Cédula Real Intermediações de Negócios Ltda REGIMENTO INTERNO. Código de Conduta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cédula Real Intermediações de Negócios Ltda REGIMENTO INTERNO. Código de Conduta"

Transcrição

1 2012 Cédula Real Intermediações de Negócios Ltda REGIMENTO INTERNO Código de Conduta

2 INTRODUÇÃO Nossa equipe de profissionais é o nosso diferencial competitivo, tanto para conquistar mais espaço no mercado, quanto para fidelizar nossos clientes. Para nós, um integrante da equipe deve ser responsável, comprometido, leal, prestativo, íntegro, flexível, otimista, organizado, perseverante, pontual, prudente e cordial, além de zelar sempre pelo patrimônio da empresa e contribuir para o bom ambiente de trabalho. É necessário que o funcionário leia este código com atenção e respeite todos os procedimentos durante a sua permanência na Empresa. Sendo assim, estarão cientes de suas responsabilidades, seus direitos e seus deveres. A colaboração de todos é fundamental para que a empresa se mantenha moderna, competitiva e vencedora. Seja bem vindo, venha com entusiasmo, estamos apostando em você! QUEM SOMOS No mercado desde 2006, a Cédula Real se caracteriza como simples prestador de serviços dos Bancos na condição de correspondente, na forma da resolução 3954 do Banco Central do Brasil, habilitada a prestar os serviços de recepção e encaminhamento de propostas de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Uma empresa consolidada e conhecida pela sua força de vendas e um modelo de gestão único, procurando oferecer sempre o melhor para seus parceiros. A Cédula Real inova também na sua cesta de produtos, disponibilizando às empresas parceiras uma gama de oportunidades: Crédito Consignado, Empréstimo Pessoal, Cartões de Crédito Consignado. A Empresa está localizada em Belo Horizonte e Piracema, contando com mais de 400 empresas prestadoras do serviço de corretagem financeira, nos estados de MG, SP, ES, RJ e DF. CUMPRIMENTO DAS NORMAS O cumprimento das normas dispostas neste código é de inteira responsabilidade dos funcionários que integram a nossa equipe. Este código de conduta é adotado visando o bom desempenho dos funcionários nos processos organizacionais e o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, que tenha por consequência o crescimento pessoal e profissional de toda a equipe.

3 CAPÍTULO I DOS DEVERES, OBRIGAÇÕES E DIREITOS. Art. 1º - Seguir a hierarquia da empresa, respeitando seus superiores. Art. 2º - Cumprir os horários devidamente, respeitando o inicio e o fim da jornada de trabalho. Art. 3º - A empresa tem como princípio não adotar o sistema de HORAS EXTRA. A jornada de trabalho só será acrescida, com autorização prévia e por escrito da Gerência e/ou Coordenação. Parágrafo único: Estas horas serão armazenadas em sistema de bancos de horas e serão compensadas posteriormente. Art. 4º - O cartão de ponto deverá ser registrado obrigatoriamente no inicio do dia, na saída e retorno do almoço e final do dia, com exceção dos funcionários que laboram nos termos do art. 62 da CLT (trabalhador externo). 1º - Em hipótese alguma será permitida a marcação de ponto por outro funcionário. A ocorrência de tal fato é falta grave. 2º - É admitido um atraso de no máximo 15 minutos, para inicio da jornada de trabalho. 3º - O funcionário terá até o dia 20 de cada mês para abonar suas ocorrências de ponto e assinar seu cartão. Caso não seja abonado, terá suas horas descontadas. Art. 5º - Em caso de ATRASO ou AUSÊNCIA AO TRABALHO a administração da empresa deverá ser comunicada. Saliente-se que, conforme o motivo da ausência será necessário apresentar ao Departamento de Pessoal documento comprobatório, como atestado médico, certidão de nascimento ou de óbito, etc. 1º - Para marcação de consultas e exames, o funcionário deverá priorizar os horários após o expediente, salvo em caso de extrema necessidade, pelo o que fica obrigada a apresentação do atestado médico a administração. Art. 6º O CRACHÁ é uma identificação pessoal e uma das formas de divulgar o nome da Empresa; portanto, sua utilização é primordial para garantir a segurança e integração de todos. Parágrafo único: É obrigatório o uso do CRACHÁ nas dependências da Empresa. Por isso, mantenha-o sempre visível na altura do peito. Caso esqueça ou perca seu crachá, comunique a ocorrência à administração, para que tome as devidas providências. Art. 7º - A empresa não fornece uniforme, mas é de responsabilidade de cada funcionário zelar por sua aparência pessoal. 1º - As mulheres devem evitar o uso de roupas justas, curtas, decotadas e transparentes, buscando vestimentas adequadas para o ambiente de trabalho.

