO SUGANUMA Mestre em Economia pela Universidade da Califórnia, San Diego, Estados Unidos. Foi consultor financeiro da Prandini, Rabbat & Associates e lecionou cursos de Métodos Quantitativos, Economia e Finanças em diferentes instituições de ensino. Atualmente, é assessor da Diretoria Técnica e de Planejamento da BM&F. É professor da disciplina de Econometria do MBA em Derivativos desde 2003 e do MBA em Pricing e Risco desde RODRIGO DE BARROS NABHOLZ Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). É diretor de Produtos e Projetos da Luz Engenharia Financeira Ltda. Tem dez anos de experiência em mercado financeiro, tendo trabalhado no Unibanco, Banco CCF e Banco Cidade. É coordenador do grupo de consultoria em Modelagem Financeira e Estruturação de Políticas de Risco. É professor do MBA em Derivativos desde SANDRO MAGALHÃES MANTEIGA Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui conhecimento teórico e prático em Gestão e Análise de Investimentos, Risco de Mercado e Modelagem Matemática e Computacional, voltados para Finanças com projetos realizados no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e no México. Atualmente, é consultor de Asset Managers e de bancos de investimento estrangeiros, onde atua no desenvolvimento de ferramentas de suporte ao wealth management, o que envolve análise de performance, risco, projeção e otimização de investimentos. Leciona na Fundação Instituto de Administração, vinculada à FEA/USP, desde É professor do MBA em Derivativos desde THIERRY BARBE Doutor em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (IPE/USP). Possui vasta experiência na área de risco. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento das ferramentas analíticas para apreçamento e avaliação de risco do Banco BNP Paribas Brasil. É professor do MBA em Derivativos desde VERA LÚCIA FAVA Professora livre-docente em Métodos Quantitativos em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professora associada da FEA/USP desde 1980, tanto na graduação como na pós-graduação. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou diversos artigos em métodos quantitativos. É professora na disciplina de Estatística do MBA em Derivativos desde 2004.

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 1, de 1 de março de

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Fev/2015 Quem somos A GBX Asset Management é uma administradora de recursos composta por profissionais com larga experiência no mercado financeiro, que enfrentaram as mais diversas

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TURISMO: EVENTOS, LAZER, VIAGENS E HOTELARIA. Ciências Sociais O curso foi desenvolvido

Leia mais

MBA Mercado Financeiro com ênfase em Mercado de Capitais

MBA Mercado Financeiro com ênfase em Mercado de Capitais MBA Mercado Financeiro com ênfase em Mercado de Capitais Convênio de Cooperação Acadêmico-Científico e Cultural Dezembro,2015 Agenda Convênio de Cooperação Apresentação do Curso Corpo Docente Estrutura

Leia mais

Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma

Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade com Ênfase em Seis Sigma 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais

Leia mais

MBA FINANÇAS QUANTITATIVAS

MBA FINANÇAS QUANTITATIVAS MBA FINANÇAS QUANTITATIVAS Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL - AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia de Pesquisa Auditoria Independente Auditoria Fisco-Tributária Fundamentos de Perícia Contábil Perícia Cível e Trabalhista Perícia em Sistema

Leia mais

Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS CARLOS MACHADO-SANTOS FERNANDO CÉSAR ALMADA SANTOS

Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS CARLOS MACHADO-SANTOS FERNANDO CÉSAR ALMADA SANTOS Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS É Engenheiro Agrônomo e Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

Eleições IBCPF 2013. Giuliano De Marchi, Candidato a membro da Diretoria do IBCPF 2013-2015 VOLTAR

Eleições IBCPF 2013. Giuliano De Marchi, Candidato a membro da Diretoria do IBCPF 2013-2015 VOLTAR DIRETORIA: Giuliano De Marchi Gustavo Sandoval Laís Pereto Louis Frankenberg Márcia Dessen Marcos Shalders Plínio de Lucca Renato Roizenblit Rogério Bastos Syllas Ramos Giuliano De Marchi, Candidato a

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PGT- Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos Educação Continuada em Gestão de Projetos: a Experiência da FIA/FEA/USP Prof. Roberto Sbragia rsbragia@usp.com.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI

Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), que dá apoio ao Departamento de Contabilidade

Leia mais

TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO

TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO TITULAÇÕES - VIRGINIA RAMALHO LEGENDAS: LP (LICENCIATURA PLENA) EII (ESQUEMA II) 01 - Projeto de Redes I (Redes de Computadores) de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de Sistemas Administrativos

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013

Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013 CONSELHO FISCAL: Fernando Lucarini Francisco José Levy Jurandir Sell Macedo Luiz Krempel Paulo Colaferro Pedro da Costa Neves Neto Ubirajara dos Santos Vieira Eleições do Conselho Fiscal - IBCPF 2013 Fernando

Leia mais

Projeto Integrador. Faculdade Senac

Projeto Integrador. Faculdade Senac Projeto Integrador Faculdade Senac Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás adota o Projeto Integrador nos cursos da área de Tecnologia da Informação com o intuito de possibilitar ao aluno criação de um produto

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 12

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 12 ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 12 Índice ANEXO 1: Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior....3 1. Introdução...3 2. Justificativa do projeto...3

Leia mais

Exercer funções na alta direção de empresas nacionais e internacionais; Atuar em atividades de pesquisa aplicada; Prestar consultoria.