4 2º - Os homens devem evitar o uso de camisetas de malhas e jeans, devendo fazer o uso de calça, camisa e sapatos sociais. 3º - É importante que o funcionário fique atento à higiene e aparência de unhas e cabelos. Cuidar de sua aparência, que é seu cartão de visitas, é primordial. Art. 8º - Priorizar o USO DO TELEFONE somente para assuntos relacionados ao trabalho. O uso particular será permitido em caso de absoluta necessidade. 1º - Os telefones da Empresa são monitorados. Caso seja constatado excesso, o funcionário receberá advertência e deverá ressarcir a Empresa do valor utilizado a maior. 2º - Caso precise ausentar de sua mesa, programe o siga-me do telefone. Não há nada mais desagradável do que um telefone tocar e o cliente/correspondente não ser atendido. 3º - Todos os funcionários ao receberem o aparelho celular assinarão um Termo de Autorização no qual estará disposto o limite de utilização, bem como assegurar a empresa o direito de descontar do vencimento do funcionário, caso este limite seja ultrapassado. 4º - Ao telefonar ou enviar para um parceiro ou fornecedor, evite o uso de apelidos, brincadeiras ou diminutivos. Trate as pessoas pelo nome. É um sinal de respeito, que deve ser seguido. 5º - Se for preciso realizar um INTERURBANO, você deve ser breve. Além disto, deve utilizar somente a operadora 31 - OI FIXO. 6º - O funcionário deve limitar o uso de APARELHOS CELULARES particulares nas dependências da Empresa. Em caso de necessidade, que seja por um período de tempo breve e não prejudique o trabalho. 7º - Os funcionários que recebem o telefone corporativo devem ater-se ao uso do mesmo somente para FINS PROFISSIONAIS. Todas as contas são monitoradas e checadas. Em caso de abusos, serão aplicadas penalidades. 8º - Os atendimentos telefônicos deverão ser efetuados da seguinte forma: - Ligações externas (identificadas por um toque): pronunciar o nome da Empresa, seu nome e saudação como bom dia ou boa tarde. - Ligações Internas (identificadas por dois toques): pronunciar o nome do seu setor e seu nome. Art. 9º - O uso da INTERNET é monitorado e deve ficar restrito à comunicação e ao desenvolvimento dos processos organizacionais. Evite-se o uso da rede para fins particulares. 1º - Constitui falta grave o uso do endereço da internet para recebimento de mensagens imorais. É de inteira responsabilidade do funcionário o monitoramento da sua caixa postal.

5 2º - É expressamente proibido transmitir com mensagens religiosas ou esportivas. Cada funcionário ou correspondente tem sua religião e suas preferências, respeite o direito do outro. 3º - O MSM é liberado para uso estritamente PROFISSIONAL. Bate papos com amigos, familiares ou conhecidos, durante o horário de expediente, não são permitidos. 4º - Os s dos funcionários terão uma assinatura padrão, que deve ser utilizada sempre. Desta forma, a empresa padroniza sua comunicação. Art. 10º - É dever ético de cada funcionário manter SIGILO PROFISSIONAL sobre os assuntos de seu trabalho e da sua função. 1º - O departamento de informática disponibilizará login e senha de acesso para todos os funcionários que utilizam o sistema SCE. A senha de acesso é única e intransferível; portanto, não deve ser repassada para terceiros. Art. 11º - O funcionário deve permanecer em seu setor, evitando deslocamentos desnecessários pela empresa. Este tipo de situação distrai os colegas e influencia na qualidade do trabalho. Art. 12º - O uso da COPA e SANITÀRIOS são comuns a todos os funcionários. Alguns cuidados devem ser seguidos, para que se mantenha a organização: 1º - Ao almoçar ou lanchar, lave suas marmitas, utensílios e pratos. Esta obrigação é individual. Lembre-se de que todo e qualquer lanche deve ser feito exclusivamente na copa/cozinha. 2º - Ao utilizar os sanitários, dê descarga, mantenha limpo e organizado. 3º - Se for fumar, utilize áreas externas permitidas ao uso do fumo. Art. 13º - Manter seu AMBIENTE de trabalho sempre LIMPO e organizado. Art. 14º - Não alterara temperatura do ar condicionado. Art. 15º - Se houver algum problema com os DISJUNTORES de energia, NÃO MEXA! Art. 16º - Contribuir para a REDUÇÃO DE CUSTOS. Algumas medidas devem ser adotadas: 1º - Evite impressões desnecessárias. Caso seja preciso, verifique a possibilidade da impressão em papel de rascunho; 2º - Sempre que sair de seu local de trabalho, desligue o monitor do computador. Trata-se do item de maior consumo de energia. 3º - Apague as luzes e desligue o ar condicionado, sempre que for ausentar de sua sala. 4º - Evite gastos desnecessários com cópias (xérox). Em alguns casos, você pode utilizar o scanner e enviar o documento via .