Exercer funções na alta direção de empresas nacionais e internacionais; Atuar em atividades de pesquisa aplicada; Prestar consultoria. O Mestrado Profissional em Economia das Faculdades Ibmec é um programa de pósgraduação stricto sensu autorizado e recomendado pela Capes. O programa oferece sólida formação teórica e prática a profissionais

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

CONSELHO DE ÉTICA: Cintia Pureza Cláudia Musto Mailson Hykavei Rodrigo Vazquez Sérgio Galvão Bueno Silvio Paixão

CONSELHO DE ÉTICA: Cintia Pureza Cláudia Musto Mailson Hykavei Rodrigo Vazquez Sérgio Galvão Bueno Silvio Paixão CONSELHO DE ÉTICA: Cintia Pureza Cláudia Musto Mailson Hykavei Rodrigo Vazquez Sérgio Galvão Bueno Silvio Paixão Cíntia Pureza, Candidata a membro do Conselho de Ética do IBCPF 2013-2015 Cintia Pureza,

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O GRUPO O Grupo MultinvestCapital é formado pelas seguintes empresas MultinvestCapital Administradora de Recursos, MultinvestCapital Agentes Autônomos de Investimentos e MultinvestCapital

Leia mais

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio Curso: Pecege Gestão de Marketing no Agronegócio Gestão de Marketing no Agronegócio Objetivo do Programa de Gestão de Marketing no Agronegócio O curso tem por objetivo capacitar gestores de empresas do

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

IV SEMINÁRIO DOS RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA

IV SEMINÁRIO DOS RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA IV SEMINÁRIO DOS RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA Dr. Raul Martins Impactos da Lei de Informática em Universidades, Institutos de Pesquisa e Laboratórios 3 abril 2013, Anhembi, São Paulo Instituições de

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO

Sobre os Autores. Sobre os Autores DAMACENA CLÁUDIO Sobre os Autores CLÁUDIO DAMACENA É Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professor do Mestrado em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade do

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM BANKING

ESPECIALIZAÇÃO EM BANKING ESPECIALIZAÇÃO EM BANKING Apresentação da FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Química. Possui graduação em Engenharia Química

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Sobre os Autores-colaboradores do Livro: Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Ana Ludmila Freire Costa André Serradas Claudette Maria Medeiros Vendramini Cláudia Borim da Silva Irene

Leia mais

PROGRAMAÇÃO - 4 de outubro (3ª feira)

PROGRAMAÇÃO - 4 de outubro (3ª feira) PROGRAMAÇÃO - 4 de outubro (3ª feira) Cerimônia de Abertura Horário: 8h30 Entrega da Programação Detalhada e Recepção aos Alunos Palavra do Diretor Geral da Fanor, Prof. Ms. Lourenço Rodrigues da Mata

Leia mais

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. 1-Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Santos. Pontifícia Licenciada em Letras. Universidade ano:1995

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. 1-Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Santos. Pontifícia Licenciada em Letras. Universidade ano:1995 Composição do Corpo Docente CURSO: TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Nome Formação Acadêmica Nome CPF Graduação Pós Graduação Mestrado Doutorado 1Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos Pontifícia

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada há 60 anos com o objetivo de ser uma instituição voltada ao desenvolvimento intelectual do País, a Fundação Getulio Vargas é composta por escolas e importantes centros de

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD NÚCLEO DE PESQUISA EM ENERGIA: FINANÇAS E TECNOLOGIA NPEFT

GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD NÚCLEO DE PESQUISA EM ENERGIA: FINANÇAS E TECNOLOGIA NPEFT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GPD - 13 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba Paraná GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD

Leia mais

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES NOSSA EMPRESA A ViaGestão é uma empresa prestadora de soluções, composta por profissionais com ampla experiência no mercado, aliada a grande vivência didática em diversas áreas da gestão empresarial. Temos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Dados de Identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Logística Imperatriz - MA 2011 INFORMAÇÕES

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521. Presidente

CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521. Presidente CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521 Presidente Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Credenciado pelo Centro de