6 Art. 17º - Todo funcionário deve ser extremamente PONTUAL com os horários de reuniões e compromissos da empresa. Isto denota seriedade e respeito com o próximo. Art. 18º - A utilização da SALA DE REUNIÕES e do AUDITÓRIO está liberada para todos, desde que seja feito o agendamento com antecedência. A assistente comercial é a responsável por esta agenda. Art. 19º - É vedado aos funcionários: I Receber favores ou presentes de empresas com as quais mantemos relação de negócios, salvo com autorização expressa da Diretoria. II Retirar documentos e/ou objetos de propriedade da empresa sem autorização por escrito da Diretoria. III Manifestar-se em nome da Empresa sem a devida autorização. IV Fumar em ambientes fechados, nas dependências da Empresa. V Tratar de assuntos particulares ou desavenças nas dependências da Empresa. VI Vender qualquer tipo de produto ou praticar comércio paralelo no ambiente e horário de trabalho. VII Agredir verbal ou fisicamente os colegas de trabalho, bem como discriminar sexo, raça, credo, cor ou opção sexual. VIII Permanecer na recepção, salas de treinamento ou reunião durante o horário de almoço. Art. 20º - Não é permitida a circulação de parentes ou filhos de funcionários, bem como de funcionários das prestadoras de serviços à empresa, salvo em casos excepcionais. 1º - Filhos, parentes e prestadores de serviços devem ser recebidos na recepção ou na sala de reunião (neste caso, após agendamento da mesma). Art. 21º - É política da empresa não contratar PARENTES de funcionário ou ex-funcionário.

7 CAPÍTULO II DOS DIREITOS, VANTAGENS E BENEFÍCIOS. Art. 22º - Depois de selecionado o candidato será encaminhado para o RH, para o processo de ADMISSÃO. Em hipótese alguma o funcionário começará a trabalhar sem que os processos abaixo sejam cumpridos: Entrega de toda a documentação necessária; Realização do exame admissional; Assinatura do termo de uso do celular (quando necessário); Solicitação de criação de conta de e de produção de crachá; Solicitação de confecção de cartão de visitas (quando necessário); Entrega do manual das normas da organização; Entrega do vale transporte ou cartões BH Bus e/ou Ótimo; Apresentação do funcionário para os setores da empresa. Art. 23º - Todo funcionário é contratado inicialmente em caráter de EXPERIÊNCIA. Este contrato vale por 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias. Art. 24º - O pagamento do SALÁRIO acontece até o 5º dia útil de cada mês, conforme estipula o parágrafo único do art. 459 da CLT. Art. 25º - O 13º SALÁRIO será pago a cada funcionário proporcionalmente aos meses trabalhados em ano de exercício, em duas parcelas: a primeira (50%) até o dia 30 de novembro e a Segunda (50%) até o dia 20 de dezembro, de acordo com a CLT. Art. 26º - O VALE-TRANSPORTE é distribuído mensalmente, até o primeiro dia útil de cada mês e descontados em folha de pagamento no mês seguinte ao da aquisição. O valor do desconto é de 6% do salário, ou o valor total do vale transporte, caso o desconto seja superior aos 6%. 1º - O funcionário compromete-se a utilizar o vale-transporte exclusivamente no efetivo deslocamento de sua residência para o trabalho e vice-versa. 2º - Todo funcionário quando é admitido assina um termo de responsabilidade quanto ao uso do vale transporte (cartões BHBUS e/ou OTIMO) e deve ficar atento às normas: >> Comunicar imediatamente, a ocorrência de extravio, perda, destruição, furto, para que seja providenciado o seu bloqueio e emissão de 2ª via. O custo da emissão da 2ª via do cartão é de R$ 15,00 que será cobrado no ato da entrega e ou descontado em folha de pagamento. >> Cuidado com o manuseio dos cartões. Ele não pode ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem deixado exposto ao sol.

8 >> No caso de rescisão o funcionário se obriga a devolver o(s) cartão(s) BHBUS e/ou OTIMO, em perfeitas condições de uso, observando-se o desgaste natural decorrente do uso do mesmo. 3º - A declaração falsa ou o uso indevido do vale-transporte constitui falta grave. É passível de punição, com rescisão do contrato de trabalho por justa causa. Art. 27º - Completados os 12 meses de trabalho, o funcionário adquire direito às FÉRIAS, que poderão ser gozadas no prazo de até 11 meses antes que se inicie o novo período aquisitivo. 1º - O funcionário tem um período de 01 ano para solicitar as férias e a empresa tem um período de 01 ano e 11 meses para poder liberá-las. É importante destacar que, não é porque as férias venceram que o gozo deve ser imediato. As solicitações deverão ser analisadas e aprovadas pela administração. 2º - Terão prioridade para escolha do período de férias os funcionários que possuem filhos em época escolar e os que estudam. 3º - Conforme prevê o artigo 143 da CLT, é facultado ao empregado converter 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. 3º - A programação deverá ser informada ao Departamento de Pessoal com 30 dias de antecedência. O pagamento será efetuado até 02 dias antes da entrada de férias. Art. 28º - Em caso de demissão do funcionário, em qualquer circunstância, o mesmo deve providenciar a devolução imediata dos itens abaixo: Cartão(s) BH Bus e/ou Ótimo; Telefone celular; Notebook; Crachá Fundo fixo; Cartão de visitas. 1º - Todo funcionário demitido deve fazer o EXAME DEMISSIONAL. A guia de autorização deverá ser retida no RH. Art. 29º - O descumprimento das normas de conduta ora estabelecidas, implica de acordo com a gravidade da infração, nas seguintes penalidades: Advertência verbal; Advertência por escrito; Suspensão; Demissão por justa causa.

9 CAPÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES FINAIS. Art. 30º - A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que todos são iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação. A não observância da lei constitui falta grave. É passível de punição, com rescisão do contrato de trabalho por justa causa. Art. 31º - O presente CÓDIGO DE CONDUTA busca abrir as portas da EMPRESA através do alcance de conhecimento necessário para proporcionar credibilidade e desenvolvimento de um trabalho gratificante, para todos. 1º - As normas aqui apresentadas têm o objetivo de compartilhar todo o procedimento adotado pela Empresa, com o intuito de propiciar ao funcionário uma constante melhoria do seu perfil profissional e, consequentemente, sua realização pessoal. 2º - A Empresa preza o valor associado à sinergia presente nos relacionamentos de seus funcionários e fornecedores. Assim, busca a excelência da competitividade no mercado de trabalho. TENHA SEMPRE EM MENTE... Em nossa empresa é fundamental o bom atendimento aos nossos clientes (sejam eles internos ou externos), correspondentes e parceiros. Para que isto aconteça, é necessário que se criem normas e processos, a serem seguidos por todos. Com este manual a empresa dá mais um importante passo para sua consolidação de mercado, contando com uma equipe forte e competente. Bom trabalho a todos.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

Telefonia Celular Coorporativo, fixo e Mini Modem. Sumário. 1. Objetivo 02. 2. A quem se destina 02. 3. Diretrizes 02

Telefonia Celular Coorporativo, fixo e Mini Modem. Sumário. 1. Objetivo 02. 2. A quem se destina 02. 3. Diretrizes 02 Sumário 1. Objetivo 02 2. A quem se destina 02 3. Diretrizes 02 4. Uso do celular corporativo 03 5. Mini Modem 04 6. Ligações Particulares 05 7. Responsabilidades e autoridades 8. Anexos Página 1 de 5

Leia mais

GRUPO CICAL SISTEMA DE GESTÃO

GRUPO CICAL SISTEMA DE GESTÃO GRUPO CICAL / PO.RH./2008 RECURSOS HUMANOS.REV 1 de 7 VALIDAÇÃO NOMES DATA Elaborador: Verificador Sistema Gestão: Aprovador: Lygia Chaves Ana Paula Portugal Melgaço Wady Cecílio Neto Jair Cecilio Junior