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Quem somos Fundadores Estrutura organizacional Filosofia de investimento Processo de investimento Anexo: currículos 3 4 5 7 9 16 QUEM SOMOS SOMOS Uma gestora independente com

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Quem somos Partnership Estrutura organizacional Filosofia de investimento Processo de investimento Anexo 3 4 5 7 9 16 QUEM SOMOS SOMOS Uma gestora independente com estratégia

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI)

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR

CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 08.05.2012 Vigência: para os ingressos a partir 2012/2 CÓD. 1739 - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TURNO: NOITE Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR CÓD. ÁREAS DE FORMAÇÃO I - CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE PEREIRA BARRETO E. E. CEL. FRANCISCO SCHMIDT

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE PEREIRA BARRETO E. E. CEL. FRANCISCO SCHMIDT ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/07/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O GRUPO O Grupo MultinvestCapital é formado pelas seguintes empresas MultinvestCapital Administradora de Recursos, MultinvestCapital Agentes Autônomos de Investimentos e MultinvestCapital

Leia mais

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/03/2013 de 16/05/2013. 1. Cálculo Financeiros

Leia mais

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante CIÊNCIAS A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores Contabilidade: uma carreira apaixonante Prof. João Matias Loch E-mail: jmperito@gmail.com CIÊNCIAS O que é a Contabilidade? CIÊNCIAS

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015 CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5628/2015 1. Biologia (Base Nacional Comum Ensino Médio; Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio) Biologia (LP) Ciências Biológicas (LP) Ciências

Leia mais

Versão 006 20-mar-15

Versão 006 20-mar-15 Versão 006 20-mar-15 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU A Sustentare Escola de Negócios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos e práticas

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O Grupo O Grupo MultinvestCapital está inserido no mercado financeiro e de capitais que, ao longo das últimas décadas, vem evoluindo e aprimorando os padrões e procedimentos

Leia mais

Aulas as terças e quintas, das 19h às 23h

Aulas as terças e quintas, das 19h às 23h Aulas as terças e quintas, das 19h às 23h Apresentação da FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos FINANÇAS EMPRESARIAIS Ingresso Outubro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Finanças Empresariais Neste Curso o Executivo ou Empresário, que atua em

Leia mais

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA)

MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) MBA em Engenharia de Computação Avançada (MBCA) : CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Engenharia de Computação Avançada UNIDADE: CENTRO: Centro de Tecnologia (CT) COORDENADOR:

Leia mais

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras PROMOÇÃO: APOIO: UFSC - CSE Florianópolis Outubro/2008 1. INTRODUÇÃO A Associação

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Neste Curso o executivo ou empresário, que atua em qualquer área da organização, adquire conhecimentos e habilidades na área de Finanças Empresariais, fundamentais para a quantificação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Métodos Quantitativos Aplicados Ambiente Econômico Matemática Financeira Administração Financeira Planejamento e Gestão

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

RELAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA RELAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NOME DISCIPLINA PARECER DATA ADMISSAO HR_CURSO HR_IES TITULACOES AGNALDO REUS MEDEIROS RODRIGUES OPT ME1 - ENSAIOS DE MÁQUINAS ED005/2010 - PS 01/02/2010

Leia mais

INICIO DAS AULAS: 09 DE ABRIL DE 2010

INICIO DAS AULAS: 09 DE ABRIL DE 2010 NOME DO CURSO JUSTIFICATIVA Em cenários de estabilidade econômica e de políticas macroeconômicas que resultem em descontrole da taxa de inflação e juros, as empresas, assim como as pessoas cada vez mais

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Engenharia Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações

Leia mais

Administração Economia

Administração Economia Administração Economia , Somos um dos mais importantes centros brasileiros de ensino direcionados a negócios. Desde a década de 70, percorremos uma trajetória de expansão contínua e coerente com nossas

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Departamento de Engenharia - Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Departamento de Engenharia - Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação Histórico Início 2007 com foco em modelagem biológica (Engenharias IV Capes) e característica multidisciplinar com professores da área de

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA 1 Gestão de pessoas na organização contemporânea FIA Veduca 40h Sobre o curso O curso trabalhará com os participantes uma compreensão das tendências e desafios para a gestão de pessoas, procurando traçar

Leia mais

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de Pós-Graduação lato Sensu em Matemática para Negócios. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação Com os avanços tecnológicos inseridos no mundo informatizado e virtual e a forma

Leia mais

MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO EMPRESARIAL E D I T A L M E E 0 2 / 2 0 1 5

MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO EMPRESARIAL E D I T A L M E E 0 2 / 2 0 1 5 INSTITUTO DE ECONOMIA, GESTÃO E NEGÓCIOS MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO EMPRESARIAL E D I T A L M E E 0 2 / 2 0 1 5 A Universidade Candido Mendes torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão

Leia mais

Candidatos ao Conselho de Ética do IBCPF para o biênio 2015/2017

Candidatos ao Conselho de Ética do IBCPF para o biênio 2015/2017 Candidatos ao Conselho de Ética do IBCPF para o biênio 2015/2017 Andrea Masagão Moufarrege Claudia Musto Enio Souza Secchi Maickel Curiel Marcantuono Renata Assis de Oliveira Rodrigo Alvarez Vazquez Rodrigo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO TRIBUTÁRIA ESTRUTURA CURRICULAR Contabilidade Tributária Tributação Internacional Gestão de Custos e Formação de Preços Legislação Previdenciária e Trabalhista Obrigações Acessórias Contencioso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ATUALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO RESIDÊNCIA FOTO NOME DO CURSO NOME DO CANDIDATO

Leia mais

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Sistema de Informação Compartilhada e Criação de Valor Novos Modelos de Negócios Equipe Docente com Reconhecimento Internacional Universidade Candido Mendes GESTÃO E INTELIGÊNCIA

Leia mais

Educação Física Educação Física (LP) História Estudos Sociais com Habilitação em História (LP) Filosofia (LP) História (LP)

Educação Física Educação Física (LP) História Estudos Sociais com Habilitação em História (LP) Filosofia (LP) História (LP) Educação Física Educação Física (LP) História Estudos Sociais com Habilitação em História (LP) Filosofia (LP) História (LP) Língua Portuguesa e Literatura Letras com Habilitação em Lingua Portuguesa (LP)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 026 / 94 Aprova o Regulamento Específico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis em Nível de Mestrado, com área de Concentração em Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial

Leia mais

Sobre os Autores ADAIL MARCOS LIMA DA SILVA CIRO BIDERMAN

Sobre os Autores ADAIL MARCOS LIMA DA SILVA CIRO BIDERMAN Sobre os Autores ADAIL MARCOS LIMA DA SILVA É Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e instrutor de cursos de

Leia mais

PRÊMIO CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO. O Prêmio CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO, oferecido pela Diretoria da Escola

PRÊMIO CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO. O Prêmio CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO, oferecido pela Diretoria da Escola PRÊMIO CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO O Prêmio CONDE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO, oferecido pela Diretoria da Escola Politécnica da USP, é conferido anualmente aos formados classificados nos três primeiros

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

IRM- Integrated Risk Management using Risk Simulator Strategic level

IRM- Integrated Risk Management using Risk Simulator Strategic level IRM- Integrated Risk Management using Risk Simulator Strategic level O curso de Gestão Integrada de Risco (IRM), nível estratégico, desenvolvido pela ROV-Brasil (Real Options Valuation Inc.) e oferecido

Leia mais

Palestra: Android - Desenvolvimento e Visão Geral

Palestra: Android - Desenvolvimento e Visão Geral PROGRAMAÇÃO - II ENTEC NASSAU: II Encontro Tecnológico Nassau: Prospecções tecnológicas no cenário mercadológico e educacional 19 de Outubro de 2013 Local: Auditório da, Unidade Campina Grande - PB 07:30

Leia mais

MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ

MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides De 16 a 18 de setembro de 2015 Programação 16 de setembro de 2015 Quarta-feira 8hs 9hs Credenciamento 9hs30 12hs Conferências de abertura: Leituras

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 28/03/2016 Término das aulas: 10/12/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30 às 22h30 Semanal Quarta-Feira

Leia mais

Encontro Internacional de Pesquisa em Saúde Bucal de Florianópolis. Florianópolis International Oral Health Research Meeting HOTEL MERCURE

Encontro Internacional de Pesquisa em Saúde Bucal de Florianópolis. Florianópolis International Oral Health Research Meeting HOTEL MERCURE Encontro Internacional de Pesquisa em Saúde Bucal de Florianópolis Florianópolis International Oral Health Research Meeting HOTEL MERCURE Florianópolis 25 e 26 Junho de 2012 Apresentação De modo geral,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, 1455 - Bairro Jardim (11) 4433-6161 Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) 2127-0003 APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO APRESENTAÇÃO Aprenda os princípios e conceitos de finanças pessoais para se organizar e criar a disciplina para o investimento. Conheça as melhores alternativas de investimento

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015 CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 5627/2015 1. Aplicativos Informatizados () (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em Hoteleira - Habilitação

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 229/2002 Aprova a estrutura do currículo pleno do Curso de Administração (ênfase em Gerenciamento Empresarial). O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº ECA-784/02,

Leia mais