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE ACESSO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE ACESSO 25/03/203 PSP-0. INTRODUÇÃO O Procedimento de Controle de Acesso tem como objetivo orientar e padronizar o procedimento de acesso de pessoas as fábricas, garantindo que somente pessoas autorizadas possam

Leia mais

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS

NORMAS E PROCEDIMENTOS CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS NORMAS E PROCEDIMENTOS Código Versão A-RHU-08 4 Emissão Atualização 22 / 08 / 2003 30 / 07 / 08 CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS OBJETIVO Normatizar o controle de acesso dos colaboradores,

Leia mais

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, CONCESSÃO E PAGAMENTO DE FÉRIAS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 023, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 04/02/2013 NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 1/12

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

POLÍTICA DE TELEFONIA MÓVEL

POLÍTICA DE TELEFONIA MÓVEL POLÍTICA DE TELEFONIA MÓVEL REV. 03 DATA 20-07-2015 1. OBJETIVO Padronizar o processo e regras de uso de telefonia móvel corporativa da FSB, a fim de deixar o processo mais claro e eficiente e evitar excessos

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: TELEFONIA UTILIZAÇÃO POLÍTICA POLÍTICA PARA UTILIZAÇÃO DE TELEFONIA FIXA, CELULAR E NEXTEL 1. OBJETIVO: 1.1. Definir critérios de controle e utilização de telefones

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I DAS NORMAS E SEUS FINS Dos Objetivos Art. 1º. O presente regulamento estabelece normas para utilização dos Laboratórios da Faculdade Catuai, visando um melhor

Leia mais

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços.

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Considere também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

COMUNICADO 01/2014 Política de Privacidade para Email Institucional, Celular Corporativo e Computadores.

COMUNICADO 01/2014 Política de Privacidade para Email Institucional, Celular Corporativo e Computadores. COMUNICADO 01/2014 Política de Privacidade para Email Institucional, Celular Corporativo e Computadores. O AfroReggae, por meio da Gerência de Informações e Monitoramento (GIM), torna pública a Política

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA REV. 01-28/08/2009 Sumário Sumário... Erro! Indicador não definido. 1 Introdução e Princípios Gerais... 3 2 Relações da Empresa... 3 2.1 Com os colaboradores... 3 2.2 Com os clientes...

Leia mais

Direitos do Empregado Doméstico

Direitos do Empregado Doméstico Direitos do Empregado Doméstico Com a aprovação da Emenda Constitucional n 72, que ocorreu em 02/04/2013, o empregado doméstico passou a ter novos direitos. Alguns deles independem de regulamentação e,

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura 1 Finalidade: Disponibilizar princípios básicos de gestão de pessoal que devem

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência

Leia mais

mesmo empregador recebendo

mesmo empregador recebendo AULA 6: Salário e Remuneração: a partir do art. 457, CLT Equiparação Salarial empregado que almeja ganhar um salário maior, deseja o salário de outro, que é o chamado paradigma ou modelo idêntica função

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026

Controle e uso de EPI s e Uniformes NIK 026 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ESCOPO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 3.1. EPI S... 2 3.2 UNIFORMES... 2 3.3 FICHA DE CONTROLE DE EPI S E UNIFORMES... 2 3.4 GESTORES... 2 3.5 ASSOCIADOS... 2 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Faculdade PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1

CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 CONDIÇÕES GERAIS DE ASSISTÊNCIA PROTEÇÃO A CARTÕES PLANO 1 1. QUADRO RESUMO DE SERVIÇOS ITEM SERVIÇOS LIMITES DO SERVIÇO 1 Assistência Global de Proteção a Cartões e Serviço de Solicitação de Cartão Substituto

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO PPGEQ

REGULAMENTO INTERNO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO PPGEQ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Endereço: BR. 465, km 7, Centro

Leia mais

Regulamento Programa Fidelidade

Regulamento Programa Fidelidade Regulamento Programa Fidelidade 1. CONDIÇÕES GERAIS 1.1. O presente instrumento tem por objetivo regulamentar a participação dos clientes das Farmácias SESI/DR/SC no Programa Fidelidade SESI Farmácia.

Leia mais

PORTARIA N. TC 347/2007

PORTARIA N. TC 347/2007 PORTARIA N. TC 347/2007 Dispõe sobre a política de segurança e utilização dos recursos de tecnologia da informação e cria o Comitê de Assunto de Informática do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Leia mais

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO,

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO, SERVIÇOS PROPOSTOS Executaremos os serviços de auditoria independente para o CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TORQUATO CASTRO, referente à revisão das prestações de contas apresentadas pela administração relativas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0

MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0 MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0 Funcionamento da Planilha de Horas Resumo das Etapas Preenchimentos Obrigatórios Abono Cliente Falta Férias Horas Extras Observações Importantes Envio da Planilha

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 2/14 SUMÁRIO 1. RESUMO DO PROCESSO... 3 2. FLUXOGRAMA... 4 3. OBJETIVO... 5 4. APLICAÇÃO...

Leia mais

PORTARIA PGE Nº 054/2011

PORTARIA PGE Nº 054/2011 PORTARIA PGE Nº 054/2011 Institui a comunicação interna eletrônica no âmbito da Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas. O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS no uso da atribuição que lhe confere o artigo

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE "SITE"

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE SITE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM DE "SITE" De um lado, M&T Logística e Tecnologia Ltda, sediada na cidade de Belo Horizonte/MG na, denominada CONTRATADA e de outro lado, pessoa física ou

Leia mais

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO:

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: 1) Este regulamento SÓ se aplica aos contratos celebrados na unidade Paulista, por alunos matriculados nos cursos preparatórios para concursos públicos semestrais

Leia mais

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204

NORMA DE CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NOR 204 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO CÓD. 200 ASSUNTO: ESTABELECE CRITÉRIOS DE PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE CIRCULAÇÃO INTERNA NAS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA CÓD: APROVAÇÃO: Resolução nº 0098/94, de 15/12/1994 NORMA

Leia mais

REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS

REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS 1 REGRAS DE ATENDIMENTO STAND DE VENDAS Horário dos Plantões o Stand de vendas: 08:00 às 13:00 13:00 às 19:00 (ou outro horário determinado pela empresa) o Rodízio: O sorteio para dar ordem de atendimento

Leia mais

Guia completo de conduta

Guia completo de conduta Guia completo de conduta Seja bem vindo(a) à Joycar! Este é o nosso guia completo de conduta. Nele serão apresentadas todas as explicações necessárias para que você e todos os nossos clientes tenham sempre

Leia mais

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários.

Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Cartilha de Extensão de Benefício do Plano Empresarial aos Beneficiários. Contributários demitidos ou exonerados sem justa causa e/ou aposentados. www.saolucassaude.com.br 01_ DIREITOS E DEVERES DO BENEFICIÁRIO

Leia mais

Laboratórios de Informática Regulamento

Laboratórios de Informática Regulamento 1 Laboratórios de Informática Regulamento Pagina 1/10 Sumário DA CONSTITUIÇÃO...3 DA ADMINISTRAÇÃO...4 DA UTILIZAÇÃO...5 DISPOSIÇÕES GERAIS...10 Pagina 2/10 REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 -

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS

REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS REGULAMENTO PROGRAMA TRAINEE BIO CURSOS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFISSIONAIS O Programa Trainee tem o intuito de proporcionar aos alunos dos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu Bio Cursos (cursos selecionados

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. SuMÁRIO EXECUTIVO Este resumo apresenta informações essenciais

Leia mais

Menu Contratos. Há também a opção de Contrato de Experiência Modelo Antigo com alteração de algumas cláusulas.

Menu Contratos. Há também a opção de Contrato de Experiência Modelo Antigo com alteração de algumas cláusulas. Contratos de Trabalho Emissão de Contratos de Trabalho e Outros Experiência Este item tem como objetivo emitir Contrato de Experiência para o recrutamento dos funcionários na empresa. A emissão necessita

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO - PROCEDIMENTOS E REGRAS DO FIAT DE PONTA A PONTA PROGRAMA DE VISITAS À FIAT AUTOMÓVEIS S/A

TERMO DE COMPROMISSO - PROCEDIMENTOS E REGRAS DO FIAT DE PONTA A PONTA PROGRAMA DE VISITAS À FIAT AUTOMÓVEIS S/A TERMO DE COMPROMISSO - PROCEDIMENTOS E REGRAS DO FIAT DE PONTA A PONTA PROGRAMA DE VISITAS À FIAT AUTOMÓVEIS S/A A FIAT AUTOMÓVEIS S/A, doravante simplesmente FIAT para fins deste instrumento, oferece

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Através do presente VELOCITY ACADEMIA DE GINÁSTICA LTDA regula a contratação, pelo ALUNO, do direito de utilização dos serviços e instalações da VELOCITY, nas condições

Leia mais

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa.

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Prezado Bolsista, Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Para ajudá-lo na implementação de sua concessão, preparamos um guia que poderá

Leia mais

Cartilha Ponto Eletrônico

Cartilha Ponto Eletrônico Divisão de Gestão de Pessoas Unidade de Desenvolvimento de Pessoas Cartilha Ponto Eletrônico Procedimentos Importantes APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas ou questionamentos

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca Clarice Lispector tem como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores e servidores do Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO REGULAMENTO DO SERVIÇO DE MENSAGEM BRADESCO O Banco Bradesco S.A., com sede na Cidade de Osasco, Estado de São Paulo, à Cidade de Deus, s/nº, inscrito no CNPJ sob o nº 60.746.948/0001/12, disponibilizará

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5)

DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5) DECRETO N.º 10.224, DE 30 DE JANEIRO DE 2001. (DOE n.º 5.439 de 31 de janeiro de 2001 p.3/5) Dispõe sobre o registro diário das entradas e saídas dos servidores em exercício nos órgãos e entidades do Poder

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Regulamento Programa Fidelidade

Regulamento Programa Fidelidade Regulamento Programa Fidelidade 1. CONDIÇÕES GERAIS 1.1. O presente instrumento tem por objetivo regulamentar a participação dos clientes das Farmácias SESI/DR/SC no Programa Fidelidade SESI Farmácia.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015 Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO EM PETRÓLEO LAUT

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO EM PETRÓLEO LAUT NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO EM PETRÓLEO LAUT 1- INTRODUÇÃO O Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) tem o propósito de abrigar pesquisas na área desenvolvidas pela UFRN em

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR

REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR REGULAMENTO PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR Edição: 1.1. Data de aprovação: 19 de Janeiro de 2011, Revogam-se todos os regulamentos ou resoluções do PROGRAMA SEMPRE TORCEDOR anteriores a esta edição e data. Nota:

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso maior da instituição deve ser o de possibilitar continuamente a consecução de sua missão, a saber: Ser o agente financeiro do Estado para promover

Leia mais

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Técnica e Dietética

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Técnica e Dietética Regulamento para a utilização do Laboratório de Técnica e Dietética 1 REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA 1. Auxiliar

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010

RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 RESOLUÇÃO COTEA nº 03, de 25 de fevereiro de 2010 Normas de Utilização do Laboratório de Interpretação e Dança e do Laboratório de Musicalidade do Curso de Teatro. O Colegiado do Curso de Teatro do Departamento

Leia mais

TABELA DE SERVIÇOS PTI EMPREENDEDORISMO

TABELA DE SERVIÇOS PTI EMPREENDEDORISMO TABELA DE SERVIÇOS PTI EMPREENDEDORISMO VERSÃO 0.9 DATA DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO 09/FEV/2011 DESENVOLVIDO POR PTI - EMPREENDEDORISMO APROVADO POR RESOLUÇAÕ CONSELHO DIRETOR RCD 06/2011 OBSERVAÇÃO ANEXO II -

Leia mais

Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ouro Fino

Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ouro Fino REGULAMENTO DO USO DA SALA DE TREINAMENTO E AUDITÓRIO DA ACIA OURO FINO 01 - As Salas e espaços na sede da ACIA Ouro Fino poderão ser utilizados por seus associados e por não associados conforme os termos

Leia mais

OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD

OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD PROMOÇÃO CRÉDITO OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD OFERTA VÁLIDA DE 14/09 /09/2009 /2009 a 17/01/2010. A oferta CRÉDITO OI À VONTADE NOS CARTÕES VISA OU MASTERCARD concede benefícios promocionais

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR

PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR São Paulo, 6 de dezembro de 2013 PROCEDIMENTOS DE CONTAS A PAGAR Este procedimento visa estabelecer o processo, prazos e orientações aos funcionários do Instituto Ethos para recebimento de notas fiscais

Leia mais

CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS

CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS Procedimentos 1. Introdução Este documento visa regulamentar o controle de acesso e permanência de pessoas e veículos nas dependências dos Órgãos da SECRETARIA

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 Os laboratórios de informática utilizados pelos alunos das Faculdades Integradas Camões se encontram nas duas sedes: Treze de Maio e Muricy, funcionando

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